Muito legal, Filipe! Wraith é o jogo que mais gosto no WoD, e o que mais me envolvi (com uma campanha que durou quase 3 anos.). Conheci esse jogo na saudosa Dragão Brasil (acho que foi na edição 3, logo após trocar de nome -anteriormente se chamava Dragon, mas mudou por conta da revista oficial da TSR que sairia aqui no Brasil pela ed. Abril), ao ler sobre ele já me empolguei, porque estava narrando Vampire e tinha jogado umas 2 ou 3 partidas de Werewolf. Mas, apesar de ter conhecido cedo, só fui jogar mesmo mo 4° EIRPG de 96, e foi paixão à primeira rolada de dados! Em eventos geralmente não é possível se aprofundar demais nas regras e cenário, então tive que recorrer aos xerox (pdf? download? em 96? kkkk) até conseguir uma grana para comprar o livro básico. Após comprar a 2a edição, acho que em 98, passei a correr atrás dos suplementos, a maioria da primeira edição, mas que serviam justamente por ter muito mais descrições de história e cenários do que regras. E aí me senti preparado para narrá-lo. Explicar para os jogadores o lance da Shadow nunca foi fácil, e realmente o pessoal me ligava várias vezes por semana para se preparar para a próxima sessão de jogo, amedrontados com o que eu iria usar a favor ou contra o grupo. Passei a usar o jogo apenas em eventos depois que minha filha nasceu (há 12 anos), que abri minha empresa e o tempo passou a ser extremamente escasso...mas pretendo voltar com as edições de 20 anos. Enquanto isso vou vendo seus vídeos e aprendendo mais sobre algumas coisas que li e outras que nem fazia ideia. Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
Felipe, não sei nem o que dizer sobre esse vídeo! Cara, seu canal é espetacular, seus vídeos são ótimos, você é extremamente didático. Eu fico me lembrando da minha adolescência quando eu respirava WoD. Wraith foi um jogo bastante especial para mim... Keep the good job! A.
Achei bem legal a mudança de fundo na imagem de apresentação do episodio, gostei do fato de falar sobre outros títulos do WOD, continue que está muito bom!!!
Eu não tive a oportunidade de jogar Wraith! Um colega da faculdade tinha o livro, foi através dele que eu conheci! Sem dúvida é um jogo incrível! Eu joguei Mago: A Ascensão, alis está aí uma sugestão! Abraços! Sucesso para o canal, está ótimo!
Parabéns pelo otimo video amigo! sera que eu vi uma interpretação e exemplificação de como seria a isolde no Wraith? huahuauh muito bom! o Wraith um dos jogos mais serios do cenario WOD que mexe com toda a organização e descoberta do ser! fantástico estar abordando esse tema que não tem de qualidade no youtube brasileiro! novamente parabéns pelo otimo canal!!!!!
Acho que os filmes " O Sexto Sentido" e o "Os outros" são boas inspirações (pra narrar pra pessoas que não tenham assistido os filmes pq perderia a graça do pelos spoilers rs). Video fantástico. Parabéns pela qualidade do canal.
Curiosamente, filmes que mais me inspiram pra mestrar Wraith são no estilo "soco no estômago" tipo Ninfomaníaca, Melancolia, Requiem para um Sonho e etc. Esses filmes pqp, é sair da sala e anotar dois, três capítulos de jogo!
Aparição: O Esquecimento era para ter sido lançado sim, mas os eventos de Ouro Preto e a má repercussão do jogo lá fora (era o quer menos vendia), ajudou e a tradução acabou vazando na internet (orkut na época).
Verdade grande Henrique é uma pena. Wraith sempre teve uma lendária "maldição" sobre seus lançamentos - até o edição de 20 anos tá atrasado. Ainda vou falar disso em vídeos futuros. Enfim, obrigado pela força aqui no canal! Abraços :)
Muito bom canal... Eu pensando em entrar comum e um parceiro me apresentou o seu. Parabéns pelo trabalho. Futuramente adentrar o Lore dos jogos seria bem legal!
Uma pequena correção: O Catarse não leva diretamente pro Esquecimento, mas o deixa sob controle de uma perspectiva bem doente de si mesmo. Show de vídeo! Espero pelo próximo.
Aparição - O Esquecimento é de longe o jogo mais tenso da White Wolf (Mas do que Demonio - A Queda, Changeling - Os Perdidos e até mesmo HOL). Tive o prazer de ler boa parte dos livros e o desprazer de nunca joga-los. Absolutamente ninguem que conheço pessoalmente se sentiram bem quando falei do jogo e lhes convidei a jogar. A forma como as Aparições encaram a umbra é incrivelmente rica e genial, o reinos dos mortos de cada cultura da humanidade é muito bem elaborada. Os cenários historicos e regionais são incriveis (Gosto muito do livro sobre a Guera Civil Americana, Dos livros na idade media na asia e coisas do tipo). Aparição foi infelizmente o primeiro titulo do W.O.D. a acabar mas deu origem a "Orfeus - Não olhe para trás" e inspirou "Geist - The Sin Eaters" da propria White Wolf. Seu canal é excelente, espero poder contribuir um dia.
Nossa cara.... Muito legal. Eu só tive contato maior com vampire.... E superficialmente com Mago (tenho o livro básico e ninguém pra jogar). Agora me interessei pelos Wraiths. Angustiante e interessante, ótimo tempero.
Realmente é um cenário incrível. Acredito que irá ser mencionado no próximo vídeo, mas algo muito interessante sobre Wraith é que, mesmo que vc não queira jogá-lo, é importante que seja aprendido pois serve de base para inúmeros cenários, histórias, eventos e mecânicas de outros jogos do WoD. Como entender necromancia? OU poderes de lobisomens? Ou a extensão da esfera Espírito em Mago? Grande abraço e estou ansioso pelo próximo.
Luiz, tem algumas disciplinas de Vampiro intimamente ligadas a conceitos de Wraith e esse será um dos temas no próximo vídeo sim! Obrigado pela força no canal e abraço!
Eu já tinha visto sobre, mas nada muito aprofundado. Achei meeeega interessante, mas acho que não teria muito psicológico pra jogar 😂 ótimo vídeo Dean :D
Total Pri. A gakera mais espiritualizada então realmente não se sente em oaz com esse jogo, e eu mesmo sempre abro uns incensos antes e depois de narrar aqui em casa. Vai que... Obrigado pela força de sempre aqui no canal! :)
Boa sugestão. Estamos pensando em fazer isso sim, mas nesse vídeo tentamos ver um novo formato de conclusão tb. Vamos explorando, rs. Obrigado pela força no canal e abraço!
Fausto Maiandi Tilha sonara só parece legal. ela pode inclusive atrapalhar de ouvir vídeo e tirar a atenção do que está sendo discutido. pra mim a trilha sonora tem de ser bem ponderada.
Sinceramente sempre preferi Wraith mais do que Mage, Demon e Changeling, uma vez joguei e narrei uma década atrás um com um grupo mas a parada morreu rápido.
Oi, Felipe! Tudo bem? Quando ( ou se) você tratar dos suplementos de Wraith, você também abordará o livro dos Reerguidos? Acho Wraith, the Oblivion perfeito, porém há pessoas que não curtem esse distanciamento do mundo físico e penso que é aí que entra o suplemento The Risen, com foco num clima de morte e de segunda chance na realidade dos vivos. Inclusive, creio que ele tenha sido a fonte primeira na criação de Geist, the Sin-Eaters.
É possível sim Leonardo! A questão é que no cenário original, os Risen são tão raros quanto um Vampiro na golconda, por isso é incomum se falar mto deles. Mas vamos ver o que fazemos. :) Obrigado pela presença no canal, abraço!
Felipe, achei o cenário muito legal, mas não consigo imaginar que tipo de história seria jogada. Tipo, os PCs formam um grupo entre si, como nos outros jogos? eles têm "missões" para executar em equipe? ou é cada um e suas memórias mesmo?
Sim Flávio, um grupo se forma, normalmente por proximidade geográfica e/ou necessidade de se proteger dos ataques dos espectros ou mesmo outros fantasmas. Um exemplo, é que o fetter de um jogador esteja ligado a paixão do outro; um terceiri descobre que há uma ameaça sobre eles, um quarto pode ter querer agir simplesmente pra impedir que o Esquecimento se fortaleça com a perda desses laços, e pronto já tem aí uma aventura.
Isso me causou uma duvida. Os fantasmas que nos deparamos na maioria das vezes em Geist não seriam não seriam sombras que tomaram o controle, ou seriam algo diferente, algo por si só?
Nossa extremamente super interessante! Conheci por alto os outros jogos do mundo das trevas quando jogava vampiro e lobisomem na década de 90 e era um dos crentes em que changeling era o jogo das fadinhas... descubro hoje que me enganei e ao mesmo tempo que não haveria época melhor para conhecer o sonhar e principalmente o Wraith! Obrigado pelo vídeo! Agora fica a pergunta... nunca ouvi falar de grupos de Wraith... existe alguma comunidade brasileira interessada no sistema? Aonde os encontro?
Obrigado pelas palavras, Gabriel! Existe grupo de Wraith no Facebook sim, procure por "Aparição". Eu no caso jogo/mestro Wraith com uns amigos, mas realmente é o jogo de WoD que menos conheço jogadores.
Totalmente Jungiano! A shadowlands basicamente é um trauma do ics coletivi. É nítida a inspiração nos trabalhos de Carl Jung ao longo de todo o livro. Obrigado pela força no canal e abraço!
A versão pre-alpha tem algumas lacunas. Vou começar uma campanha agora e queria uma opinião sua: é possível jogar pelo livro da pre-alpha e adaptar as regras das edições anteriores para fechar essas lacunas ou é melhor começar com um edição anterior?
Minha opinião pessoal: não. O pre-alpha é isso, um pre-alpha. Ele serve pra testar aquelas mecânicas ali estipuladas. Qq coisa além disso é pedir pra engrenagem travar. ;) O V20 é um excelente ponto de começo! Abraço!
Olá, Felipe! Primeiro, parabéns pelo canal, está me ajudando muito! Gostaria de saber se há alguma maneira de uma comunicação direta com você ? Independente da resposta, desde já te agraço!
Claro que há, André! Uma das razões de fazer esse canal foi pra poder trocar ideias com os fãs de WoD. No Facebook do canal (tem o link no topo do TH-cam) vc pode mandar mensagem e eu te respondo assim que ver por lá. Obrigado pela força e abraço!
Olá Felipe! Tenho uma dúvida a respeito de uma coisa. A mortalha se assemelha à umbra profunda no universo dos lobisomens ou é algo completamente diferente? Obrigado pela atenção e grande abraço!
É algo completamente diferente. A Umbra é um mundo dos espíritos naturais, florestas e raças extintas podem estar por lá. É uma parada de xamã. O mundo em seu estado mais natural. Já as Shadowlands é um mundo espiritual da decadência e da morte, lá vc encontra prédios abandonados, carros enferrujados, florestas devastadas, ar empoeirado... É uma parada de necromante. O mundo em completa decadência.
Nossa uma piração aqui, poderia um Toreador ajudar um artista para ele criar uma obra, um changeling influenciar também e pegar o glamour dessa obra e uma aparição se beneficiar disso também de alguma forma? Tipo tudo ao mesmo tempo? O.o
Geist não faz parte o World of Darkness! É do "outro WoD", mesma linha de Vampiro o Requiem (tb conhecido como nWoD ou CotD - Chronicles of the Darkness). Wraith possui um tipo de personagem chamado de "reerguido", mas Reencarnado já não me ocorre do que se trata. Abraços!
Wraith, também conhecido como War (shadow players nunca acaba bem)! Hahaha! Fala sobre os eventos estranhos do "aftewords" da primeira edição. É uma curiosidade bem legal. rs Mais um belo vídeo! Abraço!
Verdade William! Na verdade, o jogo q veio a dar origem a mtos conceitos de Wraith quase acabou em morte, rs. Mas falo disso mais pra frente sim. Abraço!
Esse jogo eu nao jogo nem fudendo kk sinistrasso MAS é muito importante ter algum conhecimento quando jogando com magos,vampiros Giovanni/tremere e lobisomens. Me parece que esse jogo foi inspirado em livros espiritas e livros espiritualistas
Parece mesmo. Existem na verdade "reinos" correspondentes à outras crenças sobre pós-vida (o Reino de Jade, por exemplo, que é a perspectiva oriental), mas o foco do Wraith sem dúvida tem uma inspiração no kardecismo, por exemplo. Obrigado pela presença aqui no canal! Abraços!
Sempre encrenquei com essa tradução. Não que esteja errado traduzir wraith por aparição (corretíssimo), mas "aparição" sugere um fantasma se manifestando no mundo material, o que não é o caso em 99% do jogo. "Espectro" caberia melhor, e "oblívio" também.
Eu tb não gosto do literal "aparição", mas Espectro é o nome de uma outra criatura, antagonista aos Wraiths. Entre meu grupo me refiro a eles como "fantasmas" mesmo.
Kkkkkkkkk normal, falar de Wraith atrai uns Espectros às vezes XD. O milhão tá longe mas temos quase 900 seguidores e já ouso sonhar com mil! Vamos q vamos! Obrigado pela força no canal como sempre, Carla! :)
Wraith The Oblivion foi o típico caso de jogo pouco apreciado por estar MUITO a frente de seu tempo.
Edmilson Lopes Moreira mais que isso, a temática é muito densa para alguns jogadores. Tem que prefere evitar.
Kd os videos novos ? Seus vídeos são incríveis
Muito legal, Filipe! Wraith é o jogo que mais gosto no WoD, e o que mais me envolvi (com uma campanha que durou quase 3 anos.). Conheci esse jogo na saudosa Dragão Brasil (acho que foi na edição 3, logo após trocar de nome -anteriormente se chamava Dragon, mas mudou por conta da revista oficial da TSR que sairia aqui no Brasil pela ed. Abril), ao ler sobre ele já me empolguei, porque estava narrando Vampire e tinha jogado umas 2 ou 3 partidas de Werewolf.
Mas, apesar de ter conhecido cedo, só fui jogar mesmo mo 4° EIRPG de 96, e foi paixão à primeira rolada de dados! Em eventos geralmente não é possível se aprofundar demais nas regras e cenário, então tive que recorrer aos xerox (pdf? download? em 96? kkkk) até conseguir uma grana para comprar o livro básico.
Após comprar a 2a edição, acho que em 98, passei a correr atrás dos suplementos, a maioria da primeira edição, mas que serviam justamente por ter muito mais descrições de história e cenários do que regras. E aí me senti preparado para narrá-lo.
Explicar para os jogadores o lance da Shadow nunca foi fácil, e realmente o pessoal me ligava várias vezes por semana para se preparar para a próxima sessão de jogo, amedrontados com o que eu iria usar a favor ou contra o grupo.
Passei a usar o jogo apenas em eventos depois que minha filha nasceu (há 12 anos), que abri minha empresa e o tempo passou a ser extremamente escasso...mas pretendo voltar com as edições de 20 anos. Enquanto isso vou vendo seus vídeos e aprendendo mais sobre algumas coisas que li e outras que nem fazia ideia. Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
Exposição MAGNÉTICA Felipe!!! Quando me dei conta o vídeo já estava acabando e eu queria ver mais!!! PARABÉNS!!! Ansioso pelo próximo! :D
Hahaha q orgulho, obrigado pelos elogios e espero que tenha curtido! Se liga que vem mais por aí
Valeu pelo conteúdo, cara. Sensacional! Tava faltando algum canal didático sobre o Mundo das Trevas aqui no Brasil. 😁
Felipe, não sei nem o que dizer sobre esse vídeo!
Cara, seu canal é espetacular, seus vídeos são ótimos, você é extremamente didático.
Eu fico me lembrando da minha adolescência quando eu respirava WoD.
Wraith foi um jogo bastante especial para mim...
Keep the good job!
A.
Wraith tb tem um lugar mto importante pra mim, fiz grandes amigos com esse jogo. Abraços e obrigado pela força aqui no canal!
Nunca parei pra ler wraith. Agora vou baixar um PDF pra devorar nesse fim de domingo!
Heitor, estamos pensando em fazer um top 5 dos livros de wraith em breve!
com certeza um dos melhores jogos da linha....
Muito bom! Quanto mais falarmos e jogarmos Aparição, mais atenção podemos chamar pra esse ótimo jogo.
Achei bem legal a mudança de fundo na imagem de apresentação do episodio, gostei do fato de falar sobre outros títulos do WOD, continue que está muito bom!!!
Obrigado pelo comentário, Edson! Tinha que mudar cara, Wraith é muito incrível e diferente, então achei justo, hehehe. Abraço!
Você é muito eloquente. Muito bom o conteúdo, parabéns.
Muito obrigado pela força e pelas palavras gentis, camarada! Abraço!
Eu acho que 3 videos por semana está valendo!
Eu não tive a oportunidade de jogar Wraith! Um colega da faculdade tinha o livro, foi através dele que eu conheci! Sem dúvida é um jogo incrível! Eu joguei Mago: A Ascensão, alis está aí uma sugestão! Abraços! Sucesso para o canal, está ótimo!
Obrigado pela força, Ricardo!
Parabéns pelo trabalho!
Mto obrigado!
Parabéns pelo otimo video amigo! sera que eu vi uma interpretação e exemplificação de como seria a isolde no Wraith? huahuauh muito bom! o Wraith um dos jogos mais serios do cenario WOD que mexe com toda a organização e descoberta do ser! fantástico estar abordando esse tema que não tem de qualidade no youtube brasileiro! novamente parabéns pelo otimo canal!!!!!
Muito bom. Não sabia nada sobre o WtO. Foram informações muito interessantes. Fico no aguardo dos demais vídeos.
QUE ISSO??? O cara ja chegar mostrando os rpg underground, ja espero pelo video de Demon the fallen. ;)
Hahaha, vai chegar a hora de Demon sim! Mas ainda faaaata :) então não desiste do canal até lá não rs. Abraços!
Que alegria encontrar esse vídeo!
Eu também faço tutoriais sobre Wraith na Espanha
Saudações companheiro
Muito bom vídeo ;-)
Muito bom o vídeo. Estou aguardando o próximo sobre Wraith.
Voltei nesse vídeo porque vou, de uma vez por todas, iniciar minha crônica de Wraith.
Muito interessante
Acho que os filmes " O Sexto Sentido" e o "Os outros" são boas inspirações (pra narrar pra pessoas que não tenham assistido os filmes pq perderia a graça do pelos spoilers rs). Video fantástico. Parabéns pela qualidade do canal.
Curiosamente, filmes que mais me inspiram pra mestrar Wraith são no estilo "soco no estômago" tipo Ninfomaníaca, Melancolia, Requiem para um Sonho e etc. Esses filmes pqp, é sair da sala e anotar dois, três capítulos de jogo!
Caramba só filme "família" para se inspirar né!!! kkkkkkk
Aparição: O Esquecimento era para ter sido lançado sim, mas os eventos de Ouro Preto e a má repercussão do jogo lá fora (era o quer menos vendia), ajudou e a tradução acabou vazando na internet (orkut na época).
Verdade grande Henrique é uma pena. Wraith sempre teve uma lendária "maldição" sobre seus lançamentos - até o edição de 20 anos tá atrasado. Ainda vou falar disso em vídeos futuros. Enfim, obrigado pela força aqui no canal! Abraços :)
Como sempre um excelente vídeo cara! Nunca joguei, mas fiquei bem motivada agora!
Saudades dos seus vídeos, aguardando ansiosamente pelos de Lobisomen!
Valeu pelo video ajudou muito
+marcos vinicius alves oliveira obrigado pelo comentário por aqui! Espero que curta a série de vídeos desse jogão!
Legal pra caramba, não conhecia os wraiths. =]
Eu não conhecia e depois que conheci não consegui parar de achar incrível. Obrigado pela presença e força aqui no canal!
Eu que agradeço o conteúdo de qualidade toda semana =D.
Estou ansioso para conhecer mais esse universo das wraiths.
Muito bom canal... Eu pensando em entrar comum e um parceiro me apresentou o seu. Parabéns pelo trabalho. Futuramente adentrar o Lore dos jogos seria bem legal!
Bacana saber! Se precisar trocar ideia sobre os paranauê de canal (q eu tb to aprendendo) tamos aí. Abraço!
Uma pequena correção:
O Catarse não leva diretamente pro Esquecimento, mas o deixa sob controle de uma perspectiva bem doente de si mesmo.
Show de vídeo! Espero pelo próximo.
É verdade mesmo! Vai rolar uma elaboração disso no próximo vídeo. ;)
Aparição - O Esquecimento é de longe o jogo mais tenso da White Wolf (Mas do que Demonio - A Queda, Changeling - Os Perdidos e até mesmo HOL).
Tive o prazer de ler boa parte dos livros e o desprazer de nunca joga-los. Absolutamente ninguem que conheço pessoalmente se sentiram bem quando falei do jogo e lhes convidei a jogar.
A forma como as Aparições encaram a umbra é incrivelmente rica e genial, o reinos dos mortos de cada cultura da humanidade é muito bem elaborada.
Os cenários historicos e regionais são incriveis (Gosto muito do livro sobre a Guera Civil Americana, Dos livros na idade media na asia e coisas do tipo).
Aparição foi infelizmente o primeiro titulo do W.O.D. a acabar mas deu origem a "Orfeus - Não olhe para trás" e inspirou "Geist - The Sin Eaters" da propria White Wolf.
Seu canal é excelente, espero poder contribuir um dia.
Mano, HOL!!
Que da hora! Obrigado por falar sobre jogo!
+RudyTheMaster por nada, espero que possa curtir tb os outros vídeos do nosso canal. Abraço!
Nossa cara....
Muito legal.
Eu só tive contato maior com vampire....
E superficialmente com Mago (tenho o livro básico e ninguém pra jogar).
Agora me interessei pelos Wraiths.
Angustiante e interessante, ótimo tempero.
Achei emocionante! Mesmo. Jogo vampire há uns 15 anos. Talvez você tenha acabado de me apresentar meu rpg favorito que eu nem imaginava que existia!
Que legal saber disso!! Orgulho total, rs. Espero que curta os próximos vídeos que vem por aí!
To esperando! hahaha
cheguei na hora kkk
tava sem internet
Realmente é um cenário incrível. Acredito que irá ser mencionado no próximo vídeo, mas algo muito interessante sobre Wraith é que, mesmo que vc não queira jogá-lo, é importante que seja aprendido pois serve de base para inúmeros cenários, histórias, eventos e mecânicas de outros jogos do WoD. Como entender necromancia? OU poderes de lobisomens? Ou a extensão da esfera Espírito em Mago? Grande abraço e estou ansioso pelo próximo.
Luiz, tem algumas disciplinas de Vampiro intimamente ligadas a conceitos de Wraith e esse será um dos temas no próximo vídeo sim! Obrigado pela força no canal e abraço!
Sistema monstro! Tive pouco contato jogando com Giovanni e no Lobisomem, ainda espero algum Narrador pra mandar uma mesa do sistema
Talvez o mais pesado dos WoD
Eu já tinha visto sobre, mas nada muito aprofundado. Achei meeeega interessante, mas acho que não teria muito psicológico pra jogar 😂
ótimo vídeo Dean :D
Total Pri. A gakera mais espiritualizada então realmente não se sente em oaz com esse jogo, e eu mesmo sempre abro uns incensos antes e depois de narrar aqui em casa. Vai que...
Obrigado pela força de sempre aqui no canal! :)
Muito bom cara, ta em falta um grupo disposto a jogar aparição.
+1 inscrito
Que orgulho, que onda! Haha obrigado Iuri, espero que curta nosso conteúdo e fica a vontade pra dar sugestões no nosso Facebook!
Volta pro TH-cam, Felipe!!! 🙏🏾😢
Gostei muito do vídeo, uma sugestão para o canal, podia colocar uma trilha sonora de leve no fundo.
Boa sugestão. Estamos pensando em fazer isso sim, mas nesse vídeo tentamos ver um novo formato de conclusão tb. Vamos explorando, rs. Obrigado pela força no canal e abraço!
Fausto Maiandi Tilha sonara só parece legal. ela pode inclusive atrapalhar de ouvir vídeo e tirar a atenção do que está sendo discutido. pra mim a trilha sonora tem de ser bem ponderada.
Exato, maior parte das vezes trilha só atrapalha.
Não acho que atrapalhe. Se bem baixinho, só como un som ambiente, até ajuda a entrar no clima.
Sinceramente sempre preferi Wraith mais do que Mage, Demon e Changeling, uma vez joguei e narrei uma década atrás um com um grupo mas a parada morreu rápido.
"Wraith morreu rápido" é piada pronta XD
Oi, Felipe! Tudo bem? Quando ( ou se) você tratar dos suplementos de Wraith, você também abordará o livro dos Reerguidos? Acho Wraith, the Oblivion perfeito, porém há pessoas que não curtem esse distanciamento do mundo físico e penso que é aí que entra o suplemento The Risen, com foco num clima de morte e de segunda chance na realidade dos vivos. Inclusive, creio que ele tenha sido a fonte primeira na criação de Geist, the Sin-Eaters.
É possível sim Leonardo! A questão é que no cenário original, os Risen são tão raros quanto um Vampiro na golconda, por isso é incomum se falar mto deles. Mas vamos ver o que fazemos. :) Obrigado pela presença no canal, abraço!
Narrador de RPG Eu entendo, sem problema!! Obrigado pela resposta!!
Felipe, achei o cenário muito legal, mas não consigo imaginar que tipo de história seria jogada. Tipo, os PCs formam um grupo entre si, como nos outros jogos? eles têm "missões" para executar em equipe? ou é cada um e suas memórias mesmo?
Sim Flávio, um grupo se forma, normalmente por proximidade geográfica e/ou necessidade de se proteger dos ataques dos espectros ou mesmo outros fantasmas.
Um exemplo, é que o fetter de um jogador esteja ligado a paixão do outro; um terceiri descobre que há uma ameaça sobre eles, um quarto pode ter querer agir simplesmente pra impedir que o Esquecimento se fortaleça com a perda desses laços, e pronto já tem aí uma aventura.
Isso me causou uma duvida. Os fantasmas que nos deparamos na maioria das vezes em Geist não seriam não seriam sombras que tomaram o controle, ou seriam algo diferente, algo por si só?
Diferente por si só. É um outro cenário, universo, jogo.
Nossa extremamente super interessante! Conheci por alto os outros jogos do mundo das trevas quando jogava vampiro e lobisomem na década de 90 e era um dos crentes em que changeling era o jogo das fadinhas... descubro hoje que me enganei e ao mesmo tempo que não haveria época melhor para conhecer o sonhar e principalmente o Wraith! Obrigado pelo vídeo!
Agora fica a pergunta... nunca ouvi falar de grupos de Wraith... existe alguma comunidade brasileira interessada no sistema? Aonde os encontro?
Obrigado pelas palavras, Gabriel!
Existe grupo de Wraith no Facebook sim, procure por "Aparição". Eu no caso jogo/mestro Wraith com uns amigos, mas realmente é o jogo de WoD que menos conheço jogadores.
facebook.com/groups/mundoinferior esse?
Aguardando liberação!
Obrigado Felipe!
Meio junguiano isso, sombra, projeções das emoções no ambiente....
Totalmente Jungiano! A shadowlands basicamente é um trauma do ics coletivi. É nítida a inspiração nos trabalhos de Carl Jung ao longo de todo o livro.
Obrigado pela força no canal e abraço!
A versão pre-alpha tem algumas lacunas. Vou começar uma campanha agora e queria uma opinião sua: é possível jogar pelo livro da pre-alpha e adaptar as regras das edições anteriores para fechar essas lacunas ou é melhor começar com um edição anterior?
Minha opinião pessoal: não. O pre-alpha é isso, um pre-alpha. Ele serve pra testar aquelas mecânicas ali estipuladas. Qq coisa além disso é pedir pra engrenagem travar. ;) O V20 é um excelente ponto de começo! Abraço!
Olá, Felipe! Primeiro, parabéns pelo canal, está me ajudando muito! Gostaria de saber se há alguma maneira de uma comunicação direta com você ? Independente
da resposta, desde já te agraço!
Claro que há, André! Uma das razões de fazer esse canal foi pra poder trocar ideias com os fãs de WoD. No Facebook do canal (tem o link no topo do TH-cam) vc pode mandar mensagem e eu te respondo assim que ver por lá. Obrigado pela força e abraço!
Olá Felipe! Tenho uma dúvida a respeito de uma coisa. A mortalha se assemelha à umbra profunda no universo dos lobisomens ou é algo completamente diferente? Obrigado pela atenção e grande abraço!
É algo completamente diferente.
A Umbra é um mundo dos espíritos naturais, florestas e raças extintas podem estar por lá. É uma parada de xamã. O mundo em seu estado mais natural.
Já as Shadowlands é um mundo espiritual da decadência e da morte, lá vc encontra prédios abandonados, carros enferrujados, florestas devastadas, ar empoeirado... É uma parada de necromante. O mundo em completa decadência.
Narrador de RPG Entendi!! Massa mano, tenho muito interesse nessas coisas. Aguardando seus vídeos sobre esses mundos diversos hehe. Abraço
Cara gostei e sempre tive vontade de jogar mas nunca consegui grupo 😥 vc poderia narrar uma aventura via Skype e rrpg?
Estou me aprofundando para poder narrar Wraith the Oblivion, para mim só falta um pouco de conhecimento do combate
Em Wraith é meio complicado mesmo, pq tem todo um rolê diferente sobre dano espiritual, dano real, agravado, estados como flickering e por aí vai.
FAZ UM DE CHANGELING! !!!!!!!!
Pode ter certeza que uma hora vai rolar sim!
Nossa uma piração aqui, poderia um Toreador ajudar um artista para ele criar uma obra, um changeling influenciar também e pegar o glamour dessa obra e uma aparição se beneficiar disso também de alguma forma? Tipo tudo ao mesmo tempo? O.o
Reencarnados e Geist fazem parte de Wraith: the Oblivion??
Geist não faz parte o World of Darkness! É do "outro WoD", mesma linha de Vampiro o Requiem (tb conhecido como nWoD ou CotD - Chronicles of the Darkness).
Wraith possui um tipo de personagem chamado de "reerguido", mas Reencarnado já não me ocorre do que se trata.
Abraços!
Wraith, também conhecido como War (shadow players nunca acaba bem)! Hahaha! Fala sobre os eventos estranhos do "aftewords" da primeira edição. É uma curiosidade bem legal. rs
Mais um belo vídeo!
Abraço!
Verdade William! Na verdade, o jogo q veio a dar origem a mtos conceitos de Wraith quase acabou em morte, rs. Mas falo disso mais pra frente sim. Abraço!
Faz um especial do Seguidores de Set
Um video de origem e dos finais para a os seititas
Eu amoooooo esse jogo mas nunca pude achar mesa pra jogar, quem quiser jogar no roll20 eu piraria
Esse jogo eu nao jogo nem fudendo kk sinistrasso MAS é muito importante ter algum conhecimento quando jogando com magos,vampiros Giovanni/tremere e lobisomens. Me parece que esse jogo foi inspirado em livros espiritas e livros espiritualistas
Parece mesmo. Existem na verdade "reinos" correspondentes à outras crenças sobre pós-vida (o Reino de Jade, por exemplo, que é a perspectiva oriental), mas o foco do Wraith sem dúvida tem uma inspiração no kardecismo, por exemplo. Obrigado pela presença aqui no canal! Abraços!
Sempre encrenquei com essa tradução. Não que esteja errado traduzir wraith por aparição (corretíssimo), mas "aparição" sugere um fantasma se manifestando no mundo material, o que não é o caso em 99% do jogo. "Espectro" caberia melhor, e "oblívio" também.
Eu tb não gosto do literal "aparição", mas Espectro é o nome de uma outra criatura, antagonista aos Wraiths. Entre meu grupo me refiro a eles como "fantasmas" mesmo.
Nossa achei mt foda porém mt complexo , vou dar uma pesquisada e ver seus outros vídeos ( novamente falo vc explica mt bem )
Mto obrigado, tomara q os outros tb estejam legais.
Esse mundo delas e a umbra ?
Se a gente for ver pelo olhar de Lobisomem, seria a área mais profunda da Umbra. Um garou teria MUITA dificuldade de chegar lá, e mais ainda em sair.
Meu sonho de princesa é jogar Wraith
faz uns vídeos de demônio a queda
Parabéns pelo vídeo mais eu particularmente acho wraith enjoativo e tedioso é o tipo de jogo que não funciona por muito tempo
Nossa, parece hollows de bleach.
eu pronunciava "VRÉÏT - DÌ ÔBRÌVÌÛM"
Valeu Felipe pelo video!!!! Agora o canal ta ficando bom, ganhou um deslike! kkkkkkkkkkkkkkk!!!!! #rumoa1milhao
Kkkkkkkkk normal, falar de Wraith atrai uns Espectros às vezes XD. O milhão tá longe mas temos quase 900 seguidores e já ouso sonhar com mil! Vamos q vamos! Obrigado pela força no canal como sempre, Carla! :)