Eu diria que foi o primeiro vídeo que o título tá um pouco em descompasso com boa parte do conteúdo. Quando fala em recursos que deveríamos pensar em usar, não esperava que os pontos fossem ser colocados como “uma câmera que tem mais pontos é melhor” “uma câmera com mais fotos por segundos é melhor”. Não sei, do ponto de vista de quem ainda trabalha com câmeras de entrada, não foi um vídeo que me deu vontade de sair com minha câmera por aí testando os múltiplos pontos de foco ou a bateria de fotos contínuas. Me parecia que era mais uma comparação com as limitações das câmeras de entrada do que a reflexão sobre desbravar os usos em si. Mas, como sempre, seus conteúdos são dos melhores que existem hoje por aqui. Os que você fala sobre história e a filosofia por trás da leitura de imagens, então, são soberbos. Deixando aquele like maroto pra fortalecer o canal!
Tenho uma t3 velha de guerra, a opção de múltiplos pontos de foco que o magic lantern trouxe pra ela facilitaram muito minha vida. Funciona muito bem, antes só tinha a opção de um único ponto de foco ou todos no view finder, agora tenho a opção de zonas de foco. Ficou muito mais tranquilo
Um tempo atrás eu estava obcecado em comprar uma 80D e um dos principais motivos eram os 45 pontos de foco frente aos 9 da minha T6. Quando finalmente comprei a camera me peguei usando apenas o ponto central e recompondo, foi uma luta me acostumar a usar os demais e realmente tirar proveito do potencial da camera.
Meu seu canal é extremamente útil você passa informações muito importantes para todos nós aprendo muito com suas informações ,sou do tempo da película e você soma muito ao meu conhecimento , obrigado por tudo , não sou colaborador ainda por que ando um pouco apertado mas assim que possível vou colaborar , tudo de bom.
Professsor , parabéns . Passei a seguir seu canal porque aos 70 anos , depois de uma vida de executivo , decidi ter na fotografia o meu plano B. Vc tem me ajudado muito. Meu equipamento atual, uma Canon 6D mark Il , parece ser idêntico ao que vc usa nos seus vídeos. Abraço
Um recurso q tenho adotado ultimamente e vejo q não é tão popular é o "ISO automático" (como todos automatismos a galera tem o costume de torcer o bico) depois q o adotei tem facilitado muito a minha vida, Só pelo fato de ser um parâmetro a menos a se preocupar me deixa mais livre podendo focar mais na composição por exemplo.
Uso muito ISO automático, falei disso no vídeo Receita de Bolo para Fotografar Eventos: th-cam.com/video/lHoIXMT_ZTI/w-d-xo.html - e em breve falarei mais disso em outros vídeos de dicas, mas uso muito e realmente torna a fotografia mais prática.
Tô adorando a frequência das postagens, Armando! Também tô curtindo a diversidade dos vídeos. Sempre bom ser notificada por causa de um vídeo do seu canal. (:
Boa noite, ótimo vídeo VernagliaJr tenho uma fujifilm que tem a opção de simulação de diversos tipos de filmes. Isso é ótimo, embora que só se aplica em jpeg.
Sr. Armando; você abordou o que eu sempre tive em mente, enviar a imagem da câmera direto para internet sem precisar de cel. nunca tinha ouvido ninguém expor esse tema......bacana você é 10!
A Canon T6i e a 5d mark IV enviam as fotos para redes sociais (flickr, facebook, youtube)direto, sem precisar de smartphone. A 5d iv tem até envio de imagens CR2 via servidor FTP.
Armando Vernaglia excelente video parabéns, queira muito que um dia você fizesse um falando sobre Lente EF 24-70mm II USM Canon, quais as vantagens de se ter uma e as desvantagens, desde já muito obrigado!
Boa, é uma lente que muita gente pede e ainda não fiz o vídeo... é uma TREMENDA de uma lente, tenho ela aqui e só tenho coisas boas para falar... o que é discutível é se é mais negócio ter a 24-105 f/4L II US USM ou a 24-70- f/2.8 L II USM... e nisso acho que tenho algo bacana para falar num vídeo. :)
Faço o mesmo, uso os picture styles adequados para a captura já estar alinhada com o que quero, ajusto um pouco mais no celular e tudo pronto para postar. :)
D+ na 6D estava em duvida, pq usava muito raw, e a pouco tempo comecei a usar a raw + jpeg, valeu deu uma luz nas ideias. Faz um video dando detalhes de como trabalhar configurações de foto em prioridades (velocidades, ou foco no setup). Exemplo: Posso configurar o foco, para fotografar um carro, e o mesmo demorar para focar, perdendo a cena, e por outro lado, posso setar em velocidade de foco no setup da camera, e a foto sair desfocada, por um erro do equipamento, eu sei que têm a fotometria poderia colocar 1/200, mais não é isso que estou me referindo, é as funções de prioridade de velocidade, foco ou velocidade, equipamento 6D por exemplo. Valeu.
Ótima postagem! Na linha das que eu, modestamente, prefiro. O AutoLight Optimizer na 6D clássica eu vou passar a adotar, já que também uso Raw + Jpeg. O alexandre serravallo também dá um sugestão bacana pra vc postar. Quanto a D+ acho que é específica da 6d II, pq nunca vi no menu da 6D clássica, né? Último ponto: ouvi na íntegra sua entrevista no blog Fotologia (é esse o nome?) versando as novas MLs. Excelente também!
Olá meu caro. O D+ sei que tem na 80D também, não lembro da primeira 6D... faz tempo que não uso uma. Sim, é o Fotologia Podcast, foi um papo bacana. :)
Sim, comentei um tanto neste vídeo - th-cam.com/video/lHoIXMT_ZTI/w-d-xo.html - uso muito landscape (com alguns ajustes) e monochrome (igualmente com alguns ajustes) e tem alguns picture styles compráveis que são bem bons, questão de procurar e testar para achar um que se adapta a você e seu gosto.
Vernaglia, desculpa mudar o assunto, mas você poderia falar sobre flash? Exemplificando com fotos se possível a importância do flash e porque o flash pop-up não é recomendado? Ficarei muito grato se for possível! Forte abraço
Oi Vernaglia, bom dia. Ótimo vídeo. Você tem algum vídeo falando sobre a Canon 7D Mark II? Procurei e não achei. Seria uma boa opção ? Não queria ter que trocar todas as minhas lentes ao pegar uma 6D. Tenho interesse atualmente em fotos de esportes, natureza e macro.
Não tem nada da 7D Mark II aqui no canal, como ela já está antiga e aparentemente está quase saindo de linha, não sei se é opção para comprar hoje... depende muito. Pessoalmente prefiro a 80D que tem uma qualidade de imagem pouco mais alta, mas aí depende, a 7D Mark II tem recursos importantes de velocidade e resistência, então para fotojornalismo ela vale... mas não sei, hoje eu não sei se eu compraria uma... acho que não, tem modelos mais modernos para olhar, se o orçamento permitir logicamente.
Armando Vernaglia Jr vou experimentar, Armando! Comprei uma filmadora Canon XA 35. Era a que cabia no meu orçamento. Pretendo, a partir de janeiro, me profissionalizar na área de vídeo. Vídeos institucionais, eventos corporativos, curtas, documentários regionais. Esse canal que tenho hoje está servindo como mera aprendizagem. Li e estou relendo seu Guia de Vídeos. Acompanho seu canal e sou assinante. Obrigado.
Vernaglia, como fica a questão de disparos contínuos, em eventos sociais com o uso do flash, em relação ao tempo de reciclagem? E aquelas baterias usadas no flash para melhorar a reciclagem, funcionam bem? Confesso que nunca vi pessoalmente ,o uso dessa bateria ....
Tem que trabalhar flash em carga baixa e exposição em ISO alto, se for puxar demais a força do flash é impossível... e ter flash que recicla rápido. Essas baterias ajudam a dar fôlego ao flash, mas também ajudam a esquentar ele demais... prefiro trabalhar com carga baixa de disparo para aumentar o fôlego sem causar aquecimento.
Se pegar o 430EX, em 1/16 ou menos de carga ele recicla bem rápido, mas um 600EX RT II recicla mais rápido e tem mais reserva de potência... sim, é um flash BEM caro, mas que é um equipamento de desempenho elevado, também é. Mas é possível tirar bastante coisa do 430, desde que trabalhe ele em carga baixa.
Nessas horas que relato que Flash bom pode salvar vidas, e o povo fica bravo. Esses dias mesmo, o cara estava falando de Flash fervendo, mandei ele levar no bar da China, e colocar no balde de gelo.
Pena não ter uma previsão, pois conheço muitos que apoiariam a ideia! Eu já teria feito alguns de seus cursos, mas sair de meu Estado para tanto eh muito mais difícil. Abraços e boa sorte!
Mais ou menos... temos que pensar que a informação que cabe dentro de um vídeo tem seus limites por conta da duração do vídeo, mas tem coisas adicionais para considerar. De fato se pegar nas specs superficialmente, especialmente número de pontos de foco e fps, várias mirrorless levam vantagem sobre as DSLR de mesma faixa de preço, mas temos que tomar cuidado... por exemplo, a Sony A7III tem mais pontos de foco que a Nikon D500, mas o tracking de movimento em fotos sequenciais da D500 é substancialmente melhor que o da A7III quando em baixa luz... debaixo de sol ambas empatam, num evento escuro a D500 leva vantagem. Uma Sony A9 tem mais FPS que a 1Dx Mark II por exemplo, mas o número de fotos com foco cravado na 1Dx Mark II é consistentemente maior que da A9 em quaisquer condições de luz, e a 1Dx tem bem menos pontos de foco que a A9... por isso temos que considerar sensibilidade EV do sistema de foco, velocidade de processamento da mudança de pontos de foco... tem refinamentos para pensar, mas de forma geral tem mirrorless muito interessante e tem dslr muito interessante. Pega a EOS R que estou testando, o fps dela é baixo, mas a sensibilidade EV do foco é excelente, e é mirrorless... então tem um pouco de tudo no mercado.
Eu uso ISO auto com frequência, em eventos eu sempre uso. Ainda vou fazer um vídeo só sobre isso, mas comentei o assunto no vídeo Receita de bolo para fotografar eventos aqui no canal.
Tem 19 pontos e todos são rápidos, excelentes tanto no modo disparo único/ONE SHOT ,como no disparo contínuo/AL SERVO ...é uma excelente câmera ... parabéns e estude bastante o manual !
Armando uma dúvida... sobre a conectividade, se um cliente meu pedir uma fotografia pra postar nas redes sociais em tempo real, como ficaria a questão de tratamento da foto? Teria algum problema de eu enviar uma foto crua para o cliente? Desde já agradeço! Admiro o seu trabalho e sempre tiro duvidas vendo seus vídeos! Abraços!
Nesses casos tem que se garantir na técnica, a foto tem que sair quase pronta ou no máximo passar por mínimo ajuste num app no celular... tem LR no celular por exemplo, é uma opção...
Sim, eu ajusto o máximo na camera pra evitar muita edição na foto depois, mas entendi! Posso fazer uma edição básica no celular e entregar para o cliente! Obg pela dica Armando!
Eu gosto do fato de você usar os termos em português quando possível - pra termos já estabelecidos - mas não ser preciosista e ficar tentando traduzir os termos que obviamente são mais "reconhecíveis" em inglês. Stops: temos pontos de luz Depth of field? Qual é o problema com profundidade de campo? Tracking: vai usar "rastreamento"? "busca"? Melhor ir pelo mais fácil. Bracketing: vai usar 4 palavras pra descrever?
Eu faço o possível, tem coisas que acho bobagem usar em inglês pois simplesmente já temos termos bastante bons aqui. É como aquele momento que todo mundo usava o termo bokeh para falar de desfoque, era desnecessário então em alguns vídeos eu até explico que certos termos são sinônimos assim todo mundo entende. Obrigado por ter percebido isso. :)
💎 Celulares já tem câmeras profissionais. Agora as câmeras tem que ter celulares profissionais. 😀 Em breve será tudo uma coisa só, pelo que parece - tecnologia e praticidade em pequenos tamanhos.
Eu diria que foi o primeiro vídeo que o título tá um pouco em descompasso com boa parte do conteúdo. Quando fala em recursos que deveríamos pensar em usar, não esperava que os pontos fossem ser colocados como “uma câmera que tem mais pontos é melhor” “uma câmera com mais fotos por segundos é melhor”. Não sei, do ponto de vista de quem ainda trabalha com câmeras de entrada, não foi um vídeo que me deu vontade de sair com minha câmera por aí testando os múltiplos pontos de foco ou a bateria de fotos contínuas. Me parecia que era mais uma comparação com as limitações das câmeras de entrada do que a reflexão sobre desbravar os usos em si.
Mas, como sempre, seus conteúdos são dos melhores que existem hoje por aqui. Os que você fala sobre história e a filosofia por trás da leitura de imagens, então, são soberbos.
Deixando aquele like maroto pra fortalecer o canal!
Tenho uma t3 velha de guerra, a opção de múltiplos pontos de foco que o magic lantern trouxe pra ela facilitaram muito minha vida. Funciona muito bem, antes só tinha a opção de um único ponto de foco ou todos no view finder, agora tenho a opção de zonas de foco. Ficou muito mais tranquilo
Excelente Armando.
Gostei muito.
Abraço fraterno.
Muito obrigado
Ótimo vídeo ! Muito obrigado por compartilhamento dos conhecimentos !
Eu que agradeço
Um tempo atrás eu estava obcecado em comprar uma 80D e um dos principais motivos eram os 45 pontos de foco frente aos 9 da minha T6.
Quando finalmente comprei a camera me peguei usando apenas o ponto central e recompondo, foi uma luta me acostumar a usar os demais e realmente tirar proveito do potencial da camera.
Normal, é sempre uma curva de aprendizado quando pegamos um recurso novo e resolvemos implementar no dia a dia.
Obrigada pelo vídeo, desconheço muito da minha Nikonzinha ainda
Meu seu canal é extremamente útil você passa informações muito importantes para todos nós aprendo muito com suas informações ,sou do tempo da película e você soma muito ao meu conhecimento , obrigado por tudo , não sou colaborador ainda por que ando um pouco apertado mas assim que possível vou colaborar , tudo de bom.
D+ foi a dica ! 🏆
Acabei de entender direito para que serve o Active Dlight. Muito obrigado novamente por mais essa informação preciosa!
Ótima didática, extremamente útil, sensacional!
Grato por compartilhar!
Obrigado. :)
Professsor , parabéns . Passei a seguir seu canal porque aos 70 anos , depois de uma vida de executivo , decidi ter na fotografia o meu plano B. Vc tem me ajudado muito. Meu equipamento atual, uma Canon 6D mark Il , parece ser idêntico ao que vc usa nos seus vídeos.
Abraço
Fico feliz de ajudar. Sim, uso a 6D Mark II diariamente, é minha câmera principal de trabalho. :)
Excelente!!
Obrigado. :)
Um recurso q tenho adotado ultimamente e vejo q não é tão popular é o "ISO automático" (como todos automatismos a galera tem o costume de torcer o bico) depois q o adotei tem facilitado muito a minha vida, Só pelo fato de ser um parâmetro a menos a se preocupar me deixa mais livre podendo focar mais na composição por exemplo.
Uso muito ISO automático, falei disso no vídeo Receita de Bolo para Fotografar Eventos: th-cam.com/video/lHoIXMT_ZTI/w-d-xo.html - e em breve falarei mais disso em outros vídeos de dicas, mas uso muito e realmente torna a fotografia mais prática.
Tô adorando a frequência das postagens, Armando! Também tô curtindo a diversidade dos vídeos. Sempre bom ser notificada por causa de um vídeo do seu canal. (:
📸 Gis&Cal 👍 Pt.
Boa noite, ótimo vídeo VernagliaJr tenho uma fujifilm que tem a opção de simulação de diversos tipos de filmes. Isso é ótimo, embora que só se aplica em jpeg.
Ótimas dicas, parabéns Vernaglia.
Sr. Armando; você abordou o que eu sempre tive em mente, enviar a imagem da câmera direto para internet sem precisar de cel. nunca tinha ouvido ninguém expor esse tema......bacana você é 10!
Obrigado. Penso que se um dia a câmera tiver um celular embutido vai facilitar bastante. :)
Obrigado por Compartilhar Saber !!! :)
A Canon T6i e a 5d mark IV enviam as fotos para redes sociais (flickr, facebook, youtube)direto, sem precisar de smartphone. A 5d iv tem até envio de imagens CR2 via servidor FTP.
aprendendo a cada vídeo. Parabéns!!!
Valeu, Vernaglia; dicas sempre preciosas!
Muito show mesmo !! Obrigado mestre Vernaglia
adorei seu video como coloco aquela grade regras dos terco na 5D mark iv na hora de tira foto e diferente da 7 D antiga
Armando Vernaglia excelente video parabéns, queira muito que um dia você fizesse um falando sobre Lente EF 24-70mm II USM Canon, quais as vantagens de se ter uma e as desvantagens, desde já muito obrigado!
Boa, é uma lente que muita gente pede e ainda não fiz o vídeo... é uma TREMENDA de uma lente, tenho ela aqui e só tenho coisas boas para falar... o que é discutível é se é mais negócio ter a 24-105 f/4L II US USM ou a 24-70- f/2.8 L II USM... e nisso acho que tenho algo bacana para falar num vídeo. :)
sempre compartilhando teus conhecimentos com os amigos, parabéns por mais este belo vídeo mister Vernáglia, agradecido!
Excelente vídeo, bem didático. O NFC é muito útil em viagens; à noite já posto as fotos tiradas naquele mesmo dia. Abraço e bom final de semana.
Faço o mesmo, uso os picture styles adequados para a captura já estar alinhada com o que quero, ajusto um pouco mais no celular e tudo pronto para postar. :)
Vou dizer o mais do mesmo, sensacional!
Parabéns ! Muito bom o vídeo.
Outro excelente video.
Ótimo vídeo Vernaglia... parabéns!!! abs
Obrigado.
10-18 uso muito.
Caro Armando, parabéns pelo vídeo espetacular!!!
Obrigado.
Excelente video, bastante informativo. Parabéns!!!
Obrigado.
Minha câmera (T6) tem pouquíssimos pontos de foco, mas de resto da pra eu aplicar.
D+ na 6D estava em duvida, pq usava muito raw, e a pouco tempo comecei a usar a raw + jpeg, valeu deu uma luz nas ideias.
Faz um video dando detalhes de como trabalhar configurações de foto em prioridades (velocidades, ou foco no setup).
Exemplo:
Posso configurar o foco, para fotografar um carro, e o mesmo demorar para focar, perdendo a cena, e por outro lado, posso setar em velocidade de foco no setup da camera, e a foto sair desfocada, por um erro do equipamento, eu sei que têm a fotometria poderia colocar 1/200, mais não é isso que estou me referindo, é as funções de prioridade de velocidade, foco ou velocidade, equipamento 6D por exemplo.
Valeu.
boa dica seus videos sao bons
Obrigado pelo elogio
@@ArmandoVernagliaJunior sério sempre estamos aprendendo e suas dicas são sempre bem vindas . Abs
Muito bom.
Muito bom!!!
Tenho uma 5d mk iii e não gosto de usar os outros pontos de focos, pior ainda aqueles distantes. Parece que demora mais pra focar.
Valeu, muito bom.
Ótima postagem! Na linha das que eu, modestamente, prefiro. O AutoLight Optimizer na 6D clássica eu vou passar a adotar, já que também uso Raw + Jpeg. O alexandre serravallo também dá um sugestão bacana pra vc postar. Quanto a D+ acho que é específica da 6d II, pq nunca vi no menu da 6D clássica, né? Último ponto: ouvi na íntegra sua entrevista no blog Fotologia (é esse o nome?) versando as novas MLs. Excelente também!
Olá meu caro. O D+ sei que tem na 80D também, não lembro da primeira 6D... faz tempo que não uso uma. Sim, é o Fotologia Podcast, foi um papo bacana. :)
Vernaglia, você tem uma pré definição naquela parte do picture style para deixar seu JPG "tratado" e poder já usar de imediato?
Sim, comentei um tanto neste vídeo - th-cam.com/video/lHoIXMT_ZTI/w-d-xo.html - uso muito landscape (com alguns ajustes) e monochrome (igualmente com alguns ajustes) e tem alguns picture styles compráveis que são bem bons, questão de procurar e testar para achar um que se adapta a você e seu gosto.
Vernaglia, desculpa mudar o assunto, mas você poderia falar sobre flash? Exemplificando com fotos se possível a importância do flash e porque o flash pop-up não é recomendado? Ficarei muito grato se for possível! Forte abraço
Gostei muito do vídeo, ajudou muito.... E gostaria de saber também, se você poderia me ajudar a ver a quantidade de disparos na canon 80D? Abraço!
Mas qual a dúvida sobre a quantidade de disparos?
Oi Vernaglia, bom dia. Ótimo vídeo. Você tem algum vídeo falando sobre a Canon 7D Mark II? Procurei e não achei. Seria uma boa opção ? Não queria ter que trocar todas as minhas lentes ao pegar uma 6D. Tenho interesse atualmente em fotos de esportes, natureza e macro.
Não tem nada da 7D Mark II aqui no canal, como ela já está antiga e aparentemente está quase saindo de linha, não sei se é opção para comprar hoje... depende muito. Pessoalmente prefiro a 80D que tem uma qualidade de imagem pouco mais alta, mas aí depende, a 7D Mark II tem recursos importantes de velocidade e resistência, então para fotojornalismo ela vale... mas não sei, hoje eu não sei se eu compraria uma... acho que não, tem modelos mais modernos para olhar, se o orçamento permitir logicamente.
Aprendi algo novo: não sabia para que o D+ na minha 80D. Obrigado.
Funciona legal para salvar um pouco as altas luzes no jpeg. :) E funciona também em vídeo na 80D.
Armando Vernaglia Jr vou experimentar, Armando! Comprei uma filmadora Canon XA 35. Era a que cabia no meu orçamento. Pretendo, a partir de janeiro, me profissionalizar na área de vídeo. Vídeos institucionais, eventos corporativos, curtas, documentários regionais. Esse canal que tenho hoje está servindo como mera aprendizagem. Li e estou relendo seu Guia de Vídeos. Acompanho seu canal e sou assinante. Obrigado.
Vernaglia, como fica a questão de disparos contínuos, em eventos sociais com o uso do flash, em relação ao tempo de reciclagem? E aquelas baterias usadas no flash para melhorar a reciclagem, funcionam bem? Confesso que nunca vi pessoalmente ,o uso dessa bateria ....
Tem que trabalhar flash em carga baixa e exposição em ISO alto, se for puxar demais a força do flash é impossível... e ter flash que recicla rápido. Essas baterias ajudam a dar fôlego ao flash, mas também ajudam a esquentar ele demais... prefiro trabalhar com carga baixa de disparo para aumentar o fôlego sem causar aquecimento.
@@ArmandoVernagliaJunior Ok, quando vc diz ter flash que recicla rápido... , teria que ser algo acima de um 430 ex ( no caso da Canon )?
Se pegar o 430EX, em 1/16 ou menos de carga ele recicla bem rápido, mas um 600EX RT II recicla mais rápido e tem mais reserva de potência... sim, é um flash BEM caro, mas que é um equipamento de desempenho elevado, também é. Mas é possível tirar bastante coisa do 430, desde que trabalhe ele em carga baixa.
@@ArmandoVernagliaJunior Entendi, mas uma uma vez obrigado pela ajuda, um abraço ...
Nessas horas que relato que Flash bom pode salvar vidas, e o povo fica bravo.
Esses dias mesmo, o cara estava falando de Flash fervendo, mandei ele levar no bar da China, e colocar no balde de gelo.
Armando, fala man! Quando vc disponibilizarás o curso
PRODUÇÃO DE VÍDEO PARA FOTÓGRAFOS on line?
Pense em desenvolver essa plataforma, man!
Um dia quem sabe. :)
Pena não ter uma previsão, pois conheço muitos que apoiariam a ideia!
Eu já teria feito alguns de seus cursos, mas sair de meu Estado para tanto eh muito mais difícil.
Abraços e boa sorte!
As mirrorless, de modo geral levam vantagem em quase todos esses recursos sobre as DSLR, não é?
Mais ou menos... temos que pensar que a informação que cabe dentro de um vídeo tem seus limites por conta da duração do vídeo, mas tem coisas adicionais para considerar. De fato se pegar nas specs superficialmente, especialmente número de pontos de foco e fps, várias mirrorless levam vantagem sobre as DSLR de mesma faixa de preço, mas temos que tomar cuidado... por exemplo, a Sony A7III tem mais pontos de foco que a Nikon D500, mas o tracking de movimento em fotos sequenciais da D500 é substancialmente melhor que o da A7III quando em baixa luz... debaixo de sol ambas empatam, num evento escuro a D500 leva vantagem. Uma Sony A9 tem mais FPS que a 1Dx Mark II por exemplo, mas o número de fotos com foco cravado na 1Dx Mark II é consistentemente maior que da A9 em quaisquer condições de luz, e a 1Dx tem bem menos pontos de foco que a A9... por isso temos que considerar sensibilidade EV do sistema de foco, velocidade de processamento da mudança de pontos de foco... tem refinamentos para pensar, mas de forma geral tem mirrorless muito interessante e tem dslr muito interessante. Pega a EOS R que estou testando, o fps dela é baixo, mas a sensibilidade EV do foco é excelente, e é mirrorless... então tem um pouco de tudo no mercado.
Show!
E o ISO automático? Eu uso bastante na D610 em foto de rua e eventos. Mas há de convir que sou um fotógrafo amador, mas muito amador mesmo!
Eu uso ISO auto com frequência, em eventos eu sempre uso. Ainda vou fazer um vídeo só sobre isso, mas comentei o assunto no vídeo Receita de bolo para fotografar eventos aqui no canal.
Obrigado! Sempre esclarecedor.
A canon eos rebel t6i tem esse recurso de multiplos pontos de focalização?
Sim, ela tem.
Tem 19 pontos e todos são rápidos, excelentes tanto no modo disparo único/ONE SHOT ,como no disparo contínuo/AL SERVO ...é uma excelente câmera ... parabéns e estude bastante o manual !
Obrigado. Encontrei aqui e já estou utilizando esse recurso
Armando uma dúvida... sobre a conectividade, se um cliente meu pedir uma fotografia pra postar nas redes sociais em tempo real, como ficaria a questão de tratamento da foto? Teria algum problema de eu enviar uma foto crua para o cliente? Desde já agradeço! Admiro o seu trabalho e sempre tiro duvidas vendo seus vídeos! Abraços!
Nesses casos tem que se garantir na técnica, a foto tem que sair quase pronta ou no máximo passar por mínimo ajuste num app no celular... tem LR no celular por exemplo, é uma opção...
Sim, eu ajusto o máximo na camera pra evitar muita edição na foto depois, mas entendi! Posso fazer uma edição básica no celular e entregar para o cliente! Obg pela dica Armando!
Eu gosto do fato de você usar os termos em português quando possível - pra termos já estabelecidos - mas não ser preciosista e ficar tentando traduzir os termos que obviamente são mais "reconhecíveis" em inglês.
Stops: temos pontos de luz
Depth of field? Qual é o problema com profundidade de campo?
Tracking: vai usar "rastreamento"? "busca"? Melhor ir pelo mais fácil.
Bracketing: vai usar 4 palavras pra descrever?
Eu faço o possível, tem coisas que acho bobagem usar em inglês pois simplesmente já temos termos bastante bons aqui. É como aquele momento que todo mundo usava o termo bokeh para falar de desfoque, era desnecessário então em alguns vídeos eu até explico que certos termos são sinônimos assim todo mundo entende. Obrigado por ter percebido isso. :)
💎
Celulares já tem câmeras profissionais. Agora as câmeras tem que ter celulares profissionais. 😀
Em breve será tudo uma coisa só, pelo que parece - tecnologia e praticidade em pequenos tamanhos.
câmera não é profissional e sim quem a utiliza, existem câmeras com mais recursos e sofisticação de software