NOTA: COMO APOIAR O CANAL: Se quiser APOIAR O CANAL com contribuição única, veja como fazer no link a seguir: apoia.se/videos-jr-canal-riodejaneiroaqui Observação: Esta nota se encontra em vários vídeos. Se já leu, ignore. NOTA: A indicação da Estrada Real no mapa é aproximada. Em uma fonte que havia me informado, esta se iniciava no Largo do Campinho. Mas existe informação mais correta que informa que iníciava em Benfica (Na extremidade da Rua São Luiz Gonzaga). Existe também informação que começava no Largo da Cancela (São Cristóvão). Na verdade, a Rua São Luiz Gonzaga liga o Largo da Cancela a Benfica. Então, a parte do traçado em Azul que aparece no mapa pode ser considerado também parte da Estrada Real Imperial de Santa Cruz, mas entenda-se que é um traçado aproximado e grosseiro, indicando apenas os caminhos aproximados. Sugiro ver também, mais abaixo, o comentário de Fábio Costa.
Eu moro em Santa Cruz e olhando as pinturas vejo a localidade da casa da minha tia que foi morar na região nos anos 70. Ela mora na lateral da entrada do que era a Fazenda. Legal ver as pinturas da época da região que frequento desde criança.
MUITO BOM! Parabéns tbm por essa área histórica q deveria ser linda na época!!!!A Rio Santos , era o caminho q D.PEDRO passava à cavalo pra ir pra Santos encntrar sua amada.....Parava em ITAGUAÍ pra descansar,uma HISTÓRIA pra ser contada!!! Angela Rj
Gostei demais! Nasci e moro em Santa Cruz, estudei na escola Ponte dos Jesuítas, quando criança vivia escalando aquela ponte. Fiquei emocionado com o conteúdo do vídeo!
Nossa eu viajo nesses vídeos, parece que vivi está época. Parabéns pela explanação tão precisa e enriquecedora. Já visitei Santa Cruz e suas relíquias.
Muuuuuito interessante! Super didático! Eu conheço bem o bairro de Santa Cruz e fico imaginando o que era e no que poderia ter se tornado. Hoje em dia é um dos bairros mais quentes do Rio de Janeiro e um dos mais perigosos também. Uma pena!
Entrei nesse palácio na época em que me apresentei no alistamento militar, gostei muito, sou um amante de história e vi de perto as coisas que só sabia pelos livros e artigos que havia lido. A geração atual nem deve mais passar por isso, porque o alistamento militar agora nem apresentação tem mais. Deveriam ter passeios escolares do bairro para conhecer essas coisas. A escola leva a criança lá para o centro para ver Museu do Amanhã mas ela nem sabe que no bairro dela tem um palácio imperial de relevância histórica para o país. Triste isso...
Ótima explanação. Material indispensável. Deveria fazer parte das atividades escolares dos estudantes da região, conhecer a história da sua cidade, do seu bairro, do seu país. Isso é cultura.
Não canso de assistir, já vi 3 vezes, mas permita-me fazer um adendo: A Estrada Real/Imperial de Sta Cruz começava onde hoje é Benfica, no final da Rua São Luiz Gonzaga (que na prática poderia ser considerada como início da mesma estrada). Toda extensão do que hoje é Av. Dom Hélder Câmara, num passado recente Av. Suburbana, antes era Estrada de Sta Cruz. Em 1909, com 20 anos de República, os jornais anunciaram o local do assassinato de Euclides da Cunha como Estrada Real de Sta Cruz, na Piedade quase Cascadura.
Bom dia Fabio Costa. Sim, creio que você está certo. Na verdade, no mapa, eu coloquei um trecho em azul, que seria aproximadamente o trajeto da Quinta da Boa Vista até o antigo Largo do Campinho mas antes passando por Benfica (não aparece o nome no mapa do vídeo) está sem precisão na indicação do Mapa. Mas faz sentido que a Estrada Real Imperial começava em Benfica ou até talvez até antes no Largo da Cancela (ambos ligados pela Rua São Luiz Gonzaga). No desenho sobre o mapa, que aparece no vídeo, ao sair da Quinta da Boa Vista, eu coloquei o trajeto pelo lado do morro da mangueira (no local de um trecho da futura estrada de ferro que passa alí), quando seria pelo outro lado, ao sair do Palácio de São Cristóvão em direção ao Largo da cancela. A patir daí, no vídeo foi um traçado aproximado, e teria ficado mais correto se o traçado começasse saindo pelo outro lado, passando pelo Largo da Cancela e indicando mais precisamente a área de Benfica e depois seguindo a Dom Helder Camara que voce menciona que chega até próximo do Largo do Campinho. Mas tentei induzir no mapa as direções. Penso fazer outro vídeo, baseado em um diário de viagem de 1823 de uma escritora que visitou o Palácio e Fazenda de Santa Cruz. Então vou fazer esta correção neste vídeo que farei futuramente. Ou talvez faça um vídeo curto, somente colocando o traçado mais preciso. Mas fica esta observação nos comentários deste vídeo atual. Se você puder me passar o traçado em termos de ruas eu agradeço. Creio que depois do Largo do Campinho deve seguir pela Intendente Magalhães até o Campo dos Afonsos (antiga fazenda dos Afonsos). Depois talvez seguia pela atual Marechal Fontenle e depois Av de Santa Cruz até Campo Grande. A partir de Campo Grade talvez seguisse pela Av Cesario de Melo, até a atual estrada de Urucrania. Em algumas partes desta Estrada ela é muito reta, o que parece um tanto recente, pois chega a cortar encostas de pequeno morro. Mas por logica, parece ser mais ou menos assim o antigo traçado. Se puder me passar o traçado mais correto, agradeço. Obrigado pela informação e observação atenta.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil o que conheço após a Intendente Magalhães é mais na base da dedução, com Marechal Fontenele, Cesário de Melo, av Sta Cruz... Agora ficarei ansioso, esperando esse diário de 1823. Existem bons canais de história no TH-cam, mas com esse tipo de trabalho, esmiuçando imagens, só o seu. Mais uma vez parabéns!!
@@fabiocosta3975 Também uso a dedução e associações (com informação), olhando no mapa e morros. Geralmente ruas e estradas mais antigas contornam acidentes geográficos. A av Santa Cruz é sinuosa, e portanto deve ser muito antiga. Apenas como curiosidade, a Rua Sacadura Cabral, torta e sinuosa por causa do antigo litoral que foi aterrado e atual R. Riachuelo torta por causa do antigo morro do Senado. Mais uma vez obrigado!
Assisti hoje pela primeira vez é estou encantada. Adoro história! E como conheço esses lugares, me encanta mais ainda. Já compartilhei com amigos que trabalham ou moram em Sta. Cruz. Sei que eles vão gostar muito de ver. Eu tenho certeza que vou ver de novo, várias vezes. Obrigada por nos proporcionar , momentos tão maravilhosos, dessa viagem no tempo.
Sobre o clima ser ameno em Sta Cruz, talvez fosse no século XIX, hoje faz 40° na sombra, só perde pra Bangu. Faltou mencionar o Real Palacete próximo ao curtume, o real palacete era a casa de campo da princesa Isabel e o curtume hoje é localizada a escola técnica Faetec de Santa Cruz, onde fiz meu ensino médio. Parabéns pelo vídeo, vou recomendar !!
@@riodejaneiroaqui-e-brasil existe um lugar lindo, todo abandonado! Ele é em uma trilha que segue para a Praia de Macieis, na ponta leste, próximo ao terminal de Cargas da Petrobras. Tenho algumas fotos de lá, se vc tiver algum email pra me passar eu te envio ! Obrigada pela atencao!
Podem falar mal o quanto for da minha terrinha Santa Cruz mas eu continuo defendendo e amando! P min é dos melhores bairros do RJ💕 Obrigado por esse vídeo incrível.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil nos últimos anos só foi conhecida pelas favelas que antes tinha tráfico, como pode um bairro imperial ser ignorado assim? Os governantes nunca investiram aqui para preservar essa história fantástica.
Como sempre, resumo extremamente valioso da história de nosso país e estado. O Centro Cultural é o CRAB moramos bem perto desse lindo prédio e o patrimônio instalado em seu interior é um tesouro para quem visita. Muito obrigado por esse e pelos outros conteúdos já fornecidos!
Excelentes trabalhos de recuperação da memoria cultural/arquitetônica do RJ. Se possível elaborar um vídeo exclusivamente das construções do Morro do Castelo. Parabéns!!!
Olá boa noite! Primeiramente, quero parabenizar o conteúdo do vídeo! Adorei assistir! Sou morador de Santa Cruz desde 1982. Realmente o bairro, na atualidade, é quente no verão, porém no inverno as temperaturas apresentam-se bem mais baixas em relação a outros do Rio de Janeiro, sendo um dos mais frios. Creio que o desmatamento, por conta do "boom" populacional, foi um dos fatores das elevações nos termômetros, mas com o crescimento industrial na década de 1970, ainda mais depois da construção da CSA, nos anos 2000, houve esse disparo. Um grande abraço.
Conheci Santa Cruz quando criança, era entäo muito afastado do centro do Rio. Parecia mais uma localidade do interior. Havia fazendas, granjas. Por sinal, a maior do Brasil na época, a Granja Branca, onde começou a avicultura industrial no país, juntamente com granjas de Säo Jose do Vale do Rio Preto, entäo Petropólis, e näo em Säo Paulo como muitos pensam. Havia a Fazenda Indiana, que criava gado nelore puro e vendia toros reprodutores para o país inteiro. Nessa época, nem se falava em agronegócio, no centro-oeste. Os moradores muito simples e tranquilos , a maior parte oriunda de Minas Gerais, tornava o lugar mais bucólico. Näo havia a violéncia que dizem ter hoje. Espero que as autoridades procurem recuperar e preservar todo esse rico patrimôno histórico existente em Santa Cruz. Vídeos como este servem para informar e desenvolver o conhecimento acerca da importância histórica do lugar onde vivem. Parabéns pelo vídeo!
Olá R. Goest, , bom ler seu comentário e saber que gostou! Seu comentário enriquece as informações sobre Santa Cruz e este vídeo! Obrigado e bem vindo ao canal! E se puder e quiser, compartilhe com quem gosta destes assuntos! Abç!
Meu bairro. Hoje é muito quente devido ao desmatamento em massa e construção de uma mega usina siderúrgica e termoelétrica numa área de mais de 30Km quadrados, além da poluição pesadíssima de esgoto e minérios irregulares na baía de sepetiba, a vegetação costeira (manguezal) está bem danificada o bairro cresceu muito nos últimos 40 anos favorecendo no crescimento massivo da favelização. Mas a parte boa e que há alguns estabelecimentos históricos preservados como o matadouro e o hangar da base aérea além de pequenas áreas agrícolas ainda prósperas.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil obrigado seu canal é rico em cultura e história. Aproveitando o embalo, o Sr não acha interessante o fato da região da zona oeste ter muitas avenidas com nome de estrada? Exemplo: estrada de Sepetiba, estrada do Magarça, estrada da pedra, estrada de paciência, estrada da ilha, estrada da matriz, estrada do Rio A, estrada da cachamorra, estrada do mato alto, estrada do cabuçu, etc... Será que essas estradas estão ligadas a antigos caminhos entre fazendas do tempo do império? A estrada do mato alto por exemplo leva o nome da fazenda homônima, (que por sinal seria interessante o Sr falar sobre ela pois é a maior fazenda existente dentro de uma metrópole global)
Passei muito em frente ao palácio que agora é o Batalhão de Engenharia do exército. O famoso túnel que sai na ponte dos jesuítas. A cruz está lá até hoje. Minha bisavó nasceu como escrava, vendo essas vídeo entendi porque aqui no bairro tínhamos muitos terrenos gigantescos de família, pena que hoje está esquecido como todos imóveis que eram da época como a casa da Princesa Isabel.
Olá, seu comentários e informações enriquecem os comentários sobre este vídeo! E sim, Santa Cruz merecia ter mais atenção e cuidado por ser um local histórico! Valeu!
Simplesmente viciantes os teus videos parabéns pelo canal tenho interesse de cursar arquitetura e estou mergulhando na historia do Brasil para buscar a raiz da nossa cultura buscando inspiração pra minha futura profição pra me inspirar
Bom saber que gosta dos vídeos! Se antes de cursar já está interessada em conhecer nossa cultura, certamente será uma excelente arquiteta! Parabéns para você também! Valeu!
Santa Cruz já teve um clima ameno, muito agradável. Até o início dos anos 1980 Santa Cruz ainda era considerado como uma área rural. A partir daí foram construídos o distrito industrial e muitos conjuntos habitacionais nas áreas verdes, antes cultivadas, com plantações de aipim etc. Hoje Santa Cruz é um bairro populoso, com o IDH baixo e muitos bolsões de pobreza. Mas suas construções históricas continuam resistindo ao tempo e ao descaso do poder público.
Santa cruz tem q melhorar mas em infraestrutura, pq hj muitas casas hj que são contruidas aqui são casas com piscinas e casas de estilo à classe média muitos condomínios etc.. oque falta é mas obras e saneamento básico, que deixa o bairro ainda na taxa de pobreza .
Obrigado pela sugestão. Por enquanto tem um vídeo sobre a Igreja da Penna e do Loretto, na Freguesia em Jacarepaguá, mostrando como eram a cerca de 200 anos atrás. Mostra também a paisagem como era. Vale a pena conferir. Abç!
Trabalho diferenciado, muito bom, aprecio muito história e a forma de analisar passado e presente é muito rica . Parabéns ao seu trabalho. Estou inscrito e seus likes estão garantidos. Seria bom se você ampliasse para Minas Gerais, ciclo do ouro e inconfidência. Ninguém faz esse trabalho assim diferenciado.. Parabéns
Acho que teria que mostrar os locais atualmente de todos os locais mostrados. Eu só vi mapas antigos .E os atuais? Gostaria de ver onde estão hoje em dia todos os locais dos mapas antigos.
É curioso notar que, em todas imagens antigas do palácio, vemos o piso térreo e mais um superior. Porém, na foto atual, além do térreo, há mais dois pisos acima. Portanto, foi construida mais um piso em tempos mais rescentes?
No final da linha amarela sentido Barra, entre as favelas da Cidade de Deus e Gardenia há uma construcao de uma antiga fazenda, ou o que sobrou dela. Fica no alto de uma pequena colina. Parecr ser bem antiga... Sabe o que era ou qual sua historia??
Olá. Tem um vídeo chamado Casa dos Jesuítas e outro chamado Praia Formosa, Enseada de São Cristóvão, São Diogo e Alferes - Estes vídeos falam da antiga praia de São Cristóvão e aterros. Mas em breve, deve ter mais. Se assistir, deixe seu comentário também lá. Bem vindo ao canal.
Tem uma igreja no camorim,que também e muito antiga,me parece que e do século 16,se o senhor não fez esse vídeo, seria bem interessante explicar essa história.
Quem assinalou "não gostei", ou seja, o polegar para baixo, com toda certeza foi porque errou a direção da seta. Pois, não é possível que alguém não aprecie esses vídeos !
Sim... pretendo fazer um vídeo específico. No vídeo Barra da Baía de Guanabara - Portal de Entrada do Rio Antigo - Algumas das principais fortalezas foram abordadas
Como são as coisa está fazenda antiga Santa Cruz pertenceu da minha avó dona Gertrudes meu pai José Baptista de Oliveira até hoje as documentações estão enrolando, meu pai na heroica passou uma procuração para Mario Guedes Tavares que sumiu acho que pelo tempo creio que já morreu, mais está fazenda tem herdeiros legítimos que samos nos eu meus irmãos somos o verdadeiro herdeiros desta fazenda
Você teria mapas da área total da Fazenda Santa Cruz. Qual região que ela ocupava na província do Rio de janeiro. Poderia disponibilizar mapas dessa fazenda.
Moro em Santa Cruz e é muito interessante ver que mesmo mudando totalmente algumas construções algumas continuam com a mesma finalidade. Como por exemplo o hospital o cemitério, o local onde tinha plantação de ervas ainda é conhecido como morro do chá.
Obrigado pela informação adicional! Dentro do prédio da Escola Militar tem coisas e construções preservadas. Diz-se que o prédio da antiga carpintaria também continua a existir.
Seguindo está estrada que sai de Campinho era chamada estrada Rio São Paulo está estrada seguir pra Itaguaí passa enfrente a prefeitura de Itaguaí segue em direção a serra do matoso na subida na localidade de raiz da serra antiga estrada e calçada com pedras que passa pela fazenda Lafaiete e segue pela serra do piloto daria um bom documentário
@@anjuaral5392 Mesmo sendo minoria, te garanto com tranquilidade que a monarquia não voltará NUNCA mais! Vai ser sempre só uma fantasia na sua cabeça oca monartóide um castelo pomposo com imperador, nobres, barões etc... esse tempo ACABOU!
Rapaz vi umas de várias vilas de Nova Iguaçu ''q na época era Iguassu'' a Vila de Marapicu, atrá da serra do vulcão.. que pegava ali em itaguai e ia até quase porto de estrela, Baia de Guanabara e Pé da serra de Petrópolis, Resumindo, não existia baixada só a cidade de Nova Iguaçu que depois e separaram Vila de estrela, Vila Inhomirim ainda no seculo 19, depois Merity, Pilar de Iguassu, Caxias, Nilópolis, Belford roxo, Japeri, queimados e Mesquita. Tb tem duas estradas feitas por escravos que saia do porto de Iguassu e outros portos da cidade, uma ainda vc pode ver pelo mapa google sai ali de tinguá atravessa a serra biológica mata a dentro uma subida, nela ainda se vê ás Ruínas de uma vila onde os tropeiros descansavam antes e desce para os portos de Iguassu , ou para em miguel pereira e vai até ouro preto, e outra de tinguá ainda existe uma parte fora da floresta fechada que sai de tinguá passa pelo lado esquerdo e segue para o Vale dos paraíbas... ambas ligavam a estrada que ia até a corte que se seguia por vila de cava, figueira, miguel couto, itaipu, areia branca coelho da rocha, iraja em diante, anos depois D.Pedro pediu aos Engenheiros Belford roxo e Paulo de frontin para levar aguá de Nova Iguaçu a corte, e surgiu o Milagre das águas, e foi feita uma linha férrea até Jaceruba Nova Iguaçu onde á uma bela represa com o Brasão do IMPÉRIO e que até hoje abastece o Rio da zona Portuária a zona Sul com a aguá + limpa do mundo, passando pelos bairros citados + irajá madureira, triagem...
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Valeu, fico só triste que toda região de Nova Iguaçu, suas construções, mapas , Telas, cheios de pontos históricos como portos casarões, estações , foram perdidos e destruídos, apenas alguns poucos casarões e igrejas ficaram de pé, como a Igreja do Pillar de Iguassu ''hj em Caxias'' e a Igreja Santo Antônio de Jacutinga da Prata, todos do século 18, pior em Belford Roxo onde casarões como a de Coelho da rocha, Portos do Rio sarapuy, Olarias etc e o pior que toda essa região era da Maria Isabel de Alcântara, Condessa de Iguaçu filha bastarda de D.pedro 1 com a vaca de Santos e Pedro Caldeira Brant o conde de Iguaçu. Nada + está de pé.
Quanta historia esse excelente e instigante vídeo vídeo provocou, trazendo à tona, nos comentarios, preciosas informações sobre pontos históricos do Rio esquecidos! Parabéns pelo trabalho de qualidade oferecido.
NOTA: COMO APOIAR O CANAL: Se quiser APOIAR O CANAL com contribuição única, veja como fazer no link a seguir: apoia.se/videos-jr-canal-riodejaneiroaqui Observação: Esta nota se encontra em vários vídeos. Se já leu, ignore.
NOTA: A indicação da Estrada Real no mapa é aproximada. Em uma fonte que havia me informado, esta se iniciava no Largo do Campinho. Mas existe informação mais correta que informa que iníciava em Benfica (Na extremidade da Rua São Luiz Gonzaga). Existe também informação que começava no Largo da Cancela (São Cristóvão). Na verdade, a Rua São Luiz Gonzaga liga o Largo da Cancela a Benfica. Então, a parte do traçado em Azul que aparece no mapa pode ser considerado também parte da Estrada Real Imperial de Santa Cruz, mas entenda-se que é um traçado aproximado e grosseiro, indicando apenas os caminhos aproximados. Sugiro ver também, mais abaixo, o comentário de Fábio Costa.
Muito bom saber que a nós feliz
9o9
9o9
9o9
9o9
Eu moro em Santa Cruz e olhando as pinturas vejo a localidade da casa da minha tia que foi morar na região nos anos 70. Ela mora na lateral da entrada do que era a Fazenda. Legal ver as pinturas da época da região que frequento desde criança.
Bacana! Bom saber que gostou do vídeo e que te ajudou a entender a região.
MUITO BOM! Parabéns tbm por essa área histórica q deveria ser linda na época!!!!A Rio Santos , era o caminho q D.PEDRO passava à cavalo pra ir pra Santos encntrar sua amada.....Parava em ITAGUAÍ pra descansar,uma HISTÓRIA pra ser contada!!! Angela Rj
Sensacional, excelente trabalho!
Moro em Sepetiba e frequentemente vamos a Santa Cruz.
Adoro história do Brasil!
Viajando na História do Brasil aqui assistindo esse vídeo lindo!😍👍🏻👏🏻
EXCELENTE AULA DE VERDADEIRA HISTÓRIA, QU EOS LIVROS NUNCA CITARAM
Aprecio muito seus vídeos. São muito bem elaborados e esclarecedores.
A história deve ser sempre preservada.Este antigo Palácio e Fazenda Real é desconhecido por muitos cariocas.Parabéns por resgatar nossa história.
Me sinto como estivesse voltado no tempo. Obrigado! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu! Saudações!
Gostei demais! Nasci e moro em Santa Cruz, estudei na escola Ponte dos Jesuítas, quando criança vivia escalando aquela ponte. Fiquei emocionado com o conteúdo do vídeo!
Bom saber que gostou! E se quiser e puder compartilhe com quem gosta do mesmo assunto! Abç!
Sabia muito pouco sobre a Fazenda Imperial, Ganhei uma aula ! Maravilhoso vídeo !
No Brasil tem tantas histórias interessante que não conhecemos!
Aprender não ocupa espaços!
Sta Cruz tanta histórias e jogada aos ventos, muita história caindo aos pedaços por aqui...
Belo vídeo amigo um abraço...
Obrigado pelo comentário. E sim, Sta Cruz merecia uma atenção especial! Abç!
Nossa eu viajo nesses vídeos, parece que vivi está época. Parabéns pela explanação tão precisa e enriquecedora. Já visitei Santa Cruz e suas relíquias.
Ola, obrigado pelo comentário! Abç
Parabéns por Compartilhar ,essa Belíssima História da Fazenda Real de Santa Cruz ! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷
Valeu meu caro! Obrigado!
Uma boa aula de história,fascinante
Valeu! Abç! Mas não é aula, apenas um um vídeo documentário baseado na iconografia do Rio.
Parabéns. Bela exposição
Muito esclarecedor.
Valeu! Obrigado!
Muuuuuito interessante! Super didático! Eu conheço bem o bairro de Santa Cruz e fico imaginando o que era e no que poderia ter se tornado. Hoje em dia é um dos bairros mais quentes do Rio de Janeiro e um dos mais perigosos também. Uma pena!
Entrei nesse palácio na época em que me apresentei no alistamento militar, gostei muito, sou um amante de história e vi de perto as coisas que só sabia pelos livros e artigos que havia lido. A geração atual nem deve mais passar por isso, porque o alistamento militar agora nem apresentação tem mais.
Deveriam ter passeios escolares do bairro para conhecer essas coisas. A escola leva a criança lá para o centro para ver Museu do Amanhã mas ela nem sabe que no bairro dela tem um palácio imperial de relevância histórica para o país. Triste isso...
Ótima explanação. Material indispensável. Deveria fazer parte das atividades escolares dos estudantes da região, conhecer a história da sua cidade, do seu bairro, do seu país. Isso é cultura.
Obrigado pelo gentil e estimulante comentário! Abç!
Sim é excelente
Excelente!
Não me canso de admirar o trabalho primoroso desempenhado pela equipe
Valeu! Obrigado!
Uma viagem no tempo, com detalhes minuciosos! Fascinante!
Amei saber disso tudo
Q maravilha ter encontrado hj 15/7 esse video
Bom saber que gostou e que foi útil! Bem vinda ao canal!
Esses vídeos esta me contandoa história do lugar que estou morando a 14 anos. E não conhecia a sua história.
Olá, bom saber que gostou e que tem sido útil !
Uma sequência de excelentes vídeos, cada um melhor do que o outro. Simplesmente espetacular !
Valeu!
Santa Cruz, um dos bairros mais quentes do mundo.
Não canso de assistir, já vi 3 vezes, mas permita-me fazer um adendo:
A Estrada Real/Imperial de Sta Cruz começava onde hoje é Benfica, no final da Rua São Luiz Gonzaga (que na prática poderia ser considerada como início da mesma estrada).
Toda extensão do que hoje é Av. Dom Hélder Câmara, num passado recente Av. Suburbana, antes era Estrada de Sta Cruz.
Em 1909, com 20 anos de República, os jornais anunciaram o local do assassinato de Euclides da Cunha como Estrada Real de Sta Cruz, na Piedade quase Cascadura.
Bom dia Fabio Costa. Sim, creio que você está certo. Na verdade, no mapa, eu coloquei um trecho em azul, que seria aproximadamente o trajeto da Quinta da Boa Vista até o antigo Largo do Campinho mas antes passando por Benfica (não aparece o nome no mapa do vídeo) está sem precisão na indicação do Mapa. Mas faz sentido que a Estrada Real Imperial começava em Benfica ou até talvez até antes no Largo da Cancela (ambos ligados pela Rua São Luiz Gonzaga). No desenho sobre o mapa, que aparece no vídeo, ao sair da Quinta da Boa Vista, eu coloquei o trajeto pelo lado do morro da mangueira (no local de um trecho da futura estrada de ferro que passa alí), quando seria pelo outro lado, ao sair do Palácio de São Cristóvão em direção ao Largo da cancela. A patir daí, no vídeo foi um traçado aproximado, e teria ficado mais correto se o traçado começasse saindo pelo outro lado, passando pelo Largo da Cancela e indicando mais precisamente a área de Benfica e depois seguindo a Dom Helder Camara que voce menciona que chega até próximo do Largo do Campinho. Mas tentei induzir no mapa as direções. Penso fazer outro vídeo, baseado em um diário de viagem de 1823 de uma escritora que visitou o Palácio e Fazenda de Santa Cruz. Então vou fazer esta correção neste vídeo que farei futuramente. Ou talvez faça um vídeo curto, somente colocando o traçado mais preciso. Mas fica esta observação nos comentários deste vídeo atual.
Se você puder me passar o traçado em termos de ruas eu agradeço. Creio que depois do Largo do Campinho deve seguir pela Intendente Magalhães até o Campo dos Afonsos (antiga fazenda dos Afonsos). Depois talvez seguia pela atual Marechal Fontenle e depois Av de Santa Cruz até Campo Grande. A partir de Campo Grade talvez seguisse pela Av Cesario de Melo, até a atual estrada de Urucrania. Em algumas partes desta Estrada ela é muito reta, o que parece um tanto recente, pois chega a cortar encostas de pequeno morro. Mas por logica, parece ser mais ou menos assim o antigo traçado. Se puder me passar o traçado mais correto, agradeço.
Obrigado pela informação e observação atenta.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil o que conheço após a Intendente Magalhães é mais na base da dedução, com Marechal Fontenele, Cesário de Melo, av Sta Cruz...
Agora ficarei ansioso, esperando esse diário de 1823. Existem bons canais de história no TH-cam, mas com esse tipo de trabalho, esmiuçando imagens, só o seu.
Mais uma vez parabéns!!
@@fabiocosta3975 Também uso a dedução e associações (com informação), olhando no mapa e morros. Geralmente ruas e estradas mais antigas contornam acidentes geográficos. A av Santa Cruz é sinuosa, e portanto deve ser muito antiga. Apenas como curiosidade, a Rua Sacadura Cabral, torta e sinuosa por causa do antigo litoral que foi aterrado e atual R. Riachuelo torta por causa do antigo morro do Senado. Mais uma vez obrigado!
@@fabiocosta3975 A Av. Cesário de Melo, fica depois da Av. Santa Cruz, seguindo em sentido a Santa Cruz.
Assisti hoje pela primeira vez é estou encantada. Adoro história! E como conheço esses lugares, me encanta mais ainda. Já compartilhei com amigos que trabalham ou moram em Sta. Cruz. Sei que eles vão gostar muito de ver. Eu tenho certeza que vou ver de novo, várias vezes. Obrigada por nos proporcionar , momentos tão maravilhosos, dessa viagem no tempo.
Pô maneiro, o legal é ver Santa Cruz hoje em dia e ver a evolução do local
Sobre o clima ser ameno em Sta Cruz, talvez fosse no século XIX, hoje faz 40° na sombra, só perde pra Bangu.
Faltou mencionar o Real Palacete próximo ao curtume, o real palacete era a casa de campo da princesa Isabel e o curtume hoje é localizada a escola técnica Faetec de Santa Cruz, onde fiz meu ensino médio. Parabéns pelo vídeo, vou recomendar !!
Obrigado pelas boas informações adicionais. E bom saber que gostou e vai recomendar! Valeu!
Obrigada, muito bom
Os vídeos de Vocês são Tops ! tenho acompanhado. Parabéns !
Valeu ! Obrigado!
Gostei já visitei este Palácio
Eu gostei de saber mais sobre a antiga Fazenda Santa Cruz. Já estou assistindo pela 2a. vez!
Olá, sim uma história interessante e surpreendente! :-)
Você tem Parentesco ,com a Família Matarazzo de São Paulo ?
Incrível a qualidade do conteúdo! Em Angra dos Reis há um construção muitoooo parecida, no meio da mata, no caminho da praia de Mecieis.
Olá... obrigado pelo comentário. E você sabe para que era esta construção? Sede de alguma fazenda em Angra.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil existe um lugar lindo, todo abandonado! Ele é em uma trilha que segue para a Praia de Macieis, na ponta leste, próximo ao terminal de Cargas da Petrobras. Tenho algumas fotos de lá, se vc tiver algum email pra me passar eu te envio ! Obrigada pela atencao!
Fascinante eu nasci em SANTA CRUZ no Correr de casa.
Bom saber que gostou vídeo! Saudações!
Podem falar mal o quanto for da minha terrinha Santa Cruz mas eu continuo defendendo e amando! P min é dos melhores bairros do RJ💕
Obrigado por esse vídeo incrível.
Valeu! Santa Cruz é bairro com história! Sim, deve se orgulhar! Abç!
@@riodejaneiroaqui-e-brasil nos últimos anos só foi conhecida pelas favelas que antes tinha tráfico, como pode um bairro imperial ser ignorado assim? Os governantes nunca investiram aqui para preservar essa história fantástica.
Meu amigo o clima do bairro de Santa Cruz é muito quente,fica na zona oeste do Rio de Janeiro 👍
Sim, com certeza. Ainda mais depois que desmataram quase tudo.
Como sempre, resumo extremamente valioso da história de nosso país e estado. O Centro Cultural é o CRAB moramos bem perto desse lindo prédio e o patrimônio instalado em seu interior é um tesouro para quem visita. Muito obrigado por esse e pelos outros conteúdos já fornecidos!
Santa cruz É um forno um bairro com tantas histórias
12:27 essa área onde fica a fazenda por incrível que pareça é alta,, olhando o mapa não percebemos mas é. Tem um ponto que ainda é um pouco mais alto.
Sim, por uma das gravuras dá para deduzir que tinha um ponto bem mais alto.
Parabéns! Educativo e esclarecedor!
Obrigado. Bom saber que gostou do vídeo !
Muito bom, excelente como o outro vídeo. Obrigado por ajudar a preservar essa memória e história, emocionante!
Valeu! Obrigado!
Excelentes trabalhos de recuperação da memoria cultural/arquitetônica do RJ. Se possível elaborar um vídeo exclusivamente das construções do Morro do Castelo. Parabéns!!!
Obrigado pelo comentário e sugestões! Está anotado.
Eu moro pertinho dessa antiga casa de repouso da família real, hoje em dia tudo mudou. Até arquitetura do palácio
Muito lindo nosso País que época maravilhosa . Está histórias são fascinantes.
Parabéns , muito bem explicado , todos os vídeos com mínimos detalhes , muito bom👍🏻👍🏻
Valeu! Obrigado!
Como sempre primoroso!
Opa, obrigado!
moro em santa cruz e ano passado o recorde de 46 graus e é considerado o bairro mais quente do Brasil
Será que é porque desmataram muito? Poucas árvores na ruas?
Olá boa noite! Primeiramente, quero parabenizar o conteúdo do vídeo! Adorei assistir! Sou morador de Santa Cruz desde 1982. Realmente o bairro, na atualidade, é quente no verão, porém no inverno as temperaturas apresentam-se bem mais baixas em relação a outros do Rio de Janeiro, sendo um dos mais frios. Creio que o desmatamento, por conta do "boom" populacional, foi um dos fatores das elevações nos termômetros, mas com o crescimento industrial na década de 1970, ainda mais depois da construção da CSA, nos anos 2000, houve esse disparo. Um grande abraço.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil respondido acima! Abraços!
Muito bons vídeos históricos!
Conheci Santa Cruz quando criança, era entäo muito afastado do centro do Rio. Parecia mais uma localidade do interior. Havia fazendas, granjas. Por sinal, a maior do Brasil na época, a Granja Branca, onde começou a avicultura industrial no país, juntamente com granjas de Säo Jose do Vale do Rio Preto, entäo Petropólis, e näo em Säo Paulo como muitos pensam. Havia a Fazenda Indiana, que criava
gado nelore puro e vendia toros reprodutores para o país inteiro. Nessa época, nem se falava em agronegócio, no centro-oeste. Os moradores muito simples e tranquilos , a maior parte oriunda de Minas Gerais, tornava o lugar mais bucólico. Näo havia a violéncia que dizem ter hoje.
Espero que as autoridades procurem recuperar e preservar todo esse rico patrimôno histórico existente em Santa Cruz. Vídeos como este servem para informar e desenvolver o conhecimento acerca da importância histórica do lugar onde vivem.
Parabéns pelo vídeo!
Olá R. Goest, , bom ler seu comentário e saber que gostou! Seu comentário enriquece as informações sobre Santa Cruz e este vídeo! Obrigado e bem vindo ao canal! E se puder e quiser, compartilhe com quem gosta destes assuntos! Abç!
Moro aqui em Santa Cruz e tem vários casarões da época do império que estão se perdendo pelo abandono. Muito triste.
Espero que esta situação se reverta e que consigam restaura-los!
Vdd. Também sou de Santa Cruz, esse bairro deveria ser um dos centros históricos da Cidade, quiçá do Brasil.
Ótimo trabalho. Vale divulgar. É o que farei.
Opa, obrigado.
Meu bairro.
Hoje é muito quente devido ao desmatamento em massa e construção de uma mega usina siderúrgica e termoelétrica numa área de mais de 30Km quadrados, além da poluição pesadíssima de esgoto e minérios irregulares na baía de sepetiba, a vegetação costeira (manguezal) está bem danificada o bairro cresceu muito nos últimos 40 anos favorecendo no crescimento massivo da favelização.
Mas a parte boa e que há alguns estabelecimentos históricos preservados como o matadouro e o hangar da base aérea além de pequenas áreas agrícolas ainda prósperas.
Obrigado pelo comentário rico em informações! Abç e bem vindo ao canal!
@@riodejaneiroaqui-e-brasil obrigado seu canal é rico em cultura e história.
Aproveitando o embalo, o Sr não acha interessante o fato da região da zona oeste ter muitas avenidas com nome de estrada? Exemplo: estrada de Sepetiba, estrada do Magarça, estrada da pedra, estrada de paciência, estrada da ilha, estrada da matriz, estrada do Rio A, estrada da cachamorra, estrada do mato alto, estrada do cabuçu, etc... Será que essas estradas estão ligadas a antigos caminhos entre fazendas do tempo do império? A estrada do mato alto por exemplo leva o nome da fazenda homônima, (que por sinal seria interessante o Sr falar sobre ela pois é a maior fazenda existente dentro de uma metrópole global)
Santa cruz é frio! MT frio...campos lindos lá tem.
Muito detalhado. Parabéns pelo vídeo
Obrigado 👍
Passei muito em frente ao palácio que agora é o Batalhão de Engenharia do exército. O famoso túnel que sai na ponte dos jesuítas. A cruz está lá até hoje. Minha bisavó nasceu como escrava, vendo essas vídeo entendi porque aqui no bairro tínhamos muitos terrenos gigantescos de família, pena que hoje está esquecido como todos imóveis que eram da época como a casa da Princesa Isabel.
Olá, seu comentários e informações enriquecem os comentários sobre este vídeo! E sim, Santa Cruz merecia ter mais atenção e cuidado por ser um local histórico! Valeu!
Acho muito interessante este canal. Sempre com informações muito interessantes.
Valeu ! Abs
Gostei muito do vídeo, eu morei em Santa Cruz por 36 anos, eu sabia uma pequena parte da história gostaria de saber muito mais.
Olá, bom saber que gostou e que foi útil! Valeu!
Parabéns. Infelizmente Santa Cruz e grande parte da zona Oeste não apresentam um clima mais ameno nos dias de hoje. Talvez na época fosse.
Fabuloso!!!👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!
Muito bom!
Vídeo muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Que bom que gostou!
Olá moro aqui bem pertinho do que hoje é um quartel do exército.
Que bacana. E você já conseguiu visitar lá por dentro?
Simplesmente viciantes os teus videos parabéns pelo canal tenho interesse de cursar arquitetura e estou mergulhando na historia do Brasil para buscar a raiz da nossa cultura buscando inspiração pra minha futura profição pra me inspirar
Bom saber que gosta dos vídeos! Se antes de cursar já está interessada em conhecer nossa cultura, certamente será uma excelente arquiteta! Parabéns para você também! Valeu!
Não conhecia o canal. Ele é espetacular.
Então bem vindo ao canal! Valeu!
Amo Santa Cruz
Deveriam restaurar os casarões .
Tem alguns com mais de cem anos.
Esse tal de BRT acabou com o bairro que deveria ser preservado.
Sim, um bairro histórico como este merecia maior cuidado.
Ainda existe o Marco XI perto da Rua Felipe Cardoso?
@@bernard3742 Existe ainda o marco, a fonte, o busto do Cesário... Mas tá tudo mal preservado
BELOOOOO TRABALHOOOOOO 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado ! Bem vindo ao canal!
Muito bom esse vídeo !!!
Valeu!
Santa Cruz já teve um clima ameno, muito agradável. Até o início dos anos 1980 Santa Cruz ainda era considerado como uma área rural. A partir daí foram construídos o distrito industrial e muitos conjuntos habitacionais nas áreas verdes, antes cultivadas, com plantações de aipim etc. Hoje Santa Cruz é um bairro populoso, com o IDH baixo e muitos bolsões de pobreza. Mas suas construções históricas continuam resistindo ao tempo e ao descaso do poder público.
Obrigado pelas informações adicionais! E fico torcendo para que o bairro passe a ser mais bem cuidado como merece! Saudações!
Santa cruz tem q melhorar mas em infraestrutura, pq hj muitas casas hj que são contruidas aqui são casas com piscinas e casas de estilo à classe média muitos condomínios etc.. oque falta é mas obras e saneamento básico, que deixa o bairro ainda na taxa de pobreza .
Gostei! Like certo.
Opa... que bom! Valeu!
Fale um pouco da história de Jacarepaguá com suas igrejas.
Obrigado pela sugestão. Por enquanto tem um vídeo sobre a Igreja da Penna e do Loretto, na Freguesia em Jacarepaguá, mostrando como eram a cerca de 200 anos atrás. Mostra também a paisagem como era. Vale a pena conferir. Abç!
Trabalho diferenciado, muito bom, aprecio muito história e a forma de analisar passado e presente é muito rica . Parabéns ao seu trabalho. Estou inscrito e seus likes estão garantidos.
Seria bom se você ampliasse para Minas Gerais, ciclo do ouro e inconfidência. Ninguém faz esse trabalho assim diferenciado.. Parabéns
Boa tarde Paulo Hidalgo, obrigado pelo comentário e bem vindo ao canal. Sugestão anotada! Abçs
Muito interessante,nao sei e fica perto de santa cruz ,morei no bairro da taquara,eh igo que a regiao eh quente mesmo,parabens pelo video
Obrigado
Acho que teria que mostrar os locais atualmente de todos os locais mostrados. Eu só vi mapas antigos .E os atuais? Gostaria de ver onde estão hoje em dia todos os locais dos mapas antigos.
Mais uma excelente explanação!
Opa, obrigado!
Provavelmente hoje abrigue o Regimento. Villagrán Cabrita ,,que é bastante semelhante ,,no centro em Santa Cruz
Exatamente, abriga este regimento de Engenharia do Exército.
Muito bom guerreiro.
Força
Valeu!
grande Dom Pedro I !!!
É curioso notar que, em todas imagens antigas do palácio, vemos o piso térreo e mais um superior.
Porém, na foto atual, além do térreo, há mais dois pisos acima. Portanto, foi construida mais um piso em tempos mais rescentes?
Sim, pode-se constatar isto no vídeo! Abç!
No final da linha amarela sentido Barra, entre as favelas da Cidade de Deus e Gardenia há uma construcao de uma antiga fazenda, ou o que sobrou dela. Fica no alto de uma pequena colina. Parecr ser bem antiga... Sabe o que era ou qual sua historia??
Olá, lamento mas não sei.
Gostaria que falasse mais sobre São Cristóvão. Bairro onde morei a maior parte da minha vida.
Olá. Tem um vídeo chamado Casa dos Jesuítas e outro chamado Praia Formosa, Enseada de São Cristóvão, São Diogo e Alferes - Estes vídeos falam da antiga praia de São Cristóvão e aterros. Mas em breve, deve ter mais. Se assistir, deixe seu comentário também lá. Bem vindo ao canal.
Tem uma igreja no camorim,que também e muito antiga,me parece que e do século 16,se o senhor não fez esse vídeo, seria bem interessante explicar essa história.
Opa... Obrigado pela sugestão. Você sabe o nome dela? É a de São Gonçalo do Amarante?
@@riodejaneiroaqui-e-brasil sim eu moro proximo e a são Gonçalo do Amarante.
Obrigado pela sugestão. Realmente esta igreja é muito antiga.
Ótimo vídeo, parabéns.
Obrigado 👍
Acredito que o clima na época era suave, pois há mar e montanhas com florestas bem próximos
Sim, faz sentido. Existiu muito desmatamento por lá e inclusive instalação de industrias por ali.
Fala sobre a residência da princesa isabel
Olá, sugestão anotada para um futura vídeo.
Quem assinalou "não gostei", ou seja, o polegar para baixo, com toda certeza foi porque errou a direção da seta. Pois, não é possível que alguém não aprecie esses vídeos !
M bom
Ah!!! Não apreciar estes vídeos, certamente a pessoa deve estar doente.
Creio deva ter sido um erro.
O canal é excelente, oriduz cultura e informação
Não acredito que ninguém tenha gostado!
O que seria essa 'Casa de M Milton' mostrada na planta antiga? Fiquei na curiosidade e não encontrei informações na internet. Alguém sabe dizer?
.. Misterioso Milton? ...rs quem saber Monsenhor Milton?
Gostei
Incrível.
Valeu! E se puder e quiser, compartilhe com quem gosta destes mesmos assuntos! Abç!
As fortalezas do Rio renderão bons videos futuros
Sim... pretendo fazer um vídeo específico. No vídeo Barra da Baía de Guanabara - Portal de Entrada do Rio Antigo - Algumas das principais fortalezas foram abordadas
Como são as coisa está fazenda antiga Santa Cruz pertenceu da minha avó dona Gertrudes meu pai José Baptista de Oliveira até hoje as documentações estão enrolando, meu pai na heroica passou uma procuração para Mario Guedes Tavares que sumiu acho que pelo tempo creio que já morreu, mais está fazenda tem herdeiros legítimos que samos nos eu meus irmãos somos o verdadeiro herdeiros desta fazenda
Santa cruz chega, no verão , a bater 45°
Mandei um e-mail para o senhor com duvidas sobre a planta corográfica da fazenda de santa cruz
Você teria mapas da área total da Fazenda Santa Cruz.
Qual região que ela ocupava na província do Rio de janeiro.
Poderia disponibilizar mapas dessa fazenda.
Moro em Santa Cruz e é muito interessante ver que mesmo mudando totalmente algumas construções algumas continuam com a mesma finalidade. Como por exemplo o hospital o cemitério, o local onde tinha plantação de ervas ainda é conhecido como morro do chá.
Obrigado pela informação adicional! Dentro do prédio da Escola Militar tem coisas e construções preservadas. Diz-se que o prédio da antiga carpintaria também continua a existir.
Infelizmente não é permitida a entrada.
Seguindo está estrada que sai de Campinho era chamada estrada Rio São Paulo está estrada seguir pra Itaguaí passa enfrente a prefeitura de Itaguaí segue em direção a serra do matoso na subida na localidade de raiz da serra antiga estrada e calçada com pedras que passa pela fazenda Lafaiete e segue pela serra do piloto daria um bom documentário
Olá, obrigado pela sugestão.
A républica destruiu o Brasil e suas memórias históricas
Chocante o desleixo cabotino com tudo.
A República é um "câncer" de instabilidade e confusão!
Monarquia nunca mais!
@@جبريل-ك5ر Lamento te informar, mas você é MINORIA
@@anjuaral5392 Mesmo sendo minoria, te garanto com tranquilidade que a monarquia não voltará NUNCA mais! Vai ser sempre só uma fantasia na sua cabeça oca monartóide um castelo pomposo com imperador, nobres, barões etc... esse tempo ACABOU!
E a quinta imperial dos macacos, onde hoje é o bairro Vila Isabel. Tinha alguma casa da família real?
Olá... creio que não.
Rapaz vi umas de várias vilas de Nova Iguaçu ''q na época era Iguassu'' a Vila de Marapicu, atrá da serra do vulcão.. que pegava ali em itaguai e ia até quase porto de estrela, Baia de Guanabara e Pé da serra de Petrópolis, Resumindo, não existia baixada só a cidade de Nova Iguaçu que depois e separaram Vila de estrela, Vila Inhomirim ainda no seculo 19, depois Merity, Pilar de Iguassu, Caxias, Nilópolis, Belford roxo, Japeri, queimados e Mesquita. Tb tem duas estradas feitas por escravos que saia do porto de Iguassu e outros portos da cidade, uma ainda vc pode ver pelo mapa google sai ali de tinguá atravessa a serra biológica mata a dentro uma subida, nela ainda se vê ás Ruínas de uma vila onde os tropeiros descansavam antes e desce para os portos de Iguassu , ou para em miguel pereira e vai até ouro preto, e outra de tinguá ainda existe uma parte fora da floresta fechada que sai de tinguá passa pelo lado esquerdo e segue para o Vale dos paraíbas... ambas ligavam a estrada que ia até a corte que se seguia por vila de cava, figueira, miguel couto, itaipu, areia branca coelho da rocha, iraja em diante, anos depois D.Pedro pediu aos Engenheiros Belford roxo e Paulo de frontin para levar aguá de Nova Iguaçu a corte, e surgiu o Milagre das águas, e foi feita uma linha férrea até Jaceruba Nova Iguaçu onde á uma bela represa com o Brasão do IMPÉRIO e que até hoje abastece o Rio da zona Portuária a zona Sul com a aguá + limpa do mundo, passando pelos bairros citados + irajá madureira, triagem...
Valeu! Comentário valioso e rico em informações! Abç
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Valeu, fico só triste que toda região de Nova Iguaçu, suas construções, mapas , Telas, cheios de pontos históricos como portos casarões, estações , foram perdidos e destruídos, apenas alguns poucos casarões e igrejas ficaram de pé, como a Igreja do Pillar de Iguassu ''hj em Caxias'' e a Igreja Santo Antônio de Jacutinga da Prata, todos do século 18, pior em Belford Roxo onde casarões como a de Coelho da rocha, Portos do Rio sarapuy, Olarias etc e o pior que toda essa região era da Maria Isabel de Alcântara, Condessa de Iguaçu filha bastarda de D.pedro 1 com a vaca de Santos e Pedro Caldeira Brant o conde de Iguaçu. Nada + está de pé.
Quanta historia esse excelente e instigante vídeo vídeo provocou, trazendo à tona, nos comentarios, preciosas informações sobre pontos históricos do Rio esquecidos!
Parabéns pelo trabalho de qualidade oferecido.
Caramba, passei nesse local dia 07 de outubro de 2021 e não tinha mais a cruz e nem o marco e não tem mais nenhuma torre. Será que roubaram?