Faz um ajuste polinomial do tipo y = ax^2 + bx + c usando algum macete.Muito boa explicação.Adorei.
6 ปีที่แล้ว +1
Olá Sandra, tudo bem? Então, não conheço nenhum atalho para determinação do tipo polinomial. Acabo sempre tendo que resolver o sistema linear de tamanho 3 x 3 para chegar no ajuste. Mas ,se você encontrar alguma maneira, compartilha aqui com a gente que pode ser de grande ajuda. Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar! Valeu!
@ Como pode ser aplicado um metodo desse sendo necessario polinomio de grau 2? Segue link com exemplo drive.google.com/file/d/1tfPChBcTl7mP_aM4IEnjxqpk1PNlwA2-/view?usp=sharing
6 ปีที่แล้ว +2
@@nataschaboddener6284 , tudo bem? Você pode tomar o vídeo th-cam.com/video/3XPH32srZSQ/w-d-xo.html como base. Em termos gerais, você deveria aproximar a função ax² + bx + c utilizando a mesma técnica vista em 5:00 do vídeo do link , calculando as derivadas parciais. Aí chegamos a um sistema linear semelhante ao visto em 11:30 do vídeo do link, porém com 3 equações e 3 incógnitas. Resolver o sistema vai te dar os coeficientes. Em sua calculadora, você pode escrever o tabelamento normalmente, como em 32:00 e pedir o ajuste quadrático (Geralmente: Mode -> Reg --> Quad) e aí você terá os valores de a, b e c. Esse tabelamento seria montado escolhendo os valores no intervalor de [1, 3]. Como são necessários três pontos, eu pegaria como valores de x = [ 1 2 3] e teria os valores associados a y aplicando na função. Espero ter te ajudado com a dúvida. Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar!
19:30 o que utilizou pra achar o valor de 2,37156???
5 ปีที่แล้ว +5
Olá Gabriel, tudo bem? Como visto em 13:55 não encontramos o valor de "b" e sim de LN(b). Para encontrar o valor real de "b" temos que aplicar o exponencial pois é a função inversa do LN. Então EXP(LN(b)) = b. Então, apenas aplicamos o exponencial ao valor encontrado. EXP (0,86355) = 2,37156 Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só perguntar. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Olá Gustavo, como vai? Então, o procedimento é o mesmo utilizado para o caso linear, aproxima a função e monta o sistema de equações lineares 3x3. Daí os coeficientes do polinômio saem da solução deste sistema. Contudo vou elaborar um vídeo com a solução desta função em específico. Sua dica é muito boa! Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Como faço se os valores iniciais de X forem negativos ? pois não existe logarítmo natural de número negativo
5 ปีที่แล้ว +1
Olá Gerson, tudo bem? Nesse caso não temos como linearizar. Se você jogar os dados em uma planilha eletrônica e pedir o ajuste dos mínimos quadrados vai perceber que os valores negativos são ignorados. Uma solução que pode ser levada em consideração para análise da tendência, dependendo dos dados e da relação entre eles, é fazer um deslocamento dos valores para o lado positivo, mantendo a mesma distância entre os pontos. Contudo, como falei, depende muito do caso e das relações entre as variáveis. Espero ter ajudado na sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Se um dado tiver uma relevancia maior que o outro como fazer?
4 ปีที่แล้ว
Olá Ellyakim, tudo bem? Não entendi muito a relação de sua pergunta com o conteúdo. Na regressão simples analisamos apenas um dado. Se a pergunta foi "como saber que função melhor se ajusta a que curva" um bom indicativo é o R² (q está em outro vídeo) e também o bom senso do analista sobre o tipo de fenômeno analisado. Contudo, se houver mais de um dado, então seria uma regressão múltipla, o que foge do escopo deste conteúdo. Valeu!!
Olá Italo, como vai? Geralmente o ajuste é feito para "determinar uma função que melhor se ajuste aos pontos". Então, graficamente já podemos ter uma ideia do tipo de ajuste. Se os pontos estão no gráfico com um formato aproximado de "reta", então o ajuste linear pode ser o indicado. Claro que tudo depende de cada caso. Ao fazer um ajuste, um parâmetro para verificar se o método está bem aproximado é o R². Pode ver nesse vídeo. th-cam.com/video/79CKgf9HvE0/w-d-xo.html. Espero ter te ajudado com a dúvida. Obrigado pelo comentário positivo e por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar! Valeu!
Esse passo no excel pode ser realizado pelo Solver?
4 ปีที่แล้ว +1
Olá Kleber, tudo bem? Se você necessitar apenas dos resultados, basta fazer um gráfico de dispersão xy e ajustar uma linha de tendência. O excel já dá as equações das principais funções vistas. Contudo, se você deseja analisar como um problema de otimização, a minimização dos erros pode sim ser calculada diretamente pelo solver do Excel. Espero ter te ajudado com sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!!
Olá Ana Lúcia, como vai? Para este vídeo é uma Pentel GraphGear500, 0,7mm com grafite 2b. Agradeço por acompanhar o canal e qualquer dúvida estou à disposição!! Valeu!
Professor, essa fórmula para achar o ''b'' não está igual a fórmula do ''b'' do ajuste linear, não teriam que ser iguais?
5 ปีที่แล้ว +2
Olá Lucas, tudo bem? Conferi agora e as duas fórmulas estão iguais. Pode conferir aí no vídeo atual em 09:33 e no outro vídeo th-cam.com/video/3XPH32srZSQ/w-d-xo.html Obrigado por acompanhar o canal! Qualquer outra dúvida é só perguntar. Valeu!!
Olá Winter, tudo bem? No vídeo posterior eu falo sobre o ajuste do R² e lá tem o cálculo do SQRes (Soma dos quadrados residuais). Resumindo, o cálculo é bem similar. Só temos que ter atenção na utilização das variáveis corretas. Acredito que essa seja sua dúvida. Obrigado por acompanhar o canal. Valeu!
Deus continue te abençoando professor! Valeuuuuu
Disponha!
Faz um ajuste polinomial do tipo y = ax^2 + bx + c usando algum macete.Muito boa explicação.Adorei.
Olá Sandra, tudo bem?
Então, não conheço nenhum atalho para determinação do tipo polinomial. Acabo sempre tendo que resolver o sistema linear de tamanho 3 x 3 para chegar no ajuste. Mas ,se você encontrar alguma maneira, compartilha aqui com a gente que pode ser de grande ajuda.
Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
@ Como pode ser aplicado um metodo desse sendo necessario polinomio de grau 2? Segue link com exemplo drive.google.com/file/d/1tfPChBcTl7mP_aM4IEnjxqpk1PNlwA2-/view?usp=sharing
@@nataschaboddener6284 , tudo bem?
Você pode tomar o vídeo th-cam.com/video/3XPH32srZSQ/w-d-xo.html como base.
Em termos gerais, você deveria aproximar a função ax² + bx + c utilizando a mesma técnica vista em 5:00 do vídeo do link , calculando as derivadas parciais. Aí chegamos a um sistema linear semelhante ao visto em 11:30 do vídeo do link, porém com 3 equações e 3 incógnitas. Resolver o sistema vai te dar os coeficientes.
Em sua calculadora, você pode escrever o tabelamento normalmente, como em 32:00 e pedir o ajuste quadrático (Geralmente: Mode -> Reg --> Quad) e aí você terá os valores de a, b e c. Esse tabelamento seria montado escolhendo os valores no intervalor de [1, 3]. Como são necessários três pontos, eu pegaria como valores de x = [ 1 2 3] e teria os valores associados a y aplicando na função.
Espero ter te ajudado com a dúvida. Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar!
Excelente vídeo, Professor! Parabéns pela aula!
Obrigado pelo elogio
Muito bom. Sua didática é excelente!
Olá Italo, tudo bem?
Agradeço o comentário positivo. Qualquer dúvida é só perguntar.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
Agora tentar implementar no octave. 🙏
Você teria algum vídeo explicando o ajuste por função hiperbólica?
barril
Muito bem explicado!
Olá Luis Gustavo, tudo bem?
Obrigado pelo comentário positivo e por acompanhar o canal.
Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Muito obrigado me ajudou bastante!
Excelente vídeo!
Qual a equação da função linear que gerou essas funções exponencial e logarítmica? Como calcular o erro do ajuste?
Olá Bruno, Está nos vídeos CNUM-019 e CNUM-021.
Obrigado por acompanhar o canal! Valeu!!
Excelente vídeo! Como eu faço para ajustar uma função hiperbólica?
Olá Aldemir, tudo bem?
No vídeo CNUM-019, logo no início, temos a forma padrão de se obter uma aproximação de função pelo MMQ.
Valeu!
como fazer a aplicação para uma g(x)=ae^x + be^-x ????
excelente
Olá Mariane, tudo bem?
Agradeço o comentário positivo. É motivador =)
Obrigado por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar.
Valeu!
19:30 o que utilizou pra achar o valor de 2,37156???
Olá Gabriel, tudo bem?
Como visto em 13:55 não encontramos o valor de "b" e sim de LN(b). Para encontrar o valor real de "b" temos que aplicar o exponencial pois é a função inversa do LN. Então EXP(LN(b)) = b.
Então, apenas aplicamos o exponencial ao valor encontrado. EXP (0,86355) = 2,37156
Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
oi boa tarde, eu estou fazendo minha lista e me deparei com um exercício que pede para aproximar uma função da reta. como faço isso? obrigaod
Olá, tudo bem?
Exatamente como feito neste vídeo...
th-cam.com/video/3XPH32srZSQ/w-d-xo.html
Valeu!!
@ consegui ja, mt obrigado ^^
tem pra polinomio do 2 grau nao?
Olá Gustavo, como vai?
Então, o procedimento é o mesmo utilizado para o caso linear, aproxima a função e monta o sistema de equações lineares 3x3. Daí os coeficientes do polinômio saem da solução deste sistema. Contudo vou elaborar um vídeo com a solução desta função em específico. Sua dica é muito boa!
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
Como faço se os valores iniciais de X forem negativos ? pois não existe logarítmo natural de número negativo
Olá Gerson, tudo bem?
Nesse caso não temos como linearizar. Se você jogar os dados em uma planilha eletrônica e pedir o ajuste dos mínimos quadrados vai perceber que os valores negativos são ignorados. Uma solução que pode ser levada em consideração para análise da tendência, dependendo dos dados e da relação entre eles, é fazer um deslocamento dos valores para o lado positivo, mantendo a mesma distância entre os pontos. Contudo, como falei, depende muito do caso e das relações entre as variáveis.
Espero ter ajudado na sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
Faça como se fossem positivos e depois faça uma rotação.
Se um dado tiver uma relevancia maior que o outro como fazer?
Olá Ellyakim, tudo bem?
Não entendi muito a relação de sua pergunta com o conteúdo. Na regressão simples analisamos apenas um dado. Se a pergunta foi "como saber que função melhor se ajusta a que curva" um bom indicativo é o R² (q está em outro vídeo) e também o bom senso do analista sobre o tipo de fenômeno analisado.
Contudo, se houver mais de um dado, então seria uma regressão múltipla, o que foge do escopo deste conteúdo.
Valeu!!
Como vou saber quando um MMQ é linear ou não ?
Olá Italo, como vai?
Geralmente o ajuste é feito para "determinar uma função que melhor se ajuste aos pontos". Então, graficamente já podemos ter uma ideia do tipo de ajuste. Se os pontos estão no gráfico com um formato aproximado de "reta", então o ajuste linear pode ser o indicado. Claro que tudo depende de cada caso.
Ao fazer um ajuste, um parâmetro para verificar se o método está bem aproximado é o R². Pode ver nesse vídeo. th-cam.com/video/79CKgf9HvE0/w-d-xo.html. Espero ter te ajudado com a dúvida.
Obrigado pelo comentário positivo e por acompanhar o canal. Qualquer dúvida é só perguntar!
Valeu!
Valeu
Eu entendi o vídeo, o problema é que não tô sabendo aplicar isso no exemplo do exercício que tô fazendo...
Manda mais detalhes..
Esse passo no excel pode ser realizado pelo Solver?
Olá Kleber, tudo bem?
Se você necessitar apenas dos resultados, basta fazer um gráfico de dispersão xy e ajustar uma linha de tendência. O excel já dá as equações das principais funções vistas.
Contudo, se você deseja analisar como um problema de otimização, a minimização dos erros pode sim ser calculada diretamente pelo solver do Excel.
Espero ter te ajudado com sua dúvida. Qualquer coisa é só perguntar.
Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!!
@ Obrigado
E para verificar a qualidade do ajuste o r^2 ? Como faço?
nathan , tudo bem?
O próximo vídeo do canal, CNUM-021 trata justamente desse assunto.
Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Valeu!!
amigo, como faço para linearizar a função y=(a+x^2)/(b+x) ?
Olá Nathan,
Teríamos que pensar em deixar no formato f(x) = ax + b. Tentou fazer y = (a+x^2)*(b+x)^{-1} ?
Valeu!
MEUUUUUUUUUUUUUU DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUUUUUSSSSSSSSSSSS
......do céu!
=)
top
Qual gramatura dessa lapiseira?
Olá Ana Lúcia, como vai?
Para este vídeo é uma Pentel GraphGear500, 0,7mm com grafite 2b.
Agradeço por acompanhar o canal e qualquer dúvida estou à disposição!!
Valeu!
Professor, essa fórmula para achar o ''b'' não está igual a fórmula do ''b'' do ajuste linear, não teriam que ser iguais?
Olá Lucas, tudo bem?
Conferi agora e as duas fórmulas estão iguais. Pode conferir aí no vídeo atual em 09:33 e no outro vídeo th-cam.com/video/3XPH32srZSQ/w-d-xo.html
Obrigado por acompanhar o canal! Qualquer outra dúvida é só perguntar.
Valeu!!
Olá, vc tem um email para contato?
Como ficaria o resíduo disso?
Olá Winter, tudo bem?
No vídeo posterior eu falo sobre o ajuste do R² e lá tem o cálculo do SQRes (Soma dos quadrados residuais). Resumindo, o cálculo é bem similar. Só temos que ter atenção na utilização das variáveis corretas.
Acredito que essa seja sua dúvida. Obrigado por acompanhar o canal.
Valeu!
@ Muito obrigado!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽