Encontro na Bahia, 1979, um depoimento

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ม.ค. 2025
  • Em 2013 como parte do projeto “O olhar engajado: prática fotográfica e os
    sentidos da História, Brasil 1960- 1990”, desenvolvido no Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, realizamos uma entrevista com o fotógrafo e antropólogo Milton Guran, sobre a sua cobertura do primeiro encontro da UNE, ainda na clandestinidade, em 1979, em Salvador na Bahia. A cobertura
    fotográfica resultou em um livro, editado de forma independente pelo próprio Guran, bem como em uma exposição clandestina organizada por Silvana Louzada nos pilotis da UNB (Brasília), também em 1979, da qual não temos registros fotográficos.
    Trata-se de um depoimento único, apoiado em uma narrativa de rememoração fantástica, ao cruzar elementos fundamentais da prática fotográfica com a dimensão política que essa experiência envolve. Na época com pouco mais de 30 anos, o jovem fotógrafo se confunde com os e as estudantes construindo o seu olhar engajado no ritmo dos acontecimentos. A narrativa fotográfica que compõe o livro foi refeita pela filmagem e cada uma das fotos é comentada e rememorada pelo seu autor.
    As imagens em movimento e edição final foram feitas pelo historiador Luciano Gomes, o roteiro da entrevista por Ana Maria Mauad e o projeto contou com o apoio do CNPq. Agradecemos ao Milton Guran por autorizar a publicação dessa edição.

ความคิดเห็น • 1

  • @adcbarauna
    @adcbarauna 11 หลายเดือนก่อน +1

    ACM em 1979 era governador do estado não prefeito de Salvador