Boa noite,amigo Fernando Belchior. Talvez nunca tenhas ouvido este comentário,mais é de suma importância informar que seus videos são muito instrutiveis e de boa qualidade, uma das maiores é o áudio e sua narrativa feita com calma e muito bem declarada.Parabéns realmente são poucas pessoas em que eu fico assistindo com atenção e com afinco,pois falam ou berrando,ou muitas vezes não se entendi o que falam.muito obrigado por partilhar seus conhecimentos abraço força e fé.
Alô, Fabiano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Agradecemos a generosidade dela, e aproveitamos para declarar que estamos buscando meios para melhorar o que fazemos, dado que, como bons marceneiros, achamos que é sempre possivel fazer melhor. Esse é o nosso objetivo. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Rodrigo Martins, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certo de que é um prazer para nós compartilhar conhecimento sobre essa paixão. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Valeu mais uma vez Fernando. Eu estou tentando aprender sobre trabalhos em madeira e nesta semana eu apanhei para raspar um porta tempero usando uma lâmina de estilete, agora vou fazer esta raspinha. Obrigado pela aula
geraldo correa, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Ficamos muito felizes por aqui quando a gente fica sabendo que o material que postamos foi útil para alguém. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Parabéns Fernando, Mais um vídeo/aula espetacular!!!.. tenho uma raspilha nova guardada há um bom tempo e nem tinha idéia por onde começar...rsss agora já posso me aventurar! Obrigado e um abração
Alô, Isaias ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Fico feliz em saber que sua raspilha vai deixar o "fundo do baú" e vai ver a luz do dia, dando forma a muitos e muitos projetos. Afinal, ela - e você - nasceram para isso !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Luiz Augusto, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! De acordo com nosso planejamento, em não mais de dois meses teremos ao menos um projeto por mês publicado por nós, trazendo dimensões, materiais empregados, e o processo de produção. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
parabens Fernando sempre tive vontade de aprender fazer raspilho, porque restauro moveis antigo , vc e o cara, seus videos sao otimo muito bem explicado parabens
Alô, Ednei ! Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade dela !!! Ficamos contentes em podermos ser úteis a você. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando, boa noite! Primeiro gostaria de parabenizar seus trabalhos, seus vídeos são muito ricos de informação técnica de alto nível, fico assistindo com muita atenção para assimilar o máximo possível. Assisti o vídeo da raspilha e concordo que a operação de fazer a dobra do cume de corte realmente uma operação que necessita de muita prática e conhecimento, acredito que se você fizer um flip-charp demonstrando com detalhes, fica mais fácil. Grande abraço, Paulo Guimarães, São Bernardo do Campo.
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos preparar um PDF para tratar do assunto, e disponibilizá-lo. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Com certeza, sua dúvida pode ser a de outros também !!! Sua sugestão foi ótima !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Fernando ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se tiver qualquer "dor" aí na afiação e precisar da ajuda, me ligue ! Um grande abraço ! Fernando Belchior (12) 9 8148 0883
Algumas pessoas talvez não tenham noção da importância e significância que seus conhecimentos causam .. Uma aula dessa é um deleite assistir.... Além do aprendizado , é de se admirar a paciência e a lucidez que vc nos ensina.. muito obrigado Sr Fernando.... Abraço de um admirador
Parabéns Fernando, mais um ótimo video. Uso como como virador caseiro uma haste de amortecedor de mala do carro ,pequeno, no qual coloquei um cabo de madeira. Funciona bem.
Alô, Rpm M ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Perfeito quanto ao virador. Estou certo de que a haste é de metal de alta resistência e, assim, excelente para esta aplicação. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Rpm M ! Muito obrigado pela mensagem !!! Os produtos da Lee Valley são muito bons. Ela é uma empresa seríssima, maravilhosa. Conheci o fundador - o Sr. Leonard Lee - e nos tornamos amigos. Infelizmente, ele faleceu há alguns meses atrás. Um grande perda, para o mundo, e para a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Rpm M ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se é da Lee Valley, deve ser muito bom. A Lee Valley é uma empresa fantástica. Tive a oportunidade de conhecer o fundador dela, o Sr. Leonard Lee, e de nos tornarmos amigos. Ele era fantástico, como pessoa e como profissional. Iinfelizmente, faleceu há poucos meses. Foi uma grande perda para o mundo, e para a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Jonathan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Só lhe peço um pouco de paciência - a fila de vídeos está grande ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Jonathan ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tão logo seja possível, teremos o vídeo sobre ferros para tupia colocado no ar. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, Márcio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! "Mande bala" na sua tentativa. Se tiver qualquer "dor" e quiser me ligar, será um prazer ajudá-lo. Um grande abraço ! Fernando Belchior. (12) 9 8148 0883
Pra ajudar os colegas: o nome comercial do virador de fio é "brunidor". Com esse nome vocês encontram. Ótimo video, como sempre, Fernando! Eu to usando temporariamente o cabo de uma chave de fenda, enquanto nao tenho o brunidor 😂 não é ideal mas quebra um galho.
parabéns!!! melhor explicação que tive do que é uma raspilha e como fazer essa ferramenta vai ser super útil nos meus novos projetos valeu pela força muito obrigado!
Olá Fernando, boa noite, Muito obrigado, por nos lembrar de como manufaturar e utilizar esta ferramenta, normalmente esquecida num canto, ou pior completamente desconhecida. Abração
Antonio Carlos de Andrade Mendes, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu é que agradeço a oportunidade de conversarmos sobre esta paixão comum. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Tu é um super mestre mesmo, copiei passo a passo seus ensinamentos e minha raspilha ficou perfeita , obrigado . ( estou economizando para um dia fazer seu curso de marcenaria)
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certo de que ficamos muito felizes pelo nosso trabalho, de alguma forma, ter sido útil - o que agradecemos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, boa noite. Caso eu consiga uma sobrevida de 12 anos, 11 meses, 17 horas e 42 minutos, por favor, prometa que usará este pequeno intervalo de tempo para prosseguir com suas aulas fantásticas. Fiz o ginásio técnico onde tive a oportunidade de ter noções práticas de mecânica, eletricidade, fundição e marcenaria, sendo que esta última, com aulas ministradas pelo "Seu Jaime", um professor com didática semelhante a sua, me fez um aficionado por trabalhos com madeira. Nessa época, as aulas de marcenaria eram ministradas num galpão semelhante ao seu, tão amplo que permitia a 30 alunos, aproximadamente, desfrutarem do compartilhamento de seu amplo conhecimento. Utilizando de maravilhosas máquinas como as que observo em sua marcenaria, como a serra de fita ao fundo, que com toda a certeza faz menos barulho que um moderno ventilador teto, confesso que, se me permitir, gostaria de visitá-lo para conhecê-lo (pós pandemia). Parabéns, Fernando. Você não é um mestre. É um educador. Um PhD da marcenaria. Uma grande cotovelada, pois abraço nesta época, é muito arriscado.
Otima aula Fernando, resgatando uma otima ferramenta super antiga, raspilho meu avo usava, era unica forma de dar acabanento fino quando nao existia lixa.... Como mencionou tem varias formas de construir-la, eu pelo menos sempre usei com a aresta a 90º apenas afiada com lima e a propria rebarba que faz o corte. Ate uma pá cortadeira da um belo raspilho, sei de historias de utilização de caco de vidro como ferramenta. Quando for preparar um raspilho para peças largas, grandes ideal q a lamina seja levemente curva e com o cantinho quebrado para nao aranhar a peça. Abraço!!
Laércio Bael, alô ! Muito obrigado por sua mensagem ! Como você citou, da mesma forma como fazermos com ferros de plainas podemos dar uma leve "cambagem" no gume e arredondar ou aliviar os cantos, buscando eliminar aquelas trilhas deixadas pelas "pontas". A principal questão em apresentar tudo - e aí vai o que pode ser um erro de estratégia de minha parte - é que é tanto detalhe, tanta coisa a ser aprendida e guardada que prefiro - como dizia Jack - ir por partes. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
enuhsolrac, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Já ouvi falar do uso de cacos de vidro fazendo a mesma função da raspilha mas, até hoje, não tive a felicidade de aprender a confeccioná-los ou afiá-los para essa função. Quem sabe um dia não nos encontrarmos por aí e você me ensina ? Um grande abraço ! Fernando Belchior.
por favor Fernando não encare meus comentários como critica, eu que sou bastante afobado digamos, quase tudo tem varias formas de fazer nem certas ou erradas, mas sim mais fáceis ou dificiles dependendo das condições técnicas e equipamentos a disposição. Continue disseminado bons conteúdos para todos nos. Um grande abraço!!!
Alô, Laércio ! Relaxe !!!! Não encarei como crítica - e, mesmo que fosse, são benvindas !!! Sempre. Uma mensagem que nos alerta para alguma coisa pode ter duas naturezas : 1 - não ter fundamento e, portanto, não ser motivo para que nos entristeçamos; 2 - ser verdadeira e, portanto, não ser motivo para que nos entristeçamos. Assim, as mensagens são muito benvindas - ainda mais as suas, carregadas sempre de conselhos para lá de úteis e observações precisas. Eu só estava explicando porque, por aqui, a gente vai "comendo o boi a bife". Além do mais, nem sempre lembramos de tudo - e entregar a melhor e mais ccompleta informação só beneficia os praticantes de qualquer ofício. Como nossa vontade de fazer a marcenaria crescer é genuína, tudo o que pudermos fazer para que a prática se difunda é benvindo. E nisso se incluem suas mensagens, com certeza !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
amo essa ferramenta. Porem aprende a afiar um pouco diferente. A proposito do virador de fio , fiz varias tentativa ,ate me deparar por acaso com um amortecedo usado. Simplesmente espetacular.
Mais um vídeo show de bola! Uma excelente ferramenta de acabamento, mas pouco conhecida, principalmente pelos mais jovens ou iniciantes na marcenaria. Fernando, estou ansioso pelo anúncio do curso presencial...kkkk Quando sai? Forte Abraço!!!
Alô, Valter ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pode estar certo de que, tanto quanto você, estamos ansiosíssimos para colocar o curso presencial de pé. Estamos trabalhando com um grupo para levantar os recursos para fazê-lo, finalizando um plano de negócios. Assim que encontrarmos a forma, abriremos nossas portas, com o maior prazer em receber aqueles que, como nós, se encantam com a marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando, em casos de emergência, quando não temos uma raspilha a mão, aprendi com meu pai que era modelador de fundição, a utilizar um caco de vidro plano, só que tem que ser quebrado sem o uso do diamante, e tomar cuidado na hora da utilização, funciona perfeitamente!,
Alô, João ! Muito obrigado por sua mensagem !!! É isso mesmo. Até hoje tem marceneiros que preferem usar o caco de vidro à raspilha. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando,já conseguí fazer várias raspilhas com a mesma qualidade. Só q usei aquele afiador de 'açougueiro',a chaira. Todos gostaram. Fiz umas para uns colegas meus marceneiros. Ñ sou marceneiro. Apenas faço reformas. Fiz raspilhas com serra de fita,com lâmina de serra circular usada,e por último fiz com aquela mola de porta de enrolar. Uma delícia. Muitíssimo obrigado pelo conhecimento compartilhado.
Alô, Ednaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A chaira - ou até outro objeto - podem funcionar muito bem para fazer a afiação. Se tiver uma superfície preferencialmente circular (para garantir uma área de contato pequena, próxima de um ponto), e for de um material mais duro do que aquele da raspilha, tudo certo. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@SamuelCersosimo eu fiz com a estriada pra aqui no Norte é precário de ferramentas específicas. Eu tenho uma chaira há 08 anos e eu comprei na loja de importados...até hoje ela ñ enferrujou. Por aqui até os mais esperientes desconhecem as raspilhas... Por aqui fizeram tanto sucesso as raspilhas da forma q eu aprendí com o Belchior q um grande marceneiro veio ver eu trabalhando num reforma pra ver como era a raspilha do fio virado com chaira... Gostaram muito. Aqui em Benevides do Pará sou o único louco q uso raspilhas e ainda mais virando o fio com chaira estriada e importada..kkk
@@SamuelCersosimo ñ é tão simples de fazer com a estriada. Mas com treino é possível sim. Porém e como o Belchior disse "é uma plaina com controle'. Se virar o fii com a chaira estriada da forma q eu faço se vacilar ela cava a madeira..kkk...eu já até mostrei uma foto no msger pro Belchior. O shaving q ela tira é quase 1 milímetro..kkk
uoleo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Realmente, uma raspilha bem afiada e bem usada, para estas operações de usinagem superficial e paralela à direção das fibras é uma ferramenta fantástica !!!! Eu sempre me surpreendo com o poder dela ... Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alô, WPIETSCHER ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos preparar um vídeo falando desses dois tipos de pedras. Por ora, adianto que as informações que tenho dos meus livros dão conta de que as pedras dágua gumes melhores do que as pedras a óleo. Mas nada que impeça uma afiação feita com pedra a óleo de cortar muito bem. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Muito didático como sempre, Fernando! Confesso que nunca me aventurei a utilizar raspilhas, mas o resultado do acabamento é bem interessante. Realmente uma peça que está faltando na minha oficina. Vou tentar fazer uma por aqui e depois compartilho o resultado. Valeu! Abração, Guilherme. 🙏🏻👌🏼
Alô, Guilherme ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Muito bom ouvir de você. É uma ferramenta fantástica. A possibilidade de fazer desbaste sem se preocupar com a direção das fibras é um plus imenso ... Tive aula com uma dos melhores e mais rápidos marceneiros que eu conheci, um canadense chamado Adrian Ferrazzutti. Ele me disse que a ferramenta de estimaçãp dele é a raspilha - que, se dessem a ele uma raspilha e um monte de madeiras, ele construiria um shopping... Se você tiver dúvidas ou problemas na fabricação da raspilha, ligue para mim, e a gente resolve. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Dei um Google no trabalho do Adrian Ferrazzutti...uau! Com certeza deve ter sido um grande privilégio ter contato com o trabalho dele de perto. Obrigado pelo apoio, Fernando! Abração!
Alô, Pascoal ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Seu pedido foi para a nossa lista de vídeos a serem produzidos. Peço-lhe apenas, se possível, um pouco de paciência, dado que estamos com uma fila um pouco grande a ser atendida. Minhas desculpas por isso. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Retalhos de chapa de 1 mm é pegar e raspar ela sai pronta da tesoura e guilhotina o corte ja vem virado uma opção pra quem não consegue confeccionar igual o senhor ae !!!
Belchior,poderias tu nos ensinar os outros 2 tipos de raspilhas q tu disses q sabes?! Q grandeza e colaboração seria para nós!! Muitíssimo obrigado Belchior!!
Oi Fernando, uma ótima aula prática a respeito, no entanto, corroborando a sugestão do colega Paulo Guimarães, já que não é possível ver a olho nu ou através da câmera as nuances do fio da raspilha, alguns desenhos incluindo uma seção transversal da peça, seriam um excelente complemento para essa aula. Você poderia incluir como um daqueles materiais adicionais em PDF e colocar o link aí na descrição do vídeo. Grande abraço.
Alô, Marcos ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Vamos preparar um pdf detalhando melhor a confecção da raspilha. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Oi Fernando, tudo bem Parabéns pelos trabalhos, os resultados são ótimos, venho acompanhando alguns vídeos e você também é muita caprichoso. Você poderia ensinar a fazer esses detalhes na madeira de queijo, esses riscos paralelos em curva, ficou muito bonita essa tábua, gostei e gostaria de fazer igual. Fernando obrigado pelos vídeos, pelas aulas e por passar conhecimento a todos nós, só tenho a agradecer Abraços..
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Com certeza, teremos vídeos falando da confecção da tábua de queijos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Eu fiz hoje a raspilha e ficou boa.ufa!! Descobri que tenho ablidade melhor com coisas pequenas.pra mim ainda é difícil afiar plaina e formão.nunca sei se está bom o suficiente.
Alô, Fernando ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Continue treinando com as ferramentas manuais. Elas são a base de um marceneiro. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Direito ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A perua Escort pertence ao meu amigo, mestre e mentor MIlton Barbosa. Meu carro é um Fusca 1974. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Quintiliano ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Essa virada de fio não pode ser feita em ferros de plaina. No caso da raspilha, a virada de fio faz com que a aresta de corte que foi criada ganhe o ângulo apropriado para funcionar como se fosse uma plaina. Na plaina, o ferro da plaina (também chamada de lâmina) já está num ângulo apropriado para o corte, proporcionado pelo chanfro do ferro, resultante da afiação, e pelo posicionamento do ferro sobre a cunha. Assim, só a aresta de corte - que aparece com a afiação - já é suficiente. Se você virar o fio numa lâmina de plaina, ela parará de cortar. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, João ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se precisar de nossa ajuda, é só nos acionar. Meu celular é (12) 9 8148 0883. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Belchior ..um abraço tenho a mesma profissão sua ...marceneiro vem de dentro da gente ...montador de planejado Não é marceneiro...É meu modo de PENSAR.... sua aula foi excelente.. uso mola de porta de aço ..É razoável ..a minha ninguém usa .hahahahaha
Boa noite gostaria de saber para fazer no caso vira Fio para afiar a raspilha pode ser uma chave de fenda por ter o seu formato redondo ou e melhor um formao?
Antônio Jordao Uma opção é vc ir a uma mecânica e tentar conseguir uma válvula de motor usada, é um aço muito duro! Nem todas chaves de fenda são de aço bom pra usar como virador.
Alô, Antônio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O corpo de uma lima velha, ou de um formão velho, estreitos, funcionam muito bem. Como diz o Jroberto abaixo, nem todas as chaves de fenda têm aço de boa qualidade - a probabilidade é melhor com limas e/ou formões. A indicação dele também é boa, desde que se consiga um cabo jeitoso para se fazer a pega. Um comprimento adequado para um virador - sem contar o cabo - é de uns 20 a 25 cm. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando gostaria de uma opinião. nao sei nada sobre marcenaria mas eu tenho muito interesse. meu pai tem um caminhao com carroceria para puxar graos. gostaria de saber qual equipamentos eu poderia comprar para min começar a consertar a carroceria, as vezes quebra uma tabua um caibro ai tem que fazer uns encaixe.
Alô, Reinaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Se você tiver paciência e determinação, você pode fazer estes consertos usando apenas ferramentas manuais : 1 - um serrote; 2 - um serrote de costas; 3 - uma plaina; 4 - um arco de pua; 5 - formões, limas, grosas; ou, com ferramentas elétricas, portáteis ou estacionárias : 6 - serra circular; 7 - furadeira; além de uns grampos, lixas, cola, etc. Procure madeira seca e resistente à intempéries : cumaru, massaranduba, angelim vermelhor, muiracatiara rajada, etc. Para estas madeiras, use a Titebond III. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Daí Fernando tudo beleza, muito parecido com o modo de eu faço 😀 só o nome que eu chamo de raspadeira, hoje em dia faço a afiação dela de modo a dar acabamento em fita de borda. Demonstro isso no meu canal. Parabéns pelo vídeo
Obrigado pelas aulas de sempre, Fernando! Mas não tenho um virador de fio e também não acho pra vender aqui. A chaira pode substituir tal ferramenta ou não é indicada?
Ela tem que ser lisa e dura o suficiente. Se não for o caso, pegue um formão velho com diâmetro próximo de 10 mm e usine-o deixando-o cônico, com a extremidade com diâmetro em torno dos 2 mm.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFinanão tenho um formão antigo, mas em casa tenho um vergalhão de aço que tem uns 8mm...Acredito que este tipo de material também possa ser usado, não? Obrigado novamente!
Alô, Marco ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O ideal são os viradores de fios cônicos. Se, entretanto, você não dispõe de um, tente a chaira. Se o metal dela for suficientemente duro, você conseguirá afiar a raspilha. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Virador de fio cônico seria algo ainda assim com certa capacidade de remoção de material. Porém será tão liso quanto uma lixa 3000. Obrigado Fernando. Deus abençoe tua vida!
Por muito tempo procurei informações nacionais sobre a famosa "scraper" dos gringos, mas desconhecida por aqui. Só o Sr pra avivar por aqui esta ferramenta, obrigado! Uma dúvida, a chaira muito usada no churrasco não pode ser usada como o virador de fio, ou burnisher?
Marcelo, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca experimentei usar uma. Creio que do ponto de vista da dureza do metal, ela funcionará. Tenho dúvidas sobre as dimensões e a geometria, Um grande abraço ! Fernando.
Pensei o mesmo, pareçe uma chaira lisa que usamos para acentar o fio para ficar tipo uma navalha, nesse caso seria apensa forçar a chaira em um unico lado da lamina
Fernando, em termos de acabamento, uma raspilha consegue substituir o processo de lixamento? As lixas não são recicláveis e a raspilha é muito durável. Pensando em uma marcenaria sustentável, faz sentido optar pela rapilha. Daí gostaria de saber se o acabamento é comparável a um lixamento bem feito.
Alô, Fernando ! Muito obrigado por sua mensagem !!! É isso aí .... Muito bom que você esteja se dando bem com o serrote. Dominar as ferramentas manuais é fundamental para todo mundo que deseja fazer marcenaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Ageu ! Muito obrigado por sua mensagem !!! N~ao temos videos sobre o assunto. Ha duas formas, basicamente, de se fazer isso : 1 - fazer o corte a mao livre e retifica'-lo; 2 - fazer o corte usando um ponto como pivo. O pivo pode estar na ferramenta de corte - serra tico tico ou tupia eletrica portatil, por exemplo - ou na peca, sendo que, neste caso, voce movimenta a peca que esta' " tocando" a ferramenta de corte e sendo usinada, sendo ela uma serra circular ou uma serra de fita. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ótima aula, parabéns!! Se me permite uma dica para conseguir os pedaços de chapa: nos lugares aonde afiam e fazem soldas em serras fita é bem possível conseguir de graça pedaços de serra fita, pois eles destinam para reciclagem este tipo de material quando não é possível ser mais utilizado.
Fabricio Nacul, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sua sugestão é ótima !!! Além do registro dela aqui, vamos anotá-la para, na próxima matéria sobre raspilhas ou confecção de ferramentas, usá-la. Mais uma vez, muito obrigado !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Alberto Solera, alô ! Muito obrigado por sua mensagem ! Daqui para a frente, dada sua permissão, o "Sr." vai para o baú, devidamente aposentado. Um grande abraço ! Fernando Belchior.
Fernando, Boa noite, Fernando se for possivel peço favor fazer um video sobre como usar corretamente os lados do formão para fazer furação. Muito obrigado,grande abraço.
Alô, Célio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Pedido anotado. Já está em nossa lista de vídeos a serem produzidos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Caro Fernando, por gentileza, gostaria que desse uma dica de onde encontrar ou como procurar na internet para achar este virador de fio. Ou mesmo informar, se poderia ser utilizada, por exemplo, uma chave de fenda com bom diâmetro em substituição. Obrigado e parabéns pelas tuas orientações!
Alô, Douglas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Em Inglês, o termo é "burnisher". Em Português, os termos deveriam ser "virador de fio" ou "afiador de raspilha". Buscas no Google com estas expressões não trazem resultados imediatos. Será um pouco difícil que uma chave de fenda consiga afiar uma raspilha de boa qualidade, dado que raspilhas são feitas com aço de alta dureza. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Daniel ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você encontra, por exemplo, no Mercado Livre : lista.mercadolivre.com.br/ferramentas/fuso-de-bancada-de-marceneiro Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Marcelo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A virada do fio tem que ser feita de tal forma que ele se localize na região do espelho da raspilha. Veja, por favor, minha tentativa de desenho abaixo : ! / ! /
Alô, MH ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Procure na www.amazon.com por "woodworking featherboard". Pode usar o URL abaixo : www.amazon.com/s?k=woodworking+featherboard&crid=WW15AX58AQE7&sprefix=woodworking+fea%2Caps%2C346&ref=nb_sb_ss_i_2_15 Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Pedro, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Creio que sim, desde que não sejam muito espessas. As raspilhas devem ter espessura entre 0,6 e 1,0 mm. Um grande abraço ! Fernando.
Boa noite,amigo Fernando Belchior. Talvez nunca tenhas ouvido este comentário,mais é de suma importância informar que seus videos são muito instrutiveis e de boa qualidade, uma das maiores é o áudio e sua narrativa feita com calma e muito bem declarada.Parabéns realmente são poucas pessoas em que eu fico assistindo com atenção e com afinco,pois falam ou berrando,ou muitas vezes não se entendi o que falam.muito obrigado por partilhar seus conhecimentos abraço força e fé.
Alô, Fabiano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Agradecemos a generosidade dela, e aproveitamos para declarar que estamos buscando meios para melhorar o que fazemos, dado que, como bons marceneiros, achamos que é sempre possivel fazer melhor.
Esse é o nosso objetivo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Excelente Fernando Belchior, parabéns pelo vídeo e obrigado pelo pulo do gado, são coisas deste tipo que nos alivia em certas situações!
Rodrigo Martins, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pode estar certo de que é um prazer para nós compartilhar conhecimento sobre essa paixão.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Boa noite *Fernando!* mais uma aula show!! obrigado, forte abraço, bom final de semana e #vamosjuntos!!!
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
#vamosjuntos !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alem de um grande mestre é uma pessoa extremamente generosa com o próximo. Deus te abençoe sempre, Fernando Belchior!! grande abraço!
Alô, Prof. Rizzo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu mais uma vez Fernando. Eu estou tentando aprender sobre trabalhos em madeira e nesta semana eu apanhei para raspar um porta tempero usando uma lâmina de estilete, agora vou fazer esta raspinha. Obrigado pela aula
geraldo correa, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Ficamos muito felizes por aqui quando a gente fica sabendo que o material que postamos foi útil para alguém.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns Fernando,
Mais um vídeo/aula espetacular!!!.. tenho uma raspilha nova guardada há um bom tempo e nem tinha idéia por onde começar...rsss agora já posso me aventurar!
Obrigado e um abração
Alô, Isaias !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Fico feliz em saber que sua raspilha vai deixar o "fundo do baú" e vai ver a luz do dia, dando forma a muitos e muitos projetos.
Afinal, ela - e você - nasceram para isso !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito bom Fernando. Parabéns!
Alô, MASA !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Olá Fernando. Obrigado pela aula. Se ainda não esta no rol de projetos inclua essa bela tabua. Um abraço.
Luiz Augusto i
Luiz Augusto, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
De acordo com nosso planejamento, em não mais de dois meses teremos ao menos um projeto por mês publicado por nós, trazendo dimensões, materiais empregados, e o processo de produção.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Bastante interessante, até então não sabia disso, obg professor Belchior.
Alô, marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
parabens Fernando sempre tive vontade de aprender fazer raspilho, porque restauro moveis antigo , vc e o cara, seus videos sao otimo muito bem explicado parabens
Alô, Ednei !
Muito obrigado por sua mensagem, e pela generosidade dela !!!
Ficamos contentes em podermos ser úteis a você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando, boa noite! Primeiro gostaria de parabenizar seus trabalhos, seus vídeos são muito ricos de informação técnica de alto nível, fico assistindo com muita atenção para assimilar o máximo possível. Assisti o vídeo da raspilha e concordo que a operação de fazer a dobra do cume de corte realmente uma operação que necessita de muita prática e conhecimento, acredito que se você fizer um flip-charp demonstrando com detalhes, fica mais fácil. Grande abraço, Paulo Guimarães, São Bernardo do Campo.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos preparar um PDF para tratar do assunto, e disponibilizá-lo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Obrigado Fernando, a minha duvida pode ser a de outros colegas, fico no aguardo. Grande abraço.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza, sua dúvida pode ser a de outros também !!! Sua sugestão foi ótima !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Não conhecia essa ferramenta muito interessante , já vou tentar fazedr uma , muito obrigado pela didatica bem explicada
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Perfeito! Mais uma vez!
Alô, Dorival !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
O Fernando é definitivamente aquele cara que podemos chamar de Mestre!
Professor precisei usar a minha hoje e o fio estava péssimo vou providenciar uma nova afiação da forma que você ensinou, valeu meu amigo!
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se tiver qualquer "dor" aí na afiação e precisar da ajuda, me ligue !
Um grande abraço !
Fernando Belchior
(12) 9 8148 0883
Grande Fernando
Rogerio Gama, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Algumas pessoas talvez não tenham noção da importância e significância que seus conhecimentos causam .. Uma aula dessa é um deleite assistir.... Além do aprendizado , é de se admirar a paciência e a lucidez que vc nos ensina.. muito obrigado Sr Fernando.... Abraço de um admirador
Parabéns Fernando, mais um ótimo video. Uso como como virador caseiro uma haste de amortecedor de mala do carro ,pequeno, no qual coloquei um cabo de madeira. Funciona bem.
Alô, Rpm M !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Perfeito quanto ao virador. Estou certo de que a haste é de metal de alta resistência e, assim, excelente para esta aplicação.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Devo confessar que tb tenho um da LeeValley, rs, rs,..
Alô, Rpm M !
Muito obrigado pela mensagem !!!
Os produtos da Lee Valley são muito bons. Ela é uma empresa seríssima, maravilhosa.
Conheci o fundador - o Sr. Leonard Lee - e nos tornamos amigos.
Infelizmente, ele faleceu há alguns meses atrás.
Um grande perda, para o mundo, e para a marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alô, Rpm M !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se é da Lee Valley, deve ser muito bom.
A Lee Valley é uma empresa fantástica.
Tive a oportunidade de conhecer o fundador dela, o Sr. Leonard Lee, e de nos tornarmos amigos.
Ele era fantástico, como pessoa e como profissional.
Iinfelizmente, faleceu há poucos meses. Foi uma grande perda para o mundo, e para a marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Fernando muito bom como sempre , aguardo meu vídeo kkkkkkk Abraço !
Alô, Jonathan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Só lhe peço um pouco de paciência - a fila de vídeos está grande ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Obrigado vc Fernando , Abraço !!
Alô, Jonathan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tão logo seja possível, teremos o vídeo sobre ferros para tupia colocado no ar.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Parabéns pelo excelente conteúdo!
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Adeildo, muito obrigado por sua mensagem.
Um grande abraço !
Fernando.
Interessante essa raspilha, vou tentar fazer.
Alô, Márcio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
"Mande bala" na sua tentativa. Se tiver qualquer "dor" e quiser me ligar, será um prazer ajudá-lo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
(12) 9 8148 0883
Obrigado por mais uma aula!
Alô, Felipe !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O prazer é nosso ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
mandou bem Fernando!
Alô, Belto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Pra ajudar os colegas: o nome comercial do virador de fio é "brunidor". Com esse nome vocês encontram.
Ótimo video, como sempre, Fernando!
Eu to usando temporariamente o cabo de uma chave de fenda, enquanto nao tenho o brunidor 😂 não é ideal mas quebra um galho.
Muito obrigado pela informação, Bianca !
parabéns!!! melhor explicação que tive do que é uma raspilha e como fazer essa ferramenta vai ser super útil nos meus novos projetos valeu pela força muito obrigado!
Alô, Cleuseli !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando, boa noite,
Muito obrigado, por nos lembrar de como manufaturar e utilizar esta ferramenta, normalmente esquecida num canto, ou pior completamente desconhecida.
Abração
Antonio Carlos de Andrade Mendes, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu é que agradeço a oportunidade de conversarmos sobre esta paixão comum.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Tu é um super mestre mesmo, copiei passo a passo seus ensinamentos e minha raspilha ficou perfeita , obrigado . ( estou economizando para um dia fazer seu curso de marcenaria)
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pode estar certo de que ficamos muito felizes pelo nosso trabalho, de alguma forma, ter sido útil - o que agradecemos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fantástico Fernando}!!!
Muito obrigado !
Fernando, boa noite. Caso eu consiga uma sobrevida de 12 anos, 11 meses, 17 horas e 42 minutos, por favor, prometa que usará este pequeno intervalo de tempo para prosseguir com suas aulas fantásticas. Fiz o ginásio técnico onde tive a oportunidade de ter noções práticas de mecânica, eletricidade, fundição e marcenaria, sendo que esta última, com aulas ministradas pelo "Seu Jaime", um professor com didática semelhante a sua, me fez um aficionado por trabalhos com madeira. Nessa época, as aulas de marcenaria eram ministradas num galpão semelhante ao seu, tão amplo que permitia a 30 alunos, aproximadamente, desfrutarem do compartilhamento de seu amplo conhecimento. Utilizando de maravilhosas máquinas como as que observo em sua marcenaria, como a serra de fita ao fundo, que com toda a certeza faz menos barulho que um moderno ventilador teto, confesso que, se me permitir, gostaria de visitá-lo para conhecê-lo (pós pandemia). Parabéns, Fernando. Você não é um mestre. É um educador. Um PhD da marcenaria. Uma grande cotovelada, pois abraço nesta época, é muito arriscado.
parabens mestre, mais uma grande aula , como sempre.
Otima aula Fernando, resgatando uma otima ferramenta super antiga, raspilho meu avo usava, era unica forma de dar acabanento fino quando nao existia lixa.... Como mencionou tem varias formas de construir-la, eu pelo menos sempre usei com a aresta a 90º apenas afiada com lima e a propria rebarba que faz o corte. Ate uma pá cortadeira da um belo raspilho, sei de historias de utilização de caco de vidro como ferramenta.
Quando for preparar um raspilho para peças largas, grandes ideal q a lamina seja levemente curva e com o cantinho quebrado para nao aranhar a peça.
Abraço!!
Usei e ainda uso caco de vidro ! Funciona muito bem. O segredo esta na forma de quebrar o vidro. Ha técnica para isso e eu sei bem como faz !
Laércio Bael, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !
Como você citou, da mesma forma como fazermos com ferros de plainas podemos dar uma leve "cambagem" no gume e arredondar ou aliviar os cantos, buscando eliminar aquelas trilhas deixadas pelas "pontas".
A principal questão em apresentar tudo - e aí vai o que pode ser um erro de estratégia de minha parte - é que é tanto detalhe, tanta coisa a ser aprendida e guardada que prefiro - como dizia Jack - ir por partes.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
enuhsolrac, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Já ouvi falar do uso de cacos de vidro fazendo a mesma função da raspilha mas, até hoje, não tive a felicidade de aprender a confeccioná-los ou afiá-los para essa função.
Quem sabe um dia não nos encontrarmos por aí e você me ensina ?
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
por favor Fernando não encare meus comentários como critica, eu que sou bastante afobado digamos, quase tudo tem varias formas de fazer nem certas ou erradas, mas sim mais fáceis ou dificiles dependendo das condições técnicas e equipamentos a disposição.
Continue disseminado bons conteúdos para todos nos.
Um grande abraço!!!
Alô, Laércio !
Relaxe !!!!
Não encarei como crítica - e, mesmo que fosse, são benvindas !!! Sempre.
Uma mensagem que nos alerta para alguma coisa pode ter duas naturezas :
1 - não ter fundamento e, portanto, não ser motivo para que nos entristeçamos;
2 - ser verdadeira e, portanto, não ser motivo para que nos entristeçamos.
Assim, as mensagens são muito benvindas - ainda mais as suas, carregadas sempre de conselhos para lá de úteis e observações precisas.
Eu só estava explicando porque, por aqui, a gente vai "comendo o boi a bife". Além do mais, nem sempre lembramos de tudo - e entregar a melhor e mais ccompleta informação só beneficia os praticantes de qualquer ofício.
Como nossa vontade de fazer a marcenaria crescer é genuína, tudo o que pudermos fazer para que a prática se difunda é benvindo. E nisso se incluem suas mensagens, com certeza !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
amo essa ferramenta. Porem aprende a afiar um pouco diferente. A proposito do virador de fio , fiz varias tentativa ,ate me deparar por acaso com um amortecedo usado. Simplesmente espetacular.
Alô, Roberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mais um vídeo show de bola!
Uma excelente ferramenta de acabamento, mas pouco conhecida, principalmente pelos mais jovens ou iniciantes na marcenaria.
Fernando, estou ansioso pelo anúncio do curso presencial...kkkk
Quando sai?
Forte Abraço!!!
Alô, Valter !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pode estar certo de que, tanto quanto você, estamos ansiosíssimos para colocar o curso presencial de pé.
Estamos trabalhando com um grupo para levantar os recursos para fazê-lo, finalizando um plano de negócios.
Assim que encontrarmos a forma, abriremos nossas portas, com o maior prazer em receber aqueles que, como nós, se encantam com a marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Show de bola. ..
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito show!Essas aulas são uma bênção para nós iniciantes, que Deus te abençoe....
Fernando, em casos de emergência, quando não temos uma raspilha a mão, aprendi com meu pai que era modelador de fundição, a utilizar um caco de vidro plano, só que tem que ser quebrado sem o uso do diamante, e tomar cuidado na hora da utilização, funciona perfeitamente!,
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É isso mesmo. Até hoje tem marceneiros que preferem usar o caco de vidro à raspilha.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Agradeço pela sua resposta!
Olá Fernando,já conseguí fazer várias raspilhas com a mesma qualidade. Só q usei aquele afiador de 'açougueiro',a chaira. Todos gostaram. Fiz umas para uns colegas meus marceneiros.
Ñ sou marceneiro. Apenas faço reformas.
Fiz raspilhas com serra de fita,com lâmina de serra circular usada,e por último fiz com aquela mola de porta de enrolar. Uma delícia.
Muitíssimo obrigado pelo conhecimento compartilhado.
Alô, Ednaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A chaira - ou até outro objeto - podem funcionar muito bem para fazer a afiação. Se tiver uma superfície preferencialmente circular (para garantir uma área de contato pequena, próxima de um ponto), e for de um material mais duro do que aquele da raspilha, tudo certo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ednaldo, você usou uma chaira lisa, estriada ou diamantada? Acho que só dá para fazer com a lisa, né?
@@SamuelCersosimo eu fiz com a estriada pra aqui no Norte é precário de ferramentas específicas. Eu tenho uma chaira há 08 anos e eu comprei na loja de importados...até hoje ela ñ enferrujou. Por aqui até os mais esperientes desconhecem as raspilhas...
Por aqui fizeram tanto sucesso as raspilhas da forma q eu aprendí com o Belchior q um grande marceneiro veio ver eu trabalhando num reforma pra ver como era a raspilha do fio virado com chaira...
Gostaram muito. Aqui em Benevides do Pará sou o único louco q uso raspilhas e ainda mais virando o fio com chaira estriada e importada..kkk
@@SamuelCersosimo ñ é tão simples de fazer com a estriada. Mas com treino é possível sim.
Porém e como o Belchior disse "é uma plaina com controle'. Se virar o fii com a chaira estriada da forma q eu faço se vacilar ela cava a madeira..kkk...eu já até mostrei uma foto no msger pro Belchior. O shaving q ela tira é quase 1 milímetro..kkk
obrigado pelas dicas
Video muito bem feito com a explicação que eu precisava pra entender como o raspilho funciona. Parabéns.
Muito boa a aula. O Fernando é demais mesmo.
Já usei muito lâmina de estilete grosso (que é bom numa emergência) mas nada se compara à raspilha mesmo.
uoleo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Realmente, uma raspilha bem afiada e bem usada, para estas operações de usinagem superficial e paralela à direção das fibras é uma ferramenta fantástica !!!!
Eu sempre me surpreendo com o poder dela ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Só tenho a agradecer. Abraço Sr Fernando
Alô, Rafael !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando mais um ótimo vídeo, aproveitando um comentário seu, informa quais vantagens e desvantagem de uso do óleo ou água na pedra de afiar. obrigado
Alô, WPIETSCHER !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos preparar um vídeo falando desses dois tipos de pedras.
Por ora, adianto que as informações que tenho dos meus livros dão conta de que as pedras dágua gumes melhores do que as pedras a óleo. Mas nada que impeça uma afiação feita com pedra a óleo de cortar muito bem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
É muito prática que só se adquire com a experiência, vamos treinando até chegar lá !
Alô, Mário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aprendi mais uma com você, valeu pela aula, forte abraço!!!
Wagner Cintra, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito didático como sempre, Fernando! Confesso que nunca me aventurei a utilizar raspilhas, mas o resultado do acabamento é bem interessante. Realmente uma peça que está faltando na minha oficina. Vou tentar fazer uma por aqui e depois compartilho o resultado. Valeu! Abração, Guilherme. 🙏🏻👌🏼
Alô, Guilherme !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
É uma ferramenta fantástica. A possibilidade de fazer desbaste sem se preocupar com a direção das fibras é um plus imenso ...
Tive aula com uma dos melhores e mais rápidos marceneiros que eu conheci, um canadense chamado Adrian Ferrazzutti. Ele me disse que a ferramenta de estimaçãp dele é a raspilha - que, se dessem a ele uma raspilha e um monte de madeiras, ele construiria um shopping...
Se você tiver dúvidas ou problemas na fabricação da raspilha, ligue para mim, e a gente resolve.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Dei um Google no trabalho do Adrian Ferrazzutti...uau! Com certeza deve ter sido um grande privilégio ter contato com o trabalho dele de perto. Obrigado pelo apoio, Fernando! Abração!
Olá parabéns
Pode fazer um vídeo sobre afiação de facas de desempeno e fresas
obrigado
Alô, Pascoal !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Seu pedido foi para a nossa lista de vídeos a serem produzidos.
Peço-lhe apenas, se possível, um pouco de paciência, dado que estamos com uma fila um pouco grande a ser atendida.
Minhas desculpas por isso.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito legal! Não conhecia o processo de fabricação, já havia visto vídeos em que foi usada a rastilho, mas sem detalhar como vc fez. Obrigada
Manja muito! Obrigado por compartilhar! Abraço.
Alô, Alan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
a perfeição e tudo por isso que te admiro como sempre tu e meu professor valeu
Alô, Américo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito didático, parabéns! Obrigado!!!
Alô, Leo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Retalhos de chapa de 1 mm é pegar e raspar ela sai pronta da tesoura e guilhotina o corte ja vem virado uma opção pra quem não consegue confeccionar igual o senhor ae !!!
Belchior,poderias tu nos ensinar os outros 2 tipos de raspilhas q tu disses q sabes?! Q grandeza e colaboração seria para nós!!
Muitíssimo obrigado Belchior!!
Ednaldo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina eu q agradeço como sempre sua grentileza de compartilhar conhecimentos valiosos e sem obscurantismos...abraços.
Esquecí !..a aula foi excelente .
Oi Fernando, uma ótima aula prática a respeito, no entanto, corroborando a sugestão do colega Paulo Guimarães, já que não é possível ver a olho nu ou através da câmera as nuances do fio da raspilha, alguns desenhos incluindo uma seção transversal da peça, seriam um excelente complemento para essa aula. Você poderia incluir como um daqueles materiais adicionais em PDF e colocar o link aí na descrição do vídeo. Grande abraço.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Vamos preparar um pdf detalhando melhor a confecção da raspilha.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Muito boa aula! Obrigado!
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando, tudo bem
Parabéns pelos trabalhos, os resultados são ótimos, venho acompanhando alguns vídeos e você também é muita caprichoso.
Você poderia ensinar a fazer esses detalhes na madeira de queijo, esses riscos paralelos em curva, ficou muito bonita essa tábua, gostei e gostaria de fazer igual.
Fernando obrigado pelos vídeos, pelas aulas e por passar conhecimento a todos nós, só tenho a agradecer
Abraços..
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Com certeza, teremos vídeos falando da confecção da tábua de queijos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Amigo muito obrigado pela dica essa vc ja ensinno com uma de lado mais aq eu falo esves d deitada trabalha em pe mesmo assim fico muito grato
Eu fiz hoje a raspilha e ficou boa.ufa!!
Descobri que tenho ablidade melhor com coisas pequenas.pra mim ainda é difícil afiar plaina e formão.nunca sei se está bom o suficiente.
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Continue treinando com as ferramentas manuais. Elas são a base de um marceneiro.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Cumprimentos mestre! Que marca vc indica de raspilha para comprar pronta?
Gostei do seu Escortão SW! kkk tive um desses, excelente carro!
Alô, Direito !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A perua Escort pertence ao meu amigo, mestre e mentor MIlton Barbosa. Meu carro é um Fusca 1974.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Só melhorou! hahahahahaha
Sabe tudo fernando estava procurando exatamente isto vlw pela dica
Alô, Silmar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando. Suas explicações como sempre são muito esclarecedoras.
Essa virada do pode ser feita em lâminas de plainas?
Alô, Quintiliano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Essa virada de fio não pode ser feita em ferros de plaina.
No caso da raspilha, a virada de fio faz com que a aresta de corte que foi criada ganhe o ângulo apropriado para funcionar como se fosse uma plaina.
Na plaina, o ferro da plaina (também chamada de lâmina) já está num ângulo apropriado para o corte, proporcionado pelo chanfro do ferro, resultante da afiação, e pelo posicionamento do ferro sobre a cunha. Assim, só a aresta de corte - que aparece com a afiação - já é suficiente.
Se você virar o fio numa lâmina de plaina, ela parará de cortar.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótima explicação agora acho que vou dar conta de fazer uma
Alô, João !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se precisar de nossa ajuda, é só nos acionar.
Meu celular é (12) 9 8148 0883.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bem explicativo... Otimo resultado.
Alô, Wladimir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Cara vc é um mestre mesmo muito bom
Belchior ..um abraço tenho a mesma profissão sua ...marceneiro vem de dentro da gente ...montador de planejado
Não é marceneiro...É meu modo de PENSAR.... sua aula foi excelente.. uso mola de porta de aço ..É razoável ..a minha ninguém usa .hahahahaha
Muito bom
Alô, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Belchior...
Alô, Aldrin !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernandi Belchior e equipe.
gostei Fernando
Muito obrigado !!!
Boa noite gostaria de saber para fazer no caso vira Fio para afiar a raspilha pode ser uma chave de fenda por ter o seu formato redondo ou e melhor um formao?
Antônio Jordao Uma opção é vc ir a uma mecânica e tentar conseguir uma válvula de motor usada, é um aço muito duro! Nem todas chaves de fenda são de aço bom pra usar como virador.
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O corpo de uma lima velha, ou de um formão velho, estreitos, funcionam muito bem. Como diz o Jroberto abaixo, nem todas as chaves de fenda têm aço de boa qualidade - a probabilidade é melhor com limas e/ou formões.
A indicação dele também é boa, desde que se consiga um cabo jeitoso para se fazer a pega. Um comprimento adequado para um virador - sem contar o cabo - é de uns 20 a 25 cm.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Alô, Jroberto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Ha uma dica a chapa pode se 175 tem em qualquer lugar q vende ferro fica muito bom eu conheso como rasquador e parabens pelo video
Boa explicação Fernando; Quando der você poderia mostrar como é feita a afiação da lamina de um spokeshave.abraço.
Alô, Alvimar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado. Vamos fazer um vídeo a respeito.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando gostaria de uma opinião. nao sei nada sobre marcenaria mas eu tenho muito interesse. meu pai tem um caminhao com carroceria para puxar graos. gostaria de saber qual equipamentos eu poderia comprar para min começar a consertar a carroceria, as vezes quebra uma tabua um caibro ai tem que fazer uns encaixe.
Alô, Reinaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Se você tiver paciência e determinação, você pode fazer estes consertos usando apenas ferramentas manuais :
1 - um serrote;
2 - um serrote de costas;
3 - uma plaina;
4 - um arco de pua;
5 - formões, limas, grosas;
ou, com ferramentas elétricas, portáteis ou estacionárias :
6 - serra circular;
7 - furadeira;
além de uns grampos, lixas, cola, etc.
Procure madeira seca e resistente à intempéries : cumaru, massaranduba, angelim vermelhor, muiracatiara rajada, etc. Para estas madeiras, use a Titebond III.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Maravilha !
Muito bom esse vídeo!!
Alô, Luciano !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meu pai e meu avô usavam muito
Alô, Eduardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Daí Fernando tudo beleza, muito parecido com o modo de eu faço 😀 só o nome que eu chamo de raspadeira, hoje em dia faço a afiação dela de modo a dar acabamento em fita de borda. Demonstro isso no meu canal. Parabéns pelo vídeo
Alô, Vale !
Mito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Qual seu canal?
@@RafaelDelaroza Opa beleza é o Canal Marcenaria Móveis Vale é só vc clicar na minha foto do perfil que vai direto pra ele
Obrigado pelas aulas de sempre, Fernando! Mas não tenho um virador de fio e também não acho pra vender aqui. A chaira pode substituir tal ferramenta ou não é indicada?
Ela tem que ser lisa e dura o suficiente.
Se não for o caso, pegue um formão velho com diâmetro próximo de 10 mm e usine-o deixando-o cônico, com a extremidade com diâmetro em torno dos 2 mm.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFinanão tenho um formão antigo, mas em casa tenho um vergalhão de aço que tem uns 8mm...Acredito que este tipo de material também possa ser usado, não? Obrigado novamente!
Oi Fernando! Muito bem explicado, parabéns!
Dá pra usar uma chaira como alternativa ao virador de fio?
Alô, Marco !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O ideal são os viradores de fios cônicos. Se, entretanto, você não dispõe de um, tente a chaira. Se o metal dela for suficientemente duro, você conseguirá afiar a raspilha.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina Virador de fio cônico seria algo ainda assim com certa capacidade de remoção de material. Porém será tão liso quanto uma lixa 3000.
Obrigado Fernando.
Deus abençoe tua vida!
Excelente
bacana amigao parabens !!
MARCENARIA DO GORDO COM ADIMILSON LEONEL, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Por muito tempo procurei informações nacionais sobre a famosa "scraper" dos gringos, mas desconhecida por aqui. Só o Sr pra avivar por aqui esta ferramenta, obrigado!
Uma dúvida, a chaira muito usada no churrasco não pode ser usada como o virador de fio, ou burnisher?
Marcelo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca experimentei usar uma. Creio que do ponto de vista da dureza do metal, ela funcionará. Tenho dúvidas sobre as dimensões e a geometria,
Um grande abraço !
Fernando.
Pensei na chaira também, mas acho que teria que ser uma chaira lisa, né? Pois a estriada acho que pode quebrar o fio da raspilha.
Muitíssimo obrigado!
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Professor, meu tio usava caco de vidro pra fazer raspilha
Funciona muito bem (claro ele usava como improviso, pra serviço caseiro, não era marceneiro)
Opa ! Era bastante usado, inclusive por profissionais.
obligado fernando intendi sua explicaçao a virada do fio se da no sentido do espelho muito obligado
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É isso mesmo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótima dica, o Senhor poderia fazer um vídeo falando mais sobre este "virador de fio" isto não é o mesmo que uma chaira?
parabéns pelos seus vídeos.
Pensei o mesmo, pareçe uma chaira lisa que usamos para acentar o fio para ficar tipo uma navalha, nesse caso seria apensa forçar a chaira em um unico lado da lamina
Fernando, em termos de acabamento, uma raspilha consegue substituir o processo de lixamento?
As lixas não são recicláveis e a raspilha é muito durável. Pensando em uma marcenaria sustentável, faz sentido optar pela rapilha. Daí gostaria de saber se o acabamento é comparável a um lixamento bem feito.
Do ponto de vista da rugosidade da superfície, não, uma vez que há lixas de grãos finíssimos que permitem superfícies ultra lisas.
Eu cortei um cerrote velho com uma certa manual.ficou certinho.
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
É isso aí .... Muito bom que você esteja se dando bem com o serrote.
Dominar as ferramentas manuais é fundamental para todo mundo que deseja fazer marcenaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente!
Fernando, você é fera!!
Queria que vc fosse meu vizinho!rzs
Alô, Fernando !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando..tem algum videol que explica com fazer um corte em círculo em MDF?
Alô, Ageu !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
N~ao temos videos sobre o assunto.
Ha duas formas, basicamente, de se fazer isso :
1 - fazer o corte a mao livre e retifica'-lo;
2 - fazer o corte usando um ponto como pivo. O pivo pode estar na ferramenta de corte - serra tico tico ou tupia eletrica portatil, por exemplo - ou na peca, sendo que, neste caso, voce movimenta a peca que esta' " tocando" a ferramenta de corte e sendo usinada, sendo ela uma serra circular ou uma serra de fita.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótima aula, parabéns!! Se me permite uma dica para conseguir os pedaços de chapa: nos lugares aonde afiam e fazem soldas em serras fita é bem possível conseguir de graça pedaços de serra fita, pois eles destinam para reciclagem este tipo de material quando não é possível ser mais utilizado.
Fabricio Nacul, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sua sugestão é ótima !!!
Além do registro dela aqui, vamos anotá-la para, na próxima matéria sobre raspilhas ou confecção de ferramentas, usá-la.
Mais uma vez, muito obrigado !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
Gostei, Fernando. Vou fazer a minha raspilha amanhã. E, por favor, "senhor" Alberto é só para os inimigos. Obrigado!
Alberto Solera, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !
Daqui para a frente, dada sua permissão, o "Sr." vai para o baú, devidamente aposentado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior.
muito bom!!
JF, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando.
Fernando, Boa noite, Fernando se for possivel peço favor fazer um video sobre como usar corretamente os lados do formão para fazer furação. Muito obrigado,grande abraço.
Alô, Célio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Pedido anotado. Já está em nossa lista de vídeos a serem produzidos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado, grande abraço
Caro Fernando, por gentileza, gostaria que desse uma dica de onde encontrar ou como procurar na internet para achar este virador de fio. Ou mesmo informar, se poderia ser utilizada, por exemplo, uma chave de fenda com bom diâmetro em substituição. Obrigado e parabéns pelas tuas orientações!
Alô, Douglas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Em Inglês, o termo é "burnisher". Em Português, os termos deveriam ser "virador de fio" ou "afiador de raspilha". Buscas no Google com estas expressões não trazem resultados imediatos.
Será um pouco difícil que uma chave de fenda consiga afiar uma raspilha de boa qualidade, dado que raspilhas são feitas com aço de alta dureza.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando. Gostaria de saber onde encontro a ferragem (parafuso fuso) para montar uma morsa de bancada de marceneiro??
Abraços
Alô, Daniel !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você encontra, por exemplo, no Mercado Livre :
lista.mercadolivre.com.br/ferramentas/fuso-de-bancada-de-marceneiro
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
fernando a virada do fio se da no sentido oposto ao chanfro?
Alô, Marcelo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A virada do fio tem que ser feita de tal forma que ele se localize na região do espelho da raspilha.
Veja, por favor, minha tentativa de desenho abaixo :
! /
! /
Prazerosamente habilidoso. Onde encontro mola pra serra de bancada ?
VJ !!!?
Alô, MH !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Procure na www.amazon.com por "woodworking featherboard".
Pode usar o URL abaixo :
www.amazon.com/s?k=woodworking+featherboard&crid=WW15AX58AQE7&sprefix=woodworking+fea%2Caps%2C346&ref=nb_sb_ss_i_2_15
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mola de porta de aço também SERVE....o difícil é manter afiada ..não pode deixar ela perder o fio ...
Oi, Fernando. Eu consigo fazer com o aço da lamina de roçadeira?
Pedro, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Creio que sim, desde que não sejam muito espessas. As raspilhas devem ter espessura entre 0,6 e 1,0 mm.
Um grande abraço !
Fernando.
Usa mola de porta de aço ...qualquer serralheiro te arruma....FEITO?