@@drileandro9933 Só quem já é concursado em prefeitura sabe a pressão que é trabalhar com comissionados que se acham Deuses pois foram i indicados por políticos (vereadores), não é nada fácil a perseguição nas prefeituras e muitas vezes, nós efetivos trabalhamos mais pra cobrir os buracos dos comissionados que se sentem protegidos. Se isso sempre aconteceu, imagine agora!! RETROCESSO TOTAL! SE os cursos preparatórios não se juntarem aos concurseiros e a sociedade nessa luta, pode acreditar que a médio/longo prazo os.concursos já não valerão mais a pena, e as vagas ficarão para os QI (quem indica) É o fim dos próprios preparatórios a longo prazo! Só não vê quem não quer!
Muitos esquecem que a estabilidade é uma proteção para o servidor. Imagina trabalhar sob pressão em um órgão público, e ouvir que pode ser dispensado a qualquer momento? O brasileiro precisa urgente acordar e aprender a votar!
é exatamente isso Rubia, sabe o que acontece ? a maioria corre para cobrar seus políticos de estimação e chega lá só vai encontrar na rede deles cortes de mitada ou lacradas, não falando um A sobre o que aconteceu, talvez assim a maioria caia na realidade e aprenda a vota com critérios
Vocês entenderam, né? É preciso uma lei para fazerem essa mudança. Vamos nos unir em um grupo no Facebook e pressionar os políticos contra leis que podem tirar a estabilidade dos futuros concursados. Nós estudamos para não ter que puxar saco de gestor para ganhar relativamente bem, e aí vem um político, sem noção, propor uma mudança dessas. Eles se unem para aprovar aumento dos próprios salários, emendas de 'pix', orçamento secreto, fundos eleitorais e partidários às nossas custas, não é? E ainda utilizam comissionados como militantes em época de eleição. Se nos unirmos, eles não aprovam uma lei dessas. Basta fazermos pressões do tipo: 'Presidente, governador, senador, deputados federais ou estaduais que criarem ou votarem a favor de leis que mudem o regime de cargos públicos de estatutário para celetista não se reelegerão nas próximas eleições, decretando o fim de suas carreiras políticas'. Quem engaja?
O grande problema dessa decisão é quando você desce o nível e vai para os Municípios. Comparar a realidade de um BNDES, Petrobrás, etc, com o que ocorrerá em um Município não me parece muito razoável. Não acredito que a decisão seja motivo para desistirmos, até porque a mudança será gradual. Mas a minha maior preocupação é quanto ao que isso representa. Me parece uma porta aberta para outras reformas impopulares.
Se tem Analista e Assistente de Procuradoria contratado como REDA por que não pode estender o CLT pra o ju di ci á rio? Essa reforma vai proteger alguns da CLT?
@@enfermagem.Ap0sitiv0 Começou muito antes disso. As eleições de 2018 nos trouxeram o presidente mais incompetente e vergonhoso de todos os tempos. O problema do Brasil é que a política aqui é bem baixo nível mesmo. E os eleitores, são do mesmo nível.
@@TheLizardskin verdade, elegeram o UNICO presidente preso que dava o caneco na prisão, pra afundar o Brasil, e agora estamos aqui no governo dele asa merdas que eles fazem.
Vc luta tanto, consegue passar, vai tomar posse ano que vem e pode ter que ser CLT em prefeitura. Ou seja, se vc for contra o prefeito ele vai te colocar pra fora. Temos que nos unir pra tentar mudar isso.
Para os que tiveram dúvidas: 1. Se trata de uma Emenda Constitucional de 98, não tem a ver com a lei dos servidores 2. Caixa, BB, Correios são regidos pela CLT 3. Agora todos os órgãos poderão ser CLT, antes era ESTATUTÁRIO, regime próprio 4. Agora não terá mais a tão sonhada estabilidade, caso o órgão aceite esse regime, terão que apenas justificar a demissão, o que é mais fácil que uma demissão por justa causa, por exemplo. Agora a minha opinião, (hoje sou advogada e buscava um cargo público pela estabilidade, para ficar claro) 1. Acredito que cargos de estado, tipo Procurador, Promotor, Juiz.. não mudará o regime, continuarão na vida boa. 2. Cargos de técnicos e analistas de INSS e outros órgãos é bem possível que mude, inclusive no judiciário. 3. Isso ocorrendo não será igual a Caixa, Correios, BB pq já estão no regime há muito tempo e já estão todos habituados, então é mais dificil ter disparidades e perseguições, diferente do coleguinha que irá entrar em um órgão que praticamente todo mundo é Estatutário e cheios de egos. 4. Se ocorrer, acho que terá disparidade e até desigualdades e em caso de perseguição, esse servidor irá sofrer muito com medo de ser mandado embora e isso pode criar muitos problemas, até ameaças, já presenciei servidora estável ser ameaçada por um desembargador que achava que era Deus, imaginem se for confirmado tal regime. 5. Torço de verdade, que nada mude e que esse servidor, depois de muita luta e dor nos seus estudos, sabemos que não é fácil, consiga ter paz e alegria no seu dia a dia OBS.: É apenas a minha opinião, pela minha formação, poderia me esforçar e conseguir um cargo de estado, mas penso nos demais colegas que não possuem a mesma formação, então acho sim um retrocesso e uma falta de respeito com quem batalha todos os dias, buscando um lugar ao sol.
Vamos esclarecer algo: acredito que essa aprovação se deu agora, por que o rombo na Previdência já alcançava R$ 239,6 bilhões - o que representa um aumento de 1,5% em relação ao ano passado. Esse regime é de quem tem contribuições pela CLT. Logo, como o governador está se vendo em uma situação difícil em termos das contas públicas que somam 105 bi, eles recorrerram a essa emenda que estava engavetada desde 2007 (governo do pt), e colocaram para sere aprovada pelo STF SOMENTE agora. E os cursinhos estão tentando minimizar a situação com seus alunos, essa é a verdade. AGORA MUITos concursos concerteza vao ter que adotar esse regime para equilíbrio da Previdência Social. E a culpa é de quem? Do Governo de agora que só souberam em Gastar e estão de mãos atadas, e quem vai pagar é todos nós...
Resolvi estudar para o INSS agora só Deus nos acuda! Fiquei com burnout estudando para Sefaz. O meu sonho é fiscalização RFB, porém minha mente não está tão forte assim mais, então decidi estudar para o INSS, mas já vieram com possível CLT, pois só Jesus na causa. Sou ex professora contratada do Estado.
Sou servidor público municipal desde 2021... e digo que essa medida pode facilitar os "apadrinhamentos" no setor público... além de prejudicar quem realmente estuda...
Teve professor que comparou com os Correios e a Caixa onde todo mundo já é celetista, o comportamento acaba se tornando diferente, todo mundo já está no mesmo barco, uma coisa bem diferente é trabalhar em tribunais, ministérios e por ai vai, que a galera é estatutária e tu ser o único novo entrando como celetista em outro regime, vão cag@r na cabeça de quem???? Vou ser sincera, irei continuar na jornada mas avaliando bem, já trabalhei em tribunal como estagiária e vi que as relações de alguns e não posso falar todos, mas alguns eram bemmm tóxicos e troxas com quem era comissionado e estava no estágio probatório, imagina entrar sendo celetista, sei não...Um dos maiores triunfos era ter a estabilidade garantida, porque qualquer problema lá, tu engole o sapo e segue, pede pra mudar o setor e tal, mas com essa daí, só deus e logooo na nossa vez
@@RayX12 Já tem cargo em comissão, e como disse, já trabalhei em um tribunal regional e federal, e não duvido nada, e pode ser que não, mas isso é apenas uma aposta dele e não uma certeza, com relação aos cargos de juiz, desembargador, promotor, auditor.. acho difícil mudar, agora técnico do judiciário, vai nessa que não tem risco kkkk
@@Anebel99 Cargo em comissão é para funções de chefia e assessoramento e sempre existiu. Aonde quer chegar falando deles? Já trabalhei em tribunais também, bem como no STF e no STJ. Mantenho o que disse: concordo com ele que dificilmente serão mudados, até porque dependeria de lei de iniciativa do STF. Talvez técnicos de nível médio, como você apontou, mas os de nível superior? Auditor é carreira típica de Estado, ponto. Juiz e promotor não são em nada afetados. A CF lhes confere vitaliciedade e a emenda não mudou isso (e nem poderia, porque é certeza que cairia no STF por violar cláusula pétrea).
Triste essa notícia... meu maior sonho era a estabilidade... já pensou passar num concurso público, ganhando uns 20 mil, e ser mandado embora?? Sua vida toda vai estar ajustada a um salário de 20 mil... seus gastos, sua rotina... ter que trabalhar pensando nisso... o poder da instituição sobre o funcionário vai ser muito maior... todo mundo de cabeça baixa, com medo de perseguição e demissão.... é conseguiram acabar com a última esperança do pobre... que decepção com esse País
@@LucasLiradeOliveira verdade, ainda terão cargos estatutários, mas dificilmente será para minha área de concursos... será mais pra controle, policial... eu que presto para cargos administrativos, bem difícil de ter esperança... para os órgãos é muito mais vantajoso escolher o CLT do que o estatutário... e para aqueles que se manterem estatutário, imagina o tanto que vai aumentar a concorrência... se concursos de controle já são extramente difíceis e concorridos hoje, imagina como serão no futuro... infelizmente fiquei muito preocupada ao saber dessa notícia... não quer dizer que será impossível... mas vai ser ainda mais difícil... o jeito é correr contra o tempo, se esforçar ao máximo pra passar antes dessas possíveis mudanças nas carreiras
@@botafogo55 lógico que afeta. Na prática afeta e muito. Vai ver como vai diminuir os concursos para os estatutários. E com certeza a concorrência irá aumentar.
@maelzaogg brother, isso é muito comum, a perseguição é sutil e sempre com aquela desculpa, é só uma oração, não conseguem aceitar que isso atinge o outro.
cargos de prefeitura serão quase todos clt, e claro só entrarão os do lado do prefeito, se entrar alguém que não é do lado do prefeito eles irão demitir, simples assim.
E eu que ainda nem passei, só me lasco mesmo... impressionante a cacidade das pessoas de degraçar com a vida dos outros. Muita indignação e é triste não pode fazer nada pra mudar isso.
um país que já é marcado por uma avassaladora desigualdade social vem os ministros e criam mais "castas" no serviço público: carreiras típicas de estado. PREGUIÇA...
O mais interessante é que 90% dos ministros do STF são de esquerda, vcs sabem, todos bem amigos/ indicados pelo PT, que diz defender tanto o pobre e querer acabar com a desigualdade social no Brasil, mas aí tomam essa decisão desfavorecendo os mais pobres. E todos sabemos porquê: o governo precisa cortar gastos, mas nem pense em dizer pra diminuir o Estado (ministérios, viagens e tal), vão cortar mesmo é no povo: e a desigualdade que se dane, o povo que se lasque.
@CCXFiles "NEOLIBERAL" é centro-esquerda, ou seja, aquela esquerda que privatiza, mas quer regular tudo e manter o controle do Estado, isso é oposto ao liberalismo clássico que fica na Direita. O "neo" é exatamente a intervenção/controle do estado o que difere da economia de mercado mais livre...
@CCXFiles a melhor forma de analisar o que você disse é tendo acesso a quem votou a favor dessa EC lá em 1998 e descobrir se essas pessoas ainda são parlamentares. Eu acho que é melhor do que só ficar nisso de polarização, apesar da polarização ser importante
@@Iucas.d polarização ser importante é sacanagem, o povo tem é que se unir e para de babar ovo de políticos, ideologias que só cegam quem está inserido nelas. A gente vive em um ciclo que só piora.
Situação hipotética, servidor de prefeitura recusar editar ato ilícito a mando do prefeito ou secretário, advinha o que vai acontecer com o servidor celetista? Não precisa responder, neh!!?
@Odioconstante-rv6ncimagina esse mesmo delegado vai fazer um inquérito de algum familiar seu que sofreu alguma lesão, atropelamento, uma briga... de um filho de prefeito, deputado governador??? O que você acha que ele vai fazer se puder perder o emprego?
As tipicas de estado são muito difíceis de passar no concurso e poucas vagas. Vai prejudicar principalmente os municípios e beneficiar os prefeitos. Um absurdo 😢😢😢
@@LucasLiradeOliveira já existia mesmo prefeituras com clt, mas ainda era regime único, ou seja, se adotassem clt não poderiam adotar o regime estatutário. Agora vai poder existir ambos, o que significa que os Estados e a União também começarão a implantar.
“Existe perseguição, existe! Mas não conheço nenhum”. Os q ele não conhece q se exploda? Então a decisão é positiva no final das contas? Importante é vender cursos né?
Pensamento típico do liberal que já levantou um bom patrimônio através do Estado, aí o problema é de quem vier depois. Grande parte dos servidores que ocupam ou ocuparam altos cargos tem esse pensamento, pois já levantaram patrimônio suficiente para viver de renda e estão totalmente alinhados aos interesses do mercado financeiro.
21:14 apaixonado por politico? Igual vocês da Estratégia, que fizeram abertamente campanha em 2018 e 2022 pra um dos candidatos que prometia acabar com as 'regalias' dos funcionários públicos?
@Geraldo_Rocha-ms2yg mas eu não nego isso, só apontei a hipocrisia dessa fala dele. Agora você achar que governos de direita não tem uma sanha totalmente apaixonada por depredar e destruir o serviço público só pode ser ingenuidade da sua parte.
CLT melhor que estatutário? Isso é discutível... prefiro estabilidade. E vai ter perseguição, falar que não é tudo isso é ser muuuuito otimista... acho que não é tão assim. Mas concordo, que é melhor que CLT privado. Só estou extremamente mal e triste por causa da estabilidade, que é meu sonho
Demissão na Lei 8112 é punição. Precisa de PAD, tem um processo específico para isso, comissão, prazo. Existe PAD persecutório? Sim, mas a pessoa tem que te odiar muito pra começar um processo desse só porque não gostou de algo que vc disse ou fez. No caso de vínculo por CLT, o STF já tem jurisprudencia, a demissão não precisa de PAD, nem ter motivo de justa causa basta ser motivada.
O jeito era ninguém se inscrever para concurso CLT... aí a gente mudava isso... mas infelizmente as pessoas vão se inscrever, porque precisam trabalhar pra sobreviver... e mais uma vez eles tem a gente ( que é pobre) nas mãos
@@LucasLiradeOliveira muda nada, gente. Aí iriam dar um jeito de contratar terceirizados. O que muda é luta. Ninguém tava comentando sobre essa decisão do STF, a notícia veio pronta. A sociedade está apática e paralisada.
Um dos problemas de concurso CLT é o seguinte, você estuda é passa no concurso, te contratam para determinada área, uma secretaria de turismo por exemplo, vem o próximo prefeito e extingue essa secretaria, o cargo deixa de existir, se fosse hoje no regime estatutário você ficaria em disponibilidade recebendo sua remuneração até te alocarem em outro setor, já CLT é rua. Falo isso por experiência propria, era concursado em uma estatal CLT, o contrato com determinada cidade acabou e não foi renovado, eu e os demais funcionários foram demitidos. Um conselho pra quem vai fazer concurso para CLT, e leu até aqui, prefira concurso no regime estatutario com estabilidade, pode até que o salário seja maior no CLT, mas de um dia pro outro você pode não ter mais nada, comigo foi em plena pandemia, fiquei desempregado por muito tempo.
Eu vi que vai valer pra os concursos futuros. Na prática, O que pode acontecer é a terceirização como aconteceu no Poupatempo aqui do Estado de São Paulo. Salário baixo e muito trabalho.
@CCXFiles você está apenas repetindo o mesmo argumento e passando pano para o STF, não acha que passou da hora de acordar? Ou a esquerda não tem cérebro pra pensar?
@CCXFilesvocê tem problema de cabeça? O próprio STF acabou com o serviço público inclusive do companheiro dino votou a favor disso e você me fala que o STF está lutando pelo povo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk maluco de todos os esquerdistas que vi até hoje tu é o mais fanático
Muito obrigada pelo esclarecimento professor! O senhor sempre ajudando os alunos! É importante procurarmos as fontes das informações, vejo a mídia noticiando informações sem saber o que de fato acontece ou estudar sobre o assunto. Devemos procurar as fontes das informações e a partir disso tirar nossas próprias conclusões, sem influência da mídia ou opiniões das pessoas na internet.
Embora tenha muita água para rolar, já é um balde de água fria. Não duvido que foi votada por conta do período de corte de gastos que o governo está passando. Só imagino quando as IA's chegarem na ADM Pública.
IA já está na ADM Pub amigo. Programas como Power Automate já são utilizados também. Órgãos que tem licença da Microsoft 365 tem acesso ao Copilot para Trabalho. Órgão de tecnologia já utilizam machine learning. Adm Pub num parou em 1960 como tentam de vender não, leia mais!
@@r.g.f.9904 Como não? Reforma administrativa é um dos poucos temas que esse congresso maldito votaria em peso com o governo. O lance é fazer e fingir que não fez.
Vocês vendem cursinho para concurso público, querem vender água suja como potável pra nós, mas não somos inocentes. A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.
Ué. Estuda sem pagar cursinho. Na Internet é possível conseguir bons materiais gratuitos. Parece que vc só queria uma desculpa para desistir. Então já nem perca tempo. Melhor fazer outra coisa.
Deixei de pagar cursinho quando vi que eles enfiavam conteúdos para certos concursos em que não constavam no edital. Não tinham uma curadoria para adequar o material. No final, você estudava conteúdos desnecessários caso não estivesse atento aos conteúdos para teu cargo.
Sindicatos não vão correr atrás disso pq quem está no sindicato já é servidor. Isso faz com que a força de quem esta querendo ser servidor caia pela metade. O que devemos fazer é cobrar dos representantes
Fiquei com burnout estudando para Sefaz, então decidi nesse meio do ano estudar para o INSS. Já fui perseguida como professora do Estado, porém, vou continuar estudando para o concurso pq trabalhar no comércio é muito ruim tbm 😢😢😢 e preciso de um trabalho para viver, mas se ficar o INSS de CLT é triste.
estudar p carreira pública de estado ou se for jovem lutar para ter seu lugar na iniciativa privada pq serviço publico além de n enriquecer acabou ontem tal como o conhecíamos..a maior vantagem: acabou! RIP
Professor, entendo o seu lado de querer puxar alunos. Mas a realidade é que vai sim diminuir a quantidade de vagas. Prefeituras e estados, serão o mais precarizados. Aumento da corrupção, troca de voto por emprego, aumento nos assédios, aumento na aprovação de contratos que beneficiam os governantes, e muito mais... É uma notícia extremamente ruim. E não tem comparação de ser CLT e Estatutário. Estudar muito para poder ser mandado embora porque o seu chefe vai ser o primo do governante é foda, ser demitido por um incompetente, cheio de ego. Galera, fiquem desesperadas e estudem agora, pois depois vai ser muito mais difícil. E logo muitos cursinho terão as portas fechadas.
Dá raiva desse pessoal de cursinho. Eles só não querem passar o terror que é essa decisão, com medo de perder alunos. Preparem para trabalhar sobre pressão de perder o cargo.
Se fosse assim, na primeira vez q acabaram com o regime jurídico único todos teriam se tornado celetista, foram 7 anos assim e nem todos se tornaram celetistas, pelo contrário.
@@gerlineto193 Na prefeitura de Osasco, onde eu trabalho, nesse período foi um absurdo a quantidade de carguinhos de amigos do prefeito que eram obrigados a panfletar até, totalmente aparelhada a prefeitura, foi um alívio para todos os estatutários quando tudo voltou ao normal.
Excelente esclarecimento professor. Não é o Fim! Vamos persistir.. estabilidade não acabou só vai exigir um pouco mais de esforço.. e sobre emprego publico voce falou certo.. melhor um emprego publico de 10k por mes do que o convencional ganhar 3k. Estou estudando e continuarei sem distinção.. Farei o TSE mas revolvi me jogar na DataPrev agora em Nov que vai ser melhor do que meu atual trabalho caso aprovado.. faz parte.. não adianta querer chegar lá em cima sem passar pelos andares de baixo..
Vdd pura meu amigo. Fui aprovado no último concurso da Dataprev e lá é excelente, tem muitos benefícios. Porém, tem a questão política que é forte e a insegurança quando muda o governo/gestão. Meu foco agora será um estatutário!!!
@@joaovitorsoares802 é isso aí! Parabéns Cara! Sucesso na sua jornada! Agradeço o Feedback! Depender do setor privado tá complicado e muitas vezes injusto ! Mas Deus abençoa quem corre atrás! 🙏🏼
Obrigado pela live, foi muito esclarecedora, e gostei da fala final dizendo sobre olhar o copo meio cheio, e pensar que tem males que vem pra bem, focar e acreditar em si. Bora lá
Sou do Maranhão Esquerda aqui reina. E acredite ambas as partes odeiam concursos. A direita pensa em parasitas. E essa Esquerda quer aparelhar todos os cargos para ficar no poder. Aqui no estado N há concursos. Eu passei e tomei posse no da prefeitura de São Luís.
Parabéns pelo conteúdo professor, excelente explicação! Precisamos de mais pessoas assim, que esclarece e passa informações certas, reais! Que Deus continue abençoando seu trabalho sempre!
Pontos principais: Fim do RJU: O STF validou a emenda constitucional 19/98, extinguindo o RJU. Isso significa que a administração pública poderá contratar tanto por regime estatutário (com estabilidade) quanto pela CLT (sem estabilidade). Impacto em servidores atuais: A decisão não afeta servidores atuais, que manterão seu regime jurídico. O STF proibiu a conversão de servidores estatutários em celetistas ou vice-versa com base nessa decisão. Impacto em futuros servidores: Órgãos públicos poderão, a partir de agora, criar leis específicas para cada carreira, definindo o regime jurídico. Não haverá mudança imediata e cada carreira terá sua própria lei e debate político. Carreiras típicas de Estado: Carreiras como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e áreas de controle (Tribunais de Contas) provavelmente manterão o regime estatutário e a estabilidade. Outras carreiras: Carreiras como professores, profissionais da saúde e administrativos podem ser afetadas a médio e longo prazo, podendo migrar para o regime celetista. Concursos públicos: Continuarão existindo tanto para cargos efetivos (estatutários) quanto para empregos públicos (CLT). Empregos públicos: Ainda que menos vantajoso que o regime estatutário, o emprego público continua sendo uma boa opção, com concurso público obrigatório, demissão por ato motivado e bons salários em algumas carreiras (ex: Petrobras, BNDES, Correios). Concursos recentes (CNU, TSE): Provavelmente não serão afetados pela decisão, pois a maioria das carreiras são típicas de Estado e não haveria tempo hábil para regulamentação.
Gosto muito desse professor, é excelente, porém está trabalhando no estratégia concursos e precisa continuar estimulando novos alunos a se inscreverem no curso, senão vão fechar os cursinhos...
É referência de didática e além disso esbanja carisma e altruísmo. E o melhor de tudo, ainda é jovem e vai guiar muita gente boa para o serviço público. Muitos dizem que pra ser um bom agente público é necessário ter vocação, isso aí o Herbert tem de sobra! Parabéns pelo vídeo. Sem dúvida, sanou todas as dúvidas. O emprego público não tem teto, tem FGTS, tem uma estabilidade relativa (motivação para rescisão contratual), dependendo tem PLR, VA/VR altos (bancos pelo menos têm, né?) e por aí vai. Não vejo o fim de nada, na verdade eu vejo uma repaginada boa! Tem muito servidor e empregado público sacana! Que se aproveita da máquina pública para se encostar. Para esse tipo de pessoas, tem que ter um incômodo mesmo... O nome já diz, se é servidor, tem que servir, se vc for empregado público, tem que servir do mesmo jeito...
Foi só o aquecimento. Como o foco principal agora do governo é fazer corte de gastos, agora que a classe do serviço público ficou vulnerável com essa bomba do STF, pode esperar uma reforma administrativa para 2025!!!
Perseguição ja existe com estabilidade! Trabalho em camara e presencio absurdos.. inclusive um colega esta respondendo um pad sem o menor fundamento, tem q gastar com advogado e gera um desconforto imenso só pq a gestão nao se simpatizam com ele.. imagina como seria sem estabilidade! Insustentável trabalhar em prefeituras e camaras
Mas será que compensa para qualquer órgão ter que ficar depositando FGTS todo mês? Estatutário exonera vai embora só com o salário do mês e se for demitido por justo motivo sai sem nada...
Resumindo: a estabilidade agora será discricionária, ou seja, o órgão pode escolher se fazer concurso para estatutário ou CLT. Tudo vai depender da vontade do administrador.
É impressionante a capacidade desse meu Brasil de piorar a cada ano que passa. Os mais necessitados e sem condições são os que mais se ferram sempre, tudo joga contra.
Professor, parabéns pela live. Objetiva, esclarecedora e motivacional ao mesmo tempo. O cenário não é bom, mas eu concordo com as suas palavras sobre tomar a melhor decisão e sobre quais cargos concorrer. Obrigada!
Professor qual o motivo exato para essa mudança agora ?? Estou vendo diversos editais saindo, pq o STF quis mexer nisso agora, há um motivo real?? Aqui em SP muitas autarquias já contratavam por CLT, mas expandir isso p mim não faz sentido, há muitos contratos de empresas terceirizadas, salários rebaixados, tomando lugar de estatutários , inclusive já soube de contratações irregulares.
Pacotão de cortes de gastos q o governo federal está promovendo. Até os valores mínimos previstos na constituição para a saúde e educação estão sendo atacados. O canal do Jones Manoel fez vários vídeos denunciando isso.
Sem palavras um absurdo isso, em três anos não vai mais ter concurso simplesmente isso por mais que existem ainda a possibilidade da redação do texto não deixar claro isso simplesmente o fato de ser validado outras formas de contratação já é motivo para que os serviços sejam sucateados um retrocesso sem fim.
No meu ponto de vista, passar numa empresa estatal / pública, tipo Petrobrás, nunca é para se preocupar. Acho que pode ter direito a uma dor de cabeça, se houver privatização. No caso em questão, um órgão que poderá se transformar em ""CLTista", dificilmente quem andar correto, será chamado atenção, perseguido ou demitido. Faço uma ressalva, nos cargos municipais de cidades pequenas e médias, porque há situações que as coisas podem se tornar pessoais / políticas. Tem que ver caso a caso.
Prefeitura vai aceitar pagar 8% de FGTS ?? Ñ sei, difícil acreditar , tendo em vista que a maioria dos municípios já estão próximo do limite de gastos com pessoal . Outro ponto, municípios que hj já são estatutarios possuem regime previdenciário próprio, uma mudança para CLT afetaria profundamente o Regime próprio de previdência, até pq os futuros contratados iriam contribuir para o INSS . Tem muita coisa envolvida aí antes de se mudar o regime
Agora serão duas vagas no regime estatutário (1 ampla concorrência e 1 PCD) e 200 vagas CLT com escala 6x1, com muitas dinâmicas de grupo, várias entrevistas com o RH, ticket alimentação e agora os servidores vão ganhar FGTS. é o fim. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@firemage9982 Cara eu trabalhei por anos na iniciativa privada em escala 6X1....simplesmente você NÃO TEM VIDA!!! É frustrante você passar num concurso público agora e estar sujeito a isso!!
Torcendo *FORTE* para que os entes pensem na evasão de suas carreiras caso adotem o regime CLT. O bom concursado preferirá por óbvio os estatutários, e, aqueles que não, não atrairão os bem qualificados.
Eu acho que o conceito fluido "atividades tipicamente de estado" será preenchido convenientemente, a depender do nosso estágio político, pelo viés neoliberal pouco a pouco. Com o tempo, ficarão apenas magistrados, promotores, auditores, procuradores, defensores, delegados, policiais... Os professores, por exemplo, de faculdade federal podem começar a por a barba de molho... Aquela autonomia pedagógica, vai rodar logo, logo... O Estado neoliberal é uma realidade. Aos poucos, os três poderes vão se tornando uma empresa cujo principal mote é a eficiência, tudo em obediência à alteridade fiscal.
O fim da estabilidade é um aval para o coronelismo seguir firme, principalmente em prefeituras menores
@@drileandro9933 Só quem já é concursado em prefeitura sabe a pressão que é trabalhar com comissionados que se acham Deuses pois foram i indicados por políticos (vereadores), não é nada fácil a perseguição nas prefeituras e muitas vezes, nós efetivos trabalhamos mais pra cobrir os buracos dos comissionados que se sentem protegidos. Se isso sempre aconteceu, imagine agora!! RETROCESSO TOTAL!
SE os cursos preparatórios não se juntarem aos concurseiros e a sociedade nessa luta, pode acreditar que a médio/longo prazo os.concursos já não valerão mais a pena, e as vagas ficarão para os QI (quem indica) É o fim dos próprios preparatórios a longo prazo! Só não vê quem não quer!
@@TltStudies concursados acham que faz favor para nós quando precisamos de algum serviço público. Tinha que acabar tudo se não trabalhou certo rua!!
@@umcanalqualquer146 bom se isso fosse pra todos os cargos dos três poderes, e não só para os mais baixos.
@@cleitin1437 esses mais baixos são os nariz empinado.
@@umcanalqualquer146 Quem define se trabalhou certo ou errado?
Muitos esquecem que a estabilidade é uma proteção para o servidor.
Imagina trabalhar sob pressão em um órgão público, e ouvir que pode ser dispensado a qualquer momento?
O brasileiro precisa urgente acordar e aprender a votar!
Melhor dizendo ainda.. Uma proteção do cargo! para poder atuar com independência!
Querer que o brasileiro aprenda a votar é querer demais. Está longe disso acontecer z olha quem voltou para a presidência kkkk
é exatamente isso Rubia, sabe o que acontece ? a maioria corre para cobrar seus políticos de estimação e chega lá só vai encontrar na rede deles cortes de mitada ou lacradas, não falando um A sobre o que aconteceu, talvez assim a maioria caia na realidade e aprenda a vota com critérios
Vocês entenderam, né? É preciso uma lei para fazerem essa mudança. Vamos nos unir em um grupo no Facebook e pressionar os políticos contra leis que podem tirar a estabilidade dos futuros concursados. Nós estudamos para não ter que puxar saco de gestor para ganhar relativamente bem, e aí vem um político, sem noção, propor uma mudança dessas.
Eles se unem para aprovar aumento dos próprios salários, emendas de 'pix', orçamento secreto, fundos eleitorais e partidários às nossas custas, não é? E ainda utilizam comissionados como militantes em época de eleição. Se nos unirmos, eles não aprovam uma lei dessas. Basta fazermos pressões do tipo: 'Presidente, governador, senador, deputados federais ou estaduais que criarem ou votarem a favor de leis que mudem o regime de cargos públicos de estatutário para celetista não se reelegerão nas próximas eleições, decretando o fim de suas carreiras políticas'. Quem engaja?
Fora q hj ocorre muito assédio moral e em, alguns casos, até sexual. Imagina dps da quebra da estabilidade??
O grande problema dessa decisão é quando você desce o nível e vai para os Municípios. Comparar a realidade de um BNDES, Petrobrás, etc, com o que ocorrerá em um Município não me parece muito razoável.
Não acredito que a decisão seja motivo para desistirmos, até porque a mudança será gradual. Mas a minha maior preocupação é quanto ao que isso representa. Me parece uma porta aberta para outras reformas impopulares.
@@sarahlskarafiol3356 se vc para de estudar, o cursinho para de vender
Perfeito seu comentário
Município vai chover contratações
Mt bom seu comentário, a nível federal isso já é um absurdo, imagine qnd se fala em municípios, é uma canalhice tremenda
@@andreacampos2838
Vai chover de contratações manipuladas a favor de políticos
O brasil, a cada ano que passa, sempre regredindo. Impressionante.
Se tem Analista e Assistente de Procuradoria contratado como REDA por que não pode estender o CLT pra o ju di ci á rio?
Essa reforma vai proteger alguns da CLT?
verdade, começou a regredir nas eleições do ano de 2022.
Daqui pra frente, é só pra trás.
@@enfermagem.Ap0sitiv0 Começou muito antes disso. As eleições de 2018 nos trouxeram o presidente mais incompetente e vergonhoso de todos os tempos. O problema do Brasil é que a política aqui é bem baixo nível mesmo. E os eleitores, são do mesmo nível.
@@TheLizardskin verdade, elegeram o UNICO presidente preso que dava o caneco na prisão, pra afundar o Brasil, e agora estamos aqui no governo dele asa merdas que eles fazem.
O pior impacto disso sera nos concurso municipaais, nas prefeituras a perseguição política é muito grande.
Concordo plenamente
Concursos municipais, sempre foram ruins. Que diferença faz? Melhor descartar da sua lista.
@@Indignado2024Nem todos. Em SP tem muita prefeitura pagando melhor que estado/união. Falo por experiência própria
@@Indignado2024tem guarda municipal ganhando o dobro da PM
Vc luta tanto, consegue passar, vai tomar posse ano que vem e pode ter que ser CLT em prefeitura. Ou seja, se vc for contra o prefeito ele vai te colocar pra fora. Temos que nos unir pra tentar mudar isso.
Vdd isso não existe
Vale pra concurso homologado? Que já começou a convocar?
Todos tem que se unirem contra isso STF já extrapolou demais
Não @@SauloTH-cam
A demissão tem que ser motivada, não pode demitir sem motivação
Queria ver CLT na magistratura.
Isso eu acho quase impossível. Uma classe intocável praticamente.
Mas para técnico e analista o estrago será grandioso.
😅
Isso é só para os meros mortais
Os caras tem é vitaliciedade e outro nível.
@@rodrigopinheiro8588Usted curte un Narcos ?
Para os que tiveram dúvidas: 1. Se trata de uma Emenda Constitucional de 98, não tem a ver com a lei dos servidores 2. Caixa, BB, Correios são regidos pela CLT 3. Agora todos os órgãos poderão ser CLT, antes era ESTATUTÁRIO, regime próprio 4. Agora não terá mais a tão sonhada estabilidade, caso o órgão aceite esse regime, terão que apenas justificar a demissão, o que é mais fácil que uma demissão por justa causa, por exemplo.
Agora a minha opinião, (hoje sou advogada e buscava um cargo público pela estabilidade, para ficar claro)
1. Acredito que cargos de estado, tipo Procurador, Promotor, Juiz.. não mudará o regime, continuarão na vida boa.
2. Cargos de técnicos e analistas de INSS e outros órgãos é bem possível que mude, inclusive no judiciário.
3. Isso ocorrendo não será igual a Caixa, Correios, BB pq já estão no regime há muito tempo e já estão todos habituados, então é mais dificil ter disparidades e perseguições, diferente do coleguinha que irá entrar em um órgão que praticamente todo mundo é Estatutário e cheios de egos.
4. Se ocorrer, acho que terá disparidade e até desigualdades e em caso de perseguição, esse servidor irá sofrer muito com medo de ser mandado embora e isso pode criar muitos problemas, até ameaças, já presenciei servidora estável ser ameaçada por um desembargador que achava que era Deus, imaginem se for confirmado tal regime.
5. Torço de verdade, que nada mude e que esse servidor, depois de muita luta e dor nos seus estudos, sabemos que não é fácil, consiga ter paz e alegria no seu dia a dia
OBS.: É apenas a minha opinião, pela minha formação, poderia me esforçar e conseguir um cargo de estado, mas penso nos demais colegas que não possuem a mesma formação, então acho sim um retrocesso e uma falta de respeito com quem batalha todos os dias, buscando um lugar ao sol.
Vamos esclarecer algo: acredito que essa aprovação se deu agora, por que o rombo na Previdência já alcançava R$ 239,6 bilhões - o que representa um aumento de 1,5% em relação ao ano passado. Esse regime é de quem tem contribuições pela CLT. Logo, como o governador está se vendo em uma situação difícil em termos das contas públicas que somam 105 bi, eles recorrerram a essa emenda que estava engavetada desde 2007 (governo do pt), e colocaram para sere aprovada pelo STF SOMENTE agora. E os cursinhos estão tentando minimizar a situação com seus alunos, essa é a verdade. AGORA MUITos concursos concerteza vao ter que adotar esse regime para equilíbrio da Previdência Social. E a culpa é de quem? Do Governo de agora que só souberam em Gastar e estão de mãos atadas, e quem vai pagar é todos nós...
Não acompanhaste que não é necessário mais justificação para demissão de empresa pública, logo todos clt? !
Perfeito comentário
Colega para o cargo de escrevente técnico judiciário do TJSP, será que poderá incorrer em CLT?
Resolvi estudar para o INSS agora só Deus nos acuda! Fiquei com burnout estudando para Sefaz. O meu sonho é fiscalização RFB, porém minha mente não está tão forte assim mais, então decidi estudar para o INSS, mas já vieram com possível CLT, pois só Jesus na causa. Sou ex professora contratada do Estado.
Sou servidor público municipal desde 2021... e digo que essa medida pode facilitar os "apadrinhamentos" no setor público... além de prejudicar quem realmente estuda...
se já existe apadrinhamento agora, imagina como vai ser...
Teve professor que comparou com os Correios e a Caixa onde todo mundo já é celetista, o comportamento acaba se tornando diferente, todo mundo já está no mesmo barco, uma coisa bem diferente é trabalhar em tribunais, ministérios e por ai vai, que a galera é estatutária e tu ser o único novo entrando como celetista em outro regime, vão cag@r na cabeça de quem???? Vou ser sincera, irei continuar na jornada mas avaliando bem, já trabalhei em tribunal como estagiária e vi que as relações de alguns e não posso falar todos, mas alguns eram bemmm tóxicos e troxas com quem era comissionado e estava no estágio probatório, imagina entrar sendo celetista, sei não...Um dos maiores triunfos era ter a estabilidade garantida, porque qualquer problema lá, tu engole o sapo e segue, pede pra mudar o setor e tal, mas com essa daí, só deus e logooo na nossa vez
Servidores de tribunais dificilmente deixarão de ser estatutários. Ele fala disso no vídeo.
@@RayX12 Já tem cargo em comissão, e como disse, já trabalhei em um tribunal regional e federal, e não duvido nada, e pode ser que não, mas isso é apenas uma aposta dele e não uma certeza, com relação aos cargos de juiz, desembargador, promotor, auditor.. acho difícil mudar, agora técnico do judiciário, vai nessa que não tem risco kkkk
@@Anebel99 Cargo em comissão é para funções de chefia e assessoramento e sempre existiu. Aonde quer chegar falando deles?
Já trabalhei em tribunais também, bem como no STF e no STJ. Mantenho o que disse: concordo com ele que dificilmente serão mudados, até porque dependeria de lei de iniciativa do STF. Talvez técnicos de nível médio, como você apontou, mas os de nível superior?
Auditor é carreira típica de Estado, ponto.
Juiz e promotor não são em nada afetados. A CF lhes confere vitaliciedade e a emenda não mudou isso (e nem poderia, porque é certeza que cairia no STF por violar cláusula pétrea).
Vejo isso nas prefeituras.O professor que chega como CLT contratado é tratado como descartável, é mal tratado pelos colegas.
Aqui no Bananil tudo é possível.@@RayX12
Triste essa notícia... meu maior sonho era a estabilidade... já pensou passar num concurso público, ganhando uns 20 mil, e ser mandado embora?? Sua vida toda vai estar ajustada a um salário de 20 mil... seus gastos, sua rotina... ter que trabalhar pensando nisso... o poder da instituição sobre o funcionário vai ser muito maior... todo mundo de cabeça baixa, com medo de perseguição e demissão.... é conseguiram acabar com a última esperança do pobre... que decepção com esse País
Também estou preocupado, mas não é exatamente o fim da estabilidade, moça.
@@LucasLiradeOliveira verdade, ainda terão cargos estatutários, mas dificilmente será para minha área de concursos... será mais pra controle, policial... eu que presto para cargos administrativos, bem difícil de ter esperança... para os órgãos é muito mais vantajoso escolher o CLT do que o estatutário... e para aqueles que se manterem estatutário, imagina o tanto que vai aumentar a concorrência... se concursos de controle já são extramente difíceis e concorridos hoje, imagina como serão no futuro... infelizmente fiquei muito preocupada ao saber dessa notícia... não quer dizer que será impossível... mas vai ser ainda mais difícil... o jeito é correr contra o tempo, se esforçar ao máximo pra passar antes dessas possíveis mudanças nas carreiras
Entao voce quer cargo grande e nao deve afetar.
@@botafogo55 lógico que afeta. Na prática afeta e muito.
Vai ver como vai diminuir os concursos para os estatutários.
E com certeza a concorrência irá aumentar.
@@danitoddy91 irá aumentar comclt ou sem clt porque aqui fora esta horrivel.
Me recusei a fazer uma oração cristã numa reunião na escola que eu trabalhava, sofri perseguição durante um bom tempo, agora eu seria demitido.
Quem te perseguiu não é um cristão verdadeiro, ninguém pode impor ninguém a aceitar sua religião
@maelzaogg brother, isso é muito comum, a perseguição é sutil e sempre com aquela desculpa, é só uma oração, não conseguem aceitar que isso atinge o outro.
Se demitissem por isso iriam ter que te indenizar equivalente ao tempo que você trabalhou lá
@cdvzdfxefdsxfcb8090 nossa, que justo
Já não é bom pra ser servidor de prefeitura, imagina sendo CLT, corram!
Obg professor, excelente esclarecimento. Sigo firme no meu propósito, assinar meu termo de posse no judiciário em 2025!.
O que me preocupa é essa medida em cidades pequenas especialmente do interior. Nesses locais o prefeito é rei. Só ver a festa que é cargo comissionado
Eu sou de cidade pequena e digo: comissionado tem que fazer e a única coisa que protege o servidor de cumprir a lei é a estabilidade
Professor fale da massa, o povão, professores, cargos de prefeitura.
cargos de prefeitura serão quase todos clt, e claro só entrarão os do lado do prefeito, se entrar alguém que não é do lado do prefeito eles irão demitir, simples assim.
E eu que ainda nem passei, só me lasco mesmo... impressionante a cacidade das pessoas de degraçar com a vida dos outros. Muita indignação e é triste não pode fazer nada pra mudar isso.
Não desista, Ligia Dantas, você vai conseguir! Foca no seu objetivo e avance! Deus te abençoe.
O sistema ganancioso que está em vigor vai engolindo tudo no mundo.
Tô na mesma 😢
@shruog1045 Nao vou mexer no cargo da policia , mas nos outros deu ruim.
@@cristianooliveira7295 obrigada, espero que você alcance seus objetivos também 🤗
um país que já é marcado por uma avassaladora desigualdade social vem os ministros e criam mais "castas" no serviço público: carreiras típicas de estado.
PREGUIÇA...
O mais interessante é que 90% dos ministros do STF são de esquerda, vcs sabem, todos bem amigos/ indicados pelo PT, que diz defender tanto o pobre e querer acabar com a desigualdade social no Brasil, mas aí tomam essa decisão desfavorecendo os mais pobres. E todos sabemos porquê: o governo precisa cortar gastos, mas nem pense em dizer pra diminuir o Estado (ministérios, viagens e tal), vão cortar mesmo é no povo: e a desigualdade que se dane, o povo que se lasque.
Pois é meu amigo!!!! Absurdo isso.
@CCXFiles "NEOLIBERAL" é centro-esquerda, ou seja, aquela esquerda que privatiza, mas quer regular tudo e manter o controle do Estado, isso é oposto ao liberalismo clássico que fica na Direita. O "neo" é exatamente a intervenção/controle do estado o que difere da economia de mercado mais livre...
@CCXFiles a melhor forma de analisar o que você disse é tendo acesso a quem votou a favor dessa EC lá em 1998 e descobrir se essas pessoas ainda são parlamentares. Eu acho que é melhor do que só ficar nisso de polarização, apesar da polarização ser importante
@@Iucas.d polarização ser importante é sacanagem, o povo tem é que se unir e para de babar ovo de políticos, ideologias que só cegam quem está inserido nelas. A gente vive em um ciclo que só piora.
Situação hipotética, servidor de prefeitura recusar editar ato ilícito a mando do prefeito ou secretário, advinha o que vai acontecer com o servidor celetista? Não precisa responder, neh!!?
Sim, oq antes era visto com frequência na inciativa privada, agora é regulamentada na Administração... Assédio moral a todo vapor!
essa putaria está diretamente relacionada com corrupção, se ja tinha antes, imagine agora
@Odioconstante-rv6ncimagina esse mesmo delegado vai fazer um inquérito de algum familiar seu que sofreu alguma lesão, atropelamento, uma briga... de um filho de prefeito, deputado governador??? O que você acha que ele vai fazer se puder perder o emprego?
@Odioconstante-rv6ncPra isso já existe o pad.. não fica, é só provar e penalizar!
Haverá "rachadinhas" e quem fizer "paralisação" estará demitido !
As tipicas de estado são muito difíceis de passar no concurso e poucas vagas. Vai prejudicar principalmente os municípios e beneficiar os prefeitos. Um absurdo 😢😢😢
E vai aumentar mais a concorrência
O cidadão(a) não tem competência para ser aprovado em concurso público e vem querer acabar com o sonho de muito concurseiro.
O congresso que aprovou essa possibilidade. O STF só retificou deixou essa possibilidade a critério dos órgãos. Prefeitura CLT é negócio complicado.
@@genisonsilva8193 isso já existe desde muito tempo em prefeituras, muitas delas são regidas pela CLT mesmo. Não acabou a estabilidade exatamente.
@@LucasLiradeOliveira já existia mesmo prefeituras com clt, mas ainda era regime único, ou seja, se adotassem clt não poderiam adotar o regime estatutário. Agora vai poder existir ambos, o que significa que os Estados e a União também começarão a implantar.
Concurso pra que? O q importa é babar ovo de político, tem um aí que não passou pra juiz mas virou ministro do stf só babando político
@@LucasLiradeOliveira sim, acabou
“Existe perseguição, existe! Mas não conheço nenhum”. Os q ele não conhece q se exploda? Então a decisão é positiva no final das contas? Importante é vender cursos né?
Assédio moral a rodo e desconhece , Sei!
@@andreacampos2838mais fácil fechar o olho e vender curso.
O que mais existe é perseguição em prefeitura 😢
eu só n perdi o emprego pq eu era estável...jamais me curvarei p o que considero errado.
Pensamento típico do liberal que já levantou um bom patrimônio através do Estado, aí o problema é de quem vier depois. Grande parte dos servidores que ocupam ou ocuparam altos cargos tem esse pensamento, pois já levantaram patrimônio suficiente para viver de renda e estão totalmente alinhados aos interesses do mercado financeiro.
21:14 apaixonado por politico? Igual vocês da Estratégia, que fizeram abertamente campanha em 2018 e 2022 pra um dos candidatos que prometia acabar com as 'regalias' dos funcionários públicos?
Barata defendendo inseticida, como tem muitos funcionários públicos fazendo tb.
@Andressamagalha sim
senhor, todos os políticos de todos os lados querem acabar com as "regalias" os funcionários públicos.
@Geraldo_Rocha-ms2yg mas eu não nego isso, só apontei a hipocrisia dessa fala dele. Agora você achar que governos de direita não tem uma sanha totalmente apaixonada por depredar e destruir o serviço público só pode ser ingenuidade da sua parte.
Tambem cabe lembrar que propôs a ADI... Esse pessoal tem que tirar a madeira dos olhos.
CLT melhor que estatutário? Isso é discutível... prefiro estabilidade. E vai ter perseguição, falar que não é tudo isso é ser muuuuito otimista... acho que não é tão assim. Mas concordo, que é melhor que CLT privado. Só estou extremamente mal e triste por causa da estabilidade, que é meu sonho
BB, tu acha mesmo que estatutário fica no cargo pra sempre? Tu pode ser demitido assim como um celetista, mesmo tendo estabilidade...
BB, se você acha que estatutário se equivale ao CLT em relação ao risco de demissão você tá viajando @@luciocruz5225
Demissão na Lei 8112 é punição. Precisa de PAD, tem um processo específico para isso, comissão, prazo. Existe PAD persecutório? Sim, mas a pessoa tem que te odiar muito pra começar um processo desse só porque não gostou de algo que vc disse ou fez. No caso de vínculo por CLT, o STF já tem jurisprudencia, a demissão não precisa de PAD, nem ter motivo de justa causa basta ser motivada.
Motivação no meu último emprego público: vamos terceirizar a área X e a Y. Só.
@@vanessaanjos3212 exatamente isso que me deixa preocupada
O jeito era ninguém se inscrever para concurso CLT... aí a gente mudava isso... mas infelizmente as pessoas vão se inscrever, porque precisam trabalhar pra sobreviver... e mais uma vez eles tem a gente ( que é pobre) nas mãos
Concordo com você, num instante mudariam.
@@LucasLiradeOliveira muda nada, gente. Aí iriam dar um jeito de contratar terceirizados. O que muda é luta. Ninguém tava comentando sobre essa decisão do STF, a notícia veio pronta. A sociedade está apática e paralisada.
Se vao pra concurso que paga um minino e a galera vai se inscrever sim.
Tu acha que eles vão parar a "vida" deles por quem não se inscrever? Vão cag@r e andar e contratar terceirizados.
@@ferrsjessy eu quero um contrato de um ano na prefeitura e imagine um clt no serviço publico. Eu sou muito esculachado na iniciativa privada.
Um dos problemas de concurso CLT é o seguinte, você estuda é passa no concurso, te contratam para determinada área, uma secretaria de turismo por exemplo, vem o próximo prefeito e extingue essa secretaria, o cargo deixa de existir, se fosse hoje no regime estatutário você ficaria em disponibilidade recebendo sua remuneração até te alocarem em outro setor, já CLT é rua.
Falo isso por experiência propria, era concursado em uma estatal CLT, o contrato com determinada cidade acabou e não foi renovado, eu e os demais funcionários foram demitidos.
Um conselho pra quem vai fazer concurso para CLT, e leu até aqui, prefira concurso no regime estatutario com estabilidade, pode até que o salário seja maior no CLT, mas de um dia pro outro você pode não ter mais nada, comigo foi em plena pandemia, fiquei desempregado por muito tempo.
Não é de hoje que querem acabar com a estabilidade no serviço público. Já tentaram isso em 2020.
E vão continuar tentando. Infelizmente esse país está entregue ao mal caratismo e corrupção.
Só 2020? Essa aberração é de 1998.
@@d.c.campos4998 independente do lado, infelizmente.
@@d.c.campos4998 independente dos lados…
tentam isso desde 1988
Eu vi que vai valer pra os concursos futuros. Na prática,
O que pode acontecer é a terceirização como aconteceu no Poupatempo aqui do Estado de São Paulo. Salário baixo e muito trabalho.
Clt para os ministros também?
@CCXFiles o certo é babar os ministros não é mesmo? Que vivem fazendo merda.
@CCXFiles você está apenas repetindo o mesmo argumento e passando pano para o STF, não acha que passou da hora de acordar? Ou a esquerda não tem cérebro pra pensar?
Passando pano seu mané @CCXFiles
@CCXFilesvocê tem problema de cabeça? O próprio STF acabou com o serviço público inclusive do companheiro dino votou a favor disso e você me fala que o STF está lutando pelo povo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk maluco de todos os esquerdistas que vi até hoje tu é o mais fanático
@CCXFiles Amado, isso foi do senhor FHC!!! Entenda de onde veio essa m!!!
Muito obrigada pelo esclarecimento professor! O senhor sempre ajudando os alunos! É importante procurarmos as fontes das informações, vejo a mídia noticiando informações sem saber o que de fato acontece ou estudar sobre o assunto. Devemos procurar as fontes das informações e a partir disso tirar nossas próprias conclusões, sem influência da mídia ou opiniões das pessoas na internet.
Embora tenha muita água para rolar, já é um balde de água fria. Não duvido que foi votada por conta do período de corte de gastos que o governo está passando. Só imagino quando as IA's chegarem na ADM Pública.
O foda é que eles não cortam as regalias deles. Tem gente ganhando mais do que é permitido e tá tudo bem.
@@cleitin1437desembargador ganhando 200k líquidos e ainda se metendo em falcatruas
Essa é a tendência, infelizmente
IA já está na ADM Pub amigo. Programas como Power Automate já são utilizados também. Órgãos que tem licença da Microsoft 365 tem acesso ao Copilot para Trabalho. Órgão de tecnologia já utilizam machine learning. Adm Pub num parou em 1960 como tentam de vender não, leia mais!
Bem pensado... isso já é um tramite pra deixar tudo encaminhado..
A reforma administrativa tá em curso, só que de outra forma...
Esse governo já deixou claro q vai fazer todas as medidas impopulares pelo STF, usando eles como escudo
Exato! Não vai nem precisar do legislativo como todo mundo tava com medo
Esse governo já deixou claro que as medidas impopulares vai aprovar através do seu STF, já q tem o domínio completo da corte
Eles não tem força para realizar a reforma, então estão se articulando para realizá-la na canetada.
@@r.g.f.9904 Como não? Reforma administrativa é um dos poucos temas que esse congresso maldito votaria em peso com o governo. O lance é fazer e fingir que não fez.
Vocês vendem cursinho para concurso público, querem vender água suja como potável pra nós, mas não somos inocentes. A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.
Muitos de vocês não são inocentes, só não têm conhecimento adequado em matéria de Direito Constitucional e Administrativo.
@@hugoferreira7539, argumento falacioso.
Ué. Estuda sem pagar cursinho. Na Internet é possível conseguir bons materiais gratuitos. Parece que vc só queria uma desculpa para desistir. Então já nem perca tempo. Melhor fazer outra coisa.
Ainda no Brasil . 3 poderes sempre de mãos dadas na hora de tirar direitos dos pobres
Deixei de pagar cursinho quando vi que eles enfiavam conteúdos para certos concursos em que não constavam no edital. Não tinham uma curadoria para adequar o material. No final, você estudava conteúdos desnecessários caso não estivesse atento aos conteúdos para teu cargo.
Sindicatos não vão correr atrás disso pq quem está no sindicato já é servidor. Isso faz com que a força de quem esta querendo ser servidor caia pela metade. O que devemos fazer é cobrar dos representantes
Sindicatos recorrem, sim. O problema é a falta de união das pessoas. E são os representantes que tiram os direitos.
Os sindicatos estão mansinhos, pois o papai tá no poder. Eles só se movimetam quando é a oposição que está no poder, aí viram verdadeiros leões.
@@LuizArtur-v5f inss e sindjus mandaram um abraço pra você
Parem de dar dinheiro pra sindicatos. Eu já parei faz tempo.
@@RodrigoSantos-mn1uj Sei !
Muito obrigada pelo esclarecimento, gostei bastante! vou continuar estudando por enquanto, que Deus me ajude 🙏🏽
Como sempre os professores de cursinho tentando amenizar a situação para não sairem no prejuízo…
Se você já sabe o que ele tinha que falar, por que assistiu?
Não podem tratar a situação com a gravidade devida pra não perderem a assinatura
Haverá "rachadinhas" e quem fizer "paralisação" estará demitido !
@@gbbandeira Você é um CLT do Estratégia ?
Na verdade são "liberals". Inacreditável, mas é a realidade! 😢
Estudar para ser mandado embora
Bem vindo ao maravilhoso e "dinâmico" mundo da iniciativa privada 😂
Agora servidor vai ganhar FGTS kkkkkkkkkkkkkk
Sempre foi assim. Ou você acha que Banco do Brasil é um mar de rosas de se trabalhar?
Meu pai era da Petrobras e quase nao se via gente sendo mandado embora. Mas nao vejo isso com bons olhos.
Cirúrgico esse comentário hahah
Já sou efetiva de prefeitura, querendo ser de tribunal, mas vou observar o andar da carruagem, qualquer coisa fico onde estou mesmo ganhando pouco.
LOGO NA MINHA VEZ PQP
"Alguns males vêm para o nosso bem." (Herbert Almeida, 2024).
Vou colocar numa folha A4 e emplastificar
Se vão mudar ou não não sei;
Mas uma coisa sei:
Continuo estudando com força total!🔥
Com a bênção de Deus chegarei lá❤
O problema é você chegar lá...sendo clt se não babar político ou chefes já estará na rua
Fiquei com burnout estudando para Sefaz, então decidi nesse meio do ano estudar para o INSS. Já fui perseguida como professora do Estado, porém, vou continuar estudando para o concurso pq trabalhar no comércio é muito ruim tbm 😢😢😢 e preciso de um trabalho para viver, mas se ficar o INSS de CLT é triste.
Estou muito triste e preocupada 😢😢😢
estudar p carreira pública de estado ou se for jovem lutar para ter seu lugar na iniciativa privada pq serviço publico além de n enriquecer acabou ontem tal como o conhecíamos..a maior vantagem: acabou! RIP
Isso é extremamente alarmante as pessoas precisam se reunir e fazer algo a respeito. Pois essa decisão tomada afeta a todos!!
Professor, entendo o seu lado de querer puxar alunos. Mas a realidade é que vai sim diminuir a quantidade de vagas. Prefeituras e estados, serão o mais precarizados. Aumento da corrupção, troca de voto por emprego, aumento nos assédios, aumento na aprovação de contratos que beneficiam os governantes, e muito mais... É uma notícia extremamente ruim. E não tem comparação de ser CLT e Estatutário. Estudar muito para poder ser mandado embora porque o seu chefe vai ser o primo do governante é foda, ser demitido por um incompetente, cheio de ego. Galera, fiquem desesperadas e estudem agora, pois depois vai ser muito mais difícil. E logo muitos cursinho terão as portas fechadas.
Dá raiva desse pessoal de cursinho. Eles só não querem passar o terror que é essa decisão, com medo de perder alunos. Preparem para trabalhar sobre pressão de perder o cargo.
Parabéns para os neoliberais do Estratégia.
Qual ente da federação vai querer adotar o regime estatutário? Todos vão adotar o cletista.
Se fosse assim, na primeira vez q acabaram com o regime jurídico único todos teriam se tornado celetista, foram 7 anos assim e nem todos se tornaram celetistas, pelo contrário.
@@gerlineto193 Na prefeitura de Osasco, onde eu trabalho, nesse período foi um absurdo a quantidade de carguinhos de amigos do prefeito que eram obrigados a panfletar até, totalmente aparelhada a prefeitura, foi um alívio para todos os estatutários quando tudo voltou ao normal.
Claro
@@ElyAnneCanavese Comissionado assediando funcionário e fazendo propaganda política ilegal é na Adm direta que rola
Excelente esclarecimento professor. Não é o Fim! Vamos persistir.. estabilidade não acabou só vai exigir um pouco mais de esforço.. e sobre emprego publico voce falou certo.. melhor um emprego publico de 10k por mes do que o convencional ganhar 3k. Estou estudando e continuarei sem distinção.. Farei o TSE mas revolvi me jogar na DataPrev agora em Nov que vai ser melhor do que meu atual trabalho caso aprovado.. faz parte.. não adianta querer chegar lá em cima sem passar pelos andares de baixo..
Vdd pura meu amigo. Fui aprovado no último concurso da Dataprev e lá é excelente, tem muitos benefícios. Porém, tem a questão política que é forte e a insegurança quando muda o governo/gestão.
Meu foco agora será um estatutário!!!
@@joaovitorsoares802 é isso aí! Parabéns Cara! Sucesso na sua jornada! Agradeço o Feedback! Depender do setor privado tá complicado e muitas vezes injusto ! Mas Deus abençoa quem corre atrás! 🙏🏼
A precarização do emprego está avançando e o dono do cursinho dando uma de violinista do Titanic.
Exato.
Sim.
Jaja eles além de pós , farão curso p Enem.... dançam conforme a música,né...
E nós concurseiros tomamos
@@andreacampos2838 já tem curso pro Enem no estratégia kkk
exato
Isso q percebi
Obrigado pela live, foi muito esclarecedora, e gostei da fala final dizendo sobre olhar o copo meio cheio, e pensar que tem males que vem pra bem, focar e acreditar em si. Bora lá
“analise fatos, e não paixões"...perfeito!
Obrigada, professor!
Minha opinião: Quem quiser ser servidor passe ainda neste governo atual...caras como Tarcísio ou Zema vão quebrar os servidores, basta ver a Sabesp.
Desculpe a ignorância, mas o que está acontecendo lá?
Sou do Maranhão
Esquerda aqui reina.
E acredite ambas as partes odeiam concursos.
A direita pensa em parasitas.
E essa Esquerda quer aparelhar todos os cargos para ficar no poder.
Aqui no estado N há concursos.
Eu passei e tomei posse no da prefeitura de São Luís.
@@d.c.campos4998 terceirização e privatizações em massa em SP, PR e outros.
vc ainda acha q esse governo nos defende? putz...n estou falando de Tarcisio nem ngm da direita..tô falando com a esquerda que finge ser pró-servidor
A mudança está ocorrendo sob qual governante federal mesmo? #vivaoLula
creio que aumentará a arrecadação para o regime geral de previdência social, fortalecendo-o
Já é deficitário! Imagina estados e municípios entrando!
Parabéns pelo conteúdo professor, excelente explicação! Precisamos de mais pessoas assim, que esclarece e passa informações certas, reais! Que Deus continue abençoando seu trabalho sempre!
Pontos principais:
Fim do RJU: O STF validou a emenda constitucional 19/98, extinguindo o RJU. Isso significa que a administração pública poderá contratar tanto por regime estatutário (com estabilidade) quanto pela CLT (sem estabilidade).
Impacto em servidores atuais: A decisão não afeta servidores atuais, que manterão seu regime jurídico. O STF proibiu a conversão de servidores estatutários em celetistas ou vice-versa com base nessa decisão.
Impacto em futuros servidores: Órgãos públicos poderão, a partir de agora, criar leis específicas para cada carreira, definindo o regime jurídico. Não haverá mudança imediata e cada carreira terá sua própria lei e debate político.
Carreiras típicas de Estado: Carreiras como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e áreas de controle (Tribunais de Contas) provavelmente manterão o regime estatutário e a estabilidade.
Outras carreiras: Carreiras como professores, profissionais da saúde e administrativos podem ser afetadas a médio e longo prazo, podendo migrar para o regime celetista.
Concursos públicos: Continuarão existindo tanto para cargos efetivos (estatutários) quanto para empregos públicos (CLT).
Empregos públicos: Ainda que menos vantajoso que o regime estatutário, o emprego público continua sendo uma boa opção, com concurso público obrigatório, demissão por ato motivado e bons salários em algumas carreiras (ex: Petrobras, BNDES, Correios).
Concursos recentes (CNU, TSE): Provavelmente não serão afetados pela decisão, pois a maioria das carreiras são típicas de Estado e não haveria tempo hábil para regulamentação.
Obrigado pelo esclarecimento ❤ vou em frente nos meus estudo ...
Muito otimista professor. Já tem perseguição no serviço público e Federal.
Que professor esclarecido e objetivo! Parabéns!
Gosto muito desse professor, é excelente, porém está trabalhando no estratégia concursos e precisa continuar estimulando novos alunos a se inscreverem no curso, senão vão fechar os cursinhos...
Obrigada pela aula,professor.😊🧠
Melhor professor de Direito Administrativo e excelente comunicador.
Parabéns pelo vídeo professor!!! Muito assertivo! O povo viaja... Estão alucinando! hahahhaha
Boa sorte pra quem for se matar de estudar pra quase gabaritar uma prova de 100 questões, e virar um CLT fodido
ainda prefiro CLT nesses lugares do que em uma empresa qualquer da iniciativa privada
@@lu1z00 Sou obrigado a concordar!
É referência de didática e além disso esbanja carisma e altruísmo. E o melhor de tudo, ainda é jovem e vai guiar muita gente boa para o serviço público. Muitos dizem que pra ser um bom agente público é necessário ter vocação, isso aí o Herbert tem de sobra! Parabéns pelo vídeo. Sem dúvida, sanou todas as dúvidas. O emprego público não tem teto, tem FGTS, tem uma estabilidade relativa (motivação para rescisão contratual), dependendo tem PLR, VA/VR altos (bancos pelo menos têm, né?) e por aí vai. Não vejo o fim de nada, na verdade eu vejo uma repaginada boa! Tem muito servidor e empregado público sacana! Que se aproveita da máquina pública para se encostar. Para esse tipo de pessoas, tem que ter um incômodo mesmo... O nome já diz, se é servidor, tem que servir, se vc for empregado público, tem que servir do mesmo jeito...
Muito preocupante, na minha vez de tentar uma vida estável acontece um negócio desse. Se for pra continuar em regime se CLT, fico onde estou.
Eu tô com o mesmo pensamento
Quanta sabedoria nesse homem!
Acho que esta decisão afetará, principalmente, as carreiras administrativas. Foi a reforma administrativa que eles tanto queriam.
Foi só o aquecimento. Como o foco principal agora do governo é fazer corte de gastos, agora que a classe do serviço público ficou vulnerável com essa bomba do STF, pode esperar uma reforma administrativa para 2025!!!
Esclareceu bem, excelente professor!
Resumindo, os prefeitos vão contratar os "amigos" para diversos cargos.
Já faziam isso, mas agora o STF LEGALIZOU, simples assim.. até onde sei isso é inconstitucional, gente!!!!!Absurdo acabar com o RJU!!!
Mas isso sempre teve uai...
Professor sempre trazendo a voz da razão e tranquilidade. Excelente.
Perseguição ja existe com estabilidade! Trabalho em camara e presencio absurdos.. inclusive um colega esta respondendo um pad sem o menor fundamento, tem q gastar com advogado e gera um desconforto imenso só pq a gestão nao se simpatizam com ele.. imagina como seria sem estabilidade! Insustentável trabalhar em prefeituras e camaras
Procuradoria estadual boa tarde professor! obrigada
Ou seja, quem for ser concursado em prefeitura vai ter que puxar saco do prefeito
Mas será que compensa para qualquer órgão ter que ficar depositando FGTS todo mês? Estatutário exonera vai embora só com o salário do mês e se for demitido por justo motivo sai sem nada...
Todo mundo lambendo as feridas mas e aí? Cade sindicato, baixo-assinado, protesto, etc?
E os cursinhos em vez de se juntarem
ótima live, lógica do professor está exelente
Resumindo: a estabilidade agora será discricionária, ou seja, o órgão pode escolher se fazer concurso para estatutário ou CLT. Tudo vai depender da vontade do administrador.
Exato. Os burros ainda não entenderam.
Brigadúuuu, Prof., não esperava menos ❤❤❤❤
É impressionante a capacidade desse meu Brasil de piorar a cada ano que passa. Os mais necessitados e sem condições são os que mais se ferram sempre, tudo joga contra.
Obrigado pela explicação. Estava com alguns dúvidas e o senhor tirou algumas delas. Valeu! 👍
Professor, parabéns pela live. Objetiva, esclarecedora e motivacional ao mesmo tempo. O cenário não é bom, mas eu concordo com as suas palavras sobre tomar a melhor decisão e sobre quais cargos concorrer. Obrigada!
Concordo plenamente com suas palavras.
Explicação excelente, concreta e sem viés. Nas redes, muito fanatismo.
Professor qual o motivo exato para essa mudança agora ?? Estou vendo diversos editais saindo, pq o STF quis mexer nisso agora, há um motivo real?? Aqui em SP muitas autarquias já contratavam por CLT, mas expandir isso p mim não faz sentido, há muitos contratos de empresas terceirizadas, salários rebaixados, tomando lugar de estatutários , inclusive já soube de contratações irregulares.
Pacotão de cortes de gastos q o governo federal está promovendo. Até os valores mínimos previstos na constituição para a saúde e educação estão sendo atacados. O canal do Jones Manoel fez vários vídeos denunciando isso.
Reforma administrativa do ano que vem. E em 2027 um governo de direita vai aprovar.
No órgão onde trabalho tem "recepcionista" terceirizado ganhando salário mínimo fazendo função de analista e de técnico. É isso que querem pro futuro
@@darktyrannosaurus22 q terror!!!
@@darktyrannosaurus22 é oq acontece comigo
Ótima explicação, professor! Fiquei mais tranquilo 🙌🏼🙌🏼
Sem palavras um absurdo isso, em três anos não vai mais ter concurso simplesmente isso por mais que existem ainda a possibilidade da redação do texto não deixar claro isso simplesmente o fato de ser validado outras formas de contratação já é motivo para que os serviços sejam sucateados um retrocesso sem fim.
Inicio do fim. Vão arrochar o máximo possível o número de estatutários em todos os órgãos. Haverá diminuição abrupta de concursos.
No meu ponto de vista, passar numa empresa estatal / pública, tipo Petrobrás, nunca é para se preocupar. Acho que pode ter direito a uma dor de cabeça, se houver privatização.
No caso em questão, um órgão que poderá se transformar em ""CLTista", dificilmente quem andar correto, será chamado atenção, perseguido ou demitido.
Faço uma ressalva, nos cargos municipais de cidades pequenas e médias, porque há situações que as coisas podem se tornar pessoais / políticas. Tem que ver caso a caso.
Conheço 2 que foram mandados ir embora do Banco do Brasil.
Por qual motivo ?
Obrigada pelo esclarecimento professor, excelente aula!
Aos poucos, estai tutando nosso diteitos e o povo nao faz nada pra mudar isso.
Adorei a explicação! Parabéns pela clareza na informação ❤
21:27 não é essa emenda que não foi votada em dois turnos e por isso foi declarada inconstitucional? Queria entender qual é o novo entendimento do STF
Pois é! Na aula do prof. Aragonê sobre o assunto ele comenta isso. Vou ter que reassisti-la.😅
Entendimento de bastidores.
Boa tarde
Cheguei á casa Deus abençoe 🙏🙏
Prefeitura vai aceitar pagar 8% de FGTS ?? Ñ sei, difícil acreditar , tendo em vista que a maioria dos municípios já estão próximo do limite de gastos com pessoal . Outro ponto, municípios que hj já são estatutarios possuem regime previdenciário próprio, uma mudança para CLT afetaria profundamente o Regime próprio de previdência, até pq os futuros contratados iriam contribuir para o INSS . Tem muita coisa envolvida aí antes de se mudar o regime
Conteúdo excelente. Muito estranho alguns julgados passarem décadas rodando enquanto outros são resolvidos na velocidade da luz
Não será tão ruim ??? isso é péssimo kkkkk
Eles vendem cursinho preparatório. Precisam fingir otimismo kkk
Agora serão duas vagas no regime estatutário (1 ampla concorrência e 1 PCD) e 200 vagas CLT com escala 6x1, com muitas dinâmicas de grupo, várias entrevistas com o RH, ticket alimentação e agora os servidores vão ganhar FGTS. é o fim.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@firemage9982 mds, vira essa boca pra lá, sai fora kkkkkkk
@@firemage9982 vc fala essas besteiras só pra desanimar concorrência. Só de falar de ter dois regimes dá pra ver que entende muita coisa.
@@firemage9982 Cara eu trabalhei por anos na iniciativa privada em escala 6X1....simplesmente você NÃO TEM VIDA!!! É frustrante você passar num concurso público agora e estar sujeito a isso!!
Muito obrigada, Professor! Sensacional ouvir você!
Ou seja o baixo clero dos servidores vão continuar se lascando...
Torcendo *FORTE* para que os entes pensem na evasão de suas carreiras caso adotem o regime CLT. O bom concursado preferirá por óbvio os estatutários, e, aqueles que não, não atrairão os bem qualificados.
Eu acho que o conceito fluido "atividades tipicamente de estado" será preenchido convenientemente, a depender do nosso estágio político, pelo viés neoliberal pouco a pouco.
Com o tempo, ficarão apenas magistrados, promotores, auditores, procuradores, defensores, delegados, policiais...
Os professores, por exemplo, de faculdade federal podem começar a por a barba de molho... Aquela autonomia pedagógica, vai rodar logo, logo...
O Estado neoliberal é uma realidade. Aos poucos, os três poderes vão se tornando uma empresa cujo principal mote é a eficiência, tudo em obediência à alteridade fiscal.
Muito obrigada pela explicação, esclareceu muito.
É o medo desses cursinhos de perderem alunos. Muita gente está caindo fora. Vejo nos grupos de estudos.
Espero que mais gente desista. É menos concorrência.