A frente oposicionista conservadora: André Fernandes (PL), Capitão Wagner (UB) & Roberto Cláudio

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 16 ม.ค. 2025
  • A Consultoria LCFB identificou que durante o segundo turno do pleito eleitoral, a nível nacional no Ceará em 2022, o deputado estadual André Fernandes (PL) já eleito para uma vaga na Câmara, sem dúvida se tornaria a principal liderança política-eleitoral do bolsonarismo local. André Fernandes liderou a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) em terras alencarinas.
    A Consultoria LCFB defende a tese de que o recém eleito deputado federal André Fernandes (PL) se tornou o líder da direita cearense pró-bolsonarista e de parte da direita moderada não bolsonarista em detrimento das seguintes lideranças de centro-direita: Capitão Wagner (UB), Acilon Gonçalves (PL) e senador Eduardo Girão (Podemos).
    O sociólogo e consultor político, Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, acredita que o modelo operacional do deputado federal André Fernandes (PL) foi de aproveitar o destaque na campanha de segundo-turno presidencial de 2022 no Ceará, como o seu trampolim político-eleitoral para o pleito eleitoral de Fortaleza em 2024. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa reconhece que não conseguiu identificar no primeiro momento o movimento político-eleitoral do deputado federal André Fernandes (PL) como principal liderança da direita cearense.
    A vitória no primeiro turno, da candidatura a prefeito de Fortaleza do Partido Liberal (PL), do deputado federal André Fernandes também foi responsável por tirar a direita pós-bolsonarista do espectro ideológico do radicalismo em direção a uma direita moderada no campo da ideologia, que faz um bom diálogo com as forças políticas-partidárias progressistas não petistas: Cidadania, Agir 36, PRD, Podemos, PMN, PSDB e outros.
    Era uma frente ampla partidária de teor ideológico liberal-conservador a nível local, porém, a sua principal liderança era conservadora-liberal: o deputado federal André Fernandes. A construção da frente ampla partidária a nível estadual será do campo ideológico de centro-direita ou trabalhista liberal-conservador, todavia, sob a liderança política-eleitoral do ex-prefeito de Fortaleza: Roberto Cláudio.
    O fator político-eleitoral do deputado federal André Fernandes (PL) não ser candidato a nenhum cargo majoritário (Governador ou Senador) no pleito eleitoral de 2026, sem dúvida abre espaço para a coabitação política-eleitoral entre o Partido Liberal e o grupo político do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Vamos discutir mais profundamente essa parceria política-eleitoral no próximo tópico.
    Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

ความคิดเห็น •