Eu sempre começava escrevendo meus projetos (seria muita pretensão chamar de livro) de forma solta, sem nenhum planejamento e sempre empacava em alguma parte. Então depois de ver vários vídeos sobre roteiro de livro e tudo mais, fiz um planejamento bem superficial sobre coisas que aconteceriam em cada capitulo. Depois de um ano mais ou menos, tinha planejado 23 capítulos. Pronto, agora poderia começar a escrever um livro, mas percebi escrevendo que há ainda muitas lacunas e coisas que não funcionaram na proposta, pois tenho dificuldade de visualizar o todo (Big Picture haha). Com esse método fica muito mais fácil visualizar a historia e os rumos que ela vai tomar. Com certeza farei uso desse método, a parede do meu quarto vai parecer esses filmes de conspiração, com centenas de informações penduradas e ligadas com barbante.
Meu sonho é fazer uma parede dessas, um painel de "referências" que só eu vou entender, mas no fundo, não é uma prioridade, senão já teria feito, haha.
Esse vídeo me salvou, estou há mais de um ano escrevendo e reescrevendo meu projeto e ele não saia do lugar. Vou utilizar esse método, estou ansiosa para fazer o planejamento! Seu canal é demais, muito obrigada Vilto
vou tentar fazer! já tinha ouvido falar e já tinha tentado esse método mas caí na coisa de: talvez seja melhor eu começar a desenvolver a história pra depois pensar no desfecho, mas no fim, não concluí a história. dessa vez vou tentar de verdade
Sim adorei queria escrever um livro tua explicação foi maravilhosa só tenho medo de começar contar a história todo dia um pouco para não perder o foco obrigado gratidão 🙏🏽🙏🏽🙏🏽❤️
Estou usando esse método, é muito bom, quando comecei eu escrevia q nem louco, agr com esse eu trabalho mais de lugar, e uso a criatividade mais controlada
Eu estou finalizando uma estória agora e usei quase todas essas etapas sem saber, minha planilha era o caderno mesmo, fiz 70 cenas, na lista de cenas, no primeiro dia. 😅
@@Divulgadoradeprodutos essa palavra existe :) Alguns estudiosos defendem a utilização de “história” para narrar fatos reais e documentados, que digam respeito ao passado da humanidade. Em contrapartida, o termo “estória” deveria ser usado para a narração de ficção e fatos imaginários.
@@viltoreisEu já usei o método Snow Flake para escrever alguns textos e por experiência sei que esse método se destina a escrever histórias longas como um romance ou uma novela. A experiência também me ensinou que ele pode ser usado para escrever contos, mas nesse caso é recomendável pular algumas etapas, pois do contrário você corre o risco de escrever muito mais no processo do Snow Flake do que o conto exige. Um conto curto de três páginas pode exigir mais de dez páginas de rascunho no Snow Flake. Se quiser saber quais etapas pular é só responder a esse comentário.
4 ปีที่แล้ว +1
Excelente. Gostei, não conhecia com esse nome. Até tem alguns passos q já uso, mas irá completar muito no q já faço. Valewww
Como comecei a escrever meu livro. Comecei a escrever literalmente depois de epifanias assistindo séries. O começo, no entanto, não digo que ficou ruim. Mas a emoção não existe no capítulo um. É no 8 que tudo esquenta. Agora, vou usar o método pra conseguir escrever o restante. Já estou no Cap. 25, e, até eu chegar ao último (80) vou procurar usar esse método, pelo menos o que ainda dá
@@viltoreis Estou no processo... E aí estou descobrindo que sabia menos do que eu imagina sobre o que eu quero escrever haha. Então talvez me tome mais tempo que o imaginado... Mas estou gostando do método. Está me fazendo refletir mais sobre a história do que trabalhar "livremente"... Quando terminar comento de novo. Valeu!
Boa noite, Vilto. Primeiramente eu gostaria de agradecer pelo seu canal existir. Há mais de três meses venho acompanhando e já vi quase todos os vídeos que você postou, porém desta vez surgiu uma dúvida com relação a este tema. Na etapa três (desenvolvimento do personagem) o método diz para "resumo de uma frase do enredo do personagem" e depois "resumo de um parágrafo da história do personagem". Eu não entendi bem essa diferença de enredo para história. Poderia dar um exemplo de como poderíamos fazer esses dois tópicos em específico? Obrigado, grande abraço!
Obrigado por acompanhar, Mateus. A "história do personagem" seria o passado dele. E o "enredo" os acontecimentos que ele vai viver neste livro que você está planejando. Basicamente, é isso.
Fala, Vilto! Como vai? Cara, você pode colocar aqui nos comentários um exemplo do PASSO 2, pra que eu possa compreender melhor? Como você fez com o PASSO 1. Se puder fazer isso, fico grato.
Boa sugestão! Poderia ser algo como: "Em um mundo futurista onde as máquinas escravizaram a humanidade, um programador é o escolhido para derrotá-las. Ele perde sua mãe, como forma de as máquinas derrotá-lo. É contaminado por uma doença. E também precisa desenvolver um vírus que possam infectá-las. No final, ele as vence, embora o próprio vírus que criou se volte conta a humanidade." Enfim, foi algo que escrevi assim de supetão, teria que ser bem refinado, mas é um exemplo.
Viuto, no passo oito onde você lista as cenas em uma frase na planilha e no passo nove onde você descreve detalhadamente as cenas do livro, me veio uma duvida. É para descrever cada cena em uma pajina ou é para descrever cada capítuloem uma pagina?
Ótima pergunta! No passo oito do Método Snowflake, a ideia é listar as cenas de forma bem resumida, tipo um esqueleto mesmo. Já no passo nove, a descrição é mais detalhada, mas não precisa ser necessariamente uma página inteira por cena ou por capítulo. O importante é você detalhar o suficiente para saber o que acontece, para poder escrever com mais facilidade depois. A extensão pode variar conforme a complexidade da cena ou do capítulo. Espero ter esclarecido!
Estou na minha nona história, e apenas nessa história eu percebi que fazia isso inconscientemente. Tipo. As pequenas cosias que vão formando a história formando ela inteira.
Oi, Léo. É sim. Você pode adquirir, fazer conforme sua disponibilidade e ainda rever sempre que desejar. Caso queira adquirir, eis o link: www.hotmart.com/product/curso-como-escrever-contos-2-0/E7063553T
Vilto, meu livro já tem 10 capítulos, eu faço só um resuminho breve dos personagens e os acontecimentos dos capítulos. Mas eu sinto que ainda não consigo avançar tanto na história. Você acha melhor eu o método snowflake logo? Enquanto não tem tantos capítulos? Eu também tenho muita dificuldade em escrever ações, tipo uma invasão. Filmes para me inspirar com ações esse tipo não resolve para mim, até porque muitas vezes não sei o que está acontecendo. O que eu faço para conseguir escrever esse tipo de cenas?
Gente, alguém pode me ajudar? Como deve ser escrito o manuscrito? Por exemplo: folha A4 Tipo, como deve ser estruturado? O que deve ter além da sua história??
Eu tenho ideia mais ou menos do que quero escrever, começo a escrever e vai surgindo ideia.rs Só que as vezes como toma muito tempo escrever cada acontecimento, eu tipo começo fazendo o resumo, só que aí já vem aquela vontade de colocar os diálogos dos personagens..rs Não tem jeito no final... esse suposto resumo dar umas 30 folhas.kkk
Vc já planejou usando o Snowflake? Eu fiz uma vez e não consegui escrever. Hahaha Sou do tipo de escritor que não planeja muito para escrever. Contudo, estou com algumas ideias e em burnout no projeto que estou trabalhando, e resolvi por prática e divertimento, desenvolver algo do absoluto nada com esse método como explicado por vc.
Já sim, o livro que estou finalizando. Eu tinha escrito uma versão dele que não ficou muito boa, então comecei do zero com o método e deu um salto brutal de qualidade. Boa sorte pra você!
Eu sempre começava escrevendo meus projetos (seria muita pretensão chamar de livro) de forma solta, sem nenhum planejamento e sempre empacava em alguma parte. Então depois de ver vários vídeos sobre roteiro de livro e tudo mais, fiz um planejamento bem superficial sobre coisas que aconteceriam em cada capitulo. Depois de um ano mais ou menos, tinha planejado 23 capítulos. Pronto, agora poderia começar a escrever um livro, mas percebi escrevendo que há ainda muitas lacunas e coisas que não funcionaram na proposta, pois tenho dificuldade de visualizar o todo (Big Picture haha). Com esse método fica muito mais fácil visualizar a historia e os rumos que ela vai tomar.
Com certeza farei uso desse método, a parede do meu quarto vai parecer esses filmes de conspiração, com centenas de informações penduradas e ligadas com barbante.
Meu sonho é fazer uma parede dessas, um painel de "referências" que só eu vou entender, mas no fundo, não é uma prioridade, senão já teria feito, haha.
Aprendi esse método recentemente e tenho utilizado nos meus contos.
Ajudou bastante a definir alguns detalhes que passavam batido nas histórias.
Bacana, Tadeu. Estou começando a reescrever um romance do zero e aplicando o método.
Vilto fala sobre: como saber se seu conto está bom, se está conciso, com poucos personagens, etc.
Boa sugestão. Vou ver a possibilidade, man.
@@viltoreis obrigado Vilto, estou escrevendo diversos contos e quero ser contista e se fizer esse vídeo ajudará bastante.
Muito interessante esse método. Assim se pode ter uma estruturação melhor e definir as cenas passo a passo
Com certeza, Kléber!
Muito bom! Estou usando essa técnica e serve muito bem para armazenar os detalhes da história e dos personagens.
Bacana, Daniel. Obrigado pelo seu depoimento.
Eu fiz um pouco bagunçado mas funcionou hahaha. O passo dois escrevi foi uma folha e meia no Word.
Se funcionou e você entende, tá perfeito.
Ótimo vídeo e conteúdo!
Esse vídeo me salvou, estou há mais de um ano escrevendo e reescrevendo meu projeto e ele não saia do lugar.
Vou utilizar esse método, estou ansiosa para fazer o planejamento!
Seu canal é demais, muito obrigada Vilto
Fico feliz em saber que foi útil, Isadora. Estou terminando de revisar um livro que escrevi com esta técnica. Boa escrita para você!
Nossa amei a dica, eu estava escrevendo, mas agora vou revisar e usar esse método. Obrigada pela super dica.
Que bom que gostou :)
vou tentar fazer! já tinha ouvido falar e já tinha tentado esse método mas caí na coisa de: talvez seja melhor eu começar a desenvolver a história pra depois pensar no desfecho, mas no fim, não concluí a história. dessa vez vou tentar de verdade
Cara, acho que essa forma aí é uma armadilha. Melhor saber para onde você está indo.
Sim adorei queria escrever um livro tua explicação foi maravilhosa só tenho medo de começar contar a história todo dia um pouco para não perder o foco obrigado gratidão 🙏🏽🙏🏽🙏🏽❤️
Obrigado, Rosa.
eu precisava ouvir tudo isso! obg
Fico feliz em saber que as informações foram úteis para você, @princehrb! Se precisar de mais dicas, estou aqui. Continue escrevendo!
Estou usando esse método, é muito bom, quando comecei eu escrevia q nem louco, agr com esse eu trabalho mais de lugar, e uso a criatividade mais controlada
É isso aí, meu amigo. Sucesso!
Eu estou finalizando uma estória agora e usei quase todas essas etapas sem saber, minha planilha era o caderno mesmo, fiz 70 cenas, na lista de cenas, no primeiro dia. 😅
Haha. Que bacana, Ana.
@@viltoreis 🤭😊🥰
Tem que estudar um pouco do Português em "estória" com "E" é foda,o certo séria:história.
@@Divulgadoradeprodutos essa palavra existe :) Alguns estudiosos defendem a utilização de “história” para narrar fatos reais e documentados, que digam respeito ao passado da humanidade. Em contrapartida, o termo “estória” deveria ser usado para a narração de ficção e fatos imaginários.
@@Divulgadoradeprodutos estuda um pouco 😉
Com certeza esse método vai funcionar e me ajuda nessa rotina corrida, a escrever, desenvolver e terminar o meu conto.
É isso aí! Boa escrita!
Exelente método!
Que bom que gostou :)
@@viltoreisEu já usei o método Snow Flake para escrever alguns textos e por experiência sei que esse método se destina a escrever histórias longas como um romance ou uma novela. A experiência também me ensinou que ele pode ser usado para escrever contos, mas nesse caso é recomendável pular algumas etapas, pois do contrário você corre o risco de escrever muito mais no processo do Snow Flake do que o conto exige. Um conto curto de três páginas pode exigir mais de dez páginas de rascunho no Snow Flake.
Se quiser saber quais etapas pular é só responder a esse comentário.
Excelente. Gostei, não conhecia com esse nome. Até tem alguns passos q já uso, mas irá completar muito no q já faço. Valewww
Na real, o autor pegou várias técnicas de roteiro, alinhou com algumas ideias dele e deu esse nome. Mesmo assim, genial!
Parece bem interessante! Vou tentar usar 😉
Depois me conta como foi :)
MUITO interessante,estou a planejar e estou fazendo atualizações de minha história,se quiser Vitor dá uma passadinha.
Que massa, cara. Você desenha muito bem.
@@viltoreis Muitoo obrigado,uma honra ser elogiado por você🙇♂️
Interessante, vou testá-lo!!!
Vai fundo, meu amigo!
Adorei o seu canal!! ❤️❤️❤️👏🏻👏🏻
Obrigado, Maria :)
Man vc eh foda
Ajudou demaaaaais! Obg
Valeu, cara :)
Como comecei a escrever meu livro.
Comecei a escrever literalmente depois de epifanias assistindo séries. O começo, no entanto, não digo que ficou ruim. Mas a emoção não existe no capítulo um. É no 8 que tudo esquenta.
Agora, vou usar o método pra conseguir escrever o restante. Já estou no Cap. 25, e, até eu chegar ao último (80) vou procurar usar esse método, pelo menos o que ainda dá
Bacana, Gabriel.
Se eu tivesse tido planejamento desde quando comecei a escrever, teria sido tudo mais facil. Nada melhor que uma boa tecnica.
Sem dúvidas, meu amigo. Facilita muito.
Cara, vc acha que seja possível que a roteirização atrapalhe ao invés de ajudar? Às vezes quando faço roteiro parece que isso acontece.
Acho difícil, muito difícil, mas cada um tem o seu processo criativo e a missão de encontrar um jeito que funcione para si.
Meldels! Esse vídeo me salvou, cara!❤❤❤❤
Hahaha. Valeu.
Curti, vou tentar.
Depois conta como foi, meu amigo!
@@viltoreis Estou no processo... E aí estou descobrindo que sabia menos do que eu imagina sobre o que eu quero escrever haha. Então talvez me tome mais tempo que o imaginado... Mas estou gostando do método. Está me fazendo refletir mais sobre a história do que trabalhar "livremente"... Quando terminar comento de novo. Valeu!
Muito interessante
Que bom que gostou!
Criar as cenas do seu enrredo
É maravilhoso
É incrivel mesmo
Tipos Milhares de possibilidades de encenação
E as vezes cenas Unicas
Sua propria Criação
Verdade, Denise. Obrigado por acrescentar.
vídeo incrívelll!
Valeu, Ílio!
Eu comecei uma sem planejar. DA MUITO MAIS TRABALHO kkkk
Com certeza. Quer ver na hora de revisar, que tu vê que um monte de coisa não faz sentido.
Boa noite, Vilto.
Primeiramente eu gostaria de agradecer pelo seu canal existir. Há mais de três meses venho acompanhando e já vi quase todos os vídeos que você postou, porém desta vez surgiu uma dúvida com relação a este tema.
Na etapa três (desenvolvimento do personagem) o método diz para "resumo de uma frase do enredo do personagem" e depois "resumo de um parágrafo da história do personagem". Eu não entendi bem essa diferença de enredo para história. Poderia dar um exemplo de como poderíamos fazer esses dois tópicos em específico?
Obrigado, grande abraço!
Obrigado por acompanhar, Mateus.
A "história do personagem" seria o passado dele. E o "enredo" os acontecimentos que ele vai viver neste livro que você está planejando.
Basicamente, é isso.
@@viltoreis Valeu, Vilto.
Esse método é o que mais fez sentido pra mim até agora. Obrigado pela dica!!!
Disponha, meu amigo!
Também faz muito para mim.
Vilto, esse método pode ser útil para escrever contos?
Originalmente conto, mas pode usar, com adaptação
Como o amigo já responde, pode sim. Basta adaptar.
Fala, Vilto! Como vai? Cara, você pode colocar aqui nos comentários um exemplo do PASSO 2, pra que eu possa compreender melhor? Como você fez com o PASSO 1. Se puder fazer isso, fico grato.
Boa sugestão!
Poderia ser algo como:
"Em um mundo futurista onde as máquinas escravizaram a humanidade, um programador é o escolhido para derrotá-las. Ele perde sua mãe, como forma de as máquinas derrotá-lo. É contaminado por uma doença. E também precisa desenvolver um vírus que possam infectá-las. No final, ele as vence, embora o próprio vírus que criou se volte conta a humanidade."
Enfim, foi algo que escrevi assim de supetão, teria que ser bem refinado, mas é um exemplo.
@@viltoreis Valeu, cara! Me ajudou muito. :)
👍🏽
;)
Viuto, no passo oito onde você lista as cenas em uma frase na planilha e no passo nove onde você descreve detalhadamente as cenas do livro, me veio uma duvida. É para descrever cada cena em uma pajina ou é para descrever cada capítuloem uma pagina?
Ótima pergunta! No passo oito do Método Snowflake, a ideia é listar as cenas de forma bem resumida, tipo um esqueleto mesmo. Já no passo nove, a descrição é mais detalhada, mas não precisa ser necessariamente uma página inteira por cena ou por capítulo. O importante é você detalhar o suficiente para saber o que acontece, para poder escrever com mais facilidade depois. A extensão pode variar conforme a complexidade da cena ou do capítulo. Espero ter esclarecido!
Amei esse método. Só falta uma história pra contar....., rs
Hahaha. Daqui a pouco aparece.
Estou na minha nona história, e apenas nessa história eu percebi que fazia isso inconscientemente. Tipo. As pequenas cosias que vão formando a história formando ela inteira.
É um processo bem intuitivo mesmo, Karina.
Obrigado por comentar.
@@viltoreis e bem complexo
Mas... Se os meus personagens forem pessoas reais eu devo fazer esse mesmo processo . (Em relação aos personagens)
Com certeza, Guilherme. Vai ajudar você a organizar as informações que você tem sobre essas pessoas.
❤️
:)
O curso " Como escrever é vitalício?
Oi, Léo. É sim. Você pode adquirir, fazer conforme sua disponibilidade e ainda rever sempre que desejar.
Caso queira adquirir, eis o link: www.hotmart.com/product/curso-como-escrever-contos-2-0/E7063553T
Vilto, meu livro já tem 10 capítulos, eu faço só um resuminho breve dos personagens e os acontecimentos dos capítulos. Mas eu sinto que ainda não consigo avançar tanto na história. Você acha melhor eu o método snowflake logo? Enquanto não tem tantos capítulos?
Eu também tenho muita dificuldade em escrever ações, tipo uma invasão. Filmes para me inspirar com ações esse tipo não resolve para mim, até porque muitas vezes não sei o que está acontecendo. O que eu faço para conseguir escrever esse tipo de cenas?
Oi, Nathalie. Acredito que possa ajudar sim.
@@viltoreis obg
Gente, alguém pode me ajudar?
Como deve ser escrito o manuscrito? Por exemplo: folha A4
Tipo, como deve ser estruturado? O que deve ter além da sua história??
Oi, Eduarda.
Talvez este artigo te ajude: viltoreis.com/como-escrever-um-livro/
Eu tenho ideia mais ou menos do que quero escrever, começo a escrever e vai surgindo ideia.rs
Só que as vezes como toma muito tempo escrever cada acontecimento, eu tipo começo fazendo o resumo, só que aí já vem aquela vontade de colocar os diálogos dos personagens..rs
Não tem jeito no final... esse suposto resumo dar umas 30 folhas.kkk
Se servir como planejamento, não vejo problema.
@@viltoreis que bom.
Obrigada 😊🙏
Planejo a história mentalmente. Às vezes começo pelo último ato e desenvolvo as cenas conforme escrevo. Vou experimentar esse método.
Depois me conte o que achou, Raimundo!
Eu fazia isso do personagem sem nem perceber...
Bacana, Cissa. Esse método não é do tipo que "oh, reinventou a roda", mas ele organiza bastante coisa.
Vc já planejou usando o Snowflake? Eu fiz uma vez e não consegui escrever. Hahaha Sou do tipo de escritor que não planeja muito para escrever. Contudo, estou com algumas ideias e em burnout no projeto que estou trabalhando, e resolvi por prática e divertimento, desenvolver algo do absoluto nada com esse método como explicado por vc.
Já sim, o livro que estou finalizando. Eu tinha escrito uma versão dele que não ficou muito boa, então comecei do zero com o método e deu um salto brutal de qualidade.
Boa sorte pra você!