Se você gostou desse vídeo faz um favor para mim? Não esqueça de compartilhar com pelo menos um amigo ou nas suas redes sociais ou nos seus grupos de whatsapp. Porque aí o vídeo vai alcançar mais pessoas, o canal vai crescer mais rápido, eu vou ficar muito mais feliz e vou querer fazer muito mais vídeo para você, fechou? Muito obrigado também aos apoiadores do canal no Clube Retrogamer Aperte Start e todos os membros do clube estão concorrendo a um incrível controle 8Bit-Do M30, mais informarções -> bit.ly/cras-yt
Na minha opinião como sempre os exclusivos eram espetaculares, na época que eu vi o star fox 64 e o Mário 64 não tinha visto jogos desse nível em nenhum concorrente
Cara, meu console favorito. Realmente quando eu ganhei o meu em 1997 fui seco na locadora perto de casa, e lembro que tinha poucos jogos, um deles era Mace The Dark Age, meu primeiro jogo do console. Marcou uma geração e a minha adolescência. Belo vídeo.
Mace é bacana, mandei carta para Nintendo pedindo os fatais e eles me enviaram, achava top demais o Executor e o Lord Demons, o fatal dele era violentão, empalar o cara kkk e o Viking que fazia o rival virar carne moida e a Loira Taira se não me engano transformava o cara em galinha, a musica do Asmodiam é épica, coloquei no carro pra ouvir.
Meu N64 veio com o Diddy Kong Racing (parecido com Mario Kart), e o console foi embora com esse único cartucho porque custava um rim comprar um cartucho novo.. Eu vivia locando jogos pra poder jogar, isso definitivamente foi o motivo pra eu ter trocado o N64 por um Playstation, jogos piratas a 10 reais, como resistir?! kkk
CARTUCHOS CAROS + AUSENCIA DE JOGOS DA CAPCOM E SNK (tinha capacidade de rodar igual arcade) + AUSENCIA DE JOGO DE CORRIDA DE PESO + PODERIA RODAR TEKKEN 3 (ja que todo mundo diz que foco era 3d) + VERSAO DOS JOGOS NAO TINHA CENAS REAIS (sucesso no ps1)....esse sao os erros. Era uma maquina poderosa, mais nao aproveitaram...
O grande erro da Nintendo foi insistir mídia ultrapassada (cartuchos), que eram caros e limitados. Nintendo 64 tem os melhores exclusivos, que amo jogar até hoje, porém isso não segura o console. Não tinha jogo de futebol direito, não tinha jogo de luta praticamente, jogos não tinham cutscenes, etc. Uma máquina poderosa, limitada pela mídia escolhida.
@Paulo Eduardo Correa Sim, esses sao otimos....mais cade a seriedade do gran turismo? Os carros de verdade? (Hj em dia prefiro forza). Jogar need for speed 3, teste drive 5...era muito legal.
@@SuperSidneyOliveira se for analisar friamente, a ideia do cartucho nao era ruim...jogar sem loading é muito melhor. No saturn nem tanto, mais no PlayStation era sofrível. Porem acho que esse cartucho deveria ter mais espaços...nao sei.
Particulamente eu me divertia mais com playstation, tinha infinidade de opcoes, jogos de todos os jeitos, formula 1, gran turismo....quer jogar fliperama (mesmo com versoes mais capadas)? Vc poderia...quer jogar um bom rpg? Tinha....quer jogar um fps? Medal of honor, quake 1,2 e 3....quer jogar futebol? Skate? Plataforma? Disney? Playstation tinha tudo. Eu gostava do nintendo 64 e joguei muito, graficos mais bonitos e estaveis ( Formula 1 1997, rayman 2 e mario 64, inclusive mortal kombat 4) eram outro nivel....porem era dificil de encontrar e pra comprar era muito caro...
Eu tive o N64. Hj ele tá com meu irmão. E até hj amamos os games. Temos super Mário, Dr Mário, Turok 2, Mario Kart. Só esses jogos foram o bastante pra fazer nossa alegria. E até hj faz. Muito bom. É uma pena que não fez dinheiro, mas fez alegria.
PS1 pode ter vencido em vendas mas o N64 teve os jogos mais influentes da geração! Aliás, os jogos mais tops estavam no console da Nintendo. Afinal, não tem nada no PS1 que seja melhor que Zelda Ocarina of Time, Mário 64 e 007 Goldeneye. N A D A!!!
Tive um n64 fazia muito tempo que nao jogava vídeo game , comprei usado com 3 jogos , depois eu tinha que ira na locadora alugar porque os jogos eram bons mais muito caros tipo 180,00 reais , bom vídeo game ate eu jogar o playstation na casa de um amigo, além dos jogos serem mais baratos , vc nao precisava colocar acessórios para o controle vibrar , e vc comprava um play com 10 jogos mais barato que um 64 , era um bom vídeo game , a quantidade de jogos do play e o custo benefício era muito melhor , lembro ate hoje de final fantasy 8 4 CDs os gráficos imprecionavam ,
Ao meu ver era um console caro com jogos caros, eu mesmo não pude comprá-lo, aí o ps1 chegou forte por aqui com mais atrativos e jogos e quem conseguiu uma graninha foi pro ps1... Mas o 64 após anos pude conhecer e ver o seu potencial.
Tive um N64 por anos. Teve alguns bons jogos porém os exclusivos eram os melhores. Mario Kart 64, Smash Bros., Mario Party (para jogar com a galera), Mario Tênis...tem um monte. O problema da Nintendo é que os cartuchos eram muito caros, assim como todo equipamento. Já do PS qualquer feira você encontrava uma pechincha. A pirataria fácil no PS e os preços astronômicos dos produtos do N64 que pelo menos aqui no BR deu uma desanimada. Eu amo a Nintendo, para se divertir não a jogos melhores do que os exclusivos dela. Porém, depois do N64 não comprei outros consoles da Nintendo por conta do preço.
Eu sou um desse que jura que o Nintendo 64 é o console da minha vida esse vídeo game me marco, na minha adolescência joguei demais os clássicos super mario 64, zelda ocarina of time, majoras mask, goldeneye 007, MK trilogy, star fox 64 e tantos outros.
Eu vivia sonhando com isso, cara! E até calculava quanto de mémoria seria necessária no cartucho pra fazer uma versão idêntica da Super SF II Turbo do arcade! rsrs
Os anos se passaram, e a nitendo não desceu do seu pedestal, com arrogância e orgulho. Sempre com suas restrições, sem deixar produtores de conteúdo divulgar seus jogos, fazendo consoles que vão na contra mão do mercado e deixando o brasil fora do seu raio de vendar. Mas por ironia acho que boa parte dos brazucas não sentem falta da "GIGANTE DOS ANOS 80". Cara ótimo vídeo parabéns!!!
Nintendo 64 é um dos que curto até hoje, tenho na versão americana e a edição pikachu blue/yellow e curto ambos os dois modelos e seus jogos sempre. Vídeo muito show! Abraço.
Eu tive um nintendo 64 foi meu último video game, depois disso passei a ter pc gamer . eu adorei o n64 jogos incríveis para época ... Mario 64 , Donkey kong 64 ,Mario kart , Banjo kazooie , 007 goldeneye, Perfect dark , Turok 1,2 ... jogos top demais nunca vou me esquecer .
os jogos do 64 eram muito bonitos graficamente, Golden eye foi um marco na minha vida, lembro que a primeira vez que vi aquele jogo em multiplayer em meados de 1998 fiquei abismado com tanta qualidade, acredito que se o N64 tivesse sido feito para midias em CD e não em cartucho teria sido mais longevo.
9:40 Body harverst.. Jogaço pouco conhecido do n64, veio bem antes de gta e jogos de mundo aberto no geral, mas já tinha aquela liberdade e aquela pegada, mas era um game bem único.Um mundo apocalíptico.. Cheio de insetos gigantes sedentos por carne humana... Um dos meus favoritos de todos os tempos.
Eu acho que a Nintendo se sentiu blindada, achando que jamais iria tomar a rasteira que tomou, ela tava tão forte na época que não imaginava isso. Eu acho que foi um pouco de arrogância da empresa em várias decisões.
Vdd. Talvez se ela tivesse mantido a parceria com as empresas produtoras de jogos teria sido melhor. Mas os jogos produzidos pela própria Nintendo são muito foda. Zelda, super mario 64, banjo kazoie, 007, star fox, etc.
@@guileidy11guileidy40 Esse foi o problema, ela criou esses jogos fodas, mas só ficou neles, sem criar outros tipos de jogos. A Nintendo sabia que só criava jogo foda, mas pensou que seria para sempre, o que não foi o que aconteceu, perdendo feio para o PlayStation e Xbox um tempo depois.
@@Luccas_Diaz os cartuchos também era muito caro. Era pra eles terem aderido as mídias de CDs. Mas é dos console que vai ficar sempre na história. Até hoje eu jogo.
@@guileidy11guileidy40 Japonês e games combinam demais, os caras são feras em produzir jogos de qualidade. Tanto a Nintendo quanto a Playstation da japonesa Sony foram, sem dúvida, as empresas que revolucionaram o mercado de games. Os jogos da franquia Metal Gear Solid, por exemplo, é outro ícone que marcou e marca gerações.
Lucas D A falem a merda que for,mas os games foram tão marcantes que nego hj em dia até chora jogando Perfect Dark ou Zelda,sem falar no remake do 007 Goldeneye que fizeram...
Lembro de ficar admirando os anúncios do N64 e de seus jogos, na parte de trás das capas das revistas de game. Como era criança na época, não tive o console e fiquei na vontade. Nostalgia boa.
O N64 foi o último console da Nintendo que tive, lá em 1997 e pra mim o segundo melhor console da big N depois do SNES. Canal tá crescendo legal, esses dias tava só com 2K,já chegou aos 6 hehe Parabéns pelo excelente conteúdo, meu caro!
Eu nunca tive tanta alegria na vida jogando um video game como estou tendo agora com o Nintendo Switch. Sim, sou privilegiado por poder morar no exterior e conseguir comprar o console e os jogos originais num preço justo, morando no Brasil eu jamais conseguiria. Mas não dá pra negar, é o melhor video game que existe, os jogos exclusivos da Nintendo são mágicos e excelentes. Só Zelda BOTW, Odyssey, Smash Bros, Splatoon 2, Luigi's 3, MarioKart 8, Pokemon e Animal Crossing já valem todo o dinheiro investido.
O PS1 venceu de forma acachapante o N64 por todos os fatores já apresentados neste vídeo e em outros do seu canal, mas tem uma coisa que passa despercebido: o relacionamento com as third parties. A Sony subverteu as regras do jogo na década de 90. Antes as empresas iam até a Nintendo para lançar seus jogos, depois a Sony foi até as empresas "pedir" que elas lançassem seus jogos para o PlayStation. A Sony as colocou como first-parties e na Nintendo elas continuavam como third parties. A fabricante de hardware indo até a desenvolvedora de software e não o contrário. Muitos desenvolvedores da época relatam que eles tinham que viajar para Quioto e apresentar seus jogos para a Nintendo e a Nintendo ia "pensar" em liberar o jogo para seu console. Mudança de paradigmas foi a questão decisiva para a vitória do PlayStation.
sim sim !! lembro até de um filme que passou na sessão da tarde na decada de 90 e mostra uns caras apresentando um jogos para uns japoneses e os cara olham feio e são difíceis de convencer, até acredito que eles seriam tipo a nintendo na época! kkk
@@dinheirofacil614 o fato e que a Nintendo cagou no N64 mantendo cartuchos nele, perdeu grandes títulos para a concorrência como o Final Fantasy, essa atitude arrogante da Nintendo de querer mandar nas produtoras de jogos por ser dona do console não é novidade, a Atari fez isso com seus maiores programadores e eles saíam dela para criar a activision, de onde sairam sem a menor dúvida os melhores jogos para Atari. Isso vai acontecer novamente, mas agora com o streaming, produtoras vendo que são limitadas pelos consoles e querendo elas mesmas comercializar e gerenciar seus jogos vão elas mesmas oferecer seus jogos aos seus clientes, é só a internet dar mais um salto de velocidade, as empresas não vão mais ficar presas a consoles.
@@gdogdumal a escolha foi da empresa permanecer como estava, afinal a indústria estava começando a migrar para o DVD...E a empresa percebeu que se migrasse para o DVD daria muita pirataria, aí resolveu esperar e fez com o que tinha em mãos...mas o concorrente do play one foi o dreamcast....
O Nintendo 64 sem dúvidas é o video-game da minha vida. Realmente a era incomparável a quantidade de jogos contra o play, porém analisando hj em dia os jogos do PlayStation envelheceram muito mal. Jogos como banjo, mario e zelda continuam lindos. Os melhores graficos do ps1 são os gráficos medianos do n64 (grafico não é tudo, eu sei, porém tem jogos que realmente envelheceram mt mal)
Tive um N64 enquanto meus amigos tinham Playstation. Jogar multiplayer num 64 era a coisa mais legal do mundo uma vez que lan houses ainda não existiam. Playstation tinha uma variedade de games enorme mas a qualidade da grande maioria era questionável. N64 por sua vez tinha games muito bons mas custavam horrores. E a decisão de usar cartuchos acabou com o aparelho. A limitação era enorme. Se utilizasse leitor de CDs, é certeza que teria dominado o mercado porque teria variedade com qualidade. Saudades daquele tempo!
Eu morei num local onde as pessoas viviam numa bolha e meus pais não me compravam revistas sobre o assunto. Onde morei, o único console da Nintendo conhecido era o Snes, a bolha do Playstation se alastrou de tal forma que eu só ouvi falar da existência do Nintendo 64 quando acessei a internet pela primeira vez, muuuuitos anos depois e quando descobri que a Nintendo havia continuado com o 64, Game Cube e etc minha mente explodiu. Infelizmente nunca joguei o 64.
Gabriel Curityba Passei pela mesma situação. Na época eu só tive contato com o SNES e o PS1 e o N64 era apenas lenda para mim (talvez por isso eu sempre tive um preconceito contra o N64 pois se eu não via ninguém jogando ele era porque esse console não era bom, pensava eu)...
Comigo foi ao contrário: não sei se é pelo fato, também, de eu ter vivido em uma "bolha", mas, quando eu era criança, lá no fim dos anos 90, eu só ouvia falar de Nintendo e Sega: onde eu morava, era todo mundo com o Super Nintendo, Mega Drive e o 64 como console da 5ª geração (nunca tive contato com o Saturn). A primeira vez que eu vi um Playstation foi num comercial da Polishop (se não me falha a memória), em 1999. Mas eu não liguei muito (nem me lembrei, posteriormente, do nome do console, rsrsrs). Mas eu só fui ver um, pessoalmente, e ter contato (jogado) lá por 2000 ou 2001 (não lembro ao certo).
@@Betin264 até meados da década de 90 tb, não sabia que playstation existia só quando entrei numa antiga locadora de games, que tb era uma casa de jogos vi o playstation pela primeira vez e achei o jogo lindo, parecia anime. O erro da nintendo foi apostas nos cartuchos que eram caros e tamanho bem restrito, tipo um cd tinha quase 10x mais espaço, permitia a empresa fazer jogos com mais qualidade
@@josesanchezsofilho9412 Disse tudo. O Nintendo 64 tinha tudo para ter dominado aquela geração: gráficos potentes, suporte para quatro controles simultâneos, 3D nativo. Infelizmente, os cartuchos limitaram demais a capacidade do console.
Top 5 da N64 1- Conker Bad Fur Day ( O melhor jogo que joguei na minha vida) 2- Zelda Majors Mask 3-Mario 64 4-Pokemon Stadium 5-Super Smars Bros ( Mario Lutar)
Comprei dois N64 um da cor original e o verde limão para guardar eternamente e os jogos GOLDENYEI 007, STAR FOX, INTERNACIONAL SUPESTAR SOCCER 64 e 2000, STAR WARS. Amo demais
Quase todos os jogos de qualidade eram os da própria Nintendo? A Rare, a Acclaim, a Midway, a Konami, Boss Games, Factor 5, id Software, Ubisoft etc também trouxeram jogos que ajudaram a construir o N64 (Goldeneye, Banjo Kazooie, International S. Soccer, Cruis'n, Turok, Doom 64, Rayman 2, Top Gear Rally, Star Wars e outros). 🧐
Aos meus 31 anos ainda jogo no meu Nintendo 64 que ganhei de aniversário do meu pai, na época comprado na loja Dizapel em 1997, tenho 6 fitas ainda, tenho o memory card, que vai embaixo do controle pra gravar os jogos, nostalgia tremenda tempo incrível que infelizmente não volta mais, saudade desse tempo uma das fitas é Star Fox
Foi mais justo nesse video que no anterior. Entre todos os consoles é meu preferido (empatado com Gamecube, nao consigo decidir.rsr) Gosto muito do ps1, mas se tivesse que escolher entre os dois com os melhores jogos de cada, escolheria o 64.
Outra coisa que pesou muito foram as conversões de jogos de arcade, inexistentes no N64, na época a procura era grande; king of Fighters, Street Fighter, Marvel vs, Tekken e tantos outros, que os concorrentes tinham em abundancia, os j-rpg em alta foram outro motivo, preço dos jogos. acho que o aliviou pra Nintendo no final da geração foi o game boy e a febre Pokemon.
Parabéns pelo vídeo! As vezes o TH-cam me indica coisas realmente boas e interessantes, e esse canal foi uma delas. Bom, queria deixar meu relato sobre minha experiência com o N64... No final dos anos 90, existia aqui no bairro (Joinville SC) uma locadora de VHS e Games, com alguns Playstation, Dreamcast e N64. Eu tinha uns 9, 10 anos na época e era difícil poder escolher o vídeo que eu queria jogar, por que o os mais velho sempre escolhiam e sempre sobrou o Dreamcast e o N64. Foi onde a paixão começou, sendo praticamente obrigado a optar por um desses dois consoles para gastar os 30mins, ou 1hora as vezes (era meio caro) eu fui se viciando em Perfect Dark, 007, Zelda e por aí vai... Depois de um tempo, eles começaram a a alugar os consoles no sábado para entregar na segunda e adivinha o que sobrava? O N64. E isso ajudou a se apaixonar eternamente por ele. Perdi as contas de quantas horas eu fiquei perambulando em Ocarina of Time... Bom, as vezes eu conseguia alugar o Dreamcast e foi outro console que me trás grande saudade... Enfim, são tantas histórias e lembranças, poderia ficar horas aqui. O fato é que tempos depois eu tive a oportunidade de comprar ou o N64 ou o Dreamcast (por que a locadora abriu falência) e então tive meu tão sonhado N64...
Ótimo vídeo Ed. Infelizmente depois do snes só fui ter outro video game anos depois por falta de dinheiro, mas fico imaginando como teria sido diferente se o n64 fosse de cd, a história seria outra.
Video muito bom. Acabou de ganhar um inscrito. Lembro que comprei o meu N64 em 97 e paguei R$ 666,00 (número maldito) e só tive três jogos, porque a maioria era bobinho e custava mais que um salário mínimo.
Lembro que ganhei um no meu aniversário em 1999, eu tinha 5 anos, cara eu estava esperando super Nintendo pq meus primos tinham e eu adorava aquele game, aí meu pai chega com um N64, na época era um game surreal, até hj jogo nos emuladores o jogo Zelda ocarina of time kk
Ed, fale sobre o desenvolvimento do jogo Doom para o Nintendo 64. Para mim, um dos melhores jogos do console. Este sim aproveitou toda a capacidade gráfica do console.
O foda é que os exclusivos da Nintento são totalmente indispensáveis, chega a ser um absurdo alguem falar que nunca jogou os classicos do 64 Alem de Mario e Zelda, tem o maravilhoso Conkers Bad Fur Day. E digam oq quiser, eu não sei pq criticam tanto o castlevania 64, pra mim é o melhor, a trama retrata um dracula clássico com uma pegada de magias negras e varias coisas
O castle 64 é um ótimo jogo, é a fã base dele que é um pé no saco, eram acostumados no 2d e estranharam muito o 3d, eles hatearam o symphony of the night pq ele não tinha um Belmonte como protagonista e nem o chicote sagrado, hj em dia é considerado um dos melhores, mas pela quantidade de pessoas que jogaram e amaram, porém se for ver as vendas dele na época foi fraca e foi oficialmente muito criticado. O castle 64 é um dos meus favoritos e a abertura dele tem a musica mais linda de todos da série na minha opinião.
Na época ganhei um Nintendo 64 mas o que eu queria mesmo era um Saturn,apesar dos belos jogos exclusivos o Nintendo 64 deixa a desejar por conta da falta de vários jogos de peso das outras desenvolvedoras,felizmente consegui um Saturn e fui muito feliz,mas me diverti muito com o Nintendo 64,já o PlayStation eu jogava na casa de amigos e fui ter um só tempos depois,o cartucho com certeza foi um dos motivos que limitava muito o Nintendo 64 infelizmente. Parabéns ótimo vídeo.
@@waynealbuquerque9832 Na época o primeiro modelo do Saturn com botões ovais eu achava incrível,eu jogava muito na locadora perto de casa,mas acabei ganhando o Nintendo 64 e apesar dos belos jogos a biblioteca do Saturn me agradava mais,jogos como o Daytona Usa circuit edition jap,Burning Rangers,Panzer Dragon 1,2,Radiant Silvergun,Sega Rally,Virtual Fighter 2,Nights,Saturn Bomberman,Guardian Heroes,Astal,Rock Man X4,Street Fighter Zero 3,Metal Slug,The King of fighter 97,Ultimate Mortal kombat,Battle Garegga,X men vs Street Fighter,Wuku Wuku 7,Dungeons e dragons,Lunar e outros varios jogos fantásticos que o Saturn ganhou e o Nintendo 64 infelizmente teve pouco apoio das outras desenvolvedoras,fiquei com o Nintendo 64 do começo até ele ser descontinuado,depois troquei por um Saturn e me diverti muito apesar do Saturn ter perdido a geração,a biblioteca de jogos do Saturn me agrada mais que a do Nintendo 64,ambos são ótimos consoles mas cada um tem uma proposta diferente.
Vivi essa época, realmente o vídeo é excelente! Justamente isso, todos os “poucos”amigos que tinham o 64, tinham poucos cartuchos e reclamavam justamente disso, ahh o preço tmb dos cartuchos eram surreais para época!
Video excelente!! Só faltou mencionar os erros e crimes da Nintendo nos anos anteriores, o monopólio, reserva de mercado, extorsão... procurem pela história do FF7 que revela como a Nintendo era prepotente.
Mano eu tive o enorme prazer em jogar o 64 em 96 tinha meus 9 anos por ai. Pirei em vê o Mario e o K.I Gold q era oque mais jogava. Tbm o Zelda Ocarina era de encher os olhos. Eu ñ conhecia o Zelda antecessor a link to the past do Snes mas mesmo assim curtia bastante. Joguei por longo anos 3 por ai. Foi uma fase bem proveitosa de minha infância com certeza. O que a Nintendo pecou foi no fechamento de acordos com as produtoras pois a baixa em jogos deixo muita gente sem opção. Partindo assim para o PS
Lembro bem como era caro comprar jogos dele Meus pais na epoca nao conseguiram nos dar muitos jogos Em 1997 foi adiquirido e custou cerca de 700 reais Que era um dinheirão Mas pela qualidade que eu vivenciei valeu cada centavo Diariamente eu revivo isso pelos emuladores
Eu adoro o N64. Qndo vi Super Mario 64 pela primeira vez, achei demais, com gráficos polidos e lisos. Só pude ter meu primeiro N64 uns meses depois do lançamento. Era bem caro na época, sem falar jogos q tb eram caros. Minha mãe qse não comprou o console. Rsrs.. Apesar de não ter tido muitos jogos no início como vc falou, dpois saíram muitos jogos e muitos são excelentes. Super Mario 64, Star Fox, 007 e principalmente Zelda Ocarina Of Time foram sem dúvidas um dos melhores jogos q já joguei até hj. Excelente vídeo Ed.
Eu creio que uma das grandes razões do Playstation ter sido um enorme sucesso foi realmente graças à Nintendo e esse seu vídeo confirmou minha afirmação. A Nintendo, acostumada com exclusividades, agora teve que "engolir" a debandada das Third Parties para as rivais e foi uma dura lição para a Big N. Ótima análise!
Eu ganhei o Nintendo 64 no dia das crianças do ano 2000 em Juazeiro-BA há 500km aqui de Salvador, o primeiro game que joguei foi Pokémon Snap e depois Mario Kart 64 foi o segundo que já joguei e o Super Mario 64 também joguei e já virava dica daquele programa do Multishow o Stargame onde o Mario tinha que pegar 120 estrelas pra rever o Yoshi.
O fato de ter vencido disparadamente em duas gerações foi o fator da queda da Nintendo, ficou muito senhora de si, Achou que o mercado tinha que adequar a ela e não o contrário. por isso hoje ela fica com as migalhas.
Meu jovem,"disparado" ela só venceu com o nintendinho,e isso usando de muita chantagem e ameaças pra cima das empresas...no snes,ela levou pau a geração inteira,só virou as vendas quando a concorrente já estava focada na NOVA geração, e ela ficaria ainda mais 2 anos na geração 16 bits...essa de que a Nintendo "venceu com folga" nunca existil,esse mito surgiu principalmente na era das locadoras nos anos de 95,quando elas estavam lotadas de snes,já que ele ainda recebia jogos,e muitos bons jogos,aí a criançada criou esse mundo paralelo kkkkkkk
Sempre vencedores de geração gostam de fazer merdana seguinte, menos a SONY da 5a pra 6a, mas fez da 6a pra 7a e parece q vai fazer da 8a pra 9a. E calma lá meu patrão, a Big N lançou um console 3 anos depois do início da geração atual e muito mais limitado com muito menos grandes jogos e já passou a Microsoft, além de ter ganhado a passada
para mim uma coisa que também marcou a era do N64 é que talvez foi ele que tornou popular as jogatinas em grupo com tela divida em até 4 jogadores jogos como goldeneye e star fox etc. na biblioteca de games do 64 a maioria tinha suporte para multiplayer em tela dividida que era sem duvida diversão garantida.
A Nintendo também usava como desculpa para os cartuchos a idéia de que os jogadores não suportariam os longos carregamentos dos CDs. Eu quando vi e joguei Super Mario 64 pela primeira vez foi de cair o queixo; jamais tive uma sensação de encantamento tão grande quanto aquela. Tive o console e a escassez de jogos foi mesmo um grande problema. Enquanto quem tinha Playstation se perdia em meio a tantas opções, os donos de N64 recebiam jogos a conta-gotas. Franquias consagradas como Street Fighter e Mega Man X sequer deram as caras. Até Metroid, que é da Nintendo, não apareceu. Acho que foi com o lançamento do N64 com cartuchos que a Nintendo "descarrilhou", deixando de ser uma opção certa para os jogadores mais tradicionais. Tanto que o GameCube, seu sucessor, teve vendas muito abaixo das expectativas, num cenário em que a maioria do público já estava conquistado pelo Playstation, e a Microsoft com o tempo acabou virando a real adversária da sony nesse meio.
Verdade. Pior: eu li uma entrevista, de cinco anos atrás (2016), onde Ed Fries, ex-chefe da divisão do XBox, disse que, no passado, a Microsoft tentou uma parceria com a Nintendo. Fico imaginando: como seria um console que juntasse as qualidades do Gamecube com as do XBox original? No mínimo interessante! P.S: O Gamecube sofreu do mesmo problema de seu antecessor, o N64: mídia errada (no caso, miniDVDs)! Mesmo assim, o Gamecube vendeu apenas um pouco menos que o XBox original. A coisa começou a "descarrilhar" na geração seguinte: embora o Wii tenha vendido mais que os concorrentes, ele "acabou" com a imagem da Nintendo, que passou a ser vista com uma empresa "casual", "infantil" e, principalmente, "retrograda", vide o hardware obsoleto do Wii, em comparação com o do PS3 e XBOX360.
a primeira vez que vi o N64 foi no programa da Ana MAria Braga, fiquei louco. era surreal pra época, e quando meus pais conseguiram comprar um pra mim, a primeira vez que liguei na tv eu chorei de felicidade! ótimas recordações.
Rapaz, o uso docartucho e a saída da Square fizeram a maior mudança da história dos videogames. Se o 64 fosse de CD tudo seria diferente hoje. Lembro que eu fui comprar um novo console e decidi comprar o Psone por causa de FF7. Alguns anos depois eu comprei um 64 e joguei muito Zelda.
Eu lembro como eu aguardava eternamante por mais ports de jogos de arcade como os fighting games da Capcom e SNK. Adoraria ver como ficaria algum port de SF Zero 2 pra ele. A falta de algum jogo de corrida badalado como NFS 3 ou Test Drive 5 também não contribuiu. Eu sou um dos que tem muito carinho pelo N64 mas até naquele tempo eu já percebia que ele carecia de mais variedade de títulos.
Não querendo ser fanboy, mas, na moral, como assim o n64 falta jogo de corrida? Tinha Fórmula 1, F-Zero X(melhor jogo de corrida p mim), Top Gear 64, Star Wars Race...
@@Scrubermensch Ele realmente tinha jogos de corrida. Mas na boa, desses que você citou, só o F-Zero era um jogo top mesmo. O resto é só título esquecível que juntando todos, não batia NFS Hot Pursuit ou test Drive 5 ou 6. Top Gear 64 é um vexame. Carros quadradões, pistas sem detalhes, etc. Não curto F-Zero mas sei que é um jogo de corrida divertido. O ùnico jogo de corrida do N64 que eu gostei nem é de carro. É o Wave Racer 64.
@@wzero1 Dos jogos de corrida ' de carros' esse é o mais polido dos que sairam pro N64 mas putz.. Ainda está muito longe de títulos de mais peso da época e que infelizmente o N64 não recebeu nenhum. Colin McRae Rally, Wipeout 3, Moto Racer 2, V-Rally, Destruction derby, Toca 2.. e isso sem contar todos da série NFS e Test Drive daquela geração. N64 careceu muito de títulos de de corrida de peso e de estúdios conhecidos.
Gostei muito do canal. Conteúdo muito bem feito, anos 90 e 2000 foram realmente espetaculares, pra quem era gamer. Comprei meu Snes em 93, foi quando vi o Neo Geo em uma locadora. Era algo incrível.
Eu tive um N64 e era ótimo e impressionante na época! Só dava para jogar os jogos porque podíamos alugar os cartuchos, pois eram caros demais um original! Se a Nintendo tivesse aderido a mídia de CD, hoje seria com certeza soberana!!
Mas um excelente vídeo, e compartilho de sua opinião. No final de década de 90 e até por meados de 2008 focava apenas em jogos de PC e emuladores. O contato com PS1 e N64 era emprestando de amigos.
A Nintendo deveria ter feito parceria com a Fujitsu para ter em mãos os processadores nas versões de 64 até 127,55 Mhz. E da Toshiba viriam as memórias internas de 500, 512, 528, 624, 768 Megas. E por último os HD's mecânicos nas versões de 8, 32, 64, 128, 192 e 256 Gigas. Placa de som Yamaha, placa de Rede Panasonic e Drive ótico de CD e DVD Panasonic com as seguintes leituras: 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 22, 24, 30, 32 e 36X.
Eu me lembro que eu pedi para o meu pai comprar um N64 pra mim ai finalmente quando chegou o dia eu fui ate a casa do meu colega falar pra ele né, então ele me mostrou o game que ele estava jogando...eu fiquei de queixo caído, caralho!!! que jogo é esse poha!! era Metalgear Solid pqp eu corri até o trampo do meu pai pra esperar ele na saída e falar pra não comprar mais o N64 eu queria o PS1 agora só que era mais caro. ai tive que esperar mais uns 6 meses até ele comprar, mas valeu a pena foi só alegria meu irmão e quase eu peguei esse N64 acho que eu ia me arrepender se eu pegasse ele. Bom vídeo cara vlw!
Nintendo começou liderando no quesito grafico o n64 tinha um gráfico um pouco melhor que o play 1 depois o game cube também tinha um gráfico melhor que o PS2 mais depois parece que não ligaram mais pra grafico tanto é que o PS3 é comparado até com o switch imagina só um console como o PS3 de 2006 ser comparado com um de 2016
Então, o PlayStation no início era um console focado em sprites mais polido do que o do SNES, mas viu o potencial do Sega Saturn em criar jogos poligonais como o Virtua Fighter, decidiu focar nisso também. Aí acabou com o N64 em quesito de gráficos. O PS1 tinha capacidade gráfica bem superior ao N64, não é à toa que o Resident Evil 2 para o PS1 é superior.
@@chrisv.beoulve7713 Não tinha não. O 64 não tinha esse nome à toa: ele gerava 64 bits, enquanto PS1 e Saturn geravam apenas 32. A questão do PS1 (e Saturn) é que ele usava CDs. O N64 usava cartuchos, o que limitava demais o potencial do console (o RE 2 do 64 saiu desse jeito, todo tolido, por causa disso). O que não impediu, claro, de que maravilhas fossem produzidas para ele, como "Star Fox 64", "The Legend of Zelda: Ocarina of Time" e "Majora's Mask", "Perfect Dark", "Conker's Bad Fur Day", etc. Além, claro, do lendário "Super Mario 64".
Fui muito feliz com meu nintendo 64. Tinha poucos jogos mas todos eram obras primas, mario 64, zelda, goldeneye, perfect dark, isss64. Tinha um saturn, tb fui muito feliz com ele, comprei ele pra jogar jogos de luta 2d
Eu acho que foram os cartuchos e o controle. Se a Nintendo migrasse pro CD e mantivesse o padrão dos controles do Super Nintendo, não teria passado tanto perrengue...
Nessa época era quase impossível para a Nintendo acompanhar o ritmo do PSX. Eu que comprava jogos em CD no centro de SP a R$ 10,00 pirata não conseguia acompanhar o ritmo dos lançamentos de jogos, praticamente todo fim de semana tinha algum jogo novo em destaque. Eu tinha tanto CD de game em casa que não dava conta de jogar. A era do PSX e do PS2 foi mesmo a época de fartura de lançamentos em games e consoles. Hoje em dia não sai nem 1/3 da quantidade daquela época e a metade dos games tem mais filme do que jogatina.
Só faltou dizer que a Nintendo, ao optar pelos cartuchos, alegava [e nisso estava certa] que a agilidade do console seria muito maior, já que não possuía loadings. Nas locadoras fez muito sucesso, pois o pessoal aproveitava pra jogar direto sem esperar kkk. Faz um vídeo sobre o histórico da Sony com o Playstation e o lançamento do Play 2. Esse sim, vendeu muito desde o primeiro dia.
_1º Vez que vejo o seu trabalho e fiquei de queixo caído com essa qualidade absurda de informações - Agora e vou sempre continuar acreditando que aqui no TH-cam ainda existe professores dedicados e dispostos a transmitir o conhecimento para as pessoas que desejam aprender .. Muito obrigado por compartilhar este video - Um grande abraço a todos .._
Lembro que na época eu fui na loja e perguntei o valor de um cartucho do Pokémon, o valor era de 250 reais. E na época encontrava um 64 por 200. Tá louco!
Para mim o que salvou o N64 foram os jogos da Nintendo e da Rare, porque de outras third-party a maioria só lançaram jogos muito ruins. Nada contra o N64, mas nessa geração na minha opinião tem 2 consoles que se destacaram que foi o Playstation (não tem nem o que discutir) e o Sega Saturn (sim, o console fracassou muito mais nas vendas que o N64, mas pra mim o legado dele pra mim foi muito significante, especialmente os jogos vindos do Japão). Uma pena, o que havia de expectativa havia tbm frustração, pois a Nintendo não quis acompanhar a tecnologia das mídias de CD (insistindo nos cartuchos que eram caros e memória insuficiente para jogos longos e detalhados apesar de carregar muito mais rápido) e acabou ficando parcialmente pra trás naquela geração.
@@alexcla9445 Sim, concordo, o problema estava exatamente no começo da vida útil do N64, apesar de jogos como Mario 64 e Goldeneye ter impressionado a maioria do que saíram no mesmo período foram jogos ruins, fracos e que não exploraram o verdadeiro poderio do console, além do fato de sair poucos jogos por mês e fora que a Nintendo insistiu em permanecer no cartucho. Enquanto a Sony dominava o mercado com o PS1 com uma quantidade muito maior de jogos no mercado (especialmente porque no CD cabia muito conteúdo e mesmo os cartuchos de N64 ter maior capacidade de memória em relação a outros cartuchos como Mega Drive, Super Nes e Jaguar era insuficiente pra colocar tipo todo conteúdo no CD apesar do aparelho ter recursos superiores aos da concorrência da época), especialmente depois do lançamento de Final Fantasy VII onde as vendas dispararam e deixou ambos os consoles da sua geração no caminho desse período em diante. O Sega Saturn só não vendeu bem por causa do marketing apressado da Sega em querer antecipar o lançamento do console, além de ser tbm um videogame muito complexo de programar jogos porque eu acho que se fosse do contrário até o Sega Saturn teria vendido mais ou próximo do N64, porém eu acho que a biblioteca total de jogos do Sega Saturn tbm é maior que a do N64 e acho que o N64 não vendeu tão mal assim exatamente por causa desses jogos que vc citou no comentário.
@@juliosouza1494 Playstation vendeu mais pq a Sony é melhor que a Nintendo em tudo não relacionado a jogos: marketing, apoio de terceiras, distribuição, preços, facilidade de desenvolvimento, etc. A Nintendo sempre teve exclusivos superiores (e ainda tem), mas para por aí.
@@alexcla9445 Sim, concordo plenamente com vc, o aparelho da Sony teve excelente marketing, já a Sega por exemplo vacilou feio nos EUA nesse quesito com o Sega Saturn querendo antecipar o lançamento sem avisar os lojistas e colocando acho que uns 5 jogos no lançamento do console, aí veio a Sony com o Playstation que era 100 dólares mais barato com mais de 50 jogos no lançamento nos EUA. E qdo a Nintendo lançou o N64 acredito que a expectativa foi principalmente o Mario 64 que fez um enorme sucesso no lançamento, mas a expectativa diminuiu depois disso pelos motivos escritos acima (principalmente com o fenômeno FFVII no PS1). Mas pra mim a Nintendo continua sendo uma empresa forte nesses quesitos, o marketing que ela fez por exemplo do seu atual console (Switch) foi um grande acerto, o mesmo ela não conseguiu fazer com o Nintendo Wii U (dando a entender que era apenas um acessório do Nintendo Wii quando este já estava caindo nas vendas e no gosto dos jogadores)
Acho que todo vídeo game teve sua época! Para mim um dos melhores video games que já tive, lembro do 007 Goldeneye naquele tempo não tinha nada igual, até hoje acho o jogo incrível.
Bowser de cu é rola! Koopa neles! Mario 64 é lindo mesmo pra epoca, joguei bastante pois foi meu ultimo console. Mas eu bolava mesmo quando via era Zelda e ISS 64. Esses dois jogos mais Goldeneye 64 pra mim valeram o console. O Goldeneye eu comprei até, tenho até hoje.
N64 foi show, com games em suporte multiplayer só vistos nas lan houses(007, Perfect Dark, Mario Kart e outros jogando com 4 pessoas juntas em um único aparelho!) e ainda tinha a vantagem de não ter os loadings que vinham no consoles de CD. O consoles de CD na época tinha a vantagem de barateamento na fabricação em massa, espaço(CD tinham 700mb e pendrive nem tinha sido inventado, logo memória em cartucho era muito caro!), mas compensava em qualidade gráfica onde os mesmos tinham imagem igual ou melhor que o PS2(MK4, KIGold, MACE, NFS Porche, etc...). Mesmo sendo melhor perdeu mercado pois os jogo eram pouco e mais caros, enquanto no PS1 tinha milhares de jogos a preços muito baratos(fora a pirataria que era fácil para consoles de CD!)! Eu tive do Atari até o PS2, hoje ainda tenho o N64 que trás nostalgia e alegria!!!
Apesar de não citado no vídeo, o TUROK era um jogo fantástico. Tinha fase que dava até medo. Trilha sonora de fundo fazia toda a diferença. Quem já jogou, comenta aí...
Um crítica construtiva... Dá pra perceber que vc está lendo algum tipo de Telepronter, pois vc não fixa o seu olhar em dierção a camera.. Assim dá uma sensação de distanciamento de quem está assistindo o vídeo... Fora isso está tudo show
Sou um desses que jura de pé junto que foi o console da minha vida kkkk, na época da escola, eu era o único a jogar MARIO64 enquanto a galera toda trocada jogos piratex na sala de aula kkk era foda, isolado mas com não me entreguei ao Playstation, só em 1998 que fui ter o PS. Muito bom os videos do seu canal. Continue !!
Eu lembro muito bem dessa época. As revistas de games abarrotada de conteúdo, mas para cada jogo do n64 eram 5 do PlayStation, era muito jogo e jogo bom.
Mesmo o Ed explicando, eu ainda não consigo entender essa grande mancada da Nintendo. Imaginem como teria sido um Nintendo-CD 64... será que a Sony conseguiria inaugurar o PlayStation e a SEGA sobreviveria no mercado dos consoles?
Cara era Pra Nintendo estar no topo junto a sony com Ps1 Mas bateram tanto a cabeça que fez a Sony andar sozinha e nao cometer os mesmos erros da Nintendo...
@@LeandroEndrigoLeonardo Verdade. Se a Nintendo não tivesse "pulado fora do barco", no projeto do Nintendo Playstation, era para ela estar no topo, até hoje. Imagine um Playstation com a potência gráfica do N64 e mais 4 entradas para controle. Seria demais! Fora os jogos incríveis lançados para os dois consoles... Tudo em um mesmo lugar! Mas, é aquele detalhe: quem sabe, em uma dimensão alternativa. E se existir um universo paralelo onde Sony e Nintendo nunca tenham rompido? As pessoas de lá devem, nesse exato momento, estar discutindo: "E se Sony e Nintendo tivessem rompido a parceria"? Rsrsrs.
Lembro que na época quando vi os gráficos do Playstation 1 e os gráficos do nintendo 64, eu desanimei de comprar o playstation 1, achei um show de serrilhado e pixels enormes na tela, não tive duvida comprei logo o nintendo 64 que tenho até hoje funcionando muito bem, com vários games muito legais que comprei na casa e video da minha cidade na época.
Vivi esta época tive um 64, foi bom Mas também Muito sofrido. Queria jogar, RE 1 e 2, MGS, stree fighter é nada. Foi aí que abri a cabeça e deixei de ser fã de marca, isso pra mim foi péssimo
Só lamento a Sega ter sido tão mal administrada naquela geração, pois poderia bater de frente com o Playstation tranqüilo. Na minha opinião, o PS reinou, pois era o único console com tantos jogos no catálogo - coisa que a Sega da América se negou a fazer e deixou tudo no Japão (e lá ela vendeu mais que o N64). Como foi dito no vídeo, o N64 teve uma biblioteca de jogos de imensa qualidade, mas a quantidade foi pífia. É o meu console da Nintendo favorito e o meu 2° dentre todos (só perde para o Dreamcast). Aquela geração foi vencida pela Sony, pois ela foi a única que não quis ser maior que as 'third parties' e abriu totalmente as portas para elas. A Sega e a Nintendo se afogaram nas próprias vaidades com políticas internas nada convidativas (principalmente a Nintendo - que é assim até hoje). Para mim, o Saturn foi o melhor console daquela geração (em questão de Hardware), mas a Sony soube jogar o jogo e teve os melhores jogos em quantidade, mas em questão de qualidade o N64 fez melhor. Ótimo vídeo.
A Sega não tinha um kit de desenvolvimento, era no assembly. Já a Sony sempre disponibilizou para os seus consoles. Isto significa que o tempo de produção seria maior, logo mais caro.
biblioteca de jogos ? eu tive o nintendo 64, os jogos de qualidade do N64 não passa de 10 (007, Zelda ot e Majoras, Mario, Star Fox, Grand Prix, Banjoo toie, Pokemon Stadium, Perfect Dark).
Sega da America se negou a fazer, não parceiro, você está errado nesse seu comentário. Se você ler o livro Console Wars tem uma entrevista com John Kawinski, presidente da Sega America naquele tempo (acho que era assim que escreve o nome dele), que explica em a+b como foi a relação da Sega America e Sega Japão, era o Sega Japão quem não deixava a Sega América trabalhar para vender a marca no EUA e deixou a marca Sega Saturn morrer, ainda mais quando ele saiu e entrou outro diretor e deu uma declaração que "o Sega Saturn não era console que a Sega queria" ai que ferrou tudo.
Se você gostou desse vídeo faz um favor para mim? Não esqueça de compartilhar com pelo menos um amigo ou nas suas redes sociais ou nos seus grupos de whatsapp. Porque aí o vídeo vai alcançar mais pessoas, o canal vai crescer mais rápido, eu vou ficar muito mais feliz e vou querer fazer muito mais vídeo para você, fechou? Muito obrigado também aos apoiadores do canal no Clube Retrogamer Aperte Start e todos os membros do clube estão concorrendo a um incrível controle 8Bit-Do M30, mais informarções -> bit.ly/cras-yt
Só não entendo os finais dos ssus videos onde vc fala q é apenas a sua opinião
Vc fala a sua opinião ou fala fatos?
Bacana cara bom demais seus vídeos, continue assim que vai ser sucesso, parabéns!!!
@@hugolobo881 responde meu comentário rapá
@@faaalamane2062 Minha opinião é baseada em fatos, estudo e experiências, somo tudo isso chego a uma conclusão e dou minha opinião nos vídeos 👍
@@faaalamane2062 kkk respondido 😁
Na minha opinião como sempre os exclusivos eram espetaculares, na época que eu vi o star fox 64 e o Mário 64 não tinha visto jogos desse nível em nenhum concorrente
E essa foto do Danilo
Cara, meu console favorito. Realmente quando eu ganhei o meu em 1997 fui seco na locadora perto de casa, e lembro que tinha poucos jogos, um deles era Mace The Dark Age, meu primeiro jogo do console. Marcou uma geração e a minha adolescência. Belo vídeo.
Vlw Fabiano Ribeiro 😁
eu tenho o Mace guardado até hoje, um dos meus favoritos tb
Mace é bacana, mandei carta para Nintendo pedindo os fatais e eles me enviaram, achava top demais o Executor e o Lord Demons, o fatal dele era violentão, empalar o cara kkk e o Viking que fazia o rival virar carne moida e a Loira Taira se não me engano transformava o cara em galinha, a musica do Asmodiam é épica, coloquei no carro pra ouvir.
Meu N64 veio com o Diddy Kong Racing (parecido com Mario Kart), e o console foi embora com esse único cartucho porque custava um rim comprar um cartucho novo.. Eu vivia locando jogos pra poder jogar, isso definitivamente foi o motivo pra eu ter trocado o N64 por um Playstation, jogos piratas a 10 reais, como resistir?! kkk
CARTUCHOS CAROS + AUSENCIA DE JOGOS DA CAPCOM E SNK (tinha capacidade de rodar igual arcade) + AUSENCIA DE JOGO DE CORRIDA DE PESO + PODERIA RODAR TEKKEN 3 (ja que todo mundo diz que foco era 3d) + VERSAO DOS JOGOS NAO TINHA CENAS REAIS (sucesso no ps1)....esse sao os erros. Era uma maquina poderosa, mais nao aproveitaram...
@Paulo Eduardo Correa Cruisin' World e Exótica também são ótimos, Mickey Speedway Usa também é bacana, de resto tudo joguinho mal feito de corrida.
O grande erro da Nintendo foi insistir mídia ultrapassada (cartuchos), que eram caros e limitados. Nintendo 64 tem os melhores exclusivos, que amo jogar até hoje, porém isso não segura o console. Não tinha jogo de futebol direito, não tinha jogo de luta praticamente, jogos não tinham cutscenes, etc. Uma máquina poderosa, limitada pela mídia escolhida.
@Paulo Eduardo Correa Sim, esses sao otimos....mais cade a seriedade do gran turismo? Os carros de verdade? (Hj em dia prefiro forza). Jogar need for speed 3, teste drive 5...era muito legal.
@@SuperSidneyOliveira se for analisar friamente, a ideia do cartucho nao era ruim...jogar sem loading é muito melhor. No saturn nem tanto, mais no PlayStation era sofrível. Porem acho que esse cartucho deveria ter mais espaços...nao sei.
Particulamente eu me divertia mais com playstation, tinha infinidade de opcoes, jogos de todos os jeitos, formula 1, gran turismo....quer jogar fliperama (mesmo com versoes mais capadas)? Vc poderia...quer jogar um bom rpg? Tinha....quer jogar um fps? Medal of honor, quake 1,2 e 3....quer jogar futebol? Skate? Plataforma? Disney? Playstation tinha tudo. Eu gostava do nintendo 64 e joguei muito, graficos mais bonitos e estaveis ( Formula 1 1997, rayman 2 e mario 64, inclusive mortal kombat 4) eram outro nivel....porem era dificil de encontrar e pra comprar era muito caro...
Eu tive o N64. Hj ele tá com meu irmão. E até hj amamos os games. Temos super Mário, Dr Mário, Turok 2, Mario Kart. Só esses jogos foram o bastante pra fazer nossa alegria. E até hj faz. Muito bom. É uma pena que não fez dinheiro, mas fez alegria.
PS1 pode ter vencido em vendas mas o N64 teve os jogos mais influentes da geração!
Aliás, os jogos mais tops estavam no console da Nintendo. Afinal, não tem nada no PS1 que seja melhor que Zelda Ocarina of Time, Mário 64 e 007 Goldeneye.
N A D A!!!
Tive um n64 fazia muito tempo que nao jogava vídeo game , comprei usado com 3 jogos , depois eu tinha que ira na locadora alugar porque os jogos eram bons mais muito caros tipo 180,00 reais , bom vídeo game ate eu jogar o playstation na casa de um amigo, além dos jogos serem mais baratos , vc nao precisava colocar acessórios para o controle vibrar , e vc comprava um play com 10 jogos mais barato que um 64 , era um bom vídeo game , a quantidade de jogos do play e o custo benefício era muito melhor , lembro ate hoje de final fantasy 8 4 CDs os gráficos imprecionavam ,
Ao meu ver era um console caro com jogos caros, eu mesmo não pude comprá-lo, aí o ps1 chegou forte por aqui com mais atrativos e jogos e quem conseguiu uma graninha foi pro ps1... Mas o 64 após anos pude conhecer e ver o seu potencial.
Perfect dark, pra mim foi um dos melhores jogos do console...
Não vejo defeitos nesse jogo até hoje.
@@anubizplay9444 ??quem falou em defeito??
@@toplogisticaltda1951 Vi que vão fazer um Remake dele . Anunciaram ano passado,mas não sei se já saiu.
@@anubizplay9444 tomara que façam, o jogo era realmente muito bom.
Pra mim é um dos melhores jogos de tiro até hoje, o único defeito é que não tem recuo nos tiros.
Tive um N64 por anos. Teve alguns bons jogos porém os exclusivos eram os melhores. Mario Kart 64, Smash Bros., Mario Party (para jogar com a galera), Mario Tênis...tem um monte. O problema da Nintendo é que os cartuchos eram muito caros, assim como todo equipamento. Já do PS qualquer feira você encontrava uma pechincha. A pirataria fácil no PS e os preços astronômicos dos produtos do N64 que pelo menos aqui no BR deu uma desanimada. Eu amo a Nintendo, para se divertir não a jogos melhores do que os exclusivos dela. Porém, depois do N64 não comprei outros consoles da Nintendo por conta do preço.
Ainda tenho o meu 64, e gosto muito dele, pena que faltou jogos para alavancar esse console maravilhoso. Parabéns pelo conteúdo apresentado 👍👍
Faltou humildade da Nintendo kk
Eu sou um desse que jura que o Nintendo 64 é o console da minha vida esse vídeo game me marco, na minha adolescência joguei demais os clássicos super mario 64, zelda ocarina of time, majoras mask, goldeneye 007, MK trilogy, star fox 64 e tantos outros.
Imagina os jogos de luta da CAPCOM e da SNK , com 64 bit's , 4 MB de RAM , e sem loads , as duas produtoras fizeram falta no N64 !!!
Séria maravilhoso, mas o N64 não gerava bem sprites (uma pena)
E com aquele controle maravilhoso pra jogo de luta ia ajudar também
C/ aquele joystick padrão de 6 botões seria ótimo.
Eu vivia sonhando com isso, cara! E até calculava quanto de mémoria seria necessária no cartucho pra fazer uma versão idêntica da Super SF II Turbo do arcade! rsrs
@@JulioCesar-dz1jo nem lembro de jogos 2d no 64. Teve algum?
Os anos se passaram, e a nitendo não desceu do seu pedestal, com arrogância e orgulho.
Sempre com suas restrições, sem deixar produtores de conteúdo divulgar seus jogos, fazendo consoles que vão na contra mão do mercado e deixando o brasil fora do seu raio de vendar. Mas por ironia acho que boa parte dos brazucas não sentem falta da "GIGANTE DOS ANOS 80".
Cara ótimo vídeo parabéns!!!
Nintendo 64 é um dos que curto até hoje, tenho na versão americana e a edição pikachu blue/yellow e curto ambos os dois modelos e seus jogos sempre. Vídeo muito show! Abraço.
Eu tive um nintendo 64 foi meu último video game, depois disso passei a ter pc gamer .
eu adorei o n64 jogos incríveis para época ... Mario 64 , Donkey kong 64 ,Mario kart , Banjo kazooie , 007 goldeneye, Perfect dark , Turok 1,2 ... jogos top demais nunca vou me esquecer .
os jogos do 64 eram muito bonitos graficamente, Golden eye foi um marco na minha vida, lembro que a primeira vez que vi aquele jogo em multiplayer em meados de 1998 fiquei abismado com tanta qualidade, acredito que se o N64 tivesse sido feito para midias em CD e não em cartucho teria sido mais longevo.
9:40 Body harverst.. Jogaço pouco conhecido do n64, veio bem antes de gta e jogos de mundo aberto no geral, mas já tinha aquela liberdade e aquela pegada, mas era um game bem único.Um mundo apocalíptico.. Cheio de insetos gigantes sedentos por carne humana... Um dos meus favoritos de todos os tempos.
Eu acho que a Nintendo se sentiu blindada, achando que jamais iria tomar a rasteira que tomou, ela tava tão forte na época que não imaginava isso. Eu acho que foi um pouco de arrogância da empresa em várias decisões.
Vdd. Talvez se ela tivesse mantido a parceria com as empresas produtoras de jogos teria sido melhor. Mas os jogos produzidos pela própria Nintendo são muito foda. Zelda, super mario 64, banjo kazoie, 007, star fox, etc.
@@guileidy11guileidy40 Esse foi o problema, ela criou esses jogos fodas, mas só ficou neles, sem criar outros tipos de jogos. A Nintendo sabia que só criava jogo foda, mas pensou que seria para sempre, o que não foi o que aconteceu, perdendo feio para o PlayStation e Xbox um tempo depois.
@@Luccas_Diaz os cartuchos também era muito caro. Era pra eles terem aderido as mídias de CDs. Mas é dos console que vai ficar sempre na história. Até hoje eu jogo.
@@guileidy11guileidy40 Japonês e games combinam demais, os caras são feras em produzir jogos de qualidade. Tanto a Nintendo quanto a Playstation da japonesa Sony foram, sem dúvida, as empresas que revolucionaram o mercado de games. Os jogos da franquia Metal Gear Solid, por exemplo, é outro ícone que marcou e marca gerações.
Lucas D A
falem a merda que for,mas os games foram tão marcantes que nego hj em dia até chora jogando Perfect Dark ou Zelda,sem falar no remake do 007 Goldeneye que fizeram...
Lembro de ficar admirando os anúncios do N64 e de seus jogos, na parte de trás das capas das revistas de game. Como era criança na época, não tive o console e fiquei na vontade. Nostalgia boa.
O N64 foi o último console da Nintendo que tive, lá em 1997 e pra mim o segundo melhor console da big N depois do SNES.
Canal tá crescendo legal, esses dias tava só com 2K,já chegou aos 6 hehe
Parabéns pelo excelente conteúdo, meu caro!
TB tive o último da Nintendo o 64, queria ter um switch, mas no Brasil ter 2 console é para poucos
Muito obrigado Thiones 💪 Devagarinho o canal chega lá!😁
@@aperte é só questão de tempo por que conteúdo e qualidade tem de sobra ! show
Eu nunca tive tanta alegria na vida jogando um video game como estou tendo agora com o Nintendo Switch. Sim, sou privilegiado por poder morar no exterior e conseguir comprar o console e os jogos originais num preço justo, morando no Brasil eu jamais conseguiria. Mas não dá pra negar, é o melhor video game que existe, os jogos exclusivos da Nintendo são mágicos e excelentes. Só Zelda BOTW, Odyssey, Smash Bros, Splatoon 2, Luigi's 3, MarioKart 8, Pokemon e Animal Crossing já valem todo o dinheiro investido.
Um dos meus consoles favoritos. A casa de Banjo-Kazooie, um dos melhores jogos já feitos.
O PS1 venceu de forma acachapante o N64 por todos os fatores já apresentados neste vídeo e em outros do seu canal, mas tem uma coisa que passa despercebido: o relacionamento com as third parties. A Sony subverteu as regras do jogo na década de 90. Antes as empresas iam até a Nintendo para lançar seus jogos, depois a Sony foi até as empresas "pedir" que elas lançassem seus jogos para o PlayStation. A Sony as colocou como first-parties e na Nintendo elas continuavam como third parties. A fabricante de hardware indo até a desenvolvedora de software e não o contrário. Muitos desenvolvedores da época relatam que eles tinham que viajar para Quioto e apresentar seus jogos para a Nintendo e a Nintendo ia "pensar" em liberar o jogo para seu console. Mudança de paradigmas foi a questão decisiva para a vitória do PlayStation.
eles eram arrogantes mas "nenhum rei reina para sempre"
sim sim !! lembro até de um filme que passou na sessão da tarde na decada de 90 e mostra uns caras apresentando um jogos para uns japoneses e os cara olham feio e são difíceis de convencer, até acredito que eles seriam tipo a nintendo na época! kkk
Mas eu acho que o concorrente do ps1 foi o dreamcast não...O n64 foi de cartucho ainda então não foi uma concorrência justa..
@@dinheirofacil614 o fato e que a Nintendo cagou no N64 mantendo cartuchos nele, perdeu grandes títulos para a concorrência como o Final Fantasy, essa atitude arrogante da Nintendo de querer mandar nas produtoras de jogos por ser dona do console não é novidade, a Atari fez isso com seus maiores programadores e eles saíam dela para criar a activision, de onde sairam sem a menor dúvida os melhores jogos para Atari.
Isso vai acontecer novamente, mas agora com o streaming, produtoras vendo que são limitadas pelos consoles e querendo elas mesmas comercializar e gerenciar seus jogos vão elas mesmas oferecer seus jogos aos seus clientes, é só a internet dar mais um salto de velocidade, as empresas não vão mais ficar presas a consoles.
@@gdogdumal a escolha foi da empresa permanecer como estava, afinal a indústria estava começando a migrar para o DVD...E a empresa percebeu que se migrasse para o DVD daria muita pirataria, aí resolveu esperar e fez com o que tinha em mãos...mas o concorrente do play one foi o dreamcast....
N64 sempre será para mim um dos melhores consoles já lançados de todos os tempos, os jogos nem se fala, simplesmente incríveis.
O Nintendo 64 sem dúvidas é o video-game da minha vida. Realmente a era incomparável a quantidade de jogos contra o play, porém analisando hj em dia os jogos do PlayStation envelheceram muito mal. Jogos como banjo, mario e zelda continuam lindos. Os melhores graficos do ps1 são os gráficos medianos do n64 (grafico não é tudo, eu sei, porém tem jogos que realmente envelheceram mt mal)
E só o serrilhado e a falta de filtros nas texturas. Já que os jogos de ps1 tem mais polígnos e as texturas tem uma resolução maior.
O N64 mostrava seu real poder quando a Nintendo colocava aquele cartucho de 4 mega de ram junto com o jogo. O Donkey Kong ficou lindo demais com ele!
Nem precisava ir longe, Conker é um dos jogos mais lindos (senão o mais lindo) do 64 e roda tudo diretamente do cartucho sem precisar de expansão
Tive um N64 enquanto meus amigos tinham Playstation. Jogar multiplayer num 64 era a coisa mais legal do mundo uma vez que lan houses ainda não existiam.
Playstation tinha uma variedade de games enorme mas a qualidade da grande maioria era questionável. N64 por sua vez tinha games muito bons mas custavam horrores.
E a decisão de usar cartuchos acabou com o aparelho. A limitação era enorme.
Se utilizasse leitor de CDs, é certeza que teria dominado o mercado porque teria variedade com qualidade.
Saudades daquele tempo!
Eu morei num local onde as pessoas viviam numa bolha e meus pais não me compravam revistas sobre o assunto. Onde morei, o único console da Nintendo conhecido era o Snes, a bolha do Playstation se alastrou de tal forma que eu só ouvi falar da existência do Nintendo 64 quando acessei a internet pela primeira vez, muuuuitos anos depois e quando descobri que a Nintendo havia continuado com o 64, Game Cube e etc minha mente explodiu. Infelizmente nunca joguei o 64.
Gabriel Curityba Passei pela mesma situação. Na época eu só tive contato com o SNES e o PS1 e o N64 era apenas lenda para mim (talvez por isso eu sempre tive um preconceito contra o N64 pois se eu não via ninguém jogando ele era porque esse console não era bom, pensava eu)...
N64 era console de playboy na epoca
Comigo foi ao contrário: não sei se é pelo fato, também, de eu ter vivido em uma "bolha", mas, quando eu era criança, lá no fim dos anos 90, eu só ouvia falar de Nintendo e Sega: onde eu morava, era todo mundo com o Super Nintendo, Mega Drive e o 64 como console da 5ª geração (nunca tive contato com o Saturn).
A primeira vez que eu vi um Playstation foi num comercial da Polishop (se não me falha a memória), em 1999. Mas eu não liguei muito (nem me lembrei, posteriormente, do nome do console, rsrsrs). Mas eu só fui ver um, pessoalmente, e ter contato (jogado) lá por 2000 ou 2001 (não lembro ao certo).
@@Betin264 até meados da década de 90 tb, não sabia que playstation existia só quando entrei numa antiga locadora de games, que tb era uma casa de jogos vi o playstation pela primeira vez e achei o jogo lindo, parecia anime. O erro da nintendo foi apostas nos cartuchos que eram caros e tamanho bem restrito, tipo um cd tinha quase 10x mais espaço, permitia a empresa fazer jogos com mais qualidade
@@josesanchezsofilho9412 Disse tudo. O Nintendo 64 tinha tudo para ter dominado aquela geração: gráficos potentes, suporte para quatro controles simultâneos, 3D nativo. Infelizmente, os cartuchos limitaram demais a capacidade do console.
Top 5 da N64
1- Conker Bad Fur Day ( O melhor jogo que joguei na minha vida)
2- Zelda Majors Mask
3-Mario 64
4-Pokemon Stadium
5-Super Smars Bros ( Mario Lutar)
Conker's é foda demais!!!
Faz um vídeo sobre os jogos desconhecidos do Nintendo 64 ou sobre os jogos de ps1 que foram melhores no nintendo 64
Comprei dois N64 um da cor original e o verde limão para guardar eternamente e os jogos GOLDENYEI 007, STAR FOX, INTERNACIONAL SUPESTAR SOCCER 64 e 2000, STAR WARS. Amo demais
Quase todos os jogos de qualidade eram os da própria Nintendo? A Rare, a Acclaim, a Midway, a Konami, Boss Games, Factor 5, id Software, Ubisoft etc também trouxeram jogos que ajudaram a construir o N64 (Goldeneye, Banjo Kazooie, International S. Soccer, Cruis'n, Turok, Doom 64, Rayman 2, Top Gear Rally, Star Wars e outros). 🧐
Aos meus 31 anos ainda jogo no meu Nintendo 64 que ganhei de aniversário do meu pai, na época comprado na loja Dizapel em 1997, tenho 6 fitas ainda, tenho o memory card, que vai embaixo do controle pra gravar os jogos, nostalgia tremenda tempo incrível que infelizmente não volta mais, saudade desse tempo uma das fitas é Star Fox
Ainda tenho meu Ps1 ainda tbm .. ganhei quando tinha uns 10 anos.. o importante é curtir a nostalgia
Com certeza essa foi a melhor infancia que nois de 80 e 90 tivemos!
Foi mais justo nesse video que no anterior. Entre todos os consoles é meu preferido (empatado com Gamecube, nao consigo decidir.rsr) Gosto muito do ps1, mas se tivesse que escolher entre os dois com os melhores jogos de cada, escolheria o 64.
Justo 💪
Outra coisa que pesou muito foram as conversões de jogos de arcade, inexistentes no N64, na época a procura era grande; king of Fighters, Street Fighter, Marvel vs, Tekken e tantos outros, que os concorrentes tinham em abundancia, os j-rpg em alta foram outro motivo, preço dos jogos. acho que o aliviou pra Nintendo no final da geração foi o game boy e a febre Pokemon.
Parabéns pelo vídeo! As vezes o TH-cam me indica coisas realmente boas e interessantes, e esse canal foi uma delas. Bom, queria deixar meu relato sobre minha experiência com o N64... No final dos anos 90, existia aqui no bairro (Joinville SC) uma locadora de VHS e Games, com alguns Playstation, Dreamcast e N64. Eu tinha uns 9, 10 anos na época e era difícil poder escolher o vídeo que eu queria jogar, por que o os mais velho sempre escolhiam e sempre sobrou o Dreamcast e o N64. Foi onde a paixão começou, sendo praticamente obrigado a optar por um desses dois consoles para gastar os 30mins, ou 1hora as vezes (era meio caro) eu fui se viciando em Perfect Dark, 007, Zelda e por aí vai... Depois de um tempo, eles começaram a a alugar os consoles no sábado para entregar na segunda e adivinha o que sobrava? O N64. E isso ajudou a se apaixonar eternamente por ele. Perdi as contas de quantas horas eu fiquei perambulando em Ocarina of Time... Bom, as vezes eu conseguia alugar o Dreamcast e foi outro console que me trás grande saudade... Enfim, são tantas histórias e lembranças, poderia ficar horas aqui. O fato é que tempos depois eu tive a oportunidade de comprar ou o N64 ou o Dreamcast (por que a locadora abriu falência) e então tive meu tão sonhado N64...
Ótimo vídeo Ed. Infelizmente depois do snes só fui ter outro video game anos depois por falta de dinheiro, mas fico imaginando como teria sido diferente se o n64 fosse de cd, a história seria outra.
Até hoje não consegui gostar do Nintendo 64 pelo fato de usar cartuchos acho até o SEGA Saturn melhor porém se o N64 fosse de CD aí o bicho ia pegar.
Video muito bom. Acabou de ganhar um inscrito. Lembro que comprei o meu N64 em 97 e paguei R$ 666,00 (número maldito) e só tive três jogos, porque a maioria era bobinho e custava mais que um salário mínimo.
Lembro que ganhei um no meu aniversário em 1999, eu tinha 5 anos, cara eu estava esperando super Nintendo pq meus primos tinham e eu adorava aquele game, aí meu pai chega com um N64, na época era um game surreal, até hj jogo nos emuladores o jogo Zelda ocarina of time kk
Ed, fale sobre o desenvolvimento do jogo Doom para o Nintendo 64. Para mim, um dos melhores jogos do console. Este sim aproveitou toda a capacidade gráfica do console.
O foda é que os exclusivos da Nintento são totalmente indispensáveis, chega a ser um absurdo alguem falar que nunca jogou os classicos do 64
Alem de Mario e Zelda, tem o maravilhoso Conkers Bad Fur Day. E digam oq quiser, eu não sei pq criticam tanto o castlevania 64, pra mim é o melhor, a trama retrata um dracula clássico com uma pegada de magias negras e varias coisas
O castle 64 é um ótimo jogo, é a fã base dele que é um pé no saco, eram acostumados no 2d e estranharam muito o 3d, eles hatearam o symphony of the night pq ele não tinha um Belmonte como protagonista e nem o chicote sagrado, hj em dia é considerado um dos melhores, mas pela quantidade de pessoas que jogaram e amaram, porém se for ver as vendas dele na época foi fraca e foi oficialmente muito criticado. O castle 64 é um dos meus favoritos e a abertura dele tem a musica mais linda de todos da série na minha opinião.
depois castlevania 64 só fui gostar do lords of shadow (2010)
O Mario Kart 64 é muito divertido e dá pra jogar com quatro amigos...
@@AlexSilva-dk2fy Mario kart 64 é da hora, dava sempre fila nas locadoras era normal ter sempre um grupo jogando no multi-player!
Isso porque faz parte da empresa da Konami
Esse vídeo é épico, sempre volto aqui pra assisti lo.
Curto muito também, tanto esse como esse outro que vou deixar linkado aqui, parecem que são complementares
th-cam.com/video/FIWCeFPisv0/w-d-xo.html
Na época ganhei um Nintendo 64 mas o que eu queria mesmo era um Saturn,apesar dos belos jogos exclusivos o Nintendo 64 deixa a desejar por conta da falta de vários jogos de peso das outras desenvolvedoras,felizmente consegui um Saturn e fui muito feliz,mas me diverti muito com o Nintendo 64,já o PlayStation eu jogava na casa de amigos e fui ter um só tempos depois,o cartucho com certeza foi um dos motivos que limitava muito o Nintendo 64 infelizmente. Parabéns ótimo vídeo.
Qual era teu interesse no Saturn? Quais jogos e pq?
@@waynealbuquerque9832 Na época o primeiro modelo do Saturn com botões ovais eu achava incrível,eu jogava muito na locadora perto de casa,mas acabei ganhando o Nintendo 64 e apesar dos belos jogos a biblioteca do Saturn me agradava mais,jogos como o Daytona Usa circuit edition jap,Burning Rangers,Panzer Dragon 1,2,Radiant Silvergun,Sega Rally,Virtual Fighter 2,Nights,Saturn Bomberman,Guardian Heroes,Astal,Rock Man X4,Street Fighter Zero 3,Metal Slug,The King of fighter 97,Ultimate Mortal kombat,Battle Garegga,X men vs Street Fighter,Wuku Wuku 7,Dungeons e dragons,Lunar e outros varios jogos fantásticos que o Saturn ganhou e o Nintendo 64 infelizmente teve pouco apoio das outras desenvolvedoras,fiquei com o Nintendo 64 do começo até ele ser descontinuado,depois troquei por um Saturn e me diverti muito apesar do Saturn ter perdido a geração,a biblioteca de jogos do Saturn me agrada mais que a do Nintendo 64,ambos são ótimos consoles mas cada um tem uma proposta diferente.
Vivi essa época, realmente o vídeo é excelente!
Justamente isso, todos os “poucos”amigos que tinham o 64, tinham poucos cartuchos e reclamavam justamente disso, ahh o preço tmb dos cartuchos eram surreais para época!
Video excelente!! Só faltou mencionar os erros e crimes da Nintendo nos anos anteriores, o monopólio, reserva de mercado, extorsão... procurem pela história do FF7 que revela como a Nintendo era prepotente.
Mano eu tive o enorme prazer em jogar o 64 em 96 tinha meus 9 anos por ai. Pirei em vê o Mario e o K.I Gold q era oque mais jogava. Tbm o Zelda Ocarina era de encher os olhos. Eu ñ conhecia o Zelda antecessor a link to the past do Snes mas mesmo assim curtia bastante. Joguei por longo anos 3 por ai. Foi uma fase bem proveitosa de minha infância com certeza.
O que a Nintendo pecou foi no fechamento de acordos com as produtoras pois a baixa em jogos deixo muita gente sem opção. Partindo assim para o PS
Lembro bem como era caro comprar jogos dele
Meus pais na epoca nao conseguiram nos dar muitos jogos
Em 1997 foi adiquirido e custou cerca de 700 reais
Que era um dinheirão
Mas pela qualidade que eu vivenciei valeu cada centavo
Diariamente eu revivo isso pelos emuladores
Eu adoro o N64. Qndo vi Super Mario 64 pela primeira vez, achei demais, com gráficos polidos e lisos. Só pude ter meu primeiro N64 uns meses depois do lançamento. Era bem caro na época, sem falar jogos q tb eram caros. Minha mãe qse não comprou o console. Rsrs.. Apesar de não ter tido muitos jogos no início como vc falou, dpois saíram muitos jogos e muitos são excelentes. Super Mario 64, Star Fox, 007 e principalmente Zelda Ocarina Of Time foram sem dúvidas um dos melhores jogos q já joguei até hj. Excelente vídeo Ed.
Eu creio que uma das grandes razões do Playstation ter sido um enorme sucesso foi realmente graças à Nintendo e esse seu vídeo confirmou minha afirmação. A Nintendo, acostumada com exclusividades, agora teve que "engolir" a debandada das Third Parties para as rivais e foi uma dura lição para a Big N. Ótima análise!
Foi uma mistura de erro estratégico com um pouco de excesso de confiança.
Eu ganhei o Nintendo 64 no dia das crianças do ano 2000 em Juazeiro-BA há 500km aqui de Salvador, o primeiro game que joguei foi Pokémon Snap e depois Mario Kart 64 foi o segundo que já joguei e o Super Mario 64 também joguei e já virava dica daquele programa do Multishow o Stargame onde o Mario tinha que pegar 120 estrelas pra rever o Yoshi.
O fato de ter vencido disparadamente em duas gerações foi o fator da queda da Nintendo, ficou muito senhora de si, Achou que o mercado tinha que adequar a ela e não o contrário. por isso hoje ela fica com as migalhas.
Meu jovem,"disparado" ela só venceu com o nintendinho,e isso usando de muita chantagem e ameaças pra cima das empresas...no snes,ela levou pau a geração inteira,só virou as vendas quando a concorrente já estava focada na NOVA geração, e ela ficaria ainda mais 2 anos na geração 16 bits...essa de que a Nintendo "venceu com folga" nunca existil,esse mito surgiu principalmente na era das locadoras nos anos de 95,quando elas estavam lotadas de snes,já que ele ainda recebia jogos,e muitos bons jogos,aí a criançada criou esse mundo paralelo kkkkkkk
@@bigboss8874 Nossa, bom saber disso, kkkkkkkjjjjj.
Sempre vencedores de geração gostam de fazer merdana seguinte, menos a SONY da 5a pra 6a, mas fez da 6a pra 7a e parece q vai fazer da 8a pra 9a.
E calma lá meu patrão, a Big N lançou um console 3 anos depois do início da geração atual e muito mais limitado com muito menos grandes jogos e já passou a Microsoft, além de ter ganhado a passada
Hoje ela fica com migalhas? Ela é a que mais lucra, vende console com preço padrão desde o início ta por fora em.
@D D switch é console de mesa ?
007 contra o Golden Eye foi revolucionário pra época. Joguei muito. Tinha um primo que teve o Nintendo 64.
"Brinquedos Laura"...no Shopping Paulista!
para mim uma coisa que também marcou a era do N64 é que talvez foi ele que tornou popular as jogatinas em grupo com tela divida em até 4 jogadores jogos como goldeneye e star fox etc. na biblioteca de games do 64 a maioria tinha suporte para multiplayer em tela dividida que era sem duvida diversão garantida.
Cara, seu canal é espetacular. Me inscrevi há pouco tempo, mas já assisti um monte de vídeos! Torço para o canal crescer muito e ser um sucesso!
Muito obrigado Celio Neto 💪
e você, é um gato.
Show! Eu tbm achava o N64 incrível na época, 007 era muito bonito. (2001 quando vi)
A Nintendo também usava como desculpa para os cartuchos a idéia de que os jogadores não suportariam os longos carregamentos dos CDs. Eu quando vi e joguei Super Mario 64 pela primeira vez foi de cair o queixo; jamais tive uma sensação de encantamento tão grande quanto aquela. Tive o console e a escassez de jogos foi mesmo um grande problema. Enquanto quem tinha Playstation se perdia em meio a tantas opções, os donos de N64 recebiam jogos a conta-gotas. Franquias consagradas como Street Fighter e Mega Man X sequer deram as caras. Até Metroid, que é da Nintendo, não apareceu. Acho que foi com o lançamento do N64 com cartuchos que a Nintendo "descarrilhou", deixando de ser uma opção certa para os jogadores mais tradicionais. Tanto que o GameCube, seu sucessor, teve vendas muito abaixo das expectativas, num cenário em que a maioria do público já estava conquistado pelo Playstation, e a Microsoft com o tempo acabou virando a real adversária da sony nesse meio.
é vdd, quando eu comprava as revistas da época tinham de 6 a 8 reviews de jogos para ps1, 4 de sega Saturn e apenas 2 de N64
Verdade. Pior: eu li uma entrevista, de cinco anos atrás (2016), onde Ed Fries, ex-chefe da divisão do XBox, disse que, no passado, a Microsoft tentou uma parceria com a Nintendo. Fico imaginando: como seria um console que juntasse as qualidades do Gamecube com as do XBox original? No mínimo interessante!
P.S: O Gamecube sofreu do mesmo problema de seu antecessor, o N64: mídia errada (no caso, miniDVDs)! Mesmo assim, o Gamecube vendeu apenas um pouco menos que o XBox original. A coisa começou a "descarrilhar" na geração seguinte: embora o Wii tenha vendido mais que os concorrentes, ele "acabou" com a imagem da Nintendo, que passou a ser vista com uma empresa "casual", "infantil" e, principalmente, "retrograda", vide o hardware obsoleto do Wii, em comparação com o do PS3 e XBOX360.
a primeira vez que vi o N64 foi no programa da Ana MAria Braga, fiquei louco. era surreal pra época, e quando meus pais conseguiram comprar um pra mim, a primeira vez que liguei na tv eu chorei de felicidade! ótimas recordações.
Joguei mto Turok 3, bons tempos.
Rapaz, o uso docartucho e a saída da Square fizeram a maior mudança da história dos videogames. Se o 64 fosse de CD tudo seria diferente hoje.
Lembro que eu fui comprar um novo console e decidi comprar o Psone por causa de FF7.
Alguns anos depois eu comprei um 64 e joguei muito Zelda.
Eu lembro como eu aguardava eternamante por mais ports de jogos de arcade como os fighting games da Capcom e SNK.
Adoraria ver como ficaria algum port de SF Zero 2 pra ele.
A falta de algum jogo de corrida badalado como NFS 3 ou Test Drive 5 também não contribuiu.
Eu sou um dos que tem muito carinho pelo N64 mas até naquele tempo eu já percebia que ele carecia de mais variedade de títulos.
Não querendo ser fanboy, mas, na moral, como assim o n64 falta jogo de corrida? Tinha Fórmula 1, F-Zero X(melhor jogo de corrida p mim), Top Gear 64, Star Wars Race...
@@Scrubermensch Ele realmente tinha jogos de corrida.
Mas na boa, desses que você citou, só o F-Zero era um jogo top mesmo.
O resto é só título esquecível que juntando todos, não batia NFS Hot Pursuit ou test Drive 5 ou 6.
Top Gear 64 é um vexame. Carros quadradões, pistas sem detalhes, etc.
Não curto F-Zero mas sei que é um jogo de corrida divertido.
O ùnico jogo de corrida do N64 que eu gostei nem é de carro. É o Wave Racer 64.
@@IvonaldoLima World driver championship?
@@wzero1 Dos jogos de corrida ' de carros' esse é o mais polido dos que sairam pro N64 mas putz.. Ainda está muito longe de títulos de mais peso da época e que infelizmente o N64 não recebeu nenhum.
Colin McRae Rally, Wipeout 3, Moto Racer 2, V-Rally, Destruction derby, Toca 2.. e isso sem contar todos da série NFS e Test Drive daquela geração.
N64 careceu muito de títulos de de corrida de peso e de estúdios conhecidos.
Gostei muito do canal. Conteúdo muito bem feito, anos 90 e 2000 foram realmente espetaculares, pra quem era gamer.
Comprei meu Snes em 93, foi quando vi o Neo Geo em uma locadora. Era algo incrível.
Eu tive um N64 e era ótimo e impressionante na época! Só dava para jogar os jogos porque podíamos alugar os cartuchos, pois eram caros demais um original!
Se a Nintendo tivesse aderido a mídia de CD, hoje seria com certeza soberana!!
Mas um excelente vídeo, e compartilho de sua opinião. No final de década de 90 e até por meados de 2008 focava apenas em jogos de PC e emuladores. O contato com PS1 e N64 era emprestando de amigos.
Muito bom seus vídeos, tem um "q" de revista de videogame antiga sabe. Excelente.
007,super Mario, arm Man, Bomberman 64, Mario party, Mario kart e alguns outros ...
Me diverti com o 64 sim kkkk
Revolucionário, adoro até hj!!!
Show, mais um inscrito. Faz um vídeo da trajetória da Rare.
Muito obrigado claudio silva 💪 Ótima sugestão!
A Nintendo deveria ter feito parceria com a Fujitsu para ter em mãos os processadores nas versões de 64 até 127,55 Mhz. E da Toshiba viriam as memórias internas de 500, 512, 528, 624, 768 Megas. E por último os HD's mecânicos nas versões de 8, 32, 64, 128, 192 e 256 Gigas. Placa de som Yamaha, placa de Rede Panasonic e Drive ótico de CD e DVD Panasonic com as seguintes leituras: 4, 6, 8, 10, 12, 16, 20, 22, 24, 30, 32 e 36X.
Bem legal o vídeo. Se puder, fala do acessório do N64 que "prometia" compensar a falta de CDs: o 64 Disk Drive.
até então esse item é incógnita não esclarecida pela própria Nintendo igual ao leitor de CD para super NES
Eu me lembro que eu pedi para o meu pai comprar um N64 pra mim ai finalmente quando chegou o dia eu fui ate a casa do meu colega falar pra ele né, então ele me mostrou o game que ele estava jogando...eu fiquei de queixo caído, caralho!!! que jogo é esse poha!! era Metalgear Solid pqp eu corri até o trampo do meu pai pra esperar ele na saída e falar pra não comprar mais o N64 eu queria o PS1 agora só que era mais caro. ai tive que esperar mais uns 6 meses até ele comprar, mas valeu a pena foi só alegria meu irmão e quase eu peguei esse N64 acho que eu ia me arrepender se eu pegasse ele. Bom vídeo cara vlw!
Na boa...
Melhor canal retro da atualidade.
Parabéns !!
Muito obrigado Arcade BR 💪
melhor console da minha vida Nintendo 64 .... Melhores lembranças Mario Party, Zelda, Perfect Dark, Counkers Bad, Banjo, 007 Goldeneye
Nintendo começou liderando no quesito grafico o n64 tinha um gráfico um pouco melhor que o play 1 depois o game cube também tinha um gráfico melhor que o PS2 mais depois parece que não ligaram mais pra grafico tanto é que o PS3 é comparado até com o switch imagina só um console como o PS3 de 2006 ser comparado com um de 2016
Então, o PlayStation no início era um console focado em sprites mais polido do que o do SNES, mas viu o potencial do Sega Saturn em criar jogos poligonais como o Virtua Fighter, decidiu focar nisso também. Aí acabou com o N64 em quesito de gráficos. O PS1 tinha capacidade gráfica bem superior ao N64, não é à toa que o Resident Evil 2 para o PS1 é superior.
@D D Playstation 2 lixo em gráficos? Jogou Gran turismo 4 não
@@chrisv.beoulve7713 Não tinha não. O 64 não tinha esse nome à toa: ele gerava 64 bits, enquanto PS1 e Saturn geravam apenas 32. A questão do PS1 (e Saturn) é que ele usava CDs. O N64 usava cartuchos, o que limitava demais o potencial do console (o RE 2 do 64 saiu desse jeito, todo tolido, por causa disso). O que não impediu, claro, de que maravilhas fossem produzidas para ele, como "Star Fox 64", "The Legend of Zelda: Ocarina of Time" e "Majora's Mask", "Perfect Dark", "Conker's Bad Fur Day", etc. Além, claro, do lendário "Super Mario 64".
@@vladmirputin2356 Claro que não era. Mas, Gamecube e XBox tinham capacidades gráficas superiores às dele.
Fui muito feliz com meu nintendo 64. Tinha poucos jogos mas todos eram obras primas, mario 64, zelda, goldeneye, perfect dark, isss64. Tinha um saturn, tb fui muito feliz com ele, comprei ele pra jogar jogos de luta 2d
Eu acho que foram os cartuchos e o controle. Se a Nintendo migrasse pro CD e mantivesse o padrão dos controles do Super Nintendo, não teria passado tanto perrengue...
Pior que, mesmo com as críticas, eu adorei o controle do Nintendo 64 kkkkk
Eu adorava o controle do N64
@@thiaguofogao7850 pelo menos até ele quebrar
Eu gostava do controle do n64
Nessa época era quase impossível para a Nintendo acompanhar o ritmo do PSX. Eu que comprava jogos em CD no centro de SP a R$ 10,00 pirata não conseguia acompanhar o ritmo dos lançamentos de jogos, praticamente todo fim de semana tinha algum jogo novo em destaque. Eu tinha tanto CD de game em casa que não dava conta de jogar. A era do PSX e do PS2 foi mesmo a época de fartura de lançamentos em games e consoles.
Hoje em dia não sai nem 1/3 da quantidade daquela época e a metade dos games tem mais filme do que jogatina.
Só faltou dizer que a Nintendo, ao optar pelos cartuchos, alegava [e nisso estava certa] que a agilidade do console seria muito maior, já que não possuía loadings. Nas locadoras fez muito sucesso, pois o pessoal aproveitava pra jogar direto sem esperar kkk. Faz um vídeo sobre o histórico da Sony com o Playstation e o lançamento do Play 2. Esse sim, vendeu muito desde o primeiro dia.
Excelente vídeo!!! Eu ainda tenho meu n64 com Resident Evil 2 na caixa!!
Esse canal está sensacional!
Muito obrigado Maycon Carlete 💪
Que dá hora mano sem sabia que você é de Curitiba! Que show!🤙🤙🤙🎮🎮🎮
Faltou Street Fighter! Os jogos de luta estavam no auge. Imagina um X-Men vs Street naquela época?
_1º Vez que vejo o seu trabalho e fiquei de queixo caído com essa qualidade absurda de informações - Agora e vou sempre continuar acreditando que aqui no TH-cam ainda existe professores dedicados e dispostos a transmitir o conhecimento para as pessoas que desejam aprender .. Muito obrigado por compartilhar este video - Um grande abraço a todos .._
Meu sonho de criança era ter um N64, sou apaixonado por ele, o design, aquelas cores exclusivas de frutas...que tempo bom, era de ouro do games.
O design é bem legal sim, muito estiloso.
Lembro que na época eu fui na loja e perguntei o valor de um cartucho do Pokémon, o valor era de 250 reais. E na época encontrava um 64 por 200. Tá louco!
Para mim o que salvou o N64 foram os jogos da Nintendo e da Rare, porque de outras third-party a maioria só lançaram jogos muito ruins. Nada contra o N64, mas nessa geração na minha opinião tem 2 consoles que se destacaram que foi o Playstation (não tem nem o que discutir) e o Sega Saturn (sim, o console fracassou muito mais nas vendas que o N64, mas pra mim o legado dele pra mim foi muito significante, especialmente os jogos vindos do Japão). Uma pena, o que havia de expectativa havia tbm frustração, pois a Nintendo não quis acompanhar a tecnologia das mídias de CD (insistindo nos cartuchos que eram caros e memória insuficiente para jogos longos e detalhados apesar de carregar muito mais rápido) e acabou ficando parcialmente pra trás naquela geração.
Eh, mas os jogos mais importantes da geração foram do N64: Ocarina of Time, Mario 64, 007 Goldeneye, etc.
@@alexcla9445 Sim, concordo, o problema estava exatamente no começo da vida útil do N64, apesar de jogos como Mario 64 e Goldeneye ter impressionado a maioria do que saíram no mesmo período foram jogos ruins, fracos e que não exploraram o verdadeiro poderio do console, além do fato de sair poucos jogos por mês e fora que a Nintendo insistiu em permanecer no cartucho. Enquanto a Sony dominava o mercado com o PS1 com uma quantidade muito maior de jogos no mercado (especialmente porque no CD cabia muito conteúdo e mesmo os cartuchos de N64 ter maior capacidade de memória em relação a outros cartuchos como Mega Drive, Super Nes e Jaguar era insuficiente pra colocar tipo todo conteúdo no CD apesar do aparelho ter recursos superiores aos da concorrência da época), especialmente depois do lançamento de Final Fantasy VII onde as vendas dispararam e deixou ambos os consoles da sua geração no caminho desse período em diante. O Sega Saturn só não vendeu bem por causa do marketing apressado da Sega em querer antecipar o lançamento do console, além de ser tbm um videogame muito complexo de programar jogos porque eu acho que se fosse do contrário até o Sega Saturn teria vendido mais ou próximo do N64, porém eu acho que a biblioteca total de jogos do Sega Saturn tbm é maior que a do N64 e acho que o N64 não vendeu tão mal assim exatamente por causa desses jogos que vc citou no comentário.
@@juliosouza1494 Playstation vendeu mais pq a Sony é melhor que a Nintendo em tudo não relacionado a jogos: marketing, apoio de terceiras, distribuição, preços, facilidade de desenvolvimento, etc. A Nintendo sempre teve exclusivos superiores (e ainda tem), mas para por aí.
A Nintendo não queria era pagar os direitos pra Sony.
@@alexcla9445 Sim, concordo plenamente com vc, o aparelho da Sony teve excelente marketing, já a Sega por exemplo vacilou feio nos EUA nesse quesito com o Sega Saturn querendo antecipar o lançamento sem avisar os lojistas e colocando acho que uns 5 jogos no lançamento do console, aí veio a Sony com o Playstation que era 100 dólares mais barato com mais de 50 jogos no lançamento nos EUA. E qdo a Nintendo lançou o N64 acredito que a expectativa foi principalmente o Mario 64 que fez um enorme sucesso no lançamento, mas a expectativa diminuiu depois disso pelos motivos escritos acima (principalmente com o fenômeno FFVII no PS1). Mas pra mim a Nintendo continua sendo uma empresa forte nesses quesitos, o marketing que ela fez por exemplo do seu atual console (Switch) foi um grande acerto, o mesmo ela não conseguiu fazer com o Nintendo Wii U (dando a entender que era apenas um acessório do Nintendo Wii quando este já estava caindo nas vendas e no gosto dos jogadores)
Acho que todo vídeo game teve sua época! Para mim um dos melhores video games que já tive, lembro do 007 Goldeneye naquele tempo não tinha nada igual, até hoje acho o jogo incrível.
Bowser de cu é rola! Koopa neles!
Mario 64 é lindo mesmo pra epoca, joguei bastante pois foi meu ultimo console. Mas eu bolava mesmo quando via era Zelda e ISS 64. Esses dois jogos mais Goldeneye 64 pra mim valeram o console. O Goldeneye eu comprei até, tenho até hoje.
Penso o mesmo, ISS 64, Goldeneye, Zelda ocarina e Mario kart 64 para mim fez valer todo dinheiro bem gasto. Nintendo = diversão.
Verdade, zelda e mario já valem o console.
N64 foi show, com games em suporte multiplayer só vistos nas lan houses(007, Perfect Dark, Mario Kart e outros jogando com 4 pessoas juntas em um único aparelho!) e ainda tinha a vantagem de não ter os loadings que vinham no consoles de CD. O consoles de CD na época tinha a vantagem de barateamento na fabricação em massa, espaço(CD tinham 700mb e pendrive nem tinha sido inventado, logo memória em cartucho era muito caro!), mas compensava em qualidade gráfica onde os mesmos tinham imagem igual ou melhor que o PS2(MK4, KIGold, MACE, NFS Porche, etc...). Mesmo sendo melhor perdeu mercado pois os jogo eram pouco e mais caros, enquanto no PS1 tinha milhares de jogos a preços muito baratos(fora a pirataria que era fácil para consoles de CD!)! Eu tive do Atari até o PS2, hoje ainda tenho o N64 que trás nostalgia e alegria!!!
Apesar de não citado no vídeo, o TUROK era um jogo fantástico. Tinha fase que dava até medo. Trilha sonora de fundo fazia toda a diferença.
Quem já jogou, comenta aí...
eu lembro do shadowman
O legal disso tudo é a experiência que eu tive e a garotada de hj não terá .
Nitendinho
Super Nintendo
Mega drive
Neo geo
N64
PlayStation em diante .
Um crítica construtiva... Dá pra perceber que vc está lendo algum tipo de Telepronter, pois vc não fixa o seu olhar em dierção a camera.. Assim dá uma sensação de distanciamento de quem está assistindo o vídeo... Fora isso está tudo show
Concordo com vc!!!
Sim. Seria bom se ele usasse um papel na mão, assim ficaria mais descontraído
Da a sensação que ele não acompanhou a nossa época , quem teve todos os vídeos games conhece a guerra dos BIT,s de có e sapatiado.
Acho que a qualidade do vídeo também não tá legal.. até com celular dá pra fazer vídeo em full hd que já melhora.. o conteúdo é bom
Sou um desses que jura de pé junto que foi o console da minha vida kkkk, na época da escola, eu era o único a jogar MARIO64 enquanto a galera toda trocada jogos piratex na sala de aula kkk era foda, isolado mas com não me entreguei ao Playstation, só em 1998 que fui ter o PS. Muito bom os videos do seu canal.
Continue !!
Fala sobre o Dreamcast.
Falarei 💪
@@aperte quero ver ✌
Eu lembro muito bem dessa época. As revistas de games abarrotada de conteúdo, mas para cada jogo do n64 eram 5 do PlayStation, era muito jogo e jogo bom.
Mesmo o Ed explicando, eu ainda não consigo entender essa grande mancada da Nintendo. Imaginem como teria sido um Nintendo-CD 64... será que a Sony conseguiria inaugurar o PlayStation e a SEGA sobreviveria no mercado dos consoles?
A Nintendo quer controlar tudo, adotar cd seria abrir mão de parte do controle.
Cara era Pra Nintendo estar no topo junto a sony com Ps1 Mas bateram tanto a cabeça que fez a Sony andar sozinha e nao cometer os mesmos erros da Nintendo...
@@LeandroEndrigoLeonardo Verdade. Se a Nintendo não tivesse "pulado fora do barco", no projeto do Nintendo Playstation, era para ela estar no topo, até hoje. Imagine um Playstation com a potência gráfica do N64 e mais 4 entradas para controle. Seria demais! Fora os jogos incríveis lançados para os dois consoles... Tudo em um mesmo lugar!
Mas, é aquele detalhe: quem sabe, em uma dimensão alternativa. E se existir um universo paralelo onde Sony e Nintendo nunca tenham rompido? As pessoas de lá devem, nesse exato momento, estar discutindo: "E se Sony e Nintendo tivessem rompido a parceria"? Rsrsrs.
Lembro que na época quando vi os gráficos do Playstation 1 e os gráficos do nintendo 64, eu desanimei de comprar o playstation 1, achei um show de serrilhado e pixels enormes na tela, não tive duvida comprei logo o nintendo 64 que tenho até hoje funcionando muito bem, com vários games muito legais que comprei na casa e video da minha cidade na época.
Vivi esta época tive um 64, foi bom Mas também Muito sofrido. Queria jogar, RE 1 e 2, MGS, stree fighter é nada. Foi aí que abri a cabeça e deixei de ser fã de marca, isso pra mim foi péssimo
Faz parte, quem tinha PS1 n jogou Mario 64, Ocarina of Time, Perfect Dark, Banjo, etc.
A Nintendo é gigante mesmo, mesmo na desvantagem e na correria conseguiu entregar jogos que são referências até hoje.
Só lamento a Sega ter sido tão mal administrada naquela geração, pois poderia bater de frente com o Playstation tranqüilo.
Na minha opinião, o PS reinou, pois era o único console com tantos jogos no catálogo - coisa que a Sega da América se negou a fazer e deixou tudo no Japão (e lá ela vendeu mais que o N64).
Como foi dito no vídeo, o N64 teve uma biblioteca de jogos de imensa qualidade, mas a quantidade foi pífia.
É o meu console da Nintendo favorito e o meu 2° dentre todos (só perde para o Dreamcast).
Aquela geração foi vencida pela Sony, pois ela foi a única que não quis ser maior que as 'third parties' e abriu totalmente as portas para elas.
A Sega e a Nintendo se afogaram nas próprias vaidades com políticas internas nada convidativas (principalmente a Nintendo - que é assim até hoje).
Para mim, o Saturn foi o melhor console daquela geração (em questão de Hardware), mas a Sony soube jogar o jogo e teve os melhores jogos em quantidade, mas em questão de qualidade o N64 fez melhor.
Ótimo vídeo.
A Sega não tinha um kit de desenvolvimento, era no assembly. Já a Sony sempre disponibilizou para os seus consoles.
Isto significa que o tempo de produção seria maior, logo mais caro.
biblioteca de jogos ? eu tive o nintendo 64, os jogos de qualidade do N64 não passa de 10 (007, Zelda ot e Majoras, Mario, Star Fox, Grand Prix, Banjoo toie, Pokemon Stadium, Perfect Dark).
Sega da America se negou a fazer, não parceiro, você está errado nesse seu comentário.
Se você ler o livro Console Wars tem uma entrevista com John Kawinski, presidente da Sega America naquele tempo (acho que era assim que escreve o nome dele), que explica em a+b como foi a relação da Sega America e Sega Japão, era o Sega Japão quem não deixava a Sega América trabalhar para vender a marca no EUA e deixou a marca Sega Saturn morrer, ainda mais quando ele saiu e entrou outro diretor e deu uma declaração que "o Sega Saturn não era console que a Sega queria" ai que ferrou tudo.
Culpa do Japoneses
@@Viicennte Discordo. Não que a Sega era mal administrada, e sim existia ciúmes entre América e Japão.