OBSERVAÇÃO: no minuto 4:40. A função exibida "F(a,b) = d1^2 + d2^2 +d3^2", escreva apenas F(a,b) = d1 + d2 + d3, uma vez que esses 3 termos somados já estão ao quadrado.
Depois de três dias de busca no TH-cam por uma aula completa sobre esse assunto, para resolver uma atividade experimental em Física e entender o conteúdo, encontrei esse canal com esse excelente professor. Graças à Deus pela tua vida, mestre Murakami!!!
Fala Murakami. Aqui é teu filho, que tu reconheceu paternidade (colégio Ideal 2009), tu não vai lembrar kkkkkk. . Apenas passando para agradecer tudo o que aprendi contigo. Não segui no rumo específico da matemática, mas lido com ela na Físico-Química, onde tenho o privilégio de atuar. Um grande abraço, e sucesso pra vc! Aula muito bem explicada como sempre.
Esses vídeos estão me ajudando bastante para estudar para uma prova experimental de física. O senhor poderia fazer uma série de vídeos voltadas a isto, na prática mesmo. Muito bom
Parabéns, melhor aula do TH-cam... No começo do vídeo eu pensei "porque esse sacana pegou três pontos alinhados rsrs..." . Querido mestre vc utilizou a distância ao quadrado para simplificar o processo, pois o módulo dividiria os casos em que os pontos estão acima ou abaixo da reta.
Parabéns pela aula e pela didática. Ótimos. Observação: no minuto 1:05, você desenha um pequeno traço que representa a distância entre o ponto (1,3) e a reta. O faz de forma perpendicular à reta, quando o correto seria fazer esse tracinho na vertical, ou seja, para o x=1, o y=3, e o y da reta, que está na mesma vertical, e acima do y=3. Dessa forma, dá pra ver mais claramente o porque essa distância corresponde apenas ao delta Y. Outra observação é relativa ao minuto 4:40. A função exibida "F(a,b) = d1^2 + d2^2 +d3^2" deveria ser F(a,b) = d1 + d2 + d3, uma vez que esses 3 termos somados já estão ao quadrado, e aplicar o quadrado novamente representaria elevá-los à 4a potência.
Jimmy vc é um aluno cri cri rsrs... Agora distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento perpendicular à reta como ele usou uma reta ficaria um pouco estranho fazer um tracinho na vertical. Porém nesse caso ele poderia usar o termo distância vertical do ponto até a reta e então usaria o tracinho na vertical.
Bem explicado ! Só uma dica... quando vc fez a derivada acho legal citar que era pela regra da cadeia, fica mais claro o que vc estava fazendo. Valeu !! Parabéns !
@@henriquefritzlopes Engenharia Cartográfica. Temos uma disciplina que se chama Ajustamento de Observações que é basicamente aplicar MMQ em problemas da área
@@leonardodrozino tudo bem? Qual Universidade você cursa a eng carto? Sou professor de Ajustamento de Observações na UFU. Estou colocando aulas sobre MMQ no meu canal. Dá uma olhadinha. Se gostar, compartilha entre os colegas. Eu tento passar mais a essência do método, o que ajuda a fazer análises e não só aplicar fórmulas. th-cam.com/channels/bPqRbjZqC5zBJGo6RJxH9g.html
poderia me explicar o pq da divisão por 2 (não primeira equação) e 4 ( segunda equação) nos minutos 12:07 (também no 12:26) e o motivo de termos que escolher qual dos dois valores tem que ser negativo nos minutos 12:59 ? queria entender melhor.
Professor o Sr. Pode fazer um exemplo de exercício, mas encontrando uma equação do 2o. Grau ? Mas com esses intervalos(-5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5)
é dificil de percerber msm, mas acredito que gravaram ele escrevendo (o visual) de frente para a camera so que em algum software, e depois jogaram o que ele escreveu só que invertido por cima da imagem de forma sincronizada e transparente pra parecer q ele ta escrevendo em um vidro!
o legal é que ele é canhoto igual eu, e essa montagem faz com que a mão de escrever não fique na frente do quadro (só quem é canhoto sabe ) !! muito genial
@@amauryribeiro1860 mas não tem como, pq se acompanhar a mão dele, ele escreve exatamente como se fosse ao contrário. lógico que tem um espelhamento, mas como faz, não consegui perceber, pq se fosse o professor tbm espelhado, o nome na camisa estaria ao contrário...acho que é bruxaria. kkkkkk
Pensei a mesma coisa, já pensei, esse é ninja mesmo kkkk Agora com a resposta acima fez sentido, mas não explica como o logo da camiseta aparece normal
Show professor. A questão da derivada é por quê a derivada é a reta que tange o ponto entre X,Y? .Então é um somatório de retas tangentes a cada ponto da função? Adorei a aula.
Rodrigo. O que importa é o quadrado da diferença entre o Y tabelado, e o Y calculado pela função de interpolação. Para calcular a diferença tanto faz subtrair um do outro, ou outro do um, pois essa inversão só fará alterar o sinal do resultado. Ex. 5 - 3 = 2 , e, 3 - 5 = -2. A inversão do sinal também não afeta o processo, pois a seguir eleva-se o resultado ao quadrado, o que faz com esse resultado seja sempre positivo, independentemente do sinal do valor. No caso do exemplo que dei, o quadrado é 4, tanto para -2 quanto para 2. O professor Marcos fez essa inversão apenas para mostrar que a ordem não afeta o resultado.
Tudo bem, a aula eh muita boa, mas eu fiquei pensando, como o senhor escreve ao contrário, minha hipótese é: vc escreve no vidro normalmente e espelha o vídeo na edição, porém tem um fator que é a palavra da camisa que não está invertida, então cheguei ao raciocínio que vc pediu para a loja costurar a camisa ao contrário. muito boa a didática mas tive que pensar numa solução para isso se não não conseguia voltar a estudar
Olá, R Gomes, este ponto crítico refere-se a uma definição utilizada em cálculo..assim: um ponto crítico, também chamado de ponto estacionário é um ponto no domínio de uma função onde a primeira derivada é nula ou não é definida. Os pontos críticos serão sempre pontos de máximos ou mínimos relativos ou pontos de inflexão, podendo-se descobrir em que categoria o ponto cai analisando a sua segunda derivada (a curvatura) da função.
OBSERVAÇÃO: no minuto 4:40. A função exibida "F(a,b) = d1^2 + d2^2 +d3^2", escreva apenas F(a,b) = d1 + d2 + d3, uma vez que esses 3 termos somados já estão ao quadrado.
qndo vc edita a mensagem ela sai do fixado
Depois de três dias de busca no TH-cam por uma aula completa sobre esse assunto, para resolver uma atividade experimental em Física e entender o conteúdo, encontrei esse canal com esse excelente professor. Graças à Deus pela tua vida, mestre Murakami!!!
Pensa na aflição que é ver esse homem escrevendo ao contrário! kkkkkkkkkkkkkk' Tirando isso: excelente aula!
o video inteiro eu tentando entender como ele faz isso... Não é possível que ele escreve ao contrario
ele escreve normal e depois espelha o vídeo
agora vi o nome na camisa dele escrito certo, talvez ele escreva ao contrário mas ele pode ter feito a camisa espelhada tbm
não bastasse a complexidade do exercício, ele escreve tudo ao contrário. Nem o pessoal da Nasa faz isso!
Mesmo yh. rsr
melhor que as aulas de mmq do IME-USP, obrigada professor!!!!
Faço economia na ufrj, estou aprendendo métodos de estimação e confesso que sua aula conseguiu de fato me ensinar. Parabéns e obrigado pelo conteúdo!
Massa!!!
Esse canal é fantástico tem tudo de matemática.
professor rapidola, parabens. é incrível como voce aborda todos os temas da minha faculdade (engenharia civil)
Professor, você sempre é muito engraçado. Adoro suas aulas! Sempre muito didático.
Vocês podem pesquisar por ae. Não tem professor que explique melhor que o "mura"... Professor, o sr. Muitos anos luz dos demais professores...
Muito bom! Parabéns pela excelente didática!
Excelente... fantástica aula
Excelente! Vídeo muito prático.
Verdade bom prof gosto muito da aula dele me ajuda muito na facul
Valeu!
Aula show!!!
Show de bola 👍
vc é o cara, muito obrigado. me ajudou muito. oque o meu professor não conseguiu me ensinar em 3 aulas o senhor me ensinou em 16 min.
Obrigada prof, suas aulas ja me ajudam muito!
Você é um dos melhores! Parabéns, professor! 👏👏👏👏
Muito obrigado 😃
Íncrivel! Foi muito fácil de entender.
Dahora!
Grande, professor. Muito didático. Obrigado!
Aula excelente! Parabéns pela didática!
obrigada, pela a sua explicação
Fala Murakami. Aqui é teu filho, que tu reconheceu paternidade (colégio Ideal 2009), tu não vai lembrar kkkkkk. .
Apenas passando para agradecer tudo o que aprendi contigo. Não segui no rumo específico da matemática, mas lido com ela na Físico-Química, onde tenho o privilégio de atuar.
Um grande abraço, e sucesso pra vc! Aula muito bem explicada como sempre.
Valeu, Mura San.
Estou brigando com o cálculo numérico. Não é uma coisa difícil, mas as vezes fico bugado e seus vídeos clareiam o entendimento.
Parabéns pela aula...
Ângelo Negão! Valeu profe. muito bom.
Sensacional, parabéns e obrigado !!!
Eu que agradeço
Brilhante!
Ficou Muito bom mesmo , parabéns pelo conteúdo
Obrigado 😊 compartilhe nossas aulas 🙏
Incrível essa aula. Agradeço professor
aula perfeita😍
excelente!
Vlw professor, muito boa explicação!
Valeu
prof, na moral.
tu é brabo demais.
Esses vídeos estão me ajudando bastante para estudar para uma prova experimental de física. O senhor poderia fazer uma série de vídeos voltadas a isto, na prática mesmo. Muito bom
fisica experimental é a morteee
muito bom!
Muito obrigado, ajudou pra caramba.
Parabéns, professor. Excelente aula. Na verdade, todas do canal são excelentes.
Muito obrigado!
Mtoooo obggg, minha faculdade ta com essa matéria mas infelizmente o prof de lá não sabe explicar, vc realmente salvou minha vida....
Perfeito
Zero defeitos. Se eu conseguir meu diploma foi pq vc fez esses videos.
zero não amiga.
@@heitor4372 hue ce nao gostou da aula? Skskskksjsjs
sensacional. Parabéns, mano.
show demais
Muito bom! Parabéns....
QUE AULA INCRIVEL
Genial!
Parabéns, melhor aula do TH-cam... No começo do vídeo eu pensei "porque esse sacana pegou três pontos alinhados rsrs..." . Querido mestre vc utilizou a distância ao quadrado para simplificar o processo, pois o módulo dividiria os casos em que os pontos estão
acima ou abaixo da reta.
Obrigado pelos vídeos. Sua didática é maravilhosa!!!!!
Professor, muito obrigado!
Tu é fera prof, consegui fazer aqui as questões por causa do teu vídeo, muito obrigado mesmo!
Ótima aula!
Salvou minha nota no trabalho de estatística em engenharia civil (UFMT 16/07/2022)
Ótima aula professor.
Parabéns pela aula e pela didática. Ótimos. Observação: no minuto 1:05, você desenha um pequeno traço que representa a distância entre o ponto (1,3) e a reta. O faz de forma perpendicular à reta, quando o correto seria fazer esse tracinho na vertical, ou seja, para o x=1, o y=3, e o y da reta, que está na mesma vertical, e acima do y=3. Dessa forma, dá pra ver mais claramente o porque essa distância corresponde apenas ao delta Y.
Outra observação é relativa ao minuto 4:40. A função exibida "F(a,b) = d1^2 + d2^2 +d3^2" deveria ser F(a,b) = d1 + d2 + d3, uma vez que esses 3 termos somados já estão ao quadrado, e aplicar o quadrado novamente representaria elevá-los à 4a potência.
obrigado pela observação
Jimmy vc é um aluno cri cri rsrs... Agora distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento perpendicular à reta como ele usou uma reta ficaria um pouco estranho fazer um tracinho na vertical. Porém nesse caso ele poderia usar o termo distância vertical do ponto até a reta e então usaria o tracinho na vertical.
@@xXZaianoXx cri cri nada, ele está certo. o correto da distancia entre dois valores de y é uma linha vertical entre y1 e y2
Bem explicado ! Só uma dica... quando vc fez a derivada acho legal citar que era pela regra da cadeia, fica mais claro o que vc estava fazendo. Valeu !! Parabéns !
Excelente aula camarada!!!
Rapaz, tava entendendo tudo até os 5 primeiros segundos
obg, Mura.
Tenho uma disciplina na faculdade que é basicamente só isso, então me ajudou bastante o video
Gratidão
você esta cursando Economia Leonardo?
@@henriquefritzlopes Engenharia Cartográfica. Temos uma disciplina que se chama Ajustamento de Observações que é basicamente aplicar MMQ em problemas da área
@@leonardodrozino Maneiro. Eu achei que era economia por conta da técnica da econometria.
@@marcelotomiomatsuoka4899 obrigada Marcelo! Vou olhar. Assistir mais aulas de ajustamento nunca é de mais kk
@@leonardodrozino tudo bem? Qual Universidade você cursa a eng carto? Sou professor de Ajustamento de Observações na UFU. Estou colocando aulas sobre MMQ no meu canal. Dá uma olhadinha. Se gostar, compartilha entre os colegas. Eu tento passar mais a essência do método, o que ajuda a fazer análises e não só aplicar fórmulas. th-cam.com/channels/bPqRbjZqC5zBJGo6RJxH9g.html
Kkkk, pensei que o vídeo era antigo, mas acabou de sair.
Rs
poderia me explicar o pq da divisão por 2 (não primeira equação) e 4 ( segunda equação) nos minutos 12:07 (também no 12:26) e o motivo de termos que escolher qual dos dois valores tem que ser negativo nos minutos 12:59 ? queria entender melhor.
Professor o Sr. Pode fazer um exemplo de exercício, mas encontrando uma equação do 2o. Grau ?
Mas com esses intervalos(-5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5)
Quando tenho números grandes com vírgula eu tenho que transformar em fração ou posso fazer com eles assim mesmo?
Tem o método dos mínimos quadrados aplicada para uma poligonal de segunda ordem?
gostaria que vc me explicasse como vc consegue escrever ao contrário - ou é alguma técnica que não conheço? congrats.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mds
é dificil de percerber msm, mas acredito que gravaram ele escrevendo (o visual) de frente para a camera so que em algum software, e depois jogaram o que ele escreveu só que invertido por cima da imagem de forma sincronizada e transparente pra parecer q ele ta escrevendo em um vidro!
o legal é que ele é canhoto igual eu, e essa montagem faz com que a mão de escrever não fique na frente do quadro (só quem é canhoto sabe ) !! muito genial
@@amauryribeiro1860 mas não tem como, pq se acompanhar a mão dele, ele escreve exatamente como se fosse ao contrário. lógico que tem um espelhamento, mas como faz, não consegui perceber, pq se fosse o professor tbm espelhado, o nome na camisa estaria ao contrário...acho que é bruxaria. kkkkkk
Tem que integrar a derivada.
Por favor, como você faz pra escrever na sua frente????? eu vim aqui pra aprender e não consegui me concentrar na matéria kkkkkk
Grava escrevendo em um vidro, na câmera vai ficar ao contrário. É só inverter horizontalmente na hora de editar o vídeo
Pensei a mesma coisa, já pensei, esse é ninja mesmo kkkk Agora com a resposta acima fez sentido, mas não explica como o logo da camiseta aparece normal
@@ailsongr2138 ele mandou fazer a logo ao contrário para poder dar certo no vídeo, senão quando invertesse o video a logo ficaria errada.
professor, como faço pra achar o valor de Xi tendo o valor de Yi na tabela?
a soma das distancias ao quadrado é só para simplificar a equação de pitagoras?
isso
Professor, o que seria esse coeficiente de correlação?
Show professor. A questão da derivada é por quê a derivada é a reta que tange o ponto entre X,Y? .Então é um somatório de retas tangentes a cada ponto da função?
Adorei a aula.
Como é que ele escreve no quadro??
BOM DIA PROF., NO MINUTO 5:18 PQ VC TROCOU A ORDEM DOS TERMOS E O 3 POSITIVO VIROU -3??????
Por que delta x eh zero?
Estou tentando achar segunda parte e não acho
th-cam.com/video/CzQhewuuRWs/w-d-xo.html
Garela que tá estudando pra PCDF 2020. NÃO PERCAM A FÉ. TÁ TODO MUNDOO FUDIDOOO
Professor ficou muito dificil esta aula.
SE VOCE ESTA ASSISTINDO ESSA AULA PRA PCDF, VOCE TA LASCADO IGUAL A EU, TMJ
Isso não é de Deus meu amigo!
Como é que dá pra escrever ao contrário?
Como o senhor escreve no ar?
Rs
BOM DIA PROF., NO MINUTO 5Ç18 PQ VC TROCOU A ORDEM DOS TERMOS E O 3 POSITIVO VIROU -3??????
Rodrigo. O que importa é o quadrado da diferença entre o Y tabelado, e o Y calculado pela função de interpolação. Para calcular a diferença tanto faz subtrair um do outro, ou outro do um, pois essa inversão só fará alterar o sinal do resultado. Ex. 5 - 3 = 2 , e, 3 - 5 = -2.
A inversão do sinal também não afeta o processo, pois a seguir eleva-se o resultado ao quadrado, o que faz com esse resultado seja sempre positivo, independentemente do sinal do valor. No caso do exemplo que dei, o quadrado é 4, tanto para -2 quanto para 2.
O professor Marcos fez essa inversão apenas para mostrar que a ordem não afeta o resultado.
No final do vídeo eu já tinha até esquecido o objetivo da questão.
Tudo bem, a aula eh muita boa, mas eu fiquei pensando, como o senhor escreve ao contrário, minha hipótese é:
vc escreve no vidro normalmente e espelha o vídeo na edição, porém tem um fator que é a palavra da camisa que não está invertida, então cheguei ao raciocínio que vc pediu para a loja costurar a camisa ao contrário.
muito boa a didática mas tive que pensar numa solução para isso se não não conseguia voltar a estudar
Kkk, isso mesmo
Professor, cometeu um deslize, a distância não é de ponto à reta como disse, é a distância vertical do ponto à reta. Com disse é complicado!!!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
professor, o senhor escreve ao contrário???
"Em busca do ponto crítico" - Alguém poderia explicar isto melhor? Este ponto crítico se refere a menor diferença entre os pontos e a reta?
Olá, R Gomes, este ponto crítico refere-se a uma definição utilizada em cálculo..assim: um ponto crítico, também chamado de ponto estacionário é um ponto no domínio de uma função onde a primeira derivada é nula ou não é definida. Os pontos críticos serão sempre pontos de máximos ou mínimos relativos ou pontos de inflexão, podendo-se descobrir em que categoria o ponto cai analisando a sua segunda derivada (a curvatura) da função.
@@grasieledias6835 Obrigado!
Buguei geral. Essa não rolou.
Caro mestre, a distância indicada no desenho não é a calculada, percebe? Seu argumento para "delta x = 0" não está em consonância ...
Não consegui entender com ele explicando.
Quanta humilhação pra ganhar um diploma😢
Boa noite professor, gostei da aula, e tenho algumas duvidas, é possivel me enviar o seu número do WhatsApp
muito bom