Aula de mais !! Estava pensando em comprar um capacimetro , mas após ver essa aula incrível não vejo mais a necessidade para comprar um !! E graças a suas aulas estou começando a usar com frequência o osciloscopio para saber os valores dos capacitores e indutores , além de estar ganhando conhecimento !!!!
Muito bom. É só ajustar a frequência do gerador para calcular qualquer capacitor. Depois de medir 3 ou 4, você até já sabe o valor do capacitor intuitivamente, somente vendo a variação do tempo de duas constantes de tempo de carga. Show. Obrigado.
Antes de iniciar o vídeo, já imaginava que seria desse mesmo jeito que você ia fazer a medição do capacitor com o osciloscópio, mas tem coisas que você falou que não sabia!Show de bola electrolab!
Bela aula! Parabéns! Boa pra aprender mais profundamente sobre osciloscópio. Como eu sou iniciante o mais prático rápido no momento é usar o capacímetro. Abraço obrigado. =)
Muy buen video, excelente explicación teórica llevada a la práctica. El error de cálculo es mínimo para ser una lectura visual en pantalla. Felicidades.
Dá para fazer isso usando o ADC de um microcontrolador, ele mede o pico e começa depois a contar o tempo do 0 até o 85% e faz a conta e mostra a capacitância... Capacitores com fulga mascarariam o resultado... Uma outra forma que usam é pela medida da Z ou da frequência de ressonância... Muito bacana!!!!
Video muito bom, parabéns! Gostaria apenas de fazer uma sugestão para um futuro video, mostrar no osciloscópio as limitações e vantagens de cada tipo de capacitor. Pra quem ta começando videos como este ajudam muito!
Obrigado Ricardo! Seria um assunto complexo explorar as limitações de cada tipo, pois os motivos são os mais diferentes possíveis, como variação de temperatura, altas ou baixas frequências, limitações de dielétricos diferentes, altas ou baixas correntes, estabilidade, etc! Teria que ser uma série de vídeos!! Mas é ideia é muito boa!!
Olá Eloy, mais um excelente vídeo, inclusive este que serviu de inspiração para uma aula pratica no meu curso de engenharia elétrica, indiquei para a minha professora o seu canal e ela aplicou em aula. Durante o experimento obtive alguns resultados incongruentes, ate então eu não consegui achar o porque dessa diferença, eu executei o experimento exatamente como fizestes, utilizei um capacitor de 470nF resistor de 85 ohms (um potenciômetro que variei até achar uma forma de onda boa para se trabalhar) e utilizei o mesmo sinal com onda quadrada de 1khz e 10v de amplitude. Fazendo dessa forma descrita no vídeo eu não cheguei ao valor do capacitor, eu consegui encontrar o valor correto do capacitor somente fazendo o 2tau na sua descarga cuja a tensão inicial (10V) seria multiplicada por 0,13 para achar o ponto na curva de descarga onde seria encontrado o 2tau, esse ponto se deu em 1.3 volts o delta T de 1tau (39x10^-6s) então foi dividido pelo resistor de 85 ohms e cheguei nos 470nF. O calculo que eu não tive êxito foi utilizando 85% da curva de carga do capacitor que no meu experimento em 8,5V meu delta T de 1tau girou em torno de 60x10^-6s e o meu resistor foi os mesmos 85 ohms efetuando o calculo meu capacitor seria de 705nF ao invés dos 470nF, alguma sugestão para que eu possa refazer o experimento, pois neste primeiro momento eu não detectei minha falha na medição. Grato pela atenção.
Lucas, não consigo imaginar o que não estaria correto. De qualquer forma, ao medir o período em 85% da tensão, teríamos 2tau, nesse caso precisamos esse período por 2 e temos assim o valor de uma constante de tempo. Se fez dessa forma, precisamos confirmar as condições de medida. Confira se possível em outro osciloscópio. Tente também medir direto com 1tau, usando 63,2% do valor máximo. Depois comente o resultado! Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica farei novamente o experimento me atentando ao que tu me indicastes, retorno a informação quando concluir. Grato pela Atenção Eloy!
Hello... uma dica... muitos osciloscópios trazem no seu painel a saída de um padrão de tensão e frequência, q sempre é uma onda quadrada de 1 KHz 1Vpp q tem por finalidade auxiliar na calibração do vertical qdo não se usa o atenuador padrão do instrumento, idem p o horizontal mas no caso seria tempo, resumindo, ajuda a ajustar as escalas qdo são usados tensão ou frequência de varredura variáveis, vai daí que então o próprio padrão pode alimentar o RC p a medida... mas... nem tudo q reluz é ouro... o padrão fornece uma potência de saída muito pequena, portanto só capacidades pequenas c resistor de valor mais alto podem oferecer uma boa medida... outro uso deste padrão é a calibração do capacitor variável q as pontas de prova tem e devem ser ajustados p não deformar as formas de onda observadas... fica aí uma sugestão p um vídeo falando das pontas de provas...
Opa muito bom o conteúdo, como um estudante de Eng. elétrica com ênfase em eletrônica e que acabou de comprar um osciloscópio, o vídeo mostra exatamente a teoria de uma forma bem mais didática que só fica olhando para uma lousa. Pra min a teoria na sala de aula com uma prática firma melhor o conhecimento, uma pena não ser dessa forma nas faculdades.
11.42 seria bom mencionar que a constante de tempo ocorre quando t = RC Exemplo: se R= 1 ohm e C=1 farad RC será 1 x 1=1. Assim a corrente de carga vai chegar, em 1 segundo, e 0,632 do valor máximo pratico, uma vez que, matematicamente, a corrente nunca chega ao máximo.
Sim, a constante de tempo (𝜏) de um circuito RC (resistor e capacitor em série ou em paralelo) é definida como 𝜏=𝑅𝐶. Ela representa o tempo necessário para que a tensão (ou corrente) em um circuito RC atinja aproximadamente 63,2% de seu valor final em resposta a uma mudança de tensão (ou corrente) aplicada.
Sensacional! ...Pergunta: Na falta de um gerador de sinais, dá para usar gerador de 1kHz do próprio osciloscópio? E para outros testes, como acompanhar o sinal injetado em circuitos de áudio, também daria para utilizar o gerador do próprio osciloscópio (tomando os óbvios cuidados para não expor essa saída a curtos ou tensões DC, etc)?
Obrigado Saulo, o processo pode ser o mesmo, usando o transformador no lugar do amplificador. Porém se for um trafo de alimentação, por exemplo, deve usar um sinal de entrada de 60 Hz.
Obrigado Marcos! Em função da rápida subida para carga do capacitor, dessa forma a subida "instantânea" da tensão, na carga do capacitor apresenta a curva da constante de tempo.
Ola. Gostaria de saber se posso aplicar a mesma "lógica" para medir resistência interna de baterias de chumbo ácido. Já estive lendo material sobre, e testadores de Rint aplicam onda quadrada de 1kHz com amplitude de cerca de 5V (se não me engano). Vou fazer testes de bancada partindo deste principio. Grato por compartilhar conhecimento de forma simples e direta. Parabéns.
Olá Daniel Obrigado! Sim, seria possível, embora de forma mais simples, medindo a tensão da bateria com um carga definida (por exemplo um resistor) e depois sem carga e a seguir dividindo a diferença entre as duas tensões pela corrente usada com a carga, é possível calcular aproximadamente a resistência interna da bateria.
Meu amigo, gostei muito do vídeo! Só que estou com um problema que nao estou entendendo!! fiz o experimento, idêntico ao seu do vídeo, só que não consigo por nada a forma de onda na saida que vc ilustra Tenho um Tektronix digital 100 MHz. um Gerador de funções da Minipa. e já tentei de tudo mas a forma de onda que consigo na intercessão do resistor com o capacitor, é sempre um dente de serra. antres do resistor tenho a onda quadrada de 10V por 1KHz e depois um dente de serra. Tentei inclusive trocar de cspacitor e utilizei tbm mas sem sucesso a saída de 1KHz do osciloscópio usada para calibrar as pontas de prova ( a tensão é menor eu sei (5V) mas a forma de onda foi a mesma. Tem ideia do que pode ser? Não esqueci de por os negativos, tanto do gerador de funções como do osciloscópio. Obs: quando seleciono senoide no gerador, no osciloscópio eu visualizo uma senoide. ok! quando seleciono onda quadrada, visualizo dente de serra e bem delineado por sinal. E quando seleciono dente de serra, visualizo onda senoidal. nestes testes, sempre conferi se o gerador de funções estava realmente gerando as formas de onda selecionadas!! Cheguei a recalibrar o osciloscópio mas nada resolveu! aguardo orientação, será que tem algum ajuste no osciloscópio pra isso? No Aguardo!! Abraços!
Obrigado Vagner! Confira se está desta forma: Usei o osciloscópio na escala de 5V vertical, 200us horizontal. Sinal de entrada com onda quadrada 1KHz, 10V. Circuito RC com o resistor de 1K e o capacitor de 47nF. A onda precisa ser quadrada para observar essa forma. Veja também se o limite de banda BW está ligado, se estiver, desligue. Tente fazer com a ponta em 10x e o osciloscópio ajustado para 10X, porém mudando o vertical para 500mV. Teste com outra ponta de prova e outro capacitor.
Ótima aula, vc explica muito bem, parabéns! Amigo eu comprei um osciloscopio Hatek 200mhz com duas sondas x1 e x10, eu gostaria de saber se posso medir corrente alternada diretamente de rede 220v fase e neutro?
Obrigado Ronaldo! Pode, mas com os devidos cuidados, se o osciloscópio estiver aterrado, você precisa garantir que a ponta de prova (use em 10x) vá na fase e a garra no neutro, do contrário poderá queimar o osciloscópio. O melhor seria usar um transformador isolador para ligar o osciloscópio. Se não estiver aterrado, o risco é menor, mas mesmo assim tenha certeza de onde está a fase e onde está o neutro, evitando colocar a garra na fase.
@@gonzalovigliola9686 Nesse caso precisaria mudar a frequência do gerador, mas como a gerada pelo osciloscópio é fixa, não seria possível. Isso seria uma limitação de não usar um gerador externo.
Obrigado! Você tem algum vídeo falando sobre o aterramento do osciloscópio, estou um pouco com medo de por exemplo medir uma fonte chaveada de um home theater e danificar o meu osciloscópio...
Olá Douglas, especificamente sobre esse assunto ainda não. O aterramento deve ser feito com cuidado, na dúvida melhor não fazê-lo. Fora isso, o ideal seria colocar um transformador isolador 1:1 na alimentação do osciloscópio, assim evitaria muitos problemas possíveis.
@@Electrolab-Eletronica: Boa tarde, estou começando a usar o osciloscópio, ainda não aterrei, vou comprar um transformador isolador, mas o melhor não seria usar transformador isolador para ligar a carga a ser medida ao invés de pôr o trafo no osciloscópio? neste caso eu manteria o osciloscópio no aterramento de proteção.
Faz um vídeo sobre Filtro IRR. Estou com muita dificuldade para aprender sobre esse filtro, porém não acho nem um vídeo que eu consiga entender. Faça um vídeo explicando em detalhes ♥️
Olá Guilherme, filtros digitais são um assunto bem restrito para o perfil do canal, mas anotei a sugestão! Esse tema, salvo engano, tive em "tópicos especiais em circuitos elétricos", filtros de resposta ao impulso. Mas isso tem muito tempo, vou ter que pegar o livro para lembrar dos detalhes, rsrsrsr!
1.09 Esta onda quadrada só tem ciclo positivo ou é simétrica? 14,55 A constante de tempo vai variando ao longo da curva? 6,23 Porque é duas vezes a constante de tempo?
Olá Milton! Só ciclo positivo. A constante de tempo é fixa. Para ter mais precisão se usa o tempo de duas constantes de tempo, para facilitar a medida gráfica no osciloscópio, mas depois dividimos por dois no cálculo.
Hola Jorge, que tal? No tengo un curso disponible. Pero hay algunas recomendaciones de cursos de online de colegas logo abajo del titulo del video. Gracias.
Olá Milton, se montou igual, com os mesmos valores, frequência do sinal e amplitude, deveria aparecer igual no osciloscópio, se não aparece, pode ser os ajustes de amplitude e base de tempo do instrumento, que não estão permitindo a visualização, cheque esses parâmetros também, que deve funcionar.
@@Electrolab-Eletronica boa noite, testei no meu osciloscopio e no caso do capacitor eletrolitico a forma de onda fica triangular e no ceramico a forma de onda fica igual ao seu exemplo, sabe dizer porque isso acontece?
Sim, consegue, sempre usando uma frequência no gerador compatível com a faixa a ser medida. Variáveis em geral trabalham com picoFarads, o que vai exigir altas frequência e um bom osciloscópio..
Link direto para o osciloscópio usado neste vídeo: s.click.aliexpress.com/e/_DFe2xGL
Aula de mais !! Estava pensando em comprar um capacimetro , mas após ver essa aula incrível não vejo mais a necessidade para comprar um !! E graças a suas aulas estou começando a usar com frequência o osciloscopio para saber os valores dos capacitores e indutores , além de estar ganhando conhecimento !!!!
Maravilha Maxwell! Ótima aplicação!
Excelente. Muito didático sem enrolação
Obrigado Carlos!
Muito bom. É só ajustar a frequência do gerador para calcular qualquer capacitor. Depois de medir 3 ou 4, você até já sabe o valor do capacitor intuitivamente, somente vendo a variação do tempo de duas constantes de tempo de carga. Show. Obrigado.
Isso mesmo Evandro! Obrigado|!
Excelente aula e método para medir capacitância!
Obrigado Geraldo!
Antes de iniciar o vídeo, já imaginava que seria desse mesmo jeito que você ia fazer a medição do capacitor com o osciloscópio, mas tem coisas que você falou que não sabia!Show de bola electrolab!
Obrigado Lucas!
Muito show, parabens !!! seguindo o canal, aguardando mais otimos videos !!!
Obrigado Paulo!!
Bela aula! Parabéns! Boa pra aprender mais profundamente sobre osciloscópio. Como eu sou iniciante o mais prático rápido no momento é usar o capacímetro. Abraço obrigado. =)
Obrigado Jimmy! certamente, o vídeo tem um propósito mais teórico do que prático neste caso.
Muito conteúdo pra um vídeo tão curto. Parabéns!
Valeu Giovanny!
gostei.. eu sempre usava com 63% mas esta dica do 85% foi novidade pra mim.. valeu.
Obrigado Julio!
Muy buen video, excelente explicación teórica llevada a la práctica. El error de cálculo es mínimo para ser una lectura visual en pantalla. Felicidades.
Gracias Vicente!
Dá para fazer isso usando o ADC de um microcontrolador, ele mede o pico e começa depois a contar o tempo do 0 até o 85% e faz a conta e mostra a capacitância... Capacitores com fulga mascarariam o resultado... Uma outra forma que usam é pela medida da Z ou da frequência de ressonância... Muito bacana!!!!
Valeu Marcelo!
Mais uma bela aula. Parabéns
Obrigado Mauro!
Video muito bom, parabéns! Gostaria apenas de fazer uma sugestão para um futuro video, mostrar no osciloscópio as limitações e vantagens de cada tipo de capacitor. Pra quem ta começando videos como este ajudam muito!
Obrigado Ricardo! Seria um assunto complexo explorar as limitações de cada tipo, pois os motivos são os mais diferentes possíveis, como variação de temperatura, altas ou baixas frequências, limitações de dielétricos diferentes, altas ou baixas correntes, estabilidade, etc! Teria que ser uma série de vídeos!! Mas é ideia é muito boa!!
Grande aula medidas precisas.
Obrigado Marcos!
Eu sou apaixinado por eletronica,se vc dese aula seria seu aluno, aprendo muito com seus conhecimento,
Grande abraço!
Obrigado Marcos! Bons estudos!
Quantos conceitos por traz de tudo isso....parabéns!
Obrigado Ulisses!
Top mesmo!!!
Professor poderia injetar um sinal hall tipo automotivo,para fazer está experiência?
Muito obrigado pelos vídeos do Sr👏👏👏👏
Se for na mesma faixa de frequência e forma de onda, sim, pode.
@@Electrolab-Eletronica Gratidão Mestre,Sucessos😃
Fantástico. Sensacional essa vídeo aula e de graça. Obrigado.
Obrigado Railton! Seja bem vindo ao canal!
Olá Eloy, mais um excelente vídeo, inclusive este que serviu de inspiração para uma aula pratica no meu curso de engenharia elétrica, indiquei para a minha professora o seu canal e ela aplicou em aula. Durante o experimento obtive alguns resultados incongruentes, ate então eu não consegui achar o porque dessa diferença, eu executei o experimento exatamente como fizestes, utilizei um capacitor de 470nF resistor de 85 ohms (um potenciômetro que variei até achar uma forma de onda boa para se trabalhar) e utilizei o mesmo sinal com onda quadrada de 1khz e 10v de amplitude.
Fazendo dessa forma descrita no vídeo eu não cheguei ao valor do capacitor, eu consegui encontrar o valor correto do capacitor somente fazendo o 2tau na sua descarga cuja a tensão inicial (10V) seria multiplicada por 0,13 para achar o ponto na curva de descarga onde seria encontrado o 2tau, esse ponto se deu em 1.3 volts o delta T de 1tau (39x10^-6s) então foi dividido pelo resistor de 85 ohms e cheguei nos 470nF.
O calculo que eu não tive êxito foi utilizando 85% da curva de carga do capacitor que no meu experimento em 8,5V meu delta T de 1tau girou em torno de 60x10^-6s e o meu resistor foi os mesmos 85 ohms efetuando o calculo meu capacitor seria de 705nF ao invés dos 470nF, alguma sugestão para que eu possa refazer o experimento, pois neste primeiro momento eu não detectei minha falha na medição. Grato pela atenção.
Lucas, não consigo imaginar o que não estaria correto. De qualquer forma, ao medir o período em 85% da tensão, teríamos 2tau, nesse caso precisamos esse período por 2 e temos assim o valor de uma constante de tempo. Se fez dessa forma, precisamos confirmar as condições de medida. Confira se possível em outro osciloscópio. Tente também medir direto com 1tau, usando 63,2% do valor máximo. Depois comente o resultado! Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica farei novamente o experimento me atentando ao que tu me indicastes, retorno a informação quando concluir. Grato pela Atenção Eloy!
Muito instrutivo, me fez lembrar dos tempos do colégio técnico, seu laboratório está lindo. Meus parabéns. Abraços.
Obrigado Edson! Bem vindo ao canal!
Hello... uma dica... muitos osciloscópios trazem no seu painel a saída de um padrão de tensão e frequência, q sempre é uma onda quadrada de 1 KHz 1Vpp q tem por finalidade auxiliar na calibração do vertical qdo não se usa o atenuador padrão do instrumento, idem p o horizontal mas no caso seria tempo, resumindo, ajuda a ajustar as escalas qdo são usados tensão ou frequência de varredura variáveis, vai daí que então o próprio padrão pode alimentar o RC p a medida... mas... nem tudo q reluz é ouro... o padrão fornece uma potência de saída muito pequena, portanto só capacidades pequenas c resistor de valor mais alto podem oferecer uma boa medida... outro uso deste padrão é a calibração do capacitor variável q as pontas de prova tem e devem ser ajustados p não deformar as formas de onda observadas... fica aí uma sugestão p um vídeo falando das pontas de provas...
Obrigado Geraldo boa dica! Sugestão anotada! Pontas ativas e passivas e calibração do amortecimento!
Vivendo e aprendendo. Sempre!
Obrigado Edson!
Didática muito boa
Obrigado José!
Esplêndido!!!
Obrigado!
Esse vídeo preciso ver mais umas vezes p aprender melhor..
Parabéns professor...
Obrigado amigo!
Opa muito bom o conteúdo, como um estudante de Eng. elétrica com ênfase em eletrônica e que acabou de comprar um osciloscópio, o vídeo mostra exatamente a teoria de uma forma bem mais didática que só fica olhando para uma lousa. Pra min a teoria na sala de aula com uma prática firma melhor o conhecimento, uma pena não ser dessa forma nas faculdades.
Olá Douglas, obrigado! Seja bem vindo ao canal e bons estudos, futuro colega!
poxa, que legal ... valeu pela dica...
Obrigado Hall!
Parabéns pelo conteúdo e pela didática. Show!
Obrigado Malthus!
Maravilhosa aula! Parabéns e obrigado
Obrigado Roney!
Exelente aula e explicação parabéns.
Obrigado Jean!
Muito, muito, muito bom. Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado Adalberto!
Merci pour la video 👍
Merci!
Muito bom!
Isso nos dá muita precisão
Obrigado Arnaldo!
muito bom como sempre seus videos são show de bola
Obrigado Souza!
Fala Professor!
Excelente Video!
Muito bom mesmo! :)
Gratidão por compartilhar seu conhecimento!
Forte Abraço,
Rodrigo Costa.
Obrigado Rodrigo! Abcs!
muito bom !!!!!saludos desde Argentina
Gracias Hernan! Saludos!
Deu para ver bem o valor do capacitor meu amigo!Muito bom mesmo!Já deixei meu like!
Valeu Michel!!
Outra dica muito boa...
Vou checar com meu osciloscopio que é analógico....já sabendo que vai dar trabalho.... só por curiosidade..
Abs.
Boa experiência Valdir!
11.42 seria bom mencionar que a constante de tempo ocorre quando t = RC
Exemplo: se R= 1 ohm e C=1 farad RC será 1 x 1=1. Assim a corrente de carga vai chegar, em 1 segundo, e 0,632 do valor máximo pratico, uma vez que, matematicamente, a corrente nunca chega ao máximo.
Sim, a constante de tempo (𝜏) de um circuito RC (resistor e capacitor em série ou em paralelo) é definida como
𝜏=𝑅𝐶. Ela representa o tempo necessário para que a tensão (ou corrente) em um circuito RC atinja aproximadamente 63,2% de seu valor final em resposta a uma mudança de tensão (ou corrente) aplicada.
Ola amigo
Por um acaso teria um vídeo medindo indutor com osciloscópio e gerador de função?
Sim, tem um vídeo com esse tema no canal.
E para simplificar mais ainda o próprio scope gera 1 kHz quadrado... Com ponta calibrada fica bacana mesmo...
É verdade, boa opção!
Sensacional!
...Pergunta:
Na falta de um gerador de sinais, dá para usar gerador de 1kHz do próprio osciloscópio?
E para outros testes, como acompanhar o sinal injetado em circuitos de áudio, também daria para utilizar o gerador do próprio osciloscópio (tomando os óbvios cuidados para não expor essa saída a curtos ou tensões DC, etc)?
Obrigado! Sim, embora não seja o ideal, é possível sim!
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado pela resposta. Estou acompanhando o canal e aprendendo com ele.
Liked, subscribed.
...Sucesso com o canal!
Obrigado Corisco, seja sempre bem vindo!
Parabéns...muito bom.!
Obrigado Leandro!
Muito bom ,eu gostaria de saber como medir um PTC e ntc em fucionamento
Há um vídeo sobre PTC e NTC no canal dê uma conferida!
Gostei da tecnica. Vc pode me explicar como procedo para medir a impedancia de um transformador.
Obrigado Saulo, o processo pode ser o mesmo, usando o transformador no lugar do amplificador. Porém se for um trafo de alimentação, por exemplo, deve usar um sinal de entrada de 60 Hz.
show professor , muito bom!!
Obrigado Manuel!
Excelente aula... gostei. Ass. POLILO
Obrigado Polilo!
Parabéns, muito bom!!!!
Obrigado Rubens!
boa noite.
sou iniciante e gostaria de saber se posso fazer essa medicao só com a fonte e o ociloscopio ou tenho que ter o gerador de funcao tambem?
Olá Ernani, para esse medida você precisa de um gerador. Pode ser até um simples com um 555.
Parabéns, ótima aula!
Gostaria de saber porque usou onda quadrada e não uma senoide.
Obrigado Marcos! Em função da rápida subida para carga do capacitor, dessa forma a subida "instantânea" da tensão, na carga do capacitor apresenta a curva da constante de tempo.
Muito bom. Não existem osciloscópios que já façam o cálculo automaticamente?
Obrigado! Creio que não! 73!
Ola. Gostaria de saber se posso aplicar a mesma "lógica" para medir resistência interna de baterias de chumbo ácido. Já estive lendo material sobre, e testadores de Rint aplicam onda quadrada de 1kHz com amplitude de cerca de 5V (se não me engano). Vou fazer testes de bancada partindo deste principio. Grato por compartilhar conhecimento de forma simples e direta. Parabéns.
Olá Daniel Obrigado! Sim, seria possível, embora de forma mais simples, medindo a tensão da bateria com um carga definida (por exemplo um resistor) e depois sem carga e a seguir dividindo a diferença entre as duas tensões pela corrente usada com a carga, é possível calcular aproximadamente a resistência interna da bateria.
Meu amigo, gostei muito do vídeo!
Só que estou com um problema que nao estou entendendo!!
fiz o experimento, idêntico ao seu do vídeo, só que não consigo por nada a forma de onda na saida que vc ilustra
Tenho um Tektronix digital 100 MHz. um Gerador de funções da Minipa. e já tentei de tudo mas a forma de onda que consigo na intercessão do resistor com o capacitor, é sempre um dente de serra. antres do resistor tenho a onda quadrada de 10V por 1KHz e depois um dente de serra.
Tentei inclusive trocar de cspacitor e utilizei tbm mas sem sucesso a saída de 1KHz do osciloscópio usada para calibrar as pontas de prova
( a tensão é menor eu sei (5V) mas a forma de onda foi a mesma.
Tem ideia do que pode ser?
Não esqueci de por os negativos, tanto do gerador de funções como do osciloscópio.
Obs: quando seleciono senoide no gerador, no osciloscópio eu visualizo uma senoide. ok! quando seleciono onda quadrada, visualizo dente de serra e bem delineado por sinal. E quando seleciono dente de serra, visualizo onda senoidal.
nestes testes, sempre conferi se o gerador de funções estava realmente gerando as formas de onda selecionadas!!
Cheguei a recalibrar o osciloscópio mas nada resolveu!
aguardo orientação, será que tem algum ajuste no osciloscópio pra isso?
No Aguardo!!
Abraços!
Obrigado Vagner! Confira se está desta forma: Usei o osciloscópio na escala de 5V vertical, 200us horizontal. Sinal de entrada com onda quadrada 1KHz, 10V. Circuito RC com o resistor de 1K e o capacitor de 47nF. A onda precisa ser quadrada para observar essa forma. Veja também se o limite de banda BW está ligado, se estiver, desligue. Tente fazer com a ponta em 10x e o osciloscópio ajustado para 10X, porém mudando o vertical para 500mV. Teste com outra ponta de prova e outro capacitor.
Olá ! estou de olho em um Osciloscópio Topwad 7066 ele é 60MHZ analogico , sara que com ele eu consigo trabalhar com tvs led , plasma etc ?
Creio que sim, para a maioria dos sinais. Mas não serviria para os sinais do ldvs da tela.
Ótima aula, vc explica muito bem, parabéns! Amigo eu comprei um osciloscopio Hatek 200mhz com duas sondas x1 e x10, eu gostaria de saber se posso medir corrente alternada diretamente de rede 220v fase e neutro?
Obrigado Ronaldo! Pode, mas com os devidos cuidados, se o osciloscópio estiver aterrado, você precisa garantir que a ponta de prova (use em 10x) vá na fase e a garra no neutro, do contrário poderá queimar o osciloscópio. O melhor seria usar um transformador isolador para ligar o osciloscópio. Se não estiver aterrado, o risco é menor, mas mesmo assim tenha certeza de onde está a fase e onde está o neutro, evitando colocar a garra na fase.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado!
@@Electrolab-Eletronica transformador isolador de quanto ?
Excelente!
Obrigado Joaldo!
Joinha 242 ! Parabéns Electromen ! Já está pesquisando sobre esta máquina maravilhosa, o osciloscópio ?
Valeu Edson! Ainda não, mas está anotado para um interessante vídeo no futuro próximo!
Olá, o gerador de sinal de ajuste do osciloscópio pode ser usado para medir o capacitor? obrigado !!
Na maioria dos osciloscópios sim!
@@Electrolab-Eletronica
Testei o UT2052cl e funcionou, mas não com capacitores de 30 pico faradios.
@@gonzalovigliola9686 Nesse caso precisaria mudar a frequência do gerador, mas como a gerada pelo osciloscópio é fixa, não seria possível. Isso seria uma limitação de não usar um gerador externo.
a matemática chega a dar medo , uma aula , obrigado.
Obrigado Marcus!
Colocar vários resistores em paralelo melhoraria a precisão?
Não melhora, o ideal é medir o resistor com um ohmímetro de precisão para garantir um valor exato nos cálculos.
Obrigado! Você tem algum vídeo falando sobre o aterramento do osciloscópio, estou um pouco com medo de por exemplo medir uma fonte chaveada de um home theater e danificar o meu osciloscópio...
Olá Douglas, especificamente sobre esse assunto ainda não. O aterramento deve ser feito com cuidado, na dúvida melhor não fazê-lo. Fora isso, o ideal seria colocar um transformador isolador 1:1 na alimentação do osciloscópio, assim evitaria muitos problemas possíveis.
@@Electrolab-Eletronica: Boa tarde, estou começando a usar o osciloscópio, ainda não aterrei, vou comprar um transformador isolador, mas o melhor não seria usar transformador isolador para ligar a carga a ser medida ao invés de pôr o trafo no osciloscópio? neste caso eu manteria o osciloscópio no aterramento de proteção.
Funciona bem para capacitâncias menores, na escala de pF?
Sim, funciona, entretanto é possível que precise subir a frequência de teste para até 100KHz.
Faz um vídeo sobre Filtro IRR. Estou com muita dificuldade para aprender sobre esse filtro, porém não acho nem um vídeo que eu consiga entender. Faça um vídeo explicando em detalhes ♥️
Olá Guilherme, filtros digitais são um assunto bem restrito para o perfil do canal, mas anotei a sugestão! Esse tema, salvo engano, tive em "tópicos especiais em circuitos elétricos", filtros de resposta ao impulso. Mas isso tem muito tempo, vou ter que pegar o livro para lembrar dos detalhes, rsrsrsr!
Muito bom.
Obrigado Paulo!
amigo qual modelo deste seu multimetro uso um da mesma marca porem outro modelo
Olá Pablo, esse é o UNI-T UT61E, tem um review dele no canal: th-cam.com/video/kkxFBiXD4Yc/w-d-xo.html
1.09 Esta onda quadrada só tem ciclo positivo ou é simétrica?
14,55 A constante de tempo vai variando ao longo da curva?
6,23 Porque é duas vezes a constante de tempo?
Olá Milton! Só ciclo positivo. A constante de tempo é fixa. Para ter mais precisão se usa o tempo de duas constantes de tempo, para facilitar a medida gráfica no osciloscópio, mas depois dividimos por dois no cálculo.
@@Electrolab-Eletronica Grato
irmão muito bom
Obrigado!
VC dá aula de eletrônica?
Negativo Rovilsom! Tenho outra atividade, por enquanto só aqui no canal mesmo!
Com o ociloscópio dá pra medir o ESR do capacitor?
Sim, é possível, mas exige alguns cálculos. Anotei o assunto para um vídeo futuro!
parabens , parece magica mas é ciencia
Obrigado Eduardo!
Muito bom !!
Obrigado Josué!
Hola mellamo jorge cuanto debo pagar por el curso
Hola Jorge, que tal? No tengo un curso disponible. Pero hay algunas recomendaciones de cursos de online de colegas logo abajo del titulo del video. Gracias.
Caro mestre. Eu montei um circuito exatamente como o seu. Entretanto a onda sobe e não desce. Onde o capacitor descarrega ?
Olá Milton, se montou igual, com os mesmos valores, frequência do sinal e amplitude, deveria aparecer igual no osciloscópio, se não aparece, pode ser os ajustes de amplitude e base de tempo do instrumento, que não estão permitindo a visualização, cheque esses parâmetros também, que deve funcionar.
@@Electrolab-Eletronica OBRIGADO PELA RESPOSTA. JÁ ENCONTRI A SOLUÇÃO. E JÁ MEDI UM CAPACITOR DE 50 E-9 E ENCONTROE
47 E-9 ESTÁ JOIA. OBRIGADO.
todo circuito eletrônico se mede em forma de onda quadrada né
Não, existem dezenas de formas de onda que podem ser usadas para testes em circuitos, senoidal, triangular, dente de serra, quadrada, etc!
Para capacitores eletrolíticos qual o procedimento
Olá Álvaro, é o mesmo, o procedimento vale para qualquer tipo de capacitor.
@@Electrolab-Eletronica boa noite, testei no meu osciloscopio e no caso do capacitor eletrolitico a forma de onda fica triangular e no ceramico a forma de onda fica igual ao seu exemplo, sabe dizer porque isso acontece?
É função da frequência usada. Você deve alterar a frequência de teste, conforme a capacitância. Os eletrolíticos têm normalmente maior capacitância.
É um capacitor de mica na thumbnail? Li um artigo ontem sobre.
Rsrsr, sim é um de Mica! Excelente estabilidade!
@@Electrolab-Eletronica pois é, fiquei até impressionado, eu não sabia que um capacitor poderia ser tão preciso.
Como medir indutores usando um circuito análogo ao mostrado ?
É possível André de forma similar, anotei a sugestão para um novo vídeo.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado
Sera que osciloscopio portatil consegue se medir?
A maioria deles sim.
Na verdade creio que nem precise do gerador de funções, daria para utilizar a forma de onda do próprio osciloscópio, 5V 1KHz onda quadrada.
pensei na mesma coisa
Show!
Obrigado Mário!
massa
Obrigado Sergio!
E melhor usa o capacimetro, muito bom.
Sem dúvida, aqui é mais uma questão de entender o valor do capacitor, mais teórico mesmo. Obrigado.
Nesse caso poderiamos facilmente implementar um capacimetro com um Arduino ou Pic.
Certamente Vanildo!
onde clica pra curtir duas vezes !?
Rsrrsrs, valeu Augusto!
filtro passa baixa
vc usou uma fonte foi pra alimenta o capacitor foi
Negativo, usei um gerador de funções para gerar o sinal de 1KHz.
Deixa eu ver se entendi:
2T = 85% = 96*10^-6
1T = 63% = 48*10^-6
é isso?
Isso mesmo.
Efetivamente, quem sabe faz 😏
Valeu Gleidson!
Intentando entender el tutorial con los dibujitos x,D
Quisera tener subtitulos en españoll! Pero creo que siempre es posible entender algo! Ja, ja, ja!
Consegue medir capacitância de um capacitor variável
Sim, consegue, sempre usando uma frequência no gerador compatível com a faixa a ser medida. Variáveis em geral trabalham com picoFarads, o que vai exigir altas frequência e um bom osciloscópio..
Se usasse a equação exponencial do tempo teria maior precisão.
Nesse método a precisão está limitada pela medida no osciloscópio e não pelo cálculo.
10!!!
Obrigado José!
só não aprende quem não quer.
Obrigado Diego!