Gostei muito da explicação. Para nós cristãos, não há problema em fazer a tradução corretamente, mas no hebraico , faz parte da cultura, tradição e crença. Parabéns.
Shalom! Todah rabah! Nunca ouvir ninguém falar sobre isso, sei que a palavra em hebraico é abençoar, mas sobre o temor a Deus em não colocar a palavra amaldiçoar perto do nome de Deus, eu não sabia.
Shalom professor Yohay. הַשֵּׁם֙ te abençoe e te guarde. O seu português é ótimo. Obrigado por esse esclarecimento. Na minha opinião o tradutor deve traduzir de forma original, seguindo a gramática dos manuscritos originais. Eu cresci ouvindo a história da fala da mulher de Jó. Depois de assisti-lo inúmeras vezes Yohay, aprendi e ainda aprendo, aprendo o suficiente pra conversar de forma responsável e não sair por aí afirmando sem o conhecimento profundo da história. Vejo ser compreensível erros de tradução, devido no século XVII, época em que viveu João Ferreira de Almeida, tradutor da Bíblia em português não ter tido os recursos que nós temos hoje. Não devemos culpá-lo pelo erro ou por erros da tradução. Segundo o que eu aprendi, os recursos que nós temos hoje facilitam muito o aprendizado. Mas nada tira, nada desmerece a verdade da Bíblia Sagrada.
Que maravilha, isso nos enriquece, o que todos guardam para si , pois assim eles detem o conhecimento; mas vc não vc compartilha com os que amam sagradas escritura. Que o Eterno de dê saúde e vida longa, é o que desejo do fundo do meu coração.
Meu Deus Irmão faz todo sentido que o povo antigo teria receio de dizer a palavra ( amaldiçoar ) e mudaram o sentido da palavra a respeito a Deus, show Irmão Deus te abençoe!
Parabéns!!!Você foi o único até hoje que ouvi e vi que ensinou com verdade esse texto...Muitos na verdade sabe a verdade dos textos mas para defender suas ideologias transmitem para seus caprichos... Acredito que esses prestarão contas ao Eterno por isso!
Quando vc acredita numa coisa é muito difícil ler o texto sem levar em consideração a sua fé. Mas é uma coisa que devemos saber se queremos entende de vdd o texto. É muito difícil, mas é possível para aquele que busca a vdd no texto e não para aquele que busca justificar a fé dele através do texto. Eu espero que eu consigo fazer isso.
Acontece que depois da ressurreição de Jesus Cristo, a nação de Israel deixou de ser a nação escolhida do Criador. Veja Romanos 10:4; Colossenses 2:14.
Para mim foi muito bem esclarecido. Na verdade é isso mesmo,foi escrito no hebraico o contrário do português por causa da dificuldade deles escrever estas palavras próximas do nome de Deus, por exemplo, "blasfêmia maldição é etisetra ".
Shalom Moreh Yohay, Tzohoraim tovim... Então minha opinião sobre este assunto é que não consigo imaginar a mulher de Jó, um homem tão íntegro e que recebeu elogios de Hashem tivesse a infâmia de pedir ao seu esposo para amaldiçoar a D'US, primeiro porque era proibido amaldiçoar a D'US e com certeza esse que o fizesse não ficaria impune, e vemos que Hashem abençoou Jó e sua esposa dando-lhe tudo em dobro... partindo desse pressuposto fica dificil aceitar que o pensamento dela era para que ele o amaldiçoasse... shavua tov.
Shalom Yohay ! Muito obrigado amigo por mais está explicação detalhada! Quando lemos todo o contexto da passagem na Bíblia, entende-se amaldiçoar mesmo!
Excelente explicação professor 👨🏫!!! Essa é uma figura de linguagem que se chama “eufemismo” no estudo da gramática do português, quando se coloca outra palavra mais branda ou mais agradável, para suavizar ou evitar ofender o interlocutor ou ouvinte.
@@HebraicandocomYohay Meu nome é Clerio Kropp. O nome do meu canal é "Viaje na Bíblia". Tenho aprendido muito contigo Yohay. Todah por todas a sua dedicação em ensinar o hebraico e a cultura hebraica. Amo Israel, amo hebraico! Shalom chaver.
Também penso que deve-se continuar escrevendo como está e acrescentar uma nota no rodapé da página explicando que trata-se de amaldiçoar e não abençoar.
No entanto, eu entendo que ninguém tem poder para abençoar o unico que tem poder para criar. Na minha opinião, tentar abençoar a HaShem, que já é abençoado eternamente e que abençoa, já seria uma blasfemia dado o nosso significado de abençoar que envolve ajuda e/ou proteção divina
Parabéns Yohay pelo canal, sempre muito educativo. Eu compartilho a mesma opinião de um dos comentadores acima, de que deveria se traduzir como se está no texto em hebraico, explicando em notas de rodapé o porquê, ou poderia ser o inverso, mas mantendo as notas em ambos aos casos.
Professor, shalom! Tem como explicar sobre como era forma de viver de Israel no período dos Juízes? A economia, a cultura, como era a organização social nesse tempo, a religião? Obrigado!
Eu suponho que dá para explicar alguumas coisas, mas meu foco é ensinar Hebraico. Az vezes não tem outro jeito e devemos conhecer a cultura para entender até o Hebraico. Eu vou pensar sobre sua sugestão, mas por favor não fique bravo comigo se eu não falar sore isso que é fora do tem do meu canal.
Acred que deveria permanecer como está no original e adicionar uma nota de rodapé explicando. Assim, mantém o original, e possibilita um entendimento um pouco mais claro de como pensa e/ou pensava, o povo que escreveu. Ótimo vídeo!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Na minha humilde opinião deve ser traduzido exatamente como está no original. Podem incluir uma nota sobre as considerações, mas e preciso sempre traduzir o que foi orinariamente escrito. Se O Eterno quis assim , é assim que tem que ser.
A Cultura do temor fez a modificação numa determinada época. Isto pode ser interpretado pelo autor original como um desrespeito. Aliás, por qualquer pessoa que escreve uma obra , se num ponto da história, seja qual for a justificativa apresentada, certa pessoa modifica a obra original , isto pode ser visto e interpretado como desrespeito. Por outro lado , quem modificou ( ticum sofrim ) não pode ser errado de todo , por envolver questões de consciência. Logo , ambos os autores envolvidos, não terão animosidades. Passados milhares de anos , cá estamos nós, com uma balança e vendo os dois pesos e as duas medidas . Cientes do que certamente aconteceu . Louvado seja Deus que preservou a Sua verdade de um modo e de outro.
O sentido é "AMALDIÇOAR", como você bem colocou. Pois no versículo seguinte, "JÓ" chama a sua mulher de "LOUCA", não pelo fato de mandar ele "MORRER", e sim por "BLASFEMAR" contra "DEUS". Penso que "TODA" a família ainda não tinha intimidade/não conhecia DEUS. Jó era Árabe, se não me engano e de acordo com o livro que estou lendo. "Árabes na Bíblia", ele é citado, com árabe.
כל הכבוד מורה! Eu fui uma também que pedi este vídeo 👏 Eu tinha esta dúvida, mas após esta sua explicação ficou claro!! Obrigada Já ouvi várias vezes muitos falarem assim: " A MULHER DE JÓ ERA UMA SANTA, E QUE A TRADUÇÃO MANCHOU A IMAGEM DELA E TAL..., POIS NO ORIGINAL ELA NÃO ALMADIÇOOU E SIM ABENÇOOU A DEUS" Rsrs isso me deixava confusa, pois o texto continuar e Jó disse: " você está falando como uma louca qualquer" Mas agora já sei o porquê de está escrito assim no original. Minha opinião é que para evitar confusão ou dúvida deveria pelo menos deixar um * explicando o porque da mudança. Mas pela tradição e cultura é compreensível e concordo!! Obrigada professor !! D' us abençoe!!!🙏🙏🙏👏👏
Primeiramente falamos sobre a lôsa, show de bola Yohay, na sequência falaremos da tradução, acho que tudo do original é correto, pois traduz e eleva a cultura de um povo e sua história. Prefiro o original, o ortodoxo e suas singularidade. Sabemos que Jó era de Ur dos caldeus, mesmo lugar do patriarca Abraham, acho que Jó instruiu sua esposa sobre este assunto, que não poderia pronunciar esta palavra, pois só um insano ou insana poderia falar estas palavras, além do mais, a esposa de Jó conhecia muito bem seu marido e seu amor pelo o Criador, então eu fico com as palavras do original; Abençoa Ele e morre!ב'ה É isso Yohay! שבת שלום!!
@@HebraicandocomYohay Você é o melhor professor de hebraico que conheço! E, a razão disso, é que você é nativo. Sabe expressar em português o hebraico com todos os elementos que compõem a língua (costumes, tradições e cultura).
Eu penso que a tradução deve passar a ideia correta do texto, porque para os não Judeus fica sem sentido por não conhecer a Cultura Judaica. Quando um texto é traduzido deve ser levado em consideração a cultura de quem vai receber o texto traduzido para uma boa compreensão e não confusão. Obrigada pela boa explicação.
Bom assunto! Depois se puder faça do episódio em que Itzchak abençoa a Esav y diz "nos lugares férteis" e a tradução coloca "longe dos lugares d Férteis"
Shalom. Existe no português uma modalidade na exegese chamada "ironia"... É quando eu falo o antônimo, mais de uma forma sarcástica...daí a pessoa entende que é ao contrário doque eu falei.
Excelente aula prof! Queria sugerir um assunto. Ouvi dizer que na escada vista por Jacó em sonho havia 1 anjo e não vários anjos subindo e descendo. Se puder comentar, me ajudaria muito. שלום
No caso da mulher se Job pode entender que ela disse sim abençoar, ou usou de ironia. Agora no caso dos outros versículos q você apresentou, aí fica difícil entender a palavra abençoar no cobtexto dos versículos.
não enrendi, no caso de primeiro Reis 21:8-14 é óbvio que a palavra lá é blasfemar, e mesmo assim tá escrito abençoar, pq? veja os versículos, e note que sempre quando a palavra blasfemar aparece no texto, no Hebraico tá escrito abençoar. Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra. E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara. Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo. Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu. Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu. 1 Reis 21:8-14
É importante manter o sentimento que está inserido no coração dos Judeus. Se a Toha fosse 100% literal ela não expressaria com tanto calor emotivo e espiritual as lindas mensagens contidas nela. Logo não despertaria até mesmo no leigo mais simples esse "fogo" que não encontramos em nenhum livro do mundo. Seja judeu ou cristão, a Tora é enigmática. Essa é a graça de estuda-la, e o sentido espiritual de ama-lá. Deixa como está.
Por exemplo. Algumas igrejas proíbem usar jóias, brincos , pulseiras, tornozeleira,etc... Pq alguns pastores falam que é pecado. Pois Jezabel usava esses objetos para seduzir os profetas. Como prova que é pecado, os cães não comeram suas mãos e seus pés . Segundo alguns pastores,foi pelo fato de Jezabel está usando anéis, pulseiras, tornozeleira, e ter as unhas Pintadas.
Vídeo interessante. Penso que a tradução deve sim ser adaptada de acordo com o idioma, mantendo o sentido original. Se no original o sentido é de amaldiçoar acredito que a tradução deve estar com essa palavra.
Yohay assisti seu video voce buscando explicar sobre o nome ADONAI e Elohim. Você estava falando que sempre que aparece senhor voce disse que esta sempre no plural foi ótimo. Mas, em exodo (Shemot) 20:1,2 Na terás outros deuses diante de mim. Você disse que aparece no plural em algumas passagens mesmo quando se trata de "senhor" ate mesmo deuses pagãos. E aparece também Deus dizendo: Eu sou o único, eu Sou um (1).
Olá Arie! Primeiramente eu não diss que SEMPRE aparece no plural mas que QUASE sempre. Mas não tenho certeza que eentendi a sua pergunta. Pode me explicar de novo?
Acho que deve manter o sentido correto (do pecado de amaldiçoar) e colocar o esclarecimento como nota em rodapé, pois principalmente no meio cristão, é muito comum pegar um texto isolado e entendê-lo como regra universal... Se estivesse abençoar; com certeza haveria doutrinas baseado na literalidade do texto e desprezando o sentido dele.
Shalom Yohay,Poderia fazer um vídeo sobre o Título Hashem que é uma forma que nós Judeus e vocês israelenses se referem ao TODO-PODEROSO. Shalom e Obrigado Lehitraot.
Olá amigo! Eu falei sobre isso em vários vídeos. Não fiz um vídeo específico mas muitas vezes nos meus vídeso eu falei HASHEM e expliquei pq eu falo HASHEM e qual é o sentido da palavra. Mas talvez eu faça um vídeos sobre um assunto parecido e vou falar sobre isso também. Deixa eu pensar nisso. Obrigado pela sugestão
Boa noite. Eu acho que no judaísmo a cultura é bem firme em honrar o nome do Eterno e por isso não fala essas coisas, não fala em vão também só durante a leitura do tanakh é outro exemplo. Nós em português costumamos em louvores chamá-Lo de "tu" por exemplo que não é pronome de tratamento e sim pronome pessoal. Professor me tira uma dúvida por favor, quando se refere ao Eterno qual o pronome vocês usam? Adon? Adonai? Usam em alguma situação a palavra אתה (atá) que seria correspondente para tu?
Olá Luanda! Dependde. Como vc falou, quando lemos a Torá ou nas orações usamos o nome Ado-nay ou Elohim. No dia a dia podemos falar HASHEM que signicia O NOMES ou RIBONO SHEL OLAM que significa O dono do mundo, ou HAKADOSH BARUCH HU que significa O santo abneçocado ele, entre outros nomes. Em certos casos usamos ATA - TU. Por exemplo nas benções.
Sou cristão, amo ouvir seus vídeos, pois você sempre fala sobre a Bíblia e sempre respeita as demais religiões, que o Eterno te abençoe Yonay!
Ouvir essa explicação vinda de um judeu raiz, não tem preço! Obrigada professor. Deus te abençoe!
Excelente explicação. Concordo com o seu parecer. Pra mim , também é óbvio.
Muito esclarecedor!
Muito obrigada!
Deus abençoe!
Gostei muito da explicação. Para nós cristãos, não há problema em fazer a tradução corretamente, mas no hebraico , faz parte da cultura, tradição e crença. Parabéns.
Shalom! Todah rabah! Nunca ouvir ninguém falar sobre isso, sei que a palavra em hebraico é abençoar, mas sobre o temor a Deus em não colocar a palavra amaldiçoar perto do nome de Deus, eu não sabia.
Sou cristão e amo meus irmãos judeus pois Jesus era judeo e no juízo de HaShem Judeus e cristão estarão juntos para vida eterna Amen
Shalom professor Yohay. הַשֵּׁם֙ te abençoe e te guarde.
O seu português é ótimo. Obrigado por esse esclarecimento. Na minha opinião o tradutor deve traduzir de forma original, seguindo a gramática dos manuscritos originais. Eu cresci ouvindo a história da fala da mulher de Jó. Depois de assisti-lo inúmeras vezes Yohay, aprendi e ainda aprendo, aprendo o suficiente pra conversar de forma responsável e não sair por aí afirmando sem o conhecimento profundo da história. Vejo ser compreensível erros de tradução, devido no século XVII, época em que viveu João Ferreira de Almeida, tradutor da Bíblia em português não ter tido os recursos que nós temos hoje. Não devemos culpá-lo pelo erro ou por erros da tradução. Segundo o que eu aprendi, os recursos que nós temos hoje facilitam muito o aprendizado. Mas nada tira, nada desmerece a verdade da Bíblia Sagrada.
Que maravilha, isso nos enriquece, o que todos guardam para si , pois assim eles detem o conhecimento; mas vc não vc compartilha com os que amam sagradas escritura.
Que o Eterno de dê saúde e vida longa, é o que desejo do fundo do meu coração.
Meu Deus Irmão faz todo sentido que o povo antigo teria receio de dizer a palavra ( amaldiçoar ) e mudaram o sentido da palavra a respeito a Deus, show Irmão Deus te abençoe!
E que te abençoe também Valdir!
Além do mais, nós que servimos a Ele todos os dias temos motivos para agradecer, enaltecer, louvar e bendizer o Nome dele... 💌🇮🇱🕎🫂👏🏼
você esta certíssimo, a língua a historia e os os costumes da época falam hoje ainda!!!!
Parabéns!!!Você foi o único até hoje que ouvi e vi que ensinou com verdade esse texto...Muitos na verdade sabe a verdade dos textos mas para defender suas ideologias transmitem para seus caprichos... Acredito que esses prestarão contas ao Eterno por isso!
Quando vc acredita numa coisa é muito difícil ler o texto sem levar em consideração a sua fé. Mas é uma coisa que devemos saber se queremos entende de vdd o texto. É muito difícil, mas é possível para aquele que busca a vdd no texto e não para aquele que busca justificar a fé dele através do texto. Eu espero que eu consigo fazer isso.
Shalom Yohay
Seria uma questão de Reverência dos escribas,e como você explicou, concordo com o seu ponto de vista.
show de bola!!
Aula fantástica..eu acho que devemos respeitar o original..
Fico feliz que gostou e obrigado pela sua observação!
Desculpa minha emoção. .. mas eu AMO O ETERNO E AMO O SEU POVO ESCOLHIDO. ... QUE SÃO OS ISRAELENSES. .. ABENÇOADA SEJA TODA ISRAEL. ❤
Acontece que depois da ressurreição de Jesus Cristo, a nação de Israel deixou de ser a nação escolhida do Criador. Veja Romanos 10:4; Colossenses 2:14.
Muito bom!!! Obrigado por esclarecer esse ponto.
Laila Tov. Parabéns pelo vídeo professor.
Obrigado Elza!
Também não sabia disso. Algo a se pensar e analisar.
Muito boa explicação rabino.
explica muito bem, gostei.👏👏👏
Na minha opinião, o certo é passar a ideia certa professor.
Para mim foi muito bem esclarecido.
Na verdade é isso mesmo,foi escrito no hebraico o contrário do português por causa da dificuldade deles escrever estas palavras próximas do nome de Deus, por exemplo, "blasfêmia maldição é etisetra ".
Concordo com a opinião do More Yohai sobre traduzir no contexto.
Shalom...eu achei perfeita sua explicação
Todah Moreh Yohay pela explicação. Shalom
Com prazer Donária!
Shalom Moreh Yohay, Tzohoraim tovim... Então minha opinião sobre este assunto é que não consigo imaginar a mulher de Jó, um homem tão íntegro e que recebeu elogios de Hashem tivesse a infâmia de pedir ao seu esposo para amaldiçoar a D'US, primeiro porque era proibido amaldiçoar a D'US e com certeza esse que o fizesse não ficaria impune, e vemos que Hashem abençoou Jó e sua esposa dando-lhe tudo em dobro... partindo desse pressuposto fica dificil aceitar que o pensamento dela era para que ele o amaldiçoasse...
shavua tov.
Eu entendo sua opinião. Mas acho que tudo é possível quando vc uma mãe perde todos os filhos em um dia só. De qualquer forma, respeito a sua opinião.
Shalom Yohay !
Muito obrigado amigo por mais está explicação detalhada!
Quando lemos todo o contexto da passagem na Bíblia, entende-se amaldiçoar mesmo!
Sim, com certeza. Abençoar não faz sentido. E veja na desrisão do vídeo que coloquei mais duas fontes do livro de Jó que acontece a mesma coisa.
Parabéns pelo vídeo, creio que é abençoar.
Deus te abençoe meu irmão
Rabi, as suas aulas fazem muita falta! 😢🥲💭😞
Olá Daniel! Tudo bem? Já ja vou voltar à minha rotina e as aulas voltarão. Ja acabei o serviço e tô em casa.
Quem tem TEMOR AO CRIADOR espera NELE não importa pelo q passa só crê é espera .
Boa explicação
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Ana!
Muito interessante, realmente é um versículo muito questionável no cristianismo.
Excelente explicação professor 👨🏫!!! Essa é uma figura de linguagem que se chama “eufemismo” no estudo da gramática do português, quando se coloca outra palavra mais branda ou mais agradável, para suavizar ou evitar ofender o interlocutor ou ouvinte.
Obrigado amido (não sei seu nome... pode me dizer?). mas aqui a palavra é totalmetne o opsto do sentido original
@@HebraicandocomYohay Meu nome é Clerio Kropp. O nome do meu canal é "Viaje na Bíblia". Tenho aprendido muito contigo Yohay. Todah por todas a sua dedicação em ensinar o hebraico e a cultura hebraica. Amo Israel, amo hebraico! Shalom chaver.
TODAH HABAH YOHAY,QUE O ETERNO CONTINUE TE ABENÇOANDO COM ESSAS PALAVRAS.
É verdade, a questão é cultural mesmo!!! cada país tem a sua particularidade...
Adorei
Shalom. Legal o respeito ao Eterno.
Shalom pra vc também Davi!
Muito bom
Eu acho que seria bom deixar como está no original mas colocar uma nota de rodapé (Fut note) explicando todo o porquê.
Obrigado pela sua observação Jezreel.
Exatamente
Também penso que deve-se continuar escrevendo como está e acrescentar uma nota no rodapé da página explicando que trata-se de amaldiçoar e não abençoar.
No entanto, eu entendo que ninguém tem poder para abençoar o unico que tem poder para criar. Na minha opinião, tentar abençoar a HaShem, que já é abençoado eternamente e que abençoa, já seria uma blasfemia dado o nosso significado de abençoar que envolve ajuda e/ou proteção divina
Parabéns Yohay pelo canal, sempre muito educativo. Eu compartilho a mesma opinião de um dos comentadores acima, de que deveria se traduzir como se está no texto em hebraico, explicando em notas de rodapé o porquê, ou poderia ser o inverso, mas mantendo as notas em ambos aos casos.
Boa explicação יוחי
Com prazer Allam.
A propósito a escrita do meu nome é יוחאי
:-)
Shalom professor Yohay!! E obg por mais uma aula maravilhosa!
Com muito prazer Ronaldo!! Fico feliz que gostou do vídeo :-)
Eu gostei vc fes u que esta corretos
Gosto de ler o capítulo todo pra ter um entendimento melhor.
Com certeza!! Sempre devemos conhecer o contexto! Parabéns!
Vídeo muito bom Professor, eu penso que deve deixar assim mesmo e explicar, muito interessante esse respeito que o povo judeu tem por Adonai
Obrigado pela sua observação Andréia
Explicação maravilhosa!!
mais uma vez obrigado seus videos são massa
quando penso em desistir de aprender,voce e seus videos me animam
תודה רבה
Com prazer Yonatan!
Temer a Deus é ser justo e correto e honesto no verdadeiro sentido, no que a mulher de Jó falou.
Toda raba chag purim sameach
Com muito prazer Lena!!
Professor, shalom! Tem como explicar sobre como era forma de viver de Israel no período dos Juízes? A economia, a cultura, como era a organização social nesse tempo, a religião? Obrigado!
Eu suponho que dá para explicar alguumas coisas, mas meu foco é ensinar Hebraico. Az vezes não tem outro jeito e devemos conhecer a cultura para entender até o Hebraico. Eu vou pensar sobre sua sugestão, mas por favor não fique bravo comigo se eu não falar sore isso que é fora do tem do meu canal.
@@HebraicandocomYohay tranquilo eu entendo, Mas obrigado pela atenção!
Ótimo
Eu acho que o contexto deve ser levado em conta.
Boa tarde Yohay você poderia fazer um vídeo sobre 1 Reis 17:4, Elias foi alimentado por Corvos ou por comerciantes ????
Acho que já te reposndi em outro comentário, pode ser?
Acred que deveria permanecer como está no original e adicionar uma nota de rodapé explicando.
Assim, mantém o original, e possibilita um entendimento um pouco mais claro de como pensa e/ou pensava, o povo que escreveu.
Ótimo vídeo!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado pela sua observação Derick!
תודה רבה לך
Obg more.
Com prazer amigo!!
Na minha humilde opinião deve ser traduzido exatamente como está no original. Podem incluir uma nota sobre as considerações, mas e preciso sempre traduzir o que foi orinariamente escrito. Se O Eterno quis assim , é assim que tem que ser.
Obrigado pela sua observação
Shalom morê - Parabens muito bem explicado e obrigado por mais uma aula.
Com prazer amigo Pitico!
"Amaldiçoar" permanece é claro!
Gostei da explicação Moré continua com os textos e se quiser fazer vídeos sobre conversação vai ser bem legal
Acho q é importante entender o sentido do texto , para compreender a mensagem passada
Obrigado pela sugestão Tiane
A Cultura do temor fez a modificação numa determinada época. Isto pode ser interpretado pelo autor original como um desrespeito. Aliás, por qualquer pessoa que escreve uma obra , se num ponto da história, seja qual for a justificativa apresentada, certa pessoa modifica a obra original , isto pode ser visto e interpretado como desrespeito. Por outro lado , quem modificou ( ticum sofrim ) não pode ser errado de todo , por envolver questões de consciência. Logo , ambos os autores envolvidos, não terão animosidades. Passados milhares de anos , cá estamos nós, com uma balança e vendo os dois pesos e as duas medidas . Cientes do que certamente aconteceu . Louvado seja Deus que preservou a Sua verdade de um modo e de outro.
O sentido é "AMALDIÇOAR", como você bem colocou. Pois no versículo seguinte, "JÓ" chama a sua mulher de "LOUCA", não pelo fato de mandar ele "MORRER", e sim por "BLASFEMAR" contra "DEUS". Penso que "TODA" a família ainda não tinha intimidade/não conhecia DEUS. Jó era Árabe, se não me engano e de acordo com o livro que estou lendo. "Árabes na Bíblia", ele é citado, com árabe.
Penso que deve ser escrito sempre a verdade.
Acredito que como ele disse que ela falava como uma louca ela pode ter dito amaldiçoa...
Mas a traduçao correta é abençoa como foi escrito
Na minha concepção deve-se analisar o conjunto, ou seja, o real sentido do texto, pois com certeza ele foi influenciado pela cultura da época.
Obrigado pela sua observação Ozaias.
É tipo quando falamos : mas que menino abençoando!! Para não dizer ao contrário
Interessante sua ideia, Mas eu acho diferente. :-)
כל הכבוד מורה!
Eu fui uma também que pedi este vídeo 👏
Eu tinha esta dúvida, mas após esta sua explicação ficou claro!! Obrigada
Já ouvi várias vezes muitos falarem assim: " A MULHER DE JÓ ERA UMA SANTA, E QUE A TRADUÇÃO MANCHOU A IMAGEM DELA E TAL..., POIS NO ORIGINAL ELA NÃO ALMADIÇOOU E SIM ABENÇOOU A DEUS"
Rsrs isso me deixava confusa, pois o texto continuar e Jó disse: " você está falando como uma louca qualquer"
Mas agora já sei o porquê de está escrito assim no original.
Minha opinião é que para evitar confusão ou dúvida deveria pelo menos deixar um * explicando o porque da mudança. Mas pela tradição e cultura é compreensível e concordo!!
Obrigada professor !! D' us abençoe!!!🙏🙏🙏👏👏
Com prazer Vânia!! Fico feliz que eu poderia te ajudar nesta quetão!
Ajudou muito moré 🙏 todá ! Shalom!!
Primeiramente falamos sobre a lôsa, show de bola Yohay, na sequência falaremos da tradução, acho que tudo do original é correto, pois traduz e eleva a cultura de um povo e sua história.
Prefiro o original, o ortodoxo e suas singularidade.
Sabemos que Jó era de Ur dos caldeus, mesmo lugar do patriarca Abraham, acho que Jó instruiu sua esposa sobre este assunto, que não poderia pronunciar esta palavra, pois só um insano ou insana poderia falar estas palavras, além do mais, a esposa de Jó conhecia muito bem seu marido e seu amor pelo o Criador, então eu fico com as palavras do original; Abençoa Ele e morre!ב'ה
É isso Yohay!
שבת שלום!!
Obrigado pela sua observação Jose!!
שבת שלום גם לך!
ופורים שמח!!
Eu fico como está escrito no original. Também tenho uma pergunta; a mulher de Jó é a mesma ou Jó casou de novo?
טוב מאוד
Com prazer amigo!!
Acredito que se deve levar em conta a cultura e costumes do povo quando traduzir textos.
Obrigado pela sua observação Antonio!
@@HebraicandocomYohay Você é o melhor professor de hebraico que conheço! E, a razão disso, é que você é nativo. Sabe expressar em português o hebraico com todos os elementos que compõem a língua (costumes, tradições e cultura).
Porque está escrito Deus de forma errada na discrição do vídeo?
Eu penso que a tradução deve passar a ideia correta do texto, porque para os não Judeus fica sem sentido por não conhecer a Cultura Judaica. Quando um texto é traduzido deve ser levado em consideração a cultura de quem vai receber o texto traduzido para uma boa compreensão e não confusão. Obrigada pela boa explicação.
Olá Silvana!
Obrigado pela sua observação. Gostei. :-)
Professor me diz o nome de Hashem é lido letra por letra ou deve seguir a regra massorética, já que no hebraico antigo não possuía ?
כל הכבוד מורה יוחי תודה
Com prazer amigo. A propósito, a escrita correta do meu nome é יוחאי :-)
Gostei da maneira q ensina! Parabéns 👏👏👏tudo de bom 👍🖖🏻🤝🕎🇮🇱✌️✅
Com prazer Euler! Fico feliz que gosotu!
Gosto mais das traduções literais.
Bom assunto! Depois se puder faça do episódio em que Itzchak abençoa a Esav y diz "nos lugares férteis" e a tradução coloca "longe dos lugares d
Férteis"
Vc fala de Gênesis 27:39?
Excelente aula!
Sobre tradução, penso que deve-se sim levar em conta o contexto cultural, do contrário ficaria sem sentido.
Obrigado pela sua observação Rubens!
Afinal qual é a resposta,?
Devemos deixa como está e colocar um comentário de roda pé explicando o fato.
Obrigado pela sua observação José!!
Shalom irmão cadê você? Tá trabalhando demais 😅😅💪
Oi Daniel. Sim infelizmente não tenho muito tempo... :-(
@@HebraicandocomYohay tudo bem irmão não tem problema DEUS te abençoe em Nome do Senhor Jesus Cristo
שלום אחי, טוב מאוד👏👏👏👏🏼
Obrigado Miquéias!
Shalom. Existe no português uma modalidade na exegese chamada "ironia"...
É quando eu falo o antônimo, mais de uma forma sarcástica...daí a pessoa entende que é ao contrário doque eu falei.
Sim, isso existe em Hebraico também, mas eu não ahco que esse é o caso aqui. Obrigado pela sua observação
Excelente aula prof! Queria sugerir um assunto. Ouvi dizer que na escada vista por Jacó em sonho havia 1 anjo e não vários anjos subindo e descendo. Se puder comentar, me ajudaria muito. שלום
Olá Rafael!
Em Hebraico tá escritod MALACHEI ELOHIM. Literalmente Os anjos de D-us. plural.
No caso da mulher se Job pode entender que ela disse sim abençoar, ou usou de ironia. Agora no caso dos outros versículos q você apresentou, aí fica difícil entender a palavra abençoar no cobtexto dos versículos.
não enrendi, no caso de primeiro Reis 21:8-14 é óbvio que a palavra lá é blasfemar, e mesmo assim tá escrito abençoar, pq? veja os versículos, e note que sempre quando a palavra blasfemar aparece no texto, no Hebraico tá escrito abençoar.
Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara.
Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.
1 Reis 21:8-14
É importante manter o sentimento que está inserido no coração dos Judeus. Se a Toha fosse 100% literal ela não expressaria com tanto calor emotivo e espiritual as lindas mensagens contidas nela. Logo não despertaria até mesmo no leigo mais simples esse "fogo" que não encontramos em nenhum livro do mundo. Seja judeu ou cristão, a Tora é enigmática. Essa é a graça de estuda-la, e o sentido espiritual de ama-lá. Deixa como está.
Obrigado pela sua observação amigo!
Por exemplo. Algumas igrejas proíbem usar jóias, brincos , pulseiras, tornozeleira,etc...
Pq alguns pastores falam que é pecado. Pois Jezabel usava esses objetos para seduzir os profetas. Como prova que é pecado, os cães não comeram suas mãos e seus pés .
Segundo alguns pastores,foi pelo fato de Jezabel está usando anéis, pulseiras, tornozeleira, e ter as unhas Pintadas.
hum. nunca ouvi disso.
Vídeo interessante. Penso que a tradução deve sim ser adaptada de acordo com o idioma, mantendo o sentido original. Se no original o sentido é de amaldiçoar acredito que a tradução deve estar com essa palavra.
Obrigado pelo seu comentário Joais!
@@HebraicandocomYohay Eu que agradeço pelo conteúdo do seu canal
Yohay assisti seu video voce buscando explicar sobre o nome ADONAI e Elohim. Você estava falando que sempre que aparece senhor voce disse que esta sempre no plural foi ótimo. Mas, em exodo (Shemot) 20:1,2 Na terás outros deuses diante de mim. Você disse que aparece no plural em algumas passagens mesmo quando se trata de "senhor" ate mesmo deuses pagãos. E aparece também Deus dizendo: Eu sou o único, eu Sou um (1).
Olá Arie!
Primeiramente eu não diss que SEMPRE aparece no plural mas que QUASE sempre. Mas não tenho certeza que eentendi a sua pergunta. Pode me explicar de novo?
Pelo contexto da para ver que o sentido é amaldiçoar, pois Jó respondeu a sua mulher que ela comportava se como louca
Acho que deve manter o sentido correto (do pecado de amaldiçoar) e colocar o esclarecimento como nota em rodapé, pois principalmente no meio cristão, é muito comum pegar um texto isolado e entendê-lo como regra universal... Se estivesse abençoar; com certeza haveria doutrinas baseado na literalidade do texto e desprezando o sentido dele.
Obrigado pela sua observação!!
Shalom Yohay,Poderia fazer um vídeo sobre o Título Hashem que é uma forma que nós Judeus e vocês israelenses se referem ao TODO-PODEROSO. Shalom e Obrigado Lehitraot.
Olá amigo!
Eu falei sobre isso em vários vídeos. Não fiz um vídeo específico mas muitas vezes nos meus vídeso eu falei HASHEM e expliquei pq eu falo HASHEM e qual é o sentido da palavra. Mas talvez eu faça um vídeos sobre um assunto parecido e vou falar sobre isso também. Deixa eu pensar nisso.
Obrigado pela sugestão
Excelente 🇮🇱🇧🇷
Minha opinião é levar em conta a cultura e depois a tradução literal
Não tenho certeza que eu etendi. Como vc traduziria este texto? Amaldiçoar ou abençoar?
Eu traduziria abençoar mas colocava uma referência com essa explicação que vc deu
Deus proteja Israel. 😢
Bom dia, ainda sem conseguir fazer o cadastro no site
Vc me mandou um Email? Se não mande por favor para hebraicando@gmail.com
Gostaria de saber se tem na biblia aonde a mulher de jo amaldiçoar a Deus e vendeu sua alma pra o diabo
Boa noite. Eu acho que no judaísmo a cultura é bem firme em honrar o nome do Eterno e por isso não fala essas coisas, não fala em vão também só durante a leitura do tanakh é outro exemplo. Nós em português costumamos em louvores chamá-Lo de "tu" por exemplo que não é pronome de tratamento e sim pronome pessoal.
Professor me tira uma dúvida por favor, quando se refere ao Eterno qual o pronome vocês usam? Adon? Adonai? Usam em alguma situação a palavra אתה (atá) que seria correspondente para tu?
Olá Luanda!
Dependde. Como vc falou, quando lemos a Torá ou nas orações usamos o nome Ado-nay ou Elohim. No dia a dia podemos falar HASHEM que signicia O NOMES ou RIBONO SHEL OLAM que significa O dono do mundo, ou HAKADOSH BARUCH HU que significa O santo abneçocado ele, entre outros nomes.
Em certos casos usamos ATA - TU. Por exemplo nas benções.
תודה רבה pela resposta מוֹרֶה