Sou Padre e gosto demais desse programa! Esses dois têm uma didática impressionante. Não perco um programa sequer. Percebo o respeito com o qual falam sobre a questão religiosa. Esse programa deveria ser apresentado a todo mundo. Parabéns ao Pondé e a Thais.
Concordo plenamente com você. Tive e tenho alguns amigos padres, aos quais sugeri o Pondé/Thais, mas não se interessaram, acho que viram até alguma heresia 🤦♀️. Parabéns pela sua mente aberta, e quem ganha é o seu rebanho. Não vou muito mais às igrejas, mas o pouco que vou, ouvi homilias, pq não dizer horrorosas, em nome de Deus, que Ele os perdoe. 💜🙏💜
Não tem aula de filosofia nas escolas públicas ,o que para mim é criar pessoas que não aprendem a questionar, então esse programas Linhas Cruzadas deveria ser materia de currículo.... Obrigado vocês realmente estão contribuindo para a sociedade brasileira...
Ué, aqui no DF tem, nas outras escolas do Brasil não tem filosofia em escola pública? É matéria do ensino médio aqui. (Ou era né, fazem 11 anos que me formei)
Assisto a esse programa desde o começo. Gosto muito, deixa-nos pensativos sobre vários assuntos. O de hoje, sobre religiões, a meu ver, foi o melhor de todos. Muitas coisas para refletirmos, excelente 👏 Parabéns aos dois, ao filósofo Sr Pondé e à você Thais, uma jornalista poderosa, sou sua admiradora🌹🌹
@@ssandro1424 Não, era ateu. Meu agnosticismo veio depois, seguido por um período de proximidade com o budismo. Entre o período de crença em uma “inteligência superior” (religiões orientais, panteístas) e a conversão ao catolicismo há pelo menos dois anos. Minha arrogância e suposta inteligência me impediam de me aproximar da religião
Quem se propõe a estudar algo e talvez por isso decida que não têm mais "fé" no sobrenatural, só o faz por convicção. Não é arrancado. Agora não discutir, não demonstrar erros, adulterações bíblicas, hipocrisias e crimes entre líderes religiosos isso é além de covardia, colaborar para que pessoas sejam enganadas.
@@mykahayl570 no caso dessas igrejas evangélicas que exploram, dentre essas coisas que você falou, tá certo. Concordo com você. Eu me lembro dessas pessoas que moram nos confins do Nordeste, por exemplo, sem perspectivas. Aquela velhinha que reza para um santinho, e isso faz bem para ela, ela tem fé, acredita. Você acha certo por exemplo chegar para essa pessoa e chamar ela de burra, ignorante, e dizer que aquele santinho é uma bobagem? É uma covardia até. Eu quando criança ia na missa, comungava, e acreditava naquilo. Com o tempo caí na real, e abandonei essas crenças. Mas eu tenho uma tia idosa que ficaria muito triste se eu chegasse para ela e dissesse que Deus não existe. É isso...
Além de ignorante quanto aos modos, lho é em relação ao conhecimento. A igreja sempre tocou em suas feridas e sempre foi a principal responsável pela busca da verdade. O cristão não deve jamais ser ignorante, Deus nos fez pensantes; tampouco deve ter medo da verdade. Se Cristo é a verdade, como ele mesmo diz, não há o que temer, pois no fim encontrar-se-á com Ele. Disso aduz Heisenberg, Nobel e um dos maiores gênios da humanidade, que o primeiro gole das ciências naturais te deixará ateu, mas Deus estará lá te esperando no fundo do copo.
Esse programa é excelente, parabéns Thais e Pondé, vcs são merecedores de muitos aplausos sempre... gratidão por compartilhar tantos ensinamentos toda semana....
Sempre compreendi dentro de algumas religiões certa pretensão d adormecerem/controlarem medos, culpas...sendo q estas acabam nos mergulhando em obscuridades.Entāo ouvido sobre Ceticismo na semana passada, me identifiquei como tal, seguindo mais livre, menos radical.👏👏🌟🌟
Sem dúvida nenhuma esse é o melhor programa da televisao, inclusive da internet! Parabéns à TV Cultura por trazer temas espinhosos para serem debatidos pelos excelentes Pondé e Taís!
Sou cristão desde os meus 18 anos, e hoje aos quase cinquenta digo que a melhor escolha que fiz foi me converter à religião de Jesus Cristo, encontrei a felicidade.🙂😉😊
Gosto desse programa! Ele possuiu uma honestidade intelectual que hoje falta em outros programas da TV CULTURA, a exemplo da militância política ideológica e o desprezo pelos fatos objetivos que hoje é o RODA VIVA, que é o precipício da virtude!
Que maravilha! Daria para fazer uma parte II para esse tema, sobretudo porque muitos se autoproclamam religiosos não praticantes aí entramos numa espécie de "fé fake" que é hipócrita. Além de também (pensando na questão 'se fôssemos eternos') podermos pensar na angústica que tanto a finitude quanto a infinitude nos traz, portanto a religião encontra, sim, um espaço nessa angústica da eternidade. Obrigado Pondé e Thaís.
Conhecemos a finitude , mais creio que não podemos dizer que a infinitude seria angustiante . Era o objetivo de Deus no princípio, ele fez tudo bom ao seu tempo.
Tenho assistido ao programa com frequência, e isto se deve ao fato de os temas serem muito interessantes e trazerem, no meu caso, uma resignificação do que já está sedimentado pelas experiencias. Estou me renovando....a sensação e boa..... Thais, voce é genial na escolha dos temas, nas perguntas/respostas e na forma como apresenta o programa - pesquisas com a população, filmes, referencias bibliograficas, etc... PARABÉNS!
A serie bem legal sobre Yashua(Jesus), e seus apóstolos é The Chosen. Eu estou assistindo e gostando bastante, porque nos demais filmes e series, mostram só a parte do sofrimento e de uma forma seria. Em The Chosen a gente vê um Yashua engraçado, divertido e brincalhão. Ele realmente poderia ter aquela personalidade. Não sou religiosa, mas eu gosto dos ensinamentos. O que acontece com os religiosos é que são hipócritas, só falam em Deus, mas não seguem seus ensinamentos. É por isso que Yashua disse que muitos em que falam de mim, jamais me verão, enquanto aqueles que nem me conhece, eles estarão do meu lado.
Na verdade , Yeshua era realmente assim : simples , sorridente , trabalhador e a série na Primeira temporada e o inicio da Segunda mostra , de forma evidente ANTES de seu Ministério ; Quando chegara a trinta anos , tudo muda , onde ele começa a escolher os seus discípulos , onde cada capítulo , uma nova história , uma nova inspiração. Porém , nem tudo era flores e momentos preciosos , como as bodas de caná , na Galiléia. O Messias sofreu e muito , onde também fora questionado e rejeitado por alguns lugares e onde passava.
53:15 Poder ser que o mistério alimente a dúvida que alimente a crença (no meu caso alimenta o ceticismo) no transcendental. Mas isso que eu entre outros já observamos o conceito de "deus das lacunas" - "deuses ou forças sobrenaturais criaram o universo até que se prove o contrário".
Fantástico! Na minha forma de ver, a religião é mais ruim do que boa, socialmente falando. Pode aliviar o indivíduo em suas dúvidas e desespero, mas no conjunto é bem ruim, porque ajuda a manter uma "ordem" enganosa e ilusória.
Esse programa sem dúvida alguma incentiva as pessoas a refletir sobre suas realidades e compreendê-las melhor. Religião é um tema complexo, tão complexo quanto o próprio ser humano. Entender os fundamentos das religiões significa entender os elementos daquilo que nos faz humanos. Deus é mais humano do que se pensa e o homem mais divino do que se supõe.
Percebo que muitos seres humanos precisam de alguma ilusão (por exemplo: a religião) para conseguir suportar e saborear a vida. E, eu, apenas vivendo até acabar.
@@CSR88ZN Se Santo Agostinho desistiu de explicar Deus para os corações "endurecidos". Não será eu que vou tentar explicar meu ponto de vista pra um brasileiro revoltado.
Discussão mais que necessária. Pensar, criticamente, faz bem. O preço da liberdade, além da eterna vigilância, concomitantemente, a náusea da autodeterminação. Vida Feliz, Longa e Próspera.
Um dia procurava algo interessante para assistir encontrei nesse canal essas duas figuras que muito me agradaram eu particularmente não tenho uma opinião formada sobre o tema pois ainda busco um pouco mais de conhecimento tenho fé no criador sem sombra de dúvidas acredito tbm que a fé é a base
Depende de como seja encarada. Se for vista como uma forma de enriquecimento ilícito, ñ há como fazer bem. Só faz bem se for levada a sério, ou seja, como uma fonte de amor, fé, paz e esperança.
De novo,ouvindo Maro Shueder e de repente me aparecem essas assombrações ,dois charlatões intelectualóides mestres do jardim de infância mental e espiritual.
Muito boas essas reflexões. Há um quarto de século me resolvi com essa questão. Deixei de ser fortemente religioso (católico) e conclui que a crença num Deus é uma necessidade humana, para por fim ao dilema do mistério. Adotei o pensamento de que Deus é o “princípio, o fim e o meio”. Se houve um big 💥 boom foi criação dele. A partir daí tudo foi acontecendo aleatoriamente. Não creio no deus criado à imagem e semelhança do ser humano. Crer num Deus Criador simplifica a eterna incógnita humana sobre a origem do universo. Ao contrário dos que pensam que tudo tem um propósito, creio que o acaso cria e destrói sem nenhum propósito. Reconheço o bem que uma religião não hipócrita pode oferecer a humanidade, ao contrário do mal que a manipulação do imponderável por líderes religiosos causa inescrupulosos pode causar.
Ponde fechando com chave de ouro o programa. Simplesmente nós não sabemos de nada e já estamos tanto tempo nesse mundo e nunca saberemos. Viver um dia de cada vez eh o q nos resta. Parabéns Tv cultura, a melhor nesse país, pena q não alcança tantos lares para fazer nosso povo “crescer”.
Eu tenho um grau de sensibilidade para o plano espiritual, acredito que o homem trais em si a união do sentimento e da razão. Nossos eus interiores são formas energéticas com potencial de materialização., que muito bem pode ser nossos futuros descendentes. Então não trata-se de uma praga divina, mas sim uma necessidade de cura energética.
Esse episódio foi brilhante, parabéns ao Pondé e a todos os pensadores que ele cita. Faz pensar muito. E, claro, parabéns a Thais tb, sem ela para ajudar a organizar tantas ideias, o programa não flui.
1:28 "O que as pessoas acham sobre a religião: faz bem ou mal?" 12:47 A religião faz mal ou bem as pessoas? 17:06 percepções dos filósofos sobre religião e fragilidade. .. 18:00 A percepção de um filósofo sobre o mal da religião..."infantil " 22:22 "há uma espécie de self-service de religiões?" 22:59 Análise da cena que Jesus evitar que uma mulher seja apedrejada pela população. . 27:20 Como a religião impacta a vida das pessoas para o bem e para o mal? 40:17 "Você acha que as pessoas mais religiosas tendem a ser menos inteligente? 41:20 o futuro das religiões
Tenho formação em teologia dogmática católica e antropologia cultural, não sou religioso, minha opinião é que religião é um placebo cognitivo emocional.
Que dogmas são "verdades" da fé inquestionáveis, todo mundo já sabe. Dogmas e superstições partilham entre si a característica marcante de serem aceitas sem questionamentos. Naturalmente servem ou podem servir como pontapé iniciático para reflexões teológicas, por mais que se derivem conclusões problemáticas.
O lado bom da religião é que une pessoas, ajuda as pessoas a se socializar, principalmente pessoas pobres, doentes e solitárias. O lado ruim são os charlatões que se aproveitam para explorar as pessoas de fé.
Concordo plenamente. O mal da religião são os charlatães em todas elas, que se infiltram enriquecem e cometem crimes abusando da boa fé. São esses aliás, que criam os fanáticos como tropa de choque justamente para não serem alcançados pela verdade.
Nos primeiros meses que voltei para a Igreja Católica consegui colocar a cabeça pra fora do que estava me afogando. A religião reorganizou minha vida, me fez sentir nojo das drogas e das mentiras que eu contava. Não sou fanático, não quero fanatismo pra minha vida, mas crer na Igreja me trouxe de volta.
0:48 "Religiões são forças sociais necessárias?" , "Até hoje PARECE que sim" - Pondé . Estônia faz parecer que não, é o país mais irreligioso do mundo e qualidade de vida alto, criminalidade baixa, etc.
@@BrenoSobral71 Onde falei que Estônia é rica por causa de ateísmo? Isso refuta o contrário, sobre o fato de países serem religiosos serem necessariamente causa de desenvolvimento.
@@BrenoSobral71 Que falácia, desatento? Eu escrevi "é o país mais irreligioso do mundo e qualidade de vida alto", eu não escrevi "qualidade de vida é alto porque é o país mais irreligioso do mundo". Que draminha!
Sou Padre e gosto demais desse programa! Esses dois têm uma didática impressionante. Não perco um programa sequer.
Percebo o respeito com o qual falam sobre a questão religiosa.
Esse programa deveria ser apresentado a todo mundo.
Parabéns ao Pondé e a Thais.
Concordo plenamente com você. Tive e tenho alguns amigos padres, aos quais sugeri o Pondé/Thais, mas não se interessaram, acho que viram até alguma heresia 🤦♀️. Parabéns pela sua mente aberta, e quem ganha é o seu rebanho. Não vou muito mais às igrejas, mas o pouco que vou, ouvi homilias, pq não dizer horrorosas, em nome de Deus, que Ele os perdoe. 💜🙏💜
Isso. Ele é para mim, maior referência.
Não tem aula de filosofia nas escolas públicas ,o que para mim é criar pessoas que não aprendem a questionar, então esse programas Linhas Cruzadas deveria ser materia de currículo.... Obrigado vocês realmente estão contribuindo para a sociedade brasileira...
Não se deve dar senso crítico ao brasileiro. A roda de impostos precisa girar.
Dai tu crias e metade dos pais querem o professor na cadeia haha. Porque em algum momento é contra meu político/religião/ideologia/etc de estimação.
Ué, aqui no DF tem, nas outras escolas do Brasil não tem filosofia em escola pública? É matéria do ensino médio aqui. (Ou era né, fazem 11 anos que me formei)
Aqui no estado de São Paulo tem aulas de Filosofia na escola pública sim, faz parte da grade curricular do Ensino médio.
Filosofia em escola pública. Outra matéria de professor militante? Deixa quieto
Esse programa deveria passar no horário nobre nas principais emissoras de TV. Talvez deixaria parte da população brasileira mais interessada
Este programa é uma joia na TV brasileira, precisamos manter e valorizar cada vez mais.
Aguardando início do melhor programa da TV aberta no Brasil!
Nem sempre assisto ao vivo, mas assisto todos! obg Pondé e Thais
SO AVANCEI NA VIDA QD ME LIBERTEI DAS AMARRAS DA RELIGIÃO....
🎉🎉🎉🎉Parabéns!!! É isso aí!
Concordo plenamente 👏👏👏👏
Assisto a esse programa desde o começo. Gosto muito, deixa-nos pensativos sobre vários assuntos. O de hoje, sobre religiões, a meu ver, foi o melhor de todos. Muitas coisas para refletirmos, excelente 👏 Parabéns aos dois, ao filósofo Sr Pondé e à você Thais, uma jornalista poderosa, sou sua admiradora🌹🌹
Cresci em um lar religioso , hoje sou agnostico , me sinto bem melhor , vivo bem melhor
Vc vive na ignorância
Fui ateu até os 31 anos, hoje sou católico, me sinto bem melhor, vivo bem melhor
@@BrenoSobral71Parabéns pela autodefinição!
@@renatoalmeida7436 vc era agnóstico no caso
@@ssandro1424 Não, era ateu. Meu agnosticismo veio depois, seguido por um período de proximidade com o budismo.
Entre o período de crença em uma “inteligência superior” (religiões orientais, panteístas) e a conversão ao catolicismo há pelo menos dois anos. Minha arrogância e suposta inteligência me impediam de me aproximar da religião
Não existe programa melhor ❤
Concordo.
Exatamente...
Caramba,uma pessoa jovem aqui.Estou pasmo
@@ezequielgomes3463pois é, mulher jovem e bonita, estou chocado 😲
@@Nietzsche_Sincero O mundo ainda tem salvação kkkkkk
Uma das melhores edições do programa até hoje. Ah se todo ateu fosse sábio, reverente como o Pondé... obrigado à TV Cultura!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 melhores programas 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Esse programa deveria ser matéria escolar kkkkkk
Parabéns Thaís e Pondé que debate sensacional.
Amo esse programa! Por favor continuem, nossos cérebros agradecem.
Tem uma frase de Jung que diz: não tire a fé de uma pessoa, pode ser a única coisa que ela tem
🙏
Quem se propõe a estudar algo e talvez por isso decida que não têm mais "fé" no sobrenatural, só o faz por convicção. Não é arrancado. Agora não discutir, não demonstrar erros, adulterações bíblicas, hipocrisias e crimes entre líderes religiosos isso é além de covardia, colaborar para que pessoas sejam enganadas.
@@mykahayl570 no caso dessas igrejas evangélicas que exploram, dentre essas coisas que você falou, tá certo. Concordo com você.
Eu me lembro dessas pessoas que moram nos confins do Nordeste, por exemplo, sem perspectivas. Aquela velhinha que reza para um santinho, e isso faz bem para ela, ela tem fé, acredita. Você acha certo por exemplo chegar para essa pessoa e chamar ela de burra, ignorante, e dizer que aquele santinho é uma bobagem? É uma covardia até. Eu quando criança ia na missa, comungava, e acreditava naquilo. Com o tempo caí na real, e abandonei essas crenças. Mas eu tenho uma tia idosa que ficaria muito triste se eu chegasse para ela e dissesse que Deus não existe. É isso...
Além de ignorante quanto aos modos, lho é em relação ao conhecimento.
A igreja sempre tocou em suas feridas e sempre foi a principal responsável pela busca da verdade. O cristão não deve jamais ser ignorante, Deus nos fez pensantes; tampouco deve ter medo da verdade. Se Cristo é a verdade, como ele mesmo diz, não há o que temer, pois no fim encontrar-se-á com Ele.
Disso aduz Heisenberg, Nobel e um dos maiores gênios da humanidade, que o primeiro gole das ciências naturais te deixará ateu, mas Deus estará lá te esperando no fundo do copo.
Em que livro isso está? Jung cria em Deus e sua teoria contrasta com o fisicismo ateu.
Esse programa é excelente, parabéns Thais e Pondé, vcs são merecedores de muitos aplausos sempre... gratidão por compartilhar tantos ensinamentos toda semana....
Esse programa é estupendo!
Melhor programa da Televisão Brasileira .
De Genebra na Suíça 🇨🇭.
Aquele abraço pra vocês.
Sempre compreendi dentro de algumas religiões certa pretensão d adormecerem/controlarem medos, culpas...sendo q estas acabam nos mergulhando em obscuridades.Entāo ouvido sobre Ceticismo na semana passada, me identifiquei como tal, seguindo mais livre, menos radical.👏👏🌟🌟
A espiritualidade promove um auto conhecimento e uma esperança no futuro.
Cuidado com a falsa sensação de "mais livre". A pessoa pode se acomodar no caminho errado.
Sem dúvida nenhuma esse é o melhor programa da televisao, inclusive da internet! Parabéns à TV Cultura por trazer temas espinhosos para serem debatidos pelos excelentes Pondé e Taís!
Dois anos longe de toda e qualquer religião e muito feliz 😊😊😊😊😊
Estou longe das religioes e más perto de Deus.
Sou cristão desde os meus 18 anos, e hoje aos quase cinquenta digo que a melhor escolha que fiz foi me converter à religião de Jesus Cristo, encontrei a felicidade.🙂😉😊
Gosto desse programa! Ele possuiu uma honestidade intelectual que hoje falta em outros programas da TV CULTURA, a exemplo da militância política ideológica e o desprezo pelos fatos objetivos que hoje é o RODA VIVA, que é o precipício da virtude!
Esse programa e muito bom ❤❤❤❤
Programa chic demais. Aprendo muito.
O programa é simplesmente incrível! É muito bom saber que ainda existem espaços e programas como esses.
Que maravilha! Daria para fazer uma parte II para esse tema, sobretudo porque muitos se autoproclamam religiosos não praticantes aí entramos numa espécie de "fé fake" que é hipócrita. Além de também (pensando na questão 'se fôssemos eternos') podermos pensar na angústica que tanto a finitude quanto a infinitude nos traz, portanto a religião encontra, sim, um espaço nessa angústica da eternidade. Obrigado Pondé e Thaís.
Fé é fe.intitucionalizacao da fé é outtra coisa
Conhecemos a finitude , mais creio que não podemos dizer que a infinitude seria angustiante .
Era o objetivo de Deus no princípio, ele fez tudo bom ao seu tempo.
Tenho assistido ao programa com frequência, e isto se deve ao fato de os temas serem muito interessantes e trazerem, no meu caso, uma resignificação do que já está sedimentado pelas experiencias. Estou me renovando....a sensação e boa..... Thais, voce é genial na escolha dos temas, nas perguntas/respostas e na forma como apresenta o programa - pesquisas com a população, filmes, referencias bibliograficas, etc... PARABÉNS!
Que maravilha de sintese Ponde,esta vai para o arquivo de aulas magnificas.obrigado
Parabéns pelo seu trabalho vocês. Muito obrigado ❤👍
PARABÉNS ao canal. Exelente como sempre.🔝👏👏👏👏👏✌☮
A serie bem legal sobre Yashua(Jesus), e seus apóstolos é The Chosen. Eu estou assistindo e gostando bastante, porque nos demais filmes e series, mostram só a parte do sofrimento e de uma forma seria. Em The Chosen a gente vê um Yashua engraçado, divertido e brincalhão. Ele realmente poderia ter aquela personalidade.
Não sou religiosa, mas eu gosto dos ensinamentos. O que acontece com os religiosos é que são hipócritas, só falam em Deus, mas não seguem seus ensinamentos. É por isso que Yashua disse que muitos em que falam de mim, jamais me verão, enquanto aqueles que nem me conhece, eles estarão do meu lado.
Na verdade , Yeshua era realmente assim : simples , sorridente , trabalhador e a série na Primeira temporada e o inicio da Segunda mostra , de forma evidente ANTES de seu Ministério ; Quando chegara a trinta anos , tudo muda , onde ele começa a escolher os seus discípulos , onde cada capítulo , uma nova história , uma nova inspiração. Porém , nem tudo era flores e momentos preciosos , como as bodas de caná , na Galiléia. O Messias sofreu e muito , onde também fora questionado e rejeitado por alguns lugares e onde passava.
@@netsystemdeveloper Sim.
Tentei assistir mas não consigo, a cultura judaica não me atrai nem um pouco.
@@eduardoadriano8185 aham...rs
@@eduardoadriano8185 mais Jesus era judeu ...🤷♀️🤔
53:15 Poder ser que o mistério alimente a dúvida que alimente a crença (no meu caso alimenta o ceticismo) no transcendental. Mas isso que eu entre outros já observamos o conceito de "deus das lacunas" - "deuses ou forças sobrenaturais criaram o universo até que se prove o contrário".
Que programa!
Fantástico! Na minha forma de ver, a religião é mais ruim do que boa, socialmente falando. Pode aliviar o indivíduo em suas dúvidas e desespero, mas no conjunto é bem ruim, porque ajuda a manter uma "ordem" enganosa e ilusória.
Fora de se sentirem melhores do que as pessoas do "mundo"...
Salve Thaís e Pondé.
Sensacional. Obrigado, tv cultura. ❤
O programa é bom. É bom por que confronta com o diferente da minha visão e isso é bom para que consigamos viver melhor em sociedade.
Esse programa sem dúvida alguma incentiva as pessoas a refletir sobre suas realidades e compreendê-las melhor. Religião é um tema complexo, tão complexo quanto o próprio ser humano. Entender os fundamentos das religiões significa entender os elementos daquilo que nos faz humanos. Deus é mais humano do que se pensa e o homem mais divino do que se supõe.
Percebo que muitos seres humanos precisam de alguma ilusão (por exemplo: a religião) para conseguir suportar e saborear a vida. E, eu, apenas vivendo até acabar.
Pois é
Mas quando vier aquela doença Can... que todos tem medo. Não peça intercessão Divina.
@@carcarasilvestre8526ah, o amor tão falado pelos religiosos...
@@jackiedots eu sou um misto de sentimentos.
No câncer eu acredito e ele existe, já DEUS...
@@CSR88ZN Se Santo Agostinho desistiu de explicar Deus para os corações "endurecidos". Não será eu que vou tentar explicar meu ponto de vista pra um brasileiro revoltado.
Parabéns pelo programa de hoje, como sempre excelente 👏🏻
Podia ter um episódio sobre o feminismo, seu surgimento, suas principais teóricas e ativistas ao longo da história e o cenário atual.
Poderia mesmo. O que foi o feminismo e como é hoje, como surgiu, e os principais idealizadores.
Muito bom o tema. Parabens .
Linhas cruzadas. Um programa semanalmente necessário....
Nooossa adorei... Muito bacana... Parabéns 👍👏👏👏
Sempre ótimas reflexões! Parabéns !
Assisti..mais de uma vez...a complexidade e a explicação, e assunto para continuação..
Linhas Cruzadas como sempre um ótimo programa!
Discussão mais que necessária. Pensar, criticamente, faz bem. O preço da liberdade, além da eterna vigilância, concomitantemente, a náusea da autodeterminação. Vida Feliz, Longa e Próspera.
Vocês são necessários! Parabéns pela excelência! Te amo, Ponde! 👏🏼
Gostei das reflexões
Excelente video 🎉🎉
Estou adorando esse programa
Espetáculo maravilhoso🎉
Ótimo 🙏
Um dia procurava algo interessante para assistir encontrei nesse canal essas duas figuras que muito me agradaram eu particularmente não tenho uma opinião formada sobre o tema pois ainda busco um pouco mais de conhecimento tenho fé no criador sem sombra de dúvidas acredito tbm que a fé é a base
Excelente programa..
Parabéns pela ideia, conteúdo e apresentação do programa! Relevante e brilhante!!!
Miró assinaria essa tela de espera
Depende de como seja encarada. Se for vista como uma forma de enriquecimento ilícito, ñ há como fazer bem. Só faz bem se for levada a sério, ou seja, como uma fonte de amor, fé, paz e esperança.
Melhor programa! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
saludos desde 🇺🇾 Uruguay
Muito bom estudo
Muito bom!!
excelente, conteúdo informativo e de relevância, pra toda familia Brasileira, nota 1000👏👏👏
MAIS UM SHOW!
Muito obrigada, aprendizado permanente.
De novo,ouvindo Maro Shueder e de repente me aparecem essas assombrações ,dois charlatões intelectualóides mestres do jardim de infância mental e espiritual.
Obrigado por compartilhar conhecimento com boa comunicação
Um dos melhores episódios!
Cá em Portugal em santuários tem velinha elétrica que acende por moeda, uns tantos minutos. Fátima é o altar do merchandizing...
Aqui no Brasil também tem.
Portugal foi consagrado por Deus.
Ave Maria !
👏🏾👏🏾👏🏾
Muito boas essas reflexões.
Há um quarto de século me resolvi com essa questão.
Deixei de ser fortemente religioso (católico) e conclui que a crença num Deus é uma necessidade humana, para por fim ao dilema do mistério.
Adotei o pensamento de que Deus é o “princípio, o fim e o meio”.
Se houve um big 💥 boom foi criação dele. A partir daí tudo foi acontecendo aleatoriamente.
Não creio no deus criado à imagem e semelhança do ser humano.
Crer num Deus Criador simplifica a eterna incógnita humana sobre a origem do universo.
Ao contrário dos que pensam que tudo tem um propósito, creio que o acaso cria e destrói sem nenhum propósito.
Reconheço o bem que uma religião não hipócrita pode oferecer a humanidade, ao contrário do mal que a manipulação do imponderável por líderes religiosos causa inescrupulosos pode causar.
Do jeito que anda a situação no mundo como está acontecendo no leste europeu e Ásia.
Tudo indica que o apocalipse não é ficção.
Interessante o seu modo de pensar.
Olá
Como sempre, ótimo programa.
Muito obrigada🥰
"Cadeiras com mesas" Tais kkkkkk a mais legal da turma😂❤
Ponde fechando com chave de ouro o programa. Simplesmente nós não sabemos de nada e já estamos tanto tempo nesse mundo e nunca saberemos. Viver um dia de cada vez eh o q nos resta. Parabéns Tv cultura, a melhor nesse país, pena q não alcança tantos lares para fazer nosso povo “crescer”.
Não sei se é seu caso, mas esse pensamento que escreveu é ateu.
@@Ghost_BCkkkkkkkkkkk
Minha maior referência sobre política é Pondé.
Show de bola. Parabéns Thais, parabéns Pondé. Pilúlas de racionalidade necessária.
Eu tenho um grau de sensibilidade para o plano espiritual, acredito que o homem trais em si a união do sentimento e da razão. Nossos eus interiores são formas energéticas com potencial de materialização., que muito bem pode ser nossos futuros descendentes. Então não trata-se de uma praga divina, mas sim uma necessidade de cura energética.
Mateus 5:3-12 VFL
- Felizes são os que reconhecem que precisam de Deus, pois é esse tipo de pessoa que fará parte do reino de Deus
...
O programa é sempre excelente.
Melhor programa de todos os tempos
Esse episódio foi brilhante, parabéns ao Pondé e a todos os pensadores que ele cita. Faz pensar muito. E, claro, parabéns a Thais tb, sem ela para ajudar a organizar tantas ideias, o programa não flui.
Thaís🥰
Faz bem pq dá esperança pra muita gente
Parabéns pelo programa
Esclarecedor.
Maravilhoso
1:28 "O que as pessoas acham sobre a religião: faz bem
ou mal?"
12:47 A religião faz mal ou bem as pessoas?
17:06 percepções dos filósofos sobre religião e fragilidade. ..
18:00 A percepção de um filósofo sobre o mal da religião..."infantil "
22:22 "há uma espécie de self-service de religiões?"
22:59 Análise da cena que Jesus evitar que uma mulher seja apedrejada pela população. .
27:20 Como a religião impacta a vida das pessoas para o bem e para o mal?
40:17 "Você acha que as pessoas mais religiosas tendem a ser menos inteligente?
41:20 o futuro das religiões
Tenho formação em teologia dogmática católica e antropologia cultural, não sou religioso, minha opinião é que religião é um placebo cognitivo emocional.
Se Deus não existe, porque não ser p3d0f1l0?
Que dogmas são "verdades" da fé inquestionáveis, todo mundo já sabe. Dogmas e superstições partilham entre si a característica marcante de serem aceitas sem questionamentos. Naturalmente servem ou podem servir como pontapé iniciático para reflexões teológicas, por mais que se derivem conclusões problemáticas.
O lado bom da religião é que une pessoas, ajuda as pessoas a se socializar, principalmente pessoas pobres, doentes e solitárias.
O lado ruim são os charlatões que se aproveitam para explorar as pessoas de fé.
Concordo plenamente. O mal da religião são os charlatães em todas elas, que se infiltram enriquecem e cometem crimes abusando da boa fé. São esses aliás, que criam os fanáticos como tropa de choque justamente para não serem alcançados pela verdade.
Parabéns
Nos primeiros meses que voltei para a Igreja Católica consegui colocar a cabeça pra fora do que estava me afogando. A religião reorganizou minha vida, me fez sentir nojo das drogas e das mentiras que eu contava. Não sou fanático, não quero fanatismo pra minha vida, mas crer na Igreja me trouxe de volta.
0:48 "Religiões são forças sociais necessárias?" , "Até hoje PARECE que sim" - Pondé . Estônia faz parecer que não, é o país mais irreligioso do mundo e qualidade de vida alto, criminalidade baixa, etc.
A Estônia não é rica por causa do ateísmo
Porque vc não faz essa comparação com Coreia do Norte
@@BrenoSobral71 Onde falei que Estônia é rica por causa de ateísmo? Isso refuta o contrário, sobre o fato de países serem religiosos serem necessariamente causa de desenvolvimento.
@@advogadododiabo4002 A Estônia não tem qualidade de vida alta por causa do ateísmo
Essa é sua falácia
@@BrenoSobral71 Que falácia, desatento? Eu escrevi "é o país mais irreligioso do mundo e qualidade de vida alto", eu não escrevi "qualidade de vida é alto porque é o país mais irreligioso do mundo". Que draminha!
A cara da Thaís "Drive thru de Jesus???"
👁️👄👁️
Show 😊
O problema é que as pessoas estão muito preocupadas com a fé, e pouco preocupadas com as obras. Sem obras não tem merecimento, mesmo tendo fé
Eu prefiro mais a fé pq muitos fazem obras para esconder seus erros ou amenizar eles.
Sempre que vejo esse tema em debate me lembro do livro DEUS NÃO EXISTE clássico de pesquisa de um jornalista escocês
Ooi Thaís 😘
Muito bom
Sim vivi isso
Durante o período colonial, Portugal era altamente religioso. Quando a coroa chegou, ainda era. Sem dúvidas isso e um ingrediente muito forte
Ponde: Voltaire, em um dos seus textos, já falava que "se Deus não existisse, teria que ser criado"!
Anton Zeilliger Ponde já ouviu falar dele??