Episode 419: CAT_ Estou diabético! E agora??

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
  • CAT_ Estou diabético! E agora??
    Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistamos Izidoro de Hiroki Flumignan, endocrinologista, sobre um momento especial na vida de milhares de pessoas mundo afora: o diagnóstico de diabetes acaba de ser feito. Programa Viva Voz Saúde, Rádio Nossa Senhora de Copacabana, 01 de fevereiro de 2025.
    O nosso convidado, o prof. Flumignan, para além das suas atividades na assistência, é também um ativista sanitário extremamente dedicado a diversas ações em prol da saúde da população brasileira, incidindo sobre gestores públicos, jornalistas e parlamentares. No momento, é o diretor científico da Associação Carioca dos Diabéticos - ACD, é professor do Departamento de Transtornos Alimentares do Curso de Pós-Graduação Médica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e é membro da Sociedade Brasileira de Transtornos Alimentares.
    O diabetes tem crescido exponencialmente mundo afora, fruto de fatores diversos, entre eles: alimentação não saudável, histórico familiar, nicotinismo, obesidade, sedentarismo e stress. O número de pessoas que vivem com diabetes aumentou de 200 milhões em 1990 para 830 milhões em 2022. A prevalência tem aumentado mais rapidamente nos países de rendimento baixo e médio do que nos países de rendimento elevado.
    Mais de metade das pessoas que vivem com diabetes não tomaram medicamentos para o diabetes em 2022. A cobertura do tratamento da diabetes foi mais baixa nos países de baixo e médio rendimento.
    O diabetes causa cegueira, insuficiência renal, ataques cardíacos, derrame cerebral e amputação de membros inferiores. Em 2021, o diabetes e as doenças renais devido a ele causaram mais de 2 milhões de mortes. Além disso, cerca de 11% das mortes cardiovasculares foram causadas por níveis elevados de glicose no sangue.
    Uma alimentação saudável, atividade física regular, manutenção de um peso corporal normal e evitar o consumo de tabaco são formas de prevenir ou retardar o aparecimento da diabetes tipo 2. O diabetes pode ser tratada e as suas consequências evitadas ou retardadas com dieta, atividade física, medicação e rastreios regulares e tratamento de complicações.
    O diabetes é importante fator de risco para que a infecção latente pela bactéria da tuberculose se transforme na doença ela mesmo, a tísica. O risco aumentado de adoecimento é de 3 x maior, em relação a população não vivendo com este distúrbio metabólico.
    Por outro lado, no sentido inverso, o uso de produtos de tabaco aumenta o risco de uma pessoa desenvolver diabetes. E uma vez a doença instalada, a manutenção do consumo leva a inúmeras complicações posteriores, notadamente, sobre o sistema vascular arterial periférico, podendo levar a amputações de membros.
    Segundo a Organização Mundial da Saúde:
    ▪ Parar de fumar reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 30-40% e melhora seu manejo. Mais de 95% dos casos de diabetes são deste tipo.
    ▪ O uso do tabaco aumenta substancialmente os riscos de desenvolvimento de doenças cárdio e cerebrovasculares, o que é um fator crítico de complicação para pessoas com diabetes tipo 2.
    ▪ Fumar piora a neuropatia diabética e as úlceras nos pés e atrasa a cicatrização de feridas. Parar de fumar diminui o risco da pessoa ter tais complicações, levando a melhores resultados de saúde a longo prazo.
    ▪ Fumar danifica os vasos sanguíneos da retina, aumentando o risco de retinopatia diabética e perda de visão em pessoas com diabetes tipo 2. Parar de fumar ajuda a proteger a sua visão e reduz o risco desta complicação.
    ▪ O consumo de tabaco e a exposição ao fumo passivo podem provocar o aparecimento de diabetes tipo 2. Os governos devem proteger as suas populações tornando todos os locais públicos fechados livres de fumo.

ความคิดเห็น •