Excelente, Vernaglia! Nada me incomoda mais que alguém que vê uma foto minha e diz "sua câmera deve ser muito boa". Seria como elogiar um prato do chefe de cozinha dizendo "você deve usar um fogão muito bom". Vejo colegas reclamando com excelentes câmeras no armário, mas são os que saem para fotografar que tiram as melhores fotos, independentemente do equipamento. Abraço e boa semana.
Blz! concordo, mas uma full freme ajuda e muito em um evento anoite não tem como negar! mas hoje e muito fácil fazer um click como vc falou. parabéns pelo video
Tudo isso faz muito sentido, também concordo. Me motivou mais ainda a continuar usando minha D5100 comprada ano passado para tentar evoluir minha fotografia.
Qualquer camera porque se no passado os mitos da fotografia ja faziam artes perfeitas ou seja e só estudar estudar e estudar😅😆😆😆 parabéns grande mestre
Quase 2022 e o vídeo está mais atual que nunca. Sou fotógrafo de surf e vejo muito essa conversa de câmera é "tudo "mas esquecem que quem faz a foto é o fotógrafo. Forte abraço do Rio de Janeiro
Excelente Armando! Acredito que bater nessa tecla nunca é demais...Muita gente não entende que a câmera é uma FERRAMENTA. Se vc não sabe utiliza-la, nunca estará satisfeito.
Perdoe-me mestre!!! Esse vídeo destruiu tudo quanto é mimimi que já vi na web sobre o assunto... Não sobrou pedra sobre pedra nos escombros do ego de certos "gurus" da fotografia... Por fim, agradeço pelo conteúdo mais relevante que já vi sobre mediocridade, senso crítico, sinceridade e verdade sobre fotógrafos contemporâneos. Muito obrigado por eliminar as escamas dos meus olhos!!! Muita luz e sucesso!!!
Bixo, eu sou um inscrito e fã assíduo do VernagliaJr por conta de sua lucidez e solidificação da verdade que muita gente precisa ouvir, parabéns VernagliaJr, eu tenho você como inspiração e ainda irei te conhecer pessoalmente, forte abraço !
Vernaglia, você me deu um insight agora. Essas palavras chave "Senso Crítico", esse poder de "Autojulgamento" é algo importante e que precisa ser refinado em qualquer atividade. Na cartilha de administração temos a definição de que a "Competência" é formada por Conhecimento + Habilidade + Atitude, todavia, o sujeito só detém autossuficiência intelectual se houver isso que você pautou: "Senso Crítico".
Essa ideia se aplica demais para a nossa vida em vários campos, e se formos pensar, é uma habilidade que anda cada vez mais em falta, muita gente está terceirizando pensamento, não pensa para formar opinião, pega opinião pronta das redes, dos contatos, das influências, essa habilidade de crítica sobre o próprio pensamento é uma ferramenta filosófica indispensável, e cada vez mais deixamos isso de lado na correria da vida.
Armando concordo com vc, falo isso todos os dias, sou da época da fotografia analógica, cliquei muitos casamentos com filmes iso 100, 160 e 400, fazíamos o evento com 8 a 10 rolos de filmes e gostaria de ver muitos colegas passar por essa experiencia, acho que seria um grande aprendizado, abração amigo!
Nem comecei e já escuto o mesmo ditado de minha mãe: Pare de reclamar do que vc tem, estude e pratique mais para ter o melhor. Mr. Armando esse vídeo é a espada que corta o mi mi mi de muitos. Sinceridades assim que todo iniciante e até mesmo profissional precisa ter em mente e em vida. Sucesso!!! (avisa qndo tiver works aqui no RJ -> não quero perder)
Bah vivi muito desta parada!!! Estudante do instituto de artes na UFRGS há 25 anos a trás ! E vivo até hoje de fotografia e já peguei disso tudo!!! Ótimo pontos apontado!!!
Só falou verdades. Muitas vezes a gente reclama de barriga cheia. Consegui minha 77D com lente 24mm e uma 55 250mm. Vou clicar e estudar muito. Obrigado pelas palavras !!!
Por mais paradoxal que seja, parece que o problema é justamente o excesso de facilidades e recursos disponíveis atualmente. Com menos recurso o que lhe sobra é enxergar uma boa cena/foto, é achar uma boa cena/foto, é criar uma boa cena/foto. Sou iniciante no fabuloso mundo da fotografia e ela (ainda) é um hobbie pra mim, mas esse assunto que vc trata extraordinariamente no vídeo já foi uma preocupação, então decidi fazer um exercício: fotografar em prioridade de abertura, foco automático no ponto central. A intenção era me preocupar menos com as questões tecnológicas e dar atenção máxima a minhas composições. Isso me ajudou bastante, comecei a observar mais o ambiente, melhorei muito minha sensibilidade e meu olhar. Fiz isso por algum tempo e percebi que a minha fotografia evoluiu. Ótimo vídeo, parabéns!!!
Este vídeo é aquele tapa na cara que todo mundo precisa levar pra sair da zona de conforto e deixar de mimimi e correr, realmente, atrás do que importa. Aprendendo muito com o canal. Parabéns!!!
Perfeito! Comecei a investir (tempo, energia, dinheiro) na fotografia recentemente (antes, por alguns anos, apenas se tratava de um hobbie levado a sério), e apesar de sempre ser naturalmente um tanto autocrítico, é sempre bom reforçar. Percebo que hoje em dia 5 a cada 100 fotos que faço posso considerar como boas, e estas eu imprimo e fico admirando em minhas mãos, com felicidade e lembrando do contexto e processo até chegar naquele resultado, ainda mais pelo fato de ter feito as fotos em modo totalmente manual, com minhas decisões. Acho importante ter esses momentos prazerosos de contemplação do próprio trabalho. As vezes quando olho minhas fotos do passado, já sinto uma certa vergonha em primeiro momento, pois meu senso de estética mudou e evoluiu ao longo dos anos, mas logo penso era um degrau necessário do meu processo de aprendizado. Enfim, tenho que evoluir muito ainda para chegar ao ponto de começar a ter renda a partir da fotografia. Armando, muito obrigado pelo vídeo.
Tenho 18 anos e to aprendendo fotografia com analógica, ta sendo uma verdadeira experiência meio ao mundo digital. Sempre errando muito,mas cada acerto é uma alegria incomparável.
Excelente conteúdo, o mesmo vale para a vida, para tudo que fazemos. Confesso, contudo, que não resisti à risada no momento em que disse "a noção de que aquilo que acabou de fazer é absolutamente um lixo" hahahaha As pessoas precisam aprender, ainda que seja difícil, a serem humildes nesse mundo em que querem mostrar que são excelentes em tudo.
É uma noção dolorosa, mas que temos que desenvolver... tem vezes que tenho uma ideia, corro atrás, produzo, aí olho na câmera e penso "onde diabos eu estava com a cabeça para colocar todo esse esforço e tempo nisso aqui?" :D Faz parte... vivemos aprendendo.
Um dos melhores videos que eu ja assisti sobre fotografia!!! Inclusive deveria ser o primeiro video a ser assistido por quem esta pensando em comecar a fotografar, seja por hobby ou profissionalmente.
Até hoje as fotos que fiz que mais renderam postais, publicações e feedback foram com uma antiga Câmera Sony H1 e a Canon Rebel T1i... hoje tenho Canon 5D Mark III e ainda não cheguei nem na metade das fotos meritórias de outrora! Uma coisa é certa que o Vernaglia comentou: Estude, apure o olhar, senso crítico... há uma diferença enorme entre um leigo dizer que a foto é linda e um profissional dizer que a foto está linda!
Simplesmente perfeito, mestre! Parar de pensar exclusivamente no equipamento e começar a estudar e se preparar melhor. A famosa pecinha por trás da câmera.
Concordo 100%. Estudo fotografia a mais ou menos 2 anos, que foi quando comprei minha primera camera. Nas minhas fotos de hoje vejo que tive uma evolucao tremenda, principalmente na parte tecnica. Mas ainda vejo que tenho um caminho MUITO longo até me tornar um bom fotografo. Continuo no meu aprendizado e pratica diaria.
Você disse tudo e pra quem tira fotos como a gente sempre vem a pergunta das pessoas "Que câmera você usou?", e ter que responder sempre que não é a câmera o importante é cansativo. Aqui na minha cidade um cara cresceu muito fazendo fotos bem "ok" de casamento, as vezes pessoas ruins acabam ganhando uma grande atenção também, né? Parabéns pelo vídeo!
Puxão de orelha do mestre é sempre bem vindo, já vi fotografo postando foto de casamento no Facebook que parecia mais que o cara tava fazendo aquilo pra espantar possíveis clientes.
Já vi o mesmo, é lógico que nem todo trabalho temos condições ideais e em alguns casos as imagens não ficarão perfeitas, temos que ter noção disso até para saber o que devemos e o que não devemos postar na internet. Nosso portfolio tem que ter o nosso melhor... e se o melhor de algumas pessoas é isso que vemos por aí, imagina o que seria o pior...
Pior é que tem um batalhão desses despreparados dando cursos ensinando como buscar o clique perfeito. Precisamos de mais mestres old school, com bagagem e conteúdo como você. Parabéns pelo teu trabalho!!!
Obrigado. Acho que tem espaço no mercado para tudo, e com o tempo o próprio mercado vai filtrando, o tempo e o mercado só deixam passar os mais teimosos e os que se preparam mais. Se estou aqui por mais de duas décadas, então devo ter me preparado bem e sou bastante teimoso. :D
Essa comparação com os grandes nome do passado me fez lembrar do "Ligeiramente fora de foco". Além de todas as limitações que você citou, ainda fotografar em meio ao armamento bélico pesado, com cadáveres de todos os lados.
Exatamente, sujeito com câmera de filme, toda manual, arcaica, no meio de uma trincheira e fotografando, hoje nós, com toda tecnologia, só reclamando da vida...
Falou tudo!Na fotografia,assim como na vida,estamos sempre aprendendo algo novo,e essa é a graça,sempre tentar nos superar cada dia mais através do conhecimento.
Armando, sou um grande admirador do seu canal e da clareza e coerência dos seus cometários, já fotografo não profissionalmente desde os 16 anos de idade, hoje tenho 57, e agora estou me profissionalizando, que nem você diz, estudo como um cachorro, e trabalho bastante, e tenho uma Nikon D3200 e uma D7100, tenho as lentes do Kit e uma 50 - 1.8 e tenho feito fotos de eventos que tem me rendido alguns elogios, mas não por causa do equipamento, mas pelo tempo que tenho dedicado aos estudos, e a partir do próximo ano devo viver só da fotografia e da aposentadoria que conquistei trabalhando em empresas na área administrativa. Estudar é fundamental, estudem, estudem e estudem só assim sua foto melhora. Valeu Armando. !!!
Ótimo vídeo Armando! Sou novo pelo canal e vim conferir por indicação do Cezar Augusto Parabéns pela sinceridade e integridade em seu discurso, com certeza ganhou mais um inscrito. Sucesso.
Ja aconteceu comigo de tirar 36 fotos e nao ter puxado o filme, ainda bem que eram fotos caseiras!!! Não tinha travado o filme no cilindro do motor de tração
Parabéns pelo excelente vídeo! Uma das minhas maiores decepções com a fotografia foi em um evento familiar quando peguei emprestado uma 5D Mark iii com a lente 85mm 1.8. Quando baixei os arquivos no meu computador tive uma horrível sensação. Parecia que as imagens eram idênticas as que eu fazia com a minha T4i!!! É claro que analisando depois com calma, percebi as vantagens do sensor Full frame no desempenho de baixa luz, nível de detalhes, ruído, etc. Aí percebi que são o conhecimento e a prática os fatores mais importantes na fotografia.
Como sempre Vernaglia botando pra quebrar nos vídeos, sou teu fã! Hehe, tenho tbm uma t6i, e ia vender a um tempo atrás e iria estar arrependido até hj! Hehe
Salve Armando, para começar gostaria de elogiar a maneira esclarecedora como colocas os seus temas , são de grande valia e ajudam bastante , primeiramente desmistificando a questão sobre equipamentos , fiiz muitos trabalhos com uma 10 D minha primeira digital ,sou do tempo das películas tenho até hoje meu quarto escuro , concordo com você totalmente , equipamentos não precisam ser caríssimos prata realizar uma boa foto , grande abraço e obrigado.
Exatamente!!! O Renato Rocha Miranda, assim como o Andrey Lanhi e o Cézar Augusto fizeram fala sobre o assunto muito semelhante a sua, e concordo plenamente!!
+ArmandoVernagliaJr Muito bom, como sempre! Comparações claras com equipamentos analógicos e digitais e a realidade dos fotógrafos de hoje que querem resultados excelentes sem pagar o preço do aprendizado e da prática da fotografia sendo que, neste caso, é mais fácil culpar o equipamento (as melhores fotos urbanas de hj foram feitas com celulares!). Parabéns pelo conteúdo. Avante! \o
Sabias palavras amigo Armando. Caso seja possível gostaria de lhe pedir um review da Nikon D3400 e desde já obrigado pela sua generosidade conosco.
6 ปีที่แล้ว +1
Armando, excelente reflexão. Minha opinião é que 90% do trabalho e beleza de uma foto depende da peça atrás da câmera - o fotógrafo. É ele que compõe, faz a medição da luz e usa a luz a seu favor ou contra ele mesmo. Um bom sensor, uma boa lente, um autofoco rápido vai te ajudar sim, mas é apenas 10%. De nada vale uma câmera top, se o cabra não sabe o básico de fotografia como flash, iluminação, composição, enquadramento, fotometria, etc. Nesse ramo, conhecimento vale ouro. Grande abraço!
Concordo demais com você! Excelente vídeo! Penso isso mesmo, comecei a fotografar para valer em novembro do ano passado, estou tirando fotos todo fim de semana para treinar o máximo possível, todo dia estudando sobre técnicas e fotografia. Estou tentando tirar o máximo da minha t5i. Sou extremamente crítico comigo mesmo, ainda não acho que minhas fotos estão assim tão boas mas todo fim de semana tenho clientes e até agora não fiz propaganda do meu trabalho, apenas coloco as fotos em minha página. Penso eu que para tantas pessoas gostarem e indicarem é pq estou no caminho certo.
Ótimo vídeo, concordo com você! Gostaria de ver um vídeo sobre a comparação de como era sair pra fazer umas fotos fim de semana há 25 anos atrás ou hoje em dia, naquela época tinha as quantidades pré definidas pelo número de filmes que levávamos e hoje em dia é praticamente infinito o número de fotos que podemos fazer, mas essa modernidade perde um pouco a graça,.....
Sair com filme contado era uma desgraça hehehehe... e sair com muito filme era um incômodo, um trambolho ficar carregando... se ia viajar lá ia um pacote de filmes ocupando espaço na mala, e tinha que fazer inspeção manual no aeroporto pro raio x não estragar os filmes, não tenho saudades de nada disso hehehehe Pode ser que tenhamos perdido um pouco do romantismo da fotografia, mas não troco o que temos hoje não. :D
Excelente... Se me permite: extenda a dica da autocrítica para sair da mediocridade para todo o ramo de trabalho, incluíndo tb oquê vc mencionou sobre a necessidade de estudar para melhorar... Parabéns novamente pelo vídeo. 👌👏👏👏
Excelente vídeo, Armando. Sempre aprendo algo quando resolvo pesquisar aqui no seu canal. Vou parar de reclamar da minha M50...rsrsrs Um belo "tapa na cara" de quem reclama de barriga cheia. :)
Vernaglia, este é meu primeiro comentário em seus videos. Gostaria de registrar que cheguei numa conclusão parecida, depois de fazer um tour com varias lentes muito caras. Percebi que estava tomado por compulsão de compra, interessado apenas em ver o desempenho da lente e deixando pra lá a fotografia em si. Vendi todas essas lentes, consegui recuperar parte do que gastei e voltei para a lente do kit. Aprendi que o grão do ISO alto não é necessariamente um problema, pode até ajudar na composição da foto. Enfim, acho que finalmente estou tendo prazer por produzir boas fotos, e não de ver o quão "sharp" é tal lente. Menos é mais.
É bem isso, ter prazer em fotografar, gostar do que faz, e se depois quiser arquivos de melhor qualidade técnica (que é o que o equipamento pode fazer, melhores arquivos), aí investe com direção naquilo que precisa. Há uma paranoia em lente nítida hoje em dia, aí para ficar mais nítida a lente fica enorme, daqui a pouco tem um pessoal carregando âncora por aí... compra uma lente de 2kg e não aguenta carregar numa viagem... e nisso o prazer se vai. Legal que percebeu isso, dessa forma a fotografia fica bem mais divertida.
Esse é o ponto. Hoje só penso em trocar minha câmera, porque sinto falta de 60f para fazer imagens em deslocamento, se não fosse esse detalhe eu nem pensaria em trocar, meu equipamento no momento está na fase de cobrir meu investimento. Produzo comerciais para canais de TV local e entrego material com qualidade. Muitas vezes o principal está na ideia e não na técnica de captura de imagem.
Tenho uma T5i e trabalho profissionalmente com ela. Esse pessoal de hoje gosta de moleza. Tem preguiça de pesquisar e acabam sendo um arremedo em comparação com fotógrafos do passado, como bem disse o mestre Vernaglia.
Falo muito disso no meu canal, os fotógrafos de hoje procuram fórmula mágica, alguma solução express que faça o cara ser genial nas fotografias que faz... Mas esqueceu que ESTUDO é a essência de tudo, qualquer área e qualquer coisa que vamos fazer na vida... As pessoas vivem mais de tendências do que essência, por isso as fotografias e produções são tão rasas... Sad but true!
Mais uma bela aula tivemos aqui, parabéns mestre !Dentre várias questões ditas ,uma delas, pra mim é das mais importantes,tempo de estudo ,na época que eu estudava música chegava estudar 12 horas ..porque não na fotografia?
+ Filipe Lopes Tenorio Cavalcante. Não resisti a comentar o seu comentário. Somos colegas de um mesmo grupo no Facebook. Bem, eu também estudei (e bastante) música. No meu caso, canto. Estudo até hoje! Vocalizo até hoje. Como fazer, por exemplo, um Winterreise de Schubert ou uma Paixão de S. Mateus de Bach sem muito estudo, muito erro e aprendizagem? É tudo a mesma linha, a mesma rota, o mesmo itinerário. Agora, liberado pra advogar, continuo estudando, canto e direito!! Parabéns pelos estudos de música! Grande abraço e boas fotos!
Amigo Armando, muitas vezes a critica tem a ver com a falta de competência do fotografo. Aqui em Portugal temos um dito que é: Para o mau dançarino todas as salas são tortas.Amigo Armando, um abraço e obrigado pêlos seus vídeos.
O que falta tambem hoje em dia é alguém chegar e falar que a foto não esta bacana sem ser cancelado ou perder a amizade....criticas são bem vindas, na minha época a gente falava que a foto estava uma bosta mesmo, riamos e a proxima foto ja estava melhor.
Em resumo por mais que as câmeras evoluam se a pessoa não estudar não adianta só vai sair fotos de mediana a ruins. Tem um monte de novos fotógrafos tem, sempre teve, mas no final só ficam os que forem resilientes.
Excelente, Vernaglia! Nada me incomoda mais que alguém que vê uma foto minha e diz "sua câmera deve ser muito boa". Seria como elogiar um prato do chefe de cozinha dizendo "você deve usar um fogão muito bom". Vejo colegas reclamando com excelentes câmeras no armário, mas são os que saem para fotografar que tiram as melhores fotos, independentemente do equipamento. Abraço e boa semana.
Sempre muito bom, concordo com tudo.
Bom te ver por aqui meu caro, seguimos com nosso trabalho de formiga, como estávamos conversando outro dia.
Blz! concordo, mas uma full freme ajuda e muito em um evento anoite não tem como negar! mas hoje e muito fácil fazer um click como vc falou. parabéns pelo video
Eu ainda acho que um bom equipamento é uma boa lente de primeira eu faço melhores fotos. Abraço.
Tudo isso faz muito sentido, também concordo. Me motivou mais ainda a continuar usando minha D5100 comprada ano passado para tentar evoluir minha fotografia.
Qualquer camera porque se no passado os mitos da fotografia ja faziam artes perfeitas ou seja e só estudar estudar e estudar😅😆😆😆 parabéns grande mestre
Quase 2022 e o vídeo está mais atual que nunca. Sou fotógrafo de surf e vejo muito essa conversa de câmera é "tudo "mas esquecem que quem faz a foto é o fotógrafo. Forte abraço do Rio de Janeiro
Excelente Armando! Acredito que bater nessa tecla nunca é demais...Muita gente não entende que a câmera é uma FERRAMENTA. Se vc não sabe utiliza-la, nunca estará satisfeito.
Perdoe-me mestre!!!
Esse vídeo destruiu tudo quanto é mimimi que já vi na web sobre o assunto...
Não sobrou pedra sobre pedra nos escombros do ego de certos "gurus" da fotografia...
Por fim, agradeço pelo conteúdo mais relevante que já vi sobre mediocridade, senso crítico, sinceridade e verdade sobre fotógrafos contemporâneos. Muito obrigado por eliminar as escamas dos meus olhos!!!
Muita luz e sucesso!!!
Mister Vernaglia sempre tão preciso, direto e sem deixar vestígios, certeiro, grato e parabéns por compartilhar mais este ensinamento!
Bixo, eu sou um inscrito e fã assíduo do VernagliaJr por conta de sua lucidez e solidificação da verdade que muita gente precisa ouvir, parabéns VernagliaJr, eu tenho você como inspiração e ainda irei te conhecer pessoalmente, forte abraço !
Vernaglia, você me deu um insight agora. Essas palavras chave "Senso Crítico", esse poder de "Autojulgamento" é algo importante e que precisa ser refinado em qualquer atividade. Na cartilha de administração temos a definição de que a "Competência" é formada por Conhecimento + Habilidade + Atitude, todavia, o sujeito só detém autossuficiência intelectual se houver isso que você pautou: "Senso Crítico".
Essa ideia se aplica demais para a nossa vida em vários campos, e se formos pensar, é uma habilidade que anda cada vez mais em falta, muita gente está terceirizando pensamento, não pensa para formar opinião, pega opinião pronta das redes, dos contatos, das influências, essa habilidade de crítica sobre o próprio pensamento é uma ferramenta filosófica indispensável, e cada vez mais deixamos isso de lado na correria da vida.
Armando concordo com vc, falo isso todos os dias, sou da época da fotografia analógica, cliquei muitos casamentos com filmes iso 100, 160 e 400, fazíamos o evento com 8 a 10 rolos de filmes e gostaria de ver muitos colegas passar por essa experiencia, acho que seria um grande aprendizado, abração amigo!
Nem comecei e já escuto o mesmo ditado de minha mãe: Pare de reclamar do que vc tem, estude e pratique mais para ter o melhor.
Mr. Armando esse vídeo é a espada que corta o mi mi mi de muitos.
Sinceridades assim que todo iniciante e até mesmo profissional precisa ter em mente e em vida.
Sucesso!!! (avisa qndo tiver works aqui no RJ -> não quero perder)
Bah vivi muito desta parada!!! Estudante do instituto de artes na UFRGS há 25 anos a trás ! E vivo até hoje de fotografia e já peguei disso tudo!!! Ótimo pontos apontado!!!
Concordo e acrescento que o marketing também é essencial!
Perfeito! Obrigado por me lembrar de não reclamar e praticar mais.
Só falou verdades. Muitas vezes a gente reclama de barriga cheia. Consegui minha 77D com lente 24mm e uma 55 250mm. Vou clicar e estudar muito. Obrigado pelas palavras !!!
Por mais paradoxal que seja, parece que o problema é justamente o excesso de facilidades e recursos disponíveis atualmente. Com menos recurso o que lhe sobra é enxergar uma boa cena/foto, é achar uma boa cena/foto, é criar uma boa cena/foto. Sou iniciante no fabuloso mundo da fotografia e ela (ainda) é um hobbie pra mim, mas esse assunto que vc trata extraordinariamente no vídeo já foi uma preocupação, então decidi fazer um exercício: fotografar em prioridade de abertura, foco automático no ponto central. A intenção era me preocupar menos com as questões tecnológicas e dar atenção máxima a minhas composições. Isso me ajudou bastante, comecei a observar mais o ambiente, melhorei muito minha sensibilidade e meu olhar. Fiz isso por algum tempo e percebi que a minha fotografia evoluiu. Ótimo vídeo, parabéns!!!
Este vídeo é aquele tapa na cara que todo mundo precisa levar pra sair da zona de conforto e deixar de mimimi e correr, realmente, atrás do que importa. Aprendendo muito com o canal. Parabéns!!!
Perfeito, eu amo fotografar com o que tenho em mãos.
Super obrigado.
Perfeito! Comecei a investir (tempo, energia, dinheiro) na fotografia recentemente (antes, por alguns anos, apenas se tratava de um hobbie levado a sério), e apesar de sempre ser naturalmente um tanto autocrítico, é sempre bom reforçar. Percebo que hoje em dia 5 a cada 100 fotos que faço posso considerar como boas, e estas eu imprimo e fico admirando em minhas mãos, com felicidade e lembrando do contexto e processo até chegar naquele resultado, ainda mais pelo fato de ter feito as fotos em modo totalmente manual, com minhas decisões. Acho importante ter esses momentos prazerosos de contemplação do próprio trabalho.
As vezes quando olho minhas fotos do passado, já sinto uma certa vergonha em primeiro momento, pois meu senso de estética mudou e evoluiu ao longo dos anos, mas logo penso era um degrau necessário do meu processo de aprendizado. Enfim, tenho que evoluir muito ainda para chegar ao ponto de começar a ter renda a partir da fotografia.
Armando, muito obrigado pelo vídeo.
Tenho 18 anos e to aprendendo fotografia com analógica, ta sendo uma verdadeira experiência meio ao mundo digital. Sempre errando muito,mas cada acerto é uma alegria incomparável.
Falou tudo com muita determinação e sem rodeios.
Foi direto ao ponto.
Gostei.
Abraços
Excelente conteúdo, o mesmo vale para a vida, para tudo que fazemos.
Confesso, contudo, que não resisti à risada no momento em que disse "a noção de que aquilo que acabou de fazer é absolutamente um lixo" hahahaha
As pessoas precisam aprender, ainda que seja difícil, a serem humildes nesse mundo em que querem mostrar que são excelentes em tudo.
É uma noção dolorosa, mas que temos que desenvolver... tem vezes que tenho uma ideia, corro atrás, produzo, aí olho na câmera e penso "onde diabos eu estava com a cabeça para colocar todo esse esforço e tempo nisso aqui?" :D Faz parte... vivemos aprendendo.
Um dos melhores videos que eu ja assisti sobre fotografia!!! Inclusive deveria ser o primeiro video a ser assistido por quem esta pensando em comecar a fotografar, seja por hobby ou profissionalmente.
Até hoje as fotos que fiz que mais renderam postais, publicações e feedback foram com uma antiga Câmera Sony H1 e a Canon Rebel T1i... hoje tenho Canon 5D Mark III e ainda não cheguei nem na metade das fotos meritórias de outrora! Uma coisa é certa que o Vernaglia comentou: Estude, apure o olhar, senso crítico... há uma diferença enorme entre um leigo dizer que a foto é linda e um profissional dizer que a foto está linda!
Simplesmente perfeito, mestre!
Parar de pensar exclusivamente no equipamento e começar a estudar e se preparar melhor.
A famosa pecinha por trás da câmera.
Concordo 100%. Estudo fotografia a mais ou menos 2 anos, que foi quando comprei minha primera camera. Nas minhas fotos de hoje vejo que tive uma evolucao tremenda, principalmente na parte tecnica. Mas ainda vejo que tenho um caminho MUITO longo até me tornar um bom fotografo. Continuo no meu aprendizado e pratica diaria.
Você disse tudo e pra quem tira fotos como a gente sempre vem a pergunta das pessoas "Que câmera você usou?", e ter que responder sempre que não é a câmera o importante é cansativo. Aqui na minha cidade um cara cresceu muito fazendo fotos bem "ok" de casamento, as vezes pessoas ruins acabam ganhando uma grande atenção também, né? Parabéns pelo vídeo!
Puxão de orelha do mestre é sempre bem vindo, já vi fotografo postando foto de casamento no Facebook que parecia mais que o cara tava fazendo aquilo pra espantar possíveis clientes.
Já vi o mesmo, é lógico que nem todo trabalho temos condições ideais e em alguns casos as imagens não ficarão perfeitas, temos que ter noção disso até para saber o que devemos e o que não devemos postar na internet. Nosso portfolio tem que ter o nosso melhor... e se o melhor de algumas pessoas é isso que vemos por aí, imagina o que seria o pior...
Pior é que tem um batalhão desses despreparados dando cursos ensinando como buscar o clique perfeito.
Precisamos de mais mestres old school, com bagagem e conteúdo como você. Parabéns pelo teu trabalho!!!
Obrigado. Acho que tem espaço no mercado para tudo, e com o tempo o próprio mercado vai filtrando, o tempo e o mercado só deixam passar os mais teimosos e os que se preparam mais. Se estou aqui por mais de duas décadas, então devo ter me preparado bem e sou bastante teimoso. :D
Essa comparação com os grandes nome do passado me fez lembrar do "Ligeiramente fora de foco". Além de todas as limitações que você citou, ainda fotografar em meio ao armamento bélico pesado, com cadáveres de todos os lados.
Exatamente, sujeito com câmera de filme, toda manual, arcaica, no meio de uma trincheira e fotografando, hoje nós, com toda tecnologia, só reclamando da vida...
Falou tudo!Na fotografia,assim como na vida,estamos sempre aprendendo algo novo,e essa é a graça,sempre tentar nos superar cada dia mais através do conhecimento.
Armando, sou um grande admirador do seu canal e da clareza e coerência dos seus cometários, já fotografo não profissionalmente desde os 16 anos de idade, hoje tenho 57, e agora estou me profissionalizando, que nem você diz, estudo como um cachorro, e trabalho bastante, e tenho uma Nikon D3200 e uma D7100, tenho as lentes do Kit e uma 50 - 1.8 e tenho feito fotos de eventos que tem me rendido alguns elogios, mas não por causa do equipamento, mas pelo tempo que tenho dedicado aos estudos, e a partir do próximo ano devo viver só da fotografia e da aposentadoria que conquistei trabalhando em empresas na área administrativa. Estudar é fundamental, estudem, estudem e estudem só assim sua foto melhora. Valeu Armando. !!!
Ótimo vídeo Armando!
Sou novo pelo canal e vim conferir por indicação do Cezar Augusto
Parabéns pela sinceridade e integridade em seu discurso, com certeza ganhou mais um inscrito.
Sucesso.
Obrigado. Seja bem vindo por aqui.
Ja aconteceu comigo de tirar 36 fotos e nao ter puxado o filme, ainda bem que eram fotos caseiras!!!
Não tinha travado o filme no cilindro do motor de tração
Pois é, tempos de filme tinham dessas, qualquer descuido e lá ia um filme inteiro pro brejo...
Estamos na mesma época, tinha uma "Yashica" motor drive em 1990 e era o máximo meu pai na época achava..
👏🏻👏🏻👏🏻Só falou verdades...
Valeu!📸😎👍🏻
Só falou verdades! Parabéns...
Ótima crítica e linha de raciocínio!
Muito bom pra fazer pensar!
Falou tudo! Concordo plenamente!
Aquele choque de realidade! Obrigado, armando
Com certeza meu amigo! Seu pensamento suas fotos são trabalhos de qualidade obrigado por dividir com nosco sua experiência abraço
Só ouvi verdades! Ah, iraaada a camisa!
Como sempre Tio Vernaglia com um vídeo no mínimo excelente.
Reclamar é mais facil do ir estudar e aprender a dar um click decente.
Ótimo. Sincero e direto ao ponto. Serviu muito.
Perfeito. Simples e direto .
Parabéns pelo excelente vídeo! Uma das minhas maiores decepções com a fotografia foi em um evento familiar quando peguei emprestado uma 5D Mark iii com a lente 85mm 1.8. Quando baixei os arquivos no meu computador tive uma horrível sensação. Parecia que as imagens eram idênticas as que eu fazia com a minha T4i!!! É claro que analisando depois com calma, percebi as vantagens do sensor Full frame no desempenho de baixa luz, nível de detalhes, ruído, etc. Aí percebi que são o conhecimento e a prática os fatores mais importantes na fotografia.
Pois é, câmera e lente te entregaram melhores arquivos, não melhores fotos.
Como sempre Vernaglia botando pra quebrar nos vídeos, sou teu fã! Hehe, tenho tbm uma t6i, e ia vender a um tempo atrás e iria estar arrependido até hj! Hehe
Vídeo muito bom, aquele tapinha na cara necessário pra acordar haha Parabéns pelo conteúdo assertivo Vernaglia :D
Salve Armando, para começar gostaria de elogiar a maneira esclarecedora como colocas os seus temas , são de grande valia e ajudam bastante , primeiramente desmistificando a questão sobre equipamentos , fiiz muitos trabalhos com uma 10 D minha primeira digital ,sou do tempo das películas tenho até hoje meu quarto escuro , concordo com você totalmente , equipamentos não precisam ser caríssimos prata realizar uma boa foto , grande abraço e obrigado.
Exatamente!!! O Renato Rocha Miranda, assim como o Andrey Lanhi e o Cézar Augusto fizeram fala sobre o assunto muito semelhante a sua, e concordo plenamente!!
Obrigado Armando! estava precisando desse video, acho que minha d3100 dura bem mais ainda! Abraço!
Continuei sendo eu....kkkkkkk Grande abraço !!! Muuuito bom !!!
Ótima reflexão!
Excelente vídeo! Estudar os mestres do passado, conhecer os melhores dos nossos contemporâneos é um bom caminho pra aprimorar nossa fotografia.
+ArmandoVernagliaJr Muito bom, como sempre! Comparações claras com equipamentos analógicos e digitais e a realidade dos fotógrafos de hoje que querem resultados excelentes sem pagar o preço do aprendizado e da prática da fotografia sendo que, neste caso, é mais fácil culpar o equipamento (as melhores fotos urbanas de hj foram feitas com celulares!). Parabéns pelo conteúdo. Avante! \o
Muito obrigado!
Perfeito, mais uma vez. Vlw Vernaglia
Vernaglia, mais uma vez um discurso objetivo e sensato...Parabéns!
Perfeito, falou tudo !!!
Sabias palavras amigo Armando. Caso seja possível gostaria de lhe pedir um review da Nikon D3400 e desde já obrigado pela sua generosidade conosco.
Armando, excelente reflexão. Minha opinião é que 90% do trabalho e beleza de uma foto depende da peça atrás da câmera - o fotógrafo. É ele que compõe, faz a medição da luz e usa a luz a seu favor ou contra ele mesmo. Um bom sensor, uma boa lente, um autofoco rápido vai te ajudar sim, mas é apenas 10%. De nada vale uma câmera top, se o cabra não sabe o básico de fotografia como flash, iluminação, composição, enquadramento, fotometria, etc. Nesse ramo, conhecimento vale ouro. Grande abraço!
Concordo demais com você! Excelente vídeo! Penso isso mesmo, comecei a fotografar para valer em novembro do ano passado, estou tirando fotos todo fim de semana para treinar o máximo possível, todo dia estudando sobre técnicas e fotografia. Estou tentando tirar o máximo da minha t5i. Sou extremamente crítico comigo mesmo, ainda não acho que minhas fotos estão assim tão boas mas todo fim de semana tenho clientes e até agora não fiz propaganda do meu trabalho, apenas coloco as fotos em minha página. Penso eu que para tantas pessoas gostarem e indicarem é pq estou no caminho certo.
Ótimo vídeo, concordo com você! Gostaria de ver um vídeo sobre a comparação de como era sair pra fazer umas fotos fim de semana há 25 anos atrás ou hoje em dia, naquela época tinha as quantidades pré definidas pelo número de filmes que levávamos e hoje em dia é praticamente infinito o número de fotos que podemos fazer, mas essa modernidade perde um pouco a graça,.....
Sair com filme contado era uma desgraça hehehehe... e sair com muito filme era um incômodo, um trambolho ficar carregando... se ia viajar lá ia um pacote de filmes ocupando espaço na mala, e tinha que fazer inspeção manual no aeroporto pro raio x não estragar os filmes, não tenho saudades de nada disso hehehehe Pode ser que tenhamos perdido um pouco do romantismo da fotografia, mas não troco o que temos hoje não. :D
Nem comecei assistir direito e já vi que vai ser mais um vídeo top! Parabéns mestre!
Ótimo vídeo! Concordo com sua opinião.
Demais esse vídeo. Sempre pensei isso. 👏👏👏
Excelente... Se me permite: extenda a dica da autocrítica para sair da mediocridade para todo o ramo de trabalho, incluíndo tb oquê vc mencionou sobre a necessidade de estudar para melhorar... Parabéns novamente pelo vídeo. 👌👏👏👏
Gostei muito parabéns
Perfeito.Parabéns.
Excelente vídeo, Armando. Sempre aprendo algo quando resolvo pesquisar aqui no seu canal. Vou parar de reclamar da minha M50...rsrsrs Um belo "tapa na cara" de quem reclama de barriga cheia. :)
A M50 é excelente, tremenda pequena câmera.
@@ArmandoVernagliaJunior realmente. Só o que me incomoda nela é a quase ausência de botões físicos.
Parabéns pelo vídeo! 👏🏼👏🏼💯💯💯
Vernaglia, este é meu primeiro comentário em seus videos. Gostaria de registrar que cheguei numa conclusão parecida, depois de fazer um tour com varias lentes muito caras. Percebi que estava tomado por compulsão de compra, interessado apenas em ver o desempenho da lente e deixando pra lá a fotografia em si. Vendi todas essas lentes, consegui recuperar parte do que gastei e voltei para a lente do kit. Aprendi que o grão do ISO alto não é necessariamente um problema, pode até ajudar na composição da foto. Enfim, acho que finalmente estou tendo prazer por produzir boas fotos, e não de ver o quão "sharp" é tal lente. Menos é mais.
É bem isso, ter prazer em fotografar, gostar do que faz, e se depois quiser arquivos de melhor qualidade técnica (que é o que o equipamento pode fazer, melhores arquivos), aí investe com direção naquilo que precisa. Há uma paranoia em lente nítida hoje em dia, aí para ficar mais nítida a lente fica enorme, daqui a pouco tem um pessoal carregando âncora por aí... compra uma lente de 2kg e não aguenta carregar numa viagem... e nisso o prazer se vai. Legal que percebeu isso, dessa forma a fotografia fica bem mais divertida.
Esse é o ponto. Hoje só penso em trocar minha câmera, porque sinto falta de 60f para fazer imagens em deslocamento, se não fosse esse detalhe eu nem pensaria em trocar, meu equipamento no momento está na fase de cobrir meu investimento. Produzo comerciais para canais de TV local e entrego material com qualidade. Muitas vezes o principal está na ideia e não na técnica de captura de imagem.
Tenho uma T5i e trabalho profissionalmente com ela. Esse pessoal de hoje gosta de moleza. Tem preguiça de pesquisar e acabam sendo um arremedo em comparação com fotógrafos do passado, como bem disse o mestre Vernaglia.
Cara, sou seu fã!
Falo muito disso no meu canal, os fotógrafos de hoje procuram fórmula mágica, alguma solução express que faça o cara ser genial nas fotografias que faz... Mas esqueceu que ESTUDO é a essência de tudo, qualquer área e qualquer coisa que vamos fazer na vida... As pessoas vivem mais de tendências do que essência, por isso as fotografias e produções são tão rasas... Sad but true!
Sensacional, colocação com bom senso muito válido . Parabéns.
Um dos melhores vídeos do canal. Só li verdades! Excelente!
Palavras sábias do mestre Vernaglia!
feraaaa, Boa Professor
Falou tudo. Papo reto. Muito bom.
Você disse tudo. Bom tutorial. Gostei. Parabéns.
Bárbaro!!!! Adorei esse vídeo! kkkkkk
Verdade absoluta!
Muito bom. Aula fantástica.
Muito bom Vernaglia!!
Sensacional, já poderia ter encerrado nos 5:30 minutos que pra mim foi uma nostalgia épica rsrs
Mais uma bela aula tivemos aqui, parabéns mestre !Dentre várias questões ditas ,uma delas, pra mim é das mais importantes,tempo de estudo ,na época que eu estudava música chegava estudar 12 horas ..porque não na fotografia?
Pois é, hoje na música o pessoal manda um auto tune e pronto... é o preset do áudio...
+ Filipe Lopes Tenorio Cavalcante. Não resisti a comentar o seu comentário. Somos colegas de um mesmo grupo no Facebook. Bem, eu também estudei (e bastante) música. No meu caso, canto. Estudo até hoje! Vocalizo até hoje. Como fazer, por exemplo, um Winterreise de Schubert ou uma Paixão de S. Mateus de Bach sem muito estudo, muito erro e aprendizagem? É tudo a mesma linha, a mesma rota, o mesmo itinerário. Agora, liberado pra advogar, continuo estudando, canto e direito!! Parabéns pelos estudos de música! Grande abraço e boas fotos!
Zepa Bern nessa vibe meu amigo
Preciso como sempre! Nossa geração está acomodada demais! Não aguentem uma crítica!
Amigo Armando, muitas vezes a critica tem a ver com a falta de competência do fotografo. Aqui em Portugal temos um dito que é: Para o mau dançarino todas as salas são tortas.Amigo Armando, um abraço e obrigado pêlos seus vídeos.
Adorei a frase, vou guardar ela com carinha e usar quando necessário. :) Obrigado.
Melhor vídeo que já vi sobre o assunto
Obrigado. :)
Muito bom o vídeo meu amigo. Obrigado por disponibilizar esse conteúdo de extrema qualidade, abração!!!
Aprendendo com quem tem experiência da vida real do mercado profissional. Obrigado por mais este vídeo Armando! Abraço!
O que falta tambem hoje em dia é alguém chegar e falar que a foto não esta bacana sem ser cancelado ou perder a amizade....criticas são bem vindas, na minha época a gente falava que a foto estava uma bosta mesmo, riamos e a proxima foto ja estava melhor.
Ótimo recado e bem explicado !!!
Tá aí um ótimo recado 👏👏👏👏
Muito obrigado 😊
Obrigado!
Se a camera não tomar chuva, tempestade de areia, aguentar uma queda na lama ela não me serve hahahaha. Belo vídeo novamente
Mas você quer uma câmera ou um jipe? :D
A qualidade da foto sempre virá mais de quem maneja o equipamento do que do próprio equipamento. Fato
Bem isso mesmo!
Em resumo por mais que as câmeras evoluam se a pessoa não estudar não adianta só vai sair fotos de mediana a ruins. Tem um monte de novos fotógrafos tem, sempre teve, mas no final só ficam os que forem resilientes.