Incrível sua técnica, não sei se você lembra. Quando o Ira! veio ao Japão, se não me engano em 1995. Depois que terminou o show, eu fiquei conversando com você enquanto a equipe desmontava o palco. Ficamos (pelo que minha esposa contou no relógio) mais de uma hora conversando. Foi uma ótima conversa, inclusive falei que, por você tocar assim, eu sempre te via ao vivo e não conseguia pegar a digitação dos acordes rss. A conversa foi tão boa que você nos convidou para acompanhá-los, me apresentaria toda a banda e ainda me ensinaria algumas "coisinhas" de como tocar suas músicas. Como estava com minha filha de 6 anos, disse que não poderia acompanhar vocês. Tenho o CD exclusivo para a turnê do Japão autografado por vc guardado. Mas sinto um pouco de remorso por não ter ido com vocês pela turnê toda. Pensar que eu resolvi comprar uma guitarra quando ouvi o primeiro LP do Ira! Seria incrível se você voltasse pra tocar aqui no Japão. Um abraço.
Boa noite Edgard Scandurra. Sou canhoto e um dia, no ano de 2.000 eu trabalhei numa locadora de som e luz num show de vocês em Pirassununga, a tarde na montagem dos instrumentos, eu pedi pra tocar na sua guitarra verde e branca, meu desejo foi realizado, toquei com os Roudes Dias de Luta e Feliz Aniversario, além disso ganhei R$50,00 do produtor gente boa pra por um banner no fundo do palco e um painel acrílico escrito IRA, além disso tive mais um desejo realizado, conhece-los no camarim depois do show e tirei fotos que tenho ate hoje, além disso assisti o show em cima do palco atrás do side, foi um dia muito especial em minha vida, comemorei como presente de aniversario, foi meu assunto durante anos na banca com os amigos, todos fãs do IRA. Foi meu primeiro show trabalhando na locadora, meu primeiro trabalho, esse ato me instigou a continuar trabalhando na locadora e desvendar o universo do Show Bisness, e hoje sou Produtor Técnico e Iluminador Profissional de teatro, musicais e luz pra vídeo, simples gestos seu, de Nazi, dos outros integrantes e da produção, mudou a trajetória de minha vida. Desculpe se toquei na sua guitarra sem sua ordem mas com consentimento do seu Roude da época. Não me tornei guitarrista, sou canhoto e toco na posição normal o violão sem inversão de cordas. Acho que, contando churrascos, chacrinhas, bares, e outros toquei mais de 1.000 vezes Feliz Aniversario e outros sucessos do IRA. Desejo muita saúde, paz em seu coração. Abraço de um fã.
Tb toco desta forma, e toco em instrumentos canhoto tb. Pra nós Canhotos não há tempo ruim, somos intuição. Albert King tb tocava em instrumento Destro.
Tenho 36 anos. Toco guitarra e violão desde os meus 16 anos. Também sou canhoto, passei pela mesma dificuldade de não ter instrumentos para canhoto, somente destro. Quando vi o Edgard tocando pela primeira vez, foi um divisor de águas na minha vida. Se não fosse o Edgard, teria desistido. Obrigado Edgard por me mostrar o mundo das cordas de forma investida.
@internetextroller4332buguei agora kkkk toca com violão para vinhoto sendo destro.. 😂😂😂 eu achando esquisito querer aprender com violão canhoto sendo canhoto kkk
Sou canhoto e toco violão do mesmo jeito que vc. Desenvolvi esse modo com base na observação e a partir daí criei minhas próprias técnicas. Mas não foi fácil. O que tiro de lição de tudo isso é que, se vc quer de fato aprender a tocar algum instrumento, haverão sempre muitos modos de vc chegar a esse objetivo.
@@alexandrelavinialala7983 A batida eu faço normalmente de forma invertida tbm, mas tem algumas músicas que faço de cima pra baixo, depende muito de como o som fica melhor. Os acordes são feitos baseados nos acordes para destro, só que de modo invertido.
Comecei muito tarde a tocar violão. Meus pais não tinham condições de investir num instrumento porque tinham outras prioridades. Quando tinha uns vinte anos me deram um violão tonante com um dedo de folga no ultimo traste, fora de escala, não tinha noção do que era afinar um violão, caixa rachada, cordas de 200 anos enferrujadas, não existia TH-cam. Livros de acordes só nas livrarias da capital de Porto Alegre e para complementar a adversidade ainda era canhoto. Na matéria de instrumento era como estivesse no meio do Atlântico com um barquinho a remo no meio de uma grande tempestade com o vento ao contrário de onde tinha que chegar. Tinha todas as ferramentas para desistir. Mas os canhotos tem algo incomum que e a resiliência e a adaptação. Por pura teimosia fui atrás do que precisava ignorando a adversidade! Hoje toco violão sem nunca precisar trocar as cordas e para coroar possuo uma pequena coleção de ótimos violões de qualidade o desafio seria agora de aprender a tocar um violão canhoto mesmo sendo canhoto kkkk
Oh Edgar, sou canhoto, nasci dia 27 de novembro (aniversário do Jimi Hendrix), e graças a vc toco das duas maneiras de maneiras diferentes, a sonoridade sai diferente da maneira que vc toca, valeu por isso! Um abraço!
Scandurra, sou seu fã! Também sou canhoto mas aprendi a tocar na posição destro (lá em casa também só tinha um violão!). Te vi várias vezes mas uma ocasião em especial foi num show em Petrópolis onde eu moro, pude assistir o show no "gargarejo" e fiquei chapado não só com a sua técnica mas com o som que você tirava da sua Ibañez branca! Eric Clapton também é canhoto e toca na posição destro!
Acho espetacular a capacidade dos canhotos de adaptação ... além de ser absurdo de difícil , por mais foda que o guitarrista seja .... as notas mudam todas de posição... coisa de extraterrestre rsrsrrs. Galera mas foda que o tanto que esse doido toca é a forma que ele faz pra tocar ..... surreal desafio os destros a fazer igual ... é um em um milhão irmãoooooo
Eu também sou canhoto e não inverto cordas. Sou violonista de samba e ultimamente estou me jogando pra guitarra. Adoraria ver um programa sobre isso, inclusive com você dando dicas e mostrando técnicas. O nosso mundo canhoto, de certa forma é um mundo solitário pois temos poucas boas influências. E você é uma delas, com certeza. Forte abraço e viva a música.
Tambem toco assim, so que me deu a louca essa semana, depois de 42 com a cordas assim estou tentando mudar, nao é facil mais se Deus quiser irei conseguir, parabéns pelo seu trabalho.
Gosto demais do trabalho do Ira, e do jeito q o Edgar toca. Já vi ele tocando muitas vezes aqui em SP. A última vez eu que eu vi ele foi no Piu Piu. Eu tbm sou canhoto, toca há mais de 25 anos, com o tempo eu tbm aprendi a fazer harmonia com instrumentos destros. Em 2020 com o advento da pandemia comecei a praticar de maneira destra mesmo, como o Stevie Morse e o Kilo Loureiro, que são canhotos mas aprenderam como destro. Confesso q está sendo um processo árduo, é como começar do zero. O Chris Cornell ele era ambidestro, toca dos dois lados. É uma habilidade bastante distinta. Parabéns Scandurra, pelo seus talento artístico.👏👏👏👏
Massa demais Edgard me influenciou demais Aprendi no violão do meu irmão destro E hoje mais de 20 anos depois continuo tocando assim Me divirto com isso As pessoas piram, ficam confusão Me identifico demais
Cara, identificação total neste video, sou canhoto, e apesar de ter um violão para canhoto mesmo(lefthand), mas toco nas duas versões, cordas invertidas e normais para canhotos, pois até comprar o que tenho agora, só encontrava violões para destros, e no seu video, uma rebuscada histórica de violonistas canhotos, mostrar essa mulher, Elizabeth Cotten, tocando o som que caracterizou o Chet Atkins, e um dos melhores na atualidade, o Doyles Dykes, foi demais além é claro, de mostrar o grande Dick Dale, temos tambem um grande nome, o Canhoto da Paraíba, enfim nossa confraria de violonistas canhotos merece sim um capitulo, capitaneado por um grande guitarrista: Voce mesmo! Estou aguardando, sucessos!
Bom dia! Obrigado, sem dúvida uma grande matéria feita por vc, cara toco desde os 15 anos, hj tenho 42, sou destro, sofri um acidente com uma maquita de cortar madeira, na mão esquerda no 4 dedo o dedo q uso aliança de casamento, não perdi o dedo mas perdi a articulação, meu dedo nunca mais vai dobra e vou ter q virar canhoto pra tocar com as cordas invertidas, mas cara ... Tá osso é muito difícil amigo ... Tô quase achando q a música pra mim acabou. Obrigado pela matéria sua e um abraço.
Olá Scandurra! Não deixa morrer essa ideia de fazer um programa sobre a sua forma de tocar não. Eu toco assim também e quase não existe conteúdo sobre isso na internet. E não vejo outra pessoa com mais propriedade pra falar sobre isso que você! 🙂 Sucesso e paz pra você! Grande abraço!
Meu pai é canhoto e aprendeu a tocar violão destro sozinho já com seus quase quarenta anos de idade, só com aquelas revistinhas antigas. Lembro que ele comprou um violão azul, a qual o batizou de trovão azul, rsrs. Eu sou ambidestra para escrever, mais o único intrumento que eu sei tocar são os snujs ( simbalos de metal ) muito usados nas músicas árabes, bem semelhantes as castanholas. Na música Kashmir do Led Zeppelin com a Orquestra do Cairo, tem um músico que toca lindamente esse instrumento. Agora só como a mão esquerda só sei tocar campanhia mesmo, rsrs
Obrigado. Sou seu fã. Meu sobrinho é canhoto vou incentivar a tocar desse jeito. Pois assim quando ele for adulto e pós pandemia tocará em qualquer instrumento
Edgard vc é monstro sagrado das cordas,sou seu fã e já fui em vários shows seus, inclusive os primeiros na praça do relógio.Sou um inscrito do seu canal, forte abraço!
Eu toco assim também!!!! Claro que não chego nem aos pés do mestre Scandurra, mas comecei tocando desse jeito pelo mesmo motivo que ele. E todo lugar que toco hoje em dia o pessoal fica super curioso kkkkkkkkk.
Fala amigo Edgar! Eu também sou canhoto no mesmo modo de só pegar o instrumento e vira pro lado! E você foi umas das minhas inspirações para aprender na guitarra! Eu sempre ficava vendo o show do ira no mixto quente. Como você disse isso dá um grande charme em tocar!
Poxa, Edgard. Tô curtindo muito o teu canal. Sou fã do IRA! há tempos. Sou do Rio de Janeiro. Lembro até hoje dá primeira vez que vi vocês e foi num show no Estádio de Remo da Lagoa, era um festival com diversas bandas, acredito que lá pelos idos de 84, 85. Foi algo muito impactante. Era como estar diante de uma banda nacional que tinha toda uma carga de influencia do The Who, do The Jam, dos Beatles, pegada ao mesmo tempo punk, enfim, puro deslumbramento. Nunca tinha ouvido falar sobre a banda, mesmo começando a ouvir a Rádio Fluminense FM. Me tornei fã de imediato, man! Sucesso pro canal.
Showwww tenho dificuldade em aprender por ser canhota e acabei desistindo. É bom aprender sem inverter pq vc naonse limita em usar só o seu violao, está numa roda de amigos quer tocar pode pegar de qualquer pessoa.
Edgar, fala um pouco do Festival de Verão que o Ira participou aqui em Recife. Vou arriscar o ano: 2004 ou 2005. Nessa edição teve: Barão Vermelho, Charlie Brown Jr, Ivete Sangalo e Biquíni Cavadao. Foi inesquecível pra mim. Meu primeiro show do Ira!
Tenho você desde sempre como referência. Sempre que pegava algum instrumento de algum amigo eu tinha que inverter as cordas. Em dado momento eu pensei; foda-se eu vou aprender a tocar ao contrário. O legal é que a primeira música que EU aprendi foi Feliz Aniversário do Ira ! Aí eu vi que era possível e estou nessa até hoje. :)
Eu toco que nem você Edgar. Com as cordas invertidas .E eu venho do Punk Hardcore. E faz uns vinte e cinco anos que sempre digo a mesma coisa: olha até hoje a única pessoa que eu vi que toca que nem eu é o Edgar Scandurra. Bom demais e obrigado por me fazer entender que é possível tocar do jeito estranho da gente.
Sempre fui admirador do scandura, lembro dos primórdios do IRA ele com um Ibanez Roadstar e depois uma fender strato verde muito show, um dos poucos guitarristas 80 que me chamam atenção
Vou piorar a situação, sou destro, toco violão de destro mas como canhoto. Nunca tive dificuldades anormais pra aprender as musicas, interpreto de Villa-Lobos a João Gilberto sem problemas, um dos maiores guitarristas que já conheci também tocava assim, mas meus amigos ainda me acham estranho
Comecei a tocar assim por causa de você quando vi o acústico Mtv, achei incrível porque finalmente tinha visto alguém que tocava sem inverter kkk, mas depois troquei e hj toco como destro. Edgard toca demais
Sou baixista e também toco violão e guitarra sem inverter as cordas, satisfação em conhecer alguém de grande talento que toca dessa maneira, parabéns Edgard!!!
@Scandurra sou seu fã desde sempre e realmente comecei a tocar por influência sua e por incrível que pareça com estória parecida, pois quem tinha violão era meu irmão mais velho e não podia inverter as cordas, aí toco errado até hoje hahaha. Minha banda WRY de Sorocaba abriu pro IRA em Porto Feliz a uns bons anos já. vc foi muito simpático inclusive ficou trocando ideias um tempão com a gente no nosso camarim que era mais um puxadinho atrás do camarim de vcs. Tenho muito respeito e admiração
Sou fã do Edgar e do Ira! Muito legal esse canal. Vou contribuir com uma informação, o Ringo Starr tbm é canhoto, mas ele toca bateria como destro, se perceberem nas viradas que ele faz ele sempre começa com a mão esquerda e parece meio atrapalhado, mas ele fazia tudo certinho.
Eu toco exatamente como vc, tb sou canhoto e toco em violão para destro, foi o jeito que aprendi, porque eu tocava num violão emprestado de um amigo... Então foi o jeito, e até hj toco assim kkk
Faz o programa Edgard!🤩 Sou canhota e TB não inverto as cordas. Sou graduanda em música pela UERN e meu TCC vai abordar processos de aprendizagem instrumental do violonista canhoto, estou tentando melhorar a minha técnica e discutir isso na minha monografia. Grata pelo vídeo, muito bom mesmo! 👏👏👏
Toco o instrumento da mesma forma, quando sair a monografia, compartilhe, se possível, tenho muito interesse no assunto, sou autodidata e entusiasta dessa maneira de abordar o instrumento.
Ótimo programa. Grande scandurra. Cara também sou canhoto e pra tocar violão eu só viro o instrumento e não inverto as co das, pois também aprendi a tocar no violão da minha irmã. Também fiz um levantamento de vários artistas que são canhotos, não só guitarristas mas de baixistas e baterias também.
Assim como vc, toco tambem "de ponta a cabeça". Minha necessidade veio da mesma forma que a sua: amigos tinham instrumentos destro e quando me emprestavam tinha que tocar de ponta a cabeça para não ter que virar as cordas.
Show cara! Sou canhoto e aprendi a tocar com as cordas certas pra mim mas depois aprendi a tocar invertido igual o Hendrix mas porque estava tirando a música ENVELHEÇO NA CIDADE e vi vc tocando assim no Vídeo e achei legal e fui tentando fazer igual.Hoje sei tocar dos dois jeitos mas tenho mais facilidade em solar com as cordas do jeito "padrão".
Eu TB aprendi a tocar assim pela mesma condição. Porém meu pai quem tinha o violão incompatível. Mas comigo é mais ainda rs... Aprendi no violão de canhoto, tocando invertido e depois aprendi a tocar no violão de destro. Hoje toco nos dois, mas sempre na posição de um destro, ou seja, só muda a posição das cordas. Pra quem conhece: Isso se chama "ambidestria verdadeira", quando a lateralidade cerebral não é naturalmente bem definida, o que muita gente confunde com "lateralidade cruzada".
Caramba Edgar, o meu caso é o oposto ao seu, quando comecei a tocar Violão com 16 anos me apaixonei pelo instrumento e me interessei em aprende-lo, porem não tinha violão e um amigo que era canhoto e muito gente boa deixava eu brincar com o dele. Acabei me aprofundando mais e mais pelo instrumento porem da galera só ele tinha violão, e tive que aprender no dele ja adaptado para as condições de canhoto para ele e eu nao podia inverter as cordas pois dava muito trabalho e perdia muito tempo para inverter. A saída foi aprender sendo destro no Violão adaptado para canhoto e assim toco ate hoje dessa forma. Quando pego um violão nas condições de destro normal me atrapalho todo. As pessoas dizem que toco bem violão, mas que sou limitado pq só sei tocar se as cordas estiverem na posição anormal. Racho o bico kkkkkk
Sou destro, aprendi a tocar como destro, mas como meu pai sempre teve violão adaptado para canhoto, aprendi a tocar com as cordas invertidas também, claro, com uma eficiência menor! Belos videos, Edgard! Abraço a todos!
Edgar, eu comprei um violão, em 1971, há 50 anos, e nunca aprendi a tocar direito, só sei algumas posições, acordes. Mas eu faço músicas, gostaria muito que você conhecesse, pelo menos, algumas delas, elas estão no TH-cam no deciocabelo canal, onde tenho 222 vídeos. Edgar gostei muito do seu canal no TH-cam, eu sou seu fã! Muito Obrigado! Valendo Sempre! Décio Cabelo. Em tempo: Eu amo violão!
Grande Edgard! Tem uma lista boa da galera canhota que tocava com as cordas invertidas. Kurt Cobain era um! O Mingal do Ultrage,tanto baixo quanto guitarra ele toca invertido.
Edgard, como sugestão de guitarristas que não invertem as cordas, queria deixar aqui os nomes; Albert King, Doyle Bramhall II, e Eric Gales.. todos do blues, e todos cabreiríssimos!!
cara, isso dá um nó na cabeça de quem toca da forma ortodoxa que vcs não imaginam kkkkkkkkkk. O trabalho nos bordões como faz? O polegar nas primas até dá para entender porque pode funcionar como palheta e tal mas os bordões com vários dedos ali sobrando. No exemplo do Edgard ele tá usando praticamente dois dedos em pinça, mas todos tocam com essa técnica? Acho que não, aí essa parte da mão esquerda é a mais doida. Insano.
Quando era guri eu ficava impressionado vendo Edgard tocar.. Hoje tenho 40 anos e fico impressionado vendo Edgard tocar...
Vc deve estar tocando melhor que ele,MANO,com certeza.
@@valteraugusto6617 a j
2
Kkkk...boa
Incrível sua técnica, não sei se você lembra. Quando o Ira! veio ao Japão, se não me engano em 1995. Depois que terminou o show, eu fiquei conversando com você enquanto a equipe desmontava o palco. Ficamos (pelo que minha esposa contou no relógio) mais de uma hora conversando. Foi uma ótima conversa, inclusive falei que, por você tocar assim, eu sempre te via ao vivo e não conseguia pegar a digitação dos acordes rss. A conversa foi tão boa que você nos convidou para acompanhá-los, me apresentaria toda a banda e ainda me ensinaria algumas "coisinhas" de como tocar suas músicas. Como estava com minha filha de 6 anos, disse que não poderia acompanhar vocês. Tenho o CD exclusivo para a turnê do Japão autografado por vc guardado. Mas sinto um pouco de remorso por não ter ido com vocês pela turnê toda.
Pensar que eu resolvi comprar uma guitarra quando ouvi o primeiro LP do Ira!
Seria incrível se você voltasse pra tocar aqui no Japão.
Um abraço.
Eu lembro, eu era o relógio
@@luis-xg2tq Aí vem o Scandurra e confirma a história. Eu queria ver sua cara se isso acontecesse
@@williamsilva5295 mimimi. Cara. Conhece a internet não? Da um tempo na chatice
@@luis-xg2tq "da um tempo na chatice" você quer dizer de você né?
@@luis-xg2tq Porque o cara ia perder o tempo dele escrevendo uma "mentira" aqui? Seria você um mentiroso que julga os outros à partir de sua conduta?
O pai de Hendrix tbm falava que não ser destro era coisa do capiroto. E realmente tem um diferencial, um charme peculiar mesmo! Muito lindo!
Boa noite Edgard Scandurra. Sou canhoto e um dia, no ano de 2.000 eu trabalhei numa locadora de som e luz num show de vocês em Pirassununga, a tarde na montagem dos instrumentos, eu pedi pra tocar na sua guitarra verde e branca, meu desejo foi realizado, toquei com os Roudes Dias de Luta e Feliz Aniversario, além disso ganhei R$50,00 do produtor gente boa pra por um banner no fundo do palco e um painel acrílico escrito IRA, além disso tive mais um desejo realizado, conhece-los no camarim depois do show e tirei fotos que tenho ate hoje, além disso assisti o show em cima do palco atrás do side, foi um dia muito especial em minha vida, comemorei como presente de aniversario, foi meu assunto durante anos na banca com os amigos, todos fãs do IRA. Foi meu primeiro show trabalhando na locadora, meu primeiro trabalho, esse ato me instigou a continuar trabalhando na locadora e desvendar o universo do Show Bisness, e hoje sou Produtor Técnico e Iluminador Profissional de teatro, musicais e luz pra vídeo, simples gestos seu, de Nazi, dos outros integrantes e da produção, mudou a trajetória de minha vida. Desculpe se toquei na sua guitarra sem sua ordem mas com consentimento do seu Roude da época. Não me tornei guitarrista, sou canhoto e toco na posição normal o violão sem inversão de cordas. Acho que, contando churrascos, chacrinhas, bares, e outros toquei mais de 1.000 vezes Feliz Aniversario e outros sucessos do IRA. Desejo muita saúde, paz em seu coração. Abraço de um fã.
Tb toco desta forma, e toco em instrumentos canhoto tb. Pra nós Canhotos não há tempo ruim, somos intuição. Albert King tb tocava em instrumento Destro.
Esse é o meu caso, toco nas duas versões, cordas invertidas e normais para canhoto! Sucessos!
Fala aí amigo vi q vc também é canhoto, preciso de uma ajudinha um incentivo.
Aqui também! Aprendi violão "ao contrário".
Pepeu toca como destro canhotaço!!!
Eu toco com as cordas invertidas, mas toco em qualquer violão ou guitarra.
Tenho 36 anos. Toco guitarra e violão desde os meus 16 anos. Também sou canhoto, passei pela mesma dificuldade de não ter instrumentos para canhoto, somente destro. Quando vi o Edgard tocando pela primeira vez, foi um divisor de águas na minha vida. Se não fosse o Edgard, teria desistido. Obrigado Edgard por me mostrar o mundo das cordas de forma investida.
@internetextroller4332buguei agora kkkk toca com violão para vinhoto sendo destro.. 😂😂😂 eu achando esquisito querer aprender com violão canhoto sendo canhoto kkk
Sou canhoto e toco violão do mesmo jeito que vc. Desenvolvi esse modo com base na observação e a partir daí criei minhas próprias técnicas. Mas não foi fácil. O que tiro de lição de tudo isso é que, se vc quer de fato aprender a tocar algum instrumento, haverão sempre muitos modos de vc chegar a esse objetivo.
Vdd irmão eu toco assim tbm a mais de 5anos do mesmo jeito que vcs!!
Precosa bate de baixo pra cima? E fazer as notas ao contrario certo?
@@alexandrelavinialala7983 A batida eu faço normalmente de forma invertida tbm, mas tem algumas músicas que faço de cima pra baixo, depende muito de como o som fica melhor. Os acordes são feitos baseados nos acordes para destro, só que de modo invertido.
Kara, eu também sou canhoto e vc foi uma das minhas inspirações pra tocar!! Vc o Kurt Cobain, Jimmy Hendrix...
Comecei muito tarde a tocar violão. Meus pais não tinham condições de investir num instrumento porque tinham outras prioridades. Quando tinha uns vinte anos me deram um violão tonante com um dedo de folga no ultimo traste, fora de escala, não tinha noção do que era afinar um violão, caixa rachada, cordas de 200 anos enferrujadas, não existia TH-cam. Livros de acordes só nas livrarias da capital de Porto Alegre e para complementar a adversidade ainda era canhoto. Na matéria de instrumento era como estivesse no meio do Atlântico com um barquinho a remo no meio de uma grande tempestade com o vento ao contrário de onde tinha que chegar. Tinha todas as ferramentas para desistir. Mas os canhotos tem algo incomum que e a resiliência e a adaptação. Por pura teimosia fui atrás do que precisava ignorando a adversidade! Hoje toco violão sem nunca precisar trocar as cordas e para coroar possuo uma pequena coleção de ótimos violões de qualidade o desafio seria agora de aprender a tocar um violão canhoto mesmo sendo canhoto kkkk
Fico feliz em ver o Edgard na ativa!! Operário (Padrão) do Rock!!!
Kkkkk operário
@@heitormayoral5686, qual a graça?
Oh Edgar, sou canhoto, nasci dia 27 de novembro (aniversário do Jimi Hendrix), e graças a vc toco das duas maneiras de maneiras diferentes, a sonoridade sai diferente da maneira que vc toca, valeu por isso! Um abraço!
Canhoto também?
Pô...q sorte de vcs!!! Eu nasci dia 29/11. Canhoto tbm. Tbm queria ter nascido no dia 27 kkkk
Sim. Tbm sou canhoto, sei tocar dos dois jeitos e a sonoridade, jeito, técnicas, tudo fica diferente.
Sou canhoto e nasci no dia 25/11
Scandurra, sou seu fã! Também sou canhoto mas aprendi a tocar na posição destro (lá em casa também só tinha um violão!). Te vi várias vezes mas uma ocasião em especial foi num show em Petrópolis onde eu moro, pude assistir o show no "gargarejo" e fiquei chapado não só com a sua técnica mas com o som que você tirava da sua Ibañez branca!
Eric Clapton também é canhoto e toca na posição destro!
Acho espetacular a capacidade dos canhotos de adaptação ... além de ser absurdo de difícil , por mais foda que o guitarrista seja .... as notas mudam todas de posição... coisa de extraterrestre rsrsrrs. Galera mas foda que o tanto que esse doido toca é a forma que ele faz pra tocar ..... surreal desafio os destros a fazer igual ... é um em um milhão irmãoooooo
Vendo Vc tocar dessa forma... buga o cérebro da gente.
Eu também sou canhoto e não inverto cordas. Sou violonista de samba e ultimamente estou me jogando pra guitarra.
Adoraria ver um programa sobre isso, inclusive com você dando dicas e mostrando técnicas. O nosso mundo canhoto, de certa forma é um mundo solitário pois temos poucas boas influências. E você é uma delas, com certeza.
Forte abraço e viva a música.
O "Edgardo" toca muito. Lenda do rock nacional
Genial. Scandurra é o gênio da música
Sou canhoto também . Não tive força de vontade p aprender a tocar violão.
Hoje me arrependo.😔
Sempre admirei o Edgard.
Vamos lá Elias. Sem arrependimento. Comece hoje a estudar violão.
Tbem sou canhoto toca violão já uns 13 anos nunca é tarde pra aprender mano
Ontem fui no show do irá folk, e cada vez mais eu me surpreendo com o BB talento do Edgar.... Muito top
Meus parabéns Edgard sempre admirei sua técnica
Tambem toco assim, so que me deu a louca essa semana, depois de 42 com a cordas assim estou tentando mudar, nao é facil mais se Deus quiser irei conseguir, parabéns pelo seu trabalho.
Gosto demais do trabalho do Ira, e do jeito q o Edgar toca. Já vi ele tocando muitas vezes aqui em SP. A última vez eu que eu vi ele foi no Piu Piu. Eu tbm sou canhoto, toca há mais de 25 anos, com o tempo eu tbm aprendi a fazer harmonia com instrumentos destros. Em 2020 com o advento da pandemia comecei a praticar de maneira destra mesmo, como o Stevie Morse e o Kilo Loureiro, que são canhotos mas aprenderam como destro. Confesso q está sendo um processo árduo, é como começar do zero. O Chris Cornell ele era ambidestro, toca dos dois lados. É uma habilidade bastante distinta. Parabéns Scandurra, pelo seus talento artístico.👏👏👏👏
Você criou uma sonoridade única!
Massa demais
Edgard me influenciou demais
Aprendi no violão do meu irmão destro
E hoje mais de 20 anos depois continuo tocando assim
Me divirto com isso
As pessoas piram, ficam confusão
Me identifico demais
Cara, identificação total neste video, sou canhoto, e apesar de ter um violão para canhoto mesmo(lefthand), mas toco nas duas versões, cordas invertidas e normais para canhotos, pois até comprar o que tenho agora, só encontrava violões para destros, e no seu video, uma rebuscada histórica de violonistas canhotos, mostrar essa mulher, Elizabeth Cotten, tocando o som que caracterizou o Chet Atkins, e um dos melhores na atualidade, o Doyles Dykes, foi demais além é claro, de mostrar o grande Dick Dale, temos tambem um grande nome, o Canhoto da Paraíba, enfim nossa confraria de violonistas canhotos merece sim um capitulo, capitaneado por um grande guitarrista: Voce mesmo! Estou aguardando, sucessos!
Bom dia! Obrigado, sem dúvida uma grande matéria feita por vc, cara toco desde os 15 anos, hj tenho 42, sou destro, sofri um acidente com uma maquita de cortar madeira, na mão esquerda no 4 dedo o dedo q uso aliança de casamento, não perdi o dedo mas perdi a articulação, meu dedo nunca mais vai dobra e vou ter q virar canhoto pra tocar com as cordas invertidas, mas cara ... Tá osso é muito difícil amigo ... Tô quase achando q a música pra mim acabou. Obrigado pela matéria sua e um abraço.
Scandurra é um dos heróis nacionais da guitarra, uma lenda
Tô viciado nesse canal
Sou canhoto e toco sem inverter as cordas do violão!
A mizinha fica na parte de cima!!!
Mas GRAÇAS À DEUS,eu aprendi!!!!!
Tenho um amigo de infância q toca como vc. E canhoto e aprendeu sem inverter as cordas, e toca muito meu amigo irmão Andrezinho
Olá Scandurra! Não deixa morrer essa ideia de fazer um programa sobre a sua forma de tocar não. Eu toco assim também e quase não existe conteúdo sobre isso na internet. E não vejo outra pessoa com mais propriedade pra falar sobre isso que você! 🙂
Sucesso e paz pra você!
Grande abraço!
eu toco ukelele de ponta cabeça
Também toco dessa forma Edgard. Você foi uma influência.
Meu pai é canhoto e aprendeu a tocar violão destro sozinho já com seus quase quarenta anos de idade, só com aquelas revistinhas antigas. Lembro que ele comprou um violão azul, a qual o batizou de trovão azul, rsrs. Eu sou ambidestra para escrever, mais o único intrumento que eu sei tocar são os snujs ( simbalos de metal ) muito usados nas músicas árabes, bem semelhantes as castanholas. Na música Kashmir do Led Zeppelin com a Orquestra do Cairo, tem um músico que toca lindamente esse instrumento. Agora só como a mão esquerda só sei tocar campanhia mesmo, rsrs
Baita guitarrista, compositor, uma verdadeira lenda do Rock Brazuca! Vida longa Scandurra!!
Sou muito fã do Edgard ! Descobrir esse canal hoje foi pra ganhar o sábado.
Obrigado. Sou seu fã. Meu sobrinho é canhoto vou incentivar a tocar desse jeito. Pois assim quando ele for adulto e pós pandemia tocará em qualquer instrumento
Edgard vc é monstro sagrado das cordas,sou seu fã e já fui em vários shows seus, inclusive os primeiros na praça do relógio.Sou um inscrito do seu canal, forte abraço!
Eu toco assim também!!!!
Claro que não chego nem aos pés do mestre Scandurra, mas comecei tocando desse jeito pelo mesmo motivo que ele. E todo lugar que toco hoje em dia o pessoal fica super curioso kkkkkkkkk.
Mandei uma mensagem pra você no Facebook exatamente para publicar algo relacionado a essa técnica. Mandei em 2013. Agora é que está respondido!
Fala amigo Edgar! Eu também sou canhoto no mesmo modo de só pegar o instrumento e vira pro lado! E você foi umas das minhas inspirações para aprender na guitarra! Eu sempre ficava vendo o show do ira no mixto quente. Como você disse isso dá um grande charme em tocar!
Vida longa ao Edgard e ao Ira!
Poxa, Edgard. Tô curtindo muito o teu canal. Sou fã do IRA! há tempos. Sou do Rio de Janeiro. Lembro até hoje dá primeira vez que vi vocês e foi num show no Estádio de Remo da Lagoa, era um festival com diversas bandas, acredito que lá pelos idos de 84, 85. Foi algo muito impactante. Era como estar diante de uma banda nacional que tinha toda uma carga de influencia do The Who, do The Jam, dos Beatles, pegada ao mesmo tempo punk, enfim, puro deslumbramento. Nunca tinha ouvido falar sobre a banda, mesmo começando a ouvir a Rádio Fluminense FM. Me tornei fã de imediato, man! Sucesso pro canal.
Sou canhoto mas toco guitarra na base destra normal, pois meu primeiro prof. Tinha preguica de inverter, hoje eu o agradeco
Showwww tenho dificuldade em aprender por ser canhota e acabei desistindo. É bom aprender sem inverter pq vc naonse limita em usar só o seu violao, está numa roda de amigos quer tocar pode pegar de qualquer pessoa.
Edgar, fala um pouco do Festival de Verão que o Ira participou aqui em Recife. Vou arriscar o ano: 2004 ou 2005. Nessa edição teve: Barão Vermelho, Charlie Brown Jr, Ivete Sangalo e Biquíni Cavadao. Foi inesquecível pra mim. Meu primeiro show do Ira!
Tenho você desde sempre como referência. Sempre que pegava algum instrumento de algum amigo eu tinha que inverter as cordas. Em dado momento eu pensei; foda-se eu vou aprender a tocar ao contrário. O legal é que a primeira música que EU aprendi foi Feliz Aniversário do Ira ! Aí eu vi que era possível e estou nessa até hoje. :)
Eu admiro, inclusive meu amigo Carlinhos do P.O.Box é canhoto e toca com as cordas invertidas.
Sou canhoto e me indicaram seu canal
E foi um belo a achado
Eu toco que nem você Edgar. Com as cordas invertidas .E eu venho do Punk Hardcore. E faz uns vinte e cinco anos que sempre digo a mesma coisa: olha até hoje a única pessoa que eu vi que toca que nem eu é o Edgar Scandurra. Bom demais e obrigado por me fazer entender que é possível tocar do jeito estranho da gente.
Tenho 14 anos sou canhoto e toco o violão do mesmo jeito do moço do vídeo,sem inverter corda nem nada,toco fingerstilyle
Sou canhoto igual a vc cara não toco muito mas gosto acho um charme também. E caras como vc serviram de inspiração pra mim não inverter as cordas
Sempre fui admirador do scandura, lembro dos primórdios do IRA ele com um Ibanez Roadstar e depois uma fender strato verde muito show, um dos poucos guitarristas 80 que me chamam atenção
Vou piorar a situação, sou destro, toco violão de destro mas como canhoto. Nunca tive dificuldades anormais pra aprender as musicas, interpreto de Villa-Lobos a João Gilberto sem problemas, um dos maiores guitarristas que já conheci também tocava assim, mas meus amigos ainda me acham estranho
Tbm sou destro, porém toco como canhoto, é meio esquisito msm se parar pra pensar mas é mtt costume envolvido kkkk
Minha situação foi igual à sua Edgar. Meu irmão é destro e sou canhoto, tive q aprender assim kkk
Comecei a tocar assim por causa de você quando vi o acústico Mtv, achei incrível porque finalmente tinha visto alguém que tocava sem inverter kkk, mas depois troquei e hj toco como destro. Edgard toca demais
Sou baixista e também toco violão e guitarra sem inverter as cordas, satisfação em conhecer alguém de grande talento que toca dessa maneira, parabéns Edgard!!!
é Isso aí.... #tamujunto Os Canhotos vão dominar o Mundo !!!!!
Boa scandurra ! Vc é fera aqui no Brasil temos outro virtuose tb que toca com as cordas invertidas, o Canhoto da Paraiba
Eu não conheço ninguém que toque desse jeito. Na cidade que eu moro, só tem eu. As pessoas acham estranho, mas é todo um charme.
Até que enfim achei um canhoto que so vira de lado o violão muito barabens
@Scandurra sou seu fã desde sempre e realmente comecei a tocar por influência sua e por incrível que pareça com estória parecida, pois quem tinha violão era meu irmão mais velho e não podia inverter as cordas, aí toco errado até hoje hahaha. Minha banda WRY de Sorocaba abriu pro IRA em Porto Feliz a uns bons anos já. vc foi muito simpático inclusive ficou trocando ideias um tempão com a gente no nosso camarim que era mais um puxadinho atrás do camarim de vcs. Tenho muito respeito e admiração
O Seal também toca dessa forma, acho muito bacana
Sou fã do Edgar e do Ira! Muito legal esse canal. Vou contribuir com uma informação, o Ringo Starr tbm é canhoto, mas ele toca bateria como destro, se perceberem nas viradas que ele faz ele sempre começa com a mão esquerda e parece meio atrapalhado, mas ele fazia tudo certinho.
Mto top. O mundo não foi pensado pro canhoto. Por isso nós nos adaptamos e nos superamos. Show a idéia de continuar nesse tema. Grande abraço
Adoro Ira !
ÓTIMO TEMA MESMO! 🔥🎶🎸🖤 Que lindo o som dessa Elizabeth Cotten, não conhecia!!! 😍😍😱😱😱💗 E VIVA AOS CANHOTOS!!!💗🎶
Eu toco exatamente como vc, tb sou canhoto e toco em violão para destro, foi o jeito que aprendi, porque eu tocava num violão emprestado de um amigo... Então foi o jeito, e até hj toco assim kkk
Faz o programa Edgard!🤩 Sou canhota e TB não inverto as cordas. Sou graduanda em música pela UERN e meu TCC vai abordar processos de aprendizagem instrumental do violonista canhoto, estou tentando melhorar a minha técnica e discutir isso na minha monografia. Grata pelo vídeo, muito bom mesmo! 👏👏👏
Toco o instrumento da mesma forma, quando sair a monografia, compartilhe, se possível, tenho muito interesse no assunto, sou autodidata e entusiasta dessa maneira de abordar o instrumento.
@@daniel100256 só me passar seu email q eu compartilho sim! 🤗
Ótimo programa. Grande scandurra. Cara também sou canhoto e pra tocar violão eu só viro o instrumento e não inverto as co das, pois também aprendi a tocar no violão da minha irmã. Também fiz um levantamento de vários artistas que são canhotos, não só guitarristas mas de baixistas e baterias também.
Assim como vc, toco tambem "de ponta a cabeça". Minha necessidade veio da mesma forma que a sua: amigos tinham instrumentos destro e quando me emprestavam tinha que tocar de ponta a cabeça para não ter que virar as cordas.
Músico sensacional. Marcou minha vida desde adolescência até hoje nos meus 50 anos. Com certeza não envelhecemos, sempre seremos jovens!
Show cara! Sou canhoto e aprendi a tocar com as cordas certas pra mim mas depois aprendi a tocar invertido igual o Hendrix mas porque estava tirando a música ENVELHEÇO NA CIDADE e vi vc tocando assim no Vídeo e achei legal e fui tentando fazer igual.Hoje sei tocar dos dois jeitos mas tenho mais facilidade em solar com as cordas do jeito "padrão".
Coco montoya, eric gales, doyle bramhall II, albert king tb aprenderam a tocar assim, acho massa
Cara, você é muito, mas muito bom.
0:11 ... até hoje as tias, principalmente as do Zap, falam que ser canhoto é coisa do capeta.
Eu TB aprendi a tocar assim pela mesma condição. Porém meu pai quem tinha o violão incompatível.
Mas comigo é mais ainda rs...
Aprendi no violão de canhoto, tocando invertido e depois aprendi a tocar no violão de destro.
Hoje toco nos dois, mas sempre na posição de um destro, ou seja, só muda a posição das cordas.
Pra quem conhece: Isso se chama "ambidestria verdadeira", quando a lateralidade cerebral não é naturalmente bem definida, o que muita gente confunde com "lateralidade cruzada".
Irmão sou seu Fã e te admiro, mas como cigano que sou n podia deixar de falar os gipsy kings tbm tocam assim é incrível lindo demais
Jóia rara!
Espetacular!
Tbm toco assim mestrão!
Caramba Edgar, o meu caso é o oposto ao seu, quando comecei a tocar Violão com 16 anos me apaixonei pelo instrumento e me interessei em aprende-lo, porem não tinha violão e um amigo que era canhoto e muito gente boa deixava eu brincar com o dele. Acabei me aprofundando mais e mais pelo instrumento porem da galera só ele tinha violão, e tive que aprender no dele ja adaptado para as condições de canhoto para ele e eu nao podia inverter as cordas pois dava muito trabalho e perdia muito tempo para inverter. A saída foi aprender sendo destro no Violão adaptado para canhoto e assim toco ate hoje dessa forma. Quando pego um violão nas condições de destro normal me atrapalho todo. As pessoas dizem que toco bem violão, mas que sou limitado pq só sei tocar se as cordas estiverem na posição anormal. Racho o bico kkkkkk
Sou destro, aprendi a tocar como destro, mas como meu pai sempre teve violão adaptado para canhoto, aprendi a tocar com as cordas invertidas também, claro, com uma eficiência menor! Belos videos, Edgard! Abraço a todos!
Sou canhoto só pra jogar bola......cara faça um programa ( video) vc e o Marcinho Eiras.....pitz vcs tem muita história....abraços!!!
Vc devia fazer um vídeo sobre sua Fender verde!!! Abraço
Sempre quis saber, a resposta é bem mais simples que eu imaginava.
Sou seu inscrito sou iniciante! E toco assim também! Um dia vou ser um profissional!
Sou fã do ira por causa de você, você toca e canta de mais 👍👍👍👏👏👏👏👏
Edgar, eu comprei um violão, em 1971, há 50 anos, e nunca aprendi a tocar direito, só sei algumas posições, acordes. Mas eu faço músicas, gostaria muito que você conhecesse, pelo menos, algumas delas, elas estão no TH-cam no deciocabelo canal, onde tenho 222 vídeos. Edgar gostei muito do seu canal no TH-cam, eu sou seu fã! Muito Obrigado! Valendo Sempre! Décio Cabelo. Em tempo: Eu amo violão!
Sem palavras pra descrever Edgar simplesmente genial como musico e como pessoa tenho prazer de trabalhar proximo ao meu idolo !
Edgar você é muito foda
Não vi uma citação sequer do mestre brasileiro Canhoto da Paraíba, um gênio pesquisem.
Legal pra caramba
Edgard é sempre muito som!!! Que bom falar sobre isso, sempre tive essa curiosidade.
aprendi a tocar da mesma forma pelo mesmo motivo! Obrigado por ser uma ótima influência musical, Scandurra!
Grande Edgard!
Tem uma lista boa da galera canhota que tocava com as cordas invertidas.
Kurt Cobain era um!
O Mingal do Ultrage,tanto baixo quanto guitarra ele toca invertido.
so que o kurt invertiam as cordas,mas tem o Zezé de Camargo ,ele não inverte
Esse cara é foda .vi ele tocar em Americana.
Muito bacana.
Querido Edgar sou destro e toco muito bem.
O que me atrapalha são as cordas.
😎
que legal!
Edgard, como sugestão de guitarristas que não invertem as cordas, queria deixar aqui os nomes; Albert King, Doyle Bramhall II, e Eric Gales.. todos do blues, e todos cabreiríssimos!!
cara, isso dá um nó na cabeça de quem toca da forma ortodoxa que vcs não imaginam kkkkkkkkkk. O trabalho nos bordões como faz? O polegar nas primas até dá para entender porque pode funcionar como palheta e tal mas os bordões com vários dedos ali sobrando. No exemplo do Edgard ele tá usando praticamente dois dedos em pinça, mas todos tocam com essa técnica? Acho que não, aí essa parte da mão esquerda é a mais doida. Insano.
os canhotos são valentes! Conseguem viver perfeitamente e se destacam em um mundo feito para destros!