ไม่สามารถเล่นวิดีโอนี้
ขออภัยในความไม่สะดวก

POR ESSA VOCÊ NÃO ESPERAVA | João Gravina e Rodrigo Garreta | Starling Cast

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2023
  • A VERDADEIRA DIFERENÇA ENTRE A FENDER AMERICANA E MEXICANA.
    Contato para publicidade: mateusstarling@gmail.com
    Veja o episódio completo aqui: • CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃ...
    -----------
    A maior escola virtual para guitarrista do Brasil: www.StarlingAc...
    -----------
    Sobre João Gravina
    Um dos maiores conhecedores e construtores de guitarras e baixos do Brasil, junto está o seu sócio e músico Rodrigo Garreta.
    Como luthier, Gravina começou como autodidata com regulagens e reparos em 1985, até profissionalizar-se como construtor de guitarras e baixos em 1987, criando a marca Gravina.
    Além disso, tornou-se uma referência como professor de luthieria, dando aulas de regulagem e manutenção, assim como de técnicas de construção de instrumentos solidbody.
    Em 2008, um de seus alunos - Rodrigo Garreta - tornou-se seu sócio, fundando com ele a GRAVINA GUITARS. Garreta aperfeiçoou seus conhecimentos como designer e operador de CNC, de forma que os instrumentos Gravina passaram a ser feitos parcialmente em máquinas computadorizadas.
    Recentemente, Gravina vem ampliando seus modelos, oferecendo touch guitars e desenvolvendo a marca OTMA, de instrumentos eletroacústicos.

ความคิดเห็น • 397

  • @NegromonteMusic
    @NegromonteMusic 8 หลายเดือนก่อน +126

    Visitei a fábrica da Fender em Corona, na Califórnia, em Junho de 2014. Durante o tour, notei que TODOS os funcionários, com exceção da seção Custom Shop/Masterbuilt, eram MEXICANOS. Conversando com o guia Don, perguntei qual era a diferença entre uma American Standard USA e as Mexican Standard. Ele chegou bem perto do meu ouvido e baixinho disse: "Five hundred bucks, man!"
    Tudo o que o João Gravina disse acima, PROCEDE!

    • @vitorisaia
      @vitorisaia 8 หลายเดือนก่อน +13

      Já tive ambas e percebo diferenças, mas certamente a diferença no preço é desproporcional, claro. Até porque isso também envolve questões de custo de mão de obra. Meu comentário aqui vai para as guitarras daquela época, até porque hoje as linhas e nomenclaturas são diferentes.
      Diferenças que percebi nas minhas (american standard 1997, mexicana standard 1998 e 2013 - sendo a 1998 em poplar com ponte de bloco fino e a de 2013 em alder e ponte com big block) :
      - 21 trastes na antiga standard mexicana vs 22 na american standard (atualmente as player series vêm com 22)
      - captadores cerâmicos na antiga standard mexicana vs de alnico na american standard (atualmente as player series vêm com alnico)
      - ponte trêmolo 6 parafusos com alavanca de rosca vs ponte 2 pivôs consideravelmente mais robusta das american standard (atualmente as player series vêm com 2 pivôs mas não sei como é a qualidade)
      - borda da escala reta na standard mexicana vs borda arredondada na americana (dá pra resolver em luthier? sim. mas estou falando de questões que vêm de fábrica)
      - sistema micro tilt nas american standard que permite um ajuste fino na angulação do braço junto ao encaixe do corpo proporcionando deixar as cordas mais baixas mesmo com os carrinhos altos
      - largura do nut com 43mm na americana vs 42mm na mexicana
      - string trees de maior qualidade da americana (óbvio que isso é facilmente trocável).

    • @NegromonteMusic
      @NegromonteMusic 8 หลายเดือนก่อน +9

      @@vitorisaia Vejo diferença em minhas duas Fenders USA também. Uma 1992 e a outra, 2001. Ambas estão originais.
      No tocante a fabricação dos instrumentos de entrada/mediano americanos e mexicanos, de fato, não existe muita diferença, resumidamente.
      Marketing fala. Emoção tambem, afinal de contas, é ou não é emocionante empenhar uma Fender USA? É um ícone!

    • @86FCS
      @86FCS 8 หลายเดือนก่อน +4

      @@NegromonteMusic Captação pra qualquer guitarra é o que faz maior diferença. As MIM standard antigas eram cerâmicos, hj não sei mais se usam cerâmicos em alguma MIM, tenho um modelo Black Top de 2012 HSH vem com Hot Vintage Alnico (como descrito nas specs). E mesmo assim, o som dos cerâmicos não eram ruins. O braço é o mesmo utilizado nas EUA standard, acabamento primoroso sem um detalhe sequer, pintura metálica beirando a perfeição. O que notei só que deveria ser melhor é a ponte e a chave seletora e mesmo assim, a ponte ainda tá segurando firme já a chave já troquei 1 vez. Tarraxas excelentes só trocaria por uma com trava. O que eu vejo nos reviews hj de diferença nas atuais Fenders, é justamente as ferragens e captação. Agora, modelos como Fender Ultra pra cima, como Custom Shop aí sim é outro nivel e não tem comparação com MIM.

    • @gbpessanha
      @gbpessanha 8 หลายเดือนก่อน +3

      Já tive mexicana e hj tenho uma americana, são muito parecidas. A diferença no preço não eh pelo custo, mas pelo branding. O posicionamento da marca faz valer mais, assim como aquele “design in Califórnia” q tem nos produtos da Apple faz a marca se posicionar diferente de uma Dell. No final o branding faz a diferença no valor do produto, e vc pode trazer isso para centenas de produtos diferentes, como um Nike Air Jordan, um jack Daniels, uma moto harley, etc. certamente existem produtos mais baratos tão bons quanto, mas o valor criado ao longo dos anos faz o produto conseguir ser mais caro mesmo sendo igual ao concorrente sem branding

    • @Sangitoblues
      @Sangitoblues 8 หลายเดือนก่อน +2

      A questão é que tem que saber qual o modelo da fender mexicana e qual o modelo da fender americana. A mexicana standard é uma coisa, a player mexicana é outra e tem outros modelos ainda que esqueci o nome. A standard mexicana com certeza é inferior à standard americana, mas outros modelos mexicanos podem bater de frente com a standard americana. Agora, recentemente toquei numa fender ultra(americana), de um amigo, e posso afirmar que essa guitarra é excelente, mas também pelo preço tem que ser mesmo...hahaha

  • @somdebaixoguitarraeviolao9255
    @somdebaixoguitarraeviolao9255 8 หลายเดือนก่อน +13

    O negócio é tocar e ser feliz.... E ser feliz com o que se pode ter

  • @rlbarreto88
    @rlbarreto88 8 หลายเดือนก่อน +83

    Em 2014 comprei uma Fender Mexicana nos EUA, quando perguntei ao vendedor do Guitar Center, o que justificava uma MIM custar 500 dolares e a MIA mil, ele falou basicamente a mesma coisa: Falou do acabamento e do lugar onde era montada e uma coisa ou outra de ferragem e captação. A guitarra me deu muitas alegrias.

    • @Leo-vt5lm
      @Leo-vt5lm 8 หลายเดือนก่อน +2

      Comprei minha mim em 2014 tbm mas aqui no Brasil, a série dela diz que foi fabricada em 2013.

    • @danielidp
      @danielidp 8 หลายเดือนก่อน +8

      Uma é feita por uma CNC no México e montada por um chicano no México e outra é feita por uma CNC nos EUA e montada por um chicano nos EUA. As madeiras são do mesmo fornecedor, pra quem acredita em tonewood

    • @jucaguitar
      @jucaguitar 8 หลายเดือนก่อน +3

      Rapaz, se ele falou do acabamento, uma coisa ou outra de ferragem e de captação, então, salvo melhor juízo, já falamos de 60% da guitarra...Não to falando que a mexicana é ruim, veja bem, só estou falando das diferenças.

    • @dicas...2978
      @dicas...2978 8 หลายเดือนก่อน

      Realmente possuem algumas diferenças de ferragens e qualidade de acabamento, podendo em alguns modelos ter diferenças entre madeiras e captação. De um todo ainda são excelentes instrumentos.

    • @jocirdasilva5073
      @jocirdasilva5073 8 หลายเดือนก่อน

      Tenho Uma texmex muito boa.

  • @AmilcarBaxo
    @AmilcarBaxo 8 หลายเดือนก่อน +12

    Isso é um fato! Eu importei um Fender Jazz bass da América e ele foi fabricado no México! É da mesma linha do JP assinatura do Flea que inclusive meu instrumento é vendido no site da fender americana! Tem um monte de instrumento assinatura fender fabricado no México. Mas o problema é consumidor brasileiro.

  • @michaelojeda6620
    @michaelojeda6620 7 หลายเดือนก่อน +6

    Captadores de alto nível tbm fabricamos , Sérgio Rosar e malagoli são top top de linha.

    • @vitohw
      @vitohw 13 วันที่ผ่านมา

      sergio rosar é muito bom

  • @Rodrigo-tb6kn
    @Rodrigo-tb6kn 8 หลายเดือนก่อน +7

    Um colega me disse que a diferença é que para a fender americana o mexicano que faz a guitarra está nos EUA..

  • @cassiofelipe3796
    @cassiofelipe3796 8 หลายเดือนก่อน +6

    As ferragens chinesas são muito boas mesmo , porém sou usuário de guitarra com ponte Floyd rose e garanto que a Gotoh Genuine não tem comparação com nenhuma outra .

  • @tubaraobassoficial7054
    @tubaraobassoficial7054 8 หลายเดือนก่อน +25

    po, que legal esse papo 👏🏻👏🏻
    Podia trazer os Luthiers de baixo: Dmark, Deoliveira... tambem pra conhecermos um pouco da historia das marcas

  • @albertoassis09
    @albertoassis09 8 หลายเดือนก่อน +6

    Eu nao sei se hoje é assim, mas o corpo da Fender Standard MIM era feito com cinco a sete peças de Alder, enquanto a americana era feita com duas ou tres peças. Os captadores e ferragens eram inferiores também.

    • @Thiago.Werneck
      @Thiago.Werneck 8 หลายเดือนก่อน +1

      Quanta as partes de madeira no corpo, realmente é desse jeito. Nos anos 90, as ferragens das MIM eram bem ruins. Hoje em dia, estão muito próximas as americanas. As tarraxas, acredito que são as mesmas das americanas. Exceto, a linha ultra, que vem com trava.

  • @paulomarques5358
    @paulomarques5358 8 หลายเดือนก่อน +5

    Eu felizmente ou infelizmente encontrei diferenças, quando coloquei a gotoh, foi incrivelmente melhor, não tenho o que reclamar, a satisfação com a gotoh é enorme...❤

  • @cezaralopes
    @cezaralopes 8 หลายเดือนก่อน +8

    Muito legal ver os defensores do dogma American Fender se digladiarem. Mas muito legal mesmo 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @LCA84
    @LCA84 8 หลายเดือนก่อน +9

    E sobre ferragens, só a Sperzel (EUA) e a Schaller (Alemanha) não fabricam na Ásia. Kluson é feita na Coreia desde 1994 (as usadas nas Gibson, inclusive), enquanto a Grover deixou de fabricar nos EUA no fim dos anos 1970 pra produzir na Coreia e em Taiwan (as Gibson inclusive). Wilkinson é feita na Coreia. Gotoh é feita no Japão e Taiwan. Qualquer tarraxa que tenha marca estampada atualmente é minimamente decente.

    • @WDesdenova
      @WDesdenova 8 หลายเดือนก่อน +2

      Tenho uma ponte e tarrachas da Schaller. Os alemães sao picas no que fazem.

  • @LCA84
    @LCA84 8 หลายเดือนก่อน +9

    Calma lá... Fender Mexicana vs. Americana não é bem assim. As Fender mexicanas só foram ficar boas de verdade em termos de padrão de qualidade depois de 2013. Em 2006 elas deram um salto significativo, mas em 2017 que elas melhoraram de verdade a ponto de essa brincadeira do "lado da fronteira que o mexicano fez" ter um fundo de verdade.
    Isso fica bem claro na segmentação que a Fender adotou desde então pras suas linhas: não existe mais American Standard, nem Standard. Tem as Player, as Vintera, American Professional, American Performer e as signatures e custom shops. Player, Vintera e signatures são mexicanas, o resto é americano.
    As mexicanas de 2006 até 2017 ainda usavam muitas peças de madeira coladas, refugo reaproveitado. Tem várias fotos dos blanks de corpos com até 7 peças coladas.
    As mexicanas dos anos 1990 não valem grande coisa. A Fender ainda estava se reestruturando, tentando organizar as séries e a segmentação, tanto é que eles tinham Squier coreana, japa, americana, indiana e mexicana, Fender Squier Series brasileira, mexicana, japonesa e americana, linha vintage/reissue somente japonesa e só daí vinha a linha americana. A qualidade em geral era baixa mesmo pras guitarras americanas se comparadas com as americanas do fim dos anos 1960 e dos anos 2000.
    Muita gente considera as California Series (serial AMX) as primeiras boas Fender dos anos 1990. Depois disso tudo começou a ficar bom nas americanas. Squier só foi ficar boa de verdade quando criaram as séries Vintage Modified e Classic Vibe, acho que em 2009. Uma Classic Vibe chinesa ou indonésia é muito, muito superior a qualquer Fender não-americana dos anos 1990, com exceção dos modelos mais caros do mercado interno japonês - que é outra confusão imensa.
    Outras séries subestimadas da Fender são as Modern Player chinesas, que são muito boas e superiores até mesmo as japonesas de entrada e de exportação dos anos 1990, e a Fender Lite Ash coreana, que é uma guitarra de ash, com braço de birdseye maple, marcação de abalone e captação seymour duncan de fábrica.

    • @tadmax8440
      @tadmax8440 8 หลายเดือนก่อน

      Eu tenho uma Fender mexicana Ritchie Sambora dos anos 90 e a guitarra e excelente

    • @corcomer
      @corcomer 8 หลายเดือนก่อน

      @@tadmax8440 anos 90 tinham fender ( baixo e guitarra ) muito TOP em questão de qualidade!!! procede a informação... tive um precision bass 94 MIM top das galaxias...

    • @mmurgu
      @mmurgu 8 หลายเดือนก่อน

      Eu estava achando um absurdo essa conversa mas seu comentário esclarece as coisas. Em 2006 comprei meu Fender P nos EUA e testei alguns americanos e mexicanos e a diferença era evidente, o americano era muito superior e paguei os USD 500 a mais sem pensar duas vezes. Até porque com o dólar de R$ 1,70 da época estava mais fácil. Na próxima viagem para lá vou testar de novo. Valeu!

  • @jorgepassos2419
    @jorgepassos2419 8 หลายเดือนก่อน +4

    A diferença entre a Fender americana e a Fender mexicana eu, sinceramente não sei, mas a semelhança entre as duas é que eu não tenho grana para comprar nenhuma delas.

    • @Thiago.Werneck
      @Thiago.Werneck 8 หลายเดือนก่อน

      Somos dois. 😂😂😂

  • @jcsk8
    @jcsk8 8 หลายเดือนก่อน +4

    Bora lá:
    Fender Mex: Corpo em 7 partes, ponte com bloco em metal fundido, captadores com ímãs cerâmicos.
    Fender AM: Corpo em 3 partes, ponte com bloco de aço, captadores em alnico.
    Tive uma strato de luthier, uma Shelter e uma Mex. Todos soaram muito parecidas. A americana se destacou sobre elas todas. Pode ser que seja aquele lance da guitarra ser a boa do lote, mas essa é a minha experiência.

    • @Flavioolac
      @Flavioolac 8 หลายเดือนก่อน +1

      Não se compara, a americana é muito melhor !!! Esses caras tão falando abobrinha

    • @unicallbraz7548
      @unicallbraz7548 8 หลายเดือนก่อน +1

      Existem mexicanas com captador alnico, depende do modelo.

    • @vitortresmann8566
      @vitortresmann8566 7 หลายเดือนก่อน

      Minha fender mex sao 3 partes, ponte 2 pivos, captadores em alnico 5. Vc esta pegando informações de guitarras antigas. De uma olhada nas playerplus, é basicamente as mesmas configurações de uma americana

    • @jcsk8
      @jcsk8 7 หลายเดือนก่อน

      @@unicallbraz7548 Sim. Falo apenas das standard.

    • @jcsk8
      @jcsk8 7 หลายเดือนก่อน

      @@vitortresmann8566 Verdade. Agora são chamada de Player series. Verifiquei os specs e realmente são como você falou. Provavelmente estão bem melhores e mais próximas das americanas. A minha era de 1996.

  • @newmusicplus
    @newmusicplus 8 หลายเดือนก่อน +8

    Eu já peguei em algumas Fenders americanas e mexicanas e o que posso dizer é que varia de modelo p modelo. Vc pega american standard vs standard, e tem diferenças de especificacao. A americana vai ter uma ponte diferente (apoio de 2 pontos) , a escala melhor trabalhada e arredondada p mais conforto. Hj tem guitas mexicanas tao boas qto, tipo a Vintera. No fim, tem mais a ver com o modelo do que onde foi fabricada.

    • @ericksousa911
      @ericksousa911 8 หลายเดือนก่อน +3

      Peguei uma Strato Mexicana mais recente, modelo Fender Player Stratocaster... o captador já é de Alnico, tarraxa é da PING igual as Americanas atuais, ponte é de 2 pivôs ... é muito parecida com a Americana...

  • @marceloalves8752
    @marceloalves8752 8 หลายเดือนก่อน +5

    Estou vendo um monte de opiniões divergentes sobre influência de madeira, corda , constução e etc no som das guitarras. Bem, já tive mais de cinquenta guitarras ( eu compro, uso em ensaios e shows e vendo quando quero outras diferentes) , desde SX, Tagima,Condor e Washburn até Fender Am, Mexicana, Squier, Gibson. Digo que, na minha percepção, as guitarras mais caras têm melhor desempenho do que as baratas, a Strinberg de 800 merréis nunca será melhor do que a Custom Shop de trinta mil reais, a madeira dá diferença no som, a corda idem, o material da ponte, a tarraxa influenciam no conforto e tocabilidade, e por aí vai. É só minha opinião de usuário de guitarras há 40 anos, não sei mais do que ninguém. É o que percebo.

  • @Profguitar
    @Profguitar 8 หลายเดือนก่อน +4

    As fender americanas tem uma ou outra coisa melhor, seja o corte da madeira, quantidade de peças que o corpo é feito, uma ponte ou um captador melhor mas a principal diferença é que a maioria das americanas tem 22 trastes enquanto a maioria das mexicanas tem 21 e para muitas pessoas isso é fundamental.

  • @duduelado
    @duduelado 8 หลายเดือนก่อน +6

    Iphone é MADE IN CHINA, mas na traseira está escrito DESIGNED BY APPLE IN CALIFORNIA / ASSEMBLED IN CHINA

  • @jonatas_jsousa
    @jonatas_jsousa 8 หลายเดือนก่อน +2

    Comprei uma T 635 em 2017, fico meses sem tocar, e a guitarra não desafina. Ótima guitarra 💯💯💯

  • @dyegoo1984
    @dyegoo1984 8 หลายเดือนก่อน +5

    Eu tenho uma ponte de inox do Christian Bove na minha guitarra, é excelente.

  • @sharonstone6148
    @sharonstone6148 8 หลายเดือนก่อน +26

    Você poderia entrevistar o Carlios Medeiros, dono da Condor para esclarecer a história em torno da marca e saber se a fabrica irá voltar.

    • @rocknrace9685
      @rocknrace9685 8 หลายเดือนก่อน

      O Limbo entre a sanha da jabuticaba Tributária Tupiniquim e a Sonegação Fiscal.
      A Condor na verdade ficava em Valparaíso de Goiás, fronteira com o Distrito Federal. Os instrumentos montados na Asia ou peças escolhidas da Koreia e China como explicou o Gravin, eram trazidos / Importados para o Brasil , chegando geralmente no Rio de Janeiro onde havia uma fraude fiscal do escritório de contabilidade para pagar pouco imposto em instrumentos e peças que levariam 60% da carga tributária. Após a liberação carimbavam a Marca Condor como se fosse Nacional e no depósito do Valparaíso de Goiás aguardava o momento para atravessarem as fronteiras estatuais e distribuir os instrumentos para Braśilia e outras cidades sem pagar o ICMS
      Condor Evasão Fiscal com Arte! tenho uma RX20 Estaladeira que só muito honesta e calro as LesPaul CLP da Condor marcaram época.

    • @lucasdiasmvideo
      @lucasdiasmvideo 8 หลายเดือนก่อน +3

      Up

    • @ProfessorMarceloTomanik
      @ProfessorMarceloTomanik 8 หลายเดือนก่อน +1

      Boa!

  • @ricardocerqueira22
    @ricardocerqueira22 8 หลายเดือนก่อน +7

    Fui vizinho do Eliezer e dei sorte de conhece-lo. O cara realmente é fenomenal e lembro que quando o Satriani veio no Brasil, o baixista dele foi até a casa do Eliezer e ficou impressionado com a qualidade dos instrumentos dele. Se ele morasse nos EUA estaria milionario.

  • @rafaelguimaraes5641
    @rafaelguimaraes5641 8 หลายเดือนก่อน +1

    Bateu um flashback aqui.... por várias vezes fui na casa do Gravina na tijuca para ajustar minhas guitarras Cort e DeArmond!!!! Isso tem mais de 20 anos e até hj tenho as guitarras!

  • @nelson4417
    @nelson4417 8 หลายเดือนก่อน +8

    Adoro esses tipos de bate papo

    • @NDW0o0o0o
      @NDW0o0o0o 8 หลายเดือนก่อน

      Faz agente saber de coisas que nem imaginávamos e também desmistifica muita coisa, falo isso mais pela parte que ele fala da Condor, nem pela parte da fender.

  • @alexfialho5075
    @alexfialho5075 8 หลายเดือนก่อน +3

    O controle de qualidade é diferente

  • @TheWamnoronha
    @TheWamnoronha 8 หลายเดือนก่อน +11

    Realmente há muitos luthiers brasileiros ótimos, eu sugiro - não sei se é o foco do canal - entrevistar o sergipano Elifas Santana, que faz guitarra baiana, inclusive as do Armandinho da Cor do Som foram feitas por Santana. Eu tenho uma GB personalizada, baseada na minha caozinha. Realmente, o que influencia no valor do instrumento é a quantidade de horas trabalhada, mas vale a pena ter algo exclusivo

    • @Davi_Martins_Custom_Guitars
      @Davi_Martins_Custom_Guitars 8 หลายเดือนก่อน

      Hoje o tempo de construção está muito otimizado. O prestígio é uma das coisas que mais influencia no preço.

    • @davidb.1731
      @davidb.1731 8 หลายเดือนก่อน

      Eu o conheço, ele é um gênio da luthieria, renomado mundialmente. Na igreja que eu participava, tinha um baixo com assinatura dele. Lindíssimo, pena que não sei mais onde está agora.

  • @diegorandi
    @diegorandi 8 หลายเดือนก่อน +6

    Muito boas informações, inclusive sobre a nacional Condor!
    E Matheus, fica uma dica aqui de convidado (citado ai no vídeo): o baita baixista Adriano Giffoni! Abraço

  • @bisnetodeportugues
    @bisnetodeportugues 8 หลายเดือนก่อน +6

    Trabalho com Eletrônica..
    As vezes o som da guitarra está no Equipamento é Utilizado..
    Eu construí um Amplificador para meu Contra-baixo.. ficou Muito bom. 👍👍

    • @gabrielpalmeiras
      @gabrielpalmeiras 8 หลายเดือนก่อน +1

      As vezes não, sempre. O som vem completamente do amp e da pedaleira, se vc tiver uma fm3 tira timbre bom de qualquer guitarra

    • @Davi_Martins_Custom_Guitars
      @Davi_Martins_Custom_Guitars 8 หลายเดือนก่อน +2

      Sempre fui mais apegado ao que vem depois do cabo do instrumento. Reconheço a influência de captação e outros fatores, mas como o Gabriel tá dizendo, em termos de sonoridade, tudo pode soar bem dependendo de onde você liga.

    • @bisnetodeportugues
      @bisnetodeportugues 8 หลายเดือนก่อน

      @@Davi_Martins_Custom_Guitars concordo 👍

    • @bisnetodeportugues
      @bisnetodeportugues 8 หลายเดือนก่อน

      @@gabrielpalmeiras meu contra baixo nunca tem um som bom, numa mesa de som. Ciclotron. 😅

  • @brennonunes7016
    @brennonunes7016 8 หลายเดือนก่อน +5

    Quem é luthier experiente sabe que nunca q uma guyker vai ter o mesmo nível de uma gotoh essa fala dele q as duas marcas tem a mesma qualidade é só pra n depreciar o produto q ele usa nas guitarras que vende com um valor bem alto que poderia ter uma tarraxa bem superior porém ele lucra mais pondo uma guyker

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน +2

      Esse cara soh falou besteira no video… primeiro que guyker eh china e nao coreia, fora essa frustracao de nao conseguir comprar um instrumento custom de alto nivel e por isso querer falar que uma tagima ou uma fender mexico sao a mesma coisa que uma guitarra de alto nivel chega a ser triste..

    • @Kendola011
      @Kendola011 8 หลายเดือนก่อน +2

      ​@@cassiomurilloacho que o frustrado mesmo aqui é você, que fica comentando isso em todo comentário kkkkkkkk

    • @Kendola011
      @Kendola011 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@cassiomurillo é porque eu não perco tempo discutindo e me auto afirmando com coisas fúteis e sim perco meu tempo tocando guitarra, que é pra isso que ela serve 😉

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน

      @@Kendola011tem razao cara, puta babaquice minha achar q ter ou nao ter guitarra A ou B muda alguma coisa, importante eh tocar, fazer som, se divertir com os amigos, e ser feliz com o que tem. Ate apaguei meu comentario tosco de cima. Comecei com uma jackson coreia e era felizao com ela, hj a colecao de guita aumentou mas pouco mudou no que importa de verdade, que eh tocar! A grana pra comprar guita pode ter aumentado, mas o tempo pra tocar diminuiu, e eu trocaria facil um pelo outro hj… abs brother! Ps: basta ver um exemplo qq, por ex o gustavo guerra, toca demais, e usa uma strinberg chinesa.. e olha a guita na mao dele como soa.. precisa mais do que isso?

    • @Kendola011
      @Kendola011 8 หลายเดือนก่อน

      @@cassiomurillo isso aí!

  • @DanielPordeus1
    @DanielPordeus1 8 หลายเดือนก่อน +6

    Guyker é China, pra quem tem essas tarrachas e outras mais tops sabe que não é bem assim, o controle de qualidade muda muito, tem casos que a trava não é bem lixada e corta às cordas (não aconteceu comigo) mas apresentam uma folga frequente, o preço vale geralmente menos de 200 reais mas o nível não é igual a gotoh não

    • @ednoscassiano
      @ednoscassiano 8 หลายเดือนก่อน

      serie amigo, tudo é serie! nao da pra comparar um gol normal com um gol gti.

    • @vitorisaia
      @vitorisaia 8 หลายเดือนก่อน +3

      Pois é. Não é mil maravilhas sempre como estão propagando no vídeo.

    • @vitorisaia
      @vitorisaia 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@ednoscassiano Sim, mas aqui neste vídeo é passado como se TODAS AS GUYKER FOSSEM IGUAIS A GOTOH. O que não é verdade.

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน +1

      Exato.
      Não é igual.
      Mas, de forma geral, um pouco superior ao padrão de ferragens de guitarra barata.
      Pelo preço, pode compensar.
      Paguei R$69 em jogo Guyker vintage com trava. Promoção do Ali.
      Inferior à Gotoh? Sim.
      Mas, são 69 contra 400, 500...

    • @DanielPordeus1
      @DanielPordeus1 8 หลายเดือนก่อน

      @@noroticus compensa sim, paguei mais ou menos isso, no meu caso como foi para uma Strinberg melhorou, como custo x benefício responde bem, mas ser igual aí são outros 500, tem que ver com o tempo, durabilidade, oxidação, se não vai estragar

  • @kadumartinsdeoliveira3730
    @kadumartinsdeoliveira3730 8 หลายเดือนก่อน +1

    A minha fender 70s reissue é Mexicana. Quando comprei e levei no Benedetti em 2010/2011 ele ficou surpreso, um dos pontos que ele apontou foram as tarraxas que são Schaller

  • @biomacca
    @biomacca 8 หลายเดือนก่อน +3

    Tenho fender jazz Bass mexicano. Um geddy Lee japonês e um preciso American deluxe. Pelas diferenças lógico que tem. Inegável mas NÃO justifica a diferença de preço de 150%. Tinha que ser uns 40%

  • @realmota1
    @realmota1 8 หลายเดือนก่อน +1

    Verdade pura verdade. Resolvi trocar as tarrachas do meu violão strinberg; paguei R$ 60 reais num jogo de tarrachas com trava e estou abismado com o resultado simplesmente fantástico. O violão nao desafina de jeito nenhum . Melhor eu mesmo instalei de tao facil trava

  • @guitarriffs781
    @guitarriffs781 8 หลายเดือนก่อน +1

    Ja tive varias stratos, hoje tenho 2. A melhor é uma MIM 50s que comprei la em 2011 e botei um jogo de lace sensor e a outra é uma custom shop 61 wildwood.

  • @juliusblacckgtr9626
    @juliusblacckgtr9626 8 หลายเดือนก่อน +2

    Na questão das fender, eu só não consigo entender porque as americanas são feita com 22 casas e as México com 21, eu gravei uma música que o solo eu uso essa última casa, e eu não conseguia reproduzir ele na minha fender México, isso me gerava uma revolta absurda.

  • @JC-td9gj
    @JC-td9gj 8 หลายเดือนก่อน +2

    Eu tive um baixo Condor BX-12 que paguei R$ 600,00 em 2003 e não tinha uma vez que eu ia tocar que não me perguntavam que baixo era aquele, um som incrível e também um VB-40 Deluxe muito melhor que o Epiphone que custava 3x mais... me arrependo imensamente de ter vendido :( preferia muito mais o meu Bx-12 Condor que o Precision Fender que tive a posteriori!

  • @danfduarte
    @danfduarte 8 หลายเดือนก่อน +2

    Já tive uma Strato USA e uma MEX - ambas Standard, diferenças existem SIM. Construção, captadores, elétrica e acabamento. Com todo respeito, não concordo.

  • @pauloalmeida9304
    @pauloalmeida9304 หลายเดือนก่อน

    Eu tenho uma Strato blackie mexicana 94, só troquei os captadores pelo Hot Noiseless da Fender mesmo, é pau pra toda obra.

  • @yoshiyakusamura7405
    @yoshiyakusamura7405 8 หลายเดือนก่อน +3

    Sou baixista e em relação ao baixo, diria que não tem sentido compará-los porque são modelos diferentes. Mexicanos são Deluxe, Player, Player Plus, Vintera, Road Worn, e americanos são Performer, Professional, Vintage, Elite, Ultra, Custom Shop e Master Build. São modelos com diferentes propostas com diferentes preços. Mas uma coisa é fato: todos são excelentes instrumentos e todos soam como Fender, são autênticos Fenders.

    • @MrDreyfuss
      @MrDreyfuss 8 หลายเดือนก่อน

      Tem o American Deluxe também.

    • @yoshiyakusamura7405
      @yoshiyakusamura7405 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@MrDreyfuss Sim, inclusive eu já tive um cinco cordas ash maple esse modelo não é mais fabricado. Citei o Elite mas ele não é mais fabricado também.

  • @Nandobaixista
    @Nandobaixista 8 หลายเดือนก่อน +16

    Quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar, quero ver o seu corpo, dançar sem parar. Entendedores entenderão 😂

    • @williansgomes6497
      @williansgomes6497 8 หลายเดือนก่อน +1

      😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @MarceloDurham
    @MarceloDurham 8 หลายเดือนก่อน +1

    Gravina é um grande luthier tive o prazer de regular 2 baixos meus com ele e tocar alguns de seus instrumentos. Mas preciso discordar do lance das fender mexicanas, a uns anos atras eu concordaria com ele mas as mexicanas de hj em dia cairam muito a qualidade, costumavam ser boas quando eram Standard quando mudaram pra Player caiu a qualidade bizarramente, modelos fender USA feito no Mexico SÃO AS HIGHWAY ONES, e "AMERICAN SPECIAL" e quanto as tarraxas Gotoh, quando botei essas tarraxa na minha guitarra pela primeira vez foi uma revelação o som da guitarra melhorou e a afinação se manteve como nunca antes. So dizendo, que foi o que eu vivenciei. 😊 ✌️ ps: botei as gotoh na minha fender classic series de 2015. (Quando mexicanas ainda eram boas, atual vintera)

  • @nnaz8254
    @nnaz8254 8 หลายเดือนก่อน +5

    Cara esse lance das tarrachas desculpe mais eu tenho aqui a guyker e a Gotoh e a diferença é muito grande não tem como comparar,só são parecidas esteticamente mais Gotoh é muito superior

    • @nakaguitarman
      @nakaguitarman 8 หลายเดือนก่อน

      Sem dúvida!!! Tive problemas com tarrachas e ferragens Guyker com 3 meses de uso. Troquei por Gotoh.

  • @Carlosradion
    @Carlosradion 8 หลายเดือนก่อน +2

    Posso afirmar que existe difereca sim, da america para mexicana durante quase 10 anos tive loja e tinha as duas na minha, uma fender strato mexicana e uma americana e baixos tambem, as guitarras e baixos eram da safra 2013, eu que nao sou musico e nao tenho ouvido absoluto notava a diferença, os musicos que iam na loja testar notavam a diferenca na hora, e a americana nao era nenhuma guitarra especial nem nada, era a standard americana e o baixo era os de entrada nada de especial.

    • @edgardgoncalves3982
      @edgardgoncalves3982 21 วันที่ผ่านมา

      a diferença está na captação, obviamente vc precisa trocar.

  • @gomesguitar1752
    @gomesguitar1752 8 หลายเดือนก่อน +1

    Se for pensar assim, ninguém faz nada né, pq pra bater o preço dos orientais é difícil, quase impossível

  • @Bobpec
    @Bobpec 8 หลายเดือนก่อน +6

    Falar que guyker é igual Gotoh esse maluco é um piadista. a gotoh dura pelo menos 2x mais.

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน +1

      Esse cara soh falou besteira no video… essa frustracao de nao conseguir comprar um instrumento custom de alto nivel e por isso querer falar que uma tagima ou uma fender mexico sao a mesma coisa que uma guitarra de alto nivel chega a ser triste..

    • @rafaeldearaujosilva3231
      @rafaeldearaujosilva3231 8 หลายเดือนก่อน +1

      Não é só questao de durar, essa aí ela vem com a usinagem ruim, quebra as cordas direto, tem q ficar desgastando onde tem fio cortante, sou luthier

  • @GenilsonOficial
    @GenilsonOficial 8 หลายเดือนก่อน

    Principal diferença é valor de revenda, quando vai vender a primeira coisa que pergunta: "É made in U.S.A." ? De fato existe diferença se comparar lado a lado, instrumentos produzidos nos U.S.A. e Japão possuem acabamento superior e madeira mais selecionada. A Takamine os violões japoneses são produzidos por eles manualmente, porém a versão china é produção em larga escala, Yamaha também por exemplo é a mesma coisa.

  • @Vinnietexofficial
    @Vinnietexofficial 8 หลายเดือนก่อน +26

    O corpo da mexicana é feito com mais ou menos 7 ou 8 partes de alder colados, a americana é solid body, no máximo 2 colagens, isso influencia diretamente na ressonância e no timbre do instrumento.
    A pintura da mexicana geralmente é feita de poliuretano, a americana geralmente é feita de nitrocelulose ou seja a qualidade é muito melhor.
    Os captadores da mexicana são captadores cerâmico, a americana são de Alnico 2, 3.
    A ponte e as ferragens da mexicana são feitas de zinco que é uma liga mais barata e de baixa qualidade, não é a toa que enferrujam muito facilmente.
    A parte elétrica da mexicana é de segunda linha, não é a toa que todo mundo refaz a parte elétrica da mexicana, a parte elétrica da americana é toda feita com material de qualidade.
    Fora o acabamento, detalhes e regulagem extra da americana que a mexicana não tem.
    Aqui no Brasil o pessoal tem essa mania de falar que não existem muitas diferenças entre uma mexicana e uma americana, mas existem muitas sim, não quer dizer que a mexicana seja ruim, mas a mexicana é uma guitarra de segunda linha e a americana é uma guitarra de primeira linha.

    • @filipedoria9561
      @filipedoria9561 8 หลายเดือนก่อน +10

      O que você chama de " mania de falar que nao existem muitas diferenças" pra mim tem outro nome: Glamourização de coisa barata. Já vi gente falando que Tagima da Pau em Suhr e não, não era piada.

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน +5

      Exatamente amigo.. esta uma moda agora da galera q nao consegue comprar uma fender americana querer falar que eh tudo a mesma coisa.. claro que tudo bem ser feliz com o que consegue comprar, mas dai falar que sao iguais tem que ser muito frustado mesmo.. soh tocar as 2 e ver as diferencas gritantes..

    • @SouthAmBlues
      @SouthAmBlues 8 หลายเดือนก่อน +3

      @@filipedoria9561 Exatamente, ultimamente pipocaram esse tipo de vídeo no TH-cam pois é polêmico e diz o que q esmagadora maioria quer ouvir e acreditar. Ví um comentário de que uma strato Strimberg com Malagoli do cara era muito superior à todas as Fenders americanas que já tinha tocado… Isso tem acontecido infelizmente pelo alto valor dos instrumentos atualmente e pela fome do governo por impostos.

    • @ivolime
      @ivolime 8 หลายเดือนก่อน +5

      amigo, de maneira sincera: qual é a probabilidade de se reconhecer a quantidade de peças coladas num teste às cegas?

    • @SouthAmBlues
      @SouthAmBlues 8 หลายเดือนก่อน +3

      @@ivolime Estamos falando de guitarras, com relação a timbres pode não haver diferenças notáveis, vai muito do gosto, mas durabilidade e qualidade só são perceptíveis com décadas de uso profissional, não tocando de olhos fechados. Se colocar alguém de olhos vendados num Onix ele e dizer que ele está num Mercedes, ele pode acreditar…

  • @RenatoSantos
    @RenatoSantos 8 หลายเดือนก่อน +2

    Parabéns mestre Mateus e convidados

  • @hallisoncardoso4954
    @hallisoncardoso4954 8 หลายเดือนก่อน +3

    Já ouvi dizer que a diferença entre a Fender México e a americana sao as quantidades de partes do corpo. A mexicana a matéria dizia que é feira de muito mais partes que a América

    • @albertoassis09
      @albertoassis09 8 หลายเดือนก่อน +2

      Já vi essa matéria no blog Louco por Guitarra. Lá.mostra inclusive as fotos da produção, e realmente, os corpos tinha muitas emendas. Algumas recebiam até uma lâmina para esconder.

    • @hallisoncardoso4954
      @hallisoncardoso4954 8 หลายเดือนก่อน

      @@albertoassis09 foi lá que vi também

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน +1

      Isso já foi...
      Acontecia há anos e em linhas muito baratas.
      Já não é assim faz tempo.

  • @Rodrigo-tb6kn
    @Rodrigo-tb6kn 8 หลายเดือนก่อน +3

    Resposta definitiva sobre guitarras.. guitarras baratas são para ficar em casa.. não aguenta ficar tomando pancada e variação de tempo

  • @luthiermello
    @luthiermello 3 หลายเดือนก่อน +1

    Mateus, Gosto muito do seu pod cast, mas se vc vai levar alguém pra falar de peças de instrumentos e de qualidade, leve alguém que saiba o que está falando.
    Vou dar uma prévia:
    A Wilkinson sempre foi uma marca de ponta, quando era uma marca Americana.
    A Gotoh parts Japão, comprou a marca Wilkinson em 2009 pra 2010.
    Comprou tbm a Sung il coreana e começou a produzir a nova safra da Wilkinson na fábrica da Sung il.
    Em 2015 compraram a Guyker, uma marca da Europa oriental.
    E na mesma fábrica, desenvolveram os novos modelos Guyker de tarraxas na mesma plataforma da linha Gotoh 510, porém com uma liga boa mas inferior a Gotoh,mas com uma excelente qualidade de acabamento e funcionalidade.
    Mas tem muita diferença entre Gotoh e Guyker sim !!!!!!! A liga de metais da Gotoh é muito superior e o banho cromo/dourado tbm.
    A Gotoh faz um único modelo de ponte Wilkinson 2 pivôs no Japão.
    Modelo Wilkinson VG-300 by. Gotoh.
    Obs: Tem 3 fabricantes de ponte no Sul do Brasil: André Passini, Cristian Bove e o tal de Ramé que cobra muito caro nos produtos.

  • @danteoliveira5085
    @danteoliveira5085 8 หลายเดือนก่อน

    Tem menos energia nessa entrevista que numa clínica de pacientes psiquiátricos, meu Deus do céu. Como levar a sério e não dormir?

  • @andrevinicius7473
    @andrevinicius7473 8 หลายเดือนก่อน +1

    Sempre uma entrevista sensacional. Tenho aprendido muito em cada podcast. Poderia rolar um papo com os "modificadores" de pedais como Márcio da Mfmod e o Júnior Rosseti da Jrmod. São sensacionais e mestres no que fazem.

  • @lucasrussig
    @lucasrussig 6 หลายเดือนก่อน

    Tenho uma Fender Mustang Kurt Cobain Signature Japonesa, que guitarra sensacional!!! Não vendo por nada, timbre maravilhoso.

  • @fabio_oliveira1979
    @fabio_oliveira1979 8 หลายเดือนก่อน +1

    Sou baixista, tenho um Jazz American '99. A qualidade, mesmo sendo linha de entrada, é extremamente superior aos Mexicans e Japanese. É fato!

  • @dirceusantosrodrigues5046
    @dirceusantosrodrigues5046 8 หลายเดือนก่อน +2

    Tem fender q vem sem blindagem nenhuma, daí aquele ruido infernal, falta de respeito c consumidor q fica justificando essa falha na construção como algo de característico do instrumento, histórico e cultural...é tenso!

  • @eduardorios1145
    @eduardorios1145 6 หลายเดือนก่อน

    Papo de fera é bão demais de ouvir 👏👏👏👏

  • @andersonrodrigo128
    @andersonrodrigo128 8 หลายเดือนก่อน +1

    No fim das contas é escolher qual história o consumidor vai se apoiar pra justificar o preço pago por produtos globalizados... faz lembrar a música "Disneylândia" dos Titãs.

  • @vitorisaia
    @vitorisaia 8 หลายเดือนก่อน +15

    Sou teu fã Mateus, mas discordo de algumas coisas que foram ditas neste vídeo. Vamos lá:
    1. Cort atualmente fabrica mais na indonésia do que na Coréia (Lembrando que Cort vem de Cor-Tek)
    2. Fenders americanas e mexicanas tem diferença sim. As mexicanas são maravilhosas? Em sua maioria sim. Mas a Fender dá preferência para alguns materiais e specs que só se encontram nas americanas. Não é "tudo igual e só muda de que lado tá o mexicano". Sorry.
    3. Tarraxas Guyker são boas sim (apesar que, por incrível que pareça, já existem falsifações - eu fui vítima de uma delas) mas não estão no mesmo nível de Gotoh, Sperzel, Shaller.
    Eu sou um grande entusiasta de guitarras custo benefício e de customizar. Mas, salvo alguns edge cases como Gibsons Les Paul, guitarras signatures (que realmente custam mais do que valem), as guitarras que nos EUA custam certa 1500 dólares são de fato melhores que guitarras de entrada (onde o pessoal prega que é tudo a mesma coisa, pau com corda e é só fazer upgrade e deu - isso não é uma regra absoluta). Já customizei muitas guitarras de entrada (tenho várias aqui comigo e amo) ainda assim estas têm um limite e no fim não fica "tudo a mesma coisa".
    Teu canal é espetacular e eu assito todos os episódios. Mas cuidado pra não espalhar desinformação.

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      Bom...
      Então, algo não está muito certo.
      Tenho algumas Fender americana e algumas Squiers de várias linhas.
      É tudo igual...
      Cada uma com sua característica, mas, tudo igual.
      Trocou a elétrica e captação, já era.
      Ou a Custom Shop está usando elétrica alienígena?
      Não é CTS, fio de pano, PIO, etc?
      Tudo que a Roslen e Perfect Tone vendem aqui, entre 300 e 500...
      Mas, numa CS, vira 20k...
      Já trollei muito músico aqui...dando Squier e dizendo que era fender, o contrário...
      A única diferença é na mecânica das mãos de cada músico. Um braço, uma regulagem, são boas para uns e péssima para outros.
      Diferença no ouvido? Ninguém nunca sabe...
      Já viu gente que diz "Fender USA é melhor que tudo" tocando em USA com elétrica Squier Affinity e tendo orgasmo com o "som típico de Fender"?
      Eu já...😂

    • @vitorisaia
      @vitorisaia 8 หลายเดือนก่อน +4

      @@noroticusNo som realmente é bem menos perceptível, concordo totalmente. Diria que é impossível saber qual é qual. Mas digo no tocar, no esforço do músico e na confiabilidade do instrumento ao longo do tempo e especialmente com variações de temperatura. Assim como você afirma que é tudo igual dizendo que tem fenders, eu afirmo que não é tudo igual também tendo fender americanas e duas mexicanas, além de algumas tagimas (chinesas e brasileiras).
      Falar "Fender USA é melhor que tudo" é fanatismo e claramente nota-se que não foi isso que eu quis dizer em meu comentário. Ainda sobre o som, isso não se discute, já é informação de domínio público que dá pra chegar num som virtualmente idêntico independente do nível do instrumento.
      Lembrando que os três pontos que coloquei continuam válidos:
      1. Cort atualmente fabrica mais na indonésia do que na Coréia (Lembrando que Cort vem de Cor-Tek)
      2. Fenders americanas e mexicanas tem diferença sim. As mexicanas são maravilhosas? Em sua maioria sim. Mas a Fender dá preferência para alguns materiais e specs que só se encontram nas americanas. Não é "tudo igual e só muda de que lado tá o mexicano". Sorry. Isso é uma afirmação bem rasa.
      3. Tarraxas Guyker são boas, sim (apesar que, por incrível que pareça, já existem falsifações - eu fui vítima de uma delas) mas não estão no mesmo nível de Gotoh, Sperzel, Shaller.
      Abraço!

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      Tocabilidade é individualidade.
      Melhor strato da minha coleção é uma Squier japonesa, anos 90.
      O suprassumo do corte de gasto. Mas, tem o braço e a regulagem que mais gosto.
      Estabilidade é algo que Squier e Fender já superaram a muito...
      Squiers e Fenders de entrada, com mais de 30 anos, estão aí...numa boa.
      Tagima tinha problema com braços. Mudaram.
      Guitarras ruins hoje, são mais raras...mas, existem. Não na linha Squier e Fender.
      Agora...pegar uma Squier bullet, meio dos anos 90, na migração para China, e falar que "Squier é ruim", não dá.
      Mudou muito o padrão e, principalmente, o controle de qualidade.
      Uma Afinnity 2023, é fantástica. Bom madeiramento e boa construção.
      Só trocar o que for necessário.

    • @vitorisaia
      @vitorisaia 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@noroticusSim, e se você reparar em nenhum momento eu comentei que seus pontos não eram verdadeiros 😉
      Meus pontos são: falar que as "fenders mexicanas são todas iguais às americanas" (até porque tem N níveis de fenders mexicanas, algumas por exemplo vem com rolled edges na escala e as "de entrada" não - o que é um diferencial pro conforto) é algo generalista da mesma maneira que é dizer que "Fender USA é melhor que tudo" ou ainda que "Tagima com malagoli dá pau em fender" 🤣
      Óbvio que tocabilidade é algo individual. Porém isso depende da "regulabilidade" de um instrumento e PODE SER que um instrumento de entrada por alguma razão misteriosa não permita tal regulagem, até mesmo por defeitos de construção (tipo gabarito errado, coisa que dá pra arrumar mas nem sempre vale a pena). Sim, Squier já superou isso há tempos, assim como as demais grandes marcas de entrada (leia-se epiphone, ltd, prs se (que sempre foram excelentes - fabricadas pela Cort em sua maioria), g&l tribute, ibanez gio etc).
      Meu segundo ponto era sobre o que eles falaram sobre as tarraxas Guyker. Já tive dois sets. O primeiro era maravilhoso. O segundo era péssimo, e por incrível que pareça provavelmente era falsificada (cópia da cópia, no caso). O pessoal ali tá afirmando de peito estufado que são a mesma coisa que Gotoh japonesas, por exemplo (e nessa frase deles por tabela o sujeito pode concluir - de maneira errônea - que é 'melhor' também que Shaller, Sperzel etc).
      Dito isso, as tarraxas que vieram na minha Tagima TG530 TW Series e também na minha TW55 são muito muito boas (sem trava). Já as com trava que vieram na minha Stella NTM são uma porcaria. Pessoal começou a associar que se tem trava, é bom. E não é bem assim. Se a ponta pino da trava não for bem lisinha vai romper a corda. Se a rosca do pino não tiver uma mínima precisão, vai ficar com folga.
      Mas é isso aí. Um abraço meu querido.

    • @SouthAmBlues
      @SouthAmBlues 8 หลายเดือนก่อน +3

      Nem todo mundo tem conhecimento técnico ou sensibilidade para notar as diferenças, pois elas existem, indiscutivelmente, os materiais são diferentes. Eu jamais levaria minhas guitarras num luthier que dissesse que Fender americana e mexicana é a mesma coisa, ou se pegar uma Tagima qualquer colocar um Malagoli dá pau em American Pro. Ou o cara não tem sensibilidade nenhuma pra notar as diferenças ou ele diz isso apenas pra agradar 99% da galera que vê isso. Tenho uma Strato Custom Shop Time Machine e “coincidentemente “ é uma guitarra incrível, consigo fazer bends mais fáceis nela, mesmo sendo 7,25 e as outras 9,25 ou 10, até a ponte dela é diferente da Américan Vintage, o material parece mais usinado e tom do metal é diferente, então, essa de tudo igual não é verdade galera, seria bom que fosse…

  • @viniciusassuncao5395
    @viniciusassuncao5395 8 หลายเดือนก่อน

    Eu trabalho em uma multinacional, o produto que é feito aqui tem os mesmos parametros de qualidade dos feitos nos diversos países que tem uma empresa, não é pq é feito aqui ou na Alemanha, Austria ou qualquer país, a qualidade se mantem equivalente as feitas na matriz

  • @Plinio51
    @Plinio51 8 หลายเดือนก่อน +1

    Quando o real x dolar eram 2 reais eu dei a grana para um colega que viajou para os EUA me trazer uma fender mexicana sunburst, escala clara com o case dourado de luxo da fender e assim o fez. Coisa linda zerada nos plasticos. Eu sempre tive guitarra barata golden, etc menino bobo de 20 anos quando peguei a fender não achei nada demais, ela não fez milagre comigo, não fez eu tocar igual o Eric Johnson..achei que era porque nao era americana tempo depois vendi pelo triplo do preco. Até hoje me arrependo.

  • @joaocarlossantos7222
    @joaocarlossantos7222 8 หลายเดือนก่อน

    Eu tive um baixo Fender Marcus Miller signature, made in Japan, era excelente.

  • @idegomesfoto
    @idegomesfoto 8 หลายเดือนก่อน +3

    A Califórnia "também é mexico", até certo ponto se vc parar pensar...

    • @NNani07
      @NNani07 8 หลายเดือนก่อน +1

      Exatamente... se não ia se chamar The Angels ao invés de Los Angeles.

    • @emersonribeiro315
      @emersonribeiro315 8 หลายเดือนก่อน +1

      Exatamente 😎

  • @Vagner_Bass_Andrade
    @Vagner_Bass_Andrade 8 หลายเดือนก่อน +1

    Eu utilizo Guyker em meu baixo Tagima 6 cordas e vou falar: são incríveis...Tem o "giro" de uma Gotoh

    • @Thiago.Werneck
      @Thiago.Werneck 8 หลายเดือนก่อน +1

      Tinha essa curiosidade.

    • @giulianoguitar
      @giulianoguitar 8 หลายเดือนก่อน +1

      Tenho instrumentos com gotoh e guyker tb, e a qualidade é muito próxima...unico problema que tive com uma guyker foi uma única tarraxa que veio com um probleminha de giro, mas nada demais

  • @jdelcolli
    @jdelcolli 8 หลายเดือนก่อน +3

    Não é BEEEM assim. Há diferenças!
    Aos puristas, o total de madeiras no corpo é de 2/3 da americana pra 5 ou mais pras mexicanas.
    E os captadores são outra grande diferença. Isso nas standard, claro. Nenhum modelo específico, signature, que seja. Aí o papo muda.
    No geral, o que eu diria é: pegue uma mexicana e troque umas coisas. Eu tenho uma assim, troquei os captadores e virou outra guitarra.
    Tenho uma strato mex, uma strato japan, uma strato usa e uma jaguar japan.
    Fender é Fender!

    • @cristianosupino6827
      @cristianosupino6827 8 หลายเดือนก่อน +1

      Verdade, fender é fender.. que captadores vc trocou, que marca?

    • @jdelcolli
      @jdelcolli 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@cristianosupino6827 na mexicana standard, eu coloquei braço e meio Fender Custom shop 54 e um dimarzio superdistortion mini humbucker na ponte. Foi pra deixar bem versátil mesmo...
      Na minha americana, são 3 ssl1 Seymour Duncan. 3 singles.
      Na minha japonesa, são braço e meio malagoli Dallas e um rio grande na ponte. 3 singles.
      Nessa, modelo 87, eram 3 lace sensor ativos q eu vendi
      E na minha jaguar japonesa, são os originais

    • @cristianosupino6827
      @cristianosupino6827 8 หลายเดือนก่อน

      Opa obrigado pelas informações... Estou de olho em alguns captadores para trocar, valeu pelas referências.

    • @jdelcolli
      @jdelcolli 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@cristianosupino6827 tamo junto

  • @Gabriel.Kilson
    @Gabriel.Kilson 8 หลายเดือนก่อน +1

    Meu pai fez uma Guitarra com Gravina, que é Un Luthier de renome, mas infelizmente a guitarra veio com muitas falhas . Infelizmente ficamos decepcionado (e ela foi cara... cerca de 3k)

  • @cleberdavidvideo
    @cleberdavidvideo 8 หลายเดือนก่อน +1

    Como leigo, sempre acreditei que a maior fatia do mercado de instrumentos musicais estivessem no público iniciante, e não em bandas e músicos seniors....salvo engano...

  • @fabriciobello1
    @fabriciobello1 8 หลายเดือนก่อน +1

    Desculpa mais moro nos Estados Unidos e tenho uma fender americana deluxe e uma mexicana a diferença entre as duas e simplesmente nítida vc paga pelo que vc tem . A mexicana e uma excelente guitarra não me interpretem mau mais a americana e outro patamar não se compara ! Corpo 1 pedaço de madeira já as mexicanas 2 pedaços , trastes super bem acabados polimento top. Tarrachas, ponte potenciômetros tudo sem comparação! Se vc nunca pegou e tocou uma americana recomendo nunca experimentar vc irá ficar super satisfeito com a mexicana, te garanto mais no dia que vc colocar as duas próximas vc irá ver a qualidade do acabamento das duas , vc terá o que paga pra ter, mesmo posso dizer das 2 Gibson les Paul que tenho uma standard e uma studio ! Vc vê a perfeição do acabamento da standard os binding ao redor no pescoço em volta dos trastes perfeito já a studio nem binding tem 😅sem falar o peso da madeira a standard e quase o dobro de peso! Na minha opinião a fender mexicana e uma excelente guitarra só não tem o que as americanas tem melhores captadores eletrônicos e hardwares.

  • @felipebarchi
    @felipebarchi 8 หลายเดือนก่อน

    Starling , na verdade o Iphone é só desenvolvido e projetado nos EUA, inteiramente fabricado (montado) na China. Agora estão migrando a produção para a Índia e ainda usam telas coreanas da Samsung.

  • @carllocarlos1
    @carllocarlos1 8 หลายเดือนก่อน

    Gostei do tema.

  • @edgardgoncalves3982
    @edgardgoncalves3982 22 วันที่ผ่านมา +1

    o negocio é simples, trocou as tarraxas e os caps praticamente vira uma americana, vc paga a metade do preço e vai fazendo o upgrade aos poucos, melhor que pagar uma bala logo de cara numa americana

  • @filipefreitas5565
    @filipefreitas5565 8 หลายเดือนก่อน +1

    Tem os escudos FGS que são muito bons Tbm

  • @wellingtonluiz7452
    @wellingtonluiz7452 8 หลายเดือนก่อน

    Quando se tira o baixo das musicas é que se escuta o quando o instrumento faz falta.

  • @joeguitar35
    @joeguitar35 8 หลายเดือนก่อน +1

    Papo interessante

  • @matheusdomingos6120
    @matheusdomingos6120 2 หลายเดือนก่อน

    Eu tenho um Fender Jazz Bass Player Séries PF Mexicano Passivo, um dos Timbres mais lindos que eu pude apreciar com os meus ouvidos. Tenho faz 4 Anos comprei novo na Loja. Ja testei americano que com todo respeito só o nome mas o timbre final não me agradei.

    • @matheusdomingos6120
      @matheusdomingos6120 2 หลายเดือนก่อน

      Quanto aos Condor's infelizmente teve um fim trágico todos nós músicos não esperava essa situação, mas mesmo assim é uma boa marca de instrumentos musicais. Tive inúmeros baixos dessa marca e teria sim de novo não por questão de saudosismo mas comparando com alguns baixos atuais os antigos Condor eram bem superiores principalmente os montados na Coréia.

  • @andersonmarianne
    @andersonmarianne 2 หลายเดือนก่อน

    Tarraxas guyker não chegam nem perto da qualidade da gotoh!
    Comprei as tarraxas guyker com trava douradas.
    Na primeira vez que fui usar, uma das tarraxas estouro por dentro e não deu nem para consertar.
    Acabei usando uma das tarraxas comum .
    Hoje estão todas pontos de ferrugem.
    A ponte wilkerson dourada que comprei junto está toda descascando.

  • @luthieriamax
    @luthieriamax 8 หลายเดือนก่อน +1

    Mais um ótimo vídeo desse canal que ainda vai se tornar gigante. Sobre o papo, tem algumas diferenças nas MIM vs MIA que TALVEZ façam diferença para os ouvidos (não só para o bolso) de quem compra. Naquelas que fiz repintura, ficou nítido que as americanas usam blocos mais parecidos, independente se o corpo é de 2 ou 3 peças, enqto nas mexicanas a seleção não parece ser tão criteriosa. As ferragens mudam, mas a diferença não é tão gritante e na elétrica que me pareceu realmente diferente. Posso estar totalmente equivocado mas os caps americanos são muito superiores aos asiáticos usados nas MIM, parecem ter um timbre mais característico, creio eu. Enfim, eu ainda acredito na conclusão que cheguei qdo comecei, mais de 20 anos atrás, instrumento bom é aquele que permite ao músico executar td que está a seu alcance e lhe dá prazer em tocar, independente de onde é fabricado ou a escrita no headstock. Além disso, sem querer puxar a sardinha pro lado da minha brasa... uma boa regulagem tbm faz toda a diferença! rss

  • @xandeguitarra
    @xandeguitarra 8 หลายเดือนก่อน +1

    O Brasil não deve nada a ninguém na questão música . Porém como aqui não fábrica matéria prima os caras são obrigados a importar aí junta a mão de obra etc. Enfim o valor vai lá em cima . Tamo ferrado .

    • @theice5521
      @theice5521 8 หลายเดือนก่อน +2

      Nossos estimados políticos taxadores de impostos tem grande culpa nisso.

  • @lindalvaeeu253
    @lindalvaeeu253 8 หลายเดือนก่อน +1

    Alguém sabe me dizer quais são esses fabricantes de Ponte que ele falou? Procurei aqui e nao achei

  • @toninho8340
    @toninho8340 8 หลายเดือนก่อน

    A custon Rod é da minha região..

  • @DiegoBrisse
    @DiegoBrisse 8 หลายเดือนก่อน

    Tinah condor com braço identico a de Ibanez. Surreal.

  • @reginaldorobson
    @reginaldorobson 8 หลายเดือนก่อน +1

    Diferença das MIM pras MIA é que as mexicanas são feitas no México por mexicanos, e as mia são feita por mexicanos nos EUA😅.
    To de brinks😅

  • @GraeBarrett
    @GraeBarrett 8 หลายเดือนก่อน

    fera!

  • @M4theusIcaro
    @M4theusIcaro 5 หลายเดือนก่อน

    Gente, guitarra é guitarra desde os anos 30, 40 por aí...nao tem muito segredo não, é um pedaço de madeira com ferragens que mantem cordas de aço esticadas, que vibram e através de umas bobinas e um imã, transmitem impulsos elétricos.
    As marcas só usam artifícios pra vender mais e mais caro o instrumento, e tem MUUUITAAA gente que endeusa as marcas, como se aquilo fosse um santo graal.
    Morei nos EUA por 2 anos e la, Fender é uma marca popular, a ate acessível, quando voltei pro Brasil fiquei de queixo caído como o preço é abusivo, e como é um objeto de desejo.
    O mesmo vale pra pedais e amplificadores, cara, um Americano acha absurdo um Amplificador, ou ainda mais um pedal custar um "salário minimo" enquanto aqui no Brasil os "trouxas" fazem questao de pagar 5, 10, dependendo do equipo até 30 salarios minimos.

  • @AbcAbc-sh6kw
    @AbcAbc-sh6kw 8 หลายเดือนก่อน +1

    Tenho uma fender americana e outra mexicana pra mim tem diferença sim acabamento e timbre sim
    Mais a mexicana chega perto gosto tbm da mexicana
    😎

  • @Lucas55987
    @Lucas55987 7 หลายเดือนก่อน

    As pessoas precisam entender que vc paga nao somente pelo produto em si, mas pela sua historia, credibilidade, e principalmente, valor de revenda. Eu tenho uma mexicana player 2019 que é exatamente a mesma guitarra de uma americana standard 2010 pra trás, porem se eu for revender, nunca vou conseguir manter o valor proporcional de uma americana. Mercado é isso.

  • @daniellira8223
    @daniellira8223 8 หลายเดือนก่อน

    A diferença é o material, qualidade, madeiras melhores.

  • @claudiokiipper1886
    @claudiokiipper1886 8 หลายเดือนก่อน

    Sua cafeteira é igual a minha, 😅😅😅❤ gostei temos algo em comum.

  • @otavioperesfilho7295
    @otavioperesfilho7295 8 หลายเดือนก่อน +2

    Ele está certo, porém nem tanto. Uma fender americana tem um pouco mais de qualidade do que uma mexicana. Quanto ao preço aí sim a diferença é maior. Vai do bolso de cada um

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน +2

      Esse cara soh falou besteira no video… essa frustracao de nao conseguir comprar um instrumento custom de alto nivel e por isso querer falar que uma tagima ou uma fender mexico sao a mesma coisa que uma guitarra de alto nivel chega a ser triste..

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      Claro,
      O cassiomurilo é "o cara" a ser ouvido.
      Detentor do saber e da razão na guitarra.
      É muita bobagem...

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน

      @@noroticuskkk falou o cara que deve ter uma strinberg chinesa de compensado mas jura que a guita dele eh identica a uma suhr custom.. kkk que vergonha viu..

  • @user-ol2oc8pf1l
    @user-ol2oc8pf1l 8 หลายเดือนก่อน

    Também tive uma condor top de linha
    Já tive uma que não gostei muito deu muito defeito

  • @renatocpjr5192
    @renatocpjr5192 8 หลายเดือนก่อน +1

    Tive uma japa 93 que era tão boa quanto a americana que tive. As mexicanas que tive não chegavam perto. Creio que dependa muito de ano, lote etc, meio que na sorte mesmo.

    • @jonathaspaulogomessilva8670
      @jonathaspaulogomessilva8670 8 หลายเดือนก่อน +3

      As fenders japonesas são melhores que as americanas. Trastes muito bem colocados, mais leves, acabamento, tensor que funciona. Mas nem todo mundo está preparado pra essa conversa hahahaha

  • @MrGiova-ep7kj
    @MrGiova-ep7kj 3 หลายเดือนก่อน

    Nunca peguei numa Fender, mas acredito que a Fender tenha interesse em deixar a Mexicana um pouco pior pra poder cobrar muito mais caro pela americana.
    Então não importa quem faça, realmente acho que eles piorem a mexicana de propósito, seja diminuindo um pouco a qualidade de peças ou diminuindo o rigor na qualidade, pra lucrar mais com a americana.

  • @ErnaniNaguibauer
    @ErnaniNaguibauer 25 วันที่ผ่านมา

    Não se trata da origem do funcionário. Me perdoe a falta de um adjetivo melhor, mas o chão da fábrica é chão de fabrica a diferença é o produto. Vc está afirmando ( e eu me recuso a acreditar) que a fender é uma empresa estelionatária. Uma made In Mexico custa 700 doletas uma americana custa 1300 , elas tem um som completamente diferentes. Não sou nenhum baloarte da indústria mas tenho uma Made Usa e uma México, não são a mesma coisa não.
    Mas é apenas minha opinião.
    Obrigado a todos

  • @BrunoPortinhoproducer
    @BrunoPortinhoproducer 8 หลายเดือนก่อน

    Grande Gravina!

  • @lucask922
    @lucask922 8 หลายเดือนก่อน +3

    Falar q tarraxa gotoh tem a mesma qualidade q Guyker? Mds do céu, já tive Goyker, nem se compara com gotoh

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน +1

      Esse cara soh falou besteira no video… essa frustracao de nao conseguir comprar um instrumento custom de alto nivel e por isso querer falar que uma tagima ou uma fender mexico sao a mesma coisa que uma guitarra de alto nivel chega a ser triste..

  • @Texguitarra
    @Texguitarra 8 หลายเดือนก่อน +1

    A Tagima 635 Hand made é uma excelente guitarra. Com captador Malagoli não perde pra instrumento nenhum, aliás bem mais leve do quê as fenders que tenho e Gibson.

    • @cassiomurillo
      @cassiomurillo 8 หลายเดือนก่อน +1

      Claro, claro amigo.. isso mesmo, a tagima nao perde pra nenhum instrumento do mundo… kkkkk eh cada uma viu…

  • @andrearianyianaconiarchele2455
    @andrearianyianaconiarchele2455 8 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tinha uma fender mexicana signature ritchie sambora linda, quando precisei abrir para ver a parte elétrica quase cai de costas, muito mal feito, fiação sem vergonha! Desmontei uma fender american floyd, parte eletrica bem feita, solda perfeita, fiação top! Outro mundo, sem falar da madeira!

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      Custa entre R$300 a R$600 uma elétrica até melhor...
      Roslen e Perfect Tone.
      Madeira...não vai mudar nada, além do preço.
      Já trollei vários com uma Fender e a elétrica de uma Squier Affinity...😂

    • @SouthAmBlues
      @SouthAmBlues 8 หลายเดือนก่อน +2

      Exatamente, as Fenders americanas são muitos superiores em eletrônica, os knobs rodam macio e silenciosos, são mais duráveis e etc. O seletor de pickups das japonesas e mexicanas é de uma vagabundesa de dar dó e os caras vem dizer que é a mesma coisa kkkkk. Tive uma Richie Sambora também, preta. A diferença pode não valer o preço mas dizer que é a mesma coisa é pra ganhar like.

    • @andrearianyianaconiarchele2455
      @andrearianyianaconiarchele2455 8 หลายเดือนก่อน

      @@SouthAmBlues isso mesmo

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      É só colocar pot CTS e chave Fender.
      Isso custa de 300 a 600 reais.
      Mas, você pode pagar 30mil numa CS para ter exatamente a mesma elétrica.

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      Ah...
      Potenciômetro Alpha está muito bom na atualidade.
      Mas, precisa saber usar um multímetro para entender o motivo...

  • @mariojuliovicente4128
    @mariojuliovicente4128 8 หลายเดือนก่อน

    A fábrica da Cort atualmente é na China

  • @jucaguitar
    @jucaguitar 8 หลายเดือนก่อน +2

    Boa noite. Uma pergunta. Por essa teoria entendo que as madeiras utilizadas seriam semelhantes. Vamos pegar a madeira do braço, por exemplo. O Maple. Se as madeiras são semelhantes, porque a fender vende uma guitarra americana por 1500 dólares e uma mexicana por, sei lá, 800 dólares? Eles não estariam perdendo dinheiro então vendendo por um preço baixo uma madeira que eles poderiam vender por um preço mais alto? Por essa teoria sua, a fender está perdendo muito dinheiro .. creio que tem algum equívoco aí na teoria, ou na fábrica da fender....

    • @vitohw
      @vitohw 8 หลายเดือนก่อน

      a margem de lucro de guitarras baratas é menor, de guitarras mais caras é maior.

    • @jucaguitar
      @jucaguitar 8 หลายเดือนก่อน

      @@vitohw Pois é. Como eu disse, se a fender poderia obter um lucro alto com a madeira (já que pela teoria elas são todas iguais) porque ela venderia então guitarras mais baratas? Eu sei a resposta. A guitarra americana é melhor que a mexicana dentro de uma média. E os materiais são realmente melhores. Até o cheiro da guitarra americana é diferente da
      mexicana.

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      Pqp...
      Agora até o cheiro?
      😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    • @jucaguitar
      @jucaguitar 8 หลายเดือนก่อน

      @@noroticus até o cheiro brother. Vai em uma loja boa, pega uma americana legítima e uma mexicana. Cheira e põe a mão nas duas. Depois vc. Me fala da temperatura e do cheiro das duas. Loko né?

    • @noroticus
      @noroticus 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@jucaguitar
      Se você pegou guitarra com nitro, pode ser.
      Nitro evapora de forma constante e possui cheiro característico.
      Ao lado de uma guitarra com pintura de padrão atual, a com nitro terá um cheiro.
      Pintura automotiva moderna possui cheiro ruim, mas, fica inodoro após cura total.
      O cheiro que você sentiu, provavelmente, é de polidores, condicionadores e materiais de acabamento usados em loja para acentuar o brilho das guitarras.
      Inclusive, há material do gênero com fragrância.
      Já pintou guitarra?
      Tintas modernas de diferentes marcas, possuem cheiros diferentes na lata.
      Depois de seco, imperceptível.
      Fender, Gibson e outras usam P.U. é Polyester.
      O mesmo que você compra em loja...