só nao entendi, deveria ter sido questionado, em que grau ele se refere. Apenas financeiro? ai claro, obvio (na maioria dos casos). Mas espiritualmente? eu teria ainda que ser convencido disso.
@@FredGarschagenQuanto mais você sente prazer, mais sofisticado ele vai ter que ficar pra poder te agradar. Não necessariamente isso envolve dinheiro, mas o empobrecimento acho que é você devotar sua vida só pra esse prazer e esquecer os outros da vida, esquecer as outras coisas que também são importantes
2:40 A pergunta do Igor: Quaando o prazer é mais escasso, ele não é mais intenso? Aí é que tá o problema. A ausência desse prazer raro fará o sofrimento ser mais intenso também, e se você viciar em coisas raras, achar que só pode ser feliz com coisas raras, cê tá ferrado.
@@Lixogenético abdicar da sofisticação do prazer, não é abdicar do prazer. É ter prazer no simples. A longo prazo é mais funcional. Não sendo assim, você vai ter que lidar com aumento disfuncional do cortisol rs.
@@Lixogenético O cigarro é o melhor exemplo de como funciona o ciclo de prazer e cortisol... Quando se vive buscando o prazer vai chegar uma hora que seu corpo vai criar uma neurose absurda pra vc ir atrás de mais prazer, então não se escapa do cortisol... já se vc vive uma vida "estressante" o simples fato de deitar na sua cama já é uma puta satisfação, se vc trabalha muito ou estuda, vai se sentir muito bem apenas de estar almoçando com sua família e etc...
só nao entendi, deveria ter sido questionado, em que grau ele se refere. Apenas financeiro? ai claro, obvio (na maioria dos casos). Mas espiritualmente? eu teria ainda que ser convencido disso.
Os prazeres biológicos tem relação com a sobrevivência, sanam uma vontade. Claro que podem ser mais que isso se transformados em arte, aí se torna em um prazer da alma, que gera satisfação, felicidade. O Clóvis de Barros é um pensador muito bacana.
Cada dia sem gozo não foi teu: Foi só durares nele. Quanto vivas Sem que o gozes, não vives. Não pesa que amas, bebas ou sorrias: Basta o reflexo do sol ido na água De um charco, se te é grato. Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas Seu prazer posto, nenhum dia nega A natural ventura! Fernando Pessoa
Esse video faz refletir o quao perigoso é nossa geração por ter a energia da vida sugada pelos prazeres imediatos das redes sociais que fazem o resto das coisas cotiadanas ficarem chatas e exaustivas
Professor, Clóvis fazendo acontecer!!! Traz os filósofos do passado e do presente de uma forma real e o Flow trazendo pessoas com diversos tipos de ideia, trabalho que acompanho durante anos!! O prazer é um dos neutransmissores e o prazer tem picos, nós podemos sentir prazer o dia todo, mas, não conseguimos sentir o pico de prazer o tempo inteiro... O segredo é que existem outros neutransmissores, tem o da alegria(serotonina), Vontade (Adrenalina) do amor (ocitocina), da calma (Gaba) do movimento (Acetilcolina), Da Euforia (Endorfina) na nossa sociedade a gente fala sobre prazer, mas, também podemos pensar nas outras emoções/neutransmissores. Nossa sociedade tem cobrança baseadas nos próprios conceitos da sociedade e das interpretações humanas, logo, muitos neutransmissores são inibidos, como de uma pessoa que sabe dançar, mas, está com tanto medo de ser julgado que nem consegue se mexer direito. Quando o nível de cobrança social sobe ele puxa a adrenalina, colocando o cidadão numa situação de luta e fuga, onde ele só tem 2 opções... É a sensação do medo/ansiedade que é causa de muita depressão, pois, depois do pico de estresse a tendência é buscar prazer para compensar... Tanto é que após um dia de trabalho ESTRESSANTE, podemos pedir um Delivery dizendo: Eu mereço. O nível de estresse alto precisa de uma recompensa no mesmo nível. Se conseguirmos diminuir o julgamento social, os problemas relacionados ao prazer tendem a diminuir.
É o tal do jejum de dopamina, funciona. Hoje quando decido tomar um vinho com minha noiva, chego a ter frio na barriga no dia pela manhã! Obs.: me sinto muito melhor e mais leve tendo menos estímulos, então pra mim é fácil abdicar.
Estou com 30 anos e estou descibrindo agora a diferenca entre orazer e felicidade, sinto que eu descobri um segredo extremamente valioso, quando eu percebi que o prazer é algo momentâneo e a felicidade é sobre saber lidar e se adaptar as dificuldades da vida e conseguir ver beleza nisso minha mente explodiu, a busca pelo prazer é uma corrida injusta e interminavel, ja a felicidade é sobre admirar e ser grato por tudo que tem, independente do que seja, da situação, nao é sobre virar um bobo alegre, mas é saber que a tristeza é um sentimento importantíssimo e é um termômetro pra indicar falhas e no que melhorar. Ser feliz é tão simples mas tao simples que se torna complicado, ninguém nos ensina isso nas escolas, a vida vai te ensinar na marra.
O contrário: enquanto menos sofisticada é a fonte de prazer, mais empobrecedora, rasa e limitante é a vida. Ex: se sua fonte de prazer é um cigarro e você troca ela por uma mais sofisticada,.como o hábito de ler um livro edificante e passa a sentir prazer com isso, você enriqueceu a si próprio e ainda ganhou em saúde física e mental
só nao entendi, deveria ter sido questionado, em que grau ele se refere. Apenas financeiro? ai claro, obvio (na maioria dos casos). Mas espiritualmente? eu teria ainda que ser convencido disso.
@@FredGarschagen exatamente, mas, como ele se apresenta como filósofo, é razoável que suas palavras sejam recebidas sob uma visão primeiramente filosófica. Meu questionamento faz uma provocação a fim de extrair a essência da ideia apresentada, que não ficou clara.
Além disso, o prazer físico depende de uma experiência anterior como referência. O que implica que você sempre quer repeti-lo. Ao contrario do segundo que não pode ser repetido por definição. Ler duas vezes o livro do Eça de Queiroz não é a mesma coisa que saciar a sede intensa duas vezes.
❤Grande Clóvis de Barros Filho! Mata a Cobra e Mostra o Pau ! Os Prazeres do Corpo podem estar ao acesso de quase todos os 8 bilhões de indivíduos que existem no mundo. Os Prazeres Mentais/Espirituais por seu lado dependem da capacidade de compreensão do indivíduo. Com esse filtro é lógico que são muito poucos os que tem acesso a esse prazer. Por isso o Verdadeiro Prazer elevado e divino será restrito a poucos. Muito poucos. Excelente entrevista como sempre. Parabéns!
A partir dos ditames de Confúcio passei a encontrar prazer de forma simples, as vezes um mero tijolo na muralha da avenida é mais doq todo maciez e suavidade dos peitoris
Momentos de alegria, a busca pela felicidade, equilíbrio e propósito de certa forma nos proporcionam prazer. Alimentar e saciar a nossa carne também nos proporciona prazer, realizar desejos antigos e novos desejos para superar o desejo anterior já não mais saciado, novas conquistas e realizações pessoais e interpessoais dos mais diversos também nos proporcionam prazer. Fico me perguntando: Seria a força motriz da vida uma eterna busca pelo prazer diante da constatação que é a permanente falta dele?
Um caso pessoal faz apologia a essa filosofia. Aconteceu comigo o seguinte, depois de aprender a colocar leite no café, não tomo mais café puro, só pingado. 🤡
Se formos perspicaz ele falou muita coisa certa. Mas não é que o prazer físico seja fugas, ele secundário, e o verdadeiro problema está na exaltação desse tipo de prazer. Os Judeus já tinham acesso a esse tipo de conteúdo muito tempo atrás. Qualquer filósofo ou pensador da antiguidade ou atual que tenha produzido um conteúdo que ensine valores humanos profundo fica muito atrás se comparado ao conhecimento revelado pelo livro que hoje conhecemos como Bíblia.
Sou cristão e não penso dessa forma. O prazer foi criado por Deus, o problema (pecado) acontece na busca do prazer a qualquer custo. Esse foi o problema de Sodoma e Gomorra. Mas esse é um assunto mal discutido e você tem razão em relação a muitos grupos, sejam cristãos protestantes ou catolicos. Isso acontece por que a maioria não lê e nem estudam, só repete o que falam, infelizmente. Entretanto, o Clóvis está de parabéns, sempre muito bem nos argumentos.
Queria tanto que o Clóvis lesse meu livro. Gostaria muito de saber seu olhar crítico sobre o conteúdo, mas não sei como contatá-lo e mandar meu livro para ele de presente.
3:00 Eu acho que ele leu muito mal os filósofos antigos, principalmente Sócrates. O prazer vem da privação está em algumas falas de Sócrates no Xenofonte. Platão é que tem essa primazia do prazer intelectual em relação ao espírito, mas isso é influência dos Pitagóricos.
No filme do Don Juan ele fala que o verdadeiro prazer não é o gozo, vem da sensação que fica depois. Os prazeres intelectuais são signos do prazer corporal.
Então se eu trocar meu cigarro por atividade fisica e leitura de bons livros, estou empobrecendo e minha vida? Pq leitura e esporte são sim mais sofisticados que fumar um cigarro, na minha visão, ou não? Talvez eu nao tenha sido capz de acompanhar o raciocinio do professor, pq eu entendo que enquanto mais sofisticada é a fonte de prazer, melhor. Outro exemplo: digamos que eu sinta prazer em ver o BigBrother, mas resolva trocá-lo por uma fonte de prazer mais sifisticada como um documentario que venha a me agregar conhecimento, estou novamente empobrecendo a minha vida?
Prazer sofisticado = prazer fácil. No caso do cigarro, por exemplo, é muito fácil, basta acender, tragar e pronto, a nicotina faz o efeito. Mas pra você sentir prazer com atividade física primeiro você tem que "sofrer" um estresse, o que de certa forma equilibra a balança pois você acaba tendo uma recompensa decorrente de um esforço. O prazer que ele se refere são os prazeres fáceis: comidas calóricas, álcool, drogas em geral, pornografia etc.
@@alanguedes4939 perfeita sua explicação. Mas aqui é o ponto exato onde acho controversa o uso da palavra "sofisticado". Essa palavra tem proximidade/sinônimos como: requintado, fino, bom gosto e etc. E entre um livro e um cigarro, eu vejo o livro com mais proximidade ao termo, do que o cigarro. Logo, o prazer advindo da leitura, seria mais sofisticado, por ser mais requintado, de bom gosto e fino, do que o prazer advindo do fumo, que se mostraria, de modo contrário, mais esdrúxulo, chulo, raso e efêmero. Ao menos sob uma codificação semântica moderna, entendo como problemático.
@@antonioneiva7855 Entendo a sua confusão. Mas veja, o sofisticado neste caso é o prazer, e não o ato que o concede. Um exemplo disso é você esperar 1 dia ou 1 mês para comer uma pizza. Em ambos os casos o ato é comer pizza, mas o prazer de esperar um mês é mais sofisticado, especial.
Esse sim é uma entrevista... Diferente da anterior que era um bigodudo que só adolescente conhece kkkkkk cuidado com os otakus quando se fala do diggo😂
Esse podcast levou de professor Clóvis, falando com profundidade de coisas simples, até Bozo falando boxta atrás de boxta, sem conteúdo e sem competência pra qq coisa
Nossa, pelo que li nos comentários, ninguém refutou os 6 segundos de orgasmo, garanto que pode ser bem mais. Além, das "brincadeiras no play" que podem durar horas e, também, podem ser imensamente prazerosas. Enfim, jamais questionarei a importância do prazer intelectual, até porque o conheço desde o ensino médio, no que concerne à literatura. Contudo, um não anula o outro. Com todo respeito ao Mestre, achei muito radical esse posicionamento, lastreada na minha experiência de vida e de pessoas próximas. Ha, vale ressaltar, também, o prazer e os inúmeros benefícios que a malhação pode proporcionar. Ou seja, cuidar do físico é importante, até para combater a depressão, conforme evidências científicas. Ou seja, o ideal é cuidar do corpo e da mente.
O que pra mim tá explicito na fala dele é que o prazer da mente prevalece o do corpo. Afinal como ele mesmo cita, um sexo executado uma vez no dia é muito mais prazeroso do que 8 vezes ao longo do dia. Pq tem muita gente que perde a vida correndo atrás de p0rno, sexo casual, drogas, entre outras coisas que tu raramente vai se lembrar com uma satisfação de por exemplo completar uma maratona. Isso te marca pro resto da vida como uma experiência positiva. Conheço pessoas que não conseguem ficar sem beber todo fim de semana, sem assistir p0rno, sem usar drogas e sem se relacionar sexualmente com alguém. E as vezes a pessoa se relaciona com alguém que nem gosta só por minutos de satisfação. Pq ninguém tem um orgasmo prolongado, mulher tem um pouco a mais mas no geral homem goza e ali acaba a satisfação. Pra mim esse é o ponto da argumentação dele. Uma coisa totalmente diferente é tu se relacionar com alguém que tu gosta, que tu tem química e se diverte junto. Outra é tu se relacionar com alguém só por aqueles minutos de prazer que tu tens. O que é totalmente diferente do prazer das coisas que realmente valem a pena.
Pela lógica dele, melhor estagnar na vida. Pois se um dia evoluir, nunca mais poderá decair. Nunca faça festas, nem curta uma viagem dos sonhos. Nem mesmo entre em férias. Pois depois entrará em depressão. 😅😅😅
Clóvis foi muito mal, filosofia rasa! O pessoal ainda curte ele, e acha que é bom, pelo modo como ele fala, mas ele não sabe filosofar. Chame Marco Antônio Casanova, Gilvan Fogel, Alexandre Cabral, Marcos Aurélio Fernandes, que são grandes pensadores e têm mais condições de debater.
esses falsos filósofos se aproveitam de que olavo está morto para voltar a defender o imundo epicuro, já completamente desmascarado pelo professor em sua obra mais conhecida.
" A sofisticação do prazer é empobrecedora da vida"
só nao entendi, deveria ter sido questionado, em que grau ele se refere. Apenas financeiro? ai claro, obvio (na maioria dos casos). Mas espiritualmente? eu teria ainda que ser convencido disso.
@@FredGarschagen fica 3 dias sem usar o celular que depois disso seu prazer vai ser maior quando usar...
@@FredGarschagen Ele separou o prazer em dois: do corpo e o "espiritual". No podcast completo ele se aprofunda mais nisso.
@@FredGarschagenQuanto mais você sente prazer, mais sofisticado ele vai ter que ficar pra poder te agradar. Não necessariamente isso envolve dinheiro, mas o empobrecimento acho que é você devotar sua vida só pra esse prazer e esquecer os outros da vida, esquecer as outras coisas que também são importantes
@@FredGarschagen bom questionamento!!
2:40 A pergunta do Igor: Quaando o prazer é mais escasso, ele não é mais intenso?
Aí é que tá o problema. A ausência desse prazer raro fará o sofrimento ser mais intenso também, e se você viciar em coisas raras, achar que só pode ser feliz com coisas raras, cê tá ferrado.
Isso que é complicado.
@@desagradavellcomplicado isso cara
Ao contrário. O que o Igor quis dizer o professor explicou depois. Se acostumar com o prazer faz com que depois vc não enfrente bem o desprazer
Genial
Porra comentário foda esse seu
Toda e qualquer entrevista onde o Professor Clovis estiver, EU ESTAREI LÁ.
Estaremos. Kkkkkk.
A sofisticação do prazer é empobrecedora da vida!!
viver de cortisol não me parece uma boa coisa.
@@Lixogenético abdicar da sofisticação do prazer, não é abdicar do prazer. É ter prazer no simples. A longo prazo é mais funcional. Não sendo assim, você vai ter que lidar com aumento disfuncional do cortisol rs.
@@Lixogenético O cigarro é o melhor exemplo de como funciona o ciclo de prazer e cortisol... Quando se vive buscando o prazer vai chegar uma hora que seu corpo vai criar uma neurose absurda pra vc ir atrás de mais prazer, então não se escapa do cortisol... já se vc vive uma vida "estressante" o simples fato de deitar na sua cama já é uma puta satisfação, se vc trabalha muito ou estuda, vai se sentir muito bem apenas de estar almoçando com sua família e etc...
só nao entendi, deveria ter sido questionado, em que grau ele se refere. Apenas financeiro? ai claro, obvio (na maioria dos casos). Mas espiritualmente? eu teria ainda que ser convencido disso.
@@FredGarschagen ele falou do corpo e da alma
Esse cara é demais. Ainda nao vi uma entrevista ou podcast que ele fale algo sem sentido. Tudo se liga e tudo é muito bem explicado. Muito bom.
É por isso que a felicidade está em saber desfrutar de todas as coisas simples da existência ... até mesmo no final inevitável.
Os prazeres biológicos tem relação com a sobrevivência, sanam uma vontade. Claro que podem ser mais que isso se transformados em arte, aí se torna em um prazer da alma, que gera satisfação, felicidade. O Clóvis de Barros é um pensador muito bacana.
Cada dia sem gozo não foi teu:
Foi só durares nele. Quanto vivas
Sem que o gozes, não vives.
Não pesa que amas, bebas ou sorrias:
Basta o reflexo do sol ido na água
De um charco, se te é grato.
Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas
Seu prazer posto, nenhum dia nega
A natural ventura!
Fernando Pessoa
Top! ❤️
Que lindo, moço!! Eu não conhecia esse poema!
Fernando Pessoa...maravilhoso mestre do nosso idioma.
O professor Clovis de Barros é muito maravilhoso!! Hahaha ❤
Esse video faz refletir o quao perigoso é nossa geração por ter a energia da vida sugada pelos prazeres imediatos das redes sociais que fazem o resto das coisas cotiadanas ficarem chatas e exaustivas
Eu to sem Instagram faz 68 dias, No começo da muita vontade de mexer, mas com o tempo vc percebe que sua vida até melhora
Fico lisonjeado de viver no mesmo tempo que esse cara!💡
Professor, Clóvis fazendo acontecer!!! Traz os filósofos do passado e do presente de uma forma real e o Flow trazendo pessoas com diversos tipos de ideia, trabalho que acompanho durante anos!!
O prazer é um dos neutransmissores e o prazer tem picos, nós podemos sentir prazer o dia todo, mas, não conseguimos sentir o pico de prazer o tempo inteiro...
O segredo é que existem outros neutransmissores, tem o da alegria(serotonina), Vontade (Adrenalina) do amor (ocitocina), da calma (Gaba) do movimento (Acetilcolina), Da Euforia (Endorfina) na nossa sociedade a gente fala sobre prazer, mas, também podemos pensar nas outras emoções/neutransmissores.
Nossa sociedade tem cobrança baseadas nos próprios conceitos da sociedade e das interpretações humanas, logo, muitos neutransmissores são inibidos, como de uma pessoa que sabe dançar, mas, está com tanto medo de ser julgado que nem consegue se mexer direito.
Quando o nível de cobrança social sobe ele puxa a adrenalina, colocando o cidadão numa situação de luta e fuga, onde ele só tem 2 opções... É a sensação do medo/ansiedade que é causa de muita depressão, pois, depois do pico de estresse a tendência é buscar prazer para compensar...
Tanto é que após um dia de trabalho ESTRESSANTE, podemos pedir um Delivery dizendo: Eu mereço.
O nível de estresse alto precisa de uma recompensa no mesmo nível.
Se conseguirmos diminuir o julgamento social, os problemas relacionados ao prazer tendem a diminuir.
Parabéns pela reflexão embasada também na ciência.
Esse cara é incrível
gente fiquei preso nesse vídeo não conhecia o professor que didática 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu te amo professor Clóvis. Vc sempre melhora meus dias kkkkkk ❤
Cada um cuida da sua vida 😊
Esse corte beira a perfeição
Ouvir o Professor Clóvis de Barros é sempre muito bom!
É o tal do jejum de dopamina, funciona. Hoje quando decido tomar um vinho com minha noiva, chego a ter frio na barriga no dia pela manhã! Obs.: me sinto muito melhor e mais leve tendo menos estímulos, então pra mim é fácil abdicar.
Até o sexo você teria que abdicar, aí é só para os fortes
Não entendi, é frio na barriga ansioso pelo momento? Ou no outro dia?
@@Nbaandrena manhã antes da hora chegar
@@Nbaandre Antes de acontecer, aquela ansiedade boa.
Sugiro ver uns conteúdos do Eslen sobre este assunto ou do Naruhodo.
"Quem não se contenta com pouco não se contenta com nada." Epicuro
Fato
A sofisticado do prazer é emppbrecedora da vida ,tem muito de vrrdade ...
Esses cortes me levam a procurar pela entrevista (podcast) na íntegra, muito bom!
ESSE CARA É GENIAL
Adorei esse convidado, já tinha lido SHINSETSU escrito por ele, uma obra prima, mas nunca tinha escutado, muito didático e articulado
Que top!
Estou com 30 anos e estou descibrindo agora a diferenca entre orazer e felicidade, sinto que eu descobri um segredo extremamente valioso, quando eu percebi que o prazer é algo momentâneo e a felicidade é sobre saber lidar e se adaptar as dificuldades da vida e conseguir ver beleza nisso minha mente explodiu, a busca pelo prazer é uma corrida injusta e interminavel, ja a felicidade é sobre admirar e ser grato por tudo que tem, independente do que seja, da situação, nao é sobre virar um bobo alegre, mas é saber que a tristeza é um sentimento importantíssimo e é um termômetro pra indicar falhas e no que melhorar.
Ser feliz é tão simples mas tao simples que se torna complicado, ninguém nos ensina isso nas escolas, a vida vai te ensinar na marra.
Chave: A sofisticação do prazer, é emprobecedora da vida !
Impressionante. Tudo que venho refletindo nos últimos tempos abordados pelo excelentíssimo Pf. Clóvis. muito bom!
Único, incrível e genial!!
CLOVINHO, TU É SINISTRO❤
Que video meus amigos. Excelente conversa.
11:18 "... a sofisticação do prazer é empobrecedora da vida ..." 🙂🙃
O contrário: enquanto menos sofisticada é a fonte de prazer, mais empobrecedora, rasa e limitante é a vida. Ex: se sua fonte de prazer é um cigarro e você troca ela por uma mais sofisticada,.como o hábito de ler um livro edificante e passa a sentir prazer com isso, você enriqueceu a si próprio e ainda ganhou em saúde física e mental
só nao entendi, deveria ter sido questionado, em que grau ele se refere. Apenas financeiro? ai claro, obvio (na maioria dos casos). Mas espiritualmente? eu teria ainda que ser convencido disso.
@@FredGarschagen exatamente, mas, como ele se apresenta como filósofo, é razoável que suas palavras sejam recebidas sob uma visão primeiramente filosófica. Meu questionamento faz uma provocação a fim de extrair a essência da ideia apresentada, que não ficou clara.
@@antonioneiva7855Isso vai do que cada um interprete o que seja sofisticado.
Top demais professor glovis
Escutar Prof. Clóvis me dá um tremendo prazer.
Que corte sensacional!!! Parabéns Clóvis de Barros, sempre arrasa!❤
O Clóvis é genial, já li um livro dele e vamos pro próximo!
Visão! Muito obrigado a eles e a quem postou !
Caraca, que viagem haha muito bom esse papo 😂😂😂
Depois que o Monark saiu e o Igor diminuiu de ficar fazendo propaganda/apologia do uso de drogas, o Flow melhorou muito.
Fenomenal!
Clovis é um ótimo cara a se conversa!!!
MUITO BOM.
Além disso, o prazer físico depende de uma experiência anterior como referência. O que implica que você sempre quer repeti-lo. Ao contrario do segundo que não pode ser repetido por definição. Ler duas vezes o livro do Eça de Queiroz não é a mesma coisa que saciar a sede intensa duas vezes.
Esse cara é fenomenal... Corte excelente
As funções dos prazeres é compensar os desprazeres existenciais
O Clóvis é muito bom !!
"A vida é de boa, não preciso de muito pra ser feliz, não"
Ja dizia o mestre e cantor, Grelo.
excelente, bem haja professor Clovis de Barros Filho
Top demais essa entrevista
Muito bom isso. Ele é muito foda!
Como faço para aprofundar no assunto? Há algum livro que possam me indicar?
tente ler as obras de Epicuro como ele mesmo citou. Deve ter algum livro que aprofunde sobre
❤Grande Clóvis de Barros Filho! Mata a Cobra e Mostra o Pau ! Os Prazeres do Corpo podem estar ao acesso de quase todos os 8 bilhões de indivíduos que existem no mundo. Os Prazeres Mentais/Espirituais por seu lado dependem da capacidade de compreensão do indivíduo. Com esse filtro é lógico que são muito poucos os que tem acesso a esse prazer. Por isso o Verdadeiro Prazer elevado e divino será restrito a poucos. Muito poucos. Excelente entrevista como sempre. Parabéns!
Isso é vdd
O veio sabe muitoKKKKKKKKKKKK maravilhoso!
Sensacional!
"Temos que pensar, pra sofrer menos"
É justamente parar de pensar para sofrer menos.
É alcontrario né!!!!
@@Eir_inalcontrario né!!!
A partir dos ditames de Confúcio passei a encontrar prazer de forma simples, as vezes um mero tijolo na muralha da avenida é mais doq todo maciez e suavidade dos peitoris
Momentos de alegria, a busca pela felicidade, equilíbrio e propósito de certa forma nos proporcionam prazer. Alimentar e saciar a nossa carne também nos proporciona prazer, realizar desejos antigos e novos desejos para superar o desejo anterior já não mais saciado, novas conquistas e realizações pessoais e interpessoais dos mais diversos também nos proporcionam prazer. Fico me perguntando: Seria a força motriz da vida uma eterna busca pelo prazer diante da constatação que é a permanente falta dele?
Interessante.
Tudo que Clóvis diz se resume em provérbios de Salomão. Deus é incrível e não há outro livro tão atual e perfeito quanto a Bíblia.
Pra quem acredita em filho de mulher virgem é kkkkk
senhor dos anéis é mais legal.
Há outros livros melhores!
Provérbios e Eclesiastes.
Verdade, e todos os livros sagrados das religiões dizem a mesma coisa.
Ele é melhor 🤛🤛🤛🤛🤛
Eu estava na turma que não conseguia se divertir sem beber.
A função do prazer é compensar os desprazer existencial
Um caso pessoal faz apologia a essa filosofia. Aconteceu comigo o seguinte, depois de aprender a colocar leite no café, não tomo mais café puro, só pingado. 🤡
Prazer em excesso é atraso de vida
Se formos perspicaz ele falou muita coisa certa. Mas não é que o prazer físico seja fugas, ele secundário, e o verdadeiro problema está na exaltação desse tipo de prazer. Os Judeus já tinham acesso a esse tipo de conteúdo muito tempo atrás. Qualquer filósofo ou pensador da antiguidade ou atual que tenha produzido um conteúdo que ensine valores humanos profundo fica muito atrás se comparado ao conhecimento revelado pelo livro que hoje conhecemos como Bíblia.
Nesse exato momento estar um puta calor,ao ligar o ventilador e refrescar o quarto,foi um prazer que nada em daria mas, exceto um ar condicionado.
O Igor morrendo de rir 😂😂
As sociedades cristãs e várias outras correntes de pensamento colocam o prazer como pecado. Por isso.
Sou cristão e não penso dessa forma. O prazer foi criado por Deus, o problema (pecado) acontece na busca do prazer a qualquer custo. Esse foi o problema de Sodoma e Gomorra.
Mas esse é um assunto mal discutido e você tem razão em relação a muitos grupos, sejam cristãos protestantes ou catolicos. Isso acontece por que a maioria não lê e nem estudam, só repete o que falam, infelizmente.
Entretanto, o Clóvis está de parabéns, sempre muito bem nos argumentos.
A mulherada quando usa brinquedinho quer largar mais nunca 😂
👋🌟🙌
Queria tanto que o Clóvis lesse meu livro. Gostaria muito de saber seu olhar crítico sobre o conteúdo, mas não sei como contatá-lo e mandar meu livro para ele de presente.
Tente enviar uma mensagem para o Instagram dele!
@@victormartinsdecarvalho2577 obrigada!
Vim assistir assim: 🤔
Saí assim: 🤯
Lembranças do ariano ....
3:00 Eu acho que ele leu muito mal os filósofos antigos, principalmente Sócrates.
O prazer vem da privação está em algumas falas de Sócrates no Xenofonte.
Platão é que tem essa primazia do prazer intelectual em relação ao espírito, mas isso é influência dos Pitagóricos.
Ele citou justamente platão
Estava percebendo, algumas expressões dele são muito parecidas com a do Ninja 😂😂😂😂😂
Espero que minha esposa NAO ESCUTE pq ela vai pegar o gancho de que sexo 1x/mes e melhor pq sera mais intenso pela abstinencia que a precede....
No filme do Don Juan ele fala que o verdadeiro prazer não é o gozo, vem da sensação que fica depois.
Os prazeres intelectuais são signos do prazer corporal.
Signos?
😂😂😂Loucão!
Então se eu trocar meu cigarro por atividade fisica e leitura de bons livros, estou empobrecendo e minha vida?
Pq leitura e esporte são sim mais sofisticados que fumar um cigarro, na minha visão, ou não? Talvez eu nao tenha sido capz de acompanhar o raciocinio do professor, pq eu entendo que enquanto mais sofisticada é a fonte de prazer, melhor. Outro exemplo: digamos que eu sinta prazer em ver o BigBrother, mas resolva trocá-lo por uma fonte de prazer mais sifisticada como um documentario que venha a me agregar conhecimento, estou novamente empobrecendo a minha vida?
Prazer sofisticado = prazer fácil. No caso do cigarro, por exemplo, é muito fácil, basta acender, tragar e pronto, a nicotina faz o efeito. Mas pra você sentir prazer com atividade física primeiro você tem que "sofrer" um estresse, o que de certa forma equilibra a balança pois você acaba tendo uma recompensa decorrente de um esforço. O prazer que ele se refere são os prazeres fáceis: comidas calóricas, álcool, drogas em geral, pornografia etc.
@@alanguedes4939 perfeita sua explicação. Mas aqui é o ponto exato onde acho controversa o uso da palavra "sofisticado". Essa palavra tem proximidade/sinônimos como: requintado, fino, bom gosto e etc. E entre um livro e um cigarro, eu vejo o livro com mais proximidade ao termo, do que o cigarro. Logo, o prazer advindo da leitura, seria mais sofisticado, por ser mais requintado, de bom gosto e fino, do que o prazer advindo do fumo, que se mostraria, de modo contrário, mais esdrúxulo, chulo, raso e efêmero. Ao menos sob uma codificação semântica moderna, entendo como problemático.
@@antonioneiva7855 Entendo a sua confusão. Mas veja, o sofisticado neste caso é o prazer, e não o ato que o concede. Um exemplo disso é você esperar 1 dia ou 1 mês para comer uma pizza. Em ambos os casos o ato é comer pizza, mas o prazer de esperar um mês é mais sofisticado, especial.
Em defesa do arroz com ovo, o ovo tem proteínas e dão mais saciedade, fazendo comer menos arroz.
Não, não, não.....morri😅
Nada na vida ë a toa
Prazer é alívio da dor de existir
Eh isso!
Não!..
Até o ponto que o prazer não te causa mas prazer
Existir é prazer.
@@chdaher então viva,viva como quiser ,a vida é sua
Esse sim é uma entrevista...
Diferente da anterior que era um bigodudo que só adolescente conhece kkkkkk cuidado com os otakus quando se fala do diggo😂
bait fraco
@@meuoutrolado4966 vai se lascar então rapaz
Esse podcast levou de professor Clóvis, falando com profundidade de coisas simples, até Bozo falando boxta atrás de boxta, sem conteúdo e sem competência pra qq coisa
Maior e melhor prazer é treinar pesado na academia e depois descansar.
Nossa, pelo que li nos comentários, ninguém refutou os 6 segundos de orgasmo, garanto que pode ser bem mais. Além, das "brincadeiras no play" que podem durar horas e, também, podem ser imensamente prazerosas. Enfim, jamais questionarei a importância do prazer intelectual, até porque o conheço desde o ensino médio, no que concerne à literatura. Contudo, um não anula o outro. Com todo respeito ao Mestre, achei muito radical esse posicionamento, lastreada na minha experiência de vida e de pessoas próximas. Ha, vale ressaltar, também, o prazer e os inúmeros benefícios que a malhação pode proporcionar. Ou seja, cuidar do físico é importante, até para combater a depressão, conforme evidências científicas. Ou seja, o ideal é cuidar do corpo e da mente.
O que pra mim tá explicito na fala dele é que o prazer da mente prevalece o do corpo. Afinal como ele mesmo cita, um sexo executado uma vez no dia é muito mais prazeroso do que 8 vezes ao longo do dia. Pq tem muita gente que perde a vida correndo atrás de p0rno, sexo casual, drogas, entre outras coisas que tu raramente vai se lembrar com uma satisfação de por exemplo completar uma maratona. Isso te marca pro resto da vida como uma experiência positiva. Conheço pessoas que não conseguem ficar sem beber todo fim de semana, sem assistir p0rno, sem usar drogas e sem se relacionar sexualmente com alguém. E as vezes a pessoa se relaciona com alguém que nem gosta só por minutos de satisfação. Pq ninguém tem um orgasmo prolongado, mulher tem um pouco a mais mas no geral homem goza e ali acaba a satisfação. Pra mim esse é o ponto da argumentação dele. Uma coisa totalmente diferente é tu se relacionar com alguém que tu gosta, que tu tem química e se diverte junto. Outra é tu se relacionar com alguém só por aqueles minutos de prazer que tu tens. O que é totalmente diferente do prazer das coisas que realmente valem a pena.
*_Cara bão, não é!!!_*
*Mas elétrico a ponto de criar stress nos alunos.*
😾😼😸
Esse cidadão é bem agitado falando 😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkk
Ele é muito bom
Esse cidadão é um MESTRE, meu caro. Um brasileiro em extinção....
@@aldorenatosoares4875 sei....
@@rogeriopereira1645Mestre é o Rogério 😅😅😅
SOMA
Pela lógica dele, melhor estagnar na vida. Pois se um dia evoluir, nunca mais poderá decair. Nunca faça festas, nem curta uma viagem dos sonhos. Nem mesmo entre em férias. Pois depois entrará em depressão. 😅😅😅
A questão na verdade é não ACOSTUMAR com o extraordinário. Eventos aqui e ali de intensidade não lhe trarão problemas.
@@lucasrezende7512 atire a primeira pedra quem nunca ficou depressivo depois de voltar de férias kkk
Tu entendeu foi nada
@@felipehage8173 doido pra cachorro 😂😂😂
Isso é o pêndulo de Schopenhauer. Vivemos entre a satisfação e o tédio.
Clóvis fala do orgasmo assim porque ultimamente ele tem tido poucos kkkkk. Brincadeira kkkk
Mas e o pessoal que é casado e transa com frequência?
Isso não existe
Epicurismo.
Parei aos 6:23 pra gritar CARALHOOOOOOO
Clóvis foi muito mal, filosofia rasa! O pessoal ainda curte ele, e acha que é bom, pelo modo como ele fala, mas ele não sabe filosofar. Chame Marco Antônio Casanova, Gilvan Fogel, Alexandre Cabral, Marcos Aurélio Fernandes, que são grandes pensadores e têm mais condições de debater.
Que cara chato de se ouvir. Acentua demais as palavras. Cansativo.
Você não está aberto a aprender então. Não crie rótulos em quem pode te agregar. Vá de peito aberto e ouvido atento
lol
esses falsos filósofos se aproveitam de que olavo está morto para voltar a defender o imundo epicuro, já completamente desmascarado pelo professor em sua obra mais conhecida.
Epicuro era lúcido, coisa pra poucos hoje em dia.
kkkkkkkkkk pqp
Troll
Bait fraco
Drogado certeza