📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo! 👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria Use o cupom ESTRANHA para desconto em todos os produtos.
Fui de 1985 e 2020 membro de um Instituto de Eguptologia . Você é uma das pouquíssimas ( mesmo!!!) Pessoas na rede, com uma compreensão verdadeira do Egito. Absolutamente tudo certo ! Parabéns! Ja te acompanho, mas vou ver especificamente todo seu conteúdo egípcio. Os outros todos se perdem em paradigmas judaico cristãos, ou conspiracionismo barato. Bravo. E muito obrigado.
Olá, poderia falar um pouco sobre a cruz de anhk? Acredito que tenha conhecimento sobre isso, já que é um símbolo egípcio. Se puder compartilhar seu conhecimento sobre isso, ficarei grata. Eu sou gótica, e a cruz de anhk tem um significado pra mim, e na subcultura também tem.
Bom dia Senhor Marcelo. por gentileza, eu gostaria de seu email 📩 se fosse possível, estou na Itália e estou precisando de algumas orientações desse assunto..se for possível . Grazie .
Talvez seja porque ambos estejam errados, o judaísmo teve uma influência gigantesca nos tempos antigos. Recomendo que veja o canal do Rodrigo Silva, ele apresenta a arqueologia da forma correta, considerando as possibilidade da interferência de Deus sem esse ateísmo ignorante e sem sentido.
Vou mandar esse Valeu com um pedido de vídeo: fale mais sobre os materiais usados! Por exemplo, como se faziam esses papiros aí? Mais de 20 metros? Eram colados como? Conheço a planta e tudo mais, mas como isso se transformava numa peça desse tamanho? Além disso, que tintas usavam? Do que eram feitas? Fica o valeu e o pedido :) obrigado pelas aulas!
Eu amo kkkkkk é muita coisa de historiador. Ou é algo bem óbvio tipo pergaminhos do mar morto (pergaminhos + achados na região do mar morto) ou é algo que não tem nada a ver com a coisa e eles vem desmistificar isso
Desculpe, professor, mas aos 4:37 você menciona o alaúde como sinônimo de caixão. Alaúde, na verdade, é um instrumento de cordas, o sinônimo de caixão é ataúde. Perdoe-me a insolência. Seu canal é um dos meus top 3. Um abraço.
É interessante como alguns dos conceitos e/ou termos da religião do Egito Antigo persistem até os dias de hoje no cristianismo, como por exemplo, o conceito de pureza, de respeito a divindade, de julgamento no pós-vida, etc.
Descobri seu canal pq a série de jogos do Assassin's Creed é a minha favorita, e dentre eles o AC Origins é o meu preferido, justamente por mostrar a cultura egípcia e poder explorar esses lugares magníficos. Enquanto eu estava jogando, eu decidi procurar mais sobre a cultura do Egito e caí justamente naquele seu outro vídeo sobre o livro dos mortos, e desde então não saí mais do seu canal, o conteúdo é bom demais. Desejo todo sucesso pra você, professor!
Livro riquíssimo em vários conceitos. Não conhecia o seu contexto, apenas o nome. Grande sugestão de leitura, obrigado pelo conteúdo de qualidade, como sempre.
Obrigado pelo conteudo, Professor! Estou esperando o resultado da minha aprovação em História na federal, muito por influencia tua. Obrigado por ser uma referência.
Professor, sou cristão protestante e gosto muito do conteúdo teológico que você faz no canal. Posso te pedir uma coisa? Poderia explicar a questão de que o Cristianismo seria apenas um plágio de outras religiões como o Zoroastrismo, por exemplo? Grande abraço.
ele tem alguns vídeos e lives em que ele comenta sobre o assunto, mas, basicamente, o conceito de "plágio" em religioes nao tem como existir. O que é "religião" pra nós era parte intrínseca da cultura dos povos antigos, e por intercâmbios culturais a "religião" acaba se formando e se modificando (seja o cristianismo ou qualquer outra)
Aqui já tem alguns videos sobre o assunto. No canal "a tenda do necromante " onde é feita uma exegese bem detalhada dos textos bíblicos no original também tem vários videos bons sobre o assunto. Bons estudos e coragem 😊
O conceito de "plágio" é anacrônico. Eu diria "influência". O conceito de monoteísmo, espíritos malignos, luta do bem contra o mal, céu e inferno, “espírito santo”, tudo isso vem de lá.
Boa noite professor, gostaria de agradecer por vc ter reascendido meu amor pelo estudo de historia e teologia, principalmente de historia antiga, por sua causa comprei e estou lendo o civilizações pré colombianas, voltar a ler depois de 4 anos é muito bom. Muito obrigado e todo sucesso do mundo para vc ❤
Ultimamente eu tenho pensado bastante em ler mais sobre o Livro dos Mortos (muito por influência dos seus vídeos sobre o Egito Antigo). Esse vídeo me caiu como uma luva. Muito obrigado pelo conteúdo de qualidade de sempre, Henrique! Um grande abraço.
Professor, uma sugestão de vídeo. Se puder, faria um video sobre a musica dos povos antigos, de como elas foram reconstruidas hoje em dia a partir de achados arqueológicos. Um abraço!
Professor, gosto muito do seu conteúdo, queria ver vídeos sobre culturas religiosas em relação a ao panteão yorubá, as mitologias africanas além da egípcia
Muito obrigada por esse conteúdo e outros tantos do seu canal, que considero excelente. Parabéns. Gostaria de contribuir com uma informação adicional. As pessoas comuns economizavam cada moeda para comprar uma parte do papiro para levarem consigo no sepultamento. O papiro era enrolado e colocado em sua mão direita. Eles precisavam responder perguntas e receitar os versos aos guardiões dos portais por onde teriam que passar no caminho para a pesagem do coração, última e definitiva parada para o espírito decidir seu futuro. Eles também tinham que portar uma moeda para pagar o barqueiro para atravessar o rio. Então na outra mão era colocada uma moeda. Poucos tinham dinheiro para ter um funeral completo, como embalsamar o corpo, ter o sarcófago, a tumba própria, os jarros, o papiro completo, ainda que desenhado nas paredes ou no sarcófago. Isso era para os abastados da corte do faraó e seus altos funcionários e sacerdotes. O povo comum só conseguia mesmo um pedaço do papiro, e era objeto do tipo "sonho de consumo" perseguido pela vida toda, porque significava a chance da imortalidade. Um abraço.
A história do egito, as pirâmides, ok, sensacional. Mas a cultura é degradante, imundos, golpistas, sem respeito algum por turistas e principalmente por mulheres, pobreza, sujeira. Não tem nada que presta.
@henriquecaldeira Você pode fazer um vídeo sobre o Orfismo e as lâminas órficas? Há uma semelhança interessante entre as lâminas funerárias órficas e o "livro dos mortos"; principalmente essa parte da identificação do morto como um Osíris (onde nas lâminas órficas há a identificação do morto como um Baco)
A idéia atual do Caixão, vem desses Sarcófagos? Como evoluiu os enterros ao longo dos períodos e quais regiões tiveram influências das outras? Se puder explanar sobre seria uma honra.
Recomendo muito a leitura do livro Akhenaton A Revolução Espiritual no Antigo Egito, do autor Roger Bottini Paranhos. É uma história rica em informações sobre a época, pois o próprio autor é uma testemunha ocular dos acontecimentos, pois ele estava lá em uma de suas vidas passadas.
Queria te dar um sugestão de vídeo que seria sobre a “Hipótese do tempo fantasma”, teoria criada por Alemão em 1991 sobre não estarmos em 2025 atualmente e sim 1700 e alguma coisa em que ele fala que mais de 200 anos de nossa história foram forjadas. É um tema maneiro pra discorrer, sobre onde ele pode ter razão ou não, com a opinião de outros historiadores sobre a hipótese dele. Enfim, fica aí a dica
Enquanto o professor não atende o seu pedido, dá uma consultada aqui no YT os vídeos da Vânia Moore, brasileira, mora nos EUA, que praticou o mormonismo por 35 anos.
Professor, existe algum trabalho que conseguiu verbalizar a língua egípcia antiga? Seria muito legal poder ouvir pelo menos como poderia ser o som dessas línguas antigas. Parabéns pelo trabalho.
Sugestão. Aproveitando este video, fala sobre o livro de Abraão. Os mórmons têm como parte de seu cânon, um livro de escrituras q de acordo com seu fundador, Joseph Smith, adquiriu uns papiros no início do século XIX e disse serem escritos feitos pelas mãos do patriarca Abraão. Joseph Smith os traduziu e os publicou como O Livro de Abraão. Porém mais tarde quando os hieróglifos foram decodificados após a descoberta da pedra de roseta e outras similares, tempos depois estes registros foram apresentados a egiptólogos, no quê, foram traduzidos e se tratava do livro dos mortos de uma pessoa chamada Hor. Acho que vai ser interessante o assunto.
5 วันที่ผ่านมา
Professor, fale sobre LIVRE-ARBÍTRIO. Quais são os filósofos mais antigos que falam sobre livre-arbítrio?
Professor, boa noite, duas perguntas: o deus lider do panteão normalmente tinha os poderes mais valorizado pelas pessoas e por isso era o lider? E das religiões/ mitologias que o senhor conhece quais os seus personagens favoritos?
Dúvida legítima: No antigo Egito, existe algum registro de sacerdote(s) que, assim como alguns pastores evangélicos, vendiam uma passagem tranquila para o mundo dos mortos?
Duas perguntas para valer minha discrição: 1. por que se mumificavam os corpos, colocavam comida nas tumbas e outros objetos do dia a dia; Os egípcios acreditavam que as múmias se levantavam do sarcófago para usufruir de todas essas oferendas? 2. Qual o cheiro das múmias? Elas fedem ou cheiram a especiarias? Muito obrigado.
É interessante estudar os símbolos maravilhosos do Egito. Anubis, por exemplo. Para os Egípcios o leito do Nilo representa a vida, a organização (Maat) do universo, o cosmos. Já o deserto que os circundava representavam as sobras, o caos. Tratava-se da dualidade universal tão compreendida por eles. Quando alguém se perdia numa travessia pelo deserto do Saara a morte era quase certa. Entretanto, se a pessoa fosse agraciada pela sorte de avistar um Chacal bastava segui-lo para regressar ao Nilo - regressar à vida. O animal representava, no mundo manifestado, aquele que conduzia do caos do deserto para o cosmos do Nilo, da morte para a vida. O Arcanjo Miguel, por exemplo, é um sincretismo de Anubis - carregando uma balança e conduzindo aqueles perdidos nas sombras para a luz. Ou melhor: o entendimento de uma mesma verdade cósmica sob uma perspectiva étnica, artística e cultural diversa. O objetivo da existência do ser humano para os Egípcios era sair das sombras para a luz, do caos para o cosmos, da morte para a vida, de Seth para Osiris. É o mesmo contido nos Upanishads hindus. O Egito era profundo conhecedor dos ciclos da vida, para eles o tempo e a morte tinham outros significados. A morte não carregava o significado da cessação do movimento (força Ki) no corpo físico. Tratava-se apenas outro ciclo da existência sempre continua. Na “morte” verificava-se a vida, e na vida verificava-se a morte. Como aquela personalidade conduziu sua etapa, quanto de caos trouxemos ao cosmos por meio das suas ações? Seu coração (abrigo da alma) foi leve como uma pena de Maat - a ordenação do caos do universo em cosmos - ou pesada e densa como o caos (a verdadeira “morte” ou “fatalismo” do ser)? Quantas vezes fazemos o mal e ficamos com o coração pesado? Esse simbolismo continua até os dias de hoje. Assim como dizer que algo está pesado, ruim, carregado. Ou mesmo que nossa consciência faz o balanço da nossa vida, que arcamos com o peso das nossas escolhas. Não dá para dizer que os Egípcios inventaram isso, apenas que descreveram simbolicamente algo inerente da existência enquanto ser humano. A morte tal como compreendemos hoje, para os Egípcios, tratava-se de uma mera etapa do ciclo. O que se registra no livro é a busca do sujeito pela luz! A ascensão espiritual, o nirvana para os budistas, a iluminação para os cristãos.
Eu amo o jeito que ele “do morto” é ótimo kkkk professor você é fera na maratonei seus vídeos aqui obrigada por transferir seus conhecimentos de uma maneira tão acessível 👏🏻
Não vejo como ameaça ao coração. Me pareceu um alerta com veemência para precaução, para que ambos não perdessem a ressurreição para o submundo, pois ninguém gostaria de morrer definitivamente.
Henrique, pequeno toque, para o caso de querer retocar (acrescentar a correção em texto, nos frames da passagem, por exemplo) e repostar: em 4min36, o áudio saiu "alaúde", mas é "ataúde'.
Boa tarde! Vi uma live sua no canal do gontijo sobre a bíblia e suas origens e fiquei com alguma ou outra dúvida. Poderia perguntar aqui ou em outro vídeo do seu canal que trate do tema ? Obrigado!
11:56 Acredito que não seja uma caixa, mas uma deusa do parto, Meskhenet, e isso seria o tijolo onde as mulheres subiam para parir. Portanto o tijolo seja uma representação fetiche da divindade.
QUE INTERESSANTE, Henrique!! Não posso deixar de relacionar tudo isso...estas 'crenças' com a Verdade da Torah e Evangelho de YESHUA!! Muito incrível! Obrigada por seus magníficos estudos e criações.
Existe alguma evidenciade maldições pra quem entrava em tumbas egípcias? Alguma evidência em qualquer pessoa que fosse ateu em culturas politeísta? Faz um video sobre a leitura de hieróglifos!! 🥴
📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo!
👕 Insider: creators.insiderstore.com.br/EstranhaHistoria
Use o cupom ESTRANHA para desconto em todos os produtos.
Fui de 1985 e 2020 membro de um Instituto de Eguptologia . Você é uma das pouquíssimas ( mesmo!!!) Pessoas na rede, com uma compreensão verdadeira do Egito. Absolutamente tudo certo ! Parabéns! Ja te acompanho, mas vou ver especificamente todo seu conteúdo egípcio. Os outros todos se perdem em paradigmas judaico cristãos, ou conspiracionismo barato. Bravo. E muito obrigado.
recomendo que veja todos os vídeos do canal, ele é (na minha opinião) o melhor historiador da internet hoje em dia
Olá, poderia falar um pouco sobre a cruz de anhk? Acredito que tenha conhecimento sobre isso, já que é um símbolo egípcio. Se puder compartilhar seu conhecimento sobre isso, ficarei grata. Eu sou gótica, e a cruz de anhk tem um significado pra mim, e na subcultura também tem.
Bom dia Senhor Marcelo. por gentileza, eu gostaria de seu email 📩 se fosse possível, estou na Itália e estou precisando de algumas orientações desse assunto..se for possível . Grazie .
Como alienígenas construindo pirâmides
Talvez seja porque ambos estejam errados, o judaísmo teve uma influência gigantesca nos tempos antigos. Recomendo que veja o canal do Rodrigo Silva, ele apresenta a arqueologia da forma correta, considerando as possibilidade da interferência de Deus sem esse ateísmo ignorante e sem sentido.
Vou mandar esse Valeu com um pedido de vídeo: fale mais sobre os materiais usados! Por exemplo, como se faziam esses papiros aí? Mais de 20 metros? Eram colados como? Conheço a planta e tudo mais, mas como isso se transformava numa peça desse tamanho? Além disso, que tintas usavam? Do que eram feitas? Fica o valeu e o pedido :) obrigado pelas aulas!
Up!
Nossa podia ser uma live inteira sobre esse assunto, gosto demais não canso de aprender sobre o Egito antigo. Obrigada querido professor
Mas foi! Esse vídeo é uma versão trabalhada de uma live que rolou só pra membros. Aí ele retrabalho o vídeo e sobe o conteúdo
Queria muito assistir!
Ai Dr. Estranho, você é uma figura! Tive que pausar o vídeo e vir comentar isso, "o livro dos mortos não é um livro e nem é dos mortos" HAHAHAHAH
Eu amo kkkkkk é muita coisa de historiador. Ou é algo bem óbvio tipo pergaminhos do mar morto (pergaminhos + achados na região do mar morto) ou é algo que não tem nada a ver com a coisa e eles vem desmistificar isso
Desculpe, professor, mas aos 4:37 você menciona o alaúde como sinônimo de caixão. Alaúde, na verdade, é um instrumento de cordas, o sinônimo de caixão é ataúde.
Perdoe-me a insolência.
Seu canal é um dos meus top 3.
Um abraço.
Eu tbm sabia que era como o senhor falou
Conhecimento é construído coletivamente. Muito boa sua coleção. Obrigado
Educação, respeito e inteligência no mesmo comentário. Isso no TH-cam é muito raro. Parabéns! ❤
Ataúde SIGNIFICA "urna funerária" o velho e bom "caixão de defunto"
Sua insolência será perdoada
É interessante como alguns dos conceitos e/ou termos da religião do Egito Antigo persistem até os dias de hoje no cristianismo, como por exemplo, o conceito de pureza, de respeito a divindade, de julgamento no pós-vida, etc.
Sei que já é lugar comum, mas as explanações do Henrique são primorosas...sempre com equilíbrio e sensatez.
Esse tema sempre chama muito a atenção. Ótimo vídeo.
Descobri seu canal pq a série de jogos do Assassin's Creed é a minha favorita, e dentre eles o AC Origins é o meu preferido, justamente por mostrar a cultura egípcia e poder explorar esses lugares magníficos. Enquanto eu estava jogando, eu decidi procurar mais sobre a cultura do Egito e caí justamente naquele seu outro vídeo sobre o livro dos mortos, e desde então não saí mais do seu canal, o conteúdo é bom demais. Desejo todo sucesso pra você, professor!
Professor, tu é uma inspiração pra mim. Seu canal é um dos meus favoritos aqui no TH-cam. Conteúdo de qualidade de verdade.
Livro riquíssimo em vários conceitos. Não conhecia o seu contexto, apenas o nome. Grande sugestão de leitura, obrigado pelo conteúdo de qualidade, como sempre.
Obrigado pelo conteudo, Professor! Estou esperando o resultado da minha aprovação em História na federal, muito por influencia tua. Obrigado por ser uma referência.
Professor, sou cristão protestante e gosto muito do conteúdo teológico que você faz no canal. Posso te pedir uma coisa? Poderia explicar a questão de que o Cristianismo seria apenas um plágio de outras religiões como o Zoroastrismo, por exemplo? Grande abraço.
ele tem alguns vídeos e lives em que ele comenta sobre o assunto, mas, basicamente, o conceito de "plágio" em religioes nao tem como existir. O que é "religião" pra nós era parte intrínseca da cultura dos povos antigos, e por intercâmbios culturais a "religião" acaba se formando e se modificando (seja o cristianismo ou qualquer outra)
@vdzitoz Entendi, vou dar uma conferida. Muito obrigado.
@@RafaelSouza0015 um vídeo legal que toca um pouco nisso que o @vdzitoz falou é o vídeo sobre Zeus vs. Deus
Aqui já tem alguns videos sobre o assunto. No canal "a tenda do necromante " onde é feita uma exegese bem detalhada dos textos bíblicos no original também tem vários videos bons sobre o assunto. Bons estudos e coragem 😊
O conceito de "plágio" é anacrônico. Eu diria "influência".
O conceito de monoteísmo, espíritos malignos, luta do bem contra o mal, céu e inferno, “espírito santo”, tudo isso vem de lá.
Boa noite professor, gostaria de agradecer por vc ter reascendido meu amor pelo estudo de historia e teologia, principalmente de historia antiga, por sua causa comprei e estou lendo o civilizações pré colombianas, voltar a ler depois de 4 anos é muito bom. Muito obrigado e todo sucesso do mundo para vc ❤
MUITO INTERESSANTE RELIGIÃO E CULTURA EGÍPCIA GRATO PELO CONHECIMENTO...
Esse moço é muito bonito, com todo respeito 😮
Ele é casado, 😂 apaga o fogo 🔥 da periquita😂
@@urso3000 Pode-se fazer um elogio à beleza da pessoa sem se pretender qualquer romance com ela, não?
@@magicianlgNÃO
Eu fico hipnotizado
Muito interessante 🤔! Quanta informação interessante! Obrigada por compartilhar conhecimento 😊
Bom dia Senhor Henrique !!!!!Seu canal é muito claro e enobrece o Egito e tantqs outras culturas. Eu gosto de escutar tudo.muito obrigada ❤😊
Estou comentando so porque sou feliz agora como membro.
assustador você comer membros 😨 (bem-vindo à seita 😅)
@vdzitoz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@vdzitozlá ele 😂
O que foi isso ?? Vc passeou dentro do assunto fazendo ao leigo ter uma visão ampliada . Muito obrigado por existir
Ultimamente eu tenho pensado bastante em ler mais sobre o Livro dos Mortos (muito por influência dos seus vídeos sobre o Egito Antigo). Esse vídeo me caiu como uma luva. Muito obrigado pelo conteúdo de qualidade de sempre, Henrique! Um grande abraço.
Eu sou Rosa Cruz e gostei muito da explanação. Obrigada por compartilhar tanto conhecimento. 🌹🆙
Desconfio que o professor é um Frater, rs
Melhor vídeo sobre o Livro dos Mortos que já pude assistir por aqui. Parabéns!
Professor, uma sugestão de vídeo. Se puder, faria um video sobre a musica dos povos antigos, de como elas foram reconstruidas hoje em dia a partir de achados arqueológicos. Um abraço!
Obrigado pela análise e interpretação. Emocionante.
Sensacional. Por mais vídeos detalhados assim do Egito!
Olá professor seu trabalho é impecável grato
Excelente! como sempre! muito grata
Excelente explicação
incrível Dr. Estranho, parabéns.
Amo história.
Ótimo vídeo.
Depois eu venho assistir o restante.
Fala professor! Tema muito bacana, Show de bola!
Impressionante!! Valeu cada segundo
Professor, gosto muito do seu conteúdo, queria ver vídeos sobre culturas religiosas em relação a ao panteão yorubá, as mitologias africanas além da egípcia
Professor Henrique, seus vídeos são irretocáveis e a sua voz é muito agradável. Sucesso!
Que aula sensacional!!!!
Boa noite😊 Muito bom valeu !!!
Muito obrigada por esse conteúdo e outros tantos do seu canal, que considero excelente. Parabéns.
Gostaria de contribuir com uma informação adicional. As pessoas comuns economizavam cada moeda para comprar uma parte do papiro para levarem consigo no sepultamento. O papiro era enrolado e colocado em sua mão direita. Eles precisavam responder perguntas e receitar os versos aos guardiões dos portais por onde teriam que passar no caminho para a pesagem do coração, última e definitiva parada para o espírito decidir seu futuro.
Eles também tinham que portar uma moeda para pagar o barqueiro para atravessar o rio. Então na outra mão era colocada uma moeda.
Poucos tinham dinheiro para ter um funeral completo, como embalsamar o corpo, ter o sarcófago, a tumba própria, os jarros, o papiro completo, ainda que desenhado nas paredes ou no sarcófago. Isso era para os abastados da corte do faraó e seus altos funcionários e sacerdotes.
O povo comum só conseguia mesmo um pedaço do papiro, e era objeto do tipo "sonho de consumo" perseguido pela vida toda, porque significava a chance da imortalidade. Um abraço.
Sou apaixonado pela cultura egípcia. Um dia quero fazer uma viagem pra la .
Coisa linda de mais 🤩
A história do egito, as pirâmides, ok, sensacional. Mas a cultura é degradante, imundos, golpistas, sem respeito algum por turistas e principalmente por mulheres, pobreza, sujeira. Não tem nada que presta.
Cara eu ia adorar se você fizesse um video detalhado sobre a presença dos fenícios no Brasil, e as inscrições da pedra da gávea
Muito obrigado pela aula!
Otimo video, hypado pra ajudar
@henriquecaldeira Você pode fazer um vídeo sobre o Orfismo e as lâminas órficas? Há uma semelhança interessante entre as lâminas funerárias órficas e o "livro dos mortos"; principalmente essa parte da identificação do morto como um Osíris (onde nas lâminas órficas há a identificação do morto como um Baco)
A idéia atual do Caixão, vem desses Sarcófagos? Como evoluiu os enterros ao longo dos períodos e quais regiões tiveram influências das outras? Se puder explanar sobre seria uma honra.
❤❤❤ lindo d +
Video incrível como sempre, Henrique! Mto interessante a questão das mulheres contratadas para chorar a morte, nunca tinha ouvido falar sobre
mas isso é algo que até no Brasil já foi feito (talvez ainda role). São as carpideiras
mas isso é algo que até no Brasil já foi feito (talvez ainda role). São as carpideiras
Bom dia Professor Henrique e seguidores do canal.
Bora pra mais um vídeo saindo quentinho ! boa noite um bom professor faz um bom aluno hahah, vídeo curtido é hypado.😎👍🏽
Professor faz um video sobre as religiões de matriz africana (candomblé/umbanda) ou sobre o desenvolvimento das religiões no Brasil
Recomendo muito a leitura do livro Akhenaton A Revolução Espiritual no Antigo Egito, do autor Roger Bottini Paranhos. É uma história rica em informações sobre a época, pois o próprio autor é uma testemunha ocular dos acontecimentos, pois ele estava lá em uma de suas vidas passadas.
Pqp KKKKKKK
@lucasosn tem audiolivro também aqui no TH-cam, completo.
Queria te dar um sugestão de vídeo que seria sobre a “Hipótese do tempo fantasma”, teoria criada por Alemão em 1991 sobre não estarmos em 2025 atualmente e sim 1700 e alguma coisa em que ele fala que mais de 200 anos de nossa história foram forjadas. É um tema maneiro pra discorrer, sobre onde ele pode ter razão ou não, com a opinião de outros historiadores sobre a hipótese dele. Enfim, fica aí a dica
professor, faça um vídeo falando sobre a expansão do cristianismo, do início aos dias atuais
Henrique sua voz é um ASMR pra mim
Excelente!!!
Professor faz um video sobre A Divina Comédia
Fala sobre a Inquisição, por favor!
Excelente vídeo.
Muito interessante!!
Boa noite Henrique, poderia falar um pouco sobre os Mórmons?
Up
Enquanto o professor não atende o seu pedido, dá uma consultada aqui no YT os vídeos da Vânia Moore, brasileira, mora nos EUA, que praticou o mormonismo por 35 anos.
Muito bom 👏🏽👍🏽👊🏽.
Muito bom!
Professor, existe algum trabalho que conseguiu verbalizar a língua egípcia antiga? Seria muito legal poder ouvir pelo menos como poderia ser o som dessas línguas antigas. Parabéns pelo trabalho.
Bom trabalho
Sugestão. Aproveitando este video, fala sobre o livro de Abraão. Os mórmons têm como parte de seu cânon, um livro de escrituras q de acordo com seu fundador, Joseph Smith, adquiriu uns papiros no início do século XIX e disse serem escritos feitos pelas mãos do patriarca Abraão. Joseph Smith os traduziu e os publicou como O Livro de Abraão. Porém mais tarde quando os hieróglifos foram decodificados após a descoberta da pedra de roseta e outras similares, tempos depois estes registros foram apresentados a egiptólogos, no quê, foram traduzidos e se tratava do livro dos mortos de uma pessoa chamada Hor. Acho que vai ser interessante o assunto.
Professor, fale sobre LIVRE-ARBÍTRIO. Quais são os filósofos mais antigos que falam sobre livre-arbítrio?
Video incrível ❤
Como a qualidade da sua câmera melhorou!! Parabens!!
Quanto simbologia, o Egito antigo é maravilhoso!
Olá professor, não sei se tem algum vídeo antigo sobre o assunto, mas gostaria de saber sobre os povos ciganos, origem, descendência, etc.
Professor, boa noite, duas perguntas: o deus lider do panteão normalmente tinha os poderes mais valorizado pelas pessoas e por isso era o lider? E das religiões/ mitologias que o senhor conhece quais os seus personagens favoritos?
Dúvida legítima:
No antigo Egito, existe algum registro de sacerdote(s) que, assim como alguns pastores evangélicos, vendiam uma passagem tranquila para o mundo dos mortos?
Vídeo excelente
muito informativo
Não sei pq mas o Henrique na thumb ficou bem artístico, como se tivesse olhando de lado igual os desenhos egípcios (deve ter sido proposital)
Duas perguntas para valer minha discrição:
1. por que se mumificavam os corpos, colocavam comida nas tumbas e outros objetos do dia a dia; Os egípcios acreditavam que as múmias se levantavam do sarcófago para usufruir de todas essas oferendas?
2. Qual o cheiro das múmias? Elas fedem ou cheiram a especiarias?
Muito obrigado.
Valeu!
Fala sobre teatro por favor
É interessante estudar os símbolos maravilhosos do Egito. Anubis, por exemplo. Para os Egípcios o leito do Nilo representa a vida, a organização (Maat) do universo, o cosmos. Já o deserto que os circundava representavam as sobras, o caos. Tratava-se da dualidade universal tão compreendida por eles.
Quando alguém se perdia numa travessia pelo deserto do Saara a morte era quase certa. Entretanto, se a pessoa fosse agraciada pela sorte de avistar um Chacal bastava segui-lo para regressar ao Nilo - regressar à vida. O animal representava, no mundo manifestado, aquele que conduzia do caos do deserto para o cosmos do Nilo, da morte para a vida. O Arcanjo Miguel, por exemplo, é um sincretismo de Anubis - carregando uma balança e conduzindo aqueles perdidos nas sombras para a luz. Ou melhor: o entendimento de uma mesma verdade cósmica sob uma perspectiva étnica, artística e cultural diversa.
O objetivo da existência do ser humano para os Egípcios era sair das sombras para a luz, do caos para o cosmos, da morte para a vida, de Seth para Osiris. É o mesmo contido nos Upanishads hindus.
O Egito era profundo conhecedor dos ciclos da vida, para eles o tempo e a morte tinham outros significados. A morte não carregava o significado da cessação do movimento (força Ki) no corpo físico. Tratava-se apenas outro ciclo da existência sempre continua. Na “morte” verificava-se a vida, e na vida verificava-se a morte. Como aquela personalidade conduziu sua etapa, quanto de caos trouxemos ao cosmos por meio das suas ações? Seu coração (abrigo da alma) foi leve como uma pena de Maat - a ordenação do caos do universo em cosmos - ou pesada e densa como o caos (a verdadeira “morte” ou “fatalismo” do ser)?
Quantas vezes fazemos o mal e ficamos com o coração pesado? Esse simbolismo continua até os dias de hoje. Assim como dizer que algo está pesado, ruim, carregado. Ou mesmo que nossa consciência faz o balanço da nossa vida, que arcamos com o peso das nossas escolhas.
Não dá para dizer que os Egípcios inventaram isso, apenas que descreveram simbolicamente algo inerente da existência enquanto ser humano.
A morte tal como compreendemos hoje, para os Egípcios, tratava-se de uma mera etapa do ciclo. O que se registra no livro é a busca do sujeito pela luz! A ascensão espiritual, o nirvana para os budistas, a iluminação para os cristãos.
Super!
Bom dia pessoal.
Eu amo o jeito que ele “do morto” é ótimo kkkk professor você é fera na maratonei seus vídeos aqui obrigada por transferir seus conhecimentos de uma maneira tão acessível 👏🏻
Esse professor é MUITO GATO
"...de Bastet era parceiro, no Egito conhecido, é um bicho tão ligeiro que na arca deu perdido!" FELIS CATUS
Não vejo como ameaça ao coração. Me pareceu um alerta com veemência para precaução, para que ambos não perdessem a ressurreição para o submundo, pois ninguém gostaria de morrer definitivamente.
Henrique, pequeno toque, para o caso de querer retocar (acrescentar a correção em texto, nos frames da passagem, por exemplo) e repostar: em 4min36, o áudio saiu "alaúde", mas é "ataúde'.
Adorei a explicação. Parabéns. Onde que tem esses textos? Existe esse arquivo gratuito? Se não, qual nome do livro?
Boa tarde! Vi uma live sua no canal do gontijo sobre a bíblia e suas origens e fiquei com alguma ou outra dúvida. Poderia perguntar aqui ou em outro vídeo do seu canal que trate do tema ? Obrigado!
Ouvindo a História professor
11:56 Acredito que não seja uma caixa, mas uma deusa do parto, Meskhenet, e isso seria o tijolo onde as mulheres subiam para parir. Portanto o tijolo seja uma representação fetiche da divindade.
quentinho o vídeo
Mas em qual dos casos o morto seria punido? Se o coração pesasse ou se o coração fosse leve?
QUE INTERESSANTE, Henrique!! Não posso deixar de relacionar tudo isso...estas 'crenças' com a Verdade da Torah e Evangelho de YESHUA!! Muito incrível! Obrigada por seus magníficos estudos e criações.
eh bem legal tbm a semelhança do livro dos mortos egipicos com o livro dos mortos budista tibetano o q fala do bardo thodol
Existe alguma evidenciade maldições pra quem entrava em tumbas egípcias?
Alguma evidência em qualquer pessoa que fosse ateu em culturas politeísta?
Faz um video sobre a leitura de hieróglifos!!
🥴
0:32 tem que tirar pelo menos pra tomar banho e lavar po
😂
Ou lavar no banho. Opções...
@henriquecaldeira brabo kkkk
Me lembrei do filme "A múmia". 😅
A palavra tinha certo poder mágico nos povos antigos em diversos lugares.
O Livro dos Mortos é um "manual" para o morto no além, para ele se livrar dos inúmeros "perigos" e da condenação...
valeu
Onde consigo baixar esse arquivo do papiro em qualidade alta?