Obrigada pelas dicas, estou em treinamento e você esclareceu todas as minhas dúvidas antes do meu primeiro salto. Essas perguntas estavam na minha cabeça !
Ricardo, claro, sem saber quem eu sou, já me ajudou muito com suas dicas precisas e objetivas. Te agradeço de coração! Ainda esse ano, pretendo fazer o curso.
Fala Luiz... Rsrsrsrsrs ótima comparação com volante de Kombi hahahahhahaha e pilotar parapente é que nem dirigir no barro... A deriva sempre faz a gente dar uma derrapada!!! Abraço e ótimos voos!
Olá Ricardo! É válido e EFICAZ Você fazer MARCAÇÕES na vela para Você, segundo o seu peso, caracteristicas do equipamento etc ter a INFORMAÇÃO VISUAL - além da pressão no batoque etc, é claro - de que a vela vai entrar em "stall", colapsar etc etc etc?
Existem velas novas que a cor da linha muda de verde para vermelho nesse sentido... Porém, apesar de ser legal o que faz a vela estolar é a falta de velocidade. E vai ter situações que ela vai estar sem velocidade e com menos freio do que a "marcação" já vai ser suficiente para estolar ela. É importante entender que vela atrasada que perdeu velocidade pode estolar com pouco freio, bem menos freio do que ela em voo normal ... e essas marcações são boas .. mas o ponto de stall depende mesmo é de sensibilidade e não de um ponto fixo .... espero ter explicado direito ... qualquer dúvida me aciona ... blz? Abraço
Comecei seguir vc a poucos dias achei mto legal moro aqui próximo ao morro do Capuava em Pirapora do bom Jesus , moro a 2 minutos do local vc conhece ? Já voou por aqui ?
Olá jovem .. conheço sim, ainda não voei ai, mas já estive por ai uma vez. Tenho amigos que voam sempre ai, inclusive um instrutor o Ricardo Chapolin ... Legal que vc está acompanhando o canal .. muito obrigado mesmo
mesmo que vc tente esticar a linha vai ficar uma barriga por causa do vento .. mas o importante é você estar sentindo o que está acontecendo dentro da vela ... se ela perdeu ou não pressão ... blz?
4 ปีที่แล้ว +1
Muito legal a explicação, estou sondando a modalidade pra ver se vai dar certo pra mim. E as explicações estão me ajudando muito.
Eu que agradeço! Fazer esses vídeos tem sido muito prazeroso e saber que algumas dicas podem estar ajudando o desenvolvimento e a segurança dos amigos me deixa muito feliz! Abraço e altos e seguros voos para nós!
Já INSCRITO & agora JOIADO!!! -- Logo que amainar a pandemia, farei o curso. Já está tudo acertado na Escola de Voo. Ricardo, COMPARANDO: Eu ando de moto grande por prazer e NÃO QUERO ficar o tempo todo preocupado se a moto vai derrapar e me jogar longe. Estou em dúvida entre ASA e GLIDER, então, baseado no que tu disse (Que todos voadores sofrerão colapso) e no que eu desejo (só apreciar o Universo), tenho 3 perguntas:
Fala ai meu amigo ....Tudo bem ? Parabéns pelo canal ! Acompanho todos os videos !! Podia fazer um video falando sobre termais exclusivamente para iniciantes !!! Tipo reação da vela , Turbulencias , Quais as diferenças de um prego de final de tarde e um voo num horario com atividade termal intensa, pilotagem ativa e por final como administrar tudo isso...Abraço !!!!!
Valeu Regis! Um passo de cada vez e sempre colocando a segurança em primeiro lugar! Logo vc desenvolve e tudo isso internaliza. Abraços e ótimos voos!!
@@Vanregiss não vou jovem! Petrópolis é um pouco fora de mão para mim no momento. Futuramente pretendo correr os eventos para fazer matérias ... Mas meu trabalho e a falta de recursos não permitem rsrsrsrsrsrs
Ricardo minha vela da muita orelhada nas curvas qdo faço o Lift, tenho vários vídeo que da pra ver e ouvir muito claramente qdo acontece!!! Isso acontece pq??
Ricardo Chiessi, sou piloto de avião há bastante tempo e gostaria de assistir aos seus vídeos numa ordem crescente para que eu possa ter ideia de toda a atividade com o parapente. Claro que eu já domino matérias como Aerodinâmica, Meteorologia, Teoria de Voo etc. Você teria uma relação dos seus videos em ordem crescente de iniciante ao mais experiente para me passar em pvt? Parabéns pela didática em seus vídeos.
Olá Ubirajara ... Fico contente que vc se interessou pelo voo livre ... Se você entrar no meu canal pode ver todos os vídeos pela ordem que postei .. tenho uma playlist montada também chamada falando de parapente que vc pode assistir na sequência... Em resumo acho que dá para assistir dessas duas formas.... Muito obrigado por vc assistir e acompanhar o canal... E espero que você se interesse e comece a praticar o esporte! Abraço e ótimos voos
Boa tá professor. Deixa te. Perguntar, ja existe parapente com "talas" ou vergalhoes na vela, impossibilitando quaisquer tipo de colapso, front etc...?
Olá jovem! A maioria dos parapentes modernos usa fios de nylon, como os usados para cortar grama para estruturar a asa. Outros usam fios de nitinol, que é um metal que possui memória, então você pode dobrar sua vela que quando abrir ela volta a sua posição normal em minutos. Porém nenhuma dessas tecnologias evita o colapso, já que o colapso é algo "natural" no parapente, e as vezes até desejável para ajustar e absorver a turbulência da atmosfera. Importante evitar os colapsos e quando eles ocorram que se tornem um problema mais grave como um giro espiral. BLZ? Abraço
Parabéns pelo seu trabalho , sou leigo no assunto , mas gostaria de saber , parapente e paramotor , qual esta mais propício a um colapso , ou fechamento como dito , obrigado desde já , legal se fizesse um vídeo falado das diferenças , para os leigos como eu , inscrito like garantido
Tanto o parapente e o paramotor podem colapsar caso a vela avance. Mas oq precisa ser dito é que o paramotor tem algumas técnicas pq vc tem que lidar com o torque do motor, o pêndulo gerado por ele... Ou seja vc tem que aprender a administrar essa força que o motor te proporciona e a pilotagem do velame. Paramotores devem evitar os horários de maior atividade termal exatamente por causa da turbulência. No parapente é o contrário, precisamos das termais para subir. Vou ver se consigo fazer um vídeo sobre isso. Valeu! Abraço e sucesso!!
E se colocasse uma barra fina e de material super leve, como fibra de carbono, ao longo do comprimento da asa, para evitar que o parapente feche. Será que alguém já testou isso?
Pelo que eu entendi já tentaram, mas não seria tão fácil e pratico assim ... além do que essa coisa de ser invertebrado colabora para a dinâmica do voo da asa do parapente. Teoricamente ela precisaria absorver essas irregularidades da atmosfera. E nos caberia administrar os problemas. Mas tenho certeza que os fabricantes estão de olho nisso. Blz ... abraço
@@marciowatanabe6601 Olá Márcio... Eu tenho 43 e 115kg também... Não atrapalha em nada, mas vc precisa de um equipamento XL... Como o meu, ou seja para 135kg ou 140kg... É mais raro de encontrar, mas não é impossível. Outra coisa... Faça o curso no seu ritmo... Que dá tudo certo.. aliás, treinar pode te ajudar a perder algum peso. Blz?
Procure usados revisados .. sempre peça laudos que atestem a condição do equipamento e ligue para a oficina para confirmar se o laudo não é falso ... Um usado revisado pode proporcionar ótimos voos ... Blz
Parabéns pelo canal. Gostei dos conceitos de treino de solo. Vc acha legal o Fun da Sol? Vale a pena comprar um Fun ou usar uma vela do tamanho normal?
Quem ae é iniciante e já sofreu colapso, conta ae, já pilotei trike, fiz o curso mas onde moro aqui não tem muitos trikes mas tem parapente, quer fazer o curso de parapente
mas ele só fecha porque tem duas partes, o intra e o extra dorso que precisa encher de ar, não é? Não seria mais seguro se tivesse apenas o extra dorso?
Na verdade não ... o colapso tem a ver com a mudança do ângulo de ataque. Quando a vela avança esse ângulo diminui e o aerofólio fica suscetível ao colapso. tenho um outro vídeo de uma aula sobre colapsos .. dá uma olhada ... th-cam.com/video/Ams_sXclRRg/w-d-xo.html
@@falandodeparapente na verdade sim. O amigo falou da causa e não do efeito. O que mantem o perfil aeronáutico é a pressão do ar dentro do parapente. Fechar ou desinflar, é a falta de ar dentro da parte fechada . logo reabrir é enche o "saco" novamente. Mas eu só argumentei isso pra nois chegarmos às velas mono surface. Alias, pq não se vê falar delas aqui no Brasil?
Ralo geralmente é um termo que é usado para falar de uma região de fortes correntes descendentes ... Imagine que num lugar onde tem bastante ar subindo.. em algum lugar tem que ter ar descendo para preencher esse local ... Se vc voa ali, só desce ...no ar que escoa como numa pia ... No ralo. Acredito que o termo não seja relativo a ralar a vegetação .. ou seja ... Voar baixo ralando a selete na vegetação no lift ...
Obrigado pelo comentário... tenho a impressão que o SIV pode ser feito até com alguns pregos somente. Mas acho que antes de começar a decolar no meio do dia é fundamental fazer. Mas mesmo sem SIV é possível namorar o voo termal nos finais de tarde sem correr grande riscos. E particularmente eu recomendaria o Siv com alguns voos tanto de prego, lift e termal de condições fracas... Para vc aproveitar melhor... Pq lá o chicote estrala e para uma pessoa com alguns pregos e sem muita experiência pode ser uma experiência meio assustadora. Abraço e altos voos
Todo mundo tem medo! O que nos dá coragem é a confiança no conhecimento e no equipamento. Procure uma escola e faça uma aula experimental ... e veja como tudo funciona ... blz?:
Fala jovem! Acho um pouco perigoso, mas oq eu posso dizer? Tente achar alguém ou algum instrutor próximo que possa te passar algumas instruções e conhecimentos. Aprender pela internet pode deixar algumas coisas mal entendidas e é perigoso. Mas não desista do seu sonho, busque pq relativamente próximo deve haver alguém que possa te ajudar. Obrigado por acompanhar o canal, Abraço e boa sorte!
Fala Márcio... Os colapsos podem ocorrer muito mais em horário de atividade termal. Por isso que os instrutores optam por soltar os alunos nos horários em que a atividade termal já diminuiu e o ar é mais liso. Mas é importante lembrar que o colapso geralmente ocorre pela mudança do ângulo de ataque, ou seja, pelo avanço da vela que pode ser induzido em ar calmo ampliando-se o pêndulo frontal. Outra forma de sofrer um colapso é um ar cizalhado ou em um rotor... Aí pode acontecer até em momentos fora da atividade termal.... Espero ter ajudado.... Abraço!!
Desculpe .. só ví agora sua pergunta ... Quando a vela avança e ela está a milésimos de tomar um colapso o freio tende a amolecer ... mas as vezes é muito rápido isso.... Aplicar um pouco de freio nesse momento e corrigir a pressão, ou seja igualar os pesos dos freios é o que chamam de pilotagem ativa ... ou seja ... se antecipar as perdas de pressão.
Que isso cara...você é nossa inspiração e nos ajuda bastante...foi mais uma dica de tirar a música...aproveitando a oportunidade se puder fazer um video explicando cada detalhe que diferencia as velas de uma A, B, C ou D, mas mostrando os detalhes de cada asa, por que a A é mais devagar, ou mostrar o que faz a D ter menos segurança, se é pelo tamanho do bocal de ataque, envergadura, essas coisas...um video de manutenção e cuidados com o equipamento também seria muito bom...
PERGUNTAS relativas ao meu Post anterior: 1 - ) A pilotagem ATIVA é em 100% do tempo OU SÓ QUANDO EU IDENTIFICAR A PROXIMIDADE DE UMA TERMAL? 2 -) Você tem dados para me passar de UMA ESTATÍSTICA do ÍNDICE de sucesso no lançamento de RESERVA? 3 -) A ASA DELTA tem alguma DOENÇA congênita, da gravidade do COLAPSO, ou o voo de asa NÃO EXIGE PILOTAGEM ATIVE?
Obrigado por acompanhar o canal... Vamos lá! 1- A pilotagem do parapente tem que ser ativa o tempo todo. Porém tudo vai depender da condição, altitude e compreensão da atmosfera. Se um dia de atividade vc subir 1000 metros usando toda a sua pilotagem, certamente em algum lugar vai achar uma descendente em que vc vai ter condição de até soltar as batoque por um tempo. Em voos recreativos de lift você poderá encontrar condições em que dá para fazer um voo relaxado. Ou mesmo em voos de final de tarde sem grande atividade termal. O voo não é 100% do tempo tenso, fica tranquilo, mas a atenção tem que ser total. 2- não tenho essa estatística, mas tenha certeza que quem lançou reserva está aí para contar a história. Mas o fato é que lançar reserva é meio raro. A maioria dos pilotos vai passar a vida toda voando e nunca vai precisar lançar. Ele é o último recurso, tem como corrigir situações para não se precisar do reserva e também é possível não voar em condições ruins nem acima da capacidade do piloto.. isso tudo minimiza absurdamente a possibilidade do uso do reserva. Mas ele tá lá para ser usado se necessário. 3- A pilotagem da asa tem que ser ativa em tempo integral, vc não pode soltar totalmente o trapézio durante o voo, como teoricamente seria possível fazer com um Parapente em uma situação controlada. Asa é sensacional e acho que o único problema dela é o tempo de montagem e desmontagem e a falta de praticidade para carregar. De resto é um voo muito legal! Espero ter esclarecido algumas coisas ... Qualquer coisa continuo a disposição
Olá jovem... Vídeo antigo... Só gravei alguns assim rsrsrsrsrs Mas o engraçado que na oportunidade muita gente me falou que não devia dirigir e gravar ao mesmo tempo... Mas todo mundo pede para voar e gravar ao mesmo tempo e não vêem problema nisso! Hahahahahahhahahaha Abraço e sucesso!
Ótima dica!
Valeu!
Muito bom parabéns
Excelente !!!
Valeu
Até me escrevi, tanto que aprendi, foi uma aula grátis....
Valeu jovem
Obrigada pelas dicas, estou em treinamento e você esclareceu todas as minhas dúvidas antes do meu primeiro salto. Essas perguntas estavam na minha cabeça !
Valeu ... Sempre à disposição para qualquer dúvida .. abraço e sucesso
ADSUMUS mais um compartilhado ....os preás aqui vão ficar top kkkk
Dicas muito boas
Valeu! Abraço
Ricardo, claro, sem saber quem eu sou, já me ajudou muito com suas dicas precisas e objetivas. Te agradeço de coração! Ainda esse ano, pretendo fazer o curso.
Muito bom , tenho aprendido muito por aqui ,grato pelas dicas ,continue assim !
Obrigado pelas dicas Ricardo,sou iniciante do esporte,sou de Vitória da Conquista BA.
Otima explicação
Valeu mestre shiessi 👊👍
Parabéns Ricardo, legal o tema escuto coisas assim só instrutor, mas tens didática também.
A folga no batoque é como volante se Kombi
Fala Luiz... Rsrsrsrsrs ótima comparação com volante de Kombi hahahahhahaha e pilotar parapente é que nem dirigir no barro... A deriva sempre faz a gente dar uma derrapada!!! Abraço e ótimos voos!
Que explicação na marca. Parabéns.
Valeu jovem .. TKS
Milésimo like
Parabens Ricardo. Excelentes dicas
Olá Ricardo!
É válido e EFICAZ Você fazer MARCAÇÕES na vela para Você, segundo o seu peso, caracteristicas do equipamento etc ter a INFORMAÇÃO VISUAL - além da pressão no batoque etc, é claro - de que a vela vai entrar em "stall", colapsar etc etc etc?
Existem velas novas que a cor da linha muda de verde para vermelho nesse sentido... Porém, apesar de ser legal o que faz a vela estolar é a falta de velocidade. E vai ter situações que ela vai estar sem velocidade e com menos freio do que a "marcação" já vai ser suficiente para estolar ela. É importante entender que vela atrasada que perdeu velocidade pode estolar com pouco freio, bem menos freio do que ela em voo normal ... e essas marcações são boas .. mas o ponto de stall depende mesmo é de sensibilidade e não de um ponto fixo .... espero ter explicado direito ... qualquer dúvida me aciona ... blz? Abraço
Sou iniciante Ricardo, e gosto dos seus vídeos! 🥰
Muito obrigado.. espero estar colaborando! Abraço
Informações importantíssimas... Valeu Ricardo.
Parabéns pelo canal ricardo chiese. Um dia graças aos canais de voo de parapente assim como o seu . Vou estar voando tambem.
Legal! Espero que se sinta inspirado e motivado! Abraço
👍
Os seus vídeos são ótimos tanto pro iniciante como pra quem ja voa parabéns Zaderto !
Tamo junto!!!!
Parabéns Ricardo pelo canal, Faz um vídeo narrando a cena sobre essas teorias
Olá Itamar, boa sugestão... Vou tentar narrar alguns acontecimentos e mostrar algumas atitudes. Abraço e ótimos voos!
Comecei seguir vc a poucos dias achei mto legal moro aqui próximo ao morro do Capuava em Pirapora do bom Jesus , moro a 2 minutos do local vc conhece ? Já voou por aqui ?
Olá jovem .. conheço sim, ainda não voei ai, mas já estive por ai uma vez. Tenho amigos que voam sempre ai, inclusive um instrutor o Ricardo Chapolin ... Legal que vc está acompanhando o canal .. muito obrigado mesmo
@@falandodeparapente legal abraços
Ótima explicação, sofri um colapso muito forte próximo ao chão , por Deus não perdi a vida
Ainda bem que você saiu dessa ileso ... temos que estar atentos a isso a todo tempo! Abraço e ótimos voos
Seu canal é muito foda
Valeu jovem!
Muito obrigado pela sua observação. Nos meus voos eu vejo essa barriga do freio, vou ficar mais atento para sentir mais a vela!
mesmo que vc tente esticar a linha vai ficar uma barriga por causa do vento .. mas o importante é você estar sentindo o que está acontecendo dentro da vela ... se ela perdeu ou não pressão ... blz?
Muito legal a explicação, estou sondando a modalidade pra ver se vai dar certo pra mim. E as explicações estão me ajudando muito.
Fico feliz... Recomendo um voo duplo para vc ver como é.. se o mosquitinho picar! Aí lascou! Hahahahaha abraço
legal, pilotagem ativa é sempre muito importante.
Seu canal é extraordinário cara , parabéns!!
Valeu Ricardo, suas dicas são muito bem vindas, só tenho a agradecer meu amigo. Abração.
Eu que agradeço! Fazer esses vídeos tem sido muito prazeroso e saber que algumas dicas podem estar ajudando o desenvolvimento e a segurança dos amigos me deixa muito feliz! Abraço e altos e seguros voos para nós!
Exceleeeenteee 👏🏻👏🏻👏🏻
Bacana!!!
Muito bem explicado
Obrigado pelo comentário! Colabore mandando dúvidas! Abraço e ótimos voos
Já INSCRITO & agora JOIADO!!! -- Logo que amainar a pandemia, farei o curso. Já está tudo acertado na Escola de Voo. Ricardo, COMPARANDO: Eu ando de moto grande por prazer e NÃO QUERO ficar o tempo todo preocupado se a moto vai derrapar e me jogar longe. Estou em dúvida entre ASA e GLIDER, então, baseado no que tu disse (Que todos voadores sofrerão colapso) e no que eu desejo (só apreciar o Universo), tenho 3 perguntas:
Vejamos rsrsrsrsrs
Fala ai meu amigo ....Tudo bem ? Parabéns pelo canal ! Acompanho todos os videos !! Podia fazer um video falando sobre termais exclusivamente para iniciantes !!! Tipo reação da vela , Turbulencias , Quais as diferenças de um prego de final de tarde e um voo num horario com atividade termal intensa, pilotagem ativa e por final como administrar tudo isso...Abraço !!!!!
Fala Erik ... Anotei aqui a sugestão ... Tão logo eu possa eu faço algo nesse sentido.
Valeu por acompanhar o canal. Abraço e ótimos voos!
Bom dia ! Obrigado muito ilustrativo p min que estou iniciando !!!!
Valeu Regis! Um passo de cada vez e sempre colocando a segurança em primeiro lugar! Logo vc desenvolve e tudo isso internaliza. Abraços e ótimos voos!!
Vc estará no evento de Petrópolis dia 02/06/2019??
@@Vanregiss não vou jovem! Petrópolis é um pouco fora de mão para mim no momento. Futuramente pretendo correr os eventos para fazer matérias ... Mas meu trabalho e a falta de recursos não permitem rsrsrsrsrsrs
Ricardo minha vela da muita orelhada nas curvas qdo faço o Lift, tenho vários vídeo que da pra ver e ouvir muito claramente qdo acontece!!! Isso acontece pq??
Ricardo Chiessi, sou piloto de avião há bastante tempo e gostaria de assistir aos seus vídeos numa ordem crescente para que eu possa ter ideia de toda a atividade com o parapente. Claro que eu já domino matérias como Aerodinâmica, Meteorologia, Teoria de Voo etc. Você teria uma relação dos seus videos em ordem crescente de iniciante ao mais experiente para me passar em pvt? Parabéns pela didática em seus vídeos.
Olá Ubirajara ... Fico contente que vc se interessou pelo voo livre ... Se você entrar no meu canal pode ver todos os vídeos pela ordem que postei .. tenho uma playlist montada também chamada falando de parapente que vc pode assistir na sequência... Em resumo acho que dá para assistir dessas duas formas.... Muito obrigado por vc assistir e acompanhar o canal... E espero que você se interesse e comece a praticar o esporte!
Abraço e ótimos voos
Excelentes dicas!!! Parabéns pelo canal!!!
Obrigado pelo comentário! Abraço e ótimo a vôos
Boa tá professor. Deixa te. Perguntar, ja existe parapente com "talas" ou vergalhoes na vela, impossibilitando quaisquer tipo de colapso, front etc...?
Olá jovem! A maioria dos parapentes modernos usa fios de nylon, como os usados para cortar grama para estruturar a asa. Outros usam fios de nitinol, que é um metal que possui memória, então você pode dobrar sua vela que quando abrir ela volta a sua posição normal em minutos. Porém nenhuma dessas tecnologias evita o colapso, já que o colapso é algo "natural" no parapente, e as vezes até desejável para ajustar e absorver a turbulência da atmosfera. Importante evitar os colapsos e quando eles ocorram que se tornem um problema mais grave como um giro espiral.
BLZ? Abraço
Parabéns pelo seu trabalho , sou leigo no assunto , mas gostaria de saber , parapente e paramotor , qual esta mais propício a um colapso , ou fechamento como dito , obrigado desde já , legal se fizesse um vídeo falado das diferenças , para os leigos como eu , inscrito like garantido
Tanto o parapente e o paramotor podem colapsar caso a vela avance.
Mas oq precisa ser dito é que o paramotor tem algumas técnicas pq vc tem que lidar com o torque do motor, o pêndulo gerado por ele... Ou seja vc tem que aprender a administrar essa força que o motor te proporciona e a pilotagem do velame.
Paramotores devem evitar os horários de maior atividade termal exatamente por causa da turbulência.
No parapente é o contrário, precisamos das termais para subir.
Vou ver se consigo fazer um vídeo sobre isso.
Valeu! Abraço e sucesso!!
@@falandodeparapente muito obrigado ,bem explicado , mas faz sim , curto muito seus vídeos , forte abraço
E se colocasse uma barra fina e de material super leve, como fibra de carbono, ao longo do comprimento da asa, para evitar que o parapente feche. Será que alguém já testou isso?
Pelo que eu entendi já tentaram, mas não seria tão fácil e pratico assim ... além do que essa coisa de ser invertebrado colabora para a dinâmica do voo da asa do parapente. Teoricamente ela precisaria absorver essas irregularidades da atmosfera. E nos caberia administrar os problemas. Mas tenho certeza que os fabricantes estão de olho nisso. Blz ... abraço
Boa Noite Ricardo, preciso de umas orientações suas.... Obrigadoooo
Pode perguntar jovem... Respondo assim que der....
Boa noite Ricardo. Olha eu tenho 53 anos e 115 Quilos. Isso me atrapalha fazer o curso ? Tenho que perder peso primeiro ?
@@marciowatanabe6601 Olá Márcio... Eu tenho 43 e 115kg também... Não atrapalha em nada, mas vc precisa de um equipamento XL... Como o meu, ou seja para 135kg ou 140kg... É mais raro de encontrar, mas não é impossível.
Outra coisa... Faça o curso no seu ritmo... Que dá tudo certo.. aliás, treinar pode te ajudar a perder algum peso.
Blz?
Louco pra iniciar nesse hobby ou esporte kk, porém fico com receio sobre equipamentos usados, o que me dizem sobre isso?
Procure usados revisados .. sempre peça laudos que atestem a condição do equipamento e ligue para a oficina para confirmar se o laudo não é falso ... Um usado revisado pode proporcionar ótimos voos ... Blz
Parabéns pelo canal. Gostei dos conceitos de treino de solo. Vc acha legal o Fun da Sol? Vale a pena comprar um Fun ou usar uma vela do tamanho normal?
Parabens pelos videos! apenas uma dica, tire essa musica de fundo, fica muito ruim.
Valeu jovem ... Eu mudei as músicas e baixei o volume ... Elas ajudam a disfarçar ruídos indesejados.. rsrsrsrsrs
Mas obrigado pelo comentário
Quem ae é iniciante e já sofreu colapso, conta ae, já pilotei trike, fiz o curso mas onde moro aqui não tem muitos trikes mas tem parapente, quer fazer o curso de parapente
Me fale onde mora.. vamos procurar um instrutor próximo para vc fazer uma aula experimental
mas ele só fecha porque tem duas partes, o intra e o extra dorso que precisa encher de ar, não é?
Não seria mais seguro se tivesse apenas o extra dorso?
Na verdade não ... o colapso tem a ver com a mudança do ângulo de ataque. Quando a vela avança esse ângulo diminui e o aerofólio fica suscetível ao colapso.
tenho um outro vídeo de uma aula sobre colapsos .. dá uma olhada ...
th-cam.com/video/Ams_sXclRRg/w-d-xo.html
@@falandodeparapente na verdade sim. O amigo falou da causa e não do efeito. O que mantem o perfil aeronáutico é a pressão do ar dentro do parapente. Fechar ou desinflar, é a falta de ar dentro da parte fechada . logo reabrir é enche o "saco" novamente.
Mas eu só argumentei isso pra nois chegarmos às velas mono surface. Alias, pq não se vê falar delas aqui no Brasil?
Ricardo o que é tomar ralo durante o vôo?
Ralo geralmente é um termo que é usado para falar de uma região de fortes correntes descendentes ... Imagine que num lugar onde tem bastante ar subindo.. em algum lugar tem que ter ar descendo para preencher esse local ... Se vc voa ali, só desce ...no ar que escoa como numa pia ... No ralo.
Acredito que o termo não seja relativo a ralar a vegetação .. ou seja ... Voar baixo ralando a selete na vegetação no lift ...
@@falandodeparapente obrigado pela atenção, e pela ajuda
Antes de pegar térmicas é importante que se faça um SIV como forma de complementar seu curso!!
Obrigado pelo comentário... tenho a impressão que o SIV pode ser feito até com alguns pregos somente. Mas acho que antes de começar a decolar no meio do dia é fundamental fazer.
Mas mesmo sem SIV é possível namorar o voo termal nos finais de tarde sem correr grande riscos.
E particularmente eu recomendaria o Siv com alguns voos tanto de prego, lift e termal de condições fracas... Para vc aproveitar melhor... Pq lá o chicote estrala e para uma pessoa com alguns pregos e sem muita experiência pode ser uma experiência meio assustadora. Abraço e altos voos
No mesmo tempo tenho coragem de voar mas no mesmo tempo tenho medo
Todo mundo tem medo! O que nos dá coragem é a confiança no conhecimento e no equipamento. Procure uma escola e faça uma aula experimental ... e veja como tudo funciona ... blz?:
Ricardo chiessi vc esplica tudo sobre parapente mas passa pra nós uma confiança imensa obrgd
Meu sonho é voar estou treinando sozinho só com dicas pela internet. na minha região não tem quem voa.
Fala jovem! Acho um pouco perigoso, mas oq eu posso dizer?
Tente achar alguém ou algum instrutor próximo que possa te passar algumas instruções e conhecimentos.
Aprender pela internet pode deixar algumas coisas mal entendidas e é perigoso.
Mas não desista do seu sonho, busque pq relativamente próximo deve haver alguém que possa te ajudar.
Obrigado por acompanhar o canal, Abraço e boa sorte!
Boa noite Ricardo o colapso só exist6em horário de térmica ou é possível tomar um colapso de manhã ou no entardecer
Fala Márcio... Os colapsos podem ocorrer muito mais em horário de atividade termal. Por isso que os instrutores optam por soltar os alunos nos horários em que a atividade termal já diminuiu e o ar é mais liso.
Mas é importante lembrar que o colapso geralmente ocorre pela mudança do ângulo de ataque, ou seja, pelo avanço da vela que pode ser induzido em ar calmo ampliando-se o pêndulo frontal. Outra forma de sofrer um colapso é um ar cizalhado ou em um rotor... Aí pode acontecer até em momentos fora da atividade termal.... Espero ter ajudado.... Abraço!!
🛩️⚒️💫✍️
Vc ´é akele puliça q sofreu um stall da noiva?
hahahahahahahahaha
Ricardo. Quando em voo, um lado da vela começa a tomar a frente o freio fica mais mole ou mais forte, pesado ?
Desculpe .. só ví agora sua pergunta ... Quando a vela avança e ela está a milésimos de tomar um colapso o freio tende a amolecer ... mas as vezes é muito rápido isso.... Aplicar um pouco de freio nesse momento e corrigir a pressão, ou seja igualar os pesos dos freios é o que chamam de pilotagem ativa ... ou seja ... se antecipar as perdas de pressão.
@@falandodeparapente obrigado Ricardo.
@@paulosandoval9463 tamojunto!
Muito show as explicações, mas a música de fundo ficou ruim, se puder remover é melhor.
Mal, tive problemas com o audio nesse e em outros dois vídeos. Desculpe
Que isso cara...você é nossa inspiração e nos ajuda bastante...foi mais uma dica de tirar a música...aproveitando a oportunidade se puder fazer um video explicando cada detalhe que diferencia as velas de uma A, B, C ou D, mas mostrando os detalhes de cada asa, por que a A é mais devagar, ou mostrar o que faz a D ter menos segurança, se é pelo tamanho do bocal de ataque, envergadura, essas coisas...um video de manutenção e cuidados com o equipamento também seria muito bom...
PERGUNTAS relativas ao meu Post anterior: 1 - ) A pilotagem ATIVA é em 100% do tempo OU SÓ QUANDO EU IDENTIFICAR A PROXIMIDADE DE UMA TERMAL?
2 -) Você tem dados para me passar de UMA ESTATÍSTICA do ÍNDICE de sucesso no lançamento de RESERVA?
3 -) A ASA DELTA tem alguma DOENÇA congênita, da gravidade do COLAPSO, ou o voo de asa NÃO EXIGE PILOTAGEM ATIVE?
Obrigado por acompanhar o canal...
Vamos lá!
1- A pilotagem do parapente tem que ser ativa o tempo todo. Porém tudo vai depender da condição, altitude e compreensão da atmosfera. Se um dia de atividade vc subir 1000 metros usando toda a sua pilotagem, certamente em algum lugar vai achar uma descendente em que vc vai ter condição de até soltar as batoque por um tempo. Em voos recreativos de lift você poderá encontrar condições em que dá para fazer um voo relaxado. Ou mesmo em voos de final de tarde sem grande atividade termal. O voo não é 100% do tempo tenso, fica tranquilo, mas a atenção tem que ser total.
2- não tenho essa estatística, mas tenha certeza que quem lançou reserva está aí para contar a história. Mas o fato é que lançar reserva é meio raro. A maioria dos pilotos vai passar a vida toda voando e nunca vai precisar lançar. Ele é o último recurso, tem como corrigir situações para não se precisar do reserva e também é possível não voar em condições ruins nem acima da capacidade do piloto.. isso tudo minimiza absurdamente a possibilidade do uso do reserva. Mas ele tá lá para ser usado se necessário.
3- A pilotagem da asa tem que ser ativa em tempo integral, vc não pode soltar totalmente o trapézio durante o voo, como teoricamente seria possível fazer com um Parapente em uma situação controlada. Asa é sensacional e acho que o único problema dela é o tempo de montagem e desmontagem e a falta de praticidade para carregar. De resto é um voo muito legal!
Espero ter esclarecido algumas coisas ... Qualquer coisa continuo a disposição
eu estava voando domingo e levei um fronte entrei numa termica com mão boba valeu sua dica
Obrigado por comentar! Sempre atento na pilotagem!
Abraço e bons voos!
Boas dicas. So nao acho legal fazer isso dirigindo...
Olá jovem... Vídeo antigo... Só gravei alguns assim rsrsrsrsrs
Mas o engraçado que na oportunidade muita gente me falou que não devia dirigir e gravar ao mesmo tempo... Mas todo mundo pede para voar e gravar ao mesmo tempo e não vêem problema nisso! Hahahahahahhahahaha
Abraço e sucesso!
Oi
oi
Tema super importante, valeu a iniciativa mas, fazer um vídeo de segurança enquanto dirige... Estranho :/
E só não voar..
th-cam.com/video/-mTZqbIXuVo/w-d-xo.html Que susto!!