'Não tive saída, coloquei minha mãe em uma instituição': o tabu sobre idosos em 'asilos'
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 13 ม.ค. 2025
- Muitos resistem à ideia de colocar pais que precisam de cuidados em instituições de longa permanência para idosos. Seria um tipo de 'abandono'? Especialistas dizem que não.
Ouça áudio de reportagem de Vinícius Lemos.
Leia também o texto www.bbc.com/po....
O BBC Lê foi lançado como podcast que você pode ouvir ou baixar no Apple Podcasts (podcasts.apple...) e no Spotify (open.spotify.c...)
A lista completa dos episódios nos TH-cam está aqui: • BBC Lê
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com
#bbcnewsbrasil #bbclê #InstituiçõesLongaPermanênciaIdosos
Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/crgldx7rv4po
Eu cuido da minha mãe há mais de 15 anos. Amo ela e cuido com carinho, mas, estou esgotada . A qualquer momento posso vir a colocar ela em um asilo.
Cuidei do meu pai com Atrofia de multiplos sistemas e nunca foi um fardo , faria tudo novamente . Porem cuidar de minha mae que tem uma personalidade oposta ao meu pai , esta sendo complicado . Se pelo menos alguem ajudasse , ou pudesse me mudar com ela para um estado com mais recursos em saude publica . E ela tivesse acesso a seus rendimentos ( minha irma que a deixou na minha calcada como um saco de lixo , so a prejudca de todas as formas e a rouba e faz de tudo pra que eu nao consiga cuidar e prove- la ) .
15 anos é tempo demais, mesmo. Você deve estar adoentada também… procure apoio psicológico e tome a decisão. Lembre-se que o sofrimento da sua mãe é causado pela condição de vida dela e se você não estiver bem além de não poder ajudar ainda vai se prejudicar e como vai cuidar de vocês? Uma instituição em que você possa visitar e acompanhar sua mãe é uma boa alternativa, se viável economicamente. Fique em paz! 🙏🏾🙌🏾
@@amaandafernamd1882 aposto que essa sua irmã era a preferida.
@@amaandafernamd1882 processe já essa sua irmã, não perca tempo, ainda que você as vezes seja bastante exaustivo procurar por seus direitos na justiça, se você não processar ainda corre o risco de ficar com a “mala” da sua irmã como responsabilidade sua após a partida da sua mãe! Responder pelos erros faz a pessoa amadurecer, o quanto antes essa irmã amadurecer vai ser melhor para você no futuro!
@@analuciabs Obrigada pela preocupacao , Ana , por isso ela precisa ter acesso aos benefícios dela , para poder pagar uma instituição digna , em outro estado ( com essa poção de ir para um lugar pago ( que custa caro mais ela em teoria , pode pagar , porem minha irma e ate a justiça a estão impedindo e eu infelismente não tenho condições de pagar uma casa de repouso com os recursos e assistência que ela necessita)
Sou a favor de colocar o idoso em uma boa instituição, e já falei ao meu filho que estou construindo essa solução para mim no futuro, em caso de necessidade. Acho muito triste a velhice fechada em casa quase sem contato com outros idosos ou atividades funcionais. Os filhos precisam trabalhar e ter suas próprias vidas. Cuidar de um idoso é muito mais difícil e pesado que cuidar de uma criança. Eu sei porque cuidei de 3 idosos no final de suas vidas, eu não confundo amor com quantidade de trabalho. Tudo tem limites que devem ser avaliados por cada família.
Você é uma pessoa consciente, poucas pessoas são assim. Eu já avisei meus filhos que se eu ficar com alzheimer, como minha sogra e minha mãe, que me coloquem em um bom lugar e me visitem regularmente.
Que bom que li seu comentário, eu falei isso para o meu filho. Vi o sofrimento de minha mãe cuidando de vários idosos da sua família, e isso vira um castigo até…. Adoece.
@@barbarainsolite exatamente, temos que parar de escravizar nossas mulheres e os muitos filhos únicos no futuro, há que se pensar em uma solução que de qualidade de vida aos adultos e plenitude aos idosos com dignidade para as famílias se amarem e não adoecerem no trabalho com o corpo do outro.
Acho que o problema principal é quando os filhos deixam os pais em uma instituição precária e nunca visitam eles
Concordo plenamente, eu dou suporte a minha mãe com 95 anos, lúcida, estou presa, as vezes fico ansiosa e deprimo, mas ela ainda fica na casa dela sozinha, e cuida da casa do jeito dela, Moro vizinha, fiz um portão de acesso para ir toda hora lá, mas é prisão, as vezes me sinto doente , nervosa. Mas não penso em coloca-lo em um asilo, mas em muitos casos vejo necessidade.
Trabalho em um asilo no Japão que funciona como creche pra idosos, onde eles passam só o dia lá, a instituição busca de manhã e leva embora a tarde, assim da para os familiares trabalharem durante o dia, mas tem uns com demência, Alzheimer, que da muito trabalho, eles tentam “fugir” o tempo todo, imagina cuida em casa a pessoa tem que parar sua vida pra cuidar do idoso, por isso eu não julgo, e muitos desses familiares que são contra colocar no asilo, não ajuda cuidar, só sabe opinar, aí é fácil
No Japão não tem asilos 24 horas?
@@ALESSANDRAAAAAAAAAAA tem de todos os tipos, tem instituições de idosos que funcionam so pra passar ums dias ou meses, tem os que moram la, e tem os day service que funciona como creche. Japão tem muitos idosos, então tem asilos de todo tipo, nesse eles toman banho de ofuro que parece uma piscina, faz recreação, exercício, etc
realmente, quem tem um idoso com Alzheimer além do cuidado é estrutura física e psicológica, precisa aumentar os muros e manter trancados portas e portões. Deus me livre disso na velhice, vi de perto a tristeza que é com a minha sogra que faleceu em janeiro, 15 anos de demência.
A o Japao e o Japao , nao da pra comparar, por caridade que comparacao absurda !
@@amaandafernamd1882 olha a síndrome de vira-lata batendo
Eu não colocaria a minha mãe em um asilo, mas não julgo quem coloca de maneira alguma, eu não sei qual é a realidade do outro.
A EUTANÁSIA é mentalidade de primeiro mundo e muito diferente da nossa onde a FÉ e igrejas lotam por sofrimento
Atualmente, a morte assistida é permitida em quatro países da Europa Ocidental: Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça; em dois países norte-americanos: Canadá e Estados Unidos, nos estados de Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia; e na Colômbia, único representante da América do Sul.
Em quais casos a eutanásia é permitida?
A eutanásia é permitida desde 2002. Os médicos podem ajudar o paciente a morrer desde que ele tenha uma condição irreversível, em sofrimento mental e físico constante. A relação entre o médico e o paciente precisa ser longa, e é preciso que o paciente manifeste desejo de morrer.17/07/2016
Exatamente. O problema está apenas no abandono. O fato de colocar o idoso no asilo não deve significar abandono; é uma necessidade.
@@NMG1985 A mãe sofre na gestação, perde noites, fica com as marcas da gravidez no corpo, cuida da criança com todos os problema, na adolescência o trabalho aumenta, faz de tudo para educar e muitas vezes sem a ajuda do pai e quando esta pobre criatura fica idosa o filhinho põe a mesma num asilo, eu acho isso um gesto imperdoável e não há nenhuma justificativa😡
@@RDL418 Acredito que você não deve ter uma mãe com necessidades especiais. Se você tivesse que trocar fralda, dar banho e ficar o dia inteiro junto com a sua mãe para dar água, comida e evitar que ela se machuque, duvido que você falaria deste jeito.
@@anews3257 O dinheiro que seria gasto nos depósitos de idosos eu contrataria uma pessoa para cuidar nas minhas horas do trabalho e nas outras horas eu cuidaria da minha mãe pois o amor tem que estar acima de tudo. Uma mãe faz de tudo pelo filho e na velhice o miserável põe a mesma num asilo, isto é uma tremenda sacanagem com que quem lhe deu amor e carinho durante toda vida.
Vejo muita gente chamando os filhos de ingratos, mas tem hora que não dá, você tem que trabalhar e cuidar da sua própria vida, se no futuro eu tiver que ir para um asilo, sem problema, o que eu não posso é virar um fardo para os outros.
Muito bem !
Olha só, não é um fardo, aquele que precisa de cuidados da ao outro a oportunidade de mostrar que tem bondade.
Pode ser um fardo sim! Muitas vezes ou você trabalha ou toma conta do idoso
Você não ABANDONOU sua vida e seus prazeres para cuidar de seus filhos!? É obrigação dos filhos abandonarem sua vida e seus prazeres para cuidar de seis pais...
A EUTANÁSIA é mentalidade de primeiro mundo e muito diferente da nossa onde a FÉ e igrejas lotam por sofrimento
Atualmente, a morte assistida é permitida em quatro países da Europa Ocidental: Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça; em dois países norte-americanos: Canadá e Estados Unidos, nos estados de Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia; e na Colômbia, único representante da América do Sul.
Em quais casos a eutanásia é permitida?
A eutanásia é permitida desde 2002. Os médicos podem ajudar o paciente a morrer desde que ele tenha uma condição irreversível, em sofrimento mental e físico constante. A relação entre o médico e o paciente precisa ser longa, e é preciso que o paciente manifeste desejo de morrer.17/07/2016
Cuidei de um casal de idosos. Irmãos da minha mãe, que já faleceu. Ele, cego, e ela, com Alzheimer. Ninguém da família ajudou, ou ajudava. Sempre fomos eu e meu companheiro. Não crítico a possibilidade do asilo. Ninguém quer, nem sendo pago, passar por certas situações. Agressões gratuitas, xingamentos e outros estresses se tornaram comuns. Esta semana, enviei de volta, meu tio, a pedido dele, que é consciente, ao lugar que ele viveu por mais de 50 anos. Lá, ele tem, agora, um neto, de uma jovem que ele ajudou a criar e considera como filha, assim, ela também se sente em relação a ele. Ficamos com minha tia. Os cuidados seguem, assim como as tentativas de agressão e xingamentos, por parte dela. Que sempre foi uma pessoa difícil. Sou a favor dessas instituições e de apoio aos cuidadores, que sofrem psicológica, emocional e, muitas vezes, de maus tratos do próprio idoso. O cuidador, também, precisa de atenção. Estamos na luta, a vida segue.
Muito real suas colocações, cuidei de 3 idosos no fim de suas vidas, familiares podem ser de difícil trato e cuidado. Principalmente porque não somos profissionais, costumeiramente os outros parentes despejam o idoso no colo de um só! Sem planejamento ou amparo comum, vira um salve-se quem puder.
olha, quando uma pessoa doente lhe agride é muito difícil mesmo, porque a gente se sente moralmente impedido de qualquer reação, e muita gente em volta só critica, finge que não é nada, porque não querem te dar o apoio que vc precisa. Vc tem toda razão, é necessário mais cuidados aos cuidadores, porque quem é que vai cuidar do cuidador? É muito comum falarem, "cuida primeiro de vc, como na parábola do avião, primeiro coloca a mascara de oxigênio em si para depois ajudar o vizinho", mas na prática o que se cobra dos cuidadores é o oposto. Seja firme e se proteja como der!
@@ana3cs3 , obrigado.
@@analuciabs ,é isso mesmo. Aqui somos cuidadores, cozinheiros, serviços gerais, psicólogos, acompanhantes, e muito mais. Mas seguimos dando dignidade a quem precisa. E a vida segue.
E sempre jogam para as mulheres. Filhas e congêneres. O tal trabalho invisível, abordado até no Enem, pois não é reconhecido, não é respeitado e tampouco remunerado. Sou a favor de o governo correr com as parcerias em instituições, visto que a população brasileira já é de idosos. O sudeste está bem abastecido, mas o norte, isso nem é falado.😢
Minha sogra teve alzheimer, e ele foi extremamente bem cuidada na casa de repouso onde foi morar. Todo mundo tem que trabalhar e não havia dinheiro para custear vários cuidadores. O importante é não abandonar o idoso lá, ir visitar, se houver possibilidade levar para passear...
Quem julga também não ajuda. Assim fica fácil..
A gente tem filho porque quer, cuida deles porque é nossa obrigação. Quem coloca filho no mundo pensando em ser cuidado por ele na velhice está errado, eles não nos devem nada!
A maioria das pessoas que tem filhos tem com esse propósito: meus filhos irão cuidar de mim quando eu estiver velhinho.😅
@@-LexLuthOr que medíocre
Devem sim tá na constituição
@@Larissadiasmota que constituição?
@@alessandraoliveira7764 a nossa constituição da República federativa do Brasil de 1988.
Art. 229. Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.
Minha tia cuidou da minha avó sozinha. Logo em seguida após a morte da minha avó ela teve problemas na coluna devido aos cuidados prestados, e hoje ela que vive numa cama e não anda mais, devido a esse esforço desnecessário.
Nossa que triste 😢
Parabéns. Gostei muito da matéria. Eu tenho 80 anos e sou muito saudável e independente. Graças a Deus, não tenho nenhuma doença e cuido bem da minha saúde.
Espero que todos possam ser atendidos nas suas próprias necessidades. 👏👏👏🙌🙌😍😍🌻❤❤
A EUTANÁSIA é mentalidade de primeiro mundo e muito diferente da nossa onde a FÉ e igrejas lotam por sofrimento
Atualmente, a morte assistida é permitida em quatro países da Europa Ocidental: Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça; em dois países norte-americanos: Canadá e Estados Unidos, nos estados de Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia; e na Colômbia, único representante da América do Sul.
Em quais casos a eutanásia é permitida?
A eutanásia é permitida desde 2002. Os médicos podem ajudar o paciente a morrer desde que ele tenha uma condição irreversível, em sofrimento mental e físico constante. A relação entre o médico e o paciente precisa ser longa, e é preciso que o paciente manifeste desejo de morrer.17/07/2016
Sou seu fã! 👏👏👏👏👏👏
Que Deus lhe abençoe abundantemente!!! 🙏
Parabéns!...que continue assim.
@@Roberto-wt6gt 🙌🙌🌻🌻👏🙌🙌
Ouvi de um responsável por uma casa de idosos: - Sabe qual o risco de você, com 60 anos, cuidar de seu pai, com 90? É o de morrer antes que ele...
Cuidar de idosos, incluindo dar banhos, trocar fraldas, alimentar, carregar, cuidar das feridas, etc., é extremamente cansativo. É trabalho para profissionais. Tenho dó de quem não consegue pagar uma clínica para seus pais.
Há a opção de cuidadores em domicílio. Escolhi isso para a minha avó e foi a melhor coisa porque até as cuidadoras dela contam sobre os maus tratos sofrido por idosos em instituições, inclusive as mais caras. É sempre melhor estar por perto pra monitorar o que acontece e como estão tratando a pessoa que você ama. Em instituições você fica de mãos atadas, além de não saber se estão mascarando as coisas nas visitas.
@@luizalouyogamas a questão é que você precisa ter a disponibilidade para monitorar esse cuidado caseiro. Sou responsável pela minha avó de 93. Esse ano a dependência dela aumentou muito e tive que colocá-la em uma instituição. Ela já tinha cuidados em casa, mas como eu não posso parar de trabalhar, não conseguia monitorar da forma necessária. Pesquisei muito e tive boas recomendações para escolher o lugar. Agora a rotina dela está bem mais dinâmica e os efeitos têm aparecido na melhora da saúde.
@@consyou100 entendo. Que bom que estão aparecendo melhoras. Isso é o mais importante. Minha avozinha também tem 93 anos ♥️ Que fique tudo bem com ela e com você.
condei dá minha mãe .foi a melhor coisa que eu fiz. minha mãe contou de mim mi .nã minha opinião na velhice os filhos tem que ajodar os pais. estou com a consciência tranquila com Deus
@@celialozano2204 é o ideal, mas cada família tem uma realidade. Conheço, infelizmente, muitos idosos que estão morando com as famílias e sendo mal cuidados, e não por negligência, mas porque simplesmente muitas vezes as pessoas não tem como parar de trabalhar e, mesmo assim, o salário só dá para o básico, ou seja, é impossível pagar alguém para auxiliar nos cuidados. Se o cuidados com a terceira idade não for encarado como política pública, veremos cada vez mais situações absurdas acontecendo com as famílias e, principalmente, com os idosos.
Lendo os comentários, notei que há muito julgamento alheio à respeito do assunto. Pessoas até agredindo verbalmente uns aos outros, como se eles mesmos temessem por seu futuro num asilo.
Cuidado pessoal!!!! Cada caso é muito particular.
Tomarmos uma posição absoluta e condenar os que fizeram diferente é se achar superior àqueles, cujas vidas, desconhecemos no seu íntimo. Ex.: é como alguém que se exercita, pratica esporte e tem uma alimentação regrada olhar para um obeso mórbido e dizer: "Está vendo, se ele fizesse como eu não estaria acima do peso. Eu jamais ficarei assim, pois cuido de minha saúde!"
O ser humano adora julgar, mesmo em assuntos que desconhece ou, mesmo que conheça por experiência própria, se acha superior a tal ponto de achar que todos devem agir como ela.
Lucidez e inteligência no seu comentário.
Seu comentário foi um dos poucos sensatos.
Muito exato..concordo com vc.
👏🏻👏🏻👏🏻
👏👏👏
Eu fui criada pelos meus avós. Cuidei deles até eles morrerem. Sempre fui muito grata por tudo que fizeram por mim e lembro tbm das dificuldades que eles tiveram para cuidar de mim qd eu tbm estava doente. Eu acredito que deve ser por amor, respeito, admiração e carinho 🙏🏻 Deus sempre renovava as minhas forças qd estava cansada. 🌷
❤
Essa reportagem falou tudo! A gente precisa viver! Não é sendo egoísta, mas essas pessoas tiveram e viveram o tempo delas e a gente não pode "morrer" para cuidar deles. Também passei pela mesma situação, 2 vezes, meus pais são institucionalizados, e a decisão foi muito difícil de ser tomada e foi a melhor tbm! No caso de minha mãe, o mais recente, ela se recusava se mudar de cidade, estava distante 300 km, de mim e da minha irmã. Minha irmã faleceu em dezembro de 2022, depois de 4 anos em tratamento p melanoma, eu fui a única cuidadora dela durante esse tempo. Emocionalmente eu não tenho condições de estar nos cuidados diretos com minha mãe, faço tratamento p crises, acionados pelos gatilhos do período de cuidados com minha irmã. Lugares, barulhos, comportamentos de pessoas, etc, me aciona....vivenciar minha mãe com Alzeimer e Fraturas devido a quedas, doía demais e perturbava muito minh😊a cabeça. Minha mãe chegou na instituição de cadeira de rodas e toda desorganizada, hj anda com ajuda e está regulada. 🙏
Eu nao me senti morrendo dedicando todo o meu dia e noite ,cuidando do pai que me criou sozinho , durou 12 anos e eu faria tudo por ele novamente ! Por isso nao devemos julgar , cada um sabe da sua vida e do seu familiar . Mas quem pudesse ao invez de ficar caluniando , fazendo malidiciencia , como meus vizinhos e parentes , deveriam usar esse tempo e energia para ajudar e nao cruxificar quem cuida sizinha de um idoso com todo amor e respeito !
Vc fez a escolha certa. Senão, você seria a próxima.
Fico feliz pela sua mãe estar melhor, acho que temos que mudar nossa maneira de ver as instituições, que é um cuidado especializado e não um abandono.
Temos que encarar da mesma forma que a escolinha para os pequenos. Em casa eles ficam com a gente o tempo todo, porém criança quer atenção e a gente tem as coisas pra fazer, eu penso que na escola a atenção é exclusiva e as atividades direcionadas, então é bem mais interessante que ficar o dia todo olhando eu cuidar da casa.
Ps: tem uma outra reportagem da BBC que foi polêmica, sobre a mãe que colocou a filha numa instituição depois de uma piora brusca, mas de novo, temos que pensar que se a pessoa que cuida ficar mal, quem vai cuidar das 2?
Quanta ingratidão e egoísmo nas suas palavras
Só tenho um filho e já falei pra ele que quando eu estiver idosa me deixe em um asilo. Não vejo nenhum problema nisso. Prefiro ficar em companhia de outros idosos do que sozinha dentro de uma casa enquanto meu filho está trabalhando e cuidando da vida dele. Cuidar de um idoso não é uma tarefa fácil, vi minha tia cuidar dos meus avós e quase adoecer. Começar a se organizar financeiramente para no futuro ter condições de ficar em um local melhor é uma boa idéia. Acredito que muitas instituições para idosos vão começar a surgir devido ao envelhecimento da população. Na Europa isso já é bem comum
O problema são os tipos de asilo que temos no Brasil. Não evoluímos nessa parte também.
Sua mãe cuida de você com toda dificuldade e na velhice você põe a mesma num asilo por não ter tempo de retribuir🤡
Não é asilo precisamos começar a mudar oela denominação É LAR DE IDOSOS... porquê ja tira a idéia de matadouro
@@RDL418ninguém pediu pra nascer foi escolha dela me ter, aí eu já tenho de nascer com uma obrigação?
@@camilateixeira00 Infelizmente muitas pessoas têm sangue de barata e eu acredito que muitas têm razão em não querer ter filhos. Sabe o que significa empatia? Nem precisa ser empatia e sim amor, muitos fazem de tudo para ficar ao lado de um homem ou de uma mulher sofrendo horrores e não têm coragem de cuidar da própria mãe. Muita hipocrisia😡
@Luloso. O correto não é chola é chula...depois procure o significado da palavra, não tem nada a ver com que vc quer insinuar... que idade vc tem já completou 11 anos se não isso é assunto de adultos vá estudar, quando for adulto volte aqui e faça um comentário, sem querer ofender...
Existe uma filha, que está nesta situação, uma guerreira e heroína, que está batalhando junto ao congresso , para que uma lei seja aprovada. Que os parentes que cuidam de seus idosos recebam um salário e benefícios para que facilite a vida destas pessoas. Se puderem, apóiem está moça .
@@rosyluz2040 mas é exatamente isso. Projeto de lei demora e é pra vida toda. O estado pode contribuir para que estas pessoas tenham segurança financeira para continuar. Inclusive controlando e fiscalizando as casas de repouso já existentes , com regramento e padronização. Complexo sim, por isso só uma ação não basta. Tem que ter um estudo profundo com profissionais da área e os envolvidos para que se sustente este " tipo de trabalho " hoje não remunerado .
Poha, tudo sobra p os pagadores de impostos, assim nunca vamos ter contas públicas equilibradas ta maluco, tem q morrer pagando imposto alto e com inflação nas alturas... Só tem economista formado em história nesse país.
@@rosyluz2040 cada um pensa de um jeito e eu penso diferente de vc , em parte. Espero que alguma coisa seja feita, independente do que, e que ajude estas pessoas que estão nesta situação de dificuldades. As pessoas evoluem , a sociedade evolui e as relação pessoais também. Que nossas instituições andem pelo mesmo caminho e juntas.
@@FunchoSantiago a gente paga imposto de qualquer jeito. A questão é de como estes impostos são aplicados. Poha, vc vai ficar velho também. E qdo for a sua vez ? Pense nisso
@@rosyluz2040 eu acredito que o estado não precisa ser paternalista, pq isso nem existe nenhum lugar do mundo, mas nos aspectos de saúde, educação, infra estrutura, transporte, ou seja , itens básicos onde" não dá lucro " e as empresas privadas simplesmente não tem interesse. Tem que ser equilibrado. Esta questão ainda ninguém resolveu. Nem tanto, nem tampouco. Será que algum dia , iremos resolver ? Atualmente, no Brasil , está mais difícil do que nunca com tantas bancadas absurdas ( bala, bíblia , boi ) que o interesse público passa longe. Temos o pior nível de parlamentares de todos os tempos. É bizarro.
Realmente é muito difícil essa decisão, minha mãe sofreu muito ao cuidar da minha avó (ela tinha alzheimer), como eu era novo não conseguia ajudar muito, mas vi o quanto minha mãe sofreu (até a minha avó falecer) e poucos anos depois quem morreu foi minha mãe.
😢Sinto muito. Duas pessoas perderam a vida. Não precisa ser assim, cuidadores podem disponibilizar qualidade de vida para o idoso e a família.
@@angelicamarques3199Nao sao todos que podem pagar cuidadores expecialzados ( sao carissimos ), pesquisa !
não tenho filhos, nem outro parente pra cuidar de mim daqui uns anos.
já estou pesquisando locais pra eu viver minha velhice mais avançada.
não tenho nenhum problema com isso, desde que seja bem escolhido.
Acho interessante que a parte da família que não quer colocar o idoso em asilo e acha que é abandono, é a parte que não cuida ... os que cuidam ficam esgotados e os outros folgados dando opiniões... Só dão opinião e não querem a responsabilidade... Eu não gostaria de colocar meus pais em asilo.. mas sou sozinha, sem filhos... eu mesma vou ter que ir para um asilo quando ficar velha...
Que Deus abençoe você. Lhe conceda saúde e prosperidade.
Exatamente!!!
É uma decisão sempre difícil, falo por experiência própria. A parte da família, que não vive o problema, critica a decisão de internação.
Fale para a parte da família que não precisa viver o problema que então cuidem eles do idoso. Ou parem de opinar 😊
Internação!? PRISÃO isso sim...
Teus pais te "internaram" num orfanato qdo vc era criança e dava trabalho/ficava doente? Engraçado que vc sabe que asilo é uma prisão. E diz "internação" na maior cara-de-pau
@@Inesgoodluck627mas as creches é p isso
@@Inesgoodluck627 Creches e escolas são o que?
Eu não quero ter filhos, mas caso eu mude de ideia e tenha, desejo que eles me coloquem em um asilo, porque eu quero que eles possam viver suas vidas sem que eu seja um fardo para eles.
Pois você vai ter vários filhos pra saber o fardo que sua mãe carregou com você.
Depois que você tiver filhos, cuidar deles por mais de 20 anos (até se formarem), ficar cansado e dependente, vamos ver se vai pensar da mesma forma. Você não faz ideia da realidade dos asilos, do que está por trás das aparências.
Mas ter filhos não significa que, isso vá acontecer. O ideal, é o senhor já ir se planejando, para essa decisão que você quer.
As suas palavras denotam amor e respeito a si mesmo e ao próximo. Parabéns!
@@rachelsoares7211 Deixe de ser ingênua! Amor e respeito é o que não existe nos asilos. Por que você não se voluntaria e vai passar algumas horas num asilo para ver qual é a realidade?
Eu cuidei da minha mãe até Jesus levar mas se não fosse ele eu não tinha conseguido no final eu entendi amor e gratidão por tudo que ela fez por cuidar de mim
O problema é que aqui no Brasil as condições das casas p idosos são péssimas e extremamente caras. Depois de cuidarmos por 10 anos de nossa mãe com Alzheimer, tivemos q recorrer a isso. Felizmente encontramos uma casa maravilhosa e continuamos visitando com muita frequencia
É verdade mesmo muitas instituições brasileiras recebem o dinheiro dos familiares e não cuidam dos idosos
Minha mãe está num residencial, com quarto privativo, enfermeiros 24 horas, umas 05 refeiçoes, fisioterapia e exercícios, e saíamos para passear 01 vez por semana.
Qual o valor de um residencial nesse nível?
Bom que vocês têm dinheiro... más não é a realidade da maioria...precisamos pensar nesses...o seu caso por mais difícil que pareça é facil...bom dia...
@@adelmarcampos4768não é fácil levar a qualquer lugar, não é fácil pagar, e nao é fácil cuidar.
@@xxxxx845em POA uns 13 k
@@paulorebollo sim...isso que estou falando... principalmente para quem não tem recursos ou tem poucos recursos... provavelmente vc não consiga imaginar...para quem consegue pagar por mais difícil que seja... é facil...desculpe insistir...eu conheço a miséria de perto...
Vivi exatamente a mesma situação. Meu pai tinha uma doença degenerativa progressiva e a gente não tinha a menor condição de cuidar dele em casa. E nem é pelo trabalho que dava, mas pq ele engasgava e tinha outras urgências médicas. Colocamos ele em um asilo com assistência médica e de enfermagem 24h. Era o melhor que poderíamos fazer por ele para que ele tivesse um pouco de qualidade de vida. Apesar disso, fomos muito criticados pelos parentes. A família do meu pai não ajudava em nada, não se oferecia para revezar o cuidado em casa ou pra levar ele para a casa deles e também se negaram a ajudar a pagar o preço altíssimo da mensalidade, mas para criticar e dizer coisas horríveis sobre a gente eles sempre estavam disponíveis.
Junte seu dinheiro para um asilo de luxo para si, para não sobrecarregar a vida de seus filhos.
Melhor não ter filho e gastar uma vida com eles!
E sim Juntar esse dinheiro gastos em fraudas comida Dinheiro escola e faculdade festas e aniversários e as vezes exigem até carros.. se Guardarem esse dinheiro terão uma velhice com todas as Honrras!
Coitada da sua mãe !
Concordo Marcos.Ter reserva é imprescindível, tem gente que acha que a vida é uma eterna festa.
Melhor deserdar filhos como vc pra ter uma vida boa, ou melhor pegar filhos como é jogar na roda.
@@PeraMascarenhasMelhor o filho pagar aos pais todo dinheiro gasto com ele, com frauda, comida, material escolar, roupa , saúda , educação e fazer ele pagar quando arruma o 1º emprego
Cuida da minha com 86 anos e alzheimer,estou esgotada, não durmo a noite é um desafio diário...a canseira física e mental me define.
No asilo os idosos são cuidados 24h por pessoas especialistas em cuidar de pessoas com necessidades especiais.
Eu, faria o mesmo!
Em que mundo você vive? Já teve o diagnóstico de autista? Espere só chegar a tua hora de ir parar num inferno desses e vai se lembrar do que fez aos seus entes "queridos". Será assombrado pelo remorso.
Voce mora no Brasil ?
Amigo, visita um asilo para vc ver com os próprios olhos como os idosos são tratados lá.
Passei por esta situação, mais conseguimos manter minha mãe em casa com tds os cuidados dentro da nossa realidade financeira, mesmo alguns irmãos pouco colaborando, ela viveu até 88 anos faleceu a 2 anos.
Poderiam fazer casas de convívio para idosos, tipo uma escolinha. Para famílias que querem ter alguém pra deixar durante o dia e pegar a noite e fins de semana. Acho que seria bem legal. O idoso convivendo com outros e fazendo atividades, com profissionais a disposição e a família continuar tendo esse convívio. Também não precisaria ser tão caro, pois os profissionais trabalhariam em periodo comercial.
Não sei se já existe, mas acho que seria super válido.
Seria bom se fosse assim, mas nos asilos, todos têm dias de visita nos finais de semana, porém a maioria dos filhos não vão.
Já existem lugares assim, são conhecidos como "creches de idosos". Eles passam o dia na instituição enquanto os filhos trabalham e à noite voltam pra casa.
Eu trabalho como prestador de serviço e vou regularmente nessas "instituições" das mas baratas e as mas luxuosas. Em todas eu encontro sempre o mesmo cenario: SOLIDÃO, quando voce passa pelos idosos eles de tocam em voce para e poder conversar com alguem, por mas belo lugar e bem cuidado os idosos é sempre um lugar triste. Os parentes so visitam nos dias de "festa" ou feriados.
Visão de quem passa por lá prestando bo serviço, né amigão 🙄
Deve ser solitário mesmo, vc sentir saudade dos filhos,
CARLOS JOSÉ! É isso mesmo q acontece! Eles são muito tristes, carentes e solitários! Querem conversar, mendigam 1 toque! 1 aperto de mão! 1 abraço! Triste demais!😢😢😢😢😢😢😢
QUANDO visitam, né. Vi muitos idosos em ILPI simplesmente abandonados pelos filhos... até choram de saudade 😢😢😢
@@Yucatán2 e por isso não seria válida a opinião dele?
Cada caso é um caso. Idosos tranquilos e com relativa autonomia são bem diferentes daqueles com muitas questões de saúde, física e mental, ou comportamentais que inviabilizam o cuidado em casa. Tem que analisar com calma. Tenho uma tia que vive há muitos anos numa clínica. Esquizofrênica, era impossível pra única filha conviver com ela na mesma casa em que mora com o marido. Foi a melhor solução. Sobre as políticas públicas, NGM quer meter a mão neste vespeiro e infelizmente o tal ministério dos direitos humanos é uma piada e não serve pra nada.
Europa, Escandinava é normal quando a pessoa não dá mais conta de cuidar de casa, ir morar no asilo, os asilos é de responsabilidade da prefeitura, tem a contribuiçāo por parte do idoso. Os mesmos tem toda assistência que precisam. Uma pena que no Brasil não existem políticas públicas voltada pra pessoas idosas e para pessoas que nessecitam de cuidados 24 hs.
Bom dia...isso é lá nesses paises no nosso não cuidamos ao menos das escola e hospitais , desculpe não é momento de sonhar...
Sou Psicanalista e vejo o quanto não estamos preparados para o envelhecimento de nossos pais, contudo, a situação não deve ser analisada pelo viés dramático ou trágico como há muito temos lidado. É preciso lançar um olhar um tanto mais prático, até porque nós mesmos estamos envelhecendo, e nossa geração tem menos filhos ou nenhum, e precisamos de lugares preparados para nos acolher também. Mais espaços precisam ser abertos, porque esta é uma realidade que grita.
Deveria abrir no Brasil creches para idosos igual tem muitos no Japão, eu mesma trabalho em uma instituição que funciona como creche o idoso passa o dia lá e volta pra casa no final do dia, tem carros que vai buscar e levar pra casa, assim a família pode trabalhar ou fazer seus afazeres durante o dia,
@@vanmene9376 sem dúvida precisamos falar mais sobre isso em nossas cidades, estados e no país todo, por fim. O Brasil muito em breve terá graves problemas de países ricos, só que sem dinheiro e sem mão de obra. O que será feito de nós, os idosos do futuro?
Abrir espaços não é o difícil, mas sim a QUALIDADE desses espaços. Uma dica: visite asilos onde a mensalidade é baixa, por ex.
@@Inesgoodluck627 você tem razão. Espaços que não acolhem, mas ao contrário, segregam, já temos. O problema existe, é fato. Precisa ser discutido, e duvido que a solução seja fácil, se é que ela exista.
@@rosyluz2040 sim, a solução é difícil, mas creio que exista, mediante algumas boas pessoas empáticas. É como no Brasil do tempo da libertação dos escravos: muitos apostavam que no Brasil isso não aconteceria, e muitas pessoas que tinham empatia pelo sofrimento alheio lutaram e conseguiram 😊.
Minha mãe está com 86 anos. Anda com dificuldade e têm muitos problemas de saúde que vêm com a idade e falta de auto cuidado durante a vida. Tentei morar com ela oor três vezes. Em vão. Ela se aborrece com tudo. Não gosta de crianças nem de animais. Recentemente, descobri que ela tem todas as características de uma mãe narcisista, sendo eu o que demonstra afeto e vive sendo pisado. Mas ainda faço o que posso por minha mãe. Há três anos, ela passou meses fazendo juras que havia mudado o comportamento difícil para que eu e minha esposa, fôssemos morar na casa dela. Moro de aluguel e fui, mas desconfiado, afinal, por duas vezes ela me expulsou da casa dela, alegando que viver sozinha era o melhor para sua vida. Eu e minha esposa cuidáva-mos dela, dividí-amos as contas, porém, a humilhação por parte dela era constante. Ameaçava ligar pra polícia e tal. Pedi paciência a minha esposa com os constantes insultos. Não satisfeita, ela cruzou o bairro e foi nos acusar ao meu sobrinho de maus tratos. Meu sobrinho veio furioso e nos ameaçou caso não fôssemos embora. De lá para cá já salvei ela três vezes de morte, como de uma vez que ela ficou caída imóvel por quase 24 horas. Tenho fotos para comprovar. Diariamente vou levar comida na distante casa dela. Meu sobrinho vai lá quando dá. A filha dela e a neta apesar de morar a poucas quadras fazem de conta que ela não existe. Sofro com o desemprego e sucateamento da minha profissão de pintor de Letreiros. Sei que fora de minha cidade, em alguma capital terei mais oportunidades de trabalho e de me reciclar. Mas tenho minha mãe e suas carências. Sofro há anos de ansiedade, já tive pânico devido esses problemas. Tem hora que dá vontade de sumir no mundo em busca de paz. Mãe tem preconceito com lar de idosos e o resto dos filhos dela são contra e não procuram cuidar dela como deve. Estou no meu limite. Mãe é lúcida as vezes, tudo o que ela vive é investimento dela mesma. Vou enviar este vídeo para alguns aqui citados. 😩
Cara, pode parecer frio da minha parte, mas: só tem como ajudar quem quer ser ajudado. Procure uma boa instituição e coloque ela lá. Se você não cuidar de si ngm mais vai. Se você adoecer da cabeça é bem pior. Tomar antidepressivo não é nada legal.Fazemos o que está ao nosso alcance. Não podemos se esfarelar em prol de ninguém.
Amigo, acho que você está precisando de ajuda psicológica, você não é culpado das escolhas que a sua mãe fez, ainda que seja sua mãe. Dê o seu melhor mas conheça seus limites. Todo mundo os tem, além disso cuide de você porque o tempo passa para todos, se você não tiver saúde nem condições como será para quem tiver que cuidar de ti?
@@analuciabs um filho não deve jamais dar as costas a sua mãe. Minha consciência não permite. Deve haver uma solução. Minha mãe sofreu muito para nos criar.
Coloca em um asilo bem barato.....e se recupere desse stress.
Você sabia que pode entrar na justiça contra seus irmãos se só você cuida dela? Ou eles têm que revezar com você ou te pagar $
Bom dia, eu e minha irmã cuidamos dos nossos pais, de oito filhos somente 2 cuidaram dos pais.
Quase sempre é assim, poucos cuidam, pesa para um filho só. E pesa muito!
Sexto mandamento: honrar pai e mãe! Pena daqueles que não sabem aproveitar a oportunidade de cuidar dos pais na velhice. Nem sempre é possível o cuidado direto, mas devemos fazer o possível para que os idosos permaneçam no convívio familiar
Hoje existe a possibilidade de acionar na justiça quem não ajuda
@@julianaceddia5661 dar aos pais o cuidado médico e diário que você não consegue dar em tempo integral não é desonrrar pai e mãe. Cada situação é uma situação e nem sempre dá pra dar todo o cuidado que se precisa sozinho. Aliás, é bem o contrário. A gente cansa de ver pessoas que tentam ajudar os pais mais do que são capacitadas para fazer e caírem doentes junto deles. É por isso que não temos instituições melhores nesse país. É justamente por causa de pessoas preconceituosas que usam a bíblia para fundamentar oq ue não conhecem é que a coisa mais piora do que melhora.
Quando minha mãe faleceu, meu pai ficou muito mal. Eu nao tinha mais como cuidar dele sozinho, ele tinha várias questões de saúde. E com a depressão, ele estava simplesmente parando.
Com muita tristeza, tive que colocar ele em uma casa de repouso. Em pouquíssimo tempo, ele melhorou muito. Voltou a se locomover bem, e recuperou o ânimo.
Então começou a se rebelar e querer voltar para casa de qualquer jeito. Por causa do remosso, trouxe ele de volta para casa. Contratei uma cuidadora para me ajudar. Me dediquei 24 horas por dia.
O q aconteceu? Em pouco tempo ele voltou a ficar do mesmo jeito de antes e pouco depois, faleceu.
Sinto muito pela suas perdas. O remorso não é tão bom conselheiro, mas pelo menos ele faleceu perto do que amava. Eu cuidei de 3 idosos familiares no fim da vida, descobri que não existe solução simples ou decisão validada, cada caso é um caso e no final a gente faz o melhor que pode. Não é como cuidar de uma criança em que fazemos as escolhas por eles, idosos costumam ser teimosos e sabem impor suas escolhas a nós que somos os filhos, netos ou sobrinhos. Fique em paz 🙏🏾🙌🏾
Fazem 5 anos que cuido da minha mãe totalmente acamada. Tenho 2 irmãos que se afastaram total. Já pensei vários vezes em colocá-la num asilo. Mas não tenho coragem. Ela não fala mais, se maltratarem não saberei. Vivo deprimida, com problemas de coluna também. Ne sinto aprisionada dentro de um pesadelo sem fim. Só quem cuida de um acamado é que sabe o sofri
mento. Por isso não julgo ninguém.
Uma decisão muito difícil, não a julgo.
Mas se você não tem condições de dar toda a assistência pela qual ela precisa, errado é deixá-la sozinha em casa.
Quanto ao julgamento alheio, não se importe, sempre irão julgar mesmo.
Bela reportagem
É uma decisão muito difícil mas necessária muitas vezes e temos que aprender a lidar com isso da melhor forma possível, excelente reportagem
A casa de repouso possui PROFISSIONAIS que saberão alimentar, estimular e dar a devida atenção às necessidades do idoso.
A EUTANÁSIA é mentalidade de primeiro mundo e muito diferente da nossa onde a FÉ e igrejas lotam por sofrimento
Atualmente, a morte assistida é permitida em quatro países da Europa Ocidental: Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Suíça; em dois países norte-americanos: Canadá e Estados Unidos, nos estados de Oregon, Washington, Montana, Vermont e Califórnia; e na Colômbia, único representante da América do Sul.
Em quais casos a eutanásia é permitida?
A eutanásia é permitida desde 2002. Os médicos podem ajudar o paciente a morrer desde que ele tenha uma condição irreversível, em sofrimento mental e físico constante. A relação entre o médico e o paciente precisa ser longa, e é preciso que o paciente manifeste desejo de morrer.17/07/2016
OU SEJA, UMA PRISÃO GOURMET, NÉ? 😤😤😤
Meu deus em que mundo tu vive???? Já passou um tempo em um asilo? Trabalhei por 4 anos em um asilo e te falo com toda certeza que na tua frase não tem nada da realidade ( eu trabalhei em um asilo particular muito caro 😅😅😅 pra piorar ainda mais a história)
E esse e um problema , no estado do Rio de Janeiro os asilos publicos sao um terror !
Deve ser a de outro pais , como disse a moca do Japao , aqui so se for muito , mas muito cara . E tem que levar em consideracao a vontade do idoso ( enquanto esta lucido , ninguem falou sobre o que o idoso gostaria ).
O dia que o ser humano aprender a se colocar no lugar que é o seu lugar, o equilíbrio,a disciplina finalmente se instalará em nosso tempo ☀️
Muito complicado 😢 mas necessário 🥺 eu já falei pro meus filhos (04) que se precisar pode me colocar em uma casa repouso 😥
Vai ser melhor que vc ficar em casa assistindo televisão que só passa desgraça!
A maioria dos filhos que põe seus pais no azilo conseguem cuidar sim . E que não querem se comprometer 😢
Um dos problemas no Brasil é que as pessoas estão muito dispostas a dizerem se concordam ou discordam, ou até se odeiam... mas não são capazes de defenderem (e forçarem seus vereadores, deputados, etc.) políticas públicas.
O Japão já se preparava faz tempo. Hoje a cada bairro além dos serviços básicos para os moradores, temos instituições variadas e preparadas para receber idosos com todo o tipo de necessidades e enfermidades . Day Care, Home care ou Elders Care todos são capacitados, prédios bem construídos com estrutura muitas vezes semelhantes a quartos hospitalar com todo os recursos que exigem cadeirantes entre outros. Dentro destas instituições eles recebem cuidados diários, como também a visita regular de médicos dentistas fisioterapeutas entre outros. Ficaria horas descrevendo sobre esta questão que aqui já está bem resolvida e digo isto por trabalhar em uma delas.
Fale mais a respeito. Interessante
não colocaria minha mãezinha em um asilo. quero ser muito bem estruturada financeiramente e já estou trabalhando para ter esse futuro e vou proporcionar ótimo conforto pra minha mãe e alguém muito bom pra cuidar dela.. e sempre que possível vou visitar minha mãezinha tb na casa dela
Eu nasci para criar a minha mãe e assim fiz, tive que impor limites em várias fazes da vida dela e da minha, cuidei e sofri muito com isso.
Hj tenho 35 anos e tenho minha filha de 6, minha mãe tem 65.
Na cabeça da minha mae é da família dela, o ideal a se fazer é eu continuar criando ela, até o dia que ela não estiver mais aqui.
Não consigo mais conviver com ela por questões psicológicas que passei e ainda passa com a convivência com ela e tudo que ensino para minha filha é que ela seja livre quando ela crescer e que pode sim me colocar em uma casa de idosos, para que ela não viva a imposição e reclusão que eu tive.
engraçado as "amigas" da mãe criticando a filha...será q alguma delas se ofereceu pra cuidar da amiga? duvido muito...
Respeito a decisão de cada um, faz um ano que minha mãe faleceu, aos 88 anos, somos 6 filhos e todos ajudamos nosso pai a cuidar dela, não é fácil, o estresse e o cansaço é muito grande, mas jamais passou na nossa mente o desejo de colocar ela em qualquer instituição, se precisa-se pagavamos uma cuidadora
Imagine como é a vida de um filho sozinho, cuidando de paí e mãe idosos
Um colega uma vez falou que minha família tem histórico de colocar a família no asilo, só porque comentei de um caso, mas e se a pessoa não tiver condições? Por exemplo, eu tinha um primo que precisava trabalhar e não tinha como cuidar da mãe, ele teve que levar ela para um asilo.
E quantas mães têm que trabalhar e ainda assim cuidam dos filhos ou contratam babás? Hipocrisia isso...
é complicado, muitas vezes a pensão do idoso não paga um cuidador, que de forma integral deveria ter 3 se revezando. O filho precisa trabalhar, imagina ter que cuidar do idoso por 10, 15 ou 20 anos e esse tempo vai prejudicar a pessoa na hora de se aposentar e poder desfrutar de uma velhice tranquila e saudável. Porque cuidar de idoso requer estrutura física e mental, não é fácil.
Eu imagino como esse problema é complicado para as famílias carentes. Faltam instituições públicas gratuitas confiáveis, mas as "autoridades" e imprensa são ágeis em condenar a "família desnaturada" quando o idoso é encontrado com a fralda encharcada. Ninguém pergunta se os filhos estavam ausentes porque estavam em horário de trabalho.
Cruel pros pais e para os filhos. Mas nao podemos prejudicar a vida de nossos filhos 😢
Uma vez, meus irmãos e eu fomos visitar uma tia minha num asilo, ela sempre foi uma mulher forte e independente, lembro que ela pediu desculpas por não poder servir um café para a família dela que a estava visitando, afinal, como ela disse, não estava na casa dela...😢
Sei que existem casos e casos, e que no Brasil não existe muito essa cultura de colocar idosos em asilos, sei da precariedade das instituições muito baratas para famílias de baixa renda e sei que o governo do nosso país não se preocupa com isso. No final, tudo é resolvido pelo familiar, ou familiares, sempre com dificuldades e também dúvidas e angústia🤷♀️
Daqui a 3 anos serei uma idosa e sei que a nossa saúde é a nossa riqueza, vamos nos alimentar bem, fazer atividade física, ler bastante e curtir a natureza, coisas que podem nos ajudar a enfrentar esse momento com mais alegria e dignidade e que todos irão passar, afinal, só não envelhece, quem morre cedo❤
O poder público deveria abrir mais dessas instituições, diz a reportagem. Como, se vivemos num paraíso financeiro onde o Estado paga estruturalmente, via dívida pública, há décadas bolsa-banqueiro para o baronato do rentismo? E vai continuar pagando, mesmo que para isso precise acabar com o SUS e com a educação pública, e vender a Amazônia e todas as empresas públicas.
Exato! O mesmo capitalismo financeiro que destroça seus filhos com Juros abusivos durante a vida ativa.
Cara, que comentário certeiro.
Só complementando, em 2023, o orçamento para as forças armadas foi de R$123 bilhões para uma turma que só serve pra pintar meio-fio e não consegue nem dar golpe de estado.
Se fosse criar asilos públicos com um custo médio de R$3.000 por mês por idoso (acho mais do que viável por não ter fins lucrativos, não pagar impostos e ganhar em escala), esse dinheiro poderia custear o internamento de quase TRÊS MILHÕES E MEIO de idosos durante o ano inteiro.
Agora, se fosse mexer no bolsa-banqueiro que você citou, nem se fala. Apenas DEZ POR CENTO dos 2,4 TRILHÕES dessa imoralidade poderia manter 6,6 milhões de idosos bem cuidados.
Excelente matéria, este assunto precisa ser mais divulgado e debatido nas mídias e redes sociais, pois além de muito importante, será e é a realidade de milhares de família.
Estamos vivendo essa situação agora, minha vó já está muito idosa, com alzheimer avançado, acamada a 6 anos.
Minha mãe agora com 64 anos não está com força o suficiente para cuidar dela.
Infelizmente ela não sobreviveria muito tempo se colocar em uma casa para idosos, pois conhece cada um pela voz e chora quando não ouvi vozes familiares ao redor.
Estou com 35 anos, graças a Deus tenho um trabalho estável, agora vou tentar a redução de carga horária para ajudar ainda mais no cuidado delas.
Veja bem, sua mãe ainda é nova só que está exausta, você deve ser jovem e estar no melhor da carreira, tem sua vida. A não ser que vocês tenham renda suficiente para pagar 2 ou 3 cuidadoras e demais profissionais para amparo de sua avó deixar de trabalhar meio período só vai te adoecer também. Se fosse possível encontrar uma clínica para sua avó, vocês poderiam visitar regularmente, assim estando sãs para lhe dar carinho e conforto de qualidade aos finais de semana. Sua avó se deve se acostumar com mais uma nova fase da vida, como sempre se acostumou com todas as mudanças que ela já viveu. Com o amor da filha e da neta tudo se ajeitará e quando chegar ao fim vocês duas também ficarão bem. Lembre-se que você tem a sua mãe ainda para amparar. Força!
@@analuciabs
Não temos a opção de colocar minha vó em um lar para idosos, nem mesmo minha mãe.
Sou do interior de MG, só existe 2 lares, ambos não tem qualidade, poucos idosos nas condições da minha vó chega a 6 meses de vida nesses locais.
No princípio do alzheimer, até tentamos deixar um período, como se fosse uma creche, minha vó conseguiu fugir, graças a Deus, conseguimos encontrá-la.
Temos até um bom acompanhamento pelo SUS, com uma equipe de saúde que revesa visitas durante o mês, recebemos alimentação (ela alimenta por sonda) e fralda. Já é uma super ajuda, o restante é com a gente.
Jesus tem sido o nosso refúgio, glória a Deus, estamos nesses cuidados a mais de 10 anos, durante esse período ainda tivemos que cuidar do meu padastro com câncer. Somos mulheres guerreira ❤️
Cuidamos da nossa. Gracas a Deus! 😢
Meu pai, que tem Alzheimer's, sempre disse que preferia morrer à ser "abandonado" em uma casa de repouso. Infelizmente a um certo ponto, tivemos que colocá-lo em uma. A qualidade de vida dele melhorou 10000x. Mas é importante que família e amigos continuem visitando.
Eu tenho 74 anos e já fico preocupada pensando quando ficar dependendo dos filhos, ou genro e nora. E outra coisa, a gente fica muito só, às vezes passo a semana toda sem falar e sem ver meu filho que mora embaixo da minha casa. Às dá muita tristeza!
No Brasil se for numa instituição pública, pode considerar abandono sim, além de negligência, descuido, indiferença e até coisas piores
Com certeza!
E daí?
Realmente há certos casos que é muito complicado cuidar de um(a) idoso(a) quando se tem pouca ou nenhuma estrutura, mas o que vejo de asilo/abrigo maltratando pessoas senis ou negligenciando-os .... Eu não confio. Já tive experiencias tristes seja ao fazer um trabalho voluntário no asilo municipal da minha cidade e ver o quanto os idosos eram negligenciados, seja na experiencia profissional em que atuei juridicamente num processo que um asilo de Minas Gerais estava impedindo os familiares de visitar os idosos do asilo, para conseguir uma decisão favorável demorou mais de 30 dias, mesmo sendo caso de prioridade processual. Além disso, todo ano sai matérias sobre casos parecidos.
o problema é que ocorreram denúncias de abusos nos asilos de vários lugares. Isso gerou um certo trauma e medo com relação aos asilos. E também há casos de filhos que largam os pais no asilo para literalmente abandonar a pessoa lá.
O que me incomoda é perceber que os pais não se ajudam, não se alimentam bem, não se exercitam... fazem tudo ao contrário, um combo contra a saúde. O que esperar? Muitos remédios e risco de AVC! Sobra pra quem?
Verdade! Eles não querem ou não tiveram instrução… muitas vezes nem economia para sua própria manutenção na velhice. Isso é um problema!
@@analuciabs mas hoje tem informação! Os pais na faixa dos 50, 60 anos têm acesso à Internet. Conheço muitos, inclusive meus pais. Mesmo assim eles têm dificuldades na mudança. Eles sabem do que é preciso fazer, mas não fazem.
Já ouvi muitos relatos terríveis de pessoas que trabalharam como cuidadoras em asilos e de assistentes sociais. Espero que jamais precise deixar minha mãe num local desses.
Cuide muito bem dela e reze mesmo !
Trabalhei do lado de um asilo. Ouvia muitos gritos, . O asilo foi dechado
É uma realidade. A condição humana no sentido de maior longevidade nos coloca a pensar sobre o assunto. Políticas públicas são necessárias. E o mais importante, os familiares entenderem o momento de fragilidade do idoso.
E os idosos entenderem as demandas dos filhos.
Cuidei de minha mãe e faria tudo novamente com muito amor e carinho, é dever dos filhos cuidar dos pais idosos, visitem um asilo para verem a tristeza que é, os olhares vazios, tristes alguns com maus tratos, tirem suas próprias conclusões.
A decisão não é fácil, porém algumas vezes é necessário colocar o idoso em instituição! Ficar com a família até o fim é a melhor solução ❤️❤️❤️
Acredito que seja a mesma dor que os pais sentem quando têm que deixar o filho numa creche. A diferença é que é por pouco tempo e os filhos voltam pra casa. Já o idoso, sai direto para o cemitério.
Visitar uma ILPI é horrível, é uma prisão disfarçada
Eu não acho que seja a mesma dor, creche é praticamente uma escola em que os pais buscam as crianças, asilo é moradia, o idoso fica lá pra sempre muitas vezes sem visita.
Deixar um idoso num lar de idosos é diferente de deixar um filho num jardim infantil. Um idoso que vai para um lar ou casa de repouso é lhe retirado tudo, a dignidade, a vontade, TUDO. Ali ficam a aguardar que a morte os leve.
@@AnastasyaM.-se5rx Exatamente o que eu disse. 👍🏼👍🏼
Não é preconceito! É experiência, conhecimento de casos… Essas instituições em sua maioria ganham muito e pagam mal os funcionários que, supostamente, vão “cuidar” dos idosos.
Não existe vida totalmente independente, é necessário entender que nós somos seres interdependentes... alguém sempre precisará de nós, e nós de alguém! Essa é uma crença que deixa a vida ainda mais pesada!
Assunto muito importante a ser discutido.
Tenho 70 anos e apenas um filho ,tenho planos de ir para um asilo ,caminhando com meus próprios. pés.
Que tema delicado! Não existe lado certo ou errado pra quem concorda ou não em colocar o idoso num asilo. A realidade de cada um é o que define isso
Um assunto que deveria ser tratado por todos órgãos de comunicação.
É fácil julgar!
As situações são diversas.
Feliz do idoso que poderá ser cuidado pelos familiares, porém muitas vezes a família é grande e os cuidados ficam apenas com um 😕
Meu marido e seu irmão colocaram a mae depois que ela caiu e quebrou o fêmur. Lá ela foi muito melhor cuidada do que em casa com empregadas. Voltou a andar, tem musicoterapia, atividades diárias, fisioterapia e enfermagem 24hs por dia.
Eu já falei para as minhas filhas que quero isso. E já combinei com as amigas de irmos juntas. 😂❤
Verdade eu parei de trabalhar pra cuidar da minha mãe bipolar, tem pelo menos 2, 3 crises no ano. As crises demoram as vezes 1 mês pra passar… agora ela está fazendo tratamento pra câncer e as crises estão mais frequentes.
Sou filha única. E ela não é casada.
Realmente é um tabu aqui no Br wuw deve ser quebrado, ois dá mais qualidade de vida pro idoso e p a família!
Excelente...não tem como da pausa. Ouvi de uma vez so..parabéns
Vi muitos idosos em ILPI simplesmente abandonados pelos filhos... até choram de saudade 😢
No começo, vão a cada final de semana, depois quinzenalmente, mensalmente, até não irem mais (geralmente pq "surgiram outros compromissos"). Tirar o idoso de seu próprio lar é começar a matá-lo.
Às vezes não há o que se fazer..
Eu nao julgo , mas eu jovem e sem filhos , dedicaria sim alguns anos da minha vida com minha mae , assim como fiz com meu pai ja mais velha ( dos 38 aos 50), e com filho . E nao me arrependo , o faria com todo meu amor e respeito e empenho novamente . Como estou tentando com minha mae agora a 3 anos !
O primeiro problema é a comparação com os pais cuidarem dos filhos, pq crianças são pequenas, até certa idade não conseguem agredir um adulto, não tem doenças crônicas que demandam administração de medicamentos orais e injetáveis. Para um filho existem creches públicas ou ao menos mais baratas e confiáveis, para um idoso não. Em seguida vem justamente o fato de que a depender do caso, vc arrisca a vida do idoso ao tentar cuidar dele em casa.
Além disso se a pessoa larga o trabalho para cuidar de pai ou mãe idoso, quem vai pagar as contas? Se a pessoa tem filhos, esse dinheiro não fará falta para os cuidados básicos dos filhos e se o idoso tiver qualquer tipo de emergência médica?
Não julgo os filhos. Nem todo pai e mãe é santo
Eu acho muito mais alegre estarmos com outros idosos, alegres e de bem com a vida (e com a morte) sejam LGBT ou héteros, com ou sem filhos! Penso em uma velhice multifacetada e conjunta. Acho muito triste envelhecer só em casa. Filhos e netos tem suas vidas, as residências estão cada vez menores e sem sol, ruas sem calçadas, agitadas e violentas, não adaptadas para idosos! Uma comunidade com casas para idosos seria ideal para mim!
Uma mãe cuida de 10 filhos , 10 filhos não cuidam de uma mãe . 😢
😢
Gostei muito da reportagem, sou idosa e independente, trabalho na saúde e tbm com parentes de idosos acamados. Tenho duas filhas e o que não quero atrapalhar a vida delas no futuro e já trabalho essa idéia e sempre converso a respeito. Ana fica em paz e viva sua vida, Jesus sabe de todas as coisas.
Eu era absolutamente contra asilos, até q uma tia optou, isso mesmo ,optou por ir a um asilo. No começo não entendi a sua atitude mas um dia ela me disse,"-eu me sinto mais segura aqui ", então percebi q ela gostava do lugar ,de estar lá e eu so via tudo pela minha ótica q era quase impossível alguém gostar de um lugar assim mas ela gosta das pessoas, dos outros internos e dos infermeiros. Hoje acho q cada caso é um caso e q o asilo é sim uma opção a ser considerada não somente para os parentes mas para o idoso tb.
Não vi o video mas ja se explica pelo título o motivo do tabu. Tenho 51 anos e adoraria ir morar nun lar de idosos na velhice. Mas acharia triste ser COLOCADA em um ASILO. Tem a ver com vontade e decisão de ir viver em local digno com a consciência e satisfação de nao atrapalhar a vida de ninguém.
O Brasil precisa evoluir muito nessa questão. Tem muito pouca instituição preparada para a normalização de uma decisão como essa. Tenho minha avó acamada e cuido dela, não há em minha cidade um lugar em que eu possa deixa-la com a consciência tranquila.Passo por momentos de depressão também.Por minha vez , tbm tenho uma filha única e gostaria de poder ficar em um lugar decente quando a hora chegar para não atrapalhar a vida dela. É um tema difícil.
Excelente assunto, obrigado por abordar .
Excelente tracalho. Parabéns. Falem mais sobre o tema
Tenho só uma filha, e tenho ciência de que posso vir a precisar de cuidados futuramente, e não imagino pedir que ela pare sua vida para cuidar de mim, ser mãe foi minha opção. Assim como tenho pais idosos, e nesse momento não vejo condições de parar de trabalhar, caso precisasse cuidar deles, mas poderia sim auxiliar no pagamento de um cuidador. Acho que os tempos mudaram, pessoas optando em ter menos filhos. Sem falar que a maioria das mulheres trabalham, diferente de anos atrás que se podia cuidar dos pais e dos filhos, já que o marido era o provedor. A grande preocupação é ter lugares/cuidadores confiáveis, sem falar em questões trabalhistas para quem opta em cuidador.
Um problema mundial. Como é caro! E difícil! As cuidadoras em casa são complicadas. Faltam, ficam no celular em vez de fazer algo com o idoso, e há ainda aquelas que roubam e maltratam os idosos. Melhor ficar em uma boa instituição, mas são caríssimas. Sorte de quem pode pagar. O governo tem a obrigação de cuidar desse problema. Todos os idosos precisam de um final de vida com dignidade.