Edson, acho que vc tem que fazer uma série tipo assim: grava um vídeo de opiniões a cada um ano e meio, fala o que mudou na sua vida e como sua perspectiva sobre o ITA mudou. O PROF vem aí, não é? De todo jeito, excelente iniciativa sua! Vou mostrar para os meus pais os seu vídeo!
Cara, vou te falar um negócio. Em primeiro lugar, estou surpreendido que você tenha conseguido chegar no ITA tão novo. É muito difícil, parabéns pela enorme conquista. Em segundo lugar, seu relato só me faz pensar como a maturidade faz diferença na nossa perspectiva de vida. A maior parte do seu relato é extremamente interessante, porque mostra um pouco sobre como nós idealizamos o futuro quando mais novos. Hoje, estando na casa dos 30, vejo como tudo o que você disse pra mim soa como uma Disney. Não sei se você vai chegar a ler isso daqui, mas, acredite, você é o cara e está numa posição excepcional para o seu futuro. Vou te contar um segredo: todos os lugares são assim. Todas as universidades tem, em maioria, péssimos professores. Mais a frente, você verá que dificilmente fará tantos amigos quantos no ITA e que provavelmente a comunidade (e até mesmo as pessoas que você não gosta) farão falta. Falo o mesmo sobre os dormitórios e da convivência com os amigos do local, isso não tem preço, eu nunca tive isso e provavelmente daria tudo para viver uma experiência dessas atualmente. O único conselho que eu posso te dar é: aproveite absolutamente cada momento, os bons e os ruins. Eu poderia escrever mais dezenas de linhas, mas, só vivendo pra você compreender um pouco mais o que eu quero dizer. Fora dos concursos/faculdades públicas/escolas militares a vida é muito dura, o mercado de trabalho não favorece e a sensação é que sempre falta um propósito. Atualmente as (boas) oportunidades são escassaz e desleais, até para quem está em faculdade particular. Não sei se esse comentário vai fazer muito sentido, é quase um devaneio da minha parte. Mas, fica tranquilo, as coisas são assim mesmo. Reafirmo aqui mais uma vez: aproveite tudo, até o que é "negativo" do ITA, tudo isso fará falta e você saberá o quanto seu esforço e sacrifício valeram a pena. Eu não consegui entrar, vivi muita coisa, sempre quis ser militar (sempre MESMO, tipo a vida inteirinha, desde a pré-adolescência), não há nada pior na vida do que a desilusão e a frieza do "mundo" dos decepcionados.
หลายเดือนก่อน +7
Eu literalmente tive que deixar um dia para refletir no seu comentário mano. Muito obrigado pelo conselho, vou lembrar do seu comentário maninho, inclusive até tirei print dele . tmj
A vida é sempre mais dura com quem é idealista meu nobre. Eu também passei minha infância e adolescência sonhando em ser militar, em voar, ser piloto de caça... Sem a menor condição financeira eu comecei a estudar sozinho sem nada. Me esforcei como maluco. Não medi o sofrimento para sair da inércia e transpor o desnível que havia na minha formação. EPCAR era meu sonho. No ano que deveria ser a minha aprovação eu descobri que havia crescido demais e ultrapassado o limite de altura para a carreira. Sim, nem sempre nossos sonhos se realizam. Mas a vida é feita de cumprir obrigações e isso é nobre!
Seu video realmente me fez repensar se quero ITA. Porque como sou antissocial, a comunidade das Universidades não faz diferença pra mim. Ainda mais depois de saber que Engenharia Mecânica Aeronáutica aqui não vale muito à pena pra Aero(de acordo com um comentário seu que li por aqui)... Que bom que assisti seu vídeo, querendo ou não, é uma ótima quebra de expectativa.
Eu também penso igual. Eu também gostava de estudar em casa, mas odiava escolas. Eu vejo que hoje em dia é praticamente uma perda tempo ir frequentar uma escola todos os dias da sua vida. Além de gastar tempo, você tem muita dor de cabeça em várias situações. Com exceção de algumas universidades de alto gabarito.
Concurso militar hoje é para rico, digo pois, passei na ESA 2018(tinha 19 anos) e EEAR 2019(tinha 20 anos), reprovei por questões odontológicas. Dos 18 até os 24 anos, sempre queria um emprego, mas não conseguir. Dos 20 aos 22, não queria mais estudar, então, aos 23 anos, decidir voltar e estudar para medicina(não porque eu gosto, mas sim por conta de dinheiro), atualmente aos 25 anos, estou gostando da faculdade na UFPE, o ensino é ótimo. Então galera, se você for pobre feito eu, faça uma facul e depois estude para concurso em sua aréa e outra, não pare de estudar, é péssimo, até para você recomeçar, vai dar preguiça e etc.
@@marciobesteiras7995 mano não consigo concordar,tipo já passei em alguns concursos militares,desde nível sargento a oficial e sou pobre.Atualmente estudo pra Escola naval porque não passei no colégio naval
@@DavilucasEN Reprovei no exame de saúde, na parte odontológica, por conta de carié e tártaro, nem o sus resolveu meus problemas, não tive nenhum suporte, hoje, sem dinheiro, você não faz nada, não adianta.
achoq essa opiniao sobre os professores eh mais a quebra de expectativa, pq ele nao eh mais o cara q pega na sua mao e ensina tudo, vai depender mais de vc, ele vai ser apenas o seu guia pra saber oq vc tem q estudar
3 หลายเดือนก่อน +1
na verdade eu discordo disso, já que o estudo na faculdade não é um meio direto pro sucesso. todo mundo que tem algum sucesso estuda, a questão é saber o QUE estudar, já que você não vai usar cálculo, estatistica ou qualquer outra coisa assim na sua vida, muito provavelmente.
A prova este ano vem diferente logo na minha primeira vez tentando. Sim, este ano ainda se escolhe se é militar ou não pela inscrição. Eu admito que este ano eu não passo. Terceiro ano na escola e minha escola tem muita parada de trabalho que me fez fechar muita matéria de forma atrasada. Se mesmo fechando a tempo eu já sabia que seria muito difícil, dessa forma piora... Espero sei lá, tirar um 2 que foi mais ou menos nota que tirei mais ou menos fazendo uma prova passada do ITA (Pelos meus cálculos 🤓☝️) Agora sem brinca, dei uma desanimada por causa disso, ae não to mais buscando muito além do meu limite nos estudos. Sou alguém que me dou muito bem quando as coisas funcionam com minhas previsões e quando quase todas dão errado é complicado. Sobre desanimar de estudar ae dentro, pae... Eu não sou alguém natural do estudo, escolhi o ITA pela facilidade maior com exatas do que com humanas. Sei que não é o mesmo nível, mas na escola já ocorreu várias vezes de eu me matar de estudar pra literatura por exemplo e render nada e eu faltar química todas as aulas e conseguir aprender literalmente fazendo a prova. E isso já me ocorreu com diversos assuntos que é pescar por cima e entender. Ae isso junto com o fato de eu ser viciado em qualquer coisa envolvendo tecnologia me fez querer tentar. Eu peguei já materiais de engenharia de computação (Que é o que eu quero) e começar a vasculhar por puro prazer. Como eu quero pelo sonho de querer saber muito nessa área eu acho que é válido. Eu poderia fazer via uma faculdade comum, mas não ia dar vazão pq sou pobre pra dedéu, minha mãe mandou o papo que até 20 tenho que vazar KSSKKSSK Complexo. Edit: Quando digo não ir muito além do limite é, eu estudo, entro no meu estado de flow, fico ali de 4h a 6h quando estou sem coisa para fazer estudando e é isso, não forço depois que canso. Quando estou fora de férias eu forço mais se não eu não estudo, pq é escola, curso, academia e meus estudos em particular. Isso eu acordando 5:50 e chegando em casa só 20h e tendo que estudar sozinho até umas 00h, por isso eu forço mais fora de férias. Eu quando tava mais animado a bater minhas metas eu tava que nem no tempo que eu jogava CoD porém com matérias até eu ver que com escola nessa equação não ia dar pq várias vezes tive que matar tempo de estudo meu mesmo e até curso para fazer trabalho que valia prova.
tbm to no terceiro ano e fiz o ita esse ano pela primeira vez, não passei pra segunda fase (fiquei com média 4,7 eu acho) mas eu nem esperava passar pq não fiz cursinho. o principal motivo que me fez começar a querer ita foi literalmente não ter grana pra me sustentar nem se eu fosse pra uma federal (moro no interior e aqui não tem faculdade pública a menos de tipo 100km da minha casa). mas se eu posso te falar uma coisa, é pra vc não desanimar. até pq só de vc estudar pro ita vc já consegue um conhecimento insano pra tentar outra faculdade por exemplo, mas não só isso, se esse é realmente o teu sonho, vc consegue se disciplinar pra correr atrás. eu me interessei primeiro pelo medo de ser pobre, mas dps me apaixonei pela instituição em si, inclusive nem penso tanto em ser engenheira mas mais em todas as possibilidades que vão se abrir entrando lá. não sei se isso te anima de qualquer forma, mas sério, se vc desistir agr e for por um caminho mais tranquilo, capaz de daqui uns anos vc se arrepender e pensar “pq q eu não me esforcei naquele tempo”
@@marishee tbm tô no 3°, mas a diferença é que eu nem tentei o ita pq eu sabia q eu ñ ia conseguir, ñ estudei nada e tava "focando" no enem. Inclusive, tu é de onde?
Cara, faltou um pouco falar das disciplinas em si, quais são e como são, e como você e o pessoal foi. Eu estou cursando Engenharia Química na Unicamp e o pessoal em geral capota nas exatas de superior, mas eu me interessava muito por matemática e aprendi cálculo por conta própria, então nadei de braçada em Cálculo I, II e III, física I III, mecânica geral e tudo mais. Oque mais me pegou foi Química Orgânica, mesmo eu tendo técnico em Química kkkk mas deu para ir bem
4 หลายเดือนก่อน +16
verdade, acabei não comentando, mas é que não achei relevante falar. Eu diria que grande parte do ITA é algo parecido com que você falou, acho que uns 90% ou mais aprendem cálculo antes de entrar no ITA, mas devido a rigidez dos professores e das provas então normalmente esse estudo adiantado não adianta tanta coisa assim. Eu mesmo tinha aprendido cálculo I e II antes e digo que não serviu de muita coisa, fui mal de qualquer jeito kkkkkkkkk.
@@Leo-if5tn tlgd man, todo mundo me avisou q o curso ia ser diferente msm kkkkkkkk. Mas pelo menos eu curto bastante matemática e física e tenho parentes que trabalham na área e me recomendaram muito bem o curso. Valeu pela atenção!!
Talvez suas críticas sejam mais em função da relação aluno-professor do que as disciplinas em si, pode ter certeza que não existem melhores professores que realmente entendem as dificuldades dos alunos do que os que dão aulas em cursinhos, são verdadeiros psicólogos, meio que os irmãos mais velhos, além obviamente do conhecimento e da didática excepcional.
Pô, me identifiquei muito. Eu curso engenharia mecânica na UFRJ campus Fundão e achei que seria mil maravilhas, tipo "uau, vou me aprofundar em física e matemática ", só que eu tô ODIANDO física e matemática agora; criei um desgosto enorme. Principalmente por causa dos profs, as aulas em sua maioria são ruins.
4 หลายเดือนก่อน +8
Comigo foi bem parecido, achei entrando que teria aulas de mat e fis incriveis e que as aulas seriam muito melhores que o cursinho... mas foi só desgosto, até alguns meses atras também pensava que estava odiando matemática, mas ai depois de refletir um pouco percebi que amo matemática, só odeio o ensino da faculdade mesmo.
6:57 eu estou indo pro ita por querer fazer aviões militares, curso de engenharia é caro e o único meio q encontrei é esse. vejo muito gente entrando por ser dificil e desafiador, mas não pra parte ''aeronáutica'' da coisa, mas sim pela matemática avançada
5 หลายเดือนก่อน +7
Mano, sendo bem sincero, esse é um nicho quase morto aqui no Brasil, se você quer isso, provavelmente vai querer ir pra EMBRAER, mas ainda assim participar da construção de um avião é bem dificil, de avião militar pra ser mais específico acho quase impossível porque o Brasil não liga pra isso.
tu falou sobre mecanica quântica e como se espera ver essas coisas no ITA, eu nao sou do ITA, sou de federal de interior inclusive (nao pude me mudar pra cidade grande), e lá eu estou estudando fisica quantica, mais precisamente informação de fisher de operadores medida fazendo engenharia elétrica, talvez até publique um trabalho com dois professores indianos. Então quem realmente nao pretende ir pra instituto militar e acha que vai estar perdendo oportunidade específicas nas exatas, fica tranquilo. Talvez eu dei sorte de encontrar um professor que trabalha com fisica quantica, mas tentem, talvez vocês tenham sorte também.
5 วันที่ผ่านมา
@@ezequielhugo sendo sincero, a mecanica quantica daq é uma bosta, nao vale a pena vir pra ca pra ser pesquisador kkkkkkkk
Faço Poli-USP e achei até absurdo o quanto o seu relato pode ser quase que copiado para o caso da poli kkk (sem ser a parte do militarismo)
4 หลายเดือนก่อน +5
caraca , sérião? não quis generalizar pra todas as faculdades pq realmente não sabia como era em outros lugares, mas você dizendo isso me faz pensar que talvez todos os lugares sejam assim mesmo kkkkkkk O pessoal acaba romantizando muito um lugar achando que tudo lá é bom, que as aulas são espetaculares e não sei oque, ai chegam e quebram a cara.
Meu chefe/amigo fez usp eu faço UERJ. Pra ser sincero a minha experiência em qualidade das aulas e dos professores tem sido melhor que a dele! Agora no 5 período que eu fui ter um professor efetivamente ruim. A escolha da turma (quando é possível) faz muita diferença também.
A principal questão da usp é o vale de oportunidades, principalmente se estamos falando em med, Harvard, médicos especialistas renomados e o HC que tem potencial de ser um dos melhores hospitais do mundo - pelo menos eu acredito nisso.
Obrigado pelo vídeo bastante informativo, Edson. Ouvi dizer que eles alunos do ITA são bastante acuminados, chegando até mesmo a invadir os servidores de bases militares. Imagino que deve ser um instituto de alto nível com professores à altura!
5 หลายเดือนก่อน +1
Realmente, ouvi um caso de um aluno que invadiu os servidores do IPEV, loucura não é mesmo? scragbadun
Finalmente um cara q tem uma opiniao sincera sobre o assunto, vlw pelos conselhos mano! Não vou fazer ITA mas entrei numa federal dahora e precisava escutar algm com os pensamentos parecidos com o meu
5 หลายเดือนก่อน +4
Obrigado mano! De fato, muita gente pensa que estando numa federal, o abismo entre o ITA e a faculdade federal é gigante, mas isso é mentira, creio (com base em porra nenhuma) que o pessoal da federal e de outras faculdades consigam aprender mais que a gente.
Experiencia muito parecida kkkk, dps do primeiro semestre aquele gás e mentalidade de estudo e "amor" pela matematica, fisica passa, e vc passa a se dedicar para outras coisas e menos para as materias da faculdade
4 หลายเดือนก่อน +1
Também pensava assim, ai percebi que é só o sistema educacional tentando fazer você pensar que não gosta de estudar. Mas aparentemente faculdade é realmente uma desgraça em todo o canto então kkkkkkkkkk
Se eu conseguir muito provavelmente eu vou gostar, gosto muito de conversar, mas essa questão das aulas me deu uma desanimada
4 หลายเดือนก่อน
é foda manim, infelizmente aqui é assim, sei que pode parecer meio desanimador esse fator, mas quando tu chega aqui ele deixa de ser tão relevante assim.
Algo que talvez melhore: provavelmente quase toda faculdade é assim, professores medianos pra ruins são maioria e os bons são poucos. A parte boa do Ita é justamente o prestigio e as conexões que você faz lá dentro que podem te ajudar no mercado de trabalho
Que loucura, pensei que se eu passasse no ITA, já poderia escolher a carreira de engenheiro aeroespacial. E como funciona essas notas? Quais são as engenharias com maior nota de corte e procura?
5 หลายเดือนก่อน
A minha turma é a primeira a ter esse processo de escolha de curso com base nas notas dos 3 primeiros semestres, então a gente não tem muita noção da nota de corte ainda.
Pergunta sincera irmão, vc sente como se estivesse sendo recebido e tratado como um futuro pilar do Brasil em revoluções tecnológicas e breakthroughs, ou não existe esse cultivo/sentimento no ar ainda?
9 วันที่ผ่านมา
claro que não KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Brasil ta nem ai pra revoluções tecnológicas, somos mão de obra barata pra outros países e empresas estrangeiras. mesmo a tão famosa "embraer" daqui , paga uma miséria pra estágio e pra emprego fixo (comparado a outras empresas como boeing , airbus), isso sem falar da tecnologia ultrapassada
Fala mano, tudo certo? Eu tenho um sonho de passar no ITA, minha tia trabalha na Embraer há quase 30 anos e praticamente toda a minha família por parte de mãe mora por lá. Sou do RJ, então além de poder cursar o ITA vou poder conviver mais com eles. O problema é que descobri o ITA bem tarde, estou no 3o ano do ensino médio e depois da pandemia eu praticamente não estudei mais (não que eu estudasse bastante). Vejo relatos de pessoas que estudam desde o 9o ano e fizeram olimpíadas, enquanto eu ficava o dia inteiro na rua ou jogando kkkkkkkkk não sinto inveja, pelo contrário, mas fico desanimado pensando no tempo que eu perdi sem estudar (teria que começar do zero). Sinto que tenho facilidade de aprender, foi assim que me dei bem nas provas da escola sem estudar, mas falta aquele algo a mais. Acha que eu devo alimentar esse sonho? Tenho 17 anos, posso até estar novo, mas nessa idade parece que qualquer perda de tempo é um pecado capital, até para coisas boas além do estudo.
4 หลายเดือนก่อน +1
Mano, acho que é super válido alimentar esse sonho porque você ainda ta muito novo e tem muito tempo pra estudar.
Ja era pra ter começado ontem mano, ta mais novo que eu, vou fazer 19 e to estudando pro ITA também, sonho é sonho e se deus quiser, vai dar tudo certo🙏🙏🙏, siga em frente também
cara, como foi sua virada de chave na época que tava estudando pra passar? a partir de q ponto e em quanto tempo tu pensou: tô realmente pegando o jeito e tô no caminho certo. E se conhecer algum curso bom que ajude a pegar um bom embasamento
4 หลายเดือนก่อน +4
nenhum momento foi assim, infelizmente estudar tem isso, tu pode estudar errado por 3 anos e só perceber depois desse tempo, eu sabia que tava dando certo porque eu tinha uma confiança muito alta em mim mesmo.
Cara parabéns pela sinceridade. É muito bom quando não há romantismo sobre um instituto pois o pessoal faz parecer mil maravilhas. Em relações aos cursos você acha que vale a pena fazer no ITA mesmo ou é substituível por uma federal? Em outras palavras, tipo se soubesse que o academico era fraco tentaria fazer o curso numa federal?
4 หลายเดือนก่อน +4
Obrigado maninho! EU não tenho como me botar na pele de alguém que vem para a faculdade puramente pelo quesito acadêmico (eu não consigo me imaginar assim), mas se fosse pra tentar me incorporar em alguém que gosta *muito* do ramo acadêmico eu realmente não viria pra cá. Agora, me botando na perspectiva de uma pessoa comum, é exatamente o que eu falei no vídeo, eu ainda viria pra cá porque querendo ou não você tem um conforto bem grande (alojamento, pessoas ao redor, auxilio financeiro), conforto esse que pode usar pra não ter que se preocupar em trabalhar por exemplo, e botar esse tempo pra se desenvolver pessoalmente. E esse tipo de coisa eu não teria em uma federal.
Salve Edson. Cara, uma dúvida em relação à escolha do curso, vc sabe se aparentemente vai precisar de uma nota muito alta para escolher os cursos mais concorridos, tipo computacao e aeroespacial
5 หลายเดือนก่อน +2
Então mano, na verdade a gente ainda não tem uma noção muito boa, nossa escolha de curso vai ser a primeira e vai ser em outubro, eu imagino que a nota de corte pra comp seja alta, imagino que deva girar em torno de 8.8 , pra outras eu não consigo imaginar muito, porque aqui dentro as preferências das pessoas mudam muito. Mas quando tiver a escolha de curso eu volto aqui pra comentar e falar quanto foi o corte de cada curso.
Salve edson. Com sua atual experiencia acredita que o ita vale o esforço? Digo no sentido de diferencial no mercado,ou acredita que seria possivel obter resultados semelhantes numa faculdade federal?
5 หลายเดือนก่อน +8
Mano, sobre isso, minha experiência ainda vai ser meio inviezada pelos meus ideais porque querendo ou não, eu não estou no mercado. Mas eu acho que vale sim o esforço, porque não é só o ITA em si, assim como eu disse no vídeo, aqui tem a comunidade e isso vale bastante. Não é só isso, todas as pessoas que estão aqui estudaram muito e por isso tem uma base de conhecimento e de disciplina muito maior que em qualquer faculdade federal, e o fato de todo mundo aqui ser muito bom te mantém em um nível alto também porque se você deixar de se esforçar por um tempo ja vai ficar muito pra trás, em resumo, a comunidade em si já bota uma régua de qual nível você tem que estar. E isso não tem em faculdade federal nenhuma. Então, sim vale o esforço, pelo ambiente que você vive quando passa, vale a pena.
Entendi! Eu queria fazer uma pergunta se não for um encomodo, sera que eu consigo estudar pro ITA? porque eu sou 2°ano do ensino médio e é período integral;-;
5 หลายเดือนก่อน +1
@@user-zx5sx5mw3i claro que consegue mano, é só fazer igual eu fazia: cague pra escola, inclusive, acho que hoje em dia é ainda mais plausivel fazer isso por causa do novo ensino médio , não é? Eu falei no video de como estudar pro ITA , que eu mesmo não ligava muito pra escola e isso me fazia tirar muita nota baixa.
Boa noite, Edson. Obrigado pelo vídeo esclarecedor, uma dúvida: Caso o aluno tenha um baixo desempenho acadêmico (aluno da ativa) e venha a ser desligado, ele ainda precisa pagar essa multa horrorosa? Achei que ela só era aplicada quando o cara abandonava o posto de militar logo após se formar na ativa. É muito comum desse desligamento por baixo desempenho acontecer? Abraços do Farias Brito, valeu!
4 หลายเดือนก่อน +3
assim, desempenho acadêmico só desliga se sua média ficar abaixo de 5. Mas se essa for a causa do desligamento então não tem multa. Normalmente é dificil ocorrer um desligamento assim, mas toda turma tem alguém que isso acontece
Média de uma matéria ou do semestre inteiro? Ouvi dizer que se o iteano reprovar em uma matéria, somente por causa de nota baixa, já viria a ser desligado(oq eu sinceramente acho muito difícil de ser somente por isso)
4 หลายเดือนก่อน
@@felipesteinck6984 na verdade é isso mesmo, se alguma matéria sua tiver média abaixo de 5 você desliga direto.
Ai o cara dedica a vida pelo ambiente e o H8 e mandam o cara pro Ceará fazer uma engenharia que ele não quer kkkkkk t29 vai ser tenso
4 หลายเดือนก่อน +3
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK ainda bem que eu passei antes, esse daí é o maior terror que eu posso imaginar vai ser literalmente uma guerra por nota, se o cara for mal vai ser expurgado por ceará
mds isso é serio? eu pensei q a galera seria enviada pro lugar mais próximo deles, nao acredito q tem chance de eu passar no ITA e ir pro limbo do nordeste 😢
Sim, tive aula com ele esse semestre, e sendo sincero, não achei lá grande coisa, e grande parte da minha turma achou o mesmo, e ainda assim, se for comparar ele com outros professores daqui do ITA, ele foi um dos melhorzinhos.
mano, as oportunidades de estágio no ITA sendo militar sao muito diferentes quando comparados ao civil? tipo, ir para outros países e pa, que nem voce falou do seu amigo q foi pro japao
3 หลายเดือนก่อน
Mano, sobre isso eu ainda sou meio leigo, falando a verdade mesmo, mas como militar não pode estagiar diferente de civil , naturalmente as opções pra gente diminui . Mas no quesito competições (de poder ir pra fora ou não), creio ser praticamente igual tanto pra civil quanto pra milico.
no final, tem realmente as aulas de física quântica??
5 หลายเดือนก่อน +1
aulas de física quântica eu ainda não tive, eu *acho* que tem um pouco no semestre que vem, mas deve ser algo bem carteado. me lembro que tive algo parecido com fisica quântica no primeiro semestre do ITA mas foi algo extremamente jogado pra gente, quase nada de didática e uma decoreba bem chata.
Como funciona a questão da reprovação em disciplinas no ITA? Em faculdades normais é comum várias pessoas pagarem cálculo I, II ou III várias vezes antes de passar (entre outras matérias) no ITA acontece mto disso tbm?
4 หลายเดือนก่อน +1
No ITA não tem isso, não tem como pegar uma matéria em outro semestre. Se você reprovar em uma matéria (nota ficar entra 5 e 6.5) do semestre, você tranca o ITA por 1 ano e volta no mesmo semestre, mas se a média em uma matéria no semestre ficar abaixo de 5, então é desligado direto do ITA.
Eu quis dizer nessa parte que querendo ou não, toda iniciativa tem a parte que você vai ter que aprender a falar, seja pra se comunicar com a sua equipe, pra conseguir patrocinio, pra dar aula ou pra dar alguma palestra, enfim, pra qualquer coisa, você vai ter que desenvolver sua comunicação em *qualquer* iniciativa. Comentei disso porque o pessoal acha que se entrar numa iniciativa , vai fazer coisas só relacionadas ao conteúdo da iniciativa, e isso não é verdade.
Tu me fez ter algumas dúvidas, como você escolhe o curso que você quer depois de 1 ano, houve muitos casos que a pessoa não conseguiu o que ela queria? Se sim, teria algum meio de conseguir esse curso sem ter que cursar o ITA novamente?
4 หลายเดือนก่อน +1
Bem, ninguém sabe de muita coisa quanto a isso porque minha turma é a primeira a cair nesse modelo. infelizmente pras próximas turmas, além de escolher o curso após o 1 ano e meio, também escolherão o campus do ITA que vão participar (porque vai ter o curso de energias e mais algum curso no ceará), então se você acabar por escolher (ou sobrar né kkkkkkkkkK) engenharia de energias, a partir do terceiro ano você vai ser exilado pro ceará. Mas sim, muitas pessoas não pegam o curso que realmente querem, mas no fim das contas, ninguém aqui vai trabalhar com engenharia, então a gente não fica muito abalado quando isso acontece.
Poxa... isso me desanima um pouco a fazer, pois não sei quantas vagas normalmente são em cada curso e não sei se cada curso tem cota pra civil e militar ou é tudo junto
Edson eu tive 2 dúvidas aqui, a primeira é qual seria a engenharia mais disputada e a segunda é desse novo negócio de militarismo, se eu não quiser ser militar tem como eu ser?
4 หลายเดือนก่อน
A engenharia mais disputada aqui é a de computação, e sim, se você não quiser ser militar você pode escolher isso, mas agora essa escolha vai ser por nota, 120 vagas pra civil e 30 pra militares ao final do primeiro ano.
Ow Edson, tu sabe me dizer quantas vagas teve do seu ano de cada engenharia? Sei que antes desse sistema mostrava cada vaga de cada curso e até a "cota" dos optantes e não optantes
4 หลายเดือนก่อน
@@TobhyiasYA Ah mano, sendo bem sincero eu não tenho ideia de quantas foram pros civis, mas pros militares foi algo do tipo: 8 pra cada (comp,aesp,aer,ELE) e pra MEC e CIVIL foram 3 (era algo assim) pra civil eu realmente n sei
Uma dúvida que eu sempre tive... Alunos do ITA podem fazer cursos operacionais do exército? Digo, aqueles que optaram por carreira militar. Se sim, como é a visão do ITA quanto? Muita gente faz? É raro?
4 หลายเดือนก่อน +2
cara, nunca ouvi falar. Mas tenho quase certeza que ninguém nunca fez, porque ninguém aqui se interessa por fazer isso, a quantidade de pessoas que escolhem ser militar e saem depois é extremamente alta, só dai ja da pra entender o porque ninguém nunca fez.
Entendi... que pena. Gosto do ITA, e dos cursos de engenharia. Mas me interessei também sobre os cursos operacionais de oficiais. Só que eu nunca vi ninguém comentar sobre os dois juntos kkkkkkkkkk legal escutar de alguém que já estuda aí!
Qual a diferença de ser militar ou não? Tem muitas diferenças?
3 หลายเดือนก่อน +3
A diferença é que um ganha 7200 no terceiro, quarto e quinto anos e o outro não kkkkkkkkkk. é literalmente isso, são pouquissimas obrigações pra militares, só tem 2 formaturas por semana e como aluno vc ganha 1574 e como aspirante (3 ano pra frente) vc ganha 7200 fazer nada. A única coisa que tem é que militar não pode estagiar na faculdade e civil pode, mas isso é bem carteado, já que basta não ter contrato pro militar poder "estagiar".
Então, eu não sou muito de ir em festa então não sei responder com tanta precisão, mas vendo de fora eu julgo ter bastante festa até, tanto nas festas internas (com o pessoal do alojamento) quanto as festas externas (que a gente vai).
Po mano, não sei se alguém te perguntou isso, mas como são as "oportunidades" ai dentro do ita? Voce julgaria que são diferentes de uma faculdade renomada "USP/UNICAMP/etc"? Me interesso muito no ita por conta disso, queria seguir carreira privada mesmo, você diria que o "ITA" em si pesa muito na carreira do cara ou nem tanto. E por último, saber diferentes línguas estrangeiras ajuda nessa parte das oportunidades? Atualmente eu sou fluente em inglês e alemão, to me aperfeiçoando em japonês. (Duvidas sinceras, agradeço de já mano)
4 หลายเดือนก่อน +5
Mano, sendo sincero, não gosto muito dessas perguntas porque forçam a ver "Oportunidades" como algo coletivo (pra mim não faz sentido perguntar as oportunidades de um lugar ou uma faculdade se quem faz a oportunidade é a pessoa e não a faculdade) Então é aquilo, se for pra responder, eu diria que aqui tem maior oportunidades sim, mas por um motivo óbvio: as pessoas aqui são mais disciplinadas e a comunidade "se joga pra cima", então naturalmente, em média, as oportunidades que as pessoas conquistam aqui são melhores que em outros lugares, não necessariamente pelo o que a faculdade em si oferece (até porque eu não teria como comparar isso, já que eu não sou da unicamp ou da usp). Sim, ter domínio de mais de uma lingua te ajuda bastante , ainda mais se tu quiser ganhar em dólar.
Opa mano,vou fazer uma pergunta bem inconveniente,qual é a faixa salarial de um formado no ITA em computação,caso vai para uma bigtech ou para o mercado financeiro e consultoria
4 หลายเดือนก่อน
Mano, sendo bem sincero, impossível medir isso, primeiro que não é por que o cara formou em computação que vai trabalhar com isso, e também não é porque alguém NÃO se formou em computação que não va trabalhar com computação. Tudo isso de faixa salarial no fim depende de você e não do ITA. E também não é como se tivesse só essas 3 opções pra os formados, aqui no ITA não tem uma porta mágica que nos transporta pra esses empregos.
Fala Edson, sou novo aqui no canal, mas não poderia deixar de pedir um conselho. Tenho um estudo focado na ESA/EEAR, mas sinto que não estou preparado. Mesmo sendo de realidades diferentes, tem alguma dica ou algo que posso seguir? Tenho 19, tenho o sonho de passar esse ano! Obrigado ❤
4 หลายเดือนก่อน
Mano, normalmente eu não tenho dicas genéricas assim não kkkkkkkk, as dicas que eu me lembro são os vídeos que eu faço no canal, a única coisa que posso falar é pra você ter persistência, porque as vezes a gente acha que ta indo mal mas na prova acaba indo bem.
Salve Edson, tudo bem? Ai no ITA vocês tem algo relacionado a desenvolvimento de jogos? Trabalho com desenvolvimento de jogos hoje, inclusive se quiser dar um pulo no meu canal e vai ter coisas que talvez vai curtir. Sinto que no Brasil a galera só aprende a usar o que tem pronto e não busca estudar os algoritmos a fundo e por isso a gente acaba ficando um pouco limitado ao 2D.
4 หลายเดือนก่อน +1
Até tem uma iniciativa que visa isso, mas eu não me prenderia a isso pra alcançar um nível maior do que o que você tem atualmente. Afinal, é o que eu disse no vídeo,o nome é INICIATIVA. Mas claro, você vai conseguir entrar em contato com várias pessoas desse meio aqui, e isso sim vai fazer você potencialmente se diferenciar mais ainda.
Oi tenho 16 anos e estou no 1 ano acabei de conhecer o ita queria entrar so queria saber da onde começar poderia me ajudar vc tem um grupo no discord ou algo do tipo
2 หลายเดือนก่อน
Tenho os grupos que tão na descrição dos vídeos mais recentes, entra lá!
O verdadeiro ITA são os amigos que fazemos no caminho🙏
o video se resume a isso basicamente kkkkkkkkkk
O ITA é real !
sim, vai fundo mano estamos todos dentro de você.
Edson, acho que vc tem que fazer uma série tipo assim: grava um vídeo de opiniões a cada um ano e meio, fala o que mudou na sua vida e como sua perspectiva sobre o ITA mudou. O PROF vem aí, não é? De todo jeito, excelente iniciativa sua! Vou mostrar para os meus pais os seu vídeo!
Cara, vou te falar um negócio. Em primeiro lugar, estou surpreendido que você tenha conseguido chegar no ITA tão novo. É muito difícil, parabéns pela enorme conquista. Em segundo lugar, seu relato só me faz pensar como a maturidade faz diferença na nossa perspectiva de vida. A maior parte do seu relato é extremamente interessante, porque mostra um pouco sobre como nós idealizamos o futuro quando mais novos. Hoje, estando na casa dos 30, vejo como tudo o que você disse pra mim soa como uma Disney. Não sei se você vai chegar a ler isso daqui, mas, acredite, você é o cara e está numa posição excepcional para o seu futuro. Vou te contar um segredo: todos os lugares são assim. Todas as universidades tem, em maioria, péssimos professores. Mais a frente, você verá que dificilmente fará tantos amigos quantos no ITA e que provavelmente a comunidade (e até mesmo as pessoas que você não gosta) farão falta. Falo o mesmo sobre os dormitórios e da convivência com os amigos do local, isso não tem preço, eu nunca tive isso e provavelmente daria tudo para viver uma experiência dessas atualmente. O único conselho que eu posso te dar é: aproveite absolutamente cada momento, os bons e os ruins. Eu poderia escrever mais dezenas de linhas, mas, só vivendo pra você compreender um pouco mais o que eu quero dizer. Fora dos concursos/faculdades públicas/escolas militares a vida é muito dura, o mercado de trabalho não favorece e a sensação é que sempre falta um propósito. Atualmente as (boas) oportunidades são escassaz e desleais, até para quem está em faculdade particular. Não sei se esse comentário vai fazer muito sentido, é quase um devaneio da minha parte. Mas, fica tranquilo, as coisas são assim mesmo. Reafirmo aqui mais uma vez: aproveite tudo, até o que é "negativo" do ITA, tudo isso fará falta e você saberá o quanto seu esforço e sacrifício valeram a pena. Eu não consegui entrar, vivi muita coisa, sempre quis ser militar (sempre MESMO, tipo a vida inteirinha, desde a pré-adolescência), não há nada pior na vida do que a desilusão e a frieza do "mundo" dos decepcionados.
Eu literalmente tive que deixar um dia para refletir no seu comentário mano. Muito obrigado pelo conselho, vou lembrar do seu comentário maninho, inclusive até tirei print dele .
tmj
A vida é sempre mais dura com quem é idealista meu nobre. Eu também passei minha infância e adolescência sonhando em ser militar, em voar, ser piloto de caça... Sem a menor condição financeira eu comecei a estudar sozinho sem nada. Me esforcei como maluco. Não medi o sofrimento para sair da inércia e transpor o desnível que havia na minha formação. EPCAR era meu sonho. No ano que deveria ser a minha aprovação eu descobri que havia crescido demais e ultrapassado o limite de altura para a carreira. Sim, nem sempre nossos sonhos se realizam. Mas a vida é feita de cumprir obrigações e isso é nobre!
deu um choque de realidade para mim que estou me preparando pro ITA, muito bom e esclarecedor o video
11:26 bota a verdades no ventilador, Edson!
O canal continuará se chamando "Matemática com Edson", mesmo não sendo de matemática e não sendo Edson😍
Resumo: Absolute Pain.
concordo kkkkkkkkkkkkkk
Quando vai voltar a postar vídeo?
@@danisouza6725😂😂
Seu video realmente me fez repensar se quero ITA. Porque como sou antissocial, a comunidade das Universidades não faz diferença pra mim. Ainda mais depois de saber que Engenharia Mecânica Aeronáutica aqui não vale muito à pena pra Aero(de acordo com um comentário seu que li por aqui)... Que bom que assisti seu vídeo, querendo ou não, é uma ótima quebra de expectativa.
4:50 sua fala me descomplica a cabeça, não o contrário, Edson!
Eu também penso igual. Eu também gostava de estudar em casa, mas odiava escolas. Eu vejo que hoje em dia é praticamente uma perda tempo ir frequentar uma escola todos os dias da sua vida. Além de gastar tempo, você tem muita dor de cabeça em várias situações. Com exceção de algumas universidades de alto gabarito.
que isso meu xará, mesmo nome, mesmo foco, top demais ain.
Concurso militar hoje é para rico, digo pois, passei na ESA 2018(tinha 19 anos) e EEAR 2019(tinha 20 anos), reprovei por questões odontológicas. Dos 18 até os 24 anos, sempre queria um emprego, mas não conseguir. Dos 20 aos 22, não queria mais estudar, então, aos 23 anos, decidir voltar e estudar para medicina(não porque eu gosto, mas sim por conta de dinheiro), atualmente aos 25 anos, estou gostando da faculdade na UFPE, o ensino é ótimo. Então galera, se você for pobre feito eu, faça uma facul e depois estude para concurso em sua aréa e outra, não pare de estudar, é péssimo, até para você recomeçar, vai dar preguiça e etc.
não entendi seu ponto.
@@DavilucasEN Resumindo, se você for pobre, não faça concurso militar, se for rico, faça.
@@marciobesteiras7995 mano não consigo concordar,tipo já passei em alguns concursos militares,desde nível sargento a oficial e sou pobre.Atualmente estudo pra Escola naval porque não passei no colégio naval
@@DavilucasEN Reprovei no exame de saúde, na parte odontológica, por conta de carié e tártaro, nem o sus resolveu meus problemas, não tive nenhum suporte, hoje, sem dinheiro, você não faz nada, não adianta.
@@marciobesteiras7995 ok
achoq essa opiniao sobre os professores eh mais a quebra de expectativa, pq ele nao eh mais o cara q pega na sua mao e ensina tudo, vai depender mais de vc, ele vai ser apenas o seu guia pra saber oq vc tem q estudar
na verdade eu discordo disso, já que o estudo na faculdade não é um meio direto pro sucesso. todo mundo que tem algum sucesso estuda, a questão é saber o QUE estudar, já que você não vai usar cálculo, estatistica ou qualquer outra coisa assim na sua vida, muito provavelmente.
Essa introdução foi intankavel kkkkkkkkkkkkk, melhor professora do Ita.. não tem jeito
Grandiosa...
A prova este ano vem diferente logo na minha primeira vez tentando.
Sim, este ano ainda se escolhe se é militar ou não pela inscrição.
Eu admito que este ano eu não passo. Terceiro ano na escola e minha escola tem muita parada de trabalho que me fez fechar muita matéria de forma atrasada. Se mesmo fechando a tempo eu já sabia que seria muito difícil, dessa forma piora...
Espero sei lá, tirar um 2 que foi mais ou menos nota que tirei mais ou menos fazendo uma prova passada do ITA (Pelos meus cálculos 🤓☝️)
Agora sem brinca, dei uma desanimada por causa disso, ae não to mais buscando muito além do meu limite nos estudos. Sou alguém que me dou muito bem quando as coisas funcionam com minhas previsões e quando quase todas dão errado é complicado.
Sobre desanimar de estudar ae dentro, pae... Eu não sou alguém natural do estudo, escolhi o ITA pela facilidade maior com exatas do que com humanas. Sei que não é o mesmo nível, mas na escola já ocorreu várias vezes de eu me matar de estudar pra literatura por exemplo e render nada e eu faltar química todas as aulas e conseguir aprender literalmente fazendo a prova. E isso já me ocorreu com diversos assuntos que é pescar por cima e entender. Ae isso junto com o fato de eu ser viciado em qualquer coisa envolvendo tecnologia me fez querer tentar. Eu peguei já materiais de engenharia de computação (Que é o que eu quero) e começar a vasculhar por puro prazer.
Como eu quero pelo sonho de querer saber muito nessa área eu acho que é válido. Eu poderia fazer via uma faculdade comum, mas não ia dar vazão pq sou pobre pra dedéu, minha mãe mandou o papo que até 20 tenho que vazar KSSKKSSK
Complexo.
Edit: Quando digo não ir muito além do limite é, eu estudo, entro no meu estado de flow, fico ali de 4h a 6h quando estou sem coisa para fazer estudando e é isso, não forço depois que canso.
Quando estou fora de férias eu forço mais se não eu não estudo, pq é escola, curso, academia e meus estudos em particular. Isso eu acordando 5:50 e chegando em casa só 20h e tendo que estudar sozinho até umas 00h, por isso eu forço mais fora de férias.
Eu quando tava mais animado a bater minhas metas eu tava que nem no tempo que eu jogava CoD porém com matérias até eu ver que com escola nessa equação não ia dar pq várias vezes tive que matar tempo de estudo meu mesmo e até curso para fazer trabalho que valia prova.
tbm to no terceiro ano e fiz o ita esse ano pela primeira vez, não passei pra segunda fase (fiquei com média 4,7 eu acho) mas eu nem esperava passar pq não fiz cursinho. o principal motivo que me fez começar a querer ita foi literalmente não ter grana pra me sustentar nem se eu fosse pra uma federal (moro no interior e aqui não tem faculdade pública a menos de tipo 100km da minha casa). mas se eu posso te falar uma coisa, é pra vc não desanimar. até pq só de vc estudar pro ita vc já consegue um conhecimento insano pra tentar outra faculdade por exemplo, mas não só isso, se esse é realmente o teu sonho, vc consegue se disciplinar pra correr atrás. eu me interessei primeiro pelo medo de ser pobre, mas dps me apaixonei pela instituição em si, inclusive nem penso tanto em ser engenheira mas mais em todas as possibilidades que vão se abrir entrando lá. não sei se isso te anima de qualquer forma, mas sério, se vc desistir agr e for por um caminho mais tranquilo, capaz de daqui uns anos vc se arrepender e pensar “pq q eu não me esforcei naquele tempo”
@@marishee tbm tô no 3°, mas a diferença é que eu nem tentei o ita pq eu sabia q eu ñ ia conseguir, ñ estudei nada e tava "focando" no enem. Inclusive, tu é de onde?
Sem dúvidas uma análise muito profunda e detalhada. Obrigado pela inspiração. Feliz dia das mães!
Feliz dia das mães!
O homi voltou 🙌
Cara, faltou um pouco falar das disciplinas em si, quais são e como são, e como você e o pessoal foi.
Eu estou cursando Engenharia Química na Unicamp e o pessoal em geral capota nas exatas de superior, mas eu me interessava muito por matemática e aprendi cálculo por conta própria, então nadei de braçada em Cálculo I, II e III, física I III, mecânica geral e tudo mais.
Oque mais me pegou foi Química Orgânica, mesmo eu tendo técnico em Química kkkk mas deu para ir bem
verdade, acabei não comentando, mas é que não achei relevante falar.
Eu diria que grande parte do ITA é algo parecido com que você falou, acho que uns 90% ou mais aprendem cálculo antes de entrar no ITA, mas devido a rigidez dos professores e das provas então normalmente esse estudo adiantado não adianta tanta coisa assim.
Eu mesmo tinha aprendido cálculo I e II antes e digo que não serviu de muita coisa, fui mal de qualquer jeito kkkkkkkkk.
Vou prestar Engenharia quimica esse ano na Unicamp tmb irm, vale a pena o curso?
@@Leo-if5tn tlgd man, todo mundo me avisou q o curso ia ser diferente msm kkkkkkkk. Mas pelo menos eu curto bastante matemática e física e tenho parentes que trabalham na área e me recomendaram muito bem o curso. Valeu pela atenção!!
Grande Edson ! Macho, precisamos de mais videos seus, serio mesmo !
Talvez suas críticas sejam mais em função da relação aluno-professor do que as disciplinas em si, pode ter certeza que não existem melhores professores que realmente entendem as dificuldades dos alunos do que os que dão aulas em cursinhos, são verdadeiros psicólogos, meio que os irmãos mais velhos, além obviamente do conhecimento e da didática excepcional.
Pô, me identifiquei muito. Eu curso engenharia mecânica na UFRJ campus Fundão e achei que seria mil maravilhas, tipo "uau, vou me aprofundar em física e matemática ", só que eu tô ODIANDO física e matemática agora; criei um desgosto enorme. Principalmente por causa dos profs, as aulas em sua maioria são ruins.
Comigo foi bem parecido, achei entrando que teria aulas de mat e fis incriveis e que as aulas seriam muito melhores que o cursinho... mas foi só desgosto, até alguns meses atras também pensava que estava odiando matemática, mas ai depois de refletir um pouco percebi que amo matemática, só odeio o ensino da faculdade mesmo.
Mesma coisa aconteceu comigo, Física - UFMG
Acho que te conheço, tbm cursei aí, mas tranquei por motivos de trabalho. Tu entrou em 21.2?
6:57 eu estou indo pro ita por querer fazer aviões militares, curso de engenharia é caro e o único meio q encontrei é esse. vejo muito gente entrando por ser dificil e desafiador, mas não pra parte ''aeronáutica'' da coisa, mas sim pela matemática avançada
Mano, sendo bem sincero, esse é um nicho quase morto aqui no Brasil, se você quer isso, provavelmente vai querer ir pra EMBRAER, mas ainda assim participar da construção de um avião é bem dificil, de avião militar pra ser mais específico acho quase impossível porque o Brasil não liga pra isso.
Epcar depois Afa é melhor
@@SoleniokckAFA seria para ser piloto de caça. Como que seria para construir aviões militares?
Você é um dos poucos que realmente precisa do ita. A imensa maioria só quer o status,não está nem aí pra profissão!
Tanto para militar como para civil aqui no Brasil é muito difícil?
vlw dms, vídeo esclarecedor!
Que vídeo bom mano deu até vontade de ser alguém na vida
tu falou sobre mecanica quântica e como se espera ver essas coisas no ITA, eu nao sou do ITA, sou de federal de interior inclusive (nao pude me mudar pra cidade grande), e lá eu estou estudando fisica quantica, mais precisamente informação de fisher de operadores medida fazendo engenharia elétrica, talvez até publique um trabalho com dois professores indianos. Então quem realmente nao pretende ir pra instituto militar e acha que vai estar perdendo oportunidade específicas nas exatas, fica tranquilo. Talvez eu dei sorte de encontrar um professor que trabalha com fisica quantica, mas tentem, talvez vocês tenham sorte também.
@@ezequielhugo sendo sincero, a mecanica quantica daq é uma bosta, nao vale a pena vir pra ca pra ser pesquisador kkkkkkkk
Eu não me canso dessa voz! Geleia!
o homi está de volta
Voltou ADM!!!!!!
Queria saber se existem competições, olimpíadas e projetos no ITA e se essas atividades ajudam a entrar no mercado de trabalho ou estágio?
O brabo voltou
Alguma hora ou outra eu teria que voltar!
só demorou 1 ano e meio pra isso kkkkkkkkkk
Faço Poli-USP e achei até absurdo o quanto o seu relato pode ser quase que copiado para o caso da poli kkk (sem ser a parte do militarismo)
caraca , sérião? não quis generalizar pra todas as faculdades pq realmente não sabia como era em outros lugares, mas você dizendo isso me faz pensar que talvez todos os lugares sejam assim mesmo kkkkkkk
O pessoal acaba romantizando muito um lugar achando que tudo lá é bom, que as aulas são espetaculares e não sei oque, ai chegam e quebram a cara.
Meu chefe/amigo fez usp eu faço UERJ. Pra ser sincero a minha experiência em qualidade das aulas e dos professores tem sido melhor que a dele! Agora no 5 período que eu fui ter um professor efetivamente ruim. A escolha da turma (quando é possível) faz muita diferença também.
A principal questão da usp é o vale de oportunidades, principalmente se estamos falando em med, Harvard, médicos especialistas renomados e o HC que tem potencial de ser um dos melhores hospitais do mundo - pelo menos eu acredito nisso.
KKKKKKKKK EU FAZENDO AVIÃO EM CASA SOZINHO EM MENOS DE 1 MES KKKKKK ISSO SÓ ME FAZ QUERER ENTRAR MAIS NO ITA
Cara, você fez um video de como passar no ITA, agora faz um vídeo de como não passar no ITA. Thanks
Não ironicamente você me deu uma boa ideia de vídeo
Kkkkkkkkkkkkk. Boaaaa
Ahh, mais um inscrito. É nós
Bom dms, Edson
Obrigado pelo vídeo bastante informativo, Edson. Ouvi dizer que eles alunos do ITA são bastante acuminados, chegando até mesmo a invadir os servidores de bases militares. Imagino que deve ser um instituto de alto nível com professores à altura!
Realmente, ouvi um caso de um aluno que invadiu os servidores do IPEV, loucura não é mesmo?
scragbadun
Finalmente um cara q tem uma opiniao sincera sobre o assunto, vlw pelos conselhos mano! Não vou fazer ITA mas entrei numa federal dahora e precisava escutar algm com os pensamentos parecidos com o meu
Obrigado mano!
De fato, muita gente pensa que estando numa federal, o abismo entre o ITA e a faculdade federal é gigante, mas isso é mentira, creio (com base em porra nenhuma) que o pessoal da federal e de outras faculdades consigam aprender mais que a gente.
Experiencia muito parecida kkkk, dps do primeiro semestre aquele gás e mentalidade de estudo e "amor" pela matematica, fisica passa, e vc passa a se dedicar para outras coisas e menos para as materias da faculdade
Também pensava assim, ai percebi que é só o sistema educacional tentando fazer você pensar que não gosta de estudar.
Mas aparentemente faculdade é realmente uma desgraça em todo o canto então kkkkkkkkkk
6:53 esqueceu de dizer que a expressão dar/meter o gagá significa estudar seriamente
Finalmente!❤ Posta mais vídeo!!!❤, tipo sua rotina se vc puder
Vou fazer esse vídeo assim que voltar de férias!
Se eu conseguir muito provavelmente eu vou gostar, gosto muito de conversar, mas essa questão das aulas me deu uma desanimada
é foda manim, infelizmente aqui é assim, sei que pode parecer meio desanimador esse fator, mas quando tu chega aqui ele deixa de ser tão relevante assim.
Algo que talvez melhore: provavelmente quase toda faculdade é assim, professores medianos pra ruins são maioria e os bons são poucos.
A parte boa do Ita é justamente o prestigio e as conexões que você faz lá dentro que podem te ajudar no mercado de trabalho
"Vixi, só de ouvir falar, dá até um arrepio, slk"
Faz um vídeo sobre as engenharias que tem aí dentro
Bom vídeo.
Brabo demais
Edson, quando vc vai liberar a opção "seja membro"? Quero te apoiar no seu crescimento acadêmico e profissional!
Que loucura, pensei que se eu passasse no ITA, já poderia escolher a carreira de engenheiro aeroespacial. E como funciona essas notas? Quais são as engenharias com maior nota de corte e procura?
A minha turma é a primeira a ter esse processo de escolha de curso com base nas notas dos 3 primeiros semestres, então a gente não tem muita noção da nota de corte ainda.
Oda gênio
oda gênio demais não tem jeito
zoro sola.
Merece um G loco
@@shaviskaya1509 bom dia skylab!
Pergunta sincera irmão, vc sente como se estivesse sendo recebido e tratado como um futuro pilar do Brasil em revoluções tecnológicas e breakthroughs, ou não existe esse cultivo/sentimento no ar ainda?
claro que não KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Brasil ta nem ai pra revoluções tecnológicas, somos mão de obra barata pra outros países e empresas estrangeiras.
mesmo a tão famosa "embraer" daqui , paga uma miséria pra estágio e pra emprego fixo (comparado a outras empresas como boeing , airbus), isso sem falar da tecnologia ultrapassada
Fala mano, tudo certo?
Eu tenho um sonho de passar no ITA, minha tia trabalha na Embraer há quase 30 anos e praticamente toda a minha família por parte de mãe mora por lá. Sou do RJ, então além de poder cursar o ITA vou poder conviver mais com eles.
O problema é que descobri o ITA bem tarde, estou no 3o ano do ensino médio e depois da pandemia eu praticamente não estudei mais (não que eu estudasse bastante). Vejo relatos de pessoas que estudam desde o 9o ano e fizeram olimpíadas, enquanto eu ficava o dia inteiro na rua ou jogando kkkkkkkkk não sinto inveja, pelo contrário, mas fico desanimado pensando no tempo que eu perdi sem estudar (teria que começar do zero).
Sinto que tenho facilidade de aprender, foi assim que me dei bem nas provas da escola sem estudar, mas falta aquele algo a mais. Acha que eu devo alimentar esse sonho? Tenho 17 anos, posso até estar novo, mas nessa idade parece que qualquer perda de tempo é um pecado capital, até para coisas boas além do estudo.
Mano, acho que é super válido alimentar esse sonho porque você ainda ta muito novo e tem muito tempo pra estudar.
Ja era pra ter começado ontem mano, ta mais novo que eu, vou fazer 19 e to estudando pro ITA também, sonho é sonho e se deus quiser, vai dar tudo certo🙏🙏🙏, siga em frente também
mano pelo que vi idade maxima para ingressar no ita e ate 23 anos karaio man tem para p0rr4,boa sorte
cara, como foi sua virada de chave na época que tava estudando pra passar? a partir de q ponto e em quanto tempo tu pensou: tô realmente pegando o jeito e tô no caminho certo. E se conhecer algum curso bom que ajude a pegar um bom embasamento
nenhum momento foi assim, infelizmente estudar tem isso, tu pode estudar errado por 3 anos e só perceber depois desse tempo, eu sabia que tava dando certo porque eu tinha uma confiança muito alta em mim mesmo.
27:00 Lendário esse avião tá
Cara parabéns pela sinceridade. É muito bom quando não há romantismo sobre um instituto pois o pessoal faz parecer mil maravilhas.
Em relações aos cursos você acha que vale a pena fazer no ITA mesmo ou é substituível por uma federal? Em outras palavras, tipo se soubesse que o academico era fraco tentaria fazer o curso numa federal?
Obrigado maninho!
EU não tenho como me botar na pele de alguém que vem para a faculdade puramente pelo quesito acadêmico (eu não consigo me imaginar assim), mas se fosse pra tentar me incorporar em alguém que gosta *muito* do ramo acadêmico eu realmente não viria pra cá.
Agora, me botando na perspectiva de uma pessoa comum, é exatamente o que eu falei no vídeo, eu ainda viria pra cá porque querendo ou não você tem um conforto bem grande (alojamento, pessoas ao redor, auxilio financeiro), conforto esse que pode usar pra não ter que se preocupar em trabalhar por exemplo, e botar esse tempo pra se desenvolver pessoalmente. E esse tipo de coisa eu não teria em uma federal.
Vc pode entrar em uma iniciativa mesmo escolhendo ser militar? Não depende de ser civil ou não?
Pode sim , não tem nada a ver uma coisa com a outra, eu participava de 2 ano passado e hoje participo de uma.
Fala um pouco do exame de saúde que você fez, essa parte e que me pega
Mdsss olha o áudio da grande polêmica 😂😂😂
Salve Edson. Cara, uma dúvida em relação à escolha do curso, vc sabe se aparentemente vai precisar de uma nota muito alta para escolher os cursos mais concorridos, tipo computacao e aeroespacial
Então mano, na verdade a gente ainda não tem uma noção muito boa, nossa escolha de curso vai ser a primeira e vai ser em outubro, eu imagino que a nota de corte pra comp seja alta, imagino que deva girar em torno de 8.8 , pra outras eu não consigo imaginar muito, porque aqui dentro as preferências das pessoas mudam muito.
Mas quando tiver a escolha de curso eu volto aqui pra comentar e falar quanto foi o corte de cada curso.
ahh entendi, valeu demaisss mano, boa sorte na escolha do seu curso
Salve edson. Com sua atual experiencia acredita que o ita vale o esforço? Digo no sentido de diferencial no mercado,ou acredita que seria possivel obter resultados semelhantes numa faculdade federal?
Mano, sobre isso, minha experiência ainda vai ser meio inviezada pelos meus ideais porque querendo ou não, eu não estou no mercado. Mas eu acho que vale sim o esforço, porque não é só o ITA em si, assim como eu disse no vídeo, aqui tem a comunidade e isso vale bastante.
Não é só isso, todas as pessoas que estão aqui estudaram muito e por isso tem uma base de conhecimento e de disciplina muito maior que em qualquer faculdade federal, e o fato de todo mundo aqui ser muito bom te mantém em um nível alto também porque se você deixar de se esforçar por um tempo ja vai ficar muito pra trás, em resumo, a comunidade em si já bota uma régua de qual nível você tem que estar. E isso não tem em faculdade federal nenhuma.
Então, sim vale o esforço, pelo ambiente que você vive quando passa, vale a pena.
Opa Édison, com quantos anos passou no ITA e como foi sua trajetória?
Comecei a me preparar esse ano
Eu passei no ITA com 17 anos e comecei a me preparar com 14 anos, eu falo disso no video de como se preparar pro ita desde o ensino médio.
No ita as aulas de matematica são puramente aplicadas? Tipo eu tava vendo uma palestra de topologia no espaço de hardy e fiquei muito interessado.
na verdade as aulas de matemática do ITA são iguais a de qualquer faculdade, com a diferença é que é infinitamente mais dificil.
Que papo é esse de que tem gente que vai pra fortaleza?? Se eu for quero ficar em SP, tem que tirar uma nota x pra ficar em SP?
tão fazendo o ITA em fortaleza mano, em tese ele ta no edital da T29 em diante então não tem como saber de nada.
23:26 escolha de música insana tá
O iteano voltou kk, como está mano?
to excelente mano, aproveitando as férias pra dar o gás nos meus projetos!
Entendi! Eu queria fazer uma pergunta se não for um encomodo, sera que eu consigo estudar pro ITA? porque eu sou 2°ano do ensino médio e é período integral;-;
@@user-zx5sx5mw3i claro que consegue mano, é só fazer igual eu fazia: cague pra escola, inclusive, acho que hoje em dia é ainda mais plausivel fazer isso por causa do novo ensino médio , não é? Eu falei no video de como estudar pro ITA , que eu mesmo não ligava muito pra escola e isso me fazia tirar muita nota baixa.
Boa noite, Edson. Obrigado pelo vídeo esclarecedor, uma dúvida: Caso o aluno tenha um baixo desempenho acadêmico (aluno da ativa) e venha a ser desligado, ele ainda precisa pagar essa multa horrorosa? Achei que ela só era aplicada quando o cara abandonava o posto de militar logo após se formar na ativa. É muito comum desse desligamento por baixo desempenho acontecer? Abraços do Farias Brito, valeu!
assim, desempenho acadêmico só desliga se sua média ficar abaixo de 5. Mas se essa for a causa do desligamento então não tem multa.
Normalmente é dificil ocorrer um desligamento assim, mas toda turma tem alguém que isso acontece
Média de uma matéria ou do semestre inteiro? Ouvi dizer que se o iteano reprovar em uma matéria, somente por causa de nota baixa, já viria a ser desligado(oq eu sinceramente acho muito difícil de ser somente por isso)
@@felipesteinck6984 na verdade é isso mesmo, se alguma matéria sua tiver média abaixo de 5 você desliga direto.
Ai o cara dedica a vida pelo ambiente e o H8 e mandam o cara pro Ceará fazer uma engenharia que ele não quer kkkkkk t29 vai ser tenso
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK ainda bem que eu passei antes, esse daí é o maior terror que eu posso imaginar
vai ser literalmente uma guerra por nota, se o cara for mal vai ser expurgado por ceará
mds isso é serio? eu pensei q a galera seria enviada pro lugar mais próximo deles, nao acredito q tem chance de eu passar no ITA e ir pro limbo do nordeste 😢
Só no terceiro ano, por nota
Infinite ♾️ infinite always forever infinite eternity siempre infinito
voce acha que todo o esforço depositado na preparação valeu a pena?
E se voce voltasse no passado faria tudo de novo?
por incrível que pareça vale a pena kkkkkkkkkkk, mas é aquilo, vale a pena mas o acadêmico é extremamente negativo e pesa demais.
Luffy na thumb 🫀🔥❤
Você tem/teve aula com o Ivan Guilhon?
Sim, tive aula com ele esse semestre, e sendo sincero, não achei lá grande coisa, e grande parte da minha turma achou o mesmo, e ainda assim, se for comparar ele com outros professores daqui do ITA, ele foi um dos melhorzinhos.
mano, as oportunidades de estágio no ITA sendo militar sao muito diferentes quando comparados ao civil? tipo, ir para outros países e pa, que nem voce falou do seu amigo q foi pro japao
Mano, sobre isso eu ainda sou meio leigo, falando a verdade mesmo, mas como militar não pode estagiar diferente de civil , naturalmente as opções pra gente diminui . Mas no quesito competições (de poder ir pra fora ou não), creio ser praticamente igual tanto pra civil quanto pra milico.
no final, tem realmente as aulas de física quântica??
aulas de física quântica eu ainda não tive, eu *acho* que tem um pouco no semestre que vem, mas deve ser algo bem carteado. me lembro que tive algo parecido com fisica quântica no primeiro semestre do ITA mas foi algo extremamente jogado pra gente, quase nada de didática e uma decoreba bem chata.
cara, que triste, mas legal você flar sobre isso, realmente não vemos muitos comentários sobre, parabéns
Como funciona a questão da reprovação em disciplinas no ITA? Em faculdades normais é comum várias pessoas pagarem cálculo I, II ou III várias vezes antes de passar (entre outras matérias) no ITA acontece mto disso tbm?
No ITA não tem isso, não tem como pegar uma matéria em outro semestre. Se você reprovar em uma matéria (nota ficar entra 5 e 6.5) do semestre, você tranca o ITA por 1 ano e volta no mesmo semestre, mas se a média em uma matéria no semestre ficar abaixo de 5, então é desligado direto do ITA.
27:55 como assim aprender a falar? Entendi não
Eu quis dizer nessa parte que querendo ou não, toda iniciativa tem a parte que você vai ter que aprender a falar, seja pra se comunicar com a sua equipe, pra conseguir patrocinio, pra dar aula ou pra dar alguma palestra, enfim, pra qualquer coisa, você vai ter que desenvolver sua comunicação em *qualquer* iniciativa. Comentei disso porque o pessoal acha que se entrar numa iniciativa , vai fazer coisas só relacionadas ao conteúdo da iniciativa, e isso não é verdade.
Tu me fez ter algumas dúvidas, como você escolhe o curso que você quer depois de 1 ano, houve muitos casos que a pessoa não conseguiu o que ela queria? Se sim, teria algum meio de conseguir esse curso sem ter que cursar o ITA novamente?
Bem, ninguém sabe de muita coisa quanto a isso porque minha turma é a primeira a cair nesse modelo. infelizmente pras próximas turmas, além de escolher o curso após o 1 ano e meio, também escolherão o campus do ITA que vão participar (porque vai ter o curso de energias e mais algum curso no ceará), então se você acabar por escolher (ou sobrar né kkkkkkkkkK) engenharia de energias, a partir do terceiro ano você vai ser exilado pro ceará.
Mas sim, muitas pessoas não pegam o curso que realmente querem, mas no fim das contas, ninguém aqui vai trabalhar com engenharia, então a gente não fica muito abalado quando isso acontece.
Poxa... isso me desanima um pouco a fazer, pois não sei quantas vagas normalmente são em cada curso e não sei se cada curso tem cota pra civil e militar ou é tudo junto
Edson eu tive 2 dúvidas aqui, a primeira é qual seria a engenharia mais disputada e a segunda é desse novo negócio de militarismo, se eu não quiser ser militar tem como eu ser?
A engenharia mais disputada aqui é a de computação, e sim, se você não quiser ser militar você pode escolher isso, mas agora essa escolha vai ser por nota, 120 vagas pra civil e 30 pra militares ao final do primeiro ano.
Ow Edson, tu sabe me dizer quantas vagas teve do seu ano de cada engenharia? Sei que antes desse sistema mostrava cada vaga de cada curso e até a "cota" dos optantes e não optantes
@@TobhyiasYA Ah mano, sendo bem sincero eu não tenho ideia de quantas foram pros civis, mas pros militares foi algo do tipo: 8 pra cada (comp,aesp,aer,ELE) e pra MEC e CIVIL foram 3 (era algo assim)
pra civil eu realmente n sei
Qual tipo de cursinho a maioria da galera que passa fez?
A maioria que passou é de um dos 3:
ari de sá
farias brito
poliedro
14:31 collab insano?
Uma dúvida que eu sempre tive... Alunos do ITA podem fazer cursos operacionais do exército? Digo, aqueles que optaram por carreira militar. Se sim, como é a visão do ITA quanto? Muita gente faz? É raro?
cara, nunca ouvi falar. Mas tenho quase certeza que ninguém nunca fez, porque ninguém aqui se interessa por fazer isso, a quantidade de pessoas que escolhem ser militar e saem depois é extremamente alta, só dai ja da pra entender o porque ninguém nunca fez.
Entendi... que pena. Gosto do ITA, e dos cursos de engenharia. Mas me interessei também sobre os cursos operacionais de oficiais. Só que eu nunca vi ninguém comentar sobre os dois juntos kkkkkkkkkk legal escutar de alguém que já estuda aí!
👏👏
cara, quero fazer o ita, tenho 17 anos, é tarde ?
Nem de longe
e 19?
@@ZeroFake Da também!
Cara pretendo entrrar na unicamp com foco em carreira acadêmica. Tenho 24, acha tarde ?
Se eu te falasse que fosse, você desistiria?
Não. Obrigado pela sábia resposta
Qual a diferença de ser militar ou não? Tem muitas diferenças?
A diferença é que um ganha 7200 no terceiro, quarto e quinto anos e o outro não kkkkkkkkkk.
é literalmente isso, são pouquissimas obrigações pra militares, só tem 2 formaturas por semana e como aluno vc ganha 1574 e como aspirante (3 ano pra frente) vc ganha 7200 fazer nada.
A única coisa que tem é que militar não pode estagiar na faculdade e civil pode, mas isso é bem carteado, já que basta não ter contrato pro militar poder "estagiar".
Quantos anos vc levou pra passar no ITA?
4 anos, estudava desde o meu 9 ano em 2019 e passei em 2022
topeira
CAVANDO NUM BURAAAAAAAAAAAAAAAACO
por que tem a porra do luffy na thumbnail porra!!!!
da próxima vez eu vou botar sua mãe na thumbnail.
sacanagem
@@VinicinMaloqueiro KKKKKKKKKKKKKK
Tem muitas festas do pessoal aí no Ita?
Então, eu não sou muito de ir em festa então não sei responder com tanta precisão, mas vendo de fora eu julgo ter bastante festa até, tanto nas festas internas (com o pessoal do alojamento) quanto as festas externas (que a gente vai).
22:10 KKKKKKKKKKKKKKKK
Po mano, não sei se alguém te perguntou isso, mas como são as "oportunidades" ai dentro do ita? Voce julgaria que são diferentes de uma faculdade renomada "USP/UNICAMP/etc"?
Me interesso muito no ita por conta disso, queria seguir carreira privada mesmo, você diria que o "ITA" em si pesa muito na carreira do cara ou nem tanto.
E por último, saber diferentes línguas estrangeiras ajuda nessa parte das oportunidades? Atualmente eu sou fluente em inglês e alemão, to me aperfeiçoando em japonês.
(Duvidas sinceras, agradeço de já mano)
Mano, sendo sincero, não gosto muito dessas perguntas porque forçam a ver "Oportunidades" como algo coletivo (pra mim não faz sentido perguntar as oportunidades de um lugar ou uma faculdade se quem faz a oportunidade é a pessoa e não a faculdade)
Então é aquilo, se for pra responder, eu diria que aqui tem maior oportunidades sim, mas por um motivo óbvio: as pessoas aqui são mais disciplinadas e a comunidade "se joga pra cima", então naturalmente, em média, as oportunidades que as pessoas conquistam aqui são melhores que em outros lugares, não necessariamente pelo o que a faculdade em si oferece (até porque eu não teria como comparar isso, já que eu não sou da unicamp ou da usp).
Sim, ter domínio de mais de uma lingua te ajuda bastante , ainda mais se tu quiser ganhar em dólar.
3:30 muito noob, não tem como
Opa mano,vou fazer uma pergunta bem inconveniente,qual é a faixa salarial de um formado no ITA em computação,caso vai para uma bigtech ou para o mercado financeiro e consultoria
Mano, sendo bem sincero, impossível medir isso,
primeiro que não é por que o cara formou em computação que vai trabalhar com isso, e também não é porque alguém NÃO se formou em computação que não va trabalhar com computação.
Tudo isso de faixa salarial no fim depende de você e não do ITA.
E também não é como se tivesse só essas 3 opções pra os formados, aqui no ITA não tem uma porta mágica que nos transporta pra esses empregos.
Fala Edson, sou novo aqui no canal, mas não poderia deixar de pedir um conselho. Tenho um estudo focado na ESA/EEAR, mas sinto que não estou preparado. Mesmo sendo de realidades diferentes, tem alguma dica ou algo que posso seguir? Tenho 19, tenho o sonho de passar esse ano! Obrigado ❤
Mano, normalmente eu não tenho dicas genéricas assim não kkkkkkkk, as dicas que eu me lembro são os vídeos que eu faço no canal, a única coisa que posso falar é pra você ter persistência, porque as vezes a gente acha que ta indo mal mas na prova acaba indo bem.
So de ouvir a voz tu deve ta morto por dentro kkkkkkkkkkk
kkkkkkkkk, realmente você apontou fatos agora.
Salve Edson, tudo bem?
Ai no ITA vocês tem algo relacionado a desenvolvimento de jogos?
Trabalho com desenvolvimento de jogos hoje, inclusive se quiser dar um pulo no meu canal e vai ter coisas que talvez vai curtir.
Sinto que no Brasil a galera só aprende a usar o que tem pronto e não busca estudar os algoritmos a fundo e por isso a gente acaba ficando um pouco limitado ao 2D.
Até tem uma iniciativa que visa isso, mas eu não me prenderia a isso pra alcançar um nível maior do que o que você tem atualmente. Afinal, é o que eu disse no vídeo,o nome é INICIATIVA.
Mas claro, você vai conseguir entrar em contato com várias pessoas desse meio aqui, e isso sim vai fazer você potencialmente se diferenciar mais ainda.
Oi tenho 16 anos e estou no 1 ano acabei de conhecer o ita queria entrar so queria saber da onde começar poderia me ajudar vc tem um grupo no discord ou algo do tipo
Tenho os grupos que tão na descrição dos vídeos mais recentes, entra lá!