Eu já tinha notado isso mesmo. A sociedade meio que espera da gente um grau de psicopatia e narcisismo. Hoje em dia em alguns empregos esperam que a gente seja praticamente um robô, frio, sem vida, sem sentimentos pessoais, que esteja sempre disponível não importa o momento, é insano!
Fica tranquilo a IA já está aí para nos substituir em muitos empregos 🙏.Fria ,calculista zero emocional, eficiente e disseram que não reclama de horas extras😅
Na redes sociais Facebook e Instagram mesmo tá cheio de narcisismo.. geralmente pessoas não curte fotos de ninguém .mais quer que as pessoas. Curte delas .ou não dá o parabéns a ninguém..e quer que as pessoas lhe dá o parabéns.aff vejo muito isto.
Bizarra a nova “moda” entre esses tais “influenciadores” digitais: a de simular que estão num podcast para tentar passar alguma credibilidade no que falam, quando, na verdade, estão sozinhos numa sala fechada (e muitas vezes com microfone desligado kk). Isso sim é ser narcisista.
Tive acesso à Cultura do Narcisismo do C. Lasch, há quase uma década atrás. Considero, pois, uma obra absolutamente indispensável à população brasileira, uma vez que o nosso modelo de sentido ôntico é um reflexo imediato da lógica social, utilitária de mercado Yankee. Quem lê o livro dá gargalhadas devido a sua assertividade.
Adorei o programa, mas acho que o Ponde analisou muito bem o narcisismo dos mais jovens, mas esqueceu o dos mais velhos. Porque eu acho que os comportamentos narcisicos também variam em algumas linhas, dependendo da época em que nós fomos educados. Por exemplo, quando ele diz que o narcisista não quer assumir responsabilidades. Atualmente, essa pode ser uma característica dos narcisistas mais jovens, mas eu conheço narcisistas de gerações mais velhas que assumiam responsabilidades, porque queriam assumir total controle em relação a tudo o que se passava, e passa, a sua volta. Estes narcisistas querem, inclusive, ser constantemente elogiados por serem capazes de resolver tudo e mais alguma coisa, seja no trabalho, na família ou até nos serviços sociais em que participam. Porque, contrariamente ao que se pensa, há muita gente narcisista a fazer voluntariado. Porque querem bem ao próximo? Não. Porque querem mostrar que são muito generosos e ninguém é mais altruísta do que eles. Tratar de todos os assuntos e mostrar-se indispensável, especialmente em ambiente familiar, também é uma característica muito comum, porque isso dá-lhes o poder de terem pessoas que dependem deles para tudo, e assim, eles podem manipular essas pessoas como lhes apetece. Enfim, o narcisista vai muito para além do jovenzinho tonto e autocentrado, de que o Ponde falou. Esse jovem das redes sociais, que só pensa no seu corpo, que vai permanecendo adolescente para sempre, pode ser um egoísta mimado, mas um verdadeiro narcisista é muito mais perigoso do que isso!
Concordo em gênero, número e grau. Existem pessoas que vivem, ou melhor dependem desse tipo de "satisfação" em controlar as situações e pessoas chamando para si a responsabilidade, pois ninguém faz nada direito, a não ser elas. Se isso não é ser narcisista, eu não sei o que é!
Concordo. Porém, os traços que você descreveu, além do aspecto narcisista vejo a influência do aspecto de sociopatia. O sociopata seduz, enxerga sua personalidade para garantir sua confiança e apoio. São vários traços de personalidade que podem se fundir com diferentes tipos de distúrbios de comportamento. Eles nunca andam só... O psicopata e o sociopata são narcisistas...entretanto, o contrário não é verdadeiro.
@@flaviohenrique2265 Eu concordo contigo. No entanto, o instrumento da manipulação não é exclusivo dos sociopatas ou dos psicopatas. É preciso perceber que os narcisistas vêm de ambientes familiares, económicos, culturais e sociais muito diversos, tal como todos os seres humanos. Alguns dão surras nos filhos, como aquela jovem descreveu, mas outros, têm comportamentos muito mais sofisticados do que a violência fisica. Por isso é que, em alguns casos é relativamente fácil perceber que estamos na presença de um narcisista, e noutros casos é muito mais difícil.
Concordo com seu posicionamento, porém o narcisista mais velho não deixa de não assumir responsabilidades sobre os outros, na sua própria fala percebe-se isso. Mesmo que ele traga responsabilidades para si, é para inflar seu ego de dizer que fez tudo. Já trabalhei com uma pessoa com muitos traços parecidos ao narcisista, e era exatamente como você descreveu. Realmente sempre vinha como o salvador da pátria, porém quando era para assumir responsabilidades que envolviam mais pessoas juntas, e que envolviam mais probabilidade de erros, pois trabalho em grupo é de suma importância dentro de empresas, sempre tirava o corpo fora e nunca sabia de nada. Mesmo já tendo mostrado saber em outras situações.
@@andy_bruningconcordo com vc, a impressão que tenho que só quem viveu a dinâmica do abuso com um narcisista sabe o real sentido desse "vazio", que de vazio não tem nada né, são cheios, transbordam perversidade, sádicos e cruéis. Não se pode resumir somente a um mimetismo. Essa fase inclusive ocorre numa parte muito pequena do relacionamento, no love bomb, e ta muito mais para algo bem planejado e parte da manipulação do que meramente um espelho do outro. Inclusive essa questão dos problemas na infância são bem questionáveis pra mim, o meu ex narcisista teve uma infância perfeita, sua mãe o amou, o pai o educou. Pode ser que os traços narcisistas possam ser desenvolvidos fruto de traumas, mas o narcisismo mesmo, puro, esses não, esses nasceram assim, desprovidos de qualquer empatia.
Thaís e Pondé. Um frescor de conhecimento e que preenche de.conteúdo os mais significantes autores e opiniões próprias de cultura ímpar. Parabéns à Linhas Cruzadas. Um show. 😅
Narcisismo é o assunto do momento, em absolutamente todas as pessoas que convivo e já convivi (inclusive eu) percebo essas tais características, dito isso acredito que diagnosticar uma pessoa por alguns aspectos da sua personalidade apenas nós tornará caçadores de nós mesmos. Observo hoje uma moda muito perigosa uma vez que para se relacionar (o que já está muito difícil nos dias de hoje) o candidato em questão terá que passar por uma consulta com o psicólogo afim de comprovar não possuir essa tal "patologia".
😁Deveríamos, todos, fazer terapia para nos descobrir e assim poder conviver melhor com as pessoas .Somos seres sociais, todos bem diferentes! a humanidade agradeceria!!!
Meus parabéns para quem criou a ideia desse programa Linhas Cruzadas, muito bom ouvir as análises do Pondé e ver essa forma de pergunta e resposta. Não consigo imaginar uma mesa de bar duas pessoas conversando em alto nível assim. As pessoas são superficiais, inclusive eu. Há um desestímulo da pessoa passar décadas desenvolvendo o conhecimento para não ser valorizado por ninguém. Ou seja, ser inteligente a pessoa faz por si próprio, por curiosidade pelo mundo e suas questões, seria isso um tipo de narcisismo? kkkk Creio que o narcisista é aquele que exagera na dose, pois toda pessoa tem que amar a si próprio, caso contrário, sempre terá alguém te passando a perna.
Acho que nossa sociedade pode ter grande influência em formar narcisistas, pois hj chega a ser uma qualidade a pessoa se achar narcisista, só se importar consigo e acho tb que a internet intensifica isso através de filtros no Instagram pois todos querem ser bonitos e igual aos influencer recorrendo a Harmonizacao e tratamentos estéticos padronizados!
Uma colega de trabalho me acusou de atacá-la, só porque não tive a mesma opinião que ela em um determinado assunto. Não nos falamos mais, pois percebi que ela queria sempre ser bajulado, e eu odeio comportamento assim. Me afastei completamente.
Narcisistas ama ser bajulado porém, tbm percebe sua bajulação e te trata mau pq acha que seu elogio é só algum interesse seu sobre ele. Te trata mau pra deixar claro que dali não vai sair nada de bom pra vc, pois narcisistas não quer passar nenhuma imagem que possa atrair outro narcisista como ele. Mas ao mesmo tempo se vc se afasta, ele te chama de interesseiro pq vc só aceita ficar próximo somente recebendo algo troca, sendo que ele mesmo faz muito pior que isso. Narcisistas sentem prazer em ser arrogantes principalmente rebaixar ao outros colocando defeitos, inclusive colocando os próprios defeitos nas costas dos outros tbm. Única saída é se afastar mesmo, contrato zero ou no mínimo pedra cinza muito bem feito. Estando perto ou longe narcisistas vão te criticar de qualquer jeito, então estando for do alcance dele por um bom tempo, ajuda ele te esquecer. Assim o narcisista vai buscar outra vitimar fácil indefesa que não seje tão teimosa, e aceite ficar eternamente salvando ele dos conflitos e caos que ele mesmo provoca colocando a culpa e responsabilidade de tudo nas suas costas. Se quiser ter saúde mental. .. Se afaste de um narcisistas mesmo !
O pior é quando seu/ua chefe é esse tipo de gente. Nesse caso, você percebe o quanto pode sofrer consequências (tipo assédio moral, humilhação, chantagem, manipulação, etc.) por não entrar no jogo, ou seja, bajular, construir uma imagem fake. E, se recusar a esse tipo de fingimento, a pessoa ou tenta aguentar tudo isso por precisar do emprego ou sai dele o quanto antes. É muito a questão de sanidade mental. 😢
TV cultura é a mais injustiçada da história do mundo! Porque aqui sim, historicamente, há inteligência, tesouros filosóficos e orgasmos cerebrais profundos e grátis. Um verdadeiro tesouro escondido.
No texto introdução ao narcisismo do Freud, ele fala de 2 tipos de amor: o amor de transferência e o amor narcísico, que ele descreve como o amor da mulher bonita; que funciona forte devido a atração que ela exerce aos outros (especialmente aos que tem amor de transferência). O narcísico tende a causar grande magnetismo nas pessoas e fazem com que se entreguem e tenham essa generosidade, o que alimentaria a força narcísica nessa pessoa .
Revendo o programa hoje 04/01/2024, cheguei a conclusão que Narciso se deu mal porque não havia midea e mais nos dias de hoje redes sociais, o narcisista hoje tem este poder ao seu lado...
Essa fala do Pondé no final do vídeo, mostra que , na realidade, a mulher que buscava ter o poder de ter o trabalho e ter o filho, ao dizer que vai priorizar a carreira, ela da justamente o que o mercado quer, que ela largue tudo e opte por produzir mais para a empresa ou seja, ela abriu foi mão do que já tinha (ter um pouco de vida e um pouco de trabalho ) ao tentar ter o que ela buscava (mais poder de escolha), ou seja cedeu pelo cansaço, o que mostra que o mercado escolhe o que a agente pode e não pode, mesmo a gente achando que esta escolhendo, na verdade não está.
Eu acho que ninguém tem capacidade de ser alguém sem desejo de enxergar o outro em seu caminho, mas algumas pessoas se tornam mais individualistas, e isso pode ser confundido com narcisismo. O narcisismo real está nos indivíduos que sabem que tem algo a mais pra oferecer e fazem disso um triunfo diante da própria imagem, como a vaidade intelectual, que não foi muito apontada no programa...
O que me torna feliz, viver numa época em que pessoas geniais como Pondé oferecem tanto saber qualidade e excelencia para o publico leigo, quase iletrado se comparado com esse génio. Linda época esta das midias digitais apesar do resto.
Gostei muito do tema sempre atual. É só observar... Muito boa as análises do Ponde. Fiquei agradavelmente surpresa em encontrar um profissional que se posiciona frente as "deformações" moral, ética e estética. O capitalismo(desejável, porém rouba a essência da pessoa) é como o trem descarrilhado: sou Deus sabe o desfecho. Podemos usar a metáfora para a experiência que vivemos no Brasil em termos de governança X Judiciário... Lamentável! Me inscrevi e pretendo seguir o programa.
Eu também. No meu caso, fui eu que nem me conhecia. Fico decepcionada em saber que estava em terapia e nenhum momento foi notado esse transtorno. Isso foi durante anos. Eu não mudava pois a abordagem era errada. Ele não acreditava em terapia. Fez pq os filhos pediram. Em pouco meses se fortaleceu, ganhou auto estima e viu que a vida poderia seguir em frente sem mim. Está feliz com outra pessoa. Eu continuo na terapia, claro, com outro profissional.
Pondé fala de jovens que são acomodados e que não querem sair das "asas" dos pais, mas fala de jovens que são ambiciosos, querem ser CEO aos 22 anos, abdicam da vida pessoal em prol do sucesso profissional. No final, tem gente de todo jeito.
Depende jovens que idade.. O mundo atual é muito diferente pra querer comparar jovens de hj com de antigamente, jovens pra mim é dos 15 aos 23 ou 24 no máximo, passou disso já virou adulto. 18 anos já é inicio da fase adulta. E tbm é simples, se ficar pescando e dando o peixe para o filho toda vez que ele sentir fome, que jeito ele vai aprender a pescar se os pais dão a vara e não ensina a pescar, dão a vara junto com o peixe sempre, então o filho pensa pra que perder tempo pescando se já tenho o peixe na mão. Muitos não dão nem a vara quanto mais o peixe.. Outros pais criam seus filhos pra ser bem sucedido pra sustentar os pais. . Resumindo criou o filho pra ser seu escravo pra trabalhar por ele, muitas vezes exige dos filhos coisa que nem ele mesmo fez a metade para seus pais. Filhos tratam bem quem os trata bem, e tratar bem não é deixar fazer oque quiser e deixar falar com vc do jeito que o filho quiser. Tratar bem é dar e receber respeito, educação, trocas de experiências e muitos diálogos não como um monólogo que só um fala e manda e o outro obecede, como um ditador. Como é que um filho vai ter respeito ou vontade de estar perto de pais que não tem um pingo de respeito pelo filho e que só faz cobranças de alguém que ind este aprendendo a lidar consigo próprio e está prendendo a viver ainda que inclusive, prendemos muito ainda mesmo os 90 ou 100 nos + Pq falam pouco de filhos ingratos.. Será pq os pais não souberam cria-los? Seria os filhos ingratos acomodados ou mimados demais? Dar bronca não estimula ninguém a ser um pessoa melhor, somente estimula o ódio. Assim como como quando estamos com raiva só pensamos e só estimulamos negatividade. E quando estamos felizes positivos vemos mais oportunidades e vemos coisas e pessoas boas na nossa vida. Oque te da ânimo um insulto ou um elogio? Um incentivo ou uma obrigação? Pense nisso.. Resumindo "pais" não cobre de seus filhos tristeza do seu próprio fracasso !
Segundo o maior teórico da psicanálise, Lacan, todos somos narcisistas. Mas compreendo o engano de Pondé. É um engano comum atribuir ao outro a tarja 'narcisista'. Nós temos a tendência a só ver no outro as coisas que não suportamos ver em nós mesmos.
Entendi que ele se referia ao transtorno, ou pelo menos a uma ascensão de excesso de traços narcísicos na sociedade. A ansiedade, por exemplo. Lacan poderia dizer que todos somos ansiosos, mas não que todos temos transtornos de ansiedade.
@@thiago_soubra de fato, ele focou no diagnóstico psiquiatrico dando a impressão de que estava falando de psicanálise. Misturou alhos e bugalhos, uma salada de frutas. Uma visão do senso comum sobre o narcicismo.
@@gabrielv145 belo exemplo do narcisismo nosso de cada dia. Necessidade de se adequar a um modelo imaginário suposto ideal expresso por 'preciso mudar'.
Os anos 1970's foram a era "Disco", época da beleza nas pistas para todos verem. Exibicionismo ao máximo, em plena cultura do luxo kitch. Hedonismo puro! O "deja-vu" da contra cultura, a fuga do grupo em direção ao eu.
Ótimas informações, agora imagina que acolhedor um narcisista assistir a esse episódio… mas se a intenção era colocar ainda mais a margem um grupo de pessoas que tiveram sua subjetividade construída a base do sofrimento, então estão de parabéns.
👁👁🦻🤔😍 imaginando ❣️ com gratidão e carinho pela palavra do Sr Dr Luiz Felipe Ponde 😊 assisti pela TV 📺 Cultura na 5a.😮gostei tanto que estou assistindo novamente aqui ❣️..... 🙌Maria Abadia Silva da Mata Brasília-DF 😍 🙌
Tenho um chefe poderoso financeiramente narcisista perverso. Meu Jesus ! Impossível lidar com esta desordem psicológica .Estou falando em termos de patologia .
Muito bom falarem sobre as mães narcisista, a cultura brasileira vê nas mães uma "Virgem Maria" mas se esquecem quê só existiu uma, e mães podem ser ruins sim. Mas as mães narcisista realmente encontram uma filha para jogar todos os gestos ruins do ser humano pensável e impensáveis.
Pai e mãe é a coisa mais overrated que existe. É necessário acabar com esse papo de que merecem respeito e "amor". Pai e mãe tem que ser ÚTIL, e só. Eles que colocaram você no mundo, eles que tomaram essa decisão, tirando casos de estupro. Você jamais pediu para nascer.
Psicoterapia pra poder 'abraçar' o vazio interno causador da personalidade narcísica. Poder lidar e refletir profundamente sobre a solidão que o comportamento narcisista provocou ao longo da vida. Dar a cara à tapa, mesmo, como deveria ser o tratamento de um dependente químico. Acho que importante pra cura narcísica: sair ou usar muito menos as redes sociais..
Excelente programa, um programa difícil, porque é um programa que nos múltiplos temas que vai abordando, exemplifica que no fundo somos um pouco de tudo. Porque hoje é impossível não ser, a diferença é a consciência de ser ou não.
Muitas vezes vc vê no outro aquilo que está dentro de vc mesmo. A conscientização do transtorno narcisista ou psicopatia é muito importante divulgar, para que as pessoas não pensem que todos são bons como elas e nem pensem tbm talvez se for o caso que todas as pessoas são más com ela. E para que as pessoas não caiam nas siladas de narcisistas que se enrolam e tropeçam nos próprios passos e culpa quem está do lado. Agora não adianta conscientizar alguém com transtorno se tudo de errado que faz, culpa os outros, mas ajuda a maioria das pessoas que não tem o transtorno 👍
A nossa sociedade é narcisista e se alimenta disso. Hoje, uma pessoa piedosa acaba se dando mal em alguns meios e com algumas pessoas!
Eu já tinha notado isso mesmo. A sociedade meio que espera da gente um grau de psicopatia e narcisismo. Hoje em dia em alguns empregos esperam que a gente seja praticamente um robô, frio, sem vida, sem sentimentos pessoais, que esteja sempre disponível não importa o momento, é insano!
👏🏻👏🏻 concordo
Fica tranquilo a IA já está aí para nos substituir em muitos empregos 🙏.Fria ,calculista zero emocional, eficiente e disseram que não reclama de horas extras😅
@@marcia95940 E você prefere isso mesmo, ficar sem emprego?
Vdd!!
Eu acho bonito que o Pondé, sábio como é, nunca invalida um comentário de alguém. Eu amo esse programa e essa dupla de peso.
Verdade.
E eu duvido da tua inteligência.... pondé... sábio? Pondera!!!! 😂😂😂😂
@@evandroschuler2159 Pondé não gosta da esquerda e do espiritismo,eu sou de esquerda e espírita,mesmo assim eu considero ele um gênio.
@@89681eric e eu te considero desinformado e dodoi. Pondera e estuda mais.... dai vais entender a asneira da tua consideraçao
@@evandroschuler2159 pode duvidar da minha inteligência a vontade. eu também duvido. E continuo achando o Pondé sábio e genial.
Essa dupla é demais!!! Um exemplo de mídia e de conteúdo de qualidade numa era do vazio. Parabéns Thaís e Pondé!!!
Você acha que a Thaís entendeu o que Pondé falou?
Por que ela não teria entendido ?
@@cintiafarias4133 Porque ela só sabe!
@@marcosmarques8325 por que acha q n?
@@marcosmarques8325 como assim?
Que esse programa nunca se acabe!
GG h.😊.😊,mmy.hj.hh.hhhb.m..,..byhhhuhhh😊😊😊..hjhm😊😊😊mj😊😊😊 uhuuuuuu,😊.hjmmh😊.😊😊😊😊😅😊😊😊.😊?.,.j..ohmhb😊hk
😊😅😅
Não pode acabar...
Amém
Amém ❤
Eu sou portuguesa e costumo ouvir o linhas cruzadas no youtube, tem temas muito interessantes, muito bom! :)
Hoje um dos melhores programas da TV brasileira, pra não dizer o único... é o que sobrou!!
Na redes sociais Facebook e Instagram mesmo tá cheio de narcisismo.. geralmente pessoas não curte fotos de ninguém .mais quer que as pessoas. Curte delas .ou não dá o parabéns a ninguém..e quer que as pessoas lhe dá o parabéns.aff vejo muito isto.
Melhor programa de todos os tempos!
Qualidade e excelentes discussões são a marca desse encontro feliz entre Thaís e Pondé...
Eu fui casada com um narcisista. E o pior dos .mundos.Mas. me libertei.
Bizarra a nova “moda” entre esses tais “influenciadores” digitais: a de simular que estão num podcast para tentar passar alguma credibilidade no que falam, quando, na verdade, estão sozinhos numa sala fechada (e muitas vezes com microfone desligado kk). Isso sim é ser narcisista.
Tive acesso à Cultura do Narcisismo do C. Lasch, há quase uma década atrás. Considero, pois, uma obra absolutamente indispensável à população brasileira, uma vez que o nosso modelo de sentido ôntico é um reflexo imediato da lógica social, utilitária de mercado Yankee. Quem lê o livro dá gargalhadas devido a sua assertividade.
Mercado 🛒 Yankee 🤔
Adorei o programa, mas acho que o Ponde analisou muito bem o narcisismo dos mais jovens, mas esqueceu o dos mais velhos. Porque eu acho que os comportamentos narcisicos também variam em algumas linhas, dependendo da época em que nós fomos educados. Por exemplo, quando ele diz que o narcisista não quer assumir responsabilidades. Atualmente, essa pode ser uma característica dos narcisistas mais jovens, mas eu conheço narcisistas de gerações mais velhas que assumiam responsabilidades, porque queriam assumir total controle em relação a tudo o que se passava, e passa, a sua volta. Estes narcisistas querem, inclusive, ser constantemente elogiados por serem capazes de resolver tudo e mais alguma coisa, seja no trabalho, na família ou até nos serviços sociais em que participam. Porque, contrariamente ao que se pensa, há muita gente narcisista a fazer voluntariado. Porque querem bem ao próximo? Não. Porque querem mostrar que são muito generosos e ninguém é mais altruísta do que eles. Tratar de todos os assuntos e mostrar-se indispensável, especialmente em ambiente familiar, também é uma característica muito comum, porque isso dá-lhes o poder de terem pessoas que dependem deles para tudo, e assim, eles podem manipular essas pessoas como lhes apetece. Enfim, o narcisista vai muito para além do jovenzinho tonto e autocentrado, de que o Ponde falou. Esse jovem das redes sociais, que só pensa no seu corpo, que vai permanecendo adolescente para sempre, pode ser um egoísta mimado, mas um verdadeiro narcisista é muito mais perigoso do que isso!
Concordo em gênero, número e grau. Existem pessoas que vivem, ou melhor dependem desse tipo de "satisfação" em controlar as situações e pessoas chamando para si a responsabilidade, pois ninguém faz nada direito, a não ser elas. Se isso não é ser narcisista, eu não sei o que é!
Concordo. Porém, os traços que você descreveu, além do aspecto narcisista vejo a influência do aspecto de sociopatia. O sociopata seduz, enxerga sua personalidade para garantir sua confiança e apoio. São vários traços de personalidade que podem se fundir com diferentes tipos de distúrbios de comportamento. Eles nunca andam só... O psicopata e o sociopata são narcisistas...entretanto, o contrário não é verdadeiro.
@@flaviohenrique2265 Eu concordo contigo. No entanto, o instrumento da manipulação não é exclusivo dos sociopatas ou dos psicopatas. É preciso perceber que os narcisistas vêm de ambientes familiares, económicos, culturais e sociais muito diversos, tal como todos os seres humanos. Alguns dão surras nos filhos, como aquela jovem descreveu, mas outros, têm comportamentos muito mais sofisticados do que a violência fisica. Por isso é que, em alguns casos é relativamente fácil perceber que estamos na presença de um narcisista, e noutros casos é muito mais difícil.
Concordo com seu posicionamento, porém o narcisista mais velho não deixa de não assumir responsabilidades sobre os outros, na sua própria fala percebe-se isso. Mesmo que ele traga responsabilidades para si, é para inflar seu ego de dizer que fez tudo. Já trabalhei com uma pessoa com muitos traços parecidos ao narcisista, e era exatamente como você descreveu. Realmente sempre vinha como o salvador da pátria, porém quando era para assumir responsabilidades que envolviam mais pessoas juntas, e que envolviam mais probabilidade de erros, pois trabalho em grupo é de suma importância dentro de empresas, sempre tirava o corpo fora e nunca sabia de nada. Mesmo já tendo mostrado saber em outras situações.
Então é quase impossível não ser narcisista nesse mundo 🤔
Como estabelecer um relacionamento afetivo com alguém que só te enxerga como um suprimento!? Nem toda generosidade do mundo da conta disso.
Como um suprimento e como um súdito.
Se disfarça de vaca leiteira
@@andy_bruningconcordo com vc, a impressão que tenho que só quem viveu a dinâmica do abuso com um narcisista sabe o real sentido desse "vazio", que de vazio não tem nada né, são cheios, transbordam perversidade, sádicos e cruéis. Não se pode resumir somente a um mimetismo. Essa fase inclusive ocorre numa parte muito pequena do relacionamento, no love bomb, e ta muito mais para algo bem planejado e parte da manipulação do que meramente um espelho do outro. Inclusive essa questão dos problemas na infância são bem questionáveis pra mim, o meu ex narcisista teve uma infância perfeita, sua mãe o amou, o pai o educou. Pode ser que os traços narcisistas possam ser desenvolvidos fruto de traumas, mas o narcisismo mesmo, puro, esses não, esses nasceram assim, desprovidos de qualquer empatia.
Esse tema é atualíssimo!
Parabéns
Thaís e Pondé. Um frescor de conhecimento e que preenche de.conteúdo os mais significantes autores e opiniões próprias de cultura ímpar.
Parabéns à Linhas Cruzadas. Um show. 😅
Terminei de assistir... marquei uma consulta com psiquiatra 😅😮
Até um narcisista É CAPAZ de ver que linhas cruzadas É O MELHOR PROGRAMA DA TV BRASILEIRA!.
Narcisismo é o assunto do momento, em absolutamente todas as pessoas que convivo e já convivi (inclusive eu) percebo essas tais características, dito isso acredito que diagnosticar uma pessoa por alguns aspectos da sua personalidade apenas nós tornará caçadores de nós mesmos.
Observo hoje uma moda muito perigosa uma vez que para se relacionar (o que já está muito difícil nos dias de hoje) o candidato em questão terá que passar por uma consulta com o psicólogo afim de comprovar não possuir essa tal "patologia".
😁Deveríamos, todos, fazer terapia para nos descobrir e assim poder conviver melhor com as pessoas .Somos seres sociais, todos bem diferentes! a humanidade agradeceria!!!
Isso está na moda já. Mas a realidade ninguém enxerga ..... Ele é muito oculto....
Meus parabéns para quem criou a ideia desse programa Linhas Cruzadas, muito bom ouvir as análises do Pondé e ver essa forma de pergunta e resposta. Não consigo imaginar uma mesa de bar duas pessoas conversando em alto nível assim. As pessoas são superficiais, inclusive eu. Há um desestímulo da pessoa passar décadas desenvolvendo o conhecimento para não ser valorizado por ninguém. Ou seja, ser inteligente a pessoa faz por si próprio, por curiosidade pelo mundo e suas questões, seria isso um tipo de narcisismo? kkkk Creio que o narcisista é aquele que exagera na dose, pois toda pessoa tem que amar a si próprio, caso contrário, sempre terá alguém te passando a perna.
A Fundação Anchieta sempre pioneira de produzir grandes programas.
Excelente tema.o mundo tá cheio de narcisistas
A qualidade desse programa é incomparável! Adoroooooooo!
Generosos alimentam narcisistas, precisamos ver com quem exercitamos nossa generosidade
O exemplo do jantar resumiu este programa kkkk Que alegria assistir isso!
Empoderamento da doença pelo doente como fonte inspiradora de vida.
Acho que nossa sociedade pode ter grande influência em formar narcisistas, pois hj chega a ser uma qualidade a pessoa se achar narcisista, só se importar consigo e acho tb que a internet intensifica isso através de filtros no Instagram pois todos querem ser bonitos e igual aos influencer recorrendo a Harmonizacao e tratamentos estéticos padronizados!
Uma colega de trabalho me acusou de atacá-la, só porque não tive a mesma opinião que ela em um determinado assunto. Não nos falamos mais, pois percebi que ela queria sempre ser bajulado, e eu odeio comportamento assim. Me afastei completamente.
Narcisistas ama ser bajulado porém, tbm percebe sua bajulação e te trata mau pq acha que seu elogio é só algum interesse seu sobre ele.
Te trata mau pra deixar claro que dali não vai sair nada de bom pra vc, pois narcisistas não quer passar nenhuma imagem que possa atrair outro narcisista como ele.
Mas ao mesmo tempo se vc se afasta, ele te chama de interesseiro pq vc só aceita ficar próximo somente recebendo algo troca, sendo que ele mesmo faz muito pior que isso.
Narcisistas sentem prazer em ser arrogantes principalmente rebaixar ao outros colocando defeitos, inclusive colocando os próprios defeitos nas costas dos outros tbm.
Única saída é se afastar mesmo, contrato zero ou no mínimo pedra cinza muito bem feito.
Estando perto ou longe narcisistas vão te criticar de qualquer jeito, então estando for do alcance dele por um bom tempo, ajuda ele te esquecer.
Assim o narcisista vai buscar outra vitimar fácil indefesa que não seje tão teimosa, e aceite ficar eternamente salvando ele dos conflitos e caos que ele mesmo provoca colocando a culpa e responsabilidade de tudo nas suas costas.
Se quiser ter saúde mental. .. Se afaste de um narcisistas mesmo !
O pior é quando seu/ua chefe é esse tipo de gente. Nesse caso, você percebe o quanto pode sofrer consequências (tipo assédio moral, humilhação, chantagem, manipulação, etc.) por não entrar no jogo, ou seja, bajular, construir uma imagem fake. E, se recusar a esse tipo de fingimento, a pessoa ou tenta aguentar tudo isso por precisar do emprego ou sai dele o quanto antes. É muito a questão de sanidade mental. 😢
Conhecimentos sem medidas adquirido de forma gratuita!
TV cultura é a mais injustiçada da história do mundo! Porque aqui sim, historicamente, há inteligência, tesouros filosóficos e orgasmos cerebrais profundos e grátis. Um verdadeiro tesouro escondido.
O sbt é melhor
Infelizmente, as pessoas ainda não estão preparadas para isso. Preferem BBB, jornal nacional, novelas, etc.
@@cortespodcastbrasil3509 eh
@@Mind540hz e quando estarão?
No texto introdução ao narcisismo do Freud, ele fala de 2 tipos de amor: o amor de transferência e o amor narcísico, que ele descreve como o amor da mulher bonita; que funciona forte devido a atração que ela exerce aos outros (especialmente aos que tem amor de transferência). O narcísico tende a causar grande magnetismo nas pessoas e fazem com que se entreguem e tenham essa generosidade, o que alimentaria a força narcísica nessa pessoa .
Narcisismo nunca esteve tão em alta. Difícil não ver um pessoa que adora uma self e um espelho.
O programa foi incrível como sempre!
Revendo o programa hoje 04/01/2024, cheguei a conclusão que Narciso se deu mal porque não havia midea e mais nos dias de hoje redes sociais, o narcisista hoje tem este poder ao seu lado...
Gênio!! 🧠👏🏻
Falando de Thais, jornalista top que tem personalidade, caracter, isenta sem ser sempre isenta, mt bom mesmo.
Vcs são maravilhosos! 👏👏
Essa fala do Pondé no final do vídeo, mostra que , na realidade, a mulher que buscava ter o poder de ter o trabalho e ter o filho, ao dizer que vai priorizar a carreira, ela da justamente o que o mercado quer, que ela largue tudo e opte por produzir mais para a empresa ou seja, ela abriu foi mão do que já tinha (ter um pouco de vida e um pouco de trabalho ) ao tentar ter o que ela buscava (mais poder de escolha), ou seja cedeu pelo cansaço, o que mostra que o mercado escolhe o que a agente pode e não pode, mesmo a gente achando que esta escolhendo, na verdade não está.
Qual agente? James Bond? Austin Powers?
Programa maravilhoso. Pondé, sou sua fã!!!! ❤
Melhor programa da televisão brasileira!
Todos deveriam assistir esse programa de hoje !
Adoro o Ponde já no minuto de abertura ❤
Eu acho que ninguém tem capacidade de ser alguém sem desejo de enxergar o outro em seu caminho, mas algumas pessoas se tornam mais individualistas, e isso pode ser confundido com narcisismo. O narcisismo real está nos indivíduos que sabem que tem algo a mais pra oferecer e fazem disso um triunfo diante da própria imagem, como a vaidade intelectual, que não foi muito apontada no programa...
E q o narcisista tem q se adorar pra fugir do odio por si mesmo
Ponde sempre dando uma aula para todos.
Acompanhando a partir de Angola 🇦🇴🇦🇴🇦🇴
Minha Mãe é Narcisista e é brabo o convívio.
Verdade absoluta!!! Eu tenho um deles como marido!!!
Eu conheço o Tom Bueno e tb tenho diabetes. O Pondé nunca vai saber o que é isso tudo, ter uma doença crônica. O trabalho do Tom ajuda muitas pessoas.
Perfeito! Tema muito bem explicado por esse dois profissionais maravilhosos!
Adorei o comentário do Anderson Irani, Psicopedagogo. Apesar de falar pouco trouxe uma definição próxima do cotidiano para as pessoas.
O que me torna feliz, viver numa época em que pessoas geniais como Pondé oferecem tanto saber qualidade e excelencia para o publico leigo, quase iletrado se comparado com esse génio. Linda época esta das midias digitais apesar do resto.
SDD DE VOCES
Apaixonada por essa dupla maravilhosa ❤❤❤
Vocês são ótimos, o tema é instigante dá vontade de saber mais e mais. Parabéns 👏👏👏👏
Pondé, te admiro muito, admiro a Thais, assisto todas as Quintas o programa, meu deus que programa booooooom, fonte de sabedoria e conhecimento 😊😊😊😊
Um tema de muita relevância e importante para reflexão!
Que idea brilhante Tais Oyama, onde estava vc. A vida e marravilhosa existe Tais para contracenar com o Pai do conhecimento.
Fofa demais
"Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim"
U.R.
Muito bom!
Gostei muito do tema sempre atual. É só observar...
Muito boa as análises do Ponde. Fiquei agradavelmente surpresa em encontrar um profissional que se posiciona frente as "deformações" moral, ética e estética.
O capitalismo(desejável, porém rouba a essência da pessoa) é como o trem descarrilhado: sou Deus sabe o desfecho.
Podemos usar a metáfora para a experiência que vivemos no Brasil em termos de governança X Judiciário...
Lamentável!
Me inscrevi e pretendo seguir o programa.
Encontrei a explicação para dilemas que se arrastaram por 25 anos… convivi com um narcisista e sofri muito. Gratidão!
Eu também. No meu caso, fui eu que nem me conhecia. Fico decepcionada em saber que estava em terapia e nenhum momento foi notado esse transtorno. Isso foi durante anos. Eu não mudava pois a abordagem era errada. Ele não acreditava em terapia. Fez pq os filhos pediram. Em pouco meses se fortaleceu, ganhou auto estima e viu que a vida poderia seguir em frente sem mim. Está feliz com outra pessoa. Eu continuo na terapia, claro, com outro profissional.
Essa mulher tem um certo negócio, ela é charmosa
Pondé fala de jovens que são acomodados e que não querem sair das "asas" dos pais, mas fala de jovens que são ambiciosos, querem ser CEO aos 22 anos, abdicam da vida pessoal em prol do sucesso profissional. No final, tem gente de todo jeito.
Depende jovens que idade..
O mundo atual é muito diferente pra querer comparar jovens de hj com de antigamente, jovens pra mim é dos 15 aos 23 ou 24 no máximo, passou disso já virou adulto.
18 anos já é inicio da fase adulta.
E tbm é simples, se ficar pescando e dando o peixe para o filho toda vez que ele sentir fome, que jeito ele vai aprender a pescar se os pais dão a vara e não ensina a pescar, dão a vara junto com o peixe sempre, então o filho pensa pra que perder tempo pescando se já tenho o peixe na mão.
Muitos não dão nem a vara quanto mais o peixe..
Outros pais criam seus filhos pra ser bem sucedido pra sustentar os pais. .
Resumindo criou o filho pra ser seu escravo pra trabalhar por ele, muitas vezes exige dos filhos coisa que nem ele mesmo fez a metade para seus pais.
Filhos tratam bem quem os trata bem, e tratar bem não é deixar fazer oque quiser e deixar falar com vc do jeito que o filho quiser.
Tratar bem é dar e receber respeito, educação, trocas de experiências e muitos diálogos não como um monólogo que só um fala e manda e o outro obecede, como um ditador.
Como é que um filho vai ter respeito ou vontade de estar perto de pais que não tem um pingo de respeito pelo filho e que só faz cobranças de alguém que ind este aprendendo a lidar consigo próprio e está prendendo a viver ainda que inclusive, prendemos muito ainda mesmo os 90 ou 100 nos +
Pq falam pouco de filhos ingratos.. Será pq os pais não souberam cria-los? Seria os filhos ingratos acomodados ou mimados demais?
Dar bronca não estimula ninguém a ser um pessoa melhor, somente estimula o ódio.
Assim como como quando estamos com raiva só pensamos e só estimulamos negatividade.
E quando estamos felizes positivos vemos mais oportunidades e vemos coisas e pessoas boas na nossa vida.
Oque te da ânimo um insulto ou um elogio? Um incentivo ou uma obrigação?
Pense nisso..
Resumindo "pais" não cobre de seus filhos tristeza do seu próprio fracasso !
Já tô amando o tema 😻💓. Obrigadoooo!
UM DOS MELHORES EPISÓDIOS PESSOAL. Mto bom!
Todos temos em maior ou menor grau
"Só me interessam os bens que despertam na ralé a inveja de mim por possuí-los."
Petrônio, 27-66 d.C.
Segundo o maior teórico da psicanálise, Lacan, todos somos narcisistas. Mas compreendo o engano de Pondé. É um engano comum atribuir ao outro a tarja 'narcisista'. Nós temos a tendência a só ver no outro as coisas que não suportamos ver em nós mesmos.
Entendi que ele se referia ao transtorno, ou pelo menos a uma ascensão de excesso de traços narcísicos na sociedade.
A ansiedade, por exemplo. Lacan poderia dizer que todos somos ansiosos, mas não que todos temos transtornos de ansiedade.
@@thiago_soubra de fato, ele focou no diagnóstico psiquiatrico dando a impressão de que estava falando de psicanálise. Misturou alhos e bugalhos, uma salada de frutas. Uma visão do senso comum sobre o narcicismo.
Então preciso mudar alguns aspectos em mim, pq reparo isso demais em minha ex sogra. O que quer dizer que, odeio isso em mim tbm.
@@gabrielv145 belo exemplo do narcisismo nosso de cada dia. Necessidade de se adequar a um modelo imaginário suposto ideal expresso por 'preciso mudar'.
Admiro demais essa forma de falar do Pondé,direta sem arrodeios,mas enfim, ele tem bagagem pra isso né 🤪
Incrível
Os anos 1970's foram a era "Disco", época da beleza nas pistas para todos verem. Exibicionismo ao máximo, em plena cultura do luxo kitch. Hedonismo puro! O "deja-vu" da contra cultura, a fuga do grupo em direção ao eu.
Linhas CRUZADAS é TUDO DE BOM.
Parabéns
Verdade mesmo 😏
Salve Thaís e Pondé.
Cada semana um arraso. Parabéns.
Ótimas informações, agora imagina que acolhedor um narcisista assistir a esse episódio… mas se a intenção era colocar ainda mais a margem um grupo de pessoas que tiveram sua subjetividade construída a base do sofrimento, então estão de parabéns.
nao entendi !! oque voce que dizer?
Que episódio!
Existe algum indivíduo que não seja narcisista??
👁👁🦻🤔😍 imaginando ❣️ com gratidão e carinho pela palavra do Sr Dr Luiz Felipe Ponde 😊 assisti pela TV 📺 Cultura na 5a.😮gostei tanto que estou assistindo novamente aqui ❣️.....
🙌Maria Abadia Silva da Mata Brasília-DF 😍 🙌
Este sr. Engradese_me a alma.
Parabéns equipe TV Cultura pela inclusão das legendas.
👏👏👏👏👏
Tenho um chefe poderoso financeiramente narcisista perverso. Meu Jesus ! Impossível lidar com esta desordem psicológica .Estou falando em termos de patologia .
Adoro esse programa. Dupla maravilhosa
Muito bom falarem sobre as mães narcisista, a cultura brasileira vê nas mães uma "Virgem Maria" mas se esquecem quê só existiu uma, e mães podem ser ruins sim. Mas as mães narcisista realmente encontram uma filha para jogar todos os gestos ruins do ser humano pensável e impensáveis.
Acho que no vídeo algumas mães beiram o sadismo e ódio do concebido
Nem dos pais..
Pai e mãe é a coisa mais overrated que existe. É necessário acabar com esse papo de que merecem respeito e "amor". Pai e mãe tem que ser ÚTIL, e só. Eles que colocaram você no mundo, eles que tomaram essa decisão, tirando casos de estupro. Você jamais pediu para nascer.
Psicoterapia pra poder 'abraçar' o vazio interno causador da personalidade narcísica. Poder lidar e refletir profundamente sobre a solidão que o comportamento narcisista provocou ao longo da vida. Dar a cara à tapa, mesmo, como deveria ser o tratamento de um dependente químico. Acho que importante pra cura narcísica: sair ou usar muito menos as redes sociais..
Excelente programa, um programa difícil, porque é um programa que nos múltiplos temas que vai abordando, exemplifica que no fundo somos um pouco de tudo. Porque hoje é impossível não ser, a diferença é a consciência de ser ou não.
De perder o fôlego ein!?👏👏
Excelente explanação! Parabéns e Obrigada👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Percebermos q sempre aponta se o outro como narcisista , logo tbm o somos!
Muitas vezes vc vê no outro aquilo que está dentro de vc mesmo.
A conscientização do transtorno narcisista ou psicopatia é muito importante divulgar, para que as pessoas não pensem que todos são bons como elas e nem pensem tbm talvez se for o caso que todas as pessoas são más com ela.
E para que as pessoas não caiam nas siladas de narcisistas que se enrolam e tropeçam nos próprios passos e culpa quem está do lado.
Agora não adianta conscientizar alguém com transtorno se tudo de errado que faz, culpa os outros, mas ajuda a maioria das pessoas que não tem o transtorno 👍
Só aprendo !!! Adoro!!!
Que programa bom de assistir e aprender
obrigado! Conteúdo fenomenal!
São geniais sem dúvida e par perfeito para o programa.
Muito pertinente o conteudo apresentado. Grata Pondé e Thais. Traduzindo conhecimento, numa linguagem que facilita o entendimento. Parabéns!!!
Pondé sendo Pondé, diálogo aberto e clareza, melhor programa da TV brasileira.
Amo essa dupla! Vcs devia traduzir os filmes kkkkkk trabalhando e ouvindo 😊 sem poder ler.
Assunto da época!!
Adoro o programa e os apresentadores.
Sensacional! Melhor programa de todos os tempos!