Logo logo estarei iniciando meu curso pra aperfeiçoar pois tive uma proposta pra operar a deve estou ansioso pois já trabalho nesse ramo só que em uma máquina 3 cores
A forma correta é a apresentada no vídeo pois a fita possui adesivos diferentes para cada tipo de superfície, ou seja, um adesivo para o polímero (clichê) e outra para o aço do cilindro e colando dessa maneira ainda evita que o clichê levante as bordas principalmente naqueles que ocupam todo a circunferência do cilindro.
Mostrando assim e fácil demais, na prática e outra coisa kkkkk quero vê quando o patrão jogar aquele clichê cheio de pedaço na sua mão pra montar a arte 😂😂😂😂
Como o nome já diz, ajuda e auxilia o impressor em suas tarefas, set-up de máquina, limpeza e montagem dos periféricos, além de repor bobinas, tintas e material necessário para produção. E com o passar do tempo vai adquirindo experiência e aprendendo na prática o oficio.
Estou reparando que essa aula é no SENAI, não sei se é o mesmo SENAI onde eu estudei, onde fica na Mooca ao lado fo viaduto Bresser. Na época era o ano de 1986, eu tinha 13 anos, era período integral, de manhã era aulas de flexografia e a tarde era aulas teóricas de ensino básico. Tinha cursos de offset, rotogravura, flexografia, tipografia e etc... Eu era muito feliz nessa época! Recebíamos até meio salário mínimo de empresas que arcava com alunos para no futuro serem trabalhadores, até davam vale transporte e vale refeição. Tinha enfermagem, um pátio onde armavamos as mesas de ping pong, pimbolim na hora do almoço, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão, chuveiro após os exercícios... Nossa, realmente eu voltei ao tempo! Obrigado pelo vídeo, me fez recordar um dos melhores tempos da minha vida. Ah, não exerci a profissão, acabei anos depois entrando na Gráficos Burti como auxiliar de impressor tira provas e depois virei vigilante e várias profissões até chegar a Técnico de Segurança! Deus abençoe!
@pegavisao49 parabéns por sua trajetória. Essa aula é no SENAI BH (Horto) e esses alunos são jovens aprendizes como você foi e são "apadrinhados" por empresas do ramo que arcam com um percentual do salário como ajuda de custo. Que DEUS abençoes todos nós!!!!
sou designer gráfico online, nunca operei maquinário de impressão, estou desempregado e me surgiu uma entrevista pra operador, sei que não vou passar pela falta de experiência mas achei o setor interessantíssimo, muito respeito pelos profissionais que tornam nossas artes realidade
Na mesma empresa tente uma oportunidade na área de pré-impressão ou "criação de artes", já que todas as embalagens flexíveis deverão passar por alterações para se adequar a nova normatização. g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/10/10/produtos-agora-precisam-indicar-nas-embalagens-se-tem-alto-teor-de-sal-gordura-saturada-e-acucar-so-30percent-estao-atualizados.ghtml
@@marcelotzl Pensei justamente nisso, passei pra segunda fase do processo, farei uma entrevista pessoal e serei claro quanto meu interesse por aprender sobre o setor. Obrigado pela resposta, ótimo vídeo!
Trabalhei 5 anos, em uma comexi 8 cores, máquina excelente, fazia troca de bobina, com acerto automático, tudo no controle, com computador para acompanhar a qualidade de impressão, em fotos frequente, e uma área que apaixonei no trabalho, hoje eu trabalho por conta própria na área da serigráfia de sacolas, profissão que eu tirei da flexográfica🙏🏼🙏🏼
Você tem toda razão @coringa64. A poucos dias visitei uma empresa onde estão buscando aumentar a média em metros por minuto, quando eu vi os equipamentos falei para o gestor que os impressores deles são fora de série em rodar naquela velocidade com aquele maquinário.
@digofc o vídeo foi gravado no Senai Horto - BH escola Cecoteg (Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica) em uma aula expositiva para os alunos da faculdade Fumec.
Bom dia Marcelo. Tudo bem? Tenho uma máquina flexográfica e estou "apanhando" muito para traalhar com ela? Você teria condições de me prestar uma consultoria?
Também tenho uma corte vinco plana mais quando estou passando as chapas nas Facas está rasgando e amassando e não estou conseguindo ajustar para tirar estas imperfeições.
Bom dia sstou iniciando uma cartonagem de papelao ondulado estou com dificuldade para fazer as reguláveis na impressora flexografica para caixas pequenas.
Ideal é buscar saber qual o menor formato que a máquina é capaz de produzir. Via de regra impressoras “Slotter” tem limitações no que diz respeito a manter o registro das cores, até por isso a clicheria aumenta o “trapping” para auxiliar e minimizar a variação de registros das cores.
Tive a oportunidade de fazer um curso com o Marcelo e fiquei muito satisfeito com a competência e profissionalismo dele. É desse tipo de profissional que precisamos.
Bota diferença nisso. Aqui no canal tem um vídeo de uma flexopower gearless imprimindo a 500 mm assim que foi instalada na empresa onde fui líder de equipe. Mas para didática a “fevinha” engrenada e a melhor!
Olá Marcelo! Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor. Você mostrou um cilindro grande, se não me engano você disse 1 metro de circunferência. Existem cilindros ainda maiores? Eu preciso de uma impressão com pelo menos 130cm x 150cm, e com boa resolução. Sabe se tem alguma maquina flexográfica que atende esses requisitos? Ficarei muito grato se puder me ajudar.
Empresas do ramo que imprimem sacos de ração para pets trabalham com formato até maiores. No canto inferior dessas embalagens, próxima a solda do saco ou até mesmo próximo ao código de barras você encontra o contato da empresa que produziu a mesma. Empresa da região de Pomerode SC são especialistas neste tipo de embalagem (impressão).
Muito legal a aula professor, fiquei com uma dúvida, na impressora "comum" uma epson por exemplo com as cores: black, ciano, magenta, amarelo é possível com a mistura fazer qualquer cor, no caso de uma impressora como essa como e feita essa "mistura" para criar as cores?, Muito obrigado
O espaço de cor CMYK abrange um gamut bem grande de cores que podem ser reproduzidos no processo de impressão flexográfico. As impressoras domesticas partem do mesmo principio, como o processo de deposição da tinta sobre o papel é bem diferente se consegue uma maior (gamut) número de cores com combinação do CMYK. Estão na sua impressora, todas as cores que são impressas partes da combinação das cores primarias ou cores do processo: Cyan, Magenta, Amarelo, (K) Preto.
Que legal!!, estou assintido o video desde no perú. Uma pergunta, Como se chama o oficio do operador que faz "pre-press plexo" em espanhol é "operador preprensista flexografico". Eu sou "Operador preprensa flexo" banda ancha, é muito interesante esse oficio, acho que sempre há algo novo que aprender. Muito obrigado pelo video. PD: desculpa meu portugues.
Há 9 anos trabalhei na F&F etiquetas aqui em Barueri, fazíamos TAGS, etiquetas adesivas, um monte de coisa para grandes magazines. Pernambucanas, C&A, Riachuelo. Trabalhei mais em torqueladora (corte sem impressão), mas fiz flexo por 2 anos também, era banda estreita (acho que era esse nome), umas 3/4 cores no máximo. Na época ajustada a impressão com os dentes da engrenagem, não tinha esse negócio de alinhar virando não. haha. Sofri bastante na empresa nas gostei de trabalhar com isso.
Em uma impressora banda larga sem registro automático como essa do vídeo é impossível realizar ajuste (acerto) sem que a máquina esteja "virando" em rotação. Mesmo na banda estreita o ajuste fino é com a máquina imprimindo, faz parte de todos os processos analógicos de impressão. A busca é consumir a menor quantidade de material na realização do pré-registro e acerto de impressão.
Ok Izac, mas como o suporte de impressão utilizado no vídeo foi papel, segue a explicação do momento. Já imprimi muito Bopp com impressão interna, tem até um vídeo aqui com a impressora rodando a 500m por minuto na impressão interna.
Trabalhei com uma máquina dessa de 6 cores a uns 8 anos atrás,na época que eu cursei o senai na theobaldo de nigris. Aqui em São Paulo,fazemos o pré-registro primeiro na colagem do clichê na chaveta do porta clichê,segundo,encaixando com o dente do tambor central,o ajuste de impressão sai em linha,amarelo,magenta,cyan e preto,imprimimos o amarelo primeiro,depois o magenta,depois o cyan e por fim o preto,se um impressor faz um ajuste desse por essas bandas é capaz de tomar justa causa. Não estou criticando o vídeo,tampouco a explicação do professor,em termos gerais foi uma boa/ótima didática,mas essa parte do ajuste de cores por aqui é impensável de se reproduzir pelo gasto excessivo de material. vida longa mestre...
O pré-registro foi feito exatamente como você explicou e a didática é a mesma, só não foi apresentada no vídeo por não agregar e por mais que adiante no processo de acerto de impressão até mesmo em máquinas cnc, gearless há perda no acerto, em algumas mais e em outras menos, mas não existe perda zero no acerto.
Professor, vc falou besteira ,tem off set com até 12 cores da HEIDELBERG linha Speedmaster ,tem de 4,5,6,8,10 ,& ,12 cores OFF SET (Alemã) ; Da marca ROLAND off set tbm (Alemã) com 8 & 10 cores entra como bobina e sai folha.Fora as off set japonesas,Chinesas e indianas etc,,,de uma única cor a 12. Comparar flexografia com off set o mesmo que comparar Cel tijolo com I phone.
Pois bem Tony, então o I phone (offset) tá ficando pra traz em relação o Cel tijolo (flexografia), visto que a flexografia é o processo de impressão mais utilizado mundialmente na impressão de embalagens, rótulos e etiquetas. A comparação que fiz é em relação as impressoras que temos na gráfica da escola.
Bom dia, Romai Bueno! As rugas estão “aparecendo” no embobinamento do material ou em outra parte da máquina? Se o problema for no embobinamento, sugiro analisar a tensão que o material está sendo embobinado ou a passagem do material nos roletes de passagem. Se o problema está se apresentando antes de ser impresso, observe a centralização da bobina e também a tensão do freio, são algumas de muitas possibilidades de aparecimento do problema.
Obrigado Paulo Woltz! As observações realizadas no vídeo são em relação as máquinas instaladas na escola, offsets folhas. As observações não se aplicam a offsets rotativas. Os alunos que participam da filmagem sempre buscam paralelos entre os processos de impressão.
Olá, Marcelo. Sua explicação é muito boa, parabéns. Gostaria de saber se você sabe como é feito o processo da matriz que é o clichê? Tenho dúvidas de como é feito o relevo. Desde já, grata.
Obrigado, Marília Silva! th-cam.com/video/p-G7vLd53e8/w-d-xo.html Esse é de um vídeo simples mas bem didático sobre a gravação convencional de clichês. Espero ter ajudado.
Bom dia! Desconheço uma maneira de realizar os ajustes “acerto” com perda zero, em processos analógicos de reprodução, sempre haverá perdas, mas estas podem ser minimizadas pela tecnologia do equipamento, metodologia de trabalho e principalmente, conhecido e profissionalismo do impressor.
Logo logo estarei iniciando meu curso pra aperfeiçoar pois tive uma proposta pra operar a deve estou ansioso pois já trabalho nesse ramo só que em uma máquina 3 cores
Parabéns @denilsongomes4171 com certeza terá êxito neste novo desafio.
Essas maquina não tem sensor de calor pra evitar acidentes?
Pq não coloca logo o dupla face no clichê pra depois colar no cilindro, não seria mais rápido
A forma correta é a apresentada no vídeo pois a fita possui adesivos diferentes para cada tipo de superfície, ou seja, um adesivo para o polímero (clichê) e outra para o aço do cilindro e colando dessa maneira ainda evita que o clichê levante as bordas principalmente naqueles que ocupam todo a circunferência do cilindro.
Mostrando assim e fácil demais, na prática e outra coisa kkkkk quero vê quando o patrão jogar aquele clichê cheio de pedaço na sua mão pra montar a arte 😂😂😂😂
Tem um vídeo no canal com os clichês separados, alunos também aprendem a montar dessa forma, e olha que ficou bom!!!!
th-cam.com/video/boUS7tNrajw/w-d-xo.htmlsi=RCZBsuAbfnuu-V81
Alguem sabe como e trabalhar de ajudante de impressor??
Como o nome já diz, ajuda e auxilia o impressor em suas tarefas, set-up de máquina, limpeza e montagem dos periféricos, além de repor bobinas, tintas e material necessário para produção. E com o passar do tempo vai adquirindo experiência e aprendendo na prática o oficio.
@@marcelotzl obrigado irmão, fui chamado pra fazer um teste amanhã, e estou com medo de não dar certo, aí já queria tentar entender um pouco
@@andersonoliveira373 Já deu certo, vai na Fé!
Pra chapado fica bom mas na reticula não fica bom
Estou reparando que essa aula é no SENAI, não sei se é o mesmo SENAI onde eu estudei, onde fica na Mooca ao lado fo viaduto Bresser. Na época era o ano de 1986, eu tinha 13 anos, era período integral, de manhã era aulas de flexografia e a tarde era aulas teóricas de ensino básico. Tinha cursos de offset, rotogravura, flexografia, tipografia e etc... Eu era muito feliz nessa época! Recebíamos até meio salário mínimo de empresas que arcava com alunos para no futuro serem trabalhadores, até davam vale transporte e vale refeição. Tinha enfermagem, um pátio onde armavamos as mesas de ping pong, pimbolim na hora do almoço, quadras de vôlei, basquete, futebol de salão, chuveiro após os exercícios... Nossa, realmente eu voltei ao tempo! Obrigado pelo vídeo, me fez recordar um dos melhores tempos da minha vida. Ah, não exerci a profissão, acabei anos depois entrando na Gráficos Burti como auxiliar de impressor tira provas e depois virei vigilante e várias profissões até chegar a Técnico de Segurança! Deus abençoe!
@pegavisao49 parabéns por sua trajetória. Essa aula é no SENAI BH (Horto) e esses alunos são jovens aprendizes como você foi e são "apadrinhados" por empresas do ramo que arcam com um percentual do salário como ajuda de custo. Que DEUS abençoes todos nós!!!!
Trabalhei 12 com uma feva flex 10 cores
Top, então você domina a "fera", parabéns!!!!
Ola meus amigos, alguém poderia me indicar um lugar onde achar cursos de flexografia?
Lhe envie um e-mail resposta.
Melhor aula, com professor #besteacher
sou designer gráfico online, nunca operei maquinário de impressão, estou desempregado e me surgiu uma entrevista pra operador, sei que não vou passar pela falta de experiência mas achei o setor interessantíssimo, muito respeito pelos profissionais que tornam nossas artes realidade
Na mesma empresa tente uma oportunidade na área de pré-impressão ou "criação de artes", já que todas as embalagens flexíveis deverão passar por alterações para se adequar a nova normatização. g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/10/10/produtos-agora-precisam-indicar-nas-embalagens-se-tem-alto-teor-de-sal-gordura-saturada-e-acucar-so-30percent-estao-atualizados.ghtml
@@marcelotzl Pensei justamente nisso, passei pra segunda fase do processo, farei uma entrevista pessoal e serei claro quanto meu interesse por aprender sobre o setor. Obrigado pela resposta, ótimo vídeo!
@@lugYAT_ Faço votos que consiga sua oportunidade, designer gráfico com conhecimento especifico em flexografia é uma mão de obra escassa no mercado.
Trabalhei 5 anos, em uma comexi 8 cores, máquina excelente, fazia troca de bobina, com acerto automático, tudo no controle, com computador para acompanhar a qualidade de impressão, em fotos frequente, e uma área que apaixonei no trabalho, hoje eu trabalho por conta própria na área da serigráfia de sacolas, profissão que eu tirei da flexográfica🙏🏼🙏🏼
Top! Parabéns.
Como te encontro Janieldo? Estou precisando!
Corbucci explicou bem demais
Bora que eu tô com fome 🍲
Impressor,uma categoria não valorizada, somos artista com nossa arte mas valorização zero
Você tem toda razão @coringa64. A poucos dias visitei uma empresa onde estão buscando aumentar a média em metros por minuto, quando eu vi os equipamentos falei para o gestor que os impressores deles são fora de série em rodar naquela velocidade com aquele maquinário.
Marcelo é o melhor instrutor de flexografia do SENAI Horto. processosgraficos2023.blogspot.com/2023/10/o-que-e-flexografia.html
Onde é o local do vídeo? Parece ser o SENAI da Moóca
@digofc o vídeo foi gravado no Senai Horto - BH escola Cecoteg (Centro de Comunicação, Design e Tecnologia Gráfica) em uma aula expositiva para os alunos da faculdade Fumec.
Tenho 20 anos sou impressor flexografico desde dos 18 muito bom o mundo da impressão flexográfica
Parabéns!!!
Como se entrou nesse meio ?
Bom dia Marcelo. Tudo bem? Tenho uma máquina flexográfica e estou "apanhando" muito para traalhar com ela? Você teria condições de me prestar uma consultoria?
Desculpe a demora na resposta. Se puder me enviar um e-mail tzl.marcelo@gmail.com
Também tenho uma corte vinco plana mais quando estou passando as chapas nas Facas está rasgando e amassando e não estou conseguindo ajustar para tirar estas imperfeições.
Neste caso são os ajustes.
Bom dia sstou iniciando uma cartonagem de papelao ondulado estou com dificuldade para fazer as reguláveis na impressora flexografica para caixas pequenas.
Ideal é buscar saber qual o menor formato que a máquina é capaz de produzir. Via de regra impressoras “Slotter” tem limitações no que diz respeito a manter o registro das cores, até por isso a clicheria aumenta o “trapping” para auxiliar e minimizar a variação de registros das cores.
Parabéns pela esclarecedora explanação e filmagem!
Agradeço seu comentário.
Tive a oportunidade de fazer um curso com o Marcelo e fiquei muito satisfeito com a competência e profissionalismo dele. É desse tipo de profissional que precisamos.
Satisfação foi toda minha!
Trabalho em uma flexotech 8 cores tambor central e em uma gearless e uma diferença kkkkkkk
Bota diferença nisso. Aqui no canal tem um vídeo de uma flexopower gearless imprimindo a 500 mm assim que foi instalada na empresa onde fui líder de equipe. Mas para didática a “fevinha” engrenada e a melhor!
Procuro curso na área
Busque uma escola SENAI da sua região. A nossa está localizada em Belo Horizonte MG, se estiver no estado, podemos ser útil a sua demanda.
@@marcelotzl qual o tempo dó curso?
Curso de aprendizagem industrial 11 meses. Curso de aperfeiçoamento de 16 a 48hs.
Onde é essa empresa.??
SENAI (Cecoteg) Horto, Belo Horizonte/MG
Muito Bom,sou meio oficial de impressão trabalho numa empresa em diadema SP
Olá Marcelo! Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor. Você mostrou um cilindro grande, se não me engano você disse 1 metro de circunferência. Existem cilindros ainda maiores? Eu preciso de uma impressão com pelo menos 130cm x 150cm, e com boa resolução. Sabe se tem alguma maquina flexográfica que atende esses requisitos? Ficarei muito grato se puder me ajudar.
Empresas do ramo que imprimem sacos de ração para pets trabalham com formato até maiores. No canto inferior dessas embalagens, próxima a solda do saco ou até mesmo próximo ao código de barras você encontra o contato da empresa que produziu a mesma. Empresa da região de Pomerode SC são especialistas neste tipo de embalagem (impressão).
@@marcelotzl Maravilha! Vou procurar nessa linha então.. Muito obrigado!
@@rafaelscain disponha!
Muito legal a aula professor, fiquei com uma dúvida, na impressora "comum" uma epson por exemplo com as cores: black, ciano, magenta, amarelo é possível com a mistura fazer qualquer cor, no caso de uma impressora como essa como e feita essa "mistura" para criar as cores?, Muito obrigado
O espaço de cor CMYK abrange um gamut bem grande de cores que podem ser reproduzidos no processo de impressão flexográfico. As impressoras domesticas partem do mesmo principio, como o processo de deposição da tinta sobre o papel é bem diferente se consegue uma maior (gamut) número de cores com combinação do CMYK. Estão na sua impressora, todas as cores que são impressas partes da combinação das cores primarias ou cores do processo: Cyan, Magenta, Amarelo, (K) Preto.
@@marcelotzl onde fica essa escola
Eu trabalhei oito anos numa empresa chamada Rami , fabricando essas máquinas impressoras 8 cores e 12 cores e Bobinadeira
Rami foi uma das precursoras do mercado de impressoras banda larga, ainda existe muitas delas nas empresas do ramo.
Quê Benção de Deus 🙏🏾 Maravilhoso 🙏🏾🙏🏾😊
Que legal!!, estou assintido o video desde no perú. Uma pergunta, Como se chama o oficio do operador que faz "pre-press plexo" em espanhol é "operador preprensista flexografico". Eu sou "Operador preprensa flexo" banda ancha, é muito interesante esse oficio, acho que sempre há algo novo que aprender. Muito obrigado pelo video. PD: desculpa meu portugues.
Não precisa se desculpar. Eu que agradeço o comentário.
CURSO COSMOS
Curso de aprendizagem industrial em impressão flexográfica SENAI Horto - BH
this machine moves too slowly. no one gives a print at such a low speed. the color from the cliché will dry before it reaches the substrate.
Students are learning, the focus is not on production but on learning.
Vídeo muito bem explicado. Parabéns!! Vou começar a trabalhar na área de impressão flexográfica também, e estou a procura de conhecimento
Boa sorte! Espero que goste da profissão, cada dia uma coisa nova.
Há 9 anos trabalhei na F&F etiquetas aqui em Barueri, fazíamos TAGS, etiquetas adesivas, um monte de coisa para grandes magazines. Pernambucanas, C&A, Riachuelo. Trabalhei mais em torqueladora (corte sem impressão), mas fiz flexo por 2 anos também, era banda estreita (acho que era esse nome), umas 3/4 cores no máximo. Na época ajustada a impressão com os dentes da engrenagem, não tinha esse negócio de alinhar virando não. haha. Sofri bastante na empresa nas gostei de trabalhar com isso.
Em uma impressora banda larga sem registro automático como essa do vídeo é impossível realizar ajuste (acerto) sem que a máquina esteja "virando" em rotação. Mesmo na banda estreita o ajuste fino é com a máquina imprimindo, faz parte de todos os processos analógicos de impressão. A busca é consumir a menor quantidade de material na realização do pré-registro e acerto de impressão.
Na impressão interna o preto será a primeira cor ok
Ok Izac, mas como o suporte de impressão utilizado no vídeo foi papel, segue a explicação do momento. Já imprimi muito Bopp com impressão interna, tem até um vídeo aqui com a impressora rodando a 500m por minuto na impressão interna.
Obs: impressão externa ok
Trabalhei com uma máquina dessa de 6 cores a uns 8 anos atrás,na época que eu cursei o senai na theobaldo de nigris. Aqui em São Paulo,fazemos o pré-registro primeiro na colagem do clichê na chaveta do porta clichê,segundo,encaixando com o dente do tambor central,o ajuste de impressão sai em linha,amarelo,magenta,cyan e preto,imprimimos o amarelo primeiro,depois o magenta,depois o cyan e por fim o preto,se um impressor faz um ajuste desse por essas bandas é capaz de tomar justa causa. Não estou criticando o vídeo,tampouco a explicação do professor,em termos gerais foi uma boa/ótima didática,mas essa parte do ajuste de cores por aqui é impensável de se reproduzir pelo gasto excessivo de material. vida longa mestre...
O pré-registro foi feito exatamente como você explicou e a didática é a mesma, só não foi apresentada no vídeo por não agregar e por mais que adiante no processo de acerto de impressão até mesmo em máquinas cnc, gearless há perda no acerto, em algumas mais e em outras menos, mas não existe perda zero no acerto.
Flexográfia 👍
Flexografia não tem acento 😂😂😂
Professor, vc falou besteira ,tem off set com até 12 cores da HEIDELBERG linha Speedmaster ,tem de 4,5,6,8,10 ,& ,12 cores OFF SET (Alemã) ; Da marca ROLAND off set tbm (Alemã) com 8 & 10 cores entra como bobina e sai folha.Fora as off set japonesas,Chinesas e indianas etc,,,de uma única cor a 12. Comparar flexografia com off set o mesmo que comparar Cel tijolo com I phone.
Pois bem Tony, então o I phone (offset) tá ficando pra traz em relação o Cel tijolo (flexografia), visto que a flexografia é o processo de impressão mais utilizado mundialmente na impressão de embalagens, rótulos e etiquetas. A comparação que fiz é em relação as impressoras que temos na gráfica da escola.
Olá professor! Alguma dica para minimizar as rugas/vincos do material numa impressora tambor central?
Bom dia, Romai Bueno! As rugas estão “aparecendo” no embobinamento do material ou em outra parte da máquina? Se o problema for no embobinamento, sugiro analisar a tensão que o material está sendo embobinado ou a passagem do material nos roletes de passagem. Se o problema está se apresentando antes de ser impresso, observe a centralização da bobina e também a tensão do freio, são algumas de muitas possibilidades de aparecimento do problema.
Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado.
como posso fazer esse curso ?
SENAI Horto. É só ligar que lhe informarão.
Parabéns pelo vídeo bem didático e objetivo!! Show
Vlw, muito obrigado!
Sou impressor em Offset a 41 anos o processo é bem diferente mas a explicação foi ótima deu para entender bem .
Obrigado Paulo Woltz! As observações realizadas no vídeo são em relação as máquinas instaladas na escola, offsets folhas. As observações não se aplicam a offsets rotativas. Os alunos que participam da filmagem sempre buscam paralelos entre os processos de impressão.
@@marcelotzl como faço esse curso
Excelente conteúdo. Parabéns pelo conhecimento e pelo seu Canal.
Muito obrigado!😁
Olá, Marcelo. Sua explicação é muito boa, parabéns. Gostaria de saber se você sabe como é feito o processo da matriz que é o clichê? Tenho dúvidas de como é feito o relevo. Desde já, grata.
Obrigado, Marília Silva! th-cam.com/video/p-G7vLd53e8/w-d-xo.html Esse é de um vídeo simples mas bem didático sobre a gravação convencional de clichês. Espero ter ajudado.
Qual é a fita dupla face que vocês usam? E qual usa para o clichê não ficar levantando causando marcas na impressão?
Fita "Scapa tape média densidade 0,38mm". A fita que veda as bordas também é do mesmo fabricante, mas confesso que da 3M é melhor.
@@marcelotzl obrigado 👍
Cara que incrível todo esse processo. Me tire uma dúvida. Durante o processo de ajuste há muita perda de material?
Bom dia! Desconheço uma maneira de realizar os ajustes “acerto” com perda zero, em processos analógicos de reprodução, sempre haverá perdas, mas estas podem ser minimizadas pela tecnologia do equipamento, metodologia de trabalho e principalmente, conhecido e profissionalismo do impressor.
Olá sou o Helton do grupo TECFAG, nos temos túnel de encolhimento e seladoras em L na pronta entrega , venha nos conhecer .tecfag.com.br 0800947-5000