Ah o “Jug”, que avião! Reza a lenda que os pilotos costumavam dizer: “Se você quer mandar uma foto para sua namorada, pilote um P51. Mas se você quer voltar inteiro para ela, pilote um P47”. Muito interessante a menção sobre a participação do Thunderbolt no Pacífico, geralmente esquecida. Além dos brasileiros na Itália, os pilotos mexicanos também operaram o “Jug”, no Pacífico. Vale um vídeo Júlio! Abraços!
Me foi dito por veteranos do Valiant Air Command Warbird Museum, em Titusville na FL, que esse Jug não era pela aparência de jarra, do avião. Disseram que era uma abreviação de Juggernaut, que é uma imensa força destrutiva. Acho que seria uma fonte de informação confiável...
Tenho o manual de voo desse aviao que comprei em 2007 no museu aereo de Lisboa e ele estreou o traje anti G, e em caso de fazer pouso forçado, os pilotos deveriam destruir e esconder o traje, pois era segredo. Outra tecnologia nova era o radar de cauda, para detectar inimigos que vinham por traz, além do turbo....também contavam com um boost, a injeçao de agua na camara de combustao, que aumentava a potencia instantaneamente no momento de apuro em combate. Contava com sistema de descongelamento do oleo do motor no inverno, que é um injetor de gasolina no carter, que diminuia a viscosidade do oleo, permitindo a partida e depois se autoevaporando. Tinha também cabine blindada, vidro a prova de balas, tanques de borracha que quando perfuradas por progéteis, os furos se contraiam e vedavam o furo, dentre outras tecnologias surpreendentes.... Era conhecido como tanque voador e nao podia ser substimado! houve um episidódio da FAB na Italia na WW2, no qual piloto americano com novissimos Mustang, foi dar um susto no P47 brasileiro e acabou abatido, e uma colisao de outro P47 em voo com uma chaminé enorme, no qual ele perdeu metade de uma asa e mesmo assim conseguiu voltar e pousar, tenho essas histórias documentadas com fotos em livro.
Há muito tempo atrás, em Campinas SP, fui num ferro velho, e lá tinha um motor desse caça. Era monstruoso o seu tamanho, a quantidade de cilindros e espessura a do eixo.Tinha 18 cilindros e 2.000 HP de potência. Ao olhar o motor calculei como deveria ser o avião, pois o para encaixar aquele gigante no caça deveria ser um tanque de guerra que voasse. Daí me informaram que era um motor de um Thunderbolt P-47.
Já imaginei o P-47 Thunderbolt voando lado a lado com o Hawker Tempest nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial . Não sei se isso já aconteceu alguma vez naquele período, mas seria incrível ver essas aeronaves voando novamente.
Como sempre uma magnífica aula! Eu já havia lido em algum lugar sobre a significativa participação do projetista Alexander Kartveli no desenvolvimento do XP-47B, o nosso mítico Thunderbolt, mas não nesse grau de aprofundamento. O meu primeiro contato com esse caça foi em "Terceiro Grau", quando ainda garoto entrei no gigantesco cockpit de uma exposição estática dentro do supermercados Sendas de Campo Grande - RJ, era início dos anos 1970. Fiquei deslumbrado com o tamanho da aeronave e a quantidade de "reloginhos" existentes no painel. Nos anos 1980, montei a aeronave em suas duas apresentações da então Revell brasileira: 1:72 e 1:32, esse último do Cel. Nero Moura, Cmt do Senta a Púa na Itália (WWII). Depois os contatos foram em monumentos (C5 em Santa Cruz e EEAer em Guaratinguetá) e no Musal, agora como B4, se não me falha a memória. De qualquer forma, a aeronave é um ícone em nossa FAB, porque foi com esse modelo que a FAB enfrentou o terror da guerra na Itália. Assistir um trabalho tão minucioso como teu agrega ainda mais valor histórico ao lendário vetor do Jambock. Parabéns!
@@fal.0656 ... não há muito que dizer, após a guerra os veteranos transmitiram seus conhecimentos para novas turmas de pilotos. Ele foi da primeira turma e conhecia todos aqueles que estiveram na guerra, era amigo do Rui... Depois tornou-se ele mesmo instrutor, foi ele quem introduziu na FAB a chamada "caça tática". Certa vez foi aos EUA fazer traslado de alguns Thunderbolt para o Brasil, junto com Lafayette, Othon, Assis e outros. Depois foi ser piloto comercial. Seu nome é mencionado nos livros do Magalhães Motta sobre a FAB e sobre traslado de aeronaves.
Vídeos assim quê gostamos.. Historias bem contadas. Fiquei com a sensação de que PASSOU rapido demais kkkkk. Faça documentários pelo menos um por mês. Parabéns
9:30 Vi esse filme "Victory Through Air Power" na escola, nunca imaginei que o cara era o criador do P47! Na obra eles fazem uma menção muito respeitosa a Santos Dumont, vele apena ver, deve ter no TH-cam.
Pessoal, adoro assistir histórias sobre essas fantásticas máquinas que fizeram parte da história, e consequentemente, ajudou na liberdade, não somente, na primeira guerra, mas, também durante a segunda, é isso, que nos faz o que somos, grande abraço, e obrigado 🇧🇷
Uma grande máquina.A partir dos 10.000 pés metía-mos o 2º andar do compressor e sentía-mos o aumento da potência que nos fazia aumentar a razão de subida..Bela máquina.Saudades.
Muito bom o vídeo eu que sou colecionador de miniatura da segunda guerra e não tenho o P-47 na minha coleção já vou providenciar um depois de uma história tão bem detalhada deste avião.
Tinha um desses no museu da TAM em São Carlos. Realmente parecia uma geladeira voadora, estrutura "grossa", parecia bem pesado. Nunca mais farão aviões como esses
Moro em valinhos sp. Quando criança vi essas máquinas fazendo shows na tradiconal festa do figo aqui em minha cidade, a famosa esquadrilha da fumaça bons tempos. Tenho 62 anos e ainda me lembro bem da conversa dos pilotos pelo rádio dos aviões, um dos meus amigos tinha um rádio fm que captava as conversas entre eles.
Parabens ao excelenre TRABALHO, isso sim é jornalismo de verdade, sem mascarar a realidade e. Verdade dos fatos, çontinuem em trente, o BRASIL pecisa conhecer a verdade no MUNDO.
Aviação está na alma,sangue. Excelente vídeo sobre esta máquina maravilhosa. Usada pelos pilotos brasileiros na WW2. Muitos detalhes eu não conhecia. Foi uma aula completa. Só faltava entrar na cabine e voar. Parabéns mais uma vez. Obrigado.
O Tijolão em 1957 depois de inúmeras emergências e alguns acidentes no 1°/4°GAv. na BAFZ foi definitivamente desativado. Porém 30 anos depois um caminhão de entrega de água derrubou do pedestal o F-47D que ficava tb em Fortaleza. Fico imaginando o esporro que o Sargento do corpo da guarda deu no infeliz motorista do caminhão rsrsrs
Excelente. Este avião é um dos motivos pelos quais me interessei sobre conflitos e guerras. Em Curitiba é sabido que tem um deles no museu do expedicionário e sempre me fascinou o tamanho da aeronave. Excelente saber mais sobre ele, apesar de ter lido muito sobre há muito.
Sim e ele foi pilotado pelo tenente coronel armando torres e está no museu do expedicionario em curitiba nosso orgulho ✌✌🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Por volta de 1958/59 havia muitos P-47 sobrevoando por aqui no interior , na região de Pirassununga, onde há um base aérea e escola de aeronáutica, acho que é assim mesmo que se diz. Na parte de baixo das asas havia a sigla da FAB. Ficavam baseados lá em Pirassununga.
Fiquei "fora fo ar" 😁 por um tempinho e vejo agora q o canal continua sensacional. Comprei semana passada o livro "A Guerra Aérea" de David Baker na semana do fazendeiro mas descobri q não dá pra ler sem o "manual" de Enzo Angelucci,"Todos os Aviões do Mundo". Sensacional esse vídeo, avião adquirido pelo Brasil na ww2. Parabéns, abraço
Tem fotos desse avião na internet com o Supercharger na cauda junto com o Intercooler. E os condutores de ar que passam pelas laterais do piloto. Uma obra da engenharia.
Julio, caso vc saiba ingles, fica aqui a dica da serie de videos sobre o P47 no excelente canal Greg's Airplanes and automobiles. Ele coloca muitas fontes sobre o que mostra, documentos da NACA, livros, e muito do que ele mostra vão contra o q em geral é mostrado.
Senhores, a Ícones na WWII e os P47 e P47D são uns deles. Brilhante e empolgante narrativa ate parece que senhor estava narrando os filmes de propaganda de guerra nas matines de cinema.
O P-47 consumia gasolina de 800 octanas com voracidade o que o tornava especial em velocidade e recuperaçao no motor Pratt & Witney com turbo charger. Aberto ..
Espetacular! Tenho o livro A Vitória Pela Força Aérea, de Seversky; realmente, o homem estava muito à frente de seu tempo. Excelente vídeo, obrigado por tanta informação. Namaste!
Olha, há muito tempo atrás, vi num ferro velho na cidade de Campinas S.P., um motor desse avião no chão. Assustei pelo tamanho, inúmeros cilindros e o tamanho do eixo do motor. Meu colega disse que era o motor de um motor de thunderbolt, com 2.000 hp. Era um monstro. Calculei como o avião deveria ser grande pra ter um motor desse como propulsor .
conheço um ex piloto da aeronáutica...serviu entre 1950 e 1980...fomos até vizinhos um senhor muito peculiar muitas histórias e realmente os pilotos eram heróis... nada analógico quase tudo manual e visual
Bom Dia Júlio! Fantástica esta aeronave , obrigado por mais um excelente trabalho de pesquisa!, eu estou montando um P-47D THUNDERBOLT 1/48 e certas imagens ajudam a destrinchar detalhes importantes do mesmo sem contar a história magnífica é claro . Abraço.
O próximo vídeo sobre aeronaves poderia ser sobre o F6F Hellcat e P-38 lightning, também poderia falar sobre os porta aviões americanos Enterprise e a classe Essex
Bom dia, pessoal! Cometi um erro, o P47 usa gasolina, e nao querosene. Perdão! Eu me perdi na hora tradução.
Vou te desculpar Só se você fazer um vídeo do p-51 Mustang kkkkk
Dessa vez passa. 👏🏻😁😁😁
@@weniaoliveira131 se pedir direitinho pro chefe, e conseguir vários likes, sexta feira eu entrego um documentário sobre ele!
Não sou de perdoar equívocos como esse, mas.... Por ser fã de carteirinha do canal passa, hahaha. Obrigado por mais esse vídeo Júlio.
Não importa o combustível que o P47 usa. Ele faz nossa imaginação voar !!!
Ah o “Jug”, que avião! Reza a lenda que os pilotos costumavam dizer: “Se você quer mandar uma foto para sua namorada, pilote um P51. Mas se você quer voltar inteiro para ela, pilote um P47”. Muito interessante a menção sobre a participação do Thunderbolt no Pacífico, geralmente esquecida. Além dos brasileiros na Itália, os pilotos mexicanos também operaram o “Jug”, no Pacífico. Vale um vídeo Júlio! Abraços!
Me foi dito por veteranos do Valiant Air Command Warbird Museum, em Titusville na FL, que esse Jug não era pela aparência de jarra, do avião.
Disseram que era uma abreviação de Juggernaut, que é uma imensa força destrutiva.
Acho que seria uma fonte de informação confiável...
Tenho o manual de voo desse aviao que comprei em 2007 no museu aereo de Lisboa e ele estreou o traje anti G, e em caso de fazer pouso forçado, os pilotos deveriam destruir e esconder o traje, pois era segredo.
Outra tecnologia nova era o radar de cauda, para detectar inimigos que vinham por traz, além do turbo....também contavam com um boost, a injeçao de agua na camara de combustao, que aumentava a potencia instantaneamente no momento de apuro em combate.
Contava com sistema de descongelamento do oleo do motor no inverno, que é um injetor de gasolina no carter, que diminuia a viscosidade do oleo, permitindo a partida e depois se autoevaporando.
Tinha também cabine blindada, vidro a prova de balas, tanques de borracha que quando perfuradas por progéteis, os furos se contraiam e vedavam o furo, dentre outras tecnologias surpreendentes....
Era conhecido como tanque voador e nao podia ser substimado! houve um episidódio da FAB na Italia na WW2, no qual piloto americano com novissimos Mustang, foi dar um susto no P47 brasileiro e acabou abatido, e uma colisao de outro P47 em voo com uma chaminé enorme, no qual ele perdeu metade de uma asa e mesmo assim conseguiu voltar e pousar, tenho essas histórias documentadas com fotos em livro.
Em frente ao Museu do Expedicionário em Curitiba, existe um P-47. É só jogar no Google Maps pra ver.
Há muito tempo atrás, em Campinas SP, fui num ferro velho, e lá tinha um motor desse caça. Era monstruoso o seu tamanho, a quantidade de cilindros e espessura a do eixo.Tinha 18 cilindros e 2.000 HP de potência. Ao olhar o motor calculei como deveria ser o avião, pois o para encaixar aquele gigante no caça deveria ser um tanque de guerra que voasse. Daí me informaram que era um motor de um Thunderbolt P-47.
Já imaginei o P-47 Thunderbolt voando lado a lado com o Hawker Tempest nos campos de batalha da 2ª Guerra Mundial . Não sei se isso já aconteceu alguma vez naquele período, mas seria incrível ver essas aeronaves voando novamente.
Eu também
Certamente aconteceu e vai provavelmente vai acontecer de novo, pois dois Tempests estão sendo restaurados para voar.
@@SaladeGuerraSdG valeu pela informação, Júlio. Um grande abraço e parabéns pelo canal.
@@SaladeGuerraSdG obrigado Júlio s.d.g. pelo seu trabalho
BOLSONARO PARA PRESIDENTE !
TARCÍSIO PARA GOVERNADOR 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Como sempre uma magnífica aula! Eu já havia lido em algum lugar sobre a significativa participação do projetista Alexander Kartveli no desenvolvimento do XP-47B, o nosso mítico Thunderbolt, mas não nesse grau de aprofundamento. O meu primeiro contato com esse caça foi em "Terceiro Grau", quando ainda garoto entrei no gigantesco cockpit de uma exposição estática dentro do supermercados Sendas de Campo Grande - RJ, era início dos anos 1970. Fiquei deslumbrado com o tamanho da aeronave e a quantidade de "reloginhos" existentes no painel. Nos anos 1980, montei a aeronave em suas duas apresentações da então Revell brasileira: 1:72 e 1:32, esse último do Cel. Nero Moura, Cmt do Senta a Púa na Itália (WWII). Depois os contatos foram em monumentos (C5 em Santa Cruz e EEAer em Guaratinguetá) e no Musal, agora como B4, se não me falha a memória. De qualquer forma, a aeronave é um ícone em nossa FAB, porque foi com esse modelo que a FAB enfrentou o terror da guerra na Itália. Assistir um trabalho tão minucioso como teu agrega ainda mais valor histórico ao lendário vetor do Jambock. Parabéns!
O Thunderbolt era o avião de meu irmão, titulado como piloto de caça em 1946...
Bom dia, Paulo! O senhor pode contar um pouco mais dessa história para nós?
@@fal.0656 ... não há muito que dizer, após a guerra os veteranos transmitiram seus conhecimentos para novas turmas de pilotos. Ele foi da primeira turma e conhecia todos aqueles que estiveram na guerra, era amigo do Rui...
Depois tornou-se ele mesmo instrutor, foi ele quem introduziu na FAB a chamada "caça tática".
Certa vez foi aos EUA fazer traslado de alguns Thunderbolt para o Brasil, junto com Lafayette, Othon, Assis e outros. Depois foi ser piloto comercial.
Seu nome é mencionado nos livros do Magalhães Motta sobre a FAB e sobre traslado de aeronaves.
Paulo que história belíssima meus parabéns a vc e seu irmão muito bom
Que legal, vc deve ter tido acesso a muitas histórias legais...
@@PauloPereira-jj4jv CARA, SÓ "FERAS" DO AR! (sim, tudo com maiúsculas mesmo!)
Vídeos assim quê gostamos..
Historias bem contadas.
Fiquei com a sensação de que PASSOU rapido demais kkkkk.
Faça documentários pelo menos um por mês.
Parabéns
Parabéns pelo vídeo!!!
O P47 foi um avião notável!
Só não conhecia esta incrível história da pessoa responsável pela sua criação.
Abraços!
muito bom este video
Foi pilotado pelo saudoso Brigadeiro Rui Moreira Lima quem tive o IMENSO prazer de conhecer durante meus 4 anos na FAB. 😔
9:30 Vi esse filme "Victory Through Air Power" na escola, nunca imaginei que o cara era o criador do P47! Na obra eles fazem uma menção muito respeitosa a Santos Dumont, vele apena ver, deve ter no TH-cam.
Vale "a pena".
O livro foi publicado no Brasil, "A vitória pela força aérea". Faz parte de uma coleção do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Pessoal, adoro assistir histórias sobre essas fantásticas máquinas que fizeram parte da história, e consequentemente, ajudou na liberdade, não somente, na primeira guerra, mas, também durante a segunda, é isso, que nos faz o que somos, grande abraço, e obrigado 🇧🇷
Muito bom conteúdo + 1 escrito
Uma grande máquina.A partir dos 10.000 pés metía-mos o 2º andar do compressor
e sentía-mos o aumento da potência que nos fazia aumentar a razão de subida..Bela
máquina.Saudades.
Voce voou num deles ?
Muito bom o vídeo eu que sou colecionador de miniatura da segunda guerra e não tenho o P-47 na minha coleção já vou providenciar um depois de uma história tão bem detalhada deste avião.
Arrasou!!! Reportagem Linda sobre o Fantástico P-47 Thunderbolt😊😊😊😊😊
Tinha um desses no museu da TAM em São Carlos. Realmente parecia uma geladeira voadora, estrutura "grossa", parecia bem pesado.
Nunca mais farão aviões como esses
Moro em valinhos sp. Quando criança vi essas máquinas fazendo shows na tradiconal festa do figo aqui em minha cidade, a famosa esquadrilha da fumaça bons tempos. Tenho 62 anos e ainda me lembro bem da conversa dos pilotos pelo rádio dos aviões, um dos meus amigos tinha um rádio fm que captava as conversas entre eles.
É o avião que mais gosto.
Obrigado pelo vídeo! Deu até vontade de assistir o documentário Senta A Pua novamente.
Junto ao P51 Mustang, são os meus caças favoritos da segunda guerra
Não me canso de falar que sem dúvida é um dos melhores narradores de histórias no TH-cam. Parabéns.
Parabens ao excelenre TRABALHO, isso sim é jornalismo de verdade, sem mascarar a realidade e. Verdade dos fatos, çontinuem em trente, o BRASIL pecisa conhecer a verdade no MUNDO.
Um dos meus favoritos é o P51 mustang, com seu motor V12 de 1500hp.
Aviação está na alma,sangue.
Excelente vídeo sobre esta máquina maravilhosa. Usada pelos pilotos brasileiros na WW2. Muitos detalhes eu não conhecia. Foi uma aula completa. Só faltava entrar na cabine e voar. Parabéns mais uma vez. Obrigado.
Em jogos e no Flight Simulator da Microsoft voce pode virtualmente faze-lo.
Background histórico perfeito, vídeo de alta qualidade!
O Tijolão em 1957 depois de inúmeras emergências e alguns acidentes no 1°/4°GAv. na BAFZ foi definitivamente desativado. Porém 30 anos depois um caminhão de entrega de água derrubou do pedestal o F-47D que ficava tb em Fortaleza. Fico imaginando o esporro que o Sargento do corpo da guarda deu no infeliz motorista do caminhão rsrsrs
F-47D?
@@srcreeper02550 Sim . Em 1952 a FAB redesignou os P-47 para F-47
@@elenaandrade6369 prefiro p-47.
Como sempre um ótimo esclarecimento. Parabéns e fica com Deus. Att.João Luiz do RJ
Esses vídeos são hipnotizantes... Mt bom...
Excelente. Este avião é um dos motivos pelos quais me interessei sobre conflitos e guerras. Em Curitiba é sabido que tem um deles no museu do expedicionário e sempre me fascinou o tamanho da aeronave. Excelente saber mais sobre ele, apesar de ter lido muito sobre há muito.
Sim e ele foi pilotado pelo tenente coronel armando torres e está no museu do expedicionario em curitiba nosso orgulho ✌✌🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Em Curitiba tem um em exposição no "jardim" do Museu do Expedicionário.
Recomendo em grande conta a visita.
Mais um grande vídeo. Mal posso espera pelo conteúdo do P-51 Mustang.
Podia fazer uma aula sobre os combates de Goering
Na primeira guerra.
Deu uma vontade de jogar war thander kkkkk video muito top
Júlio vc tem crédito pra errar a vontade, seus vídeos são simplesmente fantásticos
Parabéns
Mais um vídeo incrível agr poderia fazer sobre o STUKA ne julio
Show! Sempre namorei o P47 que está ancorado na praça d expedicionário em Curitiba
Incrível pesquisa e roteiro
Sem problema, vídeo ótimo e informações verdadeiramente importantes
Muito obrigado mestre Júlio. Sempre fantastico. Uma honra ser membro do seu canal
Curitiba tem um em exposição, na frente do Museu dos expedicionários.
Obrigado por compartilhar
Muito lindo esse caça! Fiquei muito feliz em ver os caudas vermelhas em ação num filme maravilhoso!
Más de un piloto alemán dijo vaciar sus municiones en el P47 y no lograr derribarlo
Conteúdo rico e detalhado, muito bom.
Excelente Matéria!
A melhor sobre o P-47
Parabéns Sala de Guerra!
Excelente Julio ...estou restaurando um 1:32 gosto dele avião fantástico...gostei de mais
Muito bom! 👉 abraço do Canal MUNDO BÉLICO geopolítica e militarismo
Excelente ...como sempre.
Como sempre, mais um vídeo do canal com qualidade ímpar no cenário nacional
Faltou também a injeção de agua nos cilindros isso aumentava em muito a potencia na decolagem,
Ola , sou entusiasta do hawker tempest , faça uma comparação com o P47 abs
MUITO BONS, OS RELATOS!
Parabéns Julio! Que ironia do destino, um russo fez a diferença na força aérea americana.
Por isso devemos ter cuidado com xenofobia.
Um Alemão também, kkkkkkk, Wernher von Braun e sua contribuição para a fundação da NASA.
Aqui em Curitiba tem um P47 na praça do museu do Expedicionário
Sou viciado em aeronáutica.
Parabéns ao canal!
Batizei minha Sahara 350 de P-47 Thunderbolt, por ser robusta, confiável e bruta
Vídeo excelente Júlio !!!!!
Excelente canal!!!
Rapaz! Narrativa excelente,excepcional, empolgante, etc etc,etc!!!! Parabéns.
Por volta de 1958/59 havia muitos P-47 sobrevoando por aqui no interior , na região de Pirassununga, onde há um base aérea e escola de aeronáutica, acho que é assim mesmo que se diz. Na parte de baixo das asas havia a sigla da FAB. Ficavam baseados lá em Pirassununga.
Tudo que envolve aviação mexe profundamente comigo, ainda mais quando é uma de suas cuidadosas e detalhadas histórias 👏🏻
Fiquei "fora fo ar" 😁 por um tempinho e vejo agora q o canal continua sensacional. Comprei semana passada o livro "A Guerra Aérea" de David Baker na semana do fazendeiro mas descobri q não dá pra ler sem o "manual" de Enzo Angelucci,"Todos os Aviões do Mundo".
Sensacional esse vídeo, avião adquirido pelo Brasil na ww2. Parabéns, abraço
Obrigado pela história, Júlio! Seus vídeos são incríveis - uma verdadeira obra de are.
Que aula.👏🏻👏🏻👏🏻
Tem fotos desse avião na internet com o Supercharger na cauda junto com o Intercooler. E os condutores de ar que passam pelas laterais do piloto. Uma obra da engenharia.
Faz um vídeo sobre o P51 mustang
Boa noite meu grande amigo parabéns pelo vídeo ficou Ótimo muito bom mesmo show Show
Julio, caso vc saiba ingles, fica aqui a dica da serie de videos sobre o P47 no excelente canal Greg's Airplanes and automobiles. Ele coloca muitas fontes sobre o que mostra, documentos da NACA, livros, e muito do que ele mostra vão contra o q em geral é mostrado.
Senhores, a Ícones na WWII e os P47 e P47D são uns deles.
Brilhante e empolgante narrativa ate parece que senhor estava narrando os filmes de propaganda de guerra nas matines de cinema.
otimo video
Como sempre muita qualidade. Parabéns!
Parabéns! Excelente Narrativa!!!
uma observação que se torna pertinente m todos os videos, sua pronuncia no alemão é excelente!
Avião magnífico. Vi um no antigo museu da TAM em São Carlos. Um primor de avião de guerra
Parabéns meu caro, belo trabalho!!!
O P-47 consumia gasolina de 800 octanas com voracidade o que o tornava especial em velocidade e recuperaçao no motor Pratt & Witney com turbo charger. Aberto ..
Espetacular! Tenho o livro A Vitória Pela Força Aérea, de Seversky; realmente, o homem estava muito à frente de seu tempo. Excelente vídeo, obrigado por tanta informação. Namaste!
Mais um ótimo vídeo !!!! É uma referência !!!!
P 47..... Único , Uma Máquina Poderosa .
Boa noite obrigado pelo vídeo
Mais um brilhante trabalho
Uma máquina surpreendente, manter vivas essas histórias e mais surpreendente ainda parabéns pelo canal.
Olha, há muito tempo atrás, vi num ferro velho na cidade de Campinas S.P., um motor desse avião no chão. Assustei pelo tamanho, inúmeros cilindros e o tamanho do eixo do motor. Meu colega disse que era o motor de um motor de thunderbolt, com 2.000 hp. Era um monstro. Calculei como o avião deveria ser grande pra ter um motor desse como propulsor .
A injeção de água dava uma potência absurda nos motores
Lindo de mais essa história
Parabéns
Parabéns
Parabéns pela história
Parabéns pela pesquisa, esse canal é excelente , realmente!
Sow de boa o video caprichou muito,susseço nos proximos videos
conheço um ex piloto da aeronáutica...serviu entre 1950 e 1980...fomos até vizinhos um senhor muito peculiar muitas histórias e realmente os pilotos eram heróis... nada analógico quase tudo manual e visual
Peraí... quis dizer TUDO analógico, NADA digital.
Corrige aí.
Tudo analogico Maiano, nada digital como hoje, voce quer dizer ? Os controles eram manuais e o voo por visual.
Bom Dia Júlio! Fantástica esta aeronave , obrigado por mais um excelente trabalho de pesquisa!, eu estou montando um P-47D THUNDERBOLT 1/48 e certas imagens ajudam a destrinchar detalhes importantes do mesmo sem contar a história magnífica é claro .
Abraço.
Obrigado.
Já gostava deste avião, agora curto ainda mais!!!
parabéns!!!
Obrigado ao sala de guerra por postar conteúdos informativos e interessantes.valeu
Grande Vídeo!
A bordo!!!💪🇧🇷🧉
Parabéns pela reportagem. O querosene foi só detalhe .
O próximo vídeo sobre aeronaves poderia ser sobre o F6F Hellcat e P-38 lightning, também poderia falar sobre os porta aviões americanos Enterprise e a classe Essex
Júlio fala sobre os Tigres Voadores ....