Um pouco da minha experiência aqui: Fiz faculdade aqui no japao por 4 anos e agora estou no meu 3o ano em uma empresa de TI. Concordo com bastante coisa que foi dita no vídeo, principalmente quanto a importância do japonês no dia-a-dia. Mas ficam aqui alguns pontos que gostaria de compartilhar: 1) Como recém graduado o salário realmente não é bom. Se for empresa pequena/média ficaria em torno de 180k~200k líquido por mês. O lado bom é que não exigem experiência e se estiver na faculdade/técnico a própria instituição te auxilia muito na procura de emprego. 2) Na minha empresa o foco é desenvolvimento web e usamos MUITO php/laravel. Independente da vaga que for entrar aqui, sinto que é muito mais válido ter uma boa base no geral do que um monte de framework. 3) Nem todo japonês é bom só por ser japonês. Tem alguns caras que estão na minha empresa por mais de 10 anos e só de lembrar das de alguma burradas que fizeram e de como são desorganizados a minha ansiedade já ataca. 3) Na maioria das empresas as horas extras são pagas. A cada 15min que trabalho a mais é acrescentado no salário sendo 1.25x o salário hora. 4) AWS tá sendo ficando bastante requisitado mesmo. Os certificados da mesma são bem valorizados aqui. Inclusive tirei o meu mês passado e a empresa arcou com todo o custo. 5) N1 não é a salvação de tudo, porém não é necessário falar japonês perfeito. 6) No começo o salário não é bom, mas ao longo do tempo vai melhorando e se for promovido melhora ainda mais. Especialmente contando com bônus de 2x ano que variam de 400k a 700k de ienes cada um em média nos primeiros anos. (Em empresas grandes deve ser ainda maior) 7) Aqui é muito pouco utilizado essa termologia de Júnior/Pleno/Sênior. Cada empresa tem suas qualificações internas, mas também levam muito em conta quantos anos você tem de empresa(no meu caso seria 3年目). 8) Eu moro em Kyoto, mas trabalho em Osaka e o custo de vida é mais de boa do que em Tokyo. Se estiver solteiro, 500mil ienes dá pra viver MUITO bem na minha opinião. Na minha empresa/realidade isso já é salário de quem já tem muitos anos de empresa e/ou cargo alto. 9) Na empresa onde estou até hoje não me senti desrespeitado/mal tratado por ser estrangeiro. Na minha opinião, sinto que eles não estão nem aí a partir do momento que você respeite as regras e seja educado. Na real o fato da maioria deles não demonstrarem interesse sobre onde vim seja um tipo de xenofobia? Talvez sim, mas aí já é outro assunto. 10) Dependendo do projeto e dos prazos acaba sendo necessário sim fazer bastante horas extras. Já teve alguns dias que fiquei até o horário do último trem. Ficou longo, mas obrigado por lerem e espero que alguma informação tenha sido útil. Parabéns pro mano do vídeo e boa sorte na caminhada de vocês 🫰
muito bom comentário!! obrigado por compartilhar! mas acho que 500k não é tão cargo alto assim não!! meu amigo entrou direto do mestrado em uma de ML com 6.5m ao ano!
Pra mim a questão mais complicada é o que focar! Dado que pelo filtro sabendo que se eu me dedicar a aprender japonês a probabilidade de eu conseguir um trampo na área no Japão é muito grande, visto que bem pouca gente quer aprender um idioma tão complicado! Porém existem tantas áreas que as vezes fica difícil escolher focar e se arrepender! Aliás você já sabe do ITPEC? É uma prova que você faz na Àsia que te dá um diploma de Engenheiro de Software mesmo que vocÊ não tenha faculdade! Como estou fazendo ADS agora e não como como diploma ai, meu foco é fazer essa prova!
Aqui no Japão eles são mais interessados em certificados e diplomas de graduação, se não tiver diploma tem que cobrir com experiência em projetos! E aprender japonês e inglês é um requisito para se destacar e conseguir as vagas que pagam bem!
Infelizmente parece que ainda tem alguns, eu acho estranho isso em vídeos do tipo, em que muita gente quer se informar e geralmente tem comentários falando besteira ou só deixando o pessoal pra baixo desmotivando.
ja participei de eventos de recrutamento para mao de obra brasileira em empresas de TI da Alemanha e isso da lingua pega muito, mesmo com inglês intermediário, o alemão ainda era totalmente diferencial no processo de seleção. não adianta, se esse for o objetivo, tem que mergulhar em aprender a lingua mesmo
Que interessante! Realmente é necessário, as vezes até mesmo quando grande parte do trabalho seja em inglês Por exemplo aqui pedem currículo tudo em japonês
Ótimo vídeo, e também bastante relevante para mim! Meteu a real mesmo: morar no Japão tem ótimos benefícios mas não dá para fazer de emocionado, tem que planejar tudo. Bom vídeo mesmo para ajudar a lembrar dos pontos que precisa verificar e dos passos que precisa dar, além claro da perspectiva de quem já tá no Japão
Opa to fazendo um bootcamp aqui em Tokyo, espero conseguir algo apos finalizar agora em Agosto. Dos Brasileiros que tive contato aqui em Tokyo dependendo da area de TI pode ser super dificil ou relativamente facil conseguir um trabalho por aqui. Boa sorte ai na sua jornada !
Eu acredito que é difícil não ser emocionado na vida. Ou a pessoa cresce em uma família que ensina a ser pé no chão ou vai aprender com a maturidade ou apanhando da vida. Devo dizer que gostei do Matheus sem filtro e mandando a real para o pessoal. rsrs Eu acho que o grande erro que os brasileiros cometem é achar que vão viver no país dos outros como vivem no Brasil. Vi nos últimos dias uma mulher que foi expulsa de um trabalho VOLUNTÁRIO no Japão por falar demais. Acima de tudo é preciso respeito quando entra no mundo do outro. No mais, Foi difícil me concentrar no video com Charmander me olhando lá no fundo. hauahauauaaha
Realmente temos que fazer como os Romanos quando em Roma Tambem nao acho legal viver em uma bolha brasileira ou de estrangeiros... Eu no momento tenho poucos amigos japoneses mas imagino que isso va mudar assim que sair do doutorado, é bom se integrar na sociedade Obrigado pelo comentario!
@@matheusdemellojp Eu acho que você vai tirar de letra! O mais difícil você já fez que é aprender o idioma e também você é respeitoso com a sociedade japonesa. Vai ser questão de tempo até que você faça mais amigos japoneses. E se você precisar é só vir aqui no canal ou no discord que estamos aqui pra bater papo. Você tem um monte de gente que te acompanha e gosta de você. : )
Vim pelo canal do Lucas Montano, apesar de morar no Japão rs... Enfim, estou aqui já há 8 anos, só trabalhando em fábrica como operador de máquinas ou algo parecido, apesar de ter formação em Produção de Música e especializado em Produção de Cinema. Estudei japonês em escola japonesa mesmo por 1 ano, consegui passar no JLPT N3. Desde agosto de 2023 comecei a estudar programação online, e desde fevereiro de 2024 tenho aplicado pra vagas júnior de web developer. Fiz duas entrevistas em empresas de programação, não passei em nenhuma. Não deixaram claro se era pelo nivel intermediário de japonês ou por falta de experiência na área mesmo. Mas creio que tenha sido por falta de capacidade na área de programação mesmo. Detalhe: moro no interiorzão! Enfim, o que quero dizer é, como vc disse no seu vídeo, quem aplica pra uma vaga aqui, vai concorrer com um japonês. Se eu não tenho um curso superior na área, e meu japonês é N3, meus concorrentes pode ser que tbm não tenham formação superior na área, mas terão japonês fluente (são japoneses). Só aí já me fodeu pra conseguir a vaga. Então é exatamente como vc comentou: se vc não for o cara que saiu no Fantástico ou teve uma publicação na BBC Brasil exaltando seu talento e genialidade, você não será contratado se não tiver pelo menos o N2. E mais uma coisa que vc acerta muito ao comentar: mesmo que a pessoa seja o novo Bill Gates (que é o que faria uma empresa japonesa te contratar no lugar no japonês que mora na esquina do lado da empresa), quando começar a trabalhar, verá que toda a sua genialidade será cortada aos poucos, porque eles não vão aceitar suas ideias inéditas e geniais. No máximo eles vão te deixar trocar a cor da fonte do footer (de um site com beleza máxima como o exemplo que o Matheus mostrou no vídeo haha). Enfim, é complicado. Por conta dessas e outras coisas, estou de passagem comprada pra voltar ao Brasil, entrar numa faculdade de ADS ou seja lá o que for, e recomeçar do zero depois dos 40. Top né?
Muito obrigado por compartilhar sua história! Acho que para vagas júnior está difícil mesmo, até para japonês eu estou em contato com recrutadores de agências e eles dizem que a chance está menos de 10%, ou seja, precisa aplicar pra mais de 10-12 vagas pra conseguir ir avançando nas entrevistas, que são várias fases… então no final deve ser menos chances ainda… Não veja sua volta para o brasil de maneira negativa, com certeza haverá muitos benefícios, será uma posição de vantagem e olhar para o futuro com calma, planejar os próximos passos ! Boa sorte em sua jornada e obrigado pelo apoio!! 💪🏻💪🏻💪🏻
Muito bom o vídeo!! Realmente precisamos nos organizar e manter constância nos estudos e planejamentos. O Japão me soa agradável para se viver, claro que minha perspectiva é de alguém de fora, mas no yt tem uns relatos bacanas, fora seus vlogs que ajudam bastante e dão motivação! Excelente tema. Pretendo adquirir experiência na área por aqui e juntar uma grana e depois ir através do intercambio de línguas e quem sabe depois fazer uma faculdade.
Essa ideia é bem boa pois o Japonês é essencial para se destacar aqui, vai conseguir umas oportunidades boas e até melhores que os japoneses se você se esforçar!
Que video bom, obrigada pelo conteúdo! Iniciei esse ano em ciencia de dados mas faço curso por fora de engenharia de dados com bastante foco em cloud. Tenho muita vontade de conseguir um trabalho remoto e ir morar/estudar no japão durante alguns anos, pretendo conhecer alguns outros paises asiaticos também.
Nem terminei o vídeo, mas já me interessou, pois estou terminando ciência da computação ainda esse ano e tenho foco em cyber security. Bom ouvir que tem mercado pra área por aí.
Tô aprendendo japonês agora, tenho todos os outros requisitos: inglês, faculdade, projetos, portfólio, Instituto Federal aqui de Brasília, experiência em empresas e Freelancers e tals. Maaas a parte de que eles te dão um plano de carreira de anos me deixa completamente pá, tô mais pela onda de viajar, conhecer lugares novos e tals e querendo ou não pra quem gosta disso a tecnologia abre muitas portas, sempre que quis conhecer o Japão e está ai a minha oportunidade, gosto de viajar e ficar alguns meses no local, adentrar na cultura mesmo, mas essa cultura meio "engessada" do Japão me deixa com o pé atrás. Claro, vou seguir estudando e aplicar pras vagas, se der certo é dentro na hora, se não, melhor juntar uma grana e conhecer de turista mesmo
que massa, continue assim!! tem um visto de nomade digital que se voce ganha mais de 60k de usd por ano pode morar no japao por 6 meses mas tb nada te impede de entrar como turista por 3 meses, voltar pra tailandia por 1 dia e tirar o visto de turista de novo, morando em airbnbs etc enquanto trabalha remoto...
Também pretendo ir morar no Japão . Já morei na Índia, sou formado em ciência da computação e atualmente estou trabalhando para uma multinacional de TI indiana aqui no Brasil. Pretendo ir daqui a uns 4-5 anos fazer o curso de japonês no Japão mesmo e conseguir uma vaga boa
Morando aqui há quase 10 anos no Canadá, eu jamais teria coragem de morar pra sempre no Japão, eu viveria no máximo 1 ano pela experiência, pra quem é de fora praticamente parece não existir vida social, parece que o japoneses nunca vão te enxergar como um deles, cabeça deles é uma coisa meia louca pra quem é brasileiro, mesmo eu sendo super antisocial não dá haha. boa sorte
Imagino que o canadá nao seja tao diferente do brasil, mas mesmo assim ainda há bastante choque cultural, no fim a gente se adapta...acho que há bastante vantagens em ser brasileiro no japão!
@@matheusdemellojp se você pensar um dia em vir pro Canadá, saiba que é o país mais receptivo para imigrante, fora que você aprender um terceira língua pro pro tabela onde eu moro em Montreal a primeira língua é francês mas vim só com hoje sei os dois e a segurança é ótimo aqui, no meu bairro o pessoal deixa a porta de casa aberta. Boa sorte na sua jornada
Muito obrigado pela info irmão. Estou juntando dinheiro e me formando em Ciências da Computação aqui no Brasil para ir morar no Japão, meu JLPT é nível N3 e tenho um inglês bem estruturado, bem provável que estarei aí ano que vem através de um intercâmbio para estudar japonês, ficou bem mais facilitado depois que conversei com o pessoal da living japan.
Opa que bom ver um Brasileiro falando a realidade do mercado de TI no Japao. Trabalho na area e confirmo que tem seus desafios. E gostar de anime nao eh suficiente para querer morar no Japao.
@@matheusdemellojp Sim, mto do conteudo de morar fora é glamourizado demais e falta a parte negativa. Além disso, a audiência brasileira acaba recebendo muito input da comunidade brasileira que trabalha em fábrica no Japão sem falar japonês. A realidade dessa comunidade é muito diferente da galera que trabalha com TI
A tempos já estou em uma crise existencial, não gostava do trabalho em que eu estava, não gosto do local que estou e fiquei pensando, pq ficar na estabilidade mas infeliz? Estou estudando programação a algum tempo e comecei a estudar japonês a uma semana e estava com esse pensamento, será que vale a pena eu ter esse sonho de ir para o Japão e depois não conseguir trabalho como desenvolvedor... Esse vídeo esclareceu um pouco sobre umas dúvidas que eu tinha, a minha ideia de ter o Japão como meta e não os EUA é simplesmente pela cultura, é algo que me fascina desde criança mas nunca havia tirado um tempo para estudar o idioma.
Execelente conteúdo, pretendo ir para o Japão daqui a três anos. Muito obrigado pelas informações passada no vídeo, e por informar brevemente sobre a carreira de programação no Japão. Minha única dúvida é como funciona o mercado de robótica e de IA no Japão área na qual estou me especializando.
Área de robótica, tanto hardware como software e interação humano-robô eh muito visado aqui no japão, principalmente em grandes empresas, aliado a ML e IA pra rodar os algoritmos de aprendizado reforçado vai dar boa!!!
Os layout frontend no Japão também já me deixou bem pensativa, mas aqui o comércio de vendas é muuuito diferente dos demais países. É praticamente uma particularidade japonesa, nada a ver com o que vemos no Brasil e no mundo. Por isso que as empresas dificilmente aceitariam mudanças, porque o mercado já tem um padrão.
@@matheusdemellojp Vdd. Meu irmão trabalha na área em Tóquio e ele disse q lá eh tudo em japonês, e q eles trabalham até umas 23hs todo dia. Mas tb ganha bem p caramba. Tudo depende do grau de comprometimento, cargo e conhecimento do profissional. Msm p empresas internacionais eh importante o conhecimento da língua se for trabalhar em outro país. Eu estou estudando kanjis p prestar o N2 e depois o N1. Vlw
@@matheusdemellojp O único jeito q estou conseguindo memorizar eh pelo livro: Kanji: Imaginar p Aprender de James W. Heisig & Rafael Shoji, e usando um dicionário Kanji Learners Dictionary, ambos pelo Apple Store. Além disso assisto vídeos de notícias do YT e de testes de JLPT tb
tenta os sites que estao na descrição! pra nivel junior esta dificil no mundo todo, a maioria disposta a contratar internacionalmente é pra senior mas pro exemplo essa vaga www.tokyodev.com/companies/paypay-card-corporation se voce tentar ir se aprimorando nos requisitos, melhorar seu ingles e japones, estagio ou como junior mesmo em alguma fintech ja daria um destaque! sempre pensar em um plano a longo prazo! ter paciencia e disciplina! tmj
Cai aqui nesse vídeo de paraquedas e gostei muito do conteúdo +1 inscrito. Então, tenho algumas dúvidas: Atualmente faço faculdade de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), comecei no começo desse ano, que é um curso tecnólogo e na faculdade que faço tem duração de 2 anos. Atumente meu foco hoje é no front-end (HTML, CSS, JavaScipt, TypeScript e um framework como o React), comecei a fazer um curso em paralelo junto com a faculdade. E também comecei nesse mês meu curso de inglês e depois de um ano mais ou menos consigo consigo fazer o de Japonês em conjunto com o inglês pela mesma escola de idiomas. Saberia me responder como é o mercado no Japão nessa área ? Faculdade em tecnólogo é suficiente ? A questão da idade, geralmente empregam qualquer idade ? Se tem muitas oportunidas para estrangeiros e se um estrangeiro sem nenhum grau de decendência consegue um trabalho no Jpaão ?
Doutorado em física? qual área? Gostaria de saber também, porque não seguir a carreira acadêmica, o que está fazendo vc meio q "desistir" da física? Eu sou da computação e estou pensando em começar uma graduação em matemática/física e seguir em frente, mas é broxante ver alguém com doutorado em física como vc largar isso. Talvez não peguei o contexto, esse o primeiro video q estou vendo no seu canal. Gostaria q vc desse motivos pra tudo isso se não for muito pessoal, obrigado.
Sou físico computacional, faço simulações Sobre a carreira acadêmica, aqui o postdoc tá pagando em torno de 5-6m ao ano, mas 2-3 anos sem reajuste salarial pode ser um pouco difícil, algumas empresas depois de 3 anos pode ser capaz de chegar a 7-8m ao ano facilmente, com possível crescimento ainda maior Já pra depois do pós doc tentar achar uma vaga de lecturer ou professor pode demorar 5-6 anos ou mais, então teria que continuar no pós doc Mas aqui tb é comum depois de trabalhar em grandes empresas virar professor mesmo depois de saindo da academia!! O futuro é incerto então só ter paciência e fazer o nosso melhor…
Muito show Matheus Estou morando no Japão e daqui dois anos terminando a escola de idioma japonês pretendo iniciar uma senmon gakkou Ainda estou meio perdido em qual área quero me especializar, mas o cenário perfeito seria na área de jogos. Teu vídeo já de me deu uma dica ótima para iniciar agora a aprender inglês, que era algo que estava negligenciando. Muito obrigado por passar sua visão sobre o mercado de trabalho 🇯🇵✌🏻
Salve Cerqueira! Acompanho seu canal, bom te ver por aqui, gosto muito do seu conteúdo! Obrigado por comentar! Área de jogos é punk tb, indústria pesada assim como animação mas vamos aos poucos estudando e se aprimorando e um dia chegar nos 10-15M por ano!! 💪🏻💪🏻
Boa mensagem mano. Mas, sem querer ser duro, traz um vídeo desse tipo também quando já estiver no mercado. Talvez sua visão vai ser diferente com suas próprias experiências. Torcendo ai por tu, vc parece uma pessoa dedicada, vai dar certo. Abraço
Com certeza vai dar mais autoridade mas tudo que falei é confirmado com amigos br e gringos com 6-9 anos aqui no japão, ou mesmo na internet não é nenhum segredo, apenas a verdade
@@matheusdemellojp exato, as informacoes que falou não é segredo e já tá por ai na internet. O título clickbait me fez esperar que vc passaria uma visão diferente sobre o assunto.
@@matheusdemellojp estranho essa soberba vindo de quem ta começando. Vai sofrer bastante em qualquer profissão se não aprender a receber feedback. Boa sorte ai! A vida ensina.
Excelente vídeo, veio no momento certo para mim! Eu já sei inglês e em 2026 irei terminar ciência da computação, já estou trabalhando aqui no Brasil e estudando muito para pegar o máximo de experiência possível. É meu sonho ir para o Japão. Ir com a bolsa do MEXT de técnico ou profissionalizante em tecnologia é uma opção? Acho que consigo juntar uma grana também se existir algum visto de estudo para tecnologia ou até mesmo para estudar a língua.
Tem o visto de nômade digital mas precisa ganhar 60k de usd por ano acho que MEXT em mestrado vale mais a pena se você já tem uma graduação de ensino superior…as opções que você citou são inferiores a ser bacharelado por exemplo Tente ir aplicando nos sites da descrição do vídeo e aprimore bastante o seu currículo e japonês, vai dar boa!!
@@matheusdemellojp Bom, tem também a questão da idade, a bolsa MEXT para pesquisa permite que pessoas até os 33 ou 34 anos participe, se não me engano. Estou fazendo o mestrado em Eng. Elétrica aqui no Brasil, não descarto a possibilidade de tentar essa bolsa para pesquisa assim que acabar o mestrado, ou até mesmo após finalizar o doutorado por aqui.
verdade, tem a questao da idade, mas o mestrado 'pago pro conta' deve sair no mesmo preço de uma escola tecnologia por exemplo em kyoto o semestre é 500mil ienes, mas dai passar na prova etc é puxadissimo...
pretendo ir pro japão através do mext, vou fazer o curso profissionalizante de design, pretendo fazer um curriculo em programação, mesmo não tendo formação em si
Me formei e esqueci tudo que estudei nem sei mas programar 😂vou fazer entrevista , como devo explicar isso ? Tou com medo de n ser contratado 😅fiz faculdades de 5 anos e fiquei 3 sem fazer absolutamente nada 😢lembro exatamente 0%
vou comecar a faculdade ainda de ciencia da computacao, mas qria mto ir morar no japao, obvio q n tenho nada concreto ainda mas uma ideia que tenho eh se dar pra arrumar um emprego 100% remoto, pros EUA, algum outro pais ou ate mesmo pro brasil, e trabalhar do japao, sera que eh possivel? e se for, mais dificil que conseguir um emprego no proprio japao?
da sim, inclusive muitos fazem, não só pra eua mas outros países como cingapura e hong kong se você for o chefão o mundo é pequeno demais pra vc!!! bora sonhar alto
Opa mano, beleza? Sei que não tem mt a ver com o video, mas qual universidade você fez seu bacharelado? Vi em um vídeo que agora ta na kyoto university, e pelas tags imagino que foi através da mext. Sei que você é de fisica, mas sabe se a kyoto university é forte em robótica? Tem alguma recomendação? Pretendo entrar em engenharia da computação na USP e possivelmente fazer mestrado ai
fiz na UFSC em floripa robótica em kyoto eh bem forte sim mano! tenho uns colegas que trabalham com robô, diretamente me chama no insta ou discord no link da descrição que a gente troca figurinha!
3 milhões de iene na cotação atual são 100602 reais, que divindo por 12, da 8383 reais por mês, isso ta bom demais na minha opinião kkkkkkkkkk São quase 6 salários mínimos no Brasil
verdade, se for pensar so no financeiro tem outras opçoes melhores, ate em paises em desenvolvimento o japao ta meio estagnado em relaçao a salarios e a economia ta indo a frangalhos em relaçao ao poder de compra global, se for viajar ja era, tem que ficar dentro do japao...
Tenho uma grande duvida , eu irei realizar o concurso de Fuzileiro naval , nisso , eu irei fazer faculdades e cursos , eu posso usar o concurso de Fuzileiro naval , faculdade e concurso (realizados no brasil)?
atualmente me formei como Tecnólogo em Ciência de Dados que é uma graduação com duração de 3 anos de estudos será que consigo algum trampo aí no Japão já tendo uma formação de ensino superior na área da tecnologia da informação?
Pra mim não faz sentido, já recebo o equivalente a 200k yenes aqui no brasil 100% remoto, custo de vida bem mais baixo e posso morar em lugares melhores do br pois tenho liberdade geográfica. Mas desejo boa sorte pra quem vai ou está seguindo carreira no jp.
meu caso aqui tbm. recebo por volta de 350k ienes no brasil e daqui 3 meses estou indo para o Japão onde ficarei 1 mês em várias cidades. sempre quis visitar o país e até pensei em morar, porém acredito que passar 1, 2, 3 meses para quem trabalha totalmente remoto e possui essa liberdade seja um ideia melhor. por hora penso assim, mas vamos ver no futuro rs
Acho que financeiramente não compensa, com um pouco de experiencia da para conseguir boas vagas no Brasil. Eu trabalho na área a apenas 8 anos, se fosse para o Japão iria receber menos do que recebo hj, e com um custo de vida mais alto, pq pelo que pesquisei normalmente vc tem que começar por baixo mesmo tendo experiencia. E quanto a PJ ou algo equivalente, é possível trabalhar como prestador de serviço ou criar uma empresa no Japão sendo estrangeiro? Pq se fosse possível, acho que no meu caso seria mais lucrativo trabalhar dessa forma do que em uma empresa japonesa.
Verdade, no brasil com uma vaga senior pagando 10-15k de reais vive bem demais...tem que realmente querer morar no japao por outro motivo alem do financeiro sobre pj, tem a microempresa individual, so precisa fazer o imposto certinho, mas nao tem burocracia nenhuma quase. se for uma empresa maior com mais funcionarios ai é mais complicado, talvez precise contratar um advogado japones pra te guiar etc vc pode ser freelancer ou consulting, e ter sua propria empresa, tipo um cnpj proprio mesmo, sem muita dor de cabeça ou taxa em cima
@@matheusdemellojp Entendi, eu comecei a pesquisar recentemente, mas pelo que li é fácil para quem já é residente com algum tipo de visto que não seja de turista ou estudante, já o visto de Business Manager, pelo que vi é mais complicado... Bem, mas estou só especulando por enquanto, acho que vou como turista primeiro, para ver como é, eu sempre tive vontade de morar no Japão, mas as vezes a realidade é diferente da utopia dos nossos sonhos
vir como turista eh uma boa ideia, mas lembre-se que a vida eh bem diferente em comparação com morar vc vai se apaixonar pelo japão de certeza! sobre o visto de business management eh mais negocio grande eh de boa ter seu próprio negócio individual tipo ME sem funcionários sendo estudante
@@matheusdemellojp interessante, não sabia que dava pra fazer sendo estudante. Este cenário já me agrada, melhor freela na minha área do que um arubaito. Vou pesquisar mais. Obrigado.
Japao e uns do lugares mais difícil pra estrangeiros conseguiram empregos essa e a verdade. Se até os descendentes de japoneses aqui do Brasil tem dificuldade de acharem empregos bons no Japão a não ser em fábricas trabalhar pesado e com muita horas ao dias. As empresas japonesa so da preferência aos japoneses puros. Unicas empresas que da oportunidade de emprego aos estrangeiros no Japão são as empresas internacionais. Igual a empresa que o TH-camr baka trabalha
É possível trabalhar como programador com o visto de trabalho, mesmo tendo um curso superior de outra área, a imigração aceita? Bom vídeo, bom canal e Deus te abençoe ricamente.
uma duvida cara se eu entro com um visto de 6 meses em uma escola de língua, eu posso fazer a renovação da matricula e prolongar mais ou tem implicação com algo relacionado a minha renda e de quanto tempo eu fui autorizado a ficar no japão?
@@matheusdemellojp eu não sei oq significa tuition fee semestral, dps vou ver se pesquiso mais a fundo, mais se vc trouxer um vídeo explicando sobre universidades e essas coisas ai seria interessante, seu canal e top maninho ajudu mt!
Amigo, penso em fazer ADS, os 3 anos e ir juntando o dinheiro para ir, acha que tem oportunidade para tecnologos? (Ja pratico japonês e pretendo aprimorar ele ao maximo até ir)
salve! aqui no japao eles dao bastante valor pra diploma de universidade, se tiver algum equivalente seria interessante. se não tenta compensar em projetos e experiencia no mercado de trabalho que te destacam bastante. talvez pra cargo pleno e senior seja mais facil conseguir emprego como estrangeiro com um nivel n3-n2 de japones! mas nao desanima, mantenha um plano que sem ação o sonho fica como sonho mesmo...
Eu tenho o sonho de morar e montar uma empresa no Japão, estou fazendo Desenvolvedor de Sistemas no Senai quero me formar em Engenharia da Computação, mas na sua opinião ou do leitor do meu comentário que conselho daria para um jovem de 24 anos?
Estudar inglês Estudar Japonês, ser ativo na comunidade japonesa da sua região Aplicar pra empregos on-line ou tentar estudar aqui com pós graduação ou estudo de línguas juntar dinheiro e investir, focar em montar a empresa já no brasil, mesmo que fracasse vc vai aprender com ela
verdade, temos que nos ajudar primeiro e nos descobrir sozinhos o que funciona pra um pode ser que não funcione pro outro mas também o melhor investimento em você eh a educação, idiomas, networking e skills tipo disciplina foco resiliência… isso tudo pro sonho de estudar e morar no japão eh importante!!
@@matheusdemellojp É eu morei uns anos no Japão e to correndo atrás do N2. Mas a minha dúvida também é se o meu diploma do Brasil de Graduação e do MBA em Gestão de Projetos teria alguma validade para os japoneses. Ou se eu teria que fazer curso no Japão da área que eu quero atuar.
Deveria ser o básico saber japonês mas a galera negligência tudo, bom vídeo, acho que prefiro trabalhar remoto pra outro país e morar aí pela cultura e waifus, mas provavelmente vou ficar de turista mesmo. 😅
Seria otimo conseguir um emprego remoto em Cingapura, Hong Kong, Dubai ou ate mesmo EUA morando no Japao, o maior problema seria o fuso horario... Obrigado pelo comentario!
Estou querendo muito estudar programação, mas tem gente que sempre me desanima dizendo que o mercado está saturado e a IA irá tomar tudo em pouco tempo... Você acha que ainda vale a pena?
Vale a pena estudar bastante matemática, estatística e programação “pesada” para se destacar Se as habilidades forem facilmente trocadas por IA aí fica difícil… eu acho que apostar em uma formação voltada pra cloud computing seria uma boa
@@matheusdemellojp exatamente o que eu pensei, cloud computing ou cybersegurança acho que estariam mais a salvo da IA. Estou pendendo pra cybersegurança mas não tenho certeza. O que você acha?
Ias são apenas ferramentas. A menos que vc seja um programador meia boca que só faz CRUD básico (que a ia faz com certa facilidade, mas ainda não é perfeito), aí é difícil. Então seja melhor que a média, se dedique mais e use da IA como ferramenta de vantagem para seu trabalho. @@ender8759
essa area de cyber segurança é bem forte, ate mesmo no brasil mas acredito que no japao e nos eua, reino unido, seja ainda melhor focando no ingles + hard skill nessa area, em que o brasil se destaca bastante pro conta dos hackers e scammers, vai te dar uma vantagem muito grande!
irmão primeiro que se tu tiver dedicação e gostar da área é certo que mais cedo ou mais tarde independentemente de como ta o mercado vc vai achar trabalho, e sobre as i.a, acho difícil elas dominarem tudo ainda nesse século, quem sabe lá pra 2077. E sobre o o mercado saturado, o Brasil é fraco em tecnologia, aqui esse mercado é naturalmente pior em relação a outros países, mas apesar disso o mercado de programação ainda é melhor que muitos por ai.
Thank you! I think it’s mostly due to time zone difference. It would be nice to work for a US based company but with a japanese branch that pays in usd. There are some!
Opa meu querido, esses daí que recebem 2 milhões de ienes por ano, trabalham geralmente quantas horas semanais? Só pra saber se trabalham menos por ganharem menos
Os recém graduados de graduação (sem pós tipo mestrado) podem chegar a ganhar 2m trabalhando o horário comercial normal MAIS 20h extra mensais obrigatoriamente Acabei de ver várias vagas assim…
Eu estou me planejando para tentar morar no Japão no ano que vem, eu sou não descendente e também sou da área de TI. Tenho 4 anos de experiência como desenvolvedor, falo inglês fluente e possuo japonês N5 (vou para o Japão como estudante para estudar japonês por dois anos para tentar chegar ao N2). O quão factível você acha que seria pra mim conseguir um emprego na área, com e sem japonês? PS: possuo graduação na área de computação e estou terminando minha pós. Obrigado desde já!
@@matheusdemellojpque bom saber, fico mais aliviado. Sou desenvolvedor full stack, já trabalhei com C#, Java, Python e TypeScript. Também estudo desenvolvimento de games como hobby mas nem cogito entrar na área de games por não ter experiência profissional.
Todos os residentes estrangeiros no Japão são obrigados a se inscrever no serviço de pensão, seja por meio de auto-registro, enviando uma solicitação...mas alguns casos ainda escapam do sistema. O governo japonêsquer garantir que os residentes estrangeiros estejam inscritos no programa de pensão pública do país.
com certeza essa pós vai te dar bastante oportunidade, ainda mais com projetos e experiência no mercado se você sabe inglês e busca só salário talvez tente o reino unido também, dubai… mas se quer uma vida mais pacata e tranquila o japão pode ser uma boa, tente os sites na descrição!!
@@matheusdemellojp Hoje o país que mais me agrada é a Austrália. Acho que o pensamento de quem quer imigrar deveria ser: Pq eu quero sair do meu país e tentar a vida em outro lugar? A resposta tem que ser boa o suficiente pra você mesmo se convencer ao ponto que, todo esse esforço tenha um sentido no fim.
Ultimamente, plataformas como a TokyoDev estão crescendo, buscando trazer mais desenvolvedores estrangeiros para o Japao. Acho que vale lembrar que a cultura de trabalho tem mudado bastante. Hoje em dia os próprios japoneses tem transicionado de emprego varias vezes ao longo da carreira, e que a cultura de startups tem crescido. Então é uma tendência positiva
ou seja, tem que competir tet a tet com os melhores do mundo só pra poder ver guria bonita na rua e uns desenhozinho nos outdoor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a conta fecha, vou começar a estudar agora mesmo.
mas se converter pra usd e quiser uma vida em família aqui é pouco… a economia tá em frangalhos bom almejar pelo menos 500-600k no meio da carreira e uns 10-15m por ano no nível senior/lider
@@matheusdemellojp obrigado isso ajudaria demais, eu não tenho formação com nada :(, mas estou estudando a língua inglesa, e vou procurar me especializar em algo e ir.
Eu achei que o Brasil iria mudar, mas pelo visto as coisas só vão piorar, até a população perceber o que vai acontecer e se revoltar contra o governo. (SEJA LULADRÃO OU O BOZO).
Um pouco da minha experiência aqui:
Fiz faculdade aqui no japao por 4 anos e agora estou no meu 3o ano em uma empresa de TI. Concordo com bastante coisa que foi dita no vídeo, principalmente quanto a importância do japonês no dia-a-dia. Mas ficam aqui alguns pontos que gostaria de compartilhar:
1) Como recém graduado o salário realmente não é bom. Se for empresa pequena/média ficaria em torno de 180k~200k líquido por mês. O lado bom é que não exigem experiência e se estiver na faculdade/técnico a própria instituição te auxilia muito na procura de emprego.
2) Na minha empresa o foco é desenvolvimento web e usamos MUITO php/laravel. Independente da vaga que for entrar aqui, sinto que é muito mais válido ter uma boa base no geral do que um monte de framework.
3) Nem todo japonês é bom só por ser japonês. Tem alguns caras que estão na minha empresa por mais de 10 anos e só de lembrar das de alguma burradas que fizeram e de como são desorganizados a minha ansiedade já ataca.
3) Na maioria das empresas as horas extras são pagas. A cada 15min que trabalho a mais é acrescentado no salário sendo 1.25x o salário hora.
4) AWS tá sendo ficando bastante requisitado mesmo. Os certificados da mesma são bem valorizados aqui. Inclusive tirei o meu mês passado e a empresa arcou com todo o custo.
5) N1 não é a salvação de tudo, porém não é necessário falar japonês perfeito.
6) No começo o salário não é bom, mas ao longo do tempo vai melhorando e se for promovido melhora ainda mais. Especialmente contando com bônus de 2x ano que variam de 400k a 700k de ienes cada um em média nos primeiros anos. (Em empresas grandes deve ser ainda maior)
7) Aqui é muito pouco utilizado essa termologia de Júnior/Pleno/Sênior. Cada empresa tem suas qualificações internas, mas também levam muito em conta quantos anos você tem de empresa(no meu caso seria 3年目).
8) Eu moro em Kyoto, mas trabalho em Osaka e o custo de vida é mais de boa do que em Tokyo. Se estiver solteiro, 500mil ienes dá pra viver MUITO bem na minha opinião. Na minha empresa/realidade isso já é salário de quem já tem muitos anos de empresa e/ou cargo alto.
9) Na empresa onde estou até hoje não me senti desrespeitado/mal tratado por ser estrangeiro. Na minha opinião, sinto que eles não estão nem aí a partir do momento que você respeite as regras e seja educado. Na real o fato da maioria deles não demonstrarem interesse sobre onde vim seja um tipo de xenofobia? Talvez sim, mas aí já é outro assunto.
10) Dependendo do projeto e dos prazos acaba sendo necessário sim fazer bastante horas extras. Já teve alguns dias que fiquei até o horário do último trem.
Ficou longo, mas obrigado por lerem e espero que alguma informação tenha sido útil.
Parabéns pro mano do vídeo e boa sorte na caminhada de vocês 🫰
muito bom comentário!! obrigado por compartilhar!
mas acho que 500k não é tão cargo alto assim não!! meu amigo entrou direto do mestrado em uma de ML com 6.5m ao ano!
Caramba...
Então realmente vale a pena.
O problema mesmo é ir pro Japão kk
Boa Explicação Vlw :D
mlk tem naipe de magnata árabe que fica escolhendo a próxima esposa de cima do arranha céu
kkkkkkkkkk essa foi boa demais!!! tmj mano
Eu todo sério vendo o vídeo e o primeiro comentário é esse
Pra mim a questão mais complicada é o que focar! Dado que pelo filtro sabendo que se eu me dedicar a aprender japonês a probabilidade de eu conseguir um trampo na área no Japão é muito grande, visto que bem pouca gente quer aprender um idioma tão complicado! Porém existem tantas áreas que as vezes fica difícil escolher focar e se arrepender! Aliás você já sabe do ITPEC? É uma prova que você faz na Àsia que te dá um diploma de Engenheiro de Software mesmo que vocÊ não tenha faculdade! Como estou fazendo ADS agora e não como como diploma ai, meu foco é fazer essa prova!
Aqui no Japão eles são mais interessados em certificados e diplomas de graduação, se não tiver diploma tem que cobrir com experiência em projetos!
E aprender japonês e inglês é um requisito para se destacar e conseguir as vagas que pagam bem!
@@matheusdemellojp Fazer escola técnica no Japão conta como um bom diploma de graduação? Ou existe um peso a mais se fizer faculdade?
Fazia tempo que não via comentários construtivos, em que a galera procura trocar ideia ao invés de ficar na trolagem. Parabéns a todos!
A galera tá em busca da melhoria!! 💪🏻💪🏻
Infelizmente parece que ainda tem alguns, eu acho estranho isso em vídeos do tipo, em que muita gente quer se informar e geralmente tem comentários falando besteira ou só deixando o pessoal pra baixo desmotivando.
a galera que desmotiva quer levar os outros juntos pro fundo do poço
temos que nos distanciar da manada!
ja participei de eventos de recrutamento para mao de obra brasileira em empresas de TI da Alemanha e isso da lingua pega muito, mesmo com inglês intermediário, o alemão ainda era totalmente diferencial no processo de seleção. não adianta, se esse for o objetivo, tem que mergulhar em aprender a lingua mesmo
Que interessante! Realmente é necessário, as vezes até mesmo quando grande parte do trabalho seja em inglês
Por exemplo aqui pedem currículo tudo em japonês
Esse papo serve para tanta coisa, não tem como não deixar meu muito obrigado.
Tamo junto!! Bora 💪🏻💪🏻
Ótimo vídeo, e também bastante relevante para mim!
Meteu a real mesmo: morar no Japão tem ótimos benefícios mas não dá para fazer de emocionado, tem que planejar tudo.
Bom vídeo mesmo para ajudar a lembrar dos pontos que precisa verificar e dos passos que precisa dar, além claro da perspectiva de quem já tá no Japão
Obrigado pelo comentário!
Opa to fazendo um bootcamp aqui em Tokyo, espero conseguir algo apos finalizar agora em Agosto. Dos Brasileiros que tive contato aqui em Tokyo dependendo da area de TI pode ser super dificil ou relativamente facil conseguir um trabalho por aqui. Boa sorte ai na sua jornada !
que massa! qual bootcamp? consegue passar informação tipo custo etc? quem sabe ajuda alguém
Eu acredito que é difícil não ser emocionado na vida. Ou a pessoa cresce em uma família que ensina a ser pé no chão ou vai aprender com a maturidade ou apanhando da vida. Devo dizer que gostei do Matheus sem filtro e mandando a real para o pessoal. rsrs Eu acho que o grande erro que os brasileiros cometem é achar que vão viver no país dos outros como vivem no Brasil. Vi nos últimos dias uma mulher que foi expulsa de um trabalho VOLUNTÁRIO no Japão por falar demais. Acima de tudo é preciso respeito quando entra no mundo do outro.
No mais, Foi difícil me concentrar no video com Charmander me olhando lá no fundo. hauahauauaaha
Realmente temos que fazer como os Romanos quando em Roma
Tambem nao acho legal viver em uma bolha brasileira ou de estrangeiros...
Eu no momento tenho poucos amigos japoneses mas imagino que isso va mudar assim que sair do doutorado, é bom se integrar na sociedade
Obrigado pelo comentario!
@@matheusdemellojp Eu acho que você vai tirar de letra! O mais difícil você já fez que é aprender o idioma e também você é respeitoso com a sociedade japonesa. Vai ser questão de tempo até que você faça mais amigos japoneses.
E se você precisar é só vir aqui no canal ou no discord que estamos aqui pra bater papo. Você tem um monte de gente que te acompanha e gosta de você. : )
realmente eu só mantenho meu portugues falando com voces e com a familia heheh
Parabéns Matheus! Muiiiito bom.👏👏👏👏
Obrigado pelo apoio 🙏🏻🙏🏻
Vim pelo canal do Lucas Montano, apesar de morar no Japão rs... Enfim, estou aqui já há 8 anos, só trabalhando em fábrica como operador de máquinas ou algo parecido, apesar de ter formação em Produção de Música e especializado em Produção de Cinema. Estudei japonês em escola japonesa mesmo por 1 ano, consegui passar no JLPT N3. Desde agosto de 2023 comecei a estudar programação online, e desde fevereiro de 2024 tenho aplicado pra vagas júnior de web developer. Fiz duas entrevistas em empresas de programação, não passei em nenhuma. Não deixaram claro se era pelo nivel intermediário de japonês ou por falta de experiência na área mesmo. Mas creio que tenha sido por falta de capacidade na área de programação mesmo. Detalhe: moro no interiorzão! Enfim, o que quero dizer é, como vc disse no seu vídeo, quem aplica pra uma vaga aqui, vai concorrer com um japonês. Se eu não tenho um curso superior na área, e meu japonês é N3, meus concorrentes pode ser que tbm não tenham formação superior na área, mas terão japonês fluente (são japoneses). Só aí já me fodeu pra conseguir a vaga. Então é exatamente como vc comentou: se vc não for o cara que saiu no Fantástico ou teve uma publicação na BBC Brasil exaltando seu talento e genialidade, você não será contratado se não tiver pelo menos o N2. E mais uma coisa que vc acerta muito ao comentar: mesmo que a pessoa seja o novo Bill Gates (que é o que faria uma empresa japonesa te contratar no lugar no japonês que mora na esquina do lado da empresa), quando começar a trabalhar, verá que toda a sua genialidade será cortada aos poucos, porque eles não vão aceitar suas ideias inéditas e geniais. No máximo eles vão te deixar trocar a cor da fonte do footer (de um site com beleza máxima como o exemplo que o Matheus mostrou no vídeo haha).
Enfim, é complicado. Por conta dessas e outras coisas, estou de passagem comprada pra voltar ao Brasil, entrar numa faculdade de ADS ou seja lá o que for, e recomeçar do zero depois dos 40. Top né?
Muito obrigado por compartilhar sua história!
Acho que para vagas júnior está difícil mesmo, até para japonês
eu estou em contato com recrutadores de agências e eles dizem que a chance está menos de 10%, ou seja, precisa aplicar pra mais de 10-12 vagas pra conseguir ir avançando nas entrevistas, que são várias fases… então no final deve ser menos chances ainda…
Não veja sua volta para o brasil de maneira negativa, com certeza haverá muitos benefícios, será uma posição de vantagem e olhar para o futuro com calma, planejar os próximos passos !
Boa sorte em sua jornada e obrigado pelo apoio!! 💪🏻💪🏻💪🏻
@@matheusdemellojp valeu guri! Boa sorte no Japão!
Thanks, my Bro!❤
Thank you also brother 💪🏻💪🏻
Muito bom o vídeo!!
Realmente precisamos nos organizar e manter constância nos estudos e planejamentos. O Japão me soa agradável para se viver, claro que minha perspectiva é de alguém de fora, mas no yt tem uns relatos bacanas, fora seus vlogs que ajudam bastante e dão motivação! Excelente tema. Pretendo adquirir experiência na área por aqui e juntar uma grana e depois ir através do intercambio de línguas e quem sabe depois fazer uma faculdade.
Essa ideia é bem boa pois o Japonês é essencial para se destacar aqui, vai conseguir umas oportunidades boas e até melhores que os japoneses se você se esforçar!
Que video bom, obrigada pelo conteúdo! Iniciei esse ano em ciencia de dados mas faço curso por fora de engenharia de dados com bastante foco em cloud. Tenho muita vontade de conseguir um trabalho remoto e ir morar/estudar no japão durante alguns anos, pretendo conhecer alguns outros paises asiaticos também.
que otimo! espero que seus consiga realizar seus sonhos!
Nem terminei o vídeo, mas já me interessou, pois estou terminando ciência da computação ainda esse ano e tenho foco em cyber security. Bom ouvir que tem mercado pra área por aí.
Que bom que te ajudou! da uma olhada nos sites da descrição, e ja vai olhando as vagas, os requisitos, quem sabe!
Tô aprendendo japonês agora, tenho todos os outros requisitos: inglês, faculdade, projetos, portfólio, Instituto Federal aqui de Brasília, experiência em empresas e Freelancers e tals. Maaas a parte de que eles te dão um plano de carreira de anos me deixa completamente pá, tô mais pela onda de viajar, conhecer lugares novos e tals e querendo ou não pra quem gosta disso a tecnologia abre muitas portas, sempre que quis conhecer o Japão e está ai a minha oportunidade, gosto de viajar e ficar alguns meses no local, adentrar na cultura mesmo, mas essa cultura meio "engessada" do Japão me deixa com o pé atrás.
Claro, vou seguir estudando e aplicar pras vagas, se der certo é dentro na hora, se não, melhor juntar uma grana e conhecer de turista mesmo
que massa, continue assim!! tem um visto de nomade digital que se voce ganha mais de 60k de usd por ano pode morar no japao por 6 meses
mas tb nada te impede de entrar como turista por 3 meses, voltar pra tailandia por 1 dia e tirar o visto de turista de novo, morando em airbnbs etc enquanto trabalha remoto...
Muito legal. Parabéns...
Tamo junto 🙏🏻
Minha área, vim assistir 😮
obrigado pela audiencia!
Também pretendo ir morar no Japão . Já morei na Índia, sou formado em ciência da computação e atualmente estou trabalhando para uma multinacional de TI indiana aqui no Brasil. Pretendo ir daqui a uns 4-5 anos fazer o curso de japonês no Japão mesmo e conseguir uma vaga boa
que massa!! essa xp na índia com certeza vai agregar bastante
Tata ?
Morando aqui há quase 10 anos no Canadá, eu jamais teria coragem de morar pra sempre no Japão, eu viveria no máximo 1 ano pela experiência, pra quem é de fora praticamente parece não existir vida social, parece que o japoneses nunca vão te enxergar como um deles, cabeça deles é uma coisa meia louca pra quem é brasileiro, mesmo eu sendo super antisocial não dá haha. boa sorte
Imagino que o canadá nao seja tao diferente do brasil, mas mesmo assim ainda há bastante choque cultural, no fim a gente se adapta...acho que há bastante vantagens em ser brasileiro no japão!
@@matheusdemellojp se você pensar um dia em vir pro Canadá, saiba que é o país mais receptivo para imigrante, fora que você aprender um terceira língua pro pro tabela onde eu moro em Montreal a primeira língua é francês mas vim só com hoje sei os dois e a segurança é ótimo aqui, no meu bairro o pessoal deixa a porta de casa aberta. Boa sorte na sua jornada
muito obrigado! quem sabe um dia eu visito o canada em alguma conferencia academica!
Muito obrigado pela info irmão. Estou juntando dinheiro e me formando em Ciências da Computação aqui no Brasil para ir morar no Japão, meu JLPT é nível N3 e tenho um inglês bem estruturado, bem provável que estarei aí ano que vem através de um intercâmbio para estudar japonês, ficou bem mais facilitado depois que conversei com o pessoal da living japan.
que massa, espero que tenha sucesso na sua jornada! vejo voce pelo japao futuramente!
Tô no mesmo caminho que tu só que uns passos atrás kkk Espero que dê tudo certo tbm.
@@omegab4k4 Para ti também, quem saiba há uns anos que vem nos reencontremos em Tóquio (Shibuya, Shinjuku ou Tama) kk, tudo de bom irmão.
Vídeo mais esperado do ano,
Um dia pretendo trabalhar no Japão na área de tecnologia❤
Tamo junto! Só manter o foco e a disciplina 💪🏻💪🏻
Opa que bom ver um Brasileiro falando a realidade do mercado de TI no Japao. Trabalho na area e confirmo que tem seus desafios. E gostar de anime nao eh suficiente para querer morar no Japao.
Tamo junto!!
Realmente o sacrifício necessário pra morar em outro país tem que ser muito bem informado
@@matheusdemellojp Sim, mto do conteudo de morar fora é glamourizado demais e falta a parte negativa. Além disso, a audiência brasileira acaba recebendo muito input da comunidade brasileira que trabalha em fábrica no Japão sem falar japonês. A realidade dessa comunidade é muito diferente da galera que trabalha com TI
com certeza a realidade é outra! mas ambas visoes sao importantes, afinal a maioria ainda vem por conta das fabricas
A tempos já estou em uma crise existencial, não gostava do trabalho em que eu estava, não gosto do local que estou e fiquei pensando, pq ficar na estabilidade mas infeliz? Estou estudando programação a algum tempo e comecei a estudar japonês a uma semana e estava com esse pensamento, será que vale a pena eu ter esse sonho de ir para o Japão e depois não conseguir trabalho como desenvolvedor... Esse vídeo esclareceu um pouco sobre umas dúvidas que eu tinha, a minha ideia de ter o Japão como meta e não os EUA é simplesmente pela cultura, é algo que me fascina desde criança mas nunca havia tirado um tempo para estudar o idioma.
Obrigado pela audiência! Convido a assistir alguns outros vídeos do canal pra esclarecer algumas dúvidas sobre o Japão e quiçá te motivar mais!!
Execelente conteúdo, pretendo ir para o Japão daqui a três anos. Muito obrigado pelas informações passada no vídeo, e por informar brevemente sobre a carreira de programação no Japão.
Minha única dúvida é como funciona o mercado de robótica e de IA no Japão área na qual estou me especializando.
Área de robótica, tanto hardware como software e interação humano-robô eh muito visado aqui no japão, principalmente em grandes empresas, aliado a ML e IA pra rodar os algoritmos de aprendizado reforçado
vai dar boa!!!
Os layout frontend no Japão também já me deixou bem pensativa, mas aqui o comércio de vendas é muuuito diferente dos demais países. É praticamente uma particularidade japonesa, nada a ver com o que vemos no Brasil e no mundo. Por isso que as empresas dificilmente aceitariam mudanças, porque o mercado já tem um padrão.
é verdade, obrigado pelo seu insight!
Ótimas dicas amigo. Realmente seria muito bizarro uma pessoa querer o emprego sem saber no mínimo o básico da língua japonesa!
Há algumas startups que aceitam só inglês, mas as big tech e bancões precisa de japonês!!
@@matheusdemellojp Vdd. Meu irmão trabalha na área em Tóquio e ele disse q lá eh tudo em japonês, e q eles trabalham até umas 23hs todo dia. Mas tb ganha bem p caramba. Tudo depende do grau de comprometimento, cargo e conhecimento do profissional. Msm p empresas internacionais eh importante o conhecimento da língua se for trabalhar em outro país. Eu estou estudando kanjis p prestar o N2 e depois o N1. Vlw
que legal! qual metodologia de estudo voce usa pra estudar kanjis?
@@matheusdemellojp O único jeito q estou conseguindo memorizar eh pelo livro: Kanji: Imaginar p Aprender de James W. Heisig & Rafael Shoji, e usando um dicionário Kanji Learners Dictionary, ambos pelo Apple Store. Além disso assisto vídeos de notícias do YT e de testes de JLPT tb
que daora! já usei esse livro, ele é otimo
Obrigado TH-cam por me recomendar este canal.
Migrei de técnico de informática, agora estudo JAVA.
Alguma dica pra conseguir primeiro emprego ?
tenta os sites que estao na descrição!
pra nivel junior esta dificil no mundo todo, a maioria disposta a contratar internacionalmente é pra senior
mas pro exemplo essa vaga
www.tokyodev.com/companies/paypay-card-corporation
se voce tentar ir se aprimorando nos requisitos, melhorar seu ingles e japones, estagio ou como junior mesmo em alguma fintech ja daria um destaque!
sempre pensar em um plano a longo prazo! ter paciencia e disciplina!
tmj
Concordo plenamente com você sobre o site do Rakuten ter layout horrível 😂
Não sei como os japoneses conseguem continuar usando esse site.
isso que mostrei 5s kkk
mas tem muito site ruim!
Muito bom. Montar e gerir um negócio no Japão deve ser melhor que aqui
Tem mais facilidade em abrir um negócio próprio individual mas uma grande empresa imagino que seja dificil
gostei de vc man
obrigado! seja bem vindo ao canal!
Cai aqui nesse vídeo de paraquedas e gostei muito do conteúdo +1 inscrito. Então, tenho algumas dúvidas:
Atualmente faço faculdade de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), comecei no começo desse ano, que é um curso tecnólogo e na faculdade que faço tem duração de 2 anos. Atumente meu foco hoje é no front-end (HTML, CSS, JavaScipt, TypeScript e um framework como o React), comecei a fazer um curso em paralelo junto com a faculdade.
E também comecei nesse mês meu curso de inglês e depois de um ano mais ou menos consigo consigo fazer o de Japonês em conjunto com o inglês pela mesma escola de idiomas.
Saberia me responder como é o mercado no Japão nessa área ? Faculdade em tecnólogo é suficiente ? A questão da idade, geralmente empregam qualquer idade ? Se tem muitas oportunidas para estrangeiros e se um estrangeiro sem nenhum grau de decendência consegue um trabalho no Jpaão ?
React ta bombando aqui no JP, foque em se destacar da multidão que é sucesso
Estrangeiro consegue sim, ainda mais se falar japones
Brabo
tmj
Doutorado em física? qual área? Gostaria de saber também, porque não seguir a carreira acadêmica, o que está fazendo vc meio q "desistir" da física? Eu sou da computação e estou pensando em começar uma graduação em matemática/física e seguir em frente, mas é broxante ver alguém com doutorado em física como vc largar isso. Talvez não peguei o contexto, esse o primeiro video q estou vendo no seu canal. Gostaria q vc desse motivos pra tudo isso se não for muito pessoal, obrigado.
Sou físico computacional, faço simulações
Sobre a carreira acadêmica, aqui o postdoc tá pagando em torno de 5-6m ao ano, mas 2-3 anos sem reajuste salarial pode ser um pouco difícil, algumas empresas depois de 3 anos pode ser capaz de chegar a 7-8m ao ano facilmente, com possível crescimento ainda maior
Já pra depois do pós doc tentar achar uma vaga de lecturer ou professor pode demorar 5-6 anos ou mais, então teria que continuar no pós doc
Mas aqui tb é comum depois de trabalhar em grandes empresas virar professor mesmo depois de saindo da academia!!
O futuro é incerto então só ter paciência e fazer o nosso melhor…
Excelente canal
Tamo junto!!
Muito show Matheus
Estou morando no Japão e daqui dois anos terminando a escola de idioma japonês pretendo iniciar uma senmon gakkou
Ainda estou meio perdido em qual área quero me especializar, mas o cenário perfeito seria na área de jogos.
Teu vídeo já de me deu uma dica ótima para iniciar agora a aprender inglês, que era algo que estava negligenciando.
Muito obrigado por passar sua visão sobre o mercado de trabalho 🇯🇵✌🏻
Salve Cerqueira! Acompanho seu canal, bom te ver por aqui, gosto muito do seu conteúdo!
Obrigado por comentar! Área de jogos é punk tb, indústria pesada assim como animação
mas vamos aos poucos estudando e se aprimorando e um dia chegar nos 10-15M por ano!! 💪🏻💪🏻
Fala Cerqueira, acompanho teu canal adoro teu conteúdo, como tá sendo pra juntar o dinheiro pro senmon gakkou?
Boa mensagem mano. Mas, sem querer ser duro, traz um vídeo desse tipo também quando já estiver no mercado. Talvez sua visão vai ser diferente com suas próprias experiências. Torcendo ai por tu, vc parece uma pessoa dedicada, vai dar certo. Abraço
Com certeza vai dar mais autoridade
mas tudo que falei é confirmado com amigos br e gringos com 6-9 anos aqui no japão, ou mesmo na internet
não é nenhum segredo, apenas a verdade
@@matheusdemellojp exato, as informacoes que falou não é segredo e já tá por ai na internet. O título clickbait me fez esperar que vc passaria uma visão diferente sobre o assunto.
entao vou mudar o titulo pra 'todo mundo sabe isso sobre a programação no japao', vlw
@@matheusdemellojp ta sendo sarcastico? kkkkkkk
@@matheusdemellojp estranho essa soberba vindo de quem ta começando. Vai sofrer bastante em qualquer profissão se não aprender a receber feedback. Boa sorte ai! A vida ensina.
nice video man, eu já ouvi falar sobre os processos seletivos no JP serem longos, oq vc acha de fazer um video sobre isso?
seria uma otima ideia! vou fazer um video sim, obrigado pela audiencia
Cara meu plano é viver em lugares com minha personalidade depressiva(alaska,suiça,entre outros) lugares muito bons e estou pesquisando lugares.
boa sorte, espero que encontre o que deseja
Sou desaign grafico e quero ir pra lar melhorar e estudar e ter segurança e etc acho la uma cultura muito legal e acho la um pais melhor que o brasil.
vai dar boa!! 💪🏻
Excelente vídeo, veio no momento certo para mim!
Eu já sei inglês e em 2026 irei terminar ciência da computação, já estou trabalhando aqui no Brasil e estudando muito para pegar o máximo de experiência possível. É meu sonho ir para o Japão.
Ir com a bolsa do MEXT de técnico ou profissionalizante em tecnologia é uma opção? Acho que consigo juntar uma grana também se existir algum visto de estudo para tecnologia ou até mesmo para estudar a língua.
Tem o visto de nômade digital mas precisa ganhar 60k de usd por ano
acho que MEXT em mestrado vale mais a pena se você já tem uma graduação de ensino superior…as opções que você citou são inferiores a ser bacharelado por exemplo
Tente ir aplicando nos sites da descrição do vídeo e aprimore bastante o seu currículo e japonês, vai dar boa!!
@@matheusdemellojp Bom, tem também a questão da idade, a bolsa MEXT para pesquisa permite que pessoas até os 33 ou 34 anos participe, se não me engano. Estou fazendo o mestrado em Eng. Elétrica aqui no Brasil, não descarto a possibilidade de tentar essa bolsa para pesquisa assim que acabar o mestrado, ou até mesmo após finalizar o doutorado por aqui.
verdade, tem a questao da idade, mas o mestrado 'pago pro conta' deve sair no mesmo preço de uma escola tecnologia
por exemplo em kyoto o semestre é 500mil ienes, mas dai passar na prova etc é puxadissimo...
pretendo ir pro japão através do mext, vou fazer o curso profissionalizante de design, pretendo fazer um curriculo em programação, mesmo não tendo formação em si
ótima escolha! já pode começar a estudar japonês agora, vai te destacar no mext
@@matheusdemellojp tenho cursos da Danki code de programação e um bom curso de japonês
Cadê a comunidade do Discord?
Ue tá no link da descrição!! 💪🏻💪🏻
Me formei e esqueci tudo que estudei nem sei mas programar 😂vou fazer entrevista , como devo explicar isso ? Tou com medo de n ser contratado 😅fiz faculdades de 5 anos e fiquei 3 sem fazer absolutamente nada 😢lembro exatamente 0%
Tentar fazer umas semaninhas de preparação com alguns vídeos, no próprio youtube tem umas séries preparatórias, só pra refrescar a memória
vou comecar a faculdade ainda de ciencia da computacao, mas qria mto ir morar no japao, obvio q n tenho nada concreto ainda mas uma ideia que tenho eh se dar pra arrumar um emprego 100% remoto, pros EUA, algum outro pais ou ate mesmo pro brasil, e trabalhar do japao, sera que eh possivel? e se for, mais dificil que conseguir um emprego no proprio japao?
da sim, inclusive muitos fazem, não só pra eua mas outros países como cingapura e hong kong
se você for o chefão o mundo é pequeno demais pra vc!!! bora sonhar alto
video muito bom
Obrigado ☺️
Uma dúvida, em questão de quem tem o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, serve de alguma coisa no Japão?
Se tiver um portfolio/git bem robusto, serve sim, a experiencia conta bastante
Opa mano, beleza? Sei que não tem mt a ver com o video, mas qual universidade você fez seu bacharelado? Vi em um vídeo que agora ta na kyoto university, e pelas tags imagino que foi através da mext. Sei que você é de fisica, mas sabe se a kyoto university é forte em robótica? Tem alguma recomendação? Pretendo entrar em engenharia da computação na USP e possivelmente fazer mestrado ai
fiz na UFSC em floripa
robótica em kyoto eh bem forte sim mano! tenho uns colegas que trabalham com robô, diretamente
me chama no insta ou discord no link da descrição que a gente troca figurinha!
verdade bombou bastante! obrigado mano tmj 💪🏻💪🏻
3 milhões de iene na cotação atual são 100602 reais, que divindo por 12, da 8383 reais por mês, isso ta bom demais na minha opinião kkkkkkkkkk
São quase 6 salários mínimos no Brasil
Sim, convertendo tá okay, mas ainda sim está abaixo da média
em Tokyo o aluguel seria na faixa de uns 60-90mil por exemplo
Da pra sonhar mais alto!!
Isso é um salario mediano baixo pra Japão, um solteiro se sustenta, uma família não.
é pouco! custo de vida la é surreal
Cara, isso é muito pouco. Para quem gosta do Japão, é uma opção, trabalhar na área e viver no Japão, mas financeiramente não compensa.
verdade, se for pensar so no financeiro tem outras opçoes melhores, ate em paises em desenvolvimento
o japao ta meio estagnado em relaçao a salarios e a economia ta indo a frangalhos em relaçao ao poder de compra global, se for viajar ja era, tem que ficar dentro do japao...
Bom video mano achei seu canal aleatoriamente kkkkkk sabe me dizer se existe bastante vagas pra desenvolvedor C#?
bastante em comparação a python etc não acho mas full stack deve ter, da uma olhada nos links da descrição!!
kklk vai na libertade ali em curitiba foi foda kkkk
como eu sou de curitiba perdi o interesse de ir pro japão na hora kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tenho uma grande duvida , eu irei realizar o concurso de Fuzileiro naval , nisso , eu irei fazer faculdades e cursos , eu posso usar o concurso de Fuzileiro naval , faculdade e concurso (realizados no brasil)?
Usar o seu curso de fuzileiro naval para fazer o que?
atualmente me formei como Tecnólogo em Ciência de Dados que é uma graduação com duração de 3 anos de estudos será que consigo algum trampo aí no Japão já tendo uma formação de ensino superior na área da tecnologia da informação?
acho que sim! tem que se destacar com um bom cv e portfólio, tenta enviar pros sites da descrição!
Pra mim não faz sentido, já recebo o equivalente a 200k yenes aqui no brasil 100% remoto, custo de vida bem mais baixo e posso morar em lugares melhores do br pois tenho liberdade geográfica. Mas desejo boa sorte pra quem vai ou está seguindo carreira no jp.
verdade! tenho amigos senior no brasil e estao muito bem!
meu caso aqui tbm. recebo por volta de 350k ienes no brasil e daqui 3 meses estou indo para o Japão onde ficarei 1 mês em várias cidades. sempre quis visitar o país e até pensei em morar, porém acredito que passar 1, 2, 3 meses para quem trabalha totalmente remoto e possui essa liberdade seja um ideia melhor. por hora penso assim, mas vamos ver no futuro rs
Acho que financeiramente não compensa, com um pouco de experiencia da para conseguir boas vagas no Brasil. Eu trabalho na área a apenas 8 anos, se fosse para o Japão iria receber menos do que recebo hj, e com um custo de vida mais alto, pq pelo que pesquisei normalmente vc tem que começar por baixo mesmo tendo experiencia.
E quanto a PJ ou algo equivalente, é possível trabalhar como prestador de serviço ou criar uma empresa no Japão sendo estrangeiro? Pq se fosse possível, acho que no meu caso seria mais lucrativo trabalhar dessa forma do que em uma empresa japonesa.
Verdade, no brasil com uma vaga senior pagando 10-15k de reais vive bem demais...tem que realmente querer morar no japao por outro motivo alem do financeiro
sobre pj, tem a microempresa individual, so precisa fazer o imposto certinho, mas nao tem burocracia nenhuma quase. se for uma empresa maior com mais funcionarios ai é mais complicado, talvez precise contratar um advogado japones pra te guiar etc
vc pode ser freelancer ou consulting, e ter sua propria empresa, tipo um cnpj proprio mesmo, sem muita dor de cabeça ou taxa em cima
@@matheusdemellojp Entendi, eu comecei a pesquisar recentemente, mas pelo que li é fácil para quem já é residente com algum tipo de visto que não seja de turista ou estudante, já o visto de Business Manager, pelo que vi é mais complicado... Bem, mas estou só especulando por enquanto, acho que vou como turista primeiro, para ver como é, eu sempre tive vontade de morar no Japão, mas as vezes a realidade é diferente da utopia dos nossos sonhos
vir como turista eh uma boa ideia, mas lembre-se que a vida eh bem diferente em comparação com morar
vc vai se apaixonar pelo japão de certeza! sobre o visto de business management eh mais negocio grande
eh de boa ter seu próprio negócio individual tipo ME sem funcionários sendo estudante
@@matheusdemellojp interessante, não sabia que dava pra fazer sendo estudante. Este cenário já me agrada, melhor freela na minha área do que um arubaito. Vou pesquisar mais. Obrigado.
alem de que como estudante da pra trabalhar 28h semanais
vamos fazer esse networking...
bora!!
Japao e uns do lugares mais difícil pra estrangeiros conseguiram empregos essa e a verdade.
Se até os descendentes de japoneses aqui do Brasil tem dificuldade de acharem empregos bons no Japão a não ser em fábricas trabalhar pesado e com muita horas ao dias. As empresas japonesa so da preferência aos japoneses puros.
Unicas empresas que da oportunidade de emprego aos estrangeiros no Japão são as empresas internacionais. Igual a empresa que o TH-camr baka trabalha
E uma pura ilusão do brasileiro ir no Japão sem ser descendentes de japoneses
Se quer ir pro Japão vai como turista Ou mora em algum pais asiático, as passagens saem barato pra viajar entre paises asiáticos
Tem que saber falar japonês para conseguir um emprego de alto prestígio, não tem conversa
É possível trabalhar como programador com o visto de trabalho, mesmo tendo um curso superior de outra área, a imigração aceita? Bom vídeo, bom canal e Deus te abençoe ricamente.
É possível trabalhar como programador com o visto de trabalho, mesmo tendo um curso superior de outra área, a imigração aceita?
uma duvida cara se eu entro com um visto de 6 meses em uma escola de língua, eu posso fazer a renovação da matricula e prolongar mais ou tem implicação com algo relacionado a minha renda e de quanto tempo eu fui autorizado a ficar no japão?
pode sim, acho que a maioria das escolas tem programas de 2 anos
sobre ser autorizado, acho que nao tem limite de visto de estudante...
@@matheusdemellojp vlw man
soube, que cursos e faculdades no JP são todas pagas não tem publica igual no BR e vdd mn ?
Tem públicas sim! com bolsas e tudo! mas a grande parte tem tuition fee semestral mesmo as nacionais
@@matheusdemellojp eu não sei oq significa tuition fee semestral, dps vou ver se pesquiso mais a fundo, mais se vc trouxer um vídeo explicando sobre universidades e essas coisas ai seria interessante, seu canal e top maninho ajudu mt!
pode deixar obrigado mano!
Amigo, penso em fazer ADS, os 3 anos e ir juntando o dinheiro para ir, acha que tem oportunidade para tecnologos? (Ja pratico japonês e pretendo aprimorar ele ao maximo até ir)
salve! aqui no japao eles dao bastante valor pra diploma de universidade, se tiver algum equivalente seria interessante. se não tenta compensar em projetos e experiencia no mercado de trabalho que te destacam bastante. talvez pra cargo pleno e senior seja mais facil conseguir emprego como estrangeiro com um nivel n3-n2 de japones!
mas nao desanima, mantenha um plano que sem ação o sonho fica como sonho mesmo...
muito bom o vídeo, só me desanimou na questão de bancar velho. Se eu tiver 4 anos de experiencia, consigo entrar como pleno?
sim, vai ser mid career, nao junior
Eu tenho o sonho de morar e montar uma empresa no Japão, estou fazendo Desenvolvedor de Sistemas no Senai quero me formar em Engenharia da Computação, mas na sua opinião ou do leitor do meu comentário que conselho daria para um jovem de 24 anos?
Estudar inglês
Estudar Japonês, ser ativo na comunidade japonesa da sua região
Aplicar pra empregos on-line ou tentar estudar aqui com pós graduação ou estudo de línguas
juntar dinheiro e investir, focar em montar a empresa já no brasil, mesmo que fracasse vc vai aprender com ela
verdade, temos que nos ajudar primeiro e nos descobrir sozinhos
o que funciona pra um pode ser que não funcione pro outro
mas também o melhor investimento em você eh a educação, idiomas, networking e skills tipo disciplina foco resiliência… isso tudo pro sonho de estudar e morar no japão eh importante!!
Sabe alguma coisa sobre Gerente de Projetos de TI?
em caso de gerente provavelmente o nivel de japones tem que ser muito alto pra dialogar com os colaboradores e shareholders
@@matheusdemellojp É eu morei uns anos no Japão e to correndo atrás do N2. Mas a minha dúvida também é se o meu diploma do Brasil de Graduação e do MBA em Gestão de Projetos teria alguma validade para os japoneses. Ou se eu teria que fazer curso no Japão da área que eu quero atuar.
Tem validade sim, com certeza
fiz um video no meu canal tb, mas 'e bem isso mesmo man
aproveitei a oportunidade para dar minha opinião tb!
Deveria ser o básico saber japonês mas a galera negligência tudo, bom vídeo, acho que prefiro trabalhar remoto pra outro país e morar aí pela cultura e waifus, mas provavelmente vou ficar de turista mesmo. 😅
Seria otimo conseguir um emprego remoto em Cingapura, Hong Kong, Dubai ou ate mesmo EUA morando no Japao, o maior problema seria o fuso horario...
Obrigado pelo comentario!
Estou querendo muito estudar programação, mas tem gente que sempre me desanima dizendo que o mercado está saturado e a IA irá tomar tudo em pouco tempo... Você acha que ainda vale a pena?
Vale a pena estudar bastante matemática, estatística e programação “pesada” para se destacar
Se as habilidades forem facilmente trocadas por IA aí fica difícil… eu acho que apostar em uma formação voltada pra cloud computing seria uma boa
@@matheusdemellojp exatamente o que eu pensei, cloud computing ou cybersegurança acho que estariam mais a salvo da IA. Estou pendendo pra cybersegurança mas não tenho certeza. O que você acha?
Ias são apenas ferramentas. A menos que vc seja um programador meia boca que só faz CRUD básico (que a ia faz com certa facilidade, mas ainda não é perfeito), aí é difícil. Então seja melhor que a média, se dedique mais e use da IA como ferramenta de vantagem para seu trabalho. @@ender8759
essa area de cyber segurança é bem forte, ate mesmo no brasil
mas acredito que no japao e nos eua, reino unido, seja ainda melhor
focando no ingles + hard skill nessa area, em que o brasil se destaca bastante pro conta dos hackers e scammers, vai te dar uma vantagem muito grande!
irmão primeiro que se tu tiver dedicação e gostar da área é certo que mais cedo ou mais tarde independentemente de como ta o mercado vc vai achar trabalho, e sobre as i.a, acho difícil elas dominarem tudo ainda nesse século, quem sabe lá pra 2077.
E sobre o o mercado saturado, o Brasil é fraco em tecnologia, aqui esse mercado é naturalmente pior em relação a outros países, mas apesar disso o mercado de programação ainda é melhor que muitos por ai.
Is there a reason you don't look for a job with a higher salary doing online work in US or UK so you get paid in the stronger currency?
Love the video
Thank you! I think it’s mostly due to time zone difference. It would be nice to work for a US based company but with a japanese branch that pays in usd. There are some!
Opa meu querido, esses daí que recebem 2 milhões de ienes por ano, trabalham geralmente quantas horas semanais? Só pra saber se trabalham menos por ganharem menos
Os recém graduados de graduação (sem pós tipo mestrado) podem chegar a ganhar 2m trabalhando o horário comercial normal MAIS 20h extra mensais obrigatoriamente
Acabei de ver várias vagas assim…
@@matheusdemellojp as horas mensais normais são 40 horas né? Então no total seriam 60?
isso mesmo! ou mais
@@matheusdemellojp valeu por responder humilde 😘💚💛
Seria bom se a galera daqui de tokyo se ajudasse. Eu to aqui e to penando pra achar o primeiro trampo. Sem experiencia é complicado.
Qual sua área? me manda uma DM no insta vamos trocar figurinhas
@@matheusdemellojp não uso insta. To focando no frontend com React e agora to tentando aprender o básico do TS. Complicadinho…
Me chama no discord então!
@@matheusdemellojpqual seu discord? Não achei
@@matheusdemellojpo link que tem aqui não está válido mais
pra trabalhar nessa área msm precisa saber ler em japonês ou saber falar só?
ler japonês seria interessante por conta dos e-mails, contratos, escrever reports e seminários
Eu estou me planejando para tentar morar no Japão no ano que vem, eu sou não descendente e também sou da área de TI. Tenho 4 anos de experiência como desenvolvedor, falo inglês fluente e possuo japonês N5 (vou para o Japão como estudante para estudar japonês por dois anos para tentar chegar ao N2).
O quão factível você acha que seria pra mim conseguir um emprego na área, com e sem japonês?
PS: possuo graduação na área de computação e estou terminando minha pós.
Obrigado desde já!
Acho bem provável, da uma olhada nos sites da descrição!
Qual a sua área?
@@matheusdemellojpque bom saber, fico mais aliviado.
Sou desenvolvedor full stack, já trabalhei com C#, Java, Python e TypeScript. Também estudo desenvolvimento de games como hobby mas nem cogito entrar na área de games por não ter experiência profissional.
O Japão ta com a economia muito ruim ultimamente, quem estiver pensando em ir acho melhor esperar um pouco
pode ser uma boa oportunidade pra se aprimorar ainda mais!
galera que somente quer ver mulher japonesa e mangas, pode somente juntar uma grana e viajar, depois voltar para o br ou qualquer outro pais.
tens razão! esses motivos são muito rasos para se mudar pro outro lado do mundo
Estou estudando programação para ir para o Japão.
Qual sua área de trabalho ideal?
Me explica sobre essa questão do estrangeiro ter que pagar pensão?
Todos os residentes estrangeiros no Japão são obrigados a se inscrever no serviço de pensão, seja por meio de auto-registro, enviando uma solicitação...mas alguns casos ainda escapam do sistema. O governo japonêsquer garantir que os residentes estrangeiros estejam inscritos no programa de pensão pública do país.
@@matheusdemellojp o preço a se pagar é tabelado ou varia de pessoa pra pessoa?
depende do salário!
Curtir pela legenda em inglês
Obrigado!
Bom dia irmão será que com a idade de de 36 anos da para conseguir vaga na área de ti ?
Acho que sim
🔥
Thx bro!
Acha que ads com pós em engenharia de software é uma boa pra ir pro Japão ou algum outro país?
com certeza essa pós vai te dar bastante oportunidade, ainda mais com projetos e experiência no mercado
se você sabe inglês e busca só salário talvez tente o reino unido também, dubai… mas se quer uma vida mais pacata e tranquila o japão pode ser uma boa, tente os sites na descrição!!
@@matheusdemellojp muito obrigado pela ajuda e recomendação irmão. Vou correr atrás dessas oportunidades!!
sempre a disposiçao irmao!
Catarinense?
Sim, mane da ilha
ai meu nobre e como e o mercado low level ai? tem muita vaga em C?
Tem sim, principalmente em big tech que faz research and development
@@matheusdemellojp po bem interessante, o foda do brazil e que quase nao há vagas pra quem estuda low level :(
brasil tá difícil mesmo, low level sempre vai ser interessante em país que desenvolve pesquisa e tecnologia!!
é bom? é, só que eu vejo lugares melhores, essa é a questão.
Em questão de salário EUA e Reino Unido, Dubai etc pagam bem mais, tem a questão cultural e linguística tb
Mas quais países você acha melhor?
@@matheusdemellojp Hoje o país que mais me agrada é a Austrália. Acho que o pensamento de quem quer imigrar deveria ser: Pq eu quero sair do meu país e tentar a vida em outro lugar? A resposta tem que ser boa o suficiente pra você mesmo se convencer ao ponto que, todo esse esforço tenha um sentido no fim.
Tu é muito gato
Mano eu quero aprender programação
comece agora e estude ingles tambem! vai valer muito a pena, pode ter certeza
Estou aprendendo inglês mandarim e japonês @@matheusdemellojp
brabissimo! continuar com foco e disciplina que vamos longe
...percebo um sotaque catarina do litoral...
De floripa!!
Eu não posso morar no japão. Ia fazer fiado nas lojinha de kit
hahaha aqui tem de tudo mesmo tem que se controlar!
Então as entrevistas lá duram mais do que o campeonato brasileiro. kkkkk
Algumas empresas são bem punk!! Vários rounds. mas pagam bem
@@matheusdemellojp Ainda bem, hã? rss
Se depois de tanta burocracia ainda pagassem mal, seria sacanagem. kkk
Hahaha mas algumas jogam o salário lá em baixo e tem gente que aceita… os melhores pra entry level são em big tech
@@matheusdemellojp Entendo.
É muito mais difícil o mercado no Japão do que esses TH-camrs que só sabem falar maravilhas a respeito do país dizem. kkkk
tem que ser realista, não é fácil nem pro japonês médio que anda na rua por aqui
Ultimamente, plataformas como a TokyoDev estão crescendo, buscando trazer mais desenvolvedores estrangeiros para o Japao.
Acho que vale lembrar que a cultura de trabalho tem mudado bastante. Hoje em dia os próprios japoneses tem transicionado de emprego varias vezes ao longo da carreira, e que a cultura de startups tem crescido. Então é uma tendência positiva
Que bom! Mas ainda há bastante visão de longo prazo né? Eles valorizam bastante a estabilidade
legenda ficou ruim mano, polui o video
vlw 💪🏻💪🏻mas é importante pra acessibilidade e também tenho amigos que não falam português que acompanham o canal
Japão já foi terra de oportunidade, hoje Japão está em decadência,
sera?
Qualquer coisa é melhor do que ficar no Bostil
kkkkkk que isso, tem lugar bom no brasil!
ou seja, tem que competir tet a tet com os melhores do mundo só pra poder ver guria bonita na rua e uns desenhozinho nos outdoor kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a conta fecha, vou começar a estudar agora mesmo.
kkkkkkkk exatamente
mas isso pra termos um trampo bom
se 300-350k por mês é suficiente pra vc eh suave
mas bora almejar mais!! 🙏🏻💪🏻💪🏻
@@matheusdemellojp pior que o salario é bem atrativo, tu ganha bem demais e tem uma vida 300x melhor que no brasil
mas se converter pra usd e quiser uma vida em família aqui é pouco… a economia tá em frangalhos
bom almejar pelo menos 500-600k no meio da carreira e uns 10-15m por ano no nível senior/lider
Só queria sair do bostil msm...
bora!! plano sem ação é só sonho
tem que ter ódio
sei bem como é…vou gravar um vídeo contando o meu processo
@@matheusdemellojp obrigado isso ajudaria demais, eu não tenho formação com nada :(, mas estou estudando a língua inglesa, e vou procurar me especializar em algo e ir.
Eu achei que o Brasil iria mudar, mas pelo visto as coisas só vão piorar, até a população perceber o que vai acontecer e se revoltar contra o governo. (SEJA LULADRÃO OU O BOZO).
temos que ter paciencia e focar no nosso desenvolvimento pessoal pra podermos ajudar aqueles proximos de nos!
vc é muslim?
sim Alhamdulilah
Não tem vantagem nenhuma. A não ser que vc seja weaabo
tem a qualidade de vida e localização na asia