DIAGNÓSTICO - SEGUNDA SESSÃO - Avaliação neuropsicológica de TDAH e Autismo (...e AH/SD?)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 113

  • @natifell
    @natifell  ปีที่แล้ว +7

    00:00 Introdução
    01:14 Introdução segunda sessão
    02:44 Infância
    07:17 Fase adulta
    10:33 É TDAH, Autismo, ou os dois?
    11:32 Possibilidade de AH/SD
    11:54 Dupla excepcionalidade: AH/SD + Autismo ou TDAH
    15:54 Conclusão

  • @rafaeladeoliveirasantos2793
    @rafaeladeoliveirasantos2793 9 หลายเดือนก่อน +34

    Tenho medo de ir n sessão, com a ideia clara que sou uma pessoa neurodivergente, e o psiquiatra me desmentir e dizer que tudo isso está na minha cabeça.

    • @leticiaumagarotaaleatoria18
      @leticiaumagarotaaleatoria18 7 หลายเดือนก่อน +3

      Eu também! Mas já fiz duas sessões, me deseje sorte

    • @ingridliberteseuser
      @ingridliberteseuser 5 หลายเดือนก่อน +5

      Tenho mtoo essa sensação tb.. Nossa.. Parece q estou mentindo.. fingindo td. E óbvio q n.. mas minha mente fica rodopiando com isso.
      Semana q vem vou pra última sessão antes da devolutiva.. pensa na ansiedade nossa 😢

    • @marisalles6298
      @marisalles6298 3 หลายเดือนก่อน +2

      @@rafaeladeoliveirasantos2793 a maioria dos profissionais ESTÃO DESPREPARADOS e só conseguem ver o Transtorno se a pessoa apresentar 100/100 "sintomas"!

    • @rubenspatrick998
      @rubenspatrick998 3 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@ingridliberteseuserTambém tenho essa sensação, sempre penso que estou exagerando ou fingindo. Começarei minha avaliação dia 9, será um choque muito grande se no final de tudo, depois de tanta dificuldade e de fazer o possível pra pagar essa avaliação eu descobrir que não sou autista

    • @fishrjgmail
      @fishrjgmail หลายเดือนก่อน +1

      @@ingridliberteseuser é normal esse sentimento, psiquiatra normalmente vai desconfiar de uma coisa ou outra, mas quem vai te avaliar é um neutopsicologo, com prioridade que seja um especialista em tea e tdah, uma vez que não é difícil ter os dois diagnósticos.

  • @paularubiasb
    @paularubiasb ปีที่แล้ว +23

    Tenho 39 anos e fui diagnosticada com autismo nível 2 de suporte esse ano. Ainda me descobrindo nesse mundo neurodivergente. Me identifiquei mto contigo.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +3

    • @diogovieira5563
      @diogovieira5563 ปีที่แล้ว

      ​@@natifelleu sou homem cis e só fui diagnosticado com 40 pq eu desconfiei e fui no tal especialista. Vários psiquiatras e psicólogos durante a vida. Tudo inútil.

  • @wendelsantana2190
    @wendelsantana2190 ปีที่แล้ว +16

    Provavelmente a pessoa neurodivergente com quem mais me identifiquei. Venho te acompanhando há um tempo e seus vídeos são ótimos. Se servir de inspiração/motivação, vou deixar meu relato aqui.
    Fui diagnosticado com TDAH de alto grau em dezembro de 2022. Laudo do neuropsicólogo, mas eu já vinha fazendo acompanhamento psiquiátrico. A suspeita inicial veio na minha primeira sessão de terapia, em novembro de 2021. Foi um choque, não só porque explicava minhas dificuldades na escola (de em todas as séries conseguir terminar no máximo 3 de 20 atividades) e até pra VARRER A CASA mas porque minhas neuroses com minhas dificuldades eram: "Lesão cerebral? Degeneração neural por causa de ansiedade? Falta de vitaminas e minerais? Estou ficando demente precoce?" e várias outras. Pra você ter ideia, meu neuropsicólogo explicou que algumas coisas que as pessoas acham, e inclusive eu achei em certo momento, que eram de autismo na verdade são de um TDAH elevado, o que confirma o grau. E quanto ao trabalho, também tenho a mesma sensação de não conseguir trabalhar somente pra pagar contas, de 07:00 às 17:00 (isso quando você não trabalha longe de casa, em que sua vida gira em torno de 06:00 às 19:00, devido ao deslocamento). Pro sistema, dane-se você ter dificuldade de sustentar o foco por 10-12h girando a vida em torno de outra pessoa e de outras funções. E eu tive o enorme desprazer de encontrar uns demônios capacitistas que, sabendo do meu diagnóstico, vieram me dizer que sou preguiçoso, que não gosto de trabalhar e tal e ficavam de zombaria. E eu já vi profissional dizendo que o TDAH não deveria ter direito a uma carga horária menor porque "essas pessoas podem se dar muito bem quando descobre um hiperfoco". Primeiro, que hiperfoco em TDAH é propaganda de romantização! Perseveração é o que TDAH tem (e também pessoas com lesão cerebral). E eu diria que quem tem hiperfoco no sentido comum são os neurotípicos, por suportarem as cargas horárias e outras coisas sem entrarem numa estafa; viver de bem com a vida pagando a prestação da moto, trabalhando anos numa empresa, assistindo Netflix quando chega do trabalho e tudo mais. Por exemplo, minha prima ficou os 5 anos da faculdade conciliando com trabalho, chegando em casa às 23:00h. TIPO ASSIM "???????" como que consegue isso? Ainda assim, nem sempre o "hiperfoco" vai ser algo rentável. Eu por exemplo já tive hiperfoco sobre o planeta Netuno e aprendi praticamente tudo sobre ele; hiperfoco em disco voador; em dinossauros também... vários outros... e onde que isso vai me dar dinheiro? São coisas muito distantes, por isso viviam dizendo "Wendel viaja demais nessas coisas". Alô! Mundo real! Eu tenho tratamentos a pagar, tenho pai e mãe pra ajudar e curtição pra gastar. São profissionais renomadas(os) que caem nesse senso comum de hiperfoco (que é mais a ver com autismo e interesses restritos, apesar de aparecer em TDAHs com rigidez cognitiva). Nem sempre encaixa com trabalho.
    Por isso, eu tenho cogitado há meses e meses em trabalhar por conta própria. Minha visão de trabalho é que não necessariamente será algo que MEU DEUS EU AMO FAZER ISSO POR 13h SEGUIDAS DE SEGUNDA À SEXTA! ISSO ME DÁ TESÃO! (literalmente usam esse termo '-') Basta você ter algum gosto ou admiração e usar isso apenas como sua fonte de renda base e trabalhar as horas que você quiser, contanto que consiga suprir as finanças e aproveitar a vida da sua forma. Meu caso foi ser soldador, e talvez autônomo "em breve". Só conheço duas empresas onde eu posso trabalhar de 14:00 às 22:00, e foi em uma delas onde fiquei mais tempo e me dei melhor lá, porém queria outro setor, e ter saído de lá buscando minha área tá sendo um TRANSTORNO!
    Precisando de alguma ajuda, Natália, te dou um toque no Instagram. Tive um aprendizado muito bom desde tudo isso, talvez possa ser útil.
    Grande abraço.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +5

      Muito obrigada pelo teu relato, Wendel!!
      Segundo minha psico, eu tô mais pra autista do que TDAH. Mas ainda vamos confirmar isso.
      Dos dois transtornos eu já tenho bastante conhecimento, mas quando ela entrou com AH/SD, me bugou…
      Disfunção executiva é presente tanto no TDAH quanto autista e a similaridade genética é enorme.
      Então certas dificuldades podem ser iguais pros dois.
      Mas como minhas questões sociais são muito pronunciadas e outras questões também, como por exemplo a necessidade de rotina… Ela coloca autismo como mais provável. Mas ainda vamos fazer os testes.
      Também me falam coisas que dão a entender que se eu quisesse trabalhar, eu tava trabalhando… Mas felizmente as pessoas mais próximas de mim, que são minha mãe, vó e irmã, me entendem e conhecem minhas dificuldades, apesar de não terem um nome pra elas.
      Mas elas se preocupam muito com meu futuro financeiro. Eu também.
      Mas é isso. Tô tentando fazer algo que me satisfaça (essa criação de conteúdo pra quiçá ajudar outras pessoas)… E se me gerar frutos pra apenas sobreviver e poder continuar fazendo isso, ótimo. Não é minha meta, mas seria um alívio.
      Espero que as coisas melhorem por aqui e por aí!
      E obrigada mais uma vez pelo teu depoimento.

  • @victorpinasarnault9135
    @victorpinasarnault9135 29 วันที่ผ่านมา

    Eu me identifico completamente com você em trabalhar em prol de algo significativo e não apenas pagar as minhas contas, por mais que a minha lógica discorde. Eu também tenho grande necessidade de empatizar com as pessoas e o mundo.

  • @jeansus15
    @jeansus15 7 หลายเดือนก่อน +5

    sou autista fui diagnósticado aos 43 anos agora em 2023 ... Comecei a suspeitar devido asistir alguns vídeos e notei que tenho varias caracteristicas desde a infancia ...

  • @alphacharoen
    @alphacharoen 10 หลายเดือนก่อน +3

    Se você se interessar na área da psicologia, minha sugestão é sobre filosofia clínica. Alguns psicólogos estudam essa área pra entender melhor a mente dos pacientes.

  • @EidyEdwinArndt
    @EidyEdwinArndt ปีที่แล้ว +3

    minha historia é bem parecia, nunca me fez olhar diferente sobre a vida, porem quando morando sozinho percebi que nunca desempenhava direito e depois (agora no mestrado) as coisas ficaram realmente muito ruim ai tava pra indicacao pra tea e fui em uma espcialista em tea pra fazer os diagnosticos e deu tdah e altas habilidades. Agora estou correndo atraz do laudo pra enviar a universidade e resignificar a vida pra tentar caber melhor no meu dia-a-dia.

  • @alicec.6195
    @alicec.6195 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu me identifiquei com tantas coisas aqui, até da roupa de cama!!!

  • @Vivi_Chan1111
    @Vivi_Chan1111 ปีที่แล้ว +6

    Eu, como superdotada, poderia reconhecer você como AH, apesar de não ser médica, mas reconheço meu espectro

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +4

      Nossa. Eu tô com isso dando voltas dentro da minha cabeça…
      Perdida.
      Se quiser falar um pouco mais acerca, te agradeço. Pode me ajudar nesse processo, já que eu tenho pouco conhecimento de AH/SD…
      E obrigada pelas palavras

  • @claudianascimentosantiago6219
    @claudianascimentosantiago6219 5 วันที่ผ่านมา

    Amei o seu vídeo, me identifiquei muito, não tenho apoio da minha família, sobre ser autista,minha psicóloga diz que sim, que estou no espectro

  • @debora565
    @debora565 ปีที่แล้ว +3

    eu n achava q tinha tdah, só que apareceu nos testes 😅
    a sensação é de não conseguir controlar a atenção, é como se eu estivesse nascido com um foco analógico, então preciso me esforçar bastante para conseguir manter o foco, enquanto pessoas que não possuem o transtorno nascessem com um foco digital, com mais facilidade em controlar e manter o foco. Não sei se deu para entender kkk tipo se vc já pegou uma câmera com foco analógico irá me entender, dá muito trabalho controlar o foco dependendo da lente, além disso, exige uma série de conhecimentos de fotometria para conseguir o foco desejado e uma boa foto
    ahhh recomento o livro mentes inquietas, é simplesmente perfeito a forma como foi descrito o transtorno ;)

  • @etcwhatever
    @etcwhatever 11 หลายเดือนก่อน +2

    Eu também me magoava emocionalmente com facilidade e se me lembro ainda dói. Eu tenho a mania de fazer pesquisas e "coleccionar factos". A sexualidade para mim era mais um assunto de pesquisa e não de pratica 😂 é embaraçoso mas foi assim. Só tive meu primeiro relacionamento aos 24 anos de idade...eu preferia mais ficar nos meus pensamentos amando pessoas imaginárias. Sim...tudo me incomoda também. A roupa da cama tem de estar "daquela maneira" se não eu não durmo 😢 você falou no vídeo anterior sobre hiperacusia. Eu tenho. Já ouvi curto circuito dentro da parede (o meu pai abriu buraco na parede e ficou agradecido porque podia ter incendiado a casa 😮). O pior é eu ouvir as pessoas a falarem sobre mim e acharem que eu não oiço 😢

  • @henriquevaladares-j9b
    @henriquevaladares-j9b ปีที่แล้ว +4

    tenho 34 anos e também estou no processo de diagnóstico de autismo e TDAH. Vou para terceira sessão e cada vez mais confuso quando as possibilidades de diagnóstico. Também me identifiquei muito com você. Não é um processo fácil, mas a coragem de iniciar a se autoconhecer é para poucos. Seguimos caminhando.

  • @99534946
    @99534946 ปีที่แล้ว +5

    Os seus vídeos estão sendo muito importantes... É difícil ouvir certas coisas

  • @MaHnias
    @MaHnias 4 หลายเดือนก่อน

    Me identifico muito com seus vídeos nunca consultei um psicólogo,mas cresci escutando de minha família que sou estranha não consigo dá certo em trabalho nenhum pq não consigo ter o a habilidade social atualmente foco em dá aulas particular porque com criança é mais tranquilo mas tem dias que só Deus sabe as idéias que passam em minha mente

  • @celso.farias
    @celso.farias 10 วันที่ผ่านมา

    Sigo 🏃‍➡️... Obrigado pelo excelente conteúdo!🫶

  • @tvpescadoscuriosidades5567
    @tvpescadoscuriosidades5567 11 หลายเดือนก่อน +1

    Tenho 59 anos, sempre fui diferente, tinha filha 32 anos foi diagnosticada autista, estou fazendo o teste, estou muito mau... Continue, vc está me ajudando

  • @eurozana
    @eurozana 11 หลายเดือนก่อน +2

    Tua fala me emocionou bastante, mesmo. Alguns pontos que tu citou me levaram de encontro com um "eu"... neste momento não sei nomear, mas te agradeço pelo rico conteúdo que tu vem produzindo.

  • @KarlAlmeida-vd4ih
    @KarlAlmeida-vd4ih 11 หลายเดือนก่อน +1

    Eu tenho tdh e autismo e sofri muito com uma parte de uma família msontruosa e várias outras pessoas tão mosntruosas quanto além de políticos que também tentaram se aproveitar de mim. Eu fui abusada na infância. Eu fazia xixi na cama, hoje não mais
    Mas sofri maldade e discriminação nk meu trabalho por parte de colegas que diziam que eu ia dar aula "mijada". Era mentira! Assim como inúmeras mentiras criadas para me tirar da vida profissional. Eu sofri muito. Eu quis tirar minha vida, mas não o fiz. Sou uma ótima professora
    Isso causa ódio a jma sociedade excludente. Pois além de autista sou lésbica. Eu também era sonâmbula. E meu ouvido parece a TV chiando 24h, ora isso, ora ondas de rádio, ora um tino agudo. Esse é o pior que piora com barulho externo. Todos nós autistas temos algumas características comuns . Não gosto de festas ou algo social, mas me dou bem com estranho. É quando talvez as vezes posso ser eu

  • @rocha_tea
    @rocha_tea ปีที่แล้ว +3

    NOSSAAAAAAA! Eu também tinha essa brincadeira de "casinha", sozinho em casa. Brincava sempre disso, gostava de ficar dentro quieto.

    • @rocha_tea
      @rocha_tea ปีที่แล้ว +2

      Tantas coisas que me identifiquei nesse vídeo! Já fugi de uma festa de aniversário na pré-adolescencia, "curtiram" a festa sem o aniversariante kkkkk

    • @fielseguidor
      @fielseguidor 7 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@rocha_teaeu já fugi de tantas coisas e pessoas que eu não sei mais se tenho tea tdah juntos e/ou até outras condições mais

  • @Dezinha10
    @Dezinha10 ปีที่แล้ว +2

    Linda,parabéns pela ajuda, já sou diagnosticada com Transtorno Afetivo Bipolar e transtorno Borderline, que legal né, SQN, e demorou meu diagnóstico de TAB, sofri muito na mão do SUS , sempre era depressão recorrente, e sabes que não se dá antidepressivo para Bipolar! Hoje carrego minhas cicatrizes no corpo, " literalmente" algumas intoxicações por lítio, mas, né... Até que minha querida psicóloga no momento começou a desconfiar de TDAH, fiz um teste rápido e nisso ela disse que parou na parte de um TDA, nem sei se existe, tem alguns meses que estou usando metilfenidato e fico super bem, fui pro Venvanse mas detestei, voltei pra Rita! Super me identifiquei com seus gostos de hiperfoco KK, adoro investigações de crimes, tanatopraxia etc, ciências, neuro, SD, até adorar conteúdos com teor religiosos sendo que sou ateísta, vai entender 😭, meu psiquiatra diz que preciso fazer esses testes que você está fazendo, mas como estou fazendo tudo por particular, sem condições de pagar essas coisas, porque precisei sair realmente do SUS ou nem estaria mais escrevendo isso aqui! De coração espero que dê tudo certo pra você, que consigamos começar e terminar algo, e eu ir a fundo nas minhas investigações com profissionais voltados para esse problema, porque tá difícil, bem difícil, tudo difícil, beijos e você entende que não conseguimos fazer um comentário simples sem falar pra caramba 😘😘😘 0:06

  • @marcioyanaguimoto317
    @marcioyanaguimoto317 11 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns, pelo seu trabalho! Sou TDAH associado a distimia e TAG. Há tempos suspeito ter autismo. Seus vídeos são muito bons! E uma coisa é certa: vc superou grandes obstáculos do TDAH, que são a procrastinação e a inconsistência.

  • @victorpinasarnault9135
    @victorpinasarnault9135 29 วันที่ผ่านมา

    Dou like e comento porque isso me ajudou e você esta ajudando várias pessoas.

  • @Nadahqver
    @Nadahqver ปีที่แล้ว +1

    Quando você falou do paninho, meu coração acelerou. Eu nunca pensei que isso fosse uma questão. Eu tenho meu paninho até hoje aos 41. Obrigada pela vídeo.

  • @marisasanches7155
    @marisasanches7155 11 หลายเดือนก่อน +1

    Na minha opinião, vc consegue virar o cérebro ao avesso e expor nitidamente passo a passo para wq um entender.... Parabéns, nao pare não, vc esta ajudando muita gente a se aouto compreender

  • @pedrohenriquefreitas2067
    @pedrohenriquefreitas2067 ปีที่แล้ว +5

    Realmente o diagnóstico é bem complicado, caro, difícil acesso por falta de bons especialistas e informação sobre saúde mental... ainda mais em mulheres na nossa sociedade, mas é só um pequeno passo, com diagnóstico nós conseguimos nos entendermos e "confortar" com tudo oq nós passamos e passaremos. Com tantas dificuldades por conta do tdah eu tive meu diagnóstico a 7 anos atrás, e percebi que o diagnóstico não muda tanta coisa claro ele nos dá acesso ao tratamento, medicação que eu não estaria aqui sem eles, mas hoje em dia eu vejo o diagnóstico mais como um processo que eu precisei passar pra me aceitar, entender minhas dificuldades e limitações. Eu espero que vc passe por isso bem e aprenda bastante sobre você, independente de ter isso ou aquilo, esse processo não é para te rotular e sim identificar os sintomas que te atrapalham e tratar eles.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +3

      É foda, Pedro.
      Espero que o diagnóstico me traga um pouco disso que tu falou e também me ajude a contornar algumas questões. Ou trabalhar A FAVOR do transtorno e não contra ele.
      Quanto a não ser um rótulo, eu discordo um pouco, porque TDAH e autismo são transtornos do neurodesenvolvimento e parte de quem somos.
      Nos SOMOS autistas e tdahs… Nos não TEMOS, PORTAMOS, … autismo e tdah. E é esse rótulo que nos trás esclarecimento.
      Eu super abraço o meu… E penso eu que “não deixar te rotular” é algo que reproduzimos, de uma sociedade capacitista que acha que a gente toma um remédio e o transtorno some… Ou que não nos afeta como um todo… Ou que prefere tapar os olhos e só aceitar “neurotipicismos”. Sabe?
      Mas respeito tua fala.
      Só tenho penso que seria mais “empoderador” (essa palavra já foi completamente esvaziada) refletir acerca, pra nossa luta contra o capacitismo e aceitação (que pode ser ainda maior) de nós mesmes ❤️
      Carregamos o mesmo fardo de tentar sobreviver nessa sociedade que não é feita pra nós. E de ter uma resposta muito tardia do porque de certas coisas.
      Agora é esperar pelo fim desse meu processo pra ter meu diagnóstico formalizado!
      Obrigada pelo teu relato. 🫶
      Tamo junto. E simbora!

  • @daniloconsoli
    @daniloconsoli ปีที่แล้ว +4

    No vídeo passado eu comentei sobre a possibilidade de você ter altas habilidades, pois você relata coisas semelhantes ao que passei, tinha até esquecido que fazia cabanas com os cobertores na infância kkkk.
    A estabilidade financeira na vida adulta do superdotado é um dos principais problemas relatados (o Jean chegou a comentar isso em algum vídeo).
    Demorou pra cair a minha ficha e focar na parte financeira e resolve-la, pois os interesses são diversos, além de procurar um significado mais profundo nas coisas. Portanto, meu conselho é para você focar na parte financeira, acredite em mim, vai melhorar muito a sua vida e das pessoas a sua volta.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      Siiiim! Hahahaha
      Lembrei do teu comentário. Ia responder lá, mas vi que tu não viu as respostas anteriores, daí nem comentei.
      Ainda to em negação e acho que não, mas em breve terei uma resposta.
      Quanto a focar em dinheiro... Infelizmente não consigo! Já tive muitas oportunidades de ganhar muita grana... Mas nunca aproveitei elas, porque eu simplesmente não me importo com isso.
      Felizmente eu tenho uma família que me auxilia, mas elas vivem preocupadas com isso.
      Eu espero conseguir contornar essa situação em breve... Unindo o que "me inspira" ao lado financeiro.

    • @daniloconsoli
      @daniloconsoli ปีที่แล้ว +2

      É complicado mesmo a parte da grana, eu só resolvi isso com 36 anos de idade, colocando muito foco no longo prazo para não desviar do caminho, mas é muito bom ter o apoio da família.
      Eu vi as outras respostas, outra pessoas com altas habilidades te reconheceu, aí já é um bom indicativo, também não sou médico, nem estou com o diagnóstico, só que é bom trocar experiências.
      Uma coisa interessante que você falou da ginástica olímpica e que era boa nisso, o autismo não dificultaria isso?pois parece que o autismo afeta a coordenação motora fina (não sei muito sobre autismo).

  • @cheilacristinavieira7711
    @cheilacristinavieira7711 ปีที่แล้ว +6

    Tem sido ótimo te acompanhar, estou dando início a minha avaliação e me pego questionando sobre tudo a todo momento. Parece que minha mente vai explodir, então, de certa forma eu te entendo. Obrigada por trazer esses conteúdos, é importante (mas desde que te deixe confortável).

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +2

      Maravilhosa. Obrigada!
      Eu confesso que sempre estive confortável com o desconfortável e nunca fui muito fã do conforto, porque ele me "prende"...
      Então se torna fácil falar do que pra alguns é atípico e estranho.
      Mas alguns lances ainda to trabalhando e vendo a forma de falar, pra me sentir ok

  • @hudsonmoraes1261
    @hudsonmoraes1261 ปีที่แล้ว +1

    Peraí! A tua psicóloga é savant!? 😮
    Eu já fiquei ligeiramente chocado quando você contou que sua amiga de infância se descobriu autista e hoje é psicóloga. Achei isso incrível. E agora você me conta que a profissional que está fazendo sua avaliação é savant.
    Bem, eu devo conhecer bem pouco o que é um savant. Mas bem pouco mesmo. Na verdade, quase nada. Então eu nem deveria estar surpreso... 🤔
    Mas o fato é que, pelo estereótipo, a gente não associa savants a profissões na área de humanas. Taí mais um fascinante tema para eu pesquisar.

  • @MariaCeciliadnf
    @MariaCeciliadnf 11 หลายเดือนก่อน +2

    Obrigada por fazer oque vc faz Natália! É incrível ter alguém como vc compartilhando coisas coisas tão pessoais que fazem a gente se sentir tão bem acolhida assim. Na minha cabeça se repete o tempo todo a frase "pera, então não era só eu que tinha isso? Eu não sou esquisita por ser assim??" E isso é incrível. O acolhimento que vc compartilha com a gente é incrível ❤ obrigada por tudo, obrigada por TANTO ❤

  • @dunibugos
    @dunibugos 10 หลายเดือนก่อน +1

    Natalia, descobrir o seu canal foi a melhor coisa que me aconteceu, a forma como você trás esse assunto com tanta responsabilidade é incrível!!!

    • @natifell
      @natifell  10 หลายเดือนก่อน

      ❤️❤️❤️❤️❤️
      Aaaaaaaaa

  • @ednalima6155
    @ednalima6155 ปีที่แล้ว +2

    Eu me suprendo com seu depoimento. Eu me sinto perdida e me vi como VC em criança era muito difícil chora não queria ficar na escola. Sabe que eu fazia também comia carne da minha boca da bochecha até sangrava e doía, mais fazia muito isso. E me pego quase fazendo isso hoje me policio apertado com os dentes minha bochecha.

  • @caterpillargirlster
    @caterpillargirlster ปีที่แล้ว +3

    Ontem foi minha segunda sessão tbm. Obrigada por compartilhar.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว

      E como foi??
      Bora, mana. Vamos se unir na confusão 😂

  • @giseleramos8920
    @giseleramos8920 5 หลายเดือนก่อน

    Obrigada por compartilhar sua experiência, imagino que não seja fácil!

  • @gersonpriante4031
    @gersonpriante4031 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns vc esta avrindonos olhos de muitos.... coracoes ❤❤❤❤❤😅

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว

      Querido. Muito obrigada!

  • @telma1658
    @telma1658 10 หลายเดือนก่อน +1

    É isso Natália, teu propósito nesse canal é ajudar muitas pessoas.

  • @mirnacristianecases8944
    @mirnacristianecases8944 11 หลายเดือนก่อน +1

    Pode ter certeza de que não estás sozinha. Mesmo aí debaixo dessa cabaninha haha... Eu, da minha cabaninha, te observo, te ouço. E te admiro ❤

    • @natifell
      @natifell  11 หลายเดือนก่อน

      Aaaaaaaaaa ❤️❤️

  • @ericksouza9727
    @ericksouza9727 2 หลายเดือนก่อน

    Vc se comunica muito bem tb estou na faze das descobertas parabéns pelo seu video

  • @sdrvr
    @sdrvr 8 หลายเดือนก่อน +2

    Olá, sua segunda sessão da avaliação tbm foi entrevista? A minha só a primeira foi, achei que todos eram assim

  • @GeovaniBritox
    @GeovaniBritox ปีที่แล้ว +2

    Novamente eu me identifico com algumas das suas experiência de vida. Sobre esse negócio de fazer casinha com travesseiros e cobertor, eu também fazia quando criança. Mas nunca dei muita importância pra isso. Sempre achei que era coisa normal de criança. Porque meio que remete a um lugar seguro e aconchegante, como o colo materno ou até mesmo a placenta. A sua psiquiatra falou alguma coisa nessa parte? Tem algum significado?

  • @adrianacristinamlp
    @adrianacristinamlp ปีที่แล้ว +3

    Estava louca esperando. Vou pra terceira sessão quarta feira. Voltei bugada!

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      Bugadas unidas, jamais serão vencidas (mentira)
      A minha é terça que vem, se não for adiada!
      Vamooo! Força pra nós, porque olha…….. o cérebro tá dando voltas

  • @AlexSartorii
    @AlexSartorii ปีที่แล้ว +1

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Acho que estou na fase do completamente perdido.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      Hhahahaha
      Bate aqui o/ Logo passa! ou não!

  • @MissFEmilly
    @MissFEmilly ปีที่แล้ว +2

    Tenho 36 e estou exatamente na mesma situação, hiperfocada em pesquisar TDAJ, TEA, AH/SD ( passei em 3 concursos sem estudar, pq ñ me concentro, mas sempre me achei burra) faço pré- consulta, antes de começar a avalição semana que vem...PS: onde comprou esse brinquedo? Perdi um parecido quando pequena e ainda ñ superei 😅 Gratidão pela inspiração 🙏🏽

  • @Thaisnascimento2022
    @Thaisnascimento2022 4 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigada por marcar kkkk me ajuda muito

  • @KarlAlmeida-vd4ih
    @KarlAlmeida-vd4ih 11 หลายเดือนก่อน +1

    Eu também tinha o paninho assim... era uma fralda que sustentava a chupeta. Eu chamava de totô. Perdi ele depois dos 14 anos.

  • @cristianeventura6445
    @cristianeventura6445 9 หลายเดือนก่อน +1

    Fui procurar avaliacao neuropsicologica pq eu tenho uma dualidade em mim que está me enlouquecendo e me deixando improdutiva. A minha suspeita era de TPB mas eu não sou profissional da mente, então fui procurar alguém que pudesse me nortear.
    Por esse seu vídeo, o TPB talvez esteve presente em vc, ja pensou nisso?

  • @cowboyhomembanda
    @cowboyhomembanda 11 หลายเดือนก่อน +1

    Excelente 🎉🎉

  • @AnaPaula-n6j
    @AnaPaula-n6j 11 หลายเดือนก่อน +1

    Maratonando seus videos e identificando-me absurdamente.

  • @keilacdarocha1301
    @keilacdarocha1301 5 หลายเดือนก่อน

    Algumas coisas que vc disse, lembrou alguns traços borderlines... bjs! 💙

    • @keilacdarocha1301
      @keilacdarocha1301 5 หลายเดือนก่อน

      Creio que sou tdah, mas ainda não tenho diagnóstico. E tenho depressão diagnosticada.

  • @lorylisa
    @lorylisa ปีที่แล้ว +1

    Menina, por favor não desista. Estou ficando hiperfocada nos seus vídeos. Viada 😂.
    Também tenho 37 anos e fazem 4 anos que faço muitas pesquisas sobre autismo e TDAH, já tentei ir em dois psiquiatras (um se dizia ser especialista em autismo) e nada, falaram que só pelo fato de ter vindo do Brasil pra Itália sozinha já podia excluir o diagnóstico. E até então meio que desisti, mas sou hiperfocada em saber cada vez mais sobre autismo feminino e por "culpa" sua estou pensando em voltar a procurar meu diagnóstico de novo também. Muito obrigada pela força, espero muito de ter a força e ficar focada em procurar um profissional bom para o meu diagnóstico como vc está.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      HAHAHAHA Amei!!!
      Não vou desistir não (espero eu)
      Da uma olhada na playlist “diagnóstico”. O meu chegou ao fim, finalmente. E tive minhas respostas.
      Amanhã (quinta, 7 de setembro) eu devo fazer uma live por aqui, pelas 19-20h, pra jogar e conversar com a galera!
      Coloca no despertador e aparece pra gente trocar ideia.
      Se depender de mim, não vou te deixar desistir do diagnóstico!!! 🙌🙌🙌

    • @lorylisa
      @lorylisa ปีที่แล้ว +1

      @@natifell Que linda! Já maratonei todos seus vídeos e alguns além de ter visto duas ou três vezes até mandei para amigas e parentes. ❤️
      Que ótimo, vou participar sim da Live, não vejo a hora.
      Me sinto super representada por vc, pq tive o mesmo percurso de vida, seja como bulling e como abuso e capacitismo, pq também fui modelo por dez anos da minha vida.

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      ​@@lorylisa Manaaaaa! Live mudou pra sexta. TH-cam sendo o youtube. EU não sabia que precisava pedir autorização antes, daí agora tenho que esperar 24h. Então amanhã, sexta, dia 8 de setembro, as 19:30 (mais ou menos)

  • @venerandapaz4869
    @venerandapaz4869 ปีที่แล้ว +1

    Maravilhoso o seu depoimento... Super me identifico com as suas colocações... Está me ajudando muito...

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว

      Obrigada por me contar isso! 🫶🫶
      Fico feliz que tenha te identificado, quando a gente tem a tendência a nós achar ETs, né? Como ajuda encontrar pessoas como a gente

  • @daienecherolle3248
    @daienecherolle3248 6 หลายเดือนก่อน

    Caí no seu vídeo pq to pesquisando sobre pela suspeita do meu filho de 5 anos q eu sempre senti que nao era normal e agora ta se confirmando em talvez tdah e autismo 1 e vendo seu video, eu tennho todas essas mesmas questões q vc ( parece q tava falando de mim criança) vou tentar ir atrás do meu diagnóstico tbm

    • @natifell
      @natifell  6 หลายเดือนก่อน +1

      Boa, mana! Vai mesmo 💜
      Só uma coisa: Somos ATÍPICOS e não anormais
      "Anormal" é um termo capacitista que a gente muitas vezes reproduz (eu também reproduzia)

  • @mariacarmo2449
    @mariacarmo2449 ปีที่แล้ว +3

    Existe pessoa com toc diagnosticado pelo psiquiatra mas que também pode ter tea

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +2

      Claro! Uma coisa não descarta a outra.
      Estou apenas comentando que é muito comum o engano, principalmente quando se trata de pessoas socializadas como mulheres

  • @Kaahs2211
    @Kaahs2211 11 หลายเดือนก่อน +1

    Incrivel saber que alguem usou paninho, eu uso até hoje to com ele aqui agora na mão perto do rosto, e tenho 26 anos, não sei se quero me livrar dele um dia :c

  • @janetetrindade289
    @janetetrindade289 10 หลายเดือนก่อน +2

    Gratidão por compartilhar seus traços.
    Se for possível fala de qd vc entrou na escola. Como foi ?? Vc se adaptou na escola de boa?? ou teve problema ? Se for possível comenta sobre isdo. Meu filho de 27 é como vc e so o ano passado e q foi descoberto que ele é autista.

    • @natifell
      @natifell  10 หลายเดือนก่อน +2

      Oi, mana. Vê minha playlist sobre traços. Tem os da infância e adolescência. Num dos dois eu falo de escola. Não lembro qual

  • @simonefeitosa6093
    @simonefeitosa6093 7 หลายเดือนก่อน +1

    ❤❤❤

  • @felipediogenes7539
    @felipediogenes7539 5 หลายเดือนก่อน

    Eu quero fazer uma avaliação, mas é muito caro.

  • @thyagosouza8087
    @thyagosouza8087 7 หลายเดือนก่อน +1

    mds.. odeio aniversário também, principalmente a hora do parabéns... 🤣..

  • @1993Dressa
    @1993Dressa 11 หลายเดือนก่อน +1

    Vc poderia me indicar algum psquiatra especialista em neuro divergência que atenda online e que seja de confiança?

  • @arletemaria2368
    @arletemaria2368 ปีที่แล้ว +2

    Boa tarde. Você pode me passar no contato dessa psicóloga que você vai por favor?

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      Oi, Arlete. Não passo contato por motivos legais. Pode dar problema jurídico pra mim (e consequentemente pra ela), já que meu perfil é profissional e não pessoal.
      E você pode ser a exceção a regra, mas eu não tenho como conferir pessoa por pessoa, entende?
      Indicação de profissional da saúde é coisa muito séria.
      Espero que entenda

  • @alicegonzalez7770
    @alicegonzalez7770 4 หลายเดือนก่อน

    Voce poderia repassar o nome da profissional?

  • @shelianemonteiro
    @shelianemonteiro 8 หลายเดือนก่อน +1

    Qual caminho para consegui avaliação para o diagnóstico pelo SUS? Sendo adulta!

    • @natifell
      @natifell  8 หลายเดือนก่อน +1

      Infelizmente não existe esse caminho pelo sus pra nós.
      Eu uso o sus e meu psiquiatra é do sus. Tive que buscar diagnó$$$tico por fora, particular
      Passei anos estudando e guardando dinheiro pra isso e em busca de bons profissionais

    • @fielseguidor
      @fielseguidor 7 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@natifellaqui em sp estou aguardando formar uma espécie de turma de pacientes pra conseguir passar com psiquiatra pelo sus, por aí é assim tbm?

  • @rubiagabriela1013
    @rubiagabriela1013 9 หลายเดือนก่อน

    Essa questão no relacionamento amoroso não poderia ter haver com algo de personalidade? Tipo, traços border?

    • @natifell
      @natifell  9 หลายเดือนก่อน

      Não tenho nadinha de border!
      Autistas tem “problemas” de socialização. Namoro é uma forma de socialização.

  • @aurelio3090
    @aurelio3090 3 หลายเดือนก่อน +1

    Vc nasceu em que ano?

    • @aurelio3090
      @aurelio3090 3 หลายเดือนก่อน

      A entendi, hoje vc deve ter 38.

  • @palomasantosdeoliveirapele6499
    @palomasantosdeoliveirapele6499 ปีที่แล้ว +1

    Tu é intensa neh

    • @natifell
      @natifell  ปีที่แล้ว +1

      Não sei definir isso, mana.
      O que tu quer dizer com uma pessoa ser intensa?
      Acho que intensidade vem muito do que cada um considera intenso, assim como alto ou baixo, bom ou ruim…
      Eu sou neurodivergente. E pra mim, meu nível de intensidade é normal!

  • @simonefeitosa6093
    @simonefeitosa6093 7 หลายเดือนก่อน +1

    ❤❤❤