A maior resistência está no contato entre o ferro e o concreto na fundação . Se vc acessar a ferragem ,digamos no terceiro andar do prédio, de um pilar estrutural que desprega na sapata chá a resistência adicional do caminho de ferro do terceiro andar é muito pequena em relação àquela entre o ferro e concreto na sapata. Se fizer a derivação com solda e contato bem feito com o cabo, pode usar sim
Pô, caiu por terra o aterramento que faria em minha casa 😅😅 Vou colocar as hastes mesmo no meu sobrado e fazer o aterramento TN-S. Valeu pela aula Professor 👊🏾👏🏾👏🏾
Tem que fazer as medições. Levantaria outra consideração, a ferragem costuma dar uma resistência de aterramento muito mais baixa e muitas vezes a descarga atmosférica ocorre e energiza a estrutura e se esta estiver sendo usada como aterramento trará outros riscos.
Para quem não pode ver o vídeo, pode sim, porem de preferencia interligar toda ferragem, e a saida para conectar os cabos precisam de uma saida soldada, eu aqui vou cortar uma aste inox e soldar na estrutura, acredito que vou usar um eixo de amortecedor, pois é totalmente tratado, pode ser soldado tambem uma aste cobreada.
Muito obrigado professor Leônidas, veio um tal de eletricista aqui em casa e queria fazer isso, puxar o aterramento por um ferro da coluna da casa, vim verificar, agora vou dispensar ele!!!.
Parabéns Leônidas, o bom professor é aquele que quando erra assume seu erro, e quando está certo aprofunda o conhecimento através de fatos, dados e neste caso a norma. Tenho certeza que olhou com carinho este estudo de caso e se aprofundou nisto. Abraço.
Excelente vídeo Leônidas. Estou sempre estudando seus conteúdos. Só falta um vídeo mostrando na prática como tudo isso funciona. Você seria o primeiro do TH-cam. Abraço!!
Bom dia Professor Leônidas, ótimo explicação conforme a norma, ficou bem claro, vi um outro vídeo onde haviam falado que tem engenheiros que aprovam e outros não, mas vc mostrou na norma que isso ano e possível. obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Att. Andre eletricista rumo a uma nova jornada profissional.
Olá Leônidas. Vale ressaltar que exatamente como você fala e alerta durante esse vídeo , que mostra de forma ampla os tópicos das nomas das instalações elétricas, que devem tomar muito cuidado com as instalações de proteção e o SPDA. Todos tem respeitar as normas vigentes e tem que ter um projeto criterioso. Obrigado e até ao próximo vídeo.
Show de aula. Faltou desmentir certos aterramentos com leitura de equipamento como o de pegar lá no décimo andar e fazer a união do terra com a ferragem e provar que não funciona...
OTIMO é SABER que Uso o aterramento extraído da Coluna da Casa no 2º Pavimento e a Medida de aterramento, A resistência Ficou equivalente as medidas no Quintal (Ponto de verificao) usando Terrometro Hikari HTR 770.
Vlw Leônidas. Agora deve ter dirimido qualquer dúvida que tenha ficado do vídeo anterior, ou seja, não é qualquer profissional que tem a qualificação de fazer tal aterramento, bem como o mesmo é raramente usado na maioria das edificações.
Show sou seu fã,Leônidas estou ,com problema vou fazer a instalação de uma casa ,mas não tem como fincar hastes para aterramento,não posso usar a ferragem de uma laje que tem la para servir de aterramento,sei que a norma diz nas fundações,mas la não tem como
Quase no final do teu vídeo vc informa q noa pode usar as ferragens mais de cima do concreto como aterramento. Mas a NBR5410fala q não pode usar como CONDUTOR, não como eletrodo. Se vc feito ensaios comprovando que há continuidade mecânica e baixíssima resistencia entre os elementos da ferragem superior até embaixo na fundação mesmo assim não pode? Pq não poderia se a NBR 5419 permite e há condições eletromecânicas para que essa função atendida pelas ferragens aconteça?
Leônidas Borges, parabéns por ser este grandeprofissional. Já sou inscrito no seu canal, é pq estou usando este momento o celular da minha esposa rsrs. Leônidas, hj eu fiz um aterramento em triângulo e o mínimo que consegui foi 24 ôhms, como a construção ainda está na fundação do baldame, eu interliguei o aterramento a uma ferragem de uma coluna e resultado foi impressionante, ficou com 0,9 ôhms. O que vc me indica fazer neste caso? Esta construção é de uma casa tereia, ñ é prédio
minha casa, é antiga pretendo trocar os fios no futuro proximo, para os fios flexiveis. como esta tudo muito caro posso fazer e continuar sem o terra ? ou vale a penas investir mais dinheiro e tentar fazer logo? vou perceber muita diferenca com o terra funcionando na minha rede ? penso que posso fazer isso depois, más como tudo na vida a gente acaba deixando pra depois e não faz. obrigado pelos videos e o seu tempo.
Parabéns Leônidas muito bom o vídeo, sua explicação ótima. Não tinha muito conhecimento disso.ja tinha ouvido falar mais não tinha certeza. Você é mais um que está na minha lista dos melhores na área de elétrica. Obrigado meu rei.
Ótimo vídeo ...se pode ser usada a fundação da edificação entao eu poderia fazer um sistema de aterramento e proteger as conexões com massa pra calafetar e concretar ? É pq preciso fazer na garagem e não dá pra deixar caixas de inspeção espalhadas pela garagem....o que vc recomendaria ? Obrigado Leônidas
Ninguém disse que preferencialmente é obrigatoriamente, é só assistir o vídeo que você entenderá. Mas a norma diz que é obrigado ter aterramento, se isso não bastasse tem leis específicas sobre isso também. Então, é sim obrigatório o aterramento
@@charleslyell3748 Sim, obrigado. Fiz a instalação dos apartamentos superiores, prédio antigo sem aterramento, no modelo TNC-S. No QDC de chegada da energia, eu separei o Neutro e dois cabos de 10mm2, sendo um neutro e outro Terra. Valeu. Abraço.
Se o condutor de neutro for no minimo de 10mm2, faz uma derivação dele por meio de um condutor ou barramento, ou seja, terá um condutor (barramento) para o neutro e o outro condutor (barramento) para o condutor de proteção PE
Como todos sabemos que as ferragens de fundação se conectam com o restante da estrutura que mutas vezes vai até um terraço que tem sua estrutura aparentemente de aço exposto .
São informações que para colocar em prática, é preciso estudar muito para não deixar nem uma dúvida ao executar uma um projeto de proteção. Não dá para fazer, só baseado no que ouviu falar, não pode colocar tudo isso na mão de um ze faisca.
Mas como conectar a fundação? Em uma residência que não tem aterramento ainda, tem como fazer essa conexão ? Como? Já tem vídeo mostrando? Obrigado pelo conteúdo de qualidade
Ok vídeo muito explicativo, imagino que a norma diz que não pode usar a ferragem pelo fato de o aço não ser um bom condutor e tb de não se saber a qualidade das emendas das ferragens até lá em cima. Mas considerando um prédio ou casa que não possui sistema de aterramento usar a ferragem como aterramento não seria melhor do que não ter nada? Mesmo estando fora da norma?
Em caso de uma casa que tem um Terraço e sua cobertura é toda metálica, nesse caso como eu faço para proteger contra raios e ao mesmo tempo tenha um aterramento para casa, eles podem esta juntos, minha pergunta é: pode se ter um SPDA e Aterramento juntos, ou tem que ser separados os circuitos? obrigado pela ajuda.
Como sempre essas questoes de aterramento envolvem muitas dúvidas .apesar da ótima explicação do amigo Leônidas tem coisas que nos chamam muita à atenção , como por exemplo ,certa vez eu estava instalando um motor trifásico em um galpão e um dos cabos se soltou da minha mão e encostou na estrutura ,na coluna do galpão,e deu um tremendo curto circuito capaz de desarmar o disjuntor e ai vem a pergunta será que essa estrutura não serve para aterramento?
Complicado se for usar a ferragens estrutural como aterramento, deve seguir uma regra danada, alguns usa a ferragens com aterramento mas na verdade as ferragens as vezes não está aterrada mas sim interrada,, na verdade se for puxar o aterramento em um apartamento onde não existe aterramento e o profissional usar a ferragens como aterramento está todo errado , e em obras novas não precisa disso já vai existir o barramento de terra. hoje tudo segue a norma , mas nem fica correto como a norma diz hoje,,, hoje a norma não expecifica mas valor de aterramento, diz menor valor próximo de zero porém não expecifica valor,,, maior tiro no pé .acredito que só vai ser exigido valor de aterramento quando a empresa onde fomos prestar serviços exigir ao contrário disso a norma não diz mas valor...
Já faz algum tempo que se usa a estrutura de edificação, não só coma aterramento, como também pára-raio. A única exigência que, no caso do pára-raio, isso deve já vir no projeto, não permitido em construção já existente.
Bom dia Leônidas. Tudo bem? Pode interligar a uma maquina á estrutura da edificação e aí utilizar as ferragens da estrutura coo eletrodo de aterramento??
Boa noite! Em uma edificação com aterramento estrutural feito na fundação, tendo com duas casas , uma em cima da outra. Posso usar o esquema TN ou sou obrigado a usar o esquema TT? Tendo em vista que os medidores, um cara cada casa ficam no muro da rua e a edificação fica nos fundos do terreno. No esquema TN tenho que colocar o BEP na estrada da edificação, pois o QDC fica no meio da edificação, desta forma Na hora de equipotencializar os neutros ao BEP da edificação os neutros irão se interligarem no BEP no momento da equipotencialzação. Isso não terá problema? Os neutros vindo de medidores diferentes se interligarem? Como seria a melhor forma de equipotencializar os neutros desse tipo de edificação?
Vídeo completíssimo pra ser ensinado no TH-cam! Parabéns Leônidas ficou simples de entender com suas explicações! Você tem terrômetro? Caso sua resposta seja sim qual é e modelo? Pra me ajudar a ter um.
Profissionais que dedicam seu tempo para ensinar na internet não merecem deslike. Parabéns Leônidas!
São invejosos e recalcados que fzm isso.
Concordo plenamente
Verdade
Muito bom, é sempre bom tomar a norma por inteiro e não usar apenas um trecho dela pra justificar ou criticar a adoção de uma técnica! Parabéns.
A maior resistência está no contato entre o ferro e o concreto na fundação . Se vc acessar a ferragem ,digamos no terceiro andar do prédio, de um pilar estrutural que desprega na sapata chá a resistência adicional do caminho de ferro do terceiro andar é muito pequena em relação àquela entre o ferro e concreto na sapata. Se fizer a derivação com solda e contato bem feito com o cabo, pode usar sim
Que isso??? Que aula FANTÁSTICA e muito bem FUNDAMENTADA.
Parabéns, guerreiro!
Simplesmente SENSACIONAL.
Pô, caiu por terra o aterramento que faria em minha casa 😅😅 Vou colocar as hastes mesmo no meu sobrado e fazer o aterramento TN-S. Valeu pela aula Professor 👊🏾👏🏾👏🏾
Excelente dica da eletrica,mas uma parte pratica sobre o Tipo de eletrodo a ser usado seria muito pertinente e concreto . Obg.
Tem que fazer as medições. Levantaria outra consideração, a ferragem costuma dar uma resistência de aterramento muito mais baixa e muitas vezes a descarga atmosférica ocorre e energiza a estrutura e se esta estiver sendo usada como aterramento trará outros riscos.
Para quem não pode ver o vídeo, pode sim, porem de preferencia interligar toda ferragem, e a saida para conectar os cabos precisam de uma saida soldada, eu aqui vou cortar uma aste inox e soldar na estrutura, acredito que vou usar um eixo de amortecedor, pois é totalmente tratado, pode ser soldado tambem uma aste cobreada.
Muito obrigado professor Leônidas, veio um tal de eletricista aqui em casa e queria fazer isso, puxar o aterramento por um ferro da coluna da casa, vim verificar, agora vou dispensar ele!!!.
Parabéns Leônidas, o bom professor é aquele que quando erra assume seu erro, e quando está certo aprofunda o conhecimento através de fatos, dados e neste caso a norma. Tenho certeza que olhou com carinho este estudo de caso e se aprofundou nisto. Abraço.
Só que ele não assumiu não kkkkk
Não assumiu o que?
para alguns inscritos e muito dificil ler a norma ou tem preguiça pqp
Excelente vídeo Leônidas. Estou sempre estudando seus conteúdos. Só falta um vídeo mostrando na prática como tudo isso funciona. Você seria o primeiro do TH-cam. Abraço!!
Bom dia Professor Leônidas, ótimo explicação conforme a norma, ficou bem claro, vi um outro vídeo onde haviam falado que tem engenheiros que aprovam e outros não, mas vc mostrou na norma que isso ano e possível. obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Att. Andre eletricista rumo a uma nova jornada profissional.
Eu sou eletricista está correto cismo parabéns conheço esse cistema
Olá Leônidas.
Vale ressaltar que exatamente como você fala e alerta durante esse vídeo , que mostra de forma ampla os tópicos das nomas das instalações elétricas, que devem tomar muito cuidado com as instalações de proteção e o SPDA. Todos tem respeitar as normas vigentes e tem que ter um projeto criterioso.
Obrigado e até ao próximo vídeo.
Muito bem explicado! Show de bola.
Parabéns e obrigado.
Uma boa aula tirou todas as minhas dúvidas
Com certeza as minhas tambem...
Muito bem explicado professor. Obrigado por compartilhar conhecimentos com conosco.
show de bola muito bom mesmo parabéns
Eu sou eletricista está correto cismo parabéns conheço esse cistema estudei física a muito tempo
Valeu
Show de aula. Faltou desmentir certos aterramentos com leitura de equipamento como o de pegar lá no décimo andar e fazer a união do terra com a ferragem e provar que não funciona...
Pq não funciona?
Show de bola ⚽️ Leônidas
OTIMO é SABER que Uso o aterramento extraído da Coluna da Casa no 2º Pavimento e a Medida de aterramento, A resistência Ficou equivalente as medidas no Quintal (Ponto de verificao) usando Terrometro Hikari HTR 770.
Vc tem SPDA (para-raio)? *Se não tiver* , usar a estrutura como terra traz outro riscos por desrespeitar a norma NBR5410.
Excelente explicaçao do video.Muito esclarecedor!!!Parabens pela ajuda!!!!
Muito bom ,estamos sempre a aprender . É de pessoas como Senhor que o mundo da eléctrica precisa.
Valeu Leônidas seus vídeos são bem explicativos
Excelente as explicações, parabéns
Vlw Leônidas.
Agora deve ter dirimido qualquer dúvida que tenha ficado do vídeo anterior, ou seja, não é qualquer profissional que tem a qualificação de fazer tal aterramento, bem como o mesmo é raramente usado na maioria das edificações.
Polaka1p
Muito boa essa explicação parabéns professor
Show sou seu fã,Leônidas estou ,com problema vou fazer a instalação de uma casa ,mas não tem como fincar hastes para aterramento,não posso usar a ferragem de uma laje que tem la para servir de aterramento,sei que a norma diz nas fundações,mas la não tem como
Agora sim professor. Agora entendi.
Parabéns pela excelente explicação!
Muito obrigado
Boa aula bom saber quando for fazer minha casa vou fazer isso
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
nesse caso, ainda eu nao achando a melhor opcao, o tipo TN-C-S seria a melhor escolha...
Sim pode caso não tenha nenhum aterramento use a ferragem irá ter algum referência no sistema
Quase no final do teu vídeo vc informa q noa pode usar as ferragens mais de cima do concreto como aterramento. Mas a NBR5410fala q não pode usar como CONDUTOR, não como eletrodo. Se vc feito ensaios comprovando que há continuidade mecânica e baixíssima resistencia entre os elementos da ferragem superior até embaixo na fundação mesmo assim não pode? Pq não poderia se a NBR 5419 permite e há condições eletromecânicas para que essa função atendida pelas ferragens aconteça?
Boa noite . Parabéns pela explicação
Excelente aula professor, por tirar as dúvidas de nós eletricista.
Pergunta esse tipo de aterramento usando a ferragem do prédio,somos obrigados a fazer em residência comum (casas)
Muito bom e claro
Leônidas Borges, parabéns por ser este grandeprofissional. Já sou inscrito no seu canal, é pq estou usando este momento o celular da minha esposa rsrs.
Leônidas, hj eu fiz um aterramento em triângulo e o mínimo que consegui foi 24 ôhms, como a construção ainda está na fundação do baldame, eu interliguei o aterramento a uma ferragem de uma coluna e resultado foi impressionante, ficou com 0,9 ôhms. O que vc me indica fazer neste caso?
Esta construção é de uma casa tereia, ñ é prédio
Vlw Leônidas. Bastante esclarecedor. Muito Obrigado!!
Obg irmão vc tirou todas as minhas dúvidas 👏👏👏 pelo video
esse video foi muito bom parabens leonidas
Obrigado Professor. Paz e bem
minha casa, é antiga pretendo trocar os fios no futuro proximo, para os fios flexiveis. como esta tudo muito caro posso fazer e continuar sem o terra ? ou vale a penas investir mais dinheiro e tentar fazer logo? vou perceber muita diferenca com o terra funcionando na minha rede ? penso que posso fazer isso depois, más como tudo na vida a gente acaba deixando pra depois e não faz. obrigado pelos videos e o seu tempo.
Aulão show de bola
muito bom, Parabéns
Parabéns Leônidas muito bom o vídeo, sua explicação ótima. Não tinha muito conhecimento disso.ja tinha ouvido falar mais não tinha certeza. Você é mais um que está na minha lista dos melhores na área de elétrica. Obrigado meu rei.
Já usei bastante ferragam para fazer 127v para ligar furadeira rsrs mas para aterramento nem sabia que tinha meio para isso
Cuidado isso pode ser muito perigoso é custar a sua vida
Muito bom a sua aula gostei
Muito e bem explicado, grato professor!
EXCELENTE
Valeu, ótimo vídeo
Muito bem explicado. Valeu Leônidas. Um forte abraço.
Excelente.
muito obrigado.
Ótimo vídeo ...se pode ser usada a fundação da edificação entao eu poderia fazer um sistema de aterramento e proteger as conexões com massa pra calafetar e concretar ? É pq preciso fazer na garagem e não dá pra deixar caixas de inspeção espalhadas pela garagem....o que vc recomendaria ? Obrigado Leônidas
Ótima explicação, gostei.
Sobre o que mencionei anteriormente, pode ser que tenha ligação com a corrosão da ferragem/armadura essa não possibilidade de usar a ferragem...
Parabens pela explicação mad se você pudesse dar exemplos deste itens em desenhos mesmos rascunhados seria melhor para o entendimeno
Preferencialmente difere de obrigatoriamente!
Ninguém disse que preferencialmente é obrigatoriamente, é só assistir o vídeo que você entenderá. Mas a norma diz que é obrigado ter aterramento, se isso não bastasse tem leis específicas sobre isso também. Então, é sim obrigatório o aterramento
Professor, dê então outra alternativa de aterramento para as instalações dos apartamentos dos andares superiores.
Responde ai prof pfv!!!!
Já tenho vídeos sobre isso no canal, está na plalyst aterramento
Use TN-C-S se o condutor de neutro tiver pelo menos 10mm2.
@@charleslyell3748 Sim, obrigado. Fiz a instalação dos apartamentos superiores, prédio antigo sem aterramento, no modelo TNC-S. No QDC de chegada da energia, eu separei o Neutro e dois cabos de 10mm2, sendo um neutro e outro Terra. Valeu. Abraço.
Se o condutor de neutro for no minimo de 10mm2, faz uma derivação dele por meio de um condutor ou barramento, ou seja, terá um condutor (barramento) para o neutro e o outro condutor (barramento) para o condutor de proteção PE
Apesar de não responder a pergunta que fiz, acabei caindo nesse vídeo... e me respondeu!! show!
Que legal que esse vídeo ajudou. São centenas de perguntas todos os dias, por isso não consigo responder a todos. Abraço
@@LeonidasBorgesEletrica SHOW!! TIROU MINHAS DUVIDAS VOU FAZER O TT, SEGUINDO AS SUAS ORIENTAÇÕES!
Legal
Boa noite
Posso usar s ferragem da cinta da casa
Que vai esta abaixo do piso no caso enterrada no solo e ligada a fundação? Obg
Boa aula!
Teria como fazer um vídeo na prática,e que pareceu um pouco confuso!
Up
Parabéns muito boa explicação
Muito bom! 👏
bom dia Leônidas! até agora ainda não encontrei um igual !!!!!!!!
mostrando a NBR 5410. parabens
Muito obrigado
Como todos sabemos que as ferragens de fundação se conectam com o restante da estrutura que mutas vezes vai até um terraço que tem sua estrutura aparentemente de aço exposto .
São informações que para colocar em prática, é preciso estudar muito para não deixar nem uma dúvida ao executar uma um projeto de proteção. Não dá para fazer, só baseado no que ouviu falar, não pode colocar tudo isso na mão de um ze faisca.
Ótimo conteúdo Leônidas!!!
Parabéns pela aula: tenho 2 dúvida qual seria esse tipo de aterramento e se poderia eqipotesilizar também com o neutro
Muito bom professor.
Mas como conectar a fundação? Em uma residência que não tem aterramento ainda, tem como fazer essa conexão ? Como? Já tem vídeo mostrando? Obrigado pelo conteúdo de qualidade
Parabéns bela explicação, tudo seguindo a norma.
Show de vídeo hemmmm
Muito bom parabéns.
Top
Parabéns amigo você mim tirou uma dúvida ganhou um escrito continui assim passando seus conhecimentos que Deus lhe proteja.
Excelente aula.
Valeu
Excelente aula! Muito obrigado!
Excelente aula!
Tirou muitas dúvidas!
Ok vídeo muito explicativo, imagino que a norma diz que não pode usar a ferragem pelo fato de o aço não ser um bom condutor e tb de não se saber a qualidade das emendas das ferragens até lá em cima. Mas considerando um prédio ou casa que não possui sistema de aterramento usar a ferragem como aterramento não seria melhor do que não ter nada? Mesmo estando fora da norma?
Existe um aterramento normatizado que pode ser usado sem aterramento próprio, é o TN-C-S, desde que o PEN tenha pelo menos 10mm2.
Que show!!
Em caso de uma casa que tem um Terraço e sua cobertura é toda metálica, nesse caso como eu faço para proteger contra raios e ao mesmo tempo tenha um aterramento para casa, eles podem esta juntos, minha pergunta é: pode se ter um SPDA e Aterramento juntos, ou tem que ser separados os circuitos? obrigado pela ajuda.
Como sempre essas questoes de aterramento envolvem muitas dúvidas .apesar da ótima explicação do amigo Leônidas tem coisas que nos chamam muita à atenção , como por exemplo ,certa vez eu estava instalando um motor trifásico em um galpão e um dos cabos se soltou da minha mão e encostou na estrutura ,na coluna do galpão,e deu um tremendo curto circuito capaz de desarmar o disjuntor e ai vem a pergunta será que essa estrutura não serve para aterramento?
Numa cerca elétrica, eu posso usar as ferragens da estrutura enterradas no solo como aterramento?
Boa dica.
E o que diz a NBR 5419 no Anexo D? Lá se admite aterramento estrutural para SPDA.
Complicado se for usar a ferragens estrutural como aterramento, deve seguir uma regra danada, alguns usa a ferragens com aterramento mas na verdade as ferragens as vezes não está aterrada mas sim interrada,, na verdade se for puxar o aterramento em um apartamento onde não existe aterramento e o profissional usar a ferragens como aterramento está todo errado , e em obras novas não precisa disso já vai existir o barramento de terra. hoje tudo segue a norma , mas nem fica correto como a norma diz hoje,,, hoje a norma não expecifica mas valor de aterramento, diz menor valor próximo de zero porém não expecifica valor,,, maior tiro no pé .acredito que só vai ser exigido valor de aterramento quando a empresa onde fomos prestar serviços exigir ao contrário disso a norma não diz mas valor...
Já faz algum tempo que se usa a estrutura de edificação, não só coma aterramento, como também pára-raio.
A única exigência que, no caso do pára-raio, isso deve já vir no projeto, não permitido em construção já existente.
Sim, no caso de SPDA algumas coisas mudam mesmo
Posso soldar a haste terra do aterramento do Chuveiro na viga da laje.
Bom dia Leônidas.
Tudo bem?
Pode interligar a uma maquina á estrutura da edificação e aí utilizar as ferragens da estrutura coo eletrodo de aterramento??
E se conectar uma a um ferro só ou mais da fundação?
Parabéns cara!!!!
O que a NBR5419:2015 diz sobre o aterramento na estrutura do prédio
Obrigado pelos vídeos meu amigo. Uma dica, procura aumentar um pouco o volume do vídeo. ValEU!
Boa tarde Leônidas tudo bem? Poderia usar a armadura para fazer a conexão com a ferragem da coluna em torno de 30 cm de profundidade no solo?
Boa noite!
Em uma edificação com aterramento estrutural feito na fundação, tendo com duas casas , uma em cima da outra. Posso usar o esquema TN ou sou obrigado a usar o esquema TT?
Tendo em vista que os medidores, um cara cada casa ficam no muro da rua e a edificação fica nos fundos do terreno.
No esquema TN tenho que colocar o BEP na estrada da edificação, pois o QDC fica no meio da edificação, desta forma Na hora de equipotencializar os neutros ao BEP da edificação os neutros irão se interligarem no BEP no momento da equipotencialzação. Isso não terá problema? Os neutros vindo de medidores diferentes se interligarem?
Como seria a melhor forma de equipotencializar os neutros desse tipo de edificação?
A este respeito quero afirmar que pode sim.
Vídeo completíssimo pra ser ensinado no TH-cam! Parabéns Leônidas ficou simples de entender com suas explicações! Você tem terrômetro? Caso sua resposta seja sim qual é e modelo? Pra me ajudar a ter um.