Olá porf. o senhor conhece o canal; multiversal flaviana, que diz que jesus é uma inversão Romana de propaganda de guerra, para manipular os judeus revoltosos.
Olá porf. o senhor conhece o canal; multiversal flaviana, que diz que jesus é uma inversão Romana de propaganda de guerra, para manipular os judeus revoltosos.
Cidade de Avaris ( Egito ). Um distrito palaciano parece ter sido abandonado como resultado de uma epidemia durante a 13ª dinastia. Parece que no final do Império Médio ( 1710 ou 1700 a.C.), uma epidemia atingiu a cidade de Avaris e matou grande parte da sua população. Bietak sugerem que uma epidemia varreu a cidade, talvez uma praga transportada a bordo de um dos muitos navios que entravam e saíam do porto. Escritores egípcios posteriores chamaram a peste bubónica de “a doença asiática”, uma possível pista de que a epidemia pode ter sido introduzida por chegadas do Levante. As escavações de Bietak também mostram que o palácio local foi totalmente queimado no final da 14ª Dinastia, por volta de 1640 aC.
Eu gosto muito de você, porque você e totalmente imparcial e profissional e por isso que seu público e de crentes a descrentes, você não e sensacionalista oq e difícil de se encontrar no TH-cam, obrigado pelo conhecimento❤
O que ei tirei desse papiro aí é que nós nao mudamos nada. Temos mais tecnologia, mas continuamos os mesmos. Consigo ver um monte de gente reclamando da atual sociedade igual o cara ao do papiro.
Mano kkkk esse texto é o resumo máximo daqueles tiozoes reaça que dizem "é, o mundo ta de cabeça pra baixo, é o poste mijando no cachorro..." Hauahauahua
Ipuwer no seculo xxi diria "o aeroporto virou rodoviária e minha empregada domestica foi pra disney, ninguem mais quer trabalhar em escala 6x1 e essa geração está perdida 🙄"
Fiquei pensando nas teorias conspiratórias disseminadas por extremistas de hoje em dia. Muitas delas propagam o medo -- e o reforçam regularmente com boatos e mentiras "inocentes" -- como forma de manter as pessoas engajadas. Dá para fazer esse paralelo ou é um exagero da minha parte?
Ótimo paralelo. Aposto na sua análise que, sim! Aproveito para acrescentar uma observação e sugiro que você perceba por si mesmo, pessoalmente: conspiracionista detestam boas notícia. Isso porque invalidam suas narrativas e contratariam suas expectativas.
Professor, eu gostaria de saber o que os povos vizinhos dos israelitas pensavam sobre eles. Na Bíblia, sempre sabemos a opinião dos israelitas sobre os egípcios, babilônios, filisteus etc Mas nunca sabemos qual a opinião dos outros povos sobre eles. Vc poderia nos esclarecer? Abraços! Vc eh incrivel❤
Claramente o Papiro narra um caos no Egito após uma fuga de escravos, e ao dizer que o rico ficou pobre dá para concluir que perderam escravos e após a morte de muitas pessoas importantes na hierarquia trouxe consequências em toda estrutura do Egito. Se tem relação com o Êxodo ou não é difícil de comprovar e de descartar. Mas é bem interessante.
É necessário procurar por mais fontes para dar consistência. Aqui no Brasil também existem pessoas que exageram acerca do cenário político e econômico(não que a coisa esteja boa, mas caótica no seu sentido literal, definitivamente não). E há aqueles que exageram positivamente. O papiro tem um teor pouco histórico e mais subejtivo e pessoal.
Gostaria de ver um vídeo sobre quando começou a existir a canonização de santos e veneração e oração aos santos (na igreja católica). Muito bons os seus vídeos!
Como cristão, e portanto, suspeito para defender a minha crença, eu diria: "Se eu fosse da nação egípcia, eu procuraria "apagar" da história a VERGONHA de ter sido derrotado por um "Deus sem rosto"! Outra coisa é... quem , fora os CRISTÃOS, teria interesse em provar a existência de um Único Deus, sendo esse, o seu próprio? Um ateu defendendo a "inexistência" de um Deus que tem leis a serem respeitadas, é igualmente suspeito a um Cristão/judeu defendendo a existência do ETERNO!(CADA UM ESCOLHA SEU LADO!) EXCELENTE VIDEO, COMO SEMPRE! Adendo: Cristãos creem que Jesus e YAHWEH são o MESMO DEUS! (Sendo o segundo, o DEUS ENCARNADO). POR ISSO, afirmei q Cristãos estão enclinados a crer na relação entre o texto do tal egípcio citado e o EXODO como conhecemos!
@@matheuslopesdeoliveira8452Cristãos defendem a FÉ no mesmo Deus, meu amigo. Compreende ? O livro sagrado dos Judeus, a TANAH, é equivalente ao Velho Testamento da Bíblia Cristã
@@thiagocassianosilva2335 não existiam "Cristãos" no período mencionado. Ademais, não existem registros arqueológicos das histórias narradas no local aonde diz-se ter acontecido.
@@brunobrandao8205 não se trata de haver cristãos na época mencionada... também não havia um Cristo no tempo de Moisés. (O que não impede o Cristão de crer em todo o EXODO). Compreendeu meu raciocínio, amigo?
“Não há permanência alguma em nenhum lugar exceto em nós mesmos. E mesmo lá é tão profunda, e tão difícil de encontrar, que a maioria das pessoas aceita a ideia equivocada de que a existência de seu ego em constante mudança seja a única existência real.” Paul Brunton.
@@richinho “Não há permanência alguma em nenhum lugar exceto em nós mesmos. E mesmo lá é tão profunda, e tão difícil de encontrar, que a maioria das pessoas aceita a ideia equivocada de que a existência de seu ego em constante mudança seja a única existência real.” Paul Brunton. pergunte ao autor, estude a obra dele... vc será mestre no que ele disse
2:10 parece a descrição dos dias atuais '-' "O rio Nilo transborda, mas ninguem trabalha" a humanidade produzindo alimento o suficiente pra alimentar o planeta várias vezes.
Cidade de Avaris ( Egito ). Um distrito palaciano parece ter sido abandonado como resultado de uma epidemia durante a 13ª dinastia. Parece que no final do Império Médio ( 1710 ou 1700 a.C.), uma epidemia atingiu a cidade de Avaris e matou grande parte da sua população. Bietak sugerem que uma epidemia varreu a cidade, talvez uma praga transportada a bordo de um dos muitos navios que entravam e saíam do porto. Escritores egípcios posteriores chamaram a peste bubónica de “a doença asiática”, uma possível pista de que a epidemia pode ter sido introduzida por chegadas do Levante. As escavações de Bietak também mostram que o palácio local foi totalmente queimado no final da 14ª Dinastia, por volta de 1640 aC.
ouvindo a leitura do registro do papiro de Ipuwer, me lembrei do cântico de Maria, o magnificat (Lc 1:46-55) que é baseado no cântico de Ana (1Sam 2:1-10). Nele o Deus de Israel é louvado justamente por inverter as coisas, destronando os poderosos e exaltando os humilhados!
Tenho um tio que deve ser a reencarnação desse egípcio: " hoje em dia qualquer pessoa compra um telefone, bom era antigamente que linha telefônica era investimento; hoje tem muito carro pra escolher, bom era antigamente que só tinha quatro marcas; hoje pobre vai pra praia, bom era antigamente...", e por aí vai. 😁
Pensei o mesmo, a parte das cinzas, pedras em fogo caindo céu e escuridão pode ser uma referência a uma erupção vulcânica, e os povos estrangeiros entrando no Egito podem ser os povos do mar
@@luciamartini8217Tudo tem um viés, não tem como não ir para lado ou outro. Esse vídeo apenas parece imparcial, mas ele está desconsiderando um lado, logo não é imparcial.
@@yoannes6882 Por isso tem que considerar os estudos e pesquisa, ler livro de Professores reconhecidos internacionalmente, além de citados em muitos papers. Aliás qual lado o vídeo não considerou?
Agora aprendi que a avó do meu padrasto chamava Ipuwer e vivia no Egito Antigo. Faltou a parte no texto em que ela escreveu "a vergonha sumiu da face da terra"
Muito bom. Acredito que, além disso, vale a pena levar em consideração dois fatores: 1. A história não é contada do ponto de vista dos Israelitas, por isto, mencionar qualquer dádiva ocorrida em favor dos Israelitas iria engrandecer mais o inimigo e rebaixar os Egípcios. Não faz sentido por exemplo mencionar que todo o exercício Egípcio morreu afogado. 2. É interessante mencionar que o papiro não apresenta um cenário de guerra entre os egípcios e uma outra super nação, portanto não faz muito sentido falar que este é um cenário de guerra onde os egípcios padeceram.
Não acho que eles queriam omitir nada até pq uma coisa grandiosa assim não teria como, parece mais que o texto provavelmente era uma propaganda alarmista contra a decadência moral, espiritual e material do povo, que se enfraquecido ficaria a mercê de outros povos e cairia. Inclusive essa narrativa apocalíptica de desgraças acontecendo com um povo, tem na própria bíblia onde Deus alerta pras coisas tenebrosas que aconteceriam caso se afastassem dele, pragas, mortes e banhos de sangue são as coisas mais genéricas possíveis de se profetizar. No caso egípcio o cara escreveu no presente, talvez exagerando a realidade pra caber no intento de explicar o que há de errado e de certa forma sugerir o que fazer de certo.
NENHUM povo antigo exaltava suas derrotas, isso para quem gosta e pesquisa sobre arqueologia sabe. Nesse caso era um sacerdote registrando as assolações que caiam sobre o povo, não um soberano ditando i texto para um escriba registrar.
Tem sim, gnosticos historicos eram cristãos que viam deus do AT como um falso deus responsável por criar um mundo cheio de falhas, e que Jesus havia sido enviado pelo verdadeiro deus para libertar a humanidade.
@@Mark-re1coeu ouvi uma coisa sobre a diferença entre Javé e El, duas formas que Deus é chamado, o que segundo quem me disse poderia indicar a possibilidade de 2 deuses
@@Prince_Vegeta844 É muito mais complexo que isso. Gnostico é um termo que nos usamos para nos referirmos a diversos grupos no cristianismo primitivo, mas nenhum deles usava este termo, pelo contrário, eles se consideravam verdadeiros cristãos. A diversidade entre eles era grande, mas o que todos tinham em comun era o fato de crerem que o deus do AT, não era o deus pregado por Jesus, pois as atitudes eram muito contraditórias. Uns acreditavam que este ser era apenas um grande ignorante que acreditava ser o unico deus verdadeiro, enquanto outros acreditavam que era um ser verdadeiramente maligno que se divertia com o sofrimento humano, e que Jesus foi enviado pelo verdadeiro deus para libertar a humanidade através da gnosis/conhecimento. Porém, o gnosticismo tem como principal contraponto o fato de que todos os seus textos datam do segundo século em diante, muito depois de todos aqueles que realmente tiveram contato com Jesus terem morrido.
@@Mark-re1coIsso não é uma grande contraponto, você só acha esse material que foi encontrado recentemente porque foi escondido, os outros possíveis manuscritos foram destruídos por perseguição. O Gnosticismo não nasce no século 2, isso é puro achismo sem sentido. O Vencedor conta a história não? a igreja destruiu e guarda ocultamente muia cultura antiga
O quanto mais a gente conhece esses fragmentos históricos, mas a gente percebe que realmente a história é estranha. Seu trabalho é de um valor absurdo!! Eu assisto seus vídeos fazendo um milhão de perguntas para o chatgpt 4 tentando traçar convergências, como um investigador, e quando eu chego perto de alguma coisa concreta, o concreto acaba se esfarelando na minha mão. Talvez seja por isso que a árvore da maldição do eden era o conhecimento kkkk
Mais a gente percebe que os antigos eram iguais a nós. Tá aí o tio zap do Egito antigo para provar. Passa ano, passa séculos, passa milênios e a mesma ladainha...
Na verdade, a palavra "hebreus" só existe na Bíblia, não há registro arqueológico de qu havia um povo chamado hebreu no egito, e em nenhum lugar daquela região. Por isso alguns Aqueólogos Maximalistas, dizem que os "Hapiru" (um grupo de pessoas registrado tendo contato com o Egito), e muitos tentam dizer que na verdade "hapiru" é uma forma paralela da palavra "hebreu".
Há textos egípcios que citam o povo. Não me recordo se Jerusalém, os judeus ou hebreus. Mas não tem detalhes se ocorreu da forma como os judeus descrevem. Mas pelos escritos, parece sim ter havido um conflito entre os povos. Olha no canal do prof Jonathan Matthies. Aliás, um excelente canal sobre estes assuntos e de forma tbm imparcial, se atendo à parte histórica apenas, sem se envolver na fé.
Esse canal é o meu local favorito do yt. Nunca fui mto a favor de ser membro de uma comunidade, mas seria o único canal q eu entraria só p ajudar essas produções.
É difícil ser imparcial, e você consegue, parabéns. Já assisti vários de seus vídeos e não consegui determinar qual sua crença pessoal. Eu pessoalmente acho que os crédulos se agarram a qualquer coisa que possa "provar" sua fé, e pelo que você demonstra no vídeo, esse papiro é mais um exemplo.
Acredito que ele não seja cristão, pois o mesmo disse em um dos vídeos que acredita que certamente que o judaísmo sofreu influência de outras culturas, mas para mim tanto faz a crença dele o importante é apresentar fatos e documentação.
Muito interessante!!! Poderia o evento descrito no êxodo ser uma retro-projeção? Segundo o prof Osvaldo Luiz Ribeiro não há evidências da presença de judeus no Egito e segundo o prof Thomas de Toledo, nem escravos haveria, mas sim trabalhadores assalariados.
Os Judeus não começaram escravos, na verdade eles ganhavam "salário" mas conforme o tempo passou o Faraó foi tirando o salário e deixando apenas o trabalho, não acho que eles registrariam tal coisa. Judeu começou ganhando como gente normal, mas no fim foi se tornando Brasilerio, Venezuelano, Cubano, entende?
@@yoannes6882 tá muito vago isso aí, onde estão as evidências da presença de judeus no Egito, em que época? Qual faraó cita? Fala-se em hebreus e abraãmitas.
Interessante esse texto ser da XII dinastia. O Reino Médio foi claramente um período da história egípcia onde a monarquia precisou de todos os argumentos para se fortalecer, depois do colapso do Reino Antigo e da ruptura com a visão mais divinizada dos reis. O Primeiro Período Intermediário deixou traumas profundos na nobreza e na realeza egípcia, e o papiro de Ipuwer soa realmente como a voz de um nobre preocupado que a história se repita...
Importante ressaltar que a maioria dos estudiosos que formam o consenso acadêmico trabalha sob o pressuposto naturalista/materialista. Ou seja, este pressuposto exclui a possibilidade de qualquer evento sobrenatural. Logo, os afunilamentos de conclusão deles tendem a excluir, invariavelmente, quaisquer retóricas com aspecto sobrenatural que um texto possua.
Cidade de Avaris ( Egito ). Um distrito palaciano parece ter sido abandonado como resultado de uma epidemia durante a 13ª dinastia. Parece que no final do Império Médio ( 1710 ou 1700 a.C.), uma epidemia atingiu a cidade de Avaris e matou grande parte da sua população. Bietak sugerem que uma epidemia varreu a cidade, talvez uma praga transportada a bordo de um dos muitos navios que entravam e saíam do porto. Escritores egípcios posteriores chamaram a peste bubónica de “a doença asiática”, uma possível pista de que a epidemia pode ter sido introduzida por chegadas do Levante. As escavações de Bietak também mostram que o palácio local foi totalmente queimado no final da 14ª Dinastia, por volta de 1640 aC.
Anjinho: As Bestas do Apocalipse!?🐎 Guerra: Quem é Besta? Doença: Calma,Guerra. Fome: Cadê a Morte? Morte:Gente! Meu cavalo não tá pronto... Esse Maurício de Souza...
No início eu ia dizer que esse papiro é o "nossa o mundo tá chato" dos egípcios, mas depois entendi melhor, tá mais pra pânico moral mesmo, pinta o cenário terrível pra vender solução. MT bom vídeo
Professor, como sugestão, poderia elaborar mais vídeos acerca de outros apócrifos como os evangelhos de Bartolomeu, Maria Madalena, Tomé e Judas, além de alguns apocalipses gnósticos também (Pedro, 1° e 2° apocalispes de Tiago)?
7:09 É divertido ver o anacronismo das ilustrações medievais sobre o Antigo Egito. Os egípcios foram representados com roupas europeias e com castelo 🏰 ao fundo.
Expectativa: Evidência do Êxodo Realidade: Thomas Hobbes do Egito Antigo Ótimo vídeo, já vi pastores usarem o papiro como "evidência irrefutável" do Êxodo
A maioria dos estudiosos concorda que o Êxodo e o Papiro de Ipuwer descrevem eventos diferentes. O Êxodo é considerado uma narrativa teológica, enquanto o Papiro de Ipuwer pode refletir eventos históricos ou literários separados, sem conexão direta com o relato bíblico das Dez Pragas. Como Evangélico sou suspeito a dizer que prefiro a versão bíblica. parabéns pelo conteúdo.
Considerando a situação extraordinária e de humilhação para os egípcios descrita no relato bíblico do Êxodo, com certeza os egípcios ñ iriam querer registrar em sua história tal desgraça de grandes proporções vinda de um povo que era escravizado.
é engraçado como esse papiro tem muitas semelhanças com o êxodo, mas ninguém diz que um é copia do outro, mas quando se tem alguns poucos pontos que coincidem de outras histórias, ai já é uma prova clara de como a Bíblia ''é uma farsa''. No fim, é tudo muito seletivo e dependente da vontade de cada um
Creio que essa parte de escrever sobre as servas estando com as jóias de suas senhoras, poderia estar se referindo aos escravos hebreus que receberam os tesouros egípcios aos saírem do Egito.
Eu penso que se tivesse chovido fogo e pedras (ou pelo menos granizo e meteoros, pra ser mais realista), o escriba teria registrado isso, e não só "que os portões e a muralhas estão destruídas", omitindo essa causa fantástica e completamente marcante, que nem quando diz que quando Jesus morre na cruz mortos se levantam e caminham por Israel... E não tem nenhum registro sequer de uma coisa assim tão marcante quanto dezenas ou centenas de pessoas ressucitando de uma vez.
Sobre o papiro de ipuwer, seguindo a linha de raciocínio do professor Osvaldo Ribeiro, que parece lógica, o escritor dos textos do êxodo conhecia tradições, como as citadas no texto de ipuwer, e aí, criou seus textos, em cima de uma história conhecida , pra parecer realidade.
irmão tu é brabo! sério! melhor forma de estudar Teologia de forma clara , entender o que aconteceu de verdade e da onde pegaram emprestados os fatos para aumentar em detalhes a verdadeira historia e criar um conto exagerado, tolhendo a verdadeira realidade. vejo uma revolta no periodo , derivado de fome , se der mole os Judeus sairam na marra , prq quando as formigas se revoltam, o LEao tem que correr. ou abrir caminho para elas passarem.. Enfim uma linha de pensamento , das tantas que podemos observar derivado desse papiro.. Obrigado professor.
Gostei bastante do vídeo. Contudo, embora haja outras hipóteses para o que é relatado no "Papiro de Ipuwer", penso que se encaixa, perfeitamente, o cenário caótico descrito na obra, com o relato de Exôdo.
📜 Referências na descrição!
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA12 para 12% de desconto.
pessach não é sobre passar pelas casas mano kkkkkkkkkk pessach é sobre TODA essa história do êxodo!!
Você coloca imagens com trechos da Bíblia, Qual a Bíblia que você usa e tira esses trechos?
Olá porf. o senhor conhece o canal; multiversal flaviana, que diz que jesus é uma inversão Romana de propaganda de guerra, para manipular os judeus revoltosos.
Olá porf. o senhor conhece o canal; multiversal flaviana, que diz que jesus é uma inversão Romana de propaganda de guerra, para manipular os judeus revoltosos.
Adoro ver as pinturas do Antigo Egípcios, como eles realmente era e não a versão americanizada.
“Antigamente era melhor!”
- Ipuwet, Egito antigo
Deve ser meu tataravô, né possível kkkkk
"Os fins dos tempos estão próximos" Ipuwer
Mesma prosa ruim de sempre kkkkkkk
Kkkkkk
Tem uma tabuleta mesopotâmica antigassa falando isso também, os tempos antigos sempre são melhores e a sociedade moderna é sempre degenerada kkkkkkk
Nessa época já tinha gente dizendo que o mundo está de ponta cabeça.
Sim kkkkk
Cidade de Avaris ( Egito ).
Um distrito palaciano parece ter sido abandonado como resultado de uma epidemia durante a 13ª dinastia. Parece que no final do Império Médio ( 1710 ou 1700 a.C.), uma epidemia atingiu a cidade de Avaris e matou grande parte da sua população. Bietak sugerem que uma epidemia varreu a cidade, talvez uma praga transportada a bordo de um dos muitos navios que entravam e saíam do porto. Escritores egípcios posteriores chamaram a peste bubónica de “a doença asiática”, uma possível pista de que a epidemia pode ter sido introduzida por chegadas do Levante. As escavações de Bietak também mostram que o palácio local foi totalmente queimado no final da 14ª Dinastia, por volta de 1640 aC.
Cada nação tem seus ciclos
E até os dias de hoje, ainda não desvirou.
Errado ele não tava né, o Egito caiu logo depois...😂
Egípcio: e ai Ipuwer como ta?
Ipuwer: ta tudo uma merda
Kkkkkkkkkkkkkkk
Kkjkkkkk
Textão pré histórico
Torcedor mais fraco do Botafogo
😂😂😂😂😂
Eu gosto muito de você, porque você e totalmente imparcial e profissional e por isso que seu público e de crentes a descrentes, você não e sensacionalista oq e difícil de se encontrar no TH-cam, obrigado pelo conhecimento❤
O canal "Prof. Jonathas Matthies" também.
🤔 e yave é deus falso.
@@espiritosanto2359 sua opinião
Verdade, sou católico e acho ele sempre muito justo e respeitoso nos seus videos, parabéns!
@muriloguimaraese verdade.
Eu não sou historiador, mas poderiar chutar que Ipuwer foi possivelmente o maior reclamão da historia!
Verdade kkkkkk
Eu tenho um tio que reclama da atual sociedade como esse cara aí reclamava da sociedade egípcia há mais de 3000 anos kkkkk
Impressionante, né?
@@cobrasolida85 escreva as memórias dele em papiro, para garantir que os historiadores futuros, tenho noção dos infortúnios desses nossos tempos.
Qualquer semelhança do "Brasil se transformando na Venezuela", não é mera cpincidência!
O que ei tirei desse papiro aí é que nós nao mudamos nada. Temos mais tecnologia, mas continuamos os mesmos. Consigo ver um monte de gente reclamando da atual sociedade igual o cara ao do papiro.
Tem literalmente um texto na bíblia dizendo que nada muda -> Eclesiastes 1:9
@@wowwar9048 e?
@@wowwar9048 vaidade de vaidades, tudo é igual debaixo do sol.
Talvez porque o ser humano muda muitas vezes para pior.
Cada nação tm seu ciclo de tempos bons e tempos ruim, e cada nação colhe aquilo que planta
Esse papiro tem uma energia braba de “old man yelling at the clouds” 😂 muito bom o vídeo, como sempre!
Traduz amor, traduz...
@@Ricardo_Morenovelho chato clamando para as nuvens! OASKAOKSAI
O que o tal do velho chato relata não parece simples reclamação. Parece uma catástrofe total.
Mano kkkk esse texto é o resumo máximo daqueles tiozoes reaça que dizem "é, o mundo ta de cabeça pra baixo, é o poste mijando no cachorro..." Hauahauahua
Pensei a mesma coisa! Só que hoje em dia não é só tiozão... Tá cheio de reacinha pra todo lado!
Cara é tão bom ver um canal de história que não seja de opnião
Faz vídeos sobre as pirâmides do egito.
Quem apoia da um like ai.
12:40 meu professor disse que também poderia ser um pigmento gerado por algas vermelhas
E possível assim como é possível de ter sido as pragas da bíblia então.... Não prova que a bíblia está er/rada nesse sentido
Ipuwer no seculo xxi diria "o aeroporto virou rodoviária e minha empregada domestica foi pra disney, ninguem mais quer trabalhar em escala 6x1 e essa geração está perdida 🙄"
Um dia chegará nossa hora e saberemos de toda verdade. Até lá, Deus abençoe a todos, proteja suas vidas e os guiem pelo caminha da Verdade.
Imagina alguém daqui a 3 mil anos lendo um post no Facebook de um idoso revoltado de hoje em dia...
kkkkkkk
Kkk
As lamentações do Seu José Genivaldo
Descobriram o papiro de um tiozão do zap dizendo que nos anos oitenta é que era bom
Muito bom!!!
Meu tio kkkkk. Igualzinho.
Não é do Paulo Guedes?
Bem por aí! Inclusive as queixas são parecidas com as queixas dos tiozões de hoje...
"Nos anos -XIII é que era bom" Ipuwer
Fiquei pensando nas teorias conspiratórias disseminadas por extremistas de hoje em dia. Muitas delas propagam o medo -- e o reforçam regularmente com boatos e mentiras "inocentes" -- como forma de manter as pessoas engajadas. Dá para fazer esse paralelo ou é um exagero da minha parte?
Ótimo paralelo. Aposto na sua análise que, sim! Aproveito para acrescentar uma observação e sugiro que você perceba por si mesmo, pessoalmente:
conspiracionista detestam boas notícia. Isso porque invalidam suas narrativas e contratariam suas expectativas.
Como é legal ver um historiador jovem, tratando de forma imparcial e extremamente lógica várias épocas e eventos históricos.
Parabéns!
Cara, esse canal é muito bom! O Roteiro, a edição, a thumb, as imagens tudo é muito bem feito. Feito com muito carinho.
Professor, eu gostaria de saber o que os povos vizinhos dos israelitas pensavam sobre eles.
Na Bíblia, sempre sabemos a opinião dos israelitas sobre os egípcios, babilônios, filisteus etc Mas nunca sabemos qual a opinião dos outros povos sobre eles.
Vc poderia nos esclarecer? Abraços!
Vc eh incrivel❤
tambem quero saber. boa pergunta
Achavam eles gente esquisita que cortava a ponta do bilau
@@matheuslopesdeoliveira8452mas eles queimavam criança como oferenda 💀
@@matheuslopesdeoliveira8452 se não me engano os egípcios faziam isso tbm.
@@Conta_Completamente_Inativa eles nunca fizeram isso de verdade, isso é só mais uma acusação pra aninalizar os levantinos por parte dos judeus.
Faz um vídeo sobre a arca da aliança. Seria (ou é, dependendo do ponto de vista) um tema interessante.
Egito hoje, Kemet ontem, Egito sempre!
Por favor, faça mais vídeos sobre essa fascinante civilização.
Sobre as profecias de Neferti, por exemplo.
Claramente o Papiro narra um caos no Egito após uma fuga de escravos, e ao dizer que o rico ficou pobre dá para concluir que perderam escravos e após a morte de muitas pessoas importantes na hierarquia trouxe consequências em toda estrutura do Egito. Se tem relação com o Êxodo ou não é difícil de comprovar e de descartar. Mas é bem interessante.
Mas o papiro fala de estrangeiros invadindo, não saindo.
Não viu o vídeo todo, né?
É necessário procurar por mais fontes para dar consistência. Aqui no Brasil também existem pessoas que exageram acerca do cenário político e econômico(não que a coisa esteja boa, mas caótica no seu sentido literal, definitivamente não). E há aqueles que exageram positivamente. O papiro tem um teor pouco histórico e mais subejtivo e pessoal.
Vc tem o melhor conteúdo de história antiga no Brasil! Parabéns.
Ipuwer na verdade é aquele tiozão que fala "no meu tempo era melhor"
Gostaria de ver um vídeo sobre quando começou a existir a canonização de santos e veneração e oração aos santos (na igreja católica). Muito bons os seus vídeos!
Como cristão, e portanto, suspeito para defender a minha crença, eu diria: "Se eu fosse da nação egípcia, eu procuraria "apagar" da história a VERGONHA de ter sido derrotado por um "Deus sem rosto"!
Outra coisa é... quem , fora os CRISTÃOS, teria interesse em provar a existência de um Único Deus, sendo esse, o seu próprio?
Um ateu defendendo a "inexistência" de um Deus que tem leis a serem respeitadas, é igualmente suspeito a um Cristão/judeu defendendo a existência do ETERNO!(CADA UM ESCOLHA SEU LADO!)
EXCELENTE VIDEO, COMO SEMPRE!
Adendo: Cristãos creem que Jesus e YAHWEH são o MESMO DEUS! (Sendo o segundo, o DEUS ENCARNADO). POR ISSO, afirmei q Cristãos estão enclinados a crer na relação entre o texto do tal egípcio citado e o EXODO como conhecemos!
Mas não foram cristão foram israelitas
@@matheuslopesdeoliveira8452Cristãos defendem a FÉ no mesmo Deus, meu amigo. Compreende ? O livro sagrado dos Judeus, a TANAH, é equivalente ao Velho Testamento da Bíblia Cristã
@@thiagocassianosilva2335 ah entendi
@@thiagocassianosilva2335 não existiam "Cristãos" no período mencionado. Ademais, não existem registros arqueológicos das histórias narradas no local aonde diz-se ter acontecido.
@@brunobrandao8205 não se trata de haver cristãos na época mencionada... também não havia um Cristo no tempo de Moisés. (O que não impede o Cristão de crer em todo o EXODO). Compreendeu meu raciocínio, amigo?
Valeu!
“Não há permanência alguma em nenhum lugar exceto em nós mesmos. E mesmo lá é tão profunda, e tão difícil de encontrar, que a maioria das pessoas aceita a ideia equivocada de que a existência de seu ego em constante mudança seja a única existência real.” Paul Brunton.
O que isso quer dizer?
@@richinho “Não há permanência alguma em nenhum lugar exceto em nós mesmos. E mesmo lá é tão profunda, e tão difícil de encontrar, que a maioria das pessoas aceita a ideia equivocada de que a existência de seu ego em constante mudança seja a única existência real.” Paul Brunton. pergunte ao autor, estude a obra dele... vc será mestre no que ele disse
2:10 parece a descrição dos dias atuais '-'
"O rio Nilo transborda, mas ninguem trabalha" a humanidade produzindo alimento o suficiente pra alimentar o planeta várias vezes.
Cidade de Avaris ( Egito ).
Um distrito palaciano parece ter sido abandonado como resultado de uma epidemia durante a 13ª dinastia. Parece que no final do Império Médio ( 1710 ou 1700 a.C.), uma epidemia atingiu a cidade de Avaris e matou grande parte da sua população. Bietak sugerem que uma epidemia varreu a cidade, talvez uma praga transportada a bordo de um dos muitos navios que entravam e saíam do porto. Escritores egípcios posteriores chamaram a peste bubónica de “a doença asiática”, uma possível pista de que a epidemia pode ter sido introduzida por chegadas do Levante. As escavações de Bietak também mostram que o palácio local foi totalmente queimado no final da 14ª Dinastia, por volta de 1640 aC.
Universo 25
ouvindo a leitura do registro do papiro de Ipuwer, me lembrei do cântico de Maria, o magnificat (Lc 1:46-55) que é baseado no cântico de Ana (1Sam 2:1-10). Nele o Deus de Israel é louvado justamente por inverter as coisas, destronando os poderosos e exaltando os humilhados!
Meu amigo, fala sobre a história do protestantismo, por favor !!!
Se eu não me engano tem vídeo e corte sobre, já vi cortes dele sobre esse assu6
De 17:30 em diante. Será que já ouvimos isso em algum lugar?
Tenho um tio que deve ser a reencarnação desse egípcio: " hoje em dia qualquer pessoa compra um telefone, bom era antigamente que linha telefônica era investimento; hoje tem muito carro pra escolher, bom era antigamente que só tinha quatro marcas; hoje pobre vai pra praia, bom era antigamente...", e por aí vai. 😁
Se os magos faziam tudo isso que o Arão fez os cara era foda tbm merece reconhecimento
Tecnicamente não era Moisés e Arão e Janes e Jambres que faziam os milagres... De um lado era Deus, do outro, anjos caídos com identidade egípcia.
@@kaykysoares9152nao tem nada de anjo caido
@@kaykysoares9152 Não existem anjos caídos
@matheuscaneta1194quieto, crente.
Moisés nem existiu.
Pela datação do texto de Ipuwer, pensei haver relação com o Colapso da Idade do Bronze.
Pensei o mesmo, a parte das cinzas, pedras em fogo caindo céu e escuridão pode ser uma referência a uma erupção vulcânica, e os povos estrangeiros entrando no Egito podem ser os povos do mar
Maravilhosa sua exposição. Obrigado pela aula generosa. Parabéns e por favor não deixe nunca de produzir seus vídeos.
Parabéns pelos vídeos!
Estive em algumas cidades no Egito mês passado, e seus vídeos complementam e muito a minha experiência...
Sucesso!!!
02:09 - Tudo isso parece a minha avó evangélica depois de assistir o Datena.
infeliz comentario
@@rosimeyremendes5684 Felizmente ou Infelizmente, não muda o fato de que minha avó É assim! Se a carapuça lhe serviu, sinto muito.
Especificamente EVANGÉLICA , afinal não existem cristãos sãos
Fatality😵@@Luckenzy
Henrique, poderia comentar o livro “E A Bíblia Tinha Razão…” do alemão Werner Keller?
Já li esse livro. Puro viés.
@@luciamartini8217 Todo livro tem viés
@@luciamartini8217Tudo tem um viés, não tem como não ir para lado ou outro.
Esse vídeo apenas parece imparcial, mas ele está desconsiderando um lado, logo não é imparcial.
@@yoannes6882 Por isso tem que considerar os estudos e pesquisa, ler livro de Professores reconhecidos internacionalmente, além de citados em muitos papers.
Aliás qual lado o vídeo não considerou?
Tinha nada.
Sua capacidade de argumentação para ambos os lados é louvável. Parabéns.
Esse canal é maravilhoso. Sei que deve ser difícil mas seria incrível mais vídeos.
13:20 os portões queimados me fez pensar quando eles entravam em guerra com roma
Agora aprendi que a avó do meu padrasto chamava Ipuwer e vivia no Egito Antigo. Faltou a parte no texto em que ela escreveu "a vergonha sumiu da face da terra"
Uma salva de palmas pela pronúncia de Khakheperraseneb! 🎉
Muito bom. Acredito que, além disso, vale a pena levar em consideração dois fatores:
1. A história não é contada do ponto de vista dos Israelitas, por isto, mencionar qualquer dádiva ocorrida em favor dos Israelitas iria engrandecer mais o inimigo e rebaixar os Egípcios. Não faz sentido por exemplo mencionar que todo o exercício Egípcio morreu afogado.
2. É interessante mencionar que o papiro não apresenta um cenário de guerra entre os egípcios e uma outra super nação, portanto não faz muito sentido falar que este é um cenário de guerra onde os egípcios padeceram.
Não acho que eles queriam omitir nada até pq uma coisa grandiosa assim não teria como, parece mais que o texto provavelmente era uma propaganda alarmista contra a decadência moral, espiritual e material do povo, que se enfraquecido ficaria a mercê de outros povos e cairia. Inclusive essa narrativa apocalíptica de desgraças acontecendo com um povo, tem na própria bíblia onde Deus alerta pras coisas tenebrosas que aconteceriam caso se afastassem dele, pragas, mortes e banhos de sangue são as coisas mais genéricas possíveis de se profetizar. No caso egípcio o cara escreveu no presente, talvez exagerando a realidade pra caber no intento de explicar o que há de errado e de certa forma sugerir o que fazer de certo.
NENHUM povo antigo exaltava suas derrotas, isso para quem gosta e pesquisa sobre arqueologia sabe. Nesse caso era um sacerdote registrando as assolações que caiam sobre o povo, não um soberano ditando i texto para um escriba registrar.
E...? Tá querendo fazer a gente acreditar que podem mesmo ser pragas divinas?
@@joaofelipepereirabrito7733 não acredite em tudo que as pessoas falam: PESQUISE. Fica a dica 😉
@@joaofelipepereirabrito7733 sim, querer eu até queria, mas não é o que estou tentando fazer no comentário de cima
Vídeo muito bom, pretende fazer um video falando sobre o livro de apocalipse?
Obrigado! Pretendo sim. (Já tem alguns mais antigos aqui no canal, depois dá uma fuçada.)
O que gosto nesse canal é a imparcialidade. Apresenta fatos históricos e ponto! A interpretação dos fatos, é deixada para o espectador.
Parabéns.
Professor, faz videos sobre o gnosticismo, o que é, como se desenvolveu, se tem ou não algo a ver com o cristianismo
Tem sim, gnosticos historicos eram cristãos que viam deus do AT como um falso deus responsável por criar um mundo cheio de falhas, e que Jesus havia sido enviado pelo verdadeiro deus para libertar a humanidade.
@@Mark-re1coeu ouvi uma coisa sobre a diferença entre Javé e El, duas formas que Deus é chamado, o que segundo quem me disse poderia indicar a possibilidade de 2 deuses
@@Mark-re1co Uma pessoa de cultura eu vejo,esse falso deus era nomeado como Yaldabaoth,ou O Demiurgo
@@Prince_Vegeta844
É muito mais complexo que isso. Gnostico é um termo que nos usamos para nos referirmos a diversos grupos no cristianismo primitivo, mas nenhum deles usava este termo, pelo contrário, eles se consideravam verdadeiros cristãos.
A diversidade entre eles era grande, mas o que todos tinham em comun era o fato de crerem que o deus do AT, não era o deus pregado por Jesus, pois as atitudes eram muito contraditórias. Uns acreditavam que este ser era apenas um grande ignorante que acreditava ser o unico deus verdadeiro, enquanto outros acreditavam que era um ser verdadeiramente maligno que se divertia com o sofrimento humano, e que Jesus foi enviado pelo verdadeiro deus para libertar a humanidade através da gnosis/conhecimento.
Porém, o gnosticismo tem como principal contraponto o fato de que todos os seus textos datam do segundo século em diante, muito depois de todos aqueles que realmente tiveram contato com Jesus terem morrido.
@@Mark-re1coIsso não é uma grande contraponto, você só acha esse material que foi encontrado recentemente porque foi escondido, os outros possíveis manuscritos foram destruídos por perseguição.
O Gnosticismo não nasce no século 2, isso é puro achismo sem sentido.
O Vencedor conta a história não? a igreja destruiu e guarda ocultamente muia cultura antiga
O quanto mais a gente conhece esses fragmentos históricos, mas a gente percebe que realmente a história é estranha.
Seu trabalho é de um valor absurdo!!
Eu assisto seus vídeos fazendo um milhão de perguntas para o chatgpt 4 tentando traçar convergências, como um investigador, e quando eu chego perto de alguma coisa concreta, o concreto acaba se esfarelando na minha mão. Talvez seja por isso que a árvore da maldição do eden era o conhecimento kkkk
talvez se você basear sua pesquisa em uma fonte menos medíocre que o chat gpt....
@@dremu14 kkkkk chora não
@@qualeaarte889 nem é chorar, o chatgpt está longe de ser uma fonte confiável. É melhor procurar por artigos através de palavras chaves
@@vitorpeixeira6194 ok
Mais a gente percebe que os antigos eram iguais a nós. Tá aí o tio zap do Egito antigo para provar. Passa ano, passa séculos, passa milênios e a mesma ladainha...
li uma vez que não existia evidência arqueológica que hebreus estavam sendo cativos no Egito, que o domínio existia mas não no Egito
Eu também. E que na vdd foram recebidos e conviviam as relações de servidão comum na época.
Na verdade, a palavra "hebreus" só existe na Bíblia, não há registro arqueológico de qu havia um povo chamado hebreu no egito, e em nenhum lugar daquela região.
Por isso alguns Aqueólogos Maximalistas, dizem que os "Hapiru" (um grupo de pessoas registrado tendo contato com o Egito), e muitos tentam dizer que na verdade "hapiru" é uma forma paralela da palavra "hebreu".
No vídeo é dito isso. Até o momento, não há evidências arqueológicas que comprovem.
Há textos egípcios que citam o povo. Não me recordo se Jerusalém, os judeus ou hebreus. Mas não tem detalhes se ocorreu da forma como os judeus descrevem. Mas pelos escritos, parece sim ter havido um conflito entre os povos. Olha no canal do prof Jonathan Matthies. Aliás, um excelente canal sobre estes assuntos e de forma tbm imparcial, se atendo à parte histórica apenas, sem se envolver na fé.
Mas tem evidencias sim de um povo estranho no egito, e de que um farao começou campanhas militares contra eles
Esse canal é o meu local favorito do yt. Nunca fui mto a favor de ser membro de uma comunidade, mas seria o único canal q eu entraria só p ajudar essas produções.
Conteúdo bom, obrigado.
Maravilhoso! Obrigada 🙏🏽
É difícil ser imparcial, e você consegue, parabéns. Já assisti vários de seus vídeos e não consegui determinar qual sua crença pessoal. Eu pessoalmente acho que os crédulos se agarram a qualquer coisa que possa "provar" sua fé, e pelo que você demonstra no vídeo, esse papiro é mais um exemplo.
Acredito que ele não seja cristão, pois o mesmo disse em um dos vídeos que acredita que certamente que o judaísmo sofreu influência de outras culturas, mas para mim tanto faz a crença dele o importante é apresentar fatos e documentação.
ele não me parece imparcial e não há problemas nisso, quem acompanha o canal de cortes pode perceber
O cara parabeniza o outro por ser imparcial e depois vem dar uma de ateu chato
Maravilhosa canal..aprendo muiiiito
Muito interessante!!! Poderia o evento descrito no êxodo ser uma retro-projeção? Segundo o prof Osvaldo Luiz Ribeiro não há evidências da presença de judeus no Egito e segundo o prof Thomas de Toledo, nem escravos haveria, mas sim trabalhadores assalariados.
Os Judeus não começaram escravos, na verdade eles ganhavam "salário" mas conforme o tempo passou o Faraó foi tirando o salário e deixando apenas o trabalho, não acho que eles registrariam tal coisa.
Judeu começou ganhando como gente normal, mas no fim foi se tornando Brasilerio, Venezuelano, Cubano, entende?
Possível. Os judeus podem ter inventado a história pra justificar sua presença em Israel
@@yoannes6882 tá muito vago isso aí, onde estão as evidências da presença de judeus no Egito, em que época? Qual faraó cita? Fala-se em hebreus e abraãmitas.
Professor Osvaldo é brabo demais
Eu li o Filkestein que ele tanto indica e no livro Bíblia Desenterrada a linha é esse mesma
@@ellokobaalpnc baita livro! Tô lendo em PDF, ainda tá muito caro.
Interessante esse texto ser da XII dinastia. O Reino Médio foi claramente um período da história egípcia onde a monarquia precisou de todos os argumentos para se fortalecer, depois do colapso do Reino Antigo e da ruptura com a visão mais divinizada dos reis. O Primeiro Período Intermediário deixou traumas profundos na nobreza e na realeza egípcia, e o papiro de Ipuwer soa realmente como a voz de um nobre preocupado que a história se repita...
creio eu que o texto egipcio so descreve o colapco da sociedade egipcia. como acontece em toda sociedade ao longo das civilizacoes
Importante ressaltar que a maioria dos estudiosos que formam o consenso acadêmico trabalha sob o pressuposto naturalista/materialista. Ou seja, este pressuposto exclui a possibilidade de qualquer evento sobrenatural. Logo, os afunilamentos de conclusão deles tendem a excluir, invariavelmente, quaisquer retóricas com aspecto sobrenatural que um texto possua.
Parece muito mesmo uma propaganda de terror, quase um "os valores tão mudando, hoje é o poste que mija no cachorro".
ANTES DE ASSISTIR O VÍDEO,EU JÁ CLICO NO GOSTEI,POIS SEI QUE JÁ VEM COISA BOA.
"Irmão contra Irmão"
Se eu não me engano, Moisés era Irmão adotivo do Faraó.
era mesmo
Essa mentira só existe na bíblia.
@@diegowashington5926 Aparentemente o amor que a sua mãe te "dava" também era mentira.
@@chalker9160 com certeza. Até me chamava de menino lindo. Kkkkkkkkkkkkkkkk
@@diegowashington5926 Oh, perdão, amigo. Não é aparente que a sua mãe era cega.
Está tudo nas entrelinhas.
Gratidão...
Ora, ora, e até hoje se usa essa retórica
O passado não passa, rs.
Conteúdo de primeiríssima qualidade. Obrigado e parabéns!
1:32 não seria maJestade? Um pequeno erro de digitação. Ótimo vídeo!
Eu desenhava quando na época da escola, muito legal os desenhos obra de arte literalmente!
Ouvindo esse documento egípcio, não consegui pensar em nada senão como é a vida nos nossos tempos atuais.
Cada frase é uma descrição do Brasil
Certamente o governante era um Faraó petista... Kkkkkkkkkkkkk
O negócio é estudar pra não virar bolsominion
@@adanitanangelofontes4844o negócio é estudar pra não virar bolsominion
@@famaralr E nem petista
Que exagero
Interessantissimo esse assunto, tava procurando as provas arqueologicas disso e vc postou um video, obrigado❤
Cidade de Avaris ( Egito ).
Um distrito palaciano parece ter sido abandonado como resultado de uma epidemia durante a 13ª dinastia. Parece que no final do Império Médio ( 1710 ou 1700 a.C.), uma epidemia atingiu a cidade de Avaris e matou grande parte da sua população. Bietak sugerem que uma epidemia varreu a cidade, talvez uma praga transportada a bordo de um dos muitos navios que entravam e saíam do porto. Escritores egípcios posteriores chamaram a peste bubónica de “a doença asiática”, uma possível pista de que a epidemia pode ter sido introduzida por chegadas do Levante. As escavações de Bietak também mostram que o palácio local foi totalmente queimado no final da 14ª Dinastia, por volta de 1640 aC.
Que canal top , aproveitar enquanto o Xand@o não manda censurar tbm 🫣
Ótimo conteúdo como sempre, incrível como cada vídeo é uma pesquisa acadêmica kkkk, te assistir deveria valer carga horária para minha faculdade
Poderia fazer um vídeo falando sobre os Cavaleiros do Apocalipse.
bom tema!
Anjinho: As Bestas do Apocalipse!?🐎
Guerra: Quem é Besta?
Doença: Calma,Guerra.
Fome: Cadê a Morte?
Morte:Gente! Meu cavalo não tá pronto...
Esse Maurício de Souza...
No início eu ia dizer que esse papiro é o "nossa o mundo tá chato" dos egípcios, mas depois entendi melhor, tá mais pra pânico moral mesmo, pinta o cenário terrível pra vender solução. MT bom vídeo
Muito bom
Contudo “majestade” é com j!!
🏆 aqui, pega çeu trofeu di inconevvienti
Professor, como sugestão, poderia elaborar mais vídeos acerca de outros apócrifos como os evangelhos de Bartolomeu, Maria Madalena, Tomé e Judas, além de alguns apocalipses gnósticos também (Pedro, 1° e 2° apocalispes de Tiago)?
Henrique, tem algum vídeo no canal que fala sobre Zoroastrismo?
No livro Avesta tem TUDO!
@@CARLOSCESAR-e7j ele perguntou VIDEO
Ainda não...
Cada tema melhor que o outro! Obrigada! ❤
Posso ta errado, mas acho o seu conteúdo do caralho. Parabéns!
Que estudo maravilhoso! Parabéns e muito obrigado.
Ipuwer votou Ramsés 22, certeza!
7:09 É divertido ver o anacronismo das ilustrações medievais sobre o Antigo Egito. Os egípcios foram representados com roupas europeias e com castelo 🏰 ao fundo.
Expectativa: Evidência do Êxodo
Realidade: Thomas Hobbes do Egito Antigo
Ótimo vídeo, já vi pastores usarem o papiro como "evidência irrefutável" do Êxodo
A maioria dos estudiosos concorda que o Êxodo e o Papiro de Ipuwer descrevem eventos diferentes. O Êxodo é considerado uma narrativa teológica, enquanto o Papiro de Ipuwer pode refletir eventos históricos ou literários separados, sem conexão direta com o relato bíblico das Dez Pragas. Como Evangélico sou suspeito a dizer que prefiro a versão bíblica. parabéns pelo conteúdo.
Estamos caminhando para isso. O certo tá errado e o errado está certo.
Sim, a cada dia mais velhos reclamando sobre como o mundo está pior do que era antes...
@@Prince_Vegeta844 Não.
@@Prince_Vegeta844e cada dia mais gente burra que prefere ser cego
@@Notchesp Sim
@@Ronam0451 O Mundo sempre foi assim! Sempre existiram e existirão pessoas idiotas que se acham espertas. Os Terraplanistas por exemplo.
PROFESSOR, EM ALGUM MOMENTO PODERIA EXPLICAR O AS EVIDÊNCIAS DO ÊXODO DOS HEBREUS PFVR
As evidências do êxodo dos hebreus é literalmente nenhuma.
Considerando a situação extraordinária e de humilhação para os egípcios descrita no relato bíblico do Êxodo, com certeza os egípcios ñ iriam querer registrar em sua história tal desgraça de grandes proporções vinda de um povo que era escravizado.
E ainda assim não existe prova alguma dessa escravidão
@@Amitiss É difícil encontrar evidências arqueológicas de um período tão conturbado
@@AmitissAssim como não existe provas de milhares de acontecimentos Antes da era comum, e até depois.
Talvez o relato bíblico do êxodo tenha sido escrito para autoexaltação dos hebreus e a consequente humilhação dos egípcios.
Dá um exemplo aí @@losstzp
é engraçado como esse papiro tem muitas semelhanças com o êxodo, mas ninguém diz que um é copia do outro, mas quando se tem alguns poucos pontos que coincidem de outras histórias, ai já é uma prova clara de como a Bíblia ''é uma farsa''. No fim, é tudo muito seletivo e dependente da vontade de cada um
Esse papiro só me mostra que os conservadores reclamam desde que o mundo é mundo
Kzkzkz exatamente, mesmíssimo teor das reclamações modernas, sempre descambam pra um cenário apocalíptico de fim da civilização
@@Manteiga0808 Se bem que a civilização ocidental na Europa está sim se autodestruindo
Exatamente kkkk
O cara no ANTIGO EGITO: Antigamente que era bom
Kkkkkk
Creio que essa parte de escrever sobre as servas estando com as jóias de suas senhoras, poderia estar se referindo aos escravos hebreus que receberam os tesouros egípcios aos saírem do Egito.
Eu penso que se tivesse chovido fogo e pedras (ou pelo menos granizo e meteoros, pra ser mais realista), o escriba teria registrado isso, e não só "que os portões e a muralhas estão destruídas", omitindo essa causa fantástica e completamente marcante, que nem quando diz que quando Jesus morre na cruz mortos se levantam e caminham por Israel... E não tem nenhum registro sequer de uma coisa assim tão marcante quanto dezenas ou centenas de pessoas ressucitando de uma vez.
Sobre o papiro de ipuwer, seguindo a linha de raciocínio do professor Osvaldo Ribeiro, que parece lógica, o escritor dos textos do êxodo conhecia tradições, como as citadas no texto de ipuwer, e aí, criou seus textos, em cima de uma história conhecida , pra parecer realidade.
O Paulo Guedes do antigo Egito reclamando das empregadas indo pra Disney huahauhauhaua
irmão tu é brabo! sério! melhor forma de estudar Teologia de forma clara , entender o que aconteceu de verdade e da onde pegaram emprestados os fatos para aumentar em detalhes a verdadeira historia e criar um conto exagerado, tolhendo a verdadeira realidade. vejo uma revolta no periodo , derivado de fome , se der mole os Judeus sairam na marra , prq quando as formigas se revoltam, o LEao tem que correr. ou abrir caminho para elas passarem.. Enfim uma linha de pensamento , das tantas que podemos observar derivado desse papiro.. Obrigado professor.
Não foi arão que estava com a vara fazendo os '" sinais '". Foi Moisés.
Os textos estão na tela. Em alguns casos é Aarão, em outros é Moisés.
16:01 Oda Gênio, não tem como…
De qualquer forma fica evidente que o povo hebreu tinha conhecimento de detalhes da vida do povo egípcio.
Gostei bastante do vídeo. Contudo, embora haja outras hipóteses para o que é relatado no "Papiro de Ipuwer", penso que se encaixa, perfeitamente, o cenário caótico descrito na obra, com o relato de Exôdo.
Munto bão, mas fartou falá de Eunucu de Faraó 🙈🙉🙊
Kkkkkkk
Sugestão de tema de vídeo: LIVRO O MESSIAS DE CESAR