Salvador Dali • Uma vida surreal

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 ต.ค. 2024
  • Neste vídeo falo sobre Salvador Dali a partir do seguinte roteiro: 1. Playlist sobre arte; 2. Quem foi Salvador Dali? Pintor surrealista espanhol, que usava um bigode fino e modelado; Viveu entre 1904 e 1989; Casado com uma mulher chamada Gala; Foi um dos artistas mais criativos e excêntricos da história da arte; Sua pintura dialoga teoricamente com a psicanálise; Conheceu Freud no fim da vida; Encontrou-se com Lacan, talvez, duas vezes; Encontro com Lacan com um pedaço de esparadrapo colado no nariz; O dali jovem faz muitas experimentações técnicas, passando, por exemplo, pelo Impressionismo e pelo Cubismo, até se sentir confortável com o Surrealismo; Nos últimos anos de vida passa por uma fase mística, quando pinta muitas imagens religiosas, mas sem fugir da sua técnica surrealista; 3. Algumas coisas interessantes sobre a arte de Dali; Livro “Dali: a obra pintada”, da Editora Taschen; Definição de surrealismo, de André Breton: “Surrealismo: automatismo puro pelo qual se propõe exprimir quer verbalmente quer por escrito, ou ainda de outra forma, o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, ausente de todo tipo de controle da razão, e exterior a qualquer preocupação estética ou moral.” (p. 226-227). Significado dos quadros de Salvador Dali: “Os surrealistas são involuntariamente os médiuns de um mundo desconhecido. Eu próprio, pintor surrealista, nunca fiz a mínima ideia do que significam os meus quadros.” (p. 228). Pintura paranoico-crítica: “Atividade paranoico-crítica: método espontâneo de conhecimento irracional baseado na associação interpretativo-crítica dos fenômenos delirantes.” (p. 265). Relação com Freud: “Dali que muito admirava Freud - o que não é novidade para nós - desde há muitos anos, quis aqui representar, em imagens, as teorias psicanalíticas do professor vienense, dizendo, a proposta desses objetos ‘que eles são espécies de alegorias destinadas a ilustrar uma certa complacência, experimentar os inumeráveis odores narcísicos emanandos de cada uma das nossas gavetas’ [...].” (p. 276).

ความคิดเห็น • 7

  • @alessandrasocorrodossantos8436
    @alessandrasocorrodossantos8436 2 หลายเดือนก่อน +1

    👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Muito bom 👍🏾

  • @amandagoncalves4381
    @amandagoncalves4381 3 ปีที่แล้ว +2

    Que legal, adorei!!!

  • @Kosienczuk
    @Kosienczuk 3 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom o video, Alfredo!
    Super interessante tudo isso sobre o Dali e a relação que ele faz da psicologia com a Arte!
    Uma pergunta, se ele não fazia ideia do que significavam as suas obras então a gente tá liberado pra interpretar com "ele queria dizer isso", ou é mais coerente uma análise fenomenológica?

    • @alfredo_oliva
      @alfredo_oliva  3 ปีที่แล้ว +1

      Quando ele diz que não sabe o que os seus quadros significam, está afirmando apenas que não sabe, mas não que eles não tinham um significado. Os quadros dele eram cheios de símbolos e símbolos são sempre plenos de significado. Dalí pintava com a função inconsciente em primeiro plano, por isso não sabia o significado deles. Creio que conhecer psicologia do inconsciente seria uma boa estratégia para decifrar os quadros de Dalí. De qualquer forma, as interpretações, de alguma forma e em algum grau, têm sempre algo de arbitrário. Se você for capaz de dizer ou argumentar porque interpreta de uma determinada forma, ela deverá ter algum grau de validade. Não é assim? Que você pensa?

    • @Kosienczuk
      @Kosienczuk 3 ปีที่แล้ว +1

      @@alfredo_oliva Sim, concordo. Tem muito sentido realmente. Eu já li sobre algumas interpretações das obras dele e nunca via sentido em nada do que falavam, mas pensando nessa perspectiva de interpretar os simbolos do inconsciente se torna muito mais interessante analisar as obras e pensar sobre esse assunto. Muito obrigado pelo video! 👏👏

  • @antoniojr351
    @antoniojr351 2 ปีที่แล้ว +2

    o cachorro dele era um
    Tamanduá!!!