Hendrix explorou coisas indesejadas, como a microfonia, usou a alavanca, o overdrive e transformou o palco em uma "massa sonora" incrível. Usou a pentatônica com extremo bom gosto ( vide Red House no Woodstock ). A guitarra era uma extensão de seu corpo, coração e mente. Um dos poucos que fez o instrumento "falar" literalmente! Gênio eterno!
Excelente lista, costumo colocar o Page no topo da lista porque ele realmente não era dos melhores tecnicamente, mas diferente de todos os outros mais seu conhecimento com produção Page entregava um "produto" musical como ninguém, eram obras de arte, não apenas uma música com guitarra, vide The Song Remains the Same.
Incrível! Ontem, vendo Joe Satriani no Canalbis, pensei nos maiores guitarristas e comecei a lista com 4 Jotas: Hendrix, Page, Beck e Satriani.
3 ปีที่แล้ว +14
Edgard vc é um cara muito massa, com e sem a guitarra empunhada!!! Muito obrigado pelo legado, não sei o que seria de mim sem o Ira! ! Aquele abraço................
Grande Edgard! Lenda viva! Se vc fizer mais um video falando de guitarristas gostaria que vc falasse um pouco da Nancy Wilson se possivel. Abraco daqui da Inglaterra.
Os J's são básicos em muitas listas. Até nas minhas... Fico feliz em ouvir o Edgard comentando sobre Townshend e Andy Gil porque eram guitarristas mais rítmicos. Claro que solavam, mas de outro jeito... São causa e consequência da guitarra no punk. Alguém aí percebeu a predominância das Stratocaster nas influências?
Está aí um canal de um cara que vale a pena a inscrição! Fico viajando aqui....imagina se o cenário do rock brasileiro nos anos 80 fosse um cenario rock and roll com guitarras realmente se sobressaindo no som das bandas, o Edgar que já se destacou e se destaca teria sido maior ainda, mas os anos 80 foram aquele pop rock nacional brabo.... Parabéns ao Scandurra!
Você tá na minha lista de cinco guitarristas que me influênciam, Edgard ! Seu canal tá maravilhoso, parabéns ! Faz um vídeo sobre seus livros e filmes favoritos
Exatamente, tem grandes e extraordinários guitarristas cada um com seu estilo. Porém, pra mim são referências de estilo o Hendrix, Jimmy Page, Frank Zappa. E claro, apaixonada com John Frusciante, que teve como referências esses mestres. Dentre eles não consigo classificar em primeiro, segundo e terceiro lugar, estão todos no mesmo patamar. Um pódio só de primeiros lugares para todos eles! Pensaaa, Jimmy Page em Kashmir com a Orquestra do Cairo fez um solo de sitar indiano na guitarra e Jon Frusciante solou um violino em don't forget me in live. É extraordinário isso!
Esteve pouco no mundo, mas viveu intensamente . Fez-se notar e perpetuou . O lance do canhoto é um elo seu com Hendrix . Vou aprender muito com suas influências, quando vc falar deles vou saber 👏👏👏👏👏
Quem tem acesso ao spotify (nao trabalho pros caras, pra deixar bem claro) vai se surpreender com a quantidade de material postumo do Jimi Hendrix, e o que espanta eh a qualidade desse material.
Um monstro da guitarra!!! Grande Edgar...te acompanho desde os tempos de Mercenárias e Ultraje!! Faço reverência! Gênio!!! Obrigado por tudo que fez e faz pelo rock!!!!
O Ira! era visto por muitos nos anos 80 como uma banda que ia na linha mais do The Who, até pelas harmonias vocais do Nasi com o Scandurra, muito parecido com Towshend e Daltrey, e todo o discurso deles sobre o mod. Sempre que eu vejo o Scandurra tocar eu me lembro do Pete Towshend, e isso não é nada ruim. Mas o Edgard com certeza tem assinatura própria, ao contrário dos guitarristas virtuosos que só ficam punhetando o instrumento, o Edgard é um verdadeiro artista.
Ele tmb está entre os meus favoritos. Já qto a isso de virtuosismo... sei não, viu. Já no The Police ele tem momentos que... haja dedos e articulação para reproduzir as passagens que ele construiu, imagina então as participações dele no campo do Jazz. Mas se por virtuosismo se entender apenas à velocidade supersônica de escalas... ai pode ser que o A. Summers não se enquadre
Meu primeiro show de rock aos 13 anos foi do Ira, cara que loucura, um álbum que curto muito escutava todos os dia era o Ira 7, fala ae Edgar em haio silver têm um pouquinho de yarbirds(train kept rollin)? Hahaha
Olá Edgar tudo bem bela lista. E parabéns pela apresentação na virada cultural junto com o billy cox até hoje foi um dos melhores dias da minha vida. Valeu 👍
Os três primeiros mencionados seus, também são os meus. Um porque a história da guitarra é antes e depois dele. O segundo porque fez parte de uma banda que ouço com qualquer humor. Meu cachorro se chama Jimmy por conta dele. E o Beck porque é um extraterrestre comparado com muito guitarrista renomado. Ah, e ele também faz aniversário no mesmo dia que eu e Lionel Messi. Rsrsrs...
Por um momento, achei que não ia falar do Pete Townshend, afinal o Ira! tem também uma grande influência do Who, basta ver a capa de 'Vivendo E Não Aprendendo' e Pete é o meu guitarrista favorito, e 'Quadrophenia' é o uma obra prima do rock! Recentemente, encontrei em um sebo o disco de vinil do primeiro álbum do Scandurra muitoa anos depois de uma amiga tocar o cassette original para mim. É um dos meus álbuns favoritos. Trabalhei na Estação Primeira FM de Curitiba e um dos shows mais memoráveis foi o comemorativo de 2 anos da emissora em 1988. Por problemas de tráfego aéreo, o Ira! se atrasou e chegou apenas de madrugada. Ninguém da plateia se retirou do ginásio mesmo depois que as outras bandas pararam de tocar. Eu fui designado como "roadie" improvisado e Scandurra me deixou responsável em cuidar de sua guitarra elétrica Fender 12 cordas. Ele me disse: "Quando eu vier na sua direção, me joga a guitarra! Nasi subiu no palco e foi logo entoando 'Envelheço Na Cidade' e a plateia cantava junto enquanto os outros membros da banda iam plugando os instrumentos. Foi uma noite mágica. Nasi me disse disse que muitas vezes ficavam horas passando o som e não ficava bom e naquela noite estava perfeito! Scandurra não me pediu a guitarra.
Ira na pedreira em curitiba no festival do rock foi alucinante ! Muita saudade te ho certeza q logo volta ao normal e todos podemos sair por ai fazer oq nos faz feliz
Sua lista é praticamente a minha. Não na mesma ordem e ao invés do Andy Gill (não conheço a obra) eu coloco o Clapton. Falando em Hendrix, na minha humilde opinião, você foi a salvação do show do Billy Cox na Virada Cultural. Também assisti você com o Marcos Ottaviano no Bona. Sensacional!
Olha para quem toca guitarra e não ouviu Hendrix qdo ele se deparar com esse gênio ele jamais será o mesmo ele não foi minha influência mais qdo escutei voodoo Child no Woodstock eu jamais fui o mesmo eu comecei a tocar guitarra por causa do Gary moore no flash back still got the blues foi hipnotizante aquele solo gigante depois sua voz soava triste e entrava a guitarra adoro os solos do Gary
Top demais! Obrigado por compartilhar um pouco de sua vida musical Com a gente! O solo daquela música flerte fatal é um dos mais irados que ouvi dos seus! Abraço
Me inscrevi. Jimão na primeira citação...fiquei feliz :) Well...eu arranhava uma guitarra e arranho até hj na metade dos anos 1980. Lembro que conversando na praia me foi dito que o Edgard era o melhor guitarrista. Um amigo tinha ido a um show (no Rio) e disse que nunca tinha vista algo assim. Me inscrevi! Viva a música!!!
Sabe q eu primeiro conheci o Ira! e só anos depois me apaixonei pelo Who haha. Aí eu disse para um amigo: "Nossa, parece Ira!" Era novinha e totalmente ignorante sobre rock. Hj sou um pouco menos ignorante, mas ainda louca por Ira! e The Who.
The Woo - Opera Tommy......vc foi fundo agora rsrs....bons tempos......bom quanto aos guitarristas sei q é muito difícil escolher mas pra vc pareceu muito fácil e deu nomes de verdadeiros gênios, mas o q vc acha do Mark Knopfler? Gostaria muito da sua opinião. Grande abraço!!
Na estetica de desconstrucao pos punk tem o guitarrista da Siouxsie em fireworks ruidos maravilhos essa mulher e foda demais ate hoje tudo muito original com na conversa no Jools holand.
Realmente se perguntarem de novo ele vai ter uma lista diferente...uma vez li uma entrevista dele na guitar player e ele citava santana, pete townshend e eric clapton (na epoca ele ate usava una fender clapton signature verde)
Como era a relação com os demais músicos dos Anos 80? Eu sempre achei que o Augusto Licks dos Engenheiros foi um dos grandes guitarristas dessa geração e tinha um jeito muito particular de tocar, mas em uma entrevista em 96 o Gessinger líder dos Engenheiros disse que os anos 80 só formaram dois grandes músicos: Edgard Scandurra e João Barone. Deixou de fora o próprio guitarrista e colocou um de outra banda como o melhor. Era uma guerra de Egos ou tinha amizade com as outras bandas?
Excelentes considerações que só podiam vir de uma grande guitarrista. Além de concordar que Hendrix e Page tenham sido os responsáveis por toda a sonoridade atual das guitarras que os sucederam - Hendrix em seus voos individuais e Page levando a banda a voar com ele também. Hendrix o inovador e criador da figura do Guitar Hero. Townshend um injustiçado na listas de melhores e Jeff Beck sensacional. Não conhecia muito o trabalho de Andy Gill, mas talvez me falte mais estudo para compreender sua inclusão. Excelente Edgard, pela coerência sem buscar agradar a massa na sua consideração do melhores. Você já agrada quando toca!
Foi legal o Edgar tocar nesse assunto. Vou dizer umas coisas aqui (vai que lê 😃). Talvez eu diga mais sobre isso em outra postagem, mas a verdade é que muito da música que me fascinou, que me fez querer a música permanentemente em mim, veio de uma forma não tão comum para a geração de São Paulo (e do Rock Nacional, de forma geral). Morando na periferia, ouvia a música que outros ouviam por meio do "som alto". E como era criança e frequentava a casa de alguns coleguinhas, dava pra ver, algumas vezes, quais eram os discos que tinham as músicas que eu ouvia e não tinha a menor ideia de quem cantava, até começar a ver o tal "Cassino do Chacrinha" (mencionado pelo Edgar num vídeo passado). Da mesma forma que a aconteceu com a música "Flores em Você", eu descobri que era esse grupo que cantava aquela música do disco "Over Doze" (que tinha aquela música "eu quero lutar, mas não com essa ...", cuja a letra eu só fui entender muito tempo depois, pois, sendo eu criança, ouvindo de tabela, sem disco e sem nada, pensava que era "eu quero lutar, mas não com essa safada" 😅😆(até hoje eu dou risada disso)). Enfim... Mas sobre o vídeo de hoje, todos esses nomes que influenciaram o Edgar vierem muito depois de eu já me amarrar em Rock Nacional. Daí, quando pensava em tocar guitarra, minhas referências viam do Rock Nacional, que, para mim, não deixava desejar em nada quanto ao Rock Internacional, pois gostava da música pela canção, mais do que pela grandiosidade de algum guitarrista. Acho que os bons guitarristas são aqueles que dão brilho às boas canções. Ou seja, sou muito influenciado pelos "guitarristas compositores", onde um solo de guitarra é o clímax de uma grande canção. Acho que o Edgar é um guitarrista nessa linha. Dá para pensa-lo como exímio, mas nunca descola-lo da composição e tudo o que envolve o acabamento de uma canção (letra, métrica, harmonia, arranjo, solo, etc.). Como ele deve imaginar, sua trajetória artística como guitarrista deve ter influenciado um monte de gente bacana também. O Edgar é um dos guitarristas da "minha banda perfeita" (tá bom, versão nacional, vai (pra ser justo e continuar o assunto de forma bem empolgada com numa roda de amigos)). Bacana. Que venham mais vídeos. 👍
@@rodrigosobrosa4028 Rsrsrsrs. Depoimento legal, legal mesmo. Mas a questão de "gosto" é sempre complicada e problemática (pelo menos a nível de conversa informal, academicamente o "gosto" se discute e muito). Mas isso de "Rock Nacional não deixar nada a desejar qto ao Rock Internacional"... sei não, viu. Muito, ou a maioria, do que era chamado de 'Rock Nacional" nos 80 nem era rock, era "Pop" e boa parte das bandas (não todas, claro) quando não oportunistas eram de nausear as tripas. Talvez o problema seja esse: pq banda de "Rock-Nacional" precisa ou necessita se comparar às de fora? Seria mais importante "querer parecer algo" ao invés de "ser algo"?
@@robinsonpicante9118 pq o rock foi criado fora, nos EUA. Se alguém do Japão (e tem, hein) for gravar Bossa Nova, será comparado com os artistas de Bossa daqui. Da mesma forma q se alguém aqui gravar fado...será comparado com artistas portugueses.
@@rodrigosobrosa4028 Será mesmo brother? No Japão se faz samba, inclusive fazem desfiles com direito a passistas, blocos e tudo mais. Mas vamos por parte: o Alpha Blondy é africano e faz reggae, mas ninguém fica nessa se o reggae africano "é tão bom qto o...", já o "Messer Chups" é banda russa que faz surf-music e ninguém fica comparando se a surf deles "é tão boa qto a...", temos tmb o Metal noruegués que abriu caminho próprio e ele influencia já tendo saído do limbo de ser influenciado. Mas ai temos o "Greta Van Fleet" que quer parecer mesmo o Led Zeppelin e então, fatalmente, termina sempre sendo comparado. Ou seja: o problema mesmo pode estar no "querer parecer" ao invés de "ser".
Dessa lista eu colocaria do Keith Richards no lugar do Jeff Beck. E como bônus o Slash. Com exceção do Hendrix, que fez sucesso primeiro na Inglaterra mas era americano, todos outros são ingleses!
Tommy marcou minha história. Vi no cinema em 1976. Não tive coragem de ver The Who ao vivo no Palmeiras. Tive medo de ter um ataque cardíaco. Eu era muito fã. Comprei o ingresso mas travei na hora de entrar na arena Allianz. 🙄🤕🤔
Edgar, aos 16 anos, em 1971, há 50 anos, eu comprei o meu primeiro violão e, INFELIZMENTE, nunca aprendi a tocar direito, só algumas posições, uma meia dúzia de acordes, mas eu faço músicas, tenho no TH-cam no deciocabelo canal, 222 vídeos. Seria uma homérica HONRA receber a sua visita! Eu sou seu FÃ! E termino dizendo que mesmo sem saber tocar: Eu amo violão! Eu amo 'pinho'! Muito Obrigado! Valendo Sempre! Compositor e cantor 'Décio Cabelo'. (DC)
Hendrix explorou coisas indesejadas, como a microfonia, usou a alavanca, o overdrive e transformou o palco em uma "massa sonora" incrível. Usou a pentatônica com extremo bom gosto ( vide Red House no Woodstock ). A guitarra era uma extensão de seu corpo, coração e mente. Um dos poucos que fez o instrumento "falar" literalmente! Gênio eterno!
Scandurra imita Hendrix na cara dura! Hendrix é o CARA MESMO!!
Andy Summers… levou os timbres de guitarra à outro patamar… deixou o silêncio ser ouvido
05:19 a influência foi tanta que até o olhar é parecido ahahauhaheaueauhheah
Edgar, eu amo muito você! Desde a minha infância, você sempre foi o maior guitarrista do brasil. Você é um ser humano incrível ❤
Jimi Hendrix foi um cometa que passou por essa terra e deve estar seguindo pelo universo, encantado outros planetas com sua forma de tocar
Concordo em número, gênero e grau, não é a toa que Edgard está entre os maiores.
Excelente lista, costumo colocar o Page no topo da lista porque ele realmente não era dos melhores tecnicamente, mas diferente de todos os outros mais seu conhecimento com produção Page entregava um "produto" musical como ninguém, eram obras de arte, não apenas uma música com guitarra, vide The Song Remains the Same.
Incrível! Ontem, vendo Joe Satriani no Canalbis, pensei nos maiores guitarristas e comecei a lista com 4 Jotas: Hendrix, Page, Beck e Satriani.
Edgard vc é um cara muito massa, com e sem a guitarra empunhada!!! Muito obrigado pelo legado, não sei o que seria de mim sem o Ira! ! Aquele abraço................
Grande Edgard! Lenda viva! Se vc fizer mais um video falando de guitarristas gostaria que vc falasse um pouco da Nancy Wilson se possivel. Abraco daqui da Inglaterra.
Este canal é um presente pra quem cresceu ouvindo Ira! - minha banda nacional favorita desde sempre, amor eterno mesmo!
Jeff Beck é um ser de outro planeta. Incomparável.
Os J's são básicos em muitas listas. Até nas minhas... Fico feliz em ouvir o Edgard comentando sobre Townshend e Andy Gil porque eram guitarristas mais rítmicos. Claro que solavam, mas de outro jeito... São causa e consequência da guitarra no punk.
Alguém aí percebeu a predominância das Stratocaster nas influências?
Edgard é um dos grandes também, está nesse patamar sem exagero.
O Grande guitarrista é aquele que marca uma geração, Edgard Scadurra marcou a sua!
Muito bom !!!
Está aí um canal de um cara que vale a pena a inscrição!
Fico viajando aqui....imagina se o cenário do rock brasileiro nos anos 80 fosse um cenario rock and roll com guitarras realmente se sobressaindo no som das bandas, o Edgar que já se destacou e se destaca teria sido maior ainda, mas os anos 80 foram aquele pop rock nacional brabo....
Parabéns ao Scandurra!
Você tá na minha lista de cinco guitarristas que me influênciam, Edgard ! Seu canal tá maravilhoso, parabéns ! Faz um vídeo sobre seus livros e filmes favoritos
Você é um grande herói da guitarra.
Sou teu fã!!!!
Excelente meu amigo... também curto muito todos esses que vc citou,salve o bom e velho rock in roll.🤓👍
Exatamente, tem grandes e extraordinários guitarristas cada um com seu estilo. Porém, pra mim são referências de estilo o Hendrix, Jimmy Page, Frank Zappa. E claro, apaixonada com John Frusciante, que teve como referências esses mestres. Dentre eles não consigo classificar em primeiro, segundo e terceiro lugar, estão todos no mesmo patamar. Um pódio só de primeiros lugares para todos eles! Pensaaa, Jimmy Page em Kashmir com a Orquestra do Cairo fez um solo de sitar indiano na guitarra e Jon Frusciante solou um violino em don't forget me in live. É extraordinário isso!
Eu também sou guitarrista e o meu ídolo é o Mark knopfler adorei o vídeo do Edgard scandurra
Direvstreet
Edgar scandurra gostaria que vc falasse do maior compositor do mundo de todos os tempos Bob Dylan
A bandeira Paulista na parede é linda !
A bandeira do nosso estado e a mais bonita
Amo o estado de São Paulo nassi aqui e aqui vo more
@@ivomelo4198 orgulho de ser paulista !
Scandurra cultua a bandeira do PT
Esteve pouco no mundo, mas viveu intensamente . Fez-se notar e perpetuou . O lance do canhoto é um elo seu com Hendrix . Vou aprender muito com suas influências, quando vc falar deles vou saber 👏👏👏👏👏
Marknofler, Hendrix, Dimebag,Brian May e Pepeu Gomes.
Marknopflerjimyhendrix
Edgard, foi por sua causa que eu comecei a tocar guitarra. Você, Ritchie Blackmore e Dave Murray. Tenho uma Strato por conta daquele ao vivo MTV.
Dee purpo
Agora minha influência e vc meu truta vc toca muito inspiração psicodélica da musica vida longa pra vc meu mestre
Quem tem acesso ao spotify (nao trabalho pros caras, pra deixar bem claro) vai se surpreender com a quantidade de material postumo do Jimi Hendrix, e o que espanta eh a qualidade desse material.
Sua lista e muito top boas influências como musicos
Boa lista....... e que frase sintomática " eu toco graças às minhas influências "
Um monstro da guitarra!!! Grande Edgar...te acompanho desde os tempos de Mercenárias e Ultraje!! Faço reverência! Gênio!!! Obrigado por tudo que fez e faz pelo rock!!!!
O Ira! era visto por muitos nos anos 80 como uma banda que ia na linha mais do The Who, até pelas harmonias vocais do Nasi com o Scandurra, muito parecido com Towshend e Daltrey, e todo o discurso deles sobre o mod. Sempre que eu vejo o Scandurra tocar eu me lembro do Pete Towshend, e isso não é nada ruim. Mas o Edgard com certeza tem assinatura própria, ao contrário dos guitarristas virtuosos que só ficam punhetando o instrumento, o Edgard é um verdadeiro artista.
me lembrei do Andy Summers do Police, não pelo virtuosismo, mas por ser também um guitarrista wue tocava pra banda. gosto muito
Ele tmb está entre os meus favoritos. Já qto a isso de virtuosismo... sei não, viu. Já no The Police ele tem momentos que... haja dedos e articulação para reproduzir as passagens que ele construiu, imagina então as participações dele no campo do Jazz. Mas se por virtuosismo se entender apenas à velocidade supersônica de escalas... ai pode ser que o A. Summers não se enquadre
Meu primeiro show de rock aos 13 anos foi do Ira, cara que loucura, um álbum que curto muito escutava todos os dia era o Ira 7, fala ae Edgar em haio silver têm um pouquinho de yarbirds(train kept rollin)? Hahaha
Olá Edgar tudo bem bela lista. E parabéns pela apresentação na virada cultural junto com o billy cox até hoje foi um dos melhores dias da minha vida. Valeu 👍
Billy Ray Cyrus
Fui pesquisar Andy Gill. Que interessante o que ele faz com a guitarra. Ele tira sons punks que são de outro mundo
Os três primeiros mencionados seus, também são os meus. Um porque a história da guitarra é antes e depois dele. O segundo porque fez parte de uma banda que ouço com qualquer humor. Meu cachorro se chama Jimmy por conta dele. E o Beck porque é um extraterrestre comparado com muito guitarrista renomado. Ah, e ele também faz aniversário no mesmo dia que eu e Lionel Messi. Rsrsrs...
ADOREI, AMEI ESSE VÍDEO!!
legal, ver vc comentar os 5 guitarras power.... saiba q vc é um dos meus top 5 !! abss Robson
Estou no aguardo
Ótimo vídeo Edgard!😉🎸
Por um momento, achei que não ia falar do Pete Townshend, afinal o Ira! tem também uma grande influência do Who, basta ver a capa de 'Vivendo E Não Aprendendo' e Pete é o meu guitarrista favorito, e 'Quadrophenia' é o uma obra prima do rock! Recentemente, encontrei em um sebo o disco de vinil do primeiro álbum do Scandurra muitoa anos depois de uma amiga tocar o cassette original para mim. É um dos meus álbuns favoritos. Trabalhei na Estação Primeira FM de Curitiba e um dos shows mais memoráveis foi o comemorativo de 2 anos da emissora em 1988. Por problemas de tráfego aéreo, o Ira! se atrasou e chegou apenas de madrugada. Ninguém da plateia se retirou do ginásio mesmo depois que as outras bandas pararam de tocar. Eu fui designado como "roadie" improvisado e Scandurra me deixou responsável em cuidar de sua guitarra elétrica Fender 12 cordas. Ele me disse: "Quando eu vier na sua direção, me joga a guitarra! Nasi subiu no palco e foi logo entoando 'Envelheço Na Cidade' e a plateia cantava junto enquanto os outros membros da banda iam plugando os instrumentos. Foi uma noite mágica. Nasi me disse disse que muitas vezes ficavam horas passando o som e não ficava bom e naquela noite estava perfeito! Scandurra não me pediu a guitarra.
Ele nunca tinha visto um pênis igual do Mick Jagger
Toda lista é mto pessoal por questão de gosto. A minha é: Gary Moore, Brian May, Mark Knopfler, Jeff Beck e Stevie Lukather
Carlos satanás e Steve vai embora
Ira na pedreira em curitiba no festival do rock foi alucinante ! Muita saudade te ho certeza q logo volta ao normal e todos podemos sair por ai fazer oq nos faz feliz
Você é uma grande inspiração artística! Quero dizer que também é muito bom te ouvir falando dessas experiências! Grato.
Man, que sala mais beautiful
Os dois Jimmy são fantásticos. Mais Jeff Beck "é um gênio. Pra mim junto a Gilmour☝ os maiores compositores de solos de guitarras de todos os tempos.
Também acho exatamente isso.
Esses dois são de outro planeta.
Beck e Gilmour são os únicos que sempre me paralizaram do começo ao fim enquamto ouvia seus solos celestiais.
Tenho tudo deles e vivo procurando mais.
Sua lista é praticamente a minha. Não na mesma ordem e ao invés do Andy Gill (não conheço a obra) eu coloco o Clapton.
Falando em Hendrix, na minha humilde opinião, você foi a salvação do show do Billy Cox na Virada Cultural.
Também assisti você com o Marcos Ottaviano no Bona. Sensacional!
@Tito Figueiredo Legal! Vou procurar conhecer
Na minha lista tem o Edgard.
Olha para quem toca guitarra e não ouviu Hendrix qdo ele se deparar com esse gênio ele jamais será o mesmo ele não foi minha influência mais qdo escutei voodoo Child no Woodstock eu jamais fui o mesmo eu comecei a tocar guitarra por causa do Gary moore no flash back still got the blues foi hipnotizante aquele solo gigante depois sua voz soava triste e entrava a guitarra adoro os solos do Gary
Quando o assunto é guitarra nem precisa citar Hendrix esse é de outro mundo
scandurra, sempre fui seu fã!
Até os erros na guitarra do Jimmy page são bonitos na música kkkkk. Sou fã da pegada dele
Exactly! Até errando o cara acertava. Kkkkkk
Papai Smurf, sou mto seu fã! Abraços!
Top demais! Obrigado por compartilhar um pouco de sua vida musical
Com a gente! O solo daquela música flerte fatal é um dos mais irados que ouvi dos seus! Abraço
Um mestre citando mestres. Grande abraço, Edgard!
Tenho 43 anos e comprei o Vivendo e não aprendendo quando tinha 10 anos . Até hoje choro ao ouvir 15 anos ! Fala dessa música por favor 🙏
Cara...eu tinha justamente 15 anos! Essa música é profunda demais. “Seu amor hoje me alimentará amanhã “...q verso é esse?! Foda
Ouvi esse vinil quando tinha 13 anos e continuo me arrepiando!
“O cara toca guitarra, não vamo batê nele!” Kkkkkkkk
Não entendi essa parte....punk e suas peculiaridades...kkkkkk
Me inscrevi. Jimão na primeira citação...fiquei feliz :) Well...eu arranhava uma guitarra e arranho até hj na metade dos anos 1980. Lembro que conversando na praia me foi dito que o Edgard era o melhor guitarrista. Um amigo tinha ido a um show (no Rio) e disse que nunca tinha vista algo assim. Me inscrevi! Viva a música!!!
O IRA! lembra muito o Who, é claro que Pete Townshend estaria nessa lista. Muito massa!
Sabe q eu primeiro conheci o Ira! e só anos depois me apaixonei pelo Who haha. Aí eu disse para um amigo: "Nossa, parece Ira!" Era novinha e totalmente ignorante sobre rock. Hj sou um pouco menos ignorante, mas ainda louca por Ira! e The Who.
Que bacana.
Concordo todos ótimos guitarristas
Olha onde vim parar. Que legal. Não conhecia seu canal 😀
Fala mestre!! Podia tocar um trechinho entre as explicações, ia ser phoda!!!
The Woo - Opera Tommy......vc foi fundo agora rsrs....bons tempos......bom quanto aos guitarristas sei q é muito difícil escolher mas pra vc pareceu muito fácil e deu nomes de verdadeiros gênios, mas o q vc acha do Mark Knopfler? Gostaria muito da sua opinião.
Grande abraço!!
Na estetica de desconstrucao pos punk tem o guitarrista da Siouxsie em fireworks ruidos maravilhos essa mulher e foda demais ate hoje tudo muito original com na conversa no Jools holand.
Concordo 100%
Edgar... Agora fala os cinco guitarristas brasileiros que você mais gosta...
Sempre achei o timbre da sua guitarra diferente de tudo que tinha por aqui. Inconfundível
também sou canhoto , mas não tive a paciência de aprender com as cordas invertidas , tive que comprar uma guitarra de canhoto pra evoluir
Realmente se perguntarem de novo ele vai ter uma lista diferente...uma vez li uma entrevista dele na guitar player e ele citava santana, pete townshend e eric clapton (na epoca ele ate usava una fender clapton signature verde)
Como era a relação com os demais músicos dos Anos 80? Eu sempre achei que o Augusto Licks dos Engenheiros foi um dos grandes guitarristas dessa geração e tinha um jeito muito particular de tocar, mas em uma entrevista em 96 o Gessinger líder dos Engenheiros disse que os anos 80 só formaram dois grandes músicos: Edgard Scandurra e João Barone. Deixou de fora o próprio guitarrista e colocou um de outra banda como o melhor. Era uma guerra de Egos ou tinha amizade com as outras bandas?
Po Edgard, tinha que ter um tremendao aí!!!! Na sala!!!!
6º - Tony Iommi
7º - Ritchie Blackmore
8º - Eric Clapton
9º - Carlos Santana
10º - Johnny Winter
Abraços.
Vou adicionar mais uma lista de feras.
James Hetfield
zakk wylde
Angus Young
Eddie Van Halen
Kiko Loureiro
Esqueceu de acrescentar o David Gilmour, do Pink Floyd!
Sonoridade espetacular!
Sem igual!
O Edie Van Halen foi o melhor como num tá na lista, o melhor de todos
A lista é das influências do Edgar, ué
Excelentes considerações que só podiam vir de uma grande guitarrista. Além de concordar que Hendrix e Page tenham sido os responsáveis por toda a sonoridade atual das guitarras que os sucederam - Hendrix em seus voos individuais e Page levando a banda a voar com ele também. Hendrix o inovador e criador da figura do Guitar Hero. Townshend um injustiçado na listas de melhores e Jeff Beck sensacional. Não conhecia muito o trabalho de Andy Gill, mas talvez me falte mais estudo para compreender sua inclusão. Excelente Edgard, pela coerência sem buscar agradar a massa na sua consideração do melhores. Você já agrada quando toca!
Vc tbm é referência
Gostei as Grandes Referência do Rock
A fase jazz de Jeff Beck é a melhor.
Fala Edgar, eu cresci na Aclimação, o Índio, kkk bons tempos.
Edgar fale do excelente disco solo amigos invisíveis que acho sensacional
Foi legal o Edgar tocar nesse assunto. Vou dizer umas coisas aqui (vai que lê 😃).
Talvez eu diga mais sobre isso em outra postagem, mas a verdade é que muito da música que me fascinou, que me fez querer a música permanentemente em mim, veio de uma forma não tão comum para a geração de São Paulo (e do Rock Nacional, de forma geral). Morando na periferia, ouvia a música que outros ouviam por meio do "som alto". E como era criança e frequentava a casa de alguns coleguinhas, dava pra ver, algumas vezes, quais eram os discos que tinham as músicas que eu ouvia e não tinha a menor ideia de quem cantava, até começar a ver o tal "Cassino do Chacrinha" (mencionado pelo Edgar num vídeo passado). Da mesma forma que a aconteceu com a música "Flores em Você", eu descobri que era esse grupo que cantava aquela música do disco "Over Doze" (que tinha aquela música "eu quero lutar, mas não com essa ...", cuja a letra eu só fui entender muito tempo depois, pois, sendo eu criança, ouvindo de tabela, sem disco e sem nada, pensava que era "eu quero lutar, mas não com essa safada" 😅😆(até hoje eu dou risada disso)). Enfim...
Mas sobre o vídeo de hoje, todos esses nomes que influenciaram o Edgar vierem muito depois de eu já me amarrar em Rock Nacional. Daí, quando pensava em tocar guitarra, minhas referências viam do Rock Nacional, que, para mim, não deixava desejar em nada quanto ao Rock Internacional, pois gostava da música pela canção, mais do que pela grandiosidade de algum guitarrista. Acho que os bons guitarristas são aqueles que dão brilho às boas canções. Ou seja, sou muito influenciado pelos "guitarristas compositores", onde um solo de guitarra é o clímax de uma grande canção. Acho que o Edgar é um guitarrista nessa linha. Dá para pensa-lo como exímio, mas nunca descola-lo da composição e tudo o que envolve o acabamento de uma canção (letra, métrica, harmonia, arranjo, solo, etc.). Como ele deve imaginar, sua trajetória artística como guitarrista deve ter influenciado um monte de gente bacana também. O Edgar é um dos guitarristas da "minha banda perfeita" (tá bom, versão nacional, vai (pra ser justo e continuar o assunto de forma bem empolgada com numa roda de amigos)).
Bacana. Que venham mais vídeos. 👍
Legal seu relato.
Tb! Uma banda com Scandurra na guitarrra, Renato Rocha no Baixo...
@@rodrigosobrosa4028 Rsrsrsrs. Depoimento legal, legal mesmo. Mas a questão de "gosto" é sempre complicada e problemática (pelo menos a nível de conversa informal, academicamente o "gosto" se discute e muito). Mas isso de "Rock Nacional não deixar nada a desejar qto ao Rock Internacional"... sei não, viu. Muito, ou a maioria, do que era chamado de 'Rock Nacional" nos 80 nem era rock, era "Pop" e boa parte das bandas (não todas, claro) quando não oportunistas eram de nausear as tripas. Talvez o problema seja esse: pq banda de "Rock-Nacional" precisa ou necessita se comparar às de fora? Seria mais importante "querer parecer algo" ao invés de "ser algo"?
@@robinsonpicante9118 pq o rock foi criado fora, nos EUA. Se alguém do Japão (e tem, hein) for gravar Bossa Nova, será comparado com os artistas de Bossa daqui. Da mesma forma q se alguém aqui gravar fado...será comparado com artistas portugueses.
@@rodrigosobrosa4028 Será mesmo brother? No Japão se faz samba, inclusive fazem desfiles com direito a passistas, blocos e tudo mais. Mas vamos por parte: o Alpha Blondy é africano e faz reggae, mas ninguém fica nessa se o reggae africano "é tão bom qto o...", já o "Messer Chups" é banda russa que faz surf-music e ninguém fica comparando se a surf deles "é tão boa qto a...", temos tmb o Metal noruegués que abriu caminho próprio e ele influencia já tendo saído do limbo de ser influenciado. Mas ai temos o "Greta Van Fleet" que quer parecer mesmo o Led Zeppelin e então, fatalmente, termina sempre sendo comparado. Ou seja: o problema mesmo pode estar no "querer parecer" ao invés de "ser".
Edgar, faz os 5 tecladistas e mostra seu órgão hammonds
Dessa lista eu colocaria do Keith Richards no lugar do Jeff Beck. E como bônus o Slash. Com exceção do Hendrix, que fez sucesso primeiro na Inglaterra mas era americano, todos outros são ingleses!
Kurt Cobain
Andy Gill!
minha lista acho parecida com a sua, serio: hendrix, Page, Brian May J. Beck e Pete Townshend
Beckham
Gostaria da sua opinião sobre Eric Clapton
Ele roubou a esposa do George Harrison
Tommy marcou minha história. Vi no cinema em 1976. Não tive coragem de ver The Who ao vivo no Palmeiras. Tive medo de ter um ataque cardíaco. Eu era muito fã. Comprei o ingresso mas travei na hora de entrar na arena Allianz. 🙄🤕🤔
Aconteceu pra caralho.
@@oianosdinovo se arrependimento... 🤭😭
David Guilmor!!
Pete Townshend foi meu segundo pai.
Grande abraço, Edgard
PRA MIM FOI :
"LADO A"
1- Chuck Berry
2- Eric Clapton
3- Johnny Winter
4- Leslie West
5- Jimmi Hendrix
"LADO B"
1- Muddy Watters
2- Duanne Allman
3- Alvin Lee
4- Stephen Stills
5- Rory Gallagher
✌😎
Edgar, aos 16 anos, em 1971, há 50 anos, eu comprei o meu primeiro violão e, INFELIZMENTE, nunca aprendi a tocar direito, só algumas posições, uma meia dúzia de acordes, mas eu faço músicas, tenho no TH-cam no deciocabelo canal, 222 vídeos. Seria uma homérica HONRA receber a sua visita! Eu sou seu FÃ! E termino dizendo que mesmo sem saber tocar: Eu amo violão! Eu amo 'pinho'! Muito Obrigado! Valendo Sempre! Compositor e cantor 'Décio Cabelo'. (DC)
O Scandurra faz um vídeo falando sobre os guitarristas que influenciaram ELE e a galera dá pitaco nos comentários. Ehehehehehehe
Quando bota JH no top...dsi tem meu respeito
Gostaria de ver um video falando sobre a musica Entre seus rins.
Gang of four influenciou demais a legião urbana...os caras só escutava isso...a prova disso é a sonoridade do primeiro LP da legião.
Esqueceram do Allen collins ed king...steve gaines..enfim lynyrd skynyrd
Um abraço Edgar
Edgar grande guitarrista! Saudações paraibanas! Um forte abraço! #disunidospunkpb