TN: aterramento na fonte TT: aterramento na carga TN C: aterramento na fonte com o neutro e o terra combinados TN S: aterramento na fonte com o terra e o neutro separados TN C S: atrrramento na fonte com neutro e terra combinados e a apartir de um determinado ponto se separam. TT: aterramento funcional na fonte e proteção/equipotencialização na carga Aterramento funcional não tem função de proteção, mas sim de propiciar um funcionamento melhor da instalação. Em sistemas fotovoltaicos o aterramento funcional tem uma série de pré requisitos para seu funcionamento. Excelentr vídeo!
Quero parabenizar o professor Leônidas, assim também como outros que estão no youtube, pela ajuda aos menos favorecidos. Muitos estão aprendendo e se atualizando com tais aulas, que de outro modo não teriam como.
Trabalho com aterramento a 35 anos. E cheguei a seguintes conclusões: 1- instale DPS, no quadro do medidor. 2- para qualquer tipos de aterramento, é necessário utilizar " DR ". 3- mesmo que faça uma boa quantidade de eletrodo, ou seja haste de aterramento, a corrente elétrica descarregada na terra e aumentará seu consumo de energia. 4- Se for possível, instale DR individual para cada equipamento específico ex: chuveiro, máquina de lavar, geladeira dentre outras. Obs: O DR, não é dijuntor termo magnético de proteção. O DR não evita choque, mas atua se houver corrente de fuga. Faça o tipos de aterramento das normas 5410, antes do DR. Deixo as minhas dicas, e parabéns por ensinar as normas NBR 5410. Saudações ...
Parabéns Leônidas, este é a melhor explicação sobre aterramento que encontrei no TH-cam, vc é um cara humilde e muito enforcado a explicar de forma bem clara, nota 1000, Deus Abençoe!
Aqui em casa vou fazer esse sistema tt porq eu nao passei uma 4perna de fio ate o padrao e ai vou pegar aqui mais perto da caixa interna , obrigado amigao pelas dicas.
Bom dia ... Primeiramente quem livra é Deus.. Depois são profissionais como vocês que de certa forma nos auxiliam com excelentes explicações e esclarecimentos... você já imaginou quantas vidas e quantas residencias você já salvou devido um choque ou curto circuito... através desse canal... Parabéns... sou seu fã.... amigo me tira duas dúvida ... 1º Qual o tipo de aterramento mais adequado para uma residencia? 2º E se depois de vi do padrão de entrada com fio terra, subo pela parede, passo pelo forro, desço novamente, subo de novo até o QDC... Desde já quero dizer que não acho certo... Existe duas forma de instalação em minha casa ou é assim como mencionado acima ou eu terei que partir minha caçada quase de fora á fora. no aguardo...
Show de aula faz uma aula falando se posso inteliga o neutro do padrao aterrado no meu sistema de aterramento TT. Dentro do meu QD..antes do DR, se isto ajuda melhora o desenpenho do meu DR ...caso venha leva um choque..
Seria interessante fazer um vídeo explicando a matemática por traz de cada tipo, mostrando o caminho das correntes, os efeitos físicos e exemplos reais de aplicação, já que você diversas vezes citou o fato de que existem 5 tipos e que isto não significa que um seja melhor que outro. Exemplos gráficos, imagens são melhores para demonstrar este tipo de assunto. Pelo que vi nos cometários, o pessoal gostou, mas ficou com dúvidas clássicas a respeito da real forma de aplicação e do comportamento destes. Até mais!
Bem explicado Prof. Leonidas, no gráfico faltava escrever o cabo de neutro. Eu acho que tem uma explicação da primeira e segunda letra para representar o tipo de aterramento.
Podemos equalizar uma Caixa BEP inclusive em residências , conforme a NBR 5410, temos onterra para partes físicas e o terra para sistemas eletrônicos , tudo saindo do Bep na NBR 5410
Ótimo vídeo o bem explicativo, uma duvida no sistema TN-C-S o neutro junto com o terra só poderá ser separado dentro de um quadro de distribuição e tendo o diâmetro mínimo de 16 mm acima disto acompanhando o diâmetro da rede
Seria bom explicar porque no sistema TN-C-S a sequência sempre deve ser TN-C -> TN-S, formando o sistema TN-C-S. O sistema TN-S sempre a jusante do TN-C, caso contrário teria implicações de problemas de funcionamento e riscos. Isto se refere à teoria da eletricidade/corrente elétrica, etc. A pergunta seria: Porquê sempre tem de ser TN-S à jusante de TN-C para formar o TN-C-S? Uma explicação da teoria da eletricidade para explicar isso traria muita luz para muitos eletricistas que têm dificuldade de compreender aterramento quando chega nestes tópicos quando uma decisão é tomada baseando-se em conhecimento da teoria da eletricidade um pouco mais fundo e não simplesmente decorar procedimentos.
Show! O seu vídeo é muito bem didático e explicado. Gostei muito. Estou escrito no seu canal. Gostaria de um vídeo com relação entre: resistência, restividade,condutividade .
Parabens pelo video. No caso então seu eu puxar todos os aterramentos dos circuitos até o Quadro de distribuição e todos os cabos neutros até o mesmo Quadro de distribuição, posso fazer um jumper de um barramento ao outro e puxar apenas um cabo até a barra de Neutro no Padrão, sendo assim estaria fazendo o método TN-C-S. Correto ?
Bom dia Leônidas, quero sua opinião profissional. Minha instalação é antiga, com "aquele" kkk, aterramento tipo TT. Resumindo, pelo que você explicou acima, eu poderia então interligar o barramento terra com o barramento neutro no CDC? Abraços.
Excelente explicação e muito bem referenciado conforme as normas. Mas como o eletricista consegue identificar se o tipo de aterramento é TT ou TN no QDC de um apartamento sem olhar a instalação fora da residência? Perguntei para um engenheiro se o teste de continuidade do multímetro entre o barramento terra e neutro serviria, considerando que no TT não haveria ligação do neutro e do terra e, portanto, não haveria continuidade, e no TN haveria, pois há alguma ligação entre neutro e terra em algum ponto (e portanto, haveria continuidade), mas ele disse que esse teste não serviria. Qual seria a forma correta então de identificar o sistema de aterramento para poder decidir como fazer a ligação do DPS, uma vez que ela varia no sistema TT e TN?
@@charleslyell3748 Obrigado pela resposta. No entanto, se o aterramento for TN, por qual motivo o teste de continuidade não indica continuidade entre os condutores terra e neutro? Eu testei e não deu. Em tese esses condutores estão interligados em algum ponto no aterramento TN, portanto, deveria haver continuidade, não é?
@@eduardodantas6845 É muito estranho chegar um terra no quadro de um apartamento e não estar conectado com neutro. Teria de verificar no quadro de medidores se ele vai até lá e onde está conectado.
Leonidas. Eu imaginei a seguinte configuração para manter a equipotencialização em um sitema TT, transformando- em TN-C-S, da seguinte forma: Em um sistema TN C-S, o cabo neutro, aterrado no quadro da entrada, chega ao quadro de distribuição e ali é derivado em dois barramentos: um para o neutro e outro para o terra (proteção), através de um bypass (jumper) de mesmo calibre da origem. No barramento de terra ali instalado, eu adiciono um novo cabo para aterramento independente com uma (embora, agora, já teremos duas hastes atuando, sem diferença de potencial) ou mais hastes de aterramento. Vejo nisto uma melhor proteção contra surtos entretanto temos um aterramento "sujo", cheio de interferentes que acompanham o neutro. Você acha que esta configuração é viável? Quais os contras que poderíamos ter equipotencializar esta configuração do TT neste sistema TN-CS?
Melhor aula de elétrica muito simples e fácil de entender.. eu me escrevi logo.. só uma pergunta quantas haste de aterramento é preciso pra ficar correto??
Muito obrigado, a grande diferença é que na indústria normalmente não tem áreas húmidas, e é totalmente diferente os tipos de equipamentos e mesmo quando tem áreas húmidas, a maneira que as pessoas interagem com a "eletricidade" é muito diferente.
Boa noite professor! Em um apartamento que não tem aterramento, eu posso utilizar o sistema de tncs? Desde já agradeço pelos vídeos e esplicacoes que são fundamentais para todos nós, muito obrigado
Bom dia , ótimo vídeo. tenho uma dúvida sobre quem confere se a instalação foi executada de acordo com as normas existentes. A concesionaria é a responsável por verificar se o tipo de aterramento está de acordo com as normas existentes ? Ex. no prédio onde moro , como saberei qual tipo de aterramento foi feito. caso eu peça um aumento de carga a ligth aqui no RJ precisa verificar se o predio esta de acordo com estas normas certo. Grande abraço
Boa noite, a concessionária só "cuida" do padrão de entrada, a instalação interna é de responsabilidade dos proprietários contratarem um profissional para fazer essa verificação
Gostei Leônidas, de modo geral,independente de estado, qual Mais indicado para residências e pequenos comércios,?estaria certo se afirmasse que o sistema TT seria o mais conveniente?
Leônidas, minha residência aqui em Minas só chega 2 fios no quadro. Quero aterrar a máquina de lavar, pergunto: se eu ligar a máquina em uma tomada 3 pinos direto da rede e ligar na tomada no pino terra um fio direto na barra de aterramento fincada próximo da máquina, pode, ou corro risco? Abraço
Parabéns pelo seu canal, descobri a pouco tempo,mas agora não perco um vídeo e já assisti quase todos. Tenho uma pergunta, em um circuito de tomadas para uso geral de 127v pelos cálculos da norma e posso ligar umas 12 tomadas para não sobrecarregar o circuito, porem não encontrei nada que diga qual a metragem máxima que esse circuito pode ter usando o cabo de 2,5mm. Poderia me ajudar?
Olá professor Leônidas acabei de me inscrever no deu canal e gostaria desde já tirar uma dúvidas sobre o aterramento.Aqui em casa o neutro é aterrado no medidor e eu coloquei uma hastes de terra próximo do meu QDC ligando um fio nessa haste, nesse caso seria um sistema T.T certo.A dúvida é a seguinte eu estou medindo a continuidade entre o neutro no QDC e o terra e está medindo um valor que fica variando entre 023 e 059. Gostaria de saber se isso é normal porque não tem nenhuma ligação entre os dois fios( neutro e proteção) a não ser a terra?Obs :O meu medidor alimenta duas casas e eu desliguei apenas o disjuntor geral da minha casa.Muito obrigado!
Leônidas, o sistema de aterramento TN-S não usa o aterramento do padrão de entrada da residência né? deve ser feito um outro aterramento, utilizar um BEP e sair com o Neutro e com o Terra, certo?
Boa tarde caro Leônidas. Parabéns pelos vídeos. Gostaria de tirar uma dúvida: Sendo utilizado o esquema TT, ao interligar os eletrodos de aterramento do padrão de medição da concessionária e do sistema de aterramento da instalação, o esquema torna-se um TN-S? Desde já agradeço
Mas é os clientes? Rsrsrs. Na verdade o mais problema não é o sistema TT em si, o problema é que a maioria faz um aterramento muito mau feito e diz que é TT.
@@LeonidasBorgesEletrica eu uso de 4 a 10 hastes......e para cada haste uso 50 k de carvão mineral por haste..... é caro......hoje custa pelo menos 3 mil.....
bom dia, na minha casa (casa antiga) é 220v fase + fase, do poste da rua até o medidor e disjuntor geral chega apenas esses 2 cabos ( fase + fase), perto do medidor tem um aterramento que é ligado até o quadro do medidor e morre ai, do medidor e dele sai apenas 2 cabos (fase + fase) para dentro da minha casa onde tem outro quadro onde distribui em 3 grupos de disjuntores ( iluminação, tomadas e um para o chuveiro), não tem nenhum cabo de aterramento na casa. Pergunta: caso eu queira fazer um sistema de aterramento para a casa seria o "TT". Se for ele eu teria que colocar umas 3 hastes aterradas e interligadas e puxar um cabo até meu quadro dentro da casa e distribuir pelos 3 circuitos ( logico adicionando dr nos 3 circuitos e um dps ) agora eu posso interligar esse aterramento de 3 hastes com o aterramento lá do medidor ou não posso? Em outro caso eu posso usar aquele aterramento lá do medidor e puxar um cabo e usar como terra para os circuitos da casa sem ter que fazer o outro aterramento para a casa?
Qual a corrente que um terra suporta? Vc mede um aterramento e constata que está bom, más se sofrer algumas descargas este Terra poderá ficar comprometido e dificil de saber. Mesmo um aterramento completo conforme normas, e uma descarga atmosférica poderá comprometer, isolando as hastes/ barramentos do solo. É como a descarga queimasse o eletrólito do solo.
Leonidas em casa o neutro segue aterrado e e usado para aterrar somente os chuveiros. Então é um TN C. Penso em faser um aterramento no quintal e ligar dentro do QDC equipotencializando o Terra e Neutro no Barramento. Estarei correto? E no caso o sistema passará para TN C S. Ta certo?
Pelo que entendi pode fazer o aterramento usando o neutro que vem da rede elétrica é apartir de um determinado ponto faz o aterramento deste neutro é apartir daí pode usar esse neutro como terra? Posso usar vários pontos de aterramento em uma casa e cada deles interligo neste neutro ou não precisa ,basta aquele ponto que foi aterrado vai servir para toda casa por exemplo?
Seu método de ensino é o melhor que dos canais que já assisti. Parabéns.
TN: aterramento na fonte
TT: aterramento na carga
TN C: aterramento na fonte com o neutro e o terra combinados
TN S: aterramento na fonte com o terra e o neutro separados
TN C S: atrrramento na fonte com neutro e terra combinados e a apartir de um determinado ponto se separam.
TT: aterramento funcional na fonte e proteção/equipotencialização na carga
Aterramento funcional não tem função de proteção, mas sim de propiciar um funcionamento melhor da instalação.
Em sistemas fotovoltaicos o aterramento funcional tem uma série de pré requisitos para seu funcionamento.
Excelentr vídeo!
ótimo resumo.
Parabéns amigo
Quero parabenizar o professor Leônidas, assim também como outros que estão no youtube, pela ajuda aos menos favorecidos. Muitos estão aprendendo e se atualizando com tais aulas, que de outro modo não teriam como.
Trabalho com aterramento a 35 anos. E cheguei a seguintes conclusões:
1- instale DPS, no quadro do medidor.
2- para qualquer tipos de aterramento, é necessário utilizar " DR ".
3- mesmo que faça uma boa quantidade de eletrodo, ou seja haste de aterramento, a corrente elétrica descarregada na terra e aumentará seu consumo de energia.
4- Se for possível, instale DR individual para cada equipamento específico ex: chuveiro, máquina de lavar, geladeira dentre outras.
Obs: O DR, não é dijuntor termo magnético de proteção.
O DR não evita choque, mas atua se houver corrente de fuga.
Faça o tipos de aterramento das normas 5410, antes do DR.
Deixo as minhas dicas, e parabéns por ensinar as normas NBR 5410.
Saudações ...
Boa tarde Leônidas Borges
ótima sua explicação
Deus te abençoe
já assisti vários videos sobre o sistema, mas, a melhor e mais simples explicação foi a sua. Parabéns! Que Deus abençoes.
Ola amigão admiro seu tipo proficional sempre baseado nas normas regulamentadoras você tem meu respeito
Parabéns Leônidas, este é a melhor explicação sobre aterramento que encontrei no TH-cam, vc é um cara humilde e muito enforcado a explicar de forma bem clara, nota 1000, Deus Abençoe!
Muito obrigado
Só tenho a agradecer pelos seus vídeos.ja aprendi muita coisa com vc. muito obrigado meu Amigo professor.
depois dessa aula magnifica seria interessante mostrar na prática, pra fechar com chave de ouro. fica a dica professor.
Fala amigão 👍.
Apesar de não ser o meu forte, sou fã de quem explica a elétrica citando a norma, parabéns + like.
Fala parceiro. Muito obrigado meu amigo. Abraço
Melhor explicação sobre aterramento que já vi. Parabéns!
Aqui em casa vou fazer esse sistema tt porq eu nao passei uma 4perna de fio ate o padrao e ai vou pegar aqui mais perto da caixa interna , obrigado amigao pelas dicas.
Entendi, mas mesmo que não tenha passado esse condutor de terra você poderá fazer o sistema TN-S
Òtima aula!
Só faltou deixar deixar eu copiar. Gosto de fazer anotações.
Parabéns!!!
Ótima aula. Leônidas . Parabéns. Agora sim entendi!
Bom dia ... Primeiramente quem livra é Deus.. Depois são profissionais como vocês que de certa forma nos auxiliam com excelentes explicações e esclarecimentos... você já imaginou quantas vidas e quantas residencias você já salvou devido um choque ou curto circuito... através desse canal... Parabéns... sou seu fã....
amigo me tira duas dúvida ... 1º Qual o tipo de aterramento mais adequado para uma residencia?
2º E se depois de vi do padrão de entrada com fio terra, subo pela parede, passo pelo forro, desço novamente, subo de novo até o QDC... Desde já quero dizer que não acho certo...
Existe duas forma de instalação em minha casa ou é assim como mencionado acima ou eu terei que partir minha caçada quase de fora á fora. no aguardo...
Obrigado .Leônidas
Show de aula faz uma aula falando se posso inteliga o neutro do padrao aterrado no meu sistema de aterramento TT. Dentro do meu QD..antes do DR, se isto ajuda melhora o desenpenho do meu DR ...caso venha leva um choque..
Obrigado. Esse assunto eu expliquei em um dos últimos vídeos publicados, está na playlist de "aterramento"
@@LeonidasBorgesEletrica valeu vou da uma olhada..
Show de aterramento amigo é isso aí serticimo show de bola tamo junto
Muito obrigado Felipe
Seria interessante fazer um vídeo explicando a matemática por traz de cada tipo, mostrando o caminho das correntes, os efeitos físicos e exemplos reais de aplicação, já que você diversas vezes citou o fato de que existem 5 tipos e que isto não significa que um seja melhor que outro. Exemplos gráficos, imagens são melhores para demonstrar este tipo de assunto. Pelo que vi nos cometários, o pessoal gostou, mas ficou com dúvidas clássicas a respeito da real forma de aplicação e do comportamento destes. Até mais!
Bem explicado Prof. Leonidas, no gráfico faltava escrever o cabo de neutro. Eu acho que tem uma explicação da primeira e segunda letra para representar o tipo de aterramento.
Podemos equalizar uma Caixa BEP inclusive em residências , conforme a NBR 5410, temos onterra para partes físicas e o terra para sistemas eletrônicos , tudo saindo do Bep na NBR 5410
Explicação bem detalhada . Desdeja agradeço sua dedicação e vídeos.
Otima explicaçao mestre ,eu gosto do sistema TT . Saludos desde madrid-españa .
Este foi o melhor vídeo explicativo sobre aterramento que eu já assisti,, muito bom
Ótimo vídeo o bem explicativo, uma duvida no sistema TN-C-S o neutro junto com o terra só poderá ser separado dentro de um quadro de distribuição e tendo o diâmetro mínimo de 16 mm acima disto acompanhando o diâmetro da rede
Muito obrigado, para esse sistema de aterramento o cabo deve ser 10mm ou maior.
Shou de bola seus vídeos...
Muito educativo...
parabéns aula muito top cheff me tire uma dúvida eu posso usa o sistema tns em um quadro q só tem dijuntores somente dijuntores?
Ótimas palavras amigão
Nossa parabéns pela explicação!!! Ficou muito claro !!
muita boa a explicação
show de aula tirou todas as duvidas .muito bem
Cara, suas aulas são muito boas. Parabéns professor.
Muito obrigado
Meu Amigao Leonidas to assistindo aqui e antes de terminar ja quero perguntar kkkk esse fio terra pode ser mais fino tipo uns 4mm ?
Não, sempre o aterramento será o mesmo das fases até 10mm
Excelente explanação. Sucinta , direta e prática. Parabéns.
Muito bom Sr Leônidas
Poderia fazer um video testando os tipos de terrometros. Há um no mercado que é o Tpa 2000. Será que é realmente eficiente?
Seria bom explicar porque no sistema TN-C-S a sequência sempre deve ser TN-C -> TN-S, formando o sistema TN-C-S. O sistema TN-S sempre a jusante do TN-C, caso contrário teria implicações de problemas de funcionamento e riscos. Isto se refere à teoria da eletricidade/corrente elétrica, etc. A pergunta seria: Porquê sempre tem de ser TN-S à jusante de TN-C para formar o TN-C-S? Uma explicação da teoria da eletricidade para explicar isso traria muita luz para muitos eletricistas que têm dificuldade de compreender aterramento quando chega nestes tópicos quando uma decisão é tomada baseando-se em conhecimento da teoria da eletricidade um pouco mais fundo e não simplesmente decorar procedimentos.
Show! O seu vídeo é muito bem didático e explicado.
Gostei muito. Estou escrito no seu canal. Gostaria de um vídeo com relação entre: resistência, restividade,condutividade .
Obrigado professor tirei minha dúvida muito bom bem explicado
Excelente aula Leônidas, parabéns.
Muito obrigado Pedro
Boa tarde. Poderia explicar utilizando no padrão e e no quadro de distribuição ?
Como?
Parabéns Leônidas, gostei da sua aula, mais não entendi nada, valeu mesmo assim
Ótima aula de aterramento.
Valeu amigo
bom dia quando a residência não tem espaço pra fazer uma malha de terra adequada qual é u melhor aterramento
Muito boa está aula.
Boa tarde Borges, já utilizei o sistema de aterramento TNC-S o pen em três prédios .
São separado s no DR.
Legal
Parabens pelo video. No caso então seu eu puxar todos os aterramentos dos circuitos até o Quadro de distribuição e todos os cabos neutros até o mesmo Quadro de distribuição, posso fazer um jumper de um barramento ao outro e puxar apenas um cabo até a barra de Neutro no Padrão, sendo assim estaria fazendo o método TN-C-S. Correto ?
Muito obrigado, nesse caso sim.
Bom dia Leônidas, quero sua opinião profissional. Minha instalação é antiga, com "aquele" kkk, aterramento tipo TT.
Resumindo, pelo que você explicou acima, eu poderia então interligar o barramento terra com o barramento neutro no CDC? Abraços.
Aula show de bola
Valeu Mateus.
Boa noite particularmente eu gosto do aterramento TT R Mariano salvador - bahia
Desde que seja feito corretamente
Boa tarde
Muito boa a explicação
Boa tarde. Muito obrigado
Excelente explicação e muito bem referenciado conforme as normas. Mas como o eletricista consegue identificar se o tipo de aterramento é TT ou TN no QDC de um apartamento sem olhar a instalação fora da residência? Perguntei para um engenheiro se o teste de continuidade do multímetro entre o barramento terra e neutro serviria, considerando que no TT não haveria ligação do neutro e do terra e, portanto, não haveria continuidade, e no TN haveria, pois há alguma ligação entre neutro e terra em algum ponto (e portanto, haveria continuidade), mas ele disse que esse teste não serviria. Qual seria a forma correta então de identificar o sistema de aterramento para poder decidir como fazer a ligação do DPS, uma vez que ela varia no sistema TT e TN?
Em apartamento muito provavelmente é TN, seria muito difícil ter um terra exclusivo para os equipamentos como no esquema TT.
@@charleslyell3748 Obrigado pela resposta. No entanto, se o aterramento for TN, por qual motivo o teste de continuidade não indica continuidade entre os condutores terra e neutro? Eu testei e não deu. Em tese esses condutores estão interligados em algum ponto no aterramento TN, portanto, deveria haver continuidade, não é?
@@eduardodantas6845 É muito estranho chegar um terra no quadro de um apartamento e não estar conectado com neutro. Teria de verificar no quadro de medidores se ele vai até lá e onde está conectado.
@@charleslyell3748 Certo. Obrigado pela dica.
Parabéns belíssima explicação 👏👏👏
1,5 metros em triângulo
Muito obrigado pelo vídeo, ótimo explanação e explicação sobre o assunto. Abraço
Leonidas. Eu imaginei a seguinte configuração para manter a equipotencialização em um sitema TT, transformando- em TN-C-S, da seguinte forma: Em um sistema TN C-S, o cabo neutro, aterrado no quadro da entrada, chega ao quadro de distribuição e ali é derivado em dois barramentos: um para o neutro e outro para o terra (proteção), através de um bypass (jumper) de mesmo calibre da origem. No barramento de terra ali instalado, eu adiciono um novo cabo para aterramento independente com uma (embora, agora, já teremos duas hastes atuando, sem diferença de potencial) ou mais hastes de aterramento. Vejo nisto uma melhor proteção contra surtos entretanto temos um aterramento "sujo", cheio de interferentes que acompanham o neutro. Você acha que esta configuração é viável? Quais os contras que poderíamos ter equipotencializar esta configuração do TT neste sistema TN-CS?
Não há nenhum problema em fazer esse aterramento do neutro no QDC. Como você disse, esta é uma transformação de um sistema TT para TN-C-S.
Leônidas: VC poderia fazer um video falando d queda d tensão
Vou fazer esse vídeo sim amigo
Melhor aula de elétrica muito simples e fácil de entender.. eu me escrevi logo.. só uma pergunta quantas haste de aterramento é preciso pra ficar correto??
Eu sei que você gosta do TN-S eu também prefiro, colocando mais algumas barras de aterramento e unindo todas. Fica melhor
Isso, fica bom mesmo
Excelente explicação. Só uma pergunta: por qual motivo o sistema TN-C é perigoso para residências e não é para indústria?
Muito obrigado, a grande diferença é que na indústria normalmente não tem áreas húmidas, e é totalmente diferente os tipos de equipamentos e mesmo quando tem áreas húmidas, a maneira que as pessoas interagem com a "eletricidade" é muito diferente.
Ótimas opções, boa explicação, sucesso Leônidas.
Boa noite professor!
Em um apartamento que não tem aterramento, eu posso utilizar o sistema de tncs?
Desde já agradeço pelos vídeos e esplicacoes que são fundamentais para todos nós, muito obrigado
Boa noite. O TN-C-S deve ser usado quando não se tem possibilidade de fazer outro tipo de aterramento
Sim, sendo que a norma recomenda que se use o neutro com bitola mínima de 10mm2.
Muito bom este video mais gostaria de tirar uma foto do quadro interno sem o instrutor na frente
Bom dia , ótimo vídeo. tenho uma dúvida sobre quem confere se a instalação foi executada de acordo com as normas existentes.
A concesionaria é a responsável por verificar se o tipo de aterramento está de acordo com as normas existentes ?
Ex. no prédio onde moro , como saberei qual tipo de aterramento foi feito. caso eu peça um aumento de carga a ligth aqui no RJ precisa verificar se o predio esta de acordo com estas normas certo.
Grande abraço
Boa noite, a concessionária só "cuida" do padrão de entrada, a instalação interna é de responsabilidade dos proprietários contratarem um profissional para fazer essa verificação
Obrigado @@LeonidasBorgesEletrica
Muito tp professor gostei muito das suas explicação
Legal, obrigado
Gostei Leônidas, de modo geral,independente de estado, qual
Mais indicado para residências e pequenos comércios,?estaria certo se afirmasse que o sistema TT seria o mais conveniente?
Depende muito da situação, eu prefiro o TN-S.
muito boa a explicaçao,valeu
Muito obrigado
Obrigado pela aula meu querido Deus abençoe, baixei seu video para ter pra sempre
Bom tarde
Qual é o melhor tipo de aterramento para estalar o dps em uma residência?
Boa professor e isso er garoto
Boa tarde amiga o..e sobre os projetos...plantas....vai ter vídeo?
Sobre a leitura de projetos? Sairá nessa próxima semana
Olá Leônidas tudo bem?? Gosto muito dos teus vídeos, excelentes, obrigado. Minha dúvida é: pode instalar IDR em todos eles???? abraço
Pode sim.
Show de aula obrigado
Leônidas, minha residência aqui em Minas só chega 2 fios no quadro.
Quero aterrar a máquina de lavar, pergunto: se eu ligar a máquina em uma tomada 3 pinos direto da rede e ligar na tomada no pino terra um fio direto na barra de aterramento fincada próximo da máquina, pode, ou corro risco?
Abraço
Parabéns pelo seu canal, descobri a pouco tempo,mas agora não perco um vídeo e já assisti quase todos.
Tenho uma pergunta, em um circuito de tomadas para uso geral de 127v pelos cálculos da norma e posso ligar umas 12 tomadas para não sobrecarregar o circuito, porem não encontrei nada que diga qual a metragem máxima que esse circuito pode ter usando o cabo de 2,5mm.
Poderia me ajudar?
Que legal. Muito obrigado. Na verdade nesse caso precisa calcular a queda de tensão
Olá professor Leônidas acabei de me inscrever no deu canal e gostaria desde já tirar uma dúvidas sobre o aterramento.Aqui em casa o neutro é aterrado no medidor e eu coloquei uma hastes de terra próximo do meu QDC ligando um fio nessa haste, nesse caso seria um sistema T.T certo.A dúvida é a seguinte eu estou medindo a continuidade entre o neutro no QDC e o terra e está medindo um valor que fica variando entre 023 e 059. Gostaria de saber se isso é normal porque não tem nenhuma ligação entre os dois fios( neutro e proteção) a não ser a terra?Obs :O meu medidor alimenta duas casas e eu desliguei apenas o disjuntor geral da minha casa.Muito obrigado!
Leônidas, o sistema de aterramento TN-S não usa o aterramento do padrão de entrada da residência né? deve ser feito um outro aterramento, utilizar um BEP e sair com o Neutro e com o Terra, certo?
Isso mesmo, mas conecte o seu aterramento com o funcional.
Parabéns , muito bom seus vídeos, são bem detalhados, um forte ABRAÇO
Boa tarde caro Leônidas. Parabéns pelos vídeos. Gostaria de tirar uma dúvida: Sendo utilizado o esquema TT, ao interligar os eletrodos de aterramento do padrão de medição da concessionária e do sistema de aterramento da instalação, o esquema torna-se um TN-S?
Desde já agradeço
Para transformar em TN-S, é preciso também levar o condutor PE do QM ao QDC.
Faz uns 40 anos que uso TT...... e nunca tive problemas......
Mas é os clientes? Rsrsrs. Na verdade o mais problema não é o sistema TT em si, o problema é que a maioria faz um aterramento muito mau feito e diz que é TT.
@@LeonidasBorgesEletrica eu uso de 4 a 10 hastes......e para cada haste uso 50 k de carvão mineral por haste..... é caro......hoje custa pelo menos 3 mil.....
Legal, mas você faz as medições com terrometro também?
@@LeonidasBorgesEletrica só em terreno arenoso..... que eu não tenho o termômetro ..... mas tem um camarada que faaz a medição....quando necessário..
Legal
muito bom, professor.
Obrigado Milton
Ótima aula, parabéns!
Boa tarde Leônidas!
Como deve ser feito o aterramento na fundação de uma casa?
Parabéns pelo trabalho!
Esse aterramento TN-S se faltar o neutro da concessionária pode correr o risco de energizar a carcaça dos equipamentos???
Não se você tiver padrão do relógio aterrado e mais hastes aterradas na casa.
Acrescentando a isso o uso do dispositivo DR, te dará a segurança contra o risco de choque elétrico.
Ótimo vídeo.
Gostei do vídeo..José Gomes em Maceió AL manda um alô
bom dia, na minha casa (casa antiga) é 220v fase + fase, do poste da rua até o medidor e disjuntor geral chega apenas esses 2 cabos ( fase + fase), perto do medidor tem um aterramento que é ligado até o quadro do medidor e morre ai, do medidor e dele sai apenas 2 cabos (fase + fase) para dentro da minha casa onde tem outro quadro onde distribui em 3 grupos de disjuntores ( iluminação, tomadas e um para o chuveiro), não tem nenhum cabo de aterramento na casa. Pergunta: caso eu queira fazer um sistema de aterramento para a casa seria o "TT". Se for ele eu teria que colocar umas 3 hastes aterradas e interligadas e puxar um cabo até meu quadro dentro da casa e distribuir pelos 3 circuitos ( logico adicionando dr nos 3 circuitos e um dps ) agora eu posso interligar esse aterramento de 3 hastes com o aterramento lá do medidor ou não posso? Em outro caso eu posso usar aquele aterramento lá do medidor e puxar um cabo e usar como terra para os circuitos da casa sem ter que fazer o outro aterramento para a casa?
Qual a corrente que um terra suporta? Vc mede um aterramento e constata que está bom, más se sofrer algumas descargas este Terra poderá ficar comprometido e dificil de saber. Mesmo um aterramento completo conforme normas, e uma descarga atmosférica poderá comprometer, isolando as hastes/ barramentos do solo. É como a descarga queimasse o eletrólito do solo.
Você irá medir as propriedades químicas do solo para saber se é preciso fazer manutenção da malha de aterramento.
Mestre, eu não gosto do TT e prefiro o TN-s devido a equipotencializacao.... o que acha disso? Tem lógica?
Sim, com certeza
#boa... Nós trabalhamos dentro da Norma!!! As braço!!
faz explicaçao com dois fcaze um neutro
E mais indicada nas ligacoes residenciais
Seria bom ver exemplos no quadro
Tenho muitas dúvidas sobre aterramento ainda
Leonidas em casa o neutro segue aterrado e e usado para aterrar somente os chuveiros. Então é um TN C. Penso em faser um aterramento no quintal e ligar dentro do QDC equipotencializando o Terra e Neutro no Barramento. Estarei correto? E no caso o sistema passará para TN C S. Ta certo?
Se você sair com fio terra e neutro para os equipamentos a partir do quadro, seu esquema será TN-S..
Olá, Leônidas muito bom esse vídeo , só uma dúvida ao fazer um aterramento a que distância deve ter uma aste para outra?
Obrigado. 3mts
🤔🤔🤔🤔🤔🤔
Pelo que entendi pode fazer o aterramento usando o neutro que vem da rede elétrica é apartir de um determinado ponto faz o aterramento deste neutro é apartir daí pode usar esse neutro como terra?
Posso usar vários pontos de aterramento em uma casa e cada deles interligo neste neutro ou não precisa ,basta aquele ponto que foi aterrado vai servir para toda casa por exemplo?
Aí sim professor,boa!
Valeu
Parabéns 👏👏 !
Tire uma dúvida por favor, o sistema tns posso usar em residência?
É o mais indicado para residências.
Boa noite!
Leônidas, meu nome é João Antônio, tenho uma dúvida: como instalar o DPS no sistema TNCS já que não tem aterramento? Um abraço!