Me inspiro muito no teu canal, no ano que vem ou em 2026 estarei aí através de um intercâmbio de língua japonesa, mas também farei o Mext do ano que vem, mesmo tendo juntado o dinheiro para fazer o intercâmbio estou estudando em um curso de japonês para me aperfeiçoar. Espero te conhecer em breve. Muitos youtubers saem do Japão por causa desse sentimento de coletividade/individualidade e introversão, mas isso combina muito comigo assim como outras pessoas. Muito obrigado.
@@matheusdemellojp Muito obrigado pelo incentivo irmão, escolhi Ciência da computação. Já sou formado em TI mas quero me especializar ainda mais na área, comprei livros de de matemática e etc... até saí do meu emprego para me dedicar ainda mais mesmo tendo juntando bastante grana uns 60 mil reais. Bom assim quando eu ir quero falar contigo, provavelmente estarei em Tama/Tóquio.
Muito bom o seu canal Matheus. Estou assistindo todo o seu conteúdo porque me interesso muito pelo Japão, gosto da cultura, da língua, da comida. E, se tudo der certo, pretendo ir aí viajar .
Olá Matheus!! Eu realmente desejo sucesso mesmo nos seus planos de Japão!! Morar aí é um privilégio de quem só percebe depois de muito tempo longe do Brasil meu desejo é esse também: morar ou naturalizar é uma coisa que eu não tenho dúvidas. Sobre o que os outros falam, nem considere! Muito obrigado, gostei muito do vídeo foi útil e até o próximo!!
Poxa então vc sabe muito sobre 😅, como estou maratonando o canal aos poucos e de forma aleatória, não havia escutado esse ainda, por isso fiz aquele comentário sobre. Ainda vai me ver por aqui pq não terminei a maratona. 🫰 Ótimo canal, é bem relaxante ouvir suas experiências e especialmente compartilhar o interesse genuíno pela cultura deste país que nos acolhe, com seus prós e contras.
Cara , meus parabéns pelo excelente conteúdo! Esse é o segundo vídeo seu que estou vendo, o primeiro foi aquele em que você voltou para o Brasil rapidamente e suas palavras são muito bem colocadas, dá para ver que o Japão combina mesmo com você da mesma forma que também acho que combina comigo, quem sabe no futuro eu não vá prai, continue com o excelente trabalho no TH-cam
Fala Matheus. Estou aqui desde 1990 Passei uns anos no Brasil nesse tempo. Vim com uma previsão de 2 anos somente. Falar a verdade para você. Uma vez que você acostuma com a praticidade segurança respeito e tecnologia do país você acaba nao se encaixando mais no sistema do Brasil, ainda mais agora com a insegurança fora de controle. O normal lá para você acaba se tornando anormal. Você acabará não aceitando mais os absurdos de lá. Viver no Japão te faz ver a vida de outra forma, as pequenas coisas que realmente são importantes na vida
Obrigado pelo comentário! Realmente não é fácil se acostumar quando volta para o Brasil, mas sentimos bastante falta de lá, o jeito é suprir com outras coisas aqui no japão, hobbies etc
Tô adorando esses formatos de vídeos, Matheus, tão ficando mais dinâmicos. Curti muito os "parênteses" que você abre conforme vai dissertando sobre o tema do vídeo pra poder adicionar algumas curiosidades dos lugares daí da sua cidade. Mt bom mt bom hahahah 👏😍
Vim para o Japão no final de 2020 como intercabista. Não sou descendente, mas como no próximo ano completarei 5 anos aqui, decidi que darei entrada na cidadania. Um dos motivos é mudar de nome. Meu nome brasileiro é muito longo, o que dificulta um pouco algumas coisas aqui no Japão. Outro motivo é que o passaporte japonês é realmente muito forte. E por último, pretendo ficar por aqui mesmo.
Eu tive sorte com o meu nome no Japão, os amigos aqui reclamam bastante mesmo, formulários etc Que bom que já tomou essa decisão, com certeza vai agregar muito! Boa sorte na aplicação 💪🏻
Sou casado há 15 anos com uma japonesa e resido a 5 aqui no Japão eu preciso renovar meu visto todos os anos. O visto permanente para quem é cônjuge de japonês ainda vai depender do quanto de imposto você paga. A lei muda a todo o momento, e existem vistos permanentes sendo cancelados por quantia insuficiente de impostos sendo pagos.
Obrigado pelo comentário! Eu estou com vontade de morar em Tokyo por um tempo, pra ter um sentimento de novidade mais uma vez, e quem sabe alavancar a carreira, mas acho que Kyoto é melhor no geral
To começando o a trabalhar pra juntar dinheiro e experiência pra fazer intercâmbio no Japão, vim pq vc falava em ser programador e eu quero ir nessa pegada também!
Se o país de um dos estrangeiros reconhecer o casamento da pra tirar o visto de Designated Activities, mas não de dependente cônjuge Pode mudar a duração e limite do que se pode fazer de trabalho, proteção imigratório etc em relação ao casamento de sexo oposto
Uma das condições pra vc se naturalizar é abrir mão da sua nacionalidade atual porém, pra brasileiro, o governo japonês não vai te pedir um comprovante de q vc deixou de ser brasileiro. Portanto, vc acaba ficando com dupla nacionalidade, desde q vc não fale pro governo japonês q ainda possui a nacionalidade brasileira.
Olá primeiramente meus parabéns pelo conteudo desse video. Matheus, vc poderia tirar uma(s) duvida a respeito do visto de profissional altamente qualificado para o Japão. Minha pergunta seria a seguinte: Vi de acordo com a tabela de pontuação que o Nível de Qualificação Acadêmica, atribui 10 pontos para Graduação (Bacharel), 20 para Mestrado e 30 para Doutorado. Eu já tenho uma Graduação e estou fazendo a minha segunda graduação, tenho também 3 pós graduações e 3 MBA. Gostaria de saber se a pontuação é acumulativa, isto é, valeria 10 pontos para cada graduação que eu tiver ou se a quantidade de graduações é indiferente e só valem 10 pontos? E também gostaria de saber se a Pós-graduação e MBA também pontuam no Nível de Qualificação Acadêmica, se sim, qual seria a pontuação e se é acumulativa ou não. Agradeço pela atenção e caso alguém aqui que leia o meu comentario e possa me informar, agradeço.
Opa, obrigado pelo comentário! Não é cumulativo para cada graduação, mas se tiver várias graduações e mestrado em áreas diferentes pode dar 5 pontos de bônus O MBA conta como mestrado profissional, então daria 20 pontos total, sem contar a graduação Da uma olhada na calculadora na descrição, talvez te ajude a ter uma ideia!
Acho que houve um engano quanto a imposto de renda, os brasileiros que moram no Japão a trabalho bem sabem. Existe um acordo bilateral entre Brasil e Japão para que não haja duplicidade de pagamento de imposto de renda e aposentadoria.Quando se paga imposto ou aposentadoria em um dos países , equivale em ambos países. Claro que se você possui um imóvel próprio, vai ter de pagar impostos referentes a ele. IPTU etc.
Acho que na hora tava na mente no sentido de morar em outro país (depois de comunicar a saída fiscal definitiva do Brasil) e manter a residência do Japão (tipo sei lá ir morar nas Filipinas) Obrigado pelo comentário!
A quantos anos você esta morando no japão? Achei seu plano bem interessante, estou para viajar ao japão em janeiro como psicologo(visto de 3 anos), nesse tempo penso em me dedicar ao trabalho e de alguma forma adentrar nas faculdades do japão.
@@matheusdemellojp quando eu estiver por aí gostaria de tomar um café contigo, estou acompanhando seus vídeos e acho interessante a sua perspectiva como imigrante, penso em produzir vídeos com esse tópico durante minha permanência aí. Como *Imigrante pela segunda vez* porque sou boliviano e já sinto na pele como é ser imigrante no Brasil, quero fazer um comparativo com o Japão.
Olá, tudo bom? Desculpe pela intromissão, mas como você fez para ir para o Japão como Psicólogo? Sou Nutricionista, pós-graduada no Brasil e estou indo ano que vem através do intercâmbio linguístico (já falo inglês e estou estudando o japonês), porém, gostaria de conseguir atuar na minha área também (futuramente). Mas percebo que área da saúde é MUITO complicado conseguir atuar em outros países. Desde já, agradeço. ✨
@@daniellezahlouth8303 Oi Danielle, eu consegui a vaga buscando em grupos de trabalho no Japão do Facebook, por lá encontrei uma escola que estava necessitando de um psicólogo. Durante o processo de entrevista reconheci a namorada de um amigo meu que trabalha nessa empresa que me ofertou a vaga. Ela no caso é fonoaudióloga, a vaga é para trabalhar em escola brasileira. Eu diria que são raríssimos ou poucos os empregos que contratam o profissional como atuante de sua mesma categoria. Visto que tem uma burocracia grande para emissão do visto de trabalho que está atrelado a profissão, como no vídeo ele explica, você só pode exercer o que seu visto descreve. Eu pesquisei bastante por fora sobre exercer a psicologia no Japão, o que encontrei é que tem a possibilidade mas é extremamente difícil, e mesmo conseguindo passar nos *testes*, a gente fica restrito a trabalhar com imigrantes, visto que o japonês japonês, vai dar preferência para um profissional japonês do que um gaijin. Não sei como seria para uma nutricionista, no caso de psicólogos, terapeutas, podemos aplicar para um *conseulor*, que libera para trabalhar, mas aí meu anúncio não poderia ser como *psicologo*, mas sim como *conseulor*.
Me inspiro muito no teu canal, no ano que vem ou em 2026 estarei aí através de um intercâmbio de língua japonesa, mas também farei o Mext do ano que vem, mesmo tendo juntado o dinheiro para fazer o intercâmbio estou estudando em um curso de japonês para me aperfeiçoar. Espero te conhecer em breve. Muitos youtubers saem do Japão por causa desse sentimento de coletividade/individualidade e introversão, mas isso combina muito comigo assim como outras pessoas. Muito obrigado.
Espero que dê tudo certo na sua jornada! Não desista! Eu tentei o MEXT uma vez e não consegui...mas com esforço e determinação é possível
Tmj!
@@matheusdemellojp Muito obrigado pelo incentivo irmão, escolhi Ciência da computação. Já sou formado em TI mas quero me especializar ainda mais na área, comprei livros de de matemática e etc... até saí do meu emprego para me dedicar ainda mais mesmo tendo juntando bastante grana uns 60 mil reais. Bom assim quando eu ir quero falar contigo, provavelmente estarei em Tama/Tóquio.
Que bom que já se planejou bem e tem uma reserva para batalhar rumo ao seu sonho! Vamos sim! Vai dar boa
Muito obrigado por esse vídeo amigo. Eram essas informações que eu queria. O que você faz pra gente não tem preço
Abraço
fico feliz que tenha agregado, qualquer coisa estamos aí!
Muito bom o seu canal Matheus. Estou assistindo todo o seu conteúdo porque me interesso muito pelo Japão, gosto da cultura, da língua, da comida. E, se tudo der certo, pretendo ir aí viajar .
Vai dar certo sim, boa sorte
Olá Matheus!! Eu realmente desejo sucesso mesmo nos seus planos de Japão!! Morar aí é um privilégio de quem só percebe depois de muito tempo longe do Brasil meu desejo é esse também: morar ou naturalizar é uma coisa que eu não tenho dúvidas. Sobre o que os outros falam, nem considere! Muito obrigado, gostei muito do vídeo foi útil e até o próximo!!
Obrigado pelo apoio! Fico feliz em ter ajudado
Boa sorte em sua jornada
Poxa então vc sabe muito sobre 😅, como estou maratonando o canal aos poucos e de forma aleatória, não havia escutado esse ainda, por isso fiz aquele comentário sobre. Ainda vai me ver por aqui pq não terminei a maratona. 🫰
Ótimo canal, é bem relaxante ouvir suas experiências e especialmente compartilhar o interesse genuíno pela cultura deste país que nos acolhe, com seus prós e contras.
Obrigado pelo comentário!
Cara , meus parabéns pelo excelente conteúdo! Esse é o segundo vídeo seu que estou vendo, o primeiro foi aquele em que você voltou para o Brasil rapidamente e suas palavras são muito bem colocadas, dá para ver que o Japão combina mesmo com você da mesma forma que também acho que combina comigo, quem sabe no futuro eu não vá prai, continue com o excelente trabalho no TH-cam
Obrigado pelo comentário! Eu gosto muito do Japão, espero que você consiga realizar o seu sonho e vir pra cá também
Seu canal é fenomenal, tipo achar uma agulha em um palheiro, por favor não pare!
Vou me esforçar pra continuar agregando valor!
Fala Matheus. Estou aqui desde 1990
Passei uns anos no Brasil nesse tempo. Vim com uma previsão de 2 anos somente. Falar a verdade para você. Uma vez que você acostuma com a praticidade segurança respeito e tecnologia do país você acaba nao se encaixando mais no sistema do Brasil, ainda mais agora com a insegurança fora de controle. O normal lá para você acaba se tornando anormal. Você acabará não aceitando mais os absurdos de lá. Viver no Japão te faz ver a vida de outra forma, as pequenas coisas que realmente são importantes na vida
Obrigado pelo comentário! Realmente não é fácil se acostumar quando volta para o Brasil, mas sentimos bastante falta de lá, o jeito é suprir com outras coisas aqui no japão, hobbies etc
Tô adorando esses formatos de vídeos, Matheus, tão ficando mais dinâmicos. Curti muito os "parênteses" que você abre conforme vai dissertando sobre o tema do vídeo pra poder adicionar algumas curiosidades dos lugares daí da sua cidade. Mt bom mt bom hahahah 👏😍
Tá sendo bem legal gravar assim, muito conteúdo bacana vai sair!
Teus vídeos estão melhorando muito, parabéns!!
Muito obrigado!
Vim para o Japão no final de 2020 como intercabista. Não sou descendente, mas como no próximo ano completarei 5 anos aqui, decidi que darei entrada na cidadania.
Um dos motivos é mudar de nome. Meu nome brasileiro é muito longo, o que dificulta um pouco algumas coisas aqui no Japão. Outro motivo é que o passaporte japonês é realmente muito forte. E por último, pretendo ficar por aqui mesmo.
Eu tive sorte com o meu nome no Japão, os amigos aqui reclamam bastante mesmo, formulários etc
Que bom que já tomou essa decisão, com certeza vai agregar muito! Boa sorte na aplicação 💪🏻
Parabéns
Sou casado há 15 anos com uma japonesa e resido a 5 aqui no Japão eu preciso renovar meu visto todos os anos. O visto permanente para quem é cônjuge de japonês ainda vai depender do quanto de imposto você paga. A lei muda a todo o momento, e existem vistos permanentes sendo cancelados por quantia insuficiente de impostos sendo pagos.
É verdade, tem que pagar os impostos em dia por um ano e ter a renda mínima de 3 milhões de ienes mais 700k por dependente
Eu comecei a minha faculdade de programação no Brasil esse ano, e até 2031 eu quero ir morar no Japão, esse video ajudou mt
Muito bom ter planejamento de longo prazo, boa sorte aí com tudo! 🫡
Muito bonito Kyoto! Parece ser um lugar bom pra viver. Você gosta de morar aí ou prefereria morar em Tokyo?
Obrigado pelo comentário!
Eu estou com vontade de morar em Tokyo por um tempo, pra ter um sentimento de novidade mais uma vez, e quem sabe alavancar a carreira, mas acho que Kyoto é melhor no geral
To começando o a trabalhar pra juntar dinheiro e experiência pra fazer intercâmbio no Japão, vim pq vc falava em ser programador e eu quero ir nessa pegada também!
Obrigado pelo comentário! O Japão precisa de bastante profissional na área de TI!
Me leva junto
Não conhecia este sistema de pontos
ele facilita muito para aqueles que tem destaque em suas carreiras
muitos beneficios!
voce sabe se na china tem algo assim?
@@matheusdemellojp nunca cheguei a ver sobre residência na China 😬, e tinha mais interesse em ir para Taiwan na verdade 🤭
Interessante!
Matheus, um cidadão japonês gay ou alguém que tenha o visto permanente no Japão, consegue “patrocinar”, o seu companheiro?
Se o país de um dos estrangeiros reconhecer o casamento da pra tirar o visto de Designated Activities, mas não de dependente cônjuge
Pode mudar a duração e limite do que se pode fazer de trabalho, proteção imigratório etc em relação ao casamento de sexo oposto
@@matheusdemellojp obrigado pela resposta.
Uma das condições pra vc se naturalizar é abrir mão da sua nacionalidade atual porém, pra brasileiro, o governo japonês não vai te pedir um comprovante de q vc deixou de ser brasileiro. Portanto, vc acaba ficando com dupla nacionalidade, desde q vc não fale pro governo japonês q ainda possui a nacionalidade brasileira.
Entendi! Então vale a pena, só precisa ter cautela
Mais e se eles descobrirem? Oque acontece?
Olá primeiramente meus parabéns pelo conteudo desse video. Matheus, vc poderia tirar uma(s) duvida a respeito do visto de profissional altamente qualificado para o Japão. Minha pergunta seria a seguinte: Vi de acordo com a tabela de pontuação que o Nível de Qualificação Acadêmica, atribui 10 pontos para Graduação (Bacharel), 20 para Mestrado e 30 para Doutorado. Eu já tenho uma Graduação e estou fazendo a minha segunda graduação, tenho também 3 pós graduações e 3 MBA. Gostaria de saber se a pontuação é acumulativa, isto é, valeria 10 pontos para cada graduação que eu tiver ou se a quantidade de graduações é indiferente e só valem 10 pontos? E também gostaria de saber se a Pós-graduação e MBA também pontuam no Nível de Qualificação Acadêmica, se sim, qual seria a pontuação e se é acumulativa ou não. Agradeço pela atenção e caso alguém aqui que leia o meu comentario e possa me informar, agradeço.
Opa, obrigado pelo comentário!
Não é cumulativo para cada graduação, mas se tiver várias graduações e mestrado em áreas diferentes pode dar 5 pontos de bônus
O MBA conta como mestrado profissional, então daria 20 pontos total, sem contar a graduação
Da uma olhada na calculadora na descrição, talvez te ajude a ter uma ideia!
Caraca nego, você parece muito alto, tem 1.98 de altura?
kkkk tenho 195!
em breve estarei no japao tbm
Qual cidade você gostaria de visitar ou morar?
Acho que houve um engano quanto a imposto de renda, os brasileiros que moram no Japão a trabalho bem sabem. Existe um acordo bilateral entre Brasil e Japão para que não haja duplicidade de pagamento de imposto de renda e aposentadoria.Quando se paga imposto ou aposentadoria em um dos países , equivale em ambos países. Claro que se você possui um imóvel próprio, vai ter de pagar impostos referentes a ele. IPTU etc.
Acho que na hora tava na mente no sentido de morar em outro país (depois de comunicar a saída fiscal definitiva do Brasil) e manter a residência do Japão (tipo sei lá ir morar nas Filipinas)
Obrigado pelo comentário!
A quantos anos você esta morando no japão?
Achei seu plano bem interessante, estou para viajar ao japão em janeiro como psicologo(visto de 3 anos), nesse tempo penso em me dedicar ao trabalho e de alguma forma adentrar nas faculdades do japão.
Estou aqui consecutivamente há 3 anos, mas no total já morei 4
Boa sorte na sua jornada, O japão precisa muito de psicólogos
@@matheusdemellojp quando eu estiver por aí gostaria de tomar um café contigo, estou acompanhando seus vídeos e acho interessante a sua perspectiva como imigrante, penso em produzir vídeos com esse tópico durante minha permanência aí.
Como *Imigrante pela segunda vez* porque sou boliviano e já sinto na pele como é ser imigrante no Brasil, quero fazer um comparativo com o Japão.
Olá, tudo bom? Desculpe pela intromissão, mas como você fez para ir para o Japão como Psicólogo? Sou Nutricionista, pós-graduada no Brasil e estou indo ano que vem através do intercâmbio linguístico (já falo inglês e estou estudando o japonês), porém, gostaria de conseguir atuar na minha área também (futuramente). Mas percebo que área da saúde é MUITO complicado conseguir atuar em outros países. Desde já, agradeço. ✨
@@daniellezahlouth8303 Oi Danielle, eu consegui a vaga buscando em grupos de trabalho no Japão do Facebook, por lá encontrei uma escola que estava necessitando de um psicólogo.
Durante o processo de entrevista reconheci a namorada de um amigo meu que trabalha nessa empresa que me ofertou a vaga. Ela no caso é fonoaudióloga, a vaga é para trabalhar em escola brasileira.
Eu diria que são raríssimos ou poucos os empregos que contratam o profissional como atuante de sua mesma categoria. Visto que tem uma burocracia grande para emissão do visto de trabalho que está atrelado a profissão, como no vídeo ele explica, você só pode exercer o que seu visto descreve. Eu pesquisei bastante por fora sobre exercer a psicologia no Japão, o que encontrei é que tem a possibilidade mas é extremamente difícil, e mesmo conseguindo passar nos *testes*, a gente fica restrito a trabalhar com imigrantes, visto que o japonês japonês, vai dar preferência para um profissional japonês do que um gaijin.
Não sei como seria para uma nutricionista, no caso de psicólogos, terapeutas, podemos aplicar para um *conseulor*, que libera para trabalhar, mas aí meu anúncio não poderia ser como *psicologo*, mas sim como *conseulor*.
Muito interessante! obrigado por compartilhar
0:38 ninguém liga 🙂↔️
eai batatinha suave mano?
achei o youtube platinum aqui nesse canal
hhahaha que isso!!
2026 ou 2027 é quando eu pretendo ir para o Japão
Amém irmão
Gostaria de vir como turista ou trabalho?
@@matheusdemellojp pretende ir como estudante e depois aplicar pra um visto de trabalho
Ótima ideia!
Matheus eu tenho nota vermelha no meu boletim escolar, será que é possível passar no mext?
Creio que sim, especialmente quando vai bem na prova de vestibular, focando muito em ciências e matemática
@@matheusdemellojp tomara 🙏
👏👏👏👏👏
Tmj!
Forastero.pagar.luego.contar.sobre.japon.
🇲🇽
"outra vantagem da residência permanente é comer Wagyu né?" kkkkkkkk
pô, não tem como não botar esse ponto na conta!!!
Como assim!? Quem n tem visto permanente n pode comprar Wagyu???
kkkkkkkk pra comer pro resto da vida!!!