Obrigado Félix! Seja sempre-bem vindo ao canal! Os vídeos mais novos agora saem com legendas em espanhol e em inglês. O que poderia auxiliar em alguns casos.
Fiz os testes e tb encontrei 40ms em uma fonte linear com 12V parecida com a sua. Testei uma fonte chaveada de ótima qualidade (também com 12V) e caiu par 3ms. Também verifiquei o "Rise time" em uma daquelas "fontezinhas" de 3,3/5V para Arduíno, caiu para 130 micro segundos. Muito boa a técnica; Obrigado.
Muito Legal meu amigo!A alguns dias atrás eu percebi que quando desligava o ventilador de teto do meu quarto o compressor da geladeira ligava. Isso quando já não estava trabalhando.verifiquei isso por alguns dias e fiquei desconfiado que um spike poderia está surgindo quando desligava a chave do ventilador, pois causa uma centelha no contato.Resolvi colocar um filtro snubber ( Resistor/ capacitor) comprei uma tomada triangular macho e fiz o circuito do filtro e instalei dentro dessa tomada, como na geladeira tinha um beijamim, foi só ligar junto com a tomada da geladeira ( em paraleto) direto no beijamim.Não percebi mais o problema!Ficou ok!Acredito que talvez seja algum pulso que esteja resetando o processador do painel touch e ele acabava armando o compressor!Essa geladeira é do tipo duplex, com varias funções programaveis no painel e alguns tipo de alarme como porta aberta por algum tempo, temperatura atingida programada e etc. Deu vontade de medir com e sem o filtro mais acabei não fazendo.Deve ter um més que coloquei o filtro e até agora tudo ok.
Boa solução Michel! Certamente era esse o problema. Mas talvez remover o benjamim e colocar o snubber dentro da tomada ainda seria melhor. Não sou fã de benjamins, especialmente em equipamentos de alto consumo.
@@Electrolab-Eletronica boa noite esse video me ajudou muito, tendo em vista que o painel de controle dele é o mesmo do meu que é um MINIPA 50MHZ. teria como eu ajustar essa linha da onda ? a do meu aparelho esta mais grossa e fica ruim para fazer a leitura ! ou seria por causa da configuracao que só é de 50nhz. grande abraço e obrigado pelos videos.
Tente fazer uma autocalibração do instrumento, pode ser também um nível alto de ruído com problemas nas pontas de prova, se remover as pontas e continuar, tente a calibração.
Excelente!! Comprei um osciloscopio e ele não tinha o botão SINGLE, fiquei meio chateado. Neste video descobri esta função no menu do trigger, gracas ao Meste. Obrigado!! Gostaria que o Meste mostrasse como gravar um evento e salvar no pen drive. Pois o meu manual do meu osciloscopio não explica.
boa noite professor. poderia me dizer como fazer a medição de impedância de saída de um amplificador. Pois comprei um amplificador automotivo mas não tem a descrição da impedância e esse modulo possui dois modelos. com impedância diferentes
Olá Jean, não daria para explicar aqui com detalhes. Basicamente você precisaria de um gerador de funções ajustado em 1kHz, conectado à entrada do amp. Depois um potenciômetro de fio de alta potência e de baixo valor, uns 47ohms, em série com um eletrolítico de uns 22uF, ligados na saída e um osciloscópio ou multímetro true RMS, na escala AC, medindo as tensões em 2 posições do potenciômetro, no fim de escala e um pouco antes do fim. Depois deve aplicar fórmula de divisor de tensão para achar a impedância. Creio que só fazendo um vídeo ficaria mais claro.
Excelente vídeo . me tirou essa dúvida. Muito importante essa função para verificar o sinal de reset no circuito. Se puder fazer um vídeo explicativo sobre o tema , ficarei muito agradecido .
Dess forma posso medir o pulso d reset dese geito ? Estou aprendendo a usar agora iniciando c osciloscópio ai tenho mo medo d nao aprender a medir esee pulso muinto importante
Como consigo visualizar a forma de onda de carga e descarga? Digo, qual configuração usar no Osciloscopio? Estou usando um MSO7104A da Agilent de 1GHz e só vejo a forma de onda quadrada do gerador no mesmo ponto de medida.
Olá Alan, é provável que a frequência usada no gerador não esteja adequada, veja este vídeo, onde mostro a carga de um circuito RC, tente usar as mesmas configurações para visualizar a carga e descarga. th-cam.com/users/edit?ar=2&o=U&video_id=aVDD5GisyAY
Oi bom dia, vc pode me dar uma dica, quero capturar um transiente de um processador stm32, porém acontece após o desligamento, então a saída está em 5v quando configuro o osciloscópio assim ele captura o evento de borda de descida, porém o evento que quero capturar está após o desligamento, parece que ele da uns pulso muito rápido algumas vezes, porém não consigo capturar, tem como ignorar a borda de descida e capturar esses pulso? Sou novo, com osciloscópio, tenho um jantei dso2d15
Bom dia! Para capturar esses pulsos que ocorrem após o desligamento do STM32, em vez de usar um trigger de borda de descida, configure o trigger para detectar pulsos de largura curta (pulse width trigger). Esse tipo de trigger permite capturar eventos baseados no tempo de duração dos pulsos. No menu de trigger do DSO2D15, escolha a opção "Pulse Width" ou similar. Configure para detectar pulsos menores que um certo limite (por exemplo, 10 µs, se o pulso esperado for muito rápido). Defina a polaridade para pulsos positivos ou negativos, dependendo do sinal que está tentando capturar. Configure o timebase para um valor rápido, como 200 ns/div ou menor, para observar melhor os pulsos rápidos. Configure o osciloscópio no modo Single e ajuste o trigger para aguardar até que o pulso ocorra após o desligamento. Ative a opção de persistência (infinite persistence ou persist time) para permitir que os pulsos capturados fiquem visíveis na tela por mais tempo, mesmo que sejam raros. Use o acoplamento DC na entrada do canal que está monitorando, para capturar tanto o evento principal quanto as variações de baixa amplitude após o desligamento. Se, mesmo assim, os pulsos não forem capturados, considere que eles podem ser muito rápidos ou de amplitude muito baixa.
Olá Professor, td bem? Da pra usar o modo de varredura lenta (a partir de 250ms) para ver esses sinais e outros também (como por ex, tempo de transferência em nobreaks de inversor para bypass e ão contrário também). Grato.
Olá Celio! Sim, é possível! Apenas se forem transientes de altas frequências que o modo single trigger seria a única forma de ver tais sinais e analisá-los.
Existe fórmulas para saber o ESR a partir da capacitância e a frequência ?... você tocou no assunto no vídeo sobre o medidor de esr e ate hj to pesquisando rs
Fórmula não existe pois o ESR depende da condição do capacitor e pode variar ao longo da vida do componente. Mas há como medir o valor num determinado capacitor usando o osciloscópio. Anotei para um vídeo futuro.
Professor, eu fiquei com uma dúvida no vídeo sobre o Triac e controle de potência AC. A dúvida é a seguinte: o triac consegue controlar a potência de uma alimentação bifásica? Por exemplo, uma tomada 220V, composta de duas fases de 110. Me surgiu essa dúvida, porque me parece que nessa configuração, o sinal nunca fica com uma tensão de 0V, que seria necessário para desarmar o Triac. Parabéns pelo trabalho!
Link direto para o osciloscópio usado neste vídeo: s.click.aliexpress.com/e/_DFe2xGL
Excelente material. É muito bom assistir um profissional de verdade a ensinar. Muito obrigado!
Obrigado amigo!
Melhor canal de eletrônica! Grato por ensinar essa importantíssima função do osciloscópio!
Obrigado Renato!
Muito legal, continue com videos de dicas para osciloscópio que é muito interessante! Obrigado!
Obrigado Wellington!
Muito boa explicação. Embora o português não seja a minha língua materna, compreendi perfeitamente a explicação. Muito obrigado!
Obrigado Félix! Seja sempre-bem vindo ao canal! Os vídeos mais novos agora saem com legendas em espanhol e em inglês. O que poderia auxiliar em alguns casos.
Fiz os testes e tb encontrei 40ms em uma fonte linear com 12V parecida com a sua. Testei uma fonte chaveada de ótima qualidade (também com 12V) e caiu par 3ms. Também verifiquei o "Rise time" em uma daquelas "fontezinhas" de 3,3/5V para Arduíno, caiu para 130 micro segundos. Muito boa a técnica; Obrigado.
Ótimos testes Evandro! Valeu!
Parabéns pelo vídeo, esclarecedor! já estou na espera do próximo, espero que tenha.
Obrigado amigo, estamos sempre postando vídeos desse tipo, há outros similares, veja a play list de osciloscópios no canal!
Eu já tinha 2 noites procurando esse conteúdo,,,,obrigado demais,,,,muito rico esse conteúdo,
Obrigado! Seja bem vindo ao canal!
Excelente explicação. Parabéns.
Obrigado Mango!
Electromen, bom vídeo ! O osciloscópio foi uma incrível invenção, gostaria de lhe solicitar um vídeo sobre a história do osciloscópio. Forte abraço !
Ótima sugestão Edson! Obrigado. Abçs.
Muito Legal meu amigo!A alguns dias atrás eu percebi que quando desligava o ventilador de teto do meu quarto o compressor da geladeira ligava. Isso quando já não estava trabalhando.verifiquei isso por alguns dias e fiquei desconfiado que um spike poderia está surgindo quando desligava a chave do ventilador, pois causa uma centelha no contato.Resolvi colocar um filtro snubber ( Resistor/ capacitor) comprei uma tomada triangular macho e fiz o circuito do filtro e instalei dentro dessa tomada, como na geladeira tinha um beijamim, foi só ligar junto com a tomada da geladeira ( em paraleto) direto no beijamim.Não percebi mais o problema!Ficou ok!Acredito que talvez seja algum pulso que esteja resetando o processador do painel touch e ele acabava armando o compressor!Essa geladeira é do tipo duplex, com varias funções programaveis no painel e alguns tipo de alarme como porta aberta por algum tempo, temperatura atingida programada e etc.
Deu vontade de medir com e sem o filtro mais acabei não fazendo.Deve ter um més que coloquei o filtro e até agora tudo ok.
Boa solução Michel! Certamente era esse o problema. Mas talvez remover o benjamim e colocar o snubber dentro da tomada ainda seria melhor. Não sou fã de benjamins, especialmente em equipamentos de alto consumo.
Bom dia.
Vídeo sobre osciloscopio é sempre bem vindo.
Obrigado
Obrigado Ernani!
@@Electrolab-Eletronica boa noite
esse video me ajudou muito, tendo em vista que o painel de controle dele é o mesmo do meu que é um MINIPA 50MHZ.
teria como eu ajustar essa linha da onda ? a do meu aparelho esta mais grossa e fica ruim para fazer a leitura ! ou seria por causa da configuracao que só é de 50nhz.
grande abraço e obrigado pelos videos.
Tente fazer uma autocalibração do instrumento, pode ser também um nível alto de ruído com problemas nas pontas de prova, se remover as pontas e continuar, tente a calibração.
Pode ser o cabo que está captando interferência. Tente fazer o auto ajuste.
@@ernaniernani7232
Boa noite.
Gostaria de ver um vídeo, fazendo análise na forma de onda da rede eletrica 127v e 220v.
Obrigado
Anotado amigo obrigado!
Muito bom, linguagem simples pra todos compreenderem, seria interessante um vídeo sobre ripple em fontes chaveadas uma breve análise com osciloscópio.
Olá Adriano, obrigado! No vídeo sobre fontes lineares, eu mostro sobre medida de ripple com o osciloscópio.
Muito bom. Em 1998 os osciloscópios da escola eram todos analógicos e pesadíssimos. Deviam ser caríssimos.
Sim, certamente, naquela época custavam quase como um carro popular.
Excelente!! Comprei um osciloscopio e ele não tinha o botão SINGLE, fiquei meio chateado. Neste video descobri esta função no menu do trigger, gracas ao Meste. Obrigado!!
Gostaria que o Meste mostrasse como gravar um evento e salvar no pen drive. Pois o meu manual do meu osciloscopio não explica.
Obrigado Antonio! Anotada a sugestão! Normalmente é bem simples dependendo do modelo. Pode haver um botão ou menu com a função "Acquire" ou similar!
Muito obrigado por este video. No conhecía como podería obter estas sinais, que eu estava precisando. Salutaçoes desde Espanha
Obrigado Tomas!
boa noite professor.
poderia me dizer como fazer a medição de impedância de saída de um amplificador. Pois comprei um amplificador automotivo mas não tem a descrição da impedância e esse modulo possui dois modelos. com impedância diferentes
Olá Jean, não daria para explicar aqui com detalhes. Basicamente você precisaria de um gerador de funções ajustado em 1kHz, conectado à entrada do amp. Depois um potenciômetro de fio de alta potência e de baixo valor, uns 47ohms, em série com um eletrolítico de uns 22uF, ligados na saída e um osciloscópio ou multímetro true RMS, na escala AC, medindo as tensões em 2 posições do potenciômetro, no fim de escala e um pouco antes do fim. Depois deve aplicar fórmula de divisor de tensão para achar a impedância. Creio que só fazendo um vídeo ficaria mais claro.
@@Electrolab-Eletronica Um vídeo sobre esse tema seria ótimo. Obrigado por disseminar conhecimentos Mestre.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta professor.esse potenciômetro pode ser aqueles de fio usado em audio?aqueles grandes?
Sim Jean, esses mesmos. Sendo de fio suportariam a potência.
Mto boa a aula, obrigado
Obrigado!
Excelente vídeo . me tirou essa dúvida. Muito importante essa função para verificar o sinal de reset no circuito. Se puder fazer um vídeo explicativo sobre o tema , ficarei muito agradecido .
Obrigado Jardel! Anotado!
Ótimo video... Outro recurso ótimo pra verificar transientes num sinal.. é a função pass/fail que conta a quantidade de transiente no sinal
Obrigado Mauro! Sim é verdade, ótima função, mas muitos osciloscópios não têm esse recurso.
@@Electrolab-Eletronicaserá se o dso2d15 hantek tem essa função?
Eletrólitos, sempre top ! 😉
Muito útil isso.
Obrigado.
Obrigado Paulo!
Muito Bom ,seria interessante haver mais videos com analise com o osciloscopio Obrigada
Sugestão anotada! Obrigado!
muito bom eletrolab,vc conhece muito,esta de parabéns.
Obrigado Marcos!
@@Electrolab-Eletronica tem algum projeto de gravador de memoria nand flesh?
Não tenho Marcos.
Ótimo vídeo professor, Parabéns, obrigado 👏👏👏🏁
Obrigado Silvio!
Dess forma posso medir o pulso d reset dese geito ?
Estou aprendendo a usar agora iniciando c osciloscópio ai tenho mo medo d nao aprender a medir esee pulso muinto importante
Sim, é possível, sempre levando em conta os limites do osciloscópio usado.
Especilmente util na observação de fontes com ocorrencia de ovp ,ocp.
É verdade Warley! Obrigado!
Ótimo exemplo!!
Obrigado Breno!
Muito interessante mesmo, parabéns!
Obrigado Rosimar!
Como consigo visualizar a forma de onda de carga e descarga? Digo, qual configuração usar no Osciloscopio? Estou usando um MSO7104A da Agilent de 1GHz e só vejo a forma de onda quadrada do gerador no mesmo ponto de medida.
Olá Alan, é provável que a frequência usada no gerador não esteja adequada, veja este vídeo, onde mostro a carga de um circuito RC, tente usar as mesmas configurações para visualizar a carga e descarga. th-cam.com/users/edit?ar=2&o=U&video_id=aVDD5GisyAY
@@Electrolab-Eletronica Ok, amanhã testarei, obrigado.
Oi bom dia, vc pode me dar uma dica, quero capturar um transiente de um processador stm32, porém acontece após o desligamento, então a saída está em 5v quando configuro o osciloscópio assim ele captura o evento de borda de descida, porém o evento que quero capturar está após o desligamento, parece que ele da uns pulso muito rápido algumas vezes, porém não consigo capturar, tem como ignorar a borda de descida e capturar esses pulso? Sou novo, com osciloscópio, tenho um jantei dso2d15
Bom dia! Para capturar esses pulsos que ocorrem após o desligamento do STM32, em vez de usar um trigger de borda de descida, configure o trigger para detectar pulsos de largura curta (pulse width trigger). Esse tipo de trigger permite capturar eventos baseados no tempo de duração dos pulsos. No menu de trigger do DSO2D15, escolha a opção "Pulse Width" ou similar. Configure para detectar pulsos menores que um certo limite (por exemplo, 10 µs, se o pulso esperado for muito rápido). Defina a polaridade para pulsos positivos ou negativos, dependendo do sinal que está tentando capturar. Configure o timebase para um valor rápido, como 200 ns/div ou menor, para observar melhor os pulsos rápidos. Configure o osciloscópio no modo Single e ajuste o trigger para aguardar até que o pulso ocorra após o desligamento. Ative a opção de persistência (infinite persistence ou persist time) para permitir que os pulsos capturados fiquem visíveis na tela por mais tempo, mesmo que sejam raros. Use o acoplamento DC na entrada do canal que está monitorando, para capturar tanto o evento principal quanto as variações de baixa amplitude após o desligamento. Se, mesmo assim, os pulsos não forem capturados, considere que eles podem ser muito rápidos ou de amplitude muito baixa.
Excelente explicação.
Obrigado Carlos!
Da para mensurar a luz do laser ndyag com osciloscópio?
Que tipo de medida você se refere? Para medir a intensidade luminosa precisaria de probe específica.
otimo muito bem espricado valeu
Obrigado Carlos!
Aula top 👍
Obrigado Valdane!
Olá Professor, td bem? Da pra usar o modo de varredura lenta (a partir de 250ms) para ver esses sinais e outros também (como por ex, tempo de transferência em nobreaks de inversor para bypass e ão contrário também). Grato.
Olá Celio! Sim, é possível! Apenas se forem transientes de altas frequências que o modo single trigger seria a única forma de ver tais sinais e analisá-los.
@@Electrolab-Eletronica é verdade, caso precise de algum esquema elétrico de nobreak on line ou interative, tenho para servi-lo
Muito Obrigado Celio!!
Nao achei esta opção single do trigger no meu!
Depende do modelo, a maioria tem essa função, dê uma confirmada no manual.
Excelente
Obrigado Roney!
excelente video!
Obrigado Lincoln!
Muito bom!
Obrigado Filipe!
ótimo video!! super conceituol!!
Obrigado Marcelo!
bem explicado
Obrigado Carlos!
Top top ..
Muito boa explicação ...
Obrigado amigo!
amigo comprei um osciloscópio deste modelo, vc teria algum curso em treinamento de osciloscópio deste modelo?
Olá Valdecir, não tenho, mas no canal há uma playlist com vários vídeos sobre osciloscópio, dê uma conferida.
Existe fórmulas para saber o ESR a partir da capacitância e a frequência ?... você tocou no assunto no vídeo sobre o medidor de esr e ate hj to pesquisando rs
Fórmula não existe pois o ESR depende da condição do capacitor e pode variar ao longo da vida do componente. Mas há como medir o valor num determinado capacitor usando o osciloscópio. Anotei para um vídeo futuro.
Entendi, andei pesquisando sobre medidores esr com o arduíno, pic e até o 555 ... obrigado aew
Muito boa excelente
Obrigado Ederson!
gracias , me sirvió. saludos.
Gracias y saludos!
Ou observando ruidos transitorios repetitivos ou não. Se bem que tem casos que o dso ajuda pouco.
Professor, eu fiquei com uma dúvida no vídeo sobre o Triac e controle de potência AC. A dúvida é a seguinte: o triac consegue controlar a potência de uma alimentação bifásica? Por exemplo, uma tomada 220V, composta de duas fases de 110.
Me surgiu essa dúvida, porque me parece que nessa configuração, o sinal nunca fica com uma tensão de 0V, que seria necessário para desarmar o Triac.
Parabéns pelo trabalho!
Olá Orlando, em tese funciona sem problemas, lembrando de usar um DIAC no Gate.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado!
Merci pour la video
Merci!
Show
Obrigado Rodolfo!
top
Obrigado Alexandre!
Quero muito ter um ociloscopio
Tenho um zero km na caixa, comprei esperimentei e guardei, faz 4 meses...100mhz .2 canais..etc. vendo
@@evandrocarlos4098 não, sua ignorância. 😢
Esse Roberto mereceria um banimento bem dado desse canal, pessoas assim não fazem falta alguma no canal.
Eletrolab
Valeu Roberto!