100 ANOS DA COLUNA PRESTES (1924-2024)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 ก.ย. 2024
  • Nesta quinta-feira (23/05), às 19h, a TV Grabois relembra e discute os 100 anos da Coluna Prestes em um programa especial com a socióloga Ana Maria Prestes e o historiador Fernando Garcia.
    Este é o registro de um momento heroico do povo brasileiro no século 20. Marco imprescindível para o início da queda da República Velha e auge do movimento dos jovens tenentes que buscavam um Brasil mais justo.
    Inicialmente formada por duas colunas, uma liderada por Miguel Costa, a partir de São Paulo (1924), e outra por Luiz Carlos Prestes, a partir do Rio Grande do Sul (1924), os combatentes se encontraram em abril de 1925 no Paraná para seguirem, juntos, Brasil adentro. Formou-se, assim, aquela que ficou eternizada para a história como Coluna Prestes.
    A invicta marcha percorreu 25 mil quilômetros do território nacional, através de 13 estados, em combate às tropas legais, até internar-se em 1927 na Bolívia e no Paraguai. Entre as suas reivindicações estavam o voto secreto, a reforma do ensino público, a obrigatoriedade do ensino primário, a reforma agrária e a moralização da política. Denunciavam especialmente as condições precárias de vida no interior do Brasil e a enorme pobreza de sua gente.
    Jogar luz sobre a trilha da Coluna Prestes, um século depois, é realizar um tributo a seus autores e reacender a chama de seus ideais transformadores. Ainda estamos longe de alcançar plenamente aquelas bandeiras e, por isso, a marcha segue.

ความคิดเห็น • 5