Quanto a cada um almoçar em um horÃĄrio diferente, esse ÃĐ um fenÃīmeno recente no Brasil. Poucas dÃĐcadas atrÃĄs, todos almoçavam juntos, assim como na França.
Salve, Paul! Alguns dos hÃĄbitos que vocÊ descreve para a França jÃĄ foram a regra aqui no Brasil: comer sem televisÃĢo, comer com pratos separados (na classe mÃĐdia), comer com toda a famÃlia junta, esperar a dona da casa sentar à mesa para poder se servir. AtÃĐ os anos 70-80, eram a regra em boa parte dos lares. Coitado do indivÃduo que ousasse se servir antes da mÃĢe sentar à mesa! Ia conhecer as fÚrias combinadas do CÃĐu e do Inferno! Alguas (poucas) famÃlias ainda sÃĢo assim. Ao longo desses anos, alguma coisa mudou, nÃĢo sei se por influÊncia dos filmes norte-americanos, mas acho que mudou para pior!
As geraçÃĩes mudaram, hoje em dia a mÃĢe tambÃĐm trabalha e nem sempre o horÃĄrio de almoço ÃĐ o mesmo pra todos da famÃlia. Da minha mÃĢe, por exemplo, ÃĐ das 13h à s 14h30. Acaba que todo mundo almoça correndo na hora que dÃĄ mesmo. Mas fds o almoço de famÃlia reunida ainda ÃĐ comum no Brasil.
Eu gosto da ideia de sentar com todos à mesa, sem televisÃĢo, estando totalmente presente no momento, esperar atÃĐ que todos estejam sentados pra começar a comer... Mas tem coisas que acho infinitamente melhor agora, tipo sentar junto com as crianças.
Paul, ÃĐ importante vocÊ saber que, as famÃlias tradicionais brasileiras sentam à mesa e comem juntos, os tambÃĐm. Na minha famÃlia, era um insulto aos meus pais se nÃĢo atendÊssemos ao chamados para as refeiçÃĩes. Em algumas casas isso ÃĐ considerado de extrema falta de educaçÃĢo mesmo. PorÃĐm, concordo que essa tradicao foi cedendo à s dificuldades de conciliar horÃĄrios de todos os membros da famÃlia nas cidades grandes, (por todos os problemas tÃpicos das grandes metrÃģpoles), pois durante a semana isso se torna impossÃvel. Desse modo, essa reuniÃĢo acabou se limitando aos finais de semana.
Verdade Lia Torres Dias aqui em casa tambÃĐm comemos sempre juntos , so comemos separados se os horÃĄrios nao conencidem por causa do trabalho em fim por causa de alguns contra tempos se nÃĢo sempre juntos e aqui em ð depois das oraçÃĩes um abraço
Lia Torres Dias Sim Lia, vocÊ tem razÃĢo,nas familÃas tradicionais brasileiras se come junto e ÃĄlias sempre foi assim,e como vocÊ disse, devido a mudança do estilo de vida isso foi se perdendo, infelizmente.
verdade, durante a semana infelizmente os diferentes horÃĄrios da escola de minha irmÃĢ, minha faculdade e trabalho dos meus pais impedem que sentemos juntos à mesa, porÃĐm quando conseguimos nos reunir sÃģ começamos a colocar a comida no prato depois que todos estÃĢo à mesa. Comer sem todos estarem sentados ou comer mexendo no celular ÃĐ alÃĐm de deselegante falta de respeito e educaçÃĢo.
à legal observar como seu portuguÊs "brasileiro" mudou ao longo desses anos. A postagem desse vÃdeo, tem trÊs. Hoje, vocÊ jÃĄ fala portuguÊs melhor do que alguns brasileiros que conheço.
Paul, eu acho que Brasil tornou-se um paÃs extremamente flexÃvel em relaçÃĢo a horÃĄrio. Pelo menos, aqui em SÃĢo Paulo por todo mundo trabalhar o tempo todo, trÃĒnsito, correria e muito raro todos comerem em famÃlia, a nÃĢo em ocasiÃĩes especiais, como natal, sexta-feira santa, dia das mÃĢes e dos pais.
Paul, o pÃĢo francÊs antigamente ( quando era criança) era vendido no formato de baguette ( grande, comprido) por isso era chamado pelo nome de "Bengala"( ninguÃĐm chamava de pÃĢo francÊs) era comum ser vendido enrolado por um pedaço de papel. SÃģ depois ele começou a ser vendido no formato atual pequeno e passou entÃĢo a ser chamado de "Bengalinha" (atÃĐ hoje ÃĐ chamado assim por aqui). Mas pra ficar um pouco mais chique começou a ser vendido como " PÃĢo FrancÊs" ou "Francesinho"
@@hidakihyuuga2502 Aqui perto de casa tem um mercadinho e de vez em quando compro pÃĢo nele, o dono ÃĐ baiano e ele me pergunta se vou querer pÃĢo de sal ou de leite. rsrsrs.
@@lucianocampos8326 Na minha cidade ainda tem: pÃĢo de coco, arrocha,doce,goiabada, milho, açÚcar e atÃĐ de pizza,eu amo, ia me esquecendo, temos tambÃĐm de farofa.ðĪĢ
Paul, experimenta o queijo da canastra e tambÃĐm o requeijÃĢo de corte, sÃĢo dois queijos do Brasil, tÊm o sabor muito intenso, depois diz pra gente o que achou. Ãtimo vÃdeo!
Paul, seus vÃdeos me ajudam muito a compreender a cultura. Estou hÃĄ dois meses na França e suas dicas ajudam muito a nÃĢo ser um "estranho no ninho". Acho que tem uma polÃtica pÚblica bem forte na FR pra estimular a alimentaçÃĢo de saudÃĄvel. Assim como o Brasil faz campanha contra o tabagismo. NÃĢo acho q os franceses comem pouco, acho que comem de forma mais equilibrada. à lindo esse negÃģcio de esperar quem fez a comida se sentar pra todos comerem. Obrigada pelos vÃdeos com Ãģtimo conteÚdo e qualidade.
Uma coisa que ele falou e acho que os franceses tem razÃĢo, ÃĐ que nÃģs brasileiros comemos muito açÚcar. NÃģs comemos açÚcar em excesso, ÃĐ por isso que a nossa populaçÃĢo tÃĄ engordando.
Paul, vocÊ ÃĐ muito simpÃĄtico nas explicaçÃĩes e muito respeitoso com as diferenças culturais! Adoro ouvi-lo, tanto fazendo comÃĐdia como tambÃĐm vÃdeos mais informativos. Te desejo muito sucesso!
Eu amo esse jeito eqilibrado e elegante do Paul, e ele ÃĐ humano! Desejo TOTAL sucesdo a ele, e gostaria de corrigir alguns Deslizes da lÃngua que ele faz quando conjuga um verbo que termina em ir nÃĐ preferir ele nÃĢo sabe falar no passado mas isso ÃĐ bonitinho ele gostaria de aprender eu Suponho
â@@marciawritingonfoodwriter6801A esposa dele ÃĐ especializada na ÃĄrea de letras e/ou literatura. Deve gostar desse charme, como todos nÃģs. O Erick Jacquin disse que se perdesse o sotaque teria que abaixar o preço no seu restaurante ðĨ°ðĨ°ðĨ° Talvez nÃĢo seja interessante, profissionalmente, para eleð RS...
Muito legal!!!! Mas veja sÃģ, no Brasil a caneca de cafÃĐ ÃĐ grande porque a gente toma com leite, mas as xÃcaras de espesso sÃĢo pequenas. Na França se toma chÃĄ em cumbuca e eu achava muito engraçado!!!!
Na França eles pegam um pedaço de pÃĢo e limpam o prato e comem o pÃĢozinho com o molhinho ... ÃĐ estranho no começo, mas fica natural depois de um tempo . Realmente, ninguÃĐm ousa comer antes dos donos da casa sentarem à mesa! Uma vez fizemos um churrasco a brasileira na nossa casa ( Pau/ BÃĐarn) e meu marido ficou de churrasqueiro! As visitas nÃĢo queriam começar a comer pq ele nÃĢo estava sentado à mesa... queriam esperar... ai eu expliquei: âele nÃĢo vai sentar! Ele vai ficar lÃĄ... e vai vir aqui servir a gente! Podemos ir la se vcs quiserem â!kkkkkk ficou muito estranho! Eles se sentiram mal ! NÃĢo sabem lidar com o inesperado , com a informalidade ... depois de umas caipirinhas eles se soltaram mais! Kkkkkkk
....tambÃĐm pegam o pÃĢo e colocam debaixo das axilas.....quer coisa mais nojenta que isso???.....sem questionar de quando em quando essas axilas sÃĢo lavadas?????......e que na padaria a mesma pessoa que pega no dinheiro pega tambÃĐm no pÃĢo que vocÊ vai lavar para casa..........
Madail Ramos olha, vc anda assistindo muita TV. Vc estÃĄ com um estereÃģtipo na sua cabeça que quem vive na França sabe que nao condiz com a realidade (salvo mexer em dinheiro e pegar o pÃĢo.. mas isso ÃĐ em toda Europa).
@@Verdadesejadita155 ...e por ser em "toda" Europa se justificar esse habito nojento?????.....desde quando um erro justifica o outro?????.....nunca aceitei isso e sempre preferi assar meus pÃĢes em casa!!!!!!....se exijo esses cuidados higiÊnicos aqui no Brasil por que nÃĢo o faria na Alemanha onde vivi por muitos anos????
Madail Ramos Talvez seja por questÃĢo de costume que se tornou uma cultura. Se os nativos da terra agem desta forma e estÃĢo acostumados e/ou acomodados e nÃĢo veem isto como algo ruim, ninguÃĐm de outra cultura nÃĢo pode chegar exigindo algo. NinguÃĐm vai mudar um comportamento por uma pessoa que nÃĢo a vive, nÃĢo gostar. Isso ÃĐ desrespeitoso. NÃĢo que eu ache isso normal, mas tambÃĐm nÃĢo iria impor nada.
Na minha famÃlia...em todas as comemoraçÃĩes (festas)...tÃnhamos uma mesa para adultos e outra para crianças. Em casa...sempre todos almoçando juntos...na mesma hora. Molhar o pÃĢo ou bolacha...no cafÃĐ era um ritual dos meus avÃģs...tios e pais. Aprendemos tambÃĐm. Aqui no sul chamamos a bebida similar ao Champagne de "espumante".
Muitos franceses vieram para o Brasil e trouxeram seus hÃĄbitos, que foram se modificando e se adaptando. Lembro que quando criança ficava em mesa separada da dos adultos. à minha avÃģ adorava molhar pÃĢo e biscoito no cafÃĐ.
Ah mas acho nÃĢo usam mais que a pimenta de cheiro hein... Quando estive no ParÃĄ o que mais vi foi pimenta de cheiro no tucupi. Realmente temos uma deliciosa variedade de pimentas em nosso paÃs.
@@evandromatos_portaldamata A do reino ÃĐ pra preparar os alimentos e coloca quando estÃĢo crus. A de cheiro ÃĐ quando estÃĢo prontos ou ferve junto com tucupi.
Bon Jour Paul, tudo bm.Sou brasileira, das Minas Gerais. Divirto.me com seus videos, sua sinceridade e cuidados para nao ofender. Concordo com quase tudo deste video. Com relacao a comermos juntos, depende da criacao: em minha casa ÃĐramo 12 irmaos e minha mae ensinou.nos a esperar todos juntos para iniciar a refeicao. E sem antes dizer.nos: servem.se à vontade, mas coloquem no prato o que irÃĄ comer, nao pode deixar sobrar comida no prato. Hoje, qdo sou convidada, aguardo sempre a dona da casa convidar.me a sentar e sÃģ comeco a comer depois dela.As pessoas ÃĄs vezes dizem que ÃĐ frescura, eu penso que nao
Eu sou paulistano, mas fui criado no interior do Estado de SÃĢo Paulo, quando eu era criança, eu via meus familiares comendo pÃĢo francÊs, depois de mergulhar no copo de cafÃĐ, eu acredito que este hÃĄbito fosse de pessoas mais simples, agora descobri que ÃĐ uma maneira francesa, que chique!ðĨŊâð
Neste caso, em vez de encomendar uma pizza famÃlia de dois sabores, que no caso nÃĢo tem, encomenda-se 2 pizzas mÃĐdias, cada uma de um sabor, terÃĄ o mesmo efeito.
eu como pÃĢo molhando no cafÃĐ , acho normal mas quando estou na casa de alguÃĐm , eu nÃĢo molho pq algumas pessoas podem achar estranho , kkkkkkk ! gosto do seu canal !
@@thibault973 meu irmÃĢo tÃĄ errado isso aà se nÃĢo O brasil serÃa o paÃs mais Gordo das amÃĐricas Superando os EUA com seus 47.6% de populaçÃĢo obesa JÃĄ no Brasil seriam 23.4%
Terezinha Silva sem falar,que ninguÃĐm come o que o outro trÃĄs, cada um come o que trÃĄs para o churrasco, os churrascos deles geralmente ÃĐ sÃģ com linguiça, pÃĢo e batatinha.
Pimenta do Rei-NO ^^ ParabÃĐns, ÃĐ incrÃvel como vc estÃĄ falando fluÃdo o portuguÊs e estÃĄ Ãntimo da cÃĒmera...lembrei do seu primeiro vÃdeo, quanta evoluçÃĢo!
Adorei o vÃdeo Sou um desses que acha a comida na França sem sal haha mas nÃĢo tudo O que nÃĢo consigo me acostumar ÃĐ sÃģ ter baguete pra comer no almoço em um dia de trabalho, saudades do buffet livre brasileiro
Isso de comida com molho acho que depende do prato, aqui no MaranhÃĢo temos pratos comuns tanto com molho quanto mais secos. E isso de molhar a comida no cafÃĐ nÃĢo ÃĐ tÃĢo raro aqui, mas talvez seja melhor sÃģ fazer isso entre conhecidos ; )
Morei na ItÃĄlia e aprendi a comer coisas deliciosas lÃĄ, e tenho uma vontade imensa de conhecer a França pois sabia que os franceses tbm sÃĢo muito bravos na culinÃĄria.. obrigada por compartilhar seus costumes com a gente
Parfait, Paul! Merci. Em minha primeira vez na França, estava louca por um cafÃĐ com croissant e minha amiga me deu um cafÃĐ com "tartines". Felizmente, depois que eu comentei com ela que gostava, ela acabou me oferecendo, no segundo dia, uns croissants imensos!
OlÃĄ Paul, eu moro no sul da França, numa cidade muito pequena chamada Oraison, que fica a 1h de Aix en Provence, e aqui a pizza pode ter atÃĐ mesmo 3 sabores, dependendo do tamanho. ð
Paul ! Tenho uma nora francesa ! Ele mora no Brasil hÃĄ vinte e dois anos ! Amo minha nora ! Ela mora no Rio Grande do Norte ! Mas, sempre assisto seus vÃdeos e me divirto muito ! VocÊ ÃĐ um rapaz muitÃssimo simpÃĄtico! Um grande abraço querido ! Gosto muito de seus vÃdeos!!
A comida brasileira ÃĐ boa , porque temos uma Cultura gastronÃģmica muito diversa. Temos influÊncia, portuguesa, espanhola , italiana , chinesa , libanesa e mais algunas, por isso a riqueza da nossa gastronomia
Muito legal! Vivo na BÃĐlgica, os hÃĄbitos sÃĢo parecidos com os hÃĄbitos franceses. Amoooo! Amo, as tortas doces, nÃĢo tÊm muito açÚcar, tem muito creme e frutas. Queijos maravilhosos! A questÃĢo do fast-food ÃĐ completamente verdade, por aqui ÃĐ comida fuleira. Em compensaçÃĢo os restaurantes sÃĢo caros. Essa semana fui a um restaurante e gastei quase 100 euros (4 pessoas : eu, meu marido e meus 2 filhos). Paul, tu est super!
Molhar croissant no cafÃĐ com leite aqui ÃĐ coisa de vÃī e vÃģ por isso o povo acha estranho ,mas alguns da minha famÃlia e eu gostamos de molhar bolacha no leite principalmente as mais duras e doces.
Seria como alguÃĐm pedir um copo d'ÃĄgua para vocÊ e vocÊ trazer somente meio copo d'ÃĄgua. Mesquinharia pura ... Quem nÃĢo pode bancar festa que coma sozinho.
Adorei! Ãtimos motivos. Concordo com relaçÃĢo ao metrÃī de Paris... Em SÃĢo Paulo, o metrÃī ÃĐ bem melhor... Mas, o povo aqui tÃĄ sempre com pressa e estressado. ParanÃĄ foi uma Ãģtima escolha!
Cada dia que passa eu entendo mais e mais o que ÃĐ ser brasileiro com famÃlia francesa. Maior parte das coisas que vocÊ disse que brasileiro faz eu fiquei "ahm, fazem?" uahsuahsuaus
Em relaçÃĢo ao cafÃĐ, meu amigo, vocÊ se enganou. O cafezinho, tipo expresso servido em xÃcara pequena, ÃĐ muito mais comum do que as xÃcaras grandes. Isso tambÃĐm pode depender da regiÃĢo. E no Brasil, nÃģs temos o macarrÃĢo e o macarron francÊs, um diferente do outro. A diferença estÃĄ na pronÚncia.
O molho eu entendo, sou filho de portuguÊs, e quando meus avÃģs e meu pai eram vivos, muitos pratos eram servidos com molho ou caldo, pois se comia muito pÃĢo nas refeiçÃĩes. Para muitos brasileiros, o arroz ÃĐ o pÃĢo, fazendo papeis semelhantes, absorvendo o caldo (ensopados, moquecas, feijÃĢo, etc) e sendo fonte de carboidratos. Quando passei uma temporada em Portugal na casa das minhas tias-avÃģs, me lembro que elas fizeram galinha assada, sÃģ que diferente daqui ela foi servida com molho para poder molhar o pÃĢo.
Paul, eu sou do interior do ParanÃĄ e, lÃĄ a gente tem o hÃĄbito de molhar o pÃĢo no cafÃĐ , no chÃĄ , no leite. AtÃĐ hoje, morando aqui em SÃĢo Paulo, adoro molhar biscoito de maizena naquele chazinho antes de dormir.
VocÊ ÃĐ sensacional! Obrigada pelos videos e desejo que possa produzir bastante esse ano! Meu amigo francÊs me perguntou essa semana se eu nÃĢo comia com a minha mÃĢe, acho que ele achou meio absurdo a gente morar juntas e nÃĢo comer juntas kkkk
Eu hospedei essa semana uma famÃlia de franceses ( o pai era nosso amigo, era italiano) e as filhas e a esposa dele eram francesas. No cafe da manhÃĢ eles comiam muito pouco; apenas pÃĢo com geleia ou Nutella (acho que por costume do pai) e biscoitos doce tipo cookie, cafÃĐ sem açÚcar, cafÃĐ com leite e suco de laranja. Na hora do jantar a esposa dele foi fazer uma pasta(macarrao) pra nÃģs e eu achei sem sabor de nada porque nÃĢo colocam alho e pÃĩe pouquÃssimo sal. Cada um com sua cultura e isso ÃĐ muito legal!!
Maryna eu acho que ele nÃĢo explicou que isso se dÃĄ pq as pizzas sÃĢo pequenas, tipo, individual, mas qdo compramos as grandes, sempre incluem 2 sabores...
Pela assimilaçÃĢo e integraçÃĢo com nossa cultura, pelo conhecimentos e compreensÃĢo de nossos do nosso jeito de pensar e agir, quando usar a expressÃĢo " VOCÃS aqui fazem isso ou aquilo" , o correto ÃĐ dizer " NÃS aqui fazemos ...''. JÃĄ faz muito tempo que vocÊ pertence ao time do "NÃS aqui ". E isso ÃĐ um elogio !!
Merci pelas curiosidades Paul! Muitas das coisas que vocÊ citou que ÃĐ comum na França ÃĐ comum na minha famÃlia, como comer juntos e sem tv. Claro, conheço gente que faz o contrÃĄrio, mas isso ÃĐ tudo uma questÃĢo de costume, nem nossos hÃĄbitos sÃĢo melhores nem os franceses pra mim. Viva o multiculturalismo que faz visitar outros paÃses algo tÃĢo interessante e enriquecedor! ParabÃĐns pelo canal! à bientÃīt!
Aqui no Brasil onde nasci cearÃĄ no interior ,era muito comum comer em famÃlia onde o patriarca espera sua matriarca sentar autorizando assim os filhos a iniciar a refeiçÃĢo , usamos bastante pimenta do reino comidas bem temperadas . Pedimos a bençÃĢo aos mais velhos entre outras coisas culturais que varia de lugar , estado que se vivem .
Poh... tipo acho que isso ai depende, poq geralmente dia de domingo a familia geralmente almoca junto, jÃĄ durante a semana eh mais dificil, cada um tem um horario
No Brasil, geralmente, chamam de champagne a sidra. Aqui no Norte do Brasil, pelo menos na minha cidade, era muito comum molhar o pÃĢo no cafÃĐ com leite e comer. Nunca mais vi esta prÃĄtica. rsrs Muito interessante seu vÃdeo. Desmistifica muita coisa. Grato. Merci.ððžððžððžð§ð·ðŦð·ð
Oi Paul! Bonjour! Ao tentar falar "pimenta do reino" vocÊ disse "pimenta do reinho" com "nh" no lugar do "n". Notei que vocÊ consegue falar "no" ao falar "no Brasil...", entÃĢo nÃĢo serÃĄ muito dificil treinar a pronuncia da palavra "reino" falando cada silaba separadamente.
A primeira lembrança que tenho de molhar o pÃĢo no cafÃĐ ÃĐ do meu pai. Vi ele fazendo isso vÃĄrias vezes quando eu era criança e atÃĐ hoje quando vou a casa dele tomar cafÃĐ ou lanchar ele faz isso. ð
Muito bom!!! Ficou muito divertido. Achei interessante que vi um vÃdeo um tempo atrÃĄs falando que brasileiros gesticulam muito quando conversam, mas o senhor tambÃĐm gosta de usar as mÃĢos pra se expressar, nÃĢo ÃĐ!?! Rsss
Gostei muito desse teu vÃdeo e achei as coisas melhores na França. Moro no Reino Unido que tem muitas coisas em comum com a França e algumas coisas diferentes.
Aqui em casa fomos apenas uma vez em restaurante fast-food (aquele mais famoso) e ninguÃĐm gostou! Foi a primeira e Última vez... minha famÃlia gosta ÃĐ de comida de verdade! ð
Quando estudei num curso de lÃngua inglesa (CI), aprendi que o barbecue vem do francÊs e remonta ao modo como um porco era, em regra, assado: um transpasse era manejado num porco inteiro antes de ser levado à brasa - o animal era transpassado por uma haste de metal da boca ao traseiro.
Estou na França a 1 mÊs e realmente fico surpresa como nÃĢo tem muita gente acima do peso, ( pessoas muito gordas, nunca vi) apesar de alimentaçÃĢo ser bem barato e ter um mundo de variedades...
JÃĄ li um livro do Michael Pollan que falava que, em partes, isso ocorre pelo fato de os franceses cozinharem bastante, em vez de comprarem comidas processadas repletas de produtos quÃmicos e fast food direto pra comer.
@@zacholiveira815 realmente, todos sabem cozinhar algo, nÃĢo ÃĐ nem surpresa encontrar homens que saibam cozinhar ( ao contrÃĄrio do Brasil srsr) eu me sinto um peixinho fora d'ÃĄgua porque eu nÃĢo seið
Brasileiro se alimentava melhor no passado. Vc olha os vÃdeos na internet das dÃĐcadas de 70 e 80 e quase nÃĢo hÃĄ obesos, especialmente jovens e crianças. Hoje em dia o Brasil tÃĄ cheio de casos de obesidade infantil e jovens com sobrepeso. O Brasil importou os fast-foods, as comidas processadas e os pÃĐssimos hÃĄbitos alimentares dos americanos nos Últimos tempos. A França sempre desprezou a cultura dos EUA. Acho que isto explica...
Em termos de comida eu sou extremamente mais francesa do que brasileira...me identifico com quase tudo que vocÊ disse sobre os hÃĄbitos franceses. Tenho certeza que fui francesa em outra encarnaçÃĢo.
Quanto a cada um almoçar em um horÃĄrio diferente, esse ÃĐ um fenÃīmeno recente no Brasil. Poucas dÃĐcadas atrÃĄs, todos almoçavam juntos, assim como na França.
Aqui em casa a gente almoça no mesmo horÃĄrio. Ficou pronto, a gente come. Pq aà a comida nÃĢo esfria.
Na casa da minha mÃĢe aindaa comemos todos juntos. Na janta q cada um faz o seu. EntÃĢo ÃĐ realmente novo p mim
Problema atual ÃĐ o trabalho..fim de semana , aà se consegue comer juntos.
Verdade. Isso mudou recentemente, porque antigamente era tudo na mesa
Graças à invençÃĢo do micro ondas. Antes precisava comer junto porque esquentar era mais complicado.
Salve, Paul!
Alguns dos hÃĄbitos que vocÊ descreve para a França jÃĄ foram a regra aqui no Brasil: comer sem televisÃĢo, comer com pratos separados (na classe mÃĐdia), comer com toda a famÃlia junta, esperar a dona da casa sentar à mesa para poder se servir. AtÃĐ os anos 70-80, eram a regra em boa parte dos lares. Coitado do indivÃduo que ousasse se servir antes da mÃĢe sentar à mesa! Ia conhecer as fÚrias combinadas do CÃĐu e do Inferno! Alguas (poucas) famÃlias ainda sÃĢo assim. Ao longo desses anos, alguma coisa mudou, nÃĢo sei se por influÊncia dos filmes norte-americanos, mas acho que mudou para pior!
O povo brasileiro fica a cada dia mais mal educado e a informalidade beira a uma epidemia. NinguÃĐm tÃĄ nem aà pros bons modos.
As geraçÃĩes mudaram, hoje em dia a mÃĢe tambÃĐm trabalha e nem sempre o horÃĄrio de almoço ÃĐ o mesmo pra todos da famÃlia. Da minha mÃĢe, por exemplo, ÃĐ das 13h à s 14h30. Acaba que todo mundo almoça correndo na hora que dÃĄ mesmo. Mas fds o almoço de famÃlia reunida ainda ÃĐ comum no Brasil.
@@angelicacrod concordo com vc
Eu gosto da ideia de sentar com todos à mesa, sem televisÃĢo, estando totalmente presente no momento, esperar atÃĐ que todos estejam sentados pra começar a comer... Mas tem coisas que acho infinitamente melhor agora, tipo sentar junto com as crianças.
Quem tem tempo hoje em dia pra sentar todos juntos no horÃĄrio de almoço? vida mt rapida, rotinas diferentes, horÃĄrios diferentes... nÃĢo dÃĄ.
Paul, ÃĐ importante vocÊ saber que, as famÃlias tradicionais brasileiras sentam à mesa e comem juntos, os tambÃĐm. Na minha famÃlia, era um insulto aos meus pais se nÃĢo atendÊssemos ao chamados para as refeiçÃĩes. Em algumas casas isso ÃĐ considerado de extrema falta de educaçÃĢo mesmo. PorÃĐm, concordo que essa tradicao foi cedendo à s dificuldades de conciliar horÃĄrios de todos os membros da famÃlia nas cidades grandes, (por todos os problemas tÃpicos das grandes metrÃģpoles), pois durante a semana isso se torna impossÃvel. Desse modo, essa reuniÃĢo acabou se limitando aos finais de semana.
Verdade Lia Torres Dias aqui em casa tambÃĐm comemos sempre juntos , so comemos separados se os horÃĄrios nao conencidem por causa do trabalho em fim por causa de alguns contra tempos se nÃĢo sempre juntos e aqui em ð depois das oraçÃĩes um abraço
à isso mesmo. Estamos juntos nos FDS e feriados. E sem tv e sem celular.
Acho que ele quiz dizer no dia-a-dia....
Lia Torres Dias Sim Lia, vocÊ tem razÃĢo,nas familÃas tradicionais brasileiras se come junto e ÃĄlias sempre foi assim,e como vocÊ disse, devido a mudança do estilo de vida isso foi se perdendo, infelizmente.
verdade, durante a semana infelizmente os diferentes horÃĄrios da escola de minha irmÃĢ, minha faculdade e trabalho dos meus pais impedem que sentemos juntos à mesa, porÃĐm quando conseguimos nos reunir sÃģ começamos a colocar a comida no prato depois que todos estÃĢo à mesa. Comer sem todos estarem sentados ou comer mexendo no celular ÃĐ alÃĐm de deselegante falta de respeito e educaçÃĢo.
à legal observar como seu portuguÊs "brasileiro" mudou ao longo desses anos. A postagem desse vÃdeo, tem trÊs. Hoje, vocÊ jÃĄ fala portuguÊs melhor do que alguns brasileiros que conheço.
Paul, eu acho que Brasil tornou-se um paÃs extremamente flexÃvel em relaçÃĢo a horÃĄrio. Pelo menos, aqui em SÃĢo Paulo por todo mundo trabalhar o tempo todo, trÃĒnsito, correria e muito raro todos comerem em famÃlia, a nÃĢo em ocasiÃĩes especiais, como natal, sexta-feira santa, dia das mÃĢes e dos pais.
Paul, o pÃĢo francÊs antigamente ( quando era criança) era vendido no formato de baguette ( grande, comprido) por isso era chamado pelo nome de "Bengala"( ninguÃĐm chamava de pÃĢo francÊs) era comum ser vendido enrolado por um pedaço de papel. SÃģ depois ele começou a ser vendido no formato atual pequeno e passou entÃĢo a ser chamado de "Bengalinha" (atÃĐ hoje ÃĐ chamado assim por aqui). Mas pra ficar um pouco mais chique começou a ser vendido como " PÃĢo FrancÊs" ou "Francesinho"
Nossa Luciano eu lembrei com seu comentÃĄrio que ia no armazÃĐm comprar a bengala.
@@emikozimmer6449 Estamos ficando velhos! Rsrsrs
Na Bahia chama-se pÃĢo de sal.
@@hidakihyuuga2502 Aqui perto de casa tem um mercadinho e de vez em quando compro pÃĢo nele, o dono ÃĐ baiano e ele me pergunta se vou querer pÃĢo de sal ou de leite. rsrsrs.
@@lucianocampos8326 Na minha cidade ainda tem: pÃĢo de coco, arrocha,doce,goiabada, milho, açÚcar e atÃĐ de pizza,eu amo, ia me esquecendo, temos tambÃĐm de farofa.ðĪĢ
Paul, experimenta o queijo da canastra e tambÃĐm o requeijÃĢo de corte, sÃĢo dois queijos do Brasil, tÊm o sabor muito intenso, depois diz pra gente o que achou. Ãtimo vÃdeo!
Paul, seus vÃdeos me ajudam muito a compreender a cultura. Estou hÃĄ dois meses na França e suas dicas ajudam muito a nÃĢo ser um "estranho no ninho". Acho que tem uma polÃtica pÚblica bem forte na FR pra estimular a alimentaçÃĢo de saudÃĄvel. Assim como o Brasil faz campanha contra o tabagismo. NÃĢo acho q os franceses comem pouco, acho que comem de forma mais equilibrada. à lindo esse negÃģcio de esperar quem fez a comida se sentar pra todos comerem. Obrigada pelos vÃdeos com Ãģtimo conteÚdo e qualidade.
Uma coisa que ele falou e acho que os franceses tem razÃĢo, ÃĐ que nÃģs brasileiros comemos muito açÚcar. NÃģs comemos açÚcar em excesso, ÃĐ por isso que a nossa populaçÃĢo tÃĄ engordando.
Paul, vocÊ ÃĐ muito simpÃĄtico nas explicaçÃĩes e muito respeitoso com as diferenças culturais! Adoro ouvi-lo, tanto fazendo comÃĐdia como tambÃĐm vÃdeos mais informativos. Te desejo muito sucesso!
Eu amo esse jeito eqilibrado e elegante do Paul, e ele ÃĐ humano! Desejo TOTAL sucesdo a ele, e gostaria de corrigir alguns Deslizes da lÃngua que ele faz quando conjuga um verbo que termina em ir nÃĐ preferir ele nÃĢo sabe falar no passado mas isso ÃĐ bonitinho ele gostaria de aprender eu Suponho
â@@marciawritingonfoodwriter6801A esposa dele ÃĐ especializada na ÃĄrea de letras e/ou literatura. Deve gostar desse charme, como todos nÃģs.
O Erick Jacquin disse que se perdesse o sotaque teria que abaixar o preço no seu restaurante ðĨ°ðĨ°ðĨ°
Talvez nÃĢo seja interessante, profissionalmente, para eleð RS...
Muito legal!!!! Mas veja sÃģ, no Brasil a caneca de cafÃĐ ÃĐ grande porque a gente toma com leite, mas as xÃcaras de espesso sÃĢo pequenas. Na França se toma chÃĄ em cumbuca e eu achava muito engraçado!!!!
Os franceses estÃĢo certos em fazer as refeiçÃĩes juntos!!!! Aqui em casa fazemos assim com as refeiçÃĩes principais, sÃģ lanches que ÃĐ liberado...
Na França eles pegam um pedaço de pÃĢo e limpam o prato e comem o pÃĢozinho com o molhinho ... ÃĐ estranho no começo, mas fica natural depois de um tempo .
Realmente, ninguÃĐm ousa comer antes dos donos da casa sentarem à mesa! Uma vez fizemos um churrasco a brasileira na nossa casa ( Pau/ BÃĐarn) e meu marido ficou de churrasqueiro! As visitas nÃĢo queriam começar a comer pq ele nÃĢo estava sentado à mesa... queriam esperar... ai eu expliquei: âele nÃĢo vai sentar! Ele vai ficar lÃĄ... e vai vir aqui servir a gente! Podemos ir la se vcs quiserem â!kkkkkk ficou muito estranho! Eles se sentiram mal ! NÃĢo sabem lidar com o inesperado , com a informalidade ... depois de umas caipirinhas eles se soltaram mais! Kkkkkkk
....tambÃĐm pegam o pÃĢo e colocam debaixo das axilas.....quer coisa mais nojenta que isso???.....sem questionar de quando em quando essas axilas sÃĢo lavadas?????......e que na padaria a mesma pessoa que pega no dinheiro pega tambÃĐm no pÃĢo que vocÊ vai lavar para casa..........
Madail Ramos olha, vc anda assistindo muita TV. Vc estÃĄ com um estereÃģtipo na sua cabeça que quem vive na França sabe que nao condiz com a realidade (salvo mexer em dinheiro e pegar o pÃĢo.. mas isso ÃĐ em toda Europa).
@@Verdadesejadita155 ...e por ser em "toda" Europa se justificar esse habito nojento?????.....desde quando um erro justifica o outro?????.....nunca aceitei isso e sempre preferi assar meus pÃĢes em casa!!!!!!....se exijo esses cuidados higiÊnicos aqui no Brasil por que nÃĢo o faria na Alemanha onde vivi por muitos anos????
Madail Ramos o comentÃĄrio foi a tÃtulo de informaçÃĢo e nÃĢo de justificaçÃĢo. CompreensÃĢo alÃĐm da interpretaçÃĢo de texto Tbm ÃĐ importante.
Madail Ramos Talvez seja por questÃĢo de costume que se tornou uma cultura. Se os nativos da terra agem desta forma e estÃĢo acostumados e/ou acomodados e nÃĢo veem isto como algo ruim, ninguÃĐm de outra cultura nÃĢo pode chegar exigindo algo. NinguÃĐm vai mudar um comportamento por uma pessoa que nÃĢo a vive, nÃĢo gostar. Isso ÃĐ desrespeitoso. NÃĢo que eu ache isso normal, mas tambÃĐm nÃĢo iria impor nada.
Fui criada no Brasil, mas atÃĐ hoje respeito esse ritual francÊs ÃĨ mesa. Gosto muito disso.
Na minha famÃlia...em todas as comemoraçÃĩes (festas)...tÃnhamos uma mesa para adultos e outra para crianças.
Em casa...sempre todos almoçando juntos...na mesma hora.
Molhar o pÃĢo ou bolacha...no cafÃĐ era um ritual dos meus avÃģs...tios e pais. Aprendemos tambÃĐm.
Aqui no sul chamamos a bebida similar ao Champagne de "espumante".
Muitos franceses vieram para o Brasil e trouxeram seus hÃĄbitos, que foram se modificando e se adaptando. Lembro que quando criança ficava em mesa separada da dos adultos. à minha avÃģ adorava molhar pÃĢo e biscoito no cafÃĐ.
Que sotaque bonitinho ðĪ
Estou em Strasbourg, e tudo o que vocÊ fala em seus videos, principalmente as diferenças, eu estou vivendo na prÃĄtica. Isso ÃĐ enriquecedor!
Em BelÃĐm do ParÃĄ usamos muita pimenta-do-reino, jÃĄ fomos um bom exportador.
No Rio de Janeiro tbm
Ah mas acho nÃĢo usam mais que a pimenta de cheiro hein... Quando estive no ParÃĄ o que mais vi foi pimenta de cheiro no tucupi. Realmente temos uma deliciosa variedade de pimentas em nosso paÃs.
@@evandromatos_portaldamata A do reino ÃĐ pra preparar os alimentos e coloca quando estÃĢo crus.
A de cheiro ÃĐ quando estÃĢo prontos ou ferve junto com tucupi.
Bon Jour Paul, tudo bm.Sou brasileira, das Minas Gerais. Divirto.me com seus videos, sua sinceridade e cuidados para nao ofender.
Concordo com quase tudo deste video. Com relacao a comermos juntos, depende da criacao: em minha casa ÃĐramo 12 irmaos e minha mae ensinou.nos a esperar todos juntos para iniciar a refeicao. E sem antes dizer.nos: servem.se à vontade, mas coloquem no prato o que irÃĄ comer, nao pode deixar sobrar comida no prato. Hoje, qdo sou convidada, aguardo sempre a dona da casa convidar.me a sentar e sÃģ comeco a comer depois dela.As pessoas ÃĄs vezes dizem que ÃĐ frescura, eu penso que nao
Aqui no Brasil atÃĐ hÃĄ uns 15 anos todos comiam à mesa juntos e em horÃĄrios marcados, mudou bastante de uns tempos pra cÃĄ!
Talvez vc esteja falando da sua famÃlia, porque o hÃĄbito de cada um almoçar pra um lado ÃĐ beeeeemmm mais antigo.
Eu sou paulistano, mas fui criado no interior do Estado de SÃĢo Paulo, quando eu era criança, eu via meus familiares comendo pÃĢo francÊs, depois de mergulhar no copo de cafÃĐ, eu acredito que este hÃĄbito fosse de pessoas mais simples, agora descobri que ÃĐ uma maneira francesa, que chique!ðĨŊâð
minha avÃģ era filha de ex escravos e analfabeta. Ela fazia isso. SÃ ELA.
Morrendo de rir ð sobre a pizza. Ainda nÃĢo chegou essa invençÃĢo na França, dividir a pizza em 2 sabores?!
Adoro seus vÃdeos . ðŦð·ð
sim ja chegou ana , ou sempre encomendo assim mas n sei se os proprios franceses fazem isso
EstÃĢo atrasados nÃĐ?
Neste caso, em vez de encomendar uma pizza famÃlia de dois sabores, que no caso nÃĢo tem, encomenda-se 2 pizzas mÃĐdias, cada uma de um sabor, terÃĄ o mesmo efeito.
Paul vocÃĐ e muito sabio fala muito bem portuguese
eu como pÃĢo molhando no cafÃĐ , acho normal mas quando estou na casa de alguÃĐm , eu nÃĢo molho pq algumas pessoas podem achar estranho , kkkkkkk ! gosto do seu canal !
Vc ÃĐ muito educado, isso ÃĐ muito apreciado no Brasil
FrancÊs nÃĢo come fora dos horÃĄrios das refeiçÃĩes, nÃģs brasileiros comemos qualquer hora kkk
O correto ÃĐ comer quando sentir fome.
53,8% dos Brasileiros tao com excesso de peso contra 33,2 % na França. 1 de cada 5 Brasileiros ÃĐ obeso, agora vc sabe pq.
@@thibault973 CadÊ essa pesquisa?
@@thibault973 meu irmÃĢo tÃĄ errado isso aà se nÃĢo O brasil serÃa o paÃs mais Gordo das amÃĐricas Superando os EUA com seus 47.6% de populaçÃĢo obesa
JÃĄ no Brasil seriam 23.4%
Terezinha Silva sem falar,que ninguÃĐm come o que o outro trÃĄs, cada um come o que trÃĄs para o churrasco, os churrascos deles geralmente ÃĐ sÃģ com linguiça, pÃĢo e batatinha.
Muito legal ver o vÃdeo agora e perceber como era o portuguÊs do Paul! Melhorou muito!
Pimenta do Rei-NO ^^ ParabÃĐns, ÃĐ incrÃvel como vc estÃĄ falando fluÃdo o portuguÊs e estÃĄ Ãntimo da cÃĒmera...lembrei do seu primeiro vÃdeo, quanta evoluçÃĢo!
O Paul ÃĐ um gato nÃĐ? TÃī apaixonada por ele rsrs...que lindo falando pimenta do reinho kkk
e um FrancÊs ?
Tenho visto seus vÃdeos recentes e como vc melhorou sua fala, dicçÃĢo rs. Gosto muito de vc, alma de brasileiro
Adorei o vÃdeo
Sou um desses que acha a comida na França sem sal haha mas nÃĢo tudo
O que nÃĢo consigo me acostumar ÃĐ sÃģ ter baguete pra comer no almoço em um dia de trabalho, saudades do buffet livre brasileiro
Particularmente detesto fazer alguma refeiçÃĢo sozinha. Gosto de um diÃĄlogo sadio, tranquilo nesses momentos pra mim, sagrados. âĪ
Isso de comida com molho acho que depende do prato, aqui no MaranhÃĢo temos pratos comuns tanto com molho quanto mais secos. E isso de molhar a comida no cafÃĐ nÃĢo ÃĐ tÃĢo raro aqui, mas talvez seja melhor sÃģ fazer isso entre conhecidos ; )
Exatamente o vÃdeo que eu precisava para trabalhar alimentaçÃĢo francesa com meus alunos!!
ðð
Morei na ItÃĄlia e aprendi a comer coisas deliciosas lÃĄ, e tenho uma vontade imensa de conhecer a França pois sabia que os franceses tbm sÃĢo muito bravos na culinÃĄria.. obrigada por compartilhar seus costumes com a gente
Gosteo muito da educaçÃĢo e modps fe comer da França PARABÃNS!
Adoro seus vÃdeos sobre as diferenças culturais entre o Brasil e a França. ð§ð·ðŦð·
Paul, sou brasileira, mais fui ensinada a agir exatamente como vocÊ descreve nesse vÃdeo.
Quando fui na Provença eu experimentei aiuolli o prato tÃpico da regiÃĢo e amei. Chevre ÃĐ um queijo delicioso tambÃĐm
@Luiz Eduardo Fernandes ela sempre anda atrÃĄs de inscritos ahaha
Adorei Paul...cada vez mais descubro que sou mais francesa do que brasileira... vera = verdade.
Parfait, Paul! Merci. Em minha primeira vez na França, estava louca por um cafÃĐ com croissant e minha amiga me deu um cafÃĐ com "tartines". Felizmente, depois que eu comentei com ela que gostava, ela acabou me oferecendo, no segundo dia, uns croissants imensos!
Amo o Paul âĪïļâðĨ
OlÃĄ Paul, eu moro no sul da França, numa cidade muito pequena chamada Oraison, que fica a 1h de Aix en Provence, e aqui a pizza pode ter atÃĐ mesmo 3 sabores, dependendo do tamanho. ð
Muito finos os franceses à mesa. Bonito. Em minha casa materna tÃnhamos estes hÃĄbitos qto a refeiçÃĢo.
Adoro os seus vÃdeos comparando a França e o Brasil! Fico encantada com as diferenças de cultura! E vocÊ ÃĐ muito fofo e extremamente simpÃĄtico!
Paul ! Tenho uma nora francesa ! Ele mora no Brasil hÃĄ vinte e dois anos ! Amo minha nora ! Ela mora no Rio Grande do Norte ! Mas, sempre assisto seus vÃdeos e me divirto muito ! VocÊ ÃĐ um rapaz muitÃssimo simpÃĄtico! Um grande abraço querido ! Gosto muito de seus vÃdeos!!
Comida brasileira ÃĐ uma delÃcia
Sim! Isso - nÃĢo ÃĐ porque eu sou brasileira, nÃĢo! - Mas, comida brasileira ÃĐ muito boa! Principalmente a mineira.
A comida brasileira ÃĐ boa , porque temos uma Cultura gastronÃģmica muito diversa.
Temos influÊncia, portuguesa, espanhola , italiana , chinesa , libanesa e mais algunas, por isso a riqueza da nossa gastronomia
@@vivianamalachias a de nossos nativos e da africana trazida pelos escravos tambÃĐm
@@The80sGreatestHits experimente a russa
@@vivianamalachias voce nao experimentou a russa
Sempre gosto de sua sinceridade e respeito pelos 2 paÃses, Paul tu ÃĐ um gentleman. ..parabÃĐns. ..bjos
Molhar o pÃĢo ou biscoitos na bebida geralmente ÃĐ visto como um coisa de criança ð
Ou coisa de velho desdentado... Ok, vamos dizer tudo com todas as letras :" Ou coisa de porco " devido ao estado em que se deixa a xÃcara .
Verdade
Verdade. Eu atÃĐ hoje acho esse costume engraçado. E os franceses fazem em qualquer lugar, nÃĢo apenas em casa kkkk
Os franceses quando vÃĢo contar nos dedos começam pelo polegar enquanto a gente começa pelo Dedo mÃnimo
@@margauxmartin1842 eu sempre comecei pelo indicador ao mÃnimo e terminando com o polegar ð
Muuuuito bom e divertido. à o jeitÃĢo dele que faz os assuntos mais sem graça se tornarem Ãģtimos.
Uma aula bem cultural, adorei.
Muito legal! Vivo na BÃĐlgica, os hÃĄbitos sÃĢo parecidos com os hÃĄbitos franceses. Amoooo! Amo, as tortas doces, nÃĢo tÊm muito açÚcar, tem muito creme e frutas. Queijos maravilhosos! A questÃĢo do fast-food ÃĐ completamente verdade, por aqui ÃĐ comida fuleira. Em compensaçÃĢo os restaurantes sÃĢo caros. Essa semana fui a um restaurante e gastei quase 100 euros (4 pessoas : eu, meu marido e meus 2 filhos). Paul, tu est super!
Molhar croissant no cafÃĐ com leite aqui ÃĐ coisa de vÃī e vÃģ por isso o povo acha estranho ,mas alguns da minha famÃlia e eu gostamos de molhar bolacha no leite principalmente as mais duras e doces.
Ao vocÊ maravilhoso, adoro quando vocÊ nos fala da cultura dos 2 lugares.
Fazer um churrasco com dois pedaços de linguiça por pessoa seria ofensivo para um brasileiro! kkkkkkkkkð
#Somos gulosos
Seria como alguÃĐm pedir um copo d'ÃĄgua para vocÊ e vocÊ trazer somente meio copo d'ÃĄgua. Mesquinharia pura ... Quem nÃĢo pode bancar festa que coma sozinho.
palavraescritanarede churrasco na Europa ÃĐ diferente ... nÃĢo tem jeito! Eles viveram muitas guerras, tem hÃĄbitos bem diferentes.
Especialmente para um gaÚcho. kkkk
Desde criança eu sempre gostei de comer pouco. A minha famÃlia me aborrecia por causa disso. Acho que eu sou francesa e nÃĢo tÃī sabendo! - Rsrs!...
Eu ia ficar muito triste de ir em um churrasco e ter sÃģ duas linguiças para mim!
NÃĢo faz muito tempo, aqui em Teresina era costume molhar o pÃĢo no leito ou no cafÃĐ, principalmente criança. Fiz muito isso... ainda faço.
Adorei! Ãtimos motivos.
Concordo com relaçÃĢo ao metrÃī de Paris...
Em SÃĢo Paulo, o metrÃī ÃĐ bem melhor...
Mas, o povo aqui tÃĄ sempre com pressa e estressado.
ParanÃĄ foi uma Ãģtima escolha!
Em BHte, tomamos cafezinho em xÃcara pequena acompanhada do pires... Ã um mimo com a visita.
Cada dia que passa eu entendo mais e mais o que ÃĐ ser brasileiro com famÃlia francesa. Maior parte das coisas que vocÊ disse que brasileiro faz eu fiquei "ahm, fazem?" uahsuahsuaus
Otimo, eu sou a cozinheira e fico indignada quando começam a coner antes de mim. à foooda
Em relaçÃĢo ao cafÃĐ, meu amigo, vocÊ se enganou. O cafezinho, tipo expresso servido em xÃcara pequena, ÃĐ muito mais comum do que as xÃcaras grandes. Isso tambÃĐm pode depender da regiÃĢo. E no Brasil, nÃģs temos o macarrÃĢo e o macarron francÊs, um diferente do outro. A diferença estÃĄ na pronÚncia.
Exatamente. Em casa em tomo doses cavalares. Na rua, nas xÃcaras de cafÃĐ pequenas, apropriadas para cafÃĐ mesmo.
Oi Paul, aqui no Sul do Brasil, moro em S.C ( cidade de Videira) , a gente tbm almoça e janta , juntos!!! Beijos ðð
O molho eu entendo, sou filho de portuguÊs, e quando meus avÃģs e meu pai eram vivos, muitos pratos eram servidos com molho ou caldo, pois se comia muito pÃĢo nas refeiçÃĩes. Para muitos brasileiros, o arroz ÃĐ o pÃĢo, fazendo papeis semelhantes, absorvendo o caldo (ensopados, moquecas, feijÃĢo, etc) e sendo fonte de carboidratos. Quando passei uma temporada em Portugal na casa das minhas tias-avÃģs, me lembro que elas fizeram galinha assada, sÃģ que diferente daqui ela foi servida com molho para poder molhar o pÃĢo.
Muito bem observado.
A Única maneira de comer pÃĢo ma refeiçÃĢo aqui no Brasil ÃĐ com sopa. Uma delÃcia!
Paul, eu sou do interior do ParanÃĄ e, lÃĄ a gente tem o hÃĄbito de molhar o pÃĢo no cafÃĐ , no chÃĄ , no leite. AtÃĐ hoje, morando aqui em SÃĢo Paulo, adoro molhar biscoito de maizena naquele chazinho antes de dormir.
Esse Paul ÃĐ um cara muuuito fofo...super agradÃĄvel!...âð
Aqui nosso almoço ÃĐ uma alegria!! Tem as xÃcaras prÃģprias p cafÃĐ e as prÃģprias p cafÃĐ com leite vai da ocasiÃĢo.
Ameeeeiiii. Que vontade de comer um dia a comida francesa lÃĄ na França! ParabÃĐns pelo vÃdeo!
Tbm fazemos as refeiçÃĩes juntos, refeiçÃĩes Úmidas, substituÃmos os molhos por feijÃĩes com caldo
VocÊ ÃĐ sensacional! Obrigada pelos videos e desejo que possa produzir bastante esse ano!
Meu amigo francÊs me perguntou essa semana se eu nÃĢo comia com a minha mÃĢe, acho que ele achou meio absurdo a gente morar juntas e nÃĢo comer juntas kkkk
Eu hospedei essa semana uma famÃlia de franceses ( o pai era nosso amigo, era italiano) e as filhas e a esposa dele eram francesas. No cafe da manhÃĢ eles comiam muito pouco; apenas pÃĢo com geleia ou Nutella (acho que por costume do pai) e biscoitos doce tipo cookie, cafÃĐ sem açÚcar, cafÃĐ com leite e suco de laranja. Na hora do jantar a esposa dele foi fazer uma pasta(macarrao) pra nÃģs e eu achei sem sabor de nada porque nÃĢo colocam alho e pÃĩe pouquÃssimo sal. Cada um com sua cultura e isso ÃĐ muito legal!!
Cara, nunca me interessei pela França, mas vendo os seus vÃdeos, deu atÃĐ vontade de aprender francÊs. Fora que tu ÃĐ engraçado demais kkkk
Bonjour Paul
Super!!!
J'ai beaucoup aimÃĐ les diffÃĐrences entre la France et le BrÃĐsil.
MerciiiiiâĪâĪ
Paul, nÃĢo se preocupe, na intimidade os brasileiros tambÃĐm mergulham o pÃĢo no cafÃĐ com leite! ððð
Adorei o vÃdeo!
Obrigada, Paul! Seu portuguÊs estÃĄ uma maravilha.
Queria conhecer a França! Deve ser uma experiÊncia incrÃvel! ð
A França ÃĐ linda e a comida maravilhosa!! Dordogne ÃĐ mto linda!! 8:14
Gosto muito deste francÊs brasileiro.
COMO ASSIM SÃ TEM UM SABOR A PIZZA????????????? q absurdo kkkkkkkkkkkkkkk
Maryna eu acho que ele nÃĢo explicou que isso se dÃĄ pq as pizzas sÃĢo pequenas, tipo, individual, mas qdo compramos as grandes, sempre incluem 2 sabores...
Tbm achei kkkkk mas essa coisa de misturar ÃĐ brasileira msm kkkkk
Pela assimilaçÃĢo e integraçÃĢo com nossa cultura, pelo conhecimentos e compreensÃĢo de nossos do nosso jeito de pensar e agir, quando usar a expressÃĢo " VOCÃS aqui fazem isso ou aquilo" , o correto ÃĐ dizer " NÃS aqui fazemos ...''. JÃĄ faz muito tempo que vocÊ pertence ao time do "NÃS aqui ". E isso ÃĐ um elogio !!
Merci pelas curiosidades Paul! Muitas das coisas que vocÊ citou que ÃĐ comum na França ÃĐ comum na minha famÃlia, como comer juntos e sem tv. Claro, conheço gente que faz o contrÃĄrio, mas isso ÃĐ tudo uma questÃĢo de costume, nem nossos hÃĄbitos sÃĢo melhores nem os franceses pra mim. Viva o multiculturalismo que faz visitar outros paÃses algo tÃĢo interessante e enriquecedor! ParabÃĐns pelo canal! à bientÃīt!
Comer com a TV ligada ÃĐ culpa da Globo, que passa novela no horÃĄrio do jantar...
Eu sei que vc fez esse vÃdeo hÃĄ mais tempo, mas sÃģ agora tive a oportunidade de vÊ-lo. Amei.
Estou amando esse canal. Vc ÃĻ super espontÃĒneo e divertido.ð
Quando era criança a gente tambÃĐm chuchava o pÃĢo no leite! à a lembrança mais nitida que tenho da minha vÃģ paterna!
Bacana Paul! Muito interessante saber um pouco mais da cultura Francesa!
Mergulhar pÃĢo no cafÃĐ ou bolacha ÃĐ uma delÃcia, bastante gente faz aqui no Brasil tambÃĐm.
Faltou o ponto da carne, na França se come a carne com o boi quase vivo hahahah
Hahhhahahaaað
Aqui no Brasil onde nasci cearÃĄ no interior ,era muito comum comer em famÃlia onde o patriarca espera sua matriarca sentar autorizando assim os filhos a iniciar a refeiçÃĢo , usamos bastante pimenta do reino comidas bem temperadas . Pedimos a bençÃĢo aos mais velhos entre outras coisas culturais que varia de lugar , estado que se vivem .
Poh... tipo acho que isso ai depende, poq geralmente dia de domingo a familia geralmente almoca junto, jÃĄ durante a semana eh mais dificil, cada um tem um horario
No Brasil, geralmente, chamam de champagne a sidra.
Aqui no Norte do Brasil, pelo menos na minha cidade, era muito comum molhar o pÃĢo no cafÃĐ com leite e comer. Nunca mais vi esta prÃĄtica. rsrs
Muito interessante seu vÃdeo. Desmistifica muita coisa. Grato. Merci.ððžððžððžð§ð·ðŦð·ð
Adorei o vÃdeo! O francÊs mais fofinho e simpÃĄtico!
Achei vocÊs educados e equilibrados.
Paul, seu canal tÃĄ crescendo bastante. Muitas curtidas. ParabÃĐns. Fico feliz por vocÊ !
Muita cultura com esse canal ððððððððððððâšïļâĪïļâĪïļâĪïļâĪïļâĪïļâĪïļ
Oi Paul! Bonjour!
Ao tentar falar "pimenta do reino" vocÊ disse "pimenta do reinho" com "nh" no lugar do "n".
Notei que vocÊ consegue falar "no" ao falar "no Brasil...", entÃĢo nÃĢo serÃĄ muito dificil treinar a pronuncia da palavra "reino" falando cada silaba separadamente.
A primeira lembrança que tenho de molhar o pÃĢo no cafÃĐ ÃĐ do meu pai. Vi ele fazendo isso vÃĄrias vezes quando eu era criança e atÃĐ hoje quando vou a casa dele tomar cafÃĐ ou lanchar ele faz isso. ð
Muito bom!!! Ficou muito divertido. Achei interessante que vi um vÃdeo um tempo atrÃĄs falando que brasileiros gesticulam muito quando conversam, mas o senhor tambÃĐm gosta de usar as mÃĢos pra se expressar, nÃĢo ÃĐ!?! Rsss
Gostei muito desse teu vÃdeo e achei as coisas melhores na França. Moro no Reino Unido que tem muitas coisas em comum com a França e algumas coisas diferentes.
Aqui em casa fomos apenas uma vez em restaurante fast-food (aquele mais famoso) e ninguÃĐm gostou!
Foi a primeira e Última vez... minha famÃlia gosta ÃĐ de comida de verdade! ð
Quando estudei num curso de lÃngua inglesa (CI), aprendi que o barbecue vem do francÊs e remonta ao modo como um porco era, em regra, assado: um transpasse era manejado num porco inteiro antes de ser levado à brasa - o animal era transpassado por uma haste de metal da boca ao traseiro.
Estou na França a 1 mÊs e realmente fico surpresa como nÃĢo tem muita gente acima do peso, ( pessoas muito gordas, nunca vi) apesar de alimentaçÃĢo ser bem barato e ter um mundo de variedades...
JÃĄ li um livro do Michael Pollan que falava que, em partes, isso ocorre pelo fato de os franceses cozinharem bastante, em vez de comprarem comidas processadas repletas de produtos quÃmicos e fast food direto pra comer.
E porque eles andam muito pra pegar o metrÃī.
@@zacholiveira815 realmente, todos sabem cozinhar algo, nÃĢo ÃĐ nem surpresa encontrar homens que saibam cozinhar ( ao contrÃĄrio do Brasil srsr) eu me sinto um peixinho fora d'ÃĄgua porque eu nÃĢo seið
Aqui no Brasil nÃģs comemos muito açÚcar, comemos em excesso mesmo, e isso tÃĄ fazendo a populaçÃĢo engordar.
Brasileiro se alimentava melhor no passado. Vc olha os vÃdeos na internet das dÃĐcadas de 70 e 80 e quase nÃĢo hÃĄ obesos, especialmente jovens e crianças. Hoje em dia o Brasil tÃĄ cheio de casos de obesidade infantil e jovens com sobrepeso. O Brasil importou os fast-foods, as comidas processadas e os pÃĐssimos hÃĄbitos alimentares dos americanos nos Últimos tempos. A França sempre desprezou a cultura dos EUA. Acho que isto explica...
Em termos de comida eu sou extremamente mais francesa do que brasileira...me identifico com quase tudo que vocÊ disse sobre os hÃĄbitos franceses. Tenho certeza que fui francesa em outra encarnaçÃĢo.