Muito útil esses métodos. Aprendi mais uma. Valeu a dica!!! Não querendo ensinar o pai nosso ao vigário, mas apenas relatando : Eu já fiz medidas de impedância de outra maneira. Com os mesmos 1KHz meço a tensão na saída, em seguida ligo um potenciômetro de fio à saída e vou diminuindo a resistência até o valor da tensão ser exatamente a metade da primeira leitura. Daí é só medir o valor da resistência ajustada no potenciômetro, este será o valor da impedância. Mas como você citou, não são todos os tipos de amplificadores que aceitam trabalhar em aberto. Esse método é mais aplicado em pequenos amplificadores e pré amplificadores também. Porém nesse último tem de se utilizar potenciômetros de alto valor. Abração.
Método fácil de fazer. Aula 100% didática. Show esse amplificador. Fala mais dele e o funcionamento com válvulas ou modelos híbridos. Tú sabe muito. Obrigado. Pena não poder curtir de novo.
@@Electrolab-Eletronica Desculpe Elói, tenho mais uma pergunta, no caso dessa medição o ideia seria colocar a onda no limiar do ceifamento ou não é necessário?
quem dar deslikes sao os ignorantes , é so verem um osciloscopio que saem correndo dizendo que nao serve para nada , e que eles resovem tudo e na chave de fenda ferro de solda e multimetro de 10real , alem de se intitularem os FODAS kkk. estes sao os tipos que ficam parados no tempo e no fundo nao sabem de nada!!! alem que tem preguiça de aprender..
Sempre muito boa suas aulas, professor! Haveria um método mais prático para identificarmos essas impedâncias, seja para auto falantes e/ou amplificadores?
Melhor canal hoje no TH-cam. Fico feliz quando pesquiso vídeo sobre um tema e vejo que você já tem algum vídeo gravado sobre o assunto. Gostaria de ter fazer uma pergunta, como medir a impedância de saída um módulo Bluetooth( MH-M38) já que eu não consigo injetar um sinal de 1Khz na entrada? Um grande abraço
Obrigado Lincoln! Uma possiblidade ( que seria a ideal) é injetar o sinal diretamente na entrada da etapa de audio. Para isso recomendo ter o diagrama. Outra forma é transmitir o sinal de 1KHz por uma fonte bluetooth externa.
gerador de funcao + osciloscopio = 7 mil reais ( no minimo) seu video é muito especifico e muito técnico. quando eu dava curto de nr 10, tinha eletrotécnico e técnico em eletronica que não sabia a diferença entre corrente continua e corrente alternada.. ai falar de numeros imaginarios ( complexos), reatancia, capacitancia, indutancia, impedancia.. o povo pira.. isso é pra engenheiro , e nem todos curtem. o problema é que voce, no seu nivel de conhecimento, não consegue mais se diminuir e falar um video simples e facil. rs.. tem um alemao que diz: "eu não consigo mais ver o que vocês veem, mas vocês podem aprender e ver o que eu vejo. " otimo video.. congratulações
Obrigado Bruno! Tem um certo fundo de verdade, mas há opções no mercado de geradores de função e osciloscópios por muito menos, vide esse review do Hantek: th-cam.com/video/Vci_G71Oyx8/w-d-xo.html ( por menos de R$800,00). As vezes é um pouco complicado, mas tento equilibrar os vídeos mais básicos com os mais avançados, um dia chegamos lá! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica verdade. tem algumas coisas legais no mercado, não sei se presta mas prometem. inclusive já estão vendendo gerador de função e osciloscopio junto no mesmo aparelho. eu queria que tivesse isso por 500 dolares na minha epoca de faculdade. meus professores ficavam louco com minhas pergundas.
Amigo, uma dúvida que ninguém sabe me responder, vou dar um exemplo para ficar bem claro. Digamos que eu tenha um amplificador que fornece uma potência máxima de 1000w @ 4ohms. Ou seja ele consegue fornecer uma tensão máxima de 63vrms na saída sem distorcer o sinal. É bem sabido que eu não posso ligar na saída desse amp uma carga de impedância menor, pois eu forçaria o amplificador a fornecer uma potência maior do que a que ele foi projetado. Mas e se eu usar processamento digital para limitar a potência de saída à máxima que o amplificador consegue fornecer, ou seja, para o exemplo, eu configuraria o limiter para que o amp forneça no máximo 31,2 vrms em uma carga de 2ohms. Dessa forma eu posso trabalhar abaixo da impedância mínima, ou mesmo assim posso danificar o amp? Tudo isso teoricamente ta, não precisa se apegar a marca ou modelo. Muito obrigado!
Olá Dailton, em teoria você poderia fazer isso e funcionaria. Porém, ao limitar a saída a 31,5V no seu exemplo em 2 ohms, a potência final seria a metade da original, já que P= I2* R, e I seria a mesma que em 63V x 4 ohms, com a resistência caindo à metade, a potência também o faz.
Estou me referindo à potência. Só seria o dobro mantendo a tensão original. Limitando a tensão à metade e mantendo os 4 ohms a potência cairia a 1/4, como você passou a usar 2 ohms ela cai à metade. Ou seja seus 1000W seriam 500W.
É muita coisa pra chegar ao resultado final vc tem um trabalho desse pr fazer esses cálculos e a despesa das peças a mão de obra de montar quebrar a cabeça com isso tudo aí na hora de vender vem um abençoado pra não dizer ao contrário e quer comprar o produto por uma mincharia é difícil lutar com gente.abraço amigo
Parabéns ....o casamento de impedância em pequenos amplificadores de RF é mais complicado...etapas amplificadores ...antena....quando possível grave um vídeo vai ser excelente para o aprendizado... obrigado
Olá boa tarde.. Você pode me ajudar com umas informações específicas? Seguinte,, no exemplo vou colocar um amplificador de som sendo ele de 12v e com 50a. E a pergunta (dúvida) que eu tenho é, posso colocar algum/s resistor para baixar a tensão da rede elétrica residencial (de 110v para 12,13 ou 14v) para poder ligar o tal módulo diretamente na tomada da minha residência? Sim ou não, haveria algum problema até aí? Mas a dúvida principal é, se eu baixar os volts de 110v para 14v colocando um resistor específico (ou combinando-o com algum trimpot), como vai passar a corrente de 50A por este tal resistor? O tal resistor aguentaria uma corrente de 50A passando por ele?
Lembrando que,, eu gostaria de fazer este esquema de baixar a tensão não somente para ligar o módulo nas tomadas elétricas residências, mas para usar a amperagem que esta na rede elétrica e passam através delas.
Ou será que dê realmente para fazer isto, mas assim passará muitos ruídos através da tensão alternada para o módulo? O módulo não consegue filtrar isso? E se usar um processador de áudio, tipo taramps pro 2.4, não se conseguiria eliminaria tal ruído da tensão alternada pra ela não afetar o desempenho do módulo?
Olá Luciano, você não pode fazer isso em nenhuma hipótese. A tensão da rede elétrica é em corrente alternada CA, o amplificador usa corrente contínua CC, portanto você precisa de uma fonte de alimentação de 12V x 50A, esta é a única solução com qualidade técnica possível.
boa noite , esse amplificador que vc usou para explicar o caculo ele diz pelo fabricante que aproximadamente a impedancia da saida e de 37 ohms , vamos dizer ,exemplo se tiver um aplificador de que diz 4ohms . e fizer a primeira formula dara proximo a 4 ohms
Vc pode me responder essa pergunta o amplificador tem uma entrada input (Vi) e tem uma saida output (Vo) quando o sinal entra no amplificador o sinal fuca mesmo sinal que entra ou sinal vai diferente o sinal é vertida ( o amplificador não-inversora o inversora) ?
Boa noite!! Sou muito fã do seu canal. Poderia me tirar uma dúvida? Como vou achar a resistência do gerador de um sinal de áudio para projetar um amplificador EC ? E casar a impredancia de saida do amplificador com o alto falante?
Há um multiplicador de tensão interno, não medi exatamente a tensão mas é da ordem de poucas dezenas de volts. Em geral válvulas também podem funcionar com tensões baixas, embora sem conseguir o mesmo desempenho de quando operam em tensões elevadas.
Boa noite , professor gostaria de fazer uma pergunta se por a caso o Amplificador não aceite a medida em alberto o que acontece, causa algum problema para o amplificador ?
Ola professor, me corrija se eu estiver errado. Tenho duas caixa Aiwa que era de uma som de 3200 PMPO mas o aparelho queimou de vez. Cada caixa tem um speaker principal de 6 ohms e um sorruond de 8 ohms. Ligando o speaker principal em paralelo com o sorruond teria uma impedância de 3,5 ohms correto? Com isso poderia usar um amplificador de 4 ohms sem problemas? Ou existe outra forma de tirar melhor proveito destas caixas?
Olá Danilo, os dois em paralelos dão um pouco menos que 3,5 ohms (3,43 ohms), poderia usar em 4 ohms na maioria dos casos, mas por precaução, seria bom evitar usar a potência máxima do amplificador por tempo prolongado.
@@Electrolab-Eletronica obrigado! Ah, descobri que as caixas são 140w RMs cada. Estes amplificadores estariam adequados para usar as duas caixas?: produto.mercadolivre.com.br/MLB-1217695868-soundigital-sd2502d-sd2502-sd250-250w-rms-4-ohms-brigde-_JM Ou este: produto.mercadolivre.com.br/MLB-772470973-modulo-som-stetsom-iron-line-ir-2804-280w-rms-4-canais-_JM
Interessante... Qual a impedância que vêm descrita no manual deste seu amplificador? Digo, porque nunca vi um amplificador com impedância superior a 16Ω , tipo os vintages kkk, com excesso dos fones de ouvido kkk tô acostumado com 4, 8 e 16 Ω... E a propósito: estes valores seriam a impedância de carga não a saída né? Por exemplo: eu tenho RL e o valor do fator de amortecimento, no qual com base nestes dados eu descubro a impedância de saida real, sendo Zout=RL÷Fator de amortecimento, certo? Obrigado.
Olá Leandro, essa é a impedância real de saída, a impedância real que se enxerga do amplificador a 1KHz. Há muitos amplificadores no mercado com altas impedâncias de saída, por exemplo os amplificadores de linha, que em geral são de 600 ohms. Há amplificadores de fones com alta impedância também, para fones de custo mais elevado, que podem girar na casa dos 40 a 500 ohms. A impedância desse amplificador não é especificada, mas é informado que suporta fones de 20 a 600 ohms.
Sim, o método de medir a impedância de saída de um amplificador de áudio usando um divisor resistivo com resistores e um sinal senoidal pode ser considerado válido para determinar a impedância complexa. Além da magnitude, a fase da tensão de saída também pode ser medida, se precisar, mas não é o caso aqui, para obter a impedância complexa completa, 𝑍ou𝑡=𝑅𝑜𝑢𝑡+𝑗𝑋𝑜𝑢𝑡. Neste caso use um osciloscópio ou analisador de espectro que possa medir tanto a amplitude quanto a fase do sinal de saída.
like 387. faz um video sobre esse amplificador hibrido valvulado. achei interessante. a video ficou top. estou montando um gerador de sinais simples de 1KHz c/ o 555, e tenho um fluke 325 (ainda ñ tenho o danado do osciloscopio). então eu conseguirei fazer esses testes.
Normalmente vem especificado no amplificador. Não estando, você pode testar observando o movimento do cone do alto falante, que deve se projetar para frente (e não para trás) ao receber um som mais alto.
Ainda não tenho osciloscópio para realizar o processo. Mas, já vi que a impedância é apenas referencial, variando em função de frequência e carga. Suponho então que poderia usar a saída de um amplificador de alta potência com saída de tensão elevada para fazer um inversor senoidal injetando 60Hz senoidal na entrada com tensão reduzida e regulando a intensidade da saída para algo entre 110 e 127 volts. Mas, vc já verificou por curiosidade qual é a impedância de saída de uma tomada de 110 ou 127 volts?! 🤔
Impedância existe com carga, na tomada em aberto não há carga (idealmente), se houvesse impedância teríamos consumo de energia mesmo com tudo desligado. Por isso o valor teórico é infinito.
Falando sempre do mundo ideal, a impedância está sempre na carga e não na tomada. A da carga varia. A fonte é sempre ideal nos cálculos com impedância infinita!
@@Electrolab-Eletronica Então posso mesmo usar um amplificador de som como inversor se ele tiver potência super dimencionada em relação a carga máxima necessária?
Eu nunca fui fã desses projetos de usar amplificadores como inversores, mas certamente funcionam. Porém nunca avaliei ou testei tal configuração para opinar.
Boa Noite, será que é possível saber a impedância de saída de um rádio automotivo e como faz isso , preciso saber isso pra ligar meus autofalantes de porta até que possa comprar o amplificador pra complementar, se alguém puder me ajudar com essa informação fico grato!
Boa noite! Sim, é possível medir a impedância de saída de um rádio automotivo. Tente o seguinte, com o rádio desligado e os alto-falantes desconectados, pegue um resistor de 5W (por exemplo, 4 ohms ou 8 ohms, que são valores comuns para alto-falantes automotivos), conecte o resistor aos terminais de saída de um dos canais de áudio do rádio. Isso simulará uma carga no rádio. Ligue o rádio e ajuste o volume a um nível médio, evitando distorções. Se tiver um tom de teste ou uma música com frequência constante, melhor ainda. Usando um multímetro digital True RMS na escala de tensão AC, meça a tensão entre os terminais de saída do rádio, onde o resistor está conectado. Use a seguinte fórmula para calcular a impedância de saída: 𝑍𝑜𝑢𝑡 = 𝑉𝑠𝑒𝑚𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 − 𝑉𝑐𝑜𝑚𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 / 𝐼 .Onde: 𝑉𝑠𝑒𝑚𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 é a tensão medida sem o resistor conectado, 𝑉𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 é a tensão medida com o resistor conectado. I é a corrente, que pode ser calculada usando: 𝐼 = 𝑉𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 / 𝑅 , onde R é o valor do resistor. Compare o valor calculado com a impedância nominal dos seus alto-falantes. A maioria dos rádios automotivos tem uma impedância de saída em torno de 4 ohms, compatível com a maioria dos alto-falantes automotivos. Não aumente o volume ao máximo durante a medição para evitar danos ao rádio ou ao resistor de teste.
Olá Gui! Ela faz parte dos estágios de saída. Sem alterações de circuito não é possível. Uma possibilidade técnica seria colocar um transformador de impedância, nesse caso seria possível.
Mas Professor, eu pergunto, na prática um amplificador com 37 ohm de impedância de saída, deve-se ligar o alto falante na saida, fazendo-se a combinação de sério ou paralelo até atingir o valor igual o da impedância de SAÍDA?
Olá Gilberto, nesse caso é um amplificador para fones de alta impedância, mas se fosse para falantes, sim, ligaríamos em série alto-falantes de 8 ohms por exemplo. Com 05 deles, já teríamos 40 ohms, ou dois de 16 ohms e um de 8 em série também. Mas normalmente os amps para alto-falantes têm impedância bem mais baixa que esse do exemplo.
Olá Marcio, como comentei no vídeo esse amplificador que testei é para fones e não para alto-falantes, por isso ele tem uma impedância maior. O valor medido está correto e "bate" com a informação do fabricante. O método pode ser usado para qualquer tipo de amplificador.
Isso seria prático? Me deu sono... Como levar isso p tudo que for lugar que irei trabalhar? Rsrs... Sou mais o multímetro... Não é preciso , mas funciona e é ,prático
A forma mais prática e precisa é com o instrumento adequado para essa medida ou até uma ponte LCR. Multímetros estarão completamente fora de qualquer medida real de impedância, certamente todas as medidas estarão muito erradas.
Muito útil esses métodos. Aprendi mais uma. Valeu a dica!!!
Não querendo ensinar o pai nosso ao vigário, mas apenas relatando : Eu já fiz medidas de impedância de outra maneira. Com os mesmos 1KHz meço a tensão na saída, em seguida ligo um potenciômetro de fio à saída e vou diminuindo a resistência até o valor da tensão ser exatamente a metade da primeira leitura. Daí é só medir o valor da resistência ajustada no potenciômetro, este será o valor da impedância. Mas como você citou, não são todos os tipos de amplificadores que aceitam trabalhar em aberto. Esse método é mais aplicado em pequenos amplificadores e pré amplificadores também. Porém nesse último tem de se utilizar potenciômetros de alto valor.
Abração.
Obrigado Amilton! Perfeito, a técnica de igualar a resistência também é boa!
Método fácil de fazer. Aula 100% didática. Show esse amplificador. Fala mais dele e o funcionamento com válvulas ou modelos híbridos. Tú sabe muito. Obrigado. Pena não poder curtir de novo.
Obrigado Evandro!
Mestre, voce sempre com aulas muito legais, Obrigado!
Obrigado Arnaldo!
@@Electrolab-Eletronica Desculpe Elói, tenho mais uma pergunta, no caso dessa medição o ideia seria colocar a onda no limiar do ceifamento ou não é necessário?
Obrigado professor por esclarecer minha dúvida e a de muitos dessa área. abraços
Obrigado Jean!
Excelente!!! Muito bem explicado, tornando tudo de fácil entendimento.
Obrigado Ivan!
Essas aulas sobre áudio são ótimas. Estou aprendendo muito. Vlw @Eletrolab.
Valeu Evandro! Bons estudos!
Fico pensando como alguém pode dar deslike em vídeos didáticos, muito bom a aula é bom para quem trabalha com áudio.
Obrigado amigo!
quem dar deslikes sao os ignorantes , é so verem um osciloscopio que saem correndo dizendo que nao serve para nada , e que eles resovem tudo e na chave de fenda ferro de solda e multimetro de 10real , alem de se intitularem os FODAS kkk. estes sao os tipos que ficam parados no tempo e no fundo nao sabem de nada!!! alem que tem preguiça de aprender..
Verdade.
AMIGO FOI MUITO BOA EXPLICAÇÃO !!! TENHA UM OTIMO FIM DE SEMANA!!! SUCESSO SHOW
Obrigado Frederico!
Muito bacana o vídeo, quase achei que não ia mostrar a saturação no osciloscópio! Obrigado!
Obrigado Leandrisson!
Parabéns pelo vídeo. Obrigado por compartilhar.
Obrigado Silvio!
parabéns professor pelo video sensacional a sua aula
Obrigado Flavio!
Amigo, gostei do amplifcador com válvula!
Já deixei meu like!
Obrigado Michel! É bem legal ele e tem uma qualidade excepcional!
Eu imagino!Os Audiófilo adoram esses amplicadores e som valvulados!
aula de eletronica digital flip-flop delay ( chato pra caralho ) eu queria era beber cerveja com o pessoal da faculdade.
Sempre muito boa suas aulas, professor!
Haveria um método mais prático para identificarmos essas impedâncias, seja para auto falantes e/ou amplificadores?
Sim, com uma ponte LCR com frequência ajustável, é possível medir a impedância.
Como um vídeo desses recebe 7 dislikes?Obrigado pela postagem,amigo.Muito útil!!
Obrigado Paulo!
Melhor canal hoje no TH-cam. Fico feliz quando pesquiso vídeo sobre um tema e vejo que você já tem algum vídeo gravado sobre o assunto. Gostaria de ter fazer uma pergunta, como medir a impedância de saída um módulo Bluetooth( MH-M38) já que eu não consigo injetar um sinal de 1Khz na entrada? Um grande abraço
Obrigado Lincoln! Uma possiblidade ( que seria a ideal) é injetar o sinal diretamente na entrada da etapa de audio. Para isso recomendo ter o diagrama. Outra forma é transmitir o sinal de 1KHz por uma fonte bluetooth externa.
Muito bom!!!! Obrigado por compartilhar...
Obrigado William!
gerador de funcao + osciloscopio = 7 mil reais ( no minimo) seu video é muito especifico e muito técnico. quando eu dava curto de nr 10, tinha eletrotécnico e técnico em eletronica que não sabia a diferença entre corrente continua e corrente alternada.. ai falar de numeros imaginarios ( complexos), reatancia, capacitancia, indutancia, impedancia.. o povo pira.. isso é pra engenheiro , e nem todos curtem. o problema é que voce, no seu nivel de conhecimento, não consegue mais se diminuir e falar um video simples e facil. rs.. tem um alemao que diz: "eu não consigo mais ver o que vocês veem, mas vocês podem aprender e ver o que eu vejo. " otimo video.. congratulações
Obrigado Bruno! Tem um certo fundo de verdade, mas há opções no mercado de geradores de função e osciloscópios por muito menos, vide esse review do Hantek: th-cam.com/video/Vci_G71Oyx8/w-d-xo.html ( por menos de R$800,00). As vezes é um pouco complicado, mas tento equilibrar os vídeos mais básicos com os mais avançados, um dia chegamos lá! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica verdade. tem algumas coisas legais no mercado, não sei se presta mas prometem. inclusive já estão vendendo gerador de função e osciloscopio junto no mesmo aparelho. eu queria que tivesse isso por 500 dolares na minha epoca de faculdade. meus professores ficavam louco com minhas pergundas.
Eu queria saber se este valor em homes é por saída ou é somado entre as duas saidas
É por saída.
Ótima aula!
Obrigado Fabio!
muito interessante. Parabéns
Obrigado Paulo!
Amigo, uma dúvida que ninguém sabe me responder, vou dar um exemplo para ficar bem claro. Digamos que eu tenha um amplificador que fornece uma potência máxima de 1000w @ 4ohms. Ou seja ele consegue fornecer uma tensão máxima de 63vrms na saída sem distorcer o sinal. É bem sabido que eu não posso ligar na saída desse amp uma carga de impedância menor, pois eu forçaria o amplificador a fornecer uma potência maior do que a que ele foi projetado. Mas e se eu usar processamento digital para limitar a potência de saída à máxima que o amplificador consegue fornecer, ou seja, para o exemplo, eu configuraria o limiter para que o amp forneça no máximo 31,2 vrms em uma carga de 2ohms. Dessa forma eu posso trabalhar abaixo da impedância mínima, ou mesmo assim posso danificar o amp? Tudo isso teoricamente ta, não precisa se apegar a marca ou modelo. Muito obrigado!
Olá Dailton, em teoria você poderia fazer isso e funcionaria. Porém, ao limitar a saída a 31,5V no seu exemplo em 2 ohms, a potência final seria a metade da original, já que P= I2* R, e I seria a mesma que em 63V x 4 ohms, com a resistência caindo à metade, a potência também o faz.
@@Electrolab-Eletronica Na verdade I seria o dobro, ja que a resistência caiu pela metade
Estou me referindo à potência. Só seria o dobro mantendo a tensão original. Limitando a tensão à metade e mantendo os 4 ohms a potência cairia a 1/4, como você passou a usar 2 ohms ela cai à metade. Ou seja seus 1000W seriam 500W.
É muita coisa pra chegar ao resultado final vc tem um trabalho desse pr fazer esses cálculos e a despesa das peças a mão de obra de montar quebrar a cabeça com isso tudo aí na hora de vender vem um abençoado pra não dizer ao contrário e quer comprar o produto por uma mincharia é difícil lutar com gente.abraço amigo
É verdade, mas faz parte amigo! Temos que lembrar que conhecimento nunca pesa e ninguém tira de você. Um dia a coisa melhora! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica é vdd amigo
Parabéns ....o casamento de impedância em pequenos amplificadores de RF é mais complicado...etapas amplificadores ...antena....quando possível grave um vídeo vai ser excelente para o aprendizado... obrigado
Obrigado Fabio! Sugestão anotada!
Muito bem Electromen ! Joinha 235 !
Valeu Edson! Obrigado.
Muito bom, obrigado!
Obrigado Gabriel!
Professor,posso usar uma fonte de bancada com mesma voltagem de saída para substituir o gerador de sinal?
Não pode Lenivaldo! Este teste precisa ser feito com sinal de alta frequência, do contrário não funciona.
Tá bom então obrigado,vou me programar pra comprar o gerador de funções
Olá boa tarde.. Você pode me ajudar com umas informações específicas?
Seguinte,, no exemplo vou colocar um amplificador de som sendo ele de 12v e com 50a. E a pergunta (dúvida) que eu tenho é, posso colocar algum/s resistor para baixar a tensão da rede elétrica residencial (de 110v para 12,13 ou 14v) para poder ligar o tal módulo diretamente na tomada da minha residência? Sim ou não, haveria algum problema até aí?
Mas a dúvida principal é, se eu baixar os volts de 110v para 14v colocando um resistor específico (ou combinando-o com algum trimpot), como vai passar a corrente de 50A por este tal resistor? O tal resistor aguentaria uma corrente de 50A passando por ele?
Ou em meio o desejo de baixar a tensão de 110v para 14v, teria que usar (obrigatoriamente) algum mosfet / transistor?
Lembrando que,, eu gostaria de fazer este esquema de baixar a tensão não somente para ligar o módulo nas tomadas elétricas residências, mas para usar a amperagem que esta na rede elétrica e passam através delas.
Ou será que dê realmente para fazer isto, mas assim passará muitos ruídos através da tensão alternada para o módulo?
O módulo não consegue filtrar isso?
E se usar um processador de áudio, tipo taramps pro 2.4, não se conseguiria eliminaria tal ruído da tensão alternada pra ela não afetar o desempenho do módulo?
Olá Luciano, você não pode fazer isso em nenhuma hipótese. A tensão da rede elétrica é em corrente alternada CA, o amplificador usa corrente contínua CC, portanto você precisa de uma fonte de alimentação de 12V x 50A, esta é a única solução com qualidade técnica possível.
boa noite , esse amplificador que vc usou para explicar o caculo ele diz pelo fabricante que aproximadamente a impedancia da saida e de 37 ohms , vamos dizer ,exemplo se tiver um aplificador de que diz 4ohms . e fizer a primeira formula dara proximo a 4 ohms
Sim, deveria dar.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atencao
Excelente vídeo! Na ausência de um osciloscópio, como podemos medir a tensão?
Obrigado Nilo, teria que ser um multímetro True RMS com uma boa banda passante.
Boa tarde! Tem como medir a impedância do módulo so com multímetro?
Boa tarde Carlos, não é possível somente com multímetro.
Excelente mestre!
Obrigado Olavo!
Muito bom amigo, valeu!
Obrigado Maik!
Parabéns
Obrigado Jean!
Vc pode me responder essa pergunta o amplificador tem uma entrada input (Vi) e tem uma saida output (Vo) quando o sinal entra no amplificador o sinal fuca mesmo sinal que entra ou sinal vai diferente o sinal é vertida ( o amplificador não-inversora o inversora) ?
Amplificadores de áudio em geral não invertem a fase.
Boa noite!!
Sou muito fã do seu canal.
Poderia me tirar uma dúvida?
Como vou achar a resistência do gerador de um sinal de áudio para projetar um amplificador EC ? E casar a impredancia de saida do amplificador com o alto falante?
Olá Igor, obrigado. Há um vídeo no canal com um projeto de um simples amplificador EC. Dê uma conferida. th-cam.com/video/PTnKQVXTLs8/w-d-xo.html
Show de bola!
Obrigado Orlando.
Vcs sabem qual a impedância da caixa amplificada top 500 staner?
Não conheço esse modelo.
Olá, professor, essa válvula funciona com qual tensão, diferente ver uma válvula alimentado por uma tensão baixa!
Há um multiplicador de tensão interno, não medi exatamente a tensão mas é da ordem de poucas dezenas de volts. Em geral válvulas também podem funcionar com tensões baixas, embora sem conseguir o mesmo desempenho de quando operam em tensões elevadas.
@@Electrolab-Eletronica obrigado 🙏
Você da consultas técnicas em particular via ZAP, aí eu pagaria , pois eu faço projetos e as vezes tenho dúvidas, e gostei da sua forma de ensino!
Olá Rafael, não faço consultas ou projetos fora do canal, por indisponibilidade de tempo. Mas agradeço!
Boa noite , professor gostaria de fazer uma pergunta se por a caso o Amplificador não aceite a medida em alberto o que acontece, causa algum problema para o amplificador ?
Normalmente não causa problemas Carlos, a questão é que a medida não ficaria boa.
OLÁ AMIGO, COMO FAZO PRA SABER A IMPEDANCIA DE ENTRADA DO AMPLIFIER.. GRATO
De maneira similar ao processo de medida da impedância de saída.
Ola professor, me corrija se eu estiver errado. Tenho duas caixa Aiwa que era de uma som de 3200 PMPO mas o aparelho queimou de vez. Cada caixa tem um speaker principal de 6 ohms e um sorruond de 8 ohms. Ligando o speaker principal em paralelo com o sorruond teria uma impedância de 3,5 ohms correto?
Com isso poderia usar um amplificador de 4 ohms sem problemas? Ou existe outra forma de tirar melhor proveito destas caixas?
Olá Danilo, os dois em paralelos dão um pouco menos que 3,5 ohms (3,43 ohms), poderia usar em 4 ohms na maioria dos casos, mas por precaução, seria bom evitar usar a potência máxima do amplificador por tempo prolongado.
@@Electrolab-Eletronica obrigado! Ah, descobri que as caixas são 140w RMs cada. Estes amplificadores estariam adequados para usar as duas caixas?: produto.mercadolivre.com.br/MLB-1217695868-soundigital-sd2502d-sd2502-sd250-250w-rms-4-ohms-brigde-_JM
Ou este:
produto.mercadolivre.com.br/MLB-772470973-modulo-som-stetsom-iron-line-ir-2804-280w-rms-4-canais-_JM
Danilo, sendo a potência por canal a metade dessas informada, as caixas estariam adequadas.
Interessante... Qual a impedância que vêm descrita no manual deste seu amplificador? Digo, porque nunca vi um amplificador com impedância superior a 16Ω , tipo os vintages kkk, com excesso dos fones de ouvido kkk tô acostumado com 4, 8 e 16 Ω... E a propósito: estes valores seriam a impedância de carga não a saída né? Por exemplo: eu tenho RL e o valor do fator de amortecimento, no qual com base nestes dados eu descubro a impedância de saida real, sendo Zout=RL÷Fator de amortecimento, certo? Obrigado.
Olá Leandro, essa é a impedância real de saída, a impedância real que se enxerga do amplificador a 1KHz. Há muitos amplificadores no mercado com altas impedâncias de saída, por exemplo os amplificadores de linha, que em geral são de 600 ohms. Há amplificadores de fones com alta impedância também, para fones de custo mais elevado, que podem girar na casa dos 40 a 500 ohms. A impedância desse amplificador não é especificada, mas é informado que suporta fones de 20 a 600 ohms.
Ótimo vídeo, like.
Obrigado Reno!
Olá Elói, esse resultado é a impedancia do auto falante que podemos colocar no amplificador?
Obrigado forte abraço
Olá Arnaldo, para melhor desempenho e segurança do amplificador, sim! Abcs!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado grande professor
Este método funciona para impedância complexa?
Sim, o método de medir a impedância de saída de um amplificador de áudio usando um divisor resistivo com resistores e um sinal senoidal pode ser considerado válido para determinar a impedância complexa. Além da magnitude, a fase da tensão de saída também pode ser medida, se precisar, mas não é o caso aqui, para obter a impedância complexa completa, 𝑍ou𝑡=𝑅𝑜𝑢𝑡+𝑗𝑋𝑜𝑢𝑡. Neste caso use um osciloscópio ou analisador de espectro que possa medir tanto a amplitude quanto a fase do sinal de saída.
like 387. faz um video sobre esse amplificador hibrido valvulado. achei interessante. a video ficou top. estou montando um gerador de sinais simples de 1KHz c/ o 555, e tenho um fluke 325 (ainda ñ tenho o danado do osciloscopio). então eu conseguirei fazer esses testes.
Obrigado Anselmo!
SENSACIONAL
Obrigado Ciro!
Com esse método eu posso descobrir a impedância de qualquer saída de áudio, não é mesmo? Por exemplo as saídas de um home teather? Obrigado novamente.
Sim, é possível!
Caro amigo faça um vídeo medindo a potência de um rádio Px usando oxiloscopio
Sugestão anotada!
Electrolab chic !
Valeu Roberto!
Muito bom !!!
Obrigado José!
Tenho uma dúvida tem como saber o positivo e negativo da saida do amplificador?
Normalmente vem especificado no amplificador. Não estando, você pode testar observando o movimento do cone do alto falante, que deve se projetar para frente (e não para trás) ao receber um som mais alto.
Opa nao entendo muito de som comprei um amplificador que vai de 4 a 8 ohms. Mas dai seria 8 ohms no total ou em cada saida é 8 ohms
Em geral cada saída é compatível com 4 ou 8 ohms,
Não apenas para audio e amplicadores "prontos", isso pode ser útil em automação.
Sen dúvida Johnny!
Ainda não tenho osciloscópio para realizar o processo. Mas, já vi que a impedância é apenas referencial, variando em função de frequência e carga. Suponho então que poderia usar a saída de um amplificador de alta potência com saída de tensão elevada para fazer um inversor senoidal injetando 60Hz senoidal na entrada com tensão reduzida e regulando a intensidade da saída para algo entre 110 e 127 volts. Mas, vc já verificou por curiosidade qual é a impedância de saída de uma tomada de 110 ou 127 volts?! 🤔
Impedância existe com carga, na tomada em aberto não há carga (idealmente), se houvesse impedância teríamos consumo de energia mesmo com tudo desligado. Por isso o valor teórico é infinito.
@@Electrolab-Eletronica Então a impedância da tomada conforme a carga também varia de zero até infinito? Não há na prática um valor máximo?
Falando sempre do mundo ideal, a impedância está sempre na carga e não na tomada. A da carga varia. A fonte é sempre ideal nos cálculos com impedância infinita!
@@Electrolab-Eletronica Então posso mesmo usar um amplificador de som como inversor se ele tiver potência super dimencionada em relação a carga máxima necessária?
Eu nunca fui fã desses projetos de usar amplificadores como inversores, mas certamente funcionam. Porém nunca avaliei ou testei tal configuração para opinar.
Oi amigo, onde comprou esse seu osciloscopio Siglent?
Olá amigo! Comprei nos EUA, numa viagem, direto na Siglent America.
Boa Noite, será que é possível saber a impedância de saída de um rádio automotivo e como faz isso , preciso saber isso pra ligar meus autofalantes de porta até que possa comprar o amplificador pra complementar, se alguém puder me ajudar com essa informação fico grato!
Boa noite! Sim, é possível medir a impedância de saída de um rádio automotivo. Tente o seguinte, com o rádio desligado e os alto-falantes desconectados, pegue um resistor de 5W (por exemplo, 4 ohms ou 8 ohms, que são valores comuns para alto-falantes automotivos), conecte o resistor aos terminais de saída de um dos canais de áudio do rádio. Isso simulará uma carga no rádio. Ligue o rádio e ajuste o volume a um nível médio, evitando distorções. Se tiver um tom de teste ou uma música com frequência constante, melhor ainda. Usando um multímetro digital True RMS na escala de tensão AC, meça a tensão entre os terminais de saída do rádio, onde o resistor está conectado. Use a seguinte fórmula para calcular a impedância de saída: 𝑍𝑜𝑢𝑡 = 𝑉𝑠𝑒𝑚𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 − 𝑉𝑐𝑜𝑚𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 / 𝐼 .Onde:
𝑉𝑠𝑒𝑚𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 é a tensão medida sem o resistor conectado, 𝑉𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 é a tensão medida com o resistor conectado. I é a corrente, que pode ser calculada usando: 𝐼 = 𝑉𝑐𝑜𝑚 𝑐𝑎𝑟𝑔𝑎 / 𝑅 , onde R é o valor do resistor. Compare o valor calculado com a impedância nominal dos seus alto-falantes. A maioria dos rádios automotivos tem uma impedância de saída em torno de 4 ohms, compatível com a maioria dos alto-falantes automotivos. Não aumente o volume ao máximo durante a medição para evitar danos ao rádio ou ao resistor de teste.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado pela dica.
Eu medi a saida do meu mini system. De 6 ohms mas um canal esta oscilando muito o que será?
Não há como saber sem analisar o circuito, há muitas possibilidades para saídas com problemas, procure por mau contatos nessa linha.
Boa tarde professor tem como trocar a impedância de um amplificador
Olá Gui! Ela faz parte dos estágios de saída. Sem alterações de circuito não é possível. Uma possibilidade técnica seria colocar um transformador de impedância, nesse caso seria possível.
Mas Professor, eu pergunto, na prática um amplificador com 37 ohm de impedância de saída, deve-se ligar o alto falante na saida, fazendo-se a combinação de sério ou paralelo até atingir o valor igual o da impedância de SAÍDA?
Olá Gilberto, nesse caso é um amplificador para fones de alta impedância, mas se fosse para falantes, sim, ligaríamos em série alto-falantes de 8 ohms por exemplo. Com 05 deles, já teríamos 40 ohms, ou dois de 16 ohms e um de 8 em série também. Mas normalmente os amps para alto-falantes têm impedância bem mais baixa que esse do exemplo.
@@Electrolab-Eletronica Muito Obrigado Amado Eletrolab, você é um Amado e muito Amável pessoa, muito obrigado
merci pour la video
Merci!
Tem como transformar um amplificador de 1 para 4 ohms por exemplo
Não tem, sem grandes alterações no projeto ou grandes perdas de potência.
Tem como medir em um amperímetro??
Se for um amperímetro True RMS, sim.
Eu uso o classico bombrill, nunca deu erro.
Também serve!!
Como seria isso?
o r1 deve sempre ser menor que o r2?
Não existe a exigência, mas é importante que ambos tenham uma boa diferença no seu valor, para poder ter maior aproximação no cálculo final!
@@Electrolab-Eletronica entao por exemplo posso usar 10r em R1 e 580r em R2 ou vice versa?
Sim, é só fazer os cálculos com os valores corretos na fórmula.
desculpa , mas não entendi.
vc disse 37 ohms.
mas se o alto falante é 4 ou 8 ohms.
como eu saberia qual é o certo?
essa era a minha interrogação.
Olá Marcio, como comentei no vídeo esse amplificador que testei é para fones e não para alto-falantes, por isso ele tem uma impedância maior. O valor medido está correto e "bate" com a informação do fabricante. O método pode ser usado para qualquer tipo de amplificador.
Resumo: tem que levar o amplificador a um técnico capacitado, e que tenha todos estes equipamentos para medição
Verdade! Para usar esse método e ter maior precisão na medida, realmente será necessário o uso de instrumentos específicos.
Isso seria prático? Me deu sono... Como levar isso p tudo que for lugar que irei trabalhar? Rsrs... Sou mais o multímetro... Não é preciso , mas funciona e é ,prático
A forma mais prática e precisa é com o instrumento adequado para essa medida ou até uma ponte LCR. Multímetros estarão completamente fora de qualquer medida real de impedância, certamente todas as medidas estarão muito erradas.
caraca não tem outro jeito não? kkkkkkk deu nó no cerebro
Rrsrsr! Tem, com instrumentos específico para a medida, mas neste caso é com instrumentos mais comuns e alguns cálculos.
Prefiro a fórmula 1 mesmo, hehehe.
Rsrsrsrsr!