Palestra de lançamento: "Suma Gramatical da Língua Portuguesa", com o autor Carlos Nougué

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 187

  • @wbenetti.tp22
    @wbenetti.tp22 8 ปีที่แล้ว +178

    Os que são contra o palestrante, nesse excelente discurso, são aqueles que emburram os estudados, e doutoram os analfabetos.
    Parabéns professor, como sempre, ótimo trabalho!

    • @giarlisonguterres4125
      @giarlisonguterres4125 3 ปีที่แล้ว +5

      @Arliccio caramba!🤔 Partido dessa de ideia "ninguém é perfeito", parece que você o critica apenas por criticar .

  • @guacyrapereira8723
    @guacyrapereira8723 6 ปีที่แล้ว +136

    Finalmente encontrei o que estava precisando. Depois de 4 anos de Semiótica na PUC-SP , sem ter uma única aula de gramática, liberto-me de linguistas para dedicar-me ao ensino da gramática com o fim nela mesma:

    • @luciocosta5747
      @luciocosta5747 5 ปีที่แล้ว +13

      Benjamin Zubav a universidade tem que ensinar sim a escrever bem pois é esse que vai ensinar seus alunos à arte da boa escrita na sua norma culta.

    • @danielepereira3878
      @danielepereira3878 5 ปีที่แล้ว +22

      @Benjamin Zubav Tem que interpretar melhor o que a moça disse. É dada pouca importância à gramática nos curso de Letras, atualmente.

    • @jeffersonandrade9041
      @jeffersonandrade9041 4 ปีที่แล้ว +1

      @Benjamin Zubav excelente. Concordo inteiramente.

    • @antoniopilatialba5558
      @antoniopilatialba5558 4 ปีที่แล้ว

      Q

    • @hermanozanotta3232
      @hermanozanotta3232 3 ปีที่แล้ว +4

      @Arliccio De fato: a universidade deve só ensinar a fumar maconha e fazer aborto.

  • @robertoroberto9700
    @robertoroberto9700 6 ปีที่แล้ว +37

    Sou estudante de Letras, amei a palestra, já adquiri a Suma Gramatical da Língua Portuguesa e estou amando! Chega de abordagens infundadas da linguística moderna, chega de marxismo, quero aquilo que é autêntico e lógico. Calors Nougué é fera e ponto final!

  • @mariagontijo5445
    @mariagontijo5445 9 ปีที่แล้ว +185

    Fiz Letras e Filosofia e a apresentação do seu livro foi perfeita! Não aguentava mais o nheco-nheco dos linguistas de meia pataca. Querem eliminar a lógica e se pretendem científicos! Fico furiosa com a imbecilidade destes arrogantes. E viva dona Ângela Tonelli Vaz Leão! Minha mestra absoluta! E a querida Marlene Zica Viana, também! Beijão, professor! Parabéns!

    •  7 ปีที่แล้ว +25

      Não sei se já lhe respondi, Maria. Mas, se já, não há problema em agradecer-lhe novamente. Um grande e grato abraço.

    • @boaventurabonfim1557
      @boaventurabonfim1557 5 ปีที่แล้ว +8

      Parabéns, Maria Gontijo, eu também fico bravo com os pseudo linguistas que negam a importância da gramática. Parabéns, ainda, ao professor Carlos Nougué, que corrobora nossa tese com irreprochável conhecimento de causa.

    • @pelomundo123
      @pelomundo123 ปีที่แล้ว

      Pois é. Em 4 anos da graduação em letras, só havia 2 semestres cujas disciplinas eram ligadas à gramática. Fez-me muita falta isto: maior aprofundamento na gramática. Tive que buscar por fora , seja por vídeos seja por gramáticas. Na licenciatura, só se veem disciplinas ligadas à linguística etc

    • @jairnascimento5409
      @jairnascimento5409 ปีที่แล้ว

      Com todo respeito, não querendo generalizar e nem dizer que esse seja o caso desse Senhor, mas é muito fácil se ler livros, fazer apontamentos de trechos mais marcantes para ele e depois, em frente a uma tela de computador, ficar tentando posar de catedrático em todos os ramos do saber humano. Tem que fazer debates publicos. Em debates públicos é que mede o potencial de conhecimento de uma pessoa. O único gênio que se tem conhecimento até os dias de hoje e que abrangia varias áreas do conhecimento humano foi Leonardo da Vinci. Era pintor, escultor, engenheiro mecânico, arquiteto e por aí foi.

  • @dianasorgato8157
    @dianasorgato8157 4 ปีที่แล้ว +27

    Eu digo sem melindre algum que me espelho no professor Nougué, pois meu objetivo é aperfeiçoar cada vez mais minha capacidade de escrever, ler, interpretar, falar e até mesmo pensar, valendo-me da gramática. Considero a gramática um instrumento de liberdade e não de opressão, uma vez que para expressar o pensamento com clareza é mister um mínimo domínio da língua.

  • @globglobobox6735
    @globglobobox6735 9 ปีที่แล้ว +92

    Corretos os argumentos do Carlos Nougué. As críticas contidas nos comentários são, em geral, tolas. Apelações de cegos que, ao travar combate com homens de boa visão, pretendem levar a luta para cavernas escuras. É a velha mania de querer nivelar por baixo.

  • @dyegovital6911
    @dyegovital6911 5 ปีที่แล้ว +18

    Pra mim considero um presente, uma benção ter o senhor Carlos Nougué no Brasil. Encontrei o que estava precisando, pois os linguistas modernos que deveriam resgatar a língua, a gramática correta, eles tem contribuído para estragá-la com uma espécie de "evolução linguística", fizeram uma confusão infernal, causando uma erosão imensa demolindo a língua culta. Parabéns Professor pelo trabalho, e pela luta de resgatar a beleza da língua! 👏

    • @dyegovital6911
      @dyegovital6911 5 ปีที่แล้ว +1

      Procurei o livro "Suma Gramatical" na biblioteca da faculdade onde curso Ciências Biológicas, e tristemente não tinha, ressalto que lá tem curso de letras português, pedagogia, história e até mestrado em educação, acho lamentável saber que os professores desconhecem o C. Nougué, então divulgo o livro, pois como ensina a Bíblia: devemos honrar quem merece honra.
      O cidadão brasileiro precisa saber que temos homens e mulheres de honra em nossa pátria, e valorizá-los enquanto é tempo. E os professores universitários e faculdades deveriam honrar boas editoras. Parabéns E-Realizações!

  • @RogerioJorgeFirmianoSouza
    @RogerioJorgeFirmianoSouza 4 ปีที่แล้ว +11

    O homem organiza seus pensamentos através de palavras e frases. Se não soubermos organizar as palavras e conhecermos seus significados, não poderemos organizar nossos pensamentos, tão pouco poderemos conhecer o significado de nossas percepções. A gramática é a regra que nos mantém conectados com a realidade.

  • @jeffersonandrade9041
    @jeffersonandrade9041 6 ปีที่แล้ว +11

    Em minha adolescência tive duas professoras exímias conhecedoras da língua portuguesa. Aprendi gramática com elas a duras penas. E reconheço, minha limitação pessoal não estava a altura de suas competências. Parabéns Prof. Nougué. Sua Suma Gramatical é simplesmente fantástica.

  • @lucasf119
    @lucasf119 4 ปีที่แล้ว +7

    Comprei a Suma Gramatical a título de presente ao meu irmão. Creio que foi um presente e tanto!
    Parabéns, professor.

  • @aderbalt
    @aderbalt 5 ปีที่แล้ว +19

    Sou formando de Letras e o professor ao meu ver foi perfeito!!

  • @Michelseidel
    @Michelseidel 6 ปีที่แล้ว +7

    Este livro foi-me um dos grandes balsamos para curar-me da confusão linguística de nosso tempo. Gratidão pelo árduo trabalho do professor Carlos Nougué, da editora e demais envolvidos na sua produção e disponibilização.

    • @PedroHenrique-bp8ts
      @PedroHenrique-bp8ts 5 ปีที่แล้ว

      Pretendo adquirí-lo o quanto antes. Poderia sanar-me uma dúvida quanto ao conteúdo? Como o mesmo está disposto em relação aos capítulos e no decorrer do livro? Existe uma explicação das normas gramaticais utilizando-se de exemplos ou apenas sobre a teoria do Professor Nogué quanto nossa gramática?
      Agradeço sua ajuda.

  • @rubensoliveira6686
    @rubensoliveira6686 2 ปีที่แล้ว +3

    É uma honra ter um professor de altíssimo nível.

  • @franciscapereira6232
    @franciscapereira6232 6 ปีที่แล้ว +20

    Vendo o discurso maravilhoso do professor senti grande alívio na alma, porque é revoltante a distorção que fazem com a nossa língua portuguesa

  • @ricardosilveira5792
    @ricardosilveira5792 7 ปีที่แล้ว +8

    Impecável, fico muito triste de ver o que tem sido feito com nossa preciosa língua, que bom que ainda há pessoas como o professor Carlos Nogué para defendê-la.

  • @patrikvitoriopinto1674
    @patrikvitoriopinto1674 7 ปีที่แล้ว +4

    Grande mestre Carlos Nougué, parabéns pela serenidade, transparência e fidelidade à filosofia perene, da qual o senhor é caudatário. A bancarrota da filosofia a partir de determinada época culminando nos dias de hoje explica as críticas negativas a sua obra, mas obviamente quem as redigiu desconhece o desenrolar desta mesma história e como consequência, por não compreenderem ou terem preconceito com esta filosofia perene, tomam um posicionamento contrário. Novamente parabenizo o senhor por buscar o resgate desta filosofia (Clássica e Escolástica) e pela sua Escola Tomista, da qual orgulhosamente sou discente.

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 6 ปีที่แล้ว +15

    *_"A inteireza do espírito começa por se caracterizar no escrúpulo da linguagem."_*
    (Ruy Barbosa)

  • @PeregrinadaPaideia
    @PeregrinadaPaideia 4 ปีที่แล้ว +12

    Já assisti essa aula umas cem vezes. Obrigada, professor!

    • @senna6773
      @senna6773 3 ปีที่แล้ว +1

      Aproveite, pois, para aprender regência verbal: "assisti A essa aula".

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 6 ปีที่แล้ว +26

    *_"Sendo a língua o veículo das ideias, quando não for bebida na veia mais límpida, mais cristalina, mais estreme, não verterá estreme, cristalino, límpido, o pensamento de quem a utiliza."_* (Rui Barbosa)

  • @iragonzalez9319
    @iragonzalez9319 3 ปีที่แล้ว +4

    Beleza de apresentação, além de estar extremamente simpático. Parabéns pela gramática! Hoje q estou a tomar conhecimento da existência dela, he he.

  • @MrLucas1963
    @MrLucas1963 9 ปีที่แล้ว +27

    Excelente palestra!

  •  9 ปีที่แล้ว +37

    Ótimo lançamento da "É"; não vejo a hora de comprar!

  • @andremonteiro9554
    @andremonteiro9554 3 ปีที่แล้ว +7

    Napoleão Mendes de Almeida, sem dúvida, também um grande gramático.

    • @Leal_19
      @Leal_19 9 วันที่ผ่านมา +1

      Sem dúvida.

  • @felipematheus6518
    @felipematheus6518 7 ปีที่แล้ว +7

    Um homem com imensa sabedoria! Grande Professor Caros Nougué

  • @fabricionazariodelima7812
    @fabricionazariodelima7812 3 ปีที่แล้ว +8

    A língua deve ser padronizada assim como há leis para padronizar a sociedade. Resumindo: nada deve ser "bagunçado".

  • @jeffersonrodriguesbellomo2900
    @jeffersonrodriguesbellomo2900 4 ปีที่แล้ว +6

    Bom ouvir alguém com conteúdo.

  • @delythadeudamaceno9268
    @delythadeudamaceno9268 4 ปีที่แล้ว +4

    Excelente explicação. Aprende-se mais a cada dia!

  • @jongallego-osorio8639
    @jongallego-osorio8639 6 ปีที่แล้ว +3

    boa noite professor, é um grande placer escutar a vocé falando de tomismo, é de la suma gramatical, eu estou en aprendizagem
    do portugues, é um grande placer seu canal. muito obrigado.

  • @ionediasadv
    @ionediasadv 7 ปีที่แล้ว +11

    Em 4:00, o Professor diz "(..) tem que fazer sapatos em ordem a calçar pés humanos". Este "em ordem a" muito me lembra a expressão inglesa "in order to". Assim, ocorreu-me a seguinte dúvida: se o Professor a empregou no sentido de "para" ou "a fim de", não se trataria de um anglicismo? Considerando-se, se não me equivoco, considerando-se que estamos a tratar de uma "Suma Gramatical da Língua Portuguesa", pergunto: poder-se-ia considerar o "em ordem a" um anglicismo? Os doutos têm a palavra. Parabéns, Professor Carlos, pela excelente exposição e por mais uma obra de QUALIDADE.

    • @lordvoldemort9851
      @lordvoldemort9851 6 ปีที่แล้ว +6

      "[...] em ordem [...]" -- excerto da fala do professor -- tem a função de locução adverbial de modo (ex: ordenamente); enquanto que "[...] 'a' [...]" é meramente uma preposição. Logo, não trata-se de anglicismo ou solecismo.

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 5 ปีที่แล้ว +9

    Enquanto - O variado e correto emprego das conjunções distingue o escritor, pois a extensão e a clareza do período só são possíveis em quem as conhece; a gagueira de estilo - periodos sempre curtos - tem explicação no desconhecimento do seu trato (...).
    (Fonte: Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida, verbete Enquanto. Editora: Saraiva, 1994.)

  • @m1a2r3c4k5
    @m1a2r3c4k5 5 ปีที่แล้ว +3

    Maravilha de observações! Muito obrigado por compartilhar!!

  • @luanspolier3656
    @luanspolier3656 3 ปีที่แล้ว +3

    👏🏽👏🏽👏🏽 sou fã!

  • @victorgustavo4366
    @victorgustavo4366 5 ปีที่แล้ว +11

    33:00 Muitos métodos de redação pedem para os universitários -- e outros que estejam estudam sobre redação -- para não redigir períodos muitos longos, dizendo-lhes que isso infligirá a clareza em seu texto. Ora, caso o sujeito tenha um talento, uma concentração superior e consiga escrever inúmeras orações claras sem se perder na imensidão das mesmas, por que não pode fazê-lo?

    • @felipeabreu2769
      @felipeabreu2769 4 ปีที่แล้ว +3

      Talvez essa justificativa seja simplista, mas a questão é que uma redação é limitada por 30 linhas, então fica meio complicado para um aluno, com todas as suas limitações, tentar se aventurar a escrever períodos longos sem prejuízo para organização de seu raciocínio e progressão de suas ideias ao longo do texto. É como precondicionar a composição de uma música de dois minutos a um músico aprendiz e incentivá-lo à liberdade de fazer um refrão de 1 minuto e meio.

    • @guilhermefigueiredo766
      @guilhermefigueiredo766 4 ปีที่แล้ว +3

      Simples, você deve falar o que a banca quer ouvir, e não o que realmente importa.

  • @rafaeljoseph1711
    @rafaeljoseph1711 8 ปีที่แล้ว +14

    Grande mestre.

  • @MarlomRV
    @MarlomRV 7 ปีที่แล้ว +2

    Grato de ter conhecido o trabalho do professor Carlos. Quero comprar o livro o mais rápido possível!

  • @gustavovulpi9326
    @gustavovulpi9326 7 ปีที่แล้ว +7

    Grande Nougué! Em breve estaremos na Escola Tomista.

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 6 ปีที่แล้ว +64

    Havendo uma *_"(r)evolução"_* do português, no Brasil, de repente poderíamos deparar com isto:
    "Amor he hum fogo que arde sem se ver;" (1843)
    "Amor é um fogo que arde sem se ver;" (2018)
    " '

    • @liammathpinky
      @liammathpinky 4 ปีที่แล้ว +3

      Amô eh ume fogue que arde 100 si vê.
      (Linguagem neutra + Cyberlang)

  • @1762435
    @1762435 6 ปีที่แล้ว +2

    Só a É, É! Obrigado pela obra Nougué e Érealizações!

  • @robertoroberto9700
    @robertoroberto9700 6 ปีที่แล้ว +4

    Meu Deus, preciso dessa gramática urgente!!!

  • @brondanigiovanni
    @brondanigiovanni 9 ปีที่แล้ว +9

    excelente palestra

  • @sthephanevalenca7286
    @sthephanevalenca7286 5 ปีที่แล้ว +3

    Sensacional!!!

  • @sheilasoares2736
    @sheilasoares2736 7 ปีที่แล้ว +51

    Preciso urgentemente disso. Não aguento mais viver nessa ignorância.

  • @boaventurabonfim1557
    @boaventurabonfim1557 5 ปีที่แล้ว +5

    Parabéns, Maria Gontijo, eu também fico bravo com os pseudo linguistas que negam a importância da gramática. Parabéns, ainda, ao professor Carlos Nougué, que corrobora nossa tese com irreprochável conhecimento de causa.

  • @JoaoVictor-ps3mx
    @JoaoVictor-ps3mx 8 ปีที่แล้ว +3

    Que riqueza!

  • @arnaldosilvanetto
    @arnaldosilvanetto 4 ปีที่แล้ว +3

    Obrigado!!!

  • @jonasd1000
    @jonasd1000 4 ปีที่แล้ว +6

    Quem são os defensores da língua sem normas? Não há língua sem normas.

  • @MarquesDeTamandare1865
    @MarquesDeTamandare1865 7 หลายเดือนก่อน +1

    Herói

  • @1flaviofagundes
    @1flaviofagundes 6 ปีที่แล้ว +2

    Vou comprar esse livro!

  • @eberhernandes3557
    @eberhernandes3557 5 ปีที่แล้ว +2

    Elegante super!

  • @mayconsolino6683
    @mayconsolino6683 7 ปีที่แล้ว +2

    Excelente!

  • @Luciano9875
    @Luciano9875 8 ปีที่แล้ว +4

    Excelente

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 5 ปีที่แล้ว +10

    Vernáculo - (...) Os delinqüentes da língua portuguesa fazem do princípio histórico quem faz a língua é o povo verdadeiro moto para justificar o desprezo de seu estudo, de sua gramática, de seu vocabulário, esquecidos de que a falta de escola é que ocasiona a transformação, a deterioração, o apodrecimento de uma língua (...).
    (Fonte: Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida, verbete Vernáculo. Editora: Saraiva, 1994.)

    • @xviii4923
      @xviii4923 4 ปีที่แล้ว +1

      O que seria a deterioração de uma língua?

  • @desiderioelielton2051
    @desiderioelielton2051 7 ปีที่แล้ว +2

    Genial!

  • @JhonataAuriberto
    @JhonataAuriberto 7 ปีที่แล้ว +2

    Deus abençoe!

  • @LucasSouza-mh4mr
    @LucasSouza-mh4mr 5 ปีที่แล้ว +3

    No princípio da cultura está o verbo

    • @LucasSouza-mh4mr
      @LucasSouza-mh4mr 4 ปีที่แล้ว

      @Benjamin Zubav Não me refiro à cultura de um povo, mas a cultura no sentido de acúmulo de certa bagagem por um indivíduo, a qual se inicia pelo domínio da linguagem. Substituí "linguagem" por "verbo", remetendo à frase: "no princípio era o verbo".

  • @Anderson-we8wg
    @Anderson-we8wg 5 ปีที่แล้ว +9

    Os defensores da "Novilíngua Portuguesa" transformaram-na em objeto de tese!?
    "George Orwell deve estar se sacudindo no seu caixão."

  • @josemarcossilva2788
    @josemarcossilva2788 3 ปีที่แล้ว +6

    Deixem-nos poder escrever _como quisermos_ . Que risco haveria? Poderíamos ainda ler _como quisermos_ e entender o que lemos _como quisermos_ ; afinal, liberdade é _como quisermos_ e é (r) *evolução* ... ou, não?!...

  • @filiperodrigues7464
    @filiperodrigues7464 6 ปีที่แล้ว +1

    Ela tem exercicios?

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 5 ปีที่แล้ว +9

    Análise - A análise é fruto do estudo da gramática, e não fator de conhecimentos gramaticais. A análise é meio de averiguação da correção de um texto, e como tal é sinônimo de discernimento, de verificação, de comprovação, de aplicacão do que seguramente se conhece. (...) É por não saber analisar que um indivíduo coloca mal um obliquo, flexiona mal um verbo, pratica um barbarismo? Nada disso: é tão somente por desconhecer as leis do idioma pátrio. Quando se diz que alguém não sabe analisar os termos essenciais da oração, deve-se entender que ele não sabe nada, absolutamente nada, de gramática, e não entender que não fez um estudo especial, particular, de uma parte inexistente da gramática. Analisar é examinar, é ver para que serve uma coisa. O médico faz a análise do doente, o mecânico faz a análise do aparelho que monta ou conserta, todos fazem a análise do que constroern, do que plantam, do que estudam. Pois bem, ninguém pode estudar línguas, seja ela qual for, sem analisar, isto é, sem conhecer a função de todas as partes que entram na oração. Quem aprende a falar uma língua como criança, que não sabe por que fala aquela língua e não outra, nunca irá saber escrever uma carta, nem mesmo um bilhete, se nâo aprender a função, isto é, o motivo de cada palavra, ou seja, o que cada palavra está fazendo na oracão. *Se uma pessoa não consegue escrever a própria língua, nunca saberá escrever uma língua estrangeira, porque a análise, isto é, a função das palavras numa oração é a mesma em todas as línguas do mundo. O que é sujeito em português é sujeito em inglês, em árabe, em chinês, em qualquer outra língua, e a mesma coisa acontece com todas as partes da oração.* Análise sintática é a demonstração de que conhecemos o papel, a função das partes da oração, é a demonstração de que sabemos por que escrevemos de um modo e não de outro, é a demonstração de que sabemos por que escrevemos certo e por que outros escrevem errado. Quem sabe gramática sabe analisar, e é o livro de leitura que vai prestar-se para isso comprovar, não deixando de lado o professor nenhuma passagem do autor que tenha relação com o já ensinado ou que sugira a mínima questão já aprendida num compêndio completo e uno. Num compêndio completo e uno não... É mais fácil encontrar sólidos conhecimentos de gramática num estrangeiro de nível universitário do que num brasileiro de igual nível; aquele que sabe que a gramática é o caminho mais curto e eficiente, este foi ensinado por editoras e pelos seus agentes; aquele tem formação completa, este em prestações de Iivros seriados e apostilas rendilhadas que mal acompanham o estudante até o fim do ano letivo (...). (grifo nosso)
    (Fonte: Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida, verbete Análise. Editora: Saraiva, 1994.)

  • @acosta72
    @acosta72 4 ปีที่แล้ว +2

    👍👏👏👏!

  • @ulissesleite1211
    @ulissesleite1211 6 ปีที่แล้ว +4

    Um problema muito grande de comprar na "É realizações" é o frete... infelizmente adotam o CORREIOS como meio de entrega... ou seja, uma compra acaba saindo muito caro, pois o valor é alto e o seu serviço é péssimo. Fora isto, é sem sombra de dúvidas umas das melhores livrarias que há no Brasil.

  • @andersonmellodecarvalho830
    @andersonmellodecarvalho830 9 ปีที่แล้ว +44

    Irrepreensível!

  • @xaropinhoxaropinho6403
    @xaropinhoxaropinho6403 3 ปีที่แล้ว

    😇🔔

  • @desmistificador1000
    @desmistificador1000 6 ปีที่แล้ว +14

    *Prefácio à Gramática Metódica da Língua Portuguesa*
    _Napoleão Mendes de Almeida_
    “(...) A gramática ou se estuda ou não se estuda. O ‘age quod agis’ tem no caso aplicação completa; o estudo da Gramática ou se faz ou não se faz. (...) O texto de gramática portuguesa deve ser único e completo, de tal forma que, entregue no primeiro ano ao aluno, este o leve não só até o fim do estudo da disciplina mas até o fim da sua vida. Isto de curso elementar e cursos superior em gramáticas de nosso idioma é aberração do ensino da língua. É uma extravagância didática, é um contrassenso cultural admitir a existência de um português primário, de outro português secundário, de um português comercial, de outro português normal, de um português para esse ou para aquele outro tipo de estudante. De nenhuma forma é necessário praticar essa vergonhosa exploração comercial no ensino da língua portuguesa para um aluno que é um, o brasileiro, para uma finalidade que é uma, aprender nosso idioma. (...) Cabe ao professor, de acordo com as necessidades e possibilidades do aluno, saber o que ensinar, como ensinar e quando ensinar, mas tudo é preciso ensinar. (...) O professor deve ser guia seguro, muito senhor da língua; se outra for a orientação de ensino, vamos cair na ‘língua brasileira’, refúgio nefasto e confissão nojenta de ignorância do idioma pátrio, recurso vergonhoso de homens de cultura falsa e de falso patriotismo. Conhecer a língua portuguesa não é privilégio de gramáticos, senão dever do brasileiro que preza a sua nacionalidade. É erro de conseqüência imprevisível acreditar que só os escritores profissionais têm a obrigação de saber escrever. Saber escrever a própria língua faz parte dos deveres cívicos. A língua é a mais viva expressão da nacionalidade. Como havemos de querer que respeitem a nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que a exprime e representa, o idioma pátrio?”

    • @acosta72
      @acosta72 4 ปีที่แล้ว +1

      PARABÉNS!!; se percebe que ÉS mais que ☝PATRIOTA!.

  • @mondragonb.2050
    @mondragonb.2050 7 ปีที่แล้ว +1

    Excelente, passou rápido, acho que poderia até ter falado mais.

  • @gabrielsantosloureiro1219
    @gabrielsantosloureiro1219 6 ปีที่แล้ว +3

    tenho 16 anos, sou muito novo para ler a suma?

    • @mathlima_22
      @mathlima_22 6 ปีที่แล้ว +1

      Gabriel Santos Loureiro eu tenho 20 anos, e gostaria de ter conhecido esse autor via internet quando eu tinha essa idade. Pois bem, antes com 20 do que com 30,40, e assim por diante.

    • @henriquea.2893
      @henriquea.2893 4 ปีที่แล้ว

      Tenho 21.

    • @acosta72
      @acosta72 4 ปีที่แล้ว +1

      Se a alma pede e o coração consente, a idade não conta; principalmente quando também há o incentivo e a facilitação da Família e amigos!.

  • @albertocarlospereira1952
    @albertocarlospereira1952 6 ปีที่แล้ว +5

    As línguas fluem , com ou sem a existência da gramática . Os povos ágrafos são um exemplo cabal e tranquilo disso . Inclusive as gramáticas tentam justamente acompanhar esse fluir da língua . O que dá consistência e validade para a língua é a utilização da mesma ao longo de determinado período histórico , e não a existência de gramática . Para um gramático do século 17 , uma gramática escrita no século 20 seria um amálgama de bizarrices , erros e absurdos , tal as mudanças e novidades .

  • @edsondebarros1700
    @edsondebarros1700 3 ปีที่แล้ว +2

    Não escrevendo " e nem " e escrevendo " enquanto" no sentido inventando ,como eu já o vi , em outros passos, está tudo bem. Tem de ter cuidados com a língua.
    Mas, respeito o professor Carlos Nougué.

  • @desiderioelielton2051
    @desiderioelielton2051 7 ปีที่แล้ว +28

    Não supporto mais essas reformas orthographicas!! Hahaha!

    • @daniellira5549
      @daniellira5549 6 ปีที่แล้ว +4

      De facto, prefiro "Theatro" a "Teatro".

  • @dianamendes3325
    @dianamendes3325 7 ปีที่แล้ว +3

    Professor, a reforma que fizeram piorou demais a Língua Portuguesa. Tudo piorou. E de maneira muito pouco inteligente, desnecessária, pobre. Hoje em dia eu não me arrisco mais:: o meu dicionário, coitado, nunca trabalhou tanto. Será que esses "reformadores" sabem tudo o que propuseram? Na boa, duvido muito.

  • @gustavolopesoliveira_teologo
    @gustavolopesoliveira_teologo 6 ปีที่แล้ว

    Professor, o senhor dublou o Wolverine?

  • @tiffany5064
    @tiffany5064 ปีที่แล้ว +2

    E esse povo de ideologia hoje com a história de todes….santa ignorância …

  • @damosmuitospremios3460
    @damosmuitospremios3460 8 หลายเดือนก่อน

    Errado. Não se perdeu a CAPACIDADE do discurso bem articulado. A capacidade permanece. Perdeu-se parte do conhecimento, sim...

  • @DS-rv2fc
    @DS-rv2fc 8 ปีที่แล้ว +8

    A gramática não é a arte da escrita, tampouco também o é uma reflexão da língua. A gramática não está pra escrita assim como a eloquência (uma arte) está pra fala. Um concepção artística da escrita envolveria a capacidade da descrição de entes conforme o raio de alcance do vocabulário linguístico limitasse (a palavra/expressão certa para o ente certo). Expressar-se de uma forma clara e efetiva é uma forma de arte, tanto na escrita quanto na fala. É também essa uma das funções mais importantes que as línguas exercem. Falar ''bem'' não se reduz a seguir normas gramaticais obsoletas, mas sim expressar e descrever os objetos ao redor com clareza e precisão. Por outro lado, a função da gramática normativa se impõe na medida em que é essencial haver regras para garantir que os diversos significados que esses entes não raro assumem possam ser entendidos de uma forma coesa por um grupo de pessoas; nacionais, sociais e/ou regionais. O ponto chave é que esses grupos de pessoas se sucedem rapidamente, fomentando variações regionais e históricas, dependendo da região e do grau de influência por parte de outros povos, como no caso do latim, que, caso não tivesse sido submetido a variações e influências intensas, não teria dado origem ao francês, italiano, espanhol e até mesmo ao português, a língua debatida em questão. Satisfeitas essas demandas, é inevitável naturalmente que vai haver variações, e que a gramática deve abordar a conjuntura de uma forma diferente, e não permanecer estagnada no tempo. Mais importante do que seguir regras gramaticais obsoletas - o que muitos professores só fazem no Brasil - é ter um vocabulário rico, que lhe possibilitaria expressar qualquer tipo de coisa em qualquer momento de uma forma efetiva (eloquência). A língua portuguesa infelizmente vai cessar de existir para dar origem a outras línguas. Isso é normal, aconteceu com diversas línguas, vai acontecer com diversas línguas e não há nada que possamos fazer. Não adianta chorar. Porém, é justamente em razão desse processo cíclico é que temos o português hoje derivado do latim anos atrás. O problema de alguns brasileiros, em relação à língua portuguesa em si, é que a imensa maioria não têm um vocabulário rico, como nos países onde o inglês é falado, fora o hábito de não criar neologismos, além de não seguirem as regras da gramática normativa. Então, o problema é muito mais complexo. Mas ninguém tá defendendo ''anarquia linguística''. No Brasil, ainda se diz ''bicicleta'', e não ''bicicreta''. Mas, também no cotidiano, as pessoas dizem ''pra mim'' e não ''para eu'' fazer - o que não há nada de errado e nenhum grupo de intelectuais pode impor que a maioria inteira de um país fale ''para eu''. A idéia de uma língua nacional é moderna, o conceito de nação é moderno. Em quase todos os países há variações linguísticas consideráveis ainda hoje em plena modernidade, já que é algo humano, regional e natural. As regras são importantes e por isso que o povo têm a suas, até mesmo o discurso coloquial possui sua gramática normativa própria. Nenhum ser humano se comunica sem regras, tanto no discurso formal quanto no informal, já que a regra é um ponto de intersecção. É isso o que eu acho a que esses estudiosos se propõe: tentam estudar o povo baseado nesse conjunto de regras próprias. É um estudo antropológico e científico de autoconhecimento. O Nougué deixa a transparecer que interpretou erroneamente os estudos dos caras.
    Esse debate não tem nada a ver com o Bagno e já remonta bem antes ao Chomsky dar as caras. Eu não sou fã desse Bagno e nutro certo respeito pelo Nougué, mas isso não me impede de reconhecer que nesse vídeo ele mascateou asneira.

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 ปีที่แล้ว +15

      Falou muito e não disse nada

    • @DS-rv2fc
      @DS-rv2fc 8 ปีที่แล้ว +6

      "e não disse nada''. Você é purista e nem sabia que isso era um double-negative?

    • @angelohenrique6348
      @angelohenrique6348 6 ปีที่แล้ว +5

      Na verdade você nem leu. Está apaixonado demais pelas próprias ideias e já tem uma reação adversa automática contra argumentos que contrariem elas, não se presta nem sequer a analisar. Se o cara que fez esse comentário falou besteira, então ARGUMENTEM, em vez de ficar com respostas simplistas como "chegou o esquerdista", "falou muito e não disse nada" etc. Vocês aprendem Trivium para quê? Para ficarem mais burros ainda por acaso?

    • @angelohenrique6348
      @angelohenrique6348 4 ปีที่แล้ว +1

      @Benjamin Zubav então, meu comentário foi para o Victor França, mas acho que esqueci de colocar em "Responder"

    • @perfectoodio2
      @perfectoodio2 4 ปีที่แล้ว +2

      Parei de ler quando percebi que não sabes nem a definição de arte.

  • @jairnascimento5409
    @jairnascimento5409 ปีที่แล้ว

    Com todo respeito, não querendo generalizar e nem dizer que esse seja o caso desse Senhor, mas é muito fácil se ler livros, fazer apontamentos de trechos mais marcantes para ele e depois, em frente a uma tela de computador, ficar tentando posar de catedrático em todos os ramos do saber humano. Tem que fazer debates publicos. Em debates públicos é que mede o potencial de conhecimento de uma pessoa. O único gênio que se tem conhecimento até os dias de hoje e que abrangia varias áreas do conhecimento humano foi Leonardo da Vinci. Era pintor, escultor, engenheiro mecânico, arquiteto e por aí foi.

  • @caiogracorodrigues4054
    @caiogracorodrigues4054 9 ปีที่แล้ว +3

    Total falta de conhecimento sobre norma, gramática, linguística histórica. Ele crítica a linguística mas ele não acertou uma única afirmação sobre o assunto.
    A linguística diz X, e ele diz que não concorda com a linguística porque Y não ta certo.

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 ปีที่แล้ว +4

      Argumento?

    • @caiogracorodrigues4054
      @caiogracorodrigues4054 8 ปีที่แล้ว

      Pra começar é ele que não apresenta argumento. ele não tem fontes pras coisas que fala. Nenhum linguista afirma o que ele diz afirmar. E já que ele diz uma besteira dessa cabe a ele o ônus da prova, ou seja, ele deveria apresentar provas sobre o que diz.
      Outra coisa é falar que a língua precisa de norma pra sobreviver. É lógico que a língua tem regras. A besteira que ele diz é pressupor que existe a possibilidade de uma língua não ter regras.
      se você quer referências pra isso veja as gramáticas escritas pelo professor Ataliba Teixeira Castilho ou pelo professor Mario Perini. Além de perceber que a língua sempre tem regras, você vai ver que ela é muito melhor descrita como ciência do que uma arte.

    • @iohboladefogo604
      @iohboladefogo604 7 ปีที่แล้ว +2

      Victor Franca Você só repetiu isso aqui nos comments, mds... só falta pedir argumentos pelo que acabei de falar. LoL

    • @angelohenrique6348
      @angelohenrique6348 6 ปีที่แล้ว +1

      Você é analfabeto? Ele mostrou o argumento.

    • @kensukei.4984
      @kensukei.4984 3 ปีที่แล้ว +1

      Nem discuta com olavista

  • @SuperCaduedu
    @SuperCaduedu 9 ปีที่แล้ว +7

    Demonstra um desconhecimento absurdo do que a linguística faz ou propõe. E impele um conceito reduzidíssimo de norma, regra e gramática. Um desserviço!

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 ปีที่แล้ว +8

      Quem sabe é você

    • @gleisonstanlley2134
      @gleisonstanlley2134 6 ปีที่แล้ว +9

      Vocês que estão criticando-o, leram a Suma Gramatical? Sugiro que o façam, pois lá ele explana todo o assunto, e, assuntos que não foram tratados neste curto vídeo de 38 minutos. Dizer que ele está errado é fácil, mas evidenciar isso é o problema.

    • @guilhermefigueiredo766
      @guilhermefigueiredo766 4 ปีที่แล้ว +2

      @Arliccio Para de papagaiada! Você cria esse discursinho vazio como se a única coisa que o Nogué abordou fosse isso, porra! Veja bem que ele deixa claro que a crítica dele é sobre a competência de cada área para falar sobre gramática, e claramente o papel de um linguista é diferente de um gramático, pois um se especializa nas especificidades de um idioma(o gramático) e outro nas estruturas e processos de formação e mudanças da língua. É só isso! Não é difícil de entender, não é mesmo! E em nenhum momento ele inferioriza o trabalho dos lingüistas, mas diz a opinião dele sobre a intervenção desses no meio de atuação dos gramáticos que dedicam suas vidas ao estudo focado da gramática enquanto os lingüistas fazem outras aproximações da linguagem que nada tem haver com a gramática em si, e se acham no direito de criar teses e dar palpites como se fossem competentes sobre tal assunto, e na verdade não são! E da mesma forma sobre um gramático querer achar que entende da teoria das linguas por conhecer uma específica e todas as suas peculiaridades, o que seria uma idiotice, mas no cenário oposto(lingüistas na área da gramática) está sendo relativizado...

    • @kensukei.4984
      @kensukei.4984 3 ปีที่แล้ว

      O que esperar de um membro da seita olavista?

  • @damosmuitospremios3460
    @damosmuitospremios3460 8 หลายเดือนก่อน

    a linguagem não é a arte da fala, não senhor. A linguagem é uma faculdade.

    • @pedrosantos3743
      @pedrosantos3743 6 หลายเดือนก่อน

      A Linguagem é a arte da fala.
      A linguagem é a faculdade.

  • @hermes960
    @hermes960 9 ปีที่แล้ว +24

    Numa abordagem bem pouco "científica" (e nem mesmo coerente), o palestrante distorce os argumentos dos linguistas para defender o ensino da gramática. Nunca jamais um linguista disse que não se deve corrigir quem diz "nós vai" ou que não se deve ensinar a norma culta. O que a linguística moderna propõe é tão somente uma nova abordagem no ensino da língua, sempre ancorada nos contextos sociais. Prova disso são as diversas gramáticas escritas por linguistas como o prof. Ataliba Castilho ou o prof. Marcos Bagno. O sr. Nougué cria uma imagem distorcida dos linguistas e, a partir desse simulacro, diz vários absurdos.

    • @robsonrocha5878
      @robsonrocha5878 9 ปีที่แล้ว +58

      +Helio Oliveira Creio que você precisa assistir novamente ao vídeo... Se é que já o assistiu.

    • @caiogracorodrigues4054
      @caiogracorodrigues4054 9 ปีที่แล้ว +4

      +Robson Rocha Eu acredito que ele assistiu SIM o vídeo. EU assisti e concordo com o que o Helio disse. Falta muito pra abordagem do vídeo chegar perto de ser científica, além da opinião dele sobre os linguistas não corresponder em nada com a realidade. Se ele dá uma palestra dessa em qualquer faculdade série de letras ele sairia sem argumentos para se defender.

    • @caiogracorodrigues4054
      @caiogracorodrigues4054 9 ปีที่แล้ว +4

      +Clístenes HafnerFernandes Pra começar, estudos de variação e mudança são muito mais antigos e amplos do que Marcos Bagno, tanto que ninguem chama esse estudo de "bagnismo". Claro que não estou desmerecendo ele, mas quem critica linguística e só sabe o nome do Bagno, provavelmente, só está reproduzindo senso comum.

    • @caiogracorodrigues4054
      @caiogracorodrigues4054 9 ปีที่แล้ว +3

      Faculdade seria de Letras é aquela que estuda a Teoria da Variação e Mudança, Gerativismo, Análise do Discurso. É aquela que estuda autores como William Labov, Carlos Alberto Faraco, Louis-Jean Calvet, Mikhail Bakhtin, Tânia Alkmin, Maurizzio Gnerre, entre outros.

    • @SmartWarthog
      @SmartWarthog 9 ปีที่แล้ว +31

      Chegaram os maconheiros pseudo-intelectuais...

  • @leonardocolossi2270
    @leonardocolossi2270 8 ปีที่แล้ว +2

    Há vários erros teóricos no discurso dele.

    • @sergioluisaraujodesouza1040
      @sergioluisaraujodesouza1040 8 ปีที่แล้ว +31

      Aponte os erros e os refute então, meu amigo.

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 ปีที่แล้ว +9

      Quais?

    • @hermecildesanderson8656
      @hermecildesanderson8656 7 ปีที่แล้ว +2

      Tolinho tolinho heheheheheh, vamos, refute e fundamente!!!

    • @lucasamd1
      @lucasamd1 6 ปีที่แล้ว +1

      Vir aqui falar que tem erros é fácil, agora quero ver apontar com argumentos satisfatórios...

  • @danielmachb
    @danielmachb 9 ปีที่แล้ว +7

    Existem tantos problemas teóricos, empíricos, conceituais nesse discurso que me espanta ver isso hoje em 2015. Deus do céu, quanta bobagem!!

    • @CesarPaulo
      @CesarPaulo 9 ปีที่แล้ว +42

      +Daniel Machado Diga-nos, ó sapiente conhecedor da gramática, quais são esses problemas, para que nós, leigos miseráveis, não sejamos enganados!

    • @wagnerjode
      @wagnerjode 9 ปีที่แล้ว +18

      +Cesar Andrade Esse discurso é o pesadelo de qualquer pseudo-gramático! O Daniel quer que voltemos ao século V, ou talvez à época do homo erectus.

    • @caiogracorodrigues4054
      @caiogracorodrigues4054 9 ปีที่แล้ว +1

      +Daniel Machado Concordo com você. Não dá nem pra falar aqui. Esse cara (e quem concorda com ele) precisa sentar a bunda numa cadeira e ouvir uma aula inteira sobre variação e mudança.

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 ปีที่แล้ว +2

      Argumento?

    • @caiogracorodrigues4054
      @caiogracorodrigues4054 8 ปีที่แล้ว +1

      já te respondi no seu outro "comentário".
      A questão é que esse vídeo não tem argumentos. É só um monte de afirmação sem embasamento

  • @avricardoontube
    @avricardoontube 8 ปีที่แล้ว +3

    Esse senhor demonstra muita falta de conhecimento sobre língua, linguagem, linguística e filosofia. Ele precisa ler muito pra falar sobre os assuntos que pretende.

    • @victorfranca3057
      @victorfranca3057 8 ปีที่แล้ว +20

      Quem sabe é você

    • @thalesdasilva3565
      @thalesdasilva3565 6 ปีที่แล้ว +2

      KKKKKKKK
      só resta rir.

    • @angelohenrique6348
      @angelohenrique6348 6 ปีที่แล้ว +3

      O seu comentário seria mais credível se atacasse os pontos exatos das afirmações falsas dele.

  • @gergian9512
    @gergian9512 7 ปีที่แล้ว +2

    Lógica?!?!?! Lógica Clássica não seria colega?! Este senhor se diz "lógico" e estuda lógica medieval, está anos-luz longe da verdadeira teoria lógica, axiomatizada, das várias lógicas, como Fuzzy, Multi-Valoradas e etc. O cara faz uma porcaria de um Silogismo e Modus Ponens, estuda a lógica de "Aristóteles", "Tomás de Aquino" e se diz "Lógico". Que grande piada, a lógica enquanto disciplina, surge com Frege e Cantor, o resto é pré-história. Mas este senhor mal sabe disto. A "péssima" disciplina da linguística, que afastou a lógica e metafísica... Este Senhor ouviu falar de Semântica Formal? Montague, que utilizou métodos lógicos (de verdade, não as abobrinhas de Tomás de Aquinho) para modelar as línguas (como o cálculo lambda e lógica de predicado de primeira, segunda ordem...), Montague, que aliás, era matemático. Este senhor já leu algum linguista? Suassure? Jakobson ? Por fim, Gramática vem de grammatiké que é gramma = Um derivado de Grapho = Verbo grego antigo para "Escrever" e atiké = Ático, ou seja do dialeto Ático. Portanto a palavra significa Escrita Ática, o nome vem do fato de o ático ser o dialeto do grego predominante e a primeira gramática ter sido escrita depois da morte de Alexandre, o Grande, justamente para que o Grego (no dialeto ático) se tornasse a língua comum do mediterrâneo e que os não-gregos pudessem aprendê-la. ). Enfim, este senhor coleciona um imenso cartel de disparates, típicos de quem "parou no tempo", principalmente os de espírito "medieval", que detestam as luzes.

    • @wizzwizz7213
      @wizzwizz7213 6 ปีที่แล้ว +1

      FREGE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. que piada

    • @wizzwizz7213
      @wizzwizz7213 6 ปีที่แล้ว

      leia Mario Ferreira, cara

    • @gleisonstanlley2134
      @gleisonstanlley2134 6 ปีที่แล้ว +5

      Quanta merda num só comentário! Que lixo!

    • @YAMAZAK1
      @YAMAZAK1 6 ปีที่แล้ว +4

      ahhahhaha falar em Calculo Lambda e lógica de predicado como se fosse o suprassumo do conhecimento comparando-a com Aristóteles, mostra como a soberba cega a inteligência das pessoas.
      Será que o cara tem ideia do salto no conhecimento que a humanidade deu com Aristóteles e depois com Santo Tomás?

    • @livrosetal
      @livrosetal 6 ปีที่แล้ว +3

      "Que grande piada, a lógica enquanto disciplina, surge com Frege e Cantor, o resto é pré-história". Realmente uma grande piada!

  • @renatosilva1253
    @renatosilva1253 4 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom!

  • @besourozorah
    @besourozorah 7 ปีที่แล้ว +3

    Excelente palestra!

  • @karenraylene8668
    @karenraylene8668 4 ปีที่แล้ว +3

    Excelente!