Trabalhei 5 anos, em uma comexi 8 cores, máquina excelente, fazia troca de bobina, com acerto automático, tudo no controle, com computador para acompanhar a qualidade de impressão, em fotos frequente, e uma área que apaixonei no trabalho, hoje eu trabalho por conta própria na área da serigráfia de sacolas, profissão que eu tirei da flexográfica🙏🏼🙏🏼
sou designer gráfico online, nunca operei maquinário de impressão, estou desempregado e me surgiu uma entrevista pra operador, sei que não vou passar pela falta de experiência mas achei o setor interessantíssimo, muito respeito pelos profissionais que tornam nossas artes realidade
Na mesma empresa tente uma oportunidade na área de pré-impressão ou "criação de artes", já que todas as embalagens flexíveis deverão passar por alterações para se adequar a nova normatização. g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/10/10/produtos-agora-precisam-indicar-nas-embalagens-se-tem-alto-teor-de-sal-gordura-saturada-e-acucar-so-30percent-estao-atualizados.ghtml
@@marcelotzl Pensei justamente nisso, passei pra segunda fase do processo, farei uma entrevista pessoal e serei claro quanto meu interesse por aprender sobre o setor. Obrigado pela resposta, ótimo vídeo!
eu trabalho nessa área, são três impressoras, uma comexi 1508 e duas flexo 8 cores. passo o dia trocando bobinas, tintas e facas. tô aprendendo aos poucos, quero ser operador. pena que não recebi um treinamento igual a esse.
Prezado Ezequiel, obrigado por sua interação, essa foi um rápida explanação para uma turma de Desing que estava visitando à escola. No curso de aprendizagem os alunos tem a oportunidade de aprender desde o início do processo e suas variáveis,até o resultado final. Infelizmente alguns não dão a devida importância ao conhecimento, mas busco fazer a minha parte.
Iae Ezequiel, beleza?? Também trabalho na área da flexografia como auxiliar de produção, mas em especificamente na área da impressão flexográfica. Na cidade na qual eu resido hoje, Uberlândia-MG, o Senai não disponibiliza o curso de flexografia, apenas o de offset, é uma pena pois assim como você também tenho muita vontade de aprender mais sobre a profissão e me tornar um impressor um dia.
Estou reparando que essa aula é no SENAI, não sei se é o mesmo SENAI onde eu estudei, onde fica na Mooca ao lado fo viaduto Bresser. Na época era o ano de 1986, eu tinha 13 anos, era período integral, de manhã era aulas de flexografia e a tarde era aulas teóricas de ensino básico. Tinha cursos de offset, rotogravura, flexografia, tipografia e etc... Eu era muito feliz nessa época! Recebíamos até meio salário mínimo de empresas que arcava com alunos para no futuro serem trabalhadores, até davam vale transporte e vale refeição. Tinha enfermagem, um pátio onde armavamos as mesas de ping pong, pimbolim na hora do almoço, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão, chuveiro após os exercícios... Nossa, realmente eu voltei ao tempo! Obrigado pelo vídeo, me fez recordar um dos melhores tempos da minha vida. Ah, não exerci a profissão, acabei anos depois entrando na Gráficos Burti como auxiliar de impressor tira provas e depois virei vigilante e várias profissões até chegar a Técnico de Segurança! Deus abençoe!
@pegavisao49 parabéns por sua trajetória. Essa aula é no SENAI BH (Horto) e esses alunos são jovens aprendizes como você foi e são "apadrinhados" por empresas do ramo que arcam com um percentual do salário como ajuda de custo. Que DEUS abençoes todos nós!!!!
Na verdade no papel é das cores mais claras para as mais escuras...e inversamente no plástico. Ainda que quando for acertar tem pressão e encaixe tem que ser da primeira e aí vem acertando os registros com as demais cores. Parabéns pelo vídeo...Like, mais um inscrito.
Logo logo estarei iniciando meu curso pra aperfeiçoar pois tive uma proposta pra operar a deve estou ansioso pois já trabalho nesse ramo só que em uma máquina 3 cores
Há 9 anos trabalhei na F&F etiquetas aqui em Barueri, fazíamos TAGS, etiquetas adesivas, um monte de coisa para grandes magazines. Pernambucanas, C&A, Riachuelo. Trabalhei mais em torqueladora (corte sem impressão), mas fiz flexo por 2 anos também, era banda estreita (acho que era esse nome), umas 3/4 cores no máximo. Na época ajustada a impressão com os dentes da engrenagem, não tinha esse negócio de alinhar virando não. haha. Sofri bastante na empresa nas gostei de trabalhar com isso.
Em uma impressora banda larga sem registro automático como essa do vídeo é impossível realizar ajuste (acerto) sem que a máquina esteja "virando" em rotação. Mesmo na banda estreita o ajuste fino é com a máquina imprimindo, faz parte de todos os processos analógicos de impressão. A busca é consumir a menor quantidade de material na realização do pré-registro e acerto de impressão.
Trabalhei com uma máquina dessa de 6 cores a uns 8 anos atrás,na época que eu cursei o senai na theobaldo de nigris. Aqui em São Paulo,fazemos o pré-registro primeiro na colagem do clichê na chaveta do porta clichê,segundo,encaixando com o dente do tambor central,o ajuste de impressão sai em linha,amarelo,magenta,cyan e preto,imprimimos o amarelo primeiro,depois o magenta,depois o cyan e por fim o preto,se um impressor faz um ajuste desse por essas bandas é capaz de tomar justa causa. Não estou criticando o vídeo,tampouco a explicação do professor,em termos gerais foi uma boa/ótima didática,mas essa parte do ajuste de cores por aqui é impensável de se reproduzir pelo gasto excessivo de material. vida longa mestre...
O pré-registro foi feito exatamente como você explicou e a didática é a mesma, só não foi apresentada no vídeo por não agregar e por mais que adiante no processo de acerto de impressão até mesmo em máquinas cnc, gearless há perda no acerto, em algumas mais e em outras menos, mas não existe perda zero no acerto.
Parabéns professor está bem claro sua explicação, trabalho na área mas é na nilpeter banda estreita em São Paulo vou me escrever no seu canal porque aprendizado nunca é D +...
Prezado Marcelo, achei a explicação ótima. Não ligue para comentários de quem não ajuda, são sempre do contra e não têm competência para fazer um vídeo explicativo. Gostaria de saber se você tem um vídeo de como fazer os acertos da impressora folha plana. Um abraço.
@@marcelotzl bom dia Marcelo, sim é sobre a impressora com slotter. Se puder esclarecer também como corrigir a variação do sloter eu agradeço. Um abraço
Olá, Marcelo. Sua explicação é muito boa, parabéns. Gostaria de saber se você sabe como é feito o processo da matriz que é o clichê? Tenho dúvidas de como é feito o relevo. Desde já, grata.
Obrigado, Marília Silva! th-cam.com/video/p-G7vLd53e8/w-d-xo.html Esse é de um vídeo simples mas bem didático sobre a gravação convencional de clichês. Espero ter ajudado.
Sou impressor flexografico há quase 9 anos, queria me aperfeiçoar mais e aprender novas técnicas tanto de regulagem quanto questão de máquinas , porém onde moro ( Sorocaba ) não tem nenhum cursos referente e não acho pela região.
Parte mais chata para mim era colagem de clichê, sempre tremi mais que pinscher e tinha que ficar alinhado. Na empresa que trabalhei o impressor de flexo que fazia a colagem, não tinha alguém para função.
Bom dia sstou iniciando uma cartonagem de papelao ondulado estou com dificuldade para fazer as reguláveis na impressora flexografica para caixas pequenas.
Ideal é buscar saber qual o menor formato que a máquina é capaz de produzir. Via de regra impressoras “Slotter” tem limitações no que diz respeito a manter o registro das cores, até por isso a clicheria aumenta o “trapping” para auxiliar e minimizar a variação de registros das cores.
Amigo, parabéns pelo trabalho. Tenho um empresa de ecobags a 10 anos e estou estudando começar a estampar minhas bolsas de TNT (tecido-não-tecido) com uma impressora flexografica. Com sua vasta esperiencia, qual modelo faz nesse tipo de material e qual você me recomendaria custo x beneficio? Atualmente fazemos silkscreen.
O sistema de transferência de tinta na flexografia é feita basicamente por um cilindro denominado anilox, esse não “entrega” a quantidade de tinta que a tela de serigrafia, a camada de tinta, mesmo utilizando um anilox especial passa longe do resultado alcançado na serigrafia, mas é possível sim imprimir TNT.
@@marcelotzl eu imaginei isso, o problema é que hoje preciso de uma alta produção com uma boa qualidade, infelizmente vou ter que abandonar a excelente qualidade do silk.
@@MarllonSilvaRj mas qualidade é percepção do seu cliente, se ele aceitar o resultado que será entregue ok. Se for imprimir em flexo consulte algum representante da APEX, fabricante de anilox, eles podem ajudar referente ao anilox que se aproxime da carga de tinta que você consegue na serigrafia.
Obrigado Paulo Woltz! As observações realizadas no vídeo são em relação as máquinas instaladas na escola, offsets folhas. As observações não se aplicam a offsets rotativas. Os alunos que participam da filmagem sempre buscam paralelos entre os processos de impressão.
Bom dia! Desconheço uma maneira de realizar os ajustes “acerto” com perda zero, em processos analógicos de reprodução, sempre haverá perdas, mas estas podem ser minimizadas pela tecnologia do equipamento, metodologia de trabalho e principalmente, conhecido e profissionalismo do impressor.
Bom dia, Romai Bueno! As rugas estão “aparecendo” no embobinamento do material ou em outra parte da máquina? Se o problema for no embobinamento, sugiro analisar a tensão que o material está sendo embobinado ou a passagem do material nos roletes de passagem. Se o problema está se apresentando antes de ser impresso, observe a centralização da bobina e também a tensão do freio, são algumas de muitas possibilidades de aparecimento do problema.
Sou impressor off-set a 20 anos , to querendo migrar pra flexografia , em qual ponto terei mais dificuldades ? A qual ponto preciso me atentar mais ?parabéns pelo vídeo amigo .
Boa tarde Eduardo, baita experiência em?! A princípio no controle da tinta, são bem distintas e dependendo da qual seguimento da flexografia que você irá atuar a interação entre impressor máquina é bem maior que na offset, como o professor Eudes Scarpetta diz: “A flexografia é uma arte imperfeita em que os resultados podem variar”. Desejo boa sorte em sua nova empreitada.
Penso eu que conheço os dois lados que quando migrar para a flexografia a dificuldade será nós cálculos, e sistemas diferente mas quando pegar verás que e bem mais simples ! Trabalho em flexo a 11 anos ! Área encantadora mais as vezes dá vontade de morrer...kkkkk mais é satisfatório o resultado.!
Processo totalmente diferente. Trabalhei 13 anos como impressor flexografico ,ja faz 11anos que eu não gosto nem de chegar perto de máquinas. Só mexocom clichê
Bom dia Marcelo eu trabalho com uma maquina de impressão RAMI 6 cores eu estou precisando do manual dela vc sabe se é possível achar ela foi fabricada em 1997 foi
Olá Marcelo! Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor. Você mostrou um cilindro grande, se não me engano você disse 1 metro de circunferência. Existem cilindros ainda maiores? Eu preciso de uma impressão com pelo menos 130cm x 150cm, e com boa resolução. Sabe se tem alguma maquina flexográfica que atende esses requisitos? Ficarei muito grato se puder me ajudar.
Empresas do ramo que imprimem sacos de ração para pets trabalham com formato até maiores. No canto inferior dessas embalagens, próxima a solda do saco ou até mesmo próximo ao código de barras você encontra o contato da empresa que produziu a mesma. Empresa da região de Pomerode SC são especialistas neste tipo de embalagem (impressão).
Também tenho uma corte vinco plana mais quando estou passando as chapas nas Facas está rasgando e amassando e não estou conseguindo ajustar para tirar estas imperfeições.
Muito legal a aula professor, fiquei com uma dúvida, na impressora "comum" uma epson por exemplo com as cores: black, ciano, magenta, amarelo é possível com a mistura fazer qualquer cor, no caso de uma impressora como essa como e feita essa "mistura" para criar as cores?, Muito obrigado
O espaço de cor CMYK abrange um gamut bem grande de cores que podem ser reproduzidos no processo de impressão flexográfico. As impressoras domesticas partem do mesmo principio, como o processo de deposição da tinta sobre o papel é bem diferente se consegue uma maior (gamut) número de cores com combinação do CMYK. Estão na sua impressora, todas as cores que são impressas partes da combinação das cores primarias ou cores do processo: Cyan, Magenta, Amarelo, (K) Preto.
Ola Marcelo, parabens pelo video, otima explicação do processo!! Trabalho com flexografia e temos uma grande dificuldade com o consumo de tinta, existe alguma formula para esse calculo? Obrigado
Bom dia, Gilmar! Além de alguns “software” que fazem esse cálculo o mesmo pode ser feito através do metro quadrado do material impresso ou no método empírico, ou seja, pesar tinta, solvente e os demais aditivos e o material a ser impresso, depois pesar a bobina ou material que foi impresso e subtrair o resultado do antes e o depois. Já é um parâmetro sem o uso de muitos recursos. Espero ter ajudado.
@@marcelotzl area² do rotulo ou embalagem x bcm/ pelo peso do rotulo ou embalagem= consumo de tinta por área { arte- pro da as medidas em mm por cor na pre - impressão.
@@mariojosevieira8450 Boa noite. Mas quem garante que o anilox está “entregando” a carga de tinta referente ao BCM? Anilox sai de fábrica com uma capacidade volumétrica maior do que a especificada segundo os fabricantes, pois sua carga ainda vai se estabilizar, essa é uma das variáveis de se calcular o consumo de tinta no processo.
Que legal!!, estou assintido o video desde no perú. Uma pergunta, Como se chama o oficio do operador que faz "pre-press plexo" em espanhol é "operador preprensista flexografico". Eu sou "Operador preprensa flexo" banda ancha, é muito interesante esse oficio, acho que sempre há algo novo que aprender. Muito obrigado pelo video. PD: desculpa meu portugues.
Prezado Marcelo Vc sabe me dizer se existe alguma norma que estabelece uma tolerância de desencaixe de cores na flexografica plana. Sempre que eu rodo duas ou mais cores, não consigo manter o encaixe das cores.
Boa noite, Mário Roberto. A norma NBR12647-6 “Flexografia” versa sobre a repetibilidade no processo flexográfico, mas não cita sobre “desencaixe” em si, mas o percentual de impressos conforme em um Lote. Sugiro produzir uma pasta padrão com amostras do nominal, mínimo e máximo que será entregue ao seu cliente, apresentando ao mesmo algumas das variáveis que podem ocorrer no processo.
Boa tarde prezado! Se o vinil possuir algum tratamento superficial que faça com que a tinta ancore (fixe) na superfície é possível. Neste mesmo processo só quem em máquinas menores (banda estreita) e corriqueiro utilizar este tipo de material utilizado tintas U.V. No vídeo está imprimindo papel, mas também poderia ser plástico ou outro material transparente, mas seria necessário como primeira cor na impressão (externa) o branco.
Professor, vc falou besteira ,tem off set com até 12 cores da HEIDELBERG linha Speedmaster ,tem de 4,5,6,8,10 ,& ,12 cores OFF SET (Alemã) ; Da marca ROLAND off set tbm (Alemã) com 8 & 10 cores entra como bobina e sai folha.Fora as off set japonesas,Chinesas e indianas etc,,,de uma única cor a 12. Comparar flexografia com off set o mesmo que comparar Cel tijolo com I phone.
Pois bem Tony, então o I phone (offset) tá ficando pra traz em relação o Cel tijolo (flexografia), visto que a flexografia é o processo de impressão mais utilizado mundialmente na impressão de embalagens, rótulos e etiquetas. A comparação que fiz é em relação as impressoras que temos na gráfica da escola.
Boa noite prezado! Quando você diz "tela" aí partimos para serigrafia onde as tintas são especificas do processo e irão suprir sua necessidade, na escola fizemos alguns testes com a tinta liquida da flexo com telas de serigrafia plana, foi possível imprimir, mas tintas com pouca viscosidade tendem a escorrer na tela prejudicando o processo.
@@TheTatimc Bom dia! Na impressora de tambor central é possível imprimir materiais disponíveis em forma de bobina, papel, plástico, ráfia, TNT e até tecido. Já na impressora plana, ela é projetada apenas para impressão em papelão ondulado.
@digofc o vídeo foi gravado no Senai Horto - BH escola Cecoteg (Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica) em uma aula expositiva para os alunos da faculdade Fumec.
Boa tarde prezado! São várias, mas posso pontuar que: A flexografia é um processo de impressão direto onde sua matriz (clichê) entra em contato com o material que será impresso e tem em seus equipamentos, estrutura de transferência de tinta simples, já offset é um processo indireto, onde sua matriz (chapa) não entra em contato com material (ex:papel) que será impresso mas a um elemento intermediário conhecido como “blanqueta”; neste processo o sistema de transferência de tinta é muito complexo e elaborado, em contra partida os impressos são de altíssima qualidade.
@@eltonvalladares6022 não infinitamente melhor, a flexografia evoluiu muito nos últimos anos e em alguns segmentos (rótulos e etiquetas) produzidas em máquinas flexográficas banda estreita a qualidade se compara e pode até superar os impressos da offset.
Bota diferença nisso. Aqui no canal tem um vídeo de uma flexopower gearless imprimindo a 500 mm assim que foi instalada na empresa onde fui líder de equipe. Mas para didática a “fevinha” engrenada e a melhor!
Ola boa noite! Trabalho com uma impressora banda estreita e gostaria de compartilhar algumas duvidas. Tenho dificuldades com tempo de secagem da tinta e acumulos viscosos no clichê. Ja tentei de tudo e o acumulo continua (sendo necessário limpar com removedor).consegue me dar uma ajuda?
Boa noite Oziel! Como são muitas variáveis que podem decorrer esse problema, a priori sugiro que troque a tinta por uma nova sem nenhuma contaminação, se o problema persisti seu fabricante de tintas com certeza disponibiliza alguns aditivos como retador, buster e outros que melhoram e muito o desempenho da tinta no momento da impressão, analise também a relação do seu anilox (lineatura e bcm) com o tipo de clichê ( lineatura) se está adequada.
Ola Marcelo!! Trabalho com flexo banda estreita para rótulos.faço muita cromia, mas acho que na impressão fica aparecendo muito os pontos da cromia, trabalho com anilox 300 2.0 e anilox 160 4.0 ( ambos cerâmicos). O que posso fazer pra corrigir estes pontos? Pensei em aumentar as quantidade de linhas no clichê mas pode acontecer o imtopimento. O que posso fazer?
Boa noite Oziel. Qual seria a lineatura de gravação dos seus clichês? Se o seu impresso tem qualidade e atende a necessidade do seu cliente, não teria motivo para aumentar a lineatura dos seus clichês pois isso vai acarretar a necessidade de uma maior lineatura dos seus aniloxes, já que esse 160 4.0 fica no limite da impressão de "chapados, degradês e reticulas mais grossas, já o 300 2.0 atenderia bem retículas mais finas entre 54 a 60 LPC. Mas seria prudente analisar as outras variáveis como tipo de tinta que você usa, o material que você imprime, densidade da fita dupla face entre outras.
@@marcelotzl Ola boa noite! Bom ate onde sei o anilox deve ter lineatura 5x a lineatura do clichê( banda estreita).No anilox de 300 2.0 trabalho com clichê apartir de 48 linhas mas em rótulos com fotografia aparecem muito ponto.Mas valeu pela dica, vou ver sobre a tinta e o dupla... Valeu!!
Oziel Alves de ramos procure também saber com sua clicheria qual o percentual do seu ponto de mínima (ex: 1%, 4%, 5%) pois o cálculo que citou 5 por 1 já não mais se aplica ou pode acarretar problemas no processo se seus clichês tiverem um ponto de mínima abaixo de 4%, pela padrão de qualidade das impressões feitas em máquinas de banda estreita uma proporção segura seria 7x1.
Trabalho a 3 anos numa impressora faço a colagem dos clichê, troco trinta e acerto a máquina, troco bobinas e sou registrado como alimentador de linha de produção uma puta sacanagem 🤡
Vd sacanage mesmo mas nao desanime faça bons amigos no ramo quando vc se senti seguro. Vai conseguir uma empresa que valorise seu trabalho. Eu trabalho em uma A 7 anos faço tudo dentro do processo de impressão conferência da progamaçao,conferência dos clichês quando chega ,faço a colagem coloco na máquina acerto registro , o mais difícil acertar o padrão de cores organizo as tintas e faço reaproveitamento das mesma controlo o estoque das tintas e solvente e desenvolvo a cor de acordo com o pantone ou com a amostra que o cliente nos enviar . e o pior a empresa não da a menor importância pra quem tem qualificação . pois fui aluno de todos esses professores citados nos comentários Eudes scapeta, prof Toledo, e o saudoso Figueiredo, o figa como ele era chamado.
Boa noite prezado! Você precisa se inscrever na instituição e quando houver vaga, passar por um concorrido processo seletivo pois além das aulas práticas o instrutor ministra aulas teóricas de várias unidades curriculares além de consultoria e treinamento na indústria.
Boa tarde, Rose Eugênio! Vai depender da área em que você vai atuar. Observo uma demanda por profissionais de pré-impressão(Desing) que tenham conhecimento específico ou que criam as “artes” de acordo com os parâmetros do processo flexográfico. Espero ter ajudado.
Como o nome já diz, ajuda e auxilia o impressor em suas tarefas, set-up de máquina, limpeza e montagem dos periféricos, além de repor bobinas, tintas e material necessário para produção. E com o passar do tempo vai adquirindo experiência e aprendendo na prática o oficio.
Mostrando assim e fácil demais, na prática e outra coisa kkkkk quero vê quando o patrão jogar aquele clichê cheio de pedaço na sua mão pra montar a arte 😂😂😂😂
O detalhe que você falar é que o preto ele define mas a imagem certo,,, parece que a frexografia a velocidade é menor porque tem Rotogravura que chegar a 400 Por Horas aí o colorista tem que 🏃♂️🏃♂️🏃♂️
Em máquinas gearless a velocidade comum de impressão é 400 m/min, chegando até aos 500 m/min, tenho um vídeo onde a máquina esta imprimindo a 500 m/min. Sobre o preto, me faltou a palavra "contraste" pois em alguns impresso é possível apenas com CMY conseguir uma boa definição com a junção destes simulando o preto!
Pelo jeito não entende de formatos da ofset tenho uma ofset formato 720x1020 mm rodo este formato como formatos peqnos, tem off set 1 cor 2 cores 4 cores 6 cores 8 cores 10 cores e 12 cores numa velocidade de 5 mil a 17 mil hora de ofset não entende muito ou quase nada mas de flexo está de parabens
Boa tarde. Essas ponderações são em relação as máquinas que escola possuem , todas elas são folha, infelizmente não temos rotativa, mas mesmo assim as offset ficam "presas" ao seu formato.
Ok Izac, mas como o suporte de impressão utilizado no vídeo foi papel, segue a explicação do momento. Já imprimi muito Bopp com impressão interna, tem até um vídeo aqui com a impressora rodando a 500m por minuto na impressão interna.
Você tem toda razão @coringa64. A poucos dias visitei uma empresa onde estão buscando aumentar a média em metros por minuto, quando eu vi os equipamentos falei para o gestor que os impressores deles são fora de série em rodar naquela velocidade com aquele maquinário.
@@gabrielesnts123 o ideal, tinta a base de solvente. Alguns fornecedores oferecem tintas hidrofilme, mas eu ainda tenho minhas ressalvas quanto às mesmas.
@@marcelotzl então nesse caso qualquer tinta a base de solvente serve? Porque no Silk tem a questão de tinta solvente polietileno, seribril... se for só solvente não serve.
Só não explicou a gravação do anilox e bcm e dupla face de alta .media.baixa. pq todos seus clichês são reticula . Faltou muita explicação aí no vídeo. E o preto é o último quando a impressão é externa ... na impressão interna o preto vem e primeiro ....plastico . Sou impressor.
Realmente prezado, essas abordagens seriam pertinentes para quem já é da área e assim o faço quanto tenho esse público, mas neste momento estava apresentando o processo para alunos do curso de Desing onde não haveria motivo de informações tão técnica. Quanto ao fato de impressão interna em material flexível PE,PP, BOPP, Nylon e etc, não se faz necessário a inversão das demais cores apenas o branco deverá ser a última cor a ser impressa, mas isso é assunto para que é da área. Abraço!
Trabalhei 5 anos, em uma comexi 8 cores, máquina excelente, fazia troca de bobina, com acerto automático, tudo no controle, com computador para acompanhar a qualidade de impressão, em fotos frequente, e uma área que apaixonei no trabalho, hoje eu trabalho por conta própria na área da serigráfia de sacolas, profissão que eu tirei da flexográfica🙏🏼🙏🏼
Top! Parabéns.
Como te encontro Janieldo?
Estou precisando!
sou designer gráfico online, nunca operei maquinário de impressão, estou desempregado e me surgiu uma entrevista pra operador, sei que não vou passar pela falta de experiência mas achei o setor interessantíssimo, muito respeito pelos profissionais que tornam nossas artes realidade
Na mesma empresa tente uma oportunidade na área de pré-impressão ou "criação de artes", já que todas as embalagens flexíveis deverão passar por alterações para se adequar a nova normatização. g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/10/10/produtos-agora-precisam-indicar-nas-embalagens-se-tem-alto-teor-de-sal-gordura-saturada-e-acucar-so-30percent-estao-atualizados.ghtml
@@marcelotzl Pensei justamente nisso, passei pra segunda fase do processo, farei uma entrevista pessoal e serei claro quanto meu interesse por aprender sobre o setor.
Obrigado pela resposta, ótimo vídeo!
@@lugYAT_ Faço votos que consiga sua oportunidade, designer gráfico com conhecimento especifico em flexografia é uma mão de obra escassa no mercado.
Corbucci explicou bem demais
Bora que eu tô com fome 🍲
Tenho 20 anos sou impressor flexografico desde dos 18 muito bom o mundo da impressão flexográfica
Parabéns!!!
Como se entrou nesse meio ?
Muito bom exelente explicação eu trabalho com impressão flexografica ha 28 anos
eu trabalho nessa área, são três impressoras, uma comexi 1508 e duas flexo 8 cores. passo o dia trocando bobinas, tintas e facas. tô aprendendo aos poucos, quero ser operador. pena que não recebi um treinamento igual a esse.
Prezado Ezequiel, obrigado por sua interação, essa foi um rápida explanação para uma turma de Desing que estava visitando à escola. No curso de aprendizagem os alunos tem a oportunidade de aprender desde o início do processo e suas variáveis,até o resultado final. Infelizmente alguns não dão a devida importância ao conhecimento, mas busco fazer a minha parte.
Iae Ezequiel, beleza?? Também trabalho na área da flexografia como auxiliar de produção, mas em especificamente na área da impressão flexográfica. Na cidade na qual eu resido hoje, Uberlândia-MG, o Senai não disponibiliza o curso de flexografia, apenas o de offset, é uma pena pois assim como você também tenho muita vontade de aprender mais sobre a profissão e me tornar um impressor um dia.
Eu trabalhei oito anos numa empresa chamada Rami , fabricando essas máquinas impressoras 8 cores e 12 cores e Bobinadeira
Rami foi uma das precursoras do mercado de impressoras banda larga, ainda existe muitas delas nas empresas do ramo.
Estou reparando que essa aula é no SENAI, não sei se é o mesmo SENAI onde eu estudei, onde fica na Mooca ao lado fo viaduto Bresser. Na época era o ano de 1986, eu tinha 13 anos, era período integral, de manhã era aulas de flexografia e a tarde era aulas teóricas de ensino básico. Tinha cursos de offset, rotogravura, flexografia, tipografia e etc... Eu era muito feliz nessa época!
Recebíamos até meio salário mínimo de empresas que arcava com alunos para no futuro serem trabalhadores, até davam vale transporte e vale refeição. Tinha enfermagem, um pátio onde armavamos as mesas de ping pong, pimbolim na hora do almoço, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão, chuveiro após os exercícios...
Nossa, realmente eu voltei ao tempo!
Obrigado pelo vídeo, me fez recordar um dos melhores tempos da minha vida.
Ah, não exerci a profissão, acabei anos depois entrando na Gráficos Burti como auxiliar de impressor tira provas e depois virei vigilante e várias profissões até chegar a Técnico de Segurança!
Deus abençoe!
@pegavisao49 parabéns por sua trajetória. Essa aula é no SENAI BH (Horto) e esses alunos são jovens aprendizes como você foi e são "apadrinhados" por empresas do ramo que arcam com um percentual do salário como ajuda de custo. Que DEUS abençoes todos nós!!!!
Melhor aula, com professor #besteacher
Muito bom professor, passei este vídeo do processo de Impressão para meus representantes e foi de grande valia.
Muito obrigado.
Muito obrigado!
Parabéns pela esclarecedora explanação e filmagem!
Agradeço seu comentário.
Na verdade no papel é das cores mais claras para as mais escuras...e inversamente no plástico. Ainda que quando for acertar tem pressão e encaixe tem que ser da primeira e aí vem acertando os registros com as demais cores.
Parabéns pelo vídeo...Like, mais um inscrito.
Logo logo estarei iniciando meu curso pra aperfeiçoar pois tive uma proposta pra operar a deve estou ansioso pois já trabalho nesse ramo só que em uma máquina 3 cores
Parabéns @denilsongomes4171 com certeza terá êxito neste novo desafio.
Há 9 anos trabalhei na F&F etiquetas aqui em Barueri, fazíamos TAGS, etiquetas adesivas, um monte de coisa para grandes magazines. Pernambucanas, C&A, Riachuelo. Trabalhei mais em torqueladora (corte sem impressão), mas fiz flexo por 2 anos também, era banda estreita (acho que era esse nome), umas 3/4 cores no máximo. Na época ajustada a impressão com os dentes da engrenagem, não tinha esse negócio de alinhar virando não. haha. Sofri bastante na empresa nas gostei de trabalhar com isso.
Em uma impressora banda larga sem registro automático como essa do vídeo é impossível realizar ajuste (acerto) sem que a máquina esteja "virando" em rotação. Mesmo na banda estreita o ajuste fino é com a máquina imprimindo, faz parte de todos os processos analógicos de impressão. A busca é consumir a menor quantidade de material na realização do pré-registro e acerto de impressão.
Muito bacana o vídeo.!!
Muito boa essa explicação. Estou aprendendo a mecher numa máquina dessas de 7 cores.
Trabalhei com uma máquina dessa de 6 cores a uns 8 anos atrás,na época que eu cursei o senai na theobaldo de nigris.
Aqui em São Paulo,fazemos o pré-registro primeiro na colagem do clichê na chaveta do porta clichê,segundo,encaixando com o dente do tambor central,o ajuste de impressão sai em linha,amarelo,magenta,cyan e preto,imprimimos o amarelo primeiro,depois o magenta,depois o cyan e por fim o preto,se um impressor faz um ajuste desse por essas bandas é capaz de tomar justa causa.
Não estou criticando o vídeo,tampouco a explicação do professor,em termos gerais foi uma boa/ótima didática,mas essa parte do ajuste de cores por aqui é impensável de se reproduzir pelo gasto excessivo de material.
vida longa mestre...
O pré-registro foi feito exatamente como você explicou e a didática é a mesma, só não foi apresentada no vídeo por não agregar e por mais que adiante no processo de acerto de impressão até mesmo em máquinas cnc, gearless há perda no acerto, em algumas mais e em outras menos, mas não existe perda zero no acerto.
Cara explica de mais muito bom mesmo
Excelente conteúdo. Parabéns pelo conhecimento e pelo seu Canal.
Muito obrigado!😁
Marcelo, como vai você? Muito obrigado por seus vídeos gostaria que você falasse sobre especialmente sobre tintas flexos a base de água
Boa tarde, Ednaldo. Eu que agradeço sua visualização. Sobre as tintas, qual seria sua sugestão (dúvidas)para um vídeo? Desde já agradeço.
Estou começando nessa área também. Estou gostando muito.
Faço votos que você tenha êxito nesta área!
Muito Bom,sou meio oficial de impressão trabalho numa empresa em diadema SP
Parabéns pelo vídeo bem didático e objetivo!! Show
Vlw, muito obrigado!
Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado.
Quê Benção de Deus 🙏🏾 Maravilhoso 🙏🏾🙏🏾😊
Vídeo muito bem explicado. Parabéns!! Vou começar a trabalhar na área de impressão flexográfica também, e estou a procura de conhecimento
Boa sorte!
Espero que goste da profissão, cada dia uma coisa nova.
Muito boa sua explicação ., Parabéns.
Mano seu vídeo sensacional Top
Sua explicação melhor ainda 🤜🤛👍
Muito obrigado!
Que legal, boa explicação Professor .
Parabéns professor está bem claro sua explicação, trabalho na área mas é na nilpeter banda estreita em São Paulo vou me escrever no seu canal porque aprendizado nunca é D +...
Mano vc sabe muito 👏👏 faz um vídeo ensinando a monta um pedido lendo a nota
Obrigado prezado.
Prezado Marcelo, achei a explicação ótima. Não ligue para comentários de quem não ajuda, são sempre do contra e não têm competência para fazer um vídeo explicativo. Gostaria de saber se você tem um vídeo de como fazer os acertos da impressora folha plana. Um abraço.
Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Se seu pedido se refere a impressora “slotter”, impressora de papelão posso fazer é lhe enviar por e-mail.
@@marcelotzl bom dia Marcelo, sim é sobre a impressora com slotter. Se puder esclarecer também como corrigir a variação do sloter eu agradeço.
Um abraço
Olá, Marcelo. Sua explicação é muito boa, parabéns. Gostaria de saber se você sabe como é feito o processo da matriz que é o clichê? Tenho dúvidas de como é feito o relevo. Desde já, grata.
Obrigado, Marília Silva!
th-cam.com/video/p-G7vLd53e8/w-d-xo.html
Esse é de um vídeo simples mas bem didático sobre a gravação convencional de clichês.
Espero ter ajudado.
Sou impressor flexografico há quase 9 anos, queria me aperfeiçoar mais e aprender novas técnicas tanto de regulagem quanto questão de máquinas , porém onde moro ( Sorocaba ) não tem nenhum cursos referente e não acho pela região.
Presencial é difícil mesmo, online você consegue cursos dos professores Osvaldo de Toledo e Eudes Scarpeta.
opa, oque vc acha da área? é uma área"legal"? fácil? e paga bem?
@@Filipeoliveiraa001 ja foi melhor o salário hj que oferece esta desmotivando muita gente
Pra vc de Sorocaba acho que vc vai encontrar um curso presencial só em São Paulo Senai Teobaldo Dnigris
Ótimo vídeo, trabalho em um empresa que produz sacos de papel, minha função é efetuar a colagem dos clichês.
Montador de clichês, parabéns!
Em outro vídeo, mostro a montagem de clichês que os alunos fizeram.
Parte mais chata para mim era colagem de clichê, sempre tremi mais que pinscher e tinha que ficar alinhado. Na empresa que trabalhei o impressor de flexo que fazia a colagem, não tinha alguém para função.
É o meu instrutor!!!!! Ele é um máximo!!
Muito obrigado!
@@marcelotzl onde vc da aula?
@@ronielgomes7431 SENAI CECOTEG Belo Horizonte.
Esse manja demais
Bom dia sstou iniciando uma cartonagem de papelao ondulado estou com dificuldade para fazer as reguláveis na impressora flexografica para caixas pequenas.
Ideal é buscar saber qual o menor formato que a máquina é capaz de produzir.
Via de regra impressoras “Slotter” tem limitações no que diz respeito a manter o registro das cores, até por isso a clicheria aumenta o “trapping” para auxiliar e minimizar a variação de registros das cores.
Essas maquina não tem sensor de calor pra evitar acidentes?
Amigo, parabéns pelo trabalho. Tenho um empresa de ecobags a 10 anos e estou estudando começar a estampar minhas bolsas de TNT (tecido-não-tecido) com uma impressora flexografica. Com sua vasta esperiencia, qual modelo faz nesse tipo de material e qual você me recomendaria custo x beneficio? Atualmente fazemos silkscreen.
O sistema de transferência de tinta na flexografia é feita basicamente por um cilindro denominado anilox, esse não “entrega” a quantidade de tinta que a tela de serigrafia, a camada de tinta, mesmo utilizando um anilox especial passa longe do resultado alcançado na serigrafia, mas é possível sim imprimir TNT.
@@marcelotzl eu imaginei isso, o problema é que hoje preciso de uma alta produção com uma boa qualidade, infelizmente vou ter que abandonar a excelente qualidade do silk.
@@MarllonSilvaRj mas qualidade é percepção do seu cliente, se ele aceitar o resultado que será entregue ok.
Se for imprimir em flexo consulte algum representante da APEX, fabricante de anilox, eles podem ajudar referente ao anilox que se aproxime da carga de tinta que você consegue na serigrafia.
Sou impressor em Offset a 41 anos o processo é bem diferente mas a explicação foi ótima deu para entender bem .
Obrigado Paulo Woltz!
As observações realizadas no vídeo são em relação as máquinas instaladas na escola, offsets folhas. As observações não se aplicam a offsets rotativas. Os alunos que participam da filmagem sempre buscam paralelos entre os processos de impressão.
@@marcelotzl como faço esse curso
Cara que incrível todo esse processo. Me tire uma dúvida. Durante o processo de ajuste há muita perda de material?
Bom dia!
Desconheço uma maneira de realizar os ajustes “acerto” com perda zero, em processos analógicos de reprodução, sempre haverá perdas, mas estas podem ser minimizadas pela tecnologia do equipamento, metodologia de trabalho e principalmente, conhecido e profissionalismo do impressor.
Olá professor! Alguma dica para minimizar as rugas/vincos do material numa impressora tambor central?
Bom dia, Romai Bueno!
As rugas estão “aparecendo” no embobinamento do material ou em outra parte da máquina?
Se o problema for no embobinamento, sugiro analisar a tensão que o material está sendo embobinado ou a passagem do material nos roletes de passagem.
Se o problema está se apresentando antes de ser impresso, observe a centralização da bobina e também a tensão do freio, são algumas de muitas possibilidades de aparecimento do problema.
Muito dez! Parabens
Sou impressor off-set a 20 anos , to querendo migrar pra flexografia , em qual ponto terei mais dificuldades ? A qual ponto preciso me atentar mais ?parabéns pelo vídeo amigo .
Boa tarde Eduardo, baita experiência em?!
A princípio no controle da tinta, são bem distintas e dependendo da qual seguimento da flexografia que você irá atuar a interação entre impressor máquina é bem maior que na offset, como o professor Eudes Scarpetta diz: “A flexografia é uma arte imperfeita em que os resultados podem variar”. Desejo boa sorte em sua nova empreitada.
Penso eu que conheço os dois lados que quando migrar para a flexografia a dificuldade será nós cálculos, e sistemas diferente mas quando pegar verás que e bem mais simples ! Trabalho em flexo a 11 anos ! Área encantadora mais as vezes dá vontade de morrer...kkkkk mais é satisfatório o resultado.!
Processo totalmente diferente. Trabalhei 13 anos como impressor flexografico ,ja faz 11anos que eu não gosto nem de chegar perto de máquinas. Só mexocom clichê
Bom dia Marcelo eu trabalho com uma maquina de impressão RAMI 6 cores eu estou precisando do manual dela vc sabe se é possível achar ela foi fabricada em 1997 foi
Delicadeza, não vai estourar o clichê e muito menos derrubar o rolo anilox que o patrão engole seu crânio 🤣
Olá Marcelo! Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor.
Você mostrou um cilindro grande, se não me engano você disse 1 metro de circunferência. Existem cilindros ainda maiores?
Eu preciso de uma impressão com pelo menos 130cm x 150cm, e com boa resolução. Sabe se tem alguma maquina flexográfica que atende esses requisitos?
Ficarei muito grato se puder me ajudar.
Empresas do ramo que imprimem sacos de ração para pets trabalham com formato até maiores.
No canto inferior dessas embalagens, próxima a solda do saco ou até mesmo próximo ao código de barras você encontra o contato da empresa que produziu a mesma. Empresa da região de Pomerode SC são especialistas neste tipo de embalagem (impressão).
@@marcelotzl Maravilha! Vou procurar nessa linha então.. Muito obrigado!
@@rafaelscain disponha!
Também tenho uma corte vinco plana mais quando estou passando as chapas nas Facas está rasgando e amassando e não estou conseguindo ajustar para tirar estas imperfeições.
Neste caso são os ajustes.
Muito legal a aula professor, fiquei com uma dúvida, na impressora "comum" uma epson por exemplo com as cores: black, ciano, magenta, amarelo é possível com a mistura fazer qualquer cor, no caso de uma impressora como essa como e feita essa "mistura" para criar as cores?, Muito obrigado
O espaço de cor CMYK abrange um gamut bem grande de cores que podem ser reproduzidos no processo de impressão flexográfico. As impressoras domesticas partem do mesmo principio, como o processo de deposição da tinta sobre o papel é bem diferente se consegue uma maior (gamut) número de cores com combinação do CMYK. Estão na sua impressora, todas as cores que são impressas partes da combinação das cores primarias ou cores do processo: Cyan, Magenta, Amarelo, (K) Preto.
@@marcelotzl onde fica essa escola
Ótima explicação
Ola Marcelo, parabens pelo video, otima explicação do processo!! Trabalho com flexografia e temos uma grande dificuldade com o consumo de tinta, existe alguma formula para esse calculo? Obrigado
Bom dia, Gilmar!
Além de alguns “software” que fazem esse cálculo o mesmo pode ser feito através do metro quadrado do material impresso ou no método empírico, ou seja, pesar tinta, solvente e os demais aditivos e o material a ser impresso, depois pesar a bobina ou material que foi impresso e subtrair o resultado do antes e o depois. Já é um parâmetro sem o uso de muitos recursos.
Espero ter ajudado.
@@marcelotzl Ajudou sim, muito obrigado!
Para fechar, poderia me indicar algum software em especifico ? Muito obrigado pela atenção!
@@gilmarzinho8 Zenit
@@marcelotzl area² do rotulo ou embalagem x bcm/ pelo peso do rotulo ou embalagem= consumo de tinta por área { arte- pro da as medidas em mm por cor na pre - impressão.
@@mariojosevieira8450 Boa noite.
Mas quem garante que o anilox está “entregando” a carga de tinta referente ao BCM? Anilox sai de fábrica com uma capacidade volumétrica maior do que a especificada segundo os fabricantes, pois sua carga ainda vai se estabilizar, essa é uma das variáveis de se calcular o consumo de tinta no processo.
Que legal!!, estou assintido o video desde no perú. Uma pergunta, Como se chama o oficio do operador que faz "pre-press plexo" em espanhol é "operador preprensista flexografico". Eu sou "Operador preprensa flexo" banda ancha, é muito interesante esse oficio, acho que sempre há algo novo que aprender. Muito obrigado pelo video. PD: desculpa meu portugues.
Não precisa se desculpar. Eu que agradeço o comentário.
Flexográfia 👍
Flexografia não tem acento 😂😂😂
Prezado Marcelo
Vc sabe me dizer se existe alguma norma que estabelece uma tolerância de desencaixe de cores na flexografica plana.
Sempre que eu rodo duas ou mais cores, não consigo manter o encaixe das cores.
Boa noite, Mário Roberto.
A norma NBR12647-6 “Flexografia” versa sobre a repetibilidade no processo flexográfico, mas não cita sobre “desencaixe” em si, mas o percentual de impressos conforme em um
Lote.
Sugiro produzir uma pasta padrão com amostras do nominal, mínimo e máximo que será entregue ao seu cliente, apresentando ao mesmo algumas das variáveis que podem ocorrer no processo.
Trabalhei 12 com uma feva flex 10 cores
Top, então você domina a "fera", parabéns!!!!
Pode ser impresso em um vinil (adesivo) transparente usando também a cor branca?
Boa tarde prezado! Se o vinil possuir algum tratamento superficial que faça com que a tinta ancore (fixe) na superfície é possível. Neste mesmo processo só quem em máquinas menores (banda estreita) e corriqueiro utilizar este tipo de material utilizado tintas U.V.
No vídeo está imprimindo papel, mas também poderia ser plástico ou outro material transparente, mas seria necessário como primeira cor na impressão (externa) o branco.
Professor, vc falou besteira ,tem off set com até 12 cores da HEIDELBERG linha Speedmaster ,tem de 4,5,6,8,10 ,& ,12 cores OFF SET (Alemã) ;
Da marca ROLAND off set tbm (Alemã) com 8 & 10 cores entra como bobina e sai folha.Fora as off set japonesas,Chinesas e indianas etc,,,de uma única cor a 12.
Comparar flexografia com off set o mesmo que comparar Cel tijolo com I phone.
Pois bem Tony, então o I phone (offset) tá ficando pra traz em relação o Cel tijolo (flexografia), visto que a flexografia é o processo de impressão mais utilizado mundialmente na impressão de embalagens, rótulos e etiquetas. A comparação que fiz é em relação as impressoras que temos na gráfica da escola.
Ola meus amigos, alguém poderia me indicar um lugar onde achar cursos de flexografia?
Lhe envie um e-mail resposta.
Olá, Marcelo me fala aí, existe alguma possibilidade de personalizar sacola de polietileno com tinta flexográfica usando tela de poliéster?
Boa noite prezado! Quando você diz "tela" aí partimos para serigrafia onde as tintas são especificas do processo e irão suprir sua necessidade, na escola fizemos alguns testes com a tinta liquida da flexo com telas de serigrafia plana, foi possível imprimir, mas tintas com pouca viscosidade tendem a escorrer na tela prejudicando o processo.
Parabéns ótima explicação
Estou treinando para ser impressor você tem canal
Muito obrigado!
Bom dia essa máquina ponta sacolas de papel?
Boa tarde.
Não entendi sua pergunta.
@@marcelotzl se posso trabalhar com sacolas de papel nela, ou só caixas?
@@TheTatimc Bom dia!
Na impressora de tambor central é possível imprimir materiais disponíveis em forma de bobina, papel, plástico, ráfia, TNT e até tecido.
Já na impressora plana, ela é projetada apenas para impressão em papelão ondulado.
Onde é o local do vídeo? Parece ser o SENAI da Moóca
@digofc o vídeo foi gravado no Senai Horto - BH escola Cecoteg (Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica) em uma aula expositiva para os alunos da faculdade Fumec.
Que interessante isso
Marcelo, qual é a diferença de flexo para off-set?
Boa tarde prezado! São várias, mas posso pontuar que: A flexografia é um processo de impressão direto onde sua matriz (clichê) entra em contato com o material que será impresso e tem em seus equipamentos, estrutura de transferência de tinta simples, já offset é um processo indireto, onde sua matriz (chapa) não entra em contato com material (ex:papel) que será impresso mas a um elemento intermediário conhecido como “blanqueta”; neste processo o sistema de transferência de tinta é muito complexo e elaborado, em contra partida os impressos são de altíssima qualidade.
@@marcelotzl então a qualidade de offset é infinitamente melhor que a flexografia,né?
@@eltonvalladares6022 não infinitamente melhor, a flexografia evoluiu muito nos últimos anos e em alguns segmentos (rótulos e etiquetas) produzidas em máquinas flexográficas banda estreita a qualidade se compara e pode até superar os impressos da offset.
@@marcelotzl preciso de algumas informações acerca desses dois processos. Você tem Instagram?
@@eltonvalladares6022 não, mas segue meu e-mail tzl.marcelo @gmail.com
Trabalho em uma flexotech 8 cores tambor central e em uma gearless e uma diferença kkkkkkk
Bota diferença nisso.
Aqui no canal tem um vídeo de uma flexopower gearless imprimindo a 500 mm assim que foi instalada na empresa onde fui líder de equipe.
Mas para didática a “fevinha” engrenada e a melhor!
Ola boa noite!
Trabalho com uma impressora banda estreita e gostaria de compartilhar algumas duvidas.
Tenho dificuldades com tempo de secagem da tinta e acumulos viscosos no clichê. Ja tentei de tudo e o acumulo continua (sendo necessário limpar com removedor).consegue me dar uma ajuda?
Boa noite Oziel! Como são muitas variáveis que podem decorrer esse problema, a priori sugiro que troque a tinta por uma nova sem nenhuma contaminação, se o problema persisti seu fabricante de tintas com certeza disponibiliza alguns aditivos como retador, buster e outros que melhoram e muito o desempenho da tinta no momento da impressão, analise também a relação do seu anilox (lineatura e bcm) com o tipo de clichê ( lineatura) se está adequada.
Ola Marcelo!!
Trabalho com flexo banda estreita para rótulos.faço muita cromia, mas acho que na impressão fica aparecendo muito os pontos da cromia, trabalho com anilox 300 2.0 e anilox 160 4.0 ( ambos cerâmicos).
O que posso fazer pra corrigir estes pontos?
Pensei em aumentar as quantidade de linhas no clichê mas pode acontecer o imtopimento. O que posso fazer?
Boa noite Oziel.
Qual seria a lineatura de gravação dos seus clichês? Se o seu impresso tem qualidade e atende a necessidade do seu cliente, não teria motivo para aumentar a lineatura dos seus clichês pois isso vai acarretar a necessidade de uma maior lineatura dos seus aniloxes, já que esse 160 4.0 fica no limite da impressão de "chapados, degradês e reticulas mais grossas, já o 300 2.0 atenderia bem retículas mais finas entre 54 a 60 LPC. Mas seria prudente analisar as outras variáveis como tipo de tinta que você usa, o material que você imprime, densidade da fita dupla face entre outras.
@@marcelotzl Ola boa noite! Bom ate onde sei o anilox deve ter lineatura 5x a lineatura do clichê( banda estreita).No anilox de 300 2.0 trabalho com clichê apartir de 48 linhas mas em rótulos com fotografia aparecem muito ponto.Mas valeu pela dica, vou ver sobre a tinta e o dupla...
Valeu!!
Oziel Alves de ramos procure também saber com sua clicheria qual o percentual do seu ponto de mínima (ex: 1%, 4%, 5%) pois o cálculo que citou 5 por 1 já não mais se aplica ou pode acarretar problemas no processo se seus clichês tiverem um ponto de mínima abaixo de 4%, pela padrão de qualidade das impressões feitas em máquinas de banda estreita uma proporção segura seria 7x1.
Obs: impressão externa ok
Conhece algum curso sobre flexografia a distância de confiança ? Sou operador de uma windmoller 8 cores
Thales Torres boa tarde Thales, conheço sim, se precisar de mais informações sobre, me envie um e-mail tzl.marcelo@gmail.com
Onde é essa empresa.??
SENAI (Cecoteg) Horto, Belo Horizonte/MG
Trabalho a 3 anos numa impressora faço a colagem dos clichê, troco trinta e acerto a máquina, troco bobinas e sou registrado como alimentador de linha de produção uma puta sacanagem 🤡
Boa noite, Leivitti!
Lamento, mas faço votos que você possa ter sua oportunidade é reconhecimento.
Vd sacanage mesmo mas nao desanime faça bons amigos no ramo quando vc se senti seguro. Vai conseguir uma empresa que valorise seu trabalho. Eu trabalho em uma A 7 anos faço tudo dentro do processo de impressão conferência da progamaçao,conferência dos clichês quando chega ,faço a colagem coloco na máquina acerto registro , o mais difícil acertar o padrão de cores organizo as tintas e faço reaproveitamento das mesma controlo o estoque das tintas e solvente e desenvolvo a cor de acordo com o pantone ou com a amostra que o cliente nos enviar . e o pior a empresa não da a menor importância pra quem tem qualificação . pois fui aluno de todos esses professores citados nos comentários Eudes scapeta, prof Toledo, e o saudoso Figueiredo, o figa como ele era chamado.
Perdão pela ingnorancia, qual requisito pra ser professor de flexografia? Já sou imoressor flexografico?
Boa noite prezado! Você precisa se inscrever na instituição e quando houver vaga, passar por um concorrido processo seletivo pois além das aulas práticas o instrutor ministra aulas teóricas de várias unidades curriculares além de consultoria e treinamento na indústria.
Boa noite!
Professor que curso devo fazer para me tornar uma profissional ?
Obrigada!
Boa tarde, Rose Eugênio!
Vai depender da área em que você vai atuar.
Observo uma demanda por profissionais de pré-impressão(Desing) que tenham conhecimento específico ou que criam as “artes” de acordo com os parâmetros do processo flexográfico.
Espero ter ajudado.
@@marcelotzl Obrigada
como posso fazer esse curso ?
SENAI Horto. É só ligar que lhe informarão.
Alguem sabe como e trabalhar de ajudante de impressor??
Como o nome já diz, ajuda e auxilia o impressor em suas tarefas, set-up de máquina, limpeza e montagem dos periféricos, além de repor bobinas, tintas e material necessário para produção. E com o passar do tempo vai adquirindo experiência e aprendendo na prática o oficio.
@@marcelotzl obrigado irmão, fui chamado pra fazer um teste amanhã, e estou com medo de não dar certo, aí já queria tentar entender um pouco
@@andersonoliveira373 Já deu certo, vai na Fé!
Boa tarde ,em que região tem esse curso , ?
Boa noite Diogo! Esse curso é no Senai Cecoteg de Belo Horizonte.
Procuro curso na área
Busque uma escola SENAI da sua região. A nossa está localizada em Belo Horizonte MG, se estiver no estado, podemos ser útil a sua demanda.
@@marcelotzl qual o tempo dó curso?
Curso de aprendizagem industrial 11 meses.
Curso de aperfeiçoamento de 16 a 48hs.
Mostrando assim e fácil demais, na prática e outra coisa kkkkk quero vê quando o patrão jogar aquele clichê cheio de pedaço na sua mão pra montar a arte 😂😂😂😂
Tem um vídeo no canal com os clichês separados, alunos também aprendem a montar dessa forma, e olha que ficou bom!!!!
th-cam.com/video/boUS7tNrajw/w-d-xo.htmlsi=RCZBsuAbfnuu-V81
O detalhe que você falar é que o preto ele define mas a imagem certo,,, parece que a frexografia a velocidade é menor porque tem Rotogravura que chegar a 400 Por Horas aí o colorista tem que 🏃♂️🏃♂️🏃♂️
Em máquinas gearless a velocidade comum de impressão é 400 m/min, chegando até aos 500 m/min, tenho um vídeo onde a máquina esta imprimindo a 500 m/min. Sobre o preto, me faltou a palavra "contraste" pois em alguns impresso é possível apenas com CMY conseguir uma boa definição com a junção destes simulando o preto!
Comex roda a 500 mts p minuto
Vcs são curso ?
Bom dia Douglas, esse vídeo foi gravado em uma aula de aprendizagem do curso de flexografia do Senai Cecoteg-BH.
Sou impressor rodo uma máquina flexo tech de 8 cores
Muito top! - Gostaria de ser mais novo e ingressar num curso desse seguimento, parabéns pelo vídeo.
😌😉
Pelo jeito não entende de formatos da ofset tenho uma ofset formato 720x1020 mm rodo este formato como formatos peqnos, tem off set 1 cor 2 cores 4 cores 6 cores 8 cores 10 cores e 12 cores numa velocidade de 5 mil a 17 mil hora de ofset não entende muito ou quase nada mas de flexo está de parabens
Boa tarde. Essas ponderações são em relação as máquinas que escola possuem , todas elas são folha, infelizmente não temos rotativa, mas mesmo assim as offset ficam "presas" ao seu formato.
Na impressão interna o preto será a primeira cor ok
Ok Izac, mas como o suporte de impressão utilizado no vídeo foi papel, segue a explicação do momento.
Já imprimi muito Bopp com impressão interna, tem até um vídeo aqui com a impressora rodando a 500m por minuto na impressão interna.
CURSO COSMOS
Curso de aprendizagem industrial em impressão flexográfica SENAI Horto - BH
Impressor,uma categoria não valorizada, somos artista com nossa arte mas valorização zero
Você tem toda razão @coringa64. A poucos dias visitei uma empresa onde estão buscando aumentar a média em metros por minuto, quando eu vi os equipamentos falei para o gestor que os impressores deles são fora de série em rodar naquela velocidade com aquele maquinário.
Qual tinta usa para sacolas boca de palhaço?
Boa noite, Gabriele.
Qual o material (plástico, papel, ráfia, Tnt) será produzida essa sacola?
@@marcelotzl plástico tratado
@@gabrielesnts123 o ideal, tinta a base de solvente.
Alguns fornecedores oferecem tintas hidrofilme, mas eu ainda tenho minhas ressalvas quanto às mesmas.
@@marcelotzl então nesse caso qualquer tinta a base de solvente serve? Porque no Silk tem a questão de tinta solvente polietileno, seribril... se for só solvente não serve.
Se eu quiser comprar essa tinta pra poder usar no Silk da certo? Kkkkkkk
Só não explicou a gravação do anilox e bcm e dupla face de alta .media.baixa. pq todos seus clichês são reticula . Faltou muita explicação aí no vídeo. E o preto é o último quando a impressão é externa ... na impressão interna o preto vem e primeiro ....plastico . Sou impressor.
Realmente prezado, essas abordagens seriam pertinentes para quem já é da área e assim o faço quanto tenho esse público, mas neste momento estava apresentando o processo para alunos do curso de Desing onde não haveria motivo de informações tão técnica.
Quanto ao fato de impressão interna em material flexível PE,PP, BOPP, Nylon e etc, não se faz necessário a inversão das demais cores apenas o branco deverá ser a última cor a ser impressa, mas isso é assunto para que é da área. Abraço!