Vejo por meio da lente da câmera, até onde ela vai, uma presença maior de senhoras mais velhas, mulheres, o que me dá a entender o interesse maior por esse conhecimento em pessoas mais maduras. Pergunto: onde estão os jovens, as pessoas mais novas buscando um tipo de conhecimento tão essencial??
Eu agradeço a Deus por ter me concedido ter escutado essas duas horas e meia! Que Nosso Senhor lhe conceda muito, mas muitos anos de vida e saúde, para continuar a nos mostrar e ensinar a maravilhas do céu!
1:04:21 - "se você fez uma coisa boa é porque deixou Cristo agir". Faz sentido com tudo que você vem explicando até esse ponto no vídeo, é Jesus o percursor da orquestra, o bem vem da ordem de Deus. Eu lembrei de padre Paulo Ricardo que fala sobre a oração, uma oração real é unir nossa vontade, conformá-la, com a vontade de Deus.
Sobre a pergunta do inferno no finalzinho, compartilho aqui algo que, no passado, me ajudou muito a lidar com essa (realmente) aparente discrepância entre o amor de Deus e a existência de um inferno. Trata-se de um exercício, na verdade. Primeiro, imagine o que seria, na sua concepção, o cenário ideal na eternidade, ao invés do inferno que você tem em mente hoje. Agora, imagine como você se sentiria se este cenário fosse a realidade, no fim. Ok, você se sentiria bem, não é assim? Um senso de plenitude, justiça, as coisas FAZEM SENTIDO, afinal. Correto? Ok, agora ESQUEÇA o cenário hipotético que você criou em sua mente, e guarde APENAS a sensação de plenitude, amor e justiça. No lugar do seu "cenário ideal", coloque um ponto de interrogação. Mas guarde a sensação de plenitude e justiça, ok? Joia. Agora você pode seguir o caminho, sabendo que, não importa como as coisas se darão no desfecho da história, elas SERÃO plenas, amorosas e justas, e você as compreenderá como tais. Seu medo não é de que haja um inferno.Seu medo é de que, havendo um inferno, nos termos que você é capaz de de conceber, e com o senso de justiça que você é capaz de conceber, a história termine de maneira trágica. Não terminará. Seu senso de justiça, assim como sua percepção do que o inferno de fato é, serão aperfeiçoados e você, que hoje vê como por encima e espelho, verá de modo perfeito.
Existem três dons para a vida humana, o 1° é errar o 2° é corrigir os erros tornando-nos especiais, o 3° é evitar os erros mas nós só temos condições de prevenir certos erros. Então é através da liberdade que temos a oportunidade de escolher se corrigimos os erros ou não. Na libertinagem não a correção, só a vontade do individuo, tornando-se egoísta. Então para termos liberdade temos que cumprir normas, regras, uma conduta de vida, estar livre é outra coisa. Quando o presidiário sai da cadeia, ele esta livre, logo depois ele adquire normas, para cumprir sua liberdade. ENTÃO LIBERDADE NÃO É FAZER O QUE QUER, LIBERTINAGEM SIM É FAZER O QUE QUER. O PERDÃO NOS AFASTA DA VERDADE, ACABA DANDO OUTRO SENTIDO PARA A VERDADE. DIMINUINDO SUA IMPORTÂNCIA. Dando outra convicção para a liberdade, como também á induzindo. Mostrando que podemos burlar e tirar proveito da libertinagem. Sim, uma pessoa que usufrui da sua libertinagem, ainda pode corrigir suas convicções, seu modo de interpretar a vida. Muitos casos da libertinagem acontecem por causa da preguiça, como exemplo deixar a praia toda suja, a preguiça em geral fás parte da libertinagem. E é certo que isso prejudica a liberdade, cria uma nuvem nebulosa, prejudicando as interpretações da liberdade. Prejudicando a felicidade a alegria de todos que almejam, e dão prioridades para a liberdade.
St. Teresa D'Ávila: É assim que trata teus amigos? Deus: É assim que eu trato os meus amigos! St. Teresa D'Ávila: É por isso que tens tão poucos amigos na Terra. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Elizabete422 kkkkkkkk Não, só alguém não conformado com a ausência divina e sem paciência pra esses rodeios intelectuais dessa elitizinha católica que adora masturbar-se intelectualmente no TH-cam
Cada ação uma reação,existe o bem e o mal e o livre arbitrio nas mãos de uns causam mal na vida de outros e vendo isso necessitamos dos mandamentos de Deus.pois a cadeia estão lotadas de pessoas que usaram esse livre arbitrio para causar dor e sofrimento em pessoas que na maioria das vezes foram inocentes.então quanto tiveres duvidas visitem uma cadeia e vejam se existe paz la dentro.e tenham noção nem todo mundo é bom não.
Não. Inclusive, a Igreja Católica, já em Santo Agostinho, antecipou a possibilidade de haver uma evolução dos entes criados com a teoria das razões seminais. São Boaventura, na Idade Média, também aborda essa teoria, muitíssimo antes de Darwin. Há divergências entre as razões seminais e o evolucionismo darwinista, mas a evolução dos seres criados não é contrário à fé cristã.
No inferno, pelos séculos dos séculos, almas condenadas e anjos caídos seguirão odiando à Deus. Odiar Deus é a suprema maldade. Então, sim, o inferno é mal, é eterno e nenhum sofisma filosófico ou articulações semânticas poderá modificar isso.
Agostinho nunca se considerou um santo ...a igreja católica atribuiu sua santidade depois que Agostinho morreu ....em vida ele nunca se considerou um.santo ...pois tinha todas as fraquezas humanas como qualquer um de nós. ....em suas confissões ele pede a igreja um tempo para gosar todos os gosos e prazeres desta vida ...para depois se recolher a um convento para meditar e fortalecer seu pensamento no exercício teológico da igreja católica. ...o livre arbítrio dele era está liberdade que teve de se constituir em um líder religioso da igreja católica. ..nenhum atribuído Santo da igreja ....teve conhecimento até hoje de sua canonização pois já estavam sobre o.poder da morte física. ...deus não vai julgar por classes de Santos canonizados pela igreja católica depois de mortos ....mesmo porque na presença de Deus lá nos tempos finais desta vida terrena seremos todos almas na presença de Deus. .. Amém
Esse professor, parece ser muito sabio....só que nao. Se tudo isso que ele fala, ele aprendeu com Sao Augustinho, então São Augustinho nao era tao bom filosofo assim. 1 erro: Esse professor falou do manequeísmo, que acredita em um sistema heretico de crença que afirma que ha um Deus do mal e um Deus do bem. E isso realmente é errado. Porem o mal é eterno! Se esse professor afirma que o bem é eterno, ele nao pode conceber a ideia de que o mal tbm nao o seja, afinal como pode haver o bem se nao ha o mal para contra ponto. A coclusao que deveria chegar nesse caso é que antes que o mal tenha vindo a existencia, nao havia nada para detectar o bem, nem mesmo o proprio bem( no caso Deus) poderia detectar nele o seu proprio bem e se Deus é puro bem, é necessario concluir que antes da existência do mal, Deus nao tinha a capacidade de conhecer a si mesmo, em outras palavras, ele nao podia existir. Qualquer pessoa que nega a existência eterna do mal, tem uma filosofia ruím.
Vejo no senhor professor uma paixão única e inigualável ao ensinar tanto a Filosofia quanto falar de Santo Agostinho. Parabéns, isso é admirável! 👏👏👏
Assistindo agora agosto 2024!! Ele e ótimo ! Obrigada Deus por termos pessoas maravilhosas p nos ensinar suas verdades
Excelente!
Palavras de Sabedoria Divina.
Tua paixão por transmitir teu conhecimento contagia. Parabéns pela dedicação!
Vejo por meio da lente da câmera, até onde ela vai, uma presença maior de senhoras mais velhas, mulheres, o que me dá a entender o interesse maior por esse conhecimento em pessoas mais maduras. Pergunto: onde estão os jovens, as pessoas mais novas buscando um tipo de conhecimento tão essencial??
Eu agradeço a Deus por ter me concedido ter escutado essas duas horas e meia! Que Nosso Senhor lhe conceda muito, mas muitos anos de vida e saúde, para continuar a nos mostrar e ensinar a maravilhas do céu!
Obrigado ao professor pela aula 🎉
Lindo demais ouvir estas aulas, dos SANTOS gratidão professor 🙏🏻🙏🏻
1:04:21 - "se você fez uma coisa boa é porque deixou Cristo agir".
Faz sentido com tudo que você vem explicando até esse ponto no vídeo, é Jesus o percursor da orquestra, o bem vem da ordem de Deus. Eu lembrei de padre Paulo Ricardo que fala sobre a oração, uma oração real é unir nossa vontade, conformá-la, com a vontade de Deus.
que aula !!!!! muito obrigada
Ouvi duas vezes!! Que exposição bela e verdadeira acerca de um tema difícil!!
Nao curso filosofia mais amo a explicação do Victor... gênio...👏👏👏
Didático, profundo, tornado "simples". Isso é ser professor! Meus parabéns, verdadeiramente.
Deus está fazendo o mundo agora, bela explicação. Obrigado por postar.
1Que bom
¹
Assistindo em 19.03.2022 - Depois de assistir essa Aula, só me cabe ficar em silêncio respeitoso e sacro. 👏
Melhor aula que já assisti na vida!
Adorei, palestra inspiradora. Obrigado amigos!
Preciso estudar filosofia só pra entender o que o professor diz. Sensacional!
Vixi. Que palestra é essa. Espetacular
👏👏👏
Deus abençõe o Sr. Victor por essa sábia palestra.
Sobre a pergunta do inferno no finalzinho, compartilho aqui algo que, no passado, me ajudou muito a lidar com essa (realmente) aparente discrepância entre o amor de Deus e a existência de um inferno. Trata-se de um exercício, na verdade.
Primeiro, imagine o que seria, na sua concepção, o cenário ideal na eternidade, ao invés do inferno que você tem em mente hoje. Agora, imagine como você se sentiria se este cenário fosse a realidade, no fim.
Ok, você se sentiria bem, não é assim? Um senso de plenitude, justiça, as coisas FAZEM SENTIDO, afinal. Correto?
Ok, agora ESQUEÇA o cenário hipotético que você criou em sua mente, e guarde APENAS a sensação de plenitude, amor e justiça. No lugar do seu "cenário ideal", coloque um ponto de interrogação. Mas guarde a sensação de plenitude e justiça, ok?
Joia. Agora você pode seguir o caminho, sabendo que, não importa como as coisas se darão no desfecho da história, elas SERÃO plenas, amorosas e justas, e você as compreenderá como tais.
Seu medo não é de que haja um inferno.Seu medo é de que, havendo um inferno, nos termos que você é capaz de de conceber, e com o senso de justiça que você é capaz de conceber, a história termine de maneira trágica.
Não terminará. Seu senso de justiça, assim como sua percepção do que o inferno de fato é, serão aperfeiçoados e você, que hoje vê como por encima e espelho, verá de modo perfeito.
Fera demais Professor , fantástico !
Deus abençoe você!! Excelentes palestras
No começo o professor estava muito manso... Depois de 5 minutos se soltou e arrebentou. 😎
Excelente! Uau!
Muito boa aula, professor! Um grande abraço.
VALEU MUITO PROFESSOR , SUA PALESTRA ME ENRIQUECEU MUITO SOBRE MEUS ESTUDOS SOBRE STO. AGOSTINHO.
Fantástico!
Como o inferno pode ser um bem se é um lugar de sofrimento eterno?
Existem três dons para a vida humana, o 1° é errar o 2° é corrigir os erros tornando-nos especiais, o 3° é evitar os erros mas nós só temos condições de prevenir certos erros. Então é através da liberdade que temos a oportunidade de escolher se corrigimos os erros ou não. Na libertinagem não a correção, só a vontade do individuo, tornando-se egoísta.
Então para termos liberdade temos que cumprir normas, regras, uma conduta de vida, estar livre é outra coisa.
Quando o presidiário sai da cadeia, ele esta livre, logo depois ele adquire normas, para cumprir sua liberdade.
ENTÃO LIBERDADE NÃO É FAZER O QUE QUER, LIBERTINAGEM SIM É FAZER O QUE QUER.
O PERDÃO NOS AFASTA DA VERDADE, ACABA DANDO OUTRO SENTIDO PARA A VERDADE. DIMINUINDO SUA IMPORTÂNCIA. Dando outra convicção para a liberdade, como também á induzindo. Mostrando que podemos burlar e tirar proveito da libertinagem.
Sim, uma pessoa que usufrui da sua libertinagem, ainda pode corrigir suas convicções, seu modo de interpretar a vida. Muitos casos da libertinagem acontecem por causa da preguiça, como exemplo deixar a praia toda suja, a preguiça em geral fás parte da libertinagem. E é certo que isso prejudica a liberdade, cria uma nuvem nebulosa, prejudicando as interpretações da liberdade. Prejudicando a felicidade a alegria de todos que almejam, e dão prioridades para a liberdade.
St. Teresa D'Ávila: É assim que trata teus amigos?
Deus: É assim que eu trato os meus amigos!
St. Teresa D'Ávila: É por isso que tens tão poucos amigos na Terra.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ora, eu não sou Todo-Poderoso e Todo-Sábio. Eu não teria como impedir o crime. Deus pode impedir o mal.
Ateu?
@@Elizabete422 kkkkkkkk
Não, só alguém não conformado com a ausência divina e sem paciência pra esses rodeios intelectuais dessa elitizinha católica que adora masturbar-se intelectualmente no TH-cam
Cada ação uma reação,existe o bem e o mal e o livre arbitrio nas mãos de uns causam mal na vida de outros e vendo isso necessitamos dos mandamentos de Deus.pois a cadeia estão lotadas de pessoas que usaram esse livre arbitrio para causar dor e sofrimento em pessoas que na maioria das vezes foram inocentes.então quanto tiveres duvidas visitem uma cadeia e vejam se existe paz la dentro.e tenham noção nem todo mundo é bom não.
Dúvida. Em 1:40:04 diz se que o Espírito Santo foi criado?
Fiquei sem saber se ele fala por ele ou por S. Agostinho, em muitas partes
Pra onde eu mando o Pix Professor! QUE AULA!! QUE AAAULA! ...muito obrigado!
O pix é portaldialetico@gmail.com. Obrigado!
A teoria da evolução refuta a bíblia?
Não. Inclusive, a Igreja Católica, já em Santo Agostinho, antecipou a possibilidade de haver uma evolução dos entes criados com a teoria das razões seminais. São Boaventura, na Idade Média, também aborda essa teoria, muitíssimo antes de Darwin. Há divergências entre as razões seminais e o evolucionismo darwinista, mas a evolução dos seres criados não é contrário à fé cristã.
No inferno, pelos séculos dos séculos, almas condenadas e anjos caídos seguirão odiando à Deus. Odiar Deus é a suprema maldade. Então, sim, o inferno é mal, é eterno e nenhum sofisma filosófico ou articulações semânticas poderá modificar isso.
O inferno é a Justiça de Deus, quem está lá é mal, mas o inferno não, até pq o diabo não fez o inferno, Deus fez o inferno, e tudo o que Ele faz é bom
@@mateusbernardi3746 pois é, essa miopia de que "tudo que Deus faz é bom" misturando Gênesis 1 com idéias filosóficas tardias é a raiz de todo mal
Agostinho nunca se considerou um santo ...a igreja católica atribuiu sua santidade depois que Agostinho morreu ....em vida ele nunca se considerou um.santo ...pois tinha todas as fraquezas humanas como qualquer um de nós. ....em suas confissões ele pede a igreja um tempo para gosar todos os gosos e prazeres desta vida ...para depois se recolher a um convento para meditar e fortalecer seu pensamento no exercício teológico da igreja católica. ...o livre arbítrio dele era está liberdade que teve de se constituir em um líder religioso da igreja católica. ..nenhum atribuído Santo da igreja ....teve conhecimento até hoje de sua canonização pois já estavam sobre o.poder da morte física. ...deus não vai julgar por classes de Santos canonizados pela igreja católica depois de mortos ....mesmo porque na presença de Deus lá nos tempos finais desta vida terrena seremos todos almas na presença de Deus. ..
Amém
Esse professor, parece ser muito sabio....só que nao.
Se tudo isso que ele fala, ele aprendeu com Sao Augustinho, então São Augustinho nao era tao bom filosofo assim.
1 erro: Esse professor falou do manequeísmo, que acredita em um sistema heretico de crença que afirma que ha um Deus do mal e um Deus do bem.
E isso realmente é errado.
Porem o mal é eterno!
Se esse professor afirma que o bem é eterno, ele nao pode conceber a ideia de que o mal tbm nao o seja, afinal como pode haver o bem se nao ha o mal para contra ponto.
A coclusao que deveria chegar nesse caso é que antes que o mal tenha vindo a existencia, nao havia nada para detectar o bem, nem mesmo o proprio bem( no caso Deus) poderia detectar nele o seu proprio bem e se Deus é puro bem, é necessario concluir que antes da existência do mal, Deus nao tinha a capacidade de conhecer a si mesmo, em outras palavras, ele nao podia existir.
Qualquer pessoa que nega a existência eterna do mal, tem uma filosofia ruím.
Santo Agostinho é tipo um passador de pano