Tenho hoje cerca de 3.500 discos em minha coleção, pois infelizmente precisei vender a grande maioria, quando fiquei apertado e passou a virar negócio. Sempre fico muito feliz quando vejo pessoas novas, mesmo que não tenham vivido de fato a época, falando com prosperidade sobre os discos de vinil. Parabéns pelo vídeo e canal. 👏🏽😎
Muito bom. Comecei a comprar música em 1977, desde então, tem de tudo. Lp, compactos, CDs e fitas K7. Mas o vinil sempre foi o preferido. Saudades das lojas de discos.
Dos artistas que eu gosto, só não tenho discos de: Roupa Nova Amado Batista Teixeirinha Renato & Seus Blue Caps Zezé Di Camargo & Luciano Leandro & Leonardo Sérgio Reis Roberta Miranda Elton John João Viola João Mineiro & Marciano Taiguara Wando
Já assisti um vídeo de fabricação de Vinil e é incrível! Minha mãe ainda tem os com temas de novelas que meu pai dava de presente pra ela, pra mim ele gravava Eliana, Sandy & Júnior nas fitinhas mesmo! 🤭
É incrível como a modernidade por um lado é ótimo mais pelo outro não, parece que as músicas eram ainda mais interessantes antigamente em disco de vinil, cds e dvds.
Cara modernidade sempre é melhor, não precisa ficar pagando de velho pra dizer q antigamente era melhor. Quando eu era criança tinha q sair pra ir a locadora pra alugar um vhs, hj em dia eu posso achar o filme q eu quiser na internet e se vem me dizer q antigamente era melhor? . Vale pra música tbm.
@@luishenriquenascimento6539 cara, concordo com você, mas eu vivi essa época, eu vi a transição do vinil pra CD, e agora é tudo mais fácil, eu curto essa facilidade, tenho em mãos todas as raridades do metal, Punk, e various outros estilos do rock, mas por outro lado, era muito bom entrar em uma loja e escolher um CD, e encontrar o pessoal na loja, bandas foram formadas nessas lojas, amigos foram feitos nesses lojas… isso não acontece mais, só disso que sinto falta.
@@Gimmick22 isso é uma questão de adaptação a gente que é velho pode ser q não consiga se adaptar totalmente,mas os jovens vão conseguir formar grupos sociais totalmente virtuais muito melhor do q gente.
fora que para colocar as músicas em um LP já era trabalhoso para piratear então deveria ser mais complicado ainda. Cada vez que a tecnologia avança, mais fácil de piratear
mesmo com 22 anos, minha infância foi ouvindo Beatles, Paul, Roberto, Chico no vinil..., Os Beatles continuam sendo os maiores vendedores de discos à cada ano, mesmo após 50 anos do fim s2
Eu tenho cerca de 125 discos de vinil e 25 compactos de vinil. Só pra se ter uma ideia, eu tenho discos de: Roberto Carlos Paulo Sérgio José Ribeiro The Fevers Perlla Paraguaia Elisangela José Roberto Gilliard José Augusto Antônio Marcos Os Incríveis Nilton César Odair José Elias Muniz Jerry Adriani Evaldo Braga Evaldo Freire Júlio Iglesias Reginaldo Rossi Roberto Leal Agnaldo Timóteo Luiz Gonzaga
Depende bastante de quem e como codifica o arquivo porque quase sempre 128kbps fica distorcido ou abafado. Sempre opto pelos de 320kbps (por pura frescura) ou formatos sem compressão, mas no geral, no mínimo 192kbps
@@josedeanchieta1574 errado o formato digital q chega mais proximo ao lp é flac de 256 kbps mp3 é o formatado que mais ''capa'' a qualidade do audio pq é mt compactado pra chegar nos seus 3,75 mb de tamanho
Cara é maravilhoso o disco de vinil, o som dele é bem único justamente por ser analógico, como um instrumento mesmo aonde usa muitas vibrações ao invés de algo digital como a maioria das coisas hoje em dia.O som é muito gostoso de se ouvir, aquele chiadinho clássico, um pouco abafado, da um conforto isso. E você aprendia a dar mais valor para as coisas, deste valor ao objeto, no caso o disco, já que tinha que ter um cuidado, a valor a música, você ouvia sentido a música de verdade, hoje em dia a gente houve qualquer coisa facilmente mas não para de fato para sentir a música justamente porque foi fácil, não tem nenhum ritual para tocar ela. Se duvida esses Discos são obras de arte.
NOSSA! SOU DJ PROFISSONAL HÁ 20 ANOS. ASSISTO SEUS VÍDEOS! VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS. SE SUPEROU! EXCELÊNTE VÍDEO! FAÇA MAIS ASSIM! FIQUEI CHOCADO! FAÇA UM SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE DJ, EXPLICANDO O QUE SÃO OS TOCA DISCOS MK-2, CONTROLADORAS, PHASE, ETC. PARABÉNS!
Show irmão, não desmerecendo DJs de hoje, mas sem dúvida DJ que toca em disco é um espetáculo, uma vez meu primo que já foi DJ tava me ensinando. Hoje ele só brinca, tem duas technics, e a aparelhagem completa, mais uma porrada de caixa e amplificadores, sendo um deles um gradiente da minha falecida avó.
PARABÉNS RENATO POR ESTA PESQUISA MARAVILHOSA! EU NUNCA PENSEI QUE OS LP FUNCIONAVAM ASSIM E AS AGULHAS FAZIAM ESTE TIPO DE TRABALHO. NÓS AINDA TEMOS NOSSO GUERREIRO TOCA DISCOS DOS ANOS 70 E TODOS OS LPS. EU ESTOU PERCEBENDO QUE CANTORES ATUAIS ESTÃO VOLTANDO A LANÇAR LP EM VEZ DE CD OU AS 2 MÍDIAS.
Minha mãe tem um disco de aniversário do Abba guardado aqui e na casa da minha tia tem vários discos do Roberto Carlos e outros cantores que minha avó ouvia, pena que ela faleceu em 2009 e depois a vitrola que tinha em casa parece que quebrou um ano depois.
Que bacana esse vídeo! Amei!!! Tinha muita curiosidade sobre como eram feitos os discos de vinil, foi através deles que meu pai me apresentou a música de verdade, anos 70,80 e 90. Em casa tinha Roberto Carlos, Demis Russos, clássicos italianos...eram tempos maravilhosos.
5:25 Nerd Show me explicando de forma tão didática e interessante como funciona o disco de vinil que eu sempre tive curiosidade de saber e entender. Obrigada por isso! Seu canal é de utilidade pública.
3 ปีที่แล้ว +1
Algum tempo sumido do canal e vejo o meu assunto predileto: Discos de vinil!!! (Desculpem o longo comentário rs) Bom, eu sou "suspeito" pra falar dessas mídias (acessem o meu canal, mesmo por curiosidade rs). Nasci em 1991, mas desde 2001 (10 anos de idade) eu compro discos de vinil. Meu pai me levava nos sebos e ficávamos olhando aquele monte de discos (que não eram tããão caros como nos dias atuais) e procurando artistas que ele gostava (Roberto Carlos, Tim Maia, Carpenters, Abba, etc. Hoje com 30 anos nas costas (até as minhas costas doem kkk) eu tenho uma coleção com mais de 1.000 Lp's que também inclui compactos, 45 rpm [chamados lá fora de "singles" fora do Brasil] uma coleção dos "velhinhos" 78 rotações de goma laca que resistiram nessas terras até meados de 1964 (enquanto no resto do mundo ele havia sido extinto entre 1958/1960], e também fitas magnéticas (utilizadas em gravadores de rolo). Vou deixar alguns exemplos de vídeos dos formatos "citados" que eu tenho em minha coleção e postados no youtube: Fita Magnética oficial da gravadora Motown (selo Gordy) th-cam.com/video/YD3GJHHGmf0/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Fita Magnética de 7 polegadas (pai das fitas k7) para gravar músicas Toni Tornado - Me Libertei (gravação amadora) th-cam.com/video/z9a2h39WcF8/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil 78 rotações (goma laca) do Elvis Presley [Jailhouse Rock] th-cam.com/video/UqQzKwx7nC0/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil 78 rotações (goma laca) de música nacional [Celly Campello - Estúpido Cupido] th-cam.com/video/iR9Dro45QFk/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil 78 rotações feito em vinil (inquebrável) entre 1960/1962 th-cam.com/video/wzpqbe6S8Dc/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Lp do Tim Maia com a música "Ela Partiu" th-cam.com/video/oxCtohzRWF4/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Lp do Michael Jackson (Thriller) com a música "Billy Jean" th-cam.com/video/QxTNm4leFrY/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Compacto (single) com um dos grandes sucessos dos anos 80: Menina Veneno - Ritchie th-cam.com/video/LrbJ8b-kFZc/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil 45 rpm (single) nacional com Celly Campello (Banho de Lua) th-cam.com/video/_Z6h-rgcisA/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil 45 rpm (single) importado com o furo central largo (Esse diâmetro era um padrão americano utilizado naquelas Jukebox que vemos nos filmes ou aparelhos domésticos) th-cam.com/video/RNS5ccf6YuM/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Discos novos, feitos a partir de 2010: Jorge Ben: th-cam.com/video/I-4bwB7uojk/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Erasmo Carlos: th-cam.com/video/WS6Eh7kbP8M/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Tim Maia: th-cam.com/video/jBzPnDp-QsQ/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Elza Soares: th-cam.com/video/3YZsm9QWIGM/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil Ps: Obrigado desde já para quem teve a "curiosidade" (ou paciência kkk) de acessar todos os links!
Nasci em 2003 e já sei como era difícil ouvir música antigamente. Nos anos 2000 a maioria da população não tinha internet, comprava CD no camelô para ouvir no tocador de CDs em casa. Mas nem todos tinha esse equipamento.
Eu esperava muita música passar na rádio, eu já ficava com a fita k7 pronta pra gravar, como era nostálgico, até hoje faço coleção de DVD, CD's K7 e vinyl, dá um prazer ver que a música está saindo, daquele CD ou fita, etc
Enquanto vc explicava, na minha mente tocava a música do Castelo Ratimbum: "Eu vou mostrar para moçada como fazer, aquele disco bem legal, vc vai ver... Fazendo tudo com carinho vai acooonte cer"
Amo disco de vinil! Estás plataformas digitais nunca ,vão acabar com mídia física! É a mesma história quando surgiu a internet todos diziam que acabar com as emissora de rádios e tvs Elas continuam firme e muito forte!
Adorei o vídeo!!! Eu até tenho os meus vinis, Angélica , Xuxa, Mara, trem da alegria, balão mágico e todos os infantis, e discos de vários cantores e de trilha sonora de novelas dos anos 80 e 90 E escuto tudo até hoje pq comprei uns desses toca discos modernos que estão vendendo hoje. Escutar vinil é muito bom.
Meu avô compra discos de vinil desde o início dos anos 70. Essa coleção foi passada ao meu pai, e lógico, assim que fiz 18 anos, passada pra mim. Atualmente já tem cerva de 600 discos em bom estado, e uns 100 sem capa. Um dia chega aos 1000
Conheço o disco de vinil desde que eu era criança,ouvi as músicas só pelos fones de ouvido,e ouço até hoje primeiro foi o LP mas com a moda dos CD's estavam aumentando em 1995 e o primeiro CD que ganhei foi da Farmácia São Paulo do SP-CD com temas de cinema e tenho até hoje e está bem conservado,mas sem desfazer do vinil é claro,até eu personalizei os meus CD's de música da minha maneira,fui lá na sebo comprei uma porção só de LP's todos de infantis na maioria eram de"A Turma do Balão Mágico e Trem da Alegria" e de outros cantores também e fiz numa montagem sonora como:Gravei as músicas desejadas,coloquei no meio da música anúncios de paradas de ônibus pouco antes da música terminar,gravei barulho de ônibus em movimento de antes ou depois da música que ficou numa beleza.E para transferir de vinil para CD a minha técnica foi de LP para fitas cassetes e de fitas cassetes para o CD e botei o nome de "Curitiba Hits"ela toca até 34 músicas com dois discos em uma só capa equivalente a 34 paradas de ônibus dar foi essa minha experiência e tanto.
Amo ouvir discos de vinil. Tenho um aparelho que ouço os discos com mais frequência que é da Audio Technica e dois de reserva: um CCE BD-200 e um Aiwa PXE-80 mais antigo. Mesmo com aparelho de CD e MP3 nãos dispenso meus discos de vinil que vou aos poucos aumentado a minha coleção... Curto muito... Gostei demais desse vídeo!!! PARABÉNS!
Quando eu era garoto adorava vitrola e discos,quando eu tinha 8 anos, ganhei do meu pai uma vitrola,móveis alta Fidelidade e toca discos automático, muito moderna na época, foi o presente que mais gostei de ganhar até hoje!
Algumas agulhas eram tão perfeitas que, mesmo sem eletricidade, dava para ouvir a música pela vibração da agulha. Isso até me lembra uma música do Luiz Gonzaga em que tinha um pedaço de disco junto a um bambuzal e a vento fazia com que a ponta de uma folha de bambu roçasse a superfície do pedaço de disco fazendo com que se ouvisse a música gravada nele.
Renato meu querido cê tá bão ??? Nussss, quanta nostalgia nesse video, você mostrou um vinil da Angelica e me fez lembrar da epoca que eu era fã dela, nessa época eu consegui uma reliquia que eu acredito que só eu tenha no mundo que é um vinil promocional com as capas do disco dela mas que se colocar pra tocar tem um disco do Richard Claiderman gravado que como deu erro de gravacão, foi reaproveitado para fazer propaganda da Angelica. Tenho ainda outro vinil dela com o rosto dela mas esse toca musicas dela mesma. Forte abraço pra tú e valeu muito a nostalgia.
O titulo devia ser: Afinal de contas: como funciona um disco de vinil?, pq, voltaram a fabricar mas claro que vinis, cds, fitas K7, VHS, LPs, Blu-rays e afins servem mais pro nicho do colecionismo, amo tocar fisicamente!
Eu AMO discos de vinil, estou começando minha coleção agora com os do legião urbana e engenheiros do hawaii, maior satisfação é colocar a agulha no disco. :D
Esse episódio me lembro o castelo Ratimbum, "eu vô mostra para moçada como fazer, um disco de vinil, pra gente v".... Primeiro pega......... Logo que começou o vídeo já me veio essa música na cabeça kkkk.... Tempo bão, não volta +, (tá bunito!) Saudade!!! De outros tempos iguais!!!!!
Quando criança eu adorava Elvis Presley. Ainda hoje rsrs. Tinha um cara que achava isso interessante e me presenteava sempre com os discos de vinil de Elvis da loja dele. É um som único.
Já tive a oportunidade de ouvir músicas em vinil. Sensacional! Sempre me perguntava como uma música tocava ali ao colocar agulha em cima do disco! Grata por contar.
Eu tenho vinil e ainda ouço todos dias...vinil é a forma mas perfeita de apreciar as canções! de ouvir é como a gente tivesse próximo artista! Apreciar o encarte .. e tal tem todo um ritual!
Me lembro que quando eu ouvi smooth criminal em cd pela primeira vez, eu senti falta da respiração do michael jackson no início da múica que existe no vinil, belissimo video.
Vídeo sensacional, tanto no tema quanto na execução, vc é uma inspiração que me motiva a pesquisar e me aprofundar sobre os assuntos antes de fazer algum vídeo, espero um dia ficar tão bom como os seus vídeos.
Muito bacana!finalmente descobri como funcionava essa "bruxaria"!o renato podia fazer um quadro "como funciona as coisas" tipo o cd,fita cassete....desde a parte da producao,como a musica vai parar dentro dessas midias e como funciona os aparelhos que reproduzem as mesmas!fica a dica!
Os discos de vinil estão voltando a aparecer, muitos artistas além de ainda lançar novos álbums que tem eles como opção de mídia física, artistas jovens também estão vendendo álbums assim, e inclusive em fita cassete também.
Mesmo nos dias atuais ainda são fabricados , de forma limitada por algumas gravadoras e vendidos por sites como discogs, fui DJ nos anos 90 era massa as mixagens em vinil rs
Mesmo você explicando detalhadamente e com riqueza de informações adicionais, isso é incrível, fascinante e difícil de entender; mesmo assistindo ao processo. Como, um dia, o ser-humano teve um "estalo" e decidiu criar algo tão magnífico, até para os dias de hoje???? Só pode ser resultado das visitas extraterrestres naquela época, em que passaram os "bizus" para nós, humanos. hehehe
Importante ter um aparelho de qualidade com uma boa agulha, para tirar toda a potencia do vinil e não o danificar em médio tempo, até porque disco de vinil hoje é luxo, muito caro e não tão simples de ser adquirido como nos anos 80 e 70.
Tinha o LP "Long play", e chamávamos de CD "Compact Disc os pequenos discos de Vinil "compacto", geralmente com uma música de cada lado !.... depois chegou o disco digital e substituiu esta expressão... Para compacto digital... "CD"
Essa tecnologia vai ser sempre avançada,por mais que os discos tenham saído de moda,isso é uma verdadeira revolução que aconteceu de forma frenética,imagina o quanto de tempo que isso ia demorar se não fosse tão possível reproduzir a musica dessa forma!!
Eu peguei a época do CD, ia pra feira comprar 3 por 5 reais... As vezes comprava mp3 com mais de 10 bandas. Emprestava para os amigos, e também pegava emprestado. Era muito bom.
gente eu tô completamente CHOCADA! Eu sempre quis ter vinis mas não imaginava que funcionavam assim!! Queria ter a oportunidade de ouvir um áudio de vinil
Essa geração nunca vai saber a felicidade de entrar numa loja de discos para comprar 1 disco da sua Banda ou cantor preferido, não saber o nome da música e quem canta e cantarolar para o vendedor pois não existia internet
Não coleciono discos, mas compro vinil sem culpa. Ainda existem gravadoras que lançam discos de 33, 45 e até 78 rpm. Em Londres as lojas de discos voltaram com tudo. Entrei numa que ficava num shopping e a variedade de discos era enorme. O vinil nunca morreu.
Segundo o que li de um especialista em som, o vinil reproduz com muito mais fidelidade o som do que o cd. Tenho até os dias de hoje vários discos de vinil, inclusive o Thriller do MJ.
Caramba, Renato!!!!! Que vídeo incrível!! Parabéns pela dedicação e por despertar essa curiosidade em nós de coisas que sempre foram presentes na nossa vida.
Muito bom, você tem talento para este trabalho de ensinar por vídeo. Só uma observação, os cilindros de cera para fonógrafo duram centenas de execuções, tanto é que os cilindros existem até hoje e tocam muito bem. O pessoal confunde pois aquele primeiro fónógrafo de Edison utilizava folha de estanho para gravar, este sim, só dava para ouvir 3 ou 4 vezes. Isso mudou com a chegada do cilindro de cera, por volta de 1884. Se quiser ouvir um fonógrafo em funcionamento, entre em contato. Abraços.
Uma história muito interessante. Meu pai era cantor e lançou um disco em 1984. Como não vivia com ele, eu não tinha. Ele participou de vários programas de calouros, incluindo chacrinha, Silvio Santos, Raul Gil, entre outros. Ele ganhou até um carro na final do programa do Bolinha em 1985. Por acaso em abril deste ano, fuçando na net, achei o disco dele. Pensa na felicidade, eu que não tinha nada dele, achei um disco original da época intacto. ❤
Tenho hoje cerca de 3.500 discos em minha coleção, pois infelizmente precisei vender a grande maioria, quando fiquei apertado e passou a virar negócio. Sempre fico muito feliz quando vejo pessoas novas, mesmo que não tenham vivido de fato a época, falando com prosperidade sobre os discos de vinil. Parabéns pelo vídeo e canal. 👏🏽😎
*Lembro de quando ligava pra rádio pedindo uma musica (sem vinhetas pois era pra gravar na fita K7) nostalgia pura!!!*
Muito bom. Comecei a comprar música em 1977, desde então, tem de tudo. Lp, compactos, CDs e fitas K7. Mas o vinil sempre foi o preferido. Saudades das lojas de discos.
Eu estava nascendo em 77 !!!
Mas ainda mantenho vários discos do meu pai aqui na coleção...
Dos artistas que eu gosto, só não tenho discos de:
Roupa Nova
Amado Batista
Teixeirinha
Renato & Seus Blue Caps
Zezé Di Camargo & Luciano
Leandro & Leonardo
Sérgio Reis
Roberta Miranda
Elton John
João Viola
João Mineiro & Marciano
Taiguara
Wando
Isso porque o vinil é reproduzido analogicamente, CD é digital, o som é completamente diferente...
Tenho aqui em casa 3 toca disco Philips Hi Fi, top
Que história sensacional, saudade daquele chiadinho no começo dos discos. Era muito bom 😁
Sim Verdade, eu amava também esse chiado 😅☺️
Na música Mine Again da Mariah Carey tem na música toda
Cater 2 U tbm
Já assisti um vídeo de fabricação de Vinil e é incrível!
Minha mãe ainda tem os com temas de novelas que meu pai dava de presente pra ela, pra mim ele gravava Eliana, Sandy & Júnior nas fitinhas mesmo! 🤭
É incrível como a modernidade por um lado é ótimo mais pelo outro não, parece que as músicas eram ainda mais interessantes antigamente em disco de vinil, cds e dvds.
Cara modernidade sempre é melhor, não precisa ficar pagando de velho pra dizer q antigamente era melhor. Quando eu era criança tinha q sair pra ir a locadora pra alugar um vhs, hj em dia eu posso achar o filme q eu quiser na internet e se vem me dizer q antigamente era melhor? . Vale pra música tbm.
@@luishenriquenascimento6539 cara, concordo com você, mas eu vivi essa época, eu vi a transição do vinil pra CD, e agora é tudo mais fácil, eu curto essa facilidade, tenho em mãos todas as raridades do metal, Punk, e various outros estilos do rock, mas por outro lado, era muito bom entrar em uma loja e escolher um CD, e encontrar o pessoal na loja, bandas foram formadas nessas lojas, amigos foram feitos nesses lojas… isso não acontece mais, só disso que sinto falta.
@@Gimmick22 isso é uma questão de adaptação a gente que é velho pode ser q não consiga se adaptar totalmente,mas os jovens vão conseguir formar grupos sociais totalmente virtuais muito melhor do q gente.
@@luishenriquenascimento6539 Nao acho que seja essa a questão “adaptação” apenas sinto falta disso, de resto está td certinho !
fora que para colocar as músicas em um LP já era trabalhoso para piratear então deveria ser mais complicado ainda. Cada vez que a tecnologia avança, mais fácil de piratear
Meu pai doou a maioria dos LPs dele pra uma rádio aqui da minha cidade,guardou só os favoritos dele.
Que rádio?
Nasci em 95 e peguei o finalzinho dessa época, mas eu lembro melhor é das fitas kkkk meu velho escutando racionais
Maravilhoso vídeo!
Sou apaixonada e viciada em discos de vinil!
Meu sonho é ter um estúdio com vários discos e toca discos para reproduzi-los!!!😍😍😍😍😍😍
mesmo com 22 anos, minha infância foi ouvindo Beatles, Paul, Roberto, Chico no vinil..., Os Beatles continuam sendo os maiores vendedores de discos à cada ano, mesmo após 50 anos do fim s2
Eu tenho cerca de 125 discos de vinil e 25 compactos de vinil.
Só pra se ter uma ideia, eu tenho discos de:
Roberto Carlos
Paulo Sérgio
José Ribeiro
The Fevers
Perlla Paraguaia
Elisangela
José Roberto
Gilliard
José Augusto
Antônio Marcos
Os Incríveis
Nilton César
Odair José
Elias Muniz
Jerry Adriani
Evaldo Braga
Evaldo Freire
Júlio Iglesias
Reginaldo Rossi
Roberto Leal
Agnaldo Timóteo
Luiz Gonzaga
@@jailsonavelino6311Eu também tenho praticamente os mesmos que você kkk
@@arturc1305 Valeu!
só o vinil você ouve a música realmente como ela é.
Isso é mito. Um mp3 de 128kbps reproduz o áudio de maneira bem mais fiel.
Depende bastante de quem e como codifica o arquivo porque quase sempre 128kbps fica distorcido ou abafado. Sempre opto pelos de 320kbps (por pura frescura) ou formatos sem compressão, mas no geral, no mínimo 192kbps
@@josedeanchieta1574 claro q n, mp3 é o pior formato de se ouvir música. Inclusive, é o que tem pior qualidade, perdendo pra fita k7
@@josedeanchieta1574 Ou tá sendo irônico ou tá buscando suas informações em lugares errados
@@josedeanchieta1574 errado o formato digital q chega mais proximo ao lp é flac de 256 kbps mp3 é o formatado que mais ''capa'' a qualidade do audio pq é mt compactado pra chegar nos seus 3,75 mb de tamanho
Eu amo o moving sound da Phillips kkkk ganhei de 15 anos e tenho até hoje.
Cara é maravilhoso o disco de vinil, o som dele é bem único justamente por ser analógico, como um instrumento mesmo aonde usa muitas vibrações ao invés de algo digital como a maioria das coisas hoje em dia.O som é muito gostoso de se ouvir, aquele chiadinho clássico, um pouco abafado, da um conforto isso. E você aprendia a dar mais valor para as coisas, deste valor ao objeto, no caso o disco, já que tinha que ter um cuidado, a valor a música, você ouvia sentido a música de verdade, hoje em dia a gente houve qualquer coisa facilmente mas não para de fato para sentir a música justamente porque foi fácil, não tem nenhum ritual para tocar ela. Se duvida esses Discos são obras de arte.
Renatão faz video sobre o VHS e meu amado DVD que nunca abrirei mão!
NOSSA! SOU DJ PROFISSONAL HÁ 20 ANOS. ASSISTO SEUS VÍDEOS! VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS. SE SUPEROU! EXCELÊNTE VÍDEO! FAÇA MAIS ASSIM! FIQUEI CHOCADO! FAÇA UM SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE DJ, EXPLICANDO O QUE SÃO OS TOCA DISCOS MK-2, CONTROLADORAS, PHASE, ETC. PARABÉNS!
Show irmão, não desmerecendo DJs de hoje, mas sem dúvida DJ que toca em disco é um espetáculo, uma vez meu primo que já foi DJ tava me ensinando. Hoje ele só brinca, tem duas technics, e a aparelhagem completa, mais uma porrada de caixa e amplificadores, sendo um deles um gradiente da minha falecida avó.
Com a era da tecnologia, agora é só nostalgia desse tipo de objetos, ficando somente em museus ou para colecionadores! 🥰
Parabéns pelo seu canal!! Tenho 55anos tenho uns 100 LPS o mais antigo é de 1966 do HUMBLE PIE e está noviho.
Atualmente, quem fabrica tiragens de álbuns em vinil aq no Brasil é a Polysom e a Vinil Brasil (deve ter alguma outra a mais que voltou a fabricar).
Existe a Vinil Brasil tbm. Na verdade Japão e Inglaterra por exemplo, nunca pararam de fabricar vinil.
Hoje em dia serve para apreciadores e colecionadores. O Vinil conseguiu de certa forma resistir à tecnologia só pelo seu charme.
PARABÉNS RENATO POR ESTA PESQUISA MARAVILHOSA!
EU NUNCA PENSEI QUE OS LP FUNCIONAVAM ASSIM E AS AGULHAS FAZIAM ESTE TIPO DE TRABALHO.
NÓS AINDA TEMOS NOSSO GUERREIRO TOCA DISCOS DOS ANOS 70 E TODOS OS LPS.
EU ESTOU PERCEBENDO QUE CANTORES ATUAIS ESTÃO VOLTANDO A LANÇAR LP EM VEZ DE CD OU AS 2 MÍDIAS.
Obrigado Renato, o conhecimento que vc passa enriquece a mente de todos nós, parabéns pelo trabalho. Muito bom o conteúdo
Meu pai tinha varias reliquias dessa ! Perdi as contas de tantos discos de vinil ele tinha !
Meu pai também... Quando ele faleceu eu fiquei com os LP's dele... Tem mais de 1500
Minha mãe tem um disco de aniversário do Abba guardado aqui e na casa da minha tia tem vários discos do Roberto Carlos e outros cantores que minha avó ouvia, pena que ela faleceu em 2009 e depois a vitrola que tinha em casa parece que quebrou um ano depois.
Nossa que incrível, como era bom tenho até hj e muito bom o LP 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Também.
Agora eu quero que fale sobre as fitas K7
Também.
Agora eu quero que fale sobre as fitas K7
Que bacana esse vídeo!
Amei!!!
Tinha muita curiosidade sobre como eram feitos os discos de vinil, foi através deles que meu pai me apresentou a música de verdade, anos 70,80 e 90.
Em casa tinha Roberto Carlos, Demis Russos, clássicos italianos...eram tempos maravilhosos.
5:25 Nerd Show me explicando de forma tão didática e interessante como funciona o disco de vinil que eu sempre tive curiosidade de saber e entender. Obrigada por isso! Seu canal é de utilidade pública.
Algum tempo sumido do canal e vejo o meu assunto predileto: Discos de vinil!!! (Desculpem o longo comentário rs)
Bom, eu sou "suspeito" pra falar dessas mídias (acessem o meu canal, mesmo por curiosidade rs). Nasci em 1991, mas desde 2001 (10 anos de idade) eu compro discos de vinil. Meu pai me levava nos sebos e ficávamos olhando aquele monte de discos (que não eram tããão caros como nos dias atuais) e procurando artistas que ele gostava (Roberto Carlos, Tim Maia, Carpenters, Abba, etc. Hoje com 30 anos nas costas (até as minhas costas doem kkk) eu tenho uma coleção com mais de 1.000 Lp's que também inclui compactos, 45 rpm [chamados lá fora de "singles" fora do Brasil] uma coleção dos "velhinhos" 78 rotações de goma laca que resistiram nessas terras até meados de 1964 (enquanto no resto do mundo ele havia sido extinto entre 1958/1960], e também fitas magnéticas (utilizadas em gravadores de rolo).
Vou deixar alguns exemplos de vídeos dos formatos "citados" que eu tenho em minha coleção e postados no youtube:
Fita Magnética oficial da gravadora Motown (selo Gordy)
th-cam.com/video/YD3GJHHGmf0/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Fita Magnética de 7 polegadas (pai das fitas k7) para gravar músicas
Toni Tornado - Me Libertei (gravação amadora)
th-cam.com/video/z9a2h39WcF8/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
78 rotações (goma laca) do Elvis Presley [Jailhouse Rock]
th-cam.com/video/UqQzKwx7nC0/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
78 rotações (goma laca) de música nacional [Celly Campello - Estúpido Cupido]
th-cam.com/video/iR9Dro45QFk/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
78 rotações feito em vinil (inquebrável) entre 1960/1962
th-cam.com/video/wzpqbe6S8Dc/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Lp do Tim Maia com a música "Ela Partiu"
th-cam.com/video/oxCtohzRWF4/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Lp do Michael Jackson (Thriller) com a música "Billy Jean"
th-cam.com/video/QxTNm4leFrY/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Compacto (single) com um dos grandes sucessos dos anos 80: Menina Veneno - Ritchie
th-cam.com/video/LrbJ8b-kFZc/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
45 rpm (single) nacional com Celly Campello (Banho de Lua)
th-cam.com/video/_Z6h-rgcisA/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
45 rpm (single) importado com o furo central largo (Esse diâmetro era um padrão americano utilizado naquelas Jukebox que vemos nos filmes ou aparelhos domésticos)
th-cam.com/video/RNS5ccf6YuM/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Discos novos, feitos a partir de 2010:
Jorge Ben: th-cam.com/video/I-4bwB7uojk/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Erasmo Carlos: th-cam.com/video/WS6Eh7kbP8M/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Tim Maia: th-cam.com/video/jBzPnDp-QsQ/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Elza Soares: th-cam.com/video/3YZsm9QWIGM/w-d-xo.html&ab_channel=M%C3%BAsicasdevinil
Ps: Obrigado desde já para quem teve a "curiosidade" (ou paciência kkk) de acessar todos os links!
Parabéns Renato, vc me surpreende a cada vídeo com tanta informação e entretenimento interessante.SHOW !!!!!
O vídeo de hoje ficou incrível, tanto em relação a escolha do assunto quanto na sua explanação!!! Show!!!
Nasci em 2003 e já sei como era difícil ouvir música antigamente. Nos anos 2000 a maioria da população não tinha internet, comprava CD no camelô para ouvir no tocador de CDs em casa. Mas nem todos tinha esse equipamento.
Eu esperava muita música passar na rádio, eu já ficava com a fita k7 pronta pra gravar, como era nostálgico, até hoje faço coleção de DVD, CD's K7 e vinyl, dá um prazer ver que a música está saindo, daquele CD ou fita, etc
Esse foi seu melhor vídeo dos últimos meses! Ficou show
Enquanto vc explicava, na minha mente tocava a música do Castelo Ratimbum: "Eu vou mostrar para moçada como fazer, aquele disco bem legal, vc vai ver... Fazendo tudo com carinho vai acooonte cer"
Amo disco de vinil!
Estás plataformas digitais nunca ,vão acabar com mídia física!
É a mesma história quando surgiu a internet todos diziam que acabar com as emissora de rádios e tvs
Elas continuam firme e muito forte!
Nostalgia... Músicas... Senta que lá vem história.... Vídeo com o Lito do aviões e músicas? Vcs dois são feras.. 😅😅 fica a dica kkkk
Adorei o vídeo!!!
Eu até tenho os meus vinis, Angélica , Xuxa, Mara, trem da alegria, balão mágico e todos os infantis, e discos de vários cantores e de trilha sonora de novelas dos anos 80 e 90
E escuto tudo até hoje pq comprei uns desses toca discos modernos que estão vendendo hoje.
Escutar vinil é muito bom.
Meu avô compra discos de vinil desde o início dos anos 70. Essa coleção foi passada ao meu pai, e lógico, assim que fiz 18 anos, passada pra mim.
Atualmente já tem cerva de 600 discos em bom estado, e uns 100 sem capa. Um dia chega aos 1000
Conheço o disco de vinil desde que eu era criança,ouvi as músicas só pelos fones de ouvido,e ouço até hoje primeiro foi o LP mas com a moda dos CD's estavam aumentando em 1995 e o primeiro CD que ganhei foi da Farmácia São Paulo do SP-CD com temas de cinema e tenho até hoje e está bem conservado,mas sem desfazer do vinil é claro,até eu personalizei os meus CD's de música da minha maneira,fui lá na sebo comprei uma porção só de LP's todos de infantis na maioria eram de"A Turma do Balão Mágico e Trem da Alegria" e de outros cantores também e fiz numa montagem sonora como:Gravei as músicas desejadas,coloquei no meio da música anúncios de paradas de ônibus pouco antes da música terminar,gravei barulho de ônibus em movimento de antes ou depois da música que ficou numa beleza.E para transferir de vinil para CD a minha técnica foi de LP para fitas cassetes e de fitas cassetes para o CD e botei o nome de "Curitiba Hits"ela toca até 34 músicas com dois discos em uma só capa equivalente a 34 paradas de ônibus dar foi essa minha experiência e tanto.
Amo ouvir discos de vinil. Tenho um aparelho que ouço os discos com mais frequência que é da Audio Technica e dois de reserva: um CCE BD-200 e um Aiwa PXE-80 mais antigo. Mesmo com aparelho de CD e MP3 nãos dispenso meus discos de vinil que vou aos poucos aumentado a minha coleção... Curto muito... Gostei demais desse vídeo!!! PARABÉNS!
Quando eu era garoto adorava vitrola e discos,quando eu tinha 8 anos, ganhei do meu pai uma vitrola,móveis alta Fidelidade e toca discos automático, muito moderna na época, foi o presente que mais gostei de ganhar até hoje!
Amo,até hoje compro meus álbuns em vinil pois a arte e o som são incomparáveis ao digital
Algumas agulhas eram tão perfeitas que, mesmo sem eletricidade, dava para ouvir a música pela vibração da agulha. Isso até me lembra uma música do Luiz Gonzaga em que tinha um pedaço de disco junto a um bambuzal e a vento fazia com que a ponta de uma folha de bambu roçasse a superfície do pedaço de disco fazendo com que se ouvisse a música gravada nele.
Todas as agulhas, porque é um processo analógico. 👍🏻
Ótimo trabalho!
Continuem contando a história das tecnologias antigas.
Que tal um sobre os gravadores?!
Eu ainda tenho aqui um toca discos e vários dicos e ainda funciona perfeitamente!!!!
Nerd show , melhor canal
O cara que criou isso é um gênio
Agora faz das fitas. Tbm é muito curioso saí áudio daquilo kkk. pena que as minhas estragaram.
Na minha casa tem um toca discos, até hoje tem esses discos de vinil.
Ah, Renatão, parabéns a vc e a sua equipe pelo roteiro dos vídeos, é de uma qualidade ímpar... Sou fã dos canais #NerdShow e #Canal90
Coleciono vinil a 10 anos....pra mim ouvir musica em vinil é a coisa mais natural do mundo 😍
Renato meu querido cê tá bão ???
Nussss, quanta nostalgia nesse video, você mostrou um vinil da Angelica e me fez lembrar da epoca que eu era fã dela, nessa época eu consegui uma reliquia que eu acredito que só eu tenha no mundo que é um vinil promocional com as capas do disco dela mas que se colocar pra tocar tem um disco do Richard Claiderman gravado que como deu erro de gravacão, foi reaproveitado para fazer propaganda da Angelica.
Tenho ainda outro vinil dela com o rosto dela mas esse toca musicas dela mesma.
Forte abraço pra tú e valeu muito a nostalgia.
Melhor canal de nostalgia.
O titulo devia ser: Afinal de contas: como funciona um disco de vinil?, pq, voltaram a fabricar mas claro que vinis, cds, fitas K7, VHS, LPs, Blu-rays e afins servem mais pro nicho do colecionismo, amo tocar fisicamente!
Eu AMO discos de vinil, estou começando minha coleção agora com os do legião urbana e engenheiros do hawaii, maior satisfação é colocar a agulha no disco. :D
Esse episódio me lembro o castelo Ratimbum, "eu vô mostra para moçada como fazer, um disco de vinil, pra gente v".... Primeiro pega......... Logo que começou o vídeo já me veio essa música na cabeça kkkk.... Tempo bão, não volta +, (tá bunito!) Saudade!!! De outros tempos iguais!!!!!
Eu já vi esse episódio do disco de vinil
Dos melhores videos já vistos aqui no nerd show. Bem didático e revelador.
Parabéns!
Grato pelo envio! 👍
Quando criança eu adorava Elvis Presley. Ainda hoje rsrs. Tinha um cara que achava isso interessante e me presenteava sempre com os discos de vinil de Elvis da loja dele. É um som único.
Já tive a oportunidade de ouvir músicas em vinil. Sensacional! Sempre me perguntava como uma música tocava ali ao colocar agulha em cima do disco! Grata por contar.
Os chiados são incomparáveis ❤️❣️😎👏👏👏👏 só os vinis nos proporciona
Muito booommm... Vc sempre surpreendendo com seu conteúdo, Renato. Obrigada!
Eu tenho vinil e ainda ouço todos dias...vinil é a forma mas perfeita de apreciar as canções! de ouvir é como a gente tivesse próximo artista! Apreciar o encarte .. e tal tem todo um ritual!
Sempre tive essa curiosidade, obrigado Nerd Show!!
Me lembro que quando eu ouvi smooth criminal em cd pela primeira vez, eu senti falta da respiração do michael jackson no início da múica que existe no vinil, belissimo video.
Nossa eu AMEIII essa camiseta Renato!
Como funcionava?! Hahaha. Meu Deus! Como funciona. O vinil ainda é muito difundido para galera que aprecia música. Tem vários turntables excelentes
Também achei estranho esse título...
Vídeo sensacional, tanto no tema quanto na execução, vc é uma inspiração que me motiva a pesquisar e me aprofundar sobre os assuntos antes de fazer algum vídeo, espero um dia ficar tão bom como os seus vídeos.
Nossa, genial!!! Jamais imaginei que fosse feito assim
O som no vinil é muito mais dinâmico, é inexplicável.
Muito bacana!finalmente descobri como funcionava essa "bruxaria"!o renato podia fazer um quadro "como funciona as coisas" tipo o cd,fita cassete....desde a parte da producao,como a musica vai parar dentro dessas midias e como funciona os aparelhos que reproduzem as mesmas!fica a dica!
Que bacana saber disso!!!
Sensacional o seu vídeo. Minha prima tem em sua casa uma vitrola retrô e ela tem vários LP guardado e as vezes ela coloca pra tocar. Pura nostalgia
Os discos de vinil estão voltando a aparecer, muitos artistas além de ainda lançar novos álbums que tem eles como opção de mídia física, artistas jovens também estão vendendo álbums assim, e inclusive em fita cassete também.
Mesmo nos dias atuais ainda são fabricados , de forma limitada por algumas gravadoras e vendidos por sites como discogs, fui DJ nos anos 90 era massa as mixagens em vinil rs
Mesmo você explicando detalhadamente e com riqueza de informações adicionais, isso é incrível, fascinante e difícil de entender; mesmo assistindo ao processo.
Como, um dia, o ser-humano teve um "estalo" e decidiu criar algo tão magnífico, até para os dias de hoje????
Só pode ser resultado das visitas extraterrestres naquela época, em que passaram os "bizus" para nós, humanos. hehehe
Importante ter um aparelho de qualidade com uma boa agulha, para tirar toda a potencia do vinil e não o danificar em médio tempo, até porque disco de vinil hoje é luxo, muito caro e não tão simples de ser adquirido como nos anos 80 e 70.
Mds finalmente entendi como funciona a gravação de um vinil! Obg
Tinha o LP "Long play", e chamávamos de CD "Compact Disc os pequenos discos de Vinil "compacto", geralmente com uma música de cada lado !.... depois chegou o disco digital e substituiu esta expressão... Para compacto digital... "CD"
Sugestão: jogos games mais jogados de 1900 até hj
Que incrivel, sou apaixonada por musica e sempre me surpreendo com as historias ❤ amei o video
Eu tinha essa curiosidade sobre isso, muito interessante.
MAIS UM VÍDEO MARAVILHOSO E INTERESSANTE. VIDA LONGA E PRÓSPERA PARA O CANAL E PRA VOCÊ TAMBÉM!
Essa tecnologia vai ser sempre avançada,por mais que os discos tenham saído de moda,isso é uma verdadeira revolução que aconteceu de forma frenética,imagina o quanto de tempo que isso ia demorar se não fosse tão possível reproduzir a musica dessa forma!!
Até hoje ouso vinil do raul seixas, orquestras e outras e muito legal.
Eu peguei a época do CD, ia pra feira comprar 3 por 5 reais... As vezes comprava mp3 com mais de 10 bandas. Emprestava para os amigos, e também pegava emprestado. Era muito bom.
gente eu tô completamente CHOCADA! Eu sempre quis ter vinis mas não imaginava que funcionavam assim!! Queria ter a oportunidade de ouvir um áudio de vinil
Aqui estamos!! Amooooo ❤️
Essa geração nunca vai saber a felicidade de entrar numa loja de discos para comprar 1 disco da sua Banda ou cantor preferido, não saber o nome da música e quem canta e cantarolar para o vendedor pois não existia internet
Parabéns. Não perco seus vídeos.
Curti bastante o formato do quadro. Poderia faz um sobre a Televisão. Vídeo cassete, eita que tô ficando veio.
Não coleciono discos, mas compro vinil sem culpa. Ainda existem gravadoras que lançam discos de 33, 45 e até 78 rpm. Em Londres as lojas de discos voltaram com tudo. Entrei numa que ficava num shopping e a variedade de discos era enorme. O vinil nunca morreu.
Segundo o que li de um especialista em som, o vinil reproduz com muito mais fidelidade o som do que o cd. Tenho até os dias de hoje vários discos de vinil, inclusive o Thriller do MJ.
O disco da Angélica! Hahaha amei!
Excelente!! "Vibrei" com o conhecimento recebido!!! Muito bom.
Ótimo vídeo, muito informativo. Matou a minha curiosidade com muita criatividade. 😃
Excelente!!!! Eu fui desse tempo... era difícil conseguir os discos!!! Caros , as vezes raros e pouco acessíveis!!!
Caramba, Renato!!!!! Que vídeo incrível!! Parabéns pela dedicação e por despertar essa curiosidade em nós de coisas que sempre foram presentes na nossa vida.
Muito bom, você tem talento para este trabalho de ensinar por vídeo. Só uma observação, os cilindros de cera para fonógrafo duram centenas de execuções, tanto é que os cilindros existem até hoje e tocam muito bem. O pessoal confunde pois aquele primeiro fónógrafo de Edison utilizava folha de estanho para gravar, este sim, só dava para ouvir 3 ou 4 vezes. Isso mudou com a chegada do cilindro de cera, por volta de 1884. Se quiser ouvir um fonógrafo em funcionamento, entre em contato. Abraços.
🎶🎵 Você vai ver,fazendo tudo com carinho vai aconteceeerrrr🎶🎵🎵🎵
Uma história muito interessante. Meu pai era cantor e lançou um disco em 1984. Como não vivia com ele, eu não tinha. Ele participou de vários programas de calouros, incluindo chacrinha, Silvio Santos, Raul Gil, entre outros. Ele ganhou até um carro na final do programa do Bolinha em 1985. Por acaso em abril deste ano, fuçando na net, achei o disco dele. Pensa na felicidade, eu que não tinha nada dele, achei um disco original da época intacto. ❤
*SEU PAI??!UM TREMENDO DESCONHECIDO KKKKK CANTOR DE ZONA???DE CHURRASCARIA 😂OU DE VELÓRIO 😂🤪😆😆😆😆*
Amo vinil! Eu amo muito! 🥺❤️
eu, quando chegaram os CDs, levei todos os meus discos para os amigos que tinham ainda os toca-discos.