O pior segmento da fotografia para trabalhar... ou ainda, segmento A, B ou C dá dinheiro?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 139

  • @christianbertuol4950
    @christianbertuol4950 3 ปีที่แล้ว +2

    Não posso reclamar da fotografia
    Nos últimos 3 meses tive uma media de 8 a 10k por mes e sem trabalhar todos os dias, e estou a apenas um ano e oito meses no mercado.
    Tudo é questão de você ter os contatos certos e ser "sem vergonha" de sair oferecendo teu trabalho em qualquer lugar que você vai! Ser fotógrafo é também ser vendedor, não da para esperar pelos trabalhos, você precisa ir atrás, seja oferecendo em um restaurante que você almoçou, ou seja oferecendo pra alguém que você viu em um parque na rua tirando selfies com o celular

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Eu também não me queixo não, esse vídeo é só um lado, de muitos possíveis, dessa história. Mas nunca podemos esquecer que cada um tem um ponto de partida diferente e muitas vezes ter os contatos é a grande barreira para uns que não possuem esses contatos, mas vender é uma habilidade em si e para quem é profissional é tão ou mais importante que a habilidade de fazer as fotos.

  • @PabloContrerasFotoviajante
    @PabloContrerasFotoviajante 3 ปีที่แล้ว +19

    Quando estava começando fui numa palestra e nela o Cristiano Mascaro me disse: "quando vc vê um monte de cara de câmera se amontoando pra fazer uma foto, vc corre pra longe dali.".
    Profissionalmente foi mais ou menos isso também.
    Procurei sempre vender o MEU produto, e não O produto "xpto".
    Fiz isso seja indo pra lugares remotos, hostis, onde pouca gente ia, ou como mais recentemente, criando tecnologia pra fazer projetos especiais.
    Quem quer viver de fotografia precisa criar o seu produto, e uma forma de vendê-lo.
    Senão entra no mercado da comodity.
    Grande abraço

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +5

      Bem por aí meu caro, sem estratégia e definição maioria fica perdida mesmo.

    • @Igor-ft3oq
      @Igor-ft3oq 3 ปีที่แล้ว +2

      Aqui em Vitória, ES em geral, o que vende e gera muito "like" é fotografia sensual, biquini, semi nu etc, e aí, o que ocorre?! Mais de 70% do segmento se volta a fazer só fotografia feminina desse tipo. A ponto de ter muita coisa vulgar, de mal gosto e assim por diante. Pra mim é bem o que tu falou, entra no mercado de commodities.

    • @rodrigonakabayashi9276
      @rodrigonakabayashi9276 3 ปีที่แล้ว +2

      Grande Pablo !! admiro muito o seu trabalho. Conheci através do canal dos irmãos Mários e desde então eu te sigo. Se houvesse um passeio ou workshop seu ,com certeza gostaria de ir algum dia.
      a dica foi ótima e eu fiz exatamente isso. Além de ser dificil cada dia mais disputar espaço com os smartphones e gadgets feitos pra eles, cada dia mais o avanço tecnológico das próprias câmeras, está nivelando os fotógrafos e se faz necessário criar o seus próprio estilo e o seu próprio jeito de vender.
      Um grande abraço

    • @rodrigonakabayashi9276
      @rodrigonakabayashi9276 3 ปีที่แล้ว +2

      ​@@ArmandoVernagliaJunior Fala Mestre!! com a pandemia nao nos vemos mais, mas deve se lembrar de mim. Fui em muitos workshops seus lá no centro de SP.
      Eu comecei num ramo que é muito apreciado, que é o da astrofotografia e fotografia noturna.
      Mas, vender que é bom? nada!! 😂😂😂
      Depois de muito tempo, comecei a me interessar por empreendedorismo marketing digital, web design, dropshiping e nisso acabei virando um Nômade Digital que é analista de marketing e fotografo!! rs...o que eu fiz foi o seguinte: eu já tive 2 negócios no ramos alimentício. Então estou me aprofundando mais na fotografia gastronômica, e vendo o serviço de fotografia, embutido no serviço de Marketing ou e-commerce. Tenho conseguido clientes com a estratégia de fazer desde a consultoria, até a execução completa da criação de um delivery para eles. Eu fecho um pacote onde:
      Faço o briefing, apresento cases de sucesso que eu estive envolvido, e de acordo com o plano e orçamento da pessoa, eu ofereço pacotes diferentes que incluem a criação do site, perfis nas mídias sociais, campanhas de ADS no google e facebook, logística ( já fui especialista em logística, entregador e motorista de carro, van e motoboy ), e a criação do perfil nos apps de comida, dando também ,consultoria nessa área. e é ai que eu tenho um diferencial ainda maior a oferecer!
      Pois enquanto outros profissionais oferecem mídia social, ou campanhas, ou website. Eu ofereço tudo isso e uso a fotografia dos alimentos, dos pratos e do negócio, como o maior diferencial.
      Isso porque hoje em dia não basta só ter fotos e vídeos para compor o cardápio online e dos apps.
      Pois já que vão contratar o serviço, eu cobro um pouco mais para eles terem um acervo legal para postar no site e nas mídias sociais.
      Foi dificil e tive que estudar como um camelo! 😂 mas foi a maneira que encontrei para conseguir trabalho usando não só a fotografia em si, mas também aproveitando todas as hard e soft skills que eu tinha para isso.

  • @marceloandreoli69
    @marceloandreoli69 11 วันที่ผ่านมา

    Hahaha! Maravilhoso!! Esse vídeo já tem 3 anos, mas penso que será sempre atual! =D

  • @AndrePalma76
    @AndrePalma76 3 ปีที่แล้ว +24

    Vídeo altamente motivacional!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +15

      Que ninguém espere que eu vá dar uma de coach motivacional aqui, não é a minha cara. 🤣🤣🤣

  • @eddyfotografo
    @eddyfotografo 3 ปีที่แล้ว +12

    O que eu mais fico indignado é a quantidade de pessoas que tentam vender milagres do tipo: lote sua agenda em 1 mês e muitos caras que apelam para a meritocracia, que no meu ponto de vista não existe.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +7

      Então, o que existe é sempre estratégia e como cada um aplica estratégia, é possível ter agenda lotada, sim, é desejável? Aí é outra coisa. E meritocracia é toda uma outra história, tem uma galera que ignora fortemente que cada um tem um ponto de partida diferente e aí vende o papo de mérito escondendo embaixo do tapete as heranças, os salários do emprego principal entre outros pontos... mas aí é toda uma outra conversa.

    • @eddyfotografo
      @eddyfotografo 3 ปีที่แล้ว +2

      @@ArmandoVernagliaJunior sem dúvidas. O ponto de partida de cada um é bem diferente. Enquanto uns vão para luz, outros não tem o que comer e a maioria dos coach de audiovisual e fotografia parecem viver em outro planeta. Ignoram isso e não possuem noção de classes.

  • @edson6813
    @edson6813 3 ปีที่แล้ว +5

    Olha você falou que iria ter alguma coisa bem humorada mas, eu fiquei foi com vontade de chorar depois desse vídeo.kkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +3

      Veja... eu estou nessa carreira há 1/4 de século, então provavelmente não é a história inteira, como falei no começo do vídeo. :) Mas assim, quem desiste fácil não vai achar trabalho nesse mundo pois toda profissão tem dificuldades. E sabe aquele estilo de humorista que não ri da própria piada justamente para causar um clima, então...

  • @emersonribeiroluz7482
    @emersonribeiroluz7482 3 ปีที่แล้ว +1

    Nem comecei mas o que deixa a gente apaixonado talvez seja o domínio de por em um quadro a forma que vc vê as coisas o seu ângulo a imagem que sai no final ... É prazeroso tbm fotógrafo a pouquíssimo tempo e só por hoby.
    Mas adoro e entendo a desvalorização doercado hj talvez pq a fotografia se tornou digital que vc clica não gostou faz outra até acertar mesmo tendo técnicas diferente dos tempos que uma fotografia simples sem nenhuma técnica era muito mais valiosa e sem desperdício que a fotografia digital da de cliks

  • @rstuginski
    @rstuginski 3 ปีที่แล้ว +11

    Sabe aquela frase: "Faça o que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia na vida", ou variações dessa frase? É mentira!!! As pessoas têm a péssima ideia de achar que existe trabalho que não dá trabalho. Como qualquer profissão, a fotografia tem altos e baixos, têm seguimentos que, às vezes, estão em alta e dão mais dinheiro, porém isso pode mudar.
    A verdade é que qualquer profissão/seguimento dá dinheiro e qualquer profissão/seguimento não dá dinheiro. Não tem seguimento melhor ou pior, tem dedicação. Tem perseverança. Tem planejamento. Tem que trabalhar.
    Parabéns, mais um excelente vídeo, desmistificando a vida do fotógrafo, ou do prestador de serviços fotográficos. Pra mim fotografia é só hobby, mas mesmo assim, tem coisas que obrigo fazer (tratar fotos, eca!!) que faz parte do meu hobby. Imagino o profissional...
    Vida longa!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      É por aí, se chamamos trabalho, há um tanto de dores que iremos aceitar pelo tanto de retorno que esperamos receber, ser profissional, em qualquer área, tem um peso, uma responsabilidade. E lógico que esse vídeo traz só um lado, dos muitos possíveis, dessa história.

  •  3 ปีที่แล้ว +5

    Sempre fui fotógrafo de eventos. Realmente é cansativo. Você trabalha 8h, 10h, 12h, enquanto os outros se divertem. E tem que carregar sempre umas barrinhas de cereais e água, porque alguns lugares não se preocupam com o mínimo de cuidado com os profissionais. O que acho gratificante é poder ser o profissional que vai eternizar aquele momento tão especial de uma família (trabalho com Casamentos e Formaturas). É uma grande responsabilidade, porque às vezes, essa será a única fotografia profissional que aquela família conseguirá pagar na vida. Sinto-me realmente honrado e privilegiado por fazer a diferença na vida dessas pessoas, levando alegria e deixando a minha pequena marca e contribuição nesse pedacinho de Espaço-Tempo que nos é reservado.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +2

      Isso é algo muito importante de lembrar, o nosso trabalho participa da vida de pessoas, sejam pessoas físicas ou jurídicas, participamos, estamos nos resultados de vendas e nas memórias afetivas, é um trabalho de responsabilidade e quando nos damos conta disso entendemos muito do que nos move.

  •  3 ปีที่แล้ว +1

    Ótimo vídeo! Show é muito bom quando vc está em um local tranquilo.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Show, quando a gente está no fundo da casa de shows, com tele, só curtindo o show e fazendo clicks, é a melhor coisa, mas lá na frente é uma pancadaria e tanto. :D Mas faz parte... se tem algo que faço desde os 14 anos de idade é ir em show de rock, então é tranquilo.

    •  3 ปีที่แล้ว +1

      @@ArmandoVernagliaJunior verdade, eu normalmente fotografo shows menores e mais tranquilos

  • @betogonsalvo
    @betogonsalvo 3 ปีที่แล้ว +2

    Excelente vídeo, muito didático e muito coerente em todos os pontos e analises.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      E não é? De vez em quando ainda me pergunto por que a gente teima nisso.

    • @betogonsalvo
      @betogonsalvo 3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior Costumo dizer que fazemos isso pelo prazer que a fotografia nos da, só pode ser...

  • @luizrogerio3502
    @luizrogerio3502 3 ปีที่แล้ว

    De cara já mandou a foto do André matos, muito bom.
    Grande maestro

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Maestro deixou saudades. O vi ao vivo mais de dez vezes, o entrevistei, fotografei ele duas vezes, gente fina demais...

  • @rezakfotografia
    @rezakfotografia 3 ปีที่แล้ว +2

    Insistindo na fotografia de treinos e competições de corrida, ciclismo e triathlon desde 2015 (mesmo na pandemia). Agora é tarde, não dá mais para mudar, rs. Abraços!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Importante é focar na estratégia, se a estratégia estiver certa, traz retorno, então se tem que mudar algo, geralmente é na estratégia e não na fotografia.

  • @Lucenafoto
    @Lucenafoto 3 ปีที่แล้ว +1

    Maravilha de vídeo amigo!

  • @w.carvalhofotografia6700
    @w.carvalhofotografia6700 3 ปีที่แล้ว +2

    Estou engatinhando na carreira de fotógrafo e este vídeo foi como um "Dipirona" amargo, mas necessário. Excelente conteúdo.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Lembrando que é um lado só dessa história, eu poderia (e tenho o roteiro escrito) ter gravado o inverso desse vídeo, só com positivo, mas achei que era meio coach motivacional e não gravei ainda pois não é a minha cara fazer isso. :D :D :D

    • @w.carvalhofotografia6700
      @w.carvalhofotografia6700 3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior excelente cara. Vc é fera demais

  • @mariafilomenasantosdeazere4638
    @mariafilomenasantosdeazere4638 3 ปีที่แล้ว

    Excelente o vídeo, professor !!!! Adorei a sua sinceridade, a sua espontaneidade ao falar do ofício. Acho que todos que insistem na fotografia o fazem porque todo fotógrafo, penso eu, sente a importância de registrar o que acontece numa família, num evento, etc etc. De alguma forma, eles contribuem para que o tempo passado seja recuperado e revivido... talvez tenha falado besteira. Mas, quando fotografo um evento familiar, sito esta responsabilidade.

  • @JulioBomfim
    @JulioBomfim 3 ปีที่แล้ว +1

    Boa e bem humorada reflexão, Vernaglia! Já me aventurei pelo menos um pouquinho em.alguns desses segmentos e foi bem assim mesmo, rsrs. Mas falando sério, para mim os piores segmentos da fotografia são aqueles que, de fato, não precisariam mais dos fotógrafos para produzir. Ou seja, qualquer segmento em que a fotografia de celular ou amadora já atenda bem para aquele negócio.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Mas foto de celular precisa do fotógrafo, tenho amigos clicando pro Instagram de grifes com iPhone e fazendo uma boa grana, direção e luz ainda vale muito mais que a câmera usada. :)

  • @ronaldoxavier2089
    @ronaldoxavier2089 3 ปีที่แล้ว +1

    Já que fez um belíssimo vídeo sobre o pior segmento da fotografia, seria possível fazer um sobre o melhor?
    Segundo o seu ponto de vista, ainda é possível se viver da fotografia?
    Além da paixão, o que mais justificaria investimentos tão alto em equipamento fotográfico?
    Podemos concluir que a fotografia como profissão está em extinção?

  • @antonioleite5637
    @antonioleite5637 3 ปีที่แล้ว +3

    Gosto muito de fotografia de eventos, mas é bem o que você falou, a gente se esbarra em cada situação...

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      É verdade, eu curso os eventos empresariais que faço, mas sempre tem umas situações abaixo do ideal digamos assim. :D

  • @Dayvsthiago
    @Dayvsthiago 3 ปีที่แล้ว

    O que fazer quando não usa computador para guardar fotos depois do trabalho? Vende e publica algumas como portfólio e apaga mesmo?

  • @duleonardi
    @duleonardi 3 ปีที่แล้ว +1

    Papo reto! Parabéns por colocar esse esse tema!

  • @gersonfischer9771
    @gersonfischer9771 3 ปีที่แล้ว

    Adoro fotografar e o que ganhei com fotografia acho que nem pagou meus equipamentos,mas nao foi minha profissão,sempre como hobby,e vejo a muito tempo que quem ganha alguma coisa com fotos sao pessoas que nem vc,que vendem cursos,oferem conteúdo ,tem publicações,livros,os que trabalham bem o mkt digital e ja estão no mercado a tempos ate que se deram bem,tipo os caras da foto,melo bastos,mas é 1 em 1 milhão,e o resto ta aqui do outro lado assistindo e com esperança de também se dar bem.vlw Vernaglia,seus videos sao ótimos, obrigado abraços

  • @friedrich8990
    @friedrich8990 3 ปีที่แล้ว +1

    vídeo para nos fotógrafos ter uma crise existencial

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Ninguém pode vir ao meu canal esperando coach motivacional, todo mundo já sabe disso. 🤣🤣🤣 Mas lembrando que esse é um lado, de muitos, dessa história... é possível ser muito bem sucedido na fotografia, depende de estratégia, de estudo, de dedicação e de tempo, estou no ramo há 25 anos e na real, não tenho queixas, mas isso é assunto para outro vídeo...

  • @w.carvalhofotografia6700
    @w.carvalhofotografia6700 3 ปีที่แล้ว +20

    Ueh? Mas não é só apertar um botão? 😂😂😂😂

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +2

      Entre 10 e 200 botões e menus conforme o modelo de câmera, sim, é só isso mesmo. 🤣🤣🤣🤣

  • @claudiogavinho
    @claudiogavinho 3 ปีที่แล้ว

    Ótimo video! Poderia virar uma série sobre o assunto.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      É uma boa ideia, tem outros vídeos vindo aí, com os outros lados dessa história.

  • @rosival75
    @rosival75 3 ปีที่แล้ว

    Amando. O meu foco desde que comecei foi ensaios e agora algumas clientes me procuram para fazer fotos de social media. Aquele tipo de foto para fazer cards para as redes sociais... Mas tenho muita vontade de fazer moda. O que você me diz destes dois nichos?

  • @LeonelAlbuquerque
    @LeonelAlbuquerque 3 ปีที่แล้ว +1

    A verdade dói. Nessa profissão muitos só percebem isso quando quando já é tarde.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Todo trabalho tem suas dores, se não não chamaríamos de trabalho. :)

  • @tiagoalcardoso164
    @tiagoalcardoso164 3 ปีที่แล้ว +1

    Cara amei esse vídeo!!! Amo fotografar natureza, mas não vivo de fotografia. Apesar disso, já levei muita picada de mosquito Kkkkkkkkkkkk.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Na natureza você tem a seguinte escolha: ou se enche de repelente, e aí se livra dos mosquitos (não de todos) mas também de toda outra vida selvagem da área, pois outros animais sentem o cheiro e somem, ou aceita os mosquitos para ter a chance de clicar outros animais que existam na região que estiver clicando... a gente não escapa de ter que fazer essa escolha.

  • @ClaudioFarinelli
    @ClaudioFarinelli 3 ปีที่แล้ว

    Sou fotógrafo de eventos sociais a 23 anos, já passai por muitas situações constrangedora muita correria, sempre frequentei academia para melhor preparo físico, basta nervoso e ansiedade, mas financiamento foi muito bom, consegui muita coisa, como: casa, carros e viagem com a família. Infelizmente desde 2015 já não está tão bom, ficou bem sucateado a área de eventos, qualquer um tem uma câmera de entrada já saí fotografando..... Mais não desisto não aguardo melhores dias após pandemia, já sabendo que estou procurando uma segunda fonte de renda. Obrigada Vernalha, seu conteúdo e muito bom.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      O negócio é justamente a gente, que tem mais tempo de estrada, oferecer pro cliente algo que quem é novato não pode oferecer: certezas. E essas certezas de resultado tem um preço.

  • @niltonfecchio
    @niltonfecchio 3 ปีที่แล้ว +1

    Fala grande mestre. Então eu até trabalhei por um tempo em uma grande imobiliária online... Mas o valor pago por sessão fotográfica não compensava os gastos com as exigências, pois era necessário ter uma empresa aberta e emitir nota fiscal. Gosto muito de fazer retratos e de fotografia de rua. Excelentes ponderações.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      É aquilo, toda carreira pede investimentos, tempo, estratégias etc. E é parte da estratégia de vida a gente pesar isso e saber se vale ou não dentro do nosso plano de vida.

  • @joaoluizalvespaes6860
    @joaoluizalvespaes6860 3 ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo, comecei na fotografia como Hobby , trabalhava na área administrativa, aí aposentei e me tornei profissional, depois de muito estudo, já fiz casamentos, 15 anos, aniversário infantil, mas meu negócio é ensaio feminino, e produtos...é mais tranquilo, e como já tenho aposentadoria para pagar os boletos, é mais tranquilo... menos pressão, aí a gente se diverte mais. É isso.

  • @eniogoncalvesdasilva5011
    @eniogoncalvesdasilva5011 3 ปีที่แล้ว +1

    O que me motiva a continuar fotografando é a paixão pela fotografia, aliás, sou da época em que se gastava um bom dinheiro na revelação de filmes de 36 poses, tinha toda aquela expectativa em saber como ficaram as fotos, era uma época diferente. Em relação a ganhar dinheiro com fotografia já estou desenganado, é um investimento muito alto (cursos, acessórios, equipamentos, seguro, site) para um retorno muito baixo, além disso, são poucas as pessoas que realmente valorizam o nosso trabalho, acham que é só apertar um botão.
    A dura realidade que nós fotógrafos devemos encarar, é que no quadro geral a mais simples porcaria talvez seja mais significativa do que todo um trabalho cuidadoso, horas de estudo, investimento em equipamentos. Hoje qualquer um com um celular se acha um fotógrafo profissional.

  • @NicolasSantos7
    @NicolasSantos7 3 ปีที่แล้ว +1

    sou fotógrafo há 8 anos desde que meu filho nasceu. tão logo fiz o curso básico com o Léo Neves e Flávio Demarchi e após parti para os cursos específicos com Diego Rousseaux, Américo Sperandio, Allan Elly, etc. Apaixonado por review de equipamentos desde o início do Vlog do Zach, rsrs.
    Me encontrei na fotografia de Eventos, principalmente casamentos. E ensaios externos também não poderiam faltar, como moro na esplêndida Niterói-RJ.
    É fato realmente que passar 5, 6 horas fotografando um evento (fora o tempo de locomoção) é bastante cansativo sim. No final eu literalmente danço para continuar fotografando, sem parar. os pés doem demais. Mas eu amo isso! Me sinto no estágio de flow no meio do evento, converso, brinco, me divirto bastante! Sempre com o objetivo de extrair os melhores clicks e dirigir minha equipe da melhor maneira.
    Acompanho seu canal desde 2013, Vernaglia. Aqui a gente reflete um pouco. Sucesso sempre! @visionfotografia10

  • @TudoGameZero
    @TudoGameZero 3 ปีที่แล้ว +1

    a gente paga 6 mil reais SÓ numa lente e o cliente quer pagar 50 pila no trabalho. Raiva.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Então, tem que ter estratégia, tem que ter posicionamento de mercado, e como toda carreira, tem o tempo de desenvolvimento. Pensa assim, abrir um consultório de dentista é uma fortuna, e vai atender muita consulta antes de ter recuperado esse investimento, comprar câmera e lente é igual, é investimento inicial num negócio, faz parte do jogo.

  • @davidz6614
    @davidz6614 3 ปีที่แล้ว +1

    Sem falar que a fotografia digital apesar de ter facilitado muito nosso dia/dia como fotógrafo seja profissional ou amador fechou ou restringiu muitos nichos.
    Resumindo, não tenho saudade nenhuma da época da fotografia analógica, porém se ganhava mais é fato.

  • @edmmardeoliveira
    @edmmardeoliveira 3 ปีที่แล้ว +2

    Essa coisa de ser ruim... se estende por muitas áreas! Tem muita gente abrindo loja de roupas e falindo. Tem muita gente que é designer e não ganha nada... tem até Advogado que não advoga porque em cada esquina tem um escritório igual ao dele e por ai vai... o Marketing ainda continua sendo um caminho bom... tem muita gente ganhando diheiro com foto por que sabe vender... o dom não é só no clique, mas também na manha de vender!

    • @luiss51
      @luiss51 3 ปีที่แล้ว +2

      Falou tudo Edmar, toda profissão tem seus prós e contras. Tem muita gente ruim vivendo de fotografia porque sabe vender melhor o seu peixe do que muitos fotógrafos bons. Acontece em toda profissão.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Venho respondendo nos comentários o seguinte: esse é um lado de muitos, se fosse tão ruim, eu não estava nisso há 25 anos, mas isso é assunto para um outro vídeo, esse aqui era para falar desse lado, mas tem outros...

  • @lucianosouza9120
    @lucianosouza9120 3 ปีที่แล้ว +2

    Armando, é muito difícil competir com vaso de planta, dói no coração

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +2

      Muito difícil, mas não desista... sempre tem aquela pessoa que tem preguiça de cuidar de planta e vai preferir uma foto de uma planta, vai por mim, tem bastante. :D

  • @allanborges9325
    @allanborges9325 3 ปีที่แล้ว

    Ser fotógrafo é um sonho de criança, sonho com isso desde cedo. O que eu passo?
    Bom, medo, insegurança, aquele pavor da modelo não gostar das fotos, aquela decepção quando não tem feedback do ensaio, mesmo assim, também atualmente é tudo que eu tenho, vou continuar

  • @pablofalcao4323
    @pablofalcao4323 3 ปีที่แล้ว

    Realmente o mercado fine art e o de ensaio fotográfico não tá fácil, mas a paixão por retratar as belezas deste mundo segue intacta

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Acho que nenhum mercado é fácil, nunca foi, todos eles precisam de estratégia.

  • @ismaelmaia9773
    @ismaelmaia9773 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu sou iniciante Professor Vernaglia, nem defini meu nicho ainda, estou nos primeiros trabalhos remunerados, mal remunerados rsrs. Enfrento dificuldades na minha profissão regular mas não a abandono, não seria da fotografia que iria desistir, todas tem seus aspectos negativos. Quando vejo uma foto linda que fiz me sinto realizado, seja ela paga ou não, então seguirei "apertando o botão "...

    • @rosival75
      @rosival75 3 ปีที่แล้ว +2

      Acredito que o segredo de quem nunca desiste está aí. Vivendo da fotografia ou não. Li todos os comentários e este foi o que mais me identifiquei. Gosto muito de ser remunerado pelas fotos que faço. Mas o prazer em estar fotografando minhas modelos, o feedback positivo que recebo delas e principalmente a felicidade por ter feito uma linda foto... Isso não tem preço.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      No fim das contas, a fotografia, sendo remunerada ou não, deve ser feita por que queremos fazer uma imagem, compartilhar uma visão de mundo com o mundo etc. É como tocar um instrumento musical, não podemos pensar só na grana, mas no fato de que gostamos de fazer isso, nem que seja para ter outro trampo que pague as contas, e tudo bem.

  •  3 ปีที่แล้ว +2

    Da Biologia para a fotografia de natureza. Zero perspectiva de ganhos com minhas imagens. Mas o prazer em fotografar e em especial na natureza é, em si, uma grande recompensa! Seguimos tendo gastos rsrs

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Pode pensar em bancos de imagem como forma de renda extra, vai acumulando imagens e de centavo em centavo, com o valor do dólar que estamos, pode virar um bom negócio, muitas editoras compram imagens de banco de imagens para livros didáticos, materiais escolares variados, projetos de pesquisa etc. Pode ser uma opção.

    •  3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior isso aí é uma boa. Vale uma triagem nos arquivos, professor!

  • @yugimoba9082
    @yugimoba9082 ปีที่แล้ว

    Seu curso de fotografia preto e branco da certificado??

  • @TudoGameZero
    @TudoGameZero 3 ปีที่แล้ว +1

    Angra!!!! Dio!!!! show!!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Só um ajuste, ali é Shaman e não Angra. ;) Também fotografei o Angra no tempo que o André tava na banda, mas essa foto é do Shaman.

  • @marciadesouzalino7975
    @marciadesouzalino7975 3 ปีที่แล้ว

    Eu nem sabia que existia um nicho de fotografia odontológica! Passaria longe disso, junto com a forense.
    Eventos - quem está nesse nicho perdeu muito dinheiro por causa da pandemia. As coisas estão voltando aos poucos, mas creio que muitos ficaram pelo caminho.

  • @guicolosio
    @guicolosio 3 ปีที่แล้ว +1

    Hahaha, eu amei a alfinetada nas plataformas imobiliárias que pagam muito mal (muito mal mesmo) os fotógrafos!

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Galera valoriza pouco o trabalho, aí depois o imóvel não aluga e eles não entendem o motivo. Eu nem trampo para essas plataformas que não vale a pena, para quem tá precisando de grana e sabe as técnicas tudo bem, melhor isso que nenhuma grana, então cada um sabe onde o bolso aperta, mas salvo uma necessidade financeira eu não faria pois dá até desgosto sair de casa com milhares de reais em equipamento para ganhar uns trocadinhos de nada por foto. Lógico que não é todo mundo que vai conseguir escalar na carreira até atender construtoras grandes, arquitetos renomados etc então até para construir portfolio essas imobiliárias na web podem ser uma opção, pois te pagam um pouco para ir montando portfolio, aí pode ser um jeito de valer a pena.

  • @pauloarruda7108
    @pauloarruda7108 3 ปีที่แล้ว

    Fotografia para pagar as contas, pra viver dela, tem que ser encarada como "negócio, empreendimento".
    Precisa dedicação, planejamento, atenção aos mercados e oportunidades... e um pouco de "sorte" como todo empreendimento (sorte nesse caso é o esforço ser recompensado). Como todo empreendimento, muitos vão bem, outros vão à falência. É a vida...

  • @procuradehorizontes
    @procuradehorizontes 2 ปีที่แล้ว

    "Pernilongo no Brasil a cada dia aprende a transmitir uma doença diferente" kkkkkkk. Boa.

  • @RenanDiCarlo
    @RenanDiCarlo 3 ปีที่แล้ว +2

    Eu insisto na fotografia porque minha profissão é outra haha apesar de hobbysta muito comumente aparecem trabalhos pagos, que entram como renda extra. Aí é moleza me manter apaixonado

    • @Igor-ft3oq
      @Igor-ft3oq 3 ปีที่แล้ว +1

      Digo o mesmo, cara. Eu fotografo pois gosto muito, sou formado em técnico de fotografia, já estudei bastante sobre fotografia e edição. Mas minha renda principal é outra, então eu não tenho nem tempo nem disposição suficiente pra me dedicar 100% pra fotografia, mas, vez ou outra tamo aí. Chato é ter que ficar alimentando MUITO instagram profissional pra plataforma não afundar o perfil no algoritmo, é uma lógica perversa.

  • @otavioleitefotografia
    @otavioleitefotografia 3 ปีที่แล้ว

    kkkkkkk, boa! Bem vindo ao mundo glamoroso da fotografia!

  • @wcaesar
    @wcaesar 3 ปีที่แล้ว

    Com exceção sa fotografia 3x4 pra documento, toda a fotografia é supérfluo. E então?

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Não é bem assim. Jornalismo e Publicidade são duas áreas muito dependentes de fotografia a um ponto em que não conseguimos imaginar ambas sem imagens. Na área científica e médica se usa muita fotografia para fins de pesquisa e de diagnóstico e não são fotos exatamente para fins de documento, então existem áreas muito técnicas que são dependente de imagens, perícias inteiras se baseiam em fotos entre outros campos. E mesmo nos campos supérfluos, não conseguimos imaginar o mundo atual sem a fotografia, não tem rede social sem fotos, o mundo atual é dependente de imagens e tem sua comunicação toda baseada em imagens. Veja o vídeo irmão desse vídeo que é o sobre o melhor segmento para trabalhar.

  • @ederbmartins
    @ederbmartins 3 ปีที่แล้ว

    Tento ser fotógrafo esportivo aqui no interior, tudo parado e os eventos na capital se tornaram inviáveis financeiramente falando pelo custo envolvido. Esperando um vídeo dos melhores segmentos agora. Ou mudo de área, ou abandono a fotografia como carreira no próximo ano, prazo estipulado pra ter renda e tirar do plano B.

  • @estudiovitriolfotos8237
    @estudiovitriolfotos8237 2 ปีที่แล้ว

    a única razão de eu ficar triste com a fotografia nem é com cliente, com alcoolismo dos convidados, nem nada, é que aqui na minha região, fotógrafos bons estão se prostituindo, se fossem fotógrafos ordinários eu compreendia, mas os bons estão cobrando barato inflacionando o mercado, é uma pena ver que a nossa classe não é tão unida...

  • @coisadoem50mm25
    @coisadoem50mm25 3 ปีที่แล้ว

    Só verdades...

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Mas lembre que é um lado só da história, há um outro lado, do contrário eu precisaria ser masoquista para estar nisso há 25 anos... ;)

  • @samuelmoitinho5452
    @samuelmoitinho5452 3 ปีที่แล้ว +1

    Financeiramente? Diria a astrofotografia de céu profundo (DSO), a planetária de alta resolução e a de grande campo em alta resolução. Algumas destas demandam anos para serem finalizadas (milhares de horas de exposição). O equipamento é caríssimo (semelhante ao investimento em automóveis ou imóveis) por ser específico e de altíssimo grau de precisão. Os softwares são igualmente caros, geralmente escritos em língua estrangeira (e nem sempre é em inglês ou espanhol). As noites são frias, normalmente solitárias. O aprendizado é extremamente específico, assim como extremamente exigente. Normalmente não se ganha um centavo sequer pelas fotos ou indiretamente. Mas a comunhão que temos com o céu não tem preço. A divulgação da ciência e seu fascínio também não.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      As ciências, e a fotografia astronômica entra muito no estudo científico, exige mesmo dedicação, investimento, e a crença de que isso é feito mais por acreditar que é certo investir em ciência do que esperando retorno financeiro, infelizmente, mas é como você disse, só o fato de entendermos nosso lugar no espaço e nossa real dimensão, já vale muito do esforço.

  • @fatosecuriosidades3601
    @fatosecuriosidades3601 3 ปีที่แล้ว +4

    eu não faço questão de ganhar 1 centavo com fotografia, faço fotografia de tudo, surf, esporte, ensaios, arquitetura, vida selvagem, paisagem entre outros, eu vivo de vendas de IPTV, chego a ganhar 10 mil reais por mes, por isso nem ligo em ganhar dinheiro com fotos e nem quero porque ja fui profissional antes e é uma chatice

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Mas o melhor jeito de manter a fotografia divertida é fazer apenas por que está a fim de fazer. :)

  • @hermanoteixeiramachado
    @hermanoteixeiramachado 3 ปีที่แล้ว +1

    Ainda bem que não foi para levar a sério!! Trabalho na Universidade e faço documentação científica. Imaginem fotografar pacientes com doenças graves e autópsias!! Duas exclamações é pouco.....

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      É, tem áreas da fotografia que são realmente difíceis. Mas o bom da fotografia é que a mesma ferramenta que usamos num trabalho difícil, podemos usar no hobby. :) :D

  • @ropostol97
    @ropostol97 3 ปีที่แล้ว +2

    Pra mim já foi um projeto de carreira, hoje é somente hobby.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +3

      O melhor jeito de manter a fotografia divertida é fazer apenas por que está a fim de fazer. :) Mas não reclamo não, gosto da minha profissão e consegui muita coisa graças à fotografia.

  • @danieldesigneroito
    @danieldesigneroito 3 ปีที่แล้ว

    Cara não sei pq insisto, mas gosto. Uma coisa que tenho percebido com a fotografia é que tem mudado a minha percepção. Recentemente comecei a fotografar pássaros, aqui em São Paulo capital. Isso me fez começar a pesquisar e ai nessas pesquisas descobri que só na cidade pode se encontrar mais de 100 espécies vivendo na área urbana e nos parques. E ai um dia fui ao ibirapuera e comecei a reparar e realmente, tem muitas aves que existem lá e que nunca tinha reparado. Até publiquei umas fotos e as pessoas vieram me perguntar para onde eu tinha ido viajar para fotografar tais aves e eu falei que era em São Paulo. Não só comecei a reparar mais nisso como também a aprender reconhecer os cantos. Hoje moro perto do parque da Aclimação, sempre que ando por lá de manhã cedo eu reparo nos cantos e ai percebo que tem mais cantos de aves diferentes do que eu imaginava ter. Para mim antes era só sabiá e bem-te-vi, mas hoje sei que tem joão de barro, pica-pau da cabeça amarela, biguá, garça branca, cisne, garça moura. Enfim: a fotografia tem mudado os meus sentidos de como ver o mundo e até as minhas linhas de pensamento, talvez por isso eu insista nisso.

  • @labraoc
    @labraoc 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu ainda não sou profissional, na verdade queria ser e mudar de carreira aos 36 anos mas acho que vou tentar o crochê também rs

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Acho que é mais difícil fazer crochê do que fotos, então deve ter menos gente fazendo, por outro lado compete com centenas de outras coisas o que pode complicar as coisas. 🤣

    • @labraoc
      @labraoc 3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior Já pensou em mentoria? Percebo que tem muitas pessoas querendo aprender e nem todos conseguem apenas vendo vídeos e tem cursos muito fracos por aí. Acho que seria uma boa.

  • @potloco0999
    @potloco0999 3 ปีที่แล้ว +8

    Obrigado pelas dicas...acabei de destruir todo meu material fotográfico...vou fazer crochê, hehe.

    • @fjfaraujo
      @fjfaraujo 3 ปีที่แล้ว

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +2

      🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣... vai ter clientes? Se tiver, o contato com outros humanos segue possibilitando uns probleminhas aí.

    • @potloco0999
      @potloco0999 3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior Com certeza! Mesmo se eu fosse vender "meu crochê" pela internet, mediante plataforma de market place, sempre tem o problema da entrega...aqui no Brasil isso é um problema sério, muito produto que não chega a destino e quem paga a conta é o produtor ou vendedor. O fator humano é o mais complicado, com toda certeza.

  • @salmoart
    @salmoart 3 ปีที่แล้ว +1

    Se "fotografia" fosse rentável, não haveria necessidade de vender cursos, workshops e afins! 😅
    O lado bom de ser produtor de conteúdo é ganhar um monte de acessórios e alguns equipamentos e ainda ter público para vender cursos e o que mais for possível. Coisas que nós que não lucramos com fotografia temos que desembolsar alguns reais.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Não é por aí. Ser fotógrafo é uma atividade ampla, com inúmeras possibilidades. E ser professor também, e ambas atividades são escolhas. Como já relatei, sou professor antes de ser fotógrafo, cronologicamente falando, então eu já era professor antes de me profissionalizar na fotografia pois dei aulas de outros assuntos, e nunca sequer cogitei parar de dar aulas pois gosto do que faço. Então mesmo nos momentos mais corridos da minha carreira, mantive agenda de workshops pois era importante para mim fazer isso, e segue assim, fotografia, com boa estratégia, ainda paga muito bem, e com má estratégia aí ela vira um trabalho qualquer, esse vídeo é só um lado da história, tem outros.

    • @salmoart
      @salmoart 3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior o fato é que são poucos os que conseguem seu sustento apenas com a fotografia. E isso é natural. Sabe aquela tão famosa pirâmide social? No topo, os 1% mais ricos? Pra quase tudo é assim. Somente uns poucos se destacarão! A esmagadora maioria tem que se reinventar. Tomemos sua história como exemplo; se só o ensino pudesse te dar o retorno financeiro que vc precisa pra sobreviver com certa dignidade e realizar seus sonhos básicos e alguns luxos normais, nada exagerado, haveria necessidade de você tentar fazer mais dinheiro com fotografia? Claro que não! E isso seria igualmente se fosse a fotografia. Fotografia é um negócio extremamente caro. Pra ter um início decente, ou desejavelmente "profissional" vc desembolsa 30 mil facilmente! E tem-se a ideia de que fotografia não requer muita coisa...mesmo que vc comece pequeno, em 2 ou 3 anos vc teria que ter os 30mil de ferramentas pq vai precisar. E uma profissão em que você precisa de 30mil pra trabalhar bem, vc precisa ter um retorno alto. E muita gnt não consegue e então complementa com outras coisas.

  • @riedelpedrosa2934
    @riedelpedrosa2934 3 ปีที่แล้ว +1

    AÍ AQUELE DIRETOR DE ARTE SUPER NEUROTICO GRITA NO SEU OUVIDO:...CCOOORRTTTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Hahahaha... diretor gritando é um clássico, mas é um pouco um estereótipo, conheci inúmeros diretores de arte, de cena e de criação muito tranquilos, colaborativos e interessados em manter um ambiente bacana para as equipes.

  • @MeloBastos
    @MeloBastos 3 ปีที่แล้ว +8

    Eita mestre, com todo respeito, admiração e gratidão que tenho a ti, mas no que tange a FINEART, há uma sequência de EQUÍVOCOS AÍ.
    1- OS PREÇOS NÃO FLUTUAM MÊS A MÊS. (Eu tenho produção própria, tanto de impressão em pigmento mineral quanto em LÁTEX, além das molduras e montagem, e posso garantir que os PREÇOS NÃO FLUTUAM MÊS A MÊS) Até porque compramos por temporada e não só existe estoque no Brasil, como fazemos o próprio.
    Também conheço boa parte dos impressores, tenho tabela deles e PARA OS IMPRESSORES, NO ÚLTIMO ANO, ASSIM COMO QUALQUER COISA NO BRASIL, OUVE UM AUMENTO NOS INSUMOS, MAS A MAIORIA DOS IMPRESSORES SEGURARAM OS PREÇOS POR DOIS MOTIVOS: 1- EVITAR REPASSE, 2- AUMENTO DA DEMANDA COMPENSOU.
    2- O que não é essencial a vida, é um superfluo. Disse muito bem! Qual tipo de fotografia não é superflua? No mercado de qualquer área, se destaca quem gera mais desejo.
    que tenho sobre Fine Art
    3- "A gente vendia muito mais do que vende"
    3.1 Quem senta e espera acontecer, não vende nada mesmo.
    3.2 Quem não foca em crescer em uma área, vira generalista e aí, vende pouco mesmo.
    3.3 A gente é muita gente, não só eu, mas muitos amigos vendem bem nessa área, tudo é questão de posicionamento e foco.
    4- A concorrência é brutal? Eu sei que tem mais PAREDES no BRASIL que gente CASANDO ou FAZENDO ENSAIOS. No entanto, tenho muitos amigos que estão de agenda cheia nessas áreas. E aí voltamos ao início: SER GENERALISTA TORNA TUDO DESLEAL OU BRUTAL, as pessoas preferem ESPECIALISTAS.
    (Aqui não é minha área) -> Banco de imagens é uma piada mesmo, mas somente se vc estiver pensando em colocar umas 50 fotos lá e achar que vai ganhar algum dinheiro. No entanto, quem se especializa, entende o que o mercado editorial precisa e está antenado até nas notícias do mundo, com um grande volume, rentabiliza muito bem.
    (Aqui é muito próxima e tenho amigos próximos) -> Fotografia de Arquitetura, o mercado de arquitetura e decoração foram os que mais cresceram no último ano, isso mesmo, em plena "crise", e advinha de quem os arquitetos precisaram? Eles mesmos, os fotógrafos de arquitetura, os especializados.
    Aprendi contigo: "ESPECIALISTAS GANHAM BEM, GENERALISTAS NÃO"
    E o porquê de eu estar na FOTOGRAFIA? É o que gosto de fazer e é o que me gerou mais valor e retorno financeiro até hoje.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +7

      Meu velho, acho que você pulou uma frase muito importante mais no começo do vídeo meu caro, te digo isso. Sobre insumos, marca grande (mais de uma) ficou sem impressora e sem tinta para vender por uns meses e quando finalmente repôs estoque o preço subiu, e normal, mix de pandemia com dólar atua sobre qualquer coisa importada e não só com fotos, quem precisou recompor estoque nesse meio tempo pagou mais alto. Mas veja, não é uma tese de desenvolvimento de negócios e nem um curso, deixei claro no começo do vídeo, e a gente sempre tem que lembrar que a realidade de um não é a realidade de outro, tem de tudo no mercado, eu e você não somos necessariamente a regra, e aquilo que fizemos para estarmos onde estamos não necessariamente criará mesmas condições para outros que seguirem mesmos passos... e vale dizer, eu vendo bem, em todos os segmentos que atuo, vendo bem stock, vendo muito bem cursos, tenho bom acesso e apoios no youtube, vendo bem para decoração, vendo muito bem serviço para arquitetura e publicidade, e igualmente conheço uma galera em todos esses setores indo bem, e outra galera indo mal, só o mercado de shows e eventos quase parou por motivos conhecidos e no meu caso nem criou problemas justamente pela multiplicidade de negócios que mantenho. E veja, generalistas ganham muito bem se com boa estratégia, e especialistas também, o que é verdadeiro sobre generalistas é que por negócio eles tendem a ganhar menos que um especialista, tendo a possibilidade de fechar mais negócios e ter maior giro, isso tá dito num vídeo antigão aqui do canal, eu digo sempre que é uma tendência de que isso aconteça. não um mandamento. ;)

    • @ismaelmaia9773
      @ismaelmaia9773 3 ปีที่แล้ว

      Obrigado pela contribuição Professor Melo Bastos!!

  • @LucasRMann
    @LucasRMann 3 ปีที่แล้ว

    Como ganhar dinheiro com a fotografia de Natureza? Gosto muito de fotografar a natureza.

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Fine art, livros de arte, bancos de imagem são alguns dos caminhos para imagens de natureza. Tem mercado, mas tem que ter muita qualidade e boa estratégia para se destacar.

  • @Dayvsthiago
    @Dayvsthiago 3 ปีที่แล้ว

    Fotografia da natureza e de dentista kkkkkkkk ri demais

  • @potloco0999
    @potloco0999 3 ปีที่แล้ว +6

    Independente da área escolhida para atuar, acho que fugir do lugar-comum continua sendo uma boa premissa para ganhar um bom dinheiro com fotografia. A velinha que viajou para o espaço junto com Jeff Bezos e tirou fotos da terra com seu celular, pode vender essas fotos pelo preço que quiser, porque só ela e as poucas pessoas que estavam no avião, podem ter esse mesmo tipo de fotos, ninguém mais tem. Fotos da terra desde o espaço tem aos montes, mas, fotos coroando esse voo histórico não. Fotos únicas, na hora certa, no lugar certo, mesmo que tiradas com celular, ganham da melhor câmera, a melhor lente, o melhor sensor, o melhor fotógrafo, se com todo esse equipamento top de linha continuamos fotografando a mesmice de sempre.

  •  3 ปีที่แล้ว +1

    Tem que ter uma coisa muito boa para continuarmos na fotografia, até pq os preços dos equipamentos vão subir cada vez mais

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว +1

      Verdade, mas tem o lado bom da fotografia, vou falar em outro vídeo, tem muitos lados bons na verdade.

    •  3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior com certeza tem muita coisa boa!

  • @marcondesmarcondable
    @marcondesmarcondable 3 ปีที่แล้ว

    Tem vezes que eu fico pensando: th-cam.com/video/JA5vg0BPfXU/w-d-xo.html

  • @eve220w
    @eve220w 3 ปีที่แล้ว

    A Filosofia do mosquito a melhor kkkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Mosquito é exemplo de superação, todo dia aprende a passar uma doença nova, sobrevive a todo mundo querendo acabar com ele, se alimenta de qualquer coisa disponível... mosquito estará aqui quando não estivermos mais, não se pode duvidar da capacidade de um mosquito. :D

  • @Danielsoutinho
    @Danielsoutinho 3 ปีที่แล้ว

    Realmente. Para ser engraçado vc é fraco. Kkkkkkkkkk

    • @ArmandoVernagliaJunior
      @ArmandoVernagliaJunior  3 ปีที่แล้ว

      Me dá umas dicas aí. 👍

    • @Danielsoutinho
      @Danielsoutinho 3 ปีที่แล้ว

      @@ArmandoVernagliaJunior Eu realmente não sei. Sou péssimo em ser engraçado. Vc é até melhor que eu. Kkkkkkk Armando, vc é fera demais. Vejo todos os seus vídeos. Vc é genial!!! Parabéns e grato pelos vídeos!