MINHA CASA NÃO TEM ATERRAMENTO - COMO RESOLVER?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytd-p...
Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytd-p...
Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytd-p...
__________________________________________________
Se você gosta do canal Eletricity e quer contribuir para a geração de conteúdos de qualidade, então acesse uma das opções abaixo:
CHAVE PIX 👉 eletricity@eletricity.com.br
QR CODE 👉 bit.ly/doacao-pix
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:
🔗 bit.ly/cadastr...
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇
🔌 linktr.ee/Elet...
__________________________________________________
O que fazer quando a minha casa não tem aterramento?
Nós apresentamos algumas opções para que você possa, mesmo com situações completamente adversas, garantir segurança para seu cliente.
Quando tocamos no assunto aterramento, na maioria das vezes vem à cabeça hastes de cobre e um local livre para fazer uma configuração em triângulo por exemplo, mas como já falamos várias vezes aqui no canal, apenas aterrar não resolve e existem maneiras de criar um sistema seguro, mesmo que você não tenha condições de usar fundações, anéis em torno da edificação ou até mesmo hastes cobreadas.
Vamos partir do seguinte princípio: preciso escolher o esquema de aterramento, organizar e direcionar as correntes de falta e de retorno de fase e preciso desligar automaticamente a alimentação elétrica todas as vezes que uma corrente de falta perigosa circular na instalação.
O que seria essa corrente perigosa? Nada mais é do que uma corrente que pode fazer aparecer uma tensão de contato prejudicial ao ser humano. Temos um vídeo sobre isso aqui no canal ( • CHOQUE ELÉTRICO - O QU... ).
Vamos imaginar também um cenário onde a edificação é antiga, nenhum dos aterramentos recomendados pela NBR-5410 foi feito e não é possível sequer cravar hastes.
Neste caso a única solução será utilizar o terra da concessionária, por ser impraticável qualquer outra solução. Lembramos que impraticável não leva em consideração aspectos financeiros ou alguma exigência do cliente como por exemplo não querer quebrar um piso ou algo do tipo.
Se vamos usar o terra da concessionária, nosso esquema será TN-C então vou usar o condutor neutro para as duas funções, sendo assim do medidor até o QDC terei o condutor PEN que será responsável por conduzir as correntes de falta e de retorno de fase.
Não podemos nos esquecer de que isso só é válido para condutores acima de seção igual ou superior a 10mm² e no mínimo devo garantir que existe ao menos uma haste de terra no medidor.
Ao entrar no QCD, preciso converter o esquema TN-C em TN-C-S separando o condutor PEN em dois condutores e barras distintas, barra de terra e barra de neutro, mas ainda tenho que atender ao seccionamento automático da alimentação que em esquemas TN, pode ser feito por disjuntor, já que a corrente de falta fase terra, é também uma corrente de curto circuito.
A NBR-5410 determina que eu atenda à seguinte inequação para garantir o seccionamento automático e proteger as pessoas contra choque elétrico.
Zs x Ia menor ou igual a Uo.
Então eu preciso saber o valor de Zs que é a impedância do meu circuito, da ordem de mΩ e preciso saber o valor de Ia que é a corrente que garante a atuação do dispositivo de proteção da ordem de kA.
Ao multiplicar estes dois valores, eles devem ser menores do que minha tensão Uo que é a tensão entre fase e neutro do meu sistema.
Sei muito bem o que você está pensando. Agora complicou tudo, pois preciso saber a impedância do circuito, a corrente de atuação do dispositivo, fazer um comparativo e ainda posso não atender a inequação, pois ao multiplicar mΩ por kA vou obter Volts e estes volts obtidos podem ser maiores que minha tensão fase neutro Uo.
Mas não se preocupe, pois existe uma maneira de você atender a esta inequação. Para isso basta eu usar um IDR de 30mA como seccionamento automático da alimentação, ou seja, vou utilizar um IDR como geral no meu QDC para todos os circuitos, mas veja bem, não é utilizar IDR como disjuntor geral.
💡 Se liga na #eletricity 💡
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
A internet é perigosa...mas também è maravilhosa. A pessoa tem a disposição um canal espetacular igual esse. Hoje só não sabe as coisas quem não quer. Obrigado pelo trabalho perfeito.
Eu fico muito feliz de ter a oportunidade de assistir e ter este canal . E vocês me fizeram voltar a 1998 . Quando eu era um simples estudante que tive uma aula de aterramento falando sobre isso . Poxa cara eu fico emocionado pois quando eu falo isso com eletricista experientes que já estão aposentados e falam que eu estou falando besteira . Caramba ! Então o que eu estudei e me dediquei durante 4 anos não foi in vão . Obrigado ! Muito obrigado .
infelizmente tem muito eletricista que não sabe de nada ou que não estudou direito, como você mesmo citou no seu comentário, mas vc diz ''experientes'' vai ver não ser totalmente experiente, as profissões precisa de valorizada e melhorada com tempo para que assim funciona as coisas de uma maneira certa e vice-versa, por isso é sempre bom estudar, melhorar e evoluir até.
Esse canal é top demais! Desvenda mitos, esclarece dúvidas e fala o que outros canais de elétrica não tem coragem de dizer.
Parabéns pelo ótimo trabalho e obrigado por compartilhar seu conhecimento!!!
Professor,
Em Santos, SP, antigamente só havia fornecimento em 220 V, portanto, muitas edificações coletivas não tinham acesso a neutro ou terra da concessionária.
Sei de edificações coletivas mais antigas, nas quais não há terra ou neutro, quando há apartamentos reformados, e sendo possível, os empreiteiros têm utilizado uma haste de terra e levado o condutor até a unidade individual externamente, pois as prumadas não comportam mais condutores.
Saudações
Cada vez que vejo este canal descubro que tenho muito que aprender ainda . Sou técnico 58 anos. Parabéns
Pois é, meu apto tem quase 40 anos e a instalação eletrica ainda é original e não tem terra. Agora preciso reformar a descobri isso, mas esse video me deu uma luz, valeu!
Serve para apartamento Muito ,mas muito obrigado mesmo,Deus abençoe sua vida,um milhao de inscritos é pouco ,pagina eletrica mil grau passara a recomendar seus videos ,gratidão.
Parabéns pelo canal, meu amigo.. Cada dia eu aprendo mais e isso tem sido um diferencial na minha forma de pensar e resolver problemas. Gratidão pelo seu conhecimento e didática.
Excelente solución, ingeniero Dorinan, sus explicaciones y la demostración práctica son inigualables.
En el caso de poner DPS en cuadro general, la tierra del DPS se llevará a la barra de tierra ?
El neutro también debe llevar DPS y con un cable de 16 mm².
Agradecería su respuesta.
Poderia fazer um video detalhando sobre todos os problemas possiveis de uma casa que funciona sem aterramento alem do risco de tomar choque pela carcaça da massa esta em contato com a fase ...
Melhor vídeo sobre explicação de esquema de aterramento TN-C. Muito obrigado ao canal ELETRICITY por essa excelente aula. Sou eletricista profissional e me deparo muito com essa situação, e fico bastante preocupado na segurança dos clientes. De verdade, muito obrigado por nos ajudar, a mesmo em situções IMPRATICÁVEIS da norma, ser possível deixar as instalações o mais segura possível. Colocarei em prática todas as informações.
Fiz isso em casa já há algum tempo. Coloquei TB dps nas fases+neutro. Houve um tempo atrás um surto de tensão que queimou alguns aparelhos da vizinhança, mas na casa nada foi queimado. Agradeço ao Adoniram pelas dicas aqui no YT, são dicas show!
Gostei da sua explicação. - Simples, directa e objectiva.
Assim mais uma dúvida me foi esclarecida.
Muito útil essa aula
Excelente explicação, infelizmente é o que mais a gente ouve, que material é caro, mão de obra salgada e acaba por não fazer. Uma pergunta esse tipo de aterramento atenderia dois chuveiros?
Uma casa inteira.
Mais uma excelente aula...Muito obrigado..
Uma ideia...seria interessante mostrar possíveis problemas que podem ocorrer nesse sistema, tipo pós e contras, comparado com um sistema que possa utilizar hastes por exemplo...pois assim já filtra ainda mais aqueles que pensem em fazer para ser menos trabalhoso...
verdade , pois esse sistema de aterramento é mais voltado quando não se tem opções de colocar hastes por falta de espaço ou outros motivos, pois não é o mais seguro, mas quebra um galho concerteza...
Parabéns pelo trabalho
No TH-cam só vi uma pessoa dando aula e dizendo que a norma não permite o uso do aterramento tnc_s em residências, mas sempre confiei muito neste canal eletricity
Exatamente, mais do que seguir normas, devemos analisar a nossa realidade, e fazer o melhor trabalho possível. Isso sim é engenharia!!
Vocês estão adivinhando meus pensamentos, "neh possivi" Estou com uma casa pra fazer instalação mas ta complicado colocar aterramento. Bora assistir o vídeo agora e Obrigado.
Concordo com vc . Eu estudei isso a muito tempo aprendi fazer até aterramento com gel . Fiz uma aula de 2 horas só de aterramento e tenho o certificado pra comprova .
Conteúdo top!!! Parabéns!!!!
Boa tarde!! Sou um grande fã do canal e fiquei com uma dúvida, pois vi um vídeo nesse canal onde falou que não podemos usar o aterramento funcional da concessionária como aterramento de proteção.
Gostaria que fizesse um vídeo explicando melhor sobre esse assunto.
Afinal podemos ou não usar o aterramento da concessionária como aterramento de proteção?
Desde já agradeço a vcs por trazerem sempre conteúdos relevantes aos profissionais de elétrica.
depois de um ano... esse vídeo sérvio pra mim... Feliz por conhecer esse canal
Ajudou muito. Obrigado.
Excelente vídeo! Trata o mundo real e não o mundo normativo
o melhor canal de elétrica, não tem jeito.
Professor gostei muito da sua explicação,sobre este sistema de aterramento ñ tendo condições de fazer um aterramento, usando o neutro da concessionária, gostei da sua explicação ,brigado professor !!
Melhor professor e melhor canal eletricista
Excelente. Respeita a NBR 5410 mas também tem o bom senso de oferecer a melhor solução para quem não pode cumprir a norma na íntegra.
Mestre Adoniran, considero-me um privilegiado em poder assistir as suas aulas de elétrica. Mais do que tirar dúvidas, você explica o processo como um todo. Isso faz a diferença.
Incrível, aprender assim. É de fato sensacional, essas palavras motiva qualquer profissional da nossa área.
Meu amigo até hoje nunca vi uma explicação melhor do que essa!! Parabéns. Show de aula
Ninguém é melhor que vcs para tirar dúvidas por que vc mostra na prática
Aqui em Santos - SP temos um caso peculiar nas instalações residenciais antigas (decadas de 70 pra trás) onde eram fornecidas apenas duas ou três fases (220V), sem neutro. Neste caso, não dá para usar o esquema TN. Precisaria ser TT, mas complica no caso de apartamentos antigos por não ter como criar o eletrodo de aterramento no solo (a não ser que seja uma obra do condomínio). Neste caso a saída seria usar a ferragem estrutural do prédio como eletrodo de aterramento?
Vocês tiraram uma dúvida minha que a tempos venho procurando uma solução. Aqui no RN, mais de 90% das residências não possuem o condutor de aterramento. Uma dessas casas é a minha, porém estou projetando refazer toda instalação para adequar a NBR 5410. Excelente trabalho!
Parabéns e obrigado por compartilhar.
Já faço esse sistema como solução para apartamentos antigos porém faço uma boa inspeção pra saber se realmente o neutro está bem aterrado. Aqui no RJ é um problemão as edificações antigas.
Parabéns,q Deus continue abençoando vc e sua família, muito boa explicação
PARABENS!! Segui esse vídeo "ao pé da letra" numa situação dessas citadas. Um apartamento sem aterramento (11º Andar) e que, graças a essa MEGA AULA agora está seguro! Muito Obrigado, assisto todos vídeos!!
Deus o abençoe sempre parabéns
este vídeo vai servir como parâmetro pra quando encontrar algo semelhante usar este modelo. Obrigado por mais um excelente trabalho.thank!
Olá Professor.
Muito obrigado pelas aulas
Poderia colocar 3 DPS para frases e colocá-las no PE? Me refiro nessa configuração em específico.
Mestre Adoniram, vc é o cara!!!
Excelente vídeo!
Excelente explicação!
Seus vídeos nos ajuda no nosso dia a dia!
Que DEUS lhe abençoe sempreeeee!
Show de esclarecimento sobre um assunto tão complicado que a falta de aterramento na maioria das residências brasileiras.
Gosto do canal, é muito útil com os experimentos na prática mas para leigos é, para mim, muito técnico. Falo isto sem críticas.
Esse vovô é um fenômeno!
Sinplesmente perfeito .tenho indicado pra varios colegas suas aulas ou seja seus vidios.
Mais um excelente vídeo! Uma dúvida: em uma casa no interior de MG de mais 35 anos, qual a chance do neutro ter sido aterrado?
Olá,
Pode ser que não esteja aterrado no padrão, as chances são grandes, mas com certeza no poste está aterrado.
Estou executando um serviço num apartamento antigo, 15° andar. Como garantir que o Neutro esteja aterrado no Medidor, para que eu possa utilizar o PEN?
Parabens pelos seus videos muito bem explicados ,mas sobre aterramento é um assunto muito polemico, principalmente esse video fala sobre casa q não tem aterramento , e quando é uma casa antiga q só tem o disjuntor geral ,nas manutenções no dia a dia encontra muito essas situações , tem como fazer aterramento sem usar os dispositivos ? obrigado um abraço.
Que aula foi essa!
Só agradecer!
Abraço!
Excelente video professor. Muito obrigado.
Ótima explicação parabéns
Só tenho a agradecer pela orientação. Estou com uma instalação em apartamento que se enquadra exatamente nessa situação de uso do neutro como terra.
Boa noite Adoniran. Muito boa explicação. Mas caso não tenha condições de instalar o IDR porque o cliente não quer, ou caso o QDC não tenha espaço físico pra instalar o IDR, como solucionar a situação?
Aí é complicado Carlos, pois ele é essencial para a segurança.
Troque o QDC ou troque o cliente!
😂
Colocar um segundo Qdc e remanejar os circuitos para liberar espaço vai ficar feio porém eficiente 👍
@@eletricityeletrica entendi. Mas também tem situações onde a instalação pode ser antiga e instalar um IDR pode ser um grande problema, ou seja, circuitos com fuga de corrente e desarmes constantes.
@@ruclamicro kkkkkk
Simplesmente o melhor de todos!!!
Ótimo vídeo, o problema aí no caso seria um QDC com um dr monitorando tudo, qualquer fuga iria desarmar tudo, complicado
Muito top a aula de vocês
Melhor canal de elétrica,
Obrigado professor!
Muito boa as explanações.
Muito bem explicado e demonstrado.
Só uma pergunta?
E o DPS ?
Parabéns,vc sabe ensinar e tem boa vontade
Muito boa a dica, show.
Parabéns pela razoabilidade.
vídeo muito bom gostei parabéns professor, o vídeo foi top
Eu preciso fazer em um casa numa Fazenda agora já sei como fazer👋👋👋
Muito didático professor!
Boa professor ! Seu canal na minha opinião é o melhor do TH-cam sobre o tema aterramento. Aprendo muito aqui. Espero que você e sua equipe façam parte das próximas revisões da norma
Este é o melhor canal de Elétrica do Brasil...sem sombra de dúvidas 👏🏽👏🏽👏🏽muito obrigado mestre!
Excelente vídeo... Vai ajudar muito nas obras que possuem instalação antiga.
Realmente vai contra a nbr5410 ,inclusive no item 5.1.2.2.4.2 nao se admite variante do tnc e que o seccionamento outomatico seja atribuido ao dispositivi IDR.
Parabéns, você falou o que encontramos no dia a dia... nem tudo está como a norma determina... principalmente em edificações antigas (gostei do seu comentário próximo do final do vídeo) isso se chama REALIDADE! abraço
Aqui no meu prédio entra um condutor PEN de 120mm², ai ele é dividido em N e PE no centro de medição e chega nos apartamentos separados em cabos de 16mm²
Sempre aprende com vc meu amigo parabéns pelo profissionalismo
Melhor canal de elétrica do mundo 🌎
Que vídeo espetacular! O melhor canal de elétrica.
mestre , vc é um cara admirável por todo mundo , vc é o único profissional do TH-cam que se fizesse um curso pago eu compraria de olho fechado
Cada vídeo uma grande aula. Parabéns mestre, mais uma vez a Eletricity nos ajudando. Esse vídeo,.em particular, é top mais. Abraços.
Excelente aula.
Olá Prof. boa aula
Como sempre, um ótimo vídeo, muito bom
Muito obrigado, bela explicação
Ótima dica!
Muito bom, quanta clareza num assunto tão pouco complexo, parabens!!
Excelente vídeo! Muito didático e responsável.
Sem dúvidas melhor canal de elétrica do YT. Parabéns pelo trabalho! Todo vídeo é uma aula.
Boa noite, justamente hj me separei com uma situação que:a casa não tem sistema de aterramento e o cabeamento das tomadas não tem como passar o cabo terra,vendo sua explicação me deu uma luz,se eu fizer esse sistema de aterramento com neutro no qdc ok , pois o cabo de entrada e 25mm,mas será se eu fizer o mesmo nas tomadas derivando o neutro ao borner de terra terá alguma segurança a mais,pois o bom é pior que o ótimo,mas e melhor do que o nada ?
Amos seus vídeos. Você é muito fera, Professor. PARABÉNS!!! Deus te abençoe e Guie os seus passos.
Boa noite Mestre Adoniram!
Parabéns pelo vídeo, bem explicado e objetivo.
Até ao próximo vídeo.
Show de bola, digo; de explicação.
Só podia ser vcs, mais uma vez meus parabéns!
Parabéns por mais um vídeo de sobre dúvidas. Tem como vcs. Dar uma explicação sobre a voltagem 127 ou 110 v existe a possibilidade de tirar essas tensões acima de um fornecimento 220/380 v desde já agradeço. Abraço
O melhor canal de elétrica do TH-cam.
Gratidão pela Excelente Aula. Um Forte Abração à vc Mestre Adoniram e Equipe Eletricity.
Excelente. Muito bom. Sou seu fã.
Show de bola, bem explicado sem complicação, muito bom parabéns pelo vídeo!
Excelente explicação Adoniran, porque tem situações realmente que impossível fazer um aterramento adequado e que respeite a norma. Valeu um abraço.
Parabéns pelo o vídeo vocês são fera, mas no caso das residências antigas, considerando ainda a condição de impraticável onde a bitola da alimentação é 6mm², como proceder, já que a norma recomenda acima dos 10mm²? Muito obrigado pela atenção
Parabéns pela explicação uma das melhores que já vi sobre o tema proposto
Obrigado pela mini aula !!! Muto bom
Parabéns mais uma aula show de bola
Show de bola recentemente eu tive que usar esse sistema pois não tinha jeito nenhum de eu fazer um novo aterramento