Importante notar que a Terapia Centrada no Cliente veio antes de Abordagem Centrada na Pessoa, o nome varia de acordo com as atualizações, aprendizagens do próprio Carl Rogers no desenvolvimento da abordagem. A palavra "genuinidade", também não é a mais adequada na Abordagem Centrada na Pessoa, utiliza-se o termo CONGRUÊNCIA, que é mais fiel a atitude que seria, ideal para a construção de uma relação de ajuda, digamos... Acho que o fato mais importante para a compreensão da abordagem, seja a visão de homem que ela concebe, um ser organismicamente tendencioso ao crescimento e a realização como pessoa. Assim, faz sentido que o self (visão que se faz de si mesmo), seja um ponto importante para que a mudança aconteça. A mudança acontece quando se aceita como realmente se apresenta. As atitudes do terapeuta são adubo do solo pra que o outro cresça e se torne a sua melhor versão. Essas atitudes são: Consideração Positiva Incondicional: o terapeuta aceita todos os sentimentos e formas do cliente sem colocar nenhuma condição de valor, simplesmente pq ele existe. Empatia: capacidade de ver o mundo a partir da perspectiva do outro, considerando-o integralmente. Congruência : Esta atitude, na relação de ajuda, diz respeito ao terapeuta estar ligado aos seus próprios sentimentos em relação ao cliente, e poder comunicar, caso seja terapêutico para o cliente, sua percepção. O método científico do Carl Rogers, a Abordagem Centrada na Pessoa, foi premiada pela Associação Americana de Psicologia e não se trata apenas de técnicas clínicas, longe disso, se trata na verdade, de um jeito de ser. O estudo foi realizado com psicólogos de variadas Abordagens muito importantes na psicologia, inclusive, o resultado foi que essas atitudes estavam presentes em todos aqueles que obtinham "sucesso", com o perdão da palavra. Carl Rogers também foi pioneiro em comprovar cientificamente a EFICÁCIA da psicoterapia. Sem contar que foi indicado ao Nobel da paz. Uma pessoa muito a frente de seu tempo, uma abordagem corajosa na confiança no ser humano.
Parece ser uma abordagem muito associada na aceitaçao da pessoa como ela é... mas nao existe mudança quanto a isso? O cliente nao deve mudar o seu comportamento?
@@leopoldo9828 apesar de não ser psicóloga e sim assistente social estudei um pouco sobre essa abordagem e entendo que o Rogers queria com sua terapia fazer com que o cliente mesmo, ao respeitar suas emoções, chegasse à conclusão do que deveria ser mudado. Respeitar as emoções aqui significa „ eu vejo que tenho em determinadas situações a emoção A ou B, mas não as defino em boas ou más, o que não significa dizer que eu me deixo dominar por elas, caso essas sejam „negativas“.
Penso eu, que abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers, é fundamental na área clinica, pois ela trás uma proximidade entre o paciente e terapeuta, para que ato terapêutico funcione.
Sou psicóloga desde 1987. E sempre acreditei nesta abordagem pscoterapica, apesar da minha formação em psicologia industrial (assim chamado na minha época)
Obrigado pelo vídeo, sou estudante de psicologia e vou seguir a abordagem centrada na pessoa. Gostei muito do vídeo se puder fale mais sobre a Psicologia humanista existencial fenomenologica. ;)
Obrigada pelo vídeo esclarecedor, sou estudante de psicologia e gostei muito do vídeo. Se puder fale mais sobre a Psicologia humanista existencial fenomenológica.
A congruência do terapeuta pode ser um ponto conflitivo em que ás vezes o psicólogo não tem um olhar positivo incondicional para com o cliente. O terapeuta tem suas crenças, visão de mundo, valores, convicções e experiência de vida e o paciente também possui a sua subjetividade. O terapeuta tem de ser autêntico para validar a experiência do indivíduo, a sua subjetividade. Eu já vi muitos casos em que neste ponto o terapeuta falha discordando do cliente. Não consegue ser congruente com o seu desafio enquanto profissional. Como diz o vídeo, é necessária compreensão empática. É necessário ter todos os quisitos para atender o cliente compreendendo que o cliente é uma pessoa boa por natureza, tem um potencial de se auto-realizar, de se auto-determinar e superar desafios e vicissitudes da vida.
A abordagem Centrada na pessoa funciona. Assim como todas as demais abordagens, se uma determinada abordagem não funcionou pra vc é necessário buscar uma que atenta a sua demanda.
Vocês conhecem a terapia centrada e/ou focada na solução de Steve de Shazer e Insoo Kim Berg? Eu quase não encontrei material sobre essa abordagem, mas acho-a muito interessante, tanto que fiz um curso de qualificação para aprender essa abordagem. Eu trabalho como assistente social na Alemanha e tenho essa qualificação e a qualificação para aconselhamento profissional sistêmico.
Terapia Centrada na Pessoa vê o resultado sob uma ótica fenomenológica, com isso, o "resultado " será algo subjetivo e dependerá do que vc como terapeuta e o cliente propõem como sendo esse resultado, então pode ser desde uma única seção até vários anos...
Na prática clínica é possível que o cliente perceba mudança no primeiro contato com o terapeuta, é percebido que quando o cliente se sente realmente aceito e compreendido ele também passa a se aceitar e a aceitar as outras pessoas de uma maneira mais consciente e positiva. Não sei o que você quis dizer exatamente com "resultados", mas é comum que os objetivos iniciais do cliente sejam superados, uma vez que ele se torna mais aberto à mudanças e à novas experiências. Cada pessoa tem o seu tempo, mas a terapia centrada no cliente é do aqui agora, não há um convite do terapeuta à uma regressão ou sugestão de assuntos. Geralmente em alguns meses, se percebe alguma mudança, se a terapia estiver sendo realmente de ajuda...
Cara parabéns pelo vídeo, me ajudou muito aqui. Você tem uma boa narrativa e seus conhecimentos são embasados, mas os vídeos que você escolhe para passar são ruins. Vlw
Achei triste, pq sou um paciente, procuro cura, procuro solução vindo de um profissional da saúde mental. Parece com a teoria de Paulo Freire ,linda teoria mas na prática não funciona .Achei a palavra cliente fora do contexto como se estivesse indo comprar algo remete a pessoa a pensar em $$. A pessoa busca por tratamento de saúde, essa teoria parece que vc vai pagar alguém legal pra trocar umas ideias e que vai tentar te por pra cima e no final vc decide,e vai lá saber quando é o final, se é pra ser cliente sai mais barato um livro de auto-ajuda na livraria. Apenas a opinião de alguém que procura por ajuda.
@@saluza5245 Sim, foi assim que achei esse vídeo, vim pesquisar sobre a linha que minha antiga psicóloga segue. A única coisa boa era desabafar, mas orientação não existia, e grana $$ indo embora, afinal sou só um cliente.😔
Olá, Dall... Quando procuramos a psicoterapia temos que estar cientes de que o psicoterapeuta não pode nos proporcionar a cura ou oferecer uma fórmula mágica para a solução dos nossos problemas. O papel do profissional de psicologia é apresentar caminhos para que o próprio cliente/paciente alcance a melhora. Meu professor uma vez disse: "O psicólogo é aquele que no escuro, segura a lanterna clareando o caminho para que o paciente siga em frente" ou seja, ele dá o suporte necessário. Ao buscarmos a terapia com esse pensamento, as coisas tornam-se mais claras, sabendo que trata-se de uma via de mão dupla entre os dois, só assim os objetivos serão alcançados. Um abraço!
@@dalllima5821 É o mesmo problema que estou passando. Faço cognitiva comportamental, mas nao vejo resultado nenhum, é uma eterna enrolada papo furado que nao leva a lugar nenhum, o psicologo nao dar orientaçao e o dinheiro indo embora todo mes... pelo visto essa terapia deve ser igual
Por isso que amo a abordagem Psicanalítica. Estuda o Inconsciente , de dentro para fora. Consegue entender os pqs dos seus comportamentos hoje . Aquilo que vc não percebe.
✅ Receba todas as novidades do Universo da Psicologia
Por Email: psicoativo.com/newsletter
Importante notar que a Terapia Centrada no Cliente veio antes de Abordagem Centrada na Pessoa, o nome varia de acordo com as atualizações, aprendizagens do próprio Carl Rogers no desenvolvimento da abordagem. A palavra "genuinidade", também não é a mais adequada na Abordagem Centrada na Pessoa, utiliza-se o termo CONGRUÊNCIA, que é mais fiel a atitude que seria, ideal para a construção de uma relação de ajuda, digamos... Acho que o fato mais importante para a compreensão da abordagem, seja a visão de homem que ela concebe, um ser organismicamente tendencioso ao crescimento e a realização como pessoa. Assim, faz sentido que o self (visão que se faz de si mesmo), seja um ponto importante para que a mudança aconteça. A mudança acontece quando se aceita como realmente se apresenta.
As atitudes do terapeuta são adubo do solo pra que o outro cresça e se torne a sua melhor versão. Essas atitudes são:
Consideração Positiva Incondicional: o terapeuta aceita todos os sentimentos e formas do cliente sem colocar nenhuma condição de valor, simplesmente pq ele existe.
Empatia: capacidade de ver o mundo a partir da perspectiva do outro, considerando-o integralmente.
Congruência : Esta atitude, na relação de ajuda, diz respeito ao terapeuta estar ligado aos seus próprios sentimentos em relação ao cliente, e poder comunicar, caso seja terapêutico para o cliente, sua percepção.
O método científico do Carl Rogers, a Abordagem Centrada na Pessoa, foi premiada pela Associação Americana de Psicologia e não se trata apenas de técnicas clínicas, longe disso, se trata na verdade, de um jeito de ser. O estudo foi realizado com psicólogos de variadas Abordagens muito importantes na psicologia, inclusive, o resultado foi que essas atitudes estavam presentes em todos aqueles que obtinham "sucesso", com o perdão da palavra. Carl Rogers também foi pioneiro em comprovar cientificamente a EFICÁCIA da psicoterapia. Sem contar que foi indicado ao Nobel da paz. Uma pessoa muito a frente de seu tempo, uma abordagem corajosa na confiança no ser humano.
Parece ser uma abordagem muito associada na aceitaçao da pessoa como ela é... mas nao existe mudança quanto a isso? O cliente nao deve mudar o seu comportamento?
Up
@@leopoldo9828 apesar de não ser psicóloga e sim assistente social estudei um pouco sobre essa abordagem e entendo que o Rogers queria com sua terapia fazer com que o cliente mesmo, ao respeitar suas emoções, chegasse à conclusão do que deveria ser mudado. Respeitar as emoções aqui significa „ eu vejo que tenho em determinadas situações a emoção A ou B, mas não as defino em boas ou más, o que não significa dizer que eu me deixo dominar por elas, caso essas sejam „negativas“.
Penso eu, que abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers, é fundamental na área clinica, pois ela trás uma proximidade entre o paciente e terapeuta, para que ato terapêutico funcione.
Que explicação produtiva,gratidão, gratidão por compartilhar esse conhecimento tão rico, sucesso
Muito bom! Não conhecia essa abordagem.
Sou psicóloga desde 1987. E sempre acreditei nesta abordagem pscoterapica, apesar da minha formação em psicologia industrial (assim chamado na minha época)
Pode me ajudar em um trabalho da faculdade ?
@@MiguelCarvalho07 vdd jania
Minha abordagem 🥰
Parabéns 👏👏👏👏👏👏 como é maravilhoso sempre aprender aqui obrigado
Obrigado pelo vídeo, sou estudante de psicologia e vou seguir a abordagem centrada na pessoa. Gostei muito do vídeo se puder fale mais sobre a Psicologia humanista existencial fenomenologica. ;)
Obrigada pelo vídeo esclarecedor, sou estudante de psicologia e gostei muito do vídeo. Se puder fale mais sobre a Psicologia humanista existencial fenomenológica.
Minha abordagem do coração ❤ quanto mais conheço mais eu amo ❤ essa abordagem 👏🙏
muito interessante, ajudou muito
eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii sou do 8 periodo de psicologia de ..... faculd.são lucas - rondonia 2020.1
Eu estava justamente escrevendo sobre isso no meu site. Parabéns pela objetividade.
Se quiser mandar o link aqui depois...pode ser bom pra quem tem interesse no assunto :)
A congruência do terapeuta pode ser um ponto conflitivo em que ás vezes o psicólogo não tem um olhar positivo incondicional para com o cliente. O terapeuta tem suas crenças, visão de mundo, valores, convicções e experiência de vida e o paciente também possui a sua subjetividade. O terapeuta tem de ser autêntico para validar a experiência do indivíduo, a sua subjetividade. Eu já vi muitos casos em que neste ponto o terapeuta falha discordando do cliente. Não consegue ser congruente com o seu desafio enquanto profissional. Como diz o vídeo, é necessária compreensão empática. É necessário ter todos os quisitos para atender o cliente compreendendo que o cliente é uma pessoa boa por natureza, tem um potencial de se auto-realizar, de se auto-determinar e superar desafios e vicissitudes da vida.
Sou psicóloga e minha abordagem é a ACP.
GOSTEI PARABENS.... sou estudante do 4 periodo psi
Muito bom seus vídeos e eu acho essa abordagem maravilhosa
É uma abordagem incrível
Minha abordagem do coração ❤ ❤ ❤
Excelente!
Não é a minha abordagem de trabalho mas admiro e Respeito muito a terceira força da psicologia .
A abordagem Centrada na pessoa funciona. Assim como todas as demais abordagens, se uma determinada abordagem não funcionou pra vc é necessário buscar uma que atenta a sua demanda.
Interessante
Vocês conhecem a terapia centrada e/ou focada na solução de Steve de Shazer e Insoo Kim Berg? Eu quase não encontrei material sobre essa abordagem, mas acho-a muito interessante, tanto que fiz um curso de qualificação para aprender essa abordagem. Eu trabalho como assistente social na Alemanha e tenho essa qualificação e a qualificação para aconselhamento profissional sistêmico.
acho muito legal ,mas gostaria de saber quanto tempo leva para ver seus resultados?
Terapia Centrada na Pessoa vê o resultado sob uma ótica fenomenológica, com isso, o "resultado " será algo subjetivo e dependerá do que vc como terapeuta e o cliente propõem como sendo esse resultado, então pode ser desde uma única seção até vários anos...
Na prática clínica é possível que o cliente perceba mudança no primeiro contato com o terapeuta, é percebido que quando o cliente se sente realmente aceito e compreendido ele também passa a se aceitar e a aceitar as outras pessoas de uma maneira mais consciente e positiva. Não sei o que você quis dizer exatamente com "resultados", mas é comum que os objetivos iniciais do cliente sejam superados, uma vez que ele se torna mais aberto à mudanças e à novas experiências. Cada pessoa tem o seu tempo, mas a terapia centrada no cliente é do aqui agora, não há um convite do terapeuta à uma regressão ou sugestão de assuntos. Geralmente em alguns meses, se percebe alguma mudança, se a terapia estiver sendo realmente de ajuda...
Cara parabéns pelo vídeo, me ajudou muito aqui.
Você tem uma boa narrativa e seus conhecimentos são embasados, mas os vídeos que você escolhe para passar são ruins.
Vlw
Ameiii
Achei triste, pq sou um paciente, procuro cura, procuro solução vindo de um profissional da saúde mental. Parece com a teoria de Paulo Freire ,linda teoria mas na prática não funciona .Achei a palavra cliente fora do contexto como se estivesse indo comprar algo remete a pessoa a pensar em $$. A pessoa busca por tratamento de saúde, essa teoria parece que vc vai pagar alguém legal pra trocar umas ideias e que vai tentar te por pra cima e no final vc decide,e vai lá saber quando é o final, se é pra ser cliente sai mais barato um livro de auto-ajuda na livraria. Apenas a opinião de alguém que procura por ajuda.
Dall Lima você já procurou um terapeuta dessa linha?
@@saluza5245 Sim, foi assim que achei esse vídeo, vim pesquisar sobre a linha que minha antiga psicóloga segue. A única coisa boa era desabafar, mas orientação não existia, e grana $$ indo embora, afinal sou só um cliente.😔
Olá, Dall...
Quando procuramos a psicoterapia temos que estar cientes de que o psicoterapeuta não pode nos proporcionar a cura ou oferecer uma fórmula mágica para a solução dos nossos problemas. O papel do profissional de psicologia é apresentar caminhos para que o próprio cliente/paciente alcance a melhora.
Meu professor uma vez disse: "O psicólogo é aquele que no escuro, segura a lanterna clareando o caminho para que o paciente siga em frente" ou seja, ele dá o suporte necessário.
Ao buscarmos a terapia com esse pensamento, as coisas tornam-se mais claras, sabendo que trata-se de uma via de mão dupla entre os dois, só assim os objetivos serão alcançados.
Um abraço!
@@dalllima5821 É o mesmo problema que estou passando. Faço cognitiva comportamental, mas nao vejo resultado nenhum, é uma eterna enrolada papo furado que nao leva a lugar nenhum, o psicologo nao dar orientaçao e o dinheiro indo embora todo mes... pelo visto essa terapia deve ser igual
Por isso que amo a abordagem Psicanalítica. Estuda o Inconsciente , de dentro para fora. Consegue entender os pqs dos seus comportamentos hoje . Aquilo que vc não percebe.