A área total ocupada para a usucapião especial coletiva deve ser superior a 250 metros quadrados. Além disso, a área ocupada por cada possuidor deve ser inferior a 250 metros quadrados
Vistoria antes de pegar as chaves...agora estamos esperando a vistoria para reforma e entrega da quitacao donimove .Escritura publica do Sao Rafael 2 nnao aconteceu ainda 😢😢😢😢😢 qual foi a omissao ???? usucapião ou Evento para vistoria e entrega da documentacao final 🕵️🏠👩🌾👩🌾👩🌾👩🌾👩🌾vidadania 🕵️🏠 Brasileira
recebi uma herança de uma fazenda de meu pai. também receberam dois irmãos; uma irmã e um irmão. somente quem arca com todos os custos financeirose altos de manutenção sou eu meu irmão e minha irmã não arca com nada e abandonou os cuidados a propriedade. posso entrar com esse instrumento de usocapião ? já faz 10 anos que ela abandonou...
Olá Dalila! Não só tenho o livro para consultas, como sou consumidor assíduo do conteúdo do professor. Vou colocar o link do livro dele aqui na descrição do vídeo para quem se interessar. Agradeço a indicação!
Realmente isso acontece diariamente Brasil a fora! São muitos tipos de usucapião, na prática tem que ser analizado precisamente para não fazer besteira e acabar prejudiciando o cliente. Relevante as dicas.
Sim a casa é de quem comprou o terreno , pagou pela escritura , trabalhou para construir ,pagou para ter a obra legalizada , pagou ,taxa de instalação de agua e luz ,alem da iluminacaoy publica e iptu ,tudo isso durante uma vida por tanto absolutamente ninguem pode ocupá e requerê algo que naoy trabalhou para cpnstruir.
@@VidadeCorretordeImoveis com certeza e caso o proprietário desapareça ou realmente abandone o imóvel um herdeiro tem o direito e o devê cuidá e regulariza.
@@franciscomorais3215 ent eu moro em uma casa alugada a 20 anos e o dono faleceu e ngm reclama aqui, a casa já e minha? Caso entre nesse processo, mas continuo pagando tudo q tem q pagar pro governo e aluguel Tbm
@@MegaManuelestrada eu não vejo como sua e sim como hera para os parentes claro que ninguém buscá a posse do imóvel ela continuará em seu poder mas para que ela realmente se torne sua teria que ser comprada e abater os valores somados dos quais você usou para manter o imóvel .,Ou que alguém da familia com o devido poder lhe ceda o imóvel e lhe permita transferir à escritura para seu nome tornando assim uma ação legal de transferência de um bem sem compra ou venda. Na questão do usucapião só a lei lhe dirá por que sou totalmente contra qualquer manobra que beneficie esta prática.
Olá Sobre a casa/terreno que eram dos meus pais falecidos. Tentarei dar contexto ao comentário... Desde sempre eu e minha mulher moramos em casas cedidas por parentes, nos últimos 4 anos estou morando na casa que fica no terreno de uma cunhada pois minha mulher precisava cuidar do pai que também morava conosco, porém ele faleceu a pouco tempo e agora precisamos sair de onde estamos. Fomos expulsos praticamente. Estamos sem ter para onde ir. Sobre a casa que pertencia aos meus pais, tenho uma cunhada viúva, esposa do meu irmão que também é falecido, que mora lá. Já morei lá a uns 19 anos atrás junto com meu irmão e essa cunhada, mas tive que sair por conta de brigas que acontecia e precisava criar meus filhos em uma casa maior e mais tranquila, com isso me mudei e trabalhei como caseiro durantes uns 6 anos. Desde então começou a saga de morar na casa de parentes por alguns períodos. Mas agora estou velho, 66 anos, sou aposentado com 1 salário mínimo e 1 perna deficiente, resultado de uma paralisação infantil que sofri, dito isso, não tenho mais para onde ir a não ser a casa que pertencia aos meus pais. Meus outros 4 irmãos estão de acordo com que eu more lá, pois eles já possuem casa própria. Desde sempre tive contato com as pessoas que moram lá ( atualmente só a minha cunhada viúva e um neto dela ) e sempre deixei claro que me mudaria pra lá assim que conseguisse ter uma condição melhor para construir ao menos um banheiro, mais um cômodo e pagar instalação de água e luz separados para não haver problemas. A uns 3 anos atrás, pedi pra que minha sobrinha que moravam lá com o marido saíssem da parte onde pretendo me mudar agora. Agora preciso sair de onde estou e tenho condição de fazer isso. Quero saber é se eu realmente tenho direito de morar lá, pois fui conversar com a viúva do meu irmão e os filhos deles, eles não gostaram muito da idéia, porque de fato, eles querem tomar posse. Tentamos resolver conversando amigavelmente. A casa possui 5 cômodos e um banheiro e antigamente era dividida. Não estou querendo tirar minha cunhada de lá, até porque ao meu ver ela tem direito de morar lá por ter ficado tantos anos e por ser viúva do meu irmão. E ela sempre soube que assim que fosse possível eu iria pra lá. Só preciso que me cedam o espaço que existe, para poder fazer a construção e não ter mais que ficar me mudando na velhice. Sobre o imposto, enquanto eles moram lá o IPTU ficou por conta deles, mas já cheguei a pagar algumas vezes... Se puderem me dar alguma resposta Se eu precisar ir no fórum tenho alguma chance? Ou se eles recorrerem ao usucapião irão ter vantagens e poderam me barrar lá?
Olá Juliano! O melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobiliário/inventário. É preciso analisar melhor toda a situação, mas todos os envolvidos em seu relato (você, seus irmãos, sua cunhada e sobrinhos) são herdeiros do imóvel que era propriedade de seus pais, e desta forma, todos têm direito a um percentual igual do imóvel. Procure um advogado junto com seus irmãos para ao menos entender as questões legais da situação, pois pelo que relatou, você tem tanto direito sobre o bem, quanto todos os outros.
Boa tarde! A minha tia quer fazer o usucapião de um terreno de herdeiro. Ela simplesmente alegou no usucapião que ela é dona de todo o terreno (até onde nós moramos há 20 anos). O pior de tudo é que ela não falou com nenhum irmão e nós descobrimos por terceiro. Como ela não mora em nossa casa, ela não consegue fazer o usucapião, né? Só é possível fazer o usucapião quem mora no imóvel, certo?
Olá Stefany! Entre os requisitos necessários para a usucapião, está a posse exclusiva do bem, e pelo seu relato, não é o caso da sua tia. No entanto, para fazer qualquer afirmação é preciso analisar em detalhes a situação. O melhor a fazer para evitar qualquer problema futuro, eliminar todas as dúvidas, e para que todos garantam seus respectivos direitos, é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar toda a situação documental e de todos os envolvidos.
Olá Minha vizinha mora no quintal de família ela mora mais de 20 anos no mesmo terreno na mesma casa tem dois filhos maior de idade já seu marido faleceu pois o terreno mora mais três da família parque do marido o imposto IPTU está atrasado ele já fez vários acordos na prefeitura os herdeiro não entra no acordo para poder pagar o imposto no caso essa minha vizinha ela pode colocar os impostos em dia e tomar posse do terreno no caso do imóvel
Adquiri um terreno de 1000 em área urbana, com contrato de promessa de venda, não tenho outro imóvel, vou construir uma casa que já está em projeto.. posso entrar em uso capiao especial rural?
Boa noite . Tenho um terreno de herança que foi ocupado irregularmente , só que só fui descobri agora , mas está com todas as documentações antigas da compra . A pessoa pode pedir usucapião ?
Olá! Se os requisitos necessários forem comprovados, o ocupante do imóvel pode sim ingressar com a ação de usucapião e ter sucesso. Aconselho que busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar toda a situação, e se for o caso, notificar formalmente a pessoa que ocupa o imóvel. Vale a pena se mexer e não deixar para depois.
alguém consegue tirar uma duvida por favor ? Moro no imóvel a um pouco mais de 10 anos, pago aluguel ao proprietário, pago o IPTU esta tudo em dia, o proprietário pediu no terreno um valor X porem eu nao tenho esse valor, e nao é possível financiar pela caixa pós existe uma casa nesse terreno que é onde eu moro, só que a casa nao tem documentação, apenas o terreno, ao longo desses 10 anos o proprietário nao fez nenhum tipo de manutenção na casa, a casa tinha graves problemas de infiltração, um dos quartos alagava em épocas de chuva, pelo período e por nao ter manutenção a casa estava praticamente caindo, o proprietário se recusou em fazer as manutenções e as reformas, então eu mesmo fiz com o meu dinheiro. Gostaria de saber, se o usucapião é utilizado nesse caso e como devo prosseguir ?
Olá! Se o contrato está ativo e o aluguel continua sendo pago normalmente, você não terá sucesso em uma ação de usucapião. Se o proprietário tivesse sumido, e você tivesse sido "esquecido" no imóvel, aí sim poderia ter sucesso, mas com o contrato ativo, você não cumpre os requisitos necessários para a usucapião.
Olá Karina! Se o imóvel está em processo de usucapião, enquanto todos os trâmites não forem concluídos, há riscos para o comprador, já que não há garantia de que o imóvel será declarado como propriedade do requerente. O imóvel pode permanecer sob a titularidade do proprietário original (constante no registro de imóveis), caso o processo seja negado. Depois de concluído o processo, se o requerente realmente já constar na matrícula como proprietário do bem, o fato de o imóvel ter passado por um processo de usucapião, não adiciona riscos à negociação. Pode fazer a compra normalmente.
Esse video me foi muito útil! Estou começando um projeto em minha cidade que precisa de espaço físico para funcionar como uma sala de atividade; há um espaço que eu sempre estive de olho, ainda mais por estar completamente jogado ao tempo... Penso muito em reformar e dar um uso novo para o espaço, porem possuo medo de me complicar juridicamente; motivo pelo qual cheguei ao vídeo
Olá! Realmente não é tão simples e existe sim o risco de você perder algum investimento que venha a fazer no imóvel caso seja obrigado a sair, afinal, para configurar a usucapião, todos os requisitos devem ser cumpridos.
@@deborahester um comentário pouco astuto Débora... se fizesse alguns cálculos básicos teria a percepção que, na vida, investir em um terreno/casa não é tão válido quanto em outras oportunidades.. Além de que, dependendo do serviço a ser ofertado, a região pode ter seu valor aumentado, gerar trabalhos e mudar realidades... Então, respondendo seu comentário, acho que não é interessante comprar um terreno no momento
@@deborahester gata, veja o vídeo, tem amparo em lei, e com os devidos cuidados vc consegue evitar de se afundar.. e se vc é tão contra, não sei porque está assistindo a este conteúdo 😹
Estava pesquisando e adorei o video, tenho uma pergunta: uma casa cujo inventario ainda nao tenha sido feito, pode ser vendida como usucapião e a pessoa aue comprar por um valor mais em conta pode fazer todo o processo de regularização do bem?
Olá Mariana! Sim, uma casa cujo inventário ainda não tenha sido feito pode ser objeto de usucapião, desde que preencha os requisitos legais para isso. Mas atenção! A usucapião é um meio de adquirir (não é uma relação de compra e venda) a propriedade de um bem através da posse prolongada e ininterrupta, cumprindo certos requisitos estabelecidos pela legislação. Aconselho que busque o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário para analisar devidamente a situação.
Eu comprei um apartamento de CDHU em 2011, de uma responsável financeira do imóvel e não dona, eu tenho os contratos de gaveta tanto da responsável financeira quanto da dona, tem a assinatura dela nos 2 contratos. O apartamento está quitado a antiga proprietária mora no nordeste, eu falei com a filha dela guardei um dinheiro e iria combinar com a antiga proprietária de ela ceder uma procuração pra transferir o imóvel pro meu nome. Acho que ela pode fazer tudo isso no nordeste mesmo. Ela recusa se a fazer isso. Reforço o imóvel já está quitado e eu não sei como resolver esse problema.
Eu comprei uma posse de terreno com mais de 20 anos do morador anterior. Eu moro a 8 anos. aterrei murei e construí uma casa onde moro com meu filho e meus netos. Dei entrada no usucapião. O juiz indeferiu .meu advogado recorreu. Caso eu perca novamente. Vou perder tudo q gastei e construí?
Olá Luciana! Caso haja em andamento alguma ação para retomada da propriedade, e, por decisão judicial, você for obrigada a sair do local, você pode sim perder o que foi investido. Sugiro que entre em contato com um segundo advogado (especialista em direito imobiliário) para ouvir uma segunda opinião e analisar o status do seu processo de usucapião. Se, de fato você tem direito sobre a propriedade, vale a pena para tentar encontrar uma saída.
Bom vídeo esclarecedor tenho uma dúvida minha família tem a pose de uma roça que meu avô tinha a posse posse essa a mais de 20 anos depois repassou essa posse para os filhos a mais de 10 anos agora apareceu um neto do antigo proprietário dizendo que comprou essa roça do avô dele. Como devo fazer para não ficar sem direito a essa roca
Olá Michel! O melhor a fazer é juntar todos os documentos que comprovam seu relato (até fotos podem ajudar), e buscar o auxílio de um advogado, de preferência especialista em direito imobiliário. Ele poderá analisar se todos os requisitos foram cumpridos para a usucapião. Se preferir, você pode ir até um tabelião da sua cidade. Ele poderá te indicar o melhor caminho. Se durante todos esses anos os proprietários não se manifestaram sobre a posse do bem e sua família cumpriu todos os requisitos, há chances de terem sucesso sim. Mas reforço: tudo depende de uma análise criteriosa da situação.
Professor. A 13 anos comprei um terreno com escritura de seção de posse e contrato de compra e venda. Não conseguia desmembrar de forma alguma o terreno. Até q em 2016 entrei com usucapião. Agora em 2020 apareceu a mulher do cidadão que me vendeu o terreno e o processou e ganhou a sentença. Agora está com trânsito julgado. Segundo a sentença, ela tem direito a 50% do terreno. Hoje aqui, moramos 4 famílias e são quatro casas muito bem construídas. O que eu poderia fazer nesta situação? Eles se separaram 2 anos após ele me vender o terreno, mas só tenho contrato e escritura de seção se posse, e o processo de usucapião que entrei em 2016. Obrigado.
Olá! É uma situação complexa que precisa ser analisada e acompanhada de perto por um advogado especialista em direito imobiliário. Junte todas as provas da compra (contrato, etc.), e veja com um advogado qual a situação da ação de usucapião de 2016. Esse é o único caminho para você se prevenir. Não demore para buscar aconselhamento jurídico.
Comprei um terreno construir uma casa grande já estamos vivendo aqui á doze anos quando fomos regular documentos da casa descobrimos que está membrana com o terreno do vizinho,e ele registrou o terreno inteiro no nome dele o cartório e a prefeitura ñ pode fazer nada se ele ñ assinar ele tem nos ignorado a muito tempo ñ tendo interesse nós pagamos o IPTU como proceder?
Olá Janaína! O caso por você relatado é bem complexo. O primeiro passo é juntar toda a documentação que você tiver, solicitar ao cartório uma matrícula atualizada do imóvel (que o vizinho registrou) e consultar um advogado especialista em direito imobiliário. Se o vizinho se recusa a conversar sobre o assunto, e se ele reside no terreno ao lado (mas que na matrícula é um terreno só), a solução provavelmente será dada através de vias judiciais.
Boa noite minha sogra de uma parte da área dela pra meu esposo construída uma casa isso já faz 31anos não tem documento nenhum qual o melhor jeito de fazer um documento com menos gastos usucapião ela já falou pra meu esposo fazer o documento que ela assina me ajude por favor
Olá Iraci! O melhor a fazer é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para ver qual o melhor procedimento para regularizar esse imóvel. É necessário analisar muitos fatores para lhe dar uma resposta exata sobre o melhor caminho a ser seguido. Assessoria especializada nesse caso, vai poupar tempo e dinheiro.
Quando se diz que a posse seja mansa e pacifica. Eu comprei um lote. Ha uns 4anos e meio. Estava regularizando pela pref. Se eu usocapir e a pref der a posse pro ex dono tem problema... Tenho ctt com ex dono inclusive...
Olá tenho uma dúvida eu contruir minha casa nos fundos da casa dos meus pais assim como mas 2 irmãos minha mãe já é falecida moro na casa a mas de 20 anos pago água luz e IPTU moro todo esse tempo com a posse mansa pacífica será que teria direito ao usucapião mesmo tendo mas herdeiros me responde por favor forte abraço.
Olá Fernanda! É preciso analisar toda questão documental do imóvel (do terreno) e toda a situação para lhe dar essa resposta. Pelo que entendi, outros irmãos também construíram no terreno, o que pode comprometer a posse exclusiva do bem. O melhor a fazer é ir até a Prefeitura da sua cidade ou contratar os serviços de um advogado especialista em direito imobiliário, para verificar a possibilidade de desmembramento do lote onde as casas foram edificadas. Havendo essa possibilidade, o advogado lhe indicará os caminhos para que sua casa se torne sua propriedades, assim como as de seus irmãos.
Meu pai fez uma casa no tereno da minha vo e meu deu pra eu morar com meus filhos mas ele nao passou pro meu nome a gora depois de 10 anos ele quer que eu saia da casa, tenho direito na casa ???
Olá Marcos! De acordo com seu relato, em uma ação de usucapião, dificilmente terá êxito. Sugiro que consulte um advogado especialista em direito imobiliário/herança/família para analisar especificamente o seu caso e verificar se tem algo que lhe garanta o direito de permanecer no imóvel.
Boa tarde tenho uma dúvida minha mãe teve um Avc em 2015 e ficou em modo vegetativo durante 4 anos e faleceu em 2019 eu tenho a curatela dela cuidei todo o tempo dela a casa não tem escritura tem com entra com usucapião
Olá Janaína! A possibilidade existe. Para saber exatamente qual caminho seguir para regularizar a situação, o ideal é juntar toda a documentação que tiver (contrato de compra, impostos pagos, contas de energia/água, etc.) e consultar um advogado especialista em direito imobiliário. Ele é o melhor profissional para lhe orientar a respeito da modalildade de usucapião ideal para seu caso.
Boa noite. Meu bisavô que hoje é falecido comprou um terreno do vizinho e ele faleceu e a esposa(viúva) dele está querendo uma parte (um terreiro) do terreno, mas moramos ali mais de 20 anos que tinha uma casinha velha e agora construimos a casa do outro lado do terreno e na época meu bisavô comprou o terreno do vizinho e agora a viúva fala que é dela, que na época só foi emprestado $1500,00. Temos posse nesse terreiro, o que devemos fazer? Por favor me responde. Eu agradeço.
Olá Gennifer! A primeira coisa a fazer é reuniir todos os documentos que comprovam desde a posse nesses mais de 20 anos até qualquer documentação relacionada à compra do imóvel, e buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário. Somente esse profissional, analisando toda a documentação e toda essa questão da posse poderá lhe orientar de forma exata sobre como proceder. Vale a pena pagar uma consulta para entender a situação, os riscos e ficar seguro sobre o próximo passo a ser dado.
Boa noite. Eu comprei uma chácara tenho um contrato de compra e venda registrado em cartório. Efetuei a compra em 2012 . Já fiz uma casa lá plantei e vou lá duas vezes por mês cuida do imóvel. Apareceu uma pessoa com um documento alegando q e dono do imóvel esse documento fala q ele comprou em 1990. Eu pago condomínio do imóvel já comprei a pena de água do condomínio . Gostaria de saber oque posso fazer? Pois tenho 11 anos que comprei e tô cuidando
Olá José! Se há 11 anos você já tem esse comportamento de proprietário conforme relatou, se as taxas de condomínio e de contas de consumo (água, energia) estiverem em seu nome, há reais chances de você ter sucesso em um eventual processo de usucapião. É importante que durante esse período, a pessoa que agora apareceu com o tal documento, não tenha te notificado e/ou manifestado sobre ser ele o proprietário do imóvel. O melhor caminho é se dirigir até um advogado especialista em direito imobiliário para que a análise de todos os documentos seja feita e o caminho para o processo seja traçado (leve até ele o contrato de compra, as contas pagas em seu nome, fotos, e tudo que comprove seu relato sobre os últimos 11 anos). Espero ter ajudado!
Muito bom o vídeo, posso comprar uma parte de um terreno de alguém que obteve o terreno com usucapião? O que preciso caso seja possível? Muito obrigado
Olá Richard! Sim. A aquisição pode acontecer normalmente. Precisa apenas conferir se toda a documentação está em ordem e se o processo de usucapião de fato foi encerrado. Busque o auxílio de um profissional para fazer as devidas análises, evitando assim problemas futuros.
Se pude tirar uma dúvida agradeço muito Eu e meu marido moramos em um sítio que tem casaram do patrão e a nossa casa bem menor qie moramos nela ele ja trabalha fichado nesse sítio a 15 anos, porém a conta de luz é tudo junta e chega no nome do dono do sítio, eles alegam que pelo tempo de trabalho dele aqui a casa ja é nossa porém não passa para o papel, queremos reformar a casa pois os donos não ligam, mas temos medo de gastar e não termos direito de ficar com casa, isso cabe usucapião? Uma observação é que o sítio tem um problema no governo q não sabemos direito mas não pode ser vendido, eles os donos só podem usar entre ele e os familiares.
Olá Lais! Pelo seu relato, devido a vários fatores, é bem difícil ter sucesso em uma ação de usucapião. Se de fato os proprietários têm interesse em deixar a casa para vocês, mesmo havendo problemas documentais/legais na propriedade, o melhor a fazer é buscar o auxílio de um advogado para tentar encontrar uma maneira de documentar a doação. Reforço que é preciso fazer uma análise minuciosa de todas as questões envolvidas para verificar quais são as reais possibilidades. Sobre investir algum valor no imóvel antes de fazer essas consultas e ter algum tipo de garantia, realmente pode ser bem arriscado.
Olá, minha mãe comprou uma casa de 90 m2 em um terreno de 13,5×7,5 através de um simples contrato de compra e venda, pois os 9 filhos herdeiros do imóvel ñ fizeram um inventário dos bens que o pai deles tinham que na vdd era uma área de 1 hectare de terreno urbano. Todo ano ela paga IPTU do imóvel e agora dps de passados 10 anos pós compra ela deseja registrar uma escritura, pois esta c/saúde debilitada e gostaria de deixar a casa p/mim e minhas duas irmãs em usos e frutos em sua ausência. A pergunta é! Ela conseguirá fazer tal escritura, sendo que a antiga escritura desta área total de 10.000 m é datada em 1965, a cidade possuía outro nome e ñ havia cartório de notas neste município na época em que o falecido comprou as terras, a escritura fora feita em outra comarca de registro e notas, até msm só existia apenas um trio de terra onde hoje é a rua q dá acesso a frente da casa constada no papel de compra e venda. Será que para legalizar esta papelada ficará mais caro que o imóvel😬😕
Olá Uanderson! Se o IPTU está sendo pago, significa que perante o município, o imóvel existe. Aconselho que imprima a primeira folha do IPTU, leve até o cartório de registro de imóveis de sua cidade e solicite a matrícula atualizada desse terreno de 1 hectare. Caso a matrícula não tenha sido aberta ainda na comarca da sua cidade, será preciso solicitar ao cartório da cidade onde o registro foi feito. Com o IPTU, matrícula atualizada, contrato de compra assinado pela sua mãe, e documentos pessoais (da sua mãe) em mãos, vá até o tabelião de sua confiança para verificar os procedimentos para que uma escritura seja lavrada (são muitos os pontos a serem analisados para responder se pode ou não ser escriturado nesse momento). Pelo que entendi, sua mãe comprou uma pequena fração desse terreno e a lavratura dessa escritura pode não ser tão simples. Quanto ao valor a ser gasto com a documentação, tudo é proporcional ao valor do bem. Normalmente, para escriturar, pagar o ITBI e registrar, gasta-se entre 4% e 6% do valor da transação. Como a área pode não ter passado pelo necessário processo de inventário, pode ser necessário o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para te orientar com exatidão e te poupar tempo e dinheiro.
Se me permitem, neste teu caso, precisa analisar primeiro qual foi o ano que sua mãe adquiriu esse terreno e se já tem período de posse suficiente para usucapir. Identifica em qual zoneamento está situado o imóvel e quais as diretrizes urbanísticas mínimas nessa região. Se der pra desdobrar, pode ser que abrir o inventário e desdobrar seja mais rápido pra regularizar. Porém, se não tiver área mínima, como não houve o inventário, o melhor caminho PODE SER a usucapião mesmo, mas precisa analisar com cautela pra ter certeza!!
Boa tarde, minha avó faleceu à 13 anos e nenhum dos irmãos da minha mãe até então quiseram a casa já que eu e minha irmã éramos crianças. Agora, uma de minhas tias está falando em vender. A casa não tem inventário ainda, mais durante esse período minha mãe fez reformas, água e luz no nome dela. O sr acha que teríamos sucesso ?
Olá Maria Helena! Cada caso é um caso e são muitas as modalidades de usucapião. Caso tenham durante esse período tido a posse exclusiva da casa, não pode ser descartada a possibilidade. Aconselho que consulte um advogado especialista em direito imobiliário, leve até ele todos os documentos e provas que tenha, para que faça a análise dos detalhes da sua situação, e assim, te dê uma resposta segura, sobre haver ou não chances de sucesso em uma das modalidades de usucapião.
Meu marido sobre um empréstimo de um conhecido deu a escritura do terreno da nossa casa como garantia e moramos aqui a vende anos a pessoa não devolve o documento registrou no nome dela como fosse vendido mas sabia que não era vou perder nossa casa sem direito a nada
Olá Leoneti! É preciso analisar o registro que foi feito para entender exatamente a situação. O melhor a fazer, é, o quanto antes, bucar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para lhe orientar sobre o que fazer, e sobre quais são de fato os riscos de vocês perderem esse imóvel que foi dado em garantia. Não deixe para depois.
Olá Ramon! É preciso cumprir todos os requisitos que foram falados no vídeo para ter sucesso em uma ação de usucapião. Se o terreno está abandonado e você não o utilizou de alguma forma nesses 20 anos, não há como ter sucesso em uma ação.
Moro numa casa que é herança da família do meu marido...ele saiu e eu fiquei morando morando com a minha filha...existe alguma possibilidade da família dele me tirar da minha casa? Construi com ele a casa e ja moro nela faz 9 anos...a família dele nunca reveindicou nada pq o pai dele deixou outros terrenos que ficaram em posse deles...poderia esclarecer minha dúvida por favor?
Olá Cristina! Pelo seu comentário, é uma situação que envolve aspectos de direito de família e direito sucessório. Como você construiu a casa junto com seu marido e vive nela há 9 anos, há vários fatores que podem influenciar se a família dele pode reivindicar o imóvel. É uma análise na qual precisam ser consuderados: o regime de bens do seu casamento, o tempo de posse, o fato de ser um imóvel de herança, e ainda, o fato de a família do seu marido não ter reivindicado nada até agora e ter ficadi com outros terrenos, o que pode ser um indicativo de que eles não têm interesse em contestar sua posse. No entanto, sem um acordo formal, essa situação pode mudar. Há chances sim de voce conseguir formalizar a posse. No entanto, para analisar toda a situação e lhe dar um parecer corretor, o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobliário. É o profissional certo para lhe assessorar.
Oii, nao se pode me ajudar. Eu moro em uma comunidade da minha cidade. E forma que as casas foram adquridas nao foram de alguma forma legal. As pessoas viam o espaco baldio e as ocuparam contruindo casas. Meus pais disserem que moram no mesmo lugar há 30 anos e não houve dono... Eles querem reformar a casa e eu quero utiliza tambem do mesmo espaço. Mas eu gostaria antes de tudo regularizar onde moramos. Eu gostaria de saber o como eu faço para ter uma escritura?... Eu preciso comprar o terreno da prefeitura? Eu enquadro no Usucampião?
Olá Daniela! O primeiro passo, acredito que seja se dirigir até a Prefeitura da sua cidade e verificar junto à área de urbanismo/planejamento se existe em andamento algum processo de regularização dessa área.
Minha sogra faleceu,ela tinha dado em vida essa nossa casa,mas não passou pro nome do meu marido,meu cunhado assinou um documento abrindo mão da larte dele, pois como eka passou oro nosso nome,ele tinha direito,o que fazer agora,podemos registrar no cartório agora, estamos com o documento da casa, e o documento que ele assinou abrindo mão
Olá Lorenna! O melhor a fazer é juntar todos os documentos que você tem e levar até o cartório de registro de imóveis. É a melhor forma de saber exatamente qual é o próximo passo a ser dado. Se a doação não foi formalizada, provavelmente será necessário iniciar um processo de inventário.
Bom dia, então, meu pai faleceu em dezembro de 2010 e em janeiro de 2011 vim morar na casa que era dele, tenho mais irmãos, mas não tenho contato com eles, ninguém aparece pra nada, pra cuidar ou vê como está o terreno / casa, são 2 casas no mesmo quintal, eu morava na casa menor, até uns bandidos dar sinal de querer invadir, aí fiz umas reformas na casa maior e me mudei pra ela, não tenho comprovantes de gastos, porém tenho fotos de como a casa estava caindo aos pedaços, também fiquei um tempo sem poder pagar IPTU, e gostaria de saber se tenho direito ao usucapião?
Olá Camila! São muitas as variáveis a serem analisadas e muitos os requisitos a serem cumpridos. Se não há oposição por parte dos outros herdeiros e a sua posse é ininterrupta pelo período exigido, há sim a possibilidade de pleitear a usucapião. No entanto, somente um advogado especialista em direito imobiliário, ao analisar os documentos do imóvel e entender todo o contexto, poderá lhe dar a certeza sobre valer ou não a pena ingressar com o processo.
Gostaria de tirar uma dúvida, a minha bisa vó faleceu e deixou uma casa , porém segundo informação a casa foi vendida a mais ou menos 15 anos porém o novo proprietário nunca apareceu na casa que está abandonada e não sabemos aonde anda o documento de compra e venda, sendo a família pode entra na casa e toma posse através do usucapião ?
Olá Cristiano! Se a venda foi de fato concretizada há 15 anos, e desde então, a casa está vazia, não basta entrar no imóvel e tentar a usucapião. É preciso cumprir os requisitos. Depois que estiverem morando na casa por anos, agindo como proprietários, e conseguirem comprovar a posse mansa e pacífica durante esse período, aí podem tentar uma ação de usucapião.
Moro na mesma residenia que nasci ou seja a 36 anos na mesma casa, essa casa é de erdeiro minha mãe e mais 3 tios. Porem ninguem numca me encomodou em exatamente nada, fiz varias melhorias. Quero saber se ha alguma chance se eu entrar como uso capião e ganhar?
Excelente conteúdo! Muito útil, parabéns! Se me permite o complemento. Berrado, sim, é possível requerer a propriedade por Usucapião, sobretudo se a posse está bem consolidada, não há litígio e há provas sólidas. Fiz um artigo sobre o assunto, dá só uma olhada. Espero ter ajudado! blog.rfdsadvogados.com.br/usucapiao-de-heranca/
Olá Comprei um lote a 17 anos com escritura a uma senhora, mas nao me apressei em passar p meu nome. No ato da compra Um funcionário da construtora veio para indicar corretamente qual era o lote, mas esse mesmo indicou o terreno errado( ele tava com planta em maos) Quando ja tinha 8 anos da minha construção a construtora veio com acusação de invasão de terreno. Nenhuma parte nunca foi pra justiça resolver. Agora em dezembro a construtora quis colocar placa de venda no horário que eu estava trabalhando, fui la e eles falaram assim: vc arruma qualquer dinheirinho paga e fica tudo certo.( falei que só entrego se me pagar o que eu investi) O terreno que é o correto, que consta na escritura eu que cuido até hj, murei e capino. (Esse eles nunca contestaram) Posso entrar com usucapiao dos 2?
Olá Juliana! O fato da construtora questionar verbalmente e tentar negociar, sem tomar medidas judiciais ao longo desses anos, reforça que a posse foi exercida de forma contínua, fato que pode contribuir para o reconhecimento da usucapião. O caminho para o terreno no qual construiu sua casa, é reunir documentos que comprovem o tempo de posse, como contas de água, luz, IPTU no seu nome, fotografias, registros de obras, além de alguma eventual declaração ou prova de erro na indicação do lote. Testemunhas que confirmem sua ocupação também podem ser importantes. Já o terreno "correto", se você ainda não o transferiu formalmente para o seu nome, há sim chances de ser usucapido, pois pelo seu relato, sua posse foi contínua, o murou, mantém o local em bom estado, e, aparentemente, ninguém contestou essa posse. O melhor a fazer é contratar a assessoria de um advogado especialista em direito imobiliário, para que a situação seja analisada por completo. Assim, você saberá a viabilidade desses processos e poderá decidir se ingressa com ação de usucapião para os dois terrenos de forma separada ou conjunta, dependendo da estratégia jurídica.
@VidadeCorretordeImoveis tenho muitas provas, até foto de 2011 do Google maps quando ainda estava no alicerce e fotos de muitas fazes de toda a obra. Muito obrigada mesmo pela orientação. Deus o abençoe
Boa Tarde Amigo !!!!! Minha Mãe mora em um Imóvel há 21 Anos e o Dono do Imóvel Abandonou o Imóvel há 21 Anos !!!!! A minha Mãe tem Direito do uso Campeão??????
Olá Jorge! Se durante esse período não houve uma contestação formal quanto à posse, e se essa for exclusiva da sua mãe, há sim chances de ter sucesso em uma ação de usucapião. O ideal é que busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para saber se de fato todos os requisitos foram cumpridos e em qual modalidade de usucapião, a situação de sua mãe se encaixa.
No caso de uma casa de prefeitura que a pessoa quitou e dpz vendeu a casa, mas a mesma ainda não estava liberada para quitação. E dpz de 7 anos de compramos a casa ainda sem escritura vem os herdeiros querendo a posse da casa. Isso é possível de uso capiao?
Olá Rafa! Nesse caso, há um documento que comprova a compra do imóvel, e por isso, não como ingressar com a usucapião. Aconselho que busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar os detalhes da situação, uma vez que, esses imóveis construídos com finalidade social, de fato, não podem ser vendidos antes de um determinado tempo, e isso pode gerar problemas para que consigam a propriedade do bem.
Olá Eliane! É difícil responder seu questionamento sem ter acesso à procuração e sem entender todo o cenário de comprovação da posse, e demais requisitos para configurar a usucapião. O ideal é você levar a procuração e todos os demais documentos e materiais que comprovem a posse mansa e pacífica, até um advogado especialista em direito imobiliário. É o profissional indicado para avaliar todo o cenário e lhe dar as devidas orientações.
Olá eu queria saber assim fiz uma casa a 10 anos já em um terreno abandonado esse terreno e próximo ao um canal que passa aqui na minha cidade então queria saber se posso faz o usucapião?
Olá Emanuel! Se o seu caso preenche os requisitos para usucapião, você pode ter sucesso sim. O melhor a fazer é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar a situação de forma minuciosa, e desta forma, lhe dar as devidas orientações sobre como proceder.
Quando meu pai se casou cm minha mãe minha avó deu um pedaço do terreno onde tmbm é a casa dela para ele construir uma Casa, assim foi, são duas casas no terreno dela , a dela e a do meu pai, meu pai morreu, quem tem direito ? Eu como filha ou a minha avó por ser dona do terreno?
Olá Cassia! Considerando as informações por você relatadas, o imóvel pertence à sua avó, uma vez que ela é formalmente a proprietária do terreno onde a casa foi construída com a permissão verbal dela. Ainda assim, nada impede que você consulte um advogado especialista em direito imobiliário e se possível com bom conhecimento nas questões hereditárias para lhe dar um parecer, afinal, pelo que relatou, seu pai construiu e se portou como dono por muitos anos. Essas questões devem ser analisadas uma a uma e todos os documentos que comprovem a posse devem ser apresentados ao profissional competente, para que sejam verificados os caminhos para garantir seus direitos. Questões familiares e disputas hereditárias carregam um maior grau de complexidade.
Olá Rafael! Se atender todos os requisitos, sim, há possibilidade de pedir usucapião. Para saber sobre os custos e sobre a real viabilidade da ação na situação por você relatada, você deve buscar o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário.
Olá Sharon! Mesmo que haja herdeiros, a ação de usucapião pode acontecer normalmente. Baste que a pessoa que está em posse do imóvel cumpra todos os requisitos. Na dúvida sobre o que fazer em um caso assim, busque o quanto antes o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário.
Olá comprei uma casa do projeto minha casa minha vida; a antiga proprietária não zelava do imóvel e estava vandalizada com muitas coisas danificadas ,foi feito um contrato de compra e venda no cartório,habito no imóve há 4 anos arco com as despesas de reforma,ampliação,taxas de saneamento básico,iptu e a dívida do imóvel com a caixa,porém descobri que essas casas não podem ser vendidas e caso a antiga proprietária faleça fica para seus herdeiros, no entanto a casa no contrato da caixa está no nome dela e às demais contas, a escritura só será entregue depois de dez anos da dívida quitada mas quem paga todas as dívidas sou eu, ela alegava que não queria a casa e tinha deixado abandonada e por isso me vendeu. Posso entrar com usucapião? 😭😕
Olá Luciene! Considerando tudo que relatou, aconselho que primeiramente, com o contrato assinado em mãos, procure um advogado e verifique o que pode ser feito para minimizar os riscos de possíveis prejuízos, pois eles existem e não sou poucos. Quanto ao Minha Casa Minha Vida, acredito que seja um imóvel da Faixa 1, que de fato, não pode ser vendido nem locado enquanto não estiver quitado. Por haver um contrato de compra, o melhor a fazer é não gerar expectativas e nem se acomodar na esperança de um processo de usucapião. Um advogado poderá lhe ajudar, pelos caminhos judiciais ou extrajudiciais, a tentar dar clareza e documentar esta situação junto à Caixa, e de alguma forma, te tranquilizar em relação ao bem. Por fim, aproveito para reforçar da necessidade de contar com a assessoria de um bom corretor de imóveis para que situações como essa não ocorram. Espero ter ajudado!
Gostaria de saber tipo.moro em uma casa a msus de 35anos,no inicio a dona recebia o alugal,dtpois ela não reyirava no banco.parei de pagar e a dona que se diz proprietária creio que não tenha o documento da casa ,depois de tantos anos ela me aparece aqui em 2023 ela tem direito de ficar com a casa? Eu posso pedir usucapeao? Já fiz algumas melhorias, ela me parece ter uns 80 anos.e o o rapaz que ha mora há nais de 35 anoas tem 70anos e tem um filho de 25anos que o mesmo nasceu nessa casa.Ele pode pedir usucapeao?Inagino que a casa tenha uns 240 a 250metros quadrados. Adorei seu vídeo, parabéns!
Olá! Aconselho que busque a assessoria de um advogado especialista em direito imobiliário para lhe dar essa informação com exatidão. É preciso fazer a análise de todos os aspectos da situação para verificar as possibilidades de sucesso em uma ação de usucapião. Junte todas as provas do tempo que você reside no imóvel, procure saber junto à Prefeitura e ao cartório de registro qual a real situação documental do imóvel (se existe e em nome de quem está), e leve tudo até um advogado. Ele lhe dará as devidas orientações.
Olá! É preciso analisar cada caso (depende do tipo do imóvel), mas se o imóvel não cumprir sua função social, é possível sim (há muitos casos de sucesso). O melhor a fazer para ter a resposta correta, é juntar a documentação/comprovação e consultar um advogado especialista em direito imobiliário.
Amigo me tira uma dúvida .,eu tenho uma casa e a água está no nome de um rapaz que já faleceu q eu usava a água dele e pagava só que eu parei de pagar está com uma dívida de 1000 reias o terreno eu tenho o recibo de compra e venda do ex dono queria saber se os filhos dele entra com uma ação judicial e paga a dívida eles consegue pegar meu terreno ??, já estou providenciando pra paga essa dívida ,por favo estou desesperado me dá uma resposta
Olá! Independentemente da conta de água atrasada, se a propriedade não está oficialmente em seu nome, e, se você tem somente um recibo (e não um contrato) da compra, você corre o risco de perdê-la. Aconselho que busque o auxílio de um advogado para auxiliá-lo e para analisar a situação em detalhes.
Se o terreno estiver em nome do seu pai, a situação é diferente, menos insegura. Agora, se tudo o que tem é o recibo que mencionou, a orientação é a mesma. Busque o auxílio de um advogado para analisar a situação. O fato de ter um recibo não lhe dá a devida garantia sobre a propriedade, mas um advogado poderá lhe instruir sobre como proceder para evitar qualquer problema.
Olá Liandra! Se você vendeu a casa, mesmo que não estivesse formalmente em seu nome, você transferiu os direitos sobre o imóvel para outra pessoa, normalmente por meio de um contrato. Se a venda foi, de algum jeito formalizada, será difícil entrar com um pedido de usucapião, já que o imóvel, em teoria, pertence agora ao comprador. No entanto, como se trata, segundo seu comentário, de uma longa história, somente um advogado (de preferência especialista em direito imobiliário), para lhe dar as devidas orientações.
bom dia qostaria que me ajudase eu sempre morei nessa casa meus irmaos nunca ligarao eu olhei meu pai minha mae ate a morte deles meu irmao falsificou a assinatura do meu pai e deu como fiador mas nao pagou a casa foi para leilao algem remato foi atras e comprei do rrematante agora meu irmao entrou na justiça quer a parte dele posso usar usucapiao fais mai de 20 anos que moro aqui
Olá Jose! Diante de seu relato, vê-se que é uma situação complexa. Tanto a usucapião quanto as questões ligadas à herança, dependem de tantos fatores, que tudo precisa ser minuciosamente analisado. É preciso verificar as questões dos inventários de seus pais (se já foram feitos ou não), analisar como foi concluída essa questão de leilão que comentou, constatar qual a situação documental do imóvel, entre outras questões. O melhor a fazer, considerando que seu irmão já ingressou com alguma ação na justiça, é contratar um advogado com urgência para verificar quais as possibilidades de defesa e de garantia de seus direitos/herança.
Queria tirar uma dúvida eu acabei invadindo um app mais com ordens do síndico paguei 1000 reais e dps de 3 anos o proprietário me deu uma ordem de despejo...quer q saio imediatamente tava abonado mais de 5 anos...
Olá Camila! Se o proprietário entrou com uma ação de despejo e a Justiça emitiu uma ordem, você precisará sair do imóvel. Sobre a participação do síndico, em teoria, ele não tem autoridade para conceder a posse ou o uso de um imóvel de um terceiro.
Bom vídeo muito esclarecedor , me diz uma coisa , se uma pessoa conseguir o direito de um imóvel pelo usucapião pode-se futuramente se desfazer desse imóvel normalmente ? Tipo vender ou trocar ?
Olá Claudio! Se os devidos resgistros e averbações já constarem na matrícula do referido imóvel, ou seja, se a usucapião já estiver concluída, o imóvel pode sim ser vendido.
Olá Erik! Elas terão o direitos de herdeiras. Todos os irmãos terão direito à mesma fração do imóvel. O fato delas residirem no imóvel não lhes garante a permanência se sua avó vier a faltar. Se existirem outros herdeiros, estes também terão direito sobre a parte correspondente do bem.
Nesse caso não Erik. O fato de as outras herdeiras já terem casa própria não dá a sua mãe o direito ao usucapião. Todos os herdeiros têm o mesmo direito sobre o imóvel. Tendo casa própria ou não. O imóvel nesse caso, tem que passar pelo processo de inventário e cada herdeiro será dono de uma fatia. Deixar sua mãe morando no imóvel ou não, será uma escolha de todos.
Minha vó morou por mais de vinte anos com pessoa em uma casa, sendo que ele nunca pagou iptu e deixa o terreno largado. Ela pode passar para o nome dela?
Boa noite. O que significa inexistência de oposição à posse ? No meu caso deixei uma pessoa usar o terreno, tipo comodato, porém não fiz contrato, porém tenho testemunha do fato. Pedi o imóvel de volta porém ele não quer sair, o cidadão tem como entrar com usucapião e ter sucesso após eu pedir ao judiciário a retomada da posse que tinha antes através de ação de reintegração de posse ?
Olá Carlos Alberto! Significa que a pessoa que está de posse do terreno, em momento algum, foi formalmente notificada (judicialmente ou extrajudicialmente) para que desocupasse o bem. No seu caso, conforme seu relato, parece ser um comodato verbal, e nesse caso, essa testemunha é fundamental para elevar suas chances de sucesso em uma eventual ação de usucapião movida pela pessoa que ocupa o imóvel. Sobre a pessoa ingressar com uma ação de usucapião após a ação de reintegração de posse, sim, isso pode ser feito inclusive como estratégia de defesa. Um advogado especialista em direito imobiliário é o profissional certo para responder essas dúvidas com exatidão após a análise detalhada de toda a situação e da documentação do imóvel. Não deixe de buscar assessoria jurídica o quanto antes.
Olá Antonia! Se o seu caso cumprir todos os requisitos necessários, você pode conseguir. O melhor caminho é consultar um advogado especialista em direito imobiliário para analisar sua situação e lhe dar as devidas orientações.
Meu sogro morou 20 anos em uma casa em uma fazenda do pai dele, o pai dele vendeu essa fazenda. O homem que comprou este terreno poderia mandar ele sair ou Ele é dono deste imóvel ?
Olá , me tira uma dúvida pfvr, meu pai faleceu em 2012 deixou uma casa pra mim e meu irmão mais novo ,mais eu moro sozinho desde 2009 na casa , reformei ,dei uma geral na casa e o terreno é grande sempre tenho que roçar ou pagar alguém , meu irmão nunca ajudou com nada , morava em outra cidade não tava nem aí , eu sempre paguei luz , água , impostos,. *Será que consigo entrar com algum desses recurso? E o detalhe que o terreno só contrato de compra e venda em nome do meu pai.
Olá Rildo! Pelo fato de haver somente o contrato de venda e compra em nome do seu pai, é preciso verificar também a situação do imóvel junto à Prefeitura e ao cartório de registro. Pelo seu relato, você teve a posse exclusiva do bem durante esse período, aparentemente assumiu o papel de "dono", e não há pelo escreveu, oposição à posse, o que é muito importante em um processo de usucapião. No entanto, há muitos detalhes que precisam ser analisados, afinal, cada caso é um caso, e são muitas as modalidades de usucapião. Dessa forma, pelo que relatou, acredito que há sim possibilidade de ter sucesso, mas somente um advogado especialista em Direito Imobiliário poderá lhe conduzir por um caminho sem erros e lhe dar uma opinião mais exata.
Ótimo conteúdo mais uma vez! Gostaria de fazer uma pergunta, estou iniciando na carreira de Corretor de Imóveis e já comecei o TTI. Gostaria de saber se os cursos disponíveis do Julio Cesar Sanchez que fala sobre Direitos Imobiliários, Gestão de Escritório etc. Você acha válido estudar esses conteúdos? e se sim, qual você indicaria? Meu muitissimo obrigado!
Olá Brisley! Muito obrigado! Com certeza vale a pena. Principalmente direito imobiliário. Assim que concluir o TTI e der os primeiros passos na profissão, se aprofunde no tema que fará muita diferença na sua carreira. Sobre o Júlio César Sanches, o conteúdo dele é bem completo e a forma que ele transmite o conhecimento é bem legal. É uma ótima referência.
Fiz pós graduação com o Dr. Julio Cesar Sanchez, direito imobiliário, negociações, transações e contratos imobiliários... Excelente recomendo a todos. Escola Superior Universitária.
Uma dúvida, meu tio passou o imóvel pra minha avó mãe dele, mas ele alega agora que é dele e vai vender Minha mãe cuidou dos meus avós ate eles falecerem, agora ele quer tomar a casa e vender Tem como eu entrar na justiça?
Olá Laira! É preciso verificar se o "passou" foi feito através de algum documento, ou se foi apenas a permissão de utilizar o imóvel. O melhor a fazer para verificar como se deu a posse do imóvel pela sua mãe durante esse período, é juntar todas as provas que vocês tiverem e buscar a ajuda de um advogado especialista em direito imobiliário, que vai analisar o tempo que perdura a situação, se houve nesse período a posse exclusiva, entre outras exigências para que se caracterize a usucapião. Meu conselho é que não espere e busque ajuda profissional rapidamente para saber como proceder, pois se o imóvel estiver registrado em nome dele, há chances sim da venda acontecer.
Me tira uma dúvida que tá me consumindo, minha mãe comprou um terreno com meu avô e minha tia mas colocou no nome do meu tio , agora a mulher dele vive falando que é tudo dela, ela pode me por pra fora daqui sendo que moro a 35 anos aqui, por favor me ajuda
Olá Dih! Se o imóvel foi comprado em nome do seu tio (contrato, escritura e registro), a propriedade de fato é dele. O melhor a fazer, é procurar um advogado especialista em direito imobiliário para analisar toda a documentação e verificar se o terreno está registrado em nome do seu tio, ou se a compra foi feita somente através de contrato. A partir dessa análise, e considerando por exemplo, os 35 anos de residência, e, se só você reside no terreno, ou se o mesmo é compartilhado por mais famílias, o advogado poderá lhe orientar sobre as possibilidades de você ser obrigada a sair, ou, de permanecer no imóvel. Há muito o que analisar no seu caso. Vale a pena pagar a consulta a um advogado ESPECIALISTA EM DIREITO IMOBILIÁRIO.
olá, gostaria de tirar uma dúvida, meus pais compraram um terreno sem escritura e moram nele a mais de dez anos, reformaram toda a casa etc, foi comprada no "morro" só por "boca" mesmo, n tem registro! e agora eu quero comprar essa casa dos meus pais, mas tenho medo da prefeitura qualquer dia quiser demolir a casa não sei! como proceder? tem como fazer usucapião? ele me protege de algo? (não sabemos se o terreno tem algum registro da prefeitura)
Olá Joice! O primeiro passo é ir até a prefeitura para saber qual a situação do imóvel perante o município. Mesmo que o imóvel em questão não tenha registro em lugar algum, há a possibilidade de ser feita a usucapião do terreno/casa sim, passando assim por um processo de regulariazação, que lhe deixará mais segura. No entanto, a cada caso, são muitas as variáveis a serem analisadas para que as reais possibilidades sejam apuradas. Aconselho que consulte um advogado especialista em direito imobiliário da sua região, para lhe dar as orientações com exatidão.
Olá Aline! Por se tratar de herança, existirem outros herdeiros, e o fato de seus tios terem cedido a posse para você, eles podem contestar o pedido de usucapião, argumentando que sua ocupação foi permitida e não exerce posse com ânimo de dono. É bem difícil você conseguir, mas, como cada situação tem suas particularidades, sugiro que consulte um advogado especialista em direito imobiliário para analisar o seu caso em detalhes e lhe dar uma resposta com exatidão.
Primeiramente, parabenizar pelo vídeo excelente. Posso dar entrada no usucapião de um bem imóvel urbano mesmo tendo outro, porém ainda financiado pelo banco do Brasil? Obrigado.
Obrigado Genilson! É difícil te responder algo sobre isso de forma segura sem conhecer bem a situação. São tantas as teses e modalidades a serem escolhidas, que o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em usucapião ou direito imobiliário. Ele vai conseguir, caso sua situação cumpra todos os requisitos, encontrar a opção que permita a usucapião, uma vez que algumas delas realmente permitem que já tenha outro imóvel.
No caso que eu permitir que meu irmão morasse no terreno que está no meu nome. Eu comprei eu paguei e cedir para um irmão construir uma casinha. Ele paga a água e luz da casa , mas eu pago IPTU de todo meu terreno. Sei do usucapião, mas permitir porq é irmão. Não poderia deixá-lo jogado. Porém, sei da má fé das pessoas. Eles sempre tentam construir uma casa em cima, mas nunca deixo. Isso é fazer oposição à posse? Eles podem vender ou alugar esse imóvel?
Olá Polytiana! Não. O fato de você não deixá-lo construir uma casa sobre a dele não caracteriza oposição à posse. A comprovação dessa oposição se dá com o ingresso de uma ação petitória/possessória. Sobre sua segunda pergunta, se na matrícula do terreno você é a proprietária, eles não podem vendê-lo. Aconselho que você busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para lhe orientar sobre como se proteger de uma eventual ação de usucapião. Vale a pena fazer isso para não correr riscos.
Boa noite . Minha mãe comprou uma casa faz 21 anos . Essa casa fica ao lado de um terreno que é usado como depósito. Atualmente minha mãe resolveu vender o imóvel. Todavia o dono do depósito diz que a casa toma 50 centímetros do terreno dele. Seria passível uso capião ?
Olá Alcimar! Pelo prazo relatado em seu comentário e pela cenário descrito, há sim chances de sucesso em uma ação de usucapião. principalmente se por esse período de 21 anos, o proprietário do depósito não notificou sua mãe ou não se manifestou de alguma outra forma sobre a área construída que invadiu o terreno. O melhor caminho é entregar todas as provas (carnês de IPTU antigos com a área construída, planta aprovada, data de construção e habite-se) nas mãos de um advogado para que ele lhe oriente como prosseguir.
No caso minha família quer vender a casa , mas eu moro aqui a mais de 15 anos( essa casa era do meu avô) e minha família quer vender ela é dividir pra família . Mas eu só tenho ela eu posso usar o usucapião?
Olá Miguel! Casos que envolvem herança e usucapião são bem complexos, afinal, quando há mais de um herdeiro, há interesses diversos e cada situação é bem específica. Quando não há oposição de terceiros (no seu caso, dos outros herdeiros), o processo tende a ser mais tranquilo, mas pelo que relatou, não é esse o caso. O ideal é que faça uma consulta com um advogado especialista nessa área e exponha detalhadamente todo o contexto familiar e documental do imóvel, para que seja feita uma análise sobre suas chances de sucesso.
Nada o impede de tentar, mas as chances de sucesso são realmente remotas quando há resistência em casos de herança. Além disso, os desgastes financeiro e familiar nem sempre valem a pena.
@Vida de Corretor essa situação é similar a minha... por mais que o imovel seja herança dos filhos, moro há mais de 10 anos na casa (por desejo dos meus pais). Os meus irmãos (hedeiros) nunca se opuseram enquanto meus pais estava com vida a essa decisão. Depois da morte posso obter a casa por usocapiao ja que durante esses mais de 10 anos morei, fiz reforma e zelei por essa casa mesmo que agora ALGUM DOS meus irmãos queram vender a propiedade?
Boa noite caro amigo Vendo relatos aqui queria pedir uma opinião sobre meu caso por gentileza Desde os anos 90 morava com minha mãe e irmão na residência que esta em nome do meu falecido avô materno, minha mãe tem mais 2 irmãos que sempre concordaram com nós morarmos na residência pq eles já tinham suas casas próprias no decorrer dos anos a casa foi divida em 2 pq casei primeiro, e posterior meu irmao casou e construiu a casa dele no piso superior totalizando 3 casas 1 minha e 1 da minha mãe no térreo, sendo que a do piso superior do meu irmão ocupa o espaço das 2 que são no térreo que como citado era uma única casa, desde que ele construiu sempre cuidei de toda parte térrea, bem como melhorias reformas e pinturas comprovadas por fotos no decorrer dos anos e minha mãe sempre falava que a parte térrea era minha e a parte superior do meu irmão... Eis que em abril de 2022 infelizmente minha mãe veio a falecer e começou toda a confusão, meu irmão quer contestar a metade da casa térrea que era da minha mãe alegando que a dele ele construiu com o dinheiro dele e que a térrea nos teríamos que dividir ou seja ele quer 75% da casa, nisso ele já envolveu meus tios querendo comprar a parte deles e acho q ele está literalmente comprando eles para me tirar de lá, até onde sei teria que ser feito 1 inventário do meu avô para os 3 filhos dele, e uma das partes que seria a da minha mãe para eu e meu irmão Tenho receio que meus tios vendam a parte deles para meu irmão e eles juntos queiram me dar um valor muito abaixo para me tirar de la alegando estarem comprando minha parte.... De todos eles sou o único que trabalho informalmente, não tenho bens em meu nome Moro com minha esposa e filhas na parte que até então possuo da casa Tenho em posse todas as contas de água, luz, telefone e IPTU da casa em nome da minha mãe de todos esses anos e tmb fotos de melhorias e reformas feita na parte externa da casa e na parte térrea Não queria ter que sair da casa, ou ter que aceitar um valor injusto ao que eu teria direito da parte da casa... Oq devo fazer para não ser pego de surpresa e ter que sair da casa que morei e cuidei minha vida toda sem ter pra onde ir com minha família.? Me de uma luz pfv!!!
Olá! A primeira coisa a fazer é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário e herança para analisar em detalhes todo esse cenário por você descrito. De fato, o "normal" é que seja feito o inventário de seu avô para que a propriedade do imóvel seja dividida entre os herdeiros conforme você relatou, no entanto, há muitos casos em que herdeiros que cumpriam todos os requisitos da usucapião conseguiram a propriedade do bem. Uma particularidade do seu caso, é que você e seu irmão dividem o mesmo imóvel (mesmo sendo casas independentes, devem estar na mesma matrícula), e isso pode tirar de você o requisito de posse exclusiva do bem, que é imprescindível para a usucapião. O melhor caminho para não ser pego de surpresa, é consultar um advogado especialista o mais rápido possível. Lembre-se de levar toda a documentação e tudo que comprove seu relato para que tudo possa ser de fato analisado.
Olá! Na modalidade extraordinária não há esse limite de 250m² e você pode ter outro imóvel no nome. Vale ressaltar que são mais de 30 modalidades de usucapião, e, por isso, o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobiliário para que seja feita a análise de qual a melhor modalidade para o seu caso específico, afinal, a escolha errada da modalidade de usucapião, pode atrapalhar bem os planos.
Amigo, estou a 9 em uma casa, a dona faleceu a 2 anos e n tem herdeiro direto só 3 possíveis sobrinhos que n estão registrado no nome do irmão dela e primos. Soube que ninguém está correndo atrás dos imóveis. Pago água e luz e estou correndo atrás pra pagar o iptu que está 2 anos sem pagar. Tenho algum direito ?
Olá! Você está há 9 anos nesse imóvel? Se for esse o caso, é preciso analisar de que forma foi construída sua relação com essa casa e com a falecida proprietária. Se os requisitos para usucapião forem cumpridos, há sim a possibilidade. O melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobiliário para analisar os detalhes da situação, e assim, lhe dar as devidas orientações.
sou estudante de direito e essa foi a melhor explicação que eu já vi
Obrigado pelo elogio Julia!
Sou estudante do 6° semestre do curso de direito e foi a melhor aula que assisti . Um conteúdo completo em poucos minutos . Parabéns!
Muito obrigado Rosy!
A área total ocupada para a usucapião especial coletiva deve ser superior a 250 metros quadrados. Além disso, a área ocupada por cada possuidor deve ser inferior a 250 metros quadrados
É um assunto de interesse de tantas pessoas que estão ameaçadas de perderem seus bens imóveis.... Obrigada.
Eu que agradeço sua atenção Maria de Fatima!
Vistoria antes de pegar as chaves...agora estamos esperando a vistoria para reforma e entrega da quitacao donimove
.Escritura publica do Sao Rafael 2 nnao aconteceu ainda 😢😢😢😢😢 qual foi a omissao ???? usucapião ou Evento para vistoria e entrega da documentacao final 🕵️🏠👩🌾👩🌾👩🌾👩🌾👩🌾vidadania 🕵️🏠 Brasileira
recebi uma herança de uma fazenda de meu pai. também receberam dois irmãos; uma irmã e um irmão. somente quem arca com todos os custos financeirose altos de manutenção sou eu meu irmão e minha irmã não arca com nada e abandonou os cuidados a propriedade. posso entrar com esse instrumento de usocapião ? já faz 10 anos que ela abandonou...
Pode sim.
pode pois ela abandonou
Se não paga os tributos e acumula dívidas perde.
Sim e quando o terreno não tem escritura e a pessoa esta a mais de 40 anos la e fez muitos benefícios é dela ne claro
indico a leitura do livro de usucapião do professor Julio Cesar Sanchez, editora Mizuno. referência em Usucapião no Brasil.
Olá Dalila!
Não só tenho o livro para consultas, como sou consumidor assíduo do conteúdo do professor.
Vou colocar o link do livro dele aqui na descrição do vídeo para quem se interessar.
Agradeço a indicação!
Realmente isso acontece diariamente Brasil a fora! São muitos tipos de usucapião, na prática tem que ser analizado precisamente para não fazer besteira e acabar prejudiciando o cliente. Relevante as dicas.
Olá!
A assessoria jurídica correta é realmente essencial.
Ao contrário que muita gente pensa os juízes são os que fazem mais merda na vida dos outros tirar oque um comprou com suor e da pra pilantras.
Esse vídeo é ótimo, me abriu muito a mente.
Obrigado Onofre!
Sim a casa é de quem comprou o terreno , pagou pela escritura , trabalhou para construir ,pagou para ter a obra legalizada , pagou ,taxa de instalação de agua e luz ,alem da iluminacaoy publica e iptu ,tudo isso durante uma vida por tanto absolutamente ninguem pode ocupá e requerê algo que naoy trabalhou para cpnstruir.
Olá Francisco!
O assunto é realmente polêmico.
Se analisarmos a usucapião, formal ou moralmente, sempre chegaremos à "posse injusta".
@@VidadeCorretordeImoveis com certeza e caso o proprietário desapareça ou realmente abandone o imóvel um herdeiro tem o direito e o devê cuidá e regulariza.
@@franciscomorais3215 ent eu moro em uma casa alugada a 20 anos e o dono faleceu e ngm reclama aqui, a casa já e minha? Caso entre nesse processo, mas continuo pagando tudo q tem q pagar pro governo e aluguel Tbm
@@MegaManuelestrada eu não vejo como sua e sim como hera para os parentes claro que ninguém buscá a posse do imóvel ela continuará em seu poder mas para que ela realmente se torne sua teria que ser comprada e abater os valores somados dos quais você usou para manter o imóvel .,Ou que alguém da familia com o devido poder lhe ceda o imóvel e lhe permita transferir à escritura para seu nome tornando assim uma ação legal de transferência de um bem sem compra ou venda.
Na questão do usucapião só a lei lhe dirá por que sou totalmente contra qualquer manobra que beneficie esta prática.
@@franciscomorais3215 ah sim
Olá
Sobre a casa/terreno que eram dos meus pais falecidos.
Tentarei dar contexto ao comentário...
Desde sempre eu e minha mulher moramos em casas cedidas por parentes, nos últimos 4 anos estou morando na casa que fica no terreno de uma cunhada pois minha mulher precisava cuidar do pai que também morava conosco, porém ele faleceu a pouco tempo e agora precisamos sair de onde estamos. Fomos expulsos praticamente.
Estamos sem ter para onde ir.
Sobre a casa que pertencia aos meus pais, tenho uma cunhada viúva, esposa do meu irmão que também é falecido, que mora lá.
Já morei lá a uns 19 anos atrás junto com meu irmão e essa cunhada, mas tive que sair por conta de brigas que acontecia e precisava criar meus filhos em uma casa maior e mais tranquila, com isso me mudei e trabalhei como caseiro durantes uns 6 anos. Desde então começou a saga de morar na casa de parentes por alguns períodos.
Mas agora estou velho, 66 anos, sou aposentado com 1 salário mínimo e 1 perna deficiente, resultado de uma paralisação infantil que sofri, dito isso, não tenho mais para onde ir a não ser a casa que pertencia aos meus pais. Meus outros 4 irmãos estão de acordo com que eu more lá, pois eles já possuem casa própria.
Desde sempre tive contato com as pessoas que moram lá ( atualmente só a minha cunhada viúva e um neto dela ) e sempre deixei claro que me mudaria pra lá assim que conseguisse ter uma condição melhor para construir ao menos um banheiro, mais um cômodo e pagar instalação de água e luz separados para não haver problemas.
A uns 3 anos atrás, pedi pra que minha sobrinha que moravam lá com o marido saíssem da parte onde pretendo me mudar agora.
Agora preciso sair de onde estou e tenho condição de fazer isso.
Quero saber é se eu realmente tenho direito de morar lá, pois fui conversar com a viúva do meu irmão e os filhos deles, eles não gostaram muito da idéia, porque de fato, eles querem tomar posse. Tentamos resolver conversando amigavelmente.
A casa possui 5 cômodos e um banheiro e antigamente era dividida.
Não estou querendo tirar minha cunhada de lá, até porque ao meu ver ela tem direito de morar lá por ter ficado tantos anos e por ser viúva do meu irmão. E ela sempre soube que assim que fosse possível eu iria pra lá. Só preciso que me cedam o espaço que existe, para poder fazer a construção e não ter mais que ficar me mudando na velhice.
Sobre o imposto, enquanto eles moram lá o IPTU ficou por conta deles, mas já cheguei a pagar algumas vezes...
Se puderem me dar alguma resposta
Se eu precisar ir no fórum tenho alguma chance?
Ou se eles recorrerem ao usucapião irão ter vantagens e poderam me barrar lá?
Olá Juliano!
O melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobiliário/inventário. É preciso analisar melhor toda a situação, mas todos os envolvidos em seu relato (você, seus irmãos, sua cunhada e sobrinhos) são herdeiros do imóvel que era propriedade de seus pais, e desta forma, todos têm direito a um percentual igual do imóvel.
Procure um advogado junto com seus irmãos para ao menos entender as questões legais da situação, pois pelo que relatou, você tem tanto direito sobre o bem, quanto todos os outros.
Boa tarde! A minha tia quer fazer o usucapião de um terreno de herdeiro. Ela simplesmente alegou no usucapião que ela é dona de todo o terreno (até onde nós moramos há 20 anos). O pior de tudo é que ela não falou com nenhum irmão e nós descobrimos por terceiro. Como ela não mora em nossa casa, ela não consegue fazer o usucapião, né? Só é possível fazer o usucapião quem mora no imóvel, certo?
Olá Stefany!
Entre os requisitos necessários para a usucapião, está a posse exclusiva do bem, e pelo seu relato, não é o caso da sua tia. No entanto, para fazer qualquer afirmação é preciso analisar em detalhes a situação.
O melhor a fazer para evitar qualquer problema futuro, eliminar todas as dúvidas, e para que todos garantam seus respectivos direitos, é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar toda a situação documental e de todos os envolvidos.
Olá
Minha vizinha mora no quintal de família ela mora mais de 20 anos no mesmo terreno na mesma casa tem dois filhos maior de idade já seu marido faleceu pois o terreno mora mais três da família parque do marido o imposto IPTU está atrasado ele já fez vários acordos na prefeitura os herdeiro não entra no acordo para poder pagar o imposto no caso essa minha vizinha ela pode colocar os impostos em dia e tomar posse do terreno no caso do imóvel
Muito bom o ensino.
Muito obrigado Cristiano!
Ótima explicação
Muito obrigado Everton!
Indico o livro Usucapião do professor e escritor Julio César Sanchez. Fantástico ! são mais 36 espécies
Oi Ana Paula! Agradeço a indicação!
Conheço o trabalho do Prof. Julio César. É de fato uma valiosa fonte de informação sobre o assunto.
Ótimo vídeo, excelente explicação !
Muito obrigado Dan!
Adquiri um terreno de 1000 em área urbana, com contrato de promessa de venda, não tenho outro imóvel, vou construir uma casa que já está em projeto.. posso entrar em uso capiao especial rural?
Boa noite . Tenho um terreno de herança que foi ocupado irregularmente , só que só fui descobri agora , mas está com todas as documentações antigas da compra . A pessoa pode pedir usucapião ?
Olá!
Se os requisitos necessários forem comprovados, o ocupante do imóvel pode sim ingressar com a ação de usucapião e ter sucesso.
Aconselho que busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar toda a situação, e se for o caso, notificar formalmente a pessoa que ocupa o imóvel.
Vale a pena se mexer e não deixar para depois.
alguém consegue tirar uma duvida por favor ? Moro no imóvel a um pouco mais de 10 anos, pago aluguel ao proprietário, pago o IPTU esta tudo em dia, o proprietário pediu no terreno um valor X porem eu nao tenho esse valor, e nao é possível financiar pela caixa pós existe uma casa nesse terreno que é onde eu moro, só que a casa nao tem documentação, apenas o terreno, ao longo desses 10 anos o proprietário nao fez nenhum tipo de manutenção na casa, a casa tinha graves problemas de infiltração, um dos quartos alagava em épocas de chuva, pelo período e por nao ter manutenção a casa estava praticamente caindo, o proprietário se recusou em fazer as manutenções e as reformas, então eu mesmo fiz com o meu dinheiro. Gostaria de saber, se o usucapião é utilizado nesse caso e como devo prosseguir ?
Olá!
Se o contrato está ativo e o aluguel continua sendo pago normalmente, você não terá sucesso em uma ação de usucapião.
Se o proprietário tivesse sumido, e você tivesse sido "esquecido" no imóvel, aí sim poderia ter sucesso, mas com o contrato ativo, você não cumpre os requisitos necessários para a usucapião.
Otima explicacao, mas como corretor (e eu como compradora) senti falda da informação: quais os riscos de comprar um imovel que está em usucapião?
Olá Karina!
Se o imóvel está em processo de usucapião, enquanto todos os trâmites não forem concluídos, há riscos para o comprador, já que não há garantia de que o imóvel será declarado como propriedade do requerente. O imóvel pode permanecer sob a titularidade do proprietário original (constante no registro de imóveis), caso o processo seja negado.
Depois de concluído o processo, se o requerente realmente já constar na matrícula como proprietário do bem, o fato de o imóvel ter passado por um processo de usucapião, não adiciona riscos à negociação. Pode fazer a compra normalmente.
Esse video me foi muito útil! Estou começando um projeto em minha cidade que precisa de espaço físico para funcionar como uma sala de atividade; há um espaço que eu sempre estive de olho, ainda mais por estar completamente jogado ao tempo... Penso muito em reformar e dar um uso novo para o espaço, porem possuo medo de me complicar juridicamente; motivo pelo qual cheguei ao vídeo
Olá!
Realmente não é tão simples e existe sim o risco de você perder algum investimento que venha a fazer no imóvel caso seja obrigado a sair, afinal, para configurar a usucapião, todos os requisitos devem ser cumpridos.
Folgado hein, compra um terreno uai.
@@deborahester um comentário pouco astuto Débora... se fizesse alguns cálculos básicos teria a percepção que, na vida, investir em um terreno/casa não é tão válido quanto em outras oportunidades.. Além de que, dependendo do serviço a ser ofertado, a região pode ter seu valor aumentado, gerar trabalhos e mudar realidades... Então, respondendo seu comentário, acho que não é interessante comprar um terreno no momento
@@moacy600 ah mas invadir aquilo que não é seu é investimento né, astuto é você , assim é muito fácil né
@@deborahester gata, veja o vídeo, tem amparo em lei, e com os devidos cuidados vc consegue evitar de se afundar.. e se vc é tão contra, não sei porque está assistindo a este conteúdo 😹
excelente
Muito obrigado Ricardo!
Estava pesquisando e adorei o video, tenho uma pergunta: uma casa cujo inventario ainda nao tenha sido feito, pode ser vendida como usucapião e a pessoa aue comprar por um valor mais em conta pode fazer todo o processo de regularização do bem?
Olá Mariana!
Sim, uma casa cujo inventário ainda não tenha sido feito pode ser objeto de usucapião, desde que preencha os requisitos legais para isso.
Mas atenção! A usucapião é um meio de adquirir (não é uma relação de compra e venda) a propriedade de um bem através da posse prolongada e ininterrupta, cumprindo certos requisitos estabelecidos pela legislação.
Aconselho que busque o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário para analisar devidamente a situação.
Eu comprei um apartamento de CDHU em 2011, de uma responsável financeira do imóvel e não dona, eu tenho os contratos de gaveta tanto da responsável financeira quanto da dona, tem a assinatura dela nos 2 contratos. O apartamento está quitado a antiga proprietária mora no nordeste, eu falei com a filha dela guardei um dinheiro e iria combinar com a antiga proprietária de ela ceder uma procuração pra transferir o imóvel pro meu nome. Acho que ela pode fazer tudo isso no nordeste mesmo. Ela recusa se a fazer isso. Reforço o imóvel já está quitado e eu não sei como resolver esse problema.
Você pode procurar diretamente a CDHU para que lhe orientem, ou, se for possível, buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário.
Eu comprei uma posse de terreno com mais de 20 anos do morador anterior. Eu moro a 8 anos. aterrei murei e construí uma casa onde moro com meu filho e meus netos. Dei entrada no usucapião. O juiz indeferiu .meu advogado recorreu. Caso eu perca novamente. Vou perder tudo q gastei e construí?
Olá Luciana!
Caso haja em andamento alguma ação para retomada da propriedade, e, por decisão judicial, você for obrigada a sair do local, você pode sim perder o que foi investido.
Sugiro que entre em contato com um segundo advogado (especialista em direito imobiliário) para ouvir uma segunda opinião e analisar o status do seu processo de usucapião. Se, de fato você tem direito sobre a propriedade, vale a pena para tentar encontrar uma saída.
Bom vídeo esclarecedor tenho uma dúvida minha família tem a pose de uma roça que meu avô tinha a posse posse essa a mais de 20 anos depois repassou essa posse para os filhos a mais de 10 anos agora apareceu um neto do antigo proprietário dizendo que comprou essa roça do avô dele. Como devo fazer para não ficar sem direito a essa roca
Olá Michel!
O melhor a fazer é juntar todos os documentos que comprovam seu relato (até fotos podem ajudar), e buscar o auxílio de um advogado, de preferência especialista em direito imobiliário.
Ele poderá analisar se todos os requisitos foram cumpridos para a usucapião.
Se preferir, você pode ir até um tabelião da sua cidade. Ele poderá te indicar o melhor caminho.
Se durante todos esses anos os proprietários não se manifestaram sobre a posse do bem e sua família cumpriu todos os requisitos, há chances de terem sucesso sim.
Mas reforço: tudo depende de uma análise criteriosa da situação.
Aula maravilhosa, obrigada!!!
Eu que agradeço sua atenção Yasmin!
Professor. A 13 anos comprei um terreno com escritura de seção de posse e contrato de compra e venda.
Não conseguia desmembrar de forma alguma o terreno. Até q em 2016 entrei com usucapião. Agora em 2020 apareceu a mulher do cidadão que me vendeu o terreno e o processou e ganhou a sentença. Agora está com trânsito julgado.
Segundo a sentença, ela tem direito a 50% do terreno. Hoje aqui, moramos 4 famílias e são quatro casas muito bem construídas.
O que eu poderia fazer nesta situação?
Eles se separaram 2 anos após ele me vender o terreno, mas só tenho contrato e escritura de seção se posse, e o processo de usucapião que entrei em 2016. Obrigado.
Olá!
É uma situação complexa que precisa ser analisada e acompanhada de perto por um advogado especialista em direito imobiliário.
Junte todas as provas da compra (contrato, etc.), e veja com um advogado qual a situação da ação de usucapião de 2016.
Esse é o único caminho para você se prevenir. Não demore para buscar aconselhamento jurídico.
@@VidadeCorretordeImoveis eu já estou fazendo isto. Obrigado.
Comprei um terreno construir uma casa grande já estamos vivendo aqui á doze anos quando fomos regular documentos da casa descobrimos que está membrana com o terreno do vizinho,e ele registrou o terreno inteiro no nome dele o cartório e a prefeitura ñ pode fazer nada se ele ñ assinar ele tem nos ignorado a muito tempo ñ tendo interesse nós pagamos o IPTU como proceder?
Olá Janaína!
O caso por você relatado é bem complexo.
O primeiro passo é juntar toda a documentação que você tiver, solicitar ao cartório uma matrícula atualizada do imóvel (que o vizinho registrou) e consultar um advogado especialista em direito imobiliário.
Se o vizinho se recusa a conversar sobre o assunto, e se ele reside no terreno ao lado (mas que na matrícula é um terreno só), a solução provavelmente será dada através de vias judiciais.
Boa noite minha sogra de uma parte da área dela pra meu esposo construída uma casa isso já faz 31anos não tem documento nenhum qual o melhor jeito de fazer um documento com menos gastos usucapião ela já falou pra meu esposo fazer o documento que ela assina me ajude por favor
Olá Iraci!
O melhor a fazer é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para ver qual o melhor procedimento para regularizar esse imóvel.
É necessário analisar muitos fatores para lhe dar uma resposta exata sobre o melhor caminho a ser seguido. Assessoria especializada nesse caso, vai poupar tempo e dinheiro.
Quando se diz que a posse seja mansa e pacifica. Eu comprei um lote. Ha uns 4anos e meio. Estava regularizando pela pref. Se eu usocapir e a pref der a posse pro ex dono tem problema... Tenho ctt com ex dono inclusive...
Olá tenho uma dúvida eu contruir minha casa nos fundos da casa dos meus pais assim como mas 2 irmãos minha mãe já é falecida moro na casa a mas de 20 anos pago água luz e IPTU moro todo esse tempo com a posse mansa pacífica será que teria direito ao usucapião mesmo tendo mas herdeiros me responde por favor forte abraço.
Olá Fernanda!
É preciso analisar toda questão documental do imóvel (do terreno) e toda a situação para lhe dar essa resposta.
Pelo que entendi, outros irmãos também construíram no terreno, o que pode comprometer a posse exclusiva do bem.
O melhor a fazer é ir até a Prefeitura da sua cidade ou contratar os serviços de um advogado especialista em direito imobiliário, para verificar a possibilidade de desmembramento do lote onde as casas foram edificadas.
Havendo essa possibilidade, o advogado lhe indicará os caminhos para que sua casa se torne sua propriedades, assim como as de seus irmãos.
@@VidadeCorretordeImoveis obrigado muito grata por responder
Meu pai fez uma casa no tereno da minha vo e meu deu pra eu morar com meus filhos mas ele nao passou pro meu nome a gora depois de 10 anos ele quer que eu saia da casa, tenho direito na casa ???
Olá Marcos!
De acordo com seu relato, em uma ação de usucapião, dificilmente terá êxito.
Sugiro que consulte um advogado especialista em direito imobiliário/herança/família para analisar especificamente o seu caso e verificar se tem algo que lhe garanta o direito de permanecer no imóvel.
Eu gostei muito ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Obrigado Francisco!
Video bom! mas incompleto.. ele nao falou da usucapiao especial familiar e indigena.
Muito obrigada!
Eu que agradeço a sua atenção Clemilda!
Comprei uma casa ja estou a 5 anos , porem a mesma nao possui títulos
Boa tarde tenho uma dúvida minha mãe teve um Avc em 2015 e ficou em modo vegetativo durante 4 anos e faleceu em 2019 eu tenho a curatela dela cuidei todo o tempo dela a casa não tem escritura tem com entra com usucapião
Olá Janaína!
A possibilidade existe.
Para saber exatamente qual caminho seguir para regularizar a situação, o ideal é juntar toda a documentação que tiver (contrato de compra, impostos pagos, contas de energia/água, etc.) e consultar um advogado especialista em direito imobiliário. Ele é o melhor profissional para lhe orientar a respeito da modalildade de usucapião ideal para seu caso.
Boa noite. Meu bisavô que hoje é falecido comprou um terreno do vizinho e ele faleceu e a esposa(viúva) dele está querendo uma parte (um terreiro) do terreno, mas moramos ali mais de 20 anos que tinha uma casinha velha e agora construimos a casa do outro lado do terreno e na época meu bisavô comprou o terreno do vizinho e agora a viúva fala que é dela, que na época só foi emprestado $1500,00.
Temos posse nesse terreiro, o que devemos fazer?
Por favor me responde. Eu agradeço.
Olá Gennifer!
A primeira coisa a fazer é reuniir todos os documentos que comprovam desde a posse nesses mais de 20 anos até qualquer documentação relacionada à compra do imóvel, e buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário. Somente esse profissional, analisando toda a documentação e toda essa questão da posse poderá lhe orientar de forma exata sobre como proceder.
Vale a pena pagar uma consulta para entender a situação, os riscos e ficar seguro sobre o próximo passo a ser dado.
Assim entendi, muito obrigada pela ajuda!!!
Boa noite. Eu comprei uma chácara tenho um contrato de compra e venda registrado em cartório. Efetuei a compra em 2012 . Já fiz uma casa lá plantei e vou lá duas vezes por mês cuida do imóvel. Apareceu uma pessoa com um documento alegando q e dono do imóvel esse documento fala q ele comprou em 1990. Eu pago condomínio do imóvel já comprei a pena de água do condomínio . Gostaria de saber oque posso fazer? Pois tenho 11 anos que comprei e tô cuidando
Olá José!
Se há 11 anos você já tem esse comportamento de proprietário conforme relatou, se as taxas de condomínio e de contas de consumo (água, energia) estiverem em seu nome, há reais chances de você ter sucesso em um eventual processo de usucapião.
É importante que durante esse período, a pessoa que agora apareceu com o tal documento, não tenha te notificado e/ou manifestado sobre ser ele o proprietário do imóvel.
O melhor caminho é se dirigir até um advogado especialista em direito imobiliário para que a análise de todos os documentos seja feita e o caminho para o processo seja traçado (leve até ele o contrato de compra, as contas pagas em seu nome, fotos, e tudo que comprove seu relato sobre os últimos 11 anos).
Espero ter ajudado!
Eu indico a leitura do livro Usucapião do professor Julio Cesar, referência no Brasil em Usucapião e regularização de imóveis
Oi Ana Paula!
O link do livro está na descrição do vídeo.
Ótima recomendação!
Muito bom o vídeo, posso comprar uma parte de um terreno de alguém que obteve o terreno com usucapião?
O que preciso caso seja possível?
Muito obrigado
Olá Richard!
Sim. A aquisição pode acontecer normalmente.
Precisa apenas conferir se toda a documentação está em ordem e se o processo de usucapião de fato foi encerrado.
Busque o auxílio de um profissional para fazer as devidas análises, evitando assim problemas futuros.
Se pude tirar uma dúvida agradeço muito
Eu e meu marido moramos em um sítio que tem casaram do patrão e a nossa casa bem menor qie moramos nela ele ja trabalha fichado nesse sítio a 15 anos, porém a conta de luz é tudo junta e chega no nome do dono do sítio, eles alegam que pelo tempo de trabalho dele aqui a casa ja é nossa porém não passa para o papel, queremos reformar a casa pois os donos não ligam, mas temos medo de gastar e não termos direito de ficar com casa, isso cabe usucapião?
Uma observação é que o sítio tem um problema no governo q não sabemos direito mas não pode ser vendido, eles os donos só podem usar entre ele e os familiares.
Olá Lais!
Pelo seu relato, devido a vários fatores, é bem difícil ter sucesso em uma ação de usucapião.
Se de fato os proprietários têm interesse em deixar a casa para vocês, mesmo havendo problemas documentais/legais na propriedade, o melhor a fazer é buscar o auxílio de um advogado para tentar encontrar uma maneira de documentar a doação.
Reforço que é preciso fazer uma análise minuciosa de todas as questões envolvidas para verificar quais são as reais possibilidades.
Sobre investir algum valor no imóvel antes de fazer essas consultas e ter algum tipo de garantia, realmente pode ser bem arriscado.
Olá, minha mãe comprou uma casa de 90 m2 em um terreno de 13,5×7,5 através de um simples contrato de compra e venda, pois os 9 filhos herdeiros do imóvel ñ fizeram um inventário dos bens que o pai deles tinham que na vdd era uma área de 1 hectare de terreno urbano. Todo ano ela paga IPTU do imóvel e agora dps de passados 10 anos pós compra ela deseja registrar uma escritura, pois esta c/saúde debilitada e gostaria de deixar a casa p/mim e minhas duas irmãs em usos e frutos em sua ausência. A pergunta é! Ela conseguirá fazer tal escritura, sendo que a antiga escritura desta área total de 10.000 m é datada em 1965, a cidade possuía outro nome e ñ havia cartório de notas neste município na época em que o falecido comprou as terras, a escritura fora feita em outra comarca de registro e notas, até msm só existia apenas um trio de terra onde hoje é a rua q dá acesso a frente da casa constada no papel de compra e venda. Será que para legalizar esta papelada ficará mais caro que o imóvel😬😕
Olá Uanderson!
Se o IPTU está sendo pago, significa que perante o município, o imóvel existe.
Aconselho que imprima a primeira folha do IPTU, leve até o cartório de registro de imóveis de sua cidade e solicite a matrícula atualizada desse terreno de 1 hectare. Caso a matrícula não tenha sido aberta ainda na comarca da sua cidade, será preciso solicitar ao cartório da cidade onde o registro foi feito.
Com o IPTU, matrícula atualizada, contrato de compra assinado pela sua mãe, e documentos pessoais (da sua mãe) em mãos, vá até o tabelião de sua confiança para verificar os procedimentos para que uma escritura seja lavrada (são muitos os pontos a serem analisados para responder se pode ou não ser escriturado nesse momento).
Pelo que entendi, sua mãe comprou uma pequena fração desse terreno e a lavratura dessa escritura pode não ser tão simples.
Quanto ao valor a ser gasto com a documentação, tudo é proporcional ao valor do bem. Normalmente, para escriturar, pagar o ITBI e registrar, gasta-se entre 4% e 6% do valor da transação.
Como a área pode não ter passado pelo necessário processo de inventário, pode ser necessário o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para te orientar com exatidão e te poupar tempo e dinheiro.
Se me permitem, neste teu caso, precisa analisar primeiro qual foi o ano que sua mãe adquiriu esse terreno e se já tem período de posse suficiente para usucapir. Identifica em qual zoneamento está situado o imóvel e quais as diretrizes urbanísticas mínimas nessa região. Se der pra desdobrar, pode ser que abrir o inventário e desdobrar seja mais rápido pra regularizar. Porém, se não tiver área mínima, como não houve o inventário, o melhor caminho PODE SER a usucapião mesmo, mas precisa analisar com cautela pra ter certeza!!
Boa tarde, minha avó faleceu à 13 anos e nenhum dos irmãos da minha mãe até então quiseram a casa já que eu e minha irmã éramos crianças. Agora, uma de minhas tias está falando em vender. A casa não tem inventário ainda, mais durante esse período minha mãe fez reformas, água e luz no nome dela. O sr acha que teríamos sucesso ?
Olá Maria Helena!
Cada caso é um caso e são muitas as modalidades de usucapião. Caso tenham durante esse período tido a posse exclusiva da casa, não pode ser descartada a possibilidade.
Aconselho que consulte um advogado especialista em direito imobiliário, leve até ele todos os documentos e provas que tenha, para que faça a análise dos detalhes da sua situação, e assim, te dê uma resposta segura, sobre haver ou não chances de sucesso em uma das modalidades de usucapião.
Meu marido sobre um empréstimo de um conhecido deu a escritura do terreno da nossa casa como garantia e moramos aqui a vende anos a pessoa não devolve o documento registrou no nome dela como fosse vendido mas sabia que não era vou perder nossa casa sem direito a nada
Olá Leoneti!
É preciso analisar o registro que foi feito para entender exatamente a situação.
O melhor a fazer, é, o quanto antes, bucar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para lhe orientar sobre o que fazer, e sobre quais são de fato os riscos de vocês perderem esse imóvel que foi dado em garantia.
Não deixe para depois.
Gente, q raça ruim hein! E o empréstimo já foi acertado e não devolve o documento !? Q cilada..gente d má fé.
Bom dia , tem um terreno que o proprietário faleceu e nao deixo pra ninguém, e ta abadonado ja faz 20 anos tem como eu fase isoo ?
Olá Ramon!
É preciso cumprir todos os requisitos que foram falados no vídeo para ter sucesso em uma ação de usucapião. Se o terreno está abandonado e você não o utilizou de alguma forma nesses 20 anos, não há como ter sucesso em uma ação.
Folgado hein, invés de tentar comprar já quer logo tomar posse do que não é seu
Perfeito! Gratidão amigo Marcelo!
Eu que agradeço seu comentário Michelle!!
Moro numa casa que é herança da família do meu marido...ele saiu e eu fiquei morando morando com a minha filha...existe alguma possibilidade da família dele me tirar da minha casa? Construi com ele a casa e ja moro nela faz 9 anos...a família dele nunca reveindicou nada pq o pai dele deixou outros terrenos que ficaram em posse deles...poderia esclarecer minha dúvida por favor?
Olá Cristina!
Pelo seu comentário, é uma situação que envolve aspectos de direito de família e direito sucessório. Como você construiu a casa junto com seu marido e vive nela há 9 anos, há vários fatores que podem influenciar se a família dele pode reivindicar o imóvel.
É uma análise na qual precisam ser consuderados: o regime de bens do seu casamento, o tempo de posse, o fato de ser um imóvel de herança, e ainda, o fato de a família do seu marido não ter reivindicado nada até agora e ter ficadi com outros terrenos, o que pode ser um indicativo de que eles não têm interesse em contestar sua posse. No entanto, sem um acordo formal, essa situação pode mudar.
Há chances sim de voce conseguir formalizar a posse. No entanto, para analisar toda a situação e lhe dar um parecer corretor, o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobliário. É o profissional certo para lhe assessorar.
Nome legal para pilantragem
Oii, nao se pode me ajudar. Eu moro em uma comunidade da minha cidade. E forma que as casas foram adquridas nao foram de alguma forma legal. As pessoas viam o espaco baldio e as ocuparam contruindo casas. Meus pais disserem que moram no mesmo lugar há 30 anos e não houve dono... Eles querem reformar a casa e eu quero utiliza tambem do mesmo espaço. Mas eu gostaria antes de tudo regularizar onde moramos. Eu gostaria de saber o como eu faço para ter uma escritura?... Eu preciso comprar o terreno da prefeitura? Eu enquadro no Usucampião?
Olá Daniela!
O primeiro passo, acredito que seja se dirigir até a Prefeitura da sua cidade e verificar junto à área de urbanismo/planejamento se existe em andamento algum processo de regularização dessa área.
Minha sogra faleceu,ela tinha dado em vida essa nossa casa,mas não passou pro nome do meu marido,meu cunhado assinou um documento abrindo mão da larte dele, pois como eka passou oro nosso nome,ele tinha direito,o que fazer agora,podemos registrar no cartório agora, estamos com o documento da casa, e o documento que ele assinou abrindo mão
Olá Lorenna!
O melhor a fazer é juntar todos os documentos que você tem e levar até o cartório de registro de imóveis. É a melhor forma de saber exatamente qual é o próximo passo a ser dado.
Se a doação não foi formalizada, provavelmente será necessário iniciar um processo de inventário.
Bom dia, então, meu pai faleceu em dezembro de 2010 e em janeiro de 2011 vim morar na casa que era dele, tenho mais irmãos, mas não tenho contato com eles, ninguém aparece pra nada, pra cuidar ou vê como está o terreno / casa, são 2 casas no mesmo quintal, eu morava na casa menor, até uns bandidos dar sinal de querer invadir, aí fiz umas reformas na casa maior e me mudei pra ela, não tenho comprovantes de gastos, porém tenho fotos de como a casa estava caindo aos pedaços, também fiquei um tempo sem poder pagar IPTU, e gostaria de saber se tenho direito ao usucapião?
Olá Camila!
São muitas as variáveis a serem analisadas e muitos os requisitos a serem cumpridos.
Se não há oposição por parte dos outros herdeiros e a sua posse é ininterrupta pelo período exigido, há sim a possibilidade de pleitear a usucapião.
No entanto, somente um advogado especialista em direito imobiliário, ao analisar os documentos do imóvel e entender todo o contexto, poderá lhe dar a certeza sobre valer ou não a pena ingressar com o processo.
@@VidadeCorretordeImoveis entendi, obrigada!
Gostaria de tirar uma dúvida, a minha bisa vó faleceu e deixou uma casa , porém segundo informação a casa foi vendida a mais ou menos 15 anos porém o novo proprietário nunca apareceu na casa que está abandonada e não sabemos aonde anda o documento de compra e venda, sendo a família pode entra na casa e toma posse através do usucapião ?
Olá Cristiano!
Se a venda foi de fato concretizada há 15 anos, e desde então, a casa está vazia, não basta entrar no imóvel e tentar a usucapião. É preciso cumprir os requisitos.
Depois que estiverem morando na casa por anos, agindo como proprietários, e conseguirem comprovar a posse mansa e pacífica durante esse período, aí podem tentar uma ação de usucapião.
Todas podem ser feitas Extra Judicial, no cartório de RGI ? Qual delas pode ser feita no RGI ?
Moro na mesma residenia que nasci ou seja a 36 anos na mesma casa, essa casa é de erdeiro minha mãe e mais 3 tios. Porem ninguem numca me encomodou em exatamente nada, fiz varias melhorias. Quero saber se ha alguma chance se eu entrar como uso capião e ganhar?
Excelente conteúdo! Muito útil, parabéns! Se me permite o complemento. Berrado, sim, é possível requerer a propriedade por Usucapião, sobretudo se a posse está bem consolidada, não há litígio e há provas sólidas. Fiz um artigo sobre o assunto, dá só uma olhada. Espero ter ajudado! blog.rfdsadvogados.com.br/usucapiao-de-heranca/
Olá
Comprei um lote a 17 anos com escritura a uma senhora, mas nao me apressei em passar p meu nome.
No ato da compra Um funcionário da construtora veio para indicar corretamente qual era o lote, mas esse mesmo indicou o terreno errado( ele tava com planta em maos)
Quando ja tinha 8 anos da minha construção a construtora veio com acusação de invasão de terreno.
Nenhuma parte nunca foi pra justiça resolver.
Agora em dezembro a construtora quis colocar placa de venda no horário que eu estava trabalhando, fui la e eles falaram assim: vc arruma qualquer dinheirinho paga e fica tudo certo.( falei que só entrego se me pagar o que eu investi)
O terreno que é o correto, que consta na escritura eu que cuido até hj, murei e capino. (Esse eles nunca contestaram)
Posso entrar com usucapiao dos 2?
Olá Juliana!
O fato da construtora questionar verbalmente e tentar negociar, sem tomar medidas judiciais ao longo desses anos, reforça que a posse foi exercida de forma contínua, fato que pode contribuir para o reconhecimento da usucapião.
O caminho para o terreno no qual construiu sua casa, é reunir documentos que comprovem o tempo de posse, como contas de água, luz, IPTU no seu nome, fotografias, registros de obras, além de alguma eventual declaração ou prova de erro na indicação do lote.
Testemunhas que confirmem sua ocupação também podem ser importantes.
Já o terreno "correto", se você ainda não o transferiu formalmente para o seu nome, há sim chances de ser usucapido, pois pelo seu relato, sua posse foi contínua, o murou, mantém o local em bom estado, e, aparentemente, ninguém contestou essa posse.
O melhor a fazer é contratar a assessoria de um advogado especialista em direito imobiliário, para que a situação seja analisada por completo. Assim, você saberá a viabilidade desses processos e poderá decidir se ingressa com ação de usucapião para os dois terrenos de forma separada ou conjunta, dependendo da estratégia jurídica.
@VidadeCorretordeImoveis tenho muitas provas, até foto de 2011 do Google maps quando ainda estava no alicerce e fotos de muitas fazes de toda a obra.
Muito obrigada mesmo pela orientação.
Deus o abençoe
amei o vídeo, explicação muito eficiente
Muito obrigao Ester!
Boa Tarde Amigo !!!!! Minha Mãe mora em um Imóvel há 21 Anos e o Dono do Imóvel Abandonou o Imóvel há 21 Anos !!!!! A minha Mãe tem Direito do uso Campeão??????
Olá Jorge!
Se durante esse período não houve uma contestação formal quanto à posse, e se essa for exclusiva da sua mãe, há sim chances de ter sucesso em uma ação de usucapião.
O ideal é que busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para saber se de fato todos os requisitos foram cumpridos e em qual modalidade de usucapião, a situação de sua mãe se encaixa.
No caso de uma casa de prefeitura que a pessoa quitou e dpz vendeu a casa, mas a mesma ainda não estava liberada para quitação. E dpz de 7 anos de compramos a casa ainda sem escritura vem os herdeiros querendo a posse da casa. Isso é possível de uso capiao?
Olá Rafa!
Nesse caso, há um documento que comprova a compra do imóvel, e por isso, não como ingressar com a usucapião.
Aconselho que busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar os detalhes da situação, uma vez que, esses imóveis construídos com finalidade social, de fato, não podem ser vendidos antes de um determinado tempo, e isso pode gerar problemas para que consigam a propriedade do bem.
No caso alguém que tenha comprado e tem apenas uma procuração de 16 anos atrás pode fazer a usucapião com a procuração como prova de posse? Obrigada
Olá Eliane!
É difícil responder seu questionamento sem ter acesso à procuração e sem entender todo o cenário de comprovação da posse, e demais requisitos para configurar a usucapião.
O ideal é você levar a procuração e todos os demais documentos e materiais que comprovem a posse mansa e pacífica, até um advogado especialista em direito imobiliário. É o profissional indicado para avaliar todo o cenário e lhe dar as devidas orientações.
Olá eu queria saber assim fiz uma casa a 10 anos já em um terreno abandonado esse terreno e próximo ao um canal que passa aqui na minha cidade então queria saber se posso faz o usucapião?
Olá Emanuel!
Se o seu caso preenche os requisitos para usucapião, você pode ter sucesso sim.
O melhor a fazer é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para analisar a situação de forma minuciosa, e desta forma, lhe dar as devidas orientações sobre como proceder.
Quando meu pai se casou cm minha mãe minha avó deu um pedaço do terreno onde tmbm é a casa dela para ele construir uma Casa, assim foi, são duas casas no terreno dela , a dela e a do meu pai, meu pai morreu, quem tem direito ? Eu como filha ou a minha avó por ser dona do terreno?
Olá Cassia!
Considerando as informações por você relatadas, o imóvel pertence à sua avó, uma vez que ela é formalmente a proprietária do terreno onde a casa foi construída com a permissão verbal dela.
Ainda assim, nada impede que você consulte um advogado especialista em direito imobiliário e se possível com bom conhecimento nas questões hereditárias para lhe dar um parecer, afinal, pelo que relatou, seu pai construiu e se portou como dono por muitos anos.
Essas questões devem ser analisadas uma a uma e todos os documentos que comprovem a posse devem ser apresentados ao profissional competente, para que sejam verificados os caminhos para garantir seus direitos.
Questões familiares e disputas hereditárias carregam um maior grau de complexidade.
Gente tem uma casa na minha cidade ela está completamente abandonada, como eu chego na prefeitura pra saber se ela esta com divida ou nao?
ótimo o vídeo!!
Muito obrigado Wagner!
Excelente!!!
Muito obrigado!
Posso pedir usucapião se sou proprietário de metade dele na matrícula, o outro dono morreu e os herdeiros dele não tem interesse? Quais os custos?
Olá Rafael!
Se atender todos os requisitos, sim, há possibilidade de pedir usucapião.
Para saber sobre os custos e sobre a real viabilidade da ação na situação por você relatada, você deve buscar o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário.
E se o terreno tiver herdeiros ? Filhos do dono originais
Olá Sharon!
Mesmo que haja herdeiros, a ação de usucapião pode acontecer normalmente. Baste que a pessoa que está em posse do imóvel cumpra todos os requisitos.
Na dúvida sobre o que fazer em um caso assim, busque o quanto antes o auxílio de um advogado especialista em Direito Imobiliário.
Olá comprei uma casa do projeto minha casa minha vida; a antiga proprietária não zelava do imóvel e estava vandalizada com muitas coisas danificadas ,foi feito um contrato de compra e venda no cartório,habito no imóve há 4 anos arco com as despesas de reforma,ampliação,taxas de saneamento básico,iptu e a dívida do imóvel com a caixa,porém descobri que essas casas não podem ser vendidas e caso a antiga proprietária faleça fica para seus herdeiros, no entanto a casa no contrato da caixa está no nome dela e às demais contas, a escritura só será entregue depois de dez anos da dívida quitada mas quem paga todas as dívidas sou eu, ela alegava que não queria a casa e tinha deixado abandonada e por isso me vendeu. Posso entrar com usucapião? 😭😕
Olá Luciene!
Considerando tudo que relatou, aconselho que primeiramente, com o contrato assinado em mãos, procure um advogado e verifique o que pode ser feito para minimizar os riscos de possíveis prejuízos, pois eles existem e não sou poucos.
Quanto ao Minha Casa Minha Vida, acredito que seja um imóvel da Faixa 1, que de fato, não pode ser vendido nem locado enquanto não estiver quitado.
Por haver um contrato de compra, o melhor a fazer é não gerar expectativas e nem se acomodar na esperança de um processo de usucapião.
Um advogado poderá lhe ajudar, pelos caminhos judiciais ou extrajudiciais, a tentar dar clareza e documentar esta situação junto à Caixa, e de alguma forma, te tranquilizar em relação ao bem.
Por fim, aproveito para reforçar da necessidade de contar com a assessoria de um bom corretor de imóveis para que situações como essa não ocorram.
Espero ter ajudado!
Obrigado pelo esclarecimento da minha situação.Grata😊
Olá amigo video muito bom gostaria de compartilhar nas minhas redes sociais com o seu @
Gostaria de saber tipo.moro em uma casa a msus de 35anos,no inicio a dona recebia o alugal,dtpois ela não reyirava no banco.parei de pagar e a dona que se diz proprietária creio que não tenha o documento da casa ,depois de tantos anos ela me aparece aqui em 2023 ela tem direito de ficar com a casa? Eu posso pedir usucapeao? Já fiz algumas melhorias, ela me parece ter uns 80 anos.e o o rapaz que ha mora há nais de 35 anoas tem 70anos e tem um filho de 25anos que o mesmo nasceu nessa casa.Ele pode pedir usucapeao?Inagino que a casa tenha uns 240 a 250metros quadrados. Adorei seu vídeo, parabéns!
Olá!
Aconselho que busque a assessoria de um advogado especialista em direito imobiliário para lhe dar essa informação com exatidão.
É preciso fazer a análise de todos os aspectos da situação para verificar as possibilidades de sucesso em uma ação de usucapião.
Junte todas as provas do tempo que você reside no imóvel, procure saber junto à Prefeitura e ao cartório de registro qual a real situação documental do imóvel (se existe e em nome de quem está), e leve tudo até um advogado. Ele lhe dará as devidas orientações.
Oh povo folgado hein, cruzes.
No meu caso moro a 30 anos em uma terra de dominio publico então não existe nenhuma possíbilidade de aplicar o usocapião?
Olá!
É preciso analisar cada caso (depende do tipo do imóvel), mas se o imóvel não cumprir sua função social, é possível sim (há muitos casos de sucesso).
O melhor a fazer para ter a resposta correta, é juntar a documentação/comprovação e consultar um advogado especialista em direito imobiliário.
Amigo me tira uma dúvida .,eu tenho uma casa e a água está no nome de um rapaz que já faleceu q eu usava a água dele e pagava só que eu parei de pagar está com uma dívida de 1000 reias o terreno eu tenho o recibo de compra e venda do ex dono queria saber se os filhos dele entra com uma ação judicial e paga a dívida eles consegue pegar meu terreno ??, já estou providenciando pra paga essa dívida ,por favo estou desesperado me dá uma resposta
Olá!
Independentemente da conta de água atrasada, se a propriedade não está oficialmente em seu nome, e, se você tem somente um recibo (e não um contrato) da compra, você corre o risco de perdê-la.
Aconselho que busque o auxílio de um advogado para auxiliá-lo e para analisar a situação em detalhes.
@@VidadeCorretordeImoveis mais o terreno é de herança do meu pai no caso estava no nome dele e ele faleceu mesmo assim tenho que fazer oque vc falou ?
Se o terreno estiver em nome do seu pai, a situação é diferente, menos insegura. Agora, se tudo o que tem é o recibo que mencionou, a orientação é a mesma. Busque o auxílio de um advogado para analisar a situação.
O fato de ter um recibo não lhe dá a devida garantia sobre a propriedade, mas um advogado poderá lhe instruir sobre como proceder para evitar qualquer problema.
@@VidadeCorretordeImoveis ta bom obrigado amigo
No início eu não entendi. E no final estava como no início
Nossa kkkkkk
Procura um advogado para te orientar
Eu vendi uma casa que não estava em meu nome ,bom uma longa história,agora quero a casa de volta ,posso fazer usucapião?
Olá Liandra!
Se você vendeu a casa, mesmo que não estivesse formalmente em seu nome, você transferiu os direitos sobre o imóvel para outra pessoa, normalmente por meio de um contrato.
Se a venda foi, de algum jeito formalizada, será difícil entrar com um pedido de usucapião, já que o imóvel, em teoria, pertence agora ao comprador.
No entanto, como se trata, segundo seu comentário, de uma longa história, somente um advogado (de preferência especialista em direito imobiliário), para lhe dar as devidas orientações.
@@VidadeCorretordeImoveis muito obrigado pela informação,mas está venda não pode ser nula? Desde já agradeço, Deus abençoe boa noite
Oi eu estou com na casa para uau capitão estou a um ano mas não consigui colocar água nem luz vc sabe me informar de q maneira posso conseguir
Olá Ademir!
Desculpe, mas não entendi seu questionamento.
Você pretende tentar a propriedade do imóvel com usucapião? Ou já conseguiu?
bom dia qostaria que me ajudase eu sempre morei nessa casa meus irmaos nunca ligarao eu olhei meu pai minha mae ate a morte deles meu irmao falsificou a assinatura do meu pai e deu como fiador mas nao pagou a casa foi para leilao algem remato foi atras e comprei do rrematante agora meu irmao entrou na justiça quer a parte dele posso usar usucapiao fais mai de 20 anos que moro aqui
Olá Jose!
Diante de seu relato, vê-se que é uma situação complexa.
Tanto a usucapião quanto as questões ligadas à herança, dependem de tantos fatores, que tudo precisa ser minuciosamente analisado.
É preciso verificar as questões dos inventários de seus pais (se já foram feitos ou não), analisar como foi concluída essa questão de leilão que comentou, constatar qual a situação documental do imóvel, entre outras questões.
O melhor a fazer, considerando que seu irmão já ingressou com alguma ação na justiça, é contratar um advogado com urgência para verificar quais as possibilidades de defesa e de garantia de seus direitos/herança.
Ótimo vídeo.
Obrigado Douglas!
Queria tirar uma dúvida eu acabei invadindo um app mais com ordens do síndico paguei 1000 reais e dps de 3 anos o proprietário me deu uma ordem de despejo...quer q saio imediatamente tava abonado mais de 5 anos...
Olá Camila!
Se o proprietário entrou com uma ação de despejo e a Justiça emitiu uma ordem, você precisará sair do imóvel.
Sobre a participação do síndico, em teoria, ele não tem autoridade para conceder a posse ou o uso de um imóvel de um terceiro.
Bom vídeo muito esclarecedor , me diz uma coisa , se uma pessoa conseguir o direito de um imóvel pelo usucapião pode-se futuramente se desfazer desse imóvel normalmente ? Tipo vender ou trocar ?
Olá Claudio!
Se os devidos resgistros e averbações já constarem na matrícula do referido imóvel, ou seja, se a usucapião já estiver concluída, o imóvel pode sim ser vendido.
@@VidadeCorretordeImoveis obrigo pela sua atenção 👍
Boa noite minha mae e minha tia moram a anos na casa da minha vo quais os direitos que elas tem no caso minha vó venha a faltar me bateu essa duvida
Olá Erik!
Elas terão o direitos de herdeiras.
Todos os irmãos terão direito à mesma fração do imóvel. O fato delas residirem no imóvel não lhes garante a permanência se sua avó vier a faltar.
Se existirem outros herdeiros, estes também terão direito sobre a parte correspondente do bem.
@@VidadeCorretordeImoveis obrigado Pela informação
No caso Elas podem Entra com usocapiao pq elas não possui nenhuma moradia mais minhas outras Tias Tem Casa Própria
Nesse caso não Erik. O fato de as outras herdeiras já terem casa própria não dá a sua mãe o direito ao usucapião. Todos os herdeiros têm o mesmo direito sobre o imóvel. Tendo casa própria ou não.
O imóvel nesse caso, tem que passar pelo processo de inventário e cada herdeiro será dono de uma fatia. Deixar sua mãe morando no imóvel ou não, será uma escolha de todos.
@@VidadeCorretordeImoveis obrigado pela ajuda Deus abençoe Sempre
Minha vó morou por mais de vinte anos com pessoa em uma casa, sendo que ele nunca pagou iptu e deixa o terreno largado. Ela pode passar para o nome dela?
Olá Júlio!
Não entendi a situação. Você diz que sua avó morou com uma pessoa. Seria o dono da casa?
Boa noite. O que significa inexistência de oposição à posse ? No meu caso deixei uma pessoa usar o terreno, tipo comodato, porém não fiz contrato, porém tenho testemunha do fato. Pedi o imóvel de volta porém ele não quer sair, o cidadão tem como entrar com usucapião e ter sucesso após eu pedir ao judiciário a retomada da posse que tinha antes através de ação de reintegração de posse ?
Olá Carlos Alberto!
Significa que a pessoa que está de posse do terreno, em momento algum, foi formalmente notificada (judicialmente ou extrajudicialmente) para que desocupasse o bem.
No seu caso, conforme seu relato, parece ser um comodato verbal, e nesse caso, essa testemunha é fundamental para elevar suas chances de sucesso em uma eventual ação de usucapião movida pela pessoa que ocupa o imóvel.
Sobre a pessoa ingressar com uma ação de usucapião após a ação de reintegração de posse, sim, isso pode ser feito inclusive como estratégia de defesa.
Um advogado especialista em direito imobiliário é o profissional certo para responder essas dúvidas com exatidão após a análise detalhada de toda a situação e da documentação do imóvel.
Não deixe de buscar assessoria jurídica o quanto antes.
Eu moro na casa a mais de 25 anos ,eu entrei com ,só q o terreno mede 250 , eu ganho cm o usucapião com essa metragem?
Olá Antonia!
Se o seu caso cumprir todos os requisitos necessários, você pode conseguir.
O melhor caminho é consultar um advogado especialista em direito imobiliário para analisar sua situação e lhe dar as devidas orientações.
Meu sogro morou 20 anos em uma casa em uma fazenda do pai dele, o pai dele vendeu essa fazenda. O homem que comprou este terreno poderia mandar ele sair ou Ele é dono deste imóvel ?
Olá Laysa!
O imóvel foi vendido há 20 anos atrás e seu sogro continuou morando? Ou ele mora há 20 anos e o imóvel foi negociado agora?
Olá , me tira uma dúvida pfvr, meu pai faleceu em 2012 deixou uma casa pra mim e meu irmão mais novo ,mais eu moro sozinho desde 2009 na casa , reformei ,dei uma geral na casa e o terreno é grande sempre tenho que roçar ou pagar alguém , meu irmão nunca ajudou com nada , morava em outra cidade não tava nem aí , eu sempre paguei luz , água , impostos,.
*Será que consigo entrar com algum desses recurso? E o detalhe que o terreno só contrato de compra e venda em nome do meu pai.
Olá Rildo!
Pelo fato de haver somente o contrato de venda e compra em nome do seu pai, é preciso verificar também a situação do imóvel junto à Prefeitura e ao cartório de registro.
Pelo seu relato, você teve a posse exclusiva do bem durante esse período, aparentemente assumiu o papel de "dono", e não há pelo escreveu, oposição à posse, o que é muito importante em um processo de usucapião.
No entanto, há muitos detalhes que precisam ser analisados, afinal, cada caso é um caso, e são muitas as modalidades de usucapião.
Dessa forma, pelo que relatou, acredito que há sim possibilidade de ter sucesso, mas somente um advogado especialista em Direito Imobiliário poderá lhe conduzir por um caminho sem erros e lhe dar uma opinião mais exata.
@@VidadeCorretordeImoveis obg 🤝
Ótimo conteúdo mais uma vez!
Gostaria de fazer uma pergunta, estou iniciando na carreira de Corretor de Imóveis e já comecei o TTI. Gostaria de saber se os cursos disponíveis do Julio Cesar Sanchez que fala sobre Direitos Imobiliários, Gestão de Escritório etc. Você acha válido estudar esses conteúdos? e se sim, qual você indicaria?
Meu muitissimo obrigado!
Olá Brisley! Muito obrigado!
Com certeza vale a pena. Principalmente direito imobiliário.
Assim que concluir o TTI e der os primeiros passos na profissão, se aprofunde no tema que fará muita diferença na sua carreira.
Sobre o Júlio César Sanches, o conteúdo dele é bem completo e a forma que ele transmite o conhecimento é bem legal. É uma ótima referência.
Fiz pós graduação com o Dr. Julio Cesar Sanchez, direito imobiliário, negociações, transações e contratos imobiliários... Excelente recomendo a todos. Escola Superior Universitária.
Uma dúvida, meu tio passou o imóvel pra minha avó mãe dele, mas ele alega agora que é dele e vai vender
Minha mãe cuidou dos meus avós ate eles falecerem, agora ele quer tomar a casa e vender
Tem como eu entrar na justiça?
Olá Laira!
É preciso verificar se o "passou" foi feito através de algum documento, ou se foi apenas a permissão de utilizar o imóvel.
O melhor a fazer para verificar como se deu a posse do imóvel pela sua mãe durante esse período, é juntar todas as provas que vocês tiverem e buscar a ajuda de um advogado especialista em direito imobiliário, que vai analisar o tempo que perdura a situação, se houve nesse período a posse exclusiva, entre outras exigências para que se caracterize a usucapião.
Meu conselho é que não espere e busque ajuda profissional rapidamente para saber como proceder, pois se o imóvel estiver registrado em nome dele, há chances sim da venda acontecer.
Me tira uma dúvida que tá me consumindo, minha mãe comprou um terreno com meu avô e minha tia mas colocou no nome do meu tio , agora a mulher dele vive falando que é tudo dela, ela pode me por pra fora daqui sendo que moro a 35 anos aqui, por favor me ajuda
Olá Dih!
Se o imóvel foi comprado em nome do seu tio (contrato, escritura e registro), a propriedade de fato é dele.
O melhor a fazer, é procurar um advogado especialista em direito imobiliário para analisar toda a documentação e verificar se o terreno está registrado em nome do seu tio, ou se a compra foi feita somente através de contrato.
A partir dessa análise, e considerando por exemplo, os 35 anos de residência, e, se só você reside no terreno, ou se o mesmo é compartilhado por mais famílias, o advogado poderá lhe orientar sobre as possibilidades de você ser obrigada a sair, ou, de permanecer no imóvel.
Há muito o que analisar no seu caso. Vale a pena pagar a consulta a um advogado ESPECIALISTA EM DIREITO IMOBILIÁRIO.
@@VidadeCorretordeImoveis tem eu que moro a 35 anos , minha tia que mora a mais de 40, foi um terreno comprado pra família morar
olá, gostaria de tirar uma dúvida, meus pais compraram um terreno sem escritura e moram nele a mais de dez anos, reformaram toda a casa etc, foi comprada no "morro" só por "boca" mesmo, n tem registro! e agora eu quero comprar essa casa dos meus pais, mas tenho medo da prefeitura qualquer dia quiser demolir a casa não sei! como proceder? tem como fazer usucapião? ele me protege de algo? (não sabemos se o terreno tem algum registro da prefeitura)
Olá Joice!
O primeiro passo é ir até a prefeitura para saber qual a situação do imóvel perante o município.
Mesmo que o imóvel em questão não tenha registro em lugar algum, há a possibilidade de ser feita a usucapião do terreno/casa sim, passando assim por um processo de regulariazação, que lhe deixará mais segura.
No entanto, a cada caso, são muitas as variáveis a serem analisadas para que as reais possibilidades sejam apuradas.
Aconselho que consulte um advogado especialista em direito imobiliário da sua região, para lhe dar as orientações com exatidão.
Moro à 5 anos em uma casa de herança que era da minha avó cedida pelos meus tios, tem slguma possibilidade de fazer a usucapião do imóvel?
Olá Aline!
Por se tratar de herança, existirem outros herdeiros, e o fato de seus tios terem cedido a posse para você, eles podem contestar o pedido de usucapião, argumentando que sua ocupação foi permitida e não exerce posse com ânimo de dono.
É bem difícil você conseguir, mas, como cada situação tem suas particularidades, sugiro que consulte um advogado especialista em direito imobiliário para analisar o seu caso em detalhes e lhe dar uma resposta com exatidão.
Primeiramente, parabenizar pelo vídeo excelente. Posso dar entrada no usucapião de um bem imóvel urbano mesmo tendo outro, porém ainda financiado pelo banco do Brasil?
Obrigado.
Obrigado Genilson!
É difícil te responder algo sobre isso de forma segura sem conhecer bem a situação.
São tantas as teses e modalidades a serem escolhidas, que o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em usucapião ou direito imobiliário. Ele vai conseguir, caso sua situação cumpra todos os requisitos, encontrar a opção que permita a usucapião, uma vez que algumas delas realmente permitem que já tenha outro imóvel.
@@VidadeCorretordeImoveis agradeço pelo retorno e considerações.
No caso que eu permitir que meu irmão morasse no terreno que está no meu nome. Eu comprei eu paguei e cedir para um irmão construir uma casinha. Ele paga a água e luz da casa , mas eu pago IPTU de todo meu terreno. Sei do usucapião, mas permitir porq é irmão. Não poderia deixá-lo jogado. Porém, sei da má fé das pessoas. Eles sempre tentam construir uma casa em cima, mas nunca deixo. Isso é fazer oposição à posse? Eles podem vender ou alugar esse imóvel?
Olá Polytiana!
Não. O fato de você não deixá-lo construir uma casa sobre a dele não caracteriza oposição à posse. A comprovação dessa oposição se dá com o ingresso de uma ação petitória/possessória.
Sobre sua segunda pergunta, se na matrícula do terreno você é a proprietária, eles não podem vendê-lo.
Aconselho que você busque o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário para lhe orientar sobre como se proteger de uma eventual ação de usucapião.
Vale a pena fazer isso para não correr riscos.
Boa noite . Minha mãe comprou uma casa faz 21 anos . Essa casa fica ao lado de um terreno que é usado como depósito. Atualmente minha mãe resolveu vender o imóvel. Todavia o dono do depósito diz que a casa toma 50 centímetros do terreno dele. Seria passível uso capião ?
Olá Alcimar!
Pelo prazo relatado em seu comentário e pela cenário descrito, há sim chances de sucesso em uma ação de usucapião. principalmente se por esse período de 21 anos, o proprietário do depósito não notificou sua mãe ou não se manifestou de alguma outra forma sobre a área construída que invadiu o terreno.
O melhor caminho é entregar todas as provas (carnês de IPTU antigos com a área construída, planta aprovada, data de construção e habite-se) nas mãos de um advogado para que ele lhe oriente como prosseguir.
No caso minha família quer vender a casa , mas eu moro aqui a mais de 15 anos( essa casa era do meu avô) e minha família quer vender ela é dividir pra família . Mas eu só tenho ela eu posso usar o usucapião?
Olá Miguel!
Casos que envolvem herança e usucapião são bem complexos, afinal, quando há mais de um herdeiro, há interesses diversos e cada situação é bem específica.
Quando não há oposição de terceiros (no seu caso, dos outros herdeiros), o processo tende a ser mais tranquilo, mas pelo que relatou, não é esse o caso.
O ideal é que faça uma consulta com um advogado especialista nessa área e exponha detalhadamente todo o contexto familiar e documental do imóvel, para que seja feita uma análise sobre suas chances de sucesso.
@@VidadeCorretordeImoveis pois é , tem oposição de terceiros. Então não é o caso do usucapião né?
Nada o impede de tentar, mas as chances de sucesso são realmente remotas quando há resistência em casos de herança.
Além disso, os desgastes financeiro e familiar nem sempre valem a pena.
@Vida de Corretor essa situação é similar a minha... por mais que o imovel seja herança dos filhos, moro há mais de 10 anos na casa (por desejo dos meus pais). Os meus irmãos (hedeiros) nunca se opuseram enquanto meus pais estava com vida a essa decisão. Depois da morte posso obter a casa por usocapiao ja que durante esses mais de 10 anos morei, fiz reforma e zelei por essa casa mesmo que agora ALGUM DOS meus irmãos queram vender a propiedade?
Boa noite caro amigo
Vendo relatos aqui queria pedir uma opinião sobre meu caso por gentileza
Desde os anos 90 morava com minha mãe e irmão na residência que esta em nome do meu falecido avô materno, minha mãe tem mais 2 irmãos que sempre concordaram com nós morarmos na residência pq eles já tinham suas casas próprias no decorrer dos anos a casa foi divida em 2 pq casei primeiro, e posterior meu irmao casou e construiu a casa dele no piso superior totalizando 3 casas 1 minha e 1 da minha mãe no térreo, sendo que a do piso superior do meu irmão ocupa o espaço das 2 que são no térreo que como citado era uma única casa, desde que ele construiu sempre cuidei de toda parte térrea, bem como melhorias reformas e pinturas comprovadas por fotos no decorrer dos anos e minha mãe sempre falava que a parte térrea era minha e a parte superior do meu irmão...
Eis que em abril de 2022 infelizmente minha mãe veio a falecer e começou toda a confusão, meu irmão quer contestar a metade da casa térrea que era da minha mãe alegando que a dele ele construiu com o dinheiro dele e que a térrea nos teríamos que dividir ou seja ele quer 75% da casa, nisso ele já envolveu meus tios querendo comprar a parte deles e acho q ele está literalmente comprando eles para me tirar de lá, até onde sei teria que ser feito 1 inventário do meu avô para os 3 filhos dele, e uma das partes que seria a da minha mãe para eu e meu irmão
Tenho receio que meus tios vendam a parte deles para meu irmão e eles juntos queiram me dar um valor muito abaixo para me tirar de la alegando estarem comprando minha parte....
De todos eles sou o único que trabalho informalmente, não tenho bens em meu nome Moro com minha esposa e filhas na parte que até então possuo da casa
Tenho em posse todas as contas de água, luz, telefone e IPTU da casa em nome da minha mãe de todos esses anos e tmb fotos de melhorias e reformas feita na parte externa da casa e na parte térrea
Não queria ter que sair da casa, ou ter que aceitar um valor injusto ao que eu teria direito da parte da casa...
Oq devo fazer para não ser pego de surpresa e ter que sair da casa que morei e cuidei minha vida toda sem ter pra onde ir com minha família.?
Me de uma luz pfv!!!
Olá! A primeira coisa a fazer é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito imobiliário e herança para analisar em detalhes todo esse cenário por você descrito.
De fato, o "normal" é que seja feito o inventário de seu avô para que a propriedade do imóvel seja dividida entre os herdeiros conforme você relatou, no entanto, há muitos casos em que herdeiros que cumpriam todos os requisitos da usucapião conseguiram a propriedade do bem.
Uma particularidade do seu caso, é que você e seu irmão dividem o mesmo imóvel (mesmo sendo casas independentes, devem estar na mesma matrícula), e isso pode tirar de você o requisito de posse exclusiva do bem, que é imprescindível para a usucapião.
O melhor caminho para não ser pego de surpresa, é consultar um advogado especialista o mais rápido possível. Lembre-se de levar toda a documentação e tudo que comprove seu relato para que tudo possa ser de fato analisado.
Na modalidade extraordinária , tem limite de área de 250m2 ? e o requerente pode ter nome em outro imóvel ?
Olá!
Na modalidade extraordinária não há esse limite de 250m² e você pode ter outro imóvel no nome.
Vale ressaltar que são mais de 30 modalidades de usucapião, e, por isso, o melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobiliário para que seja feita a análise de qual a melhor modalidade para o seu caso específico, afinal, a escolha errada da modalidade de usucapião, pode atrapalhar bem os planos.
Amigo, estou a 9 em uma casa, a dona faleceu a 2 anos e n tem herdeiro direto só 3 possíveis sobrinhos que n estão registrado no nome do irmão dela e primos. Soube que ninguém está correndo atrás dos imóveis. Pago água e luz e estou correndo atrás pra pagar o iptu que está 2 anos sem pagar. Tenho algum direito ?
Olá!
Você está há 9 anos nesse imóvel?
Se for esse o caso, é preciso analisar de que forma foi construída sua relação com essa casa e com a falecida proprietária.
Se os requisitos para usucapião forem cumpridos, há sim a possibilidade.
O melhor a fazer é consultar um advogado especialista em direito imobiliário para analisar os detalhes da situação, e assim, lhe dar as devidas orientações.
@@VidadeCorretordeImoveis obg
Gente folgada demais, credo
não entendi sua afimação @@deborahester
@@saribeira264 é isso mesmo que está escrito.