Thiago, faz um video sobre como era a vida da nobreza na idade média, porque tipo, eles poderiam cortar as armaduras pela força que tinham também não é? Ja que eles, como guerreiros da época, deveriam treinar muito.
Conteúdo de qualidade, tô passando e recomendando no meu colégio, a galera gosta muito do seu conteúdo e está pedindo mais vídeos como os seus na minha escola, parabéns Thiago, todo sucesso
@@snowcross8459 eu uso o vídeo dele pra ensinar... Não sou professor, mas sempre que vou explicar algo relacionado pra alguém, uso os vídeos, melhor e mais interativo do que me ver falando.
Dizer que as artes medievais não podem nortear nossa busca por informações sobre a idade média, é o mesmo que dizer que pinturas rupestres não nos dão dados sobre a vida dos nossos antepassados. Parabéns pelo excelente conteúdo.
@@redtheroadrunner4967 Sim mas isso também é uma forma de obter informações sobre a época, os costumes, crenças e a representação do irreal, a própria forma desproporcional das pinturas remete a cultura e economia da época.
@@redtheroadrunner4967 sim, existem casos e casos, é o que o Thiago fala no vídeo. Mas, de qualquer formas, havia ilustrações feitas com o intuito de serem retratos mais fiéis da realidade, e outras em que a galera só metia o louco mesmo.
Não sei se heráldica é o forte dele, mas títulos se conseguiam de formas muito estranhas, como dar seu cavalo para um rei que apareceu na estrada fugindo da guerra, como aconteceu na minha família , hahaha!
@@Alda22. um historiador da família fez, há muito tempo atrás. Mas tem um livro, uma espécie de dicionário com uma mini origem de diversas famílias brasileiras. É bem grande, já vi em sebos e tem um exemplar na Biblioteca Nacional. Vc pode tentar nos sites de heráldica também.
As vezes é bom ter certas pessoas que questionam, mesmo de forma arrogante sem embasamento histórico, pois nos proporcionam vídeos incríveis como esse, parabéns Thiago, ótimo trabalho!
pelo que eu me lembro, tinha a república grega, macedônia e das duas nações(Polônia e Lituânia), o Império Russo vinha começando a se formar, tinha o Canato da Crimeia, alguns outros canatos na região também, senão me engano, o Império Otomano, é claro, os reinos da, Wallachia, Transilvânia e Moldávia, os Búlgaros, Sérvios-Croatas e alguns outros não consigo citar com certeza do que faziam parte
@@demetriomartins1176 E pra onde as pessoas levariam as crianças pra se divertir? não tinha televisão na época e era o circo do pessoal... então pode ser que acontecia sim só pra lembrar os "bons tempos".
Esse canal e maravilhoso pra mim que sou um amante de história, além de ter diversas curiosidades sobre a idade média, estou me inspirando em seus vídeos para desenvolver meu RPG da idade medieval, Quero fazer ele mais fiel possível.
venho te agradecer por ter me ajudado nas minhas provas de historia tanto aqui quanto nos Impérios AD. E por despertar o meu conhecimento sobre historia e a fazer eu queira ser um historiador como você Thiago, obrigado pelo conhecimento que você me deu e a milhões de outras pessoas só tenho a te agradecer e mais uma vez obrigado por tudo . que pena que não posso me comunicar com você pela minha conta mas ok, espero que você continue com seu progresso no canal falou e fui.
Arcos tem muitas variedades, se pah até mais que as espadas. Dependendo da onde forem feitas elas podem se tornar verdadeiras máquinas mortíferas e tenebrosas como o famoso Arco Longo Inglês. Ou simples, feitas apenas para a caça e pequenas disputas como o arco usado pelos indígenas Sul-americanos. (Eu posso ter falado besteira sobre o arco longo inglês, qualquer coisa alguém me corrige.)
@@HwecqiGamePlayS Cadência de tiro: Arco. Precisão: Besta/Arco Qual o melhor, depende muito de quem usa, normalmente uma besta tem muito mais força do que um arco. Mas isso depende da força do arqueiro tbm. Em cadência de tiro, o arco ganha, a não ser que o Besteiro tenha uma força incrível pra puxar o gatilho rapidamente
Um tema que acho interessante é a relação da arquitetura e armas medievais, técnicas de defesa e ataques de fortes. Seria muito legal ouvir o seu ponto de vista e dados históricos. Muito bom vídeo e obrigado.
@@ryanjoestar6969 errado o Thiago não está. Depois de ler sobre Esparta e Atenas, comecei a ter ranço mesmo de Esparta. A guerra contra Tróia foi uma dessas que não tem como defender os espartanos. Menelau e sua dor de corno, que o Agamemnon “usou” como desculpa pra guerrear. E de boa, esse lance de Esparta fazer aliança com os persas é muita cretinice mesmo. Não tem como defender os caras.
As dos outros eu não posso falar, mas a de Mandalorian, se preferir, pode colocar um Cavaleiro medieval pra lutar com um soldado moderno equipado até os dentes com uma armadura de aço quase que impenetrável e uma submetralhadora que você avalia rapidinho.
A armadura mandaloriana provavelmente é a mais resistente da ficção, até hoje não foi mostrado nada que consiga quebra-la, talvez só uma arma do mesmo metal.
@@nathanlocatelli658 tem a armadura de Ébano que em algumas histórias são consideradas inquebráveis ao ponto de quem a possuir se tornará o ser mais poderoso da Terra. Mandalorian, por ser uma série "futurista" e não uma história com magia e tals (se você acredita que "A força" é um poder sobrenatural e não uma magia.), ela provavelmente pode ser quebrada.
Sério, as referências ao guri que se acha espadachim germânico me fez rir demais, hsuahsuahsuausuau, botou pra quebrar, que vídeo fantástico, ainda citou os experimentos de tod, parabéns demais.
"Sem graça" pobre e ingênuo @defeatknight227 as armadilhas usadas em terrenos vulneráveis era a principal estrategia de defensa para evitar grandes baixas em campos de batalha, não menospreze as artimanhas de quem dava valor a própria vida.
@defeatknight227 sem graça é morrer em guerras, armadilhas são a melhor forma de vencer um adversário mais forte que você, usamos isso desde os primórdios da humanidade.
Muito bom mesmo, adorei o vídeo, esse humor junto com a suavidade e clareza na passagem da informação com o desenrolar do vídeo faz ficar tão agradável, 18 min tão bons, outros videos de outros canais só tem 5 e são um tedio, cara fico tão feliz em ver uma propaganda no seu canal, eu odeio propagandas, mas isso significa que tu tá tendo reconhecimento e empresas estão começando a investir em vc, oq por consequência faz vc ter um meio de entrada para continuar a postar seus vídeos, pq né, a crise tá foda, e me entristeceria muito ver um canal tão bom parar por motivos financeiros.
Ai thiago,vc fala bastante sobre espadas longas e tals,mas tem uma espada que eu gosto ate mais que a espada longa,a espada curta,vc poderia,por favor,fazer um video sobre?eu amo esse tipo de espada,tbm deixo uma sugestão de fazer video sobre os floretes ou rapieras(chame como vc quiser)
Sugestão: Como funcionavam as guerras medievais. em sentido de estrategias e como eles se matavam ex.: como ele havia dito anteriormente, as guerras nao funcionavam que nem os filmes nos mostram, que era um exército inteiro indo pra cima de outro exército.
Acho que existe por parte das pessoas uma confusão, eles confundem armadura de placa, com varias vulnerabilidades a uma estocada, com a placa de peito das armaduras, essa região especifica sim seria muito raro a penetração embora totalmente possível, assim com os elmos, que não só são possíveis de cortar como a pós repetidos golpes de espada pode ate rachar ou se partir, se estiver a cavalo e mais fácil devido a velocidade e peso do cavalo e cavaleiro combinados tornaria muito mais fácil perfurar ou cortar uma placa de peito ou um elmo. Outro fator de grande influencia que fazia com que nos campos de batalha se furasse ou não uma armadura de placas, além da qualidade muito bem citada no vídeo, era o fato de haver uma pessoa dentro da armadura, a forma como essa pessoa se movimentava poderia aumentar ou diminuir muito o impacto que a armadura sofreria.
EXATAMENTE,O QUE NÃO MOSTRAM NESSES TESTES É SE A PESSOA CORRESSE OU EM UM MOVIMENTO ERRADO SE JOGASSE EM DIREÇÃO A PONTA DA ESPADA, ISSO JUNTO COM A FORÇA DO OPONENTE ESTOCANDO COM CERTEZA PENETRARIA A ARMADURA
Deveria ter algum tipo de treino ou manual para reagir a ataques de armas brancas (de espadas, lanças e etc) quando se está usando armadura, para reduzir o dano que ela receberia ou até mesmo evitar ferimento/morte. Fora que ela pesa bastante, então gastar menos energia e conservar a qualidade deveria ser óbvio, pois armaduras eram caras. Até em artes marciais existe um conceito similar, pq em batalhas medievais não?!
@@juantomaz7280 realmente poderia, mas seria algo mais teorico, somente com a prática em campo se desenvolvia essa possivel habilidade, além que isso dependia bastante do reflexo, meio q somente os sortudos se tavam bem, assim como hj em dia, apenas sortudos sobrevivem a guerra, por mais q seja necessário habilidade, uma rainha pode ser vencida por um peão
Eu assusto muito aquele programa "Desafio sob fogo" e observando os testes que as lâminas passam, podemos ver que realmente a habilidade do artesão e o material que o ferreiro usa fazem muuuuita diferença nos resultados. Parabéns pelo trabalho!
Faz um vídeo sobre as armas e as táticas que os cavaleiros usavam, quais armas eles utilizavam em duelos e guerras e qual situação que uma arma era melhor que a outra, vi um vídeo que falavam que as espadas eram mais utilizadas como armas secundárias, mas nas batalhas as armas mais usadas eram as achas de armas ou poleaxe contra inimigos com armaduras de placas
Thiago, mesmo não sendo o foco do canal, vc podia fazer um vídeo falando sobre as profissões na idade média, quais eram as melhores, quanto ganhavam e etc
1° resposta: Eram bem poucas, quase da pra listar nos dedos. Imperador, ferreiro, soldado, fazendeiro, mercador, pintor, padre, senhores feudais, mineiro e médicos. Deve ter mais, mas esses são os únicos que tenho certeza. 2° resposta: Preciso nem detalhar por que ser um Imperador, um padre e um Senhor Feudal são as melhores profissões da época. 3° resposta: Tirando as três que citei acima, o salário dos demais é como se o salário de todas as profissões atualmente fosse no máximo uns 40 centavos.
Boa cara! Estava pensando nisso... Acredita... Conforme ele foi falando lembrei das armaduras, ter usado a armadura do senhorio e depois da Ferreira fazendo armadura leve..
@@Gabriel-jd1bk Ele poderia analisar esse também, filme muito bom, só o meio" em si eu não achei nada demais mas o final é sensacional. Tem uma parte que o personagem do Matt damon tá de armadura é atingido por uma flecha incendiária e nem liga kkkk
Pois é, e Portugal foi basicamente o centro da idade média e tudo o que é medieval, pq os ingleses e os franceses tavam se fodendo na guerra dos 100 anos então os portugueses tiveram uma maior repercussão cultural
Os melhores momentos dos meus dias são quando chegam notificações desse canal 😍 é viciante! Pra mim, não tem acrescentado apenas ao conhecimento (que eu amo), mas esses conhecimentos tem me feito deixar meu livro cada vez mais incrível enquanto escrevo, com a união perfeita entre fantasia e realismo. Muito obrigado por existir, Thiago!!! Seu nome estará nos créditos da minha história :)
Estou escrevendo um livro de fantasia medieval já há algum tempo. Estou muito feliz de ter encontrado um canal com toda essa miscelânea de informações. Me inscrevi, maratonei e agora aguardo mais conteúdo!
Por favor, faz um vídeos explicando mitos é verdades sobres armas medieval incomuns, martelos de guerras, alabardas, bestas, maças, machados de guerra, manguais. Onde e como, foram usados, e se foram usados. Abraço
Uma das melhores coisas foi a criação desse canal kakkkkkk. Sério, além de informativo é muito bom e descontraído, eu gosto muito do seu trabalho, parabéns:)
Senhores, vimos um momento histórico. Pela primeira vez depois de muito tempo, o Thiago não citou a espada nas costas do Geralt, isso é um sinal do fim dos tempos. Ótimo video como sempre, obrigado pelo ótimo conteúdo
Que canal maravilhoso, finalmente um canal BR que fala sobre a idade média. já assisti outros vídeos dessa canal e gostei bastante. Vou recomendar esse canal pra uma galera aqui. Obrigado por tirar essa duvida que eu tinha sobre espadas e armaduras. Eu realmente não sabia se eu possível ou não. Obrigado
PARABENS PELO CANAL GURI, NO IMPERIOS AD, TU poderia fazer vídeos sobre as batalhas no Brasil, tipo Revolução farroupilha, sabinada, canudos etc.. Grande abraço tô aqui curtindo esse vídeo tomando meu chimarão!
Cara, como amo esse canal! Informações históricas fidedignas, humor no timing certo e espadas nas costas... Não, pera. Kkkk Brincadeiras de lado, parabéns por mais um vídeo maravilhoso, enriquecedor e divertido.
Adorei esse vídeo, não trabalho na área mas devido a minha formação em metalurgia sempre falei com meus amigos entusiastas da idade média dessa questão da falta de padronização da produção do aço e da própria construção da armadura. O povo tem uma dificuldade enorme de enxergar aquela época desconectado na realidade contemporânea, naquela época não existia sistema métrico padronizado, não existia tabelas da SAE, ISO, nada disso, as pessoas faziam do jeito que aprenderam com seus respecticos mestres artesãos, armeiros e cada ql tentava melhorar seus processos adquirindo experiência na tentativa/erro/acerto, meios de comunicação eram ineficientes (comparado a hoje), saber ler e escrever cartas era raro nas classes mais baixas, portanto a troca de conhecimento era algo extremamente lento não tem nada a ver com essa difusão de tecnologia (no sentido correto de conhecimento) que é hoje devido aos meios de comunicação que dispomos. No final das contas na idade média cada aço e cada armadura era feita de um jeito diferente.
Impressionante como o cara conseguiu me conquistar em um minuto de vídeo. A qualidade do canal é simplesmente perfeita, passa por cima das espadas e armaduras de placas Parabéns pelo trabalho Thiago 👏👏👏 arrasa muito
"Se você retirar uma espada longa das costas, será capaz de cortar alguém ao meio com armadura de placa e tudo pela diagonal, através da força inercial." - Geraldão, o bruxo.
Boa noite Thiago Sou Engenheiro de Materiais pela USP e gostaria de ressaltar alguns pontos: (ALERTA DE TEXTÃO SOBRE PROPRIEDADES E PROCESSAMENTO DE MATERIAIS) Realizar o trabalho de um metal com concentrações corretas dos elementos desejados é quase impossível fora de um laboratório. Mesmo hoje em dia, quando falamos da produção em toneladas, esse trabalho por vezes não é atendido. Graças a isso as empresas realizam um double check nos produtos confeccionados, com a checagem da pureza após a produção pela parte de quem está vendendo e checagem da pureza após a compra, pela parte de quem está comprando. Sobre esse check-up, é interessante ressaltar que os equipamentos e o conhecimento necessário para realiza-lo são tão caros e difíceis de obter, que muitas vezes o serviço tem de ser realizado por terceiros, como a faculdade em que estudo. Ainda sobre a pureza e trabalho dos materiais, algumas pessoas podem ter a impressão que ter um bom material, esquenta-lo e por fim manufatura-lo no formato desejado são os únicos pontos na produção de uma peça. Isso é um engano gravíssimo. O próprio ferro-carbono, também conhecido como aço, possui propriedades diferente dependendo da forma como é esquentado e esfriado, segue um exemplo: Ferro-carbono com 1,5% de C Aquecido a 1000 C, trabalhado a quente, resfriado lentamente a 400 C (deixar exposto ao ambiente). Provavelmente terá estrutura formada por Ferrita e Cementita Aquecido a 1000 C, trabalhado a quente e resfriado rapidamente a 400 C (coloca-lo em agua). Provavelmente terá estrutura formada de Austenita e Cementita Aquecido a 1000 C, trabalhado a quente e resfriado de forma violenta a 400 C (coloca-lo em agua salobra agitada). Provavelmente terá estrutura formada de Austenita Nos exemplos acima, chegamos a 3 materiais diferentes em dureza, resistência a tração e compressão, sem alterar as temperaturas e a concentração de C. As possibilidades são infinitas, mesmo considerando apenas Ferro + Carbono. Imagine se levarmos em conta que materiais da época provavelmente possuíam impurezas de Silício, Enxofre, Fosforo, Nitrogênio e até Alumínio dependendo da região em que a terra ferrosa foi retirada, somados a um total descontrole da estequiometria da reação frente ao fornecimento de oxigêncio, que reage com todos esses elementos em alta temperatura, formando outras fases. Sem uma descrição absolutamente específica de onde a matéria prima era retirada e como essa matéria prima era tratada, qual o tipo de carvão era utilizado no aquecimento e quais etapas de aquecimento, resfriamento e trabalho eram executadas podemos chegar em materiais com propriedades que divergem em até 10x dos valores da época.
Obrigado pelo comentário Felipe! Se hoje ainda há desafios em se obter um aço homogêneo e padronizado, imagine então na Idade Média, como bem disse! Somando a esse desafio ainda temos a qualidade da manufatura individual que também variava de reino pra reino, de burgo para burgo! E muito provavelmente o mesmo construtor teria resultados diferentes em cada armadura finalizada.
Poderia fazer um vídeo sobre as escolas de esgrima, os estilos e algo do gênero? Seria um excelente material de pesquisa para usar nos meu futuros quadrinhos.
Oh Tiago, seu cachorro, rs Não esquece do Impérios AD. Fica uma sugestão... batalha de Covadonga! Seria muito legal ver lá! Abraço e parabéns pelo conteúdo!!!!
Imagina o trabalho que deve dar ele reunir tanto material e artigos, estudar e ainda fazer as animações, os dois canais são incríveis e espero que ele mantenha os dois, mas sem pressa pq pra manter essa qualidade exige muito tempo e dedicação :3
Excelente vídeo! A metalurgia do aço nesta época era arcaica, pois como você disse, dependia muito da qualidade do ferreiro! Tanto é verdade que só quando foi inventado em 1856 o conversor de Bessemer, que passou-se a produzir aço padronizado (aço com quantidade de carbono padronizado e eliminado elementos químicos indesejados) em larga escala (ou seja, aço de qualidade em abundância). Antes disso a qualidade do aço (que depende da quantidade de carbono, têmpera, forja e alívio de tensões, etc) dependia 100% do ferreiro! É muito bom ver um vídeo alguém levando em consideração o espírito da época, sem anacronismos! Excelente! Ganhou um inscrito!
Muito bom ter cada vez mais canais assim trazendo conteúdo com referências e traduções de vídeos gringos, pra quem não manja do inglês era difícil a uns anos
Traz uma comparação sobre a besta e o Arco, e se havia alguma diferença efetiva entre Arco longo e curto. Achei hoje seu novo canal, gostei muito dos seus conteúdos.
O Arco longo era mais poderoso, e tinha um alcance maior que o curto. A besta tinha um tiro mais poderoso e um alcance maior ainda, em compensação, sua cadência de tiro era menor do que a de um arco devido a uma dificuldade maior para colocar o projétil. O que não fez uma substituição completa do arco pra besta.
Excelente video, e podemos usar de analogia os coletes a prova de balas, blindados em geral, sempre há alguma arma que perfura, e tudo depende da qualidade e tecnologia!
Thiago, sugestão pro seu canal algum dia joga totally accurate battle simulator, é um simulador de batalhas, mas você vai evoluindo e ganhando mais coisas a cada vitória, tem viking, samurai, cavaleiro, enfim, faz uma série jogando isso no canal, ou também pode utilizar para demonstrar algum tipo de batalha, ou diferenças de algums guerreiros, ajudar a explicar algum assunto do canal. Abraço, adoro seu conteúdo.
Mudando de assunto, e aquele barco ali no fundo? Você comprou pronto ou montou? Eu dediquei três semanas a montar um navio-pirata com cerca de 800 peças.
se a dureza estivesse correta não (mas...as messer de guerra que eram dadas poderia ser bem disformes), porém amassar o fio como um todo poderia sim tornando a arma bem menos eficaz
Esse cenário que você esta imaginando, seria de espadas mais rígidas e menos flexíveis, que poderiam quebrar com impactos, semelhante a um vidro. Mas não era esse o padrão das espadas longas europeias, elas eram bastante flexíveis, então o dano que elas poderia sofrer seria uma deformação, ou seja, ela basicamente ia entortar. Uma analogia boa é a colher de cozinha. O que acontece quando você tenta tirar uma bola de sorvete super gelada com uma colher fina? Ela entorta. E oque aconteceria se você tentasse usar uma colher de vidro? Ela quebraria. E se você meter uma martelada em uma colher de cozinha? Entorta. Martelada em vidro? Quebra. Ou seja, se você pegar uma espada flexível é tentar cortar uma arvore, ela não vai estilhaçar na sua mão, mas sim entortar.
Dificilmente ocorreria um corte da armadura de alta qualidade, ao menos não em um único golpe e teria que ser em partes mais frágeis Mas a estocada poderia funcionar em partes mais frágeis da armadura, como braços, pernas e próximo a barriga da armadura, já o peito seria bem difícil mesmo
adoro os vídeos pq ensinam de uma forma simples e divertida muito bom aprendo muito enquanto me divirto espero que seu canal seja só sucesso vc merece. Por causa do seus vídeos fiquei muito interessado nas historia dos cavaleiros e nas guerras antigas, conhecimento a mais nunca é demais galera aprendam isso.
Eu nunca imaginei que armaduras medievais não tivessem chegado aos dias de hoje. Achei que tinham muitas em museus e coleções pessoais de famílias tradicionais européias. Cortes reais etc...
A Ubisoft usou essa lógica ao fazer o trailer do Ac: Valhalla, onde nós vemos um soldado utilizando Armor Plate "ignorar" golpes diretos de machado como se fosse um mosquito batendo no para-brisa. Nem arranhar a armadura o golpe consegue, parece até que os ferreiros usavam Adamantium.
@@Alcatraz9334 de ouro pode existir sim, só que ela é inútil, e é sério que tem gente que cogita a possibilidade de existir armadura de diamante? tá jogando Minecraft demais
Thiago, volta a falar sobre filmes caras, principalmente as batalhas, no filme Cruzada tem uma cena no início onde o personagem usa uma técnica italiana e também usa os apoios da espada pra atacar
Você pode fazer um vídeo analisando a viabilidade de armas populares no mundo dos games? Ex: Hidden Blade, Espadas Pistolas, Adagas Duplas e Espadas Gigantescas. PS: A qualidade do seu conteúdo é fantástica, são canais com esse nível de responsabilidade e profissionalismo que a plataforma precisa.
Existiam uma caralhada de arma que eram capazes de matar alguém com armadura man, um ótimo exemplo são os martelos de guerra, baguio quebra tudo suas costela tlgd
Apesar das placas serem resistentes alguns pontos da armadura são vulneráveis, também tem armas que conseguem causar dano ao corpo mesmo debaixo das armaduras né
Sou historiador com especialização em medievalismo, e mestrado em politica medieval pela UFC, e assino embaixo, Bernard Cornwell, é um romancista que respeita as narrações históricas, perfeito o vídeo, parabéns
@@almaia100 Na universidade federal, lá não compramos diplomas, e precisamos realmente estudar e escrever, além de pesquisar muito se quisermos ter êxito.
Vim perguntar se sua escrita está correta, pois até onde sei, não se coloca vírgula depois antes do "e". Não tô te julgando, apenas perguntando. Se quiser pode julgar meu comentário também.
@@Lucas-q2l5e Digitei errado, essa vírgula realmente não existe antes da palavra medievalismo, normal quando você digita rápido, mas isso invalida meu argumento e o que escrevi?
Mais um vídeo carinhoso... Ou não...
Delícia de video, muito didático
tambem passei noite em claro pensando em espadas perfurando armaduras de placas 😟
lendario e mordaz, parece até o Geralt kkk
Thiago, faz um video sobre como era a vida da nobreza na idade média, porque tipo, eles poderiam cortar as armaduras pela força que tinham também não é? Ja que eles, como guerreiros da época, deveriam treinar muito.
Faltou dizer que não se tira arma das costas
Samurai Madruga: "Mas o sr. Nunca errou?"
Thiago Girafales: "Sim...UMA vez...foi quando eu pensei estar errado."
Melhor comentário
Até quando ele tá errado ele tá certo
samurai madruga melhor protagonista de anime
Madruguinho- sempai
@@sr_wilson5180 kkkk, verdade
Fale sobre o uso dos machados pf.
Machado de guerra, Machado Duplo, Machado de cabo longo, Machado de Assis, etc.
ah vsfd meno skskskskskksksksksk
Machado de Assis foi de fude viu kksksksksjjkk
Machado de Assis é uma arma extremamente poderosa. Pega logo na mente
@brasão de armas, merece um vídeo só pelo comentário. 😂😂😂
Sfd Machado de Assis kkk
Uma coisa é certa: o dedo atravessa o botão do like em 100% dos vídeos! Explicação e conteúdo absurdos.
Boa cara!!!
Conteúdo de qualidade, tô passando e recomendando no meu colégio, a galera gosta muito do seu conteúdo e está pedindo mais vídeos como os seus na minha escola, parabéns Thiago, todo sucesso
Tenho recomendado e citado bastante na minha também, e amém.
@@snowcross8459 mano eu vacilo dms eu podia falar sobre o canal dele na minha escola
@@snowcross8459 eu uso o vídeo dele pra ensinar... Não sou professor, mas sempre que vou explicar algo relacionado pra alguém, uso os vídeos, melhor e mais interativo do que me ver falando.
Minha professora de historia já mostrou os vídeos do impériosAD
Queria ter esse tipo de colega, não os animais do meu colégio.
Mano namoral o Thiago é foda demais consegue juntar humor e conhecimento num único video sem complicação e de maneira clara e direta
Valeu cara! Abraço!
Dizer que as artes medievais não podem nortear nossa busca por informações sobre a idade média, é o mesmo que dizer que pinturas rupestres não nos dão dados sobre a vida dos nossos antepassados. Parabéns pelo excelente conteúdo.
mas nem todas as artes medievais mostram a realidade ou são retratos fieis a realidade.
@@redtheroadrunner4967 pse, igual eu pintar na parede um ET, e daqui a mil anos verem e pensarem q tivemos relações com tal kkk
@@lucassousa1936 olha......ou sera q nao??
@@redtheroadrunner4967 Sim mas isso também é uma forma de obter informações sobre a época, os costumes, crenças e a representação do irreal, a própria forma desproporcional das pinturas remete a cultura e economia da época.
@@redtheroadrunner4967 sim, existem casos e casos, é o que o Thiago fala no vídeo. Mas, de qualquer formas, havia ilustrações feitas com o intuito de serem retratos mais fiéis da realidade, e outras em que a galera só metia o louco mesmo.
Sugestão: Títulos da nobreza, seus poderes e benefícios e como obter um
Não sei se heráldica é o forte dele, mas títulos se conseguiam de formas muito estranhas, como dar seu cavalo para um rei que apareceu na estrada fugindo da guerra, como aconteceu na minha família , hahaha!
@@liliangirao caraca, como você conseguiu acesso a essa parte da sua história ?
@@liliangirao que
@@Alda22. um historiador da família fez, há muito tempo atrás. Mas tem um livro, uma espécie de dicionário com uma mini origem de diversas famílias brasileiras. É bem grande, já vi em sebos e tem um exemplar na Biblioteca Nacional. Vc pode tentar nos sites de heráldica também.
@@liliangirao caraca, que legal cara! Vou tentar procurar pelos meus sobrenomes também
As vezes é bom ter certas pessoas que questionam, mesmo de forma arrogante sem embasamento histórico, pois nos proporcionam vídeos incríveis como esse, parabéns Thiago, ótimo trabalho!
Uma grande aula de história, ou melhor quase uma tese de mestrado! Meus parabéns! Continue fazendo esse tipo de conteúdo rico em informação!
Ele está certo!!! Cá em Portugal as armaduras são bem diferentes de outras armaduras, adoro teu conteúdo 🇵🇹
Pq um português usaria uma foto do Ednaldo Perreira ?
Realmente acho que vou mudar para quim barreiros😎
@Lucas Lima vdd, uma pena que negou o convite do super bowl, ia ser melhor q o 50 centavos
@@feliper5545 chama se Quim barreiros..
@@thomassheldon4254 ele trocou a foto depois cara
Você poderia falar sobre os reinos da Europa oriental durante o período medieval, por favor?
Tema bom!
Seria legal mesmo. Temos bastante contato com histórias da parte ocidental.
Séria legal
pelo que eu me lembro, tinha a república grega, macedônia e das duas nações(Polônia e Lituânia), o Império Russo vinha começando a se formar, tinha o Canato da Crimeia, alguns outros canatos na região também, senão me engano, o Império Otomano, é claro, os reinos da, Wallachia, Transilvânia e Moldávia, os Búlgaros, Sérvios-Croatas e alguns outros não consigo citar com certeza do que faziam parte
Cheio de muçulmano e tengrista
Obrigado! Esse vídeo auxiliou muito no desenvolvimento da minha escrita medieval para o romance que estou produzindo. Ótimo vídeo.
Light novel ou visual?
@@zrael1969 Light novel que minha namorada está ilustrando e vira a se tornar uma comic futuramente. :)
Fiquei emocionada com a história do gol bolinha preto. /Humor
Sempre conteúdo de qualidade, esse canal é fantástico.
Obrigado Ana!
Que legal, também tenho um imenso respeito por esse professor e usando conteúdo pra ensinar meu filho!
Cuidado com os fan boys do gol🤣
@@ninjadakebrada3115 eles nunca vão admitir que a espada pode perfurar o Golzinho.
Achei que tinha sido só eu kkkkk. A do gol bolinha me cativou mesmo. Muito bom! Kk
''Ah, tem aquele coleguinha da esgrima hein, que sabe de tudo'' peguei a referência hahaha, grande vídeo Thiago!!
Cara, agora que percebi que o Thiago foi o segundo professor de história que me fez se interessar por história
Quem é o primeiro?
@@preguica80 meu professor de história Carlos, quando eu estava no 1 ano do ensino médio pq ele só falava da vida pessoal dele kkkkkkk
Ata,minha matéria favorita é história, desde o primeiro ano
@@cavaleirosombrio02117 Você é de Aracaju? Tive um professor de mesmo nome que era assim! Kkkkk
Sugestão: video sobre Gladiadores, analisando filmes e séries.
Ainda tinha Gladiadores na Idade Média? Pensei que pararam de existir no fim da Idade Antiga.
@@demetriomartins1176 E pra onde as pessoas levariam as crianças pra se divertir? não tinha televisão na época e era o circo do pessoal... então pode ser que acontecia sim só pra lembrar os "bons tempos".
@@fernandooliveira1873 Vdd.
Ou quando alguém era queimado na fogueira pela igreja, as crianças podiam ver da praça
Jornalista: MEU DEUS AS QUIANÇA TÃO FICANDO VIOLENTA
idade média: VENHAM VER BRUXAS PEGANDO 🔥
@@KleitonKhorne Tipo quando o jornal detonou o death note kkkkk
Esse canal e maravilhoso pra mim que sou um amante de história, além de ter diversas curiosidades sobre a idade média, estou me inspirando em seus vídeos para desenvolver meu RPG da idade medieval, Quero fazer ele mais fiel possível.
Tô viciado nesse canal , e muito bom ver história misturada com humor e realidade na cara , isso e uma maravilha rapaz kkkk
Sugestão de vídeo: Mostre seus livros, principalmente os de história e de guerras.
venho te agradecer por ter me ajudado nas minhas provas de historia tanto aqui quanto nos Impérios AD. E por despertar o meu conhecimento sobre historia e a fazer eu queira ser um historiador como você Thiago, obrigado pelo conhecimento que você me deu e a milhões de outras pessoas só tenho a te agradecer e mais uma vez obrigado por tudo .
que pena que não posso me comunicar com você pela minha conta mas ok, espero que você continue com seu progresso no canal falou e fui.
Existe a possibilidade de fazer um vídeo sobre arco e flecha? Suas variedades, tamanhos, funcionalidade? Obrigado
arcos e bestas
Arcos tem muitas variedades, se pah até mais que as espadas. Dependendo da onde forem feitas elas podem se tornar verdadeiras máquinas mortíferas e tenebrosas como o famoso Arco Longo Inglês. Ou simples, feitas apenas para a caça e pequenas disputas como o arco usado pelos indígenas Sul-americanos.
(Eu posso ter falado besteira sobre o arco longo inglês, qualquer coisa alguém me corrige.)
Up
Seria interessante uma comparação entre bestas e arcos:
Qual foi mais eficiente mas batalhas? A cadência ou a precisão? Tema interessante.
@@HwecqiGamePlayS
Cadência de tiro: Arco.
Precisão: Besta/Arco
Qual o melhor, depende muito de quem usa, normalmente uma besta tem muito mais força do que um arco. Mas isso depende da força do arqueiro tbm.
Em cadência de tiro, o arco ganha, a não ser que o Besteiro tenha uma força incrível pra puxar o gatilho rapidamente
Muito bom o vídeo. Sugestão: Respondendo as perguntas dos inscritos. Estratégias de Batalha de Grandes estrategistas.
Um tema que acho interessante é a relação da arquitetura e armas medievais, técnicas de defesa e ataques de fortes. Seria muito legal ouvir o seu ponto de vista e dados históricos.
Muito bom vídeo e obrigado.
Eu adoro esse novo canal, mas por favor, não deixe o Império AD sem vídeos😔 queria tanto ver um vídeo específico sobre a Guerra do Peloponeso 🙂
Imagino o tanto de desculpa que ele iria meter pra justificar a vitória de Esparta kkkk
@@ryanjoestar6969 Mas teve um vídeo dele onde ele defendeu os atenienses.
Acho que foi em um dos vídeos sobre filmes.
@@alexbarbosa4540 justamente por isso, o Thiago ama Atenas de paixão e é revoltado pra caramba por esparta ter "negociado" a Ásia menor com a Pérsia
@@ryanjoestar6969 errado o Thiago não está. Depois de ler sobre Esparta e Atenas, comecei a ter ranço mesmo de Esparta.
A guerra contra Tróia foi uma dessas que não tem como defender os espartanos.
Menelau e sua dor de corno, que o Agamemnon “usou” como desculpa pra guerrear.
E de boa, esse lance de Esparta fazer aliança com os persas é muita cretinice mesmo. Não tem como defender os caras.
@@remocapenguins bom,tem que levar em consideração que é GUERRA,e ainda mais antes de cristo,óbvio que tem alguma lógica
Thiago, meu nobre, mais um vídeo incrível.
Tenho uma sugestão: Avaliar as armaduras de Warhammer, Doom, The Mandalorian e Halo.
você tem uma bela lista de jogos ai só faltou fallout
Up
As dos outros eu não posso falar, mas a de Mandalorian, se preferir, pode colocar um Cavaleiro medieval pra lutar com um soldado moderno equipado até os dentes com uma armadura de aço quase que impenetrável e uma submetralhadora que você avalia rapidinho.
A armadura mandaloriana provavelmente é a mais resistente da ficção, até hoje não foi mostrado nada que consiga quebra-la, talvez só uma arma do mesmo metal.
@@nathanlocatelli658 tem a armadura de Ébano que em algumas histórias são consideradas inquebráveis ao ponto de quem a possuir se tornará o ser mais poderoso da Terra.
Mandalorian, por ser uma série "futurista" e não uma história com magia e tals (se você acredita que "A força" é um poder sobrenatural e não uma magia.), ela provavelmente pode ser quebrada.
nossa, eu tinha uma visão totalmente diferente, na minha cabeça era tudo perfeitinho e padronizado, ótimo vídeo
Sério, as referências ao guri que se acha espadachim germânico me fez rir demais, hsuahsuahsuausuau, botou pra quebrar, que vídeo fantástico, ainda citou os experimentos de tod, parabéns demais.
Eu vi os videos do guri ontem! Morri de rir com as indiretas
@@ptkonly705 eu tbm vi ontem, ele tem o estilo soberbo que eu odeio em um ser humano, mas a resposta aqui foi genial, hehehehe, me acabei.
Quem é esse ai ? Kkkk
@@Matt-wz7bu pesquisa "armizare esgrima histórica"
@@ptkonly705 esse mesmo, hsuahsuausuausuahsuahsuau, teve referência até dele ser gordinho.
Se possível poderia fazer um vídeo sobre armadilhas em campos de batalha?
Acho que tem grande potencial, apesar de não saber se teria conteúdo para um vídeo.
Apóio, tenho uma fascinação por armadilhas mas tem Poucas coisas sobre
"Sem graça" pobre e ingênuo @defeatknight227 as armadilhas usadas em terrenos vulneráveis era a principal estrategia de defensa para evitar grandes baixas em campos de batalha, não menospreze as artimanhas de quem dava valor a própria vida.
@defeatknight227 sem graça é morrer em guerras, armadilhas são a melhor forma de vencer um adversário mais forte que você, usamos isso desde os primórdios da humanidade.
@@Suricatblindado eu também amigo, armadilhas e venenos são coisas que me fascinam.
Muito bom mesmo, adorei o vídeo, esse humor junto com a suavidade e clareza na passagem da informação com o desenrolar do vídeo faz ficar tão agradável, 18 min tão bons, outros videos de outros canais só tem 5 e são um tedio, cara fico tão feliz em ver uma propaganda no seu canal, eu odeio propagandas, mas isso significa que tu tá tendo reconhecimento e empresas estão começando a investir em vc, oq por consequência faz vc ter um meio de entrada para continuar a postar seus vídeos, pq né, a crise tá foda, e me entristeceria muito ver um canal tão bom parar por motivos financeiros.
Valeu cara! Obrigado pelas palavras!
Ai thiago,vc fala bastante sobre espadas longas e tals,mas tem uma espada que eu gosto ate mais que a espada longa,a espada curta,vc poderia,por favor,fazer um video sobre?eu amo esse tipo de espada,tbm deixo uma sugestão de fazer video sobre os floretes ou rapieras(chame como vc quiser)
enfim o ze adaguinha Robin Woodstock
Faz evolução das táticas de guerra de Alexandre o grande , que estava como um rolo compressor.
Cara, você é o melhor! Obrigado pelo conteúdo de qualidade
Sugestão: Como funcionavam as guerras medievais.
em sentido de estrategias e como eles se matavam ex.: como ele havia dito anteriormente, as guerras nao funcionavam que nem os filmes nos mostram, que era um exército inteiro indo pra cima de outro exército.
@defeatknight227 iih, ta putinho? Supera
@defeatknight227 ta putinho?
@@joosgabriel7034 Ele é esquizofrenico, le mais comentários, ta xingando varios
@@gr1evin vdd, tbm percebi
@@gr1evin coitado
3:16 eu entendi a referência dessa alfinetada ai foi afiada 🤣
"Entre a força e tecnica quem vence é a tecnica, mas se ambos forem equivalentes, vence o espirito." - Mushashi (Criador do Niten Ichi Ryu)
Sim claro, musashi o maior fdm, ganhou de Sasaki usando uma coisa fora da honra, uma vergonha
@@MsJuniormarcelo em uma luta vc usa oq vai te fazer ganhar é não morrer
@@MsJuniormarceloA vitória expia a desonra.
Acho que existe por parte das pessoas uma confusão, eles confundem armadura de placa, com varias vulnerabilidades a uma estocada, com a placa de peito das armaduras, essa região especifica sim seria muito raro a penetração embora totalmente possível, assim com os elmos, que não só são possíveis de cortar como a pós repetidos golpes de espada pode ate rachar ou se partir, se estiver a cavalo e mais fácil devido a velocidade e peso do cavalo e cavaleiro combinados tornaria muito mais fácil perfurar ou cortar uma placa de peito ou um elmo. Outro fator de grande influencia que fazia com que nos campos de batalha se furasse ou não uma armadura de placas, além da qualidade muito bem citada no vídeo, era o fato de haver uma pessoa dentro da armadura, a forma como essa pessoa se movimentava poderia aumentar ou diminuir muito o impacto que a armadura sofreria.
EXATAMENTE,O QUE NÃO MOSTRAM NESSES TESTES É SE A PESSOA CORRESSE OU EM UM MOVIMENTO ERRADO SE JOGASSE EM DIREÇÃO A PONTA DA ESPADA, ISSO JUNTO COM A FORÇA DO OPONENTE ESTOCANDO COM CERTEZA PENETRARIA A ARMADURA
Deveria ter algum tipo de treino ou manual para reagir a ataques de armas brancas (de espadas, lanças e etc) quando se está usando armadura, para reduzir o dano que ela receberia ou até mesmo evitar ferimento/morte. Fora que ela pesa bastante, então gastar menos energia e conservar a qualidade deveria ser óbvio, pois armaduras eram caras.
Até em artes marciais existe um conceito similar, pq em batalhas medievais não?!
@@juantomaz7280 realmente poderia, mas seria algo mais teorico, somente com a prática em campo se desenvolvia essa possivel habilidade, além que isso dependia bastante do reflexo, meio q somente os sortudos se tavam bem, assim como hj em dia, apenas sortudos sobrevivem a guerra, por mais q seja necessário habilidade, uma rainha pode ser vencida por um peão
Eu faço um RPG e esses vídeos me ajudam muito a deixar a história mais realista! Obrigado!
ta pronto?
Eu assusto muito aquele programa "Desafio sob fogo" e observando os testes que as lâminas passam, podemos ver que realmente a habilidade do artesão e o material que o ferreiro usa fazem muuuuita diferença nos resultados. Parabéns pelo trabalho!
Faz um vídeo sobre as armas e as táticas que os cavaleiros usavam, quais armas eles utilizavam em duelos e guerras e qual situação que uma arma era melhor que a outra, vi um vídeo que falavam que as espadas eram mais utilizadas como armas secundárias, mas nas batalhas as armas mais usadas eram as achas de armas ou poleaxe contra inimigos com armaduras de placas
Thiago, mesmo não sendo o foco do canal, vc podia fazer um vídeo falando sobre as profissões na idade média, quais eram as melhores, quanto ganhavam e etc
1° resposta: Eram bem poucas, quase da pra listar nos dedos.
Imperador, ferreiro, soldado, fazendeiro, mercador, pintor, padre, senhores feudais, mineiro e médicos. Deve ter mais, mas esses são os únicos que tenho certeza.
2° resposta: Preciso nem detalhar por que ser um Imperador, um padre e um Senhor Feudal são as melhores profissões da época.
3° resposta: Tirando as três que citei acima, o salário dos demais é como se o salário de todas as profissões atualmente fosse no máximo uns 40 centavos.
Cara, seu humor e como voce passa o conteudo e conhecimento é simplesmente fenomenal.. Parabens pelo canal !
Thiago, como sempre, demonstrando todo o seu apreço pelos jovens. Apreço esse que também compartilho.
Fala sobre as "Justas medievais", se é que esse era o nome,
Do filme coração de cavaleiro
Boa! 👏
Boa cara! Estava pensando nisso... Acredita... Conforme ele foi falando lembrei das armaduras, ter usado a armadura do senhorio e depois da Ferreira fazendo armadura leve..
Julgamento por combate também hien,, o último duelo
@@Gabriel-jd1bk Ele poderia analisar esse também, filme muito bom, só o meio" em si eu não achei nada demais mas o final é sensacional. Tem uma parte que o personagem do Matt damon tá de armadura é atingido por uma flecha incendiária e nem liga kkkk
Incrível o canal. Gostaria de ver um sobre a época medieval em Portugal, nos filmes eles só mostram os anglo-saxões.
Também.
Tenho inclusive tentado escrever uma fantasia centrada nos Ibéricos e no Norte da Europa.
É hard encontrar bom material para inspiração.
Gostei da ideia
Pois é, e Portugal foi basicamente o centro da idade média e tudo o que é medieval, pq os ingleses e os franceses tavam se fodendo na guerra dos 100 anos então os portugueses tiveram uma maior repercussão cultural
Os melhores momentos dos meus dias são quando chegam notificações desse canal 😍 é viciante! Pra mim, não tem acrescentado apenas ao conhecimento (que eu amo), mas esses conhecimentos tem me feito deixar meu livro cada vez mais incrível enquanto escrevo, com a união perfeita entre fantasia e realismo. Muito obrigado por existir, Thiago!!! Seu nome estará nos créditos da minha história :)
Pensando RPG: A resposta é sim, mas ao mesmo tempo não.
Brasão de Armas: Não é mesmo? Lógico que não.
Shadiversity: ARE STUPID!
Kkkkkkkkkkjk
Kkkkkkkkkkkk eu li com a voz do Leonardo
"Isso é mentira"
Adoro essas respostas do Pensando RPG hahahaha
Estou escrevendo um livro de fantasia medieval já há algum tempo. Estou muito feliz de ter encontrado um canal com toda essa miscelânea de informações. Me inscrevi, maratonei e agora aguardo mais conteúdo!
Procura o arminaze esgrima histórica. O Tiago está muito equivocado nesse video!!
Thiago! seria possívem fazer uma comparação entre Martelos de Guerra e as Maças?
Por favor, faz um vídeos explicando mitos é verdades sobres armas medieval incomuns, martelos de guerras, alabardas, bestas, maças, machados de guerra, manguais. Onde e como, foram usados, e se foram usados. Abraço
Que canal viciante! Impérios Ad show de bola também! Tá de parabéns, Thiago.
ATÉ QUE ENFIM MAIS UM VÍDEOOO
Sim!!!
Neee
@defeatknight227 "Au aUUuU aAauuUuY" disse vc
Ne isso kkkk bom demais
Fã do Brasil de Armas esperando 9 dias por um vídeo novo:🥰
Fã do Impérios AD esperando um vídeo a quase 2 meses:🌚
Uma das melhores coisas foi a criação desse canal kakkkkkk. Sério, além de informativo é muito bom e descontraído, eu gosto muito do seu trabalho, parabéns:)
Cara, seu canal Imperios AD é melhor do youtube, e esse aqui não está muito atrás. Obrigado pelo seu trabalho.
A perfeição não exis...
Brasão de armas: bom diia
Senhores, vimos um momento histórico. Pela primeira vez depois de muito tempo, o Thiago não citou a espada nas costas do Geralt, isso é um sinal do fim dos tempos.
Ótimo video como sempre, obrigado pelo ótimo conteúdo
Ele não conhece de técnicas dos bruxos, por isso não sabe como retirar uma espada longa das costas.
Acredito que seja um presságio de uma guerra da Rússia
Porque a espada não tava nas costas. Tava atravessando uma armadura.
Que canal maravilhoso, finalmente um canal BR que fala sobre a idade média. já assisti outros vídeos dessa canal e gostei bastante. Vou recomendar esse canal pra uma galera aqui.
Obrigado por tirar essa duvida que eu tinha sobre espadas e armaduras. Eu realmente não sabia se eu possível ou não. Obrigado
PARABENS PELO CANAL GURI, NO IMPERIOS AD, TU poderia fazer vídeos sobre as batalhas no Brasil, tipo Revolução farroupilha, sabinada, canudos etc..
Grande abraço tô aqui curtindo esse vídeo tomando meu chimarão!
Mano, o melhor canal que alguém poderia ter feito no TH-cam kkkkkk
Excelente trabalho de pesquisa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pelo conteúdo!!!
Cara, como amo esse canal! Informações históricas fidedignas, humor no timing certo e espadas nas costas... Não, pera. Kkkk
Brincadeiras de lado, parabéns por mais um vídeo maravilhoso, enriquecedor e divertido.
Eu realmente achava que dificilmente a espada longa europeia furava a armadura.
Obrigado por me esclarecer minha divida Thiago!
Adorei esse vídeo, não trabalho na área mas devido a minha formação em metalurgia sempre falei com meus amigos entusiastas da idade média dessa questão da falta de padronização da produção do aço e da própria construção da armadura. O povo tem uma dificuldade enorme de enxergar aquela época desconectado na realidade contemporânea, naquela época não existia sistema métrico padronizado, não existia tabelas da SAE, ISO, nada disso, as pessoas faziam do jeito que aprenderam com seus respecticos mestres artesãos, armeiros e cada ql tentava melhorar seus processos adquirindo experiência na tentativa/erro/acerto, meios de comunicação eram ineficientes (comparado a hoje), saber ler e escrever cartas era raro nas classes mais baixas, portanto a troca de conhecimento era algo extremamente lento não tem nada a ver com essa difusão de tecnologia (no sentido correto de conhecimento) que é hoje devido aos meios de comunicação que dispomos. No final das contas na idade média cada aço e cada armadura era feita de um jeito diferente.
6:07
A música se chama alwaes, da banda Bon Jovi.
Além de mito em história, o Thiago ainda tem bom gosto musical.
Só consigo dizer que vc esta 100% certo vc abordou muito bem o assunto é simplesmente perfeito o modo que vc explica .
Impressionante como o cara conseguiu me conquistar em um minuto de vídeo. A qualidade do canal é simplesmente perfeita, passa por cima das espadas e armaduras de placas
Parabéns pelo trabalho Thiago 👏👏👏 arrasa muito
Mais uma excelente análise, chega até ser sacanagem uma produção com esse nível de pesquisa e explicação ser de graça kkkkk
Obrigado por isso irmão!
"Se você retirar uma espada longa das costas, será capaz de cortar alguém ao meio com armadura de placa e tudo pela diagonal, através da força inercial." - Geraldão, o bruxo.
Boa noite Thiago
Sou Engenheiro de Materiais pela USP e gostaria de ressaltar alguns pontos:
(ALERTA DE TEXTÃO SOBRE PROPRIEDADES E PROCESSAMENTO DE MATERIAIS)
Realizar o trabalho de um metal com concentrações corretas dos elementos desejados é quase impossível fora de um laboratório. Mesmo hoje em dia, quando falamos da produção em toneladas, esse trabalho por vezes não é atendido. Graças a isso as empresas realizam um double check nos produtos confeccionados, com a checagem da pureza após a produção pela parte de quem está vendendo e checagem da pureza após a compra, pela parte de quem está comprando.
Sobre esse check-up, é interessante ressaltar que os equipamentos e o conhecimento necessário para realiza-lo são tão caros e difíceis de obter, que muitas vezes o serviço tem de ser realizado por terceiros, como a faculdade em que estudo.
Ainda sobre a pureza e trabalho dos materiais, algumas pessoas podem ter a impressão que ter um bom material, esquenta-lo e por fim manufatura-lo no formato desejado são os únicos pontos na produção de uma peça. Isso é um engano gravíssimo.
O próprio ferro-carbono, também conhecido como aço, possui propriedades diferente dependendo da forma como é esquentado e esfriado, segue um exemplo:
Ferro-carbono com 1,5% de C
Aquecido a 1000 C, trabalhado a quente, resfriado lentamente a 400 C (deixar exposto ao ambiente). Provavelmente terá estrutura formada por Ferrita e Cementita
Aquecido a 1000 C, trabalhado a quente e resfriado rapidamente a 400 C (coloca-lo em agua). Provavelmente terá estrutura formada de Austenita e Cementita
Aquecido a 1000 C, trabalhado a quente e resfriado de forma violenta a 400 C (coloca-lo em agua salobra agitada). Provavelmente terá estrutura formada de Austenita
Nos exemplos acima, chegamos a 3 materiais diferentes em dureza, resistência a tração e compressão, sem alterar as temperaturas e a concentração de C.
As possibilidades são infinitas, mesmo considerando apenas Ferro + Carbono.
Imagine se levarmos em conta que materiais da época provavelmente possuíam impurezas de Silício, Enxofre, Fosforo, Nitrogênio e até Alumínio dependendo da região em que a terra ferrosa foi retirada, somados a um total descontrole da estequiometria da reação frente ao fornecimento de oxigêncio, que reage com todos esses elementos em alta temperatura, formando outras fases.
Sem uma descrição absolutamente específica de onde a matéria prima era retirada e como essa matéria prima era tratada, qual o tipo de carvão era utilizado no aquecimento e quais etapas de aquecimento, resfriamento e trabalho eram executadas podemos chegar em materiais com propriedades que divergem em até 10x dos valores da época.
Obrigado pelo comentário Felipe! Se hoje ainda há desafios em se obter um aço homogêneo e padronizado, imagine então na Idade Média, como bem disse! Somando a esse desafio ainda temos a qualidade da manufatura individual que também variava de reino pra reino, de burgo para burgo! E muito provavelmente o mesmo construtor teria resultados diferentes em cada armadura finalizada.
Sou engenheiro mecânico, assino em baixo kkkk 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
mt gay
Sou engenheiro de ferro jogo MINECRAFT. Aprovo
Sou ferreiro no RuneScape tenho lvl 99 de metalurgia e assino embaixo.
Fala do filme: o último duelo. Acompanhando o seu canal fiquei mais atento aos detalhes desse tipo de filme. Valew professor
Parabéns!!!
Obrigado
Poderia fazer um vídeo sobre as escolas de esgrima, os estilos e algo do gênero? Seria um excelente material de pesquisa para usar nos meu futuros quadrinhos.
Video de qualidade, educação, técnico e uma bela cutucada no vespeiro nos mimizentos kkkkkkkk
Perfect
Oh Tiago, seu cachorro, rs
Não esquece do Impérios AD. Fica uma sugestão... batalha de Covadonga! Seria muito legal ver lá! Abraço e parabéns pelo conteúdo!!!!
Exato, canal carinhosamente chamado por minha esposa e sogra o canal dos capacetinhos
Agora que fez sucesso aqui, não volta mais pro AD.
Imagina o trabalho que deve dar ele reunir tanto material e artigos, estudar e ainda fazer as animações, os dois canais são incríveis e espero que ele mantenha os dois, mas sem pressa pq pra manter essa qualidade exige muito tempo e dedicação :3
@@luizfelipelimavieira7444 ele volta mais ele disse q tá sem criatividade pro impérios da, então espere mais algumas semanas sem o impérios ad
@@jeanoliveira9386 isso está me deixando MAGOADO
Excelente vídeo! A metalurgia do aço nesta época era arcaica, pois como você disse, dependia muito da qualidade do ferreiro! Tanto é verdade que só quando foi inventado em 1856 o conversor de Bessemer, que passou-se a produzir aço padronizado (aço com quantidade de carbono padronizado e eliminado elementos químicos indesejados) em larga escala (ou seja, aço de qualidade em abundância). Antes disso a qualidade do aço (que depende da quantidade de carbono, têmpera, forja e alívio de tensões, etc) dependia 100% do ferreiro! É muito bom ver um vídeo alguém levando em consideração o espírito da época, sem anacronismos! Excelente! Ganhou um inscrito!
Daqui 1000 anos: as balas de armas realmente perfuravam os coletes?
Resposta: sim
@@valeriocatellan "mas não é do jeito que você vê em filmes de ação "
Kkkkkkkkkkk genial kkkkkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Depende do colete, da bala, da arma etc... Que nem aqui hehehe
As balas já perfuram o colete, só não atravessa.
Adorei esse canal, engraçado, com referências de animes, e muito informativo... Parabéns..
Muito bom ter cada vez mais canais assim trazendo conteúdo com referências e traduções de vídeos gringos, pra quem não manja do inglês era difícil a uns anos
Traz uma comparação sobre a besta e o Arco, e se havia alguma diferença efetiva entre Arco longo e curto. Achei hoje seu novo canal, gostei muito dos seus conteúdos.
O Arco longo era mais poderoso, e tinha um alcance maior que o curto.
A besta tinha um tiro mais poderoso e um alcance maior ainda, em compensação, sua cadência de tiro era menor do que a de um arco devido a uma dificuldade maior para colocar o projétil. O que não fez uma substituição completa do arco pra besta.
Excelente video, e podemos usar de analogia os coletes a prova de balas, blindados em geral, sempre há alguma arma que perfura, e tudo depende da qualidade e tecnologia!
Que Vídeo de qualidade! Não faltam referências! Isso é história! Excepcional esse video
Thiago, sugestão pro seu canal algum dia joga totally accurate battle simulator, é um simulador de batalhas, mas você vai evoluindo e ganhando mais coisas a cada vitória, tem viking, samurai, cavaleiro, enfim, faz uma série jogando isso no canal, ou também pode utilizar para demonstrar algum tipo de batalha, ou diferenças de algums guerreiros, ajudar a explicar algum assunto do canal. Abraço, adoro seu conteúdo.
Mudando de assunto, e aquele barco ali no fundo? Você comprou pronto ou montou? Eu dediquei três semanas a montar um navio-pirata com cerca de 800 peças.
Trouxe do outro lado do Atlântico
Esse foi o melhor canal que apareceu no youtube nos ultimos tempos, as vezes o algoritmo funciona
Legal man as vezes imagino as espadas quebrando com as armaduras n sei se isso é possível mais imagino..
se a dureza estivesse correta não (mas...as messer de guerra que eram dadas poderia ser bem disformes), porém amassar o fio como um todo poderia sim tornando a arma bem menos eficaz
Mas*
Esse cenário que você esta imaginando, seria de espadas mais rígidas e menos flexíveis, que poderiam quebrar com impactos, semelhante a um vidro. Mas não era esse o padrão das espadas longas europeias, elas eram bastante flexíveis, então o dano que elas poderia sofrer seria uma deformação, ou seja, ela basicamente ia entortar.
Uma analogia boa é a colher de cozinha. O que acontece quando você tenta tirar uma bola de sorvete super gelada com uma colher fina? Ela entorta. E oque aconteceria se você tentasse usar uma colher de vidro? Ela quebraria. E se você meter uma martelada em uma colher de cozinha? Entorta. Martelada em vidro? Quebra. Ou seja, se você pegar uma espada flexível é tentar cortar uma arvore, ela não vai estilhaçar na sua mão, mas sim entortar.
Dificilmente ocorreria um corte da armadura de alta qualidade, ao menos não em um único golpe e teria que ser em partes mais frágeis
Mas a estocada poderia funcionar em partes mais frágeis da armadura, como braços, pernas e próximo a barriga da armadura, já o peito seria bem difícil mesmo
O maior problema desse canal é que tem só um vídeo por semana.
Excelente trabalho!
adoro os vídeos pq ensinam de uma forma simples e divertida muito bom aprendo muito enquanto me divirto espero que seu canal seja só sucesso vc merece. Por causa do seus vídeos fiquei muito interessado nas historia dos cavaleiros e nas guerras antigas, conhecimento a mais nunca é demais galera aprendam isso.
Sugestão: análise dos duelos de Star Wars e eficiencia e lógica dos movimentos e coreografia
Eu nunca imaginei que armaduras medievais não tivessem chegado aos dias de hoje. Achei que tinham muitas em museus e coleções pessoais de famílias tradicionais européias. Cortes reais etc...
Eu vi vários vídeos de Trato feito, e realmente, não tem armaduras daquele época hj em dia kskskskmkkk
@@funkypaiCat poxa, taí quase 34 anos nessa terra e só agora descobri isso. 🤯
Estranho isso né
Nunca conseguiram encontra essas tal armadura, sera q isso lenda nunca exitiu?
O que se tem é apenas pedaços bem desgastados, devido ao material feito.
ADOREI O FORMATO DO VÍDEO E SUAS INFORMAÇÕES DETALHADAS E TÉCNICAS BEM MAESTRADAS E DESCONTRAÍDAS SOBRE O ASSUNTO... PARABÉNS MEU CARO!!!! 👏👏👏
A Ubisoft usou essa lógica ao fazer o trailer do Ac: Valhalla, onde nós vemos um soldado utilizando Armor Plate "ignorar" golpes diretos de machado como se fosse um mosquito batendo no para-brisa. Nem arranhar a armadura o golpe consegue, parece até que os ferreiros usavam Adamantium.
Existiam espadas ou armaduras "lendarias", como vemos nos jogos e filmes na idade média ?
Tem, olha dentro da cueca do Kid Bengala que tu vai conhecer o espadão
Óbvio que não, é só uma espada/armadura de melhor qualidade, mas nunca uma escalibur ou armadura de ouro(aquelas do cavaleiros do zodíaco tlgd).
@@catarro8045 UE oq o kid bengala tem haver com isso?
@@_p4_ sim nem existe armadura de ouro e diamante ou sei lá oq.
@@Alcatraz9334 de ouro pode existir sim, só que ela é inútil, e é sério que tem gente que cogita a possibilidade de existir armadura de diamante? tá jogando Minecraft demais
Sou fabricante de espadas militares/medievais e armaduras no Brasil (Ibéria) e parabéns pelo seu video ganhou mais um inscrito! Abraços
fala Thiagão, quem te segue no insta sabe q vc mora em Petrópolis, espero que esteja tudo bem com vc e sua família aí. Ótimo vídeo como sempre
Obrigado cara! Tá tudo bem com a gente!
Thiago, volta a falar sobre filmes caras, principalmente as batalhas, no filme Cruzada tem uma cena no início onde o personagem usa uma técnica italiana e também usa os apoios da espada pra atacar
Você pode fazer um vídeo analisando a viabilidade de armas populares no mundo dos games? Ex: Hidden Blade, Espadas Pistolas, Adagas Duplas e Espadas Gigantescas.
PS: A qualidade do seu conteúdo é fantástica, são canais com esse nível de responsabilidade e profissionalismo que a plataforma precisa.
a melhor refutação é: se as placas são tão inquebráveis, então como os caras morriam no campo de batalha!?
Existiam uma caralhada de arma que eram capazes de matar alguém com armadura man, um ótimo exemplo são os martelos de guerra, baguio quebra tudo suas costela tlgd
@@_p4_ eram legais demais, digo q mais até do q as espadas longas
Apesar das placas serem resistentes alguns pontos da armadura são vulneráveis, também tem armas que conseguem causar dano ao corpo mesmo debaixo das armaduras né
@@_p4_ Para que se preocupar em perfurar o inimigo, se você pode esmagar o tórax dele
Apesar das flechas não atravessarem a armadura, em regiões mais frágeis, poderia causar danos internos com o impacto.
O cara é o mestre das analogias
Muito bom. Parabéns pelo ótimo vídeo Thiago !
Sou historiador com especialização em medievalismo, e mestrado em politica medieval pela UFC, e assino embaixo, Bernard Cornwell, é um romancista que respeita as narrações históricas, perfeito o vídeo, parabéns
Historiador? Kkkkk
E onde vc aprendeu a escrever tão bem assim?
@@almaia100 Na universidade federal, lá não compramos diplomas, e precisamos realmente estudar e escrever, além de pesquisar muito se quisermos ter êxito.
Vim perguntar se sua escrita está correta, pois até onde sei, não se coloca vírgula depois antes do "e".
Não tô te julgando, apenas perguntando.
Se quiser pode julgar meu comentário também.
@@Lucas-q2l5e Digitei errado, essa vírgula realmente não existe antes da palavra medievalismo, normal quando você digita rápido, mas isso invalida meu argumento e o que escrevi?
@@ericoandradeandrade179 Eu só perguntei, pois estou com dúvida na minha própria escrita