Parabéns! Eu sempre quis achar um marceneiro brasileiro experiente em uso de ferramentas manuais (algo raro no nosso país) que publicasse vídeos no TH-cam. Eu sempre acompanho vídeos de grandes mestres estrangeiros no uso de ferramentas manuais, como Paul Sellers, e fiquei feliz em saber de você, caro Fernando! Continue! Há técnicas de marcenaria que precisam ser mantidas vivas, pois saber usar ferramentas manuais, na minha opinião, é imprescindível para ser um bom marceneiro, especialmente quando se trata de marcenaria fina. Um abraço!
Alô, Júlio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se depender da gente (da equipe que trabalha comigo e de mim), a marcenaria de alta precisão e qualidade não só será mantida viva em nosso país, como ela também crescerá !! Um outro dia, olhando um projeto de marcenaria mandado por um amigo, num site americano, via seguinte mensagem : "Faça marcenaria ! É muito melhor e mais barato do que pagar um terapeuta !!!". Brincadeiras à parte, penso o mesmo. Tenho um prazer imenso em ser marceneiro e em fazer marcenaria, decidi mostrar o quão fabuloso é o ofício para o maior número possível de pessoas. Se eu tiver sucesso - e não sou de entrar em nenhum projeto para desistir dele - a marcenaria fina crescerá no Brasil. Muito obrigado por estar conosco, por sua mensagem, e um grande abraço ! Fernando Belchior.
Caro Júlio! Eu modestamente, de forma amadora faço a tal de "garage woodworking" (sou fã do Steve Ramsey) e meu maquinário parece de brinquedo comparado à marcenaria do Fernando! Mas ainda assim , se o Fernando não dissesse eu nunca iria saber que o equivalente a "Frog" em uma plaina é a CUNHA! O que eu mais gosto no Fernando é a simplicidade com que ele nos transmite seus apurados conhecimentos técnicos! Um abraço !
Alô, Luiz ! Muito obrigado por sua generosa mensagem !!! Meu objetivo é fazer a marcenaria crescer no Brasil. Estou trabalhando num projeto para isso. Exatamente hoje (18/04/2017) tenho uma reunião às 14:00 h com minha contadora e com uma advogada para buscar o apoio legal para dar acesso a mais pessoas a marcenarias, bem como apontar um outro caminho de negócio para as marcenarias no Brasil. Ao mesmo tempo, vamos começar uma linha de vídeos para quem tem uma marcenaria em casa, com máquinas mais leves, ou mesmo sem máquinas elétricas - a versão "unpluged". Se eu for competente, e os ventos da sorte estiverem ao meu favor, terei sucesso, e mais e mais pessoas terão acesso à marcenaria, e a praticarão. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Adauto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para você identificar o sentido correto de usinagem, faça o seguinte : 1 - pegue a peça que você deseja usinar; 2 - escolha a superfície a ser usinada - por exemplo, a face da largura da peça; 3 - coloque esta face que você deseja usinar voltada para cima; 4 - olha agora no lado que está perpendicular à área que você deseja usinar. Por exemplo : se você decidiu usinar a face da largura, ela estará agora para cima, "olhando": para o teto, e você estará olhando para a face da espessura; 5 - nesta face que está agora em frente aos seus olhos, você vai procurar os desenhos das fibras, ou seja, um conjunto de linhas "meio paralelas" que, provavelmente, estarão inclinadas; 6 - você deve usinar a face que está para cima no sentido para o qual as fibras estejam deitadas. Veja, por exemplo, o desenho abaixo : //////// Se as fibras que você estiver olhando na face da peça que está em frente aos seus olhos estiverem como acima, você usinará a face que está para cima da esquerda para a direita. Por outro lado, se elas estiverem conforme abaixo : \\\\\\\\\ você usinará da direita para a esquerda. Se você usinar no sentido errado, o resultado aparecerá de imediato : você sentirá mais dificuldade para usinar, e a superfície ficará toda esburacada. Um grande abraço ! Fernando Um grande abraço ! Fernando.
Alô, Jorge ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certo de que temos muito mais a oferecer em termos de ensinamentos. A questão é - com poucos recursos, é o que podemos neste momento, oferecer. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
É bom haver alguém que, na lingua Portuguesa, e com experiência na matéria, saiba explicar devidamente estes temas bastante importantes da marcenaria. Em Portugal quase que desapareceu este interesse. Apenas alguns velhotes da velha guarda e um numero muito reduzido de gente mais jovem que não encontra, nem ferramentas nem conhecimentos no mercado nacional. No entanto todo o continente Americano bem como Inglaterra Espanha e Itália, estes eu sei, mantêm um interesse muito grande pela arte de trabalhar a madeira. Basta ver o preço que custa uma boa plaina Inglesa ou Norte Americana. Como auto didacta, fico muito contente de ver alguém com a disponibilidade de ensinar devidamente e da forma correta temas como este, que para mim é de extrema importância. A plaina é uma ferramenta fantástica e com imensas possibilidades. Parabéns!
Alô, Alder ! Muito obrigado por sua mensagem !!! É muito bom receber notícias de alguém que, do outro lado do Atlântico e com uma cultura que compartilha elementos com a cultura brasileira (assim imagino), fala do amor pela marcenaria e da situação desta (verdadeira forma de) arte em seu país. Aqui, estamos em situação parecida. Nosso trabalho tem a finalidade de resgatar e fazer crescer a prática deste oficio, que consideramos maravilhoso. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Explanação Clara como a luz do sol em pleno meio dia sobre a linha do equador durante o solstício de verão. Belchior, Muito obrigado pelos seus vídeos, lamento poder dá apenas um LIKE.
Matias Lucena 02/11/2020 Fernando vendo seu video em 2020 com inscrito e admirador de seus trabalhos são sempre bons videos e fáceis de aprender, eu digo aprender mesmo porque não sou marceneiro ,sou bancário aposentado mas gosto de fazer pequenas coisas com madeira como tamborete tábua de carne para casa e etc , você é um mestre e sua oficina e muito limpa e organizada, DEUS proteja você e sua oficina..
Mestre Fernando, sou um recém robista e agradeço de coração esses minicursos do youtube que vc tem ministrado. Tenho tirado inumeras duvidas com eles e aprendido muitissimo sobre marcenaria. Grande abraço e que Deus te abençoe.
Muito bom Me fez lembrar de quando era mais jovem e trabalhava com meu pai. Quando ainda nao tinha as ferramentas elétricas que tem hoje ou ainda era muito difícil comprar uma. Ainda tenho as ferramentas dele. Parabéns mais uma vez. Parabens
Alô, Renato ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tenho pensado cada vez mais em só trabalhar com ferramentas manuais (não elétricas). Pouco a pouco, farei esta migração. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, parabéns. Muito didático e esclarecedor. Vai direto ao ponto. Aprendi muito. Devo esclarecer que nunca havia trabalhado com plaina manual. Hoje foi a primeira vez. Até que me saí bem. Teve trepidação, ferro longo, ferro curto... Fui corrigindo no caminho. Agora preciso melhorar a afiação do ferro. Vamos em frente. Um abraço e obrigado.
Estou iniciando na arte da marcenaria como hobby e estou aprendendo muito com suas aulas bastante didáticas. Obrigado por partilhar conosco toda sua experiência.
Alô, Alfredo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Não tem porque agradecer. É um prazer para mim transmitir o que sei. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Vim só agradecer a explicação excepcional. Estou iniciando como hobby e queria comprar uma plaina, mas sem saber como usar iria dar muita dor de cabeça. Obrigado professor!
Parabéns Fernando....excelente aula. Percebemos que existe uma preparação muito bem definida para cada aula. Obrigado por compartilhar. Parabéns também para a sua "câmera woman", que consegue pegar cada detalhe da explanação. TMJ. Vantuir.
Alô, Vantuir ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Estamos desenvolvendo um projeto para melhorar em muito nossos vídeos. Se tivermos sucesso, dentro de dois a três meses a diferença será visível. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Muito bom o seu trabalho. Sempre que tenho dúvidas de como usar uma ferramenta vou no youtube, e quando vejo que você está falando sobre o assunto sempre dou preferência ao seu material, pois é um dos mais profissionais no meu ponto de vista. Obrigado por compartilhar. Sucesso!
Professor Fernando, boa tarde! Realmente estou tendo dificuldade com essa ferramenta. Trabalho no ramo igualzinho, solgadens especiais, tipo, alumínio, inox, aço carbono, titânio etc. Ganhei este formão de um professor de ajustagem mecânica do SENAI aqui de São Paulo. Infelizmente Deus já reconheceu ele. Mas o problema é não consigo colocar o formão no mesmo nível ou bem menos do que do Sr. Gostaria humildemente, por obséquio de enviar uma foto para o Sr. Está ferramenta acho que foi usada na arca. Desde já agradeço. Atenciosamente Marco Antônio. Meu email marcoantoniodonascimentotavare@gmail.com
Obrigado Fernando por dividir seus conhecimentos conosco, estou tentando aprender um pouco da marcenaria e você tem me ajudado bastante. Quando eu puder quero fazer um de seus cursos. Forte abraço!
Alô, Thallys ! Um obrigado ENORME a você pela mensagem !!! Um feedback como esse mostra que estamos no caminho que desejamos trilhar, levando conhecimento para que o prazer de fazer marcenaria fina se espalhe e possamos trazer algo prá lá de bom e prazeiroso para as pessoas do nosso país que têm simpatia, amor ou paixão pelo ofício. Um grande abraço a você, Fernando Belchior.
Mestre, muito obrigado pelo tempo e conhecimento. Fiquei impressionado quando vi tirou tempo para se preparar, escrevendo tudo, passando os detalhes, deixando tudo didaticamente excelente. Realmente uma grande aula com profundidade sobre a plaina manual, pra todo mundo poder entender, até eu que ainda nao tenho experiencia e conhecimento de termos tecnicos. Realmente, mais doque excelente ! Gratidao e sucesso sempre!
Alô, Bonnie ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta à sua mensagem. Muito obrigado por ela !!! Fico muito agradecido com o seu comentário. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Cláudio ! Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem. Pode estar certo de que ela nos deixa para lá de felizes. Um grande abraço a você ! Fernando Belchior
Prezado Sr. Fernando. A partir de seus videos e ensinamentos estou me tornando um fã de plainas manuais e um amigo me ofereceu uma plaina da marca Bohrer nº 4 que, segundo ele está nova pois foi muito pouco usada. É uma boa plaina para iniciar, treinar e aprender ?
Cláudio, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Só vi sua mensagem há pouco, embora verifique todas as mensagens de todso os vídeos quase todos os dias. Bem, vamos lá. Nunca tive uma plaina dessa marca nas mãos. Examinei umas fotos na Internet, e os comentários que posso fazer são : 1 - o solado pareceu ser feito de material fundido e depois usinado, o que é bom; 2 - algumas peças (ferro, capa, etc.) me pareceram subdimensionadas, o que pode significar vibração na usinagem de madeiras mais difíceis. Como não conheço - ou seja, nunca usei - é melhor não recomendar. Eu, se fosse você, procuraria uma Stanley Bailey usada, em bom estado. Se você se sentir um pouco inseguro para escolher uma plaina usada, veja se consegue um marceneiro exepriente para examinar a plaina com você. Qualquer dúvida, me ligue ! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Parabéns pelos ensinamentos. Gosto muito de plainas manuais. O som da madeira sendo desgastada é música para quem gosta. Pena que boas plainas são caras e difíceis de encontrar.
Fernando vc está de PARABÉNS pelo conteúdo ministrado! Comprei uma plaina para marcenaria hobby, agora creio que sei exatamente o que fazer! Excelente trabalho! Ps. Vcs são algum tipo de curso de marcenaria? Obrigado pela didática excelente e pelas dicas. Vc é o melhor!
Aula fantástica Mestre! Muito obrigado por todas as informações e a qualidade didática das explicações. Para nós que acompanhamos seus vídeos essas informações são muito admiradas e caso seja possível, no futuro, mais vídeos sobre esse mesmo tema seriam maravilhosos.
que aula meu amigo! muito obrigado por e ensinar a usar minha plaina; tenho a ferramenta a um bom tempo e não sabia muito do que você disse que Deus de abençoe, pela iniciativa! já me inscrevi no canal.
Alô, Marcelo ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua mensagem !!!! Pode estar certo de que é um prazer para nós saber que fomos úteis, que as informações que levamos ajudaram, de alguma forma, a alguém. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Welton ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua mensagem !!!! Pode estar certo de que o prazer da partilha é meu, de coração. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Boa noite Fernando! Cara! Você explica muito bem! Parabéns pelos teus vídeos! Cheguei agora no seu canal e já aprendi muito com vc! Passei somente para deixar o meu agradecimento de coração! Muito obrigado por compartilhar sua imensa sabedoria... Que Deus abençoe muito seus caminhos... Abraço! Araxá-MG
Alô, Antônio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Esperamos que ela, de alguma forma, tenha sido útil ;-) ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Renato ! Muito obrigado por sua mensagem !!! É um estímulo enorme para nós aqui sabermos que estamos levando informação de qualidade às pessoas que, seja por necessidade, seja por paixão, ou pelas duas coisas, se interessam por marcenaria. Nós, aqui, amamos o que fazemos, e queremos levar a fascinação desse ofício ao maior número possível de pessoas. Um grande abraço a você ! Fernando Belchior.
grande mestre, isso sim é uma bela de uma aula, por favor gostaria de saber de vc se o Cambará é uma boa madeira para fazer tabuas de corte, pois fiz algumas e ficou melhor que as que fiz de Sucupira, além de mais bonitas na menha opinião, porém eu compro tabuas Brutas e faço o restante todo na lixadeira,porém é muito cansativo, se eu fizer na Plaina vai melhorar o Resultado, gostaria que me respondesse por favor, grande abraço e sucesso, fica com Deus.
Essas orientações foram muito significativas para meu desenvolvimento na área. Alguns ensinamentos eu consegui na base do erro e acerto ao manipular a ferramenta. Agora chegou o tempo de praticar e aperfeiçoar a marcenaria milenar com madeira maciça. Uma pergunta: o comportamento da plaina é o mesmo em todo tipo de madeira?
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Meu sinalizador de mensagens do TH-cam parece que não indica todas as mensagens recebidas. A resposta à sua pergunta é não,, ou seja, a plaina terá comportamentos diferentes de acordo com o tipo de madeira que você estiver usinando. Se você estiver cortando mogno linheiro, você se sentirá nas nuves; se for um cumaru ou um angelim reveso, faltará muito pouco para você não sentir raiva de todo o Universo ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Rpm M ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vou aproveitá-la para contar-lhe uma história. Em 2009, decidi tornar-me marceneiro, seguindo uma paixão que me acompanhou a vida inteira. Tive a sorte de estar com dinheiro à época e, após procurar um curso de marcenaria de bom nível no Brasil e não achar, resolvi estudar fora do país, e me matriculei numa escola canadense. Essa escola - o Rosewood Studio - estava localizada, à época, numa cidadezinha chamada Almonte (4.400 habitantes - 4.401 depois d'eu chegar ...). Hoje, está em Perth, se não me engano. Lá, nessa cidade, tive a chance de ser apresentado e conhecer o fundador da Lee Valley (uma das maiores empresas de produtos de marcenaria fina do mundo) e da Veritas, o Sr. Leonard Lee, de quem me tornei um amigo. Ele me presenteou com um livro escrito por ele - cerca de 300 páginas sobre afiação de ferramentas. A propósito : o Sr. Leonard faleceu no início desse ano - infelizmente. Esse livro, belíssimo, maravilhoso, explica o processo do corte das fibras da madeira. Forças componentes, resultante, aquela encrenca toda de Física. A questão, Rpm M, é que fico sempre em dúvida sobre o nível dos vídeos. Nem tão simples que não acrescentem nada, nem tão sofisticados que afastem o pessoal. Estamos considerando ter uma outra mídia, mais exclusiva, com nível de sofisticação mais alto, para as pessoas que quiserem fazer e falar de marcenaria a fundo. Quem sabe ? Se você quiser que eu lhe mande algum material sobre o livro, me passe seu e-mail, ok ? Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Rpm M ! Como lhe disse, estamos estudando a abertura de um canal com um detalhamento maior dos assuntos. Vamos ver no que vai dar ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Rpm M : lembrei-me de uma história interessante. A cidade onde se localizava a escola de marcenaria ("Rosewood Studio") onde me formei chama-se Almonte. Localizada em Ontario, tinha à época 4.400 habitantes - bem, 4.401 após minha chegada. Havia, naquela ocasião - não sei se ainda existe - um restaurante lá chamado "Superior". Nesse restaurante, uma mesa era reservada exclusivamente para o Leonard Lee. Quando alguém inadvertidamente se sentava a esta mesa, era convidado a mudar-se. Pois bem : tenho uma foto na qual Leonard Lee, minha esposa, meu filho e eu estamos tomando café na mesa exclusiva dele no "Superior". Acordamos de madrugada, num Dezembro gelado de 2009, para encontrá-lo lá e fazer-lhe uma surpresa. Eu já o conhecia de outros encontros - já havia visitado a empresa de equipamentos cirúrgicos que ele havia fundado, e já havia frequentado a casa dele, convidado que fui por ele e esposa para jantar em sua residência na companhia de outros canadenses que conheciam a América do Sul. Se você quiser me prover um endereço de e-mail, enviarei a foto desse inesquecível café da manhã. Nos divertimos demais, porque ele era uma pessoa engraçadíssima e agradabilíssima. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Wereby ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Minhas desculpas pela demora na resposta. Meu sinalizador de mensagens do TH-cam parece que não indica todas as mensagens recebidas. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Allan ! Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Muito obrigado por sua mensagem, e por inscrever-se em nosso canal !!!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Airton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Para quem tem paixão por marcenaria - mesmo que não revelada, mesmo que não exercida - a sensação de ter uma plaina afiada, bem regulada, deslizando sobre a madeira, sibilando, tirando fitas finíssimas de madeira, é indescritível. Se as plainas ainda estão com você, e se posso dar uma opinião, traga-as à vida de novo. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Aprendendo com vc Fernando vi vc regulando botão pra sai mais ferro na prancha qdo vc aperta a lâmina sai mais qdo afrouxa sai menos lâmina e pra fazer isso. Na plaina tem soltar algo ou não deixa tudo apertado
Adauto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se sua plaina estiver bem regulada, basta você girar o botão que fica atrás da lâmina. Se estiver muito difícil, afrouxe um pouco o parafuso onde é encaixada a presilha que prende o ferro, até que a movimentação do ferro seja possível sem que o mesmo se solte. Um grande abraço ! Fernando.
Parabéns! Eu sempre quis achar um marceneiro brasileiro experiente em uso de ferramentas manuais (algo raro no nosso país) que publicasse vídeos no TH-cam. Eu sempre acompanho vídeos de grandes mestres estrangeiros no uso de ferramentas manuais, como Paul Sellers, e fiquei feliz em saber de você, caro Fernando! Continue! Há técnicas de marcenaria que precisam ser mantidas vivas, pois saber usar ferramentas manuais, na minha opinião, é imprescindível para ser um bom marceneiro, especialmente quando se trata de marcenaria fina. Um abraço!
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se depender da gente (da equipe que trabalha comigo e de mim), a marcenaria de alta precisão e qualidade não só será mantida viva em nosso país, como ela também crescerá !!
Um outro dia, olhando um projeto de marcenaria mandado por um amigo, num site americano, via seguinte mensagem : "Faça marcenaria ! É muito melhor e mais barato do que pagar um terapeuta !!!".
Brincadeiras à parte, penso o mesmo. Tenho um prazer imenso em ser marceneiro e em fazer marcenaria, decidi mostrar o quão fabuloso é o ofício para o maior número possível de pessoas.
Se eu tiver sucesso - e não sou de entrar em nenhum projeto para desistir dele - a marcenaria fina crescerá no Brasil.
Muito obrigado por estar conosco, por sua mensagem, e um grande abraço !
Fernando Belchior.
Caro Júlio! Eu modestamente, de forma amadora faço a tal de "garage woodworking" (sou fã do Steve Ramsey) e meu maquinário parece de brinquedo comparado à marcenaria do Fernando! Mas ainda assim , se o Fernando não dissesse eu nunca iria saber que o equivalente a "Frog" em uma plaina é a CUNHA!
O que eu mais gosto no Fernando é a simplicidade com que ele nos transmite seus apurados conhecimentos técnicos! Um abraço !
É verdade. Além disso, você consegue facilmente perceber que ele tem o espírito de divulgação, de passar adiante o que aprendeu.
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Meu objetivo é fazer a marcenaria crescer no Brasil. Estou trabalhando num projeto para isso. Exatamente hoje (18/04/2017) tenho uma reunião às 14:00 h com minha contadora e com uma advogada para buscar o apoio legal para dar acesso a mais pessoas a marcenarias, bem como apontar um outro caminho de negócio para as marcenarias no Brasil.
Ao mesmo tempo, vamos começar uma linha de vídeos para quem tem uma marcenaria em casa, com máquinas mais leves, ou mesmo sem máquinas elétricas - a versão "unpluged".
Se eu for competente, e os ventos da sorte estiverem ao meu favor, terei sucesso, e mais e mais pessoas terão acesso à marcenaria, e a praticarão.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alô, Júlio !
Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns Sr. Fernando ! Gostei muito. É com certeza um dos melhores que eu já vi mandou bem .
Cara parabéns pelo vídeo!
Muito detalhista
Isso foi um curso praticamente.
Muito obrigado pela ajuda!
Muito boa explicação Fernando poucos explicam como vc e vc comentou plainar sentido correto veio como identifico na madeira parabens
Adauto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para você identificar o sentido correto de usinagem, faça o seguinte :
1 - pegue a peça que você deseja usinar;
2 - escolha a superfície a ser usinada - por exemplo, a face da largura da peça;
3 - coloque esta face que você deseja usinar voltada para cima;
4 - olha agora no lado que está perpendicular à área que você deseja usinar. Por exemplo : se você decidiu usinar a face da largura, ela estará agora para cima, "olhando": para o teto, e você estará olhando para a face da espessura;
5 - nesta face que está agora em frente aos seus olhos, você vai procurar os desenhos das fibras, ou seja, um conjunto de linhas "meio paralelas" que, provavelmente, estarão inclinadas;
6 - você deve usinar a face que está para cima no sentido para o qual as fibras estejam deitadas. Veja, por exemplo, o desenho abaixo :
////////
Se as fibras que você estiver olhando na face da peça que está em frente aos seus olhos estiverem como acima, você usinará a face que está para cima da esquerda para a direita.
Por outro lado, se elas estiverem conforme abaixo :
\\\\\\\\\
você usinará da direita para a esquerda.
Se você usinar no sentido errado, o resultado aparecerá de imediato : você sentirá mais dificuldade para usinar, e a superfície ficará toda esburacada.
Um grande abraço !
Fernando
Um grande abraço !
Fernando.
Isso não é um vídeo solto é um curso de marcenaria.
Show. Parabéns. Sou fã
Alô, Jorge !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pode estar certo de que temos muito mais a oferecer em termos de ensinamentos.
A questão é - com poucos recursos, é o que podemos neste momento, oferecer.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Q Deus te abençoe. Q aula! Tava passando a plaina ñ saia nada. Agora, parece faca quente na manteiga. Muito obrigado.
Muito boa a aula sobre plainas, parabéns, resolveu muitos problemas que eu tinha . !!!
Ivan, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina SEMPRE JUNTO !!!
É bom haver alguém que, na lingua Portuguesa, e com experiência na matéria, saiba explicar devidamente estes temas bastante importantes da marcenaria. Em Portugal quase que desapareceu este interesse. Apenas alguns velhotes da velha guarda e um numero muito reduzido de gente mais jovem que não encontra, nem ferramentas nem conhecimentos no mercado nacional. No entanto todo o continente Americano bem como Inglaterra Espanha e Itália, estes eu sei, mantêm um interesse muito grande pela arte de trabalhar a madeira. Basta ver o preço que custa uma boa plaina Inglesa ou Norte Americana. Como auto didacta, fico muito contente de ver alguém com a disponibilidade de ensinar devidamente e da forma correta temas como este, que para mim é de extrema importância. A plaina é uma ferramenta fantástica e com imensas possibilidades. Parabéns!
Alô, Alder !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É muito bom receber notícias de alguém que, do outro lado do Atlântico e com uma cultura que compartilha elementos com a cultura brasileira (assim imagino), fala do amor pela marcenaria e da situação desta (verdadeira forma de) arte em seu país.
Aqui, estamos em situação parecida.
Nosso trabalho tem a finalidade de resgatar e fazer crescer a prática deste oficio, que consideramos maravilhoso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show! vlu professor parabéns, assim não aprende se não quiser.
Nivaldo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Boa tarde e obrigado pela excelente aula. Foi completo e show
José, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Mais didático impossível. Não esqueceu nenhum detalhes. Parabéns e obrigado.
Alô, Lúcio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Explanação Clara como a luz do sol em pleno meio dia sobre a linha do equador durante o solstício de verão. Belchior, Muito obrigado pelos seus vídeos, lamento poder dá apenas um LIKE.
Alô, Alexandre !
Muito obrigado pela sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom entendi por cima a parte "mecânica" por não ter uma pra fuçar, mas o restante veleu muito
Matias Lucena 02/11/2020 Fernando vendo seu video em 2020 com inscrito e admirador de seus trabalhos são sempre bons videos e fáceis de aprender, eu digo aprender mesmo porque não sou marceneiro ,sou bancário aposentado mas gosto de fazer pequenas coisas com madeira como tamborete tábua de carne para casa e etc , você é um mestre e sua oficina e muito limpa e organizada, DEUS proteja você e sua oficina..
Esse vídeo é um curso! Show de bola
Excelente vídeo. Sem blábláblá e direto ao que interessa. Parabéns !
Sua didática merece reconhecimento. Suas explicações são completas e não deixam dúvidas. Parabéns!
Alô, Pedro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando, sou um recém robista e agradeço de coração esses minicursos do youtube que vc tem ministrado. Tenho tirado inumeras duvidas com eles e aprendido muitissimo sobre marcenaria. Grande abraço e que Deus te abençoe.
Show de aula, parabéns irmão vejo vontade de ensinar e isso contagia mais ainda quem quer aprender
André, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Muito bom
Me fez lembrar de quando era mais jovem e trabalhava com meu pai.
Quando ainda nao tinha as ferramentas elétricas que tem hoje ou ainda era muito difícil comprar uma.
Ainda tenho as ferramentas dele.
Parabéns mais uma vez.
Parabens
Alô, Renato !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tenho pensado cada vez mais em só trabalhar com ferramentas manuais (não elétricas).
Pouco a pouco, farei esta migração.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aula fantástica! Aprendi muito. Obrigado.
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns. Aprendi muito com esta aula. Obrigado
Fernando, parabéns. Muito didático e esclarecedor. Vai direto ao ponto. Aprendi muito. Devo esclarecer que nunca havia trabalhado com plaina manual. Hoje foi a primeira vez. Até que me saí bem. Teve trepidação, ferro longo, ferro curto... Fui corrigindo no caminho. Agora preciso melhorar a afiação do ferro. Vamos em frente. Um abraço e obrigado.
muito obrigado sou inscrito e estou aprendendo sobre esta profissao .exelente explicaçao parabens
Raquel, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Estou iniciando na arte da marcenaria como hobby e estou aprendendo muito com suas aulas bastante didáticas. Obrigado por partilhar conosco toda sua experiência.
00alvarojr, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Essas dicas são muito importantes para as plainas manuais
Alô, Joaquim !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Uma verdadeira aula, principalmente pra quem é hobbysta, como eu. Obrigado
Alô, Alfredo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Não tem porque agradecer. É um prazer para mim transmitir o que sei.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns pelo vídeo grande professor da marcenaria. Cada dia aprendo mais com você. Um grande abraço.
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns! Isso é uma verdadeira aula de como usar uma plaina muito bom mesmo show de bola.
Vim só agradecer a explicação excepcional. Estou iniciando como hobby e queria comprar uma plaina, mas sem saber como usar iria dar muita dor de cabeça. Obrigado professor!
Alô, Audieh !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aulão!!! Dicas super valiosas, tudo muito claro e fácil de entender, muito obrigado. 👏👏👏👏👏
Isso que é aula. Parabéns e obrigado.
Parabéns Fernando....excelente aula.
Percebemos que existe uma preparação muito bem definida para cada aula. Obrigado por compartilhar.
Parabéns também para a sua "câmera woman", que consegue pegar cada detalhe da explanação.
TMJ.
Vantuir.
Alô, Vantuir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Estamos desenvolvendo um projeto para melhorar em muito nossos vídeos. Se tivermos sucesso, dentro de dois a três meses a diferença será visível.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito bom o seu trabalho. Sempre que tenho dúvidas de como usar uma ferramenta vou no youtube, e quando vejo que você está falando sobre o assunto sempre dou preferência ao seu material, pois é um dos mais profissionais no meu ponto de vista. Obrigado por compartilhar. Sucesso!
Alô, Eliseu !
Muito obrigado por sua mensagem, para lá de generosa para conosco !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Professor, bom dia!
Parece faculdade, merece meu respeito!
Me escrevi no canal, fazia tudo errado.
Marco, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Professor Fernando, boa tarde!
Realmente estou tendo dificuldade com essa ferramenta.
Trabalho no ramo igualzinho, solgadens especiais, tipo, alumínio, inox, aço carbono, titânio etc.
Ganhei este formão de um professor de ajustagem mecânica do SENAI aqui de São Paulo. Infelizmente Deus já reconheceu ele.
Mas o problema é não consigo colocar o formão no mesmo nível ou bem menos do que do Sr.
Gostaria humildemente, por obséquio de enviar uma foto para o Sr. Está ferramenta acho que foi usada na arca.
Desde já agradeço.
Atenciosamente
Marco Antônio.
Meu email
marcoantoniodonascimentotavare@gmail.com
Parabéns... muito obrigado pela dica... ótima aula
Obrigado Fernando por dividir seus conhecimentos conosco, estou tentando aprender um pouco da marcenaria e você tem me ajudado bastante. Quando eu puder quero fazer um de seus cursos. Forte abraço!
Muito obrigado !!!
A maneira como vc explica é muito intuitiva, ficando mais fácil a compreensão.
Alô, Alfredo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
O que eu posso dizer-te é simplesmente obrigado pela ótima aula, perfeita!...👦🌞
Mais um show desse mestre da marcenaria. Uma didática fantástica e conteúdo de ótima qualidade. Parabéns meu caro! 👏👏👏
Impressionado com o nível didático dos seus vídeos. Parabéns Fernando, já me tornei inscrito!
Alô, Thallys ! Um obrigado ENORME a você pela mensagem !!! Um feedback como esse mostra que estamos no caminho que desejamos trilhar, levando conhecimento para que o prazer de fazer marcenaria fina se espalhe e possamos trazer algo prá lá de bom e prazeiroso para as pessoas do nosso país que têm simpatia, amor ou paixão pelo ofício. Um grande abraço a você, Fernando Belchior.
Excelente aula. Muito didática. Grato pelo ensinamento e parabéns pelo trabalho.
Alô, Erik !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sempre assisto os seus vídeos, pois são técnicos e agregam conhecimentos que ainda não possuo! Muito bons, assisto todos!! Abraço!!!
Y
Top sua aula , parabéns 👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏
Obrigado amigo.
Comprei uma plaina, e achei sua explicação perfeita.
Tudo o que eu preciso saber.
Uma aula melhor que a outra. Parabéns Fernando!
Boa noite Fernando. Muito bem explicado, a melhor explicação que vi sobre o assunto. Obrigado e parabéns!!
Al^o, Luiz ! Muito obrigado pela sua mensagem !!! Um grande abra'co, Fernando Belchior.
Excelente aula. Parabéns!!!
Show de bola, muito bem explicado.
Mestre, muito obrigado pelo tempo e conhecimento.
Fiquei impressionado quando vi tirou tempo para se preparar, escrevendo tudo, passando os detalhes, deixando tudo didaticamente excelente. Realmente uma grande aula com profundidade sobre a plaina manual, pra todo mundo poder entender, até eu que ainda nao tenho experiencia e conhecimento de termos tecnicos.
Realmente, mais doque excelente !
Gratidao e sucesso sempre!
Alô, Olavo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu pela aula 😃🤝👏👏👏👏👏👏
Show, parabéns, estou aprendendo muito com seus vídeos. Parabéns pelo trabalho.
Olá, Dirceu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
esse cara é um Méstre
Alô, Aldeci !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado! Que exemplo de professor!!!
Muito obrigado
Alô, Bonnie !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta à sua mensagem.
Muito obrigado por ela !!!
Fico muito agradecido com o seu comentário.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Valeu. Excelente aula. Obrigado.
Semplismente fantástico o projeto meu grande amigo, um grande abraço do seu amigo Edson Cunha
Alô, Edson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que didática! Que aula excelente!
Obrigado por compartilhar. Que Deus abençoe o seu trabalho.
Sensacional. Um dos melhores videos sobre plaina manual.
Alô, Cláudio !
Muito obrigado pela generosidade de sua mensagem. Pode estar certo de que ela nos deixa para lá de felizes.
Um grande abraço a você !
Fernando Belchior
Prezado Sr. Fernando. A partir de seus videos e ensinamentos estou me tornando um fã de plainas manuais e um amigo me ofereceu uma plaina da marca Bohrer nº 4 que, segundo ele está nova pois foi muito pouco usada. É uma boa plaina para iniciar, treinar e aprender ?
Cláudio, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta. Só vi sua mensagem há pouco, embora verifique todas as mensagens de todso os vídeos quase todos os dias.
Bem, vamos lá. Nunca tive uma plaina dessa marca nas mãos. Examinei umas fotos na Internet, e os comentários que posso fazer são :
1 - o solado pareceu ser feito de material fundido e depois usinado, o que é bom;
2 - algumas peças (ferro, capa, etc.) me pareceram subdimensionadas, o que pode significar vibração na usinagem de madeiras mais difíceis.
Como não conheço - ou seja, nunca usei - é melhor não recomendar.
Eu, se fosse você, procuraria uma Stanley Bailey usada, em bom estado. Se você se sentir um pouco inseguro para escolher uma plaina usada, veja se consegue um marceneiro exepriente para examinar a plaina com você.
Qualquer dúvida, me ligue !
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns pelos ensinamentos. Gosto muito de plainas manuais. O som da madeira sendo desgastada é música para quem gosta. Pena que boas plainas são caras e difíceis de encontrar.
Alô, Alison !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Concordamos com você em gênero, número e grau.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando vc está de PARABÉNS pelo conteúdo ministrado! Comprei uma plaina para marcenaria hobby, agora creio que sei exatamente o que fazer! Excelente trabalho! Ps. Vcs são algum tipo de curso de marcenaria?
Obrigado pela didática excelente e pelas dicas. Vc é o melhor!
Marco, sou marceneiro, e ultimamente tenho destinado o meu tempo à área de educação em marcenaria e disciplinas ligadas ao ofício.
parabéns pela aula.Deus continue lhe abençoando.
Alô, Damião !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Super top suas dicas, viciei to assistindo todos os dias . Um abraço Deus te abençoe sempre e sucesso sempre
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem, e por assistir aos nossos vídeos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aula fantástica Mestre! Muito obrigado por todas as informações e a qualidade didática das explicações. Para nós que acompanhamos seus vídeos essas informações são muito admiradas e caso seja possível, no futuro, mais vídeos sobre esse mesmo tema seriam maravilhosos.
Excelente instrução! Você já foi militar! Parabéns! Obrigado!
Alô, André !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aprendi muito,obrigado.
Gostei muito meu amigo pela dica obrigado
Caraca! aula perfeita, parabéns amigo.
Alô, Wylzeimar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns! Que aula maravilhosa.
Muitíssimo obrigado !
Obrigado Fernando! Ótimas dicas.Tudo bem explicado e exemplificado.gostei.
Alô, Sirius !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Uma verdadeira aula.
Muito boa explicação, simples mas de facil entendimento.
amei esse video maravilhoso com certeza vai me ajudar muito msm
Aula muito boa !
Muito bem explicado gostei
que aula meu amigo!
muito obrigado por e ensinar a usar minha plaina; tenho a ferramenta a um bom tempo e não sabia muito do que você disse
que Deus de abençoe, pela iniciativa! já me inscrevi no canal.
Alô, Marcelo !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Pode estar certo de que é um prazer para nós saber que fomos úteis, que as informações que levamos ajudaram, de alguma forma, a alguém.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Eu sou torneiro né acho mais fácil a lima a plaina é muito detalhes Fernando, mas não tira o aprendizado grande vídeo amigo
Alô, Ronald !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina firmeza meu parceiro
puxa! excelente vídeo, excelente aula, parabéns! Obrigado por partilhar.
Alô, Welton !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Pode estar certo de que o prazer da partilha é meu, de coração.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite Fernando! Cara! Você explica muito bem! Parabéns pelos teus vídeos! Cheguei agora no seu canal e já aprendi muito com vc! Passei somente para deixar o meu agradecimento de coração! Muito obrigado por compartilhar sua imensa sabedoria... Que Deus abençoe muito seus caminhos... Abraço! Araxá-MG
Alô, Shiguetoshi !
Muito obrigado por sua mensagem, para lá de generosa !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina é um fato... Parabéns...
Alô, Shiguetoshi !
Mais uma vez, muito obrigado !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Top suas dicas! 👍🏻👍🏻👍🏻
Mais uma aula pra conta eiiaa
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Esperamos que ela, de alguma forma, tenha sido útil ;-) ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que beleza, Fernando. Informações preciosas. Parabéns. Virei fã.
Alô, Renato !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É um estímulo enorme para nós aqui sabermos que estamos levando informação de qualidade às pessoas que, seja por necessidade, seja por paixão, ou pelas duas coisas, se interessam por marcenaria.
Nós, aqui, amamos o que fazemos, e queremos levar a fascinação desse ofício ao maior número possível de pessoas.
Um grande abraço a você !
Fernando Belchior.
Obrigado pelas dicas
grande mestre, isso sim é uma bela de uma aula, por favor gostaria de saber de vc se o Cambará é uma boa madeira para fazer tabuas de corte, pois fiz algumas e ficou melhor que as que fiz de Sucupira, além de mais bonitas na menha opinião, porém eu compro tabuas Brutas e faço o restante todo na lixadeira,porém é muito cansativo, se eu fizer na Plaina vai melhorar o Resultado, gostaria que me respondesse por favor, grande abraço e sucesso, fica com Deus.
Essas orientações foram muito significativas para meu desenvolvimento na área. Alguns ensinamentos eu consegui na base do erro e acerto ao manipular a ferramenta. Agora chegou o tempo de praticar e aperfeiçoar a marcenaria milenar com madeira maciça. Uma pergunta: o comportamento da plaina é o mesmo em todo tipo de madeira?
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta. Meu sinalizador de mensagens do TH-cam parece que não indica todas as mensagens recebidas.
A resposta à sua pergunta é não,, ou seja, a plaina terá comportamentos diferentes de acordo com o tipo de madeira que você estiver usinando.
Se você estiver cortando mogno linheiro, você se sentirá nas nuves; se for um cumaru ou um angelim reveso, faltará muito pouco para você não sentir raiva de todo o Universo ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Eu esperava ver a montagem preparatória da plaina, mas valeram as instruções.
Parabéns pela belíssima aula. A inclinação lateral da plaina na hora do desbaste, tem tb o efeito de diminuir o angulo de ataque.
Alô, Rpm M !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vou aproveitá-la para contar-lhe uma história.
Em 2009, decidi tornar-me marceneiro, seguindo uma paixão que me acompanhou a vida inteira.
Tive a sorte de estar com dinheiro à época e, após procurar um curso de marcenaria de bom nível no Brasil e não achar, resolvi estudar fora do país, e me matriculei numa escola canadense.
Essa escola - o Rosewood Studio - estava localizada, à época, numa cidadezinha chamada Almonte (4.400 habitantes - 4.401 depois d'eu chegar ...). Hoje, está em Perth, se não me engano.
Lá, nessa cidade, tive a chance de ser apresentado e conhecer o fundador da Lee Valley (uma das maiores empresas de produtos de marcenaria fina do mundo) e da Veritas, o Sr. Leonard Lee, de quem me tornei um amigo. Ele me presenteou com um livro escrito por ele - cerca de 300 páginas sobre afiação de ferramentas. A propósito : o Sr. Leonard faleceu no início desse ano - infelizmente.
Esse livro, belíssimo, maravilhoso, explica o processo do corte das fibras da madeira. Forças componentes, resultante, aquela encrenca toda de Física.
A questão, Rpm M, é que fico sempre em dúvida sobre o nível dos vídeos. Nem tão simples que não acrescentem nada, nem tão sofisticados que afastem o pessoal. Estamos considerando ter uma outra mídia, mais exclusiva, com nível de sofisticação mais alto, para as pessoas que quiserem fazer e falar de marcenaria a fundo. Quem sabe ?
Se você quiser que eu lhe mande algum material sobre o livro, me passe seu e-mail, ok ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
O falecido Leonard Lee é um gigante, tenho um livro dele. Acredito que o nível dos vídeos está adequado, não mude por favor. Acrescentam muito.
Alô, Rpm M !
Como lhe disse, estamos estudando a abertura de um canal com um detalhamento maior dos assuntos.
Vamos ver no que vai dar ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Rpm M : lembrei-me de uma história interessante.
A cidade onde se localizava a escola de marcenaria ("Rosewood Studio") onde me formei chama-se Almonte. Localizada em Ontario, tinha à época 4.400 habitantes - bem, 4.401 após minha chegada.
Havia, naquela ocasião - não sei se ainda existe - um restaurante lá chamado "Superior". Nesse restaurante, uma mesa era reservada exclusivamente para o Leonard Lee. Quando alguém inadvertidamente se sentava a esta mesa, era convidado a mudar-se.
Pois bem : tenho uma foto na qual Leonard Lee, minha esposa, meu filho e eu estamos tomando café na mesa exclusiva dele no "Superior". Acordamos de madrugada, num Dezembro gelado de 2009, para encontrá-lo lá e fazer-lhe uma surpresa. Eu já o conhecia de outros encontros - já havia visitado a empresa de equipamentos cirúrgicos que ele havia fundado, e já havia frequentado a casa dele, convidado que fui por ele e esposa para jantar em sua residência na companhia de outros canadenses que conheciam a América do Sul.
Se você quiser me prover um endereço de e-mail, enviarei a foto desse inesquecível café da manhã. Nos divertimos demais, porque ele era uma pessoa engraçadíssima e agradabilíssima.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
meu email rpmjpa@gmail.com
Muito bacana o vídeo, tirou minhas dúvidas.
Aproveitando procuro madeira cedro arana. Pode me ajudar?
Ótima aula parabéns!!!
Alô, Odair !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente Fernando!
Alô, Allan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom gostei demais
cara vc é muito foda! parabens
Alô, Wereby !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta. Meu sinalizador de mensagens do TH-cam parece que não indica todas as mensagens recebidas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Show!!! Gostaria que tivesse um botão no TH-cam para apertar e dizer Gostei Muito!!! Só Gostei é muito pouco!!! "Like Too Much"
Alô, Gustavo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa aula professor !! Obrigado!!
ótimo vídeo. Ganhou um inscrito
Alô, Allan !
Antes de mais nada, minhas desculpas pela demora na resposta.
Muito obrigado por sua mensagem, e por inscrever-se em nosso canal !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Obrigado Fernando!
Alô, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernandoo Belchior e equipe.
Parabéns pelas dicas, o canal esta excelente 👏👏👏 👏👏
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Quando criança meu pai tinha uma plaina de madeira! Eu gostava muito de usa-la embora nunca tenha trabalha com marcenaria!
Alô, Airton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Para quem tem paixão por marcenaria - mesmo que não revelada, mesmo que não exercida - a sensação de ter uma plaina afiada, bem regulada, deslizando sobre a madeira, sibilando, tirando fitas finíssimas de madeira, é indescritível.
Se as plainas ainda estão com você, e se posso dar uma opinião, traga-as à vida de novo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Perfeita explicação!!!!!
Alô, José !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
obrigado pela dica, mestre!
Aprendendo com vc Fernando vi vc regulando botão pra sai mais ferro na prancha qdo vc aperta a lâmina sai mais qdo afrouxa sai menos lâmina e pra fazer isso. Na plaina tem soltar algo ou não deixa tudo apertado
Adauto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se sua plaina estiver bem regulada, basta você girar o botão que fica atrás da lâmina. Se estiver muito difícil, afrouxe um pouco o parafuso onde é encaixada a presilha que prende o ferro, até que a movimentação do ferro seja possível sem que o mesmo se solte.
Um grande abraço !
Fernando.