Se tem Analista e Assistente de Procuradoria contratado como REDA por que não pode estender o CLT pra o ju di ci á rio? Essa reforma vai proteger alguns da CLT? CLT pros outros?
Eu trabalhava na ELETROBRÁS que era no regime CLT, e quer um motivo?. PRIVATIZOU, e eu e mais de 1500 pais de famílias fomos demitidos. E aí de é a culpa da nossa demissão?. Ou seja, CLT pode ser demitido sim é só o governo querer. Eu e meus colegas somos a prova viva disso, e agora estamos correndo atrás de um possível remanejamento que por sinal está muito difícil. Por enquanto o único regime seguro ainda é o ESTATUTÁRIO. É melhor ganhar R$ 1.500,00 hoje nas prefeituras e garantir uma aposentadoria do que ganhar R$ 5,10,15 mil no regime CLT e não ter garantia nenhuma. E digo mais uma coisa: Quem garante que daqui a 2 anos os correios não seja privatizado também. Fica aqui uma indignação de um pai de família que estudou muito para dá conforto a sua família e que passou em um concurso público com muito esforço e veio um governo e simplismente cortou-lhe as pernas.
Para os que tiveram dúvidas: 1. Se trata de uma Emenda Constitucional de 99, não tem a ver com a lei dos servidores 2. Caixa, BB, Correios se tratam de Empresas de Economia Mista e já são regidos pela CLT 3. Agora todos os órgãos poderão ser CLT, antes era ESTATUTÁRIO, regime próprio 4. Agora não terá mais a tão sonhada estabilidade, caso o órgão aceite esse regime, terão que apenas justificar a demissão, o que é mais fácil que uma demissão por justa causa, por exemplo. Agora a minha opinião, (hoje sou advogada e buscava um cargo público pela estabilidade, para ficar claro) 1. Acredito que cargos de estado, tipo Procurador, Promotor, Juiz.. não mudará o regime. 2. Cargos de técnicos e analistas de INSS, outros órgãos é bem possível que mude, inclusive no judiciário. 3. Isso ocorrendo não será igual a Caixa, Correios, BB pq já estão no regime há muito tempo e já estão todos habituados, então é mais dificil ter disparidades e perseguições, diferente do coleguinha que irá entrar em um órgão que praticamente todo mundo é Estatutário. 4. Se ocorrer, acho que terá disparidade e até desigualdades e em caso de perseguição, esse servidor irá sofrer muito com medo de ser mandado embora e isso criar muitos problemas. OBS.: É apenas a minha opinião, pela minha formação, poderia me esforçar e conseguir um cargo de estado, mas penso nos demais colegas que não possuem a mesma formação, então acho sim um retrocesso e uma falta de respeito com quem batalha todos os dias, buscando um lugar ao sol.
No caso dos empregados públicos é dificil demitir, pois tem que ser uma demissão motivada de forma objetiva. Acho que o problema maior é a questão salarial e as licenças, indenizações e vantagens que são bem mais rasas pela CLT.
Observação perfeita doutora, só queria acrescentar duas observações. 1° Cargos de Procurador, Promotor, Juiz e etc... É quase impossível que irão mudar 99% de certeza que continuaram a mesma coisa até por causa da Vitaliciedade. 2° Para cargos de Técnico e Analista de todos os órgãos irão mudar para o novo regime celetista sem sombra de dúvidas, cedo ou tarde, começando pela quantidade de vagas, meio a meio ou ao invés de CR (Cadastro de reserva) apenas a oportunidade de ingresso no cargo regidos pela CLT.
Uma das melhores análises até agora, ponto a ponto. Outros canais por aí (inclusive de um 'xará meu) com algumas informações equivocadas, fazendo o maior 'alarde apocalíptico', sem conhecer as nuances do Direito Administrativo, Constitucional e Trabalhista. Mesmo após essa decisão do STF, exigirá ainda uma mudança tremenda na legislação de cada ente. Na União, por exemplo, duvido que as carreiras típicas de estado sejam regidas pela CLT. Existem inúmeras leis que regem cada plano de carreira, em cada poder ou órgão; isso não muda da noite para o dia, pois será preciso regulanentar minuciosamente quais áreas poderão ter servidores contratos, literalmente. Já para muitas carreiras de nível fundamental médio administrativo (prefeituras e governo estaduais), há tendência na terceirização ou contratação via CLT, o que duvido também que seja a regra. Enfim, não deixa de ser um retrocesso do ponto de vista do Direito Administrativo, porém e mesmo assim, não é o fim do mundo: a Administração conviveu sem regime jurídico único até 2007 e praticamente sempre optou pelo regime estatutário (maioria esmagadora dos cargos).
Obrigado pelo comentário, Hugo! Foi uma das coisas que eu queria falar no vídeo e esqueci: entre 2000 e 2007, isso foi pouquíssimo utilizado pelos entes de modo geral. Tmj, primo. Abração!
O STF fez isso e todo mundo bateu palma e aceitou Vão pra rua e façam barulho e eu quero ver se a coisa se nao muda Mais brasileiro nao vai fazer nada porque aceitam tudo de bom agrado ne
Inferno de país, cada ano perdemos mais direitos! E se reclamar te chamam de comunista, como se lutar por uma vida digna fosse algo ruim. A galera tem que parar de ser mansa.
Se esse cargo que você queria por exemplo era estatutário e agora de tornar CLT. Então sim. Não terá estágio probatório. Será exemplo 3 meses de experiência e depois virar contrato indeterminado. Afinal, não tem razão pra ter estágio probatório de 3 anos por exemplo para ter a estabilidade, sendo que estaria em regime celetistas na verdade.
O artigo 41 da Constituição Federal do Brasil (CF) trata da estabilidade do servidor público: O servidor público nomeado para cargo efetivo por concurso público torna-se estável após três anos de exercício. Para adquirir a estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho. Creio que se o concurso for para cargo efetivo, será obrigatório o estágio probatório.
Na União, já existe a lei que rege os servidores contratados via CLT: Lei 9.962/2000, que disciplina o regime de emprego público do pessoal da Administração federal direta, autárquica e fundacional, e dá outras providências.
ue , mas os empregados de certas autarquias , como os "conselhos de profissão" , são regidos pela CLT. por tanto , esse "tal" novo regime de contratação de empregados pode muito bem ser feito com ajuda do "mercado" (ou uma nova reforma trabalhista para melhorar nossa vida = ironia).
Meu Deus! Muitas pessoas fazem perguntas cuja resposta está no vídeo. Será que não entendem o que está sendo dito ou simplesmente não prestam atenção ao que o primo disse? Eu fico surpreso ao ler os comentários.. Achei o vídeo excelente e obrigado pelas explicações.
Tem que voltar o tempo da monarquia só tá faltando isso porque só quem era da elite da corte era que tinha todos os privilégios faziam parte da corte também os cardeais a religião católica e os plebeus só no lombo
Resumindo galera, a lei abre a opção para o órgão. Assim, temos duas opções, Regime Jurídico Único ou CLT. Mas eu acredito que quase nenhum órgão vai mudar para a CLT.
Quanto ao artigo 41 da Constituição Federal do Brasil, que trata da estabilidade do servidor público: O servidor público nomeado para cargo efetivo por concurso público torna-se estável após três anos de exercício. Para adquirir a estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho. E o concurso CLT, para cargo efetivo, terá estabilidade após 3 anos? Creio que sim!
por isso ainda falta muito pra começarem com isso! Emprego CLT não tem estágio probatório, basta imaginar-se trabalhando como se fosse uma empresa privada.
Meu irmão se você tá dizendo que a gente tem que ter calma então você tá jogando com a plateia é sempre na cabeça do povo é sempre na cabeça de uma mais pobre se não tem problema então o próprio STF deveria pagar exemplo e começar com eles mesmo eles também deveriam ser CLT. E aí filho gabinete auxílio paletó auxílio disso auxílio papagaio auxílio mulher do horário do almoço né que deve ter
@@Casa-ih5jeBoa pergunta, o STF poderia rejeitar a decisão do congresso, e não aprovar isso, será que o presidente poderia interferir para barrar isso!?
Pelos grandes juristas do Brasil, essas carreiras típicas de Estado têm atividades incompatíveis com o regime celetista, então muito provavelmente não.
Eu também quero saber. Para que o cargo seja retirado da regra da CLT, ele tem que se enquadra como cargo típico de Estado. Coisa que não sei que si enquadra uma vez que estes são reservados a poucos cargos tais como Policia, auditores etc.
Não viaja, e mesmo que fosse dessa forma , aonde vc tá vendo ponto positivo? Um monte de gente sendo contratado por quem indique , ou mais ainda cargo comissionados, não fala asneiras.
@@daniel-3639 talvez você tenha razão, eu já sou concursado como bombeiro e penso que deveria existir uma outra forma para pessoas qualificadas trabalharem sem precisar passar pelo concurso, por isso falei que seria mais justo por ter a chance de escolher profissionais mais qualificados
Acho que para quem está desempregado e sem perspectivas ainda assim vai compensar fazer concurso. Porém, é um absurdo isso tudo. Na prática, é acabar com a estabilidade sim, mas sem o custo de falar claramente que é o fim da estabilidade. Jogada marota essa.
Engraçado mesmo é o povo querer passar em um concurso público e se acomodar. Concurso público vc mama o estado até não conseguir mais. Sonegue o máximo do mesmo! A vida é uma estratégia, foi aprovado e agora ganha 5 salários a mais do que vc ganha agora, faça investimentos, o governo é e sempre será inimigo do cidadão, à leiguice acaba acomodando muitos , as vezes até a própria preguiça. Achei isso aí normal, nada me surpreende quando vem do “estado” ou de órgãos governamentais.
Sou servidor público a mais de 10 anos e sou a favor de acabarem aa estabilidade no serviço público. Infelizmente é uma classe que a sua maioria não quer saber de nada a não ser receber o salário no fim do mês. Quem trabalha vai ficar quem não trabalha cai fora.
@@oprimoconcursadoDeveria manter o código de ética que o regime jurídico tem. O respeito pelos princípios da administração pública e tudo mais, não é por que virou CLT que acabou a proteção ao servidor.
Facilitando ainda mais os abusos de políticos.
Mais fácil pra colocar funcionário fantasia
@@luizinn_ofc voce viu o video completo ? provas e titulos nao alteraram
Vão apelar pro MBL e pro partido NOVO gente! Essa galera ama servidor público!
Se tem Analista e Assistente de Procuradoria contratado como REDA por que não pode estender o CLT pra o ju di ci á rio? Essa reforma vai proteger alguns da CLT?
CLT pros outros?
Dino votou pela CLT!
Eu trabalhava na ELETROBRÁS que era no regime CLT, e quer um motivo?. PRIVATIZOU, e eu e mais de 1500 pais de famílias fomos demitidos. E aí de é a culpa da nossa demissão?. Ou seja, CLT pode ser demitido sim é só o governo querer. Eu e meus colegas somos a prova viva disso, e agora estamos correndo atrás de um possível remanejamento que por sinal está muito difícil. Por enquanto o único regime seguro ainda é o ESTATUTÁRIO. É melhor ganhar R$ 1.500,00 hoje nas prefeituras e garantir uma aposentadoria do que ganhar R$ 5,10,15 mil no regime CLT e não ter garantia nenhuma. E digo mais uma coisa: Quem garante que daqui a 2 anos os correios não seja privatizado também. Fica aqui uma indignação de um pai de família que estudou muito para dá conforto a sua família e que passou em um concurso público com muito esforço e veio um governo e simplismente cortou-lhe as pernas.
Para os que tiveram dúvidas: 1. Se trata de uma Emenda Constitucional de 99, não tem a ver com a lei dos servidores 2. Caixa, BB, Correios se tratam de Empresas de Economia Mista e já são regidos pela CLT 3. Agora todos os órgãos poderão ser CLT, antes era ESTATUTÁRIO, regime próprio 4. Agora não terá mais a tão sonhada estabilidade, caso o órgão aceite esse regime, terão que apenas justificar a demissão, o que é mais fácil que uma demissão por justa causa, por exemplo.
Agora a minha opinião, (hoje sou advogada e buscava um cargo público pela estabilidade, para ficar claro)
1. Acredito que cargos de estado, tipo Procurador, Promotor, Juiz.. não mudará o regime.
2. Cargos de técnicos e analistas de INSS, outros órgãos é bem possível que mude, inclusive no judiciário.
3. Isso ocorrendo não será igual a Caixa, Correios, BB pq já estão no regime há muito tempo e já estão todos habituados, então é mais dificil ter disparidades e perseguições, diferente do coleguinha que irá entrar em um órgão que praticamente todo mundo é Estatutário.
4. Se ocorrer, acho que terá disparidade e até desigualdades e em caso de perseguição, esse servidor irá sofrer muito com medo de ser mandado embora e isso criar muitos problemas.
OBS.: É apenas a minha opinião, pela minha formação, poderia me esforçar e conseguir um cargo de estado, mas penso nos demais colegas que não possuem a mesma formação, então acho sim um retrocesso e uma falta de respeito com quem batalha todos os dias, buscando um lugar ao sol.
Excelente comentário Doutora🙌🏻
No caso dos empregados públicos é dificil demitir, pois tem que ser uma demissão motivada de forma objetiva. Acho que o problema maior é a questão salarial e as licenças, indenizações e vantagens que são bem mais rasas pela CLT.
Observação perfeita doutora, só queria acrescentar duas observações.
1° Cargos de Procurador, Promotor, Juiz e etc... É quase impossível que irão mudar 99% de certeza que continuaram a mesma coisa até por causa da Vitaliciedade.
2° Para cargos de Técnico e Analista de todos os órgãos irão mudar para o novo regime celetista sem sombra de dúvidas, cedo ou tarde, começando pela quantidade de vagas, meio a meio ou ao invés de CR (Cadastro de reserva) apenas a oportunidade de ingresso no cargo regidos pela CLT.
Estava ansiosa para escutar o seu parecer primo, você é top!
Obrigado pela confiança, Dani
boooooooa mlk!
As coisas que são inconstitucionais hoje em dia são possíveis então o inferno deve estar próximo
Parabéns Primo! Você explicou muito bem a questão. Obrigada.
Que triste, que retrocesso para o país. Obrigada Primo Concursado, você faz a diferença na sociedade.
Sempre bom ficar atento.
Obrigada, primo.
Eu aqui ansioso por um vídeo seu sobre o assunto Kkkkkk É osso meu caro!
Demais
Uma das melhores análises até agora, ponto a ponto. Outros canais por aí (inclusive de um 'xará meu) com algumas informações equivocadas, fazendo o maior 'alarde apocalíptico', sem conhecer as nuances do Direito Administrativo, Constitucional e Trabalhista. Mesmo após essa decisão do STF, exigirá ainda uma mudança tremenda na legislação de cada ente. Na União, por exemplo, duvido que as carreiras típicas de estado sejam regidas pela CLT. Existem inúmeras leis que regem cada plano de carreira, em cada poder ou órgão; isso não muda da noite para o dia, pois será preciso regulanentar minuciosamente quais áreas poderão ter servidores contratos, literalmente. Já para muitas carreiras de nível fundamental médio administrativo (prefeituras e governo estaduais), há tendência na terceirização ou contratação via CLT, o que duvido também que seja a regra. Enfim, não deixa de ser um retrocesso do ponto de vista do Direito Administrativo, porém e mesmo assim, não é o fim do mundo: a Administração conviveu sem regime jurídico único até 2007 e praticamente sempre optou pelo regime estatutário (maioria esmagadora dos cargos).
Exatamente, imagina auditor, diplomata e outros cargos muito especializados sendo contratados por aí sem concurso?
Obrigado pelo comentário, Hugo! Foi uma das coisas que eu queria falar no vídeo e esqueci: entre 2000 e 2007, isso foi pouquíssimo utilizado pelos entes de modo geral. Tmj, primo. Abração!
@oprimoconcursado 😉👊🏻
O STF fez isso e todo mundo bateu palma e aceitou
Vão pra rua e façam barulho e eu quero ver se a coisa se nao muda
Mais brasileiro nao vai fazer nada porque aceitam tudo de bom agrado ne
Valeu primo, esclareceu bastante
Inferno de país, cada ano perdemos mais direitos! E se reclamar te chamam de comunista, como se lutar por uma vida digna fosse algo ruim. A galera tem que parar de ser mansa.
calma aí, pq comunista, estamos no governo do lula, vai lá falar com ele, que é comunista kkk.
como assim reclamar de um governo de esquerda te chamam de comunista ???? kkkkkk
@cristianoresende2665 Cê sabe como o br médio pensa de servidor público, né? Não muda muito o governo ser de esquerda ou de direita.
Vão apelar pro MBL e pro partido NOVO gente! Essa galera ama servidor público!
O PT foi um dos partidos que pediu a ilegalidade da emenda constitucional. Vc que é de DIREITA não precisa de estabilidade... Kkkk
Então não vai ter estágio probatório? Pq o estágio era o período pra poder conseguir a efetivação e depois vinha a estabilidade definitiva...
Se for regime clt não tem estágio probatório, mas período de experiência de 3 meses.
Se esse cargo que você queria por exemplo era estatutário e agora de tornar CLT. Então sim. Não terá estágio probatório. Será exemplo 3 meses de experiência e depois virar contrato indeterminado. Afinal, não tem razão pra ter estágio probatório de 3 anos por exemplo para ter a estabilidade, sendo que estaria em regime celetistas na verdade.
O artigo 41 da Constituição Federal do Brasil (CF) trata da estabilidade do servidor público:
O servidor público nomeado para cargo efetivo por concurso público torna-se estável após três anos de exercício.
Para adquirir a estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho.
Creio que se o concurso for para cargo efetivo, será obrigatório o estágio probatório.
Na União, já existe a lei que rege os servidores contratados via CLT: Lei 9.962/2000, que disciplina o regime de emprego público do pessoal da Administração federal direta, autárquica e fundacional, e dá outras providências.
ue , mas os empregados de certas autarquias , como os "conselhos de profissão" , são regidos pela CLT. por tanto , esse "tal" novo regime de contratação de empregados pode muito bem ser feito com ajuda do "mercado" (ou uma nova reforma trabalhista para melhorar nossa vida = ironia).
"TUDO NUMA BOA"
O concurseiro não tem um dia de paz
É bom saber disso
Uma pergunta: Supondo que a lei fosse alterada, se eu fiz um concurso antes da nova lei, mas só fui convocado depois dela, seria clt ou estatutário?
De acordo com o que está no edital do concurso.
o que acontece agora com as pessoas que for ingressar para o concurso público?
Já que os correios é CLT tem alguma alteração?
Correios e banco do Brasil já é CLT, acho que não vai mudar muita coisa na prática
Pros Correios, nada muda. Já é CLT
Logo na minha vez 😢😢😢
Meu Deus! Muitas pessoas fazem perguntas cuja resposta está no vídeo. Será que não entendem o que está sendo dito ou simplesmente não prestam atenção ao que o primo disse? Eu fico surpreso ao ler os comentários..
Achei o vídeo excelente e obrigado pelas explicações.
Obrigado, mestre! Tmj!
Tem que voltar o tempo da monarquia só tá faltando isso porque só quem era da elite da corte era que tinha todos os privilégios faziam parte da corte também os cardeais a religião católica e os plebeus só no lombo
Bagunçou foi tudo 😂
Concursos fiscais, entra nesse modelo de CLT?
Duvido , eles são uma das natas do serviço público
@@Nsl4.0 Polícia, fiscal, magistratura etc.. não né!
ingenuidade achar que o FGTS é retirado do empregador, porque o que vale mesmo é custo efetivo bruto por cada funcionário. .
Resumindo galera, a lei abre a opção para o órgão. Assim, temos duas opções, Regime Jurídico Único ou CLT. Mas eu acredito que quase nenhum órgão vai mudar para a CLT.
@@petroscana Falou pouco mas falou muita merda.
Quanto ao artigo 41 da Constituição Federal do Brasil, que trata da estabilidade do servidor público:
O servidor público nomeado para cargo efetivo por concurso público torna-se estável após três anos de exercício.
Para adquirir a estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho.
E o concurso CLT, para cargo efetivo, terá estabilidade após 3 anos? Creio que sim!
por isso ainda falta muito pra começarem com isso! Emprego CLT não tem estágio probatório, basta imaginar-se trabalhando como se fosse uma empresa privada.
@@isabeloliveira6419 O concurso para cargo efetivo, na modalidade CLT, se não tiver o estágio probatório, não seria inconstitucional?
Meu irmão se você tá dizendo que a gente tem que ter calma então você tá jogando com a plateia é sempre na cabeça do povo é sempre na cabeça de uma mais pobre se não tem problema então o próprio STF deveria pagar exemplo e começar com eles mesmo eles também deveriam ser CLT. E aí filho gabinete auxílio paletó auxílio disso auxílio papagaio auxílio mulher do horário do almoço né que deve ter
Ta bom.. e tu quer fazer oq? Vai se desesperar e fazer oq?
E não foi o STF, foi o Congresso Nacional que modificou. O STF só decidiu não interferir.
@@oprimoconcursadoSó por curiosidade, vc acha que o mais correto é não ter interferência do STF nessa questão?!
@@Casa-ih5jeBoa pergunta, o STF poderia rejeitar a decisão do congresso, e não aprovar isso, será que o presidente poderia interferir para barrar isso!?
Concordo, bendita hora...
@@Schulze77-e4r Gostaria de saber sobre isso também.
E pra carreira diplomática? Cacd, vai mudar alguma coisa?
acredito que não, é extremamente específico! imagina pegar qualquer um por aí?
@isabeloliveira6419 espero que esteja certo e eles não contratem só por indicação
Primo, isso iria interferir em cargos/funções que são exclusivos do estado?
Tipo área fiscal, controle ou jurídico?
Pelos grandes juristas do Brasil, essas carreiras típicas de Estado têm atividades incompatíveis com o regime celetista, então muito provavelmente não.
@oprimoconcursado obrigado primo, fico mais tranquilo quanto a isso.
E como ficaria o cargo do técnico do INSS ? CLT ? Estatutário??
Nós próximos concursos
Eu também quero saber. Para que o cargo seja retirado da regra da CLT, ele tem que se enquadra como cargo típico de Estado. Coisa que não sei que si enquadra uma vez que estes são reservados a poucos cargos tais como Policia, auditores etc.
Sem alteração na lei, segue estatutário.
Se é CLT, não precisa de concurso né?
@@AlineAcosta1985 correios é clt e precisa
Oi, Aline! Veja o vídeo
Mas isso é bom, agora não vai precisar de concurso pra ser contratado, vai ter como entrar como clt sem precisar fazer concurso
Isso é uma desgraça. O prefeito, por exemplo, pode colocar em cargos públicos qualquer um que o apoie, sem concurso......... É o cúmulo da desgraça!
Não viaja, e mesmo que fosse dessa forma , aonde vc tá vendo ponto positivo? Um monte de gente sendo contratado por quem indique , ou mais ainda cargo comissionados, não fala asneiras.
@@daniel-3639 talvez você tenha razão, eu já sou concursado como bombeiro e penso que deveria existir uma outra forma para pessoas qualificadas trabalharem sem precisar passar pelo concurso, por isso falei que seria mais justo por ter a chance de escolher profissionais mais qualificados
Não, amigo. Ainda é obrigatório fazer concurso público para se tornar empregado público. Isso não mudou.
@@edgar13579 verdade, é o verdadeiro inferno
Essa lei pode ser vetada?
Boa tarde
E pra quem passou no concurso municipal e falta ser nomeado com fica o regime
Também estou na dúvida, passei num concorso de nivel fundamental
da prefeitura da minha cidade
Isso tbm vale para concurso de prefeitura ?
Sim.. é em prefeitura que a bagunça rola solta
Os salários permanecem ose mesmos?
Vale apena estudar pra concurso? 😁 depois disso sendo que o maior benefício era a estabilidade ?
Acho que para quem está desempregado e sem perspectivas ainda assim vai compensar fazer concurso. Porém, é um absurdo isso tudo. Na prática, é acabar com a estabilidade sim, mas sem o custo de falar claramente que é o fim da estabilidade. Jogada marota essa.
E escala e salário muda?
Provavelmente, as empresas públicas e sociedades de economia mista que estão no mercado já não obedecem dos salários equiparados aos ministros do STF.
primo deixa eu entender já bateram o martelo?
Ontem mesmo
Já aprovou!
Engraçado mesmo é o povo querer passar em um concurso público e se acomodar. Concurso público vc mama o estado até não conseguir mais. Sonegue o máximo do mesmo! A vida é uma estratégia, foi aprovado e agora ganha 5 salários a mais do que vc ganha agora, faça investimentos, o governo é e sempre será inimigo do cidadão, à leiguice acaba acomodando muitos , as vezes até a própria preguiça. Achei isso aí normal, nada me surpreende quando vem do “estado” ou de órgãos governamentais.
Investimento com juros negativo é impossível.
Sou servidor público a mais de 10 anos e sou a favor de acabarem aa estabilidade no serviço público. Infelizmente é uma classe que a sua maioria não quer saber de nada a não ser receber o salário no fim do mês.
Quem trabalha vai ficar quem não trabalha cai fora.
E quando teu telefone tocar com o político pedindo favor você faz o quê?
Mas vc tbm querer tirar a sua estabilidade ou somente dos futuros servidores?
@@oprimoconcursadoDeveria manter o código de ética que o regime jurídico tem. O respeito pelos princípios da administração pública e tudo mais, não é por que virou CLT que acabou a proteção ao servidor.
Um dos comentários mais burros que li sobre esse assunto
Quanta imbecilidade em um só comentário