Gente, estou pra recomeçar terapia.. Da primeira vez fui numa psicanalista. Agora é uma que segue essa linha e resolvi pesquisar pra saber mais sobre e fiquei encantada com esse vídeo. Amei mesmo esse tpo de abordagem.
+Gabi Maldonado, depois deste vídeo me sinto ainda mais apaixonada pela Gestalt Terapia que é a abordagem que escolhi para seguir em meu estágio!!! Obrigada pelo vídeo explicativo, me abriu mais horizontes!!! Felicidades!!!
Sou professor de linguagens( português e inglês) e sou apaixonado por Psicologia! Obrigado por me esclarecer diversas dúvidas! Você é ex-ce-len-te! Muito obrigado!!!!
Já estou inscrito,dei meu like e acho que encontrei minha futura ferramenta,instrumento de trabalho. Ainda sou um aluno e você me deu um norte. Muito obrigado! Esperando seus vídeos 👍
Amei o vídeo, estou no primeiro semestre de psicologia e confesso que não entendi nada da aula sobre fenomenologia e gestalt rsss vc clareou minha mente =) Obrigada!
Que linda você!!! Sou psicóloga novinha na área, atuo há um ano apenas a partir da abordagem da Gestalt terapia. Amei esse vídeo e vou correndo ver outros! Me inspirou muito... Grande abraço
ola sou acadêmica do 5º termo d psicologia, eu desde do 1º semestre sempre estive me perguntando sobre as abordagens psicológicas, sempre pesquisei muito a respeito e conversei muito cm os meus professores, eu estava meio indecisa entre a comportamental e gestalt, porem quando vi seu vídeo me apaixonei pela gestalt, vc esclareceu muitas duvidas minhas! ao qual nunca ate hoje tinha conseguido respostas! muito obrigado! parabéns pelo vídeo! pelo canal! vc deve ser professora? se não for, deve pensar no assunto, pois vc seria uma ótima professora! ;) parabéns novamente se poder me mandar umas dicas sobre livros sites pesquisas a respeito do assunto ficarei grata!
Oi, Maira! Obrigada, querida. Fico muito feliz em saber!Sim, sou professora também. Tenho um blog com vários textos que trazem a visão da Gestalt-terapia sobre assuntos cotidianos: www.gabimaldonado.com/caentrenosRecebi pedidos para fazer um vídeo dando dicas de livros e teóricos para quem quer seguir a abordagem. Provavelmente será o próximo! ;)Não sei o contato que vc tem com a Gestalt-terapia, mas posso adiantar que para quem está começando a caminhada como psicólogo clínico o livro "ser terapeuta: depoimentos" (da Ieda Porchat e Paulo Barros) é bem interessante. Postarei um vídeo com indicações!Bjs!!
Amei conhecer mais um pouco sobre a Gestalt. estou quase no sétimo período de Psicologia e com certeza estou em um conflito interno sobre qual abordagem seguir. E a Gestalt e uma delas.
Me apaixonando por essa linha da psicologia! Me parece que ela não trabalha nas justificativas igual a Psicanalise e o Behaviorismo tanto ambas procuram procuram. Já a Gestalt ela ajuda o individuo a enxergar caminhos para solução e não justificar porque a vida é daquele jeito. Estou ainda no inicio do curso de psicologia, mas o pouco que ainda sei a Gestalt me chama mais atenção por atuar de uma maneira que noto grande afinidade, como também penso sobre as coisas. Mais um inscrito, obrigado!
Oi, Andrei! Seja super bem-vindo! É isso aí, é hora de mergulhar e conhecer o máximo de possibilidades para fazer sua escolha pela abordagem consciente. Grande abraço!
Excelente vídeo, Gabi! Estava super confuso e cansado de procurar mais conteúdos sobre o assunto e encontrei o seu vídeo. A simplicidade na sua fala e o modo da sua abordagem - introduzindo todo um contexto - me fez entender muito melhor :) Muito obrigado pela explicação. Sucesso pra você!!
Amei as explicações sobre essa linha teórica, sou aluna do 4 ano e seu vídeo me foi muito útil para esclarecer algumas dúvidas dessa linda abordagem que será a minha também.
Gostei mto do vídeo! achei bem explicativo... vc poderia explicar um pouco mais sobre a gestaltpedagogia? queria saber de forma simplificada sobre a importância, métodos e resultados.
Oi, Rebeca! Obrigada, querida. Sim, vou colocar aqui na lista de assuntos a serem abordados ;) . Só não prometo que será logo, pois estou grávida de 8 meses e estou dando uma desacelerada...Beijo grande!
Olá, Bianca! Boa noite, querida. O trabalho com autismo é bem específico, não trabalho com atendimentos com este foco. Mas há gestalt-terapeutas muito bons se dedicando ao assunto, acredito que você encontre literatura. Beijo grande!
Simpática e bem direta. Curti bastante. Me pareceu bem parecido com a psicanálise. Talvez a relação com o paciente seja mais calorosa e mais participativa. Pode explicar melhor essas diferenças?
Gabi Maldonado Eu fico na dúvida porque também faço Psicologia. E no momento estou tendo análise com um psicólogo que acaba falando um pouco dele e dando certas "opiniões" que as vezes me soam um pouco pessoais. Ele me ajuda muito, mas ando estudando sobre psicanálise Freudiana (o pai de todos) e sobre os Lacanianos (Lacanianos me parecem fanáticos por um divã...rs), e sobre Jung e Carl Rogers (da psicologia humanista). E cada vez mais vejo que meu analista mistura um poucos as coisas porque não quis me dizer exatamente a linha na qual atua. Não uso divã, sento de frente pra ele mas me deixo levar sem censura. Porém como ele muitas vezes comenta demais o que falo, sinto que ele foge da imparcialidade da psicanálise porque ele se coloca como EU, não como OBJETO. Acho que você me entendeu. E aí fico pensando se não é hora de mudar de linha e conhecer a Gestalt ou Junguiana ou a de Karl Rogers. Ele me ajuda muito, mas isso ficou bem confuso...rs...espero que possa me ajudar. Abraço.
Boa noite, querido! Acho que entendo sua questão... É delicado eu dar qualquer opinião conhecendo apenas superficialmente a situação e essa é uma decisão muito pessoal. É importante ponderar seu objetivo na terapia, se você gostaria de experimentar o processo terapêutico em outras abordagens etc. Talvez seja interessante levar essa sua questão para a sua própria terapia (elucidar suas dúvidas, como se sente na relação e ajudar na sua decisão). Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! Gostei bastante do vídeo! Você disse que faria um outro falando das bases filosóficas e teóricas da Gestalt se o público tivesse interesse, por isso demonstro aqui que me interessei, acho uma ótima ideia! Eu queria saber principalemente sobre os principais pensadores dessa linha
Que saudade de mais vídeos, Gabi! Já assisti a todos e estou ansiosa para assistir mais. Mas sei que você está mergulhada numa fase linda de sua vida com a chegada de sua filha. Tenho uma dúvida e é sobre sua pós em TCC. Como se deu essa escolha, já que você é Gestalt Terapeuta. Achei muito interessante, mas fiquei com essa dúvida. Você acredita que a TCC pode acrescentar em nossa prática com a Gestalt? Um grande beijo!
Oi, querida! Que bom receber seu recado... Sim, estou mergulhada num momento único com minha pequena! Daqui a pouco os vídeos retornam com gás total!Esse é um assunto bem extenso, não sei se consigo abranger totalmente por aqui. Quem sabe não gravo um vídeo falando sobre isso ;). Posso te adiantar que sou gestalt-terapeuta na alma e na prática e fiz o curso inicialmente para ampliação de conhecimento enquanto aguardava abrir a turma de uma outra pós que eu queria mesmo fazer, de sexualidade. Então, me surpreendi e quebrei alguns preconceitos que acredito que carregamos com a TCC. Acho bem válida e esclarecedora em alguns casos, especialmente na terceira pós que fiz, de sexualidade e educação sexual. Não vejo as duas abordagens como incompatíveis, acho que cada uma tem muito a enriquecer a outra - claro, guardando as devidas discrepâncias e discernindo o quê e como utilizar.Espero ter esclarecido pelo menos um pouco a sua dúvida. Beijo enorme!
Oi Gabi, primeiramente gostaria de dizer que acompanho seus videos e tem sido de grande valia. Pergunta: Para iniciar um trabalho com o paciente baseado em fundamentos da Gestalt, não é necessário primeiramente aplicarmos métodos da psicanalise para saber as causas, assim quando identificada a gestalt entra em cena (certo, achamos o(s) motivos, agora oque faremos com tudo isso)... Agradeço desde já
Oi, Juliana! Boa noite, querida.Que bom saber! Obrigada pela pergunta. Antes de te responder, deixe eu conferir se entendi a sua pergunta. Você gostaria de saber se precisamos identificar as causas - como na visão psicanalítica- antes de efetivamente iniciarmos um trabalho fundamentado na Gestalt-terapia com o paciente (que seria "o que fazemos com tudo isso")?
Oi, querida! Não, na abordagem gestáltica o foco do nosso trabalho não está na causa. A nossa grande pergunta diante do sintoma não é "por quê?", mas sim "para quê?" (função) e "como?" (processo). Achei a sua pergunta muito interessante e acredito que pode ser uma dúvida compartilhada por muitos. Estou com um quadro novo aqui no canal, que respondo perguntas enviadas em vídeo. Se você quiser contribuir para esclarecermos mais detalhadamente a sua questão, envie um vídeo para mim por e-mail dizendo seu nome, cidade de onde fala e deixando sua pergunta. Ok? Então, faço um vídeo especial para isso ;)Bjs!
Olá Gabi, eu estou pensando em fazer uma faculdade de psicologia. Será a minha segunda faculdade, você sabe me dizer se fazer uma faculdade bem conceituada faz muita diferença para quem quer trabalhar na área da psicologia clínica ou isto não faz tanta diferença nesta área? Obrigada desde já, beijos!
Boa noite, Claire!Para trabalhar com a clínica o "nome" da faculdade tem um peso menor. Mas é importante pensar em ter uma formação bem estruturada, que também te ofereça contato com as diferentes faces da psicologia. E é imprescindível mergulhar de cabeça nos estudos... O interesse e dedicação do aluno faz toda a diferença!É interessante também você ir buscando por fora da faculdade cursos, palestras, workshops... Tudo isso vai oferecer material para você ir se construindo e se diferenciando como terapeuta.Bjs!
Oi, Luciene! Assista novamente com calma - apesar de muita informação, o vídeo está numa linguagem bem acessível. Se quiser entender um pouco mais o que é a Gestalt-terapia, entre lá no blog: www.gabimaldonado.com/caentrenos Seja bem-vinda ao canal!
Oi, Lya! Boa noite, querida! O que a Gestalt-terapia propõe é um olhar mais amplo sobre isso que estamos chamando de "defeito". Ela busca entender como e para quê isto foi construído. Todo sintoma surge de uma tentativa de adaptação, de uma forma de tentar suprir alguma necessidade. Só que enrijecemos e continuamos reproduzindo o comportamento sem adaptá-lo a cada situação. Aí, fica disfuncional. Entendendo isso, podemos podemos buscar suprir nossa necessidade de outras formas, enriquecendo nosso repertório diante do mundo. Não tentamos "dar uma funcionalidade" para algo disfuncional, mas entender a serviço de quê isto está acontecendo e buscamos novas formas de atuação. Não excluímos o que inicialmente era visto como "defeito", pois ele pode ser funcional em outros momentos. Falo mais sore isto no vídeo: th-cam.com/video/_7M1cxYkWh8/w-d-xo.html Dê uma olhadinha lá! ;) Bjs!
Amei conhecer mais um pouco sobre a Gestalt. estou quase no sétimo período de Psicologia e com certeza estou em um conflito interno sobre qual abordagem seguir. E a Gestalt e uma delas.
Essa é simplesmente a melhor explicação sobre o tema. Parabéns.
Obrigada, Wellington! Grande abraço!
obrigado por tudo , você não tem ideia do quanto esse vídeo ajudou e ajuda pessoas q queriam ter um conhecimento sobre a abordagem do Gestalt
Oi, Higor! Que bom saber disso... Agradeço seu carinho em compartilhar!
meu nome é ivonilde sou aluna do 6º semestre de Psicologia,esse video era tudo que precisava neste momento,amei
Olá, Ivonilde! Que bom saber! Seja super bem-vinda por aqui!
Quem não é da área tem que assistir mais de uma vez. Muito bom!
Fiquei encantado com o conteúdo e com esse sorriso lindo :)
Gente, estou pra recomeçar terapia.. Da primeira vez fui numa psicanalista. Agora é uma que segue essa linha e resolvi pesquisar pra saber mais sobre e fiquei encantada com esse vídeo. Amei mesmo esse tpo de abordagem.
Oi, Brenda! Boa noite, querida! Que bom que se identificou... Sucesso no seu processo de terapia!
parabéns viu.... realmente clareou de uma forma fantástica. Por favor, faça o bem pra humanidade de seguir nesse caminho.
Muito obrigada! Grande abraço!
+Gabi Maldonado, depois deste vídeo me sinto ainda mais apaixonada pela Gestalt Terapia que é a abordagem que escolhi para seguir em meu estágio!!! Obrigada pelo vídeo explicativo, me abriu mais horizontes!!! Felicidades!!!
Oi, Tatiana! Fico muito feliz em saber!Beijo grande! Sucesso!
Sou professor de linguagens( português e inglês) e sou apaixonado por Psicologia! Obrigado por me esclarecer diversas dúvidas! Você é ex-ce-len-te! Muito obrigado!!!!
Olá, Natan! Muito obrigada! É muito bom receber sua visita por aqui... Grande abraço!
Muito bom esse resumão.
Você foi bem objetiva e eu gosto muito disso!!
Obrigada, Fabiana! Também sou fã da objetividade ;)Seja bem-vinda!
Já estou inscrito,dei meu like e acho que encontrei minha futura ferramenta,instrumento de trabalho. Ainda sou um aluno e você me deu um norte. Muito obrigado! Esperando seus vídeos 👍
Olá! Fico muito feliz em saber! Sucesso na sua construção enquanto terapeuta.
Amei o vídeo, estou no primeiro semestre de psicologia e confesso que não entendi nada da aula sobre fenomenologia e gestalt rsss vc clareou minha mente =) Obrigada!
Que bom saber, Vanessa! Obrigada pelo retorno. Seja super bem-vinda por aqui!
Gostei muito da sua exposição Gabi Maldonado. Simples e bem elucidativa. Gratidão.
Que bom, Ivete! Fico feliz em saber... Agradeço seu retorno!
Que linda você!!! Sou psicóloga novinha na área, atuo há um ano apenas a partir da abordagem da Gestalt terapia. Amei esse vídeo e vou correndo ver outros! Me inspirou muito... Grande abraço
+Bárbara Leal, que legal! Seja super bem-vinda aqui no canal e na vida de Gestalt-terapeuta!Bjs, querida!
ola sou acadêmica do 5º termo d psicologia, eu desde do 1º semestre sempre estive me perguntando sobre as abordagens psicológicas, sempre pesquisei muito a respeito e conversei muito cm os meus professores, eu estava meio indecisa entre a comportamental e gestalt, porem quando vi seu vídeo me apaixonei pela gestalt, vc esclareceu muitas duvidas minhas! ao qual nunca ate hoje tinha conseguido respostas! muito obrigado! parabéns pelo vídeo! pelo canal! vc deve ser professora? se não for, deve pensar no assunto, pois vc seria uma ótima professora! ;) parabéns novamente se poder me mandar umas dicas sobre livros sites pesquisas a respeito do assunto ficarei grata!
Oi, Maira! Obrigada, querida. Fico muito feliz em saber!Sim, sou professora também. Tenho um blog com vários textos que trazem a visão da Gestalt-terapia sobre assuntos cotidianos: www.gabimaldonado.com/caentrenosRecebi pedidos para fazer um vídeo dando dicas de livros e teóricos para quem quer seguir a abordagem. Provavelmente será o próximo! ;)Não sei o contato que vc tem com a Gestalt-terapia, mas posso adiantar que para quem está começando a caminhada como psicólogo clínico o livro "ser terapeuta: depoimentos" (da Ieda Porchat e Paulo Barros) é bem interessante. Postarei um vídeo com indicações!Bjs!!
obrigado pela dica! irei sim ler esse livro! ;)
Muito convincente e embasada a explicação. Agora vou mergulhar no tema!
Parabéns Gabi!
Obrigada, querido! Grande abraço!
Adorei seu vídeo, incrível! Só me fez ficar mais apaixonado pela abordagem, muito bem explicado.
Welison Queiroz, obrigada! Fico feliz em saber!
Você transformou o complicado em algo mega simples... Parabéns... deveria ser professora...
Oi, Rogers! Obrigada, querido. Não mencionei no vídeo, mas na verdade sou professora também, sou coordenadora acadêmica do ICGT.Grande abraço!
admiro muito seu trabalho e profissionalismo, humanista é minha paixão. .. espero me especializar em Gestalt !! bjs
Obrigada, Robson! É um ótimo caminho!
Me ajudou demais no Trabalho de Hoje !!!!! #Gestaltista
Que bom, Paulo! Grande abraço!
Nossa, guria! Que delicinha essa explicação. Muito bom! Gratidão!
Karen Sabrina, muito bom te receber por aqui! Seja sempre muito bem-vinda!
Amei conhecer mais um pouco sobre a Gestalt.
estou quase no sétimo período de Psicologia e com certeza estou em um conflito interno sobre qual abordagem seguir.
E a Gestalt e uma delas.
Amanda Costa, boa noite! Espero que os vídeos te auxiliem nessa escolha. Bjs!
Parabéns Gabi, muito bem explicado e de forma objetiva, gostei muito, bastante esclarecedor.
Obrigada, Camila!
Que vídeo gostoso de assistir! Passaria horas te ouvindo falar hahaha Parabéns pelo trabalho ;)
rs Obrigada, querida! Fico feliz em saber. Beijos!
Adorei
Obrigada, Paulo!
Muito bom... Me lembra muito a segunda clínica de Lacan (1970 - 1980). Muito explicativo. Obrigado.
Olá! Eu que agradeço a contribuição. Grande abraço!
Me ajudou bastante Excelente explicação clara e objetiva.
Dionisio Motta, que bom! Obrigada por comentar. Grande abraço!
Parabéns! Muito bacana, deu para entender e muito o funcionamento prático da Gestalt-Terapia.
Obrigada, Paulo! Muito bom receber seu feedback!
ótimo vídeo, sou estudante de Psicologia e ajudou bastante nos meus estudos. Obrigado por esclarecer! :)
Oi, Thaysa! Que bom! Obrigada por registrar aqui. Bjs!
Eu quero muito saber Gabi, mais sobre o humanismo e suas vertentes. Amei seu video, voce explica mito bem. PARABENS
Olá, Edílson! Obrigada, querido. Vou colocar o tema aqui na lista. Grande abraço!
melhor abordagem. .. showw
Abraço, querido!
Parabéns pela explicação... Clara, simples e objetiva... Adorei! Obrigada!
Obrigada, Marcia! Grande abraço!
Parabens, Gabi! Simples, direta e muito elucidadora sua explicação! Muito Obrigada :)
Oi, Lucia! Muito obrigada, querida. Bjs!
Parabéns Gabriela, ótimo vídeo. Ótima explicação
Obrigada, Welder! Grande abraço!
Me apaixonando por essa linha da psicologia! Me parece que ela não trabalha nas justificativas igual a Psicanalise e o Behaviorismo tanto ambas procuram procuram. Já a Gestalt ela ajuda o individuo a enxergar caminhos para solução e não justificar porque a vida é daquele jeito. Estou ainda no inicio do curso de psicologia, mas o pouco que ainda sei a Gestalt me chama mais atenção por atuar de uma maneira que noto grande afinidade, como também penso sobre as coisas.
Mais um inscrito, obrigado!
Oi, Andrei! Seja super bem-vindo! É isso aí, é hora de mergulhar e conhecer o máximo de possibilidades para fazer sua escolha pela abordagem consciente.
Grande abraço!
Gabi, sou estudante de Psicologia aqui na SEFLU no RJ.
Parabéns pelo vídeo!!!!
Oi, querido! Obrigada!
Seja super bem-vindo!
Ótimo, ajudou nos estudos para a prova rsrs, e tmb alimentou meu interesse pela abordagem ! ❤👏
Oi, Amanda! Que bom! ;)Seja bem-vinda por aqui!
Muito bom. Parabéns pela bela explicação!
Obrigada, Telma!
Excelente vídeo, Gabi!!! Esclareceu-me muito bem sobre a abordagem da gestalt terapia! Parabéns!!!
Obrigada, Artelho! Grande abraço!
muito bom,me ajudou muito,
obrigada!
MIRIAN MOREIRA , fico feliz em saber! Grande abraço!
Excelente!
Obrigada, querida!
Oi, estou cursando psicologia e super me identifiquei com essa abordagem, penso nela como minha abordagem já
Marta Silva, que bom saber disso! Seja sempre muito bem-vinda por aqui!
Belissima explicação. Ah, você é a cara da Tata Werneck !!
Inaiana Lindoso, Rsrs! Pois é, sempre dizem isso...
Feliz por você ter se identificado com o vídeo!
Me ajudou bastante , obg
VERUSKA ESPÍNDOLA , que bom saber disso! Grande abraço!
Gostei muito , me ajudou bastante , Parabéns .
Obrigada, Anna! Beijo grande!
Excelente vídeo, Gabi! Estava super confuso e cansado de procurar mais conteúdos sobre o assunto e encontrei o seu vídeo. A simplicidade na sua fala e o modo da sua abordagem - introduzindo todo um contexto - me fez entender muito melhor :) Muito obrigado pela explicação. Sucesso pra você!!
Olá, querido! Fico feliz em saber! Seja muito bem-vindo por aqui. Grande abraço!
Nossa Gabi ! show de bola! amei! muito esclarecedor
Oi, Luana! Que bom! Obrigada, querida. Bjs!
Queria poder dar dois likes, um pela sua beleza e o outro pelo conteúdo do vídeo. Parabéns!!
Gostei muito do vídeo sou estudante de psicologia e estou no periodo de escolhas de abordagens rsrsrs... Parabéns
Olá, Leticia!Que bom fazer parte desse seu momento de escolhas... Espero que nos encontremos por aqui e, quem sabe, no mundo da Gestalt-terapia. Bjs!
Vídeo muito bacana. Linda!
Obrigada, Samuel.
Muito bom!!! 👏👏👏👏
Grata, Ursula! Grande abraço!
Amei as explicações sobre essa linha teórica, sou aluna do 4 ano e seu vídeo me foi muito útil para esclarecer algumas dúvidas dessa linda abordagem que será a minha também.
Oi, Daliany! Que bom saber disso... Sucesso na sua construção como terapeuta! Bjs!
Parabéns pela clareza! Obrigado pela aula. já estou seguindo!!!
Obrigada, Wesley!Seja muito bem-vindo!
Muito obrigado!
Ótima explicação, Gabi, tão boa quanto a suas aulas. Parabéns.
Obrigada, querido!Abração para vc!
Já favoritei seu blog!!!!!!! Quero ler tudo!
Obrigada, Natan!!
Excelente!!! Estou amando seus vídeos!!!
+Raquel Lima , que bom receber sua visita e saber que está gostando! Seja sempre bem-vinda! Bjs!!
Adorei!!! Obrigada!
+Mayara Araújo de Oliveira , fico feliz em receber sua visita e sua mensagem aqui... Obrigada! Grande beijo!
adorei sua explicação, ajudou bastante (:
Que bom, querida! Obrigada por compartilhar!
Gabi Maldonado
gostei gabi
Obrigada, querida! Bjs!
Gostei mto do vídeo! achei bem explicativo... vc poderia explicar um pouco mais sobre a gestaltpedagogia? queria saber de forma simplificada sobre a importância, métodos e resultados.
Oi, Rebeca! Obrigada, querida. Sim, vou colocar aqui na lista de assuntos a serem abordados ;) . Só não prometo que será logo, pois estou grávida de 8 meses e estou dando uma desacelerada...Beijo grande!
gostei.......
Que bom, querida. Seja sempre bem-vinda por aqui!
Parabéns pelas explicações!!!
Obrigada, Fernando!
Gabi, por favor, aborda sobre o tratamento em Gestalt para Autismo. 💙
Olá, Bianca! Boa noite, querida.
O trabalho com autismo é bem específico, não trabalho com atendimentos com este foco. Mas há gestalt-terapeutas muito bons se dedicando ao assunto, acredito que você encontre literatura. Beijo grande!
muito bom!
Obrigada, querida!
Miss simpatia :-P
Ótima explicação. Ajudou muito. Obrigado por compartilhar conhecimentos.
rs Obrigada, querido! Seja bem-vindo no canal!
Muito bom 👏🏼
Obrigada!
Simpática e bem direta. Curti bastante. Me pareceu bem parecido com a psicanálise. Talvez a relação com o paciente seja mais calorosa e mais participativa. Pode explicar melhor essas diferenças?
Oi, Marcus! Obrigada.Claro, já está aqui na lista de assuntos para os próximos vídeos.Grande abraço!
Gabi Maldonado Eu fico na dúvida porque também faço Psicologia. E no momento estou tendo análise com um psicólogo que acaba falando um pouco dele e dando certas "opiniões" que as vezes me soam um pouco pessoais. Ele me ajuda muito, mas ando estudando sobre psicanálise Freudiana (o pai de todos) e sobre os Lacanianos (Lacanianos me parecem fanáticos por um divã...rs), e sobre Jung e Carl Rogers (da psicologia humanista). E cada vez mais vejo que meu analista mistura um poucos as coisas porque não quis me dizer exatamente a linha na qual atua. Não uso divã, sento de frente pra ele mas me deixo levar sem censura. Porém como ele muitas vezes comenta demais o que falo, sinto que ele foge da imparcialidade da psicanálise porque ele se coloca como EU, não como OBJETO. Acho que você me entendeu. E aí fico pensando se não é hora de mudar de linha e conhecer a Gestalt ou Junguiana ou a de Karl Rogers. Ele me ajuda muito, mas isso ficou bem confuso...rs...espero que possa me ajudar. Abraço.
Boa noite, querido! Acho que entendo sua questão... É delicado eu dar qualquer opinião conhecendo apenas superficialmente a situação e essa é uma decisão muito pessoal. É importante ponderar seu objetivo na terapia, se você gostaria de experimentar o processo terapêutico em outras abordagens etc. Talvez seja interessante levar essa sua questão para a sua própria terapia (elucidar suas dúvidas, como se sente na relação e ajudar na sua decisão). Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! Gostei bastante do vídeo! Você disse que faria um outro falando das bases filosóficas e teóricas da Gestalt se o público tivesse interesse, por isso demonstro aqui que me interessei, acho uma ótima ideia! Eu queria saber principalemente sobre os principais pensadores dessa linha
Olá, Karina! Obrigada, querida!
Muito bom saber do seu interesse... Sim, já está aqui na minha lista de temas! ;)
Grande abraço!
tema do meu seminário 😍
Que saudade de mais vídeos, Gabi! Já assisti a todos e estou ansiosa para assistir mais. Mas sei que você está mergulhada numa fase linda de sua vida com a chegada de sua filha. Tenho uma dúvida e é sobre sua pós em TCC. Como se deu essa escolha, já que você é Gestalt Terapeuta. Achei muito interessante, mas fiquei com essa dúvida. Você acredita que a TCC pode acrescentar em nossa prática com a Gestalt? Um grande beijo!
Oi, querida! Que bom receber seu recado... Sim, estou mergulhada num momento único com minha pequena! Daqui a pouco os vídeos retornam com gás total!Esse é um assunto bem extenso, não sei se consigo abranger totalmente por aqui. Quem sabe não gravo um vídeo falando sobre isso ;). Posso te adiantar que sou gestalt-terapeuta na alma e na prática e fiz o curso inicialmente para ampliação de conhecimento enquanto aguardava abrir a turma de uma outra pós que eu queria mesmo fazer, de sexualidade. Então, me surpreendi e quebrei alguns preconceitos que acredito que carregamos com a TCC. Acho bem válida e esclarecedora em alguns casos, especialmente na terceira pós que fiz, de sexualidade e educação sexual. Não vejo as duas abordagens como incompatíveis, acho que cada uma tem muito a enriquecer a outra - claro, guardando as devidas discrepâncias e discernindo o quê e como utilizar.Espero ter esclarecido pelo menos um pouco a sua dúvida. Beijo enorme!
Gabi Maldonado
Gabi Maldonado , obrigada por responder! Um abraço, linda!
Natalia Cussolini, de nada, querida. Bjs!
Oi Gabi, primeiramente gostaria de dizer que acompanho seus videos e tem sido de grande valia.
Pergunta: Para iniciar um trabalho com o paciente baseado em fundamentos da Gestalt, não é necessário primeiramente aplicarmos métodos da psicanalise para saber as causas, assim quando identificada a gestalt entra em cena (certo, achamos o(s) motivos, agora oque faremos com tudo isso)...
Agradeço desde já
Oi, Juliana! Boa noite, querida.Que bom saber! Obrigada pela pergunta. Antes de te responder, deixe eu conferir se entendi a sua pergunta. Você gostaria de saber se precisamos identificar as causas - como na visão psicanalítica- antes de efetivamente iniciarmos um trabalho fundamentado na Gestalt-terapia com o paciente (que seria "o que fazemos com tudo isso")?
Isso mesmo?
!
Oi, querida! Não, na abordagem gestáltica o foco do nosso trabalho não está na causa. A nossa grande pergunta diante do sintoma não é "por quê?", mas sim "para quê?" (função) e "como?" (processo). Achei a sua pergunta muito interessante e acredito que pode ser uma dúvida compartilhada por muitos. Estou com um quadro novo aqui no canal, que respondo perguntas enviadas em vídeo. Se você quiser contribuir para esclarecermos mais detalhadamente a sua questão, envie um vídeo para mim por e-mail dizendo seu nome, cidade de onde fala e deixando sua pergunta. Ok? Então, faço um vídeo especial para isso ;)Bjs!
Poderia fazer um video comentando sobre os livros e teóricos recomendados para quem quer entrar no mundo da gestalt?
Bjs
Oi, Juliana! Sim, querida. Recebi também outros pedidos nesse sentido. Provavelmente será o próximo assunto abordado. Obrigada pela sugestão.Bjs!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
a E sem querer pedir de mais daria pra fazer um vídeo com ênfase de Gestalt terapia em psicologia hospitalar :)?
Olá! Hum... Vou ficar te devendo... A área hospitalar foge da minha área de atuação.
Mt bom ter você por aqui! Grande abraço!
Olá Gabi, eu estou pensando em fazer uma faculdade de psicologia. Será a minha segunda faculdade, você sabe me dizer se fazer uma faculdade bem conceituada faz muita diferença para quem quer trabalhar na área da psicologia clínica ou isto não faz tanta diferença nesta área?
Obrigada desde já, beijos!
Boa noite, Claire!Para trabalhar com a clínica o "nome" da faculdade tem um peso menor. Mas é importante pensar em ter uma formação bem estruturada, que também te ofereça contato com as diferentes faces da psicologia. E é imprescindível mergulhar de cabeça nos estudos... O interesse e dedicação do aluno faz toda a diferença!É interessante também você ir buscando por fora da faculdade cursos, palestras, workshops... Tudo isso vai oferecer material para você ir se construindo e se diferenciando como terapeuta.Bjs!
Tem algum parentesco com Maria Tereza Maldonado ou é só coincidência? haha
Rsrs Só coincidência!
entendi nada
Oi, Luciene! Assista novamente com calma - apesar de muita informação, o vídeo está numa linguagem bem acessível. Se quiser entender um pouco mais o que é a Gestalt-terapia, entre lá no blog: www.gabimaldonado.com/caentrenos Seja bem-vinda ao canal!
Oi, Lya! Boa noite, querida!
O que a Gestalt-terapia propõe é um olhar mais amplo sobre isso que estamos chamando de "defeito". Ela busca entender como e para quê isto foi construído.
Todo sintoma surge de uma tentativa de adaptação, de uma forma de tentar suprir alguma necessidade. Só que enrijecemos e continuamos reproduzindo o comportamento sem adaptá-lo a cada situação. Aí, fica disfuncional. Entendendo isso, podemos podemos buscar suprir nossa necessidade de outras formas, enriquecendo nosso repertório diante do mundo.
Não tentamos "dar uma funcionalidade" para algo disfuncional, mas entender a serviço de quê isto está acontecendo e buscamos novas formas de atuação. Não excluímos o que inicialmente era visto como "defeito", pois ele pode ser funcional em outros momentos.
Falo mais sore isto no vídeo: th-cam.com/video/_7M1cxYkWh8/w-d-xo.html
Dê uma olhadinha lá! ;)
Bjs!
Amei conhecer mais um pouco sobre a Gestalt.
estou quase no sétimo período de Psicologia e com certeza estou em um conflito interno sobre qual abordagem seguir.
E a Gestalt e uma delas.
muito bom!
Obrigada, querida!